Caro Joaquim Rita,
ainda que o seu tempo de antena tenha sido alargado, sobretudo porque o meio é pequeno e os interesses estarem estritamente ligados com a necessidade de auto-promoção (quase em mandato – veja-se os artigos 1154º e ss do Código Civil), não obsta a que se possa incutir no dever deontológico de ser leal, directo e quiçá intelectualmente honesto, uma vez por outra vá, que também não lhe desejo o desemprego.
Presentemente sempre que oiço a sua distinta voz, ou enaltecida figura, mudo de estação ou de canal consoante o meio de comunicação em apreço, e faço-o porque estou consciente que fará uma análise pouco acuidada e sempre com um certo facciosismo, com pendor para Carnide. E não podendo exigir-lhe silêncio, em resultado desta aparente democracia em que vivemos, escuso-me a ouvi-lo.
Mesmo assim dirijo-me à sua ilustre pessoa, e porquê? Legitimamente inquirirá.
A resposta resulta, desde logo pelo que expus supra, o seu tempo de antena é demasiado e quase que sou forçado a ouvi-lo, nem que seja na aclamada estação do Sport imbecis de Carnide, ou se quisermos: SIC. Em bom rigor, e porque é disso que se trata, quanto mais falamos mais oportunidades temos de errar, e de nos espalhar ao comprido como uma bailarina em dia de competição, e como é público os desacertos são mais anotados. Como estamos a intentar ser verdadeiros, de facto não errou, assumo claramente. Apenas tece, semana após semana, as suas ideias que vêm desde que, provavelmente, se recorda de si. São portanto claramente tendenciosas e resvalam sempre para uma critica que é difícil de aceitar, porquanto são raras as vezes que acerta.
Em defesa do meu enormíssimo Clube, o de Portugal como se verá pelo seu título (é causa bastante para o identificar), deixo-lhe esta estatística simplificada:
Desde 2000, Sporting Clube de Portugal
– 3 Taças de Portugal e jogámos mais uma final em 20 de Maio;
– 2 Campeonatos Nacionais;
– 4 Taças Cândido Oliveira.
– Final da Taça UEFA (Liga Europa).
Torna-se assim evidente que a sua memória está sedenta de vitaminas, e que afinal, um percurso que efectivamente não corre como desejado, não é de olvidar, até se deve salientar. Note-se que se trata de futebol 11, não vá V. Exa. confundir, porque se me atrevo a entrar nas modalidades … aí a conversa pode descambar para ofensa, ou seja, vai Sr. sentir-se ofendido por andar a comer fruta do chão, leia-se mordida sempre primeiro pelo Leão.
E justamente porque ouvi o Sr. e outros camaradas de praça questionar a grandeza do Sporting Clube de Portugal, questiono-me se já fez as contas para o seu (?), indubitavelmente tem sido os do Norte a levar a maioria dos troféus, contudo, repito: é de salutar o que se descreve. A história faz-se caminhando, e mesmo não concordando com direcções palmilhadas pelos meus congéneres (especialmente os anteriores), não tenho a pretensão de dizer e afirmar que todos os outros é que são virtuosos, como o senhor faz em relação por exemplo à politica de contratações (armada estrangeira) dos outros, supostos, grandes! Dou-lhe um curto exemplo: veja a liga Holandesa, pragmática, em que os clubes, denominados grandes, vivem das suas escolas, tendendo, sem receios ou desculpas indesculpáveis, a colocar os seus miúdos em Ligas “Europas”, Ligas dos Campeões, para quê? Para que paineleiros, desculpe comentadores, deixem de afirmar que não possuem experiência, dando esses clubes cunho a jogadores com talento. O mesmo precisa Portugal de fazer.
