«Com esta direcção só há um resultado que pode dar sossego aos jogadores durante a semana: a vitória. Eles já perceberam que têm de fazer muito, muito mais. Acabou-se os paninhos quentes e a satisfação com as meias vitórias. Aqui, só para vencer. Se não for para vencer, existem tantos clubes pelo Mundo e em Portugal… Podem ir representar outros. Eles sabem, estão contentes e não têm pressão alguma», Bruno de Carvalho, durante a apresentação do CD da Torcida Verde.
Desnecessário, parece-me, numa iniciativa que merece o aplauso de todos nós, com as verbas resultantes da venda do CD a reverterem para a Missão Pavilhão.
9 Outubro, 2014 at 23:05
Exigência máxima.
A verdade é que só temos uma semana sossegada quando ganhamos e mesmo assim às vezes……………..
Se podia ter evitado dizer isto em público? Se calhar até podia mas não vejo nada nestas afirmações por aí além. O problema é que muita gente vai pegar nelas
9 Outubro, 2014 at 23:10
Não me soa bem, também. Nada mesmo.
Vamos lá a ter calma todos.
9 Outubro, 2014 at 23:12
Pressão? Motivação?
Na minha opinião é simplesmente uma boa dose de realidade e uma lição de sportinguismo para muita boa gente.
11 Outubro, 2014 at 11:01
Ora bem, nada de mais nestas declarações, é também essa a minha opinião. Aliás, estas declarações estão na linha da cultura de “exigência máxima”, que BdC sempre afirmou ser necessária reintroduzir no clube.
9 Outubro, 2014 at 23:16
Percebo a intenção mas mais uma vez parece-me um pouco excessivo… Se calhar foi com uns copitos a mais a seguir a um almoço ou jantar 🙂 lol mas fora isso mais vale este discurso exagerado que a passividade absoluta anterior. Desejaria um meio termo saudável. SL!
9 Outubro, 2014 at 23:32
nao consigo compreender a paranóia ás vezes…
se os “meninos” nao correm, é porque ninguem “aperta” com eles, se se lembra esses mesmo “meninos” que para representarem o SCP, teem de correr, suar e lutar pela camisola que trazem vestida, ai meu Deus, que nao podemos ser tao “duros”…
quem estiver ou vier para o SCP, que nao venha ou que esteja com vontade de suar a camisola, que procure outra vida…
a verdade é dura, mas ajuda ao crescimento, ao contrário dos paninhos quentes…
desculpem lá mas acho que desta vez, (mais uma vez), o Homem esteve bem naquilo que disse…
deixemos a “nossa” excelente CS ficar melindrada com isto, ao invés de sermos nós a faze-lo…
a falta destas chamadas de atencao, foi o que nos trouxe até onde andávamos á 2 anos atrás…
10 Outubro, 2014 at 1:20
+1
10 Outubro, 2014 at 13:42
+1
10 Outubro, 2014 at 8:05
Porra, obrigado Peyroteo. Já me estava a passar com o que estava a ler. Concordo com tudo o que tu disseste. Ando há 15 anos à espera que alguém diga isto e os meninos acham “desnecessário”?? Como dizia o Tone das Cruzes no “Último Samurai”: “What can be more necesary?”. Dantes é que era bom? Gajos a passar férias no Sporting? Olhem, vou-vos dizer uma coisa, toda a gente casca no Queiróz por não ter sido campeão com um plantel de sonho em 94/95. É um clássico na Leo-esfera “tirou o Paulo Torres e isto e aquilo”. Mas, tirando o sistema (o do Frutóxicolate, não de jogo), acho que essa equipa falhou precisamente por coisas destas. Eram jogadores de grande qualidade, sabiam disso, toda a gente andava com eles ao colo e contentaram-se com isso. Quando o Queiróz quis abaná-los, os meninos amuaram: o Cadete vazou, o Balakov ficou com dores de cabeça, o Capucho só queria jogar em dias ímpares, o Valckx tinha saudades do ketchup com caril, o Figo queixava-se do amaciador e por aí em diante. Sigo o Sporting há 25 anos e é ISTO que nos fode. Desnecessário??? Chutos no cú e pouca treta é que eles precisam para se lembrarem onde estão.
10 Outubro, 2014 at 8:13
+1
10 Outubro, 2014 at 9:30
Totalmente de acordo, acabou o deixa andar.
10 Outubro, 2014 at 9:34
+1 Mai nada
9 Outubro, 2014 at 23:33
Está correcto. O Sporting existe para vencer. Isto não implica que se vença sempre, nem implica que se destrua ou desfaça tudo o que se fez sempre que não se vencer, implica apenas que uma derrota é uma derrota, não é uma meia-vitória ou qualquer coisa que o valha. Vocês acham que no real madrid, no barcelona, no chelsea, é diferente disto? Não é.
Portanto, se o comportamento da direcção no seguimento destas declarações não for lunático mas sustentado nas reais possibilidades que formos construindo, este discurso é muito positivo.
Basicamente diz que o Sporting entra em todas as competições para ganhar, mesmo a champions – ou é mentira que cada sportinguista tem a esperança secreta que vencer a champions a cada vez que lá vai?
10 Outubro, 2014 at 1:21
porra Ewing… tenho de concordar contigo…
🙂
10 Outubro, 2014 at 1:57
Só te faz é bem 🙂
9 Outubro, 2014 at 23:35
Mas porque raio é que o Bruno de Carvalho não fecha a matraca?
SL
9 Outubro, 2014 at 23:46
Porque há gajos como tu, que precisam de levar com a matraca na tola todos os dias!
