Regra geral, estou-me marimbando para teorias que considero parvas. Mesmo quando me irritam um bocado. Tento relativizar – afinal, estamos a falar de teorias parvas –, muitas vezes acabando por virar-lhes as costas com um sorriso irónico. Uma dessas teorias que, de quando em vez, alguém resolve atirar ao vento para ver se se espalha, é a de que eu (e a Tasca, por consequência) sirvo de caixa de ressonância da actual direcção do Sporting. Lá está, irrita-me. Mas, depois, penso nas caixas de comentários, penso nos “hoje escreves tu”, penso nisto e penso naquilo e vejo que o parvo sou eu, por preocupar-me por algo tão descabido. Aliás, um dos segredos do sucesso da Tasca é, precisamente, a liberdade de expressão.
Mas, actualmente, este tipo de acusações tem-me dado que pensar. E porquê?, perguntam vocês. Porque, e é o que sinto, parece-me que o que de bom se fez na época passada levou a que muitas pessoas acreditassem que o trabalho estava feito e, agora, era sempre a aviar. E fez com que muitas pessoas, maioria delas de forma involuntária, se esquecessem do vespeiro em que estamos metidos. Se preferirem, fez com que muitas pessoas se esquecessem que o Sporting continua a ser aquele clube que todos dizem que faz falta ao futebol português, mas que quase todos tentam f… lixar à primeira oportunidade (e à segunda e à terceira).
Vamos por partes, então. Tu já olhaste para o que se passa na comunicação social? Já reparaste que o Sporting não tem peso nessa mesma comunicação social? Três diários desportivos. Um, O Jogo, tornou-se no jornal oficial do fcPorto. Nos tempos do Carlos Freitas ainda iam sendo o mais bem informado sobre o que se passava em Alvalade (tal como aquele blogue dos pitosgas do mercado, que ainda não digeriram o facto da torneira ter secado), mas, neste momento, não há chamada de capa sobre o Sporting que não seja para envenenar, mesmo que deturpando a informação. Tudo o resto, é uma propaganda ao reino azul e branco, chegando-se ao caricato de, hoje, se destacar os 20 remates feitos contra o Boavista (mandem o Lo Patego subir à torre e contar os que o Sporting fez desde o início da época). Pouco importa o ridículo, importa é passar a mensagem que a máquina do dragão está em pleno.
Rumamos a sul e temos A Bola e o Record. E, aqui, os casos são tantos que isto seria o post mais longo da história da blogosfera. Vou, por isso, resumir-me a factos recentes. O Benfica faz uma exibição de merda e é beneficiado pela arbitragem, no Bessa, e o que é que nos dão a ler? Campeão de fato-macado; uma equipa que sabe sofrer; vitória arrancada a ferros, fruto de enorme luta. Entretanto, o Benfica está perto de ser enxovalhado, em casa, pelo Zenit. E o que é que nos dão a ler? As declarações de Jesus e Vieira, cuspindo elogios para os olhos dos adeptos. Que tinha sido incrível aquele apoio, coisa nunca vista! Propaganda no seu esplendor. Este fim-de-semana, em que a máquina lampião parece ter estado ao melhor nível (acabando em superioridade numérica nos juniores, na equipa B e na equipa principal), faz-se de conta que nada se passou. Afinal, o campeão, que devia ter ficado reduzido a dez quando perdia 0-1, fez uma fantástica cambalhota no marcador, o Jesus diz que foi à campeão, os adeptos são novamente perfeitos e o Julio Cesar é um gajo com pé tão quente que os encarnados já estão na liderança.
Depois, temos aquele fantástico tema de debate: os clubes portugueses não apostam na formação. E, pasme-se, quando se resolve chamar a atenção para o trabalho que é feito nesse sentido… pois é, promovem-se manéis. Dão-se capas a jogadores medianos, mas bem agenciados; pede-se a chamada à selecção de gajos que nunca na vida lá terão lugar ou de outros que, ao fazerem dois bons jogos de azul já deviam ser o motor da renovação. Certa noite, Henrique Calisto teve a coragem de dizer que as selecções deviam agradecer ao Sporting o trabalho que tem feito. Toda a gente ouviu, só nós comentámos. Há meia dúzia de dias, o Sporting entrou na Champions com 1, 2, 3, 4, 5, 6… seis titulares formados na Academia! Depois, ainda entraram João Mário e Mané. E se olharmos para esta época, do lote de 17 jogadores mais utilizados por Marco Silva, oito são formados pelo Sporting e apresentam condições pala ser a base da renovação da selecção. Alguém sublinha isso?
Continuemos. Tu já olhaste para o que se passa nos chamados programas de debate futebolístico, que ocupam cada vez mais horas nos diversos canais televisivos? Eu confesso que não sou capaz de olhar. Primeiro, tenho pouco tempo. Segundo, quando resolvo dedicar cinco preciosos minutos a uma dessas peixeiradas, fico a morder-me todo por não ter oportunidade de, pelo menos uma vez, enxovalhar os participantes que defendem as cores rivais. Mas não é isto que interessa. Interessa, isso sim, que em sete ou oito programas do género, tens dois ou três paineleiros que se mostram capazes de defender o Sporting. Os outros, ao contrário do que seria de esperar, estão ali para mamar o deles ao final do mês (e é coisa para chegar aos cinco mil euros) e se tiverem que ser os primeiros a apontar o dedo ao Sporting, são. Gajos que deviam defender o clube dos ataques semanais, acabam a dar razão aos abutres adversários. É normal? Não, de todo.
Avancemos para o terceiro foco comunicacional: as redes sociais, plataforma incontornável no que toca ao universo futebolístico e que facilmente chega aos visados. Chocou-me e estou a ser sincero, o número de Sportinguistas que andaram a enxovalhar o Marco Silva. Aliás, nem foi preciso a comunicação social fazê-lo. Pior, foi sentir que alguns dos que escreviam que o treinador não comia as rabanadas em Alvalade, pareciam fazê-lo com enorme prazer. A isto se juntam as ofensas (não críticas) a vários dos nossos jogadores, num cocktail que quase parece ter sido colocado no shaker pelo Manha. Obviamente que todos nós temos direito a opinar. E a criticar, de preferência de forma construtiva. Arrasar alguns dos nossos (gostem ou não gostem, são eles os nossos neste momento) como se fossem inimigos é inaceitável!
Enquanto uns vivem para a crítica fácil, outros vivem para os likes. Posts com perguntinhas de caca (quem que é achas que chuta melhor? gostaste do jogo? tens saudades deste jogador?), muita imagem, um vazio de ideias e de interesse. E se for preciso, porque isto importa é ter likes, ainda se linkam as notícias mais polémicas lançadas pelos sites da pasquinagem. Depois, quando devíamos tomar atenção a pormenores interessantes, não tomamos (ou não valorizamos, se assim preferirem). Por exemplo, os maiores profissionais da área dizem que o mais importante no facebook é a taxa de interação (número de likes, comentários e partilhas por fã da página). Sabias que o Sporting tem a segunda maior taxa de interacção do mundo entre páginas de desporto e/ou clubes, só sendo superado pelo Corinthians? Não sabias ou, se sabes, estás-te literalmente a cagar, porque a única coisa que interessa é comparar o número de likes com as páginas de fcp e slb. E ainda há aqueles momentos asquerosos como, por exemplo, publicar-se uma foto da ondaverde com o Sportinguista no Vietnam e logo alguém comentar «enviem para lá o Marco Silva que é uma merda!». Resta saber se é pura estupidez, o resultado de uma vida frustrante ou se se trata de mais um daqueles tarefeiros, alguns com as quotas em dias, que andam pela blogosfera e pela internet a tentar instalar o caos.
