Os meus parabéns ao Diogo Bernardo, pelo que suou para levar esta ideia para a frente, e ao Jorge Antunes e ao Gonçalo Mourão pela produção e edição do vídeo. E o meu sincero obrigado! aos Tasqueiros que disseram presente e tornaram este vídeo possível. Enquanto nós existirmos, o Sporting nunca acaba!
18 Outubro, 2014 at 9:33
Nasci, estudei, comecei a trabalhar, namorei , saí para viver sozinho, enfim, toda a minha vida até aos 30 foi passada por Matosinhos. Com o passar do tempo fui notando que cada vez menos as pessoas com quem ia interagindo eram Sportinguistas. Por várias vezes fui o único Sportinguita em turmas na escola ou então éramos dois ou três. Nunca tive o privilégio de ver um jogo do Sporting com um amigo no estádio, sempre fui sozinho ou com o meu pai. Ouvi por várias vezes a malta de Lisboa a falar do carnide com desprezo e muitas vezes com palavras complacentes com os porcos das antas. Nunca consegui perceber bem porque é que sempre nos focamos contra os lamps e deixamos os porcos azuis com todo o espaço do mundo para crescerem e aumentarem o número de adeptos. Hoje parece que finalmente acordamos, muito por causa do nosso presidente, que finalmente identifica o nosso maior inimigo em Portugal pena que tenha sido demasiado tarde.
Talvez pela proximidade e conhecimento de causa, sempre identifiquei os porcos como o nosso maior inimigo (não rival). Desde pequeno que senti o ódio ao Sporting e a sua enorme vontade de tomar o nosso lugar na luta directa com os lamps. Conseguiram… Hoje há que tomar esta luta nas mãos e a resposta tem que ser avassaladora, não só dentro de campo, mas também fora dele. O que se passou no ano passado com os carecas a levar porrada e a fugir, só me entristece e confirma cada vez mais a ideia dos porcos que a malta do Sporting de Lisboa são uns bananas ( digo Lisboa porque nós foi norte já há muito tempo os habituamos a levarem no focinho quando se armam em esperto conosco). E é isto que tem de acabar. Infelizmente apenas vamos começar a se mais respeitados quando partirmos uns narizes aos sd à volta do campo deles. Neste momento não há volta a dar, é demasiado tarde para ser politicamente correcto, andamos demasiado tempo focados noutras coisas. É tempo de agir e marcar uma posição de força. Temos de voltar a ser temidos, tomem o exemplo da resistência e força dos leões tripeiros!
18 Outubro, 2014 at 9:37
Bonito. Gostei do miúdo que disse: “eu também quero ganhar mas não é isso que me faz ser do Sporting Clube de Portugal”. Está tudo resumido nessa frase. Tiro-te o meu chapéu, rapaz.
ps: também sou cá de cima. Do Porto não; do norte MESMO… e sei perfeitamente o que é ser o único Sportinguista da turma toda a minha vida.
18 Outubro, 2014 at 9:45
E a “talhe de foice”…
Infelizmente não vou ao Dragão por um evento da empresa onde trabalho. Ontem no jantar, em pleno alentejo, em 42 pessoas 33 são do sporting!!! Um pequeno exemplo da nossa grandeza e… Independentemente não ganharmos tanto quanto queríamos… Claramente não é isso que nos move!!
18 Outubro, 2014 at 11:14
Também tem sido assim má maioria dos sítios onde trabalhei!
Mito essa coisa dos 6 milhões…
18 Outubro, 2014 at 9:52
Excelente video.
Parabéns.
Força SPORTINNNGGGG
18 Outubro, 2014 at 10:10
Coitadinho do macaco (peço desculpa a todos os primatas que acabei de ofender), também já tá a fazer joguinho?
Fernando Madureira: «Bruno de Carvalho? Não conheço esse senhor»
Sobre as declarações do presidente do Sporting que afirmou “esperar não sair morto” do Estádio do Dragão, Fernando Madureira respondeu: “Não conheço o senhor. Conhecia o Godinho Lopes, Santana Lopes, o já falecido João Rocha, um grande senhor. Esse senhor [Bruno de Carvalho] não conheço.”