Eu lembro-me desta sua saída aquando da partida do Djaló: “fantástica contratação do Djaló pelo Benfica”. Mas V. Exa.,ilustre comentador, vê futebol ou vê desejos intrínsecos de esperanças inócuas. Permita-me discordar. Diz o Senhor que esta contratação é mais um exemplo de má gestão do clube – pois concordo – e que é uma fantástica contratação – pois é claro que discordo. É um exemplo e outros se seguirão, pois têm sido dados pela sua erudição, sem remanso, pelo menos semanalmente.
Faça-nos a todos um favor, não seja Palerma!
Texto escrito por Nuno Vieira
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Setembro, 2014 at 22:26
Este porcalhão do Joaquim Rita mete-me medo, desto chuva por causa dele…
24 Setembro, 2014 at 22:50
Estou a Leste, e pelo Leste me fico…
24 Setembro, 2014 at 23:07
Neste caso, o paraíso é mesmo aí…
24 Setembro, 2014 at 22:56
Epah, eu digo-vos sinceramente que nunca consegui ver um desses denominados programas de debate de futebol.
Nunca vi nenhum, não tenho interesse e quero que vão ladrar para outro sítio. Como ainda por cima somos, pelo que leio e oiço dizer, muito mal representados, acho que sou eu o mais esperto de todos, vejo ou faço outra coisa qualquer e não me chateio.
Experimentem, é libertador 🙂
24 Setembro, 2014 at 23:00
desculpem lá, mad vou gritar, para que toda a gente me oiça:
24 SET 2014,22.50, RTP INFORMAÇÃO, PAINEL DE COMENTADORES SOBRE O TEMA “SELECÇÃO e RENOVAÇÃO.
JOSÉ NUNES fala: “NA DÉCADA DE 60 E 70 A SELECÇÃO ERA O BENFICA. NOS ANOS 80, BENFICA E PORTO.NA DÉCADA DE 90, ERA O PORTO.EM 2004, ERA O PORTO.E A PARTIR DAÍ, NUNCA MAIS HOUVE DOMÍNIO DUMA EQUIPA PORTUGUESA.”e depois, lança esta ignomínia: “HOJE EM DIA, NÃO HÁ ESPAÇO NAS EQUIPAS PORTUGUESAS PARA O JOGADOR PORTUGUÊS.”, perante o anuimento dos restantes.
Pergunto eu : PATRICIO, CEDRIC, WILLIAM, ADRIEN, NANI, ANDRE MARTINS, ESGAIO, JOÃO MARIO, MANE….são sérvios?!
NAO HÁ NINGUÉM QUE OS ENVERGONHE, ESTES MISERAVEIS?
NÃO HÁ NINGUÉM QUE OS CALE?!
24 Setembro, 2014 at 23:37
desculpe lá mas dessa lista, cedric é alemão, adrien é francÊs, nani cabo-verdiano e william é angolano! informe-se sff! xD
24 Setembro, 2014 at 23:50
E o Eusébio Moçambicano !
25 Setembro, 2014 at 9:04
eh eh eh eh eh …então tá explicado. as minhas desculpas;)
24 Setembro, 2014 at 23:46
Se as bases sempre foram slb e fcp, ta explicado porque nunca ganhamos nada.
Esta é a nova mentira que tao a repetir n vezes para ver se convencem alguem.
24 Setembro, 2014 at 23:59
O Esgaio não tem passaporte.
25 Setembro, 2014 at 1:19
e a nazaré era um estado independente quando ele nasceu.
25 Setembro, 2014 at 0:36
Pois, resta saber pq é k apesar de todos os roubos, mesmo em 66 (ano em k fomos campeões) somos os que mais fornece jogadores para europeus e mundiais. Mundial esse onde em Wembley meteram um lesionado do Carnide em vez do nosso fabuloso avançado Lourenço.
SL
24 Setembro, 2014 at 23:17
Fight and Resist contra essa corja!