Eu olho para este cenário e pergunto: o que é que falta para percebermos que temos de ser nós os primeiros a defender o Sporting? Que temos de ser nós a valorizar as plataformas de comunicação com as nossas cores (jornal, canal, redes sociais)? Que temos de ser nós a deixar a primeira palavra de incentivo, quando as coisas correm mal? Que, se gostamos de afirmar «o Sporting somos nós!», não podemos ser um dos maiores focos de instabilidade? Não, não estou a pedir-te para seres acrítico. Estou a pedir-te para parares um pouco. E perguntares a ti mesmo, se tens tratado bem aquele que cantas ser o teu grande amor?
22 Setembro, 2014 at 17:27
Hoje e com quase 20 anos de atraso juntei-me finalmente à grande família que é o Sporting tornando-me sócio e logo com gamebox! Sonho de vida cumprido
22 Setembro, 2014 at 18:00
Boa Farnerud. Parabéns e bem vindo!
22 Setembro, 2014 at 21:45
Parabéns Farnerud 🙂
22 Setembro, 2014 at 17:27
Eu concordo. Critico quando tenho de criticar, mas o pessoal abusa. Ao ponto de antes de colocar qualquer crítica aqui, pensar 10 vezes e tenho de escolher muito bem as palavras. Senão um qq ressabiado vai aproveitar e começar a disparar merda.
Critiquem sim, mas façam críticas construtivas. E mais importante que criticar, é apoiar sempre os nossos. Eles lêem os blogs porra!
SL
22 Setembro, 2014 at 17:35
D.
”…..Feliz e realizado, e se hoje estou aqui do outro lado do mundo e por vcs,q sempre deram a vida por mim,sempre me ensinaram a ser educado,a respeitar o próximo,a ter Humildade e nunca desistir de nada na vida, e sempre ir até o final! Nada e nem ninguém irá fazer eu desistir dos meus sonhos. Batalhas,pessoas maldosas querendo te jogar lá pra baixo,…..”
22 Setembro, 2014 at 17:28
chiça… os putos não andam a dar uma para a caixa… (solto eu assim como quem só acompanha, e mal, os scores dos últimos jogos)
22 Setembro, 2014 at 17:30
Peço desculpa mas não me revejo minimamente neste tipo de comentários na nossa tv.
Primeiro foi a história do Pato Donald e do Luisinho, Zezinho… (por causa dos nomes de alguns jogadores do Freamunde). Que falta de nível!!
E agora, mais grave no meu entender, dizer que desconfia da cor vermelha do árbitro. Uma coisa somos nós, adeptos, a dizer isso; outra são comentadores que, gostamos nós, tentem ser o máximo isentos possíveis. Se criticamos (e correctamente) os de carnide, pois então não podemos agora fazer orelhas moucas só porque é na nossa casa.
Sinceramente, envergonha-me este tipo de comentários!!
22 Setembro, 2014 at 17:32
Estou de acordo contigo… só lhe faltava um copo de três e estava na tasca…
Quer ser engraçado para cair em graça,,, a verdade é que lhe fica mal enquanto comentador desportivo!
22 Setembro, 2014 at 17:45
Eu farto-me de rir com o Carlos Dolbeth, tem um estilo parecido com o Jorge Perestrelo e não tem papas na língua…
22 Setembro, 2014 at 17:32
Esta equipa B tem qualidade para dar mais. Claro que o objectivo das B’s é continuar a formação dos jogadores vindos dos juniores.
Mas tem de haver objectivos intrinsecos à competição, ser campeão, ser a melhor equipa B etc.
Tem de haver uma cultura de vitórias quer na A, quer na B…
Sinceramente ainda não percebi a escolha do Francisco Barão para a equipa B.
22 Setembro, 2014 at 17:34
o miguel lopes upa upa :S e ainda havia quem o queria na A 🙁
22 Setembro, 2014 at 17:37
Eu não estou a ver o jogo, mas o homem não joga há “séculos”.
Querem que entre logo a fazer reviengas à Nani?
22 Setembro, 2014 at 17:46
pode ser!
22 Setembro, 2014 at 17:37
É o primeiro jogo este ano…é normal estar numa forma muito baixa
22 Setembro, 2014 at 17:39
É f$%#$%$# um gajo cair de para-quedas e jogar bem.
22 Setembro, 2014 at 17:44
Olha que nota-se a léguas que é o único com experiência competitiva…. As pernas falharam-lhe agora, mas até tem vindo a fazer um bom jogo
22 Setembro, 2014 at 17:41
Tenho visto os ultimos jogos da B e acho que temos matéria prima para fazer muito melhor. O F.Barão parece estar sempre deprimido….Ontem, na abordagem deste jogo voltou a falar em grandes dificuldades, grande equipa…a adversária,
acho que com este discurso calimero, não transmite confiança à equipa.
22 Setembro, 2014 at 17:43
A equipa B devia ter o mesmo esquema táctico da equipa A, para que possa haver uma evolução natural.
Ainda com pouco tempo de observação vejo:
Luis Ribeiro não foi muito colocado à prova, mas quem tem Rui Patrício, não consegue ver muita coisa noutros GR… não me preocupa, ainda assim!
DD: Miguel Lopes… o que anda este gajo a fazer na B? Será que o Geraldes não precisava mais desse tempo de jogo? Ou é para colocar o ML a ganhar ritmo para um dia substituir o Cedric?
DC: Sambinha, tal como o próprio nome indica, não me leva para jogador da bola… este também não!
Tobias, imperial ao longo deste jogo, concentrado e o empréstimo ao Réus fez-lhe bem!
DE: Mica, grande primeira parte! Na segunda foi menos exuberante, mas também temos aqui um “Nuno Valente” – certinho e fiável, daqueles que qualquer treinador precisa num plantel.
6: Wallyson, este menino tem pés de ouro! Mas sinto que a posição 6 não é a dele!
Fokobo, entrou de uma maneira deprimente… é este o tipo que é o novo WC? Culpa da empresária!
8: Iuri Medeiros, não esteve muito em evidência, nem sequer esteve muito concentrado (lembro-me de uma recarga enviada para a Lua).
10: Gauld, sofre do mesmo problema de André Martins, é um peso pluma no meio de mastodontes! Nota-se que tem jeito e pés para ser algo de especial, mas no jogo muito físico de Portugal ele sofre um bocado!
ED: Dramé, este sabe o que faz! Só não tem oportunidades na equipa principal pelo número (excessivo) de extremos… ainda assim não sei se não faria melhor que Heldon, por exemplo.
EE: D. Podence, cada vez que mete a primeira o miúdo lá vai e ninguém o segura! A observar com mais atenção
Av: Cissé, fraquinho… também porque se perde muito em movimentações sem bola para zonas onde não deveria ir (chegou a vir buscar jogo aos centrais!), mas é um pinheiro, sem o faro goleador. Pena a cláusula de rescisão, mas acho que foi uma aposta falhada.
