Este ditado (que acaba em “…tarde ou nunca se endireita”) serve à justa para ilustrar toda a carreira de Shikabala no Sporting. A verdade é só uma: não serve. Tem talento? Dizem que sim. Mas quem é que o convence que para ser um profissional de futebol não basta ter “jeito”? Eu respondo a esta. Ninguém.
Acredito que lhe tenham sido tantas oportunidades quanto os seus dotes justificavam, mas agora e perante mais um caso grave de indisciplina, só há dois cenários:
1/ Encarar o comportamento do bacano como uma ofensa ao clube e poupar o máximo de euros que pudermos numa rescisão por justa causa – o que pode levar mais tempo.
2/ Rescindir já amigavelmente e “pagar” o que tiver de ser pago.
Sinceramente, não vejo hipótese alguma de “regresso”, a não ser que exista uma justificação muito séria para as “férias” do egípcio. Caso contrário o caso estará já arrumado e qualquer advogado estagiário pode redigir a nota de culpa, castigo disciplinar e rescisão.
Tenho sempre muita pena, não do homem, mas do talento desperdiçado. Joguei à bola até um mister me ter dito uma frase que ainda hoje arrefece os tomates “e que tal o futsal?”. Sofri na pele a desilusão de não ter “arte” suficiente e custou-me perder todos os sonhos de infância num principio de tarde lamacenta em meados de Abril. Não me levem a mal, mas o futsal da minha altura era um bando de barrigudos e anões o que, digamos, não é propriamente a aspiração de um puto de 13 anos. Flashback over.
São estes palhaços como Shikabala que fazem pensar mais no papel da formação. Na importância de ter gente muito experiente e de valores sólidos numa Academia. Os “educadores” do futebol são o melhor que este desporto tem. São muitas das vezes ignorados, dispensáveis, “velhos”, “ultrapassados”…enfim…ninguém ou quase ninguém os valoriza. Pessoas como Aurélio Marques, que não formaram “melhores do mundo” ou que não tiveram a sorte de ir parar a um Sporting.
Tivesse o egípcio “apanhado” um senhor como o referido e muitas destas manias que ainda exibe com quase 30 anos tinham sido “arrancadas” pelos cabelos aos 12. A experiência destes homens faz com que cheirem “vedetas” e “prima donas” à distancia e eles sabem muito bem como lidar com isso. A terapia não funciona sempre, especialmente quando os pais e amigos são tão broncos que entendem os “castigos” como retrocessos. Mas quando funciona dá coisas como Sá Pintos, Capuchos, Fernandos Coutos…malta que tinha tudo para ficar pelo caminho, mas graças a alguns “educadores” são hoje figuras com história no nosso futebol e com contas bancárias resistentes ao desgaste de toda uma vida pós-futebol.
A evolução das escolas de formação tem substituído muitos destes “velhos ultrapassados” por jovens professores de educação física (isto não vos ofendem em nada ó profs) que ainda têm pouco contacto com os problemas dos fedelhos e pouco jeito para os resolver. A programação de treino, as tácticas, os índices técnicos…a base mais científica toma tantas vezes o lugar dos calduços, dos “vai pra casa”, dos “jogas quando perderes a crista”, das “esperas” antes do duche, do “hoje és o apanha bolas”…agora as convocatórias chegam por e-mail e há rotatividade no plantel (?!). Se queremos uma formação de excelência e evitar de andar a formar Simões e Quaresmas; se queremos ficar com os melhores dos melhores e não desperdiçar tempo em mini-Shikabalas, guardem bem os “gimbras”, os “marretas”, os “avozinhos” dentro das Academias. Eles não mandam e-mails, nem usam tabelas de Excel, mas fazem o mais importante…criam jogadores profissionais com cabeças de homens profissionais. Isso vale quanto?
8 Outubro, 2014 at 12:14
Que falha malta!!!!! É Aurélio Pereira e não Aurélio Marques!!!!!!!
8 Outubro, 2014 at 12:15
Acham possível lançar um movimento/manifesto onde se peça aos árbitros de 1ª “categoria” que façam greve permanente aos jogos do grande Sporting Clube de Portugal?
Os únicos que admito como respeitadores do Sporting (apesar dos erros´que já possam ter cometido) são Soares Dias e Marco Ferreira.
Quanto ao dito “melhor” de nome Proença, acha que nem em Portugal é o melhor. Uma criação azul.
Sempre aceitei as arbitragens dos árbitros utilizados nas greves!!
Um apelo à APAF: Façam greve!
Até o ROC conseguiu fazer um discurso brilhante sobre a matéria.
