A noite vai longa. Na Tasca já se vai esgotando o tilintar dos copos de tinto e dos cálices de mil-nove-e-vinte. A inevitabilidade dos próximos movimentos, já mecanizados pelo hábito — pegar no chapéu, colocar na cabeça, pegar no copo, emborcar, levantar da cadeira, nota para cima da mesa, toque no chapéu na direcção do balcão, sair para a rua — provocam em mim uma inusitada preguiça. Há dias que queremos que acabem depressa. Mas este, estranhamente, não é um desses dias.
Coloco a mão sobre o chapéu pousado em cima da mesa. Este patético protelar do inevitável dá-me para procurar os melhores eufemismos para “velho” e “gasto”. Não encontro grandes tiradas cheias de lirismo, não estou suficientemente sóbrio ou embriagado. Encontro apenas recordações de tardes magníficas sob o sol de Alvalade, com as ideias à sombra deste mesmo chapéu. Ele que tantas vezes, nessas tardes, subiu pelo ar, impulsionado pelo entusiasmo de toda uma multidão cheia de orgulho e de esperança. Pego no chapéu e coloco-o sobre a cabeça enquanto, lá por dentro dela, vou desembrulhando de um qualquer recanto da memória a sensação reconfortante do sol de Alvalade a aquecer-me a face. Em certas noites de frio, a memória desse calor de antigamente é a única coisa que me aquece a alma. Era suposto sentir saudades desse calor. Mas esta, estranhamente, não é uma dessas noites. Olho para o copo à minha frente. Ainda está a meio… Já está a meio… Raios partam a melancolia! Isto não pode acabar assim! Levanto-me e dirijo-me, alto e bom som, aos que por cá, como eu, ainda resistem ao fim do dia:
«Meus caros, mas que imenso privilégio podermos contar com dois jogadores de nível mundial como são Nani e Rui Patrício, num dos melhores momentos das suas carreiras. E que orgulho por terem sido formados no nosso Sporting! Quem encheu hoje o campo foi um jogador do Sporting, de seu nome João Mário. Segurança, confiança e força desconcertantes para um jogador daquela idade. Mais do que ser uma grande promessa, é cada vez mais uma certeza e uma garantia nesta equipa de Marco Silva. Jonathan é sem dúvida um reforço de grande qualidade. Mas o reforço cujas exibições mais me têm fascinado é alguém que até já cá estava. André Carrillo. Que diferença desde que o treinador do ano passado o retirou de campo, bruscamente e ingloriamente… Se o Rui é o capitão e o Nani a figura, o Adrien é o líder incontestável desta equipa. Que bom que é vê-lo de Leão Rampante ao peito, personificando o exemplo máximo dos nossos lemas — Esforço, Dedicação, Devoção — postos em prática. E o Paulo Oliveira. Foi apenas um vislumbre, mas vimos já a solidez que poderá ter a nossa defesa, talvez na segunda volta do campeonato. Será a base estável para partirmos rumo à conquista da Glória que tanto desejamos e merecemos. Com tudo isto, ainda há quem queira que não festejemos?!?»
Pego no copo, apresento-o ao auditório…
«Tu tens mas é o copo meio cheio…», ironiza com ar de gozo um sujeito sentado na mesa do canto.
Sorrio.
«Pois é, tem toda a razão, amigo! Obrigado. …Oh Cherba, atesta aí faz’favor, para o caminho…»
Texto escrito por Leão de Trafalgar
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com (este texto é publicado hoje para que não perca actualidade)
1 Outubro, 2014 at 11:04
Demissão do Marco Silva já, volta Paulo Bento que saudades do futebol de controlo e do bico pro ar.
Desfazer a equipa toda já!!!!!!!!!!!!!!!!
E depois dessa burrada vir dizer que nunca dão tempo aos treinadores.
Outra ainda, ah e tal tantos reforços e nenhum joga!! Ou seja o Nani, o Jonathan, o Sarr, o Paulo Oliveira estavam cá no ano passado.
A e tal cagamos na formação, João Mário ontem contra o Xelse, jogou de uma forma espetacular e sem medos ou vi mal?
Quem apostou nele?
Dasse
1 Outubro, 2014 at 11:08
olha e para os do copo meio vazio … o Maribor. A pior equipa da champions, empatou na Alemanha.
Aquilo lá para os alemães deve ser razão para desistirem já da fase de grupos com a vergonha.
1 Outubro, 2014 at 11:46
Tenho pena do Shalke, o Manuel Fernandes e a pandilha da SIC vao arrasar com eles até corarem, é que empatar em casa com a pior equipa do mundo não tem desculpa.
1 Outubro, 2014 at 11:10
É impressão minha ou ontem resolvemos metade do nosso problema com o Paulo Oliveira? do que vi nos treinos, quando o Rabia começar a jogar, resolvemos a outra metade dos problemas… Sabendo que entretanto já tínhamos resolvido o outro problema com o João Mário…
É impressão minha ou em Outubro já temos o nosso grande 11 para o ano?
1 Outubro, 2014 at 11:39
Já agora, o Rabia não estava lesionado por 4 semanas? Ou era mais tempo? Já lá vão quase 2 meses…
1 Outubro, 2014 at 12:31
Voltou està semana aos treinos. Para gem precisa era de 6-8 semanas
1 Outubro, 2014 at 14:55
Obrigado Barbosa!
