Este ditado (que acaba em “…tarde ou nunca se endireita”) serve à justa para ilustrar toda a carreira de Shikabala no Sporting. A verdade é só uma: não serve. Tem talento? Dizem que sim. Mas quem é que o convence que para ser um profissional de futebol não basta ter “jeito”? Eu respondo a esta. Ninguém.
Acredito que lhe tenham sido tantas oportunidades quanto os seus dotes justificavam, mas agora e perante mais um caso grave de indisciplina, só há dois cenários:
1/ Encarar o comportamento do bacano como uma ofensa ao clube e poupar o máximo de euros que pudermos numa rescisão por justa causa – o que pode levar mais tempo.
2/ Rescindir já amigavelmente e “pagar” o que tiver de ser pago.
Sinceramente, não vejo hipótese alguma de “regresso”, a não ser que exista uma justificação muito séria para as “férias” do egípcio. Caso contrário o caso estará já arrumado e qualquer advogado estagiário pode redigir a nota de culpa, castigo disciplinar e rescisão.
Tenho sempre muita pena, não do homem, mas do talento desperdiçado. Joguei à bola até um mister me ter dito uma frase que ainda hoje arrefece os tomates “e que tal o futsal?”. Sofri na pele a desilusão de não ter “arte” suficiente e custou-me perder todos os sonhos de infância num principio de tarde lamacenta em meados de Abril. Não me levem a mal, mas o futsal da minha altura era um bando de barrigudos e anões o que, digamos, não é propriamente a aspiração de um puto de 13 anos. Flashback over.
São estes palhaços como Shikabala que fazem pensar mais no papel da formação. Na importância de ter gente muito experiente e de valores sólidos numa Academia. Os “educadores” do futebol são o melhor que este desporto tem. São muitas das vezes ignorados, dispensáveis, “velhos”, “ultrapassados”…enfim…ninguém ou quase ninguém os valoriza. Pessoas como Aurélio Marques, que não formaram “melhores do mundo” ou que não tiveram a sorte de ir parar a um Sporting.
Tivesse o egípcio “apanhado” um senhor como o referido e muitas destas manias que ainda exibe com quase 30 anos tinham sido “arrancadas” pelos cabelos aos 12. A experiência destes homens faz com que cheirem “vedetas” e “prima donas” à distancia e eles sabem muito bem como lidar com isso. A terapia não funciona sempre, especialmente quando os pais e amigos são tão broncos que entendem os “castigos” como retrocessos. Mas quando funciona dá coisas como Sá Pintos, Capuchos, Fernandos Coutos…malta que tinha tudo para ficar pelo caminho, mas graças a alguns “educadores” são hoje figuras com história no nosso futebol e com contas bancárias resistentes ao desgaste de toda uma vida pós-futebol.
A evolução das escolas de formação tem substituído muitos destes “velhos ultrapassados” por jovens professores de educação física (isto não vos ofendem em nada ó profs) que ainda têm pouco contacto com os problemas dos fedelhos e pouco jeito para os resolver. A programação de treino, as tácticas, os índices técnicos…a base mais científica toma tantas vezes o lugar dos calduços, dos “vai pra casa”, dos “jogas quando perderes a crista”, das “esperas” antes do duche, do “hoje és o apanha bolas”…agora as convocatórias chegam por e-mail e há rotatividade no plantel (?!). Se queremos uma formação de excelência e evitar de andar a formar Simões e Quaresmas; se queremos ficar com os melhores dos melhores e não desperdiçar tempo em mini-Shikabalas, guardem bem os “gimbras”, os “marretas”, os “avozinhos” dentro das Academias. Eles não mandam e-mails, nem usam tabelas de Excel, mas fazem o mais importante…criam jogadores profissionais com cabeças de homens profissionais. Isso vale quanto?
8 Outubro, 2014 at 13:50
Off – Alguem sabe se Mateus Pereira, talvez o mais promissor da geração que inclui, Iuri, Chaby, Mané, tobias, Bruma, Dier, Ilori etc, ainda esta no Trofense? não o vi jogar em Alcochete. Foi a primeira saida dos jovens da Academia e tanto futebol ele mostrava.
8 Outubro, 2014 at 14:13
Se estás a falar do Matheus Pereira Brasileiro, ele nunca estefe no Trofense.
E segundo se fala tem tudo acordado com o Monaco para Janeiro. Ontem foi visto a treinar com a equipa A.
Vamos ser os próximos desenvolvimentos.
8 Outubro, 2014 at 16:24
Não é o Fonseca é Português
8 Outubro, 2014 at 14:03
O shika ainda vai ser deputado no Egipto … faltou mais.
8 Outubro, 2014 at 15:00
Tás tolo…
Mas alguém com dois dedos de testa elegia um ex-jogador de futebol para deputado?!
Tás tolinho…
Nem imagino como isso seja possível…
Será…? Será…? Será do…?
8 Outubro, 2014 at 15:18
É que nem no Brasil..
;p
8 Outubro, 2014 at 14:32
Jardel, entrevista para deputado:
http://www.youtube.com/watch?v=1wBv-15zg-g
Digam lá que não vos trago coisas engraçadas.
8 Outubro, 2014 at 14:37
Quando vi isso na TV, só pensei que o homem ficou todo “queimado” por dentro e pior, penso eu, é quem votou nele.
8 Outubro, 2014 at 14:39
Ele podia ao menos colocar umas gotinhas de visadron nos olhos.
8 Outubro, 2014 at 14:41
É outro triste exemplo, de quem teve tudo e por não ter cabeça, acabou sem nada…
8 Outubro, 2014 at 14:42
É outro triste exemplo de quem teve tudo e por não ter cabeça, hoje não tem nada…
8 Outubro, 2014 at 14:45
Claudinha, este espaço anda um pouco cinzento. O que é feito da leoaferrenha, da Maria e de tantos outros tasqueiros?
8 Outubro, 2014 at 15:03
ò Ivone cala o trombone!
este espaço não é cinzento, é verde!
tú é que andas no sitio errado para engatar mulheres casadas
8 Outubro, 2014 at 15:06
.!. não fales de boca cheia 😉 hahahahaha
8 Outubro, 2014 at 15:22
lmc, eu respirei bem fundo para não te dar outro tipo de resposta. Nota-se que não és um tasqueiro assíduo caso contrário tinhas percebido aquilo que quis dizer.
8 Outubro, 2014 at 14:47
http://www.youtube.com/watch?v=K0FCYMJRsQ8
É cada cromo…
8 Outubro, 2014 at 15:24
Gosto do tiririca, mesmo no fim, orgulhosamente, :enganei vocês ”
Será um aviso ?!
Tipo: ” depois não se queixem”
8 Outubro, 2014 at 16:30
c’um caneco…e não é que foi eleito!
8 Outubro, 2014 at 15:02
Um off:
Deve estar para breve o resultado da 1ª fase da Auditoria de Gestão
Pelo menos o Relatório & Contas de 2013/2014 já cá canta!
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/ultimas_comunicacoes.cfm?num_ent=%25%23%24C%5D%23%3D8%20