«Não vejo a transferência para o Sporting como um passo atrás. Foi um momento importante, estou feliz. O mais importante era continuar a jogar e a ter saúde».
As palavras de Nani que, como seria de esperar parecem ter passado ao lado de quem decide das capas dos diários desportivos deste país, são, quanto a mim, o espelho do que o 77 vem fazendo em campo. Recebido em euforia por uns e com desconfiança por outros, já para não falar dos que fazem da maledicência o seu desporto preferido, Nani demorou um jogo a integrar-se. Frente ao Arouca, à procura de perceber as movimentações da equipa e pese os lampejos de classe, foi traído pela ansiedade e pela vontade de tudo fazer. Dos cantos aos livres, passando pelo tão falado penalti, Nani queria era a bola, de forma a poder dizer aos Sportinguistas que ele tinha voltado de alma e coração e que estava ali para fazer a diferença.
Esse mesmo penalti ampliou as vozes de quem fazia figas para que o seu vaticínio desse certo: «o Nani está acabado e vem para cá armar-se em vedeta! Vai dar cabo do ambiente no balneário». Vem o jogo na Luz e o extremo deixa bem vincada a sua qualidade, voltando a repetir a dose na recepção ao Belenenses. A equipa jogava, criava, mas não ganhava, daí que Nani e os restantes fossem alvo fácil para quem, à semelhança dos tecnocratas que gerem as grandes empresas transformando as pessoas em números de uma folha excel, acredita que só se joga bem e só se mostrar trabalho quando se ganha. Mas a equipa, com um Nani totalmente integrado e empenhado, voltava a deixar escapar a vitória, desta feita em Maribor. Na memória, mais do que o golo que foi considerado o melhor da jornada, ficava a forma como aquele que é um dos melhores produtos de sempre da Academia, puxou da sua experiência e qualidade técnica acima da média e assumiu a liderança da equipa.
Depois disso, seguiram-se duas goleadas fora – 0-4 em Barcelos em em Penafiel – o empate com o fcp e a derrota com o Chelsea. Em todos os jogos, o mesmo Nani: completamente empenhado, sem medo de assumir as despesas da equipa, capaz de aparecer ao meio e nas alas, sem pruridos em recuar, pressionar, ajudar a defender. E, depois, toda a diferença que faz a sua capacidade técnica e a sua potência muscular, tanto nos confrontos directos como nos movimentos de envolvimento (entristece-me ver Sportinguistas que se desfazem em elogios aos Gaitáns e Braimis desta vida e, depois, dizem que o Nani é bom por cá mas a jogar assim não chega para voltar ao United. E já não falo dos que diziam que sim a um tal de Markovic…).
Infelizmente, continua a haver quem esteja à espera que Nani demore um segundo a mais do que o suposto a soltar a bola, para libertar o assobio. Talvez sejam os mesmos que o assobiavam há sete anos. Talvez sejam, apenas, assobiadores natos, incapazes de perceber que, em Alvalade, formado pelo Sporting, mora um jogador de nível mundial e, quanto a mim, o melhor executante da nossa Liga. Mais importante ainda, incapazes de perceber que Nani, a cada novo jogo, dá provas de estar comprometido com a equipa, não renega esforços para ser mais um a lutar pela vitória e não vira costas à responsabilidade de ser um dos líderes em campo. Naquele seu estilo em que, por vezes, parece transformar o relvado no alcatrão de uma rua dos subúrbios, Nani diz que está feliz. Comprová-lo quando o vemos em campo, devia ser motivo de ainda maior felicidade para qualquer Sportinguista.
14 Outubro, 2014 at 8:11
Melhor jogador a actuar em Portugal, e é um privilégio (pelo menos para mim) vê lo jogar com a verde e branca vestida.
14 Outubro, 2014 at 9:28
E tens a quem agradecer?
14 Outubro, 2014 at 9:43
Ao Godinho…
14 Outubro, 2014 at 15:44
Ao godo, não, que não contratava. Eu ia a dizer “ao Freitas!”, mas não pode ser, Nani tem estado apto para a competição.