10 Outubro, 2014 at 8:35
LOL
Fale muito ou pouco a verdade e que temos o Sporting de volta ,e o que diz na maior parte das vezes tem razao .Para mim enquanto defender o Sporting como defende pode falar todos os dias que a mim nao me incomoda, so incomoda a quem ainda nao consegui entender o nosso Presidente .No meu ver a anos que politicamente nao estavamos tao fortes
9 Outubro, 2014 at 23:56
lol…aproveita e brinca com os unicornios!
9 Outubro, 2014 at 23:49
uma de cal e outra de areia…
manter sempre a exigência no máximo. No contexto em que o Sporting joga, com fruteiros e limpinhos, temos de estar sempre no máximo.
9 Outubro, 2014 at 23:50
MOTIVAÇÃO.
entendo que é apenas isso.
9 Outubro, 2014 at 23:52
Atenção a todos os que queiram expressar alguma crítica a BdC: vão levar com os matracas. Para alguns aqui, BdC é maior do que o Sporting, para esses o Sporting tem uma dívida para com BdC.
9 Outubro, 2014 at 23:59
Não me parece que seja com intervenções destas que promoves algo interessante. Dá a tua opinião, porra, em vez de te limitares a provocar e a promover o clima de guerrilha!
10 Outubro, 2014 at 0:26
Eu só posso dar a minha opinião sem levar com o corropio de ofensas e chamadas de lampião ou tripeiro se não discordar ou criticar a direcção. Acho um pouco incrível que nunca tenhas aparecido quando levo, eu e outros, com essa malta. Enfim, eu sou novo aqui, portanto até compreendo que a antiguidade seja um posto e que a outros que “andem aí” há mais tempo lhes seja dado o direito de ofender.
Agora, só porque compreendo essa dinâmica de grupo não quer dizer que tenha de levar com isso sem mais.
A não ser que me desinteresse disto, é claro.
10 Outubro, 2014 at 0:30
Tens bom remédio.
Quem está mal, muda-se. Como diz o meu guru Bruno de Carvalho.
10 Outubro, 2014 at 0:31
Ora nem mais, Maria. Já desfiámos demasiadas vezes as contas do rosário da “liberdade de expressão”.
10 Outubro, 2014 at 0:34
O homem ainda anda à procura dos milhoes do godinho.
10 Outubro, 2014 at 0:45
JRamos estou solidário contigo. Qualquer merdinha que se diga contra esta direcção levas com respostas do tipo as que foram dadas a este teu mesmo comentário pela Maria e outros.
Sempre sem nada de construtivo. É apenas “croquettuling”. És vítima de bullying mas sempre à base do “és croquette, tens saudades do Godinho e o Vercauteren é que era bom…”
Aconselho-te a usar a minha técnica para ganhares estes duelos nos comentários. Aplicas o “Espelho” e elevas a “infinito” este truque. Sais daqui ileso e eles é que acabam por ser vítimas do “croquettuling” embora não percebam porque não têm capacidade para perceber a essência do truque.
Não dês troco aos “bons sportinguistas”.
E digo-te isto apesar de ter uma opinião contrária à tua neste caso.
10 Outubro, 2014 at 0:50
Sem problema com opiniões contrárias dentro do sportinguismo até porque opiniões contrárias previnem melhor que uma opinião única, calhando ser errada, corra sem oposição.
SL
10 Outubro, 2014 at 0:54
A tua táctica foi a que te levou daqui para fora?
10 Outubro, 2014 at 0:59
Não. Isto aprendi entretanto. Tenho usado ultimamente e tem dado bons resultados.
10 Outubro, 2014 at 1:26
E essa mania que és mais esperto que os outros tb aprendeste no retiro?
10 Outubro, 2014 at 1:34
Neste caso em relação a ti não é mania, mas também não sou de me gabar por tão pouco.
10 Outubro, 2014 at 1:49
Então deves estar tão concentrado nesse teu truque que ninguém tem capacidade para perceber, que nem reparaste que por acaso eu até tenho a mesma opinião que o JRamos. E parece-me que tu tb tens ( embora afirmes que não)
O que critiquei foi outro comentário dele em que aproveita para “picar”, como tantas vezes aqui vem fazer e depois ainda faz queixinhas .
10 Outubro, 2014 at 8:39
Fico contente por ver que mais alguém topou este tipo. Independentemente das opiniões, que concordo ou discordo, é bastante visível o joguinho que faz.
10 Outubro, 2014 at 1:26
desculpa lá LàS mas este comentario do Ewing só tem mesmo de incendiario… nao trouxe nada…
E nao é porque gosto de chupar o pinto do BdC, que lá em cima concordei com ele e agora achei o comentario desnecessario…
apenas isso, desnecessario….
há varios comentarios aqui contra o que o BdC disse (diferente contra o que disse de contra o BdC) e nenhum levou troco…
10 Outubro, 2014 at 8:36
Oh coitadinhos, que meninos tão sensíveis. Eu posso dizer aqui que não chamo lampião nem tripeiro a ninguém e com isso ter credibilidade para dizer que parecem uns meninos.
10 Outubro, 2014 at 0:48
Ramos, quando tiveres paciência espreita posts que visam, precisamente, alertar para essa resistência a opiniões díspares. Não me pesa, mesmo, a consciência no que toca a isso.
Já agora, peço-te desculpa por não ter visto que deste a tua opinião uns comentários acima
10 Outubro, 2014 at 0:52
Tudo bem. O teu trabalho aqui tem grande mérito. É isso que importa. É um grande blog do Sporting!
10 Outubro, 2014 at 0:36
Q.E.D.
10 Outubro, 2014 at 0:00
O Sporting tem uma divida com os bancos que o BdC está a tentar resolver… acho que era mais isso que queria dizer.
Quanto ao post, é apenas uma forma de motivar, que se calhar andou arredada muito tempo, porque ninguém se atrevia a levantar a voz aos meninos.
10 Outubro, 2014 at 0:13
Meninos pagos a peso de ouro.
