Os olhos centram-se no William. Depois no Adrien. João Mário, com os seus pés de veludo, entra na equação. Quando a bola chega a Nani ou a Carrillo, acontece magia. É um Sporting de balanceamento atacante, que nos faz vibrar. Lá atrás, solitário, um homem enverga a braçadeira de capitão e procura não perder a concentração, mesmo quando a bola passa largos minutos longe da nossa baliza. De um momento para o outro, contrariando a corrente do jogo, um adversário surge-lhe embalado pela frente. Ele dá um passo. Depois outro. Tenta tornar-se maior do que a própria baliza, contrariando a vontade de lançar-se para um dos lados ou aos pés do adversário. Quando a bola parte, o grito de golo adversário fica encravado na garganta dos adeptos. E nós? Nós respiramos fundo e festejamos como se um golo de tratasse.
Rui Patrício é, de época para época, um guarda-redes cada vez mais seguro e completo. Um produto da casa que sente o Leão que carrega e que aqui chegou depois de, incontáveis vezes, ser assobiado por quem devia apoiá-lo. Aguentou as adversidades e as dores de um crescimento forçado, sempre com uma ideia em mente: ocupar aquele lugar fazia parte do seu destino. Há quem ache que as monumentais defesas que faz, são normais. Há quem há quem só se lembre de pronunciar o seu nome quando comete algum erro. E há, felizmente, quem o olhe como um dos mais importantes jogadores da equipa. Porque é mesmo isso que Rui Patrício é. O seu estilo pouco espampanante é como uma espécie de máscara, por trás da qual se esconde alguém respeitado por todos no balneário. A sua voz ouve-se em campo. E fora dele. O seu rosto mostra desespero, de cada vez que não consegue parar um remate. E festeja, de forma sentida, cada golo marcado na baliza adversária.
Goste-se ou não, o nome de Rui Patrício, confunde-se, actualmente, com o nome do Sporting. E quando se atira, pela 138ª vez, a possibilidade de rumar ao estrangeiro, eu desejo que fique. Que faça toda uma carreira de Leão Rampante ao peito. Que seja uma referência para os mais novos e um orgulho para os mais crescidos. Que honre nomes do passado e nos faça acreditar no futuro. E que, durante uns bons anos, qual Leão alado, continue a voar para desviar bolas que se julgam predestinadas a anichar-se nas redes.
* «tens prá troca?» é uma colecção de autocolantes virtuais à moda da Tasca, que nunca perdem a cola mas que também não dão para colar
29 Setembro, 2014 at 15:10
Um dos poucos bons legados deixados pelo mestre bento
29 Setembro, 2014 at 15:20
A minha relação com o Rui Patrício sempre foi de amor-ódio (“ódio” é exagerado, serve apenas para exemplificar)
Começou por ser o Rui Galo. Não só pelos frangos que mandou no início mas também pela fisionomia do seu rosto. Mea Culpa. Fui um dos seus maiores críticos (sem nunca assobiar). Hoje recebo, com enorme entusiasmo o “vai pó caralho” que mereço. Conquistou-me, tal como Adrien, outro dos “meus” patinhos feios. Curiosamente, hoje são os dois capitães da nossa equipa. Vá…podem-me mandar pó caralho outra vez. É totalmente merecido.
Hoje é São Patrício. Com todo o mérito. A sua mentalidade e capacidade de reagir é tremenda. Pode mandar o maior frango num jogo que na partida seguinte faz uma exibição do outro mundo.
Se o seu jogo de pés fosse um bocadinho melhor, estaria entre os 5 melhores guarda redes do Mundo. Como ainda tem de melhorar neste aspecto, é “só” o sexto. No 1×1 faz-me lembrar o Schmeichel (Jackson que o diga), nos remates de longe só as bolas indefensáveis entram e no jogo aéreo é competente (melhorou muito neste aspecto). Hoje joga quase como líbero, assimilando bem o que é ser guarda redes de uma equipa grande que pressiona alto. Tenho apenas uma crítica a fazer: quando recolhe a bola tem de ser mais rápido a jogar.
Rui Patrício, mais do que ninguém, merece um título de campeão nacional. Aguentou firme nos nossos anos horribilis, acreditou no renascimento do Sporting (podia ter forçado a saída como fizeram outros) e é capitão com todo o mérito e justiça. Obrigado, Rui!
29 Setembro, 2014 at 15:23
Diz-me que é o teu patinho feio hoje, só para ver se o gajo não sai do plantel!
29 Setembro, 2014 at 15:31
Já não tenho “patinhos feios”. Gosto genuínamente de todos os jogadores do plantel. O mais próximo disso é capaz de ser o Maurício.
