No meio de tanta crítica fácil, unicamente com o objectivo de mandar abaixo, não deixa de ser cómico ouvir um gajo como este falar em “pouca qualidade” e em “problema de matéria prima”. Diogo, pá, como foi complicado encontrar um jogador que fizesse esquecer-te…
28 Setembro, 2014 at 17:09
Ressabiado da merda fdx.
Ainda consegue ser pior a comentar do que a jogar, o que nao é facil.
28 Setembro, 2014 at 22:22
Ó diogo bétinho acabou-te a mama, pá. Incompetente de merda!
28 Setembro, 2014 at 17:13
Só depois destas notícias soube quem era o gajo …
Ele deve ser daqueles que vai na rua e pensa que alguém o conhece.
Enfim.
28 Setembro, 2014 at 17:17
“Bolas para a frente não são bolas longas”.
A reter…
Escolhem-nos a dedo, porra. E depois quando estão à rasquinha com falta de argumentos saem-se invariavelmente com a “desculpa” de que foram profissionais de futebol durante n anos. E então?
O Chalana tinha um pé esquerdo do caralho, dos melhores jogadores portugueses de sempre e no entanto como treinador foi a figura mais cómica que já vi no benfica (saudades da mítica camisola rosa e Chalana a treinador…).
28 Setembro, 2014 at 17:20
Isto é ouro:
https://www.youtube.com/watch?v=Mj-p41CWeGs
28 Setembro, 2014 at 17:42
ehehehehehehehehe
O chalana não era o gajo do 5-3 para a taça?
28 Setembro, 2014 at 18:05
Sim, foi o treinador deles até final da época. Já não me lembro quem é ele foi substituir. Ou foi o Koeman, ou o Fernando Santos, ou o Camacho, não sei. Deve ter sido um destes.
28 Setembro, 2014 at 17:17
Até pensei que o SCP tivesse sido goleado, mais um aziado!
28 Setembro, 2014 at 17:45
Um gajo que não percebe a diferença de uma bola na frente (por pressão adversária e entretanto espaço aberto) de um alívio para onde o defesa está virado … tudo dito.
28 Setembro, 2014 at 17:18
desculpem a repetiçao mas …
ao ver este palhaço deste diogo matos, que já nem me lembrava da sua passagem pelo Sporting , e depois das tripas recompostas pelo nojo destes comentários , fica-se com uma ideia da tarefa herculeana que o Sporting e a atual estrutura têm pela frente , é preciso que os Leões de Portugal continuem a apoiar Bruno de Carvalho neste processo em que estamos que está longe de estar consolidado , tem que se arrumar primeiro a casa para se poder enfrentar depois os adversários externos , a mentalidade da comunidade Sportinguista tem de mudar para ganharmos , para enfrentarmos os adversários , estes vermes que parasitam ou parasitaram em Alvalade têm de ser desmascarados e perceberem que nao podem continuar a servirem-se do nosso grande amor , força Senhor Presidente que nunca lhe falte a voz na defesa do nosso clube . S.L.
28 Setembro, 2014 at 21:39
E este parasitou durante uns bons anos. Para além do que ganhava ainda eram as viagens que fazia, para onde queria, à procura de lugares para Academias Sporting. Acabou-se o tacho agora faz como o MF.
28 Setembro, 2014 at 17:21
Este era o numero dois do Peyroteo Couceiro nera?…
È preciso dizer mais alguma coisa?
28 Setembro, 2014 at 17:27
“Aceita-se este impacto”
“O golo acata… acata quê?”
Enfim… ainda menos destreza com a língua do que com os pés
28 Setembro, 2014 at 17:27
Maior vergonha que ‘pilantras’ como este Diogo, dizerem mal do Sporting é termos os órgãos de CS apenas a chamarem ex-assalariados do tempo do Godinho para ‘representarem’ o Sporting… Acho que depois de algumas batalhas travadas a direção deve se debruçar a sério com o problema da CS. E para começar atacar de vez os artistas das notícias dos salários do William.
28 Setembro, 2014 at 21:45
Bastava um comunicado a dizer que os “paneleiros” (sem i) supostamente Sportinguistas (e sem medo de citar os nomes todos e salvaguardando as excepções) que andam pelas televisões, rádios e jornais, não só não representam as ideias do clube, como pertencem todos a direcções anteriores que contribuiram para arrastar o clube pela lama, podendo vir a ser envolvidos em investigações relacionadas com crimes cometidos no passado do clube.