Enoh, ainda pior que o Cissé, domínio de bola ao nível do Djaló e foi colocado como extremo, onde a sua pouca qualidade ainda mais se verifica!
Estava com curiosidade de ver o Avançado francês Sacko, mas não foi desta…
22 Setembro, 2014 at 17:47
Outra coisa que vejo é medo em rematar… tanto espaço e oportunidade para remates à entrada da área e de meia-distância e nada… parece que querem levar a bola até à linha de golo ao primeiro toque…
22 Setembro, 2014 at 17:48
cissé e enoh’s são ofensas como jogadores do Sporting.. nao têm o minimo de qualidade para vestir a camisola do Sporting seja em que escalão for….
22 Setembro, 2014 at 17:50
Muito boa tarde a todos os tasqueiros.
Parabéns Cherba, pelos excelentes textos que nos tens oferecido aqui na tasca e também, pela forma bastante democrática como tens sabido gerir aqui o burgo, quando comparado com outros blogs de Sportinguistas.
Isto porque tenho tido a curiosidade de ler (ate!!!) o Camarote.
E o record, a bola, o jogo. Talvez porque gosto de me rir um pouco e de me manter informado dos jogos de desinformação que existem à volta. (Quem não o fizer não está preparado para defender da melhor forma o Leão.)
Porque o Sporting somos nós, cabe-nos perceber e até ficar orgulhosos, que em cada ataque que nos desferem, fica bem demonstrado o pavor com que olham para este Clube finalmente com um rumo, um projeto. Com um comandante sempre na linha da frente, dando o peito às balas. É ele perfeito? Claro que não. Estará, tal como a equipa numa fase de aprendizagem? Claro que sim. Merecerá ele e o seu stafe o nosso respeito e admiração? Sempre! Porque para além da bola que não entra, dos pontos que já perdemos e dos que ainda vamos perder, será sempre um orgulho ver este Sporting que tanto amo, ser assim. Diferente. Diferente para melhor. Nos valores, na formação, na raça.
Até porque…
Um Leão só baixa a cabeça, para beijar o símbolo que traz na camisola.
Sportingggggggg!!!
22 Setembro, 2014 at 17:57
Mais um mau resultado da equipa B. Esta área é claramente aquela em que esta direcção tem estado pior. Aí tenho que dizer que foi um erro ter mandado embora o Oceano. O Oceano devia ter regressado à equipa B depois do ingresso do Jardim. A equipa estava muito bem orientada e desde que ele saiu nunca mais teve um rumo. Nem Dominguez, nem Abel, nem o Barão são treinadores para a equipa B. É preciso voltar a orientar isto, porque estamos a falhar aqui.
22 Setembro, 2014 at 17:58
O Sporting B perdeu esta tarde na academia de Alcochete por 0-2 com o Freamunde demonstrando muita falta de soluções, principalmente nos pontas de lança onde Sissé e Enoh são extremamente fracos a nível técnico.
A primeira parte até foi equilibrada com hipóteses de golo para ambas as equipas, mas o segundo tempo revelou a falta de experiência desta equipa B do Sporting, e quando “deu” duas ofertas ao adversário por volta dos 60 minutos, sentenciou a partida.
Com muito boa vontade na análise do jogo só vejo um jogador com algumas hipóteses de ainda este ano ser chamado á equipa principal…Dramé.
Tobias Figueiredo (fetiche de muitos adeptos para ser chamado á equipa principal), ainda tem muito a aprender e de momento não tem capacidade para jogar nos A, pois tanto é capaz de um corte fantástico como de seguida perde a bola de forma infantil.
Ryan Gauld é um corpo estranho nesta equipa que joga um futebol muito directo, passando pouco jogo pelos pés do escocês.
Iuri Medeiros tem de meter na cabeça que neste momento ainda não é nada a não ser um projecto de jogador e deve de se integrar mais no espirito de luta, revela uma postura de cansado desde os primeiros instantes de jogo, parece que está a fazer um frete na equipa B, e quando assim é…a A é apenas uma miragem.
22 Setembro, 2014 at 18:13
Esqueces-te do wallison…e para mim o podence esteve melhor que o dramé!
22 Setembro, 2014 at 18:15
O Podence devido á sua baixa estatura será sempre um daqueles jogadores que, ou será estrela ou será uma promessa constantemente adiada.
O Wallysson tem futebol nos pés mas a equipa A está carregada de bons médios para já.
22 Setembro, 2014 at 18:47
Para mim é a 3 opção para a posição 8: Adrien, André Martins e depois o wallison!
22 Setembro, 2014 at 18:27
Fetiche meu o Tobias, Schmeichel! O Sarr já é um central formado ou ainda tem muito para aprender? O Mauricio farta-se de perder bolas quando está em posse ou é impressão minha?
O Tobias já podia tar perfeitamente na A e ir de vez em quando jogando na B, na minha opinião.
22 Setembro, 2014 at 18:30
respeito a tua ideia Matias, mas não é a minha opinião neste momento, mas espero mudá-la daqui a um ano ou dois, será muito bom sinal.
22 Setembro, 2014 at 18:03
OFF-TOPIC
Alguém sabe se o Portal Sporting (novo site, loja online, etc.) sempre vai estar online em Outubro?
22 Setembro, 2014 at 18:04
– discordo da B ter o mesmo esquema da A… como se as equipas da 2ª liga fossem jogos de treino.
– ou há treino específico para os avançados, para aumentar o rendimento ao Cissé e ao Enoh… ou então temos de procurar outras opções.
22 Setembro, 2014 at 18:09
eu gostava de saber o que fizeram ao Ponde…
22 Setembro, 2014 at 18:11
Ja nao ta lesionado?
22 Setembro, 2014 at 18:15
outro aspecto: 20 cartões amarelos em 8 jogos… ou não metem o pé ou acertam todos os cortes que fazem.
22 Setembro, 2014 at 18:18
a equipa A em 5 jogos tem 16 amarelos.
22 Setembro, 2014 at 18:26
comparando com o Abel:
2013-2014, 8ª jornada, 9 pts, 16 amarelos.
2014-2015, 8ª jornada, 10 pts, 20 amarelos.
22 Setembro, 2014 at 18:12
O Ponde teve uma lesão para 6/8 meses não foi?! No final do ano passado…joelho…não tenho a certeza….
22 Setembro, 2014 at 18:28
é verdade. lesionou-se em Março deste ano. Estava a estranhar o desaparecimento
22 Setembro, 2014 at 23:14
Eu pensava que o ponde era o podence…
22 Setembro, 2014 at 18:10
Excelente post. Tudo dito.
Pensassem todos desta maneira e o SCP nao tinha entrado em morte cerebral nestes ultimos anos.
22 Setembro, 2014 at 18:11
Subscrevo ponto por ponto o post do Cherba. Sou um seguidista acéfalo.
Nem vos passa pela cabeça o tempo que tenho perdido em blogues e redes sociais a tentar remar contra a maré. Como a paciência já me vai faltando, começo a usar uma linguagem mais agressiva, próxima do insulto, para essa cambada de papagaios agoirentos que não perdem uma oportunidade para mandar abaixo a equipa.