25 Setembro, 2014 at 0:02
On topic (post do século XXIV criado pelo Javas)
Como detectar um benfas
Sou um gajo mediano em tudo. Mas tenho dois ou três talentos especiais. Um deles é detectar um benfas só de olhar para ele durante 10 segundos. Os meus amigos há anos que me pedem para fazer o “truque” e é muito raro falhar. Na verdade é algo muito simples, tudo reside na observação e no conhecimento detalhado da espécie. É…sou uma espécie de paleontólogo de cérebros fossilizados, ou seja, de benfas.
Tudo começa por olhar muito atentamente ao vestuário. Um benfas que se preze não é muito dado ao estilo mais recente, ou às modas da ordem…um bom kispo demasiado largo, a bela da mariconera, a calcinha com a bainha feita a olhómetro, o sapatito ultrapassado, há uma série de sinais exteriores de “pobreza” de espírito que normalmente denunciam o bicho. Por vezes o benfas esmera-se e com o fato e gravata torna-se indetectável, aí teremos de observar com mais detalhe cenas como a patilha, o bigode, a unhaca, os anéis, quer dizer os cachuchos, quase sempre há um indicio muito forte que aquele rabo costuma sentar-se nas cadeiras da banheira de betão.
O arquétipo do benfas usa um penteado à macho. Mas à macho mesmo, o que quer dizer que tudo o que for modelo de penteado a partir dos anos 80 não encaixa. Aqui há para todos os gostos, dependendo do ídolo de juventude. Temos o modelo “Chalana” (caracóis em cima e comprido atrás) já mais raro, mas que fez o seu furor. O modelo “Carlos Manuel” (risco ao meio e à tigela) que ainda muito taxista e merceeiro tem como referência, o modelo “Diamantino” (curto dos lados e espetado em cima). O inarrável estilo “Pietra” (permanente de caracóis) e finalmente o corte intemporal dos Águas (certinho de risco ao lado).
Se nada disto for facilmente observado (e costuma ser) teremos de passar uns segundos mais ouvir o gajo a falar, é uma missão mais complicada, mas que normalmente dá os seus frutos. Com alguma sorte sai disparado um “portantos”, um “quaisqueres”, um “derivado da situação” ou “o sujeito disse que”…e a coisa tá feita. Já me esquecia de dois pormenores…o palito na boca e sonora escarreta para o chão. O palito só sobrevive porque ainda há muita boca benfas para esburacar, os seres inteligentes usam escova de dentes, os benfas mais tradicionais palitam-se durante mais de 10 minutos, às vezes durante horas. Já essa arte milenar que se chama escarrar, tem autênticos artistas de águia ao peito, gente que faz poemas da gosma fleumática, obras primas que saem declamadas da boca para a folha em branco da calçada.
E pronto revelei os meus segredos. Agora divirtam-se e olhem à vossa volta, vejam se eu não tenho razão. Para os que acham que generalizei e que há bimbos em todos os clubes…digo-vos…ok…está bem, mas a probabilidade de um bimbo ser benfas é a mesma de advogado ser aldrabão, ou de um arrumador ser drogado, posso falhar, mas será sempre raro.
Para os benfas que estão a ler este post e talvez a escarrar para o lado, só vos digo que outro sinal de benfas é andar em blogs do Sporting a responder a todas as merdas que não vos dizem respeito. Eu sei que vocês não têm nada de jeito para ler quando fecham a janela do Gordo Vai à Baliza (bom blog), mas façam-me um favor…guardem lá os posters do Witsel e do Aimar com que costumam bater as vossas pivias e escrevam os vossos próprios blogs. Mas sem “portantos” e sem “derivados da situação” ok?
25 Setembro, 2014 at 12:13
Tiro o meu chapéu!!!
SL,
25 Setembro, 2014 at 0:06
O meu ódio de estimação e o MST. Mas o Manha, o Manuel Queirós, o Gosma da Silva, o gordo do Carnide na CMTv, o Bernardino Barros, o Rita, podía estar aqui até amanha…
Por isso e para preservar a minha higiene mental, não vejo nenhum….