Mas a culpa disto continuar assim é, principalmente, de BdC, que nada faz para estancar o problema.
E estancar isto, é simples.
Não entra mais um único órgão de CS em Alvalade daqueles que têm esses senhores nos seus painéis a opinar contra o SCP e a sua direcção, democraticamente eleita.
Não percebo a ausência de atitude do presidente em relação a esta gente toda. Mas a cada dia que passa, torna-se (para mim) mais suspeito que nada faça.
28 Setembro, 2014 at 22:53
Percebo que dá vontade disso.
Mas não se pode fazer isso.
Era um tiro no pé.
Para o bem e para o mal, para esta luta, pela limpeza e transparência do futebol português, vamos precisar da CS.
Para nós, maioria dos tasqueiros, é tão óbvia a diferença se tratamento, a campanha surda muda anti SCP, anti bruno de carvalho mas, infelizmente, para muitos não é.
E podes incluir muitos sportinguistas nestes que não vêem esta luta.
Muitos que continuam a ler os diários… ainda esta semana ouvi, ah o record, o jornal do Sporting…. Ahn what the funk ?!? really ?!?
Eu próprio, até há 3-4 anos achava algumas coisas estranhas, demasiadas coincidências mas andava a dormir.
Estava desgostado d’un futebol one eha um apito dourado e assobia tudo para o lado…
Mas graças a alguns SCPGUISTAS atentos, a un patrão e um país, e um certo cacifo, un certo artista, um certo capta mentes e mais alguns que é injusto não por aqui, percebi, foda-se !!! Isto é real, isto existe, quero fazer parte deste awakening!
E graças a uma legião rebelde, liderada por ambicioso mas justo general BdC, vi uma causa é pensei foda-se quero alistar- me… e assim fiz… fui alistar-me!!
Mas não é fácil !!
Dois dos meus melhores amigos, com quem COSTUMAVA Falar de bola, um é benfiquista (bom rapaz, sócio mas coitado, quando já era óbvio ainda achava que era a CS contra O vale e Azevedo…enfim coitado! obviamente já nem discuto futebol com ele… salva se uma amizade!!!)
O outro amigo é SCPGUISTA, orgulhoso do ADN eclético, da formação, etc mas não percebe a luta… enfim. É dos que acha que temos muito azar!! Não gosta do estilo do presidente mas pouco a pouco vai dando crédito ao garoto.. mas não vale a pena forçar… “la vens com teorias da conspiração “.
Esta é a minha realidade.
Estes dois amigos não sao velhotes da aldeia, são as jovem adultos, informados, politicamente opinativos, formação superior, estudaram em Lx, etc…
Por isso, sei, pela minha experiência, que não vai ser fácil. Há demasiado pessoal a dormir ou a assobiar para i lado….
Acho que o SCP deve tomar uma atitude sobre os paineleiros mas com pinças.
E a CS, en vez de a trucidar, vai ter de a seduzir. Esperemos que o charme do BdC seja grande (junta lá o Inácio, a minha mãe, acha-o charmoso!!!).
Precisamos da CS connosco, não contra nós.
E idas ao programa da manhã da pernalonga, ajuda e muito !!!
28 Setembro, 2014 at 23:00
A um patrão e a um paim…
29 Setembro, 2014 at 1:32
Lourenço, com todo o respeito e consideração.
E do fundo do coração.
Podes achar tudo o que quiseres do que eu escrevi, mas (perdoa-me) o que tu dizes é de uma ingenuidade tal, que só por ser de um Sportinguista com S grande como acho que tu és, vou-me abster de responder da forma que me apetecia e que responderia a qualquer outro, em que eu não reconhecesse o que reconheço em ti.
Mas alguma coisa tenho que te dizer…
Seduzir? Pinças? Isso é tudo o que não podemos fazer. Desculpa.
Eu falei de os proibir de entrar em Alvalade enquanto não retirarem “aquelas” pessoas dos seus programas.
Escolham as que quiserem, de uma lista feita pela direcção do Sporting, como acontece com os outros clubes.
Ou julgas que os paineleiros dos outros, estão lá por acaso, sem interferência dos clubes a que pertencem?
E temos TV e Jornal para quê?
Precisamos da CS para???? Para termos que ser coniventes com o cinismo, ficando quietos e calados para obtermos umas coisas (o quê?) em troca de ficarmos calados perante esta gente?