29 Setembro, 2014 at 15:29
Vai pó caralho! 🙂
29 Setembro, 2014 at 22:08
+ 1
eh eh
29 Setembro, 2014 at 15:20
Golo de Nani o melhor da 1ª jornada!!! 😉
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/np.18825461.100005011210688/10152314639646555/?type=1&ref=notif¬if_t=notify_me
http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/goal-of-the-week/index.html
29 Setembro, 2014 at 15:21
Somos lixados nós Leões!!!….
29 Setembro, 2014 at 15:30
Podes crer… o que eu me fartei de votar 🙂
Já o Slimani pode agradecer-nos também a ultima votação que ganhou…. Não há adeptos como nós, ponto final!
29 Setembro, 2014 at 15:33
Idem Idem, aspas aspas 😉
E tenho fé que 5ª feira já tamos a votar novamente….. será o Capel de fora da area amnha a marcar???
29 Setembro, 2014 at 15:40
gostava que fosse o Nani, novamente ….
29 Setembro, 2014 at 15:45
Nada contra…
E ai do Sportinguista que não acredite na vitoria amanha…..
29 Setembro, 2014 at 18:23
Não foi um golo do Gaitan? Ou do parte pernas Enzo? Nem do Patanisca?
Mas o boifica não ganhou o jogo? Pensava que sim.
Até pensava que o SCP tinha perdido e que o Nani é um flop.
SL
29 Setembro, 2014 at 22:09
vai trabalhar pá!!!
😉
29 Setembro, 2014 at 15:23
Muito bom…..
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2014/09/29/le-es-recebem-li-o-de-hist-ria
29 Setembro, 2014 at 15:32
Ò sygurvinski ja tinha metido isso….
29 Setembro, 2014 at 16:43
tenho 2 ódios de estimação, não pelos erros recentes (uns desculpáveis, outros nem por isso) mas porque desde que os vi, não lhes reconheço a mais ínfima qualidade para jogarem no sporting: maurício e, principalmente, sarr.
não tenho nada contra os gajos, que defendem como podem o nosso clube – e nesse aspeto o maurício ganha pontos – mas a falta de qualidade é confrangedora. e se um deles com um bom central ao lado ainda podia disfarçar, os dois juntos são absolutamente risíveis.
29 Setembro, 2014 at 16:47
Conheço um bom “remédio” para a frustração. Queres que te diga qual é?
29 Setembro, 2014 at 18:20
Acho incrível que na maioria das vezes os defensores do erro (?! que nunca se pode considerar erro quando não houve opção) que foi a saída do cabrão do Dier, serem os mesmos que dizem que o Sarr não vale nada. Eu digo assim: Tomara ao Dier jogar assim quando foi lançado na equipa, o Sarr é simplesmente genial no jogo aéreo e com a experiência de liga que tem (basicamente os jogos que foi “forçado” a jogar a titular pelo SCP), é incrível os poucos erros que tem feito. Ao nível de concentração e maturidade na hora da decisão, para mim ele é superior a muito “cracke” do FCP e SLB cheios de “experiência”. Eu vejo nele um jogador incrível para a idade que tem, que claro ainda vai evoluir muito e por vezes vai cometer erros. O importante é ir aprendendo com eles e não ligar à opinião de idiotas…
O Maurício é o que é… muita garra e dedicação mas muitas limitações físicas e técnicas. Tinha esperança que o Paulo Oliveira entrasse melhor na equipa, a ver vamos…
29 Setembro, 2014 at 18:32
fodass a dislexia, “opositores do erro”
29 Setembro, 2014 at 17:00
fodasse não se pode achar um jogador do sporting mau? ou dois?
29 Setembro, 2014 at 17:14
Hoje, amanhã e sempre, quem veste a camisola do Sporting estará sempre entre os melhores do mundo.
SL
29 Setembro, 2014 at 22:13
claro que sim!
mas também há quem possa achar que não!
mais do que os centrais em causa, é o sistema de jogo do SCP que os expoe a situações mais dificies.
neste momento, os centrais quando são chamados a actuar é muitas vezes em situação de desiquilibrio defensivo, contra ataques do inimigo…
e , nesta situaçao, o erro e mais visivel, a pressao é maior e há menos gente para limpar…
é um sistema de risco para a defesa… eu, pessoalmente, prefiro
29 Setembro, 2014 at 17:11
Para ouvir, rir e aplaudir de pé:
https://www.youtube.com/watch?v=_4LrD1_wqrM#t=105
29 Setembro, 2014 at 17:22
Grande Dolbeth!!!!
29 Setembro, 2014 at 17:39
Gosta tanto deste gajo qd não está a comentar juniores 🙂
29 Setembro, 2014 at 17:18
Patrício está a responder, de luva branca, a todos aqueles que o quiseram menorizar após o Mundial!!!