8 Outubro, 2014 at 12:15
o caso de shikabala fez-me pensar no pior e trouxe-me à memória os negócios à pequeno godo. não sei que raio de talento poderá ter o shikabala que justificasse a sua contratação.
do que vi, pareceu-me um gajo meio trapalhão, com a benesse de ser indisciplinado no campo, tentando sempre o mais bonito para deleite dos espetadores. é tão bom jogador, que nem no colosso paok pegou.
um jogador com o seu currículo de indisciplina e a sua falta de talento, jamais deveria ser contratado. a bondade das contratações é aferida no momento em que são feitas, e nessa altura não existia qualquer argumento plausível que justificasse a contratação do shikabala. haverá muito que explicar…..
enquanto as contratações do cabrão do pequeno godo nos arruinaram em milhões, esta ficou-se por algumas centenas de milhares de euros, mas a lógica subjacente é, para mal dos nossos pecados, a mesma.
8 Outubro, 2014 at 12:20
Um off:
«Damas foi o melhor guarda-redes português de sempre. Ágil, felino, elástico, destemido e elegante, marcou uma era no Sporting, tornando-se num mito e no jogador que mais vezes envergou a camisola do Clube, com 456 jogos oficiais pela equipa principal, tendo disputado ao todo 743 jogos durante a sua longa carreira.»
Vítor Damas, faria hoje, 66 anos de idade. Um símbolo do Sporting Clube de Portugal que nunca cairá no esquecimento da nação leonina. Neste clube, as verdadeiras lendas são imortais.
«Por cada Leão que cair, outro se Levantará!»
In “As Redes do Damas”
8 Outubro, 2014 at 12:41
Off.
Já é oficial. O Sporting organiza a urda futsal cup.
https://twitter.com/scpfansoficial/status/519809940043878400
8 Outubro, 2014 at 12:45
Tb já está no site! 🙂
8 Outubro, 2014 at 15:14
Lindo!!
Porra se tivéssemos já o nosso!!!
8 Outubro, 2014 at 12:42
Urda = UEFA
8 Outubro, 2014 at 14:54
Tava a ver… 😀
8 Outubro, 2014 at 12:42
já que estamos nums de off`s (eheheh):
uma “coisa” que nao sabiamos ou desconfiávamos… eheheh
Manuel Cajuda fez, esta quarta-feira, críticas à estrutura da Federação Portuguesa de Futebol e recordou um caso que o envolveu quando foi hipótese para selecionador nacional, antes da chegada de Paulo Bento.
“Fui hipótese quando o Paulo Bento entrou. Nessa altura percebi a realidade. Um vice-presidente perguntou-me se eu conhecia alguém importante no Espírito Santo, depois perguntou-me se eu era amigo de um determinado empresário e se tinha alguma coisa com uma marca de equipamentos. Disseram-me que em princípio não seria o selecionador nacional”, afirmou à Rádio Renascença.
Cajuda considerou que a escolha de Fernando Santos para suceder a Paulo Bento foi “acertada” mas disse estranhar o processo que conduziu à mudança de selecionador. “No futebol português há excessivas mesas redondas com demasiadas pessoas quadradas à volta dela”, afirmou. “Renova um contrato com um treinador para o despedir dois meses depois.É, provavelmente, sinal de que alguém não sabe o que está a fazer”, prosseguiu.
Cajuda acrescentou que até Paulo Bento “estranhou a conclusão de que só o médico era responsável”.
por isso é que o dinheiro que eu tinha no BES nunca “crescia” eheheh, nao tinha lá “amigos” …
8 Outubro, 2014 at 12:47
Peyroteu…
O Cajuda passa mais tempo a dizer que foi sondado e que foi hipótese do que efectivamente a treinar…ele já rejeitou várias vezes o Sporting, a selecção e chegou a ser sondado pelo Porco mas não chegou a ser mesmo hipótese apenas porque sempre se confessou benfiquista…
Eu não queria ser muito duro mas o Cajuda a mentir e um cavalo a correr….não sei não…
8 Outubro, 2014 at 12:53
eu tambem nao acredito na hipotese cajuda na selecao… mas toda a outra estoria tem o seu fundo de verdade, como dizia o António Aleixo…
“para a mentira ser segura
e atingir profundidade
tem de trazer á mistura
qualquer coisa de verdade”
eheheh
como nao acredito que cajuda tenha sido hipotese (mentira), portanto a coisa de verdade deve de ser a outra parte 😉
8 Outubro, 2014 at 12:55
e Tiagu
é Peyroteo e nao Peyroteu, nao cometas o mesmo erro do chirola…
8 Outubro, 2014 at 14:18
hehehe! My Bad! Sorry “Peyroteo”!
8 Outubro, 2014 at 14:25
😉
8 Outubro, 2014 at 14:22
Quem o meteu bem no sitio foi o Sérgio Conceição quando saiu do Olhanense…depois do Cajuda ter dado um empurrão por ser amigo do presidente da altura…
Cada vez gosto mais do Conceição! Pode ter sido do Porco e o crl…mas é dos meus! Não deixa nada por dizer, doa a quem doer, seja seu patrão ou não! Lembrei-me das palavras dele depois do jogo do porco agora a propósito….
8 Outubro, 2014 at 14:57
O “Ção” aparenta ser um gajo que não papa grupos…
o facto de ter dito o que disse em pleno Ladrom…
8 Outubro, 2014 at 12:51
Processo de rescisão? Não!
