Já ando para escrever isto há muitos e muitos dias. Mais ou menos desde o jogo com o Arouca que foi quando começaram a falar do Marco ter de largar o sistema do Jardim. Só que, lendo alguns comentários perco logo a paciência e saio daqui mais rápido do que entrei.
1º. Não é verdade que o MS jogue no sistema de jogo de LJ. E até é fácil de perceber. Basta para isso atender às dificuldades que a equipa mostra no jogo entrelinhas do processo defensivo. Em que, os centrais (nomeadamente o Maurício) mostram muitas dificuldades em sair da linha defensiva e atacar o portador da bola que passa o duplo-pivot – DUPLO-PIVOT – Adrien e William. Ou seja, já não jogamos em 4-3-3, jogamos sim em 4-2-3-1. Jogamos sem trinco, sem um “6” puro. O William joga no duplo-pivot como pivot de características mais defensivas. Esta é a primeira diferença. E aqui é o primeiro problema da diferença de jogo do William. Jogar com alguém ao lado. E o primeiro problema do jogo do Maurício. Ter de sair para bloquear a linha de passe. Já não pode ser só o central que “bola-vem-bola-vai”
2º O modelo (a ideia) de jogo de Marco Silva é infinitamente mais variado que o de Jardim. E começo no William. Se repararem muitas vezes William aparece em zonas de finalização. Não me lembro de nenhum remate (tirando as bolas paradas) feito por ele na última época. Muitas vezes até, Martins e Adrien estão atrás dele no processo ofensivo.
Os nossos extremos já não colam sempre à linha. Têm tendência a jogar mais pelo meio. Criando espaço para as subidas dos laterais que não em overlaping.
Temos um fio de jogo muito mais fluído, dinâmico e criativo. Deixando literalmente o nosso adversário sem saber por onde vamos atacar no próximo round. Jogamos pelas alas, jogamos pelo centro, jogamos direto ou em triangulações, tiramos o PL de entre os centrais ou o PL estica tudo. Deixo uma pergunta, em quantos lances esta época conseguimos já deixar algum dos nossos jogadores isolados na cara do redes? E isto contra equipas pequenas e que jogam fechadas e nos últimos 30 metros. (lembro Carrillo agora, Slimani, Esgaio, Montero etc. etc.)
Metemos sempre entre 3 a 4 jogadores dentro da área para finalizar (menos em contra-ataques rápidos. Slimani, o extremo do lado oposto ao da bola e um ou dois médios (que muitas vezes é o William).
Slimani (que evolução rapaz – até me benzo só de pensar que defendi que devias ser tu a sair porque não pensei que fosses ser titular) já não é o PL só de área. Como no ano passado. À espera de cruzamentos. Está muito mais evoluído. A começar pelo capítulo técnico. Melhor no passe e na receção, e melhor por isso no envolvimento com os companheiros. Tira várias vezes os centrais da sua zona de conforto obrigando a que sejam os laterais a fechar por dentro e abrindo autênticas avenidas para extremos e laterais.
Laterais – muito menos preponderantes a defender. Jogam 15 metros mais à frente. Muito mais ofensivos.
3º – O pressing. O Sporting joga muito mais subido, recuperando a bola muitas vezes em meio campo adversário. Queimando 2/3 linhas de passe mais próximas do portador da bola. E caindo sempre com 1 ou 2 jogadores em cima do portador. No ano passado recuávamos a linha e deixávamos o PL e o Martins junto aos centrais. Este será o único ponto em comum com Jardim. O processo defensivo de Martins. E é fácil perceber porque joga o Martins. Ontem, se bem repararam, já com João Mário em Campo isso na acontecia. O JM fechava no primeiro médio de construção que recuava para receber, e vemos o Slimani a andar de central para central até que para e manda JM subir. Isto é algo que penso que vai mudar pois, parece-me que será JM a pegar na equipa agora.
Muitas muitas diferenças. E podia continuar. Por isso, não concordo nada quando dizem que o Marco tem de se assumir e cortar de vez com o sistema e modelo de LJ. Isto porque o sistema já não é o mesmo e o modelo é completamente diferente. Ontem, vi o João Nunes (jornalista da Antena 3 da Antena 1 e da RTP – e creio que ainda comenta os jogos da liga inglesa na Sporttv) dizer que ainda não tinha visto o Sporting jogar mal nenhum jogo. Eu também não. É a par de Jozic o melhor futebol que vi. E só não está ao nível de Robson porque não temos nenhum Stan Valkx na defesa. E sim, para mim a equipa de Jozic jogava melhor que a do Peseiro. As falhas e os golos que temos sofrido são de erros individuais e não coletivos. Ou seja, de limitações e não de processos. E o problema é que muitas vezes tem o mesmo protagonista. Maurício parado em vez de atacar a bola no golo da académica, Jefferson a andar atrás do salvio ao invés de se colocar entre a bola e a linha de baliza, já alguém descobriu o Maurício no golo com o belenenses?, e agora esta falha dupla, Sarr alivia a bola para a frente se faz favor, não queiras atrasar para o RP e Maurício, aí a bola tira-se em vólei e não em chutão…
Eu vi e revi todos os jogos do Sporting, para ver sem emoção e não analisar as coisas a frio. Para ver as movimentações da equipa. E eu, como adepto de central que assumo que sou, gosto de ver o jogo sentado sem cantar e mais concentrado, dou por mim muitas vezes à beira da cadeira porque de facto o futebol está a ser bem praticado. Espero mesmo que o presidente mantenha o treinador e seja imune às imbecilidades que são ditas como o Cherba referia e bem no texto do “não chegas ao natal”. Marco Silva é o melhor treinador que poderíamos ter. Já dizia Guardiola “jogando bem, podemos muitas vezes não ter o resultado desejado, mas estamos sempre mais perto de vencer consistentemente uma e outra e outra vez” e já dizia também Pekerman “dá muito mais trabalho ensaiar uma orquestra que uma banda nova de pop, é que uma orquestra ensaia-se para se manter no topo durante décadas e há algumas com séculos, uma banda pop cria-se para 3 ou 4 êxitos…”
Marco Silva tem um projecto à sua frente. Saibamos entendê-lo!
