Regra geral, estou-me marimbando para teorias que considero parvas. Mesmo quando me irritam um bocado. Tento relativizar – afinal, estamos a falar de teorias parvas –, muitas vezes acabando por virar-lhes as costas com um sorriso irónico. Uma dessas teorias que, de quando em vez, alguém resolve atirar ao vento para ver se se espalha, é a de que eu (e a Tasca, por consequência) sirvo de caixa de ressonância da actual direcção do Sporting. Lá está, irrita-me. Mas, depois, penso nas caixas de comentários, penso nos “hoje escreves tu”, penso nisto e penso naquilo e vejo que o parvo sou eu, por preocupar-me por algo tão descabido. Aliás, um dos segredos do sucesso da Tasca é, precisamente, a liberdade de expressão.
Mas, actualmente, este tipo de acusações tem-me dado que pensar. E porquê?, perguntam vocês. Porque, e é o que sinto, parece-me que o que de bom se fez na época passada levou a que muitas pessoas acreditassem que o trabalho estava feito e, agora, era sempre a aviar. E fez com que muitas pessoas, maioria delas de forma involuntária, se esquecessem do vespeiro em que estamos metidos. Se preferirem, fez com que muitas pessoas se esquecessem que o Sporting continua a ser aquele clube que todos dizem que faz falta ao futebol português, mas que quase todos tentam f… lixar à primeira oportunidade (e à segunda e à terceira).
Vamos por partes, então. Tu já olhaste para o que se passa na comunicação social? Já reparaste que o Sporting não tem peso nessa mesma comunicação social? Três diários desportivos. Um, O Jogo, tornou-se no jornal oficial do fcPorto. Nos tempos do Carlos Freitas ainda iam sendo o mais bem informado sobre o que se passava em Alvalade (tal como aquele blogue dos pitosgas do mercado, que ainda não digeriram o facto da torneira ter secado), mas, neste momento, não há chamada de capa sobre o Sporting que não seja para envenenar, mesmo que deturpando a informação. Tudo o resto, é uma propaganda ao reino azul e branco, chegando-se ao caricato de, hoje, se destacar os 20 remates feitos contra o Boavista (mandem o Lo Patego subir à torre e contar os que o Sporting fez desde o início da época). Pouco importa o ridículo, importa é passar a mensagem que a máquina do dragão está em pleno.
Rumamos a sul e temos A Bola e o Record. E, aqui, os casos são tantos que isto seria o post mais longo da história da blogosfera. Vou, por isso, resumir-me a factos recentes. O Benfica faz uma exibição de merda e é beneficiado pela arbitragem, no Bessa, e o que é que nos dão a ler? Campeão de fato-macado; uma equipa que sabe sofrer; vitória arrancada a ferros, fruto de enorme luta. Entretanto, o Benfica está perto de ser enxovalhado, em casa, pelo Zenit. E o que é que nos dão a ler? As declarações de Jesus e Vieira, cuspindo elogios para os olhos dos adeptos. Que tinha sido incrível aquele apoio, coisa nunca vista! Propaganda no seu esplendor. Este fim-de-semana, em que a máquina lampião parece ter estado ao melhor nível (acabando em superioridade numérica nos juniores, na equipa B e na equipa principal), faz-se de conta que nada se passou. Afinal, o campeão, que devia ter ficado reduzido a dez quando perdia 0-1, fez uma fantástica cambalhota no marcador, o Jesus diz que foi à campeão, os adeptos são novamente perfeitos e o Julio Cesar é um gajo com pé tão quente que os encarnados já estão na liderança.
Depois, temos aquele fantástico tema de debate: os clubes portugueses não apostam na formação. E, pasme-se, quando se resolve chamar a atenção para o trabalho que é feito nesse sentido… pois é, promovem-se manéis. Dão-se capas a jogadores medianos, mas bem agenciados; pede-se a chamada à selecção de gajos que nunca na vida lá terão lugar ou de outros que, ao fazerem dois bons jogos de azul já deviam ser o motor da renovação. Certa noite, Henrique Calisto teve a coragem de dizer que as selecções deviam agradecer ao Sporting o trabalho que tem feito. Toda a gente ouviu, só nós comentámos. Há meia dúzia de dias, o Sporting entrou na Champions com 1, 2, 3, 4, 5, 6… seis titulares formados na Academia! Depois, ainda entraram João Mário e Mané. E se olharmos para esta época, do lote de 17 jogadores mais utilizados por Marco Silva, oito são formados pelo Sporting e apresentam condições pala ser a base da renovação da selecção. Alguém sublinha isso?
