Antes de deixar a minha opinião sobre a entrevista de Bruno de Carvalho, ontem, à SportingTV, gostaria de chamar a vossa atenção para a forma vergonhosa como O Jogo deturpa o objectivo dessa mesma entrevista. «Bruno aperta Marco», é o que este órgão oficial do fcPorto, em tempos o mais bem informado sobre tudo o que se passava em Alvalade (Carlos Freitas, estás por aí?), chama para manchete, mantendo a sua linha de constante manipulação de tudo o que se passa no universo verde e branco.
Pois o que Bruno de Carvalho fez, ontem, foi tudo menos apertar o treinador. Aliás, o voto de confiança televisivo já tinha sido dado pessoalmente, na quinta-feira, numa reunião onde o treinador ficou a saber o que também nós ouvimos: a direcção reconhece que existe trabalho e que esse trabalho se reflecte nas exibições da equipa. Há futebol e criam-se mais oportunidades em cinco jogos do que se criaram, em algumas épocas, em 15 ou 20, daí que a perspectiva seja, obviamente, a de que o caminho será para melhorar e que não faria sentido o lugar do treinador estar em causa.
Este foi, para mim, o ponto mais importante de uma entrevista onde também gostei de ouvir o presidente assumir toda a responsabilidade do que está e do que possa vir a passar-se. Tendo assumido a pasta do futebol, faz todo o sentido que dê a cara quando algo não corre bem, mesmo que, em meu entender, considere que Bruno de Carvalho deveria gerir melhor a frequência das suas aparições televisivas, não só para proteger a sua imagem, mas dando mais espaço a que Inácio e Virgílio também falem (eu sei, existe a máxima do “a uma só voz”, mas essa máxima não se perde se todos estiverem em sintonia).
Houve igualmente tempo, para um puxão de orelhas a Dias Ferreira e uma valente reguada a Manuel Fernandes. Não me choca, minimamente. Acho, até, que no caso do “velho Manel”, a reguada já devia ter chegado há mais tempo. E custa-me, ó se custa, pois foi com o Manel a marcar golos que aprendi a ser do Sporting e, agora, vejo um símbolo do nosso clube a destilar veneno de cada vez que comenta. É triste, mas talvez se perceba melhor numas futuras eleições.
Também não me chocou minimamente, o facto de Bruno de Carvalho referir directamente o nome do Maurício. Porque, parece-me, fê-lo com o objectivo de defender o jogador: errou, é verdade, mas não podemos esquecer-nos que, no passado… e recuperou momentos mais felizes.
Depois, as contratações, sobre as quais, se tudo correr bem durante a próxima semana, escreverei um post. Basicamente, aquilo que quem quiser estar bem informado vai perceber: mesmo que um jogador experiente e acima da média custasse cinco milhões, o seu ordenado seria equivalente ao de dez dos jogadores contratados. E mais não digo, porque acho que isto merece um post.
Mas já que falamos de jogadores mais experientes, não pude deixar de anotar a passagem em que o presidente do Sporting recupera o projecto: primeiro ano, ano zero, estabilizou-se com recurso muito mínimos; este ano a ideia seria manter a mesma equipa (Bruno falou de Rojo, mas esqueceu-se de Dier, que seria titular), acrescentando-lhe soluções. Assim sendo, está a fazer-se o planeado. Mas o presidente disse, também, que essas soluções seriam (e foram), jovens jogadores com potencial e com larga margem para serem valorizados. Disse, mesmo, que a chegada de Nani acabou por ser uma oportunidade momentânea. E, face a isto, a leitura que eu faço é: se calhar, este projecto precisa de ser explicado muitas mais vezes. Porque, e basta atentar em vários comentários lançados pelo universo leonino, a ideia que se faz é que este ano era para reforçar a equipa à bruta e ser campeão! Não é, ficou ontem bem explícito. Faz sentido falar em lutar pelo título? Faz, claro. Afinal, vimos de uma época em que o fizemos e, para lá dos vergonhosos erros de arbitragem, talvez não o tenhamos alcançado por falta de opções no banco. Existindo essas opções, é normal que estejamos mais perto de alcançar esse desejado título, mas não podemos esquecer-nos de um pormenor: projecto de quatro anos, uma base consolidada, reforços com potencial que podem não render no imediato. Conclusão: ser campeão não pode ser uma obrigação, mas foi essa mensagem que chegou a milhares de Sportinguistas. Problema de comunicação ou de interpretação?
Por último, a parte feia da entrevista. Aquele «coitado do Tanaka que ainda nem teve oportunidade», soou-me a recado. Ou a bitaite técnico, se assim preferirem. Aliás, houve alguns momentos em que o presidente resvalou para o campo da táctica e da forma de jogar da equipa. Desnecessário, em meu entender. Bruno, pá, tens feito tanta coisa e tanta coisa bem feita, que não precisas de preocupar-te com extras desses. Se quiseres fazê-lo, passa pela Tasca, bebe um copo e, com um nick catita, deita cá para fora o teu lado de treinador de bancada.
20 Setembro, 2014 at 10:29
Totalmente de acordo com o post e já agora com a entrevista. A equipa está a jogar, erros todos temos, a política definida está a ser cumprida, e há sportinguistas que deviam , pelo amor ao seu clube, evitar falar nas 168h após os jogos.
Mas para mim para além da desconcentrarão momentânea em alguns momentos do jogo, está a faltar intensidade nos momentos da verdade.
Quanto ao Tanaka, acho que o Presidente não teve qualquer intenção de enviar recados…. Começou a enumerar avançados e saiu-lhe o Tanaka, que ainda não teve oportunidade de falhar. Foi o único ponto infeliz, mas penso que sem segundas intenções….
E agora olhar em frente e espetar 3 batatas no Gil.
20 Setembro, 2014 at 10:29
Nao vi a entrevista, quero ver se a consigo ver.
Espero que tenha sido elucidativa para quem acha quem vez de termos ido buscar 10/15 jogadores, deviamos ter ido buscar 3/4 titulares de cara.
Quanto à parte em que fala do Tanaka e da tática, era escusado.
20 Setembro, 2014 at 10:34
Eu também acho que “seria muito melhor politica” ir buscar 3 ou 4 titulares de caras…e depois pagar-lhes os vencimentos de 20…
Há quem ainda se não tenha apercebido de que somos honestos…mas “estamos tesos…”…
SL
20 Setembro, 2014 at 10:37
Honesto e teso
Assim é o SCP e assim sou eu 🙂
20 Setembro, 2014 at 12:10
Tusa é bom! 🙂
20 Setembro, 2014 at 13:18
Este tipo dispenso 🙂
20 Setembro, 2014 at 12:41
Um predicato dos honestos!
20 Setembro, 2014 at 10:31
Bom dia e desejos de bom fim de semana para toda a “Familia da Tasca” onde se inclui é bom de ver…a vitória amanhã em Barcelos…
Não ouvi a entrevista apenas me pude ater ao que li nos jornais e a alguns comentários dos tasqueiros…
Mas não admira nada “esse trabalho sujo” do Jogo, há que dar justificação “às avenças” azuis não é…?
Se BC falou de Rojo e “omitiu” o Dier, não bule absolutamente nada com a minha sensibilidade, Dier auto-exclui-se, por isso…”já era” e por culpa própria…nem me vou debruçar sobre a hipotética possibilidade de a Direcção poder não ter feito tudo para segurar…quem queria ir embora…seja feliz…
Quanto ao Tanaka (eu “posso mandar” recados o presidente não deve…), também acho (mas eu não sou o MS) que deveria ter mais oportunidades, pessoalmente agradar-me-ia mais ter o Slimani como “arma” no banco, mas o que é que eu percebo de futebol, dirão alguns…
Vamos continuar a apoiar o nosso grande amor…porque só cada um de nós sabe mesmo…
Porque não fica em casa…!!
Abraço e SL
20 Setembro, 2014 at 10:36
Caro amigo Max,
Para que fique descansado: eu vi a entrevista e não acho que tenha havido recados ao Tanaka ou sobre o Tanaka. Quanto ao Dier, o Presidente não o podia referir pois estava a falar dos jogadores titulares da época passada que saíram…. E o Dier não era propriamente o central titular 😉
Abracos
20 Setembro, 2014 at 10:43
Abraço retribuído amigo e SL
20 Setembro, 2014 at 14:50
É isso mesmo Lion, a minha opinião é também essa.