E não me fodam: não tenho que ter respeito por abutres. Respeito a opinião alheia, desde que fundamentada. Aos histéricos, que ao mínimo desaire, vêm de imediato pedir a cabeça do treinador ou de jogadores, só tenho uma coisa para lhes dizer: vao pró caralho, cambada de idiotas!
22 Setembro, 2014 at 18:16
Alguém tem noção de quanto é que vão custar os bilhetes para o jogo com o Chelsea?
PS: Para o jogo com o porto já estão à venda!
22 Setembro, 2014 at 18:26
É interessante que pelo facto de se reconhecer que o actual Presidente a sua Direcção têm feito um trabalho notável…depois do descalabro antes acontecido com o empurrão final do GL…se seja acusado de ser seguidista…de estarmos aqui a “branquear” as asneiras do BC (também tem feito algumas, reconheço…)…
A verdade porém que o facto de normalmente se ressaltarem sempre as coisas positivas em detrimento da uma ou outra negativa, até talvez aconteça, pelo facto de os detractores entenderem que tudo o que tem sido feito é negativo e nada há que se aproveite…
Perante essa maneira de entender as coisas, é perfeitamente normal que quem tenha consciencia da situação herdada por BC, “não perca tempo” e desate logo a desancar quem diga que el nada tem feito e o que tem…tem sido mal feito…
Se há coisas que custa escutar, são as injustiças…!!
E já agora Cherba, se o amigo “está assim tão bem relacionado” com a actual Direcção…informe lá…
Que ainda não transferiram para a minha conta bancária…a avença que “tenho a receber…”
“Por só ver” as coisas positivas…!!
Creio que há sportinguistas, que pelo facto de “andarem” tão obcecados em atacar a Direcção de BC…nem se têm dado conta da equipa que temos e do futuro que parece sorrir a quem gota mesmo do Sporting…!!
SL
22 Setembro, 2014 at 18:27
Alem de Miguel Lores, André Martins e Tanaka deveriam ser os jogadores com mais de 23 anos, Paulo Oliveira deveria ter jogado tambem. Os ingleses tem sempre ritmo porque jogam nas reservas.
22 Setembro, 2014 at 18:42
O André Martins não concordo porque tem jogado e o gauld precisa de minutos mas especialmente o tanaka deveria ter jogado!
22 Setembro, 2014 at 18:29
Boa tarde,
Eu concordo com o teu post Cherba mas continua a haver muita coisa mal e eu gostava de deixar aqui duas palavrinhas ( visto que estamos entre sportinguistas ):
1º é deploravel o que se passa no canal do nosso clube nas transmissoes dos jogos, aqueles comentadores sao ainda piores do inicio da merda tv, nao dignificam o clube nem o futebol, é urgente mudar….
2º a nossa equipa B tem que mudar rapidamente ou iremos perder todas as individualidades que la temos, jogadores desmoralizados, sem cabecinha, sem ninguem que os guie, futebol ( aquilo é futebol ? ) do pior que ja se viu, temos jogadores para crescerem mas ninguem que os ensine ou puxe por eles….
Quando a estupidez que grassa nas redes sociais eu sou o primeiro a apontar e criticar a critica facil, nao se deve nem pode por vezes demonstrar aquilo que sentimos publicamente………
ESPINHA
22 Setembro, 2014 at 18:41
Li o teu comentário mas fiquei curioso com uma coisa…Como sabes que : “aqueles comentadores são ainda piores do inicio da merda tv”?!?!
Embora te diga que não gosto dos comentadores da Sporting TV…acho que usas-te a comparação só para chocar…não credito que acompanhasses assim tanto a TV dos lampiões….
22 Setembro, 2014 at 19:09
Eu ha pouco ouvi a apresentadora do jornal falar no Francisco treinador Barão
22 Setembro, 2014 at 18:31
muito bom post Cherba, da minha parte tenho a consciência super-tranquila e é assim que gosto de viver o Sporting, saber que tudo faço para o proteger e promover.
SL
22 Setembro, 2014 at 18:48
Off:
Vejam o The Guardian. Tudo sobre o Jorge Mendes.
22 Setembro, 2014 at 18:51
E um link?
Z
22 Setembro, 2014 at 18:54
Aqui vai meu caro amigo!
http://www.theguardian.com/football/2014/sep/22/-sp-jorge-mendes-agent-third-party-ownership-players
22 Setembro, 2014 at 22:44
Um dos poucos jornais dignos do nome!
22 Setembro, 2014 at 18:55
My bad!
22 Setembro, 2014 at 19:47
Muito bom artigo! As ligações entre agentes, fundos, dirigentes, clubes… uma mina para criminosos.
Jogadores que só renovam se uma % do passe for para o fundo… fundo esse que tem como consultor o agente do jogador… o dirigente do clube provavelmente também vai buscar algum…
Epah, estas sanguessugas conseguiram arranjar um esquema onde mamam de todos os lados. E os clubes na miséria.
Algumas partes relevantes onde o SCP é referido:
“Sporting have told the Guardian that some of these stakes in players were bought by the funds advised by Mendes and Kenyon when the players’ contracts with Sporting were renewed, with Mendes negotiating as their agent. The stakes appeared to De Carvalho’s regime to have been sold as a condition of the players renewing their contracts, which the club argues was a “distortion” and a conflict of interest.
A Sporting spokesman, discussing Mendes’s status as an agent and his involvement with third-party ownership funds, said: “This is a situation that Sporting does not agree with. Mainly in situations where the conditions for the renewal of the players’ contracts depended upon the grant from Sporting of those economic rights.”
Isto são munições para a guerra com a doyen.
SL
22 Setembro, 2014 at 20:05
Acima de tudo fico orgulhoso por o nosso Clube remar contra a maré. Noutro país que não Portugal isto dava para investigar…
SL
22 Setembro, 2014 at 20:14
Sem dúvida, orgulho enorme de cortar com estes cancros.
O tipo orgulha-se de ter participado em 78% do total de valor de transferências do SCP na primeira década deste século. Estávamos bem entregues… e o passivo do Clube sempre a aumentar.
Em Portugal não existe jornalismo de investigação. Digno de 3º mundo.
SL
22 Setembro, 2014 at 20:46
Isto é uma treta.
Os Fundos do futebol são como os Fundos de Investimento, tudo baseado em jersey, gilbraltar, caimão, ninguém sabe quem os gere, ou como.
Para desenterrar bem tudo tinha de ser levantado muito sigilo, que como se sabe é a alma do negócio e tal…
22 Setembro, 2014 at 21:54
vinha aqui “postar” isto.
chamou-me a atenção no blogrol do sitio do javardeiro, no leoninamente
espero que o velho ditado, onde há fumo há fogo, se demonstre e que alguem consiga seguir os sinais de fumo até à verdade!
22 Setembro, 2014 at 18:50
Off-Topic…
Sou só eu quem acha deploráveis os comentários da Sporting TV nos jogos da equipa B?
“Aquilo” é o Fernando Correia que relatava na TSF?