Texto escrito por Tiago Pinto
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected] (este texto é publicado hoje para que não perca actualidade)
20 Setembro, 2014 at 18:28
Muito bem dito, sim senhor. Tenho apreciado muito quando atacamos pelo centro, com tabelas. A nossa capacidade de troca de bola do meio campo pra frente é qualquer coisa. Sem querer atacar o Maurício, que falta nos faz neste momento um central à André Cruz, bom de bola, que saiba sair a jogar.
Este início de época também não me preocupa porque de facto vê-se a equipa a jogar bom futebol e a ter um volume ofensivo forte. Rematamos mais de 20x à baliza em todos os jogos, se não me engano. A nossa finalização está aquém do esperado, mas vai naturalmente aparecer. É muito diferente o nosso “problema” de falta de pontaria do problema de simplesmente não criar oportunidades.
Tal como temos tido jogos em que facilmente temos 6 ou 7 boas oportunidades de golo e metemos uma, vão em breve começar a aparecer os jogos em que metemos 5 golos em 6 oportunidades. Imaginem este início de época com o mesmo engenho, mas mais sorte na finalização e concentração no final do jogo. Podíamos estar 100% vitoriosos, no topo da tabela, tendo batido o Benfica *na Luz*.
Muito bom o ponto sobre a orquestra vs banda pop, gostei.
20 Setembro, 2014 at 18:41
já fomos. 0-2 aos 41 da 2ª`parte.
20 Setembro, 2014 at 18:51
já fomos, mas bem empurrados. muito “habilidoso”, este jovem apitador.
20 Setembro, 2014 at 18:43
Lista de convocados (sem surpresas):
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Cédric, Ricardo Esgaio, Maurício, Paulo Oliveira, Naby Sarr e Jonathan Silva;
Médios: William Carvalho, Oriol Rosell, Adrien, João Mário e André Martins;
Avançado: Carrillo, Carlos Mané, Capel, Nani, Montero, Tanaka e Slimani.
20 Setembro, 2014 at 18:44
O ano passado, mais para o final, o William já aparecia em zonas de finalização. Mas de facto, por ordens (?), muitas vezes ele tentava acima de tudo não perder a posição.
Este ano os extremos estão a jogar melhor, mas isso deve-se também ao facto de trocarmos um Capel por um Nani. De um lado temos o espanhol, que é o típico jogador de linha, correr e centrar, com a leitura de jogo que se sabe, do outro o português, que sabe procurar zonas interiores, e tabelar com os colegas.
Onde me parece estarmos piores é na recuperação defensiva. Sofremos “n” golos em contragolpe, e não é por falta de gente. A diferença entre defender ataque organizado e contra-ataque é no primeiro caso, cada um tem a sua posição, torna-se fácil. Quando se perde a bola, convém que cada jogador saiba para onde deve ir, e eu não vejo isso este ano, com algum pessoal ainda perdido.
Agora, a saída de bola dos centrais. O ano passado, se fosse preciso, o Rojo levava a bola de uma área a outra. O Sarr parece ter bom passe, mas pouca progressão (é menos rápido, também), e o Maurício tropeça na redonda se for obrigado a fazer mais que 5 metros com ela no pé. Ou seja, os médios têm de a vir buscar ao pé da área, o que abre uma clareira no meio campo, isto quando não têm marcação especial. No futebol de hoje, um (no mínimo) ou dois dos centrais têm obrigatoriamente de levar a bola jogável para a frente, e o Sporting não tem nenhum.
20 Setembro, 2014 at 18:47
Juniores,
So vi o resto da segunda parte.
Deste pouco Gostei do central Guilherme, do 6 Rafael, do lateral direito Araújo.
Na frente parece me mais do mesmo, à SCP, falta de clarividência e definição dos elementos mais avançados.
20 Setembro, 2014 at 18:49
olha o árbitro, afinal, era um tal Helder Malheiro… um apelido que não faz lembrar ninguém com queda para o fado, para o folclore e para o arraial.
20 Setembro, 2014 at 18:55
não é uma geração fantástica, já tivemos melhores.
o lisando semedo destaca-se a léguas e o stoijkovic ja tem qualquer coisa de guarda-redes.
20 Setembro, 2014 at 18:58
e enquanto em Alcochete houve um Malheiro a malhar, na Madeira, o rebanho B ganhou 3-2 ao União com 2 penaltys e uma expulsão a favor…
é um fartote!
(também) assim se promovem “manéis”.
20 Setembro, 2014 at 19:21
Epa vamos espetar 3 galos em barcelos e I resto e conversa ! Amanha golos de nani slimani e king willian ( so para me chamar de estupida do caracas) vamos embora sem medos carago!
20 Setembro, 2014 at 19:23
Para quem ainda não votou no golo do Nani clica aqui:
http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/goal-of-the-week/index.html#2149791
20 Setembro, 2014 at 19:27
E 1 futebol tao fantstico e tao melhor q o ano paaaado q ate ja temos menos 4 pts q o ano passado….
20 Setembro, 2014 at 19:40
é a tua visao\opiniao
eu chamo-a de resultadista
20 Setembro, 2014 at 19:47
Com uma derrota provabel com o Fcp qurro ver qts ainda vao andar na cena do projeto e isto e para 4 anos…
20 Setembro, 2014 at 19:50
derrota provável??? tem juizinho….
20 Setembro, 2014 at 19:55
Somos favoritos contra o Fcp?? Epa ainda bem q temos uma equipa montada, afinada e em melhor forma q a deles..sem contarc as ajudas divinas q eles qq momento tem…
20 Setembro, 2014 at 19:57
futebol não é matemática, e eu acredito que lhes vamos ganhar, ou também és daqueles que achas que o Bate Borisov é um colosso europeu?