Um futebolista profissional, se tiver a noção do que é um ordenado mínimo ou médio neste país … tem de aceitar que é um previligiado.
Apertado por uma cultura vencedora? Se não gosta … não serve.
E claro, isto não é para todos.
10 Outubro, 2014 at 1:23
foda-se, depois de estares tao bem ali em cima!
10 Outubro, 2014 at 8:32
Ora bem, se aqui vens opiniar esperas o quê? Que todos te batam palmas? Como em tudo e ainda mais num blog de opiniões, vais ter resposta, é normal. Vou assumir por essa tua conversa da treta que nem facebook tens.
10 Outubro, 2014 at 11:21
Se ninguem te diz faço eu esse serviço publico:
Vai pro caralho com esse choradinho.
Ja nao é a primeira vez que, num post em que ninguem se dirige a ti nesses termos, que vens carpir com a conversa dos rotulos.
Nao coloco rotulos em ninguem mas tu mereces um. És um choramingas. Detesto coitadinhos.
Agora ve se te calas com essa merda dos croquettes vs brunettes.
Nao acrescentar nada.
10 Outubro, 2014 at 14:08
serviço público e higiénico.
9 Outubro, 2014 at 23:57
Na minha opinião, apesar de poder ser considerado como motivação, penso que tenha sido desnecessário, tendo em conta que a equipa tem correspondido, apesar dos empates.
Vamos ver como a equipa reage, mas sinceramente, dizer o que disse, e depois terminar “não há pressão”, só de brincadeira.
Admiro Bruno de Carvalho, mas penso que já esteja na altura de ser mais moderado em determinados momentos.
Também se motiva aplaudindo, não é só exigindo mais e mais. A incompetência começa onde termina a nossa competência, e esse principio deve estar na mente de qualquer gestor.
SL
10 Outubro, 2014 at 0:36
Mim tambem penso que seja motivaçao…
Mas como referiste “a equipa tem correspondido apesar dos empates” esse e o problema os empates e como o BdC diz e eu concordo “só há um resultado que pode dar sossego aos jogadores durante a semana: a vitória”.
Quanto ao teu ultimo paragrafo nao concordo nada, a motivaçao e dada com exigencia e dando condiçoes para se alcançar a vitoria os aplausos (a que chamas de motivaçao) so devem ser dados depois do objectivo conquistado ou seja a vitoria.
10 Outubro, 2014 at 0:38
A mim tambem parece que seja motivaçao.**
10 Outubro, 2014 at 0:58
Compreendo e respeito, mas quando um grupo se comporta de forma adequada, a forma de motivar não pode ser idêntica a quando o grupo não corresponde.
Sem dúvidas que são as vitórias o combustível, mas nem sempre vamos ganhar, e, se com resultados razoáveis BdC responde desta forma, como será se tivermos 3/4 jogos seguidos sem vencer? Este é o meio receio, porque quando se entra numa espiral, é muito complicado de lá sair
Quer se queira quer não, bolas quentes e frias e intencionalidade sem intenção, ainda ditam as leis por qual se rege o nosso desporto.
Agora, espero estar errado, porque significa que a Direção está certa e isso no fundo é o que interessa.
SL
10 Outubro, 2014 at 1:30
todos podiam ter corrido um pouco mais, ter-se esforçado um pouco mais
ter sido um pouco mais lestos, mais inteligentes, mais altruistas, mais decididos…
todos podiam ter sido um pouco mais (bom, menos o Patricio!!!)
deram o suficiente para me deixarem alegre e orgulhoso?
com certeza…. alias até agora não tenho nada a apontar à equipa
(mesmo a primeira parte enervante com o Penafiel.. mas percebo… a ressaca depois de dois jogoes)
10 Outubro, 2014 at 0:00
traduzam isto para castelhano e mandem por sms ao casillas.
10 Outubro, 2014 at 0:01
Motivação pressionante ou pressão motivadora? Perguntem-se a voces mesmos nos vossos trabalhos: preferem trabalhar diariamente sob pressão ou sob motivação?
Tudo depende do modo como Bruno de Carvalho lida pessoalmente com os jogadores e treinador. Eu tenho uma Chefe que tem ma fama, de ser uma Diretora implacável e rude. Comigo, é frontal e justa. Exige de mim, mas respeita-me enquanto pessoa e profissional.
Não acredito em bons líderes que sejam mas pessoas e injustos.
Nao estou por dentro do Sporting, mas tenho para mim que Bruno de Carvalho é um bom lider.
10 Outubro, 2014 at 0:10
Eu já estou com a minha atitude de CAGAR…
O que BdC anda a dizer ou fazer, já nem me aquece, nem arefece… Concorde ou não concorde, há momentos que tem razão e há outros que não faz sentido nenhum…
Olha é a vida, mas que estou a gostar de como a equipa joga, á isso estou
SPORTINGGGGGGGGGGGGGG…..
10 Outubro, 2014 at 0:13
Não vejo nada de mal nestas declarações.
Quem está no Sporting tem que interiorizar que é para ganhar TUDO!
Não vai ser possível? E depois? A primeira coisa é isto : Mentalidade vencedora.
10 Outubro, 2014 at 1:32
tara ta ram
tara ta ram
that´s all, folks!
10 Outubro, 2014 at 8:44
Nem mais! Uma estrutura forte vai permitir que mudem equipas, mudem treinadores, a atitude será sempre a de vencer.
10 Outubro, 2014 at 0:13
Boa noite meus caros amigos
Bruno de Carvalho apenas disse o que todos sabem dentro do Sporting, ou do novo-Sporting, exigência máxima não choca ninguém, só choca quem não anda atento.
A bandalheira acabou e se nós virmos que a equipa dá tudo o que tem (como no caso do jogo com o Chelsea) até é brindada com o reconhecimento de todos nós em aplausos.
