Regra geral, estou-me marimbando para teorias que considero parvas. Mesmo quando me irritam um bocado. Tento relativizar – afinal, estamos a falar de teorias parvas –, muitas vezes acabando por virar-lhes as costas com um sorriso irónico. Uma dessas teorias que, de quando em vez, alguém resolve atirar ao vento para ver se se espalha, é a de que eu (e a Tasca, por consequência) sirvo de caixa de ressonância da actual direcção do Sporting. Lá está, irrita-me. Mas, depois, penso nas caixas de comentários, penso nos “hoje escreves tu”, penso nisto e penso naquilo e vejo que o parvo sou eu, por preocupar-me por algo tão descabido. Aliás, um dos segredos do sucesso da Tasca é, precisamente, a liberdade de expressão.
Mas, actualmente, este tipo de acusações tem-me dado que pensar. E porquê?, perguntam vocês. Porque, e é o que sinto, parece-me que o que de bom se fez na época passada levou a que muitas pessoas acreditassem que o trabalho estava feito e, agora, era sempre a aviar. E fez com que muitas pessoas, maioria delas de forma involuntária, se esquecessem do vespeiro em que estamos metidos. Se preferirem, fez com que muitas pessoas se esquecessem que o Sporting continua a ser aquele clube que todos dizem que faz falta ao futebol português, mas que quase todos tentam f… lixar à primeira oportunidade (e à segunda e à terceira).
Vamos por partes, então. Tu já olhaste para o que se passa na comunicação social? Já reparaste que o Sporting não tem peso nessa mesma comunicação social? Três diários desportivos. Um, O Jogo, tornou-se no jornal oficial do fcPorto. Nos tempos do Carlos Freitas ainda iam sendo o mais bem informado sobre o que se passava em Alvalade (tal como aquele blogue dos pitosgas do mercado, que ainda não digeriram o facto da torneira ter secado), mas, neste momento, não há chamada de capa sobre o Sporting que não seja para envenenar, mesmo que deturpando a informação. Tudo o resto, é uma propaganda ao reino azul e branco, chegando-se ao caricato de, hoje, se destacar os 20 remates feitos contra o Boavista (mandem o Lo Patego subir à torre e contar os que o Sporting fez desde o início da época). Pouco importa o ridículo, importa é passar a mensagem que a máquina do dragão está em pleno.
Rumamos a sul e temos A Bola e o Record. E, aqui, os casos são tantos que isto seria o post mais longo da história da blogosfera. Vou, por isso, resumir-me a factos recentes. O Benfica faz uma exibição de merda e é beneficiado pela arbitragem, no Bessa, e o que é que nos dão a ler? Campeão de fato-macado; uma equipa que sabe sofrer; vitória arrancada a ferros, fruto de enorme luta. Entretanto, o Benfica está perto de ser enxovalhado, em casa, pelo Zenit. E o que é que nos dão a ler? As declarações de Jesus e Vieira, cuspindo elogios para os olhos dos adeptos. Que tinha sido incrível aquele apoio, coisa nunca vista! Propaganda no seu esplendor. Este fim-de-semana, em que a máquina lampião parece ter estado ao melhor nível (acabando em superioridade numérica nos juniores, na equipa B e na equipa principal), faz-se de conta que nada se passou. Afinal, o campeão, que devia ter ficado reduzido a dez quando perdia 0-1, fez uma fantástica cambalhota no marcador, o Jesus diz que foi à campeão, os adeptos são novamente perfeitos e o Julio Cesar é um gajo com pé tão quente que os encarnados já estão na liderança.
Depois, temos aquele fantástico tema de debate: os clubes portugueses não apostam na formação. E, pasme-se, quando se resolve chamar a atenção para o trabalho que é feito nesse sentido… pois é, promovem-se manéis. Dão-se capas a jogadores medianos, mas bem agenciados; pede-se a chamada à selecção de gajos que nunca na vida lá terão lugar ou de outros que, ao fazerem dois bons jogos de azul já deviam ser o motor da renovação. Certa noite, Henrique Calisto teve a coragem de dizer que as selecções deviam agradecer ao Sporting o trabalho que tem feito. Toda a gente ouviu, só nós comentámos. Há meia dúzia de dias, o Sporting entrou na Champions com 1, 2, 3, 4, 5, 6… seis titulares formados na Academia! Depois, ainda entraram João Mário e Mané. E se olharmos para esta época, do lote de 17 jogadores mais utilizados por Marco Silva, oito são formados pelo Sporting e apresentam condições pala ser a base da renovação da selecção. Alguém sublinha isso?
Continuemos. Tu já olhaste para o que se passa nos chamados programas de debate futebolístico, que ocupam cada vez mais horas nos diversos canais televisivos? Eu confesso que não sou capaz de olhar. Primeiro, tenho pouco tempo. Segundo, quando resolvo dedicar cinco preciosos minutos a uma dessas peixeiradas, fico a morder-me todo por não ter oportunidade de, pelo menos uma vez, enxovalhar os participantes que defendem as cores rivais. Mas não é isto que interessa. Interessa, isso sim, que em sete ou oito programas do género, tens dois ou três paineleiros que se mostram capazes de defender o Sporting. Os outros, ao contrário do que seria de esperar, estão ali para mamar o deles ao final do mês (e é coisa para chegar aos cinco mil euros) e se tiverem que ser os primeiros a apontar o dedo ao Sporting, são. Gajos que deviam defender o clube dos ataques semanais, acabam a dar razão aos abutres adversários. É normal? Não, de todo.
Avancemos para o terceiro foco comunicacional: as redes sociais, plataforma incontornável no que toca ao universo futebolístico e que facilmente chega aos visados. Chocou-me e estou a ser sincero, o número de Sportinguistas que andaram a enxovalhar o Marco Silva. Aliás, nem foi preciso a comunicação social fazê-lo. Pior, foi sentir que alguns dos que escreviam que o treinador não comia as rabanadas em Alvalade, pareciam fazê-lo com enorme prazer. A isto se juntam as ofensas (não críticas) a vários dos nossos jogadores, num cocktail que quase parece ter sido colocado no shaker pelo Manha. Obviamente que todos nós temos direito a opinar. E a criticar, de preferência de forma construtiva. Arrasar alguns dos nossos (gostem ou não gostem, são eles os nossos neste momento) como se fossem inimigos é inaceitável!
