Chegaste há quatro meses e é o terceiro post que te dedico. Não que queira convidar-te para jantar ou esteja desejando que engrosses a lista de gajos que não chegam ao Natal, bem pelo contrário. Escrevo-te porque gostava que o teu sucesso fosse o nosso sucesso. Que o nosso futebol continuasse a evoluir. E que cumprisses o contrato de quatro anos com várias conquistas pelo caminho. Resumidamente, continuo a acreditar que podes ser o gajo certo no lugar certo.
Mas, deixa-me perguntar-te: e tu, acreditas? Se, neste momento, acabas de soltar um «foda-se?!?» é muito bom sinal. Indignares-te com a minha pergunta, é sinal que, sim, acreditas em ti mesmo. Assim sendo, passo à pergunta seguinte: de que é que tens medo, Marco? O que é que te impede de mudar a equipa? De colocar reforços em campo, quando todos vemos que isso se impõe? Gostava, mesmo, de ouvir-te responder. Mas como isso dificilmente acontecerá, vou eu atirar a minha justificação.
É normal que a oportunidade de treinar o Sporting tenha mexido contigo. É a oportunidade de uma vida que, acredito, quererás agarrar com todas as forças. Mas fico com a ideia que não estás a fazê-lo. Eu até consigo perceber que não tenhas querido entrar no balneário a pés juntos. Respeitaste hierarquias e respeitaste o bom trabalho feito na época anterior, apostando num 11 muito semelhante ao de 2013-14. Foste traído em cima do arranque da época, primeiros com a saída de Dier, depois com a saída de Rojo e o caso disciplinar de Slimani. Acredito que isso te tenha trazido dores de cabeça, mas não foi isso que te impediu de tentar passar para a prática o desejo manifestado no dia em que foste apresentado: «Gostamos de uma equipa que saiba dominar, comandar em posse, à procura do golo, mas também equilibrada. Equipa ambiciosa, que em todos os jogos vai querer ganhar e não podemos fugir disso de maneira alguma».
A tua premissa tem falhado num único aspecto: falta-nos equilíbrio a defender, o que, sem margem para dúvidas, estará relacionado, primeiro, com facto de praticarmos um futebol bem mais ofensivo e, segundo, com as mexidas no centro da defesa.
Mas a atacar também não está tudo bem e, aposto, tu já percebeste. Para lá da dificuldade em fazer golos (cinco em, mais coisa menos coisa, 90 remates à baliza), também falta qualquer coisa no meio-campo que crie ainda mais desequilíbrios no adversário e nos ajude a equilibrar o tal processo defensivo. Basicamente, não acredito que ainda não tenhas visto aquilo que quase todos nós já vimos. E é isso que me faz perguntar-te, o que é que te impede de mudar o onze titular? O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram? Será que três meses de trabalho não chegam para conheceres os jogadores e saberes o que podes tirar de cada um deles? Será que não acreditas nos reforços? Será que não concordas com os reforços? Será que te é imposta a utilização de algum jogador? Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?
Marco, quando tu chegaste, com ar envergonhado, prometeste lutar por títulos, com uma frase de que gostei: «Aqui, a ambição só pode ser vencer. Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Pela grandeza, historial, cultura e pela responsabilidade que é representar este clube». Não duvido que essa responsabilidade pese, mas lembra-te, antes, da outra frase: Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Não tem que ser um fardo ou uma pressão extra, Marco. Não tem que tolher-te a capacidade de mudar. A capacidade de dizer que és tu o treinador e que és tu quem decide quem joga e quem não joga. Melhor do que eu, saberás que mais depressa ganharás um balneário sendo justo, do que limitando-te a respeitar hierarquias. E não será só o balneário que conquistarás. Conquistarás, também, os adeptos. Basta mostrares que essa genética vencedora também te corre no sangue. E que não te assusta implementares as tuas ideias, para atingires as vitórias que todos desejamos!
19 Setembro, 2014 at 8:37
Bom dia para os amigos/as da Tasca…
Mais calmos…??
Eu sei como estas coisas “nos custam a engolir”…mas um jogo de futebol não é uma “folha de cálculo…”
O que não pode acontecer é divisões entre nós…
Todos unidos…todos a apoiar o Sporting…
É claro que as opiniões, essas podem divergir…o apoio é que tem que ir todo na mesma direcção…!!