De referir que ao mencionar o nome de João Rocha, devia primeiro banhar-se em álcool… Enfim… Quanto a conhecer o Godinho Lopes, nada a dizer… LOL
Quem quiser o artigo completo: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=910228
18 Outubro, 2014 at 11:15
Um delinquente a fazer-se gente… nojo de pais…
18 Outubro, 2014 at 16:49
Se há coisa que o macaco não conhece é SENHORES!
Mas fica-lhe bem a humildade…
18 Outubro, 2014 at 17:06
darem tempo de antena a um ranhoso desses….enfim…
18 Outubro, 2014 at 10:16
E LEMBREM-SE MEUS AMIGOS…
NO ESTÁDIO DO “LADRÃO”…JÁ PASSÁMOS POR TUDO…
Quando um apanha-bolas marcou um golo a Damas…
NUM DOS FC PORTO-SPORTING MAIS MARCANTES
Domingo, 18 março de 2001 | 00:52
Autor: JOÃO CARTAXANA
UM DOS FC Porto-Sporting mais marcantes da história dos clássicos entre os dois clubes ocorreu a 19 de Outubro de 1975 por causa de um golo inédito e surrealista de autoria de um apanha-bolas na sequência de um remate de cabeça de Fernando Gomes que saiu junto à rede exterior da baliza de Vítor Damas.
Um “golo-fantasma” que o árbitro Alder Dante sancionou induzido em erro pelo denso nevoeiro que a certa altura se abateu sobre o relvado das Antas e que não lhe permitiu ver o remate do apanha-bolas que anichou a bola no fundo da baliza, presumivelmente através de um buraco na rede.
Incrédulos perante a decisão arbitral, os jogadores do Sporting, com Vítor Damas à cabeça, rodearam o juiz escalabitano na tentativa de lhe fazer ver o erro grosseiro em que estava a incorrer.
Fizeram-no com uma veemência inusitada e genuína, impelidos pela força da razão, mas Alder Dante concedeu apenas consultar o fiscal de linha Baptista Fernandes, consulta da qual resultou a confirmação da decisão tomada. A indignação dos jogadores conduziu a alguns excessos e à expulsão do médio Valter, além de uma paragem do jogo que durou cerca de cinco minutos durante a qual o treinador Juca entrou em campo para tentar acalmar os mais exaltados.
Este golo bizarro, iam decorridos 57 minutos de jogo, repôs a igualdade no marcador (2-2) depois de um início retumbante do Sporting que se adiantou no marcador através de Chico Faria e Manuel Fernandes no primeiro quarto de hora. Nem isso obstou, todavia, a que a equipa leonina, espicaçada no seu orgulho, chegasse à vitória, com um terceiro golo de Baltasar, a um quarto de hora do fim, mesmo reduzida a dez unidades.
No final do jogo, nem a felicidade pela vitória amenizava o tom das críticas ao árbitro Alder Dante por parte dos jogadores leoninos. Vítor Damas foi contundente: “O árbitro cometeu dois erros clamorosos: validar um golo que um apanha-bolas me marcou e expulsar injustamente um digno profissional de futebol. É um facto que houve alguém do Sporting que gritou que o árbitro era um palhaço, mas não foi o Valter.”
O próprio Valter confirmou esta versão: “Juro pela saúde do meu filho que não chamei qualquer nome ao árbitro! Só lhe disse para consultar o fiscal de linha. Ele que seja sincero e escreva no relatório aquilo que se passou…”
A reportagem de Record da época dá conta de algumas declarações curiosas de Juca e do próprio Vítor Damas, que invocam o testemunho de António Oliveira, então jogador portista, para confirmar a ilegalidade do golo de Gomes.
“Deus não dorme” – comentou o actual seleccionador nacional após o jogo. O guarda-redes leonino enalteceu a atitude do seu adversário e colega de profissão: “Honesto foi o Oliveira, que nos confessou que se tratara de uma grande asneira do árbitro. O Gomes, que rematou à baliza, o Cubillas e o Murça, que deitou as mãos à cabeça quando viu o árbitro validar o golo, nem sequer o festejaram.”
Gomes: «Fiquei com a sensação que tinha sido golo»
Fernando Gomes foi um dos protagonistas desse FC Porto-Sporting por ter sido ele o autor do remate que esteve na origem do golo-fantasma. Revivendo esse momento com Record, confessa-nos que não se apercebeu que não fora golo:
“Foi uma jogada rápida pelo lado direito, com um cruzamento tenso e que eu cabeceei para entrar no canto esquerdo da baliza do Damas. Fiquei com a sensação de que tinha sido mesmo golo e festejei-o como tal.”