Enquanto uns vivem para a crítica fácil, outros vivem para os likes. Posts com perguntinhas de caca (quem que é achas que chuta melhor? gostaste do jogo? tens saudades deste jogador?), muita imagem, um vazio de ideias e de interesse. E se for preciso, porque isto importa é ter likes, ainda se linkam as notícias mais polémicas lançadas pelos sites da pasquinagem. Depois, quando devíamos tomar atenção a pormenores interessantes, não tomamos (ou não valorizamos, se assim preferirem). Por exemplo, os maiores profissionais da área dizem que o mais importante no facebook é a taxa de interação (número de likes, comentários e partilhas por fã da página). Sabias que o Sporting tem a segunda maior taxa de interacção do mundo entre páginas de desporto e/ou clubes, só sendo superado pelo Corinthians? Não sabias ou, se sabes, estás-te literalmente a cagar, porque a única coisa que interessa é comparar o número de likes com as páginas de fcp e slb. E ainda há aqueles momentos asquerosos como, por exemplo, publicar-se uma foto da ondaverde com o Sportinguista no Vietnam e logo alguém comentar «enviem para lá o Marco Silva que é uma merda!». Resta saber se é pura estupidez, o resultado de uma vida frustrante ou se se trata de mais um daqueles tarefeiros, alguns com as quotas em dias, que andam pela blogosfera e pela internet a tentar instalar o caos.
Eu olho para este cenário e pergunto: o que é que falta para percebermos que temos de ser nós os primeiros a defender o Sporting? Que temos de ser nós a valorizar as plataformas de comunicação com as nossas cores (jornal, canal, redes sociais)? Que temos de ser nós a deixar a primeira palavra de incentivo, quando as coisas correm mal? Que, se gostamos de afirmar «o Sporting somos nós!», não podemos ser um dos maiores focos de instabilidade? Não, não estou a pedir-te para seres acrítico. Estou a pedir-te para parares um pouco. E perguntares a ti mesmo, se tens tratado bem aquele que cantas ser o teu grande amor?
22 Setembro, 2014 at 22:29
dúvida existencial que só os mais atentos podem confirmar…
com o céu a desfazer-se sobre lisboa (do que vi pela tv) palpita-me que o nosso relvado não deve ter escapado à enxurrada. Recuperará até sexta-feira?
22 Setembro, 2014 at 22:53
Pode depender do que choveu no Campo Grande / Lumiar. A precipitação não foi igual em toda a cidade.
22 Setembro, 2014 at 23:58
Já tinha pensado também nessa hipótese de o relvado ter ficado feito num charco…o que em nada nos beneficiará…!!
SL
22 Setembro, 2014 at 22:30
Eu defendo o Sporting pagando quotas de sócio (não só minhas) há muitos anos, comprando gameboxes e contribuindo para a Missão Pavilhão em triplicado. Acresce que nunca mas nunca assobiei um jogador do Sporting, por mais “frustrado” que estivesse com a sua exibição.
O que não aceito é que se amplie a defesa do Sporting à impunidade de dirigentes incompetentes como o Inácio e o Virgílio. A escolha do Barão para a equipa B e do pobre diabo do Lima para os juniores é lastimável; e só não reconhece isto quem ou não percebe nada de futebol ou é indiferente à formação.
22 Setembro, 2014 at 22:39
Palavra que não entendo!
Então não assobia os jogadores do Sporting… mas consegue apelidar os dirigentes de incompetentes.
Pergunto eu… porque?
Fico a aguardar curiosamente a resposta… gostava muito de perceber o que faz a impunidade dum atleta e a crucificação dum dirigente…
Dito por um sócio, recente, mas que não esconde nem nunca escondeu o seu sportinguismo e que não se coíbe de criticar quem acha que seja de criticar… seja ele dirigente, jogador, sócio ou adepto.
22 Setembro, 2014 at 22:40
Nem se coíbe de apoiar quem MERECE ser apoiado… seja ele quem for ligado ao Sporting!
22 Setembro, 2014 at 22:46
Ricardo, deixo-lhe um convite: oiça as declarações do Barão no final dos jogos, não lhe peço mais (não lhe posso pedir que preste ateção ao Lima porque a esse ninguém lhe ouve sequer um ai). Depois falamos.
A negligência da formação já vem do consulado do JEB. O GL acentuou a decadência, parece que o BdC se prepara para pôr o prego no caixão.
22 Setembro, 2014 at 22:49
Isso não responde ao que perguntei…
Não estou a falar das declarações de ninguém, a não ser das suas, Gregor.
A minha questão é clara…
O que o leva a apoiar incondicionalmente jogadores e a não fazer o mesmo com dirigentes?
Eu não me coíbo de criticar ninguém… apenas o faço de acordo e em consonância com a sua acção no clube… não passo amnistias a ninguém.
22 Setembro, 2014 at 22:55
Poderia estender a contenção a dirigentes. Durante os jogos não assobio ninguém que represente o Sporting Clube de Portugal (é deliberado, sei bem que o que vai a jogo é a Sporting SAD). Jogadores, treinadores, dirigentes.
22 Setembro, 2014 at 23:01
E porque não contestar os dirigentes enquanto eles “jogam”….?
O que inibirá um jogador em campo que não o iniba ao ouvir criticas à saída de um treino… isso para mim não faz sentido, gregor!
Ou será que as criticas à semana não minam a confiança do jogador ainda antes de entrar em campo?