20 Setembro, 2014 at 10:48
Max, eu gostava de ver o Montero e o Tanaka a jogarem juntos na frente de ataque
20 Setembro, 2014 at 10:53
Tambem eu. Ja no bloco de notas do jogo com o belenenses o tinha dito. Frente movel
20 Setembro, 2014 at 10:54
Já somos dois…mas não somos o MS…!
SL
20 Setembro, 2014 at 12:24
Para não ter de pedir desculpas cada vez que aqui venho, e será sempre para concordar a 100% com opiniões expressas, ou o contrário, ficam desde já avcençadas as minhas futuras entradas.
Montero e Tanaka juntos?
Até que enfim que alguém escreve algo ccom bastante senso.
20 Setembro, 2014 at 14:52
Isso é uma coisa, mas, ele não mandou nenhum recado sobre o Tanaka, constatou um facto «a talhe de foice».
20 Setembro, 2014 at 10:32
Bom dia
caro Cherba , nao acho que a capa do nojo seja assim tao descabida , nao vi a entrevista apenas fui lendo aqui os post sobre a mesma e assumindo a responsabilidade por este mau arranque que só lhe fica bem efetivamente ele é o responsavel maximo parece-me claro que a estrutura está perante o maior desafio desde que tomou conta dos destinos do nosso querido Sporting , perceber se o Marco tem ou nao o que é necessario para ser o treinador da equipa principal do nosso clube , e sinceramente cada jogo que passa eu como adepto vou ficando cada vez com mais duvidas , e essas minhas duvidas se tambem estiverem no grupo de trabalho temos um grande problema … S.L.
20 Setembro, 2014 at 10:52
então, aconselho-te a seguires estes links
A entrevista em 3 partes:
1/3 http://youtu.be/ITJFxQroPvM?list=UUbZe7vsnO8sXrMeJM-1_fXg
2/3 http://youtu.be/cO55vH3lLuQ?list=UUbZe7vsnO8sXrMeJM-1_fXg
3/3 http://youtu.be/5osdFPuJ94g?list=UUbZe7vsnO8sXrMeJM-1_fXg
depois, desafio-te a voltares a olhar para a capa. Nojenta, na deturpação da mensagem e na utilização dos termos “aperta” e “inquieta” e na expressão “presidente faz aviso”.
já agora, como brinde, tens a capa do Correio da Manhã. Diz que o Bruno acabou com os prémios e que se ganharmos a Champions o prémio são 30 mil euros. Patético.
20 Setembro, 2014 at 11:16
que o lixo da imprensa “gosta” de se meter connosco nao é novidade e sinceramente é mandá-los para a pqp e deixa-los falar sozinhos e seguirmos o nosso caminho , ao que me referia na capa do nojo , em ” Bruno aperta com Marco ” , é que nao tenho duvidas que no fim daquele jogo na eslovenia nao havia sportinguista mas desiludido ( com F grande ) do que o Presidente , e o caso não é para menos , nao se contratou as tais trutas (exceçao do Nani) mas contrataram-se varios jogadores internacionais novos é certo mas que teem de ter valor e o pior de tudo é a forma como o Sporting joga , parece cada um por si , e no futebol moderno acho que isto já nao se usa a equipa tem de ser um bloco , os avançado sao os primeiros defesas e os defesas sao os primeiros avançados , a equipa tem de ser mais unida em campo os setores mais juntos tem de ser o tal bloco todos atacam e todos defendem e nao tenho visto o Marco Silva capaz de ser o cimento que vai ligar tudo isto , aliás as conferencias de impresa e a sua postura em campo dizem tudo , oxalá estaja enganado mas tenho as maiores duvidas que o Marco Silva seja capaz de levar a “nau a bom porto”.
20 Setembro, 2014 at 12:06
o CM só se esqueceu aí de uma coisa.
É que se o Sporting ganhar a Champions, alem dos 30 mil € de prémio, que o CM refere, o presidente ainda oferece uma assinatura vitalicia do próprio CM online, para o plantel acordar todos dias bem disposto a mandar umas gargalhadas.
20 Setembro, 2014 at 13:20
Hahahaha. Like
20 Setembro, 2014 at 10:38
Agora pessoal já sabemos que se por acaso o tanaka jogar nem que seja 1 minuto, os pasquins no dia seguinte vão dizer que foi ordem do Bruno de carvalho
20 Setembro, 2014 at 12:17
óbvio.
diria mais até: o presidente ta-se a fazer ao lugar do Marco e o Inácio já se tá a sentir inferiorizado, porque não quer ser adjunto.
20 Setembro, 2014 at 10:40
Provavelmente a melhor análise à entrevista e uma óptima chamada de atenção à manipulação feita pelo jornal. Obrigada por ser um diário bálsamo de sportinguismo para quem vive esta paixão à distância.
20 Setembro, 2014 at 10:42
Bom dia tasqueiros,
Sempre tive receios de falar de presidentes de clubes pk o meu era sempre um murcão! Mas este Bruno pá, da-me cá uma confiança!!
Vir defender treinador e grupo quando é bombardeado pelos nojentos da imprensa é o ideal e coisa que nunca era feito pelas anteriores direções!!
Eu acredito que vamos sacudir esta MERDA toda e passar bem por cima!
Gostei de mandares vir o presidente beber um copo cá a tasca e ser mais treinador de bancada!!!hehehehe
Abraços SL.
20 Setembro, 2014 at 10:43
Eu acho que o Bruno não só enviou recados aos comentadores que andam por aí mas tmb aqui ao pessoal da tasca !
Acredito que ele meça a opinião Sportinguista aqui pelo Tasco e espero que muitos dos que aqui andam tenham enfado a carapuça.
A minha resposta a esses todos (que colocam o treinador e a escolha do plantel em causa) será a partir de agora: PROJECTO !
E sim, tal como Presidente, eu tmb teria alterado alguma das escolhas que o Marco fez nos ultimos jogos mas não quero com isso dizer que temos de o trocar.
20 Setembro, 2014 at 15:02
Plenamente de acordo com o 1º. parágrafo, foi o que me veio à ideia quando o ouvi falar. Não sabia nada da «estória» do DF mas também não é nada que não entenda a respeito desse senhor.
20 Setembro, 2014 at 10:50
Gostei da entrevista… Gostei da tua análise…
Quanto à situação do Tanaka não foi recado… Foi a condição de adepto fervoroso do Sporting (que bom ter um presidente que sofre como nós) que lhe fez “sacar” aquela tirada… Com o tempo o nosso presidente conseguirá separar as águas…
Giro que na Eslovénia, após o jantar oficial, confidenciou a mim e a outros presentes umas tiradas da entrevista… Por exemplo ” o problema não seria contratar o Ronaldo (passe o exagero), mas sim pagar os ordenados… Isso sim é complicado e nessa loucura, desculpem, não entramos”… E, “adoro o trabalho do Marco mas o BdC adepto, em casa jogava com 2 avançados”… Assim é BdC um presidente rigoroso, um adepto fervoroso…
20 Setembro, 2014 at 10:54
Hugo, desde que esse lado de adepto não o leve a interferir em áreas que não são dele, por mim tudo bem. Só temos a ganhar em ter um presidente que sinta o clube.
20 Setembro, 2014 at 11:19
Concordo Cherba… Mas a ideia com que fiquei é que neste momento, talvez por inexperiência, ainda interferem… O meu único receio na gestão dele é se alguma vez conseguirá separar as águas… Fiquei, ainda, com outra ideia… Todas as áreas do clube tem que passar por ele… No curto prazo, depois do que passamos, não me parece mal… Mas um líder tem que saber delegar… Ou seja, passo seguinte na gestão do clube terá que passar por aí!!
20 Setembro, 2014 at 13:16
É precisamente por isso que não gosto de ver o nosso presidente sentado no banco.
Não estou a dizer que ele manda bitaites no banco ao Marco Silva, mas para mim é uma situação castradora para o desempenho do treinador durante o jogo. Ninguém gosta de ter o patrão a olhar por cima do ombro enquanto fazemos o nosso trabalho.