Segundo Gomes, que se quedou por alguns segundos na expectativa após o seu remate, a bola surgiu logo a seguir na pequena área: “Pensei que tinha sido o apanha-bolas que a chutou da parte de fora da rede, depois de ela ter entrado. É preciso ter em conta que as condições de visibilidade eram más…”
Por essa razão, considera natural que o árbitro tenha sido, também, traído pelo nevoeiro que se abatera sobre o relvado.
Todavia, nem o erro de Dante evitou a vitória do Sporting, cujos jogadores se sentiram espicaçados no seu orgulho. Mas Gomes tem outra perspectiva:
“Os tempos eram outros, o Sporting era nessa altura a equipa mais forte e a vitória surgiu naturalmente. O FC Porto dava os primeiros passos para a hegemonia que consolidou a partir da década de oitenta.” (QUER DIZER…: AQUI COMEÇAVA A ROUBALHEIRA A SÉRIO… digo eu)
Álder Dante gostaria de conhecer o apanha-bolas
Vinte e seis anos depois, o principal protagonista do célebre FC Porto-Sporting do “golo-fantasma”, o ex-árbitro Alder Dante, recorda sem complexos de culpa ou laivos de constrangimento o erro histórico que cometeu. Confessa que iniciou o jogo porque as condições meteorológicas naquele momento o permitiam e só se deterioraram à medida que decorria.
“Se acabasse o jogo com o Sporting a ganhar por 0-2 seria acusado de caseiro; se não acabasse, como sucedeu, acusar-me-iam de o ter feito sem que houvesse condições para tal. Era uma ‘faca de dois gumes’. Seria ‘preso por ter cão e por não ter’.”
Em relação ao lance capital do jogo dá-nos a sua visão do mesmo: “Lembro-me que o Gomes rematou à baliza e a certa altura da trajectória da bola deixei de a ver por causa do nevoeiro. Foi tudo muito rápido. Só a vi no fundo das redes. O Damas e outros jogadores do Sporting correram para mim a protestar, jurando-me que a bola não tinha entrado. Lembro-me que me virei para dois jogadores do FC Porto e lhes perguntei se a bola tinha ou não entrado, ao que eles me responderam que sim. (JÁ NESSE TEMPO…MANDAVAM OS DO FCP…digo eu…) Um deles, mais tarde, mudou a versão, dizendo que a bola, afinal, não entrou, quando se transferiu para o Sporting” [Oliveira ou Gabriel?, os únicos que o fizeram].
Alder Dante reconhece que ficou com a dúvida a pairar-lhe na mente e a atormentá-lo até ao fim do jogo: “Quando temos uma equipa inteira a protestar de forma enérgica a decisão de um lance, é inevitável que a dúvida nos assalte.” Uma dúvida que levou Dante a certificar-se de que tinha sido mesmo golo quando Baltasar, a um quarto de hora do fim, selou a vitória do Sporting: “Fui dentro da baliza chutar a bola contra a rede para ver se tinha mesmo entrado.”
Na sequência do golo-fantasma, Valter foi expulso e no final do jogo jurou que apenas pedira ao árbitro para consultar o auxiliar. “Alguém chamou palhaço ao árbitro, mas não foi o Valter” – diria Damas, em defesa do seu colega. Alder Dante admite que possa ter errado: “A mim deu-me a sensação de que foi ele.”
Curiosamente, no dia seguinte, Dante cruzar-se-ia com a equipa do Sporting no aeroporto de Lisboa, ele a caminho da Alemanha, como fiscal de linha de Francisco Lobo que iria dirigir o Duisburg-Lewski Spartak (Taça UEFA), os leões de partida para a Hungria, onde iriam defrontar o Vasas de Budapeste.
“Estivemos a falar cordialmente das incidências do jogo, com o Manuel Fernandes, o José Mendes, o Damas, que me reafirmaram que não tinha sido golo. Lembro-me de ter dito qualquer coisa do género: “Agora é tarde, já não há nada a fazer.”