Olhai, não sei que vos diga. É que nem o Duque riscava nestas coisas…
14 Outubro, 2014 at 10:25
Ao BdC parece-me óbvio. Tal como a construção do pavilhão nunca ter estado tão próximo de ser construído tbm fica-se a dever a esta direção entre outras coisas bem feitas.
Agora não alinho em dizer que tudo sim só pq é BdC , crítico quando acho que tenho de criticar e elogio quando acho que tenho q elogiar.
14 Outubro, 2014 at 9:54
Concordo exatamente com isto 🙂
14 Outubro, 2014 at 8:25
É fantástico poder vê-lo ao vivo pelo menos de 15 em 15 dias, confesso que por vezes tb gostava que ele soltasse a bola mais rápido em certos lances mas o artista é ele e na maior parte desses mesmos lances ele decide sempre bem, por isso o meu desejo é que ele para a próxima época continue na nossa equipa, e acredito que será possível, acredito que o Presidente tudo fará para garantir a sua presença entre nós.
14 Outubro, 2014 at 8:28
“…daí que Nani e os restantes fossem alvo fácil para quem, à semelhança dos tecnocratas que gerem as grandes empresas transformando as pessoas em números de uma folha excel…”. Lembrei-me do post sobre a entrevista do LJ, que não comentei por falta tempo mas ao qual hei-de voltar…
Sobre o regresso do Nani: o exemplo acabado de como a “realidade” encomendada pelos fazedores de opinião futebolística é bastas vezes o principal obstáculo a encontrar uma situação win-win, algo em que ambas as partes ficam a ganhar. Saúdo a coragem do Nani em romper com essa “realidade”. A coragem de ser feliz.
14 Outubro, 2014 at 8:29
Bom dia a malta da tasca !
A meu ver, nota-se e bem, a “felicidade” do Nani ! Agora, se é por voltar a jogar no nosso Grande Sporting, ou se apenas por jogar mais e no fundo ter um papel de estrela na equipa. O tempo o dirá.
Sinceramente até acredito que para o ano, ele volte. Empréstimo ou definitivo, acredito nisso.
Relativamente aos assobios, acho que há muito ressabiado, seja lá porque razão for, por ai perdido ! Ou então, em ultimo caso, tenha uma costela lampiã.
Cumps
14 Outubro, 2014 at 8:33
É um prazer ver jogar o Nani com o manto verde no corpo!
Para aqueles que andavam sempre a dizer que precisávamos de experiencia para jogar com a juventude… foi claramente a melhor resposta.
Força Luis Carlos 🙂
14 Outubro, 2014 at 8:36
Fantástico, termos um jogador destes na nossa equipa…e “nascidinho” em casa…
Bom dia para a familia da Tasca…
Boa saúde…
Um abraço do Max e SL
14 Outubro, 2014 at 8:50
O Nani é o Jordão que nunca tive oportunidade de ver jogar.
14 Outubro, 2014 at 11:45
val verde o jordão é e séra sempre o meu idolo, que jogador
14 Outubro, 2014 at 14:28
Sem contar com os 5 violinos, era o jogador que eu mais gostaria de ter visto jogar. Um verdadeiro símbolo como jogador e como Homem, segundo dizem.
14 Outubro, 2014 at 8:54
Na altura que veio disse que Nani seria o melhor reforço da época e o maior candidato a jogador do ano.
Muitos foram os meus amigos que disseram que eu era maluco, que o Nani vinha era para o bom tempo e coisas do género. Tal como o Cheba para mim o pior é mesmo quando há Sportinguistas a dizer isto.
Está a corresponder em campo aquilo que esperava dele e que outros esperavam que não fizesse. A continuar nesta forma, e sem lesões, podemos chegar a maio com um sorriso!