20 Setembro, 2014 at 15:16
só se nao tiveres confianca naquilo que estás a fazer, é que nao te sentes á vontade por ter o patrao por perto…
se tiveres confianca, ele estar ali, pode ser o ponto, para provares que sabes o que fazes e até mostrar-lhe que mereces aquele aumento que lhe queres pedir… 🙂
20 Setembro, 2014 at 15:12
só um pequeno parentesis nessa tua afirmacao, Cherba…
-a área é a dele…( responsável pela área do futebol)
– quando os resultados nao aparecem, será, (é), ele que é acusado de nao ter dado os ovos, para o Marco fazer a omolete…
– é o projecto da direcao que fica em causa, se, nao houver, firmeza para mexer em certos lugares da equipa, (que estao neste momento em sub-rendimento
a diferenca é que em vez de se fazer pelas costas do treinador, como antes e em outros “sitios” se faz, desta vez, (acreditando que o que foi dito na entrevista, foi falado primeiro com o Marco), desta vez, como ia dizendo, diz-se ás claras, na televisao do clube, para os associados/adeptos perceberem que se sabe o que está a passar, e algo está a ser feito para que esse mau momento, (passageiro) desapareca…
se a “nossa” descomunicacao social e Franco atiradores doutras “eras”, se aproveitam disso, só temos de demonstrar que nós, SPORTINGUISTAS, somos mais inteligentes do que qualquer jornalixeiro/paineleiro/ressabiado que queira aproveitar uma boa comunicacaoaos sócios/adeptos, para a distorcer em favor da agenda deles…
a propósito, já á algum dias que nao tinha tempo para dizer:
SSPPPOOOOOOOOOORRRRRTING
20 Setembro, 2014 at 11:05
“Por exemplo ” o problema não seria contratar o Ronaldo (passe o exagero), mas sim pagar os ordenados…”
Ou seja, o mesmo problema dos últimos 30 anos, que agora toca ao Bruno de Carvalho, e quanto a soluções chama-se “projecto”, para aguentar mais tempo. Nada de novo.
Esperemos que desta vez haja mesmo um projecto. O tempo o dirá, nomeadamente quanto à consistência do projecto, pois se as coisas mudarem muito de ano para ano, especialmente a equipa técnica, é porque não há projecto nenhum e anda-se é a “apalpar”.
20 Setembro, 2014 at 11:21
Concordo… Aconteça o que acontecer este projeto não poderá ter retrocessos em função de obstáculos desportivos e outros… Ou se acredita nele ou não…
20 Setembro, 2014 at 10:54
Ainda ontem tive uma mini-discussão com outro amigo sportinguista sobre a entrevista, e as políticas de contratação. Partilho basicamente da tua opinião Cherba, apenas com uma pequena diferença. Não me choca que o Presidente apareça muita na televisão. Isso encaixa bem no que sempre prometeu aos sócios…esclarecimentos e transparência. Nesse aspecto, tanto o Presidente como a Sporting TV estão a cumprir o papel que deles esperava. Com um canal do clube não é preciso estar à espera de ver uma suposta entrevista noutros órgãos que usam os seus filtros próprios (o exemplo do Jogo de hoje é elucidativo). E as últimas intervenções foram sempre em momentos delicados em que andávamos todos a tentar perceber o que se passava (castigos de jogadores, contratações e agora maus resultados).
Prefiro um Presidente que dá a cara constantemente do que um que se resguarda por detrás das portas de um gabinete. Basta olhar para um passado recente.
De resto, a questão do Tanaka também achei um pouco estranho, mas acho que foi mais uma expressão mais coloquial do que propriamente um recado.
20 Setembro, 2014 at 15:17
+1
20 Setembro, 2014 at 11:08
Veio dar a cara num momento menos bom nota se que isto foi falado com a estrutura tenho a convicao que o Marco sabia tudo o que ali foi faladi a parte de ele dizer o treinador sabe quais sao os nossos objectivos pelo que eu percebi o que ele quer dizer e que existem minimos e esses tem de ser cumpridos … Estou confiante ha um projecto e da se a cara pelo mesmo !! Bom dia tasqueiros SPORTING
20 Setembro, 2014 at 11:39
Picando um bocado os tasqueiros sobre o assunto “André Martins”, aqui vai o meu 11 para amanhã:
—————– Patricio
Cedric Mauricio Saar J.Silva
——– William A.Martins
Carrillo —- Montero —– Nani
————— Tanaka
Fica o Saar e o Mauricio para não serem demasiadas mexidas na defesa. Depois, no próximo jogo em Alvalade, logo se vê se um dos centrais sai para entrar outro, já que o Jefferson voltará.
20 Setembro, 2014 at 12:27
O João Mario em vez do André Martins…para mim era melhor ideia…!!
SL
20 Setembro, 2014 at 13:57
Porque não esperam que o Adrien tenha 5 amarelos para verem a falta que nos faz !
Dar borlas aos adversarios não me parece boa idea !
20 Setembro, 2014 at 11:49
Concordo com gd parte da análise que fazes Cherba. Gostei da maior parte da entrevista, não gostei de ouvi-lo falar da parte táctica da coisa. Isso são assuntos do Marco! (A sugestão do Jusko que li aqui tb me parece fazer sentido, do BC sair do banco).
Fico à espero do post sobre as contratações porque sinceramente essa parte desiludiu me. Nao percebo pq é q se coloca as coisas dessa forma: comprar 11 jogadores por 15M OU comprar 3 por 15M.
Não se podem comprar 6 jogadores (os tais reforços cirúrgicos), em vez dos 11 reforços, por 10M em vez dos 15M e ter um plantel de 23 jogadores podendo dessa forma aproveitar tb quem se destaca na B? Para que um plantel de 28, 29 jogadores?
20 Setembro, 2014 at 13:09
O plantel tem 24 / 25 jogadores…
20 Setembro, 2014 at 17:54
Conta lá melhor sff
21 Setembro, 2014 at 0:17
então vá, chuta aí, 6 nomes a 1,5-2 milhoes, com , pelo menos 24-25 anos (a tal experiencia) e de qualidade.
confesso que ficarei surpreendido.
é que a maioria que pensa curto (não pensa nas implicações a longo prazo) pelo menos tem a cabeça de perceber que os reforços que querem, de caras no11, custariam 4-5 milhoes
21 Setembro, 2014 at 11:13
Queres 6 nomes? Rosell, Tanaka, Gauld, Jonathan Silva, Paulo Oliveira e Rabia.
21 Setembro, 2014 at 11:26
OK, desculpa, percebi mal
Mas falta aí um lateral direito.
O esgaio desenrasca muito bem, mas vamos estar a queimar um. Grande jogador. Numa situação de desenrascanso(pereirinha2.0).
Os outros 5 são, teoricamente apostas a médio prazo.
Se é um contracenso, ter uma academia e estar a reforçar a equipa com miúdos novos ?
Talvez mas a academia não preenche todos os lugares
21 Setembro, 2014 at 11:46
Lourenço eu concordo que se compre jogadores jovens para colmatar posições deficitárias…já n entendo é ter uma equipa B e depois quase 30 jogadores na A. É essa a minha questão.
20 Setembro, 2014 at 11:52
Espero que a história dos votos de confiança e chicotadas psicológicas esteja enterrada de vez no nosso clube.
O Sporting contratou um treinador para época inteira.
Olhemos para a nossa história de trocas de treinadores no decurso da época e digam-me qual o último caso de sucesso resultante de uma chicotada psicológica.
Só me lembro de um, Materazzi por Inácio em 99/00.
Depois disso, quantas vezes tomámos esta opção e nos espalhámos ao comprido?
Como diz o Cherba, a equipa cria inúmeras oportunidades e desenvolve bom futebol a espaços.
Há que ser mais eficiente na finalização sem dúvida, mas mais importante, há que subir a forma e motivação de alguns jogadores para se obter a intensidade e pressão que só ainda vemos de forma intermitente ao longo dos 90 minutos.
Algumas alterações serão necessárias introduzir, começando já nesta jornada, mas isso será algo natural e muito possivelmente a principal falha de Marco Silva será ainda não ter promovido tais alterações.
Espero sinceramente que não se volte aos erros do passado pois esse passado está ainda muito fresco e os resultados foram simplesmente desastrosos.
20 Setembro, 2014 at 11:58
Gostei de tranquilidade do presidente. Olho para ele e sinto que ele tem tudo sob controlo. E para mim isso é o mais importante. Muito mais do que qualquer exagero, comentário infeliz ou devaneio que possa ter ocorrido durante a entrevista.