Tenho que concluir que vivo numa realidade e num mundo bem diferentes dos teus (nada de anormal), mas diferente especialmente na maneira de lidar com assuntos destes.
Acho que BdC não é tão corajoso como quer fazer parecer. E peço desculpa se ofendo a “susceptibilidade” de alguém.
Quanto mais tempo passa e BdC não dá o murro na mesa que se impõe, mais nos vão minando (a nós aqui, não, mas fora daqui, a todos os outros, sim).
E a cada dia que passa, mais dificil se torna termos o respeito que esta gente não nos dá.
E sem respeito pelo Sporting, nada feito, meu caro.
Somos “agredidos” todos os dias e tu vens-me falar em “seduzir” e “pinças”? Não! Não! e Não!
Seduzir a CS? Amigo, na CS trabalho eu há quase 20 anos… e apesar de não ser na área desportiva, lido com algumas “figuras públicas” dessa CS, no meu local de trabalho.
Não acredites nisso. A sério.
NÃO ACREDITES NISSO. NÃO SEJAS INGÉNUO, POR FAVOR.
A luta do “fight & resist” não vai lá com palavras, seduções ou pinças.
Vai com actos de coragem.
Enquanto não formos respeitados como temos que ser e devemos ser, temos mais é que subir a parada.
E o próximo passo tem que ser: denunciar a campanha da CS e dos paineleiros contratados e dizer ao país e ao mundo que não precisamos dela, porque temos os nossos meios de comunicação.
A seguir temos que lhes fechar a torneira, as portas, as entrevistas aos atletas. TUDO.
Secá-los por completo.
E depois começar a abrir processos a torto e a direito a tudo o que é jornalista que escreva barbaridades e mentiras, assim como aos paineleiros que ofendam e insultem a dignidade dos funcionários do clube (atletas, dirigentes, técnicos ou outros).
É sugá-los até ao tutano em tribunal.
Podemos perder mais vezes do que ganhar, mas temos que os espremer financeiramente, se for preciso.
Foram eles que declararam a guerra. Não fomos nós.
Não podemos responder com pinças e seduções a estes cancros.
Não, Lourenço! Com toda a amizade (apesar de não nos conhecermos), mas não pode ser.
NÃO ME FODAS! Estamos em guerra.
E se nada disto resultar e tivermos que partir para outros métodos mais agressivos ainda, pois que avancemos.
Tou farto da conversa do somos diferentes quando ela se aplica à recusa da violência. Somos violentados a toda a hora e não podemos responder em moeda idêntica, porque temos de ser diferentes? Uma grandessissima MERDA, digo eu!
O mal, para mim, é mesmo do ADN português.
No geral, somos todos uns CONAS. Ponto.
E se não há respeito a bem, ha a mal.
Nem que se tenha de encostar uns quantos a uma parede e fazer-lhes uns “carinhos”, como outros já fizeram.
Porque é que a CS não brinca assim com os do porto ou benfica? porque sabem que ou vão para o olho da rua ou porque podem levar na boca no meio da rua, ou porque alguém lhes lixa a vida pessoal de alguma forma.
E nós vamos fazer um “Fight & Resist” com pinças e sedução?
Boa sorte!
29 Setembro, 2014 at 8:17
Quando referi pinças e seduzir não é no sentido de ter\ manter a atitude de coninha mole que têm mantido as direcções do Sporting.
Quando falo em pinças são pinças cirúrgicas. Cortes estratégicos, certeiros e bem fundos.
Não é paninhos quentes.
Quanto ao BdC, é um tipo carismático, bem falante com uma missão. estava seguro que há gente na CS, pronto a dar-lhe tempo e voz.
Agora, com o que dizes, aceito que esteja errado e que não se aproveite mais que um ou dois…
So que não é fácil, eu já pensei : porque é que o SCP não emite um comunicado a dizer que não se revê nos paineleiros , supostamente afectos à ele?
Não viste a celeuma toda à volta do manel Fernandes ?!! E não foi só camarotes e sportinguistas “maus”.
É fácil manipular acções destas e catalogar como norte coreanas….
Simplesmente acho que não se pode \ deve fazer um tratamento à bomba.
A CS faz parte do jogo, como os árbitros os adeptos e as roulottes.
Deve ser colocada num pedestal ? Foda-se, nunca. Se foi essa a ideia que transmiti, , transmiti-a mal.
Chamas-me ingénuo, ok. Aceito.