Um erro do qual Dante se penitenciou logo no dia seguinte ao enviar uma carta à então Comissão Central de Árbitros, assumindo a responsabilidade do erro: “Fui penalizado com uma repreensão por escrito, a única da minha carreira, a qual retardou a minha ascensão a internacional, que deveria ocorrer nesse ano.”
Quem Alder Dante gostaria um dia de conhecer era o apanha-bolas que esteve na origem de um dos casos mais badalados de sempre do futebol nacional. “Foi um dos poucos que me conseguiram enrolar nesta vida…”
Esperemso que mais logo…se faça justiça…!!
SL
18 Outubro, 2014 at 10:20
O que é que o lider da claque do porto faz num evento de arbitros?????Fodas!!! Acabou a vergonha. E ainda há quem ache que vamos ao dragão ganhar??nem que um apanha bolas tenha que agarrar no Rui pro porto marcar. A serio isto sinceramente não vale a pena.
18 Outubro, 2014 at 10:42
Já faz muitos anos que é tudo à descarada, esta é mais uma, mas querem apostar que esta cs de bidés não vai dar nenhum destaque nem vai investigar, é tudo normal neste futebol de duas nalgas de onde só sai merda…
18 Outubro, 2014 at 10:33
as minhas 2 dúvidas são o defesa esquerdo e o estado do slimani… o meio campo está em forma, passou pela selecção sem problemas e o nani está super motivado.
18 Outubro, 2014 at 11:47
Jefferson. E no centro, Maurício e Paulo Oliveira. O resto é senso comum.
18 Outubro, 2014 at 10:50
Estou lá hoje a apoiar o Grande Sporting! !
Bom dia e boa viagem para todos.
SL
18 Outubro, 2014 at 10:57
Koki, diz-me uma coisa: vais concentrar-te com os adeptos do SCP na STCP?
18 Outubro, 2014 at 11:09
Boas italiano,
Ainda não sei se vou directamente a stcp de carro para ir ao cortejo, porque também existe uma concentração em Matosinhos e depois vão de metro para o estádio, mas devo ir à stcp e tu?
18 Outubro, 2014 at 11:17
Ainda não sei…
18 Outubro, 2014 at 11:29
Que te falta para saber?! 😉
18 Outubro, 2014 at 13:09
Em principio saimos do solar
18 Outubro, 2014 at 11:28
Koki, a stcp sempre é em S. Roque?
18 Outubro, 2014 at 11:14
Eu vou sair do Solar do Norte. Saímos de lá em caixa de segurança às 14.30h
18 Outubro, 2014 at 11:30
Mas mesmo assim acho que é preferivel ir ter a stcp do que ir ao solar,em termos de segurança!
18 Outubro, 2014 at 11:34
É a STCP de S. Roque?
18 Outubro, 2014 at 11:49
isso é que tou a confirmar ainda,não consegues saber??
18 Outubro, 2014 at 11:52
Não. O site do Sporting é muito vago (só diz que é na STCP junto ao estádio e que o cortejo dura cerca de 15 minutos). Deviam ser mais específicos e colocar um print do google maps
18 Outubro, 2014 at 11:57
Pois é como eu,mas penso que seja essa parte onde dá para deixar os carros e assim,mas queria ter certezas!ninguém nesta Tasca sabe?! 😀
18 Outubro, 2014 at 12:00
Poderá ser em campanhã?
18 Outubro, 2014 at 12:03
Isso é que não sei…mas gostava de saber o mais rápido possível.lol
18 Outubro, 2014 at 12:05
Também eu! O Diogo que apareça por aqui. Ele deve saber.
18 Outubro, 2014 at 20:27
Não sei como é que lá chegaram e presumo que nem interesse.
Vocês hoje honraram a camisola tanto quanto a equipa. Obrigado!
18 Outubro, 2014 at 11:02
Este video está muito bom!
Eu tenho famila na Maia (sportinguistas, claro!) e é tradição juntarmo-nos todos e ver o Sporting em Alvalade no primeiro jogo da Época.
Parabéns ao pessoal que fez o video.