20 Setembro, 2014 at 20:03
Nao quero saber dos borisovs e maribors desta vida…interessa-me e o sporting..e neste momentoo o fcp e favorito! Nega-lo e meter a cabeca na areia.
20 Setembro, 2014 at 21:08
É por causa de tipos pré derrotados como tu é que o Sporting chegou onde chegou à ano e pouco a traz…
20 Setembro, 2014 at 23:46
Eu também tenho defendido que o futebol que estamos a praticar está época é superior ao da época passada. Então porque é q estamos com menos 4 pts e não sei quantos golo??? Fácil. A resposta é…… Montero.
Tivesse o Marco o mesmo Montero que teve o Jardim e apenas tínhamos empatado na luz. Tínhamos ganho em Coimbra, ganho por 3 ao Arouca e ganho ao Belém. Não tenham dúvidas disso. Notem na qualidade das exibições da época passada assim que a fonte do Montero secou. Caiu a pique.
Mas nem tudo são rosas. Tenho aqui defendido desde a venda do Dier (dada a mais que provável venda do Rojo) que ou arranjávamos maneira de ir buscar um central patrão e muito melhor q os outros ou íamos afundar pela defesa. Se há posição onde a experiência conta muito, essa posição é defesa central. Percebo que não haja dinheiro mas não se pode atacar uma época com 4 centrais em que 3 deles têm cerca de 20 anos e o mais experiente é o Maurício (e aqui estou à vontade para falar pq desde a época passada que defendo que o. Maurício serve para terceiro central que vai fazendo uns jogos na Liga. Nunca para titular, muito menos para patrão!).
E esta é o grande desafio do Marco! Conseguir criar uma defesa sólida sem matéria prima.
E na minha opinião, em Barcelos o avançado devia ser o Montero. Que melhor estádio para acabar c a maldição do que aquele onde ela começou?
20 Setembro, 2014 at 23:49
Ups veio para o sítio errado. Mas por culpa minha pq ia responder ao frostscp mas dps achei q não valia a pena
20 Setembro, 2014 at 19:53
Sinceramente acho que nao precisamos de tanto negativismo vamos acreditar acha que consegue colocar um pouco de energia positiva pelo menos para amanha ? Vamos carago temos de acreditar
20 Setembro, 2014 at 19:55
eu.
acredito nas dores de crescimento.
ando fodido com o SCP há nos por nao ver um projecto real, um fio condutor..
agora que há vou desistir? nem que fiquemos em quarto no fim!
as equipas demolidoras, as que duram alguns anos não se constroem num par de meses
20 Setembro, 2014 at 19:59
Vamos ser uma equipa demolidora? Ja tou mais descansado…
21 Setembro, 2014 at 8:45
Não sei se vamos ser demolidores ou não…mas “vamos ser” o Sporting dentro e fora do relvado…
Se nós não careditamos nos nossos…quem irá acreditar…??
Sporting Sempre…!!
SL
20 Setembro, 2014 at 19:31
2 maximas do futebol:
1- as equipas constroem-se de tras para a frente (1° defesa depois ataque)
2- os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos…
Vamos completamt fora de mao…
20 Setembro, 2014 at 20:33
Frost
sejas bem aparecido…
aproveita a maré…
porque quando as vitórias comecarem a surgir desapareces outra vez…ou será que tornas a trazer os calcoes para tema de desconversa??
20 Setembro, 2014 at 20:38
Caro amigo..se acompanhas a tasca sabes bem q de pisca pisca nao tenho nada e croquetes tenho azia…
Sou socio ha 20 anos e com mt gosto contribui para tirar de la godinheiros q mts vezes para justificar resultados vinham com acancao do projeto..tamos outra vez a canta-la…
20 Setembro, 2014 at 20:43
pena que oucas a musica, mas nao consigas ver a “letra”…
ao nao veres a letra, ajudas a cancao do “ceguinho” que outros andam a tentar “vender”…
20 Setembro, 2014 at 20:50
Esperemos que tenhas razao. Amanha dpois do jogo falamos. Saudacoes lleoninas
21 Setembro, 2014 at 8:48
Já agora, depois da vitória (sim, eu acredito que vamos ganhar…!)…
Como será possível continuar a conversa…?
O que vai dizer…?
Que também acredita…?
Não podemos nunca “partir derrotados”…ou não ganharemos mesmo…!!
SL
20 Setembro, 2014 at 19:34
Futsal (resultado final):
belenenses 1 – 2 Sporting (Japa e Cary)
20 Setembro, 2014 at 19:38
estranho. o SPORTING so marcou 2 golos no futsal !!
20 Setembro, 2014 at 19:40
ah ah ah
de certeza o nuno luis esta a marco silvar-se
20 Setembro, 2014 at 19:51
Nuno Dias*
20 Setembro, 2014 at 19:53
dah… ya
20 Setembro, 2014 at 19:52
não se trata assim um homem que foi candidato a melhor treinador do mundo 🙂
o Nuno… Dias não merece.
de morrer a rir é ver já malta no FB, que se diz Sportinguista, a atirar bujardas como “este ano nem o Futsal ganhamos” 🙂
à 2ª jornada!
a “sede” com que eles “andem”…
20 Setembro, 2014 at 19:53
cambada de sarnentos, podem ir morrer longe.
20 Setembro, 2014 at 20:00
Fogo entao no face do Sporting havia um que dizia que desejava que Sporting perde se ou empata se para se despedir o treinador pah que gente e esta epa respondi lhe nao aguentei que isto
20 Setembro, 2014 at 20:18
os jogos no Belém têm sido sempre dos mais difíceis.
o melhor resultado que lá fizemos, nos últimos 6 anos, foi um 0-3 (no ano passado).