14 Outubro, 2014 at 8:55
Para mim assobiar um atleta com a camisola do sporting vestida e durante o tempo regulamentar duma competição é o mesmo que bater na mãe.. Infelizmente há por aí muito sportinguense mal formado! Os que assobiaram o Nani foram os filhos dos e os mesmos que assobiaram o Figo quando caía no relvado com uma carga por não soltar a bola, que assobiam agora o Carrilo e teriam assobiado o Ronaldo se não tivesse saído naquele ano…
São os yes men dos Moutinhos desta vida e não percebem que uma equipa precisa de equilibrar diferentes tipos de jogadores, e uma equipa de Moutinhos por mais intensidade de jogo que tivesse não chega..
Obrigado Nani!
14 Outubro, 2014 at 11:25
+1
14 Outubro, 2014 at 8:59
Já agora…
Li umas declarações do Slavchev a dizer que se não joga mais a culpa é dele e que lhe cabe mudar isso!
Não sei se temos jogador.. Mas temos homem!
14 Outubro, 2014 at 9:41
Também já li essas declarações. Espero que ele se consiga adaptar, pois todos somos poucos para ajudar.
14 Outubro, 2014 at 10:29
Sim tbm li , mas começo a ter dúvidas que venha a ser reforço. Nem na equipa B tem sido convocado. Tenho pena porque pelo menos fisicamente parecia me ser o jogador que precisávamos para a posição 8.
14 Outubro, 2014 at 10:37
Com Adrien na A e Wallyson na B….confesso…não estou a ver onde é que ele vai ter espaço…só quando o Wallyson passar a ser o suplente oficial do Adrien (que confesso…não deve demorar muito) e aí pode ter algum espaço na B….
Bom jogador, gostei do que vi (tem ritmo, raça e qualidade…faltou no que vi entrosamento e rotinas) mas sinceramente…daqueles que temos melhor na academia…Mas pode ser que com tempo na B ele possa crescer e ser uma alternativa…algures não sei bem onde (se não sair nem o Adrien nem o Wallyson)…
14 Outubro, 2014 at 8:59
Com o regresso do Nani voltamos a ser um clube com carisma.
Qualquer criança de 7 ou 8 anos percebe isso. Infelizmente há os profissionais do assobio que alcançam menos do que uma criança de 7 anos.
O Sporting somos nós e o Nani é claramente um dos nossos. Ponto!
14 Outubro, 2014 at 10:00
Isso é a “vossa costela” verde a pensar por vós…
Qualquer criança fica fascinada é com “os eliseus” do nosso futebol..!!
Quanto aos “profissionais” do assobio, fariam muito melhor…se ficassem em casa…!!
SL
14 Outubro, 2014 at 11:34
Por acaso o Eliseu é um incentivo para todas as crianças que queiram ser jogadores de futebol… “Se ele consegue todos nós conseguimos”.
14 Outubro, 2014 at 11:57
Pois…!! 🙂
SL
14 Outubro, 2014 at 12:48
O Eliseu é “Grande” jogador… também já chega de bater no rapaGão
14 Outubro, 2014 at 9:00
Já não sei em que jogo foi, mas cedo reparei que o compromisso do Nani era uma evidência. Ou foi num golo qualquer de um colega, festejado com imensa garra, ou foi num outro momento qualquer. Já não me lembro, mas aí descansei. Sempre achei que os moldes da transferência/empréstimo fariam com que não houvesse rigorosamente nada a temer e tudo a ganhar. O resultado tem sido óbvio. O difícil será ver passar um ano e perceber que não há forma de garantir o jogador, porque este jogador não só não tem igual em Portugal, como é demasiado grande para o campeonato que temos. Não sei, mas o Nani deve acabar no Arsenal. É só um palpite. Ou então muda-se para um PSG ou uma Juventus. Talvez o Milan, que parece estar a querer voltar. Seja como for, o Nani vai ser sempre daqueles que vou lembrar com um sorriso enorme e um grande obrigado. Mas até lá, vou curtir o Nani de manto sagrado até ao último minuto.
14 Outubro, 2014 at 9:03
É daqueles jogadores que faz valer o preço da GameBox.
14 Outubro, 2014 at 9:06
Deixar para trás um sonho para reencontrar o passado para ser feliz é um acto de fé e de enorme maturidade. Este Nani é um monstro, e para mim enquanto Sportinguista enche-me de orgulho por voltar a vê-lo novamente de Manto Sagrado.