Acho que o presidente deve explicar mais vezes a questão dos “3/4 reforços de qualidade”. Não que se tenha explicado mal, mas para que as pessoas enfiem na cabeça de uma vez por todas.
Acho, também, que deve vir mais vezes dizer que somos candidatos, mas justificando de outra forma. Como por exemplo:
“Quando vejo as restantes modalidades a lutarem para serem campeões, o que querem que eu diga aos atletas do futebol? Que a ganharem, 10 ou até 100 vezes mais do que os outros não podem lutar pelo título?”
“Quando ficámos em 2º lugar, com praticamente a mesma equipa, o objectivo seguinte seria qual? Manter o 2º lugar? Apontar ao 3º? Desculpem, mas no Sporting somos ambiciosos.”
“Querem que eu estabeleça os objectivos do Sporting consoante aquilo que os rivais fazem ou gastam? No Sporting, somos nós que estabelecemos os nossos objectivos, não é a CS nem os rivais”
20 Setembro, 2014 at 11:59
Carlos Martins rescinde com o Benfica, mesmo sem ter qualquer clube interessado (parece óbvio, não é), depois de ver a sua casa vandalizada com ameaças escritas.
Portanto, aqui nada de novo. Cada vez mais iguais aos do porco.
20 Setembro, 2014 at 12:28
Onde é que eu já vi isso…?
Ah pois…na pocilga do norte…!!
SL
20 Setembro, 2014 at 13:39
Já não tá na moda doar medula?
20 Setembro, 2014 at 11:59
É bom poder entrar na Tasca e voltar a respirar um ar outrora saudável, infelizmente pelas razões que não desejamos temos que voltar a reunir tropas e meter o modo Fight&Resist ON.
Nem tudo pode ser perfeito e como ontem podemos assistir, obrigado FDP Vodafone, com a entrevista do Presidente há um projecto, e isso é mesmo o mais importante para o nosso Clube, o resto é paisagem!
SPOOOOOOOORTING
20 Setembro, 2014 at 12:08
Belíssimo post, cherba.
Nem sequer vi a entrevista ainda mas, explicas o suficiente para eu, a piori, concordar completamente.
Especialmente a mensagem de ter que se expicar o project. Ano 1, ano 2 e por aí.
20 Setembro, 2014 at 12:21
Cherba, acho ao Dias Ferreira e ao Manuel Fernandes não foi um puxão de orelhas ou uma reguada.
Foi mesmo uma cabeçada e um rotativo. Muito bem. É assim que tem de ser.
Mexem com o nosso clube, não se ficam a rir.
Sobre a entrevista, normal … ao seu estilo. Já disse aqui que podia (digo eu …) evitar pormenores relativos aos jogadores ou à táctica, falando mais no geral, mas ele é mesmo assim. Esclarece aquilo que entende mesmo que não lhe perguntem.
E sim, é um presidente com uma visão de adepto, mas sabendo o que se passa lá dentro ao contrário de 99% de nós. E isso, faz dele um presidente do caralho.
Aliás, o seu trabalho fala por si.
20 Setembro, 2014 at 12:25
em relação à entrevista ao presidente, o programa da hora do presidente foi só um episódio? é que pediram para enviar perguntas e nunca mais foram respondidas, sendo que o programa foi anunciado como sendo semanal
20 Setembro, 2014 at 13:35
boa questão que também gostava de ver esclarecida.
20 Setembro, 2014 at 13:39
Mensal…
20 Setembro, 2014 at 13:42
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeahoradopresidente_210814_130810.asp
20 Setembro, 2014 at 17:12
merci!
20 Setembro, 2014 at 17:17
cheers!
20 Setembro, 2014 at 15:16
Fiquei com a ideia que a Hora do Presidente era um programa mensal, não o que se passou ontém, esta entrevista já estava gravada, a Hora do Presidente é ao vivo, pelo menos foi o que entendi.
20 Setembro, 2014 at 12:31
Boa tarde, Caros Tasqueiros.
Vi a entrevista do Presidente com um misto de sensações: por um lado, acho muito bem que o mesmo saia em defesa do Grupo de Trabalho, nestes tempos mais conturbados (discordando, no entanto, da forma); por outro, fiquei a pensar se esta táctica de comunicação/imagem é para manter, e se é adequado o Presidente do SCP vir fazer periódicos “pontos de situação” da equipe de futebol (quanto a este ponto, mantenho o que já disse: não é função para o Presidente do Clube)…
Confesso que não gostei da entrevista. Em primeiro lugar porque a mesma, tendo em atenção o seu objecto, só vem contribuir para a visibilidade da crise de resultados da equipe de futebol sénior e, necessariamente, colocar (ainda) mais pressão sobre o plantel e equipe técnica relativamente ao próximo. Em segundo lugar porque o Presidente não deveria (IMHO) pronunciar-se sobre os comentários de paineleiros alegadamente afectos ao SCP. É matéria que deveria estar “abaixo” do Presidente do SCP.
E, em terceiro lugar, e mais importante, por ter inelutavelmente (IMHO) baixado as espectativas desportivas. O Presidente por mais de uma vez referiu que o Projecto é “potenciar jovens atletas com talento”, “a valorização de jovens jogadores”. É claro que referiu que “no fim do campeonato se fazem as contas, etc., etc,. Mas a tónica foi aquela.
Não que discorde dela. Muito pelo contrário. Atendendo ao estado financeiro do SCP o futuro próximo será exactamente esse: valorizar para vender para amortizar/cumprir obrigações. Mas a verdadeira “bipolaridade” de que tanto se fala é exactamente esta: se o Projecto é (e bem!) “a valorização de jovens jogadores”, por que a conversa de “candidatos ao título” e “pole position”? Obviamente um coisa não exclui necessariamente a outra. Mas o Presidente não as colocou em plano de igualdade. Ou próximas. Referiu claramente qual o Projecto.
A política de contratações surge assim bem mais explicada.
SL
20 Setembro, 2014 at 16:00
Livramento
“só vem contribuir para a visibilidade da crise de resultados da equipe de futebol sénior ”
portanto, vamo-nos esconder debaixo de uma pedra, até esta “crise” passar???
somos SCP, ou somos o que??
escondermo-nos em tempos de crise, foi feito por alguns, nos ultimos anos, e depois apareciam com solucoes, pongois, purovoc`s, ou niculae`s que nem podiam jogar…
as crises enfrentam-se, nao se escondem…
20 Setembro, 2014 at 12:33
É ganhar no Domingo e o resto são fait-divers.
20 Setembro, 2014 at 13:46
Exatamente!!! 3 pontos no domingo…
20 Setembro, 2014 at 12:35
O Preseidente ao contrário do que já vi hoje escrito em alguns locais, fez bem em defender em individualizar e falar em Mauricio, vai defender o jogador, porque ele tem um erro desculpavel não é um portento de técnica, se tem metido o pé bem não se passava nada, mas tem de ser defendido pois quem realmente errou caiu em graça e tudo é desculpável, é do crescimento dizem.
20 Setembro, 2014 at 12:36
Não vi a entrevista, vou comentar com base no que o cherba escreveu neste post e quero focar alguns pontos.
PONTO 1) Jogador caro vs Jogador barato
Pego na frase: “mesmo que um jogador experiente e acima da média custasse cinco milhões, o seu ordenado seria equivalente ao de dez dos jogadores contratados”
Vamos lá perceber uma coisa: tudo depende do jogador contratado e tudo depende de quem são os 10 jogadores em questão para a soma dos ordenados não ser superior à do tal craque.
E sobre este tema há mesmo muito por onde pegar. Façamos uma curta análise tendo por base alguns valores como o do orçamento para a época que é de 25 milhões de euros e o salário de alguns jogadores como Patrício, Miguel Lopes ou Capel (não ponho Adrien aqui porque de facto o Adrien tem sido peça fundamental na nossa equipa).
-Patrício quando renovou com o Sporting, aproveitou o embalo do interesse do porto e conseguiu um mega contrato, julgo que de 100 mil euros por mês, o que no final do ano dá um ordenado superior a 1 milhão…
-Miguel Lopes tem um ordenado de 1 milhão de euros, é mais do que sabido isso.
-Capel recebe também mais de 1 milhão de euros.
