A Champions voltou. A hipocrisia também.
Nesta primeira jornada da liga milionária, vimos os corruptos a golearem, o carnide a perder em casa e o Sporting a empatar fora. Quanto aos corruptos, estamos conversados. Super exibição, alicerçada em erros defensivos primários do adversário e goleada justa. O carnide, com uma primeira parte desastrosa, com dois erros de palmatória do jardel, podia ter saído goleado da capoeira. O Sporting, fez o suficiente para ganhar mas foi traído por um erro de infantis protagonizado pelo Maurício.
O que é que vemos na imprensa? Um branqueamento inqualificável do jogo do carnide (teve 2 oportunidade de golo durante os 90 min), uma elevação justa da exibição dos corruptos e uma autêntica rajada de disparos de carabina contra o Sporting e os seus jogadores.
Pessoalmente, acho normal (e até justo) o linchamento de Maurício. O central acumula erros desde a primeira jornada e ontem foi um erro de infantis. Só não entendo porque é que o jardel escapou desse linchamento quando, os dois golos do Zenit nasceram de dois erros de saída de bola do brasileiro. Também acho estranho ver capas de jornais a valorizarem uma derrota como se de uma goleada se tratasse. E desvalorizarem por completo um empate fora que, numa competição como a Champions, nunca será um mau resultado (só é no nosso caso pela forma como esse empate aconteceu).
É nesta altura que entram em campo, não as danças sevilhanas da Catalunha, mas a memória selectiva de toda a comunicação social. Ora, vejamos:
Tendo em conta os investimentos, as ambições reais, os orçamentos e o facto de não terem nenhum tubarão no grupo, podemos concluir que o carnide tem como objectivo passar aos oitavos de final. Também parece consensual que o Sporting luta para ir à Liga Europa. Posto isto, qual dos dois está mais próximo de chegar ao seu objectivo? Ou qual dos dois deu um passo em frente rumo ao objectivo inicialmente proposto? Mas afinal, quem é que estava no Pote 1 e quem é que estava no Pote 3? Pois é…mas nenhum paineleiro foi capaz de referir isto. A tal hipocrisia.
Os comentadores escolhidos pela sic notícias para comentar os jogos do Sporting são sempre os “ácidos”, “polémicos” e “catastrofistas” Ribeiro Cristóvão (a quem nunca perdoarei o facto de ter dito em directo que mais valíamos não ir a jogo contra o City e perder por falta de comparência), Jorge Baptista e Joaquim Rita. Sempre estes. Já nos jogos dos rivais, aparecem os “moderados” João Rosado e outros. Isto não é por acaso. Há uma vontade (eu chamo-lhe de estratégia) para que o projecto de Bruno de Carvalho não tenha sucesso. Talvez porque crie muitos anticorpos, porque não é politicamente correcto ou porque anda a destapar muitos dos interesses escondidos que sustentam essa corja de comentadores. A prova disso é o post do Artista do Dia: Futebol Português onde o Jorge Baptista é completamente desmascarado ao “exigir” a convocatória do Ruben Neves para a selecção quando, uns meses antes, comparou o Adrien a um jogador do Carcavelinhos e defendendo o riscómeio da não ida do Adrien ao Mundial. Este é só um exemplo, entre tantos que vemos por aí. Aproveito para agradecer ao Mestre de Cerimónias por ter dado um exemplo que ajuda a compreender o que escrevi acima.
O Fight&Resist não pode abrandar. E agora, mais do que nunca, vão começar a chover todas as críticas, umas mais justas do que outras. Desde a escolha do treinador, à política de contratações, à postura do presidente, tudo servirá para malhar na nossa equipa. Ao mesmo tempo que tudo o que de mau se passa nos rivais vai continuar a ser branqueado. No fundo, tudo aquilo que já vem sendo recorrente, principalmente desde a época passada.
Quero acabar com uma mensagem de esperança. Confio no Presidente, confio no Treinador e confio nos Jogadores. Espero que façam todos uma autocrítica, porque todos eles, sem excepção, podem e devem melhorar. Cá estaremos para os amparar. Como sempre estivemos. Nos bons e nos maus momentos.