Mas já lá perdemos (em 2009 e 2009) e empatamos (em 2010). Em 2011, ficou 3-4 e em 2012 o belém foi à 2ª divisão.
mas não quer dizer que o jogo de hoje não possa ter sido fraco.
dificilmente saberemos o que se passou.
mas o mais provável é ter sido um jogo dificil e com poucos golos, como tem sido hábito.
20 Setembro, 2014 at 20:22
Enorme post! Tiro o chapéu ao Tiago Pinto, espero que sirva para abrir os olhos a muita gente. Frustrados com os resultados andamos todos, mas já aqui o disse e volto a repetir, esta fase não tem nada a ver com os jogos do passado recente a diferença é que ai perdíamos pontos porque não sabíamos mais, e agora ninguém pode dizer que perdemos pontos porque os adversários foram superiores. A qualidade de jogo está lá, abram os olhos para mais do que o resultado.
20 Setembro, 2014 at 20:22
O porco é favorito? Opiniões. Aceito que seja. Investiu muito, está em primeiro …
Mas … já não somos aqueles coitadinhos dos ultimos anos, comidos sempre pelo Jesus e pelos tripeiros.
Estamos em crescimento, é uma dase muito importante do projecto e entraremos com uma atitude diferente da do ano passado.
Aliás, posse de bola teremos e está na altura (já em barcelos) da bola entrar. Dará outra estabilidade ao centro da defesa.
E sim, acredito no projecto seja qual for o resultado.
20 Setembro, 2014 at 20:22
Toca a votar: http://bgdvuboy.blogspot.co.uk/2014/09/BENFICA-vs-CELTIC.html
Afinal, são as nossas cores!
20 Setembro, 2014 at 20:29
Ceeeeeeelllltttiiicc 🙂
20 Setembro, 2014 at 20:31
sou escocês e católico desde que nasci 🙂
20 Setembro, 2014 at 20:27
O Sporting do croquettismo a meu ver teve duas grandes características: 1) trocou sucesso desportivo por promessas de grandes reformas, trocou sucesso desportivo por conversa e imagens de futuro grandioso; 2) nunca soube conviver com a crítica, ou seja, tudo era sempre apocalítico, as críticas eram traições ao futuro radioso.
Noto que entre alguns sportinguistas que se arrogam homens do novo ciclo estas tendências se mantêm.
São os croquettes da tasca. Ou melhor são os croquettes não da mesa de Godinho Lopes mas da mesa de Bruno de Carvalho.
Same shit.
Por mim, então duas atitudes são fundamentais para renovar a atitude do Sporting tendo em conta as restrições financeiras.
1) não mais trocar sucesso desportivo por conversa sobre futuro sucesso desportivo;
2) não relacionar críticas à direcção com a intenção necessária da queda da direcção. Deve poder criticar-se sem que se tenha de estar ao mesmo tempo a apoiar a queda de quem se critica. Ou será que à primeira crítica que façamos a um jogador ou treinador estamos a defender a sua dispensa ou despedimento? Acho que não. Porque razão não é o mesmo com a direcção?
Já agora é preciso que alguns aqui acordem para a realidade do ser humano – ele erra. BdC, que eu saiba, é um ser humano. É só somar 1+1. Quem não aceita críticas ao presidente desumaniza o presidente e passa a viver só de fantasias.
20 Setembro, 2014 at 21:14
Tens a certeza que acreditas no que dizes, ou és só um derrotado à nascença?
20 Setembro, 2014 at 21:25
Eu, meu caro, mudei com o empate com o Maribor, não só por isso mas como gota de água. Antes também era um parvinho que acha que BdC era a última cocacola no deserto mas para mim acabou.
BdC é o presidente que no momento eu quero no Sporting mas acabou o estado de graça e é hora de começar a passar pressão para a direcção.
Quem quiser trocar sucessos desportivos por horas semanais de entrevistas ao presidente que o faça. Por mim, já aprendi que no domínio da conversa a realidade é o que nós quisermos, já no campo de futebol…a coisa pia mais fino,
20 Setembro, 2014 at 21:32
Falas de sucesso desportivo como se ele estivesse à venda no supermercado.
Quando tens dinheiro, podes cagar para o projecto. Pegas numa qualquer base de dados tipo FM (parece que o freitas tinha uma), escolhes 25 jogadores, passas os cheques e tens uma equipa de sucesso. Foi isso que fez, por exemplo, o Man.City e o PSG.
Quando não tens dinheiro, tens de fazer um projecto para ter sucesso desportivo. Queres um exemplo? Mourinho nos corruptos. Chega a meio da época mas com um projecto montado para os anos seguintes. Foi buscar jogadores portugueses e foi campeão europeu. Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Derley, etc. não eram propriamente monstros do futebol. Eram gajos com algum potencial. Mourinho pegou neles e fez uma equipa. Beneficiou com a crise do carnide e com o início da nossa queda desportiva. Mas sem projecto não teria conseguido nada, principalmente com aqueles jogadores.
Sabes o que eu acho? Não sei se é o teu caso, mas vou dizer à mesma. Pela primeira vez em muitos anos, a maioria dos sportinguistas GOSTA do seu presidente e IDENTIFICA-SE com ele. E, como qualquer coisa na vida, se gosto de algo e identifico-me com ela, apoio e defendo-a de forma mais fervorosa do que se não gostar. Acho que isto é básico, melhor, humano. Portanto, para não correres o risco de julgar erradamente as pessoas, devias partir sempre deste princípio. Em vez de pensares que somos os novos croquetes, podias pensar que simplesmente gostamos de quem nos lidera. Dá-te exactamente o mesmo trabalho do que começares logo a fazer juízos de valor.