Por isso, não vejo pressão nem motivação, só vejo mais uma lição de REALIDADE e quem a cumprir não poderá ficar incomodado com esta declaração.
SL
10 Outubro, 2014 at 0:14
Não vejo qual é o problema destas palavras. Pressão, como dizia o outro, é chegar ao fim do mês e quase já não haver dinheiro para pôr comida na mesa. Agora, com profissionais pagos a peso de ouro, qual é a pressão? Temos de criar uma cultura de vitória, que se perdeu nos últimos anos.
10 Outubro, 2014 at 0:20
Exacto.
Vale o que vale, mas lembram-se do Mourinho dizer há pouco tempo numa entrevista que o porco não sabe perder? Ele explicou que qd perdem, não aceitam e fazem tudo para ganhar.
Podemos ler que “são corruptos e fazem tudo desonestamente” … mas tb podemos ler que “têm uma cultura de vitória e ficam fodidos qd perdem”.
O exemplo até pode não ser o melhor, mas eu quero que os jogadores fiquem fodidos q perdem. Não os quero nas redes sociais como se nada se passasse. Ou a dormir nos bancos …
10 Outubro, 2014 at 0:17
Nem pressão nem motivação.
Simplesmente necessário. Basta ver as declarações do William, que não está a jogar a ponta de um corno mas ainda tem o desplante de falar de “outras ligas” e de uma transferência. Ele que se concentre em retomar a forma NO SPORTING. Já estou fodido para o resto do dia. Já me arrependi do texto que enviei ao cherba para amanhã.
Sabem que mais? Infelizmente, o presidente continua a ser o ÚNICO que trabalha exclusivamente com o Sporting na mente. Os outros vão pensando nos Reais e Manchesters desta vida.
Puta que pariu.
Pronto, já descarreguei. Amanhã é outra chapada que levo, completamente de borla. Tal como levei à tempos com um fedelho chamado Dier. Hoje foi o primeiro dia em que pensei seriamente em cancelar um bacalhau.
Se calhar estou a exagerar. Não sei. Dir-me-ão vocês amanhã…
10 Outubro, 2014 at 0:23
calma Sá, tu sabes que o Sporting somos nós e nada nem ninguém conseguirá fazer-nos agir de outra forma.
O bacalhau é sempre bem-vindo até porque eu já tinha feito uma reserva de mesa com mais uns amigos.
Sabes que esses pastéis de batata servidos pelos pasquineiros ás vezes só têm veneno, são só para nos incomodar.
SL
10 Outubro, 2014 at 0:26
Ainda vais a tempo 🙂
10 Outubro, 2014 at 0:26
E fiquei bem curioso sobre a posta ….
10 Outubro, 2014 at 0:27
Tambem.
10 Outubro, 2014 at 0:33
Tranquilo, Sá. O miúdo não disse aquilo por mal.
10 Outubro, 2014 at 0:29
Muito infelizes as declarações do William…que são ainda mais graves pelo seu péssimo momento de forma!
10 Outubro, 2014 at 0:33
Declaracoes de merda. Percebo a ambicao, nao percebo a falta de tacto.
Ta no estagio da Seleccao, fale da Seleccao. Mania que estes gajos teem de falar demasiado.
10 Outubro, 2014 at 0:36
Nunca repararam nas páginas oficiais do Patrício e do William no facebook?
Durante a época zero actualizações, chegam à selecção e é logo um rolo de fotos nos treinos e o caralho…
Não é que ligue muito à vida social dos tipos mas… Durante a época não há fotos dos jogos do Sporting para actualizar a página?
10 Outubro, 2014 at 0:51
Eles são mais de instagram
10 Outubro, 2014 at 1:34
Sá, nunca se cancela um “bacalhau”
eh eh
ah, estou a falar daqueles que se dao aos amigos!
10 Outubro, 2014 at 1:34
deixa lá, isto sem chapadas, nao tinha graça nenhuma!
10 Outubro, 2014 at 0:21
Palavras normais e realistas. Nao vejo nenhum problema. Disse aquilo que os jogadores ja sabem, e aquilo que muitos de nos pensam.
Aqui, só para vencer. Ponto.
10 Outubro, 2014 at 0:26
Motivação é jogar no Sporting.
Pressão é não saber se ou quando se recebe o salário.
Há que entrar para ganhar sempre, e contra qualquer um.
Depois, há que saber perder e saber ganhar.
E aprender com as derrotas. Aceitá-las, mas nunca apreciá-las.
10 Outubro, 2014 at 0:28
Admiro um jogador que dá tudo em campo.
E vejo a diferença qd um fica fodido por perder (como nós) ou qd a derrota passa ao lado.
10 Outubro, 2014 at 0:30
Fdx mesmo. Um gajo que perde um jogo e depois ta ali a rir com os adversarios mete-me ranço.
Olha, tipo o Pepe com a Espanha.
10 Outubro, 2014 at 0:38
Estás a falar do Rojo que trocou sorrisos com o Enzo na luz quando fomos lá ver a bola passar de pé para pé sem tocar na chicha e já com o marcador em 2-0?
Ele que se ria daquela maneira quando o Man Utd estiver a levar tau tau do City (sim porque com ele na defesa é certinho) e depois que se queixe.
10 Outubro, 2014 at 0:41
fogo pá, tu não páras, o gajo já não é nosso, deixa lá o Rojo em paz (que por acaso nos fazia agora um jeitão) mas isso sou eu que não percebo nada de bola…
😉
10 Outubro, 2014 at 0:43
É impressão minha ou…. não és grande apreciador do Rojo, pois não?
10 Outubro, 2014 at 0:47
Vou mandar um mail para a Querida Julia para te juntar com o Rojo para voltarem a ser amigos 🙂
10 Outubro, 2014 at 1:37
larga lá o gajo!
agora se enterrar, olha, até jogam de vermelho!
e sao rojo devils!