Continuemos. Tu já olhaste para o que se passa nos chamados programas de debate futebolístico, que ocupam cada vez mais horas nos diversos canais televisivos? Eu confesso que não sou capaz de olhar. Primeiro, tenho pouco tempo. Segundo, quando resolvo dedicar cinco preciosos minutos a uma dessas peixeiradas, fico a morder-me todo por não ter oportunidade de, pelo menos uma vez, enxovalhar os participantes que defendem as cores rivais. Mas não é isto que interessa. Interessa, isso sim, que em sete ou oito programas do género, tens dois ou três paineleiros que se mostram capazes de defender o Sporting. Os outros, ao contrário do que seria de esperar, estão ali para mamar o deles ao final do mês (e é coisa para chegar aos cinco mil euros) e se tiverem que ser os primeiros a apontar o dedo ao Sporting, são. Gajos que deviam defender o clube dos ataques semanais, acabam a dar razão aos abutres adversários. É normal? Não, de todo.
Avancemos para o terceiro foco comunicacional: as redes sociais, plataforma incontornável no que toca ao universo futebolístico e que facilmente chega aos visados. Chocou-me e estou a ser sincero, o número de Sportinguistas que andaram a enxovalhar o Marco Silva. Aliás, nem foi preciso a comunicação social fazê-lo. Pior, foi sentir que alguns dos que escreviam que o treinador não comia as rabanadas em Alvalade, pareciam fazê-lo com enorme prazer. A isto se juntam as ofensas (não críticas) a vários dos nossos jogadores, num cocktail que quase parece ter sido colocado no shaker pelo Manha. Obviamente que todos nós temos direito a opinar. E a criticar, de preferência de forma construtiva. Arrasar alguns dos nossos (gostem ou não gostem, são eles os nossos neste momento) como se fossem inimigos é inaceitável!
Enquanto uns vivem para a crítica fácil, outros vivem para os likes. Posts com perguntinhas de caca (quem que é achas que chuta melhor? gostaste do jogo? tens saudades deste jogador?), muita imagem, um vazio de ideias e de interesse. E se for preciso, porque isto importa é ter likes, ainda se linkam as notícias mais polémicas lançadas pelos sites da pasquinagem. Depois, quando devíamos tomar atenção a pormenores interessantes, não tomamos (ou não valorizamos, se assim preferirem). Por exemplo, os maiores profissionais da área dizem que o mais importante no facebook é a taxa de interação (número de likes, comentários e partilhas por fã da página). Sabias que o Sporting tem a segunda maior taxa de interacção do mundo entre páginas de desporto e/ou clubes, só sendo superado pelo Corinthians? Não sabias ou, se sabes, estás-te literalmente a cagar, porque a única coisa que interessa é comparar o número de likes com as páginas de fcp e slb. E ainda há aqueles momentos asquerosos como, por exemplo, publicar-se uma foto da ondaverde com o Sportinguista no Vietnam e logo alguém comentar «enviem para lá o Marco Silva que é uma merda!». Resta saber se é pura estupidez, o resultado de uma vida frustrante ou se se trata de mais um daqueles tarefeiros, alguns com as quotas em dias, que andam pela blogosfera e pela internet a tentar instalar o caos.
Eu olho para este cenário e pergunto: o que é que falta para percebermos que temos de ser nós os primeiros a defender o Sporting? Que temos de ser nós a valorizar as plataformas de comunicação com as nossas cores (jornal, canal, redes sociais)? Que temos de ser nós a deixar a primeira palavra de incentivo, quando as coisas correm mal? Que, se gostamos de afirmar «o Sporting somos nós!», não podemos ser um dos maiores focos de instabilidade? Não, não estou a pedir-te para seres acrítico. Estou a pedir-te para parares um pouco. E perguntares a ti mesmo, se tens tratado bem aquele que cantas ser o teu grande amor?