É como, levando ao extremo, chamar o jogador de imprestável a semana toda e no jogo gritar-lhe apoio… eu acho que é muito pior passar uma semana inteira a levar com um gajo a chamar-me de merdoso do que duas horas num domingo num momento de frustração. Mas isto sou eu a achar…
22 Setembro, 2014 at 23:13
Acontece que há uma diferença fundamental. As críticas às vezes “assassinas” que fazemos a jogadores durante a semana ficam em privado (notas de blogue semi-clandestino – sim, tiremos o cavalinho da chuva da ilusão de grandeza; conversas de café, em família, etc.). Os assobios no estádio “entram” pelos ouvidos dos jogadores. Desses tomam angustiante conhecimento. Esse “minar da confiança” em plena compita é que é interdito.
22 Setembro, 2014 at 23:27
Gregor…
Instagram, Facebook, etc, etc, etc…
Ninguém está imune… o que marca não é a forma, mas o conteúdo.
Eu posso levar um berro dum gajo que até me passa ao lado… mas posso ler uma frase assassina que me aniquila a confiança numa questão de segundos…
Lembro a altura dos treinos nos campos de treino anexos ao Alvalade… onde os jogadores passavam pela 10A e eram confrontados pelos sócios e adeptos em “tempo real”… aquilo era tramado. Hoje, perdeu-se esse efeito instantâneo mas ganhou-se uma dimensão global… o que antes podia ser a opinião de apenas um gritada ao ouvido do jogador, hoje pode ser uma reacção que pode gerar consequências devastadoras a uma escala muito maior. Veja-se o caso do Semedo e dos problemas que teve. Não fosse estes meios de massificação da informação ainda hoje estaria certamente a fazer os seus disparates por Alcochete e não a cumprir tirocínio em Réus… (nome curioso o desta localidade…)
22 Setembro, 2014 at 23:34
Ok, Ricardo, os jogadores são objecto de uma sobre-atenção. Ela porém não se aplica ao “comum dos mortais.” Eu próprio, nas “páginas quer do Cacifo quer da Tasca, já alertei para ninguém levar demasiado a sério/muito a peito o que por aqui escrevo. Posso/podemo-nos dar a esse luxo. Não somos (eu não sou!) profissional deste ofício.
22 Setembro, 2014 at 23:45
Não deixando de reconhecer a importância “relativa” que a nossa condição de blogueiros (quem frequenta blogs), a verdade é que só estamos aqui e botamos opinião porque achamos que vale a pena. De outra forma estávamos a ver TV ou ler um livro ou ver um filme… mas passamos aqui.
Certamente tem de ter uma importância contextualizada… mas não deixa de ter a “sua” importância. Afinal, sendo todos do Sporting, o que cada um acha é o que nos traz cá… nem que seja para nos mandar-mos à merda uns aos outros, acaba por ser importante para nós ouvir, nem que seja isso… 😀
Nem que seja na qualidades de sado-maso-sportinguistas…
22 Setembro, 2014 at 23:52
Pronto, concedo. Com uma ressalva: também vale vir aqui para não sovar a mulher e os filhotes que não têm culpa de nada.
É que, como toda a gente sabe, só os lampiões é que são bons chefes de família.
E assim saio pela porta pequena. “Comme il faut.”
22 Setembro, 2014 at 22:41
Oh companheiro… E para ti quem são os dirigentes competentes… Conta lá, já que dizeres que não apenas porque sim não é nada…
Fala-nos dos dirigentes de elite em que te revês…
Ps. Em relação aos maneis do Sporting apenas uma consideração a fazer…. Encomendas de quem se sente acossado com acontecimentos recentes e com novidades que este fim do mês trará… É preciso criar uma onda de descrédito com o Sporting para se usar como resposta ao que será divulgado em breve…
SL
22 Setembro, 2014 at 22:53
Excelente questão, de facto. Põe a nu as nossas insuficiências para recrutar gente competente e não irmos na cantiga do bandido de algumas vacas sagradas. “Espatifámos” em meia dúzia de anos o melhor departamento de “scouting” do País. Quem foi disso responsável? Quem foi disso cúmplice?
22 Setembro, 2014 at 22:54
Aguardo a resposta, Gregor…
22 Setembro, 2014 at 22:59
Eu agora fico como o Ricardo Sampaio… Se diz que são incompetentes deve ter um modelo de competência. E sendo do Sporting deve-se rever em dirigentes do Sporting, a minha questão é a seguinte: Quem são esses modelos de competência?
Note que não estou a dizer que estes são mais ou menos… ok? Apenas quero saber de onde vem a sua crença, para o tentar entender…
ps. Enquanto isso vejam de onde vem parte da pressão (e do dinheiro para a fazer)… como animais que os humanos são, tb eles se acossados tendem a reagir com violência… e pelos vistos o Sporting anda a acossar alguns peixes graudos…
http://observador.pt/2014/09/22/tera-jorge-mendes-violado-os-regulamentos-da-fifa/
22 Setembro, 2014 at 23:05
Sem querer, o gregor levantou-me uma questão muito curiosa… e que já me deixa a pensar muito.
Não se assobia um jogador durante um jogo, mas já se consegue apelidar de incompetente um dirigente. Ora, vejamos: pela lógica, quem seria mais importante para o clube, quem o gere ou quem desempenha a questão desportiva em campo?!
E qual deles mereceria, à partida, maior compreensão?
Curiosamente, o dirigente não treina toda a semana… nem tem quem lhe aconselhe jogadas e o dirija…
Muito curioso, isto… dá que pensar.
22 Setembro, 2014 at 23:06
Acabei de ter uma ideia para post no meu estaminé: Obrigado, Gregor!
22 Setembro, 2014 at 23:09
Não, Ricardo, nada impede de chamar um jogador de incompetente. Mas durante o jogo deve vigorar uma espécie de moratória ou período de nojo. É isto. As conclusões que tirou das minhas palavras são precipitadas.
22 Setembro, 2014 at 23:13
Ao contrário do que afirma, não tirei conclusões algumas…
Dá-me que pensar e muito… e não estou a ser irónico.