25 Setembro, 2014 at 0:10
As prostitutas Checas com distúrbios de consciência percebem mais de bola do que todos esses alucinados comendadeiros das TV’s.
25 Setembro, 2014 at 9:00
e porque é que elas têm problemas de consciência, We…? o que é que tu andas a fazer, We????!!!! ;););)
25 Setembro, 2014 at 0:10
A Sic notícias é um antro de parasitas.
25 Setembro, 2014 at 0:11
A Bárbara Guimarães é feia como um bode. É tipo beiçoleta, tipo entornadora de vinho.
25 Setembro, 2014 at 0:13
A legião de fãs do Rita está neste momento a grunhir enquanto sonha.
25 Setembro, 2014 at 0:17
O Mestre Gabriel Alves não merece isto.
25 Setembro, 2014 at 0:20
MESTRE
25 Setembro, 2014 at 0:20
meanwhile…
SLBosta e Rascord estabelecem parceria para fomentar o número de sócios dos lã-piões…
Cartão de sócio dos galinácios oferece 1 mês de assinatura do jornalixo Rascord…
in http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/09/uma-vez-cofina.html
25 Setembro, 2014 at 0:31
Por falar nisso, se me é permitida uma critica, n muito importante confesso, mas n percebo pq é k na revista de imprensa da Sporting TV, o CM é o primeiro jornal a aparecer; acho que os jornais de “referência” deviam aparecer antes do lixo, ainda por cima um lixo anti-Sporting.
SL
25 Setembro, 2014 at 0:38
Qualquer serviço noticioso que se preze começa com as desgraças do dia.
25 Setembro, 2014 at 1:33
por falar em CM e coisas sem graça, a capa desta 5ª feira é: “FPF ganha a vida a esfregar casas de banho imundas” (tradução de “FPF limpa cadastro a Gases da Costa”)
25 Setembro, 2014 at 0:28
Recomendo vivamente a entrevista que está neste momento a dar na Sporting Tv a Aurélio Pereira. Encaixa que nem uma luva nas discussões por aqui se passam sobre a formação e a B.
Destaco algumas frases:
Sporting é o k mais faz pela formação e é mal tratado
temos atraso de decadas face a espanha pelas equipas B
em espanha ninguem quer saber se o Barça B está em 17º
Não queremos equipas vencedoras queremos jogadores vencedores
a política de formar a ganhar é um erro completo
é preciso que ganhem, empatem e percam
quando perderem na A resistem
Os jogadores precisam de errar, qd cometerem erros na A não colapsam
temos que acabar com as pressas de entrar na equipa A
Ronaldo e Figo poucos campeonatos de formação ganharam
SL
25 Setembro, 2014 at 0:44
Isto, por ser dito por quem é, e pela recorrência do tema (on e off topic), merecia ser emoldurado e afixado em lugar de destaque na Tasca.
Não é só a política de contratações que parece merecer um esclarecimento…
25 Setembro, 2014 at 5:43
OFF topic:
Viajem marcada para Portugal para a próxima segunda-feira CHECK
Bilhetes comprados para o jogo contra o chelsea CHECK
Ser emigra custa muito, entao por vezes temos de dar a nos próprios alguns presentes como este… SPORTING!!!!!
25 Setembro, 2014 at 10:06
O rita é mais um dos pseudo-intelectuais que não passam de uns ignorantes incompetentes que abundam por esta sociedade!
Quando o padrão da sociedade é a mediocridade, nada mais há a dizer.
25 Setembro, 2014 at 11:45
Falar nesse travestido de intelectualidade só se for para o insultar… É dificil manter a compostura quando a estupidez se revela em graus superlativos!
A verdade é que é preciso grandes bois para alimentar aqueles milhoes todos e este é apenas mais um..
27 Setembro, 2014 at 10:17
Brilhante texto!
Da argumentção, ao encademaneto lógico, passando pela escrita elaborada.
Parabéns Nuno!