Abraço e SL
19 Setembro, 2014 at 8:43
fico feliz de ver que se encontra melhor ……. 🙂
SPORTINNNNNNNNNNNGGGGGGG …
19 Setembro, 2014 at 9:00
Obrigado pela sua simpatia…
SL
19 Setembro, 2014 at 8:37
Boas matinas pessoal. Agora que já estou mais calmo penso que não devemos entrar em parafuso. O jogo foi uma merda, e não estou de acordo com a maioria que acha que o estilo e a dinâmica e mais não sei quê estão muito bonitos, um pouco de Jardim nesta Silva não fazia mal, digo eu (leia-se: um pouco mais de simplicidade de processos e menos rodriguinhos que têm como resultado atrasar o movimento atacante, basta ver que sempre que chegamos à àrea, a defesa contrária já está tranquilamente à nossa espera). Volto a sentir aquele sofrimento constante da bola que nunca mais entra, e não gosto nada. MAS, a equipa não está um frangalho nem estamos sem soluções. Temos boa matéria, incluindo o treinador. Penso que há que mudar algumas coisas, e toda a gente identificou a maioria delas.
André, gosto muito de ti, mas precisas de banco, ou de outra posição, mas no 11 agora, não dá. Slimani, fez o quê na segunda parte? ah sim, foi ao MEIO CAMPO fazer tabelinhas, parabéns! para isso devia lá estar o André, ou o Adrien, ou o Manel. Eu quero é saber quantos remates à baliza fez. Quantos? ah, 1! tá tudo dito. Fora. Um dos centrais, tá na hora de ir distribuir limões aos colegas no balneário. Pode ser Maurício, se fôr Sarr também não está mal. Um dos laterais idem aspas.
Depois, a chave é: NANI A MÉDIO OFENSIVO. Tanaka a ponta de lança (já merece). Paulo Oliveira entra. O resto tanto me dá quem entra para lateral, quem joga nas alas, etc. Ah, antes de ir trabalhar: REMATEM À PUTA DA BALIZA CARALHOOOOOO, parece que têm medo de aleijá-la irrraaaa…
19 Setembro, 2014 at 8:50
Já viram as capas de hoje?
Já escrevem sobre João Mário e Paulo Oliveira no onze.
Não sou nenhum mestre das tácticas, nem quero ser comparado com tal coisa, mas quero acreditar que a dita mudança ocorrerá já esta semana e caso os resultados apareçam de vez é bem possível que o SPORTING consiga encarrilar como todos nós desejamos.
19 Setembro, 2014 at 9:03
Mas não nos podemos esquecer que o treinador não poderá mudar tudo…
Já vai ter de mudar por causa do castigo do Jefferson…vamos ter calma…
Não esqueçam o velho ditado…: “as cadelas apressadas parem os filhos cegos…”
E antes que tenhamos uma equipa de “cegos, coxos…e manetas…”
É melhor “segurarmos a ansiedade…”…
Cada cois a seu tempo…!!
abr e SL
19 Setembro, 2014 at 9:30
Vamos analisar os jogadores:
Patrício – Nada a assinalar. Seguro e consistente. Estamos mais que garantidos
Maurício e Sarr – Estamos mal! Equipas grandes como é o nosso SPORTING, têm que ter 2 centrais distintos: 1 cerebral e 1 físico. Ao longo dos anos tivemos esta tipologia e tivemos sempre grandes duplas (Naybet/Marco Aurélio/Valckx;André Cruz/Beto/Babb). Nos últimos tempos isto naõ acontece e agora estamos a pagar o preço da não transição de centrais de qualidade. Central “+ cerebral” precisa-se!!
Cedric – Ninguém me tira da cabeça que lhe andam a fazer a cabeça. Com o quê e para onde naõ sei….
Jefferson – Acho que está como o ano passado
William – Pode ser uma fase passageira, mas o defeso também mexeu com ele….com quem é que não mexeria depois de toda a publicidade que os pasquins andaram a fazer!
Adrien – Parece-me mais nervoso que no ano passado, mais refilão com o árbitro, mas continua a ter um coração verde ENORME!