Volto a questionar: o que prejudicará mais o jogador… ser criticado lapidarmente a semana toda ou ouvir gritos de incentivo durante duas horas?
22 Setembro, 2014 at 23:16
Em relação a este ponto já argumentei mais acima. Isto dos blogues é mais ou menos do género “what happens in Vegas stays in Vegas.” Não vale a pena ter ilusões que chegamos aos ouvidos de quem conta. Isto é mais para espairecer/desabafar do que outra coisa qualquer.
22 Setembro, 2014 at 23:21
Gregor, não entendeu.
Eu estou a levantar uma questão “filosófica”, vá… não o estou a criticar ou a julgar.
Para mim, de facto, a nossa conversa, levanta uma questão interessante. O que leva alguns de nós não criticar um jogador em campo, podendo dar-se o caso de o fazer a semana toda? Será coerente, isso? E criticar dirigentes e não criticar jogadores, será coerente? e vice-versa, será?
Eu opto pelo mais “fácil”… critico quando acho que tenho de criticar… curiosamente sinto-me confortável com isso… e de consciência tranquila pois as minhas criticas visam apenas a melhoria do Sporting, seja em que assunto for, com maior ou menor relevância.
22 Setembro, 2014 at 23:28
Entendo, entendo, Ricardo. Eu replico-lhe menos para me justificar do que para analisar. Ao seu “foco filosófico” eu contraponho um “foco analítico” que combina com o que procuro na participação neste blogue. No essencial busco libertar uma certa tensão que a condição leonina comporta.
Devíamos ganhar muitas mais vezes. Se o fizéssemos, esta disposição tenderia a esgotar-se.
22 Setembro, 2014 at 23:41
Nisso estamos plenamente de acordo!
Ganhar, na condição de Sportinguista inveterado, é um bálsamo para a minha alma…
22 Setembro, 2014 at 23:07
Por essa ordem de ideias todos nos devíamos ter revido e quiçá ainda rever na gestão do GL.
Nem vale a pena convocar nomes para se perceber a enormidade das escolhas da dupla. Para os escalões terminais da formação escolhem dois ex-jogadores que têm dificuldade em articular uma ideia que seja sobre futebol?
Não diz isto o bastante acerca da competência de quem decide/escolhe?
22 Setembro, 2014 at 23:07
*revisto e não revido, claro.
22 Setembro, 2014 at 23:15
Eu só estou a confrontar aquilo que disse o Gregor que nunca assobiou um jogador do Sporting…
Eu, como já afirmei, apoio e critico quando entendo que o devo fazer… não passo amnistias nem cessares-fogo a ninguém, Gregor…
22 Setembro, 2014 at 23:19
Bom, mas aí pelos vistos nada nos distingue. Já apoiei e elogiei o BdC quando entendi que o devia fazer.
22 Setembro, 2014 at 23:29
E eu já o critiquei em algumas coisas… e não me caem os parentes na lama por isso. Por muito que haja por aqui quem me veja como um da “pandilha” que só come o que lhe servem…
22 Setembro, 2014 at 23:42
Quem usa a expressão “não me caem os parentes na lama” merece sempre o benefício da dúvida.
Eu até acrescentaria “já critiquei injustamente x, y e z”… mas não o Virgílio e o Inácio.
Não gosto do ajustar de contas com a fileira académica que eles praticam, não gosto mesmo nada.
22 Setembro, 2014 at 23:48
Tempo de agradecer esta “troca de galhardetes” e encerrá-la (até porque já vou perdendo o fio à meada de tanto “scroll down and up”).
Um abraço e especiais Saudações Leoninas, Sampaio (permita-me).
22 Setembro, 2014 at 23:52
Gregor, certamente, quanto à formação teríamos aqui pano para mangas… e sobre tudo o que o rodeia. Mas temos que deixar isso para outras calendas pois agora a “puta” do dever chama…
Este relatório tira-me dias de vida… 😀
E se, por acaso, se amanhã não nos entendermos a bem à primeira, pensemos nesta conversa dos jogadores e dos dirigentes… pode ser que nesse momento a gente perceba que tudo é “relativo”…
Até amanhã.
22 Setembro, 2014 at 23:12
Esta notícia do Observador, nao tem nada a ver com a do Guardian mas refere-a como sendo a fonte.
O artigo do Guardian já tem algum tempo. Estive a pesquisar na net mas nao encontrei nada semelhante a esta “notícia” do observador.
22 Setembro, 2014 at 23:23
http://www.theguardian.com/football/2014/sep/22/-sp-jorge-mendes-agent-third-party-ownership-players?CMP=twt_gu
Aqui está o artigo…
Já agora, se parte destes negócios foram feitos em Portugal e por um português, porque raio nem um “pio” da nossa CS? Citando um comentador aqui do blog… “são incompetentes”… de certeza.
22 Setembro, 2014 at 23:24
Notem que a reportagem é de 22 de Setembro de 2014… É de hoje.
22 Setembro, 2014 at 22:43
não concordo com os incompetentes enunciados.
Sobre o trabalho do Barão, dá-me a ideia que os jogadores não brigam, não metem o pé… só se ouvem os violinos a tocar. A 2ª liga é um campeonato de muita luta. Mais união, uma equipa mais aguerrida. Estão macios.
Os juniores farão certamente melhor que no ano anterior em que depois de limpar a primeira fase com 15 pontos de avanço (remember?) ficaram arredados do título ainda antes das jornadas finais. E este ano temos liga dos campeões.
22 Setembro, 2014 at 23:02
A intermitência e a falta de intensidade ainda seriam compreensíveis. O que não é de todo é o “futebol directo” de pontapé para a frente desde os centrais. O que é isso? Eu sei bem. Era o único futebol que o Barão era capaz de jogar. Não sabe mais e está convencido que o seu saber prático de há trinta e tal anos ainda vale alguma coisa. Fica a anos-luz do desgraçado do Abel em termos tácticos.