22 Setembro, 2014 at 16:13
Muito bem!
22 Setembro, 2014 at 16:13
A carapuça não me serve, não sendo isento porque acredito no projecto para o Sporting e tenho fé que resulte, também sei ver que não é perfeito e tem falhas aqui e ali.
Mas objectivamente a recuperação do SCP, no futebol, modalidades e financeiramente é algo perto do espetacular, ah e com a tv do clube.
Por isso todas as actuais criticas como o empate com o Maribor (fora), sendo certo que o clube esteve ausente da champions por 4 anos, veio do pote 3 soam a ressabiamento.
SL
22 Setembro, 2014 at 16:19
Green,
pouco me interessa oferecer carapuças. Ficava feliz se, efectivamente, o pessoal parasse para pensar.
22 Setembro, 2014 at 16:20
Mas há carapuças que assentam tão bem em certas cabeças ou “cornos” se preferires.
eh eh eh
22 Setembro, 2014 at 16:15
ahah pois é Cherba.
A liberdade e o anonimato numa caixa de comentários tem muito que se lhe diga.
22 Setembro, 2014 at 16:15
Grande post! Enorme! Tanta merda que dizemos de cabeça quente e que seria evitada se fizéssemos essa pausa!
22 Setembro, 2014 at 16:22
na mouche …. acritica nunca-!!!!! porque ensinaram me a pensar desde pequenina e a ter opiniao em tudo ( as vezes infelizmente) !!!!! mas sim tem razao em muito do escreve …já o disse aqui os piores inimigos do SPORTING são mesmo Sportinguistas !!!!!!!!!
22 Setembro, 2014 at 16:24
Ficou a faltar um elemento na equação.
Propaganda de opinião gerada por €uros de entidades que vivem na sombra.
Mas pronto, eu habitualmente aos fins de semana ando nu na rua a proclamar conspirações, por isso…
22 Setembro, 2014 at 16:26
podes acrescentar tu esse elemento. Quando mais informação, melhor.
22 Setembro, 2014 at 16:25
Já o disse, e repito, não vejo mal algum de que a Tasca sirva de caixa de ressonância da actual direcção do Sporting.
Só criticarei esse facto se porventura tal se tornar em desinformação (segundo a minha forma de pensar). E essa crítica será tão somente uma crítica pois cada um faz o que quiser com a sua pila.
Mas caixa de ressonância, ou não, de vez em quando, sempre nmmo, saem uns posts com umas frases que são de lascar.
Devolvo a pergunta,
Já perguntaste a ti mesmo, se tens tratado bem aquele que cantas ser o teu grande amor?
22 Setembro, 2014 at 16:28
já. E, com toda a subjectividade inerente, creio que o saldo é bastante positivo.
22 Setembro, 2014 at 16:40
Agradeço a resposta. E se consideras que o saldo é positivo é porque no apuramento desse saldo te apareceram (segundo o teu juízo) alguma(s) parcela(s) negativa(s).
»Fair enough«.
22 Setembro, 2014 at 17:50
era o que me faltava achar-me imaculado…
22 Setembro, 2014 at 16:26
Alguém tem link para a Sporting TV?
22 Setembro, 2014 at 16:36
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
22 Setembro, 2014 at 16:27
“Sabias que o Sporting tem a segunda maior taxa de interacção do mundo entre páginas de desporto e/ou clubes, só sendo superado pelo Corinthians?”
Uau, não sabia 🙁 e pensar que alguns andaram num peditório desenfreado para infestarem o FB de merda para chegarem aos 2M de likes…
Grita SPORTING!!!!!
22 Setembro, 2014 at 16:27
havia um anuncio que dizia “se eu não gostar de mim quem gostará”
Eu digo… “se não formos nós a gostar do sporting quem gostará”
Eu não sou “yes man” critico… e não concordo com tudo o que a direcção do sporting faz… mas critico internamente aqui na tasca… quando converso com amigos, ou colegas, o Sporting é o melhor do mundo, a direcção é a melhor… defendo e defenderei sempre o Sporting até ao fim!