Sabes qual é a diferença para os tais croquetes? Vou-te explicar e vais ver que é simples. Os croquetes até podiam apoiar os presidentes que escolheram. Mas será que GOSTAVAM ou se IDENTIFICAVAM com eles? Duvido. Nenhum sportinguista pode gostar genuinamente de um tipo que dedicava 2h por dia ao clube e que queria acabar com as modalidades (Franco), ou de um gajo que, mal chega, vende o nosso melhor jogador ao porto (Bettencourt) ou que despede um treinador no dia a seguir a dar um voto de confiança (Godinho). Ou que eram subservientes ao Bufas (todos eles). E, hás-de concordar, que mesmo em termos de personalidade e carácter deixam muito a desejar. Não tinham carisma. Nem um pingo. Bruno de Carvalho é completamente diferente, principalmente nisso, carisma. Basta olhar para as eleições de 2011 e ver quem subiu ao palco para falar aos sportinguistas enquanto o que ganhou teve que entrar no auditório protegido pela polícia. Carisma ou se tem ou não se tem. E BdC tem. Para um sportinguista é muito fácil gostar de BdC porque ele está a fazer mais ou menos tudo aquilo que nós faríamos no lugar dele se fossemos presidente. Algum de nós não escolheria rasgar um PER para negociar uma verdadeira reestruturação? Algum de nós não quer um pavilhão? Algum de nós não quer ver produtos da academia jogarem na equipa em vez de estrangeiros duvidosos? Algum de nós ficaria calado com os roubos que nos fizeram o ano passado? Algum de nós não cortaria relações com os corruptos? Algum de nós não queria a auditoria? Por aí fora.
O homem é infalível? Não. E muita coisa se pode criticar o homem. O que é preciso é por as coisas em perspectiva. O que é que era importante? Para mim eram 2 coisas: a) fechar a reestruturação financeira e b) sermos competitivos no futebol. Conseguimos ambas em apenas 1 ano. Podemos e devemos criticar o discurso quando é exagerado, podemos e devemos criticar a gestão de expectativas e tudo mais. Ninguém está imune à crítica. Mas eu também não critico por criticar. Normalmente critico aquilo que eu acho importante e, acima de tudo, no tempo certo. E, em 4 jornadas realizadas com 4 pontos de atraso na Liga e com 1 jogo realizado na Champions com todos empatados 1 ponto, nåo me parece, nem de perto nem de longe, que este seja o tempo certo para fazer algumas críticas que tenho lido e ouvido.
Mas cada um é livre de pensar o que quiser. Se queres pensar que somos croquetes porque gostamos de quem nos lidera, estás no teu direito. Mas um dia, se calhar, vais eleger um presidente que tu te identifiques e perceberás que este apoio todo que o BdC tem é completamente genuíno e desprovido de qualquer interesse. Ao contrário de outros, no passado.
20 Setembro, 2014 at 21:49
bolas Sá…nem eu diria melhor 😉 é isso mesmo!
20 Setembro, 2014 at 21:53
Não é por se gostar do presidente que se é ou não croquete mas sim por abdicar do sentido crítico. Foi isso que gerou os anos do croquetismo. Eu por um período também fiu assim. Qualquer crítica a BdC e eu já acusava de ser croquete.
Estava obviamente errado.
É a ausência de disponibilidade crítica que faz o croquetismo.
O que eu não gosto definitivamente é da maltinha que toma uma crítica a BdC como se fosse ao pai deles ou coisa que o valha. Mais ainda, toma uma crítica a BdC como se fosse uma falta de Sportinguismo.
Se calhar não acreditas mas eu gosto de BdC. Apenas passei a nutrir algum distanciamento crítico. Só isso.
Eu presumo que aqui estou entre Sportinguistas e que portanto não é o mesmo que estar a falar com lampiões ou tripeiros onde as fileiras se cerram naturalmente e onde qualquer cooperação em críticas à direcção tem uma outra tonalidade que não tem entre Sportinguistas.
Com lampiões e tripeiros eu não colaboro nas críticas a BdC cujas não reconheço credibilidade. Entre sportinguistas é outra coisa, presume-se que todos estejam pelo bem do clube e que as diferenças ocorram neste plano.
Enfim, em concreto, atribuí o insucesso do Sporting até agora, nesta época, à política de contratações, nomeadamente e principalmente para o centro da defesa.
Sinceramente espero estar enganado e que afinal tenhamos um centro da defesa que esteja bem equipado e que isto tenha sido apenas um acidente.
20 Setembro, 2014 at 22:02
fazer mais e melhor com menos.
20 Setembro, 2014 at 22:12
Basta tu dizeres, que eu acredito. Somos dois sportinguistas a conversar e não tenho motivos para não acreditar. Mas o gostar ou não do presidente é cagativo. O que interessa são as decisões que ele toma.
Gostava de saber o teor das tuas críticas.
21 Setembro, 2014 at 3:28
Okay. Assim é bom discutir.
O que eu critico dadas as exibições até agora e fazendo fé nas escolhas de MS é que Rojo não tenha sido substituído por um central patrão de defesa. Maurício embora até tenha muito simpatia pela garra dele não dá segurança suficiente – até agora, pelo menos – e os outros são muito jovens. Talvez me engane. Espero bem que sim, porque precisamos de centrais que dêem confiança ao meu campo avançar no terreno.
Não percebo também a contratação do avançado francês, não percebo o critério dado que ele não era marcador de golos.
Não percebi o Geraldes.
Não sei o que está a acontecer com a formação que os lampiões estão a ultrapassar-nos em quase todos os escalões.
Não concordo com a presença de BdC no banco, acho que desautoriza o treinador. A meu ver o técnico deve ser o senhor do banco durante os jogos. Ou se confia no técnico ou não se o contrata. BdC disse que ía para o banco para ter a certeza de que todos estavam a trabalhar bem. Acho que não é de bom tom nem gerador de bom ambiente que o presidente ainda continue no banco como se ainda não tivesse a certeza de que se trabalha bem.
Por último, BdC já se apresenta como um entendedor de futebol. Eu não tenho a certeza. E um presidente presidencialista, digamos assim, que se julgue um grande entenedor de futebol pode secar a massa crítica à sua volta. Se acabar rodeado de yes-man vai tomar más decisões sem que ninguém lhe diga nada.