22 Setembro, 2014 at 22:43
Mandem um SMS ao Rogério Alves a lembrar-lhe que por falar em casos, os lampiões fizeram de uma derrota na Liga dos Campeões uma “vitória” para desviar as atenções, e os me(r)dia vão na conversa.
22 Setembro, 2014 at 22:44
Bem, Rogério Alves. Para se proteger o Sporting, também tem de se proteger o Presidente do Sporting. Capiche?
22 Setembro, 2014 at 22:57
off topic: a brincar a brincar o merdafica começa o campeonato com pelo menos 6 pontos a mais. veja-se no jogo com o boavista o golo mal anulado, no jogo desta semana com o moreirense a ser destruído pelo apitador, tbm no jogo com setúbal, no jogo na altura 1 a 0 novamente o apitador anula um golo limpo ao setubal. isto para dizer que em 5 jogos, foram levados ao colo em pelo menos 3 deles, sendo que nao me recordo de nemhum caso no jogo com o paços nem com o nosso grande amor, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
22 Setembro, 2014 at 23:03
Cherba: post fantástico, simplesmente no ponto. Assim, de repente, escarrapachas a verdade verdadinha.
O problema é que o adepto comum nao le a tasca; o adepto comum ve a televisao e le o jornal de borla no café. Tao simples quanto isso.
E o que é preciso? É discutir os assuntos. Nem sequer a fundo; basta levantar a capa colada a cuspo…
E aqui é que se esfumam 90% das críticas…
A maior parte das críticas ao Sporting actual sao críticas directas ao presidente. Nao gostam da toada ofensiva, nao gostam da frequencia das intervencoes, nao gostam que se agite a babugem, nao gostam do estilo.
Nao estou aqui a fazer um elogio a direcao por fazer. Cada um tem o direito a sua opiniao e eu opino sobre o que vejo.
Podem nao gostar, mas a verdade é que quando existe este tipo de comunicacao, quando se mexe com o adepto comum e este é movido a porcurar saber mais sobre os assuntos, mais se descobre. Nao digo que se descobre a verdade necessariamente porque quem cava, é porque anda a procura de justificacao para as suas próprias crencas.
Mas é muito importante a transparecia, a frontalidade e o elevar destes assuntos, para que o adepto comum procure saber mais além das letras gordas. E, depois, quem é captado logo forma a sua opiniao.
E parabéns a este espaco, por ser uma grande arena de debate sportinguista!
22 Setembro, 2014 at 23:10
Quem quer votar nos nossos “primos” do Celtic?
http://bgdvuboy.blogspot.co.uk/2014/09/BENFICA-vs-CELTIC.html
22 Setembro, 2014 at 23:11
Desculpem o off-topic, mas viram o post que o Miguel Lopes pôs no Facebook?
«Passados seis meses da minha lesão voltei a fazer o meu primeiro jogo oficial pelo o meu Sporting! Estou triste pela derrota mas muito feliz por voltar a fazer o que mais gosto!! SCP sempre!»
E parece que vai descer o ordenado para poder jogar pelo clube do coração.
22 Setembro, 2014 at 23:18
Se é assim, respect! Nao estou aqui a fazer avaliacoes de personalidade mas já todos vimos muitas provas. Que se mantenha este jogador no plantel para incutir sportinguismo!
Nao digo isto por entusiasmo fácil: o Miguel Lopes, para mim, sempre foi um belo lateral e tem mais que capacidade de discutir o lugar com o Cédric.
É um lateral rápido e forte física e psicologicamente. Defende bem e ataca bem, inclusivamente a partir para o 1×1 se for preciso.
22 Setembro, 2014 at 23:11
Entretanto, Rogério Alves ensina matemática ao Gosma, que pretendia continuar a mandar areia para os olhos a todos o que o ouvem.
Até se engasgou!
22 Setembro, 2014 at 23:17
Para a semana o Rogério alves aparece com um rótulo semelhante aos do maço do Tabaco:
“Argumentar com Rogério Alves prejudica gravemente o lampionismo” 😀
23 Setembro, 2014 at 0:08
Esqueço-me de ver esse gajo. 🙁
Aí está um tipo que independentemente de ser BdC, defende o Sporting muito bem! Além daquele gostinho que nos dá de enxovalhar o Gosma. 😉
22 Setembro, 2014 at 23:18
Entretanto na SportingTV brinca-se com o facto de o talisca ter ganho 4 quilos de músculo ahahahhaha
22 Setembro, 2014 at 23:30
Picanha quer-se com gordura, não com músculo… 😀
22 Setembro, 2014 at 23:36
ADORO-TE SPORTING!!!
23 Setembro, 2014 at 0:13
A lampionagem e os morcões estavam mal acostumados …. batiam-nos e nós como somos um Clube de pessoas civilizadas não (ou pouco) lhes fazíamos frente … e a comunicação social sempre que apanhava um motivo era ver quem se aviava mais…. temos agora um Presidente, uma Direcção e Sócios que não se calam, eles que não estavam habituados, andam todos fo….dos! Mas vão-se habituar porque não nos calamos!!
SLeoninas
off – Chego a Lisboa na 5ª. e já tenho o PDF do meu bilhete para 6ªfeira. (já havia poucos bilhetes). Vamos ter enchente!!
Bancada Central Poente – Porta Moche (1)
Podem-me dizer se a Bancada Poente é a que fica perto (ou do lado) da estação do Metro do Campo Grande??
De qualquer modo vou cedo para o Estádio e vou ter tempo de me orientar (só fui ao estádio 1 vez e ao Alvaláxia umas 2).
23 Setembro, 2014 at 0:17
É do lado oposto. A seguir à loja Verde.
23 Setembro, 2014 at 0:19
Esquece. Não deves saber onde é a nova Loja Verde. 🙂
Mas se vieres do Campo Grande tens que dar a volta ao estádio. De qq maneira acho que é nessa porta que entram os morcões, tem isso em consideração para controlares a hora de entrada.