Ainda por cima vindo de alguém ligado à CS…
Porque sei que se acusa o “jornalismo ” desportivo de não o ser, mas também sei que há muito branqueamento e
Análise superficial no jornalismo não desportivo. Mas há bons jornalistas.
E foi por achar que há jornalistas de desporto decentes (o Borges acabou de o provar, não é?! Ou aquilo foi um avc) que considerei a hipótese de os “seduzir “, com a verdade (o objectivo do jornalismo não é a busca dela?).
Presumi que há bons jornalistas entorpecidos, que o boost que precisam para se revitalizarem é um BdC.
Se os hostilizarmos todos por igual…
Basucadas têm efeitos colaterais.
Mas se tu, “metido” nas trincheiras da CS há tanto tempo achas que é à basucada, que seja !!
E abordagem que for escolhida pela direcção terá o meu apoio.
Eu faço o que posso, há mais de 3 anos que não compro a merda dos desportivos, há mais de um que nem clico e já nem leio no café (apesar de entender ser necessário monitorizar a merda que vem lá) e digo mal deles aos sportinguistas.
Mas como referi, “acordei” há pouco mais de 3-4 anos, por isso aceito que seja pior do que penso.
Como referi, há muito sportinguista que não acordou.
Por isso antes de proibir entradas antes de os bombardear, parece me que é necessário um esclarecimento, manifesto a todos os SCPguistas.
Claro e fundamentado com provas irrefutaveis (mais ou menos o que pede o PGP aí em baixo)
Se não vai haver divisões dentro do SCP.
E o que menos precisamos agora é factores de desunião.
Basicamente é isto, mais importante neste momento , é o bruno ser o presidente de todos do que o maluco que bombardeou a CS.
Mais uma vez não confundir com falta de acção .
Não é é à bomba para mim. É à snipper.
Podes ser bruto comigo eu aguento!!
Se estiver a anhar tenho de ser abanado, como qualquer pessoa !
29 Setembro, 2014 at 8:27
Ah, referes um monte de atitudes que considero válidas, valiosas e que não implicam um bloqueio total.
Duras mas selectivas.
Mas, mais uma vez, se tiver de ser à bomba, que seja!
29 Setembro, 2014 at 9:54
Black out selectivo… E a granada!! Mais preciso que a bomba, mais “explosivo” que a sniper!!
Mas nao a estes programas da conversa da treta. Estes so o desprezo. E umas bocas pontuais.
Agora a orgaos de informacao tipo record (do manha), nojos, enfim… que tiram simbolos da toca de medalhados, ou acrescentam dedos ao Wolks, ou mil e uma coisas mais,
black out selectivo.
SL
29 Setembro, 2014 at 22:23
granada!
que seja à granada!!
28 Setembro, 2014 at 17:30
E teve de ser um benfiquista a dar uma chapata de luva branca ao palhacito… enfim!
28 Setembro, 2014 at 17:35
Este coxo só foi para o scp como jogador porque se casou com uma Espírito Santo em 2001 e fez o contrato da vida dele no scp.
Depois foi ficando e mamando guito para não fazer nepia.
A opinião dele a mim não me diz nada.
A SIC com o seu director doente do boifica continua a sua campanha pro vermelhos e anti verde e as vezes anti azul. Para mim e o rascord da televisão.
Sl
28 Setembro, 2014 at 17:38
Não era este que era director na Academia? Dadas as presentes declarações, pura e simplesmente nomeie-se este individuo persona non grata em todas as instalações do Sporting. Sem o Sporting, este individuo não existia para o mundo da opinião.
28 Setembro, 2014 at 21:42
Ele não era o Director da Academia ele intitulava-se dono da Academia.
28 Setembro, 2014 at 17:40
E eu não entendo como se continua a achar que espanhois de segunda linha ou sul americanos são assim tão melhores que o futuro da selecçao nacional, isto se este novo selecionador levar os melhores.
28 Setembro, 2014 at 17:44
Por acaso estou muito curioso para ver o FSantos vai fazer …
28 Setembro, 2014 at 17:45
Divulguem esta merda.
Um filho da puta que se diz sportinguista, contar as vezes que jogamos longo só para suportar a ideia de que os centrais são maus, e, sobretudo, sem admitir que isto pudesse ser estratégico (SLIMANI GANHA TODAS AS PRIMEIRAS BOLAS) é de uma desonestidade intelectual gritante.