Se nós não defendermos o Sporting quem defenderá?
Se nós não apoiarmos as nossas equipas e modalidades quem apoiará?
Se nós não confiarmos nos nossos atletas que confiará?
Se nós não cantarmos até ao último segundo quem cantará?
Se nós não nos unirmos que nos unirá?
Vamos lá… O Sporting somos nós!!!
22 Setembro, 2014 at 16:32
Concordo contigo Cherba, nos momentos seguintes ao empate com o Maribor li aqui coisas que por mais refudido que um Leão pudesse estar nunca as devia escrever. Como já aqui tinha escrito num post anterior, não devemos passar cheques em branco a ninguém mas dar tiros nos próprios pés tb não porque há demasiados fdp para os quais nós não passamos de um alvo e que tentam a todo o custo acertar na nossa mouche.
22 Setembro, 2014 at 16:32
Redes sociais? Há casos e casos, mas detesto essa merda do facebook! Não tenho perfil nisso, nem nunca tive.
Quanto ao treinador, meu RICO Marco Silva! Só quem não percebe nada de futebol vai atrás dos lugares comuns de que é outro Paulo Fonseca. Méééé. Não sabem o que temos ali. Deus queira que a sua cláusula de rescisão seja grande…
22 Setembro, 2014 at 16:33
Eu, já algum tempo que decidi:
– Não leio nem compro nenhum dos 3 pasquins.
– Não acedo a blogs de porcos, carnides e ressabiados.
– Não vejo programas de “debates” desportivos na TV, nem sequer aqueles em que o nosso representante nos defende bem
– Leio o jornal do Clube.
– Vejo a Sporting TV (Tem paciência Maria -a minha…)
– Leio quase tudo na Tasca e participo de vez em quando.
E quanto a desporto estamos conversados!
22 Setembro, 2014 at 16:38
Faltou dizer, (não sou acrítico) que depois dos últimos anos de tragédia de gestão, enquanto o saldo desta Direcção for francamente positivo, não me apetece nem acho justo, criticá-la.
22 Setembro, 2014 at 21:53
Idem «««««»»»»»»».
22 Setembro, 2014 at 18:16
tudo o que eu teria para escrever, escreveste tu.
é caso para dizer que tiraste-me as teclas do teclado 😉
22 Setembro, 2014 at 16:35
Simplesmente genial…
22 Setembro, 2014 at 16:36
Parabéns Cherba!!!
Grande post.
22 Setembro, 2014 at 16:36
Mais do mesmo, uma dose de vitaminas que dura poucos dias, logo voltam as criticas e o crucificar de nomes no placard dos piores ou dos que não têm categoria para vestir a nossa camisola, ou que nem na B merecem jogar, etc. Alguns destes adeptos fazem o “favorzinho” de serem eles próprios a fazer o papel dos rivais.
Já agora, para não fugir às minhas criticas, nem um 4-0 satisfez alguns que por aqui andam. Penso mesmo que ganhando por 10-0 haveria sempre alguém que diria que A ou B não esteve bem e que não merece jogar de verde e branco.
22 Setembro, 2014 at 16:37
De tudo isto, caro Cherba, sabes o que me mete mais nojo e revolta? Não são as constantes deformações e branqueamentos da verdade, em prol do benfica ou porto (com todos os exemplos que dás , desde a “fantástica exibição do benfica contra o Zenith” – foi a exibição excelente ou o apoio que a cobriu? – até à “magnífica e guerreira exibição do porto com menos 1 contra o recem promovido do campeonato nacional de seniores)…não!…
…o que mais me enoja e revolta é ver constantemente na televisão e nos jornais a nossa “inteligentsia” comentadeira futebolística, menosprezar, escamotear e negligenciar pornograficamente o ORGULHO que é ter um clube COM 6 JOVENS DA FORMAÇÃO NO ONZE TITULAR E TER A HONRA E TOMATES DE OS APRESENTAR (ESSES 6 MAIS 2 OU 3) NA LIGA MILIONÁRIA DE CLUBES!! O CLUBE QUE MAIS JOVENS DA FORMAÇAO APRESENTA NESTE MOMENTO NA EUROPA!