1 Outubro, 2014 at 12:24
Eu acho que o Paulo Oliveira foi uma óptima contratação, na minha estúpida ignorância. Tenho a certeza que não me vai decepcionar. E sim, notou-se logo ao nível da rapidez.
1 Outubro, 2014 at 11:12
Boa posta.
1 Outubro, 2014 at 11:15
Este Leão de Trafalgar é dos bons! Ao contrário de alguns que se julgam o “Sol”.
1 Outubro, 2014 at 11:28
DeFran, não stresses. Sorri, bebe mais um copo.
1 Outubro, 2014 at 12:28
Quantos pontos fizeste? Não consigo lembrar-me do nome da tua equipa.
Ali o catota do brunov está em terceiro. T E R C E I R O. Whaaaaaaaaaat?
http://media4.onsugar.com/files/2013/11/14/881/n/1922398/513e2740b82c73e7_Wiig.jpg
1 Outubro, 2014 at 12:34
3°? Woooo
Nem sei quantos pontos fiz, obrigado pela novidade e pelo bom perder
1 Outubro, 2014 at 12:50
Foda-se, é mesmo este o termo, mas já toda a gente desistiu da tasca fantasy? Ninguém está a ligar nenhuma. O dono do tasco nem se lembra que é dia de mudança de equipa. Tu nem sabes quantos pontos fizeste. O sampa anda lá na medição dos tijolos e massa de cimento e o boda. O Diogo Bernardo teve uma prestação (desculpa, Diogo) paupérrima. O Miguel Cotovio veio por aí abaixo. E eu passei duas horas da minha vida a apontar merdas num caderno para fazer a equipa perfeita. Resultado: 13 pontos. Mas espera. Faltam-me 8 jogadores, que vão jogar hoje.
1 Outubro, 2014 at 12:54
Eu ainda n fui ver a equipa, mas mexi na mesma. Ainda nao tive foi tempo. Tive que fazer o almoco do puto : agora quando ele adormecer ja la vou dar uma olhadela.
8 jogadores é muito jogador. Ainda ha esperanca pá
1 Outubro, 2014 at 12:57
O RicSampa anda a acabar o relatorio. Ou sera que o relatorio acabou com ele?
1 Outubro, 2014 at 13:01
Um pouco dos dois, Bruno!…
Fuck it…
Nem tive tempo de revolucionar a minha “tximi”…
Pelo menos o cabrão do Simeone já veio dizer que desta joga o Moyà…
1 Outubro, 2014 at 13:02
Deita o caderno fora, Diogo…
1 Outubro, 2014 at 13:03
Eu não desisti… não tive e tempo para fazer um “estudo” mais aprofundado. Como a próxima jornada já deve ser mais folgada (espero eu sem relatorio à perna!), vou introduzir a minha alquimia que vocês até se benzem…
1 Outubro, 2014 at 15:52
Calma, falta a jornada de hoje … prevejo 400 pontos.
1 Outubro, 2014 at 15:57
Tens de deixar de ir ao site do ipma…
1 Outubro, 2014 at 11:28
Muito bem esgalhado Leão!
Confesso que já olhei algumas (poucas) vezes para o meu copo e o vi meio vazio; Mas, agora, não tenho qualquer dúvida em afirmar que o vejo mesmo meio cheio.
1 Outubro, 2014 at 11:31
OFF TOPIC:
Existe alguma equipa da tasca na corrida do Sporting?
Se sim, qual é o código convite da equipa?
1 Outubro, 2014 at 11:35
Um post “cinematográfico”.
Muito bom, o retrato em movimento de um estado de alma.
Cheers, mate.
1 Outubro, 2014 at 11:47
Sobre o “objecto” do estado de alma:
Eu também vejo o copo meio cheio.
A sensação que tenho é que no ano passado ele estava mais cheio, algumas vezes quase até acima. Mas quando provo, percebo que o que está dentro do copo não é o mesmo que no ano passado. É algo melhor, mais apurado, com um aroma que inebria. Algo que aprecio de outra maneira. Algo que exige muito mais tempo, trabalho e dedicação a produzir. E paciência para que deixem produzir.
O meu copo está meio cheio. Com tempo vai encher. E aquecer-me tanto como o Sol de Alvalade.
1 Outubro, 2014 at 12:01
Perfeito! Obrigado HSL, eu não diria melhor.
1 Outubro, 2014 at 12:06
Trafalgar e Hic, belo poetas que me saíram
1 Outubro, 2014 at 12:31
Hic e Leão de Londres, Marx&Engels da tasca futebolística.
Prémio melhor colaboração.
2 Outubro, 2014 at 7:42
Eh eh
1 Outubro, 2014 at 11:37
Eu também olhei com alguma desconfiança após as primeiras jornadas e vi o copo meio vazio. Mas jogo após jogo tenho visto a equipa crescer e a serem assimiladas as ideias que MS quer impor. Estou a ver velocidade, automatismos, posicionamentos e isso é trabalho do treinador.
Para quem dizia que quando viessem os porcos e o Chelsea iamos ser goleados e enxovalhados que “chupem e continuem chupando”. Não ganhámos aos porcos por manifesto azar, grande primeira parte. Ontem jogámos contra uma das melhores equipas mundiais (está de certeza no top 5) e independentemente da grande exibição do Rui, na 2ª parte fizemos um jogo do caralhão.