23 Setembro, 2014 at 1:06
Oh Maria
Desde já obrigado! Pela tua indicação que fica no lado contrário, já estou a ver mais ou menos onde é. Também quem tem boca vai a Roma; é só perguntar.
Mas…. os morcões vão ou estão perto da Bancada central Poente??
Não me quero encontrar com esses gajos!! Não tenho idade para isso.
Obrigado Bj.
23 Setembro, 2014 at 11:07
Não. Está descansado. Ficam algures entre a A9 e a A11. Entram é por essa porta.
23 Setembro, 2014 at 0:21
excelent post Cherba
23 Setembro, 2014 at 0:23
a todos os amigos(as) que aqui deixaram mensagens de conforto o meu muito sentido obrigado.
Cheguei agora do velório e a impotência, revolta e injustiça são os sentimento que me consomem.
Realmente a Sofia era uma jovem linda, cheia de vontade de viver mas…
abraços e beijos a todos(as)
23 Setembro, 2014 at 0:36
Utiliza as mãos de ferro e manda um forte abraço às crianças. Bem vão precisar do amparo delas…
Puta de doença traiçoeira…
23 Setembro, 2014 at 0:51
Que venhas aqui buscar a força quando ela te faltar Mario.
Um abraço
23 Setembro, 2014 at 7:57
boa frase, Barbosa. 🙂
23 Setembro, 2014 at 8:49
Um mantra que eu próprio já tive que aplicar Diogo. Aqui falo por experiência própria
23 Setembro, 2014 at 3:28
…..e mais uma lágrima se solta.
os miúdos é que me dói na alma, salvo erro com 7 e 11 anos.
Não conhecia a Sofia, mas além de vizinho a minha esposa trabalhava com ela.
Coicidências Mário ….. um exemplo que o mundo é pequeno e a tasca é grande.
Meus Sentimentos
23 Setembro, 2014 at 8:09
agora é mostrar à vida que ela pode fazer-nos tropeçar, mas nós fazemos questão de nos levantar.
Abraço (em especial para os pequeninos)
23 Setembro, 2014 at 8:46
Os meus sentimentos Mario,
Ainda nem acredito que a Sofia partiu, assim tão cedo.
Era sem dúvida a pessoa mais querida do nosso local de trabalho. Sou até capaz de dizer que seria a pessoa mais querida que conheci.
Sempre disposta a ajudar, era impossível alguém ficar triste ao pé dela.
Tu partiste Sofia, mas eu nunca te esquecerei !
23 Setembro, 2014 at 10:24
é verdade MPereira e Since1906 (porque conheciam a minha prima), o mundo é mesmo pequeno e assim sendo sabem bem do que falo, a Sofia venceu o cancro da mama há 5 anos sempre com o sorriso na cara e sem deixar de ser um ser humano excelente.
Agora novamente a mesma doença no figado tirou-nos esta mulher doce e amiga de toda a gente, ontem o velório foi sinónimo disso mesmo, muitos amigos, colegas e familia.
Mais uma vez peço desculpa por ter trazido este assunto tão pessoal para aqui, mas como disse acima o Barbosa vim aqui buscar força, junto de vocês que também considero meus amigos por tantos dias, semanas, meses e anos que partilhamos as nossas opiniões sobre tudo um pouco.
Agradeço as vossas palavras do fundo do coração, de todos sem individualizar.
Hoje a Sofia vai a enterrar e a partir daí a vida tem de recomeçar, no entanto sem nunca mais ser igual, as crianças serão certamente as que mais vão sofrer com esta perda.
Abraços e beijos para todos(as) os(as) Tasqueiros(as) e obrigado pela força.
23 Setembro, 2014 at 10:39
Um grande abraço Mário, a vida por vezes é muito injusta, especialmente pelos filhotes da Sofia.
Também eu, à 2 dois travei esta luta ( e continuo…), felizmente foi tudo no inicio e está a correr bem, mas o meu principal pensamento eram os meus filhos, com 4 e 8 anos e foi por eles que lutei e continuo a lutar.
A Sofia será mais uma estrela brilhante…
Toda a força do mundo.
23 Setembro, 2014 at 10:42
Um grande abraço Mário, a vida por vezes é muito injusta, especialmente pelos filhotes da Sofia.
Também eu, à 2 dois travei esta luta ( e continuo…), felizmente foi tudo no inicio e está a correr bem, mas o meu principal pensamento eram os meus filhos, com 4 e 8 anos e foi por eles que lutei e continuo a lutar.
A Sofia será mais uma estrela brilhante…
Toda a força do mundo.
23 Setembro, 2014 at 10:49
Obrigado Claudia, e continua com toda a força do mundo a travar essa luta para ficares a 100%, ninguém merece isso!
Sempre atenta a qualquer sinal!
23 Setembro, 2014 at 10:56
Obrigado eu, pelas tuas palavras.
E para aliviar, isto é como o nosso Sporting, sempre, Fight & Resist.
23 Setembro, 2014 at 10:57
nem mais, fight & resist!
23 Setembro, 2014 at 11:12
Ninguém devia partir com 40 anos e com filhos tão pequeninos.
O meu mais profundo voto de pesar e também porque o lema Fight and Resist é tão necessário para a vida!!!
23 Setembro, 2014 at 12:03
obrigado Miguel, tens toda a razão, abraço
23 Setembro, 2014 at 12:22
Muita força te desejo… Fight & Resist!
23 Setembro, 2014 at 12:29
Obrigado DeFran…isto são horas de chegar à Tasca?
23 Setembro, 2014 at 11:56
Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, quero dar-te um forte abraço pela perda Mário, e deixar boa energia à clauidalvalade, também eu já pessoas bem próximas a passar pelo mesmo, uns já me deixaram infelizmente, os outros é como dizem, Fight & Resist.