18 Outubro, 2014 at 11:04
Desculpem o off, mas a bolha (de merda) deve pensar que somos todos estúpidos (como os lampiões). Então a UEFA brinca com estas situações como a merda do nosso futebol, o Mónaco não é o belenenses:
“Bernardo Silva sem restrições para defrontar o Benfica
Se não tiver qualquer impedimento físico e Leonardo Jardim quiser, Bernardo Silva, jovem de 20 anos emprestado ao Mónaco pelas águias, pode jogar quarta-feira contra o Benfica, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A BOLA noticia este sábado que no contrato em que a SAD encarnada cedeu os direitos desportivos ao clube monegasco por uma época, não ficou salvaguardada qualquer cláusula que impeça o médio de defrontar o clube que ainda detém os direitos económicos.”
Atão avera de ser como? E tá memo empestado, pois… Irra qué desmasiado.
18 Outubro, 2014 at 11:08
Eu sei que não comento à algum tempo que o Islam Slimoney me fez trocar de nick! Que este blog é do cacifo! Que este video é ESPETACULAR CUMAAA TASCA! Mas Cherba… Estou a ressacar do Bloco de NOTAS!
HOJE É TUDO NOSSO! SPORTINGGGGGG!
18 Outubro, 2014 at 11:32
He he. Estou tb a ressacar. Preciso de uma dose de… Bloco de notas!
18 Outubro, 2014 at 12:10
SL tasqueiros,
esse bloco de notas? Hoje é dia de Sporting e sem bloco de notas fica mais duro de aguentar a espera até à hora de jogo, o que vale é que o tema dos leões do Norte motiva. Sou originalmente de Leiria e felizmente por lá, no centro da cidade em cada 10 míudos na escola, 9 são Sportinguistas. Não quer dizer que seja fácil sê-lo por vezes, até porque isso faz com que os lamps sejam mais ressabiados, no entanto posso dizer com certeza que é mais agradável do que em muitas zonas do país. Isso e o facto de termos lá o pequeno museu do Sr. Dinis: que é um must.
18 Outubro, 2014 at 11:41
Pessoal…
uma leitura interessante, enquanto se espera pelo bloco-de-notas:
http://palavrasaoposte.wordpress.com/2014/10/17/ludibriar-com-elevacao/
18 Outubro, 2014 at 12:49
Muito bom – o rei vai nu, e os carneiros somos nos!
18 Outubro, 2014 at 12:03
Entretanto parece que os bobbys e os tarecos se andaram a divertir no Solar do Norte… Que isso sirva de tónico para nós todos para mais daqui a bocado!!! Vamos lá SPPPPPPPPPPPPOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGG
18 Outubro, 2014 at 12:20
Muito fixe. Isto é malta muito produtiva.
18 Outubro, 2014 at 12:25
Hora do leitão da Mealhada! Homem do Buçaco, estás aí?
18 Outubro, 2014 at 16:51
Lembre-se… tronco nu…
18 Outubro, 2014 at 12:46
Isto é Sporting! Hoje vamos mudar a nossa história no estádio do ladrão! 1-2. Força e cuidado a quem esta a caminho. SL
18 Outubro, 2014 at 12:49
BLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCCOOOOOOOOOO????????????????????????
18 Outubro, 2014 at 12:57
E a decima vez que venho a Tasca hoje…snif snif.
18 Outubro, 2014 at 12:54
uma questao para os “puritanos” do Norte…
“O Solar do Norte, núcleo sportinguista na Invicta, foi vandalizado esta madrugada.
As fachadas foram pintadas com dizeres anti-Sporting escritos a azul. Também a porta de entrada do edifício foi pintada a azul.”
para quando uma tomada de posicao, acabando com o mau nome que estes lacaios assalariados do mafioso das bufas dá á vossa regiao??
admiram-se que se fale mal do Norte??
infelizmente o Norte é conotado com esta sub-espécie que por lá habita e faz o que faz em nome desse mesmo Norte…
nao há ninguem de “tomates” no sitío, que os ponha no sitio que eles merecem??
18 Outubro, 2014 at 17:58
Isso foi feito por adeptos do carnide…
18 Outubro, 2014 at 14:06
Em grande!!!
Eles sabem lá o que é ser do Sporting!
18 Outubro, 2014 at 22:17
E eles fizeram-se ouvir bem alto
19 Outubro, 2014 at 20:56
Ah, é verdade: O orgulhoso “lagarto” da camisola verde do Damas sou eu!
Resultado épico de ontem… Lindo!
Cheira-me a nova energia no futebol português…
Saudações Leoninas.