E, no seguimento, enoja-me ver programas em que os paineleiros falam do “FRACASSO DA FORMAÇãO EM PORTUGAL” dando apenas como exemplo da excepção…o Ruben Neves (!!!)
Mas, Caro Cherba, mais do que criticar, arrasar, indignar e revoltar com essa realidade, é tentar perceber como e porquê a ela chegámos? Como é que nós, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, perdemos tanto espaço mediático e deixámos a ignorancia, a perfídia e a manipulação tomarem conta da comunicação social, e sempre em aberta confrontação com o nosso clube.
Fala-se muito dos ROCs e companhia, mas continuo a não ver na nossa TVe jornais quem dê o real murro na mesa e diga em alto e bom som: “ó meu grande mentecapto, o SPORTING É A INSTITUIÇÃO DESpORTIVA QUE MAIS VALORIZA O ATLETA PORTUGUÊS! OUVIU, MINHA BESTA’!!?”
E, se assim fosse, tu nunca terias que fazer um post sobre o Manel Fernandes…porque com uma acertada e assertiva política de gestão mediática, os Manéis Fernandes comentadores nunca existiriam.
22 Setembro, 2014 at 16:39
Faz como eu, programas desportivos só na Sporting TV. Como se costuma dizer “o que os olhos não veem o coração não sente.”
22 Setembro, 2014 at 16:40
porra, esqueci-me desse pormenor da formação! era das coisas que queria ter escrito! tenho que começar a apontar as ideias, antes de dispará-las 🙂 vou ver se consigo encaixar
22 Setembro, 2014 at 16:47
Não encaixes, faz um novo só dedicado À formação!
22 Setembro, 2014 at 16:52
depois reforço!
22 Setembro, 2014 at 16:57
é que é um porMAIOR! 😉
22 Setembro, 2014 at 22:01
E não é só no futebol. O Sporting é um clube formador por excelência em todas as modalidades. Somos mesmo os maiores, se dúvidas ainda houvessem!
23 Setembro, 2014 at 14:30
Este assunto interessa-me bastante, pois à muito que acho que a CS é grande responsavel pela desvalorisaçao da marca Sporting e o desinvestimento dos nossos adeptos.
Isso que tu disseste da politica de gestao mediatica, podes explicar melhor? Sempre pensei que o facto de sermos 3 milhoes de consumidores era a nossa unica arma e de dificil utilisaçao.
Obrigado de avanço.
22 Setembro, 2014 at 16:40
Por acaso, ou não, espero ver esclarecidas algumas dúvidas que “coloquei” a quem de direito, sobre como agir a nível da comunicação social que tanto mal nos tem feito. Espero que chegue a “hora” da resposta… 😀
22 Setembro, 2014 at 16:40
Este Tobias é um senhor na defesa!
22 Setembro, 2014 at 16:45
Podence: Speedy Gonzalez.
22 Setembro, 2014 at 16:48
Gosto dos dois putos dos juniores! Grandes centrais!
22 Setembro, 2014 at 16:53
Também gostei…vi 2 jogos (Nacional e Maribor) e metade do contra os lampiões e gostei do que vi…
22 Setembro, 2014 at 17:00
Sim, mas estou a falar do Tobias 🙂 muita segurança com a bola nos pés. Rápido. Bravo. Tem tudo para vir a ser um grande central.
22 Setembro, 2014 at 16:42
Somos um clube plural, Bipolar e que neste momento se divide em 3 facções…os ultra-presidente que dizem bem de tudo e que tudo o que faça está bem, os ultra-contra-presidente que tudo (ou quase tudo) o que faz está mal feito (e ainda inventam coisas que não faz para atacar) e pessoas que gostam acima de tudo do Sporting e que gostam de umas coisas e que não gostam de outras…Por isso…há de tudo!