Agora o grau de importância de cada um na equipa:
-Patrício é um guarda-redes acima da média, no entanto está longe de justificar o ordenado que tem. É pena que o Jorge Mendes só trabalhe no sentido de colocar cá refugo como o Salomão, Vítor ou André Geraldes e não tenha interesse em promover uma grande venda ao Sporting. Por exemplo, não poderia ter “recomendado” o Rui Patrício ao Mónaco? Por 10 milhões (ou até menos) fazia-se negócio, ficávamos livres de um grande encargo e com pouco dinheiro íamos contratar um bom guarda-redes;
-Miguel Lopes é difícil de colocar face ao elevado salário. É normal que ele não seja parvo e não abdique de 500 mil euros só porque sim. Se a direcção tinha dificuldade em colocar o Miguel Lopes das duas uma:
Hipótese 1: Vendia o Cédric por um valor interessante e ficava com o Miguel Lopes e Esgaio como solução para o lado direito;
Hipótese 2: Emprestava o Miguel Lopes e assumia uma parte do ordenado. A verdade é que o Miguel Lopes ficou por cá e está a receber, por isso não era de todo escandaloso emprestar o Miguel Lopes nas condições que referi.
Só por curiosidade nós fizemos um negócio com o Lyon. Contratámos o Sarr e é estranho o BdC não ter aproveitado o facto do Miguel Lopes ter representado o Lyon o ano passado para tentar incluí-lo no negócio… Por exemplo, pagámos 1 milhão pelo Sarr + 1 milhão por objectivos cumpridos, e se calhar o Lyon abdicava do milhão extra dependente de objectivos e/ou de alguma percentagem do passe com que ficou (15%) se o Sporting emprestasse o Miguel Lopes sem encargos.
-Capel, é uma situação complicada, tem algum nome no mercado mas as equipas que revelam interesse nele não devem achar muita graça ao facto dele receber o balúrdio que recebe. No entanto também acredito que o problema seja da intransigência do BdC ao achar que só o deve deixar sair por um valor a partir de x milhões. Amigo, o Capel está a mais, só o facto dele sair e de não termos de pagar um ordenado daqueles a um jogador que já não passa de um suplente na nossa equipa já é algo muito significativo. À mínima oportunidade deixa-o ir, até porque à medida que o tempo passa o valor do passe desce, ele só tem contrato até 2016.
Pronto, peguei nestes 3 jogadores e podia juntar à equação os ordenados mais singelos (mas que pesam à mesma) como o de Heldon, Shikabala ou Cissé mas vamos fazer a conta a 3 milhões de euros que é o que se está a pagar (mais ou menos) a Rui Patrício, Miguel Lopes e Capel.
Há uns tempos falei aqui de 2 craques ucranianos que acabam o contrato em breve (2015), são eles Konoplyanka e Yarmolenko, 2 jogadores de 24/25 anos e que julgo que recebem tanto quanto um Patrício, um Miguel Lopes ou um Capel. A juntar a isto tudo vive-se uma situação complicada na Ucrânia o que afecta obviamente o campeonato de futebol. Cheira a oportunidade.
Acham que era um investimento de risco? O Sporting em apenas uma época duplicava o valor de investimento. Vejam o caso do Brahimi do porto. Custou 6,5 milhões, no final do ano o porto consegue vendê-lo por bem mais se assim o entender.
Não me venham com a conversa dos Pongolles e dos Elias, senão daqui a nada arranjam uma teoria a defender que todos os jogadores caros são maus jogadores…
Quanto ao valor do passe de cada um, são valores elevados mas com apenas 1 ano de contrato os clubes não podem exigir muito. Com o dinheiro da venda do Patrício e do Capel dava bem para comprar os 2. E com o dinheiro que se tinha poupado no Heldon e/ou Sacko nem se fala (e isto para não ir buscar outras contratações para outras posições quando tínhamos soluções bem credíveis na equipa B).
PONTO 2) O presidente adepto.
Aquela frase sobre o Tanaka não diz mesmo com nada. Qual é a ideia dele ao dizer aquilo? Deixar uma mensagem entrelinhas (na ideia dele poderá pensar que é entrelinhas) ao Marco Silva?
Se ele dissesse isso em privado ao Marco Silva não via qualquer problema, é normal que um presidente e um treinador comuniquem entre si e falem de futebol, o presidente bem lhe podia perguntar (sem nunca tentar impor a sua vontade) porque é que o Tanaka não tem sido opção. E o Marco Silva como empregado do clube lá lhe daria uma justificação, no fundo ia-lhe justificar as suas opções, acho que isso seria normal.
Agora, numa entrevista? Tem juízo.
PONTO 3) A questão da perda de jogadores importantes.
Para além de Dier, que infelizmente mal jogou a época passada, quem é que se perdeu de importante? O Rojo?
É por isso que às vezes penso que o BdC percebe pouco disto… Quando ele for considerado o flop do ano em Inglaterra voltamos a falar sobre o assunto.
Portanto, BdC, nós NÃO perdemos ninguém importante tirando o Eric Dier!
O nosso problema na defesa actualmente deve-se principalmente ao facto de termos um Maurício completamente fora de forma e um reserva do Lyon que chegou e pegou de estaca porque não se renovou com um menino inglês que por cá andava a aquecer bancos.
PONTO 4) A validade do projecto seria a mesma com ou sem Nani?
Como já tinha dito no outro dia, tenho muitas questões sobre o projecto existente. Disse também que me parece que as coisas são feitas ao sabor do vento, prova disso foi a chegada do Nani já com o campeonato a decorrer.
E se Nani não tivesse vindo? A ideia era manter o Rojo, certo? O Rojo ficava, Nani não vinha e valha-nos a verdade a qualidade do plantel não seria a mesma…
O projecto altera-se a cada “janela de oportunidade”? Ficámos com um extremo de grande qualidade apenas porque o Man Utd veio cá buscar o Rojo, mas e se em vez do Man Utd tivesse sido outro clube qualquer? Provavelmente estaríamos a jogar com Capel de um lado e Carrillo do outro porque não teria vindo mais extremo nenhum!
20 Setembro, 2014 at 13:30
Acabei de ver a entrevista. Rectifico a minha opinião sobre a sua declaração acerca do Tanaka. É grave, mas nota-se claramente que não foi dita com segundas intenções, acabou por dar uma opinião pessoal sem querer porque saiu-lhe no embalo da conversa. Foi o que me pareceu mas não devia ter sido dita obviamente.
O que mais gostei foi da malha que deu ao Manuel Fernandes. É um nojento.
20 Setembro, 2014 at 13:56
Bom então retiramos os dois esse ponto. Estávamos a escrever ao mesmo tempo.
20 Setembro, 2014 at 14:38
Põe malha nisso …
20 Setembro, 2014 at 13:53
Vários pontos nessa tua análise carecem de validade.
1- Rorro. Pouco importa a tua opinião sobre o jogador. Era titular indiscutível. Logo é uma perda importante.
2- já foi dito vezes intermináveis que independentemente do rojo, Nani tinha vindo na mesma. 2 negócios independentes. Os únicos que ainda não perceberam isso foram os doydoys.
3- Tanaka. E aqui isto é tão válido para ti como para o Cherba. Um pouco mais dirigido a ti porque não viste a entrevista.
Esta “não polémica” fez-se numa frase em que menciona slimani, Montero e Tanaka. Tudo no mesmo fôlego. Depois disse: bem, Tanaka não que ainda não teve oportunidade mas com certeza virà a ter. Quase de passagem. Se não me engano já a ler os papéis para seguir em frente com a entrevista. Não percebo que impacto isto terá. É uma constatação de facto. Os outros dois PL já jogaram e este terá a sua oportunidade. Que raio…? Isto não é normalissimo?
Para acabar estava à espera que falasses do facto de ter chamado a si a TOTAL responsabilidade. Um ponto que tu vias como fundamental à um par de dias por isso estranho que nem uma menção tenhas feito.
SL
20 Setembro, 2014 at 15:17
Em relação ao ponto 1) não é a minha opinião, são factos. Poderia voltar a falar dos erros e dos lances que nos custaram pontos e eliminatórias, e olha que eram muitos, mas apelo só à tua capacidade de memória para recordar os lances que deram os golos ao porto no Dragão, isto depois de a muito esforço termos conseguido chegar ao empate. Ou então recorda-te lá dos lances contra o benfica para a Taça de Portugal. Enfim, não quero falar muito mais do Rojo, há quem goste dele e tento aceitar embora não compreenda (e juro que já fiz muito esforço para tentar ver o que vêem nele). Podia facilmente fazer uma compilação de 20/30 minutos de erros grosseiros do Rojo ao longo das 2 épocas que esteve no Sporting, desde pontapés do meio-campo, expulsões e comidelas monumentais em que muitas delas resultaram em golo.