Ele não era director da Academia? Que tem esse filho da puta a dizer do antro de empresários em que se transformou a nossa Academia e que resultou na fuga de talentos para rivais?
Diogo, foste uma merda de jogador, és uma merda de sportinguista e, acima de tudo, és uma merda de homem. Acabou a mama, cabrão!
28 Setembro, 2014 at 18:42
Não consigo encontrar o facebook do gajo … é que já tenho o texto pronto.
28 Setembro, 2014 at 17:49
Bem…devo estar a ficar amnésico…
É que por mais voltas que dê à cabeça…não me consigo lembrar que esse “mal cheiroso” tivesse alguma vez…vestido a grandiosa camisola verde e branca…!!
Os meus amigos têm mesmo a certeza que essa pilantra pisou os relvados “verdes”…??
Palhacito…!!
SL
28 Setembro, 2014 at 21:46
Pisou, pisou Max, mas foi um jogador tão banal tal e qual é a sua “intelectual inteligência”. Grau zero, coitado. O ressabiamento foi tão evidente… enfim. SL
28 Setembro, 2014 at 17:57
Saudações Leoninas.
Este canal de T.V. devia chamar-se sicr (sic ressabiados) tal a quantidade deles que povoam os seus programas supostamente desportivos e que supostamente falam em nome do Grande SCP. Este FDP não fez nada como jogador e muito menos como dirigente (Ah e tal abriu uma academia Sporting em tal parte. A academia Sporting vende-se por mesma, pois tem como referências CR28 e muitos mais). Foi mais um que perdeu o tacho, tal como o manel de sarilhos e infelizmente muitos mais.
Ao longo destes últimos 10/15 anos tivemos nas diferentes direcções pessoas que a coberto do suposto sportinguismo, se serviram do nosso grande amor, para aumentarem as contas bancárias, pagar favores, ganhar outros ainda. Estou mesmo curioso para começar a ver os resultados das auditorias.
Somos mesmo os maiores, porque apesar disto tudo, conseguimos sobreviver e começamos agora a meter a cabeça de fora.
A tarefa desta direcção é hercúlea, pois os piores inimigos, afirmam-se sportinguistas. Por isso é importante que todos nós que amamos o nosso clube estejamos unidos.
Esta direcção tem que combater:
– Os clubes rivais
– A CS (rádios, tv, jornalecos)
– A arbitragem
– Os fundos
– A oposição feroz feita de ressabiados
– …
Temos que entrar em modo FIGHT & RESIST
28 Setembro, 2014 at 18:26
Vamos dar um desconto. É claro que há ali ressabiamento. O “home” ainda não engoliu a derrota eleitoral e ter sido um dos “varridos” pela actual Direcção. Dado este desconto, à intervenção ainda se poderia atribuir a valia de um ponto de vista formativo. O Sporting deveria apostar ainda mais na formação e esquecer o mercado internacional onde só se pode prover de jogadores banais. Acontece que, se é mesmo este o ponto de vista do sr. Diogo, então tem ainda mais contas a prestar. É que o ano e meio em que o senhor dirigiu a Academia as coisas por lá só foram de mal a pior. Embora não seja o principal responsável pelo declínio da nossa formação, também o foi.
Cada vez que abre a boca revela dois características nada abonatórias: incompetência e estupidez. É verdade que geralmente andam a par.
28 Setembro, 2014 at 18:27
*duas e não dois características.
28 Setembro, 2014 at 21:47
Está enganado ele não esteve lá só ano e meio ele esteve lá uns poucos de anos.
28 Setembro, 2014 at 18:31
Estava aqui a pensar… ‘Cherba, porra, vale a pena gastar tempo com esta coisa parecida com um homem?’
Vale a pena estar a multiplicar as palavras (?) de coisas destas?
Pensando melhor, neste caso vale:
– porque não podemos esquecer o que uns quantos andaram a ‘fazer’ supostamente em nosso nome (e eles revelam-se cada vez que alguém dá um pontapé numa pedra)
– porque a coisa foi de tal modo flagrante que o DB foi obrigado a dizer umas quantas verdades (com que vai ter que conviver até ao fim dos seus dias)
– e porque é mais um que podemos mandar à merda
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
28 Setembro, 2014 at 18:39
Já me tinham feito ir ao google para descobrir (não tinha visto tal programa) quem era tal figura…
Quando temos um tipo como o Dani a dissertar sobre questões de profissionalismo, está tudo dito sobre a seriedade desta malta.