Eu vou ser exactamente como sempre fui…adoro o nosso presidente e pelo respeito que tenho por ele direi sempre que acontecerem coisas que não gosto! Percebo o que dizes porque muitas vezes vi (irritado) um ou outro ultra-anti-presidente pegar numa critica que faço e transforma num ataque violento e extrapola para coisas estúpidas! Eu percebo tudo isso mas no dia em que deixar de dizer o que penso…deixo de dizer de tudo! Por isso por enquanto a minha opção é ir dizendo o que penso…no dia em que achar que não devo dizer o que penso…desligo…
22 Setembro, 2014 at 16:45
Por falar em Sporting C.P., os B estão a jogar em casa e em cima do intervalo está 0-0 com o freamunde!
Alguém sabe se está a dar na Sporting TV? E qual o 11 inicial?
SL
22 Setembro, 2014 at 16:46
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
22 Setembro, 2014 at 16:50
Welcome back!
22 Setembro, 2014 at 16:53
ando há uma semana para enviar-te um e-mail, para saber se está tudo bem. Folgo em ver-te (e espero que esteja tudo bem, obviamente)
22 Setembro, 2014 at 16:55
Tudo bem.
Thanks
22 Setembro, 2014 at 16:59
Ahhhhhhh leão! Bem vindo!
22 Setembro, 2014 at 16:55
Sim está a dar SCP tv acabou agora a primeira parte.
Tobias está em grande nível , Wallyson que pé esquerdo , passes com régua e esquadro isolou Gauld e Cisse, Mica jogo aguerrido , Miguel Lopes a procura da melhor forma , Podence irrequieto , Gauld o jogo não tem passado por ele , falhou um golo isolado. Cisse terceiro central da equipa adversária.
Podíamos estar a ganhar , Slachev e Sacko nem no banco de suplentes acho que era uma boa oportunidade para os jogadores irem ganhando rodagem.
22 Setembro, 2014 at 16:45
Notas ao intervalo (0-0):
Tobias: seguro a defender, rápido a dobrar Mika mas a revelar dificuldades na saída de bola em virtude de jogar no lado esquerdo do centro da defesa;
Gauld: passou completamente ao lado desta primeira parte. Jogou a “8” e não se encontrou em campo. Iuri foi sempre o elo de ligação do meio-campo ao ataque e chocou muito com a suposta zona de intervenção do escocês;
Dramé: alguns bons apontamentos. De salientar uma jogada “à Messi” no início de jogo. Faltou uma finalização à altura da sua arrancada.
Podence: o melhor do Sporting no primeiro tempo. Rápido e bastante atrevido. Esteve mais activo na esquerda mas também se viu noutras zonas a tentar desequilibrar.
Cissé: fraquinho. Pouco combativo, nunca serviu de apoio aos alas. Exige-se mais a um ponta-de-lança.
22 Setembro, 2014 at 16:52
o podence é um talento enorme. espero que ele continue a crescer e nunca pare de dar o litro, mas já anseio em vÊ lo em acção num palco maior que a 2a liga
22 Setembro, 2014 at 16:48
Cherba, devo dizer-te que hoje depois de ter passado de manhã aqui pela tasca e ter lido um comentário de alguém que mencionou ter ficado agoniado com o que leu num blogue Sportinguista, o camarote leonino, tive curiosidade de ir ver o que se passa por outras bandas e devo dizer que fiquei chocado( e não sou nenhum menino) com o que li. Só de pensar que há Sportinguistas a pensar daquela forma, chegando a chamar o BdC de lampião,faz-me pensar se serei eu a estar enganado ou se o mundo está cheio de idiotas, mesmo de verde e branco.
22 Setembro, 2014 at 16:51
nao vás lá que ainda apanhas doenças. Eu passei por lá aquando do anúncio dos resultados económicos e consequente acção contra antigos dirigentes e todos os meus comentários foram banidos, comentários esses onde eu apenas pedia que me esclarecessem porque continuam a idolatrar os dirigentes croquetes
22 Setembro, 2014 at 16:49
mais nada
22 Setembro, 2014 at 16:53
Hoje dei mais um tratamento ao meu amor!
Comprei a Gamebox Champions!
22 Setembro, 2014 at 16:53
Granda Skuhravy!!