Barbosa, quanto ao ponto 2) acredita que o Man Utd não o ia emprestar nas condições que emprestou um jogador com o mercado que o Nani tem.
Cabe na cabeça de alguém isso? É normal que a conversa do BdC seja de que são negócios distintos e até podem ter sido celebrados como tal (e devem porque é mais uma maneira da Doyen ficar a chuchar no dedo), mas a verdade é que o negócio Nani está directamente ligado ao negócio Rojo, só não encontras é o nome do Rojo e do Nani escrito no mesmo documento, só isso.
Tens razão, não me referi quanto ao principal, também ainda não tinha visto a entrevista e por isso mesmo perdi-me com outros assuntos (alguns não assuntos como a questão do Tanaka).
O facto de “chamar a si a responsabilidade” obviamente que me deixa muito satisfeito, não julgava que o fizesse tão depressa, jogou por antecipação e isso revela que anda atento ao que os Sportinguistas dizem e sentem. Assim é da maneira que fica o assunto despachado e os adeptos têm mais tempo para interiorizar a ideia de que treinadores a prazo já era.
Marco Silva é um treinador contratado para fazer parte de um projecto e isso foi esclarecido e foi no fundo o mais importante a reter desta entrevista.
20 Setembro, 2014 at 15:52
Ainda em relação ao Rojo acho que não me fiz entender. Não está aqui em questão o valor ou falta dele como jogador. O presidente falou de jogadores cruciais e gostes ou não o ano passado era titular. Perfilava-se como titular nesta época portanto fazia parte do projecto.
A minha opinião de rojo situa-se algures entre a tua e a do seu maior fã. Positivo mas não é um grande central. Não é um cannavarro e não é um Hugo.
Em relação ao Nani não me espanta que a conversa tenha sido mais fácil por causa do negócio rojo. Daí a concluir que uma sem outra não existia não estou convencido. Foi dito pelo presidente também que haviam outras propostas, inclusive mais vantajosas financeiramente para o jogador e estou em crer que para ele o coração falou mais alto. Prova disso é que o contrário era possível. Ou seja o Rojo ia na mesma e o Nani tinha ido para outro clube.
Finalmente em relação ao assumir de responsabilidades falo nisso porque ( e não foi só nisso) parece-me que só faltou mesmo dizer o teu nick. Foi uma resposta directa ao teu comentário no outro dia. Cada vez mais me convenço que o presidente também aqui passa com alguma frequência. Já começam a ser algumas coincidências.
E se eu te disser que me pareceu que o parte da frustração foi sem dúvida uma palavra dirigida ao Diogo e ao Sampaio por exemplo…
SL e aproveito porque ainda não o tinha feito, para saudar o teu regresso. Podemos não estar sempre de acordo mas os argumentos que usas são ponderados e regra geral pertinentes.
20 Setembro, 2014 at 14:05
Ponto 1) E esses jogadores vinham para o Sporting porquê? Com salários à volta de 2.5 M€/ano… Achas que eles não estão a renovar para vir para o Sporting quando têm os grandes clubes europeus atrás?
Mesmo que isso fosse possível a estratégia não é essa!
O ponto 4 é muito pertinente e gostava que fosse esclarecido…
20 Setembro, 2014 at 15:35
Vinham para o Sporting porque o Sporting é o Sporting, um histórico muito mais respeitado que um Dnipro ou um Dinamo Kiev e que compete na prova máxima a nível europeu que é a Liga dos Campeões. Talvez essas razões tenham chegado para convencer o Nani, e o Nani tem mais estatuto no futebol que o Konoplyanka ou o Yarmolenko juntos.
Os ordenados são de 2,5 milhões? Duvido que sejam tão elevados.
Pelas notícias que encontrei sobre o assunto fala-se que o Yarmolenko recebe 750 mil euros por ano e o Konoplyanka cerca de 15.000 libras por semana, o que no final do ano, e em euros, dá um valor pouco inferior a 1 milhão.
20 Setembro, 2014 at 20:41
Os 2.5 M€ é o valor que se fala que vão ganhar… http://www.italianfootballdaily.com/yarmolenko-can-bring-roma/
O Nani veio porque é Sportinguista e o Sporting teve um negócio com o united!
Podes esquecer esses jogadores porque já têm muito mercado e a nossa política não é essa.
20 Setembro, 2014 at 15:56
Primeiro, devias tu perceber que os jogadores contratados, são os contratados agora e não os que para o teu “negócio” teríamos que vender.
De resto, parei de ler quando no teu “negócio” vendes o Rui Patrício (que consideras acima da média) por 10 milhões ou menos e por pouco dinheiro compras um bom guarda-redes.
20 Setembro, 2014 at 16:11
Sinceramente, e não leves a mal, não percebi muito bem o que quiseste dizer.
20 Setembro, 2014 at 17:17
“….tudo depende de quem são os dez jogadores em questão…”
– São os jogadores contratados este ano.
No teu “negócio” começas logo por vender os “outros”.
Era suposto trocares os 10 contratados por outros 3 .
20 Setembro, 2014 at 18:01
Não, não era suposto trocar todos os 10 por 2 ou 3. Nada disso.
Houve contratações com as quais concordo como Rabia, Paulo Oliveira, Rosell ou Tanaka. Já expliquei os motivos num post anterior.
Agora pega na calculadora e soma Sarr (1 milhão), Jonathan Silva (2,6 milhões), André Geraldes (500 mil euros), Slavchev (2,5 milhões), Sacko (1 milhão) e até deixo de fora destas contas o Ryan Gauld que custou 4 milhões para pelos vistos andar a jogar na equipa B quando a equipa claramente necessita de um número 10, necessidade que já tinha ficado bem evidente na época passada.
O total dá 7,6 milhões (sem ter em conta o tal dinheiro extra pelos objectivos cumpridos pelo Sarr). Para todos esses jogadores haviam jogadores na equipa B que assentavam muito bem no tal projecto que se diz de “aposta na formação”. Falo de Tobias, Mica, Esgaio (que já lá está), Wallyson e Podence ou Gelson ou ainda o júnior Matheus com quem não se renovou contrato…
Com a venda de jogadores como Patrício e Capel pelo menos 10 milhões conseguiam-se.
Relembro-te que o actual plantel tem 30 jogadores, o ideal eram 25 ou nem tanto porque existe a possibilidade de recorrer à equipa B. O número de jogadores de ambos os plantéis (principal e B) também dava que falar…
Portanto, só aqui “descobrem-se” cerca de 18 milhões que seriam canalizados para 1 guarda-redes e 2 extremos (que era a minha sugestão). Aposto contigo que sobrava dinheiro.
20 Setembro, 2014 at 18:44
LaS : O que tem sido falado e foi abordado ontem na entrevista pelo Presi, foi as contratações feitas e quais poderiam ter sido.
Não tem nada a ver com vender outros jogadores do plantel.
Foi só isso que quis dizer.
20 Setembro, 2014 at 20:46
Gauld 2.7M€ por 80% do passe!
20 Setembro, 2014 at 22:40
+ 1 milhão de libras pelos restantes 20% pagos em 2 prestações…
21 Setembro, 2014 at 1:16
A não ser que tenhas informações privilegiadas, faltou-te a palavra “podendo”.
Podendo o Sporting adquirir os restantes 20%….
21 Setembro, 2014 at 7:27
Não, não tenho informações privilegiadas.
Apenas acho que se esse tal milhão de libras não chegar a ser gasto é sinal que o “mini-Messi” não correspondeu às expectativas e então aí podes considerar somente os 2,7 milhões de euros que foram para o lixo.
E como eu quero acreditar que o Gauld é craque, contabilizo o valor total do negócio correspondente aos 100% do passe.
21 Setembro, 2014 at 11:19
LaS : Desculpa que te diga, mas se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta. De coisas reais, não disseste nada. Nem o Gauld nos custou 4M nem podíamos ter ido às compras com dinheiro que não tinhamos.