SL e muita força
23 Setembro, 2014 at 12:04
obrigado Narasihma, a vida por vezes é mesmo injusta.
abraço
23 Setembro, 2014 at 12:08
Obrigado Narasihma.
23 Setembro, 2014 at 13:15
Um forte abraço nesta altura dificil !
23 Setembro, 2014 at 0:51
Só agora é que tive a oportunidade de ler este post e para mim, dada a conjectura, é o post dos posts!
Fight&Resist
23 Setembro, 2014 at 1:08
Oh Maria
Desde já obrigado! Pela tua indicação que fica no lado contrário, já estou a ver mais ou menos onde é. Também quem tem boca vai a Roma; é só perguntar.
Mas…. os morcões vão ou estão perto da Bancada central Poente??
Não me quero encontrar com esses gajos!! Não tenho idade para isso.
Obrigado Bj.
23 Setembro, 2014 at 1:21
Cheguei agora e nem li os comentários dos outros Nós Todos.
Mas… é isto Cherba…. thats the point!
Temos que ser Nós a conseguir dar a volta a todos estes anos mal geridos internamente em cada um de Nós e não ter vergonha de nos assumirmos de uma vez por todas que SOMOS OS MAIORES!
Dá trabalho? dá! Mas se não formos Nós… ninguém vai fazer por ti.
Por falar em defensores nos programas desportivos…. eu voltei a ver o Dia Seguinte e
Finalmente temos alguém com nível e sentido de humor que dá baile aos outros dois marrecos!
Viva Nós viva o Sporting Clube de Portugal!!
Bô Noite 😉
23 Setembro, 2014 at 2:11
“Que, se gostamos de afirmar «o Sporting somos nós!», não podemos ser um dos maiores focos de instabilidade? Não, não estou a pedir-te para seres acrítico. Estou a pedir-te para parares um pouco. E perguntares a ti mesmo, se tens tratado bem aquele que cantas ser o teu grande amor?”
Se o que eu li hoje de comentários suscitados por algumas críticas a BdC for representativa do Sporting hoje em dia então qualquer facínora oportunista, com vistas a prejudicar o Sporting, é banhado de aplausos e recebido de porta aberta desde que apoie publicamente BdC.
Riscos do seguidismo que a esperteza saloia não calcula.
23 Setembro, 2014 at 8:17
Já estás a chorar?
23 Setembro, 2014 at 9:45
HAHAHAAHAHAHAHAHA…
Muito bom!!!
23 Setembro, 2014 at 10:06
GRITA SPOOOOOOOOOOOOOOOOORRTING!!!
23 Setembro, 2014 at 11:13
JRamos : Criticas é uma coisa. Mentir com os dentes todos que se tem na boca só porque não se gosta das pessoas é outra. ( e acredito que sejas Sportinguista, porque caso contrário provavelmente nem dentes tens)
Qdo puderes publicar o resultado da votação que andaste por aqui a apregoar ontem, agradeço.
E já agora uma palavrinha também sobre a Holdimo.
23 Setembro, 2014 at 16:46
Qual votação? Bruno de Carvalho antes de chegar à presidência sempre falou de fundos que tinham milhões e quando chegou à presidência não tinha milhões nenhuns. É simples. Não é o primeiro nem o último que vai ser criativo com a verdade para ser eleito.
Depois, os russos eram um fundo que ia investir em troca de uma porcentagem de passes de jogadores o que não parece combinar e todo com o discurso de BdC contra os fundos, uma luta que, aliás, espero que consiga vencer.
Se te incomoda que se apontem algumas inconsistências no discurso de BdC é problema teu.
Eu tento sempre manter algum cepticismo em relação a cargos que passam por eleições de cariz popular. Sabe-se que os candidatos nem sempre dizem a verdade. Ninguém dúvida disto na política mas por alguma razão que me escapa parece que BdC vai ser o primeiro que não se esticou para ganhar eleições.
Se preferes acreditar nisso, que BdC, ao contrário de todos os que se apresentam a eleições, não mente e já agora que não se engana e raramente tem dúvidas, como o outro, é contigo.
Eu já afirmei e reafirmei que apoio a actual direcção mas não sou um brunista e não vou em toda a conversa de quem depende de ser eleito para se manter no cargo.
Foi essa atitude que arruinou o Sporting, essa crença absurda nas direcções só porque acenavam com o nome do Sporting. Por mim chega. Tu queres mais. Continua. Ninguém te impede.
23 Setembro, 2014 at 16:52
Na primeira eleição que BdC perdeu é que ele falou dos fundos e dos russos; na segunda (a que venceu) posso estar em erro mas não me lembro de ele ter falado em fundo nenhum…daí a sua posição agora!
24 Setembro, 2014 at 1:17
Sr.Ramos , não me recordo que o presidente tenha dito que os fundos , seria na aplicação de passes de jogadores.
Se tiveres um video a dizer isso, mostra-me , fiquei curioso.
Pensa numa coisa :
– todo o dinheiro que entrasse e que ainda entra em alvalade, está destinado a pagar os erros dos lambuças.
Isto não é um estalar de dedos, o presidente não é otário, tem muitas na manga e não são do conhecimento de todos.
Há mais de 1 ano, que apresentamos lucro.
Os dois últimos semestres, com 4 milhões de lucro.
Para o ano a parada sobe, mas precisamos que todos, e volto a repetir ( todos) , estejamos do mesmo lado.
Se aqui andas , não acredito que não gostes do SPORTING !!!
Desde que sou vivo, e já lá vão 43 , nunca tinha visto o Sporting assim.
Mesmo a perder, eu estou lá sempre, SEMPRE
e tu vens ??? ou ficas a comer croquetes estragados ?
achas que existe alguém aqui que concorde com o presidente a 100 % ? claro que não ! todos nós achamos que podemos melhorar aqui e ali, mas ou fazemos criticas construtivas ou então destrutivas , que não nos levam a lado nenhum….
todos erram , e o presi não é diferente, também erra, no entanto eu chamo-lhe mais ” falta de tempo”….. o clube estava virado do avesso, e não é num ano que tudo muda.