Agora, gritem comigo:
NÓS ACREDITAMOS… NÓS ACREDITAMOS… NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
19 Setembro, 2014 at 20:02
desculpem o off (ou não) mas já é demais…
está a começar a fazer-me perder o respeito pelo jogador
(o respeito pelo homem já tinha ido):
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2014/09/18/manuel-fernandes-at-a-equipa-que-levou-6-do-fc-porto-melhor-que-o-maribor
foda-se, até poderia ser verdade mas para quê? para quê?
pqp
19 Setembro, 2014 at 20:18
Os cães tinham o efeito do pavlov…
O Manel tb começa a salivar quando lhe põem um micro à frente… enfim!
19 Setembro, 2014 at 21:35
ah ah ah ah ah
realmente, já o imagino de 4, a untar as naldegas… foda-se
(o chamado pavlov distal)
19 Setembro, 2014 at 20:12
NÓS ACREDITAMOS… NÓS ACREDITAMOS… NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!
Fight & resist!!!
tem de ser este o espirito:
http://www.youtube.com/watch?v=6ODNxy3YOPU
refuse\resist
recusemos aceitar como verdadeiro o que sai na CS
recusemos acreditar na ideia que não somos um alvo a abater
resistamos cair na critica facil
resistamos esquecer o trabalho que está a ser feito
resistamos esquecer que há uma filosofia, uma politica, um plano e um trabalho em execução
19 Setembro, 2014 at 21:28
Ámen, foda-se!
20 Setembro, 2014 at 11:34
Estamos em casa! 😉
19 Setembro, 2014 at 22:04
Usar a SportingTV para responder pessoalmente a vozes discordantes parece-me mal! Muito mal.
O nosso Presidente não precisa disto (e não deve recorrer a isto).
Em minha opinião, esta entrevista pode virar-se contra o Presidente, contra a ‘estrutura’, contra o treinador e contra os jogadores.
O momento não me parece que precise de coisas destas, sendo que muito do que está a dizer devia limitar-se a dizê-lo lá dentro.
Parece-se demasiado com uma fuga em frente ou com uma tentativa de desviar as atenções do que é realmente importante.
19 Setembro, 2014 at 22:55
Que aconteceu ?
19 Setembro, 2014 at 23:31
Entrevista de BdC na SportingTV (incluída no noticiário das 21h30)
20 Setembro, 2014 at 11:36
Ele quando fala na Sporting TV está a falar para dentro de casa.
Se nao gostas de ouvir muda de canal.
20 Setembro, 2014 at 15:50
E eu, por estar dentro de casa, não gostei do que ouvi e vi!
Posso? Ou é preciso pedir autorização a alguém?
20 Setembro, 2014 at 2:41
Continua a saga de haver gente a perder demasiadas horas da sua vida a analisar demasiado pouco tempo de trabalho de um treinador.
Klopp? Klopp neste Clube tinha ido com as putas ao 4º jogo na sua primeira época!
Projecto para se ir implementando?
Claro, com calma, desde que se vá vencendo e estando nos lugares de top!
Gestão de recursos? O que é gestão de recursos? Obviamente que é meter um onze que chega ao fim e ganha!
Não é ganhar mão num balneário, não é gerir momentos de forma, não é acabar o campeonato com um grupo coeso e forte. É adivinhar o resultado do próximo jogo! O que é diferente de adivinhar o melhor onze!
Simplificando: vitória = melhor onze; empate = incompetência gritante por se ter deixado as melhores alternativas no banco ou na B, e por se andar a coçar os tomates em vez de treinar os jogadores a marcarem mais um golo que o adversário; derrota = o quê? eu sou deste Clube??
E dizem alguns, do alto de uma autoridade perante a qual me sinto humildemente vergado: em 4-5 jogos dá para ver a qualidade do trabalho!
Foda-se, então ninguém se deu ao trabalho de ver uns joguinhos do Estoril nos anos passados? Eu não, que só vejo o Sporting, mas que incompetência de quem anda a contratar estes treinadores de 2ª à toa!
Ah, já sei: o Sporting não é o Estoril!
E por aí fora….
Não há paciência, hoje só deu para esta fujidinha, e como dizia um tasqueiro ontem: esta merda anda demasiado parecida com um salão de cabeleireiras.
20 Setembro, 2014 at 23:53
muito bem!