Parabéns!
22 Setembro, 2014 at 16:55
Já vais poder ver o Celsius a apanhar 2 na pá.
22 Setembro, 2014 at 17:10
Celsius e o Porco!
22 Setembro, 2014 at 16:58
E para castigo, na Sexta ainda pagas uma rodada! 🙂
22 Setembro, 2014 at 17:01
Já fechaste a janela? Não tens medo das melgas? Isso em tua casa à noite deve ser só melgas.
22 Setembro, 2014 at 17:05
Ehehehehehehe.
A minha zona é chique. Não há melgas. 😛
22 Setembro, 2014 at 17:12
Um esforço financeiro de cada vez!!!
22 Setembro, 2014 at 17:13
Combinado! Então para teu castigo, pago eu! 🙂
22 Setembro, 2014 at 16:53
João Mário
22 Setembro, 2014 at 16:54
Os odiadores vão odiar. 🙂
Topo. Eu parei para pensar (não hoje) e acho que tenho zelado positivamente. Tirando o fenómeno “incompetência”, que não fui eu que escrevi, mas sim o meu amigo imaginário, acho que tenho defendido o momento com alguma garra. Faltam-me apurar as milícias de rua, mais fortemente, mas de resto sinto-me bem. Lá em casa, a última vez que vi os programas referidos, foi num domingo de febre pa xuxu, em Dezembro último. E também me vai ao nervo. Como não tenho forma de falar e mandá-los para o caralho, opto por não ver absolutamente nada.
E a cena da tasca ser um veículo de propaganda, podes crer que não é só a ti que te enerva. A mim enerva-me a rodos, principalmente sendo eu um cliente habitual do estabelecimento. As pessoas não conseguem distinguir entre ódios de estimação e a capacidade para pôr as coisas em perspectiva. É isto que eu acho.
22 Setembro, 2014 at 16:59
Cherba, em relação à formação, ontem na TVI24 o Pedro Sousa falou nisso, mas a lampionagem de serviço (Rui Parvalhão Braz e Errado Parvalhés) foi logo a correr abafar.
22 Setembro, 2014 at 18:57
Pedro Sousa é dos poucos a ter uma análise coerente e lógica no comentário. E apesar de ter um processo contra o Sporting devido ao despedimento da direcção de comunicação tem defendido com rigor o que se passa.
22 Setembro, 2014 at 17:01
Acabadinho de ouvir na SportingTV: aquele miúdo, lateral esquerdo, daqui a uns dois anos vai estar a treinar com a equipa principal do Sporting.
Mas ninguém disse ao nosso comentador que o Mica já fez a pré-época este ano?
Hoje é o primeiro jogo que estou a ver relatado na SCPtv e não estou a achar muita piada… parece amador e super propagandista… Não gosto!
22 Setembro, 2014 at 17:32
acho que ele se estava a referir ao defesa esquerdo dos júniores
22 Setembro, 2014 at 17:45
Se assim foi faço mea culpa, mas apercebi-me que era de facto do Mica que ele falava…
22 Setembro, 2014 at 17:02
Se há coisa em que a minha consciência está tranquila é a este respeito.
22 Setembro, 2014 at 17:04
Vê lá se dás um pouco de descanso ao Cédric… hehehehe
22 Setembro, 2014 at 17:07
Já não gosto do Cederico.
O JOAO diz que ele anda na meninas…. 🙁
22 Setembro, 2014 at 17:08
Hahahahaha quem o CAGÃO?
22 Setembro, 2014 at 17:09
Sim….
Não anda?!!?!??!?!?!?!?!?!
😛
22 Setembro, 2014 at 17:11
Não sei Maria… 🙂
22 Setembro, 2014 at 17:12
Tá. Vou ver se encontro no google, então….