Para mim, a unica preocupação é a dupla de centrais. Sarr e Mauricio não me dão confiança. Nada que não seja resolvido com P.Oliveira e Rabia, ou então, que venha alguém em Janeiro.
1 Outubro, 2014 at 11:47
que excelente post Leão de Trafalgar, deliciei-me com as descrições que me fizeram viajar ao Alvalade antigo.
excelente texto em que o saudosismo do passado está de mãos dadas com o presente e futuro risonhos.
Temos presidente, temos plantel, temos equipa, temos treinador, temos adeptos e temos futebol…só neste país isso não significa ser campeão, mas quer queiram quer não, vai passar a significar!
SL
1 Outubro, 2014 at 11:47
Paulo Oliveira entrou muito bem espero que agarre o lugar, o homem em Guimarães foi optimo no ano passado.
Estamos na luta em todas as frentes isso é um facto.
A a seis pontos do boificas sim mas vão perder e empatar muito, vão ter os Belenenses deles (que afinal não eram tão fracos) e não vão jogar sempre contra dez.
Na Champions a qualificação decide-se nos próximos dois jogos com o Schalke.
SL
1 Outubro, 2014 at 12:06
Trabalhei durante uns anos em Évora e diariamente frequentava uma tasca de nome “O Barril”. O seu dono, gordo e pachorrento não andava, arrastava-se. Apesar de jovem, achava que a vida era para ser cansada e não vivida. O próprio ato de existir já era uma canseira. E o negativismo não era defeito, era feitio.
Um dia, o “Sr. Barril” explicou-me porque é que ele era assim e porque é que os Alentejanos tinham esse cunho:
“Sabe, sr. Luís, eu acho que isso vem da minha avó. A minha avó era uma pessoa que, quando eu estava à janela, virava-me para ela e dizia: “ó Avó, já viste o dia bonito que está?”. E ela respondia sempre: “mas vais ver que vai chover!”
Acredita, Leão, que há sportingueiros que não só acham que vai chover, como o desejam. Mesmo que o céu de Marco Silva & Cª esteja limpo e luminoso.:)
1 Outubro, 2014 at 12:31
O meu copo tb está meio cheio. Temos presidente, temos treinador, temos jogadores, temos futebol, temos adeptos. Ainda não temos dupla de centrais. Que Paulo Oliveira jogue já em Penafiel e que Rabia recupere rapidamente para demonstrar o que vale (e eu acredito que vale muito!).
1 Outubro, 2014 at 12:44
Tempos houve em que tivemos grandes equipas (92/93/94/2001/02 e até mesmo 2005), mas não tínhamos um guarda-redes à altura (lemajic, costinha, nelson e ricardo). Se tivéssemos um guarda-redes do nível do rui….provavelmente teríamos sido campeões em 94 e 2005. E aquela taça Uefa estaria no nosso museu.
Não fiquei contente com a derrota. Mas o caminho faz-se caminhando.
Esta equipa tem tudo para voltar aos títulos: um treinador que pensa grande, uma boa equipa com alguns jogadores de top, que sabe bem o quer e para onde vai. E ainda é só o início.
1 Outubro, 2014 at 13:47
Em 1994/95 o plantel do Sporting até era superior ao dos fruteiros, na minha opinião, só que enquanto nós tínhamos o Lemajic e o Iordanov, eles tinham o Vítor Baía e o Domingos Paciência, além de que eles também tinham melhor treinador e o “sistema”.
Quando tivemos um grande ponta-de-lança, o Liedson, não tínhamos equipa nem treinador.
Por vezes as equipas campeãs não se fazem de um ano para o outro, ou porque não há dinheiro que chegue, ou porque o contexto é difícil (se os adversários estiverem muito fortes), porque se cometeram erros, etc. No Sporting é frequente nunca se conseguir fazer um trabalho de fundo. E depois as equipas são desfeitas ao fim de dois ou três anos, nunca chegando a haver um ciclo de vitórias.
E se depender de algumas pessoas, ainda não é desta também.
2 Outubro, 2014 at 7:56
Exactamente..
Raramente, uma equipa campeã se forma num ano.
Temos que olhar para nós mas, alguém não vê que tanto o porco e o carnide, além das ajudas, ganham porque mantém os plantéis ?
O carnide nunca investiu tanto como nos últimos anos para quê, 2 campeonatos?
E I porco não colocou mais coesa na garganta porque precisa ganhar este ano?
Sabem qual a diferença para nós ?
Temos um projecto. Eles nada.
Temos um orçamento menor,no entanto conseguimos bater o pé.
Dá para ganhar? Não sei.
Verdade que as equipas com melhores jogadores, que Fazem a diferença normalmente ganham..
Não podemos ter craques feitos, deixem crescer os nossos!!!!
Será difícil perceber que a grande contratação deste ano foi manter o plantel????
Querem aposta na formação, mas não têm paciência para esperar.. enfim, para quem ainda acha que não apostamos na formação, contem-nos… e mesmo para o ano, com prováveis saídas de WC e, obviamente de Nani, vai haver mais miúdos para entrar no onze ou, no mínimo plantel
1 Outubro, 2014 at 12:50
As derrotas nunca são boas, com os resultados de ontem nada mudou, as nossas hipóteses continuam todas (mesmo todas) em aberto, ontem ganhámos uma equipa.