Z
22 Setembro, 2014 at 18:58
Carlos dolbeth
23 Setembro, 2014 at 0:26
Que miséria… mesmo…
Z
22 Setembro, 2014 at 18:54
Eu sei que o assunto nada tem a ver com o post (se o Cherba entender, pode apagar que não me melindra…)…
Mas acho que o assunto versado no texto é apenas “para atacar” a figura imaculada do Jorge Mendes…
O homem alguma vez se meteu em assuntos escuros (escuros, quer dizer dizer …: vermelho…azul…verde -do Rio Ave. claro…-)
in expresso.pt
“Jorge Mendes sob suspeita de violar regulamento da FIFA
Investigação do jornal britânico “The Guardian” revela que o empresário poderá ter violado os regulamentos do organismo máximo do futebol mundial ao colaborar com um fundo de investimento em passes de jogadores.
0
Expresso |
18:06 Segunda feira, 22 de setembro de 2014 Última atualização há 38 minutos
Jorge Mendes surge num prospeto publicado em 2012 como consultor de um fundo que pretendia recolher 85 milhões de euros para investir em passes de jogadores através de Gibraltar, um paraíso fiscal
Jorge Mendes surge num prospeto publicado em 2012 como consultor de um fundo que pretendia recolher 85 milhões de euros para investir em passes de jogadores através de Gibraltar, um paraíso fiscal / Rui Duarte Silva
O empresário Jorge Mendes poderá estar envolvido na angariação de participações em fundos de investimento que detêm passes de jogadores de futebol, violando, alegadamente, os regulamentos da FIFA.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a Gestifute de Mendes surge num prospeto completo, publicado em 2012, como consultor de um fundo que pretendia recolher 85 milhões de euros para investir em passes de jogadores através de Gibraltar, um paraíso fiscal. O fundo em questão – Quality Sports V Investments LP – também estava sedeado em Jersey, outro paraíso fiscal.
No documento com 225 páginas a que o “The Guardian” teve acesso mas que não publica esta segunda-feira, o empresário português, que esteve envolvido em algumas das mais sonantes transferências dos últimos anos, é apresentado como um “consultor que colabora na identificação de jogadores, que estabelece parcerias com clubes em Espanha e Portugal e que tem boas relações com os mais ricos da Europa que acabarão por comprar esses jogadores”.
Os regulamentos da FIFA proíbem os agentes de “deter qualquer tipo de participação e correspondente compensação financeira na transferência futura de um jogador”.
Contactada pelo “The Guardian”, a Gestifute recusou fazer comentários. Uma porta-voz da FIFA foi pelo mesmo caminho não aceitando falar sobre “situações hipotéticas”.
O Expresso também solicitou uma reação à Gestifute, mas até ao momento não obteve esposta… ”
SL
22 Setembro, 2014 at 19:01
Tens razão no q escreves Cherba,é uma vergonha o q a comunicação social faz ao Sporting mas parece.me bem mais grave o que certos sportinguistas fazem ao seu próprio clube,não fazemos o q deviamos fazer na defesa do nosso clube e o resultado está à vista de todos,tudo o q tem acontecido nos ultimos anos…conta SEMPRE CMG SPORTING
22 Setembro, 2014 at 19:04
Quem quer votar nos nossos “primos” do Celtic?
http://bgdvuboy.blogspot.co.uk/2014/09/BENFICA-vs-CELTIC.html
22 Setembro, 2014 at 19:10
Saudações Leoninas.
Nós somos Sportinguistas, porque existe o grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Nada, mas mesmo nada, deve estar acima do clube. Por isso eu enalteço quem está a tentar (e a conseguir) recuperar o clube – após sucessivas direcções que o tem depauperado e o têm lesado – ou seja, esta direcção liderada pelo Bruno de Carvalho.
Por isso quero que se fodam todos os que tentem denegrir o nosso clube, sejam eles quem forem (MF e DF incluídos).
Eu, como muitos de nós defendemos o bom nome do nosso clube, seja com quem for, e onde for, e só isso nos basta. Eu não admito que haja quem receba € para tal e não o faça, bem pelo contrário, sendo piores que os nossos adversários. Sugiro que a direcção do SCP se demarque de vez desses “paineleiros” que não defendem o SPORTING. Todos sabemos qual é a agenda dos media em Portugal (bipolarizar as nádegas no futebol)e qual foi um intuito de convidar o MF para aquele programa sabendo da azia que ele tinha a esta direcção.
O clube está e estará sempre acima de todos nós. Mentalizem-se disto. Todos somos necessários para mudar este sistema dumbal/peidal instalado.
SPORTING SEMPRE ATÉ MORRER.
FIGHT & RESIT
22 Setembro, 2014 at 19:39
Ao que parece esta direção ainda não conseguiu reunir as condições mínimas necessárias para a contratação do nome ideal para dar a esta equipa B o que ela precisa: liderança, competência e ambição. E esse nome poderia ser Litos. Sobre o trabalho de trampa que está a ser feito na equipa B dizer o costume… incompetência e desmazelo.
Miguel Flopes. E está tudo dito. Este senhor ‘crava’ mais de um milhão por ano ao Clube. Culpa de Godinho? Já devia ter sido assunto resolvido há muito pela atual SAD, mas deve haver alguém que percebe traulitadas de futebol que ainda sonha lucrar milhões com um jogador tão banal (Se o Mendes fosse amigo). E ainda há quem sonhe ver este talento na equipa A. A memória deve ser curta, o gosto por futebol quase nenhum, e deve ter outros ‘encantos’ para tamanhos desejos.
Manuel Fernandes, uma referência incontornável do Sporting Clube de Portugal não merecia a falta de respeito do atual presidente do Clube, que ainda não sabe distinguir a competência e respeito pela Instituição de um presidente, da arrogância e emoção de um adepto. Mas também para o senhor Bruno de Carvalho todos aqueles que não perfilam a sua opinião não sabem nada.
O tratamento dos meios de comunicação em relação ao Clube tem muitas ‘culpas’. Se o nosso adversário está bem preparado, devemos estar mais bem preparados do que ele. A maior responsabilidade é do Clube e da empresa de comunicação e dos profissionais que convidaram. Mau trabalho de comunicação e de assessoria de imprensa por parte do Clube e da YoungNetwork.
E porque já passaram uns meses de SportingTV, aquilo é quase tudo de uma qualidade quase amadora, ao nível do que fazem estudantes de disciplinas de comunicação do ensino secundário. Aliás, estes miúdos têm capacidade e talento para fazer muito melhor. A propósito, o que faz aquela música ‘insuportável’ em muitos programas, abafando as entrevistas, onde essa música nem devia existir?
Sublinhar o que está mal, e ao apresentar soluções para fazer melhor, também se faz a defesa intransigente dos ‘superiores interesses’ do Clube, seja quem for que se sirva ou sirva – neste caso não faz mais do que a sua obrigação – o Sporting Clube de Portugal.
Positivo este fim de semana… João Mário.
PS. Ainda não chegaram os calções pretos à Sporting?
22 Setembro, 2014 at 22:52
“Já devia ter sido assunto resolvido há muito pela atual SAD”
Lopes se for vendido por um cêntimo, o porco recebe 5M.
Como resolver então esta questão? Ajuda lá a direcção. Sê proactivo.
23 Setembro, 2014 at 5:46
Isso não é verdade Miguel.