21 Setembro, 2014 at 12:08
Quem leu o meu comentário percebe que falei em 7,6 milhões gastos em 5 jogadores e desses 5 jogadores nem entra o Gauld, por isso estares a querer levar a conversa para o milhão de libras que o Sporting vai gastar para comprar os restantes 20% do passe é mesmo de quem não percebeu ou não quer perceber o que escrevi.
Eu não inventei dinheiro, o Sporting gastou mesmo quase 15 milhões (fora os extras por objectivos dos jogadores…) e desses 15 milhões eu considero que pelo menos 7,6 milhões foram gastos em jogadores que pouco valor acrescentam ao plantel a curto prazo e que haviam soluções bem credíveis na nossa equipa B que, possivelmente, nunca terão oportunidade de integrar o plantel principal.
Depois falei no facto de haver ordenados bem chorudos dentro do plantel pagos a jogadores que não justificam tal vencimento. E “sugeri” que os colocássemos no mercado para conseguir uma folga de cerca de 3 milhões no orçamento para a época que permitia então, com mais facilidade, pagar aos tais “jogadores caros” que recebem bem. A juntar a isto o Sporting encaixaria um valor perto de 10 milhões pela transferência desses jogadores (Rui Patrício e Capel) e os 10 milhões vêm por contas simples e por baixo, tendo por base o preço de mercado de cada um. Era uma situação duplamente vantajosa.
No fundo sinto que acabei de me repetir, bastava dizer para releres o meu comentário, mas pronto…
Olha, não te sei explicar melhor que isto, se não entenderes paciência, é que infelizmente não tenho jeito para o desenho.
21 Setembro, 2014 at 15:33
Uma vez que o que está em discussão são os jogadores que comprámos ( com o dinheiro que havia) e os que deveriamos ter comprado , não precisas de desenhar nada.
Se eu te contasse o que fazia com o dinheiro que não tenho, até coravas!
20 Setembro, 2014 at 12:42
A propósito alguem viu a entrevista que deu à mesma hora na RTP Informação, onde a parte surreal foi quando o entrevistado respondeu que um dia poderia voltar ao Sporting
20 Setembro, 2014 at 13:36
Não vi nem sei quem foi, mas pelo teor do comentário já deu para perceber que é algum iluminado…
20 Setembro, 2014 at 13:38
Isso demonstra bem o estado de alucinação a que chegou essa besta…
O que dá mesmo para rir, mas rir até chorar, é quando o BURRO teimoso diz que o seu ‘patrono’, o mendes da fruta, nunca interferiu nas convocatórias… E que quem as fez foi ele, o BURRO. Sim sim, conversa para limpar a miserável imagem que esta besta foi construindo, assente em… “pés de barro”…
Que foi ele que fez as convocatórias já todos sabiamos, agora quem é que lhas “encomendou” isso deixo ao critério da imaginação de cada um…
Em suma, uma entrevista que pretendia limpar a imagem de um miserável que se vendeu aos poderes corruptos que mandam e querem continuar a mandar na FPF, e que depois de “mastigado e engolido” por aquela máquina foi “regurgitado”… E é assim que o via quando saiu do SCP e como o vi quando entrou na selecção e como o vejo agora e como verei para sempre. Um triste, um BURRO teimoso…
20 Setembro, 2014 at 13:45
Ok, já fiquei elucidado sobre quem foi o entrevistado. Sem comentários…
20 Setembro, 2014 at 13:03
Boa entrevista no tom e conteúdo (Tanakices à parte) e mais uma vez a Comunicação Social a extrapolar conclusões para dividir os Sportinguistas.
A equipa ataca melhor que com o LJ, contudo defende pior e embora ache que o João Mário deva entrar no 11, a forma como têm sido feitas algumas críticas ao André Martins são manifestamente desproporcionadas (até porque ele não tem jogado na posição 8, que é a sua posição).
Marco, acredita nos jogadores (tenham 17 ou 35 anos, a qualidade não tem idade) que a equipa cresce.
Podemos fazer mais melhor e vai ser já contra os de Barcelos.
SPOOOOOOOOORTING
SL
20 Setembro, 2014 at 13:40
Ias muito bem, até que “…a forma como têm sido feitas algumas críticas ao André Martins são manifestamente desproporcionadas (até porque ele não tem jogado na posição 8, que é a sua posição).”…
Pronto, derrapaste e saiste da estrada…
20 Setembro, 2014 at 15:30
Miguelavz, não precisamos da «Comunicação Social a extrapolar conclusões para dividir os Sportinguistas» basta ler todos os comentários aqui da Tasca, sobre a entrevista do Pres. para constactar isso.
20 Setembro, 2014 at 21:00
Confesso que demorei um pouco a aquecer para a necessidade de retirar AM do onze inicial mas parece-me que é altura de testar a titularidade de João Mário.
Já agora, seria interessante se nos despreocupássemos com a vitória final na taça de liga e usássemos a competição para chamar talentos da B a jogar com os da A.
Jogar para a vitória é claro mas muito mais com o olho na integração de valor da B na A do que em levantar a taça no fim do ano. Que se lixe a taça da liga. Não compensa nada em relação aos troféus principais, mas pode ser um meio de gerar em competição uma colaboração mais próxima entre a B e a A.
20 Setembro, 2014 at 13:11
Gostei e nao gostei de algumas coisas que o Bruno disse, mas o mais importante tem de ser ganhar amanha para dar tranquilidade e confianca aos jogadores.
Carrillo e Nani vao por o Fredy a marcar ja amanha!!!
SPOOOORTING
SL
20 Setembro, 2014 at 13:14
Agenda de fim de semana (prolongado):
Sábado
– Futebol (Juniores): Sporting-dartacões (17h – Sporting TV)
– Futsal: Belenenses-Sporting (18h – sem transmissão e à porta fechada)
Domingo
– Futebol (Iniciados): Sporting- Oeiras (11h – Sporting TV)
– Futebol (Seniores): Gil – Sporting (18h – stream tv 🙂
2ª feira
– Futebol: Sporting B – Freamunde (16h – Sporting TV)
Não há Andebol nem Hóquei (no primeiro caso, porque a selecção está a fazer jogos de preparação, e no segundo porque a Liga só começa a 4 de Outubro com um dartacões-Sporting)
20 Setembro, 2014 at 13:21
Olha a falta de sintonia e a ingerência do presidente…
«Precisamos de uma vitória com alguma urgência» – Marco Silva
Na conferência de imprensa de antevisão à visita ao reduto do Gil Vicente, o treinador dos leões confessou que o Sporting precisa «de uma vitória com alguma urgência», de forma a subir os níveis de confiança da equipa.
«Vamos reagir amanhã e dar a resposta que teremos que dar que é somar os três pontos. Não gosto de me agarrar à sorte ou ineficácia. Somos um conjunto. Somos uma equipa. Mas nós sabemos que contam as bolas que entram. Contam as bolas vitórias», começou por responder aos jornalistas, Marco Silva.
O técnico dos verdes e brancos reconheceu que o empate registado frente ao Maribor, a contar para a Liga dos Campeões, causou algumas mossas, mas procurou desvalorizar o erro da dupla de centrais que tanta tinta fez correr. «Compreendo o alarido mas o jogo não se resumiu a esse lance», afirmou, acrescentanto, no entanto, que a equipa precisa de regressar aos triunfos o quanto antes.
«Precisamos com urgência de uma vitória para que os níveis de confiança subam», reconheceu Marco Silva. Porém, o treinador da turma de Alvalade afastou a ideia de «jogos de tudo ou nada». No seu entender, é ainda muito cedo para se falar nisso.
12:50 – 20-09-2014
20 Setembro, 2014 at 13:24
(continuação da conferência de imprensa de Marco Silva)
Na mira do Sporting estão os encontros com o FC Porto e o Chelsea mas o treinador dos leões recusou antever, para já, esses duelos. Para Marco Silva, o mais importante é que a equipa concentre-se a cem por cento na deslocação a Barcelos, a casa do Gil Vicente.
«Temos que colocar todo o nosso foco e forças no jogo de amanhã. Eu vi o último jogo do Gil e eles deram uma resposta positiva. Nós queremos vencer. Por isso, pensamos é no amanhã e não no Porto, ou no que vem a seguir. Teremos que pensar jogo a jogo», afirmou o técnico leonino.