29 Setembro, 2014 at 11:11
Com essa do Dani disseste tudo.
Há demasiado tempo de antena para estes programas com intervenientes sem sabedoria nem capacidade para acrescentar alguma coisa ao debate. Confesso que até gosto de ouvir falar/ler sobre futebol, mas não há um único programa na televisão tuga que me mereça fidelidade.
É tudo demasiado medíocre, comprometido com favores e questiúnculas pessoais. Salva-se o do maisfutebol, talvez, mas mesmo esse não é brilhante…
Aliás, achei extraordinário que tenha sido preciso aparecer um Guardian, jornal generalista do Reino Unido, para fazer uma peça de relevo sobre o Jorge Mendes e os fundos. Cá anda tudo a dormir… ou na cama com eles.
28 Setembro, 2014 at 18:42
‘A relva do vizinho é mais verde do que a minha’.
As ideias megalômanas de comprar jogadores de milhões levaram o Sporting à actual situação, facto constantemente esquecido pelos supostos apoiantes.
O Sarr é um central com qualidade, mas precisa de tempo para errar (e aprender), esse é o risco necessário para torná-lo num central de eleição.
28 Setembro, 2014 at 18:45
nao vejo nada disto nos outros clubes , como é que um nabo destes diz o que diz , será possivel este gajo ir a Alvalade como se nada fosse …
28 Setembro, 2014 at 18:51
Ele não foi a Alvalade ver o jogo. Preferiu ir para a televisão ressabiar. Um “sportinguista” que escolhe esta opção em detrimento de ir ao estádio num jogo desta importância NÃO É SPORTINGUISTA. É simplesmente alguém com uma agenda.
28 Setembro, 2014 at 18:50
Portanto:
“Nunca tive um treinador que nos dissesse para fazer passes longos de propósito.”
Talvez por isso tenhas sido uma bela merda. Ou isso ou de facto não tinhas qualidade para mais. Provavelmente é 6 de um e meia dúzia de outro.
Querias tachinho não era
Diogo? Temos pena. Continua a chuchar no dedo meu boi.
28 Setembro, 2014 at 19:04
Com os Brunos Gaios desta vida posso eu bem. Agora esta poia de jogador a falar em nome dos sportinguistas não admito.
28 Setembro, 2014 at 19:17
Espero que este filho da puta nunca mais se atreva a ir ao nosso estádio. E se se atrever, espero que alguém lhe mande uma escarreta nas trombas.
Está na altura destes sabujos de merda começarem a medir as palavras quando estão na tv. Não defendo a violência para quem expresse as suas ideias, mas não é o caso. Este badameco não fez outra coisa senão destilar fel, e para este tipo de comportamentos, um para de lambadas nas fuças é sempre bem dado.
Quando vi esse vídeo fui imediatamente procurar o Facebook do animal. Infelizmente não encontrei nada.
Digo, se vieres aqui à Tasca, quero que saibas: és um filho de uma grande puta. Tem vergonha nessa tromba, seu cabrão!
28 Setembro, 2014 at 19:19
Que filho de uma grandessissima puta!!
Ainda bem que postas isto, Cherba, estas merdas c
28 Setembro, 2014 at 19:20
…contribuem para nos unir.
28 Setembro, 2014 at 19:31
David Borges a defender o SPORTING frente a estes pseudo sportinguistas
29 Setembro, 2014 at 0:25
Parece mentira.
29 Setembro, 2014 at 0:44
podes crer
29 Setembro, 2014 at 12:03
+1
É triste mas é verdade.