22 Setembro, 2014 at 23:01
Sporting CP, uma referência incontornável do desporto em Portugal, não merecia a falta de respeito por parte de Manuel Fernandes, um seu ex-futebolista e capitão de equipa, que ainda não sabe distinguir as suas competências como comentador residente de um programa televisivo e o respeito que o Clube que diz representar naquele painel, manifestando de forma extemporânea o mesmo tipo de emoção que leva os meros adeptos de bancada a apupar, assobiar ou acenar com lenços brancos, quando disse sem ponderar o que dizia, «não conseguimos ganhar à pior equipa da C.League», dando assim azo a que o Presidente B.de Carvalho viesse a terreiro fazer aquilo que todos nós esperamos que ele faça: defender o Clube e os seus atletas, que se bateram com brio, e que ao ‘cair do pano’ sofreram um – mais um – golo fortuito que só acontecerá uma única vez na vida do filho do Zahovic.
O Presidente falou de MF com bastante respeito, e relembrou até que admirava o grande capitão e goleador leonino (como de resto nós todos admiramos), mas a resposta que deu foi inteiramente merecida e ajustada àquilo que fora dito. Porque convenhamos que estando num painel onde também está um representante do FCPorto, que cilindrou outra equipa da Champions League por 6-0, vir dizer que o nosso adversário era a pior, vindo de alguém que jogou futebol e que vestiu a camisola do Sporting, ou estava com os copos ou então é ressabiado como muitos têm dito dele. De resto, sr L.Ferreira, o Presidente falou com respeito e foi correcto, ao contrário de Manuel Fernandes, que se enervou e tentou lavar roupa suja em público para deleite dos restantes residentes do programa.
Até se viu MF a elogiar o trabalho do árbitro, que por sinal também se chama Ferreira, que ajudou o benfica a abater o Moreirense, dizendo que tinha estado bem e classificando de ‘maravilhoso’ o jogador Maxi Pereira, esquecendo que nos últimos tempos do seu consulado como director da Equipa B ele, MF, presenciou em Rio Maior um roubo protagonizado por esse mesmo árbitro num jogo contra o benfica em que expulsou 2 jogadores leoninos sem motivo e deu a vitória ao clube lampião. Memória curta do amigo Manuel Fernandes, que devia defender mais o nosso Clube e trocar menos ‘galhardetes’ com R.Reis.
Eu sei, e MF sabe melhor que eu, que contra o Sporting todos os adversários se agigantam. A nós nos fazem favores:nem os árbitros nem os dirigentes das instâncias oficiais, nem os atletas adversários. Ao contrário do clube do estado, que foi a uma final europeia graças a um golo marcado com a mão, o nosso Clube foi vítima da “vista grossa” de um árbitro que validou um golo marcado com a mão que nos custou um campeonato que perdemos por 1 ponto, e o próprio Manuel Fernandes testemunhou em campo num jogo contra o clube corrupto de Rodolfo Reis a validação de um outro roubo: um golo marcado por um Apanha- Bolas. Para o Sr MF, os ‘homens do futebol’ conhecem-se todos e dão-se todos bem, mas nós os verdadeiros adeptos do Sporting não esquecemos nada: nem as partes boas -como os golos de Manuel F.- nem as partes más. E ele, ao desvalorizar públicamente a equipa do Sporting e os seus atletas, dizendo que o Maribor era a pior equipa em prova, foi protagonista de um momento mau.
23 Setembro, 2014 at 9:48
LOL!!!
Visão de mercado por aqui???
HAAHAHAHAHAAHAHAAH…
23 Setembro, 2014 at 9:50
Com tantas ideias porque não mandar um e-mail a propor melhorias???
Ou é só saber dizer mal???
22 Setembro, 2014 at 19:43
da mesma forma como contra o Belenenses faleceu um dos nossos e aí vemos que o futebol é apenas e tão só…futebol e algumas guerras entre nós e resultados, acabam por não ter significado nenhum em comparação com o que aconteceu a esse companheiro.
Hoje, um filho da puta de um cancro tirou a vida á minha prima de 40 anos com dois filhos de 5 e 8 anos.
A vida é muito injusta, não sei o que dizer, uma vida pela frente amputada por algo que já devia ter cura há anos.
Descansa em paz Sofia!
22 Setembro, 2014 at 19:50
Força Maos de Ferro. Abraço
22 Setembro, 2014 at 20:01
Os meus pêsames Mario
SL
22 Setembro, 2014 at 20:16
Os meus sentimentos. De facto, o futebol ao pé dessas notícias nao vale nada.
22 Setembro, 2014 at 20:22
Os meus sentimentos Mario forte abraco
22 Setembro, 2014 at 20:53
descansa em paz Sofia
forca para ti e restante familia, Mario…
(as campanhas para angariacao de fundos para combater o cancro, gerem muito dinheiro…o suficiente para nao deixar a cura aparecer nos tempos mais proximos…(uma das minhas conspiracy theories…)
injusto, gente tao nova ir dessa maneira.
mais uma vez: forca companheiro de blog…
22 Setembro, 2014 at 20:56
Os meus mais sentidos sentimentos.
22 Setembro, 2014 at 21:05
obrigado amigos, realmente a vida vale o que vale e nós temos que fazer os possíveis para a viver da melhor forma possível.
Estas más surpresas infelizmente acontecem vezes demais…
obrigado a todos pelo apoio (apesar de estar a escrever no espaço de resposta á Ioshi).
SL
22 Setembro, 2014 at 21:09
Vezes de mais e cada vez mais. Stress, comida estragada, comida alterada, microondas, poluição, água com resíduos, doces, refrigerantes, açúcares, leite pasteurizado. Sei lá. Juro que já dei mil voltas e já vi milhões de coisas. Sinceramente, acho que é tudo junto.
22 Setembro, 2014 at 21:38
Diogo,
É também a minha ideia. A partir do dia em que os alimentos começaram a ser processados industrialmente, perdemos a batalha. E todas as agressões que fazemos ao meio ambiente só pioram as coisas…
Força Mário, os meus sentidos pêsames. Acarinha os meninos da Sofia, neste momento precisam de todo o amor que lhes puderem dar. Depois é viver o dia a dia, e um dia voltarão a esboçar de novo um primeiro sorriso. Sei do que falo. Custam muito os primeiros dias!
Grande abraço!
22 Setembro, 2014 at 21:01
Os meus sentimentos. Vai ser muito difícil para a criançada. Que tenham amparo e arranjem forças para vencer.
22 Setembro, 2014 at 21:07
Muita força, Mário. Também eu já passei demasiadas noites no IPO, com a minha mãe, que agora está melhor. Não tinha a noção, até entrar lá e perceber o que se sofre. Ninguém devia ter de passar por isto. É a maior merda que há na vida. Com 40 anos, calculo que tenha sido cancro na mama. Fosse onde fosse, não podia acontecer. Recebe aqui um abraço sentido. Todos os dias me lembro de certas caras que conheci nas noites infernais. Às vezes penso se ainda estarão vivos e vivas, mas o mais certo é estarem vivos uns, e outros não. Sei lá, é uma merda!
22 Setembro, 2014 at 22:53
Também já passei por uma situação semelhante com um irmão e não desejo a ninguém o que passei (dias inteiros no hospital) para no fim não servir de nada.
22 Setembro, 2014 at 21:22
Beijinho, Mário.
22 Setembro, 2014 at 21:29
Mesmo trabalhando em saúde, é impossível ficar indiferente quando alguém tão novo e com filhos pequenos parte estupidamente cedo.
Os meus sentimentos para ti e a tua família.