Esse menino devia ter o mesmo destino do bojinov, processo sim, mas para o Sporting C.P. ganhar dinheiro! Exigir o que falta do contrato é o mínimo exigível, não sei se pode exigir mais, mas tudo o que for possível exigir era para ontem!
Temos de continuar a mostrar que não baixamos a calças a ninguém, muito menos a quem não nos respeita…
8 Outubro, 2014 at 12:55
Agora é que me foderam…julgava que era uma “potencial estrela não aproveitada do futsal” e afinal o que eu sou é um cepo que não sabe jogar futebol e que teve de se juntar aos anões e barrigudos para não se matar o sonho do miúdo. Sinto-me despedaçado. Nem com os barrigudos me safei…
Próxima missão: Futebol de praia.
A mim ninguém me mata os sonhos, caralho! Eu próprio encarrego-me disso!
8 Outubro, 2014 at 13:04
ahahahah
depois desses passos todos, a ultima hipótese é :
comentador desportivo, (assim a modos que um freitas lobo), ahahah
8 Outubro, 2014 at 14:17
Epa, isso é que não!
Ser comentador é a admissão de completo falhanço em toda a linha. Antes apanha-bolas!
8 Outubro, 2014 at 14:24
ahahahah
8 Outubro, 2014 at 14:58
Se amares o futebol ainda és gajo para ter hipótese…
8 Outubro, 2014 at 14:25
O Freitas Lobo ainda se vai apaixonar pela nova comentadora da SporcoTV. Aquele tipa que foi convidada para orientar uma equipa francesa de futebol.
Passados 9 meses ela ainda vai dar à luz uma bola de futebol.
8 Outubro, 2014 at 13:30
Grande texto Javardeiro!
8 Outubro, 2014 at 13:50
Off – Alguem sabe se Mateus Pereira, talvez o mais promissor da geração que inclui, Iuri, Chaby, Mané, tobias, Bruma, Dier, Ilori etc, ainda esta no Trofense? não o vi jogar em Alcochete. Foi a primeira saida dos jovens da Academia e tanto futebol ele mostrava.
8 Outubro, 2014 at 14:13
Se estás a falar do Matheus Pereira Brasileiro, ele nunca estefe no Trofense.
E segundo se fala tem tudo acordado com o Monaco para Janeiro. Ontem foi visto a treinar com a equipa A.
Vamos ser os próximos desenvolvimentos.
8 Outubro, 2014 at 16:24
Não é o Fonseca é Português
8 Outubro, 2014 at 14:03
O shika ainda vai ser deputado no Egipto … faltou mais.
8 Outubro, 2014 at 15:00
Tás tolo…
Mas alguém com dois dedos de testa elegia um ex-jogador de futebol para deputado?!
Tás tolinho…
Nem imagino como isso seja possível…
Será…? Será…? Será do…?
8 Outubro, 2014 at 15:18
É que nem no Brasil..
;p
8 Outubro, 2014 at 14:32
Jardel, entrevista para deputado:
http://www.youtube.com/watch?v=1wBv-15zg-g
Digam lá que não vos trago coisas engraçadas.
8 Outubro, 2014 at 14:37
Quando vi isso na TV, só pensei que o homem ficou todo “queimado” por dentro e pior, penso eu, é quem votou nele.
8 Outubro, 2014 at 14:39
Ele podia ao menos colocar umas gotinhas de visadron nos olhos.
8 Outubro, 2014 at 14:41
É outro triste exemplo, de quem teve tudo e por não ter cabeça, acabou sem nada…
8 Outubro, 2014 at 14:42
É outro triste exemplo de quem teve tudo e por não ter cabeça, hoje não tem nada…
8 Outubro, 2014 at 14:45
Claudinha, este espaço anda um pouco cinzento. O que é feito da leoaferrenha, da Maria e de tantos outros tasqueiros?
8 Outubro, 2014 at 15:03
ò Ivone cala o trombone!
este espaço não é cinzento, é verde!
tú é que andas no sitio errado para engatar mulheres casadas
8 Outubro, 2014 at 15:06
.!. não fales de boca cheia 😉 hahahahaha
8 Outubro, 2014 at 15:22
lmc, eu respirei bem fundo para não te dar outro tipo de resposta. Nota-se que não és um tasqueiro assíduo caso contrário tinhas percebido aquilo que quis dizer.
8 Outubro, 2014 at 14:47
http://www.youtube.com/watch?v=K0FCYMJRsQ8
É cada cromo…
8 Outubro, 2014 at 15:24
Gosto do tiririca, mesmo no fim, orgulhosamente, :enganei vocês ”
Será um aviso ?!
Tipo: ” depois não se queixem”
8 Outubro, 2014 at 16:30
c’um caneco…e não é que foi eleito!
8 Outubro, 2014 at 15:02
Um off:
Deve estar para breve o resultado da 1ª fase da Auditoria de Gestão
Pelo menos o Relatório & Contas de 2013/2014 já cá canta!
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/ultimas_comunicacoes.cfm?num_ent=%25%23%24C%5D%23%3D8%20