22 Setembro, 2014 at 17:03
não conheco outros blogues mas so do nome ” camarote ” lembra me a coisa de barcos que vão ao fundo e entre outras coisas tipo o circo …..não vou nem sequer me preocupo em ir nem o que essa gente escreve … chega me ter de ilucidar certas pessoas que por questões de idade e de conhecimento papam tudo o que há na comunicação social e faço o bem …explico lhes tudo o que há para explicar as vezes ( muitas delas perdendo a paciencia ….. mas faço o pelo amor ao Sporting …confesso que nao era socia antes do Bruno de carvalho ( fui em tempos quando o meu pai era vivo ) mas depois de 17 anos de ditadura golfista disse para mim mesma ..se este senhor ganha faço me socia compro box e este ano até ja dei para o pavilhão … o Homem tem defeitos tem …faz tudo bem ? não, apesar de ter so pecado numa coisa ( é impulsivo como eu , quando de alguma forma lesam ou tentam lesar o SPORTING O Homem vira um leão …porra mas alguem duvida que ama o Sporting ???????
22 Setembro, 2014 at 17:14
O bloguer do Camarote é deficiente.
Chega a ter até 20 respostas aos posts!!! 10 são dele…
22 Setembro, 2014 at 17:17
E likes ao próprio?
22 Setembro, 2014 at 17:17
camarote tambem podia ser quase de casa de modelos duvidosas 🙂 sei la soa me mal … qaundo boa beirã gosto de uma bela tasca !!!!! sempre se pode beber uns finos com uns belos tremoços 🙂 e um bom vinho !!!!!!
22 Setembro, 2014 at 17:04
Concordo com o texto do Cherba. Faz sentido. Criticar construtivamente deve ser aplaudido porquanto o futebol é de paixões.
Por outro lado…
Digamos… que nesse blog citado acima – escrevi exactamente o contrário da premissa.
22 Setembro, 2014 at 17:05
Paulo Oliveira deveria ter sido titular hoje, assim como André Martins, os jogadores que estão sempre na calha nunca deveriam parar. Slavchev nem A nem B
22 Setembro, 2014 at 17:13
A comunicação social é de facto vergonhosa. Não tenho paciência para os programas de debate clubístico. É uma conversa de café que passa na tv.
Sou sócio, tenho gamebox, votei BC, sou um acérrimo defensor da formação leonina (viram este fds aquele triângulo Nani-Adrien e João Mário?), comento na tasca, não assobio jogadores nossos.
Acho brutal a recuperação a vários níveis que tem sido feita (não só financeira!) neste mandato. O clube estava minado. Nem sempre estou de acordo com todas as opções tomadas e as críticas que pontualmente faço parecem me construtivas.
Respondendo à pergunta…acho que sim Cherba!
Ps- Comecem a pensar em arranjar espaço para Tobias e Podence irem aparecendo na A…
22 Setembro, 2014 at 17:17
Golo do Freamunde. Falha incrível do Luis Ribeiro.
E agora tira o Podence e deixa o apagadíssimo Gauld???
22 Setembro, 2014 at 17:17
O meio-campo da selecção nacional do mancini vai ser William-Adrien-João Mário-Reinaldo-Nani. E é isto. Estão a imaginar?
22 Setembro, 2014 at 17:18
Golo do Freamunde
22 Setembro, 2014 at 17:20
Mais um… falha de Miguel Lopes
22 Setembro, 2014 at 17:26
Mas só fala porque tem de estar ali, onde é que estava o Sambinha que é o central direito?
22 Setembro, 2014 at 17:27
falha
22 Setembro, 2014 at 17:18
Sporting B a perder. Substituições:
out: Iuri e Podence
In: Enoh e Fokobo
😉
22 Setembro, 2014 at 17:20
0-2. Responsabilidades para o Miguel Lopes agora.
Muitas falhas defensivas e falta de nível do treinador. Fomos!!
22 Setembro, 2014 at 17:31
Aquele Fokobo parece um maestro… hahahahah
22 Setembro, 2014 at 17:20
Boa tarde leões.
Antes de mais Cherba, os meus parabéns pelo excelente post.
Concordo em muito com o que disseste e realmente quem AMA O NOSSO SPORTING, sofre a bom sofrer.
Acredito no trabalho da nossa direção e no vosso trabalho aqui na tasca, sitio onde aprendi a me informar realmente do que se passa na realidade verdadeira do nosso Clube.
Cumprimentos SPORTINNNGGG