10 Outubro, 2014 at 10:04
Larga a piça do Rojo caralho!!!
10 Outubro, 2014 at 0:29
Por mais que aprecie o trabalho do homem até ao momento, a verdade é que penso que às vezes fala um pouco demais, não é necessário declarações diárias, é a minha opinião.
10 Outubro, 2014 at 0:39
A única infelicidade que vejo é o facto do clube ainda engolir em seco quando se mete Sporting e exigência na mesma frase. Vivemos ainda com medo que isto desabe tudo outra vez ou então não nos considaramos ainda ao nível das nádegas. Para quê tanto medo? Estamos felizes por ainda não termos derrotas no campeonato? Tão grande como os maiores da Europa caralho!
10 Outubro, 2014 at 0:40
Não vejo grandes problemas nesta declaração…bem pior são as do William…
Exigência máxima é o que estas palavras ditas no meio de Sportinguistas fazem transparecer e acho que BdC está a fazer muito bem em voltar a conferir esta mentalidade!
Mas também acho que BdC “anda a falar demais” e a desgastar a sua imagem e hoje por exemplo li declarações que não gostei e achei totalmente desnecessárias: Falou que os outros clubes representavam bairros ou províncias e também sobre o jogo com o porto…pior só se sair de lá morto…se calhar estam à espera que isso aconteça….
10 Outubro, 2014 at 0:52
Nem pressão nem motivação, uma realidade que subscrevo a 100%.
Quem não está no Sporting para ganhar tem muitos clubes para onde ir…
10 Outubro, 2014 at 1:05
Sem dúvidas, mas até que ponto em vésperas de duas saídas que podem ditar o sucesso ou insucesso da época serão oportunas? Se correr bem, fantástico, mas…e se corre mal? Vamos pôr Alvalade a ferro e fogo novamente nem com 1/3 da época jogado?…Estas são as minhas dúvidas, como reagirá o Presidente, e como iremos nós reagir…
SL
10 Outubro, 2014 at 1:17
Essa ciência da futurologia não domino, o que nós dominamos é a forma de ser sportinguistas sendo fiéis ao nosso lema e aos ideais do nosso fundador, ou não seriamos o Sporting Clube de Portugal…
10 Outubro, 2014 at 1:36
Nogueira,
Não sei quantos anos tens, mas eu sou do tempo do velhinho em que o figo era o cai cai, há-de a ver com certeza malta mais nova e mais velho do que eu. A nossa linha de compreensão para com os nossos jogadores é muito fina, assobiamos quando estão na nossa casa para aplaudir quando eles estão fora.
Com isto quero dizer o seguinte: Estar no Sporting é estar para ganhar faça chuva faça sol, chovam pedras chovam papoilas, e quando se lida com um grupo, temos de nos lembrar que são aprox 30 personalidades diferentes e cada jogador reage de forma diferentes, e eu pessoalmente, não vejo vantagens do “quem está mal mude-se” antes de dois jogos importantes”.
Mas, espero que seja eu que esteja a exagerar sobre o que foi dito, e que saiamos vencedores dos próximos 3 jogos, porque significa sair lançado para uma muito boa época 🙂
SL
10 Outubro, 2014 at 1:37
há-de haver ( já é do adiantado da hora)
10 Outubro, 2014 at 0:58
Já manifestei várias vezes o meu desconforto com a “comunicação” no Sporting, sobretudo através do presidente, nomeadamente quanto ao timing de algumas declarações.
Li isto várias vezes para ver se me tinha escapado alguma coisa. E depois de ler isto várias vezes continuo a achar o que foi dito normal – talvez o contexto em que o assunto foi abordado possa parecer estranho, mas também não sei se o que foi dito foi resposta a alguma pergunta ou foi uma declaração espontânea.
Foi várias vezes referido que a época passada era o nosso “ano zero”. Uma época em que o objectivo assumido era atingir a CL, aproveitando as oportunidades que surgissem para ir mais além. Uma época para reconquistar o orgulho dos Sportinguistas, mais que para conquistar títulos.
Mas no Sporting, uma época assim só é admissível na ressaca do descalabro de uma época como a anterior. É algo dificilmente repetível, e que se esgota numa época. Numa época esgota-se a condescendência do “fazer o melhor possível”, e da alegria pelo regresso à Champions.
O “ano-zero” já foi. E porque correu bem, a exigência esta época é naturalmente maior – “Acabou-se os paninhos quentes e a satisfação com as meias vitórias”.
Parece-me bem mais questionável afirmar que partimos da pole-position, que afirmar claramente que no Sporting só se fica satisfeito com a vitória, e que quando isso não acontece os jogadores não podem esperar sorrisos de ninguém – “Com esta direcção só há um resultado que pode dar sossego aos jogadores durante a semana: a vitória”.
Depois, parece-me evidente que para os jogadores não há aqui novidade nenhuma. O que foi dito está mais que assimilado pelos jogadores e pela equipa técnica. Sabem bem quer da exigência que recai sobre eles, quer da confiança que neles é depositada.
Que aquilo que lhes é feito sentir em privado seja reiterado em público, é, além de uma forma de lhes assegurar que não há discursos diferentes consoante a ocasião, uma forma de fazer sentir aos jogadores que a sua responsabilidade não é perante a direção do Sporting, é perante os sócios e adeptos do Sporting – a direção do Sporting são “apenas” as pessoas eleitas pelos sócios para gerirem o Sporting, e responde perante esses sócios.
Este discurso devia ser necessário? Em minha opinião não. Mas há acontecimentos e circunstâncias vividos no seio de vários plantéis do Sporting que estão demasiado próximos no tempo – e há vários jogadores deste plantel que viveram alguns desses acontecimentos e circunstâncias.