A meu ver parece-me importante que o director para o futebol seja uma pessoa da inteira confiança do presidente mas não seja o presidente, isto precisamente para que o futebol não acabe dirigido por um presidente rodeado de yes-man. É que é preciso não esquecer que para BdC as contratações não são necessariamente defeinidas pelo treinador mas pelo que ele chama a estrutura. Se ele dominar todos os aspectos mais decisivos da estrutura vai acabar por ser ele, na prática, a escolher os jogadores.
Marco Silva parece não ter tido muito a dizer nestas contratações o que é um pouco contraditório dado que o Sporting assinou até 2018 com ele.
21 Setembro, 2014 at 7:59
leia-se “meio campo” e não “meu campo”(?!)
21 Setembro, 2014 at 11:00
Por acaso, não foi isso que ele disse sobre porque é que foi para o banco.
21 Setembro, 2014 at 11:02
Onde é que ele se apresenta como entendedor de futebol, perdi essa.
Já agora, o que é um entendedor de futebol?
21 Setembro, 2014 at 13:30
Bom, pegando nas tuas críticas:
1) Em relaçåo à substituição do Rojo, vieram 3 jogadores. Naby Sarr, Paulo Oliveira e Rabia. Vais-me desculpar, mas um “central patrão” custa mais do que aquilo que podemos pagar, seja em transferência seja em salários. O que nós fizemos foi buscar 3 jovens com potencial para serem patrōes. Creio que a crítica ao Maurício é mais dirigida ao treinador do que ao presidente (e aqui estou contigo). Agora aqui entre nós que ninguém nos ouve, já temos esse “central patrão” e chama-se Rami Rabia. Foi um azar do caralho o gajo ter-se lesionado. Vai por mim. Conheço o jogador à algum tempo.
2) Creio que o Sacko não veio para marcar golos. Para os golos temos Montero, Slimani e Tanaka. Acho que a sua contratação foi mais pelas características que tem já que, sem ser ponta de lança, também não é extremo. Repara bem: temos um pinheiro (Slimani), temos um tecnicista (Montero), temos um especialista do remate (Tanaka). Faltava, se calhar, um avançado diferente destes 3, mais rápido e mais incisivo. Creio que é essa lacuna que o Sacko vem preencher. Ainda assim, também não vi a necessidade de o contratar tendo em conta que temos Dramé na B, que tem características semelhantes e fez uma boa época na B o ano passado.
3) Eu também não percebi o Geraldes. Mas entendo que o Esgaio a lateral não pode ser solução única para substitir Cédric. Principalmente porque não tem velocidade para a posição. Mas temos Riquicho, logo, Geraldes era dispensável.
4) O que está a acontecer na formação é muito simples: período de transição. Consta que na altura do godo, aquilo era uma rebaldaria com empresários a passearem livremente na Academia e a manipularem os jogadores a seu bel-prazer. Isso tem consequências. E agora estamos a lidar com elas. Algumas pérolas acabaram nos rivais, como tu sabes. Mas nem é isso que interessa. O que interessa é que a) continuamos a formar excelentes jogadores (vê os juniores contra o Maribor e vais ver que temos ali 3/4 jogadores que vão ser craques) b) continuamos a lançá-los sem receios na equipa principal (este ano já promovemos definitivamente Esgaio e João Mário) e c) estamos a competir com os rivais, mesmo promovendo os principais craques de cada escalão (Gelson, Baldé e Podence já são habituais na B)
5) Profundamente em desacordo com a tua opinião sobre o BdC no banco. Eu tenho a minha empresa e posso-te dizer que, quanto mais eu estiver envolvido nos processos, quanto mais eu estiver perto dos meus funcionários, quanto mais rápido eu perceber as suas necessidades e o seu comportamento, mais habilitado estou para resolver um eventual problema. É assim no mundo real e é assim no futebol. A questão é que, normalmente, se delega isso (neste caso seria o Inácio) mas o presidente preferiu estar lá e perceber in loco as dinâmicas para poder, mais rapidamente, resolver problemas. Não podemos queixar-nos que no passado os presidentes eram distanciados e que agora este é demasiado próximo. E só desautoriza o treinador se houver ingerência. E, quer Jardim quer Marco nunca se queixaram disso. Se acontecesse essa ingerência, não acredito que o Marco Silva não se tivesse demitido.
6) O presidente não se apresenta como “um entendido em futebol”. Apenas disse que outros não percebem nada disto, a julgar pelas declarações que fazem, como por exemplo a teoria dos tais 3/4 reforços de qualidade. Já agora, relembro-te que o presidente tem o curso de treinador, portanto alguma coisa há de perceber. Isso de andar cá à pouco tempo quer dizer alguma coisa? Eu nunca joguei futebol profissionalmente mas entendo mais do jogo do que muitos profissionais que aí vemos a comentar (ou mesmo a praticar ou a treinar). Não se pode estudar de outra forma? Mourinho nunca foi jogador e hoje é o melhor treinador do Mundo. Esse tipo de pensamento é, desculpa lá, muito rígido e muito básico.
7) A última coisa que o Inácio é, é um yes-man. Estás a cometer um grande erro de julgamento. Estás a admitir que são todos uns bananas que baixam a crista ao presidente. E isso é injusto.
8) Era só o que faltava o Marco Silva ter dedo nas contratações. Ele que trabalhe, ele que ganhe alguma coisa, ele que consolide a sua carreira para poder interferir numa política de contratações de um gigante como o Sporting. Nem pensar. Era vermos os evandros, os amados e os gonçalos cá em Avalade. Desculpa lá, mas não. E depois, se corresse mal? Era o treinador que vinha assumir as responsabilidades ou era o presidente?
Sinceramente, acho que muitas das tuas críticas são forçadas. Mas respeito-as.