Vamos lá todos
BRAÇOS NO AR
TODOS DE PÈ
VAMOS CANTAR
SPORTING ALLEZ
SPORTING ALLEZ
SPORTINH ALLEZ
SPORTING ALLEZ
bis ( até adormecer)
24 Setembro, 2014 at 4:33
Quanto a ir ao estádio não me comparo consigo.
Nos últimos 14 anos não estive em Portugal mais do que um ano e meio e já lá vão mais para aí uns onze anos a morar noutro continente.
De resto as dúvidas que expus não constituem motivo para tanto histerismo de alguns. É que dizer que se aceita a crítica não confere com chamar de lampião a quem faz uma crítica. Portanto a partir daí eu vi ao que vêm alguns e de propósito quero vim tomar uma posição de desmistificação de BdC.
Ele ou é competente ou não. É bom líder ou não. É disso que se trata.
De sportinguismo BdC e os fanatizados por ele não têm que presumir dar lições a ninguém, muito menos a um atleta histórico do Sporting.
Como presidente trata-se de cuidar do clube, de competências de gestão e liderança e nessa perspectiva e faz tanto sentido alguém se fanatizar por BdC como faz fanatizar-se pelo presidente da EDP ou do BCP.
É bom para ele que não julgue que o Sporting e o Sportinguismo se resume ao que ele diz e acha porque a arrogância não é boa conselheira num lider – embora ele deva ter confiança nas suas capacidades (uma coisa e outra são diferentes) – e é bom para os sportinguistas porque considerando que a presidência de BdC tem sido um sucesso até agora nós não sabemos ainda como poderá reagir ao insucesso. Enfim, defendo que não se confie cegamente na direcção. Isso foi o que alimentou o croquetismo. Alguns aqui não aceitam isso, não aceitam menos do que seguidismo total.
Viva o Sporting!!!
O meu cântico preferido sempre foi este:
“A namorada eu deixei
E o trabalho abandonei
Pra te dizer
Que até morrer
Que até morrer
Sporting te amarei
Allez allez, allez allez, allez allez, allez allez…”
Para sexta-feira:
RP
Jefferson Maurício Sarr Cedric
João Mário William Adrien
Nani Slimani Capel
Sporting 3 fruteiros 2 (jogo impróprio para cardíacos).
23 Setembro, 2014 at 16:59
E já agora, o que sabes tu sobre a Holdimo. O que consta é que a Holdimo ficou com 20 e tal por cento da SAD em troca das porcentagens de passes que tinha. Não deu nada ao Sporting.
20 e tal por cento de uma SAD com grande parte das acções dispersas em accionistas que não vão votar nas assembleias da SAD é muito poder.
Esperamos que esse poder venha em nosso benefício, e pode bem vir, mas também não é coisa para deixar rolar sem estar com atenção e só com credulidade.
Não é garantido que o interesse da Holdimo vai ser sempre o mesmo que o interesse do Sporting.
23 Setembro, 2014 at 17:02
Pronto, pronto…Bom era ter votado no Peyroteo Couveiro…
A esta hora eramos do Lim… Bem, eu já te estou a ver de olhos em bico!
23 Setembro, 2014 at 8:33
O JRamos deve ter uma tara qualquer com o BdC e faz lembrar o FILHO DA PUTA DO VIRGILIO do ANortedeAlvalade (na volta são o mesmo). Vejo-o mais interessado em falar em BdC do que em qualquer outro assunto. Está sempre a ver se consegue arranjar qualquer coisa para atacar o homem. Já enoja!
23 Setembro, 2014 at 20:38
“Está sempre a ver se consegue arranjar qualquer coisa para atacar o homem.”
As minhas críticas a BdC foram:
1) dúvidas sobre a estratégia de reforço da equipe dados os problemas que Maribor mostrou em relação ao centro da defesa (junto ainda com todas as outras opções cujas nenhuma até agora entrou no onze inicial com a excepção de Sarr que, pessoalmente tenho gostado);
2) crítica estúpida e arrogante a um capitão histórico do Sporting só porque disse o que todos achamos – que a equipe em Maribor mostrou fragilidades importantes para quem luta pelo título e quer passar a fase de grupos da Champions. Manuel Fernandes é o jogador que o sportinguistas já há muito dizem que falta: jogou com amor à camisola e nunca aceitou jogar por um rival.
3) dúvidas sobre a real capacidade de BdC trazer os milhões de que falava dado que uma vez eleito não entrou nenhum fundo com milhões.
Fora isto tenho também dito que apoio a direcção actual. Só não o faço de forma dogmática.
Se isto é razão para entrar em histeria, bom…é algo que me ultrapassa. É que para ti as eleições foram entre uns mentirosos e um impoluto, para mim todos os candidatos são criativos com a verdade ou seja, de forma crua, as eleições foram e são entre mentirosos – do que se trata é de escolher o mentiroso que seja ao mesmo tempo do interesse do Sporting.
BdC é esse mentiroso. É um mentiroso que no momento poderá ser muito importante para o Sporting e quem sabe durante muitos anos.
Ao Sportinguista cabe não ser ingénuo e portanto acompanhar o que realmente a direção faz em vez do que diz – especialmente agora que temos conversas semanais do Presidente.
24 Setembro, 2014 at 8:29
JRamos, acho sinceramente redutor da tua parte, as tuas chamadas de atenção em relação ao BdC. Parece que somos todos um bando de tontinhos seguidistas…
1- Tenho reservas em relação à Holdimo, não há almoços grátis.
2 – Tenho reservas em relação às bocas contra MF e DF. Não gosto da exposição, embora perceba o objectivo.
3 – Eu não quero que BdC traga milhões. Quero rigor e auto-suficiência!
23 Setembro, 2014 at 10:05
Nem mais,nem menos! A força do Sporting está nos adeptos,se não formos nós a apoiar e a acreditar,ninguém o fará! SL