Para mim (e para os jogadores deverá ser o mesmo), este discurso não traduz pressão nem motivação, coisas demasiado circunstanciais. Traduz algo permanente, para quem representa o Sporting. Responsabilidade.
Para quem tenha medo de assumir a sua (responsabilidade), há outros clubes, “pelo Mundo e em Portugal”.
10 Outubro, 2014 at 1:04
Quanto ao timing, desta vez parece-me correcto. Fóculporco e Schalke são os fregueses que se seguem.
Sorte, espera-se. Responsabilidade, exige-se.
10 Outubro, 2014 at 1:00
Este criticismo dos adeptos sportinguistas para com o Sporting já chateia… Porque não discutir ideias e estratégias para enfraquecer os nosso inimigos (porcos, lã-piões, orelhas, bufas, fpf, liga, apaf, fundos, cs, etc) …
Só falta discutir se o Presidente está gordo demais ou fuma de menos…
10 Outubro, 2014 at 1:18
Se nós Sportinguistas contribuimos para o clube, temos tanto direito de elogiar como de criticar. Volto a frisar. A incompetência de uma pessoa, começa onde termina a sua competência. Lá por BdC ser muito em determinados assuntos, não quer dizer que o seja em todos, e quando decide atravessar outros campos a situação pode-se complicar.
Pior que uma má decisão é não tomar decisões, pior que um erro é não assumir o erro.
Bruno de Carvalho é uma lufada de ar fresco, defende o Sporting como ninguem, tem feito muito pelo Sporting. Mas, em cada intervenção mencionar os fruteiros e os de carnide ainda que indiretamente, começa a ser exagerado na minha opinião.
O saber-se posicionar, o saber falar no momento certo também é uma forma de enfraquecer o adversário.
Não me venham com demagogias de quem tem medo compre um cão, ou somos os maiores e nós é que sabemos.
Atualmente o desporto em Portugal é como um tabuleiro de xadrez e um xeque mate não se faz em uma jogada
SL
10 Outubro, 2014 at 8:26
🙂
10 Outubro, 2014 at 1:08
E já agora, falemos do impacto das palavras.
Posso estar enganado, mas no último jogo em que houve essa “pressão” do presidente enfiámos 4 batatas em Barcelos com uma primeira parte soberba. Entrámos à campeão. À Sporting. Na semana a seguir, uma calmaria do caralho e…45 min de avanço. Voltámos a enfiar as 4 batatas mas pusemo-nos a jeito já que a 25 do fim ainda estava 0-0.
O presidente falou de fundos. Fundo aqui, fundo acolá. Afunda aqui, afunda ali. Resultado? Vão acabar os fundos.
Por mim, que continue a falar.
10 Outubro, 2014 at 1:24
Sinceramente,
Alguém acredita que foi por o Sporting se ter demonstrado contra os fundos, que a FIFA decidiu o que decidiu?.
Essa decisão da FIFA já estava a ser pensada à épocas, por coincidência ou bom trabalho de casa, a direção rescindiu com a Doyen num momento crucial para o futuro dos fundos de investimento.
De qualquer das formas, com razão ou não, foi feito o que devia ser feito na altura em que devia ter sido feito. Para sanguessugas já bastam os que andaram anos lá a mamar.
SL
10 Outubro, 2014 at 1:27
O “momento crucial” foi o Sporting que o proporcionou. Não tivesse surgido este problema com a Doyen e a implacável denúncia do presidente nos fórums internacionais, essa decisão não aconteceria agora. Posso apostar contigo.
10 Outubro, 2014 at 1:42
A sério que acreditas que foi a denúncia do Sporting?
Ok
A uefa aquando da contratação do Mangala pelos fruteiros, portanto, em 2011, já estava a elaborar um documento para terminar com os fundos como os conhecemos.
O Sporting não teve nada a ver com o assunto. O que a direção fez e muito bem, foi aproveitar o momento, para rescindir o contrato e denunciar a sua resolução porque iria encontrar defensores.
Mas, atenção que esta é a minha opinião, que vale o que vale.
SL
10 Outubro, 2014 at 2:02
O Sporting foi o ÚNICO clube que teve a coragem de contar em público o outro lado da história. O lado da vítima. Pelo menos que eu tenha conhecimento. Se achas que isto não teve impacto nenhum no TIMING da decisão é a tua opinião. Foi o Sporting que motivou a decisão? Obviamente que não. Terá sido o Sporting a acelerar a implementação da mesma? Eu acredito que sim.
Incrível, como dizes que “o Sporting não teve nada a ver com o assunto” dessa forma tão simplista e leviana quando o histórico dos acontecimentos comprova exactamente o contrário. Eu não acho que o presidente anda a falar para as paredes feito estúpido. Eu acredito que as pessoas o querem ouvir porque ele está a assumir posturas inimagináveis para o futebol que temos. E se as pessoas o querem ouvir é porque acham que o que ele diz tem relevância. Se calhar não para ti. Mas posso-te já dizer um conjunto de jornalistas britânicos que praticamente acamparam á sua porta para poder fazer um artigo exemplar sobre o assunto. O Sporting foi o exemplo que todos eles precisavam para fundamentar o “monstro” dos TPO.
10 Outubro, 2014 at 2:10
“O Sporting não teve nada a ver com o assunto”
É esta forma simplista e leviana como se dizem estas coisas que me intriga. Não sei se achas mesmo isso ou se pretendes desvalorizar a batalha que o presidente travou.
Facto: O Sporting foi o ÚNICO clube que contou publicamente o outro lado da história, o lado da vítima. Meteu nomes aos bois, denunciou conflitos de interesse com os seus rivais, etc.
Facto: O presidente foi convidado (não foi ele que se autoconvidou) para fórums internacionais cujo tema era precisamente o TPO
Facto: Jornalistas britânicos praticamente acamparam à sua porta para ouvir o caso Doyen-Sporting
Facto: Poucos dias depois disto tudo, a Uefa anuncia o fim dos TPO.
É fácil fazer a ligação. Mas também é fácil desvalorizá-la. Cada um escolhe a que quiser.
10 Outubro, 2014 at 2:13
Desculpa lá a repetição.
10 Outubro, 2014 at 8:18
Concordo com a opiniao do Pedro Miguel.
Bruno de Carvalho teve foi um timing impecavel, sabendo que essa decisao da UEFA sairia dentro de pouco tempo.
10 Outubro, 2014 at 8:19
*FIFA
10 Outubro, 2014 at 1:12
Muito sinceramente, não vejo necessidade do presidente ter tempo de antena todos os dias. Eu acho que aqui nem está em causa a mensagem de exigência, antes o aproveitamento de uma iniciativa para lançar novas frases mediáticas (além desta, aquela dos clubes de bairro).
Fará parte de uma estratégia? Não sei. Mas sei que a ideia que me é passada é a de que o presidente está rodeado de pessoas que lhe dizem ‘sim, Sr presidente!’, mesmo que não concordem com o que está em causa. E isso, sinceramente, preocupa-me.
10 Outubro, 2014 at 1:19
Antes tinhamos presidentes que eram yes man dos Salgados, Ricciardis e afins.
Agora temos um presidente rodeado de yes man.
Nao gosto de nenhuma opcao, apesar de prefirir a ultima.
10 Outubro, 2014 at 1:21
Pode ser que acalme esta vontade de falar, depois do nascimento da filha.
10 Outubro, 2014 at 1:22
Cherba, o que sei e pelo que vejo é que o Bruno de Carvalho continua fiel aquilo que era antes de ser Presidente. E isso deixa-me descansado.
10 Outubro, 2014 at 1:47
Nogueira,
Sem dúvidas. Sempre ouvi dizer que quem diz a verdade não merece castigo além de que é preferível uma pessoa bruta e honesta, do que simpática e hipócrita.
Para mim o problema, é que é um meio desportivo, em que as variáveis são muitas e onde a vitória dita regras.
Espero sinceramente, que se correr mal, continuemos todos a apoiar como se tem apoiado até ao momento, se correr bem, espero que todos saiamos à rua para mostrar quem de facto manda no desporto em Portugal!
SL
10 Outubro, 2014 at 1:24
Cherba, o presidente não tem “tempo de antena”. Simplesmente diz aquilo que acha que deve dizer, nos contextos em que está inserido. Agora, se a CS escolhe a dedo aquilo que lhe interessa dar destaque nada podemos fazer.
Sabes que mais? Acho que a estratégia do presidente é mesmo falar. Muitas vezes sozinho, para provocar reacções mesquinhas e aziadas do ambiente que envolve o futebol sejam eles comentadores, jornalistas ou rivais. Acção, Reacção, Consequência.
Ex: O presidente ataca um rival, os lacaios da CS saltam a terreiro, os sportinguistas indignam-se, cerramos fileiras. Unimo-nos, porque vemos toda a gente contra nós. A meu ver isto é genial, por um lado desmascara as reais intenções da CS, por outro mete os sportinguistas em alerta, unidos e ao seu lado.
10 Outubro, 2014 at 1:43
pegando no que escreveste, acho que faz muito que fale fale fale..
deixa-os pegar em tudo o que le diz, esmiuçar , aprovar, desaprovar, criticar o que ele diz…
foquem -se nele! deixem o resto SCP trabalhar em paz… acho que é essa a estrategia… simplesmente
10 Outubro, 2014 at 2:22
Cherba, para teres essa ideia, saberás com certeza mais do que nós (do que eu pelo menos). De facto, num Sporting a uma só voz será difícil perceber se há quem não concorde. Falam (não só os paineleiros rivais mas também alguns Sportinguistas) em Coreia do Norte, em Venezuela, “Conversas em família”… Sendo a uma só voz, dificilmente vamos saber se não é mesmo assim. Se calhar é.
Deixa ser. Não me parece que tenhamos algo a perder. E teremos talvez muito a ganhar. Antes do mais, o espaço que perdemos em 30 anos de impotência. 30 anos de nos contentarmos com “ao menos os lampiões também não ganharam”. Tantas voltas de atraso se calhar só se recuperam com um Presidente a ter que falar por ele e pelos outros que o antecederam e que ficaram caladinhos e tão bem na fotografia (tão bem tão bem que agora alguns até aproveitam para reviver aqueles “momentos kodak” com os seus velhos amigos na tribuna de Alvalade).
Incomodo-me genuinamente com gente hipócrita. Mas não me incomodo absolutamente nada com quem diz o que pensa, mesmo que não seja o politicamente correcto. E portanto não me incomoda o Presidente do Sporting dizer o que pensa (até por ser um Sportinguista a pensar), que é precisamente o que ele tem feito desde que o ouvi pela primeira vez, no debate inicial de 2011. Recomendo aos que, com ele, quiseram “lutar e resistir” mas agora arrepiam-se por não ouvir palavras mais “doces”, revejam esse debate (que, felizmente, ainda anda “por aí”) e tentem perceber quem é que mudou, ele ou vocês.
A quem nunca teve pachorra para o aturar, repito aquilo que foi dito na AG (sim, pelo Presidente da Coreia do Norte). Tudo isto são opções. Poderiam ser outras opções? Com certeza. Mas nesse caso seriam as opções de outra pessoa, de outra Direcção. Quem vier a seguir e quiser ir por outro caminho estará no seu direito. Para já, tem que esperar até 2017.
10 Outubro, 2014 at 6:59
Jamais me incomodará alguém dizer o que pensa e não é isso que estou a questionar. Farto de presidentes hipócritas estamos nós, certo? Mas questiono, mesmo, a necessidade de estar regularmente a fazer-se ouvir e a centralizar o protagonismo.
Seja como for e acreditando que o presidente veio para ficar muito tempo, acredito que aprenderá a gerir melhor este lado mediático onde, quando constantemente usada, uma imagem se vai desgastando.
10 Outubro, 2014 at 8:44
Até posso perceber a questão da regularidade, mas não percebo qual o problema da projecção do protagonismo. Passe o “sound-byte”, o Presidente do Sporting tem que ser, só pode ser um protagonista principal do futebol português (um dos nossos problemas foi os antecessores terem quase sempre tentado passar ao largo das questões e das polémicas).
Mas esperemos que sim, que vá tendo a capacidade e humildade de aprender com os erros. Por enquanto, a meu ver, ainda não teve oportunidade. Mas isso agora já sou eu com o meu mundialmente célebre optimismo.
10 Outubro, 2014 at 8:29
O que ele está a fazer é a ocupar o espaço mediático e a focar a atenção nele. É uma táctica usada por muitos, Mourinho por exemplo. Enquanto o que ele disser fôr verdade e consistente quando falar de assuntos sérios, como tem sido sobre a merda que anda no futebol há 30 anos, venha mais. Depois que faça comentários de tasca sobre assuntos de tasca como essa dos bairros e a da côr da bandeira, também não me machuca. Não pode é misturar coisas sérias com tasquices, nem falar mais de tasquices que de coisas sérias. Por enquanto as àguas estão separadas e o ratio sob controlo. Mas tens razão com o do “sim senhor presidente”, é um risco, não me parece que já lá estejamos mas é preciso ter cuidado. Mas não me lixem, alguém que chama os bois pelos nomes como ele, que finalmente se ouve alguém chamar de RUFIA a um rufia, desculpa mas a mim alivia-me. Por isso os apartes, para mim são aperitivos.
10 Outubro, 2014 at 1:20
qual foi a pergunta?
foi do ar?
BdC vinha com o texto ensaiado?
está fora de contexto, aqui exposto dessa maneira?
eu prefiro focar-me na parte:
” Eles sabem, estão contentes e não têm pressão alguma”
eu, pessoalmente, abordo falhas inicialmente numa perspectiva de desculpabilização, antes de apontar o dedo a quem falha prefiro pensar que a falha foi devida a causa externas.
MAS o discurso nunca pode ser, à partida, de desculpabilização! primeiro exige-se, depois desculpa-se.
A culpa é primeiro da estrutura, depois vem a falha individual.
Grande maioria das vezes, a falha individual acontece e a estrutura nao tinha previsto essa falha, nao há um plano de contingencia…
Portanto, para mim, à partida o discurso de exigência nunca fica mal!
Se cair mal a alguém, azar…
E nem percebo a celeuma, referia-se a alguma situação ou jogador me particular?
Não? então deixem-se de merdas…
qual foi a pergunta mesmo?
eu prefiro focar-me na parte:
” Eles sabem, estão contentes e não têm pressão alguma”
repito porque é importante
e se ficarem com pressão é porque já vem tarde…. foda-se estão no SCP
10 Outubro, 2014 at 1:30
“já te calavas” é uma “tag” profundamente injusta, principalmente para quem apenas disse algo que, tantas vezes, muitos de nós também já disse.
10 Outubro, 2014 at 1:42
É possível que tenhas razão, mas representa o meu estado de alma na altura q postei. Acordei com as declarações sobre as idas ao Porto, finalizo o dia com estas declarações. Parece-me um protagonismo exagerado (mesmo que seja estratégico)
10 Outubro, 2014 at 2:46
Discordas das declarações?
10 Outubro, 2014 at 7:04
No que toca estas, parecem-me descabidas tendo em conta o evento onde estava.
10 Outubro, 2014 at 8:26
Não me referia ao contexto mas ao conteúdo.
10 Outubro, 2014 at 2:56
É um protagonismo exagerado. A decisão de falar todas as semanas na Sporting TV também foi errada e agora, talvez tarde de mais para recuar, prefere-se uma fuga para a frente com todos os exageros que isso trará.
Em todo o caso valem também decisões muito boas como as de ter trazido Marco Silva para substituir Leonardo Jardim que já tinha sido também uma grande decisão.
Só é pena, a meu ver, que não o deixe ser a autoridade máxima no banco suplentes como acho que deveria ser.
10 Outubro, 2014 at 3:03
Não esquecendo: a vinda do Nani por empréstimo também foi um acto de gestão desportiva excelente.
10 Outubro, 2014 at 3:28
É o problema de deixar que os rodolfos reis e os guilhermes aguiares e outros paineleiros façam meninos nos nossos ouvidos. Acabamos por repetir os mesmos disparates, mas a eles encomendaram-lhes e pagaram-lhes, a nós ninguém nos paga…
Mas quem é que disse que o programa na Sporting TV era semanal?
10 Outubro, 2014 at 4:07
Okay. É mensal, já vi. Erro meu. Fico corrigido. De resto esquece lá o Aguiar ou o Rudolfo. Não vale mais a pena tentar colar vozes dissonantes do carneirismo total a portistas ou lampiões.
10 Outubro, 2014 at 8:29
Esquece tu lá isso da agro-pecuária.
10 Outubro, 2014 at 9:44
Que eu saiba o presidente nunca fez uma substituição.
Sabes qual é o problema? Muita gente ou não ouve o presidente (curioso que dizem que ele fala muito mas continuam a não ouvir o que ele diz) ou já tem um preconceito pré estabelecido em relação a ele.
A autoridade máxima no banco é o treinador. O presidente só está lá para verificar comportamentos. Ele já disse isto mais do que uma vez.