Este tens para troca, https://atascadocherba.com/2014/09/29/tens-pra-troca-rui-patricio/, deveria ser pelos menos durante esta semana o 1.º post todo o santo dia, grande Rui não estou a ver ou nunca vi uma exibição tão assombrosa 1×1 de um guarda-redes como a tua critiquei o teu jogo de pés e a saída aos cruzamentos e até nisso estiveste muito bem principalmente no 1.º aspecto.
Quanto ao conceito de jogo o treinador foi de uma coragem a toda à prova, alguns até poderão dizer que não é coragem mas lirismo, mas para mim é, não mudar uma virgula nas suas ideias quando se defronta uma equipa do curto lote dos tubarões com somente 3 meses de treino, foi para mim e deveria ser para todos um sinal claro que temos Homem para os próximos 3 anos, seria bom que que todos tivéssemos noção disto e não andar a pedir(como alguns o fazem) a cabeça do Marco Silva a cada desaire, e eles irão surgir na “curvas do caminho”. Para terem uma noção da disparidade de meios de uma e outra equipa, li ontem penso que nos Invisuais que o Chirstensen defesa central da equipa do Chelsea de sub 19 tem um ordenado ao nível do Diego Capel um dos nossos mais despendiosos jogadores.
Não gosto muito dos nossos centrais sobretudo porque condicionam a saída de bola da nossa equipa e menos mas também por causa da cobertura/recuperação quando as bolas são colocadas nas suas costas, prefiro passar por estes calafrios, pois jogar com os centrais bem avançados no terreno é postura de equipa grande, foi juntamente com a pressão alta a origem de 3 ou 4 dos golos que marcámos esta época( cadémica, carnide, belém, e puerto), prefiro jogos que acabem 4-3 a jogos que acabem 1-0, quando acertarmos agulhas nesta posições seremos um caso sério, e isto pode demorar um mês como um ano não quero que o treinador abdique de jogar assim para salvaguardar a defesa. penso que seria bom, e isto é pedido para o Marco Silva, aproveitar a entrada do Paulo Oliveira e promo ver a sua titularidade dos que já jogaram esta época é mais técnico e veloz dos centrais.
1 Outubro, 2014 at 15:53
Espero que o BC tenha noção disso mesmo …
1 Outubro, 2014 at 16:17
Tenho que ir mudar a caixa de velocidades, tanto prego no português!
1 Outubro, 2014 at 12:57
Um grande post em termos de forma e o conteúdo não fica aquém.
Continuo aziado. Não pelo resultado (expectável), não pela exibição. Aziado com os comentários pos-jogo. O copo não têm obrigatoriamente de estar meio cheio ou meio vazio. Pode estar só e simplesmente a meio. Aziado porque me cansam a porcaria dos rótulos.
Copo meio-cheio vs meio vazio. Croquete vs brunette. Que nojo de conversa.
A mim ( e isto sou eu) se me impingem estes rótulos, passo completamente ao lado porque quando vejo um cagalhão no passeio também não o piso. Passo ao lado.
Já agora, e porque ainda não o vi mencionado, uma palavra de apreço ao Maurício. Saiu novamente a sangrar. Voltou a dar tudo de si. Se tem qualidade para estas andanças? Provavelmente não. De qualquer maneira uma coisa é certa, se a vontade de se superar desse pontos o Maurício não ficaria atrás de ninguém. Um bem haja por demonstrar uma força anímica acima da média.
SL
1 Outubro, 2014 at 12:58
+1
1 Outubro, 2014 at 13:49
As melhoras para o Maurício.
1 Outubro, 2014 at 13:40
Copo meio cheio…???
Vocês são inexperientes… façam como eu…:
Bebam pela garrafa…!!
Confesso que não compreendo certos adeptos que nem sei se lhes hei-de chamar sportinguintas, se sportinguenses…
Eles nunca estão contentes, eles “não sabem” ser felizes…
É claro que nenhum de nós ficou contente por ter perdido…foi por 1 a 0, mas não teríamos gostado mesmo que o resultado da derrota fosse diferente…
São adeptos que “exigem” sempre a vitória, não importando as circunstâncias…
Eu também “quero” que a equipa ganhe sempre, mas sei reconhecer quando isso não é possível, pese embora os jogadores tenham deixado em campo, a própria pele…
A distancia em termos de qualidade entre a actrual equipa do Sporting e a actual equipa do Chelsea é mais ou menos a diferença entre ir a pé a Paris ou de foguetão até à Lua…
A distancia em termos de vontade, quase não existiu, pois a nossa equipa bateu-se como se não houvesse amanhã…
Houve ainda “uma pequenina” diferença…o “espanhol” não nos tratou de maneira igual…à que tratou a equipa inglesa…
Então e sendo assim, o que é que “me fez” sentir feliz com a equipa do Sporting…?
Pois aqui é que está a diferença…:
Eu fiquei feliz, porque vi que a equipa se bateu durante os +/- 90 minutos como se deste jogo dependesse a “própria vida…”…
Eu fiquei feliz, porque vi que temos alguns jogadores de excepção…e outros tudo vão fazendo, para não destoar…
Eu fiquei feliz, porque venho notando que a equipa vai melhorando jogo a jogo…
Eu fiquei feliz, porque mesmo alguns jogadores que por força das circunstancias foram “lançados às feras”, estão jogo a jogo a melhorar o seu rendimento e “não fogem” ao desafio…
Eu fiquei feliz, porque “vislumbro” um equipa a crescer jogo a jogo, com “promessas ” de não termos de esperar muito, para que todos lhe reconheçam valor…
Eu fiquei feliz…porque “a esperança” continua a ser verde…!!