22 Setembro, 2014 at 21:43
Os meus sentimentos “Mãos-de-Ferro”…
22 Setembro, 2014 at 22:12
Os meus sentimentos Mário.
Muita força.
22 Setembro, 2014 at 22:33
Os meus sentimentos amigo Mário…
É assim a vida…um corpo frágil que “carrega” os nossos sonhos e que às tantas “se rasga” e deixa-nos neste desespero de deixarmos a vida fugir-nos por entre os dedos…e nada podermos fazer…
A não ser viver com a memória dos que partem…
É como diz amigo…”uma vida amputada, por algo que já deveria ter cura há anos…”…
Seria assim, se quem tem na mãos essa possibilidade de cura…pensasse talvez menos nos lucros…e mais na felicidade que quem vê assim, partir os seus…
Que a Sofia descanse em paz…!
E perante etas situações…que vale afinal o futebol…?
Abraço e SL
22 Setembro, 2014 at 22:48
Os meus sentidos pêsames MS.
22 Setembro, 2014 at 23:09
Um abraço …
40 anos … uma jovem … e porra … 2 crianças com estas idades.
Enfim …
23 Setembro, 2014 at 0:29
Abraço!
Z
23 Setembro, 2014 at 1:42
Os meus sentimentos.
SL
23 Setembro, 2014 at 8:38
Os meus sentimentos Mario,
Eu tmb conhecia a Sofia !
Ela trabalhava no mesmo local onde eu trabalho e depois de saber da sua partida fiquei muito triste.
Era uma rapariga cheia de força e querida por todos. Tratava os colegas todos de forma muito especial, diferente de qualquer outra pessoa.
Adeus Sofia !
22 Setembro, 2014 at 20:11
nao tanto como gostaria, (devido a questoes como distancia, dinheiro, disponibilidade, etc), mas, dentro das minhas possibilidades, faco tudo o que posso…
sabem por exemplo que até o Matt Damon e o Jack Black sabem quem é o SCP?…(nao que sejam apoiantes ou adeptos, mas quando ouvem o nome, lá pelos States, lembram-se de que houve um portugues amalucado que lhes ensinou que o SCP, é de Portugal e nao de Lisbon, que o Ronaldo, Figo, Nani, vieram de lá e que deveriam, se alguma vez forem a Portugal, visitar o nosso Museu, eheheh)
em relacao á caixa de ressonancia:
só demonstra o que de bom, este espaco, traz ao espalhar do sportinguismo, sendo por isso um alvo a abater/denegrir…
daí achar que certos nicks/e-mails, depois de um certo numero de “ataques” deveriam ser corridos para os blogs onde se sintam bem, evitando o abandalhamento deste espaco…onde depois alguns se perdem a responder a provocacoes, em vez de se concentrar em assuntos mais prementes para o solidificar do resgate que se está a fazer ao clube…
22 Setembro, 2014 at 20:44
Saudações Leoninas
Devemos pensar sempre 2 vezes antes de postar alguns comentários depreciativos aos jogadores no fim dos jogos.
Ao fazermos criticas severas, é como se os estivéssemos a assobiar no campo durante o jogo, faço aqui um mea culpa porque nem sempre consigo.
Defendo que a divergência de ideias é saudável, positiva, indispensável até, pois nunca iremos ser unânimes nas preferências sobre jogadores, eu por exemplo acho que pôr o Montero a 10 é um erro, quando outros acham que não, que se o M.Silva insistir no duplo pivot o Rosell é mais competente que o William Carvalho e nem por isso deixo de achar que William é o melhor jogador do Sporting… mas confesso que a forma como descartamos alguns dos nossos (exemplo A. Martins). Uma equipa não são 11, são todos que unidos levam a equipa para a frente, sabendo que a cada jogo só podem jogar 14.
Se vamos ao estádio é para suportar, é para assobiar o árbitro, o adversário, nunca quem enverga a camisola mais bonita de todas.
Aqui na blogosfera, a forma como manifestamos as nossas críticas pode ser pior que um assobio ensurdecedor.
Tentarei sempre doravante ser mais comedido na hora da azia…
Porque pelo meu SPORTING, eu faço tudo!
22 Setembro, 2014 at 20:53
Eu tenho tratado o meu grande amor com muito carinho, como só assim um grande amor merece!! 😛 Fico de ressaca com os maus resultados mas não alivio os bofes sobre os Jogadores e Presidente.E muito nenos sobre o treinador. Até aqui BdC tem feito um trabalho imaculado. Se tivéssemos um plantel inteiro com a garra (não se pode ter tudo…) do Maurício tínhamos sido campeões no ano passado. O André Martins ainda nos vai dar muitas alegrias este ano. O Marco Silva é o melhor treinador que o Sporting poderia ter contratado!
SL
22 Setembro, 2014 at 20:57
Começo por corrigir um ponto: o Jogo é o orgão oficial do feCePe há anos!!! Aliás, só me lembro de os ver defender o Sporting nos tempos da velha aliança.
De resto, não creio em cabalas anti-Sporting. É tudo feito na lógica do negócio. Os jornais e TeVes viram-se para onde sopra o vento. Do poder e do verdinho. Não esquecer que uma estação de televisão há tempos, patrocinou um candidato à presidência de um clube. Tudo pelo negócio. O Sporting absteve-se de estar na luta, durante anos, a agora paga esse preço.
Na blogosfera há de tudo. Acredito que haja antis, a gerir e a comentar. Se calhar, alguns serão profissionais pagos. Do outro lado também os haverá. E depois há aqueles que destilam os sentimentos do dia a dia, as frustrações, os devaneios, os que mandam o Marco pro carvalho e os que mandam o presidente demitir-se porque o Ronaldo não veio neste defeso.
Dizia um professor que a maior dificuldade da nossa era é a filtragem da informação. É tanta, tão variada e debitada a um ritmo tão elevado, que não conseguimos processar tudo. Temos de saber escolher as fontes, os temas, e analisar devidamente.
22 Setembro, 2014 at 21:13
” É tudo feito na lógica do negócio.” . Claro que não é assim, Nuno. O Sporting tem uma força brutal em adeptos. Adeptos significa consumo. Cortas e malhas no Sporting, levas por tabela. Record sofre quedas brutais desde 2011. Já vi boletins sobre isto. Achas que se fosse pela lógica do consumo, sem impacto proveniente da guerra ao Sporting, a direcção do Record era mudada? No way. E assim iria continuar se a coisa piasse fininho. O problema é que aquele jornal tem caído de tal forma em números, que já perceberam que não valerá a pena arriscar.
22 Setembro, 2014 at 21:18
O negócio passa por mais que vender jornais. É um conjunto de interesses, e os media em Portugal estão concentrados em meia dúzia de amigos, que por sua vez têm também os seus amigos. Há uma teia instalada. Tens o caso do Sol, que tem uma agenda que defende determinados interesses económicos, de um sector que está “em alta”.
22 Setembro, 2014 at 21:51
O Sol (tal como o i) pertence à angolana Newshold, que por sua vez pertence ao Álvaro Sobrinho, o maior accionista privado da SAD do Sporting através da Holdimo.
22 Setembro, 2014 at 21:55
E sim, é uma teia de interesses. A maior parte dos jornais dão prejuízo. Persistem porque interessa aos seus donos marcar a agenda e defender os seus interesses. Um jornal como o Público ainda existe porque faz parte do projecto de poder de Belmiro de Azevedo, e é muito útil para este se defender, influenciar a opinião pública, pressionar o poder político, e colher e pagar favores.