21 Setembro, 2014 at 16:04
Estamos em desacordo em relação a várias coisas e não vale a pena agora insistir em todas, no entanto se tens uma empresa que depende de cargos dirigentes intermédios é bom, a meu ver, se confias neles, de os deixar comandar os seus departamentos e responderem-te pessoalmente em vez de andares tu lá a mandar em tudo. Mas isto depende da empresa.
Geralmente é assim nas grandes empresas.
Eu tenho uma micro-empresa de restauração e como tal estou também em cima de todos os processos mas se em vez disso tivesse um restaurante finesse, com um autêntico chefe de cozinha, o chefe não ia admitir que eu andasse pela cozinha enquanto ele trabalha e dirige o staff.
Num grande restaurante o chefe gere a cozinha, inclusive despedindo e até contratando e o dono do restaurante gere o chefe, digamos assim.
Quanto ao yes-man. Certo, não vejo o Inácio como yes-mas mas a tendência para os chefes se rodearem de yes-man faz parte e deve ser levada em conta.
21 Setembro, 2014 at 9:05
O Sà è Primo do Placebo……temos aqui na tasca grandes escritores!!!
20 Setembro, 2014 at 21:48
Ainda não percebi qual é o problema em criticar o BC. Algum?
A grande diferença é quem o faz com argumentos e questões pertinentes (merece ser discutidas) e quem o faz sem argumento algum, caindo inclusive no ridículo.
A grande vantagem desta tasca (mesmo que em dias de jogo tenha menos qualidade) é que acima de qq presidente, é Sportinguista.
Ou então queres fazer do pessoal parvo … como se acreditássemos que não conheceste o cafifo.
21 Setembro, 2014 at 11:05
Ora aí está !!
Ainda não vi ninguém ser “linchado” por criticar o homem em acções, situações específicas.
Agora quando vêm com generalismos, estudos de personalidade, quando atacam as características do homem em vez das acções do presidente, vao tomar no cú.
20 Setembro, 2014 at 22:00
Tu é que endeusaste o BdC… BdC vai errar, mas tenho dificuldade em assinalar qualquer erro neste momento, salvo algum excesso de protagonismo.
Antes de ser campeão quero sobreviver. Quero crescer e conquistar coisas sustentadamente.
O projecto de BdC não depende de ser campeão este ano, pelo menos para mim.
SL
21 Setembro, 2014 at 10:54
Olá Riga,
Bem vindo de volta
20 Setembro, 2014 at 20:30
http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/86/bb/ed/86bbed5b5612056bd14a47d181f838dc.jpg
20 Setembro, 2014 at 20:40
bem aparecido Ari-el
tao perto que estive daquilo que é dito ali…
mas o Amor nao se pode enganar, mesmo que tenham tentado fazer com que o nosso amor pelo SCP desmorecesse…
SPOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIING
20 Setembro, 2014 at 20:40
*
20 Setembro, 2014 at 21:16
Ganhamos à Física de Torres 🙂
20 Setembro, 2014 at 21:26
sportinguense mode on:
“mas contra uma equipa da 2ª divisão, tinhamos obrigação de fazer mais do que ganhar 1-0 de penalty, mesmo sendo só um jogo de apresentação.
sinceramente, acho que este ano nem o campeonato de hóquei ganhamos.
assim não vamos lá. este “projecto” é uma treta. é o que é.” 🙂
20 Setembro, 2014 at 23:01
Grande post Tiago,
Até me apetece dizer SPOOOOOOOORTING
Até os comemos 🙂
20 Setembro, 2014 at 23:07
Lembro-me de um velho há uns bons anos me dizer que como cresceu numa época em que o Sporting ganhava muita coisa, era muita vez campeão, ficou sempre no ar a ideia de que o Sporting teria de continuar assim e que seria uma vergonha as classificações continuarem miseráveis de ano para ano. Eu acho que o investimento é necessário, é verdade, mas não há poços de petróleo no Campo Grande como há nas Antas ou ali em Carnide. E por isso temos de saber fazer o melhor com o que temos e se o MS tem ainda uns anos de contrato é dar-lhe força para melhorar. E sinceramente gosto mais deste jogo do Sporting do que gostava do jogo do Sporting com o LJ. É vistoso, dá espectáculo….mas também dá nervos no último terço do terreno. Eu acredito, lá do alto da B18
20 Setembro, 2014 at 23:47
Eu também tenho defendido que o futebol que estamos a praticar está época é superior ao da época passada. Então porque é q estamos com menos 4 pts e não sei quantos golo??? Fácil. A resposta é…… Montero.
Tivesse o Marco o mesmo Montero que teve o Jardim e apenas tínhamos empatado na luz. Tínhamos ganho em Coimbra, ganho por 3 ao Arouca e ganho ao Belém. Não tenham dúvidas disso. Notem na qualidade das exibições da época passada assim que a fonte do Montero secou. Caiu a pique.
Mas nem tudo são rosas. Tenho aqui defendido desde a venda do Dier (dada a mais que provável venda do Rojo) que ou arranjávamos maneira de ir buscar um central patrão e muito melhor q os outros ou íamos afundar pela defesa. Se há posição onde a experiência conta muito, essa posição é defesa central. Percebo que não haja dinheiro mas não se pode atacar uma época com 4 centrais em que 3 deles têm cerca de 20 anos e o mais experiente é o Maurício (e aqui estou à vontade para falar pq desde a época passada que defendo que o. Maurício serve para terceiro central que vai fazendo uns jogos na Liga. Nunca para titular, muito menos para patrão!).
E esta é o grande desafio do Marco! Conseguir criar uma defesa sólida sem matéria prima.
E na minha opinião, em Barcelos o avançado devia ser o Montero. Que melhor estádio para acabar c a maldição do que aquele onde ela começou?