Este Sporting merece, eu acredito no Karma.
SPOOOOOOOOOOOOOORTING
14 Outubro, 2014 at 9:11
O Nani mostra a cada jogo que está comprometido com a equipa e que não veio passar férias e à procura do bom tempo (que valha a verdade tb não tem tido :)).
Os palermas assobiadores profissionais que metam o assobio num certo sitio, esses pseudo-Sportinguistas têm que aprender que durante os 90′ é para apoiar, no fim que assobiem à vontade!
Pode ser que consigam criar uma nova modalidade!
Força Nani, força Sporting!!!!
SL
14 Outubro, 2014 at 9:12
Pinguei a cueca quando soube que o Nani regressava a casa. Esperava muito do Nani, mas tanto também não 🙂 Que abuso!!!
O melhor jogador da Liga joga com as nossas cores.
Os atrasados vermelhos e sobretudo os parvos do Sporting já devem ter percebido os disparates que andaram a dizer…
14 Outubro, 2014 at 9:14
E Nani tem sido um líder dentro de campo, a dar o exemplo em vários aspectos.
14 Outubro, 2014 at 9:16
Nani é só o melhor jogador a actuar em Portugal! E nós temos o privilégio de o ver jogar com o manto sagrado!
Acho muito bem que o Nani assuma o jogo, comande a equipa até porque assim os restantes jogadores terão mais liberdade criativa, mais oportunidades de arriscar, mais oportunidades de errar e aprender com isso. Os críticos irão estar focados nos erros do Nani!
14 Outubro, 2014 at 9:20
Não vale a pena perdermos o nosso tempo/energia com a malta que só sabe dizer mal. O Nani é o melhor jogador da liga, ponto. Até os rivais o elogiam. O próprio Mourinho o elogia. Caguei para a malta que só sabe dizer mal. Força Nani!
14 Outubro, 2014 at 9:21
Confesso que duvidei até á ultima o seu regresso, pois sabia que se viesse a confirmar que ia ser a contratação do ano.
Que jogador! Demasiado grande na minha opinião para o campeonato Portugues. A nós, cabe-nos aproveitar os momentos que ele nos vai proporcionando em conjunto com a equipa que comanda.
Cherba, no post faltou só uma coisa : Acabar o texto com isto :
http://www.youtube.com/watch?v=q2rIJDy9H9M
🙂
14 Outubro, 2014 at 9:25
Fui um dos que ficou eufórico com o regresso do Nani. É uma daquelas contratações que empolgam os adeptos e que há muito não tínhamos.
Para mim, é o melhor jogador a actuar cá e é um privilégio poder assistir ao vivo um jogador desta qualidade.
Quem acha que bons são os dos outros, devia ter um pouco mais de auto-estima clubista.
14 Outubro, 2014 at 9:30
Ps: Nani é um dos melhores jogadores a sair da Academia. Pars quem tanto se orgulha da formação, não faz sentido criticar o seu regresso e/ou colocar em causa a sua determinação.
Não era exactamente isto que queríamos que um jogador fizesse?
14 Outubro, 2014 at 9:34
se calhar assim com declarações destas alguns passam a entender melhor as coisas:
“Depois, o Nani veio dar uma grande qualidade qualidade à equipa do Sporting, é um excelente jogador, de nível muito alto. Há bons e grandes jogadores e o Nani é um grande jogador. Um bom jogador é aquele que joga bem e o grande é aquele que joga bem e coloca os outros a jogar bem, que é o caso do Nani” – Jorge Jesus
14 Outubro, 2014 at 9:44
Subscrevo o post. Nani é para já um dos melhores jogadores do campeonato… a par do Patrício, Cédric, Mauricio, Sarr, Paulo Oliveira, Jefferson, JSilva, William, Rosell, Adrien, JMário, Carrillo, Slimania, Montero, CMané, Capel e mais um ou outro.