Não “alinho “, com os profetas da desgraça…
Sorting Sempre..!!
SL
1 Outubro, 2014 at 14:21
caro Max permita-me a resposta, eu tambem fiquei e estou orgulhoso dos jogadores a derrota nao nos envergonha só acho que o papel de um treinador tambem é o de preparar a equipa conforme o adversario e dificultar ao maximo a vida deste e nao jogar da mesma maneira
1 Outubro, 2014 at 14:33
E ou muito me engano ou será assim em Stamford Bridge. No entanto deixo uma pergunta no ar:
Termos jogado com linhas mais baixas era garantia de alguma coisa? Perdemos por 0-1. Podiam ter sido mais? Podiam. Da mesma forma que se o árbitro não fosse uma bosta poderíamos ter empatado.
Na minha opinião não tinhamos nada a perder. Jogámos em casa, somos uma equipa que quer ter uma identidade e daí a postura com que nos apresentámos. Este resultado era o expectável por isso prefiro cair de pé do que passar 89 minutos na retranca e provavelmente acabar com o mesmo resultado.
SL
1 Outubro, 2014 at 14:45
só digo que me custou ver o Sporting jogar precisamente da maneira mais conveniente para o adversário o resultado aqui nao está em causa porque perder com o chelsea tem de ser considerado normal , só acho que se exigia uma estrategia diferente ao treinador para melhor enfrentar este adversario
1 Outubro, 2014 at 14:49
se todos concordamos que nao temos uma defesa experiente, rapida nao é o setor mais forte da equipa , o William nao está o mesmo nao protege a defesa como no passado e vamos jogar contra yma das melhor equipas europeias como se estivessemos a jogar contra o arouca? …
1 Outubro, 2014 at 15:03
Eu não discordei disso Mike. A diferença para o meu ponto de vista foi que penso que valeu a pena tentar. Como disse mais a cima, o jogo indicado para jogar com bloco baixo será o jogo em Stamford Bridge.
1 Outubro, 2014 at 15:14
para concluir e sem querer abusar , acho que falta algum pragmatismo ao projeto , estamos no caminho certo mas temos que obter resultados para o presente e o Sporting tanto joga contra adversarios no nosso campeonato que v~em de autocarro duplo como contra adversarios de champions que têm qualidade superior e ao treinador pede-se estrategia conforme os adversarios.
1 Outubro, 2014 at 16:04
a melhor estratégia é ter uma maneira de jogar própria, um identidade…. que mediante o adversário não se tenha que mudar nada, mas sim infligir uma dura derrota. Isso leva o seu tempo a criar e a maturar, são processos que ao estarem afinados criam uma escola.
Quem anda sempre a mudar … vira cata-vento.
1 Outubro, 2014 at 17:47
ok , sao opinioes que respeito mas fico na minha , acho curioso os elogios ao mourinho que é o nº1 e tal mas depois seguir o exemplo é que está quieto.
1 Outubro, 2014 at 14:56
Mas meu amigo “dificultar” a vida a uma equipa como o Chelsea, para mim…
É tentar jogar “olhos nos olhos”…se nos encolhêssemos, nada garantiria que fizéssemos melhor resultado…
E agora dir-se-ia do Marco que …: “quem tem medo…”
SL
1 Outubro, 2014 at 15:19
dificultar a vida ao chelsea era possivel , uma equipa que tem dos melhores medio/avançados do mundo nao nos envergonhava jogar com outras cautelas , se nao fosse o Patricio , ok é grande e é nosso , poderiamos estar aqui a reviver o pesadelo do bayern com o paulo bento.
1 Outubro, 2014 at 15:28
“Copo meio cheio…???
Vocês são inexperientes… façam como eu…:
Bebam pela garrafa…!!”
Muito bom, Max.
1 Outubro, 2014 at 13:43
Bem Vindo Miguel Lopes, és mais uma opção para fortalecer a equipa.
1 Outubro, 2014 at 13:47
Muito bom post Leão de Trafalgar!
1 Outubro, 2014 at 13:48
Ser treinador é mesmo Fdd…
Se o Marco Silva tem jogado na retranca à equipa pequena, perdia e tinha aqui um coro de malta a dizer que o gajo tem medo, que não serve e o crl…
Como o Marco Silva jogou aberto e olhos nos olhos está aqui um coro de malta que pedia um jogo à retranca, à equipa pequena e que ele estrategicamente é uma nódoa!
Com 90% de probabilidade perdíamos com o Chelsea, jogando como quer que jogássemos (O Chelsea é a melhor equipa da Europa para mim…) por isso assim ao menos demos uma imagem digna, saímos de cabeça levantada e tivemos tomates para jogar cara a cara! Não nos limitamos a ser o Limianos da Europa….
Fds…além disso troco-me todo! Queriam jogar à Limianos e com medo porque o Chelsea é alta equipa mas depois ficam fdd porque perdemos (com a tal alta equipa)! Além disso…isto é o Sporting e os calções pretos e o caralho e no final…querem que jogue como a Naval….pelos vistos os calções são identidade…coragem, cabeça levantada e qualidade de jogo é dispensável…
Além disso…ontem houve alguém com a sensação que estávamos a jogar contra o Paços de Ferreira também?!?!