Força grande capitão!!!
SL
29 Setembro, 2014 at 17:18
ahahahah
hhuhuhu
hihiihhhihi
http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2014/09/29/doyen-alerta-para-problemas-com-a-proibi-o-dos-fundos
29 Setembro, 2014 at 17:22
““Queremos um mundo em que apenas Barcelona, Real Madrid, Bayern [de Munique] e outros gigantes possam ganhar troféus devido a um mercado distorcido ou queremos que clubes mais pequenos, como Atlético de Madrid, Sevilha, FC Porto, Benfica e PSV possam dar-lhes réplica”
Ahhhhh… afinal Porco e Carnide são clubes piquenos… Boa, Nélio! Já começas a perceber alguma coisa de bola… agora só te falta a vergonha na cara!
29 Setembro, 2014 at 17:24
Lindo!!
Pôs os cornos de fora e agora f…..lixou-se
Há uma parte em que concordo com o nelinho. De facto porco e carnide são clubes pequenos.
Hahahahahaha
29 Setembro, 2014 at 17:56
a propósito da Doyen e da guerra do BdC, convém lembrar que BdC nunca se mostrou contra fundos. mostrou-se contra os fundos que “xulam” as equipas, fazendo a cabeça aos jogadores e imiscuindo-se nas negociações dos clubes.
vem isto a propósito das recentes postas de pescada que alguns mandam que o BdC é contra os fundos mas que na primeira candidatura era completamente a favor e que até tinha um!!
29 Setembro, 2014 at 18:29
Conversa de merda do nabonélio para pacóvios comerem… Como se o FCP tivesse sido campeão Europeu com a Doyen. Basta ver nos últimos anos com a ajuda destas almas caridosas a bela merda que o FCP e SLB tem feito nas competições europeias, para além claro de enterrarem todas as possibilidades de rentabilizarem a contratação de jogadores e o aumento brutal nos gastos salariais.
Até chegar os fundos era tudo tão mau e agora sim, depois de aviões de super estrelas com duas pernas e tudo é espetacular. Como é que as pessoas vão aos estádios sem fundos… O melhor é só mesmo quando estes fundos levarem um clube ao ponto de ter de ser comprado pelo… um dos donos do fundo. Depois aí sim, dá prazer pagar um bilhete.
Mas claro que há muito idiota azul, vermelho e até verduxo que se choram baba e ranho pelo adeus destes parasitas.
29 Setembro, 2014 at 22:17
ah ah ah
foda-se nao sabia que já tinha saido a decisao…
eh eh eh
oh oh….. pois é, o futebol acabou…. sem os doydoy…..
porque desde que há fundos, há montes de equipas a ganhar a eurocopa ou champignon!!!
29 Setembro, 2014 at 18:23
Nunca mais é amanhã!
29 Setembro, 2014 at 18:30
Fdx!!! Podes crer
SL
29 Setembro, 2014 at 18:49
E uma lista com a compilação de grandes momentos do rui esta época? De cabeça…lembro-me de alguns “(não) golos”:
– vs académica 80 minutos a remate de magique;
– vs Arouca 84 minutos a remate de André claro;
– vs belenenses 57 minutos a remate de deyverson;
– vs porto defesas a remate de Jackson e herrera.
Quanto aos golos sofridos só acho que poderia ter feito mais no golo do slb…mas era difícil!
E de destacar também a evolução no seu jogo de pés!
29 Setembro, 2014 at 18:56
“Tal como o meu pai e avô me falaram de Vítor Damas, eu falarei de Rui Patrício aos meus filhos e netos”
29 Setembro, 2014 at 21:53
Posso estar enganado mas o Rui vai fazer toda a carreira no Sporting. Apenas temos de lhe agradecer toda a dedicação pois não é qualquer um que aguenta o que fizeram ao Rui no inicio.
E para terminar, nunca mais começa o jogo. Sector B17 lá estarei.
SPORTINGGGGG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
29 Setembro, 2014 at 22:32
offtopic intopic
😉
http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/09/peter-schmeichel-sou-sportinguista-nao.html
29 Setembro, 2014 at 22:34
upps
já percebi que já tinha sido postado…
sorry
30 Setembro, 2014 at 18:21
O melhor elogio que posso fazer ao “marrazes”: aquela braçadeira assenta-lhe que nem uma luva!
Sou um adepto incondicional do Rui. Ja alguem se queixou do milhao de euros que ganha. Eu acho que é pouco. Temos sorte que queira ficar ca, porque isso deve ganhar o gr do swansea.
Como muitos outros, tenho esperança que fique até ao fim. E ainda espero ve-lo levantar uns canecos.