Caro Joaquim Rita,
ainda que o seu tempo de antena tenha sido alargado, sobretudo porque o meio é pequeno e os interesses estarem estritamente ligados com a necessidade de auto-promoção (quase em mandato – veja-se os artigos 1154º e ss do Código Civil), não obsta a que se possa incutir no dever deontológico de ser leal, directo e quiçá intelectualmente honesto, uma vez por outra vá, que também não lhe desejo o desemprego.

Presentemente sempre que oiço a sua distinta voz, ou enaltecida figura, mudo de estação ou de canal consoante o meio de comunicação em apreço, e faço-o porque estou consciente que fará uma análise pouco acuidada e sempre com um certo facciosismo, com pendor para Carnide. E não podendo exigir-lhe silêncio, em resultado desta aparente democracia em que vivemos, escuso-me a ouvi-lo.

Mesmo assim dirijo-me à sua ilustre pessoa, e porquê? Legitimamente inquirirá.
A resposta resulta, desde logo pelo que expus supra, o seu tempo de antena é demasiado e quase que sou forçado a ouvi-lo, nem que seja na aclamada estação do Sport imbecis de Carnide, ou se quisermos: SIC. Em bom rigor, e porque é disso que se trata, quanto mais falamos mais oportunidades temos de errar, e de nos espalhar ao comprido como uma bailarina em dia de competição, e como é público os desacertos são mais anotados. Como estamos a intentar ser verdadeiros, de facto não errou, assumo claramente. Apenas tece, semana após semana, as suas ideias que vêm desde que, provavelmente, se recorda de si. São portanto claramente tendenciosas e resvalam sempre para uma critica que é difícil de aceitar, porquanto são raras as vezes que acerta.

Em defesa do meu enormíssimo Clube, o de Portugal como se verá pelo seu título (é causa bastante para o identificar), deixo-lhe esta estatística simplificada:
Desde 2000, Sporting Clube de Portugal
– 3 Taças de Portugal e jogámos mais uma final em 20 de Maio;
– 2 Campeonatos Nacionais;
– 4 Taças Cândido Oliveira.
– Final da Taça UEFA (Liga Europa).

Torna-se assim evidente que a sua memória está sedenta de vitaminas, e que afinal, um percurso que efectivamente não corre como desejado, não é de olvidar, até se deve salientar. Note-se que se trata de futebol 11, não vá V. Exa. confundir, porque se me atrevo a entrar nas modalidades … aí a conversa pode descambar para ofensa, ou seja, vai Sr. sentir-se ofendido por andar a comer fruta do chão, leia-se mordida sempre primeiro pelo Leão.

E justamente porque ouvi o Sr. e outros camaradas de praça questionar a grandeza do Sporting Clube de Portugal, questiono-me se já fez as contas para o seu (?), indubitavelmente tem sido os do Norte a levar a maioria dos troféus, contudo, repito: é de salutar o que se descreve. A história faz-se caminhando, e mesmo não concordando com direcções palmilhadas pelos meus congéneres (especialmente os anteriores), não tenho a pretensão de dizer e afirmar que todos os outros é que são virtuosos, como o senhor faz em relação por exemplo à politica de contratações (armada estrangeira) dos outros, supostos, grandes! Dou-lhe um curto exemplo: veja a liga Holandesa, pragmática, em que os clubes, denominados grandes, vivem das suas escolas, tendendo, sem receios ou desculpas indesculpáveis, a colocar os seus miúdos em Ligas “Europas”, Ligas dos Campeões, para quê? Para que paineleiros, desculpe comentadores, deixem de afirmar que não possuem experiência, dando esses clubes cunho a jogadores com talento. O mesmo precisa Portugal de fazer.

Eu lembro-me desta sua saída aquando da partida do Djaló: “fantástica contratação do Djaló pelo Benfica”. Mas V. Exa.,ilustre comentador, vê futebol ou vê desejos intrínsecos de esperanças inócuas. Permita-me discordar. Diz o Senhor que esta contratação é mais um exemplo de má gestão do clube – pois concordo – e que é uma fantástica contratação – pois é claro que discordo. É um exemplo e outros se seguirão, pois têm sido dados pela sua erudição, sem remanso, pelo menos semanalmente.
Faça-nos a todos um favor, não seja Palerma!

 

Texto escrito por Nuno Vieira 

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]