20 Setembro, 2014 at 23:59
É engraçado como só se consegue apontar à direcção, ou ao presidente, o erro de excesso de protagonismo, mas num post sobre táctica e jogo fala-se como se Bruno fosse nome próprio de metade dos jogadores de campo.
A verdade é que se delineou um projecto, se escolheram os executantes – que, a meu ver, claro está, foram os melhores que se podia com o dinheiro que há – e agora só depende de quem treina e de quem joga endireitar isto. Creio que se abusou nas declarações, mas percebo que havia gameboxes para vender. Portanto, retiraria a direcção desta equação.
A questão é dentro de campo. E aí, não se pode negar, está a correr mal. Quem não gostava de Jozic? Nenhum de nós, apaixonados, seguramente. Tal como gostávamos do futebol de Robson e de Peseiro. Quem não sonhou com Bielsa? A verdade é que Jozic, Robson e Peseiro não ganharam aqui, pouco menos que Bielsa a vida inteira.
E a questão é esta. O projecto do Marco tem sido de entertenimento, porque se se meter o barça a jogar à bola, com aquelas individualidades, é-se campeão europeu, mais tarde ou mais cedo, mas se se meter uma equipa com orçamento do Sporting actual (pese embora a academia) a jogar à bola, no limite, chega-se ao patamar Jozic, e perdem-se jogos por erros individuais. Ou se quisermos, à Fernando Valente que meteu o Aves a jogar como nunca e a não passar da segunda divisão como sempre.
O que pergunto é se não seria mais sensato ter uma defesa menos apoiada e envolvida no “processo”, mas que não sofresse golos, um 6 menos ofensivo, mas que limpasse tudo ao ponto de acharmos ser o melhor do mundo na posição, extremos menos imprevisiveis mas que centrassem para golo, um ponta menos pressionante mas que marcasse? O ano passado tinhamos isso. Este ano o adversário não sabe, de facto, por onde vamos atacar, mas sabe que provavelmente não vai dar em nada.
Na escola, há uns bons anos, ensinaram-me que para construir algo “muito bom” se tem que garantir primeiro que se constroi algo que “não é mau”, e depois se melhora. Não seria o primeiro ponto do projecto do Marco garantir que o nosso futebol não nos expõe em demasia aos erros que sabemos ter?
21 Setembro, 2014 at 0:37
É bom e assim sabem bem…. lêr textos, de alguém que domina a escrita, têm inteligência suficiente e capacidade para explicar tim tim por tim tim o que me vai na alma.
Espero que alguns jornalistas de desporto, aproveitem este texto para conseguirem fazerem algumas páginas dos seus pasquins com Conteudo!
21 Setembro, 2014 at 0:59
e entretanto no país da credibilidade galinácea:
“Houve polémica no jogo da 2.ª Liga entre o União da Madeira e o Benfica B. A equipa encarnada esteve a perder e virou o jogo com dois penalties, com a equipa madeirense a ficar a jogar com 10 desde o primeiro. Factos que levaram Filipe Silva, presidente do União, a marcar presença em conferência de imprensa.
«É preciso investigar-se o que se passa na arbitragem em Portugal. Temos eco de muitas coisas à volta dos árbitros e eu desafio o Conselho de Arbitragem a ver o que os árbitros que vêm à Madeira fazem quando cá chegam, onde vão jantar e com quem vão jantar, para que a transparência e a verdade desportiva sejam salvaguardadas», afirmou o presidente, indignado com o que acabara de ver.
Filipe Silva acusou o árbitro do jogo de amadorismo e incompetência:
«Estamos numa liga profissional, há investimentos que são feitos pelas equipas, e, por isso, tem de se honrar o futebol. Não se podem nomear amadores para jogos profissionais. O que tivemos aqui trata-se de verdadeira incompetência». ”
assim se promovem e aposta em “formacoes” de manéis…
21 Setembro, 2014 at 4:16
RP
Cedric – Maurício, Sarr – Jonathan
William – Adrien – João Mário
Nani – Montero – Carrillo
2-0
Golos de Sarr (num canto) e de Montero. :)))
Força Sporting.
21 Setembro, 2014 at 10:53
Boa posta Tiago, onde fazes uma análise interessante fazendo inclusive
alguns paralelismos com equipas/treinadores do passado.
Tal como tu eu era um fá do Sporting do Jozic, que ainda hoje deve estar para saber como é que o melhor futebol (na altura) de Portugal não foi campeão, estávamos no auge do Sistema.
A observação do duplo pivot, Adrien-William é pertinente, mas se naquela altura (Jozic/Boloni) a dupla Duscher-Delfim funcionava bem, mas sempre que entrava o Vidigal perturbava a dinâmica do meio campo. Há jogadores que têm de jogar sozinhos no meio campo e o William é um desses jogadores.
Por isso e se queremos tirar partido do nosso melhor jogador (sim, para mim o nosso melhor jogador é o William e não o Nani, que está jogar muito) temos que adpatar o sistema para ele jogar sozinho na posição 6.
Para jogarmos em duplo pivot, podem jogar quaisquer 2 destes 3 (Adrien, A. Martins/Rosell).
Quanto aos centrais é que a porca torce o rabo, o Mauricio o ano passadotinha como pareceiro o Rojo que era rápido, este ano jogamos com 2 pinheiros ( o Sarr/Mauricio) o que nos obriga a defender mais atrás. Será necessário colocar um central mais rápido (Paulo Oliveira), para podermos subir a nossa linha de defesa.
Os laterais estão efectivamente mais ofensivos (especialmente o Jefferson) mas isso faz com que ele esteja mais displicente a defender (e têm surgido golos pelo lado esquerdo). Não esquecer que os ataques ganham jogos, mas as defesas é que ganham campeonatos!!!
Independentemente de tudo, hoje joga o Sporting Clube de Portugal e quem jogar tem que saber que tem a força de 3 milhões de Sportinguistas a levá-los para a frente (e para trás, ;-)) .
SPOOOOOORTING!!!