Quando questionado sobre eventuais alterações para a partida com os gilistas, Marco Silva disse que não iria adiantar absolutamente nada até à hora do jogo. Para regressar a Lisboa com os três pontos na bagagem o treinador do Sporting apontou a estratégia: «Temos que ser equipa desde o primeiro minuto e estar em alerta às transições que o Gil fará no terreno.»
20 Setembro, 2014 at 13:41
” Da mesma forma que o Manuel Fernandes diz que os jogadores não prestam, também eu poderia dizer que ele é o pior comentador desportivo a defender o Sporting”
20 Setembro, 2014 at 14:10
E o pior funcionário que passou pelo Sporting…
20 Setembro, 2014 at 14:45
Por acaso é (falando de sportinguistas, claro).
Bate o Dani e o Fernando Mendes.
20 Setembro, 2014 at 14:49
O Dani é sportinguista?
20 Setembro, 2014 at 15:25
Sempre ouvi dizer que sim …
20 Setembro, 2014 at 13:43
falta de sintonia e ingerência do presidente – parte 3:
Marco Silva: «Palavras de Bruno de Carvalho foram positivas»
Bruno de Carvalho garantiu, sexta-feira, em entrevista à Sporting TV, que a estrutura leonina está sólida apesar dos resultados abaixo do esperado. O presidente do Sporting assegurou que o lugar de Marco Silva “não está em perigo” e o técnico gostou do que ouviu.
“É positivo. O presidente não falou só do treinador, falou do grupo, e disse que tinha confiança. É sempre positivo, ainda para mais sabendo que o resultado não foi o esperado”, afirmou este sábado em conferência de imprensa.
20 Setembro, 2014 at 13:59
Cherba, faço das tuas palavras, as minhas palavras… como sempre uma “posta” sensata e a meter algum travão nos nervosismos que vai na nossa massa adepta. O PROJETO é de 4 anos e só foi “adiantado” pela brilhante época passada posterior à “horribilis” época do 7º (até me custa a dize-lo porra) lugar. Vamos com calma. Eu, tal como o amigo Max, por sermos mais velhos que a maioria (estou a caminho dos 50 anos), e como o Max deve se lembrar, estivemos 18 anos sem ganhar um campeonato, e mesmo assim, ano após ano enchiamos o antigo estádio José de Alvalade sempre com muito orgulho e esperança e alegria. O que eu quero dizer aos meus amigos, é que temos de ter calma e não deixem de acreditar porque tudo (Projeto inclusive) está numa fase embreonária e até fazendo uma analogia, estamos a “semear” com boas “sementes” que darão de certeza absoluta Bons Frutos no futuro. Ser do Sporting e sentir o Sporting é mesmo ser diferente dos outros, não vestissemos nós de verde, a cor da esperança. E tenho quase a certeza absoluta que vamos ganhar ao Gil, dar uma resposta cabal à altura do nosso grandioso clube, O MELHOR DO MUNDO, O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. SL
20 Setembro, 2014 at 14:24
Amigo…”esta pressa” é também fruto do tempo…
As pessoas agora “querem o amanhã…ontem”…!!
Esquecem-se que “é necessário dar tempo ao tempo…”
Nós durante muitos anos, tinhamos que adquirir tudo com muito esforço e “deixávamos” que as coisas crescessem…agora não…
Habituados “às criações in vitro…ou no aviário”…ninguém “consegue” paciencia para deitar uma semente à terra, vê-la nascer, crescer, fazer-se árvore…e colher o fruto…!!
Com o nosso Sporting “fomos obrigados” a ter de “arripiar caminho”…
Deixámos de poder passar na prateleira do supermercado …para colhermos os melhoes frutos…
Faltou-nos…aquilo com que se compram os melões…!
Então,,,foi necessário…: “mexer” a terra…”partir” a s leivas…”deitar” a semente…”passar” com a água…
E a semente “germinou”…”saiu” da terra…”começou ” a crescer frágil,,,mas “verdinha”…
E agora as plantas “estão viçosas”…nos seus ramos já se “conseguem ver” os frutos…
Mas cuidado…não os apanhem verdes…que “fazem os dentes botes…”…
Vamos “arrancando” as ervas daninhas…vamos “pudando” se necessário…
Mas “não arranquemos” as plantas pela raiz…”ou perdemos” toda a colheita…
Para os que percebem tanto de agricultura…como eu percebo de treinador…
Fiz-me entender…??
Então vamos lá a ter um pouco de mais calma…!!
Abraço e SL para todos/as…
20 Setembro, 2014 at 14:27
Palavras sensatas Max. Abraço
20 Setembro, 2014 at 15:41
Faltou o sachar para que as ervas daninhas não sofoquem a futura colheita. Aqui o pessoal quer tudo para ontém e não dá tempo ao tempo. É o «descasca pessegueiro».
20 Setembro, 2014 at 14:17
O que interessa mesmo são os 3 pontos no domingo!!!
De resto foi uma entrevista dentro do normal de BdC…defende os seus até ao fim “atacando” qualquer um!
20 Setembro, 2014 at 14:26
Definitivamente o BC deve sair do banco. Se havia dúvidas, esta entrevista dissipou-as todas. Já basta a pressão externa do universo leonino em cima do MS, não é preciso ter o presidente ao seu lado no banco.
Gostei do timming da entrevista e do seu conteúdo, apesar de achar que não devem ser banalizadas. Era bom ouvir Inácio e Virgilio também.
A atitude do Manel Fernandes é incompreensível. O Clube está acima das pessoas. O mesmo Clube que nunca lhe fechou uma porta. Foi jogador, capitão, adjunto, treinador, diretor desportivo, etc.
Se ele deu muito ao Clube, também o Clube lhe deu tudo. Mesmo hoje, se é comentador (e não deve receber pouco) deve-o ao Sporting. Outros não tiveram a mesma sorte. O Damas, que foi talvez o maior Sportinguista que conheci, esteve anos sem receber um convite, a apodrecer aqui no Carcavelinhos. E nunca, repito nunca teve uma palavra contra o seu Clube do coração nos jornais ou na televisão. Até nos cafés – vi eu – quando a mulher criticava os dirigentes do Sporting por não lhe darem trabalho, o Damas não abria a boca e sofria em silêncio.
20 Setembro, 2014 at 14:27
Grande Cherba, é por posts destes que eu venho à Tasca!!! Como se diz aqui no burgo : bubida (bebida) para todos, pago eu!! 😛
SL
20 Setembro, 2014 at 14:33
Olá Leões.
Vamos abrir os olhos…….falamos muitas vezes dos manhãs, mas estes manhosos do jogo são bem piores. Há muito tempo que este jornal do Porco, não faz outra coisa senão minar o Sporting. Ja no tempo das escutas foram apanhados a fazer notícias encomendadas. Desde que o BC assumiu o SCP que não fazem outra coisa. Temos de minar estes gajos. Fora com ele de Alvalade. Fight and resist…….
20 Setembro, 2014 at 14:43
O que é que esperamos da “biblia” dos tripeiros, é que já não é de agora… mas cada um acredita no que quer, e as fontes vindo de onde vêm!… Façam como eu, não os leio. Vejo e/ou oiço a Sporting TV e leio o jornal do Sporting. SL
20 Setembro, 2014 at 15:29
Pois, a comunicação.
Mais que na frequência, parece-me que se impõe uma afinação nos timings.
Se há assuntos que pela sua natureza aconselham sigilo até que estejam concluídos, ou que a informação seja filtrada (estou a pensar nas negociações com jogadores ou agentes, ou na auditoria em curso), há outros em que acho fundamental que os contornos e objectivos sejam comunicados clara e atempadamente, porque a gestão das expectativas dos adeptos é igualmente fundamental para que os objectivos sejam alcançados (as bases para a construção do plantel são o exemplo dado no post, mas estou a lembrar-me da informação relativamente escassa disponibilizada no lançamento da Missão Pavilhão).
Não tenho reservas quanto à clareza da informação que é finalmente disponibilizada, mas em alguns casos (como os referidos), ela parece surgir para conter os danos que a sua ausência ameaça provocar.
O comentário sobre o Tanaka-san: o presidente disse o que eu penso. Mas eu não sou presidente…
20 Setembro, 2014 at 15:29
Ronaldo é incrível … enfim … que golo.
20 Setembro, 2014 at 15:36
Então o do James … porra …