28 Setembro, 2014 at 19:35
Caro Cherba,
Antes de mais, deixa-me cumprimentar-te pelo teu notável blogue que, neste cenário de bloqueio mediático às posições do Sporting(comunicação social lisboeta completamente pró-benfica, comunicação social portuense pró-Porto), funciona quase como o nosso canal livre de luta contra o “sistema”. Aliás, neste momento, o sistema lampião é ainda mais perigoso do que o portista, pois a dimensão brutal da máquina de branqueamento da comunicação social lisboeta conduz-nos quase aos tempos do pensamento único desportivamente correto “doutra Senhora”…
No campo da arbitragem, estou certo que o Presidente fará o possível e o impossível para fazer valer as suas propostas de sorteio de árbitros e observadores, bem como de divulgação pública dos Relatórios dos jogos. Estou certo que também fará o possível e o impossível para acabarmos com o fosso no estádio, que tem contribuído (tal como o antigo tartan) também para o “fosso” que nos separa dos nossos rivais (lembro-me bem de uma das glórias do “sistema” dos anos 80/90, o vila-realense José Silvano, dizer que Alvalade era o estádio onde era mais fácil apitar, dada a distância do público para o relvado). Estou certo que, espero mais cedo do que mais tarde (ou tarde de mais…), começará a pressionar institucional e comercialmente os principais canais televisivos (em particular, a RTP, paga por todos nós) para podermos ter verdadeiros representantes do Sporting no conjunto de programas de debate futebolístico que formam a opinião pública nesta área (e não um qualquer ROC, Jorge Gabriel, Manuel Fernandes, ou Vasco Matos, escolhidos justamente pelo sistema para fazerem o papel de seus idiotas úteis). Estou certo que o Presidente, através da Sporting TV, irá criar, gradualmente, uma central de informação e comunicação profissionalizada de luta contra o sistema (como é óbvio, também gosto das carinhas larocas, mas precisamos que a Sporting TV seja bastante mais do que isso), criando uma memória coletiva (imagens, sobretudo), mas também, textos, fotos, estatísticas de árbitros, factos, comparação de critérios ou de jogos com outras épocas, análise das jogadas, etc) dos últimos 30 anos de ”prejuízos” infligidos pelo sistema, de benefícios sucessivos oferecidos ao Porto e Benfica, ou de comentários insultuosos de “jornaleiros” (e não jornalistas) ou de “paineleiros” a soldo do “sistema” (para quando uma operação “caneta dourada” na comunicação social e agências de comunicação?)
Enfim e da nossa parte, enquanto adeptos, o que poderemos fazer, além de apoiarmos no que pudermos o Presidente e o nosso Clube?
Em primeiro lugar, podemos tornar o Tasca e outros Blogues leoninos de referência canais privilegiados de divulgação de determinadas imagens, factos ou estatísticas a favor do Sporting e contra os nossos adversários (com contributos formais e informais também da tal central de memória e informação da luta contra o sistema), procurando por essa via contornar o bloqueio mediático das posições do Sporting. Para testar isso, podemos, por exemplo, já nesta época, começar com a série semanal “Sei o que fizeste no Campeonato passado” no Tasca (ou num conjunto de blogues leoninos) dedicada aos árbitros e fiscais de linha de serviço em cada fim de semana nos jogos dos três grandes. Cada um dos comentadores podem acrescentar imagens, factos, estatísticas ou conhecimentos formais ou informais que tenham sobre cada um dos estarolas da APAF de serviço.
Em segundo lugar, podemos, também, através da vastíssima rede de adeptos leoninos, procurar localizar determinadas imagens ou fotos históricas comprometedoras para o “sistema”. Assim à primeira, tenho ideia, por exemplo, de uma reportagem da Sport TV sobre os 50 anos de jornalismo do Fernando Correia, onde se pode ver o lampião Querido Manha a festejar um golo do Setúbal e a manifestar-se contra um golo do Sporting (na época do Peseiro, num jogo em que empatamos 1-1 em Alvalade com o Setúbal). Tenho ideia igualmente de ver umas imagens do Boavista 2- Sporting 1 (na época do Fernando Santos) em que se viam na bancada o Valentim Loureiro (Presidente da Liga, o Cunha Leal (o lampião na altura Diretor Executivo da Liga) e o Pinto da Costa todos muito divertidos com as respetivas companhias. Recordo-me igualmente de umas imagens da RTP em que se vê o Jesus entusiasmadíssimo a comentar a título leonino de 1999/2000 no próprio dia da vitória em Paranhos (sim, temos que deixar de ser totós e também ter elementos para desestabilizar os adversários). Lembro-me também de umas fotos do Carlos Daniel (e do Conduto, agora na Benfica TV) da RTP a sair de uma alegre almoçarada com o Jesus (salvo erro, no restaurante do Barbas), sendo este lampião dissimulado (portanto mais perigoso) de Paredes que define a atual linha editorial tendenciosa e bipolarizante da Televisão Pública (ou alguém já se esqueceu, por exemplo, da forma vergonhosa como o Gobern pseudo-comentador isento foi rapidamente reconvertido em Gobern representante do Benfica, promovendo o lamentável afastamento de um Senhor como o Júlio Machado Vaz).