1 Outubro, 2014 at 14:16
Por essas e por outras que eu não volto a aparecer no Tasco enquanto o Sporting joga… nem nas horas seguintes!
Assim guardo as minhas opiniões a quente e as minhas “frustrações” com os resultados menos bons para mim e escuso de ser apelidado de mau sportinguista ou de nem o ser…
1 Outubro, 2014 at 14:17
E não, não era uma critica…
É apenas a constatação dum facto.
A partir de agora vai ser assim cmg…
1 Outubro, 2014 at 15:05
Acho que fazes bem….Se isso te faz feliz! ;)! hehe!
Agora deves constatar que não falei nem em bons nem em maus Sportinguistas!
Só acho…divertidas…algumas opiniões…No mesmo texto podemos ver “Somos o Sporting!!! Agora vamos ficar felizes com uma derrota?!?!” e uns parágrafos abaixo “Eles são muito mais fortes, por isso devíamos ter jogado baixo, na retranca! Estrategicamente foi mal jogado!”, qual equipa pequena…
Como acho divertido defender um Sporting com medo do Chelsea e a mudar toda a sua identidade e depois defender que os calções verdes desvirtuam a identidade do Sporting!
São cenas divertidas…aliás uma conversa directa em que nem sequer vou entrar porque era o mesmo que estar a pedir a um sapo sem pernas para saltar….são opiniões…só as acho divertidas…
1 Outubro, 2014 at 15:49
Feliz não serei certamente, mas a minha (pouca, graças aos últimos dias que correm que tem puxado um pouco pelo meu cabedal físico e psic) sanidade mental neste momento assim o exigem.
Ver o Sporting é, de facto, um momento de catarse para mim… costumo dizer que naqueles 90 minutos permito-me extravasar as emoções que não me permito “em sociedade”… para o bom e para o mau, entenda-se! Não será um exercício de esquizofrenia emocional (dependendo do quão esquizofrénico o jogo seja… ) mas apenas uma descarga de pequenas frustrações semanais, mensais, anuais e/ou duma vida inteira.
Enfim, é o “culto de exigência” que parece finalmente ter chegado a Alvalade que toma conta de mim naqueles minutos, que baixa os meus níveis de tolerância ao erro (afinal, estamos a falar do Sporting e poucas coisas me chateiam mais que ver o Sporting prejudicado seja voluntária ou involuntariamente) e me “obriga” a pensar: “Porra, como é possível perder aquela bola” ou “Caralho que jogada soberba! Este gajo é impressionante”… Tanto bato palmas e grito em casa (quando jogamos bem) como mando vir com mesas, cadeiras, sofás, tv (quando jogamos mal)… whatever! Repara, eu faço a diferença entre o JOGAR bem ou mal… não o ganhar ou perder… é o demonstrar que se quer ganhar e o que se mostra que se fez durante a semana em Alcochete que me tornam mais critico ou mais entusiasta.
Por isto, vou passar uns tempos a ver os jogos sem pôr os pés no Tasco! É que há quem possa confundir isto com outra coisa e não estou minimamente disponível para virar a Tasca do avesso!!!
1 Outubro, 2014 at 15:54
+1
Ja nao me apanham aqui em momentos antes, durante ou pos jogo.
1 Outubro, 2014 at 16:33
Claro que não era contigo…
Quanto a não comentar no tasco enquanto dá o jogo e mesmo logo depois do jogo…eu próprio não o faço! 1º porque vou comentar mais com o coração do que com a cabeça e logo MUITO sujeito a distorções da realidade e 2º porque gosto de pensar 2 ou 3 vezes antes de postar algo contra o Sporting, coisa que por vezes não consigo de cabeça quente!
Assim, normalmente só falo (se falar) do jogo depois de rever o jogo e depois de pensar que o que vou dizer é mesmo verdade ou não…. No máximo em cima do jogo venho aqui dizer que tenho orgulho e que gosto muito da equipa e do treinador!
Repara…acaba o jogo…e eu fdd com o empate venho aqui dizer que o Sporting não tem 1 ocasião ou que tem 2 ou 3! Revejo o jogo…começo a contar…conto 7…quer dizer…estive aqui todo fdd porque criamos poucas oportunidades e afinal, depois de rever com calma mesmo assim ainda tiveram?!
Outra…acabo o jogo lixado da vida porque acho que o treinador devia ter metido o X ou o Y ! Se venho aqui é isso que vou dizer…mas passado umas horas e pensando melhor no assunto se calhar nem sequer foi por aí! Faria mesmo assim tanta diferença?! Estava realmente jogo para isso?! E no fundo o que falou foi a minha raiva pelo resultado e vontade de arranjar alguém (treinador) para descarregar!
1 Outubro, 2014 at 14:18
Infelizmente nas tascas encontras pessoas que falam porque têm algo para dizer, e outros que falam para não estarem calados (e conquistarem o paleio dos entusiastas mais distraídos). Uma tasca é uma micro-sociedade do opinanço embebido em algo.
Não muito entusiasmante em termos de fé na espécie humana, mas… é a vida!
1 Outubro, 2014 at 14:19
de preferência, “em bebido” em saké…
1 Outubro, 2014 at 14:59
Saké parece-me muito bem! ;))! E aproveito para pedir com gelo…devem ser as ultimas vezes deste ano que peço um on the rocks já que o frio deve andar por aí à espreita!
1 Outubro, 2014 at 14:16
Caros tasqueiros, olhando para o meu copo, tenho de concordar com a avaliação que alguns fazem da qualidade da pinga que nos é servida pelo Marco. Ela é realmente de excelente qualidade e com um aroma muito próprio, que se assemelha muito à que nos era servida pelo Jozic.
No entanto, esta ainda tem algum tanino a mais a atrapalhar o sabor. Alguns falam de Maurício e Sarr e no meu ver têm razão. São dois centrais lentos a recuperar, que têm muita dificuldade a sair e que têm de jogar muito alto, uma vez que, e este aspecto ainda ninguém falou, o posicionamento do WC e o seu desempenho bastantes furos abaixo do ano passado, deixa um enorme buraco entre o meio campo e a defesa que tem de ser compensada pela subida dos centrais. O seu desempenho tb é afectado pela forma fraca em como o WC está a cortar bolas no meio campo e dos passes falhados que faz.
Outro pico estragado é o avançado. Slimani não jogador para os 90 minutos. Dá muito trabalho às defesas? dá… mas não tem capacidade de remate e não sabe ter a bola no pé. Também lhe falta saber jogar de costas para a baliza, como se viu ontem.
Vamos agora aos aromas: João Mário – que prazer ver este miudo a jogar à bola contra o Chelsea!!!!
Nani: Enorme jogador e Sportinguista. Ontem quando sofremos o golo e a bola era reposta no meio do terreno, ele virou-se passou um raspanete a toda a equipa, para acordarem!!!
Adrien: O melhor elogio que lhe posso dizer é que não consigo imaginar este Sporting sem ele. Desculpa se houve tempos em que não acreditei em ti!!!
Patricio: Hoje haverá muita gente a desejar secretamente que fosses o GR da sua equipa, mas para felicidade de todos nós és NOSSO!!!!
Maurício: Ontem Maurício demonstrou cabalmente porque é o nosso Capitão Nascimento. Esforço e Dedicação é com ele!!! Ninguém consegue personificar tão bem a RAÇA do Leão como ele. É fraco técnicamente? É lento? Sai mal a jogar? Sim!! Mas compensa com uma dedicação em campo como poucos e o querer sempre superar-se.
Carillo: Foda-se ó homem para lá com essas fintas endiabradas se não qualquer dia deixam de te assobiar em alvalade!!! Que pés, que velocidade estonteante de finta e com capacidade de luta!!! Não admira que esteja a sair aos 60 minutos completamente estafado!!!! O homem está no campo todo!
Marco Silva: Finalmente um treinador “Lirico” e que acha que pode dar luta ao Chelsea. Jogar olhos nos olhos com eles é de Homem e com eles no sítio. Tentar o tudo por tudo para tentar ganhar a joga de ontem é de Homem. Podia perfeitamente ter achado que o 0-1 era um resultado bonzinho, mas não… Foi para cima deles e conseguiu encostar o Chelsea lá atrás.
Em suma: Perdemos? Sim claro! O resultado foi mau? Não. Foi péssimo. Mas gostaria que reflectissem uma coisa… Ontem cerca de 40 mil dos nossos aplaudiram os nosso guerreiros no final, simplesmente porque fizeram TUDO, suaram a Verde e Branca até à exaustão. LUTARAM!!
Só mais uma coisa que peço a todos aqui no tasco… Deixem os impropérios para os lãpiões e corruptos. E todos façam como ontem fizemos em Alvalade. Aplaudam de pé esta equipa de guerreiros e façam-nos sentir, que mesmo havendo muito a melhorar, o nosso Sporting está de volta!!!!
SL
1 Outubro, 2014 at 14:18
Por falar em copos meio vazios e meio cheios…
Tenho de ir lá à cave ver como está o stock de saké que o meu copo, meio-cheio ou meio-vazio, está a meio e isso é que não está com nada!
1 Outubro, 2014 at 14:22
Chelsea results 2014/2015
BPL 18 Aug 2014 v Burnley (A) 1 – 3
BPL 23 Aug 2014 v Leicester (H) 2 – 0
BPL 30 Aug 2014 v Everton (A) 3 – 6
BPL 13 Sep 2014 v Swansea (H) 4 – 2
BPL 21 Sep 2014 v Man City (A) 1 – 1
BPL 27 Sep 2014 v Aston Villa (H) 3 – 0
depois de ontem me ter passado dos carretos com ramos, troncos e gravetos que só aparecem por aqui para gritar que o copo está meio cheio, (depois de uma exibicao em que os jogadores mostraram que nao há que ter medo do futuro desta equipa, que está em crescendo..), olho para os resultados da equipa contra quem jogámos ontem e fico com a certeza , de que, certos nick`s que aparecem por aqui a pedir o direito de terem uma opiniao, (Diogo, aceito o teu comentário em relacao á liberdade de expressao, mas…certa “gente”, usa essa prerrogativa, para serem piores do que lampioes ou corruptos que viessem aqui gozar connosco, e se, com esses os podemos mandar ir dar uma curva, certos artistas que aparecem sob a capa de sportinguismo, acho que teem que levar com a mesma dose), aparecem para criar divisao e mau ambiente na nossa Tasca…
em minha casa, entra quem eu quero…
a Tasca é aberta a todos…(até os caes vao á missa…porque a porta está aberta…)
ora o que tenho a fazer em nome da “liberdade de expressao” de alguns “donos” de copos meio vazios, e para nao criar “mau ambiente” na Tasca, saio de fininho, ponho a esfregona no canto e aviso o dono que vai ter de arranjar outro para fazer a faxina ao final do dia…
eu venho aqui pelo SPORTINGUISMO que aqui se serve, e nao, para a agenda politica de alguns, que agora, assim de repente, viraram criticos de tudo, e que “quando tiverem algo de bom para dizer, depois voltam…”
foi um prazer
VIVA O SCP
1 Outubro, 2014 at 14:26
Vales bem mais do que muita gente que aqui vem! És dos meus! Abraço! (não confundas este abraço fraternal com uma tentativa de te seduzir, é que ainda vão colocar isto na página do face dos encornados gozões). E alguns tasqueiros ainda vão pensar que te pisquei o olho. Volta sempre! Adoro a tua prosa! O Quadros se te lêsse corava de vergonha.
1 Outubro, 2014 at 14:22
Nas próximas duas jornadas de champions vou ter uma facturação do caraças!!!
Vem ai um carregamento de S(CH)A(L)KE…
1 Outubro, 2014 at 14:31
Estando muito orgulhoso do que fizemos ontem e cada vez mais confiante no futuro, quero deixar aqui uma nota sobre o Naby Sarr.
É inacreditável o que estão a fazer a este puto, apontado-lhe apenas algumas lacunas que tem revelado, fruto de um processo de adaptação a uma nova realidade, esquecendo-se do bom que touxe à equipa. Ontem terá cometido dois ou três erros contra uma equipa que tem “só” o melhor avançado de centro da actualidade, mas quantos cortes pelo ar não efectuou, permitindo à equipa jogar numa pressão alta como só as grandes equipas são capazes de o fazer? Sim, não tem os pés do Luisinho ou André Cruz, nem nunca os terá, mas é um jogador que nos deixa tranquilos no jogo aéreo, uma pecha de tantos e tantos anos no Sporting.
Tivesse o Sporting um William ao nível do ano passado e todas as deficiências evidenciadas pela defesa teriam um impacto muito menos do que aquele que temos vindo a constatar.
Deixem o miúdo fazer o seu caminho, que de uma coisa não tenho dúvidas: está ali um centralão de enorme futuro.
Vá, podem cascar-me à vontade.
1 Outubro, 2014 at 15:02
Plenamente de acordo, “nas alturas” foi quase tudo dele…!
Deixem-no “crescer” e ganhar tarimba e vão ver…
Foi pena não ter tempo para “as dores do crescimento…”…
SL
1 Outubro, 2014 at 18:29
completamente de acordo Fraguito, há pessoal que só sabe jogar jogos de computador e que se acho um craque a avaliar jogadores, são os Freitas Lobos desta Tasca.
1 Outubro, 2014 at 14:34
Leão de Trafalgar, li e reli o seu texto.
(Levanto-me e ergo o meu copo em sua direcção.)
Oxalá existissem mais leões assertivos e lúcidos como você!
Clap clap clap clap clap clap…
(este texto faz corar de vergonha muito travesti)
1 Outubro, 2014 at 14:54
epa eu ando com o copo meio cheio !!!!!!!! gostei !!!!!
1 Outubro, 2014 at 14:59
Um típico adepto sportinguista, daqueles que gostam de vestir as roupas da mamã e enfiar as botas de cabedal da esposa até ao joelho:
“Foda-se que aquele Naby Sarr é um cêpo do caralho! Este gajo perdia os 100 metros para um caracol!”
Passadas umas quantas jornadas, Paulo Oliveira é central que faz dupla com o Capitão Nascimento.
O mesmo adepto: “Foda-se! Mas quem é que se lembrou de ter ido buscar este pino ao Guimarães! Não há pachorra para as suas pasmaceiras! Caralho, metam o Tobias!”
Na sequência de alguns erros, o ex-vitória cede o seu lugar ao Tobias.
“Foda-se mais o Tobias! Mais um enterranço na defesa! Não dá para acreditar! Marco, não vês qie o Rábia é bem superior?!”
E assim sucessivamente até os nomes estarem esgotados.
“Volta Rojo! Volta Polga! Volta Capitão América e Bolo de Arroz, estão todos perdoados”
1 Outubro, 2014 at 15:00
“O lateral português Miguel Lopes aceitou uma redução substancial do salário e abdicou dos prémios a que tinha direito, resolvendo assim a questão que o mantinha afastado da equipa principal, segundo noticia esta quarta-feira o jornal A BOLA.
Miguel Lopes fica assim à disposição de Marco Silva para ser chamado à equipa principal. O jogador de 27 anos pensa na titularidade e em convencer Fernando Santos para voltar à Seleção Nacional.”
Grande Miguel!
1 Outubro, 2014 at 15:23
Qual copo a meio!? O Copo quer-se bem cheio! Enche aí oh Cherba, pago eu!
Grande jogo ontem, grande atitude, grande noite europeia!
Se continuarmos assim, não tardará a que o Chelsea e outro qualquer clube tenha medo de vir jogar a Alvalade!