14 Outubro, 2014 at 11:26
+1
14 Outubro, 2014 at 16:17
+2
14 Outubro, 2014 at 9:49
Eu fui das que dormiu mal na noite em que Nani chegou novamente a Portugal. Sempre gostei dele e voltar a vê-lo com a verde e branca vestida foi para mim uma emoção enorme. Claro que depois tive de sofrer a bom sofrer quando ele falhou aquele penalti logo no jogo da estreia, mas ‘no passa nada’… sou sportinguista desde que me conheço e como tal tenho a plena consciência que para nós nada é fácil …. eu sabia que ele iria ser uma peça fundamental na nossa equipa …como na verdade o é neste momento.
14 Outubro, 2014 at 9:50
Tenho aqui no trabalho um cromo lampião que é anti-Nani (bem, basicamente o gajo é anti-tudo, fala mal de tudo e todos). Que o Nani vinha armado em vedeta, fez a festa quando falhou o penalty (que não deveria ter batido, by the way, fique aqui gravado em pedra), que não passa a bola, etc…
Há uns dias, naquelas discussões de quem joga bem ou mal… defendeu que o Sporting tem OBRIGAÇÃO de jogar bem melhor este ano porque… tem Nani.
14 Outubro, 2014 at 10:09
Nuno, dá um desconto. Esquizofrenia é uma doença muito comum nos adeptos desse clube.
14 Outubro, 2014 at 11:13
Não graves isso na pedra…dá a pedra ao gajo para fumá-la e ter uma desculpa para dizer disparates….
14 Outubro, 2014 at 12:52
ou então dá lhe com a pedra nos cornos 🙂
14 Outubro, 2014 at 9:53
Da para o Real emprestar o CR7 de 15 em 15 dias !? 😉
14 Outubro, 2014 at 10:03
Aposto que ainda haveria quem (dizendo-se sportinguista…) o assobiasse…!!
SL
14 Outubro, 2014 at 13:47
Não me esqueço que para Ronaldo a volta do Nani ao Sporting é dar um passo a trás. Rebaixou o Sporting. Não vi BdC a reagir. Meteu a viola no saco
14 Outubro, 2014 at 9:59
até dá gosto ve lo jogar mas nao percebem que o miudo esta feliz ? olhem que dá para perceber !!!!!!
14 Outubro, 2014 at 10:05
È uma alegria ter o Nani de volta a casa. Eu só espero que as estrelas se alinhem todas para poder ficar mais uns anos. Eu sei eu sei….sonhar não custa.
14 Outubro, 2014 at 10:13
Eu penso que para o ano o Nani estará garantido por mais uma época. Isto à conta da transferência do Maurício para o Manchester United por 15 milhões que irá incluir mais um ano de empréstimo do Nani.
14 Outubro, 2014 at 10:14
😉 😀 desta vez será dificil ao Bruno segurar o nosso Capitão Nascimento. Heheheheh
14 Outubro, 2014 at 10:20
Quando o Nani marcou o 4º golo contra o Penafiel aquele gesto para o Montero diz tudo: “Ahhhh Montero… tu sabes! És dos meus! Tratas a bola por TU! Tu e eu vamos provocar muito estrago, em suma, vamos arrebentar o pacote das nádegas malcheirosas”.
14 Outubro, 2014 at 10:26
Tasqueiros, isto é informação ultra-confidencial. Agradeço que ninguém dê com a lingua nos dentes para não por em causa o negócio. Abri-me com vocês porque vocês são familia. Confio em vocês.
14 Outubro, 2014 at 11:03
é pá o “Abri-me com vocês” no enfiamento doutro comentário q termina com “nádegas malcheirosas” era dispensável 😉
14 Outubro, 2014 at 11:16
Realmente, foi uma utilização infeliz de palavras: “dar com lingua nos dentes” “abri-me com vocês” “nádegas malcheirosas”. Hehehehe.
14 Outubro, 2014 at 11:13
Mas abriste o que mesmo?!? 😀
14 Outubro, 2014 at 11:19
Hehehehe
14 Outubro, 2014 at 12:35
Depois daquele corte contra o Maribor, numa montra destas … não me parece que algum “manchester” queira o nosso Maurício …