22 Setembro, 2014 at 21:28
Só uma achega: quando digo negócio, não falo só em vender jornais. Falo no negócio, nas amizades que se criam quando se fazem fretes, nos corredores do poder, etc. O Sporting está longe do Poder do futebol. Os outros dois estão lá. E muitas vezes os seus combates fazem lembrar o wrestling, muito espectáculo e sangue, mas é tudo teatro combinado. Nesse ponto concordo com o sábio Rui Santos: o bolo é pequeno, não chega para três, há muito interesse em manter um Sporting fraco.
22 Setembro, 2014 at 21:43
O que queiramos ou não é uma realidade com a qual, quem nos dirige, se debate diariamente. Agora imaginem que para além disso terem de se degladiarem também com o bipolarismo, com a falta de memória, com a ingratidão dos próprios adeptos e socios do clube…
Já repararam que o presi tem vindo a engordar desde que tomou posse?
22 Setembro, 2014 at 21:43
*de se degladiar
22 Setembro, 2014 at 21:45
Não apareceu o comentário completo…
Engordar… Sinal de depressão lol devido aos 7 prozacs que mama por dia. 3 à pala do universo leonino
22 Setembro, 2014 at 21:37
Gostei do último parágrafo
22 Setembro, 2014 at 21:38
Sempre! Todos os dias! Todos os dias faço do meu Sporting um modo de vida.
Sl
22 Setembro, 2014 at 22:10
Sporting sempre!
22 Setembro, 2014 at 22:17
Quando o Manuel Fernandes fala na terceira pessoa, está muita coisa dita em termos de jactância. zapiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiing.
22 Setembro, 2014 at 22:20
“Perdi muito dinheiro para não ir para o Benfica e para o Porto”. Isto cheira a arrependimento? Ai o caralhinho.
Este gajo julga-se rei.
A mamar 20000 mês. Inacreditável.
22 Setembro, 2014 at 22:23
Por muita razão que assista ao Manel, não lhe perdoo que se deixe instrumentalizar por uma agenda mediática que visa prejudicar o Sporting. Isso para mim é grave.
A SIC vai centrar a emissão de hoje nesta MERDA. Farto desta MERDA até à raiz dos cabelos!
22 Setembro, 2014 at 22:38
Sim, e acabei a ouvir “aqueles miúdos dos blogs, provavelmente pagos pela direcção”. Esta declaração é uma merda, para além de injusta. O Manuel Fernandes, para continuar ligado ao Sporting, exige que se paguem mundos e fundos para a que a sua excelsa pessoa continue ligada ao Sporting. No entanto, é capaz de mandar vir com pessoas, como nós, que não só não ganham nada com o clube (monetariamente falando), como dão o que têm e o que não têm para ajudar o clube. É esta a diferença. ídolos somos nós e mais ninguém. Mas já nem dou para este peditório.
22 Setembro, 2014 at 22:42
Há um “garoto” por ai que diz que o mais importante do Sporting são os seus sócios… porque será?!
22 Setembro, 2014 at 22:45
O homem disse mesmo isso? Em que canal?
22 Setembro, 2014 at 22:51
Muitos desses “miudos” como ele diz, são seus consórcios portanto era melhor que a eles se dirigisse com mais respeito.
Passei o dia sem comentar este assunto pelo respeito que tenho pelo que representou no Sporting. Agradecia que ele demonstrasse o mesmo respeito pelos sócios deste clube.
Mais não digo porque este assunto dá-me azia
SL
22 Setembro, 2014 at 22:52
Fez depender o seu apoio nas eleições de 2011 a quem lhe pagasse mais, o que é do conhecimento geral! Isto é comportamento de um símbolo do clube?? Eu ouvi pessoas a chamar-lhe chulo em plena bancada central no estádio de Alvalade ainda a outra direcção estava em funções. Bem, só queria que isto parasse por aqui.
22 Setembro, 2014 at 22:20
O Paulo Andrade está agora a comentar a jornada na Sporting TV. Tem estado a dar imagens do jogo do carnide e aquele lance do penalty do carnide é das maiores vergonhas deste campeonato até agora. O Lima tropeça nele próprio, intencionalmente ou não, e está um metro à frente do defesa do Moreirense.
E o Estoril voltou a não ganhar, estando ao nível de um Moreirense esta época. É para muitos perceberem o que vale o Marco Silva.
E a SIC continua a insistir na polémica Manuel Fernandes-Bruno de Carvalho. Deve ser a coisa mais “importante” do fim-de-semana do futebol. Dá jeito ao porco, porque assim não se discute a (in)competência do espanhol.
22 Setembro, 2014 at 22:44
Curiosamente acho que em corrida o jogador do Moreirense dá um toque, quase imperceptivel, com o joelho no pé esquerdo do Lima que faz este ir de encontro à perna direita… daí a queda.
Para mim é falta e penalti…
É uma questão de ver com atenção.
22 Setembro, 2014 at 22:47
Não há falta, não. É um lance limpíssimo. Há uma imagem lateral que é muito clara.
22 Setembro, 2014 at 22:50
Ricardo vê as imagens todas. Não há toque nenhum.
22 Setembro, 2014 at 22:49
Olha, já ontem tinha dito que esse penalty era uma vergonha e que as imagens eram claras. Mas encontras sportinguistas que ficam ofendidos com isso.
22 Setembro, 2014 at 22:22
De facto uma mentira dita muitas vezes não tem de se tornar verdade. Uma opinião por muito “consensual” que seja, está longe de ser uma verdade universal.
Eu sinto o SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!! de uma forma que cheguei a pensar que o problema estava em mim e devia tirar os oculos com lentes verdes ao ver os jogos do SPOOOOOOOOOOOOOOORTING e ao ler as noticias. Depois comecei a frequentar a Tasca (Obrigado Mano, É do Cacifo!), e surpresa!!! Há mais pessoal com a mesma opinião. Os benfões foram beneficiados nos seniores nos B’s e nos juniores. São levados ao colo, mete nojo esta merda de opinião da molhada dos seis milhões. Mete nojo a filosofia do fazer batota para ganhar, comprar arbitros em vez de jogadores! Fodasse e a beleza do Futebol, onde fica? Claro, fica na nossa belissima equipa, (Patricio, Cedric, Tobias, Esgaio, William, Adrien, Martins, Mário, Nani, Mané, …, desculpem-me os não mencionados) – SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Os cães ladr(em)ão e a carav(ela)ana passa!!!
SL
22 Setembro, 2014 at 22:23
epá, a verdade é que o Bruno de Carvalho não devia estar com essas conversas sobre o Manuel Fernandes. Foi e sempre será um grande jogador do SCP, mas agora não passa de um mero comentador.
Para quê estar com estas merdas??? Fdx….
22 Setembro, 2014 at 22:59
+1
22 Setembro, 2014 at 23:07
Como isso de mero comentador? Quer dizer que ele está lá como se representasse o Sporting e pode dizer as aleivozias que quiser?
22 Setembro, 2014 at 22:28
O Rogério Alves deve ser irmão do Cherba (são parecidos xD), está a dizer exatamente o mesmo que o cherba neste post.