Em terceiro lugar, tem de existir uma melhor ligação entre a tal central de memória e informação do Sporting e os adeptos durante os próprios jogos, prestando informações diretas aos líderes das claques durante o curso dos desafios caso se registem erros grosseiros por parte dos árbitros, por forma a que as claques possam reagir pressionando com cânticos adequados. É necessário também que a tal central de memória disponibilize aos dirigentes ou opinion makers leoninos elementos para poderem reagir rapidamente no sentido de denunciarem e/ou esvaziarem em tempo útil a habitual tática da propagação de “mentiras repetidas muitas vezes que passam a verdades inquestionáveis” amplamente utilizada pelo Benfica e Porto (por exemplo, no jogo contra o Benfica em Alvalade no ano passado, onde parecia que tinha apenas existido um golo do Sporting antecedido de um fora de jogo milimétrico e um pseudo-penalty do Maurício sobre o Cardozo e não jogadas para cartões vermelhos do Maxi e do Matic, ou um penalty do Luisão por gravata ao William Carvalho).
E agora, Meus Amigos, modo “Fight & Resist” em Full Power! 🙂 – Só se tivermos vontade de lutar é que poderemos ter a esperança de vencer!
SL
28 Setembro, 2014 at 21:32
+1
A parte de criar uma base para memória futura já foi tantas vezes falado mas ninguém coloca a primeira pedra…
Volto a referir apenas uma tentativa do McLovin com o blog “Sabão Macaco”, relativo ao Fruta Clube do Porco, com 2 ou 3 posts, e creio que por falta de tempo deixou de lado.
Isto seria importantíssimo.
Colocar cronologicamente todas as situações que iríamos recuperar, e espalhar por essa internet fora.
E claro, com o anti-vírus mais potente no mercado 🙂
28 Setembro, 2014 at 21:46
Bom, grandes pérolas que deixaste no teu texto… Conseguir arranjar imagens de algumas (especialmente essa do Manha) seria excelente! Vou “favoritar” o teu comentário, talvez um dia apareça algo do que mencionaste por aí!
E sim, concordo com tudo. O “sistema” do Benfica está montado e a funcionar em pleno, contudo é muito mais perigoso na medida em que não deixa “impressões digitais” e engloba muitos mais agentes que o “sistema” do Porto (vide a comissão de candidatura de LFV, meios de comunicação, conselhos arbitragem – nomeações de não-internacionais – e disciplina FPF, etc, etc).
SL
28 Setembro, 2014 at 22:06
Grande texto.
Ponho as mãos no fogo se não és o BC 🙂
29 Setembro, 2014 at 1:44
Meu caro, parabéns pelo teu lucidissimo comentário, no qual me revejo como um (entre vários ) dos caminhos que temos que percorrer urgentemente.
Acho que há demasiada massa cinzenta a ser desperdiçada no seio Sportinguista.
Este é mais um exemplo flagrante.
29 Setembro, 2014 at 8:21
Muito bem!!
Subscrevo.
Alias já referi há uns tempos que devia haver uma parede na tasca para colar estes recortes, para saber encontrar e colar informação da nojeira rapidamente.
Claro que alguém me corrigiu rapidamente que merda não é na parede mas sim na casa de banho!
Portanto, faça -se a WC da tasca, para expor o nojo, fácil e rápido de encontrar.
28 Setembro, 2014 at 19:44
The show must go on! Fuck them all!
28 Setembro, 2014 at 19:45
O recado foi em inglês porque parece que muita gente não se expressa muito bem em língua lusa.
28 Setembro, 2014 at 19:47
Há uma coisa que eles não suportam. Os sportinguistas são muito mais “militantes” do que os outros. Só assim se explica não termos sucumbido nestes últimos anos.
Temos de aproveitar isso como disse, e bem, o PGP.
F&R
29 Setembro, 2014 at 11:13
Nestes últimos anos e… nos 18 de esperança constantemente adiada.
28 Setembro, 2014 at 19:56
Desculpem lá mas quem é ou quem foi o Diogo, ou que fez ele na vida ou enquanto jogador de futebol?
4 jogos pelo Sporting (alguém o levou para lá por favor) e é convidado para opinar sobre o Sporting? Merece-me mais respeito o Quim Berto ou o Afonso Martins.
Foda-se, qualquer dia ainda temos também o Alhandra ou o Renato a mandar bitaites sobre o Sporting.
28 Setembro, 2014 at 20:11
Acho que o Diogo precisava de jogar mais 20 anos de futebol para perceber alguma coisa do mesmo, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas.