«Não me é fácil estar muito feliz quando o Sporting empata ou perde. Mas, para ser justo com os jogadores, considero que foi um grande jogo, uma festa que começou nas bancadas com mais de 40 mil pessoas, que realmente fizeram o espectáculo do início ao fim do jogo e mostraram, uma vez mais, que temos os melhores adeptos do mundo […] A segunda parte foi quase perfeita e, por isso, percebo que os adeptos tenham ficado contentes. O Rui foi soberbo e outros jogadores estiveram muito bem. Pessoalmente não consigo ficar assim tão feliz, mas devo sublinhar que os jogadores dignificaram a camisola, que dignificaram o clube. Esforçaram-se e quiseram do princípio ao fim. É isso que eu lhes peço, por isso, tenho de estar contente, mas feliz fico com outros resultados. O meu nível de exigência é grande […] Estou convicto de que com o trabalho que está a ser feito, outros resultados virão»
As palavras de Bruno de Carvalho, proferidas à margem da assinatura da parceria com o New England Revolution, da Major League Soccer (MLS), agradaram-me bastante. Confesso que não tinha achado a coisa mais correcta e lógica, aquela ida à SportingTV para afirmar que o empate na Eslovénia o havia chocado tanto como a derrota da selecção nacional, com a Albânia. Aliás, acredito que no balneário, o descontentamento tenha sido transmitido de forma ainda menos simpática.
Podem dizer-me que um presidente está lá para exigir e eu concordarei. Não concordo, até porque não foi isso que vi nesse empate com o Maribor, é que o presidente faça declarações públicas que parecem colocar em causa o empenho dos jogadores e o trabalho desenvolvido pela equipa técnica. Aliás, Bruno, se estás a ler isto, fica sabendo que a minha opinião é que és bem capaz de ter ido buscar o treinador que entrará para o top 3 das minhas preferências nos últimos 25 anos, juntando-se a Robson e a Jozic.
As palavras proferidas agora, no rescaldo da derrota com o Chelsea, parecem-me bem mais justas e ponderadas. Passam uma mensagem de confiança para a equipa técnica e para o plantel. Servem, até, de resposta a quem questionava o nível de exigência de quem elogiou a prestação da equipa: podemos estar contentes e orgulhoso, podemos acreditar no trabalho que vemos transposto para o relvado, sem com isso passarmos a usar um babete onde se lê «fico feliz quando o meu Sporting perde».
No fundo, é isto, Bruno. Ponderação quando a cabeça está quente e confiança nas pessoas com quem escolheste trabalhar. Quando estiveres mesmo irritado, arranja um nick e deita cá pra fora aqui na Tasca! Ah, se estiveres com o Maurício, manda-lhe um abraço de rápidas melhoras e diz-lhe que todos sabemos que nem só de Ronaldos, Figos e Balakovs se faz a história do Sporting Clube de Portugal!
3 Outubro, 2014 at 13:45
O bruno as vezes é como nós …diz as coisas a quente aquilo sai lhe do coração e depois é mal interpretado !!!!! mas tenho a convição que ele acredita ainda mais do que nós … que provavelmente já se redimiu … epa levem me a mal se quiserem mas eu gosto da forma como o presidente é …. pelo menos sei que AMA tanto o SPORTING quanto eu …. é impulsivo para o bem e para o mal é uma caracteristica que deduzo que ao longo dos anos se va moderando …. Vamos mas é ganhar em penafiel e pronto !!!!!!!!!
3 Outubro, 2014 at 13:47
bela,
acho muito bem que o Bruno sofra como um de nós, mas ele tem que perceber o cargo que passou a ocupar e as responsabilidades que esse cargo acarreta. Às tantas o problema não é dele, antes não ter quem o chame à razão quando se passa com qualquer coisa.
3 Outubro, 2014 at 13:50
e é, simplesmente, só isto, tudo… Obrigado Cherba…
3 Outubro, 2014 at 14:06
a minha resposta ficou a espera de moderação 🙂
tambem pode ser …. mas ele ainda anda nisto a pouco tempo …creio que aprenderá a seu tempo mas que ele é impulsivo cherba lá isso é …e falo por mim que sou impulsiva e custou me imenso refrear me mas consegui…bom nalgumas coisas como o Sporting passo me logo da Marmita !!!!!!!! mas concordo contigo ele pelo cargo que ocupa ( acho que o inacio se lhe der uma dica ou o virgilio ) deve se refrear controlar se arranjar um nick tipo brunete e vir aqui dizer cobras e lagartos … 🙂 era giro !!!!!!!!!!
3 Outubro, 2014 at 14:13
A questão ´saber se ele quer ser chamado à razão.
Não sei até que ponto ele também prefere manter a imagem do presidente-adepto em detrimento do presidente-institucional. Por feitio ou estratégia.
3 Outubro, 2014 at 14:24
ou pelas duas…
3 Outubro, 2014 at 15:13
Essa do Top 3 para mim foi a melhor porque está de acordo com o meu sentir, em relação ao Sporting, há já longos anos.
3 Outubro, 2014 at 14:23
Discordo, bela!
Eu acho que o Bruno até se deve morder todo por dentro para não mostrar o que ele é a quente!
Acredita… Se ele tiver tão mau perder em relação ao SCP como eu, apostava o meu mindinho esquerdo em como o pior que se tem visto dele nem chega à uma migalha no meio duma padaria industrial!
3 Outubro, 2014 at 14:27
pois eu sou muito moderada a falar aqui … 😉 mas quem me conhece até foge quando as coisas nao saem bem ao Sporting … mas eu entendo o que o cherba quer dizer ele não é so o Bruno ele é o Presidente do Sporting !!!!!!!!
3 Outubro, 2014 at 14:48
Lá está… por ele ser o presidente, é que eu acredito que nunca veremos muito além do que ele tem mostrado.
3 Outubro, 2014 at 18:03
A Tasca do Cherba é o Bruno de Carvalho dos blogs.
3 Outubro, 2014 at 13:49
Bem dito.
E tou contigo na questao do Top 3. Tou a gostar bastante do M. Silva e acredito que a equipa vai estar sempre a crescer.
3 Outubro, 2014 at 13:58
As únicas, até agora, q crítico na gestão do BdC prendem-se com algumas declarações q às vezes me parecem demasiado emocionais …
Em relação ao post anterior:
Só não entendo a convocatória do R Carvalho … Convocava o Vezzo ….
Éder ou M Paixão ou O Sá ?!?
Confesso a dúvida… Aceito a escolha do F Santos… Éder
Vamos invadir Penafiel!
Tornem-se sócios!!!!!
SL
3 Outubro, 2014 at 14:14
o Vezo vai aos sub-21.
O Eder poden ser grande coisa,mas joga no Braga MUITO melhor que alguma vez o fez na selecção. É o efeito PB.
3 Outubro, 2014 at 14:05
Eu não deixo de compreender as “saídas” do BC às vezes “um pouco fora” da sua situação de Presidente…
E compreendo-o, porque ele “é feito” da mesma massa que nós somos…e às vezes…
Não é fácil…!!
SL
3 Outubro, 2014 at 14:11
Até porque presumo que os comentários vão ser essencialmente (é normal) sobre as declaraçoes de BdC queria dar relevo ao teu último parágrafo.
O Maurício é constantemente deitado abaixo na blogosfera leonina. “Com razao!” dirão muitos. Talvez. Se tem qualidade suficiente para as exigências desta época? Provavelmente, não. No entanto, o empenho e força animica que demonstra são de louvar. Sendo que é o 2o jogo que sai a sangrar, pode mesmo dizer que pelo manto dà suor, sangue e lágrimas.
A minha vénia Maurício!
SL
3 Outubro, 2014 at 14:16
Para mim fez 2 jogos enormes (Porto e Chelsea). O melhor Maurício esteve nesses 2 jogos.
Respondeu da melhor forma ao mau início de época.
Bora Xerifão!
3 Outubro, 2014 at 14:17
O homem faz o que sabe, e o que pode, d´tudo em campo.
Quanto muito, criticar qem o trouxe ou quem o põe a jogar 😀
IMO, é um excelente 3º central, não pode ser indiscutível, mas para ser opção regular na Liga chega e sobeja
3 Outubro, 2014 at 14:36
Eu gosto do Xerife. Não é um prodigio mas é daqueles jogadores que fazem falta a um Clube. Nem que seja pela entrega que demonstram. Sair a sangrar é o exemplo perfeito disso.
3 Outubro, 2014 at 15:07
Há um velho ditado que reza mais ou menos assim:
Vale mais quem quer, do que quem pode…
E o Maurício pode “não poder” muito, mas ninguém “lhe poderá negar” o querer…!!
SL
3 Outubro, 2014 at 14:20
Pronto!
Mais um post que põe em causa o “califado yesmanista-brunista” que é sabido ser a Tasca!
Assim não vamos lá, Cherba.
Não com estas “recaídas”…
Everybody says Mééééééééééééééé…
“…MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!”
3 Outubro, 2014 at 14:25
Vou deixar de aqui vir. Sou um seguidista convicto e está mais que visto que o Cherba é um croquete do pior.
Let the conspiracy theories begin…
Saudações acéfalas para ti.
3 Outubro, 2014 at 14:31
Não querendo iniciar uma discussão que já todos queremos evitar na tasca, deixo-vos um vídeo que vi no eixo do mal, que até achei engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=QcE5aDTszrY
Who´s your daddy?
MÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.
3 Outubro, 2014 at 14:35
Eh lá… uma concentração de Tasqueiros!!!
HAHAHAAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAA
3 Outubro, 2014 at 14:36
😀
3 Outubro, 2014 at 14:37
Mas olha que no meio da carneirada, há sempre um desalinhado que não se inibe de dar o grito de revolta!!!
http://www.youtube.com/watch?v=SdNOIG0ur7U
3 Outubro, 2014 at 15:36
“Isso”…são “cabras desalinhadas”…!!
Deite-lhe saké no bebedouro…e logo sairá.. Méééééé..
SL
3 Outubro, 2014 at 14:38
Hahahaha. Grande like.
3 Outubro, 2014 at 14:39
Eu curto é videos das fainting goats
https://www.youtube.com/watch?v=AnVv0RkiG4U
só me fazem lembrar jogadores do slb na area.
3 Outubro, 2014 at 14:46
Nunca tinha visto cabras com ABS…
3 Outubro, 2014 at 17:21
ahahahahahahahahahahahahahaha fdx Sampaio, estava a comer um yogurte e até entornei esta treta por causa de ti, cabras com ABS ahahahahahahahahahahahahahahahaha
3 Outubro, 2014 at 21:14
3 Outubro, 2014 at 15:28
Eu pasmo com aquilo que vocês conhecem, já estou pior que o SÓcrates (o verdadeiro, não é aquele de plástico português), SÓ SEI QUE NADA SEI, ao ver alguns comentários desta Tasca, acompanhados de alguns vídeos, é assim que eu me sinto. Explica-me lá Brunov como é que os chibos caiem daquela maneira!
3 Outubro, 2014 at 15:40
Então…são “treinados” pelo jasus…!
SL
3 Outubro, 2014 at 15:53
A myotonic goat, otherwise known as the fainting goat, is a domestic goat whose muscles freeze for roughly 10 seconds when the goat feels panic.
3 Outubro, 2014 at 15:39
Essas são as chamadas “cabras enzo, gaitan e compª”
Mas “essas…nem piam”…apenas se deitam… e sai cartão…ou penalti…!!
São canbras que “valem pontos”…!
SL
3 Outubro, 2014 at 15:42
MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ
3 Outubro, 2014 at 14:24
Sabem uma coisa? Eu acho que, sempre que o Bruno fala, fazemos a nossa avaliação e começamos sempre, mas sempre, pela lógica do YES-MAN, tentando escapar a essa mesma lógica, mas tornando-nos muito mais susceptíveis a pormenores que antes eram desconsiderados noutro tipo de discursos. Quem não se lembra da realpolitik godinhista, quase sempre agradável ao ouvido daqueles a quem verdadeiramente só importa atacar o Sporting, sejam eles da casa (como temos vindo a assistir neste mesmo mandato), sejam eles de fora, dos clubes da fruta?
A verdade é que eu leio aqui em cima que o Bruno não tem quem lhe chame à atenção quando é necessário, faço um rewind e não me lembro de nada que tenha acabado por prejudicar o Sporting. A questão das nalgas? A questão Manuel Fernandes? Sinceramente, não vejo assim nada que me faça olhar para o discurso do presidente de uma forma mais crítica. Às vezes olho-me ao espelho e sinto que tenho de ser mais crítico, mas juro-vos que procuro, procuro, e não encontro nada de gravoso na política de comunicação do Sporting. Às tantas foi por causa do chamar de atenção à equipa, com considerações feitas a alguns jogadores, mas depois vejo o Maurício, e as cabeçadas que anda a dar pelo manto, e sinto que resultou.
3 Outubro, 2014 at 14:34
A questão “manel” (fernandes, entenda-se) é lapidar.
No Sporting não se podia “mexer” em nada nem em ninguém. Somos refens da nossa própria forma de estar no desporto. E quando se vai um pouco mais além do low-profile, pronto: “ai que estalou o verniz aos Viscondes”…
Como se a exigência não se aplicasse a todos aqueles que vestiram e/ou representaram o Rampante… Ninguém é ou pode ser imune a criticas. Se alguém me disser que se sente representado pelo Manel só posso, no mínimo, esboçar um sorriso trocista. O BdC tem sido “criticado” (para não dizer DIFAMADO) desde que se lembrou de apresentar a sua candidatura em Fevereiro de 2011… Se nem ele está a salvo das criticas, quem raios é quem para não o ser???
O Sporting, salvo as devidas diferenças, está como o País. Vivemos em paz podre e quando aparece alguém fora do “habitual”, ou é apelidado de radical ou é diminuido nas suas intenções, por muito boas que seja.
O “estado da arte” do Sporting está mais que sabido qual é. Chegou BdC para fazer as devidas reformas. Não fará tudo 100% certo… também é humano, pudera.
Já o disse aqui, não me inibo de criticar ninguém… assim haja motivos para o fazer. Assim como os elogios (até o carrillo, quando ele quer, tem direito a alguns).
Se isto é ser carneirista, seguidista ou o raio que os parte… pois então, devo ser disso.
3 Outubro, 2014 at 14:40
Ninguém está a salvo das criticas…daí eu ter criticado as palavras do Presidente contra o Manuel Fernandes e Dias Ferreira…
3 Outubro, 2014 at 14:45
E com toda a legitimidade, Tiago. Eu não gostei do imbróglio todo gerado pelas partes, mas no meu entender uma parte tem mais culpa do que outra. Seja como for, é uma questão de perspectiva e compreendo o outro lado e a defesa ao símbolo Manuel Fernandes.
Sabes o que te digo? Enquanto as críticas forem sendo produzidas por coisas deste tipo, é porque não estamos nada mal.
3 Outubro, 2014 at 14:50
“Enquanto as críticas forem sendo produzidas por coisas deste tipo, é porque não estamos nada mal.”
Ora nem mais…
Quando passamos de dois exercicios de -90M€ para +0,3M€… quero eu mais é destes “problemas” do “diz quem disse”…
E pensar que isto foi feito em ano e meio…
3 Outubro, 2014 at 15:01
Inevitavelmente digo…achei desnecessária a intervenção do presidente nesse caso e desproporcionada e acho uma questão de pormenor (como vocês dizem) no que é o trabalho dele! E acho que 90% das criticas que se fazem ao trabalho dele são pormenores do trabalho dele…e normalmente relacionados com excessos de linguagem…nada de importante e muito susceptível de interpretação, conclusões erradas, distorções jornalísticas, etc!
Criticas para mim de relevo no trabalho do presidente só acho a gestão da equipa B (seja equipa técnica, contratações ou jovens renovados/não renovados) e contratações em Geral! Não estou agora a dizer o que eu critico ou não mas o que digo é que em todo o trabalho de um presidente, apenas estas criticas acho que são relevantes no seu desempenho…se são justas ou não…uns acharão que sim, outros que não…
3 Outubro, 2014 at 15:11
Gestão da equipa B: Confere.
Ainda me vão estragar o Gauld. E depois vão ter de se ver comigo. Não é preciso ser-se muito esperto para perceber que como a coisa tem estado a funcionar, não há período de crescimento que resista.
A equipa B faz-me arrepios.
3 Outubro, 2014 at 15:12
Nisso concordo ctg…
o “calcanhar de aqueles” da direcção terá ser necessariamente o trabalho na equipa B… provavelmente consequência da saida “em cima” do Abel (se bem que já nessa altura a B não estava “bem”).
Sobre o plantel (global), acho que “o” da A é o necessário (face às restrições de €€€)… agora, a questão da formação do plantel da B, o não empréstimo de alguns que já não “deviam” regredir numa 2ª liga onde não encontram motivação (iuri, wallyson, dramé…), a contratação de alguns jogadores que a meu ver não tem qualidade (mas atenção, os custos foram infimos…) como Sambinha, Geraldes, Enoh. E a nivel técnico, o jogo que se vê dos B’s é ainda pior do que o do Abel… que já era o que era.
Mas… creio que, em ano e meio, no meio de tantos fogos para correr a apagá-los, o trabalho global tem sido, e ponderando em termos de importâncias de cada sector… diria, o meu grau de satisfação andará nuns 85%.
3 Outubro, 2014 at 15:27
Sim…tal como o meu…% não sei mas é muito muito alta!
Especial incidência para um dos temas mais difíceis, delicados e determinantes que há no futebol…a gestão dos treinadores! Chega com um treinador (juju) com uma grande imprensa e com muitos Sportinguistas a quererem que ele fique…não lhe “cheirou” bem…procurou o homem certo, no lugar certo, no sitio certo! Leo Garden! Depois, uma vez que este queria sair…gere a pasta, recebe euros, contrata um miúdo que recebe menos, por mais tempo e que pelo menos a mim me atraí muito muito mais!
Reduzir custos é fácil….difícil difícil é fazê-lo mantendo-se a competir com quem não o faz! E nisso..chapéu de abas bem largas…
Há e esqueci-me…os serviços de secretaria e de apoio ao sócio estão MUITO, MUITO fracos…este sim para mim o único ponto que piorou nestes anos e que estará relacionado com as reduções drásticas de pessoal e de despesas….
3 Outubro, 2014 at 16:07
A formação tem muito que se lhe diga e se calhar aqueles que criticam a politica de formação não sabem aquilo que se passa e tudo o que está por trás. Se calhar tivemos de dar um passo atrás para poder dar dois em frente. Se ganharmos de quando em vez melhor, mas vamos demorar uma meia duzia de anos a ter a materia prima que ja tivemos e disso a estrutura não tem culpa.
3 Outubro, 2014 at 16:21
Sousporting…
Não tenho muitas dúvidas disso!
3 Outubro, 2014 at 16:35
Posso dizer-te que por razões externas ao Sporting ou ficamos com aqueles miudos que são mesmo Sportinguistas e não querem ir para outro lado ou então ficamos com quem os outros não querem. Não nadamos em dinheiro para poder pagar o que já se paga por Juvenis e Juniores
3 Outubro, 2014 at 16:40
SouSporting…há algo de MUITO errado com o Sporting se sendo um clube formador não consegue pagar a Juniores e Juvenis o que os outros (que esbanjam rios de dinheiro na principal e nem sequer apostam nos seus miúdos) pagam…
Não sei dizer o quê por desconhecimento concreto de valor e das contas do Sporting mas alguma coisa não pode estar bem…
3 Outubro, 2014 at 14:40
Oi oi tás com mais tempo livre? Vai lá fazer o relatório pá 😀
3 Outubro, 2014 at 14:45
Posso respirar???!!! POSSO???!!?!!?!?!!?!?!?!!?!?!
Chiçaaaaa!!!
Quer dizer, o Marco não pode ser pressionado mas eu posso?!
Oh Marco, és um menino! Sabes lá o que é a pressão, pá!!!
Give me a broca… 😎
3 Outubro, 2014 at 14:48
último post – 29 de Setembro.
´Tá bonito.
3 Outubro, 2014 at 14:48
Pressão alta? Tás com dificuldade em sair a jogar?
3 Outubro, 2014 at 14:52
Tou como o William esta época…
São mais as vezes que lateralizo ou atraso do que faço umas rebiengas, escondo a bola e saio a jogar de cabeça levantada…
Tá pra breve o fim do relatório… quero acreditar! Mas sim, a pressão tá alta… Mas um gajo com “balls of steinless steel” como eu ri-se da pressão alta… 😎
3 Outubro, 2014 at 15:32
Joga chutão para a frente….como aquele merdas diz que joga o Sporting…LoL!
Que dizer do Chelsea que tentou meter a bola por cima atrás dos centrais do Sporting vezes sem conta…hehehe! Que jogam ao chutão! LoL!
3 Outubro, 2014 at 15:33
Eu estou contigo Mé, Mé, Mé, Mé, Mé, Mé, Mé…………………….
3 Outubro, 2014 at 23:12
Sinto a mesma coisa que tu, Diogo.
3 Outubro, 2014 at 14:26
Com orgulho
meeeeeeeeeeeee meeeeeeeeeeeeeeeeeee meeeeeeeeeeeee
SL
3 Outubro, 2014 at 14:29
Para o Mauricio os meus votos de rápidas melhoras .
Eu quero é que os jogadores deem tudo em campo como nós fariamos se lá estivessemos e Mauricio é um deles e até lá é o melhor
Em Penafiel será mais um jogo em casa
“Se algum dia não vires as nossas bandeiras!
Se algum dia o tambor não tocar!
Se algum dia nossa voz tu não ouvires!
Então Sporting o Mundo vai acabar!”
3 Outubro, 2014 at 14:30
Completamente de acordo com BC e com o que acrescentou o Cherba!
3 Outubro, 2014 at 14:31
Como é que ficou a cena da tarja? Desenvolvimentos?
3 Outubro, 2014 at 14:57
Estou mais interessado em saber como começou. Quem é que terá achado que era boa ideia levar essa tarja (ou suposta tarja) para o jogo e se sinceramente pensou que o Sporting ficaria mais forte por este assunto ser ainda mais empolado.
3 Outubro, 2014 at 14:59
Assembleia de 5 de Outubro… e mais não digo!
3 Outubro, 2014 at 15:26
Bruxo!
Só imagino o aperto que muita gente deve estar a sentir no esfincter..
Agora que acho que já se pode citar o record:
“[…]À saída do Conselho Leonino, Marta Soares sugere que o Conselho Diretivo possa agir judicialmente “contra tem prevaricado” e alerta para a “estupefação” dos números que o presidente do Sporting apresentou relativamente à primeira fase da auditoria.”
“[…]Os conselheiros leoninos ficaram de alguma forma estupefactos relativamente a uma realidade que pensávamos não existir, apesar de confiarmos naquilo que Bruno de Carvalho tem vindo a dizer mas até achámos que ele tem sido muito comedido em relação à realidade existente”.
3 Outubro, 2014 at 16:22
puz ontem esse comunicado, se nao me engano do site do SCP… vou ver se o recupero…
3 Outubro, 2014 at 14:34
Eu acho que o segredo de um bom líder é saber o ponto exacto de pressão que devem ter os seus subordinados, de forma a não estarem nem demasiado relaxados quando vão fazer um trabalho nem demasiado ansiosos! Uma liderança que não perceba este ponto e que não saiba tirar pressão que possa haver a mais ou colocar quando possa haver a menos corre o risco de ver a sua equipa não render o máximo! Eu acho que o nosso presidente tem de procurar este equilíbrio…que se desengane ele e todos os que pensam que ser líder é cobrar, cobrar, cobrar quando as coisas correm menos bem…
3 Outubro, 2014 at 14:42
Eu acho que, para ano e meio, tem-se visto um líder bastante ponderado.
Veja-se o exemplo que ele deu enquanto “oposição” (não sei muito bem quando é que ele foi oposição uma vez que ele ganhou as duas ultimas eleições… mas, adiante!), que, apesar das criticas à direcção (LOL!!!), sempre teve palavras elogiosas para os atletas e para o clube.
Agora, na qualidade de presidente RECONHECIDAMENTE eleito, tem feito o mesmo. Claro, é normal que ele, como presidente, e que muito dá pelo clube, também tem que exigir quando acha que as coisa não estão bem (veja-se o puxão de orelhas aos sportinguistas que podem e não “querem”
ser sócios e ajudar o clube)…
3 Outubro, 2014 at 14:54
Não me referia a isso…referia-me mais a palavras e forma de falar e de estar com a equipa! Em alturas que a equipa precisava de acalmar e de ter mais serenidade para por o seu jogo em campo “pode” ter havido um excesso de aperto com a equipa….e “pode” ser causa também para alguns excessos de nervosismos latentes em jogadores e treinador….
Quanto aos 2 casos que referes acho que esteve bem e em MUITOS outros também!
Mas também acho que fala demasiado…o presidente deveria falar menos de forma a ter mais impacto quando fala, sem que seja necessário chocar para ser ouvido…mas isto já é uma questão de estilo por isso nem sequer acho nem bem nem mal…é o que é…
3 Outubro, 2014 at 14:58
Eu percebo, mas também tens de perceber que o BdC é uma espécie de Simba que acabou de chegar à selva… e tem de rugir mais alto para se fazer ouvir melhor.
E estamos em ano e meio de mandato…
Eu acho isto mais uma contingência do que propriamente um traço de personalidade… quando ele começar a ganhar coisas vai procurar menos “palco”… é essa a impressão que tenho e acredito que seja isso que venha a acontecer.
3 Outubro, 2014 at 15:06
Humm…
Quanto à liderança do grupo e à pressão que põem na equipa acho que sim…acho que ele com a experiência rapidamente vai apanhar o passo e encontrar o equilíbrio!
Quanto à exposição publica…posso estar enganado mas acho que ele gosta bastante disso por isso acho que nunca deixará de acontecer…daí achar que é mais uma questão de “feitio do que de defeito”, por assim dizer…
3 Outubro, 2014 at 15:17
Se ele tem de aparecer para passar alguma mensagem, acho normal.
Ao contrário de muita gente, acho o programa “a hora do presidente” um passo enorme em termos de actualizar a nação VERDE sobre o estado de coisas do Clube. Não o vejo como uma promoção do presidente nem um egocentrismo exacerbado… Bem dirigido, pode servir para um foco importante de divulgação do trabalho realizado. Passamos muitos anos a ver “louvores” dos Ricciardis desta vida… hoje acredito que o clube está mais transparente.
E não esquecer que o Bruno tornou-se “viral”… é o “next big thing” do futebol tuga… logo, é natural que tenha mais atenção mediatica, e por isso mesmo, mais exposto a pequenas “gaffes”….
3 Outubro, 2014 at 15:29
Concordo plenamente com a “Hora do Presidente” desde que seja um programa mensal ou bimensal! Acho inevitável que um canal de um clube tenha um programa de entrevista e perguntas de sócios ao presidente e acho muito bem!
3 Outubro, 2014 at 16:24
é mensal…
Eu próprio mandei para lá duas perguntas e gostava de ver a resposta!
3 Outubro, 2014 at 16:38
Mandas-te uma garrafinha de saké com as perguntas?!?!
3 Outubro, 2014 at 18:11
dá esta noite, às 22h30
3 Outubro, 2014 at 18:27
Tenho o Bruno como um gajo sério que não está à venda!
Por isso, guardei as garrafitas… para quando formos campeões!
3 Outubro, 2014 at 16:37
““pode” ter havido um excesso de aperto com a equipa”
e se calhar por isso, agora o Carrillo, por exemplo, nao dorme tanto na formatura…
“e “pode” ser causa também para alguns excessos de nervosismos latentes em jogadores e treinador….”
se se enervam com as chamadas de atencao de quem lhes paga, (clube na figura do Presidente), entao o melhor é abrirem uma empresa onde nao teem de ser responsabilizados por asneiras que facam e deixarem-se de “futebois”…
Tiago
tambem te enervas, quando o teu “chefe” te chama a atencao, se nao estiveres a 100% naquilo que estás a fazer??
por causa de se nao responsabilizar as “prima-donas” é que se chegou ao estado em que se chegou nos ultimos anos…, ah e tal levantar a cabeca, ah e tal para a próxima tentamos fazer melhor, ah e tal…etc.etc.
desculpa lá, para mim, (e posso estar enganado), essa do Presidente “assustar” jogadores e treinadores, para mim nao cola…
até acho que devia ir tambem ao banco dos B`s, para ver se as vedetas que acham que já sao grandes de mais para a 2a liga, comecavam a correr um bocadinho mais em favor da equipa…
3 Outubro, 2014 at 14:42
Acho que ainda falou que esta época só tinha tido duas alegrias (Arouca e gil Vicente)… Concordo plenamente!!! Mas o jogo com o Chelsea foi contra uma equipa de outro campeonato(literalmente). Amanhã não há margem para erro temos obrigatoriamente de vencer!!!
Ps: “A hora do presidente” hoje às 22:30!
3 Outubro, 2014 at 14:48
“O meu nível de exigência é grande […] Estou convicto de que com o trabalho que está a ser feito, OUTROS resultados virão”
Agora sim, Sr. Presidente! Declarações mais pensadas e sensatas (era no entanto escusado salientar o Rui Patrício, que impediu sermos goleados – coisa que alguns sportinguistas não se aperceberam).
OBVIAMENTE um sportinguista não pode ficar contente com uma derrota. Seja em que circunstâncias forem. Salientar a exigência, sempre.
SL
3 Outubro, 2014 at 14:53
Leio ainda referencias à declaração do Bruno de Carvalho sobre o Manuel Fernandes, e continua a pasmar-me.
Se não fosse a lei que o proibe de publicar mais comunicados do que os permitidos pela pasquinagem ainda lhe pedia para declarar :
“As minhas declarações foram que nem o Maribor é a pior equipa do mundo nem o Manuel Fernandes foi o pior funcionário que passou pelo clube, mas não vi que havia jornalistas com a compreensão afectada pela gripe das aves. Vou procurar usar palavras mais pequenas daqui em diante para nao por ninguem a chorar.”
3 Outubro, 2014 at 14:58
🙂
3 Outubro, 2014 at 15:44
Pois é Valverde, não houve uma alma caridosa que esclarecesse quais tinham sido as palavras do BC, parece que os paineleiros é que são seres verdadeiros, o que lhes sai das porcas bocas está tudo certo não se permite a VERDADE DOS FACTOS.
3 Outubro, 2014 at 15:09
Outra coisa que me tem feito imensa confusão no pós-Chelsea.
Toda a gente que está fora do Sporting se sente no direito de dizer que o Sporting não foi goleado por motivos de, vá lá, São Patrício. Toda a gente que tenho ouvido na televisão, e o caraças. A verdade é que o guarda-redes está lá para isso. Na verdade, se a bola não entrou, foi apenas porque alguém afecto à equipa principal esteve no máximo das suas competências.
No entanto, irrita-me que se fique por aqui. A merda é que estas coisas são ditas, mas depois esquece-se que, num jogo com arbitragem normal, era o Sporting quem estaria mais perto de vencer. E porquê? Porque as ocasiões perdidas do Chelsea foram única e exclusivamente o resultado da eficiência de um dos jogadores do Sporting. Nada a apontar. Não podia ser de outra forma, a não ser que desse para voltar atrás e repetir os remates. No entanto, a competência dos jogadores da frente do Sporting foi ditada por incompetência grosseira de quem se deve manter à margem da definição do resultado, o cabrão do árbitro espanhol. E por isso, irrita-me não ter ouvido dizer algo como: “a verdade é que hoje o Sporting não sai venceder porque 1) para isso muito contribuiu o árbitro e a ajuda que deu ao Chelsea, e 2)porque um dos seus jogadores esteve em destaque, com 3 ou 4 defesas de grande importância. Mas porra, o que é que acham que vai perdurar, da análise dos comentadores? A crítica à arbitragem, que não existiu, mas que ditou o resultado, ou as defesas do Patrício? Ah pois é. E entretanto, andamos nós a dizer que não podíamos ter ganho ao Chelsea, e que fizemos o máximo contra uma grande equipa, ou andamos a comer o discurso de tripeiros e galinhas, com mais uma pancadinha nas costas, do género: “bem, vá lá, tiveste sorte, foi só um. Podiam ter sido mais”. E os Ritas e os Manhas, e até o Mourinho, riem-se disto.
E também é por isto que odeio o Mourinho. Vocês acham que o gajo é parvo? Vocês acham que o pessoal não come tudo o que o tipo diz, por ser quem é? Um gajo que, no alto da sua imoralidade desportiva, deixa o relvado na triste figura de condescendência e pancadinha nas costas, e agudiza ainda mais na entrevista em que diz que o Chelsea podia ter saído com 0-5, com a mesma facilidade com que esquece os lances (foram lances, sim) que ditaram, esses sim, o rumo da partida, é o reflexo das análises estúpidas que fazem à justiça nos jogos do Sporting. É como os otários (menos um) dos invisuais de mercado. Li a crónica (shoot me) e os tipos falam de uma sorte inacreditável do Sporting, refugiando-se na velha máxima de que não falam de arbitragens, mas nem uma única referência ao fenómeno da arbitragem, como se a puta da arbitragem não ditasse o rumo dos acontecimentos, ainda mais num jogo em que fica por marcar um penalty, uma entrada para vermelho à entrada da área (e não, não estou a falar da entrada do Maurício, quando já lá vinha o Cédric), e uma entrada, outra, sobre o Nani, também à entrada da área, que nem sequer foi marcada.
Bem, já nem sei que raio tem isto a ver com o teor do post, mas que se lixe.
3 Outubro, 2014 at 15:20
A questão é que o pessoal anda FODIDO porque o Patricio engatou aquela exibição… e isso é mau para quem quer promover a ideia que o Patricio não tem qualidade para jogar num clube RICO!
Chama-se “melonite aguda”…
3 Outubro, 2014 at 15:30
Concordo contigo Diogo.
Ainda hoje de manhã me disseram que o valeu ao Sporting foi o Patricio, senão era a humilhação nacional… e eu pergunto, o RP não faz parte da equipa? ou jogamos só com 10?
3 Outubro, 2014 at 15:32
Concordo Diogo, armado em esperto a dar palmadas nas costas do Patricio, estiveste bem… safaste a goleada, como se isso fosse verdade.
A verdade é que o merdinho com uma equipa de 400,00 milhões com um investimento de quase 100,00 milhões este ano, que até dispensou o Fernando Torres, teve de meter um trinco (Obi Mikel) para segurar o resultado, mandar o Courtui perder tempo tal e qual os Aroucas e Paços em Alvalade.
Ganhou um a zero num lance de bola parada que nem falta era.
Ah e tal o Diego Costa isolou-se uma serie de vezes, grande coisa também os avançados dos Aroucas e Paços quando se apanham a ganhar um a zero apostam no contra ataque e têm montes de oportunidades.
Houve um penatie sobre o Carrillo e uma expulsão perdoada ao Filipe Luís, isso tem de ser dito. Porque o jogo até foi bastante equilibrado também tivemos oportunidades, mas ninguém apareceu isolado para o Cortoui brilhar pois estavam seis defesas à frente dele.
O Merdinho que meta a condescência dele no cú.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:38
Mas depois são os mesmos que dizem que o Beto merecia ser o titular da selecção…alguém que explique a estupidez da contradição é que está mais difícil…
3 Outubro, 2014 at 15:42
E que choram os saltinhos do Beto na final da Liga Europa mas rejubilam com os saltos do Artur e do Oblak nos penalies.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:46
Touché….
3 Outubro, 2014 at 15:47
Ok, vou tentar esconder a irritação de ter escrito um texto sobre isto e de ter que apagar porque tu te adiantaste 🙂
Que eu saiba entram 11 em campo e não 10. Não vi ninguém dizer que se não fosse o Fabiano o ano passado tinhamos goleado o porco. Ou melhor, até vi mas tem graça que não foram os mesmos que deram tanto relevo à exibição do Patrício.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:51
Oh Barbosa, manda o texto cá para fora na mesma. Sempre é mais um a falar nisto.
3 Outubro, 2014 at 15:55
Palavra de honra que a única coisa que podia acrescentar foi a comparação com a exibição do Fabiano. O resto mexeste em tudo.
Só não me revejo na parte do mou. Ele não é parvo nisso concordamos mas se tivesse vindo para o Sporting (como esteve acordado) se calhar muitos Sportinguistas mudavam de opinião.
3 Outubro, 2014 at 15:56
Caso sejas adversário dos lampiões em portugal entram 11 mas só saem 10 do campo…
3 Outubro, 2014 at 15:59
Pois, e do outro lado também não sao 11. Começam sempre com 14 em campo.
3 Outubro, 2014 at 16:01
A matemática dos jogos dos lampiões não é uma ciência exacta…é uma cena em abstracto…deviam ser 11 de cada lado mas são 14 contra 10…alguém faz muito mal (ou não) as contas…
3 Outubro, 2014 at 16:02
Matemática nunca é uma ciência exacta para os lamps. Nem sabem quantos anos têm.
3 Outubro, 2014 at 16:05
Nem quantos títulos quanto mais anos…
3 Outubro, 2014 at 16:24
O Carnide é tão burro que vendeu o carro para conseguir dinheiro para a gasolina.
Ok, esta está no google. Não estou abducted.
3 Outubro, 2014 at 16:27
Sendo que vendeu por menos dinheiro do que custa 1 depósito…e só se apercebeu que não podia ir para o Algarve quando chegou à bomba e procurou onde é que podia por a gasolina…
3 Outubro, 2014 at 16:31
Pá, e o depósito do Carnide levava 10 litros. Era um smart. O gajo pensava que chegava naquilo ao Algarve, com um depósito apenas. Aliás, o gajo é tão burro,mas tão burro, que achava que o depósito era imortal. Não acabava.
3 Outubro, 2014 at 16:33
E quem se ficou a rir foi o empregado da bomba quando o lampião lá chegou e disse: “Olhe…era um dipósito para livar ó faxabor….”
3 Outubro, 2014 at 16:40
O problema é que o Carnide nem teve a capacidade para perceber que a gasolina não se leva em garrafões e mete-se logo no carro. Ele achava que primeiro tinha de passar para as garrafas e só depois para o carro. Resultado: como não sabia que havia garrafões de 5 litros, mandou abaixo 10 garrafas de tinto pingodoce de uma vez, para as encher de diesel para um smart a gasolina. FIcou tão pifo que adormeceu na bomba, com as garrafas cheias de combustível ao lado dele. Nem depósito, nem nada. Ah, e adormeceu de cigarro na boca. Resultado: queimou aquela fronha toda.
3 Outubro, 2014 at 16:45
Portanto…ficou ligeiramente mais bonito uma vez que as queimaduras esconderam as reais feições….
Tinham dito ao lampião que Smart era esperto…ele não adormeceu sem querer…ele ficou à espera que passasse um gajo aparentemente esperto para lhe meter 10 Litros de gasoiler pela goela…como ele vive para os lados de carnide esperou tanto que adormeceu…
3 Outubro, 2014 at 16:47
o carnide é tão burro que ficou fechado num supermercado e morreu à fome.
yay google
3 Outubro, 2014 at 16:28
então.. assim a coisa bate bem. eles entram com 3 a mais dentro de campo e tbm têm 3 títulos nacionais a mais! tudo faz sentido! eles acrescentam sempre a diferença horária que há no porto (3 min) a tudo!
3 Outubro, 2014 at 16:34
E para manter a tradição levam 3 do Bayern….está certo….
3 Outubro, 2014 at 16:43
Bayer…
querias dizer, nao é Paulo Fonseca… 😉
3 Outubro, 2014 at 16:46
Heheh! Confere!! Se fosse Bayern tinha sido uma colecção…nada que o Julinho não esteja habituado…hhehe!!
3 Outubro, 2014 at 15:50
Recordar ainda que são os mesmo que diziam que o Oblak e o Artur eram os maiores do mundo.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:58
Pois é, já em posts anteriores frisei tudo isto que referes, pois estava numa posição privilegiada para verificar os fora-de-jogo na 2ª. parte que não foram sancionados e também verifiquei bem o penálti não marcado a favor do Sporting e a falta sobre o Nani que ia isolado, no bico da área, nem falta foi marcada nem cartão vermelho e mais as faltas que o xelsi fazia e os jogadores do Sportibg perdiam a bola os jogadores do xelsi seguiam em frente bem lampeirinhos com o consentimento do árbitro, mas quando aguentavam as cargas e passavam a bola aos companheiros mais adiantados logo vinha o apito do árbitro a beneficiar os infractores e a falta era marca bem atrás quando o Sporting já se ia a aproximar da área. Isto tudo que aconteceu, ninguém comentou na comunicação social e aqui na Tasca houve muita avantesma a só criticar os defesas do Sporting sem nunca se pronunciar por tudo o que os bois fizeram durante a partida.
3 Outubro, 2014 at 16:05
Diogo:
http://media702.dropshots.com/photos/1193127/20141003/b_105950.jpg
Ou um tanaka 🙂
3 Outubro, 2014 at 15:31
http://www.bbc.co.uk/programmes/p027d3g4
3 Outubro, 2014 at 15:41
Estes jornalistas ingleses a querer falar de assuntos pertinentes como os fundos e a sua influência no futebol.
Ignorando olimpicamente o homem dos peidos a norte farto de ganhar “titalus” e o Kadafhi dos pneus e o fantástico “sucesso” financeiro e futebolistico do boifica.
Aprendam com a malta isenta do CM, Rascord, a Burla e o Jogador.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:48
ahah no rascord ainda hoje em editorial um gajo que nem decorei o nome (mas devia) diz que “domingo pode ser o ultimo dia da vida dos Leões”.
Este nunca nos ouviu cantar que o “Sporting nunca vais acabar!!!!!!!”
esta malta não aprende.
3 Outubro, 2014 at 16:18
Tens de ler o que o homem escreveu, ele diz que pode ser o primeiro dia do resto da vida do Sporting porque a partir deste momento qualquer Administração/Direção está legitimada para o fazer. E até elogia isso nao vejo onde ataca o clube.
3 Outubro, 2014 at 16:29
realmente está marcado para domingo o fim do SPORTING. vi naqueles documentários sobre os maias e as suas profecias
3 Outubro, 2014 at 15:50
Pois…é que esses não são pagos por ventos mal cheirosos do norte nem por pneus com pó de Lisboa para repetir até à morte que os fundos vão matar o futebol português….
3 Outubro, 2014 at 15:47
Além disso são parciais ao invés de entrevistar o Robin Hood moderno Nélio Lucas (com um nome destes só pode ser de confiança) que pretender por os clubes médios ao nível do Real Madrid e Barça, com grande sucesso como se tem visto pelas carreiras na Champions do boifica e porto desde 2008.
SL
3 Outubro, 2014 at 15:53
“You go to lady (fortune teller) and she asks: whats your name? My name is John. And then she looks the crystal ball and says: I see that tour name is John! But I just told you that!”
Eheheheh!
Ó Bruno! Já melhoravas esse inglês, pá!
3 Outubro, 2014 at 15:52
Belo discurso do nosso presidente. Contente mas não feliz. É exatamente isso. A nossa dimensão não nos permite festejar derrotas que não sejam as dos nossos adversários! Agora é acreditar, lutar e esperar que a sorte não seja madrasta connosco. É que às vezes, a diferença do sucesso e do insucesso não é só o trabalho, às vezes é tão somente a bola que bate no ferro e não entra!
Sporting!
3 Outubro, 2014 at 16:10
Bem, é um facto que temos um presidente do car******.
Um adepto presidente ou um presidente adepto?
Bem, ele pode (e deve) ser as duas coisas, mas em separado.
Como votei nele, como o venero porque sou um seguidista do pior, estou na boa para dizer isto.
Sê o presidente que estás a ser, mas enquanto nessa importantíssima função, não sejas adepto, diretor desportivo, técnico … jogador não digo pq mais gordo que tu, só o Eliseu.
Eras a nossa esperança, hoje és uma realidade. És jovem, atrevo-me a dizer inexperiente (melhor de ano para ano, que me dá uma confiança inabalável).
Só tenho de te dizer obrigado enquanto presidente. Como adepto, olha … no dia que tivermos uma oportunidade de mamar uma jola, digo-te o resto.
Obrigado.
PS: Ao Godinho, manda isto:
http://media700.dropshots.com/photos/1193127/20141003/110031.jpg
3 Outubro, 2014 at 16:34
+1
Tenho até algum receio de o encontrar ao vivo porque nunca verti lágrimas na presença de um desconhecido mas não sei se me continha.
Sei bem o que sofri nos últimos 15 anos. Voltei a ter orgulho no presente do meu clube porque realmente É NOSSO OUTRA VEZ!
SL
3 Outubro, 2014 at 16:32
off topic: ja ha convocados para penafiel
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Cédric Soares, Paulo Oliveira, Naby Sarr, Tobias Figueiredo, Jefferson e Jonathan Silva;
Médios: William Carvalho, Oriol Rosell, Adrien, João Mário e, André Martins;
Avançados: Carrillo, Nani, Capel, Heldon, Montero, Tanaka e Slimani.
3 Outubro, 2014 at 16:32
agora é so trocar heldon por mane e tobias por mauricio e tá feita a equipa
3 Outubro, 2014 at 16:37
Hummm…20…deve ficar de fora Heldon e Tanaka….ficam os 18 convocados…
3 Outubro, 2014 at 16:39
Tambem tens a hipotese de sair o Tobias e teres o Rosell e William se houver algum problema.
3 Outubro, 2014 at 16:47
Hummm…não creio…fica só com 1 no banco para médio mais defensivo e central?! acho bastante arriscado…acredito mais na tua outra hipótese:
Heldon, Martins e Tanaka saem dois
3 Outubro, 2014 at 17:02
Deixava o Tanaka, tirava o Capel.
3 Outubro, 2014 at 17:07
Eu confesso que não…ou levava o Montero ou o Tanaka…O Capel dá largura ao jogo, que é algo de diferente dos restantes extremos…
3 Outubro, 2014 at 17:13
Acho que o Capel empanca o jogo. Num jogo que se quer de passe, Capel, para mim, encrava.
E assim tambem dava moral ao japa.
3 Outubro, 2014 at 17:37
nao percebo pq nao aumentam o numero de jogadores que podem estar no banco. é uma parvoice. nem q aumentassem para 20 mas tinha q haver obrigatoriamente 2 jogadores sub 21 por exemplo
3 Outubro, 2014 at 17:41
Salvo erro em Itália já não tem limite de nº de suplentes…e nas competições de selecções (pelo menos mundial) também…
Esta coisa de irem 7 é ridículo…
3 Outubro, 2014 at 16:37
De Heldon, Martins e Tanaka saem dois.
3 Outubro, 2014 at 16:37
Todos nós temos excessos e momentos menos bons….o coração sobrepõe-se muitas vezes à razão… a emoção trai muitas vezes a moderação… And so on…
O Bruno é do Carvalho!!!!!
BRUUUUUUUUUUUNO!!!!!
Quanto ao Maurício, já o disse aqui e volto a dizer, tivéssemos nós o ano passado 20 jogadores com a atitude do Maurício (aquela que ele demonstrou contra os porcos e xelssi) e teríamos sido campeões…
Para amanhã parece que temos viamina T: Tobias e Tanaka 😛
SL
3 Outubro, 2014 at 16:40
ACERCA DA MORTE DO SÓCIO DO SPORTING NO JOGO COM O BELENENSES
“… Em comunicado, o clube leonino anunciou as conclusões do processo de averiguação de eventuais responsabilidades no caso ocorrido em Alvalade a 13 de setembro do qual resultou a morte de um associado.
O Sporting anunciou esta noite, em comunicado publicado na página oficial do clube na internet, as conclusões do processo de averiguação aberto internamente para apurar eventuais responsabilidades na situação de emergência clínica ocorrida no Estádio José Alvalade na noite de 13 de setembro de 2014, nos primeiros minutos do jogo com o Belenenses, da qual resultou o falecimento de um associado. De acordo com o exposto pelos leões, “a resposta do dispositivo de emergência médica” do recinto “foi célere e eficaz, quer na operação de socorro à vítima, quer ainda na sua evacuação”, pelo que, analisa o clube, “tudo foi feito para salvar a vítima”.
Os verdes e brancos referem ainda que “as informações recolhidas permitiram igualmente (…) formular um importante conjunto de recomendações com vista à otimização das condições de resposta”, bem como “permitiram vislumbrar atuações incorretas por parte da Policia de Segurança Pública no local, que (…) não deixarão de merecer a atenção do clube por envolverem os seus sócios e adeptos”.
O comunicado na íntegra:
“No dia 13 de setembro de 2014, ocorreu no Estádio José Alvalade uma situação de emergência médica aquando dos minutos iniciais do jogo, Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD e Os Belenenses – Sociedade Desportiva de Futebol SAD, tendo um sócio do Sporting Clube de Portugal vindo a falecer.
Em face da importância da situação, mas também para aferir a veracidade dos múltiplos comentários que a mesma gerou na opinião pública, e particularmente junto dos sportinguistas, o clube decidiu instaurar um processo interno de averiguações, tendente a apurar a verdade dos factos.
Assim, foram inquiridas várias testemunhas com conhecimento direto dos factos, e analisados todos os documentos relevantes, bem como os registos audiovisuais. Logrou-se por isso terminar o referido processo de averiguações com os níveis de rigor e certeza exigíveis.
Concluiu-se assim que:
1. O Sporting cumpriu todo o estabelecido em matéria de número de ARD”s e do dispositivo de emergência médica (incluindo número de Desfibrilhadores Automáticos Externos ou DAE), satisfazendo, por excesso, todas as exigências nestas matérias;
2. A vítima conseguiu ser socorrida num período estimado e comprovado entre 3 e 4 minutos após a primeira deteção da situação de necessidade;
3. A evacuação decorreu de forma correta, existindo coordenação entre os elementos do Sporting e as Autoridades;
4. Pelo que se conclui que a resposta do dispositivo de emergência médica do Estádio José Alvalade foi célere e eficaz, quer na operação de socorro à vítima, quer ainda na sua evacuação, tudo tendo sido feito para salvar a vítima;
5. A rapidez de resposta dos meios criados para o efeito é um dado particularmente relevante em face de ter sido a primeira ocorrência do género na história do Estádio José Alvalade, isto é, desde 2003.
Sem prejuízo do exposto, as informações recolhidas permitiram igualmente ao Sporting Clube de Portugal formular um importante conjunto de recomendações com vista à otimização das condições de resposta e permitiram igualmente vislumbrar atuações incorretas por parte da Policia de Segurança Pública no local, que não sendo, nem marginalmente, responsabilidade do Sporting Clube de Portugal, não deixarão de merecer a atenção do clube por envolverem os seus sócios e adeptos.
Finalmente, o Sporting Clube de Portugal tomou devida nota dos diversos textos publicados e comentários públicos feitos por alguns sócios e adeptos do clube, que com recurso a falsidades e hipérboles fomentaram a desinformação, contribuindo para um clima de desconfiança que não tem qualquer sustento ou razão de existir, principalmente com um tema com o qual não é de bom senso provocar qualquer tipo de suspeição, e ainda para mais numa situação que acabou por ditar o falecimento de um associado do Sporting Clube de Portugal. Desses autores, serão feitas participações disciplinares ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube.
O Sporting Clube de Portugal reitera o pesar do clube pelo falecimento do seu sócio número 34133-0, Ilídio Esteves, e expressa a sua solidariedade com a família da vítima…”
Ao que parece (não vou duvidar do comunicado do Clube)…
“Ferveu-se” em pouca água…
Talvez seja no entanto d eter em conta que se tratou afinal da morte de um dos nossos e não sabíamos o ques e tinha passado…
Aí está afinal…a verdade dos factos, pena realmente a morte do nosso consócio…
Paz à sua alma e os meus sentimentos, mais uma vez, à sua família…!!
SL
3 Outubro, 2014 at 16:56
Embora o resultado final não tenha sido o desejado por todos, é bom saber que o Sporting se preocupou em validar o seu sistema de resposta com vista a melhorar processos no futuro.
3 Outubro, 2014 at 17:05
Max…não vou remexer muito mais e espero que tenham sido tomadas medidas para que nunca mais aconteça…mas o que ouvi de quem estava lá perto (alguém em quem confio MUITO) é que a actuação foi lenta e desajeitada, quer da parte dos Stuards quer da policia…
Até aceito que o tempo de reacção seja mais rápido do que o que me disseram porque nestes momentos tudo parece uma eternidade…mas que a acção foi no mínimo desajeitada e mostraram muito má preparação…
3 Outubro, 2014 at 17:24
malta, voltaram por aí a ver o leão Revisor???
hum, esta merda de ser apanhado é fdd 😉
3 Outubro, 2014 at 17:25
?!??!?!?!?!?
Oi?!?!??!?!
3 Outubro, 2014 at 17:54
Quem é o Leão Revisor?!?!?
3 Outubro, 2014 at 18:11
Chirola, diz-te alguma coisa?
3 Outubro, 2014 at 17:52
ahahahahah
3 Outubro, 2014 at 20:46
andou a tentar brincar comigo no post do Sá, ahahah
3 Outubro, 2014 at 18:31
Para o Presidente do Sporting Bruno de Carvalho.
Precisamos de ti por isso, deixa de fumar.
Eu não deixei e hoje fiquei a saber que estou fulixado.
Artérias a entupir e não é do colesterol que esta aceitavel e só tenho níveis de 9% de gordura corporal.
Posso ter tamb´m uma angina mas ainda não sei ao certo.
O tabaco morre a partir de agora para não me finar eu.
Larga essa porcaria, a mim vai me custar mas faz lá um esforço pois o Sporting precisa mesmo que continues durante muito tempo.
Temos a mesma idade.
Isto se fumas.
Assustei-me mas também mandei o Sr.Doutor passear quando me diz para evitar emoções fortes como ver o futebol.
Não ver o Sporting?
Esta doido!
O tabaco deixo, mais carcanhol fica para cotas.
O Sporting deixo quando morrer e mesmo assim não sei não.
3 Outubro, 2014 at 19:02
E olhe que esse problema do tabaco “por causa do Sporting” eu coinheço mais alguém…
Está a ouvir amigo…o tabaco (mesmo pelo Sporting) faz mal à saúde…!!
Não digo quem é para “não o envergonhar”…mas esse meu amigo nem os fuma… “come-os”…
Por isso também…etou sempre a desejar que o Sporting jogue bem, meta golos e não os sofra…
Vá lá Leãozinho …”porta-te bem” que é para teres os sportinguistas verdadeiros …mais anos junto de ti…
Para te apoiar…e para ter muitas alegrias…!!
SL
3 Outubro, 2014 at 19:38
devo ser eu, não é amigo Max?
os nervos dos jogos dão para isso, mas depois a coisa acalma.
abraço
3 Outubro, 2014 at 19:57
Meu amigo…fui assim tão explicito…??
Abr e SL
3 Outubro, 2014 at 20:06
ahahahahaha eu vi logo que se estava a referir ao “comedor de cigarros” que costuma ver os jogos a seu lado.
está melhor da constipação amigo Max?
abraço
3 Outubro, 2014 at 20:30
Continuo com tosse, mas espero que “isto” se componha entretanto…
Abr e SL
3 Outubro, 2014 at 19:00
Metemos 6 na seleção nacional fora os que foram fabricados na nossa escola, porém a comunicação social prefere destacar: “Jorge Jesus e a fábrica de selecionáveis”.
Fight and resist!!
3 Outubro, 2014 at 20:20
Caro(a)s tasqueiro(a)s, depois de alguns dias sem escrever nada, visto que estou a banhos pelos Algarves serve a presente msg (via tlmvl) para reforçar o Orgulho na nossa equipa e presidente. Mas gostaria de vos relembrar que o sistema continua a sua cruzada para nos lixar. A primeira é o facto do SCP jogar amanhã pelas 20:15, e a outra foi o sorteio da taça de portugal… O nojo continua, e a todo o vapor… Há pouco saiu a notícia que o jogo no ladrão para a taça será às 17 hrs. Vão gozar com o cara?%&!!! SL
3 Outubro, 2014 at 20:54
Eu já acho que já deve ter sido referido por alguém. Mas acho que o NOSSO presidente vai ser novamente pai. Mais uma menina a caminho. Nem sei como ele terá arranjado tempo! Parabéns Bruno!
3 Outubro, 2014 at 20:55
*Eu acho que já…
3 Outubro, 2014 at 20:56
Aposto que foi na secretária do seu escritório em Alvalade… sem ofensas. Hehehehehe
3 Outubro, 2014 at 21:07
Respeitinho com a primeira dama, italiano de uma figa!
4 Outubro, 2014 at 1:56
É a falta de tempo para as outras «coisas» que a isso «obriga». Lembrei-me do sketch que foi feito no 5 para a meia-noite 🙂 em que ele tenta mandar uma trancada e do nada surgem uns adeptos a cantar “tu vais vencer, podes crer!”
4 Outubro, 2014 at 6:21
Boa entrevista de BdC à BBC sobre os fundos. Por mim apoio a direcção nesta luta.
No fim da entrevista falou sobre a sua permanência no banco. Continuo a não concordar com a presença do presidente no banco. Acho que cria uma pressão desnecessária. BdC não é um qualquer representante da direcção, ele é o Presidente da direcção. Continua com a conversa de estar no banco para ter a certeza de que está tudo a trabalhar bem, enfim, parece-me uma atitude de pequena empresa.
Não conheço nenhum grande clube onde isso seja prática. Parece-me uma excentricidade desnecessária.
4 Outubro, 2014 at 17:04
Minha pequena contribuição para o tópico:
Todos os presidentes de clubes, com excepção do BdC, só aparecem para falar quando querem e só respondem sobre aquilo que querem.
BdC está sempre disponível e responde a tudo que lhe perguntam e conhecemos todos as manhas da comunicação social.
Um pouco de contenção e escolha certeira das intervenções poderia gerar mais impacto na mensagem. Mas valha a verdade que com excepção de uma ou outra intervenção as acções de BdC pautam-se por elevado interesse, actualidade e qualidade, por mais que doa aos rivais (internos e externos).