Martins – boa pré-epoca mas depois…sumiu. Trocar o João Mário por ele seria excelente para motivar um e dar tempo para reflectir ao outro….vá…coragem Marco!
Nani – ..é Nani..de outro nível…temos que saber aproveitá-lo ao máximo….arrisca Marco…mete-o no meio!!
Carrillo – curiosamente, acho-o mais maduro…ainda não explodiu (até quando mas ter que esperar?!?!)
Slimani – já referiram, e bem, o processo.
Esta reflexão foi para quê? Mtos vão achar que é uma merda….mas eu acho que o nosso plantel está com uma espécie de bloqueio psicológico ( por tudo o que referi) que os impede de fazerem o que sabem e que nós queremos que regresse!
A conversa de ingerência da Direcção é bosta encomendada! Vamos é tratar nós dos nossos e deixar os papagaios passar!
SL!
19 Setembro, 2014 at 9:39
Não acho a análise uma merda.
Discordo na parte do Carrillo (acho que explodiu; ou melhor, espero que esteja a rebentar aos poucos, já que precisamos dele assim durante o resto da época, para variar!) e na parte do Slimani (depois da 2ªparte contra o marlboro, não se pode dizer que ele não é titular de caras na equipa nesta altura, assim continue a jogar; e eu era dos que dizia que ele entrava melhor na 2ªparte, mas para já…).
19 Setembro, 2014 at 9:38
Desculpem o OFF-TOPIC mas só me apetece gritar SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Nunca mais é domingo! Vamos Marco! 😀
19 Setembro, 2014 at 9:52
As mudanças vão acontecer.
Sou apologista que nunca se troca um jogador por um erro. É dar cabo dele. Mesmo correndo o risco de existir o segundo erro e prejudicar a equipa.
Da mesma forma que se fizer um mau jogo (no global) não é sinal de estar tudo mal, pode ser baixa de forma. Mas são coisas que repetindo-se … já têm outro significado.
Há os treinadores que têm as suas ideias, mas pegam numa equipa já com rotinas e as mudanças são feitas mediante as “oportunidades”. Algo corre mal, é necessário mudar, quem entra aproveita … o treinador aproveita para mudar com uma razão plausível.
Há os treinadores que mudam não pelos erros, mas porque entendem que quem joga é o melhor para a equipa.
Domingo é mesmo um jogo muito importante para nós. Não deveria ser tão importante, mas tendo em conta este início de época … não vai ser fácil.
Vou lá estar. Acredito muito mesmo neste grupo.
19 Setembro, 2014 at 10:04
então es tu e eu …. eu acredito tanto mas tanto que as vezes tenho discussoes desnecessarias!!! sempre tive um feeling no Marco ( talvez por ver o trabalho que foi feito no Estoril ) acredito que temos uma projecto e que temos de ter paciencia sei q …temos que dar tempo ” Roma e pavia nao se fizeram num dia ” ….
19 Setembro, 2014 at 11:45
Para quem esperou 20 e tal anos para ter um projecto …
19 Setembro, 2014 at 10:04
Para quem ainda tem dúvidas que a culpa não é do Marco:
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2014/09/19/sporting-foi-o-rei-dos-remates
19 Setembro, 2014 at 11:52
pois mas se calhar jogamos contra a equipa mais fraca da champions !!!
19 Setembro, 2014 at 11:54
A mania que temos de desvalorizar sempre o que é nosso…!!
SL
19 Setembro, 2014 at 12:03
não se trata de desvalorizar o que fizemos , nao podemos é olhar para as estatisticas e nao ver o que se passa …
19 Setembro, 2014 at 12:22
Até ver a equipa mais fraca foi aquela que sofreu 6 golos sem resposta…
19 Setembro, 2014 at 19:25
honestamente, não está à frente destas?
apoel (talvez desta não)
bate
malmo
ludogorets
vamos ver, como acaba isto!
19 Setembro, 2014 at 20:02
desculpem o off (ou não) mas já é demais…
está a começar a fazer-me perder o respeito pelo jogador
(o respeito pelo homem já tinha ido):
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2014/09/18/manuel-fernandes-at-a-equipa-que-levou-6-do-fc-porto-melhor-que-o-maribor
foda-se, até poderia ser verdade mas para quê? para quê?
pqp