Num qualquer universo paralelo há de se encontrar, a esta hora, um adepto que, tal como eu, puxa pela sua equipa, pela sua modalidade, pelas suas convicções. Lá para os lados da Eslováquia esse adepto poderá bem ser do SVK HC Sporta Hlovec que, numa escrita gritante, poderá reunir os mais convictos adeptos da sua equipa para uma vitória com uma margem caseira na recepção ao Sporting, já este Sábado. Mas as teclas que se irão afundar com o Caps Lock terão de fazer as expressões “recuperar” e “10 golos”.
Na primeira mão não fizemos por menos. Uma grande solidez defensiva, tanto pelos jogadores de campo, como pelo guarda-redes Ricardo Candeias, serviram de base para que os Pedros e Frankis se evidenciassem no ataque. Levamos agora 10 golos na viagem para um terreno que é difícil, terá um ambiente hostil e também adeptos ruidosos. Caso os eslovacos tomem conta do marcador, desde início, podemos ter uma luta até ao fim taco a taco mas lá por termos mais 10 não quer dizer que possamos sair todos contentes com menos 9 e passar a eliminatória. A equipa pode ganhar novamente e caso eu pedisse o desejo de levar poucos já me tinha transferido para outro clube.
Após esta eliminatória (que esperamos que fique arquivada amanhã) o Qualification Round 3 da EHF já vai deixar alguns rabos com o pêlo espetado. Das equipas que já se encontram por lá, temos uma portuguesa, os nossos conhecidos romenos do Constanta, os alemães do Fuchse Berlim, entre outras equipas espanholas, norueguesas, russas etc. Vão ser partidas de algum nível até à fase de grupos mas o Sporting tem primeiro de fazer o trabalho de casa amanhã, se possível com uma vitória para embalar para uma boa campanha. Colocar a fasquia nos quartos de final, à semelhança do que foi feito na época passada, não será descabido.
Se já Sábado será um dia importante, tanto por esta partida de andebol como pelo Clássico na Taça de Portugal em futebol (E que bela invasão leonina, deixem-me dizer!), está marcado para o dia 22 a recepção ao Águas Santas às 21.00 no pavilhão do Ginásio do Sul. Será a 6ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1 na qual não podemos perder mais terreno para o primeiro lugar (que já completou a 6ª partida, somando agora 6 vitórias). O Águas Santas tem tradição no andebol português e, embora não pareçam uma equipa tão forte como no ano passado, o empate que cedemos nos Açores servirá de aviso por esta altura.
Ou seja, se houver alguma coisa para fazer amanhã, façam-no hoje ou no Domingo, como dizem os ditados. Amanhã é dia de festa e se nos dessem a escolher entre o andebol ou o futebol escolheríamos os 2 – mais umas 30 e poucas modalidades – já que um Sportinguista nunca sente a pança cheia. Isso é estômagos fracos!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
17 Outubro, 2014 at 13:36
Bela campanha. Pena o empate, mas foi so uma pedra no caminho.
17 Outubro, 2014 at 14:52
O treinador do Águas Santas ainda é o Paulo Faria?
SL,
18 Outubro, 2014 at 21:32
Ainda é o Paulo Faria o treinador da AAAS.
17 Outubro, 2014 at 15:04
Sendo 100% honesto, troco uma boa participação na EHF pelo título se campeão nacional.
Bem vi as dificuldades por que passaram os nossos jogadores o ano passado com jogos ao fds e ao domingo sem parar! Tavam todos rotos e ninguém me tira da cabeça q esse foi o principal motivo para não termos sido campeões!
17 Outubro, 2014 at 16:06
é uma observação pertinente
17 Outubro, 2014 at 16:14
Este ano só existirá o mesmo problema se atingirmos a fase final da EHF, porque o campeonato nacional vai-se decidir nos play-offs e nessa altura de certeza que todos estarão 100% focados na conquista do título nacional.
17 Outubro, 2014 at 15:04
*e à quarta
17 Outubro, 2014 at 16:17
Notou-se uma melhoria no rendimento da equipa neste jogo, e só a gritante dualidade de critérios nas faltas e exclusões durante toda a 2ª parte, impediu de visitarmos a eslováquia com um vantagem histórica…
17 Outubro, 2014 at 16:27
Adoro andebol desde que joguei na equipa da escola secundária, na posição de guarda-redes! Ainda me lembro, devia ter uns 11 ou 12 anos, de vir um tipo ter comigo e perguntar-me se eu não queria jogar pelos vermelhuscos ao que eu respondi qualquer coisa como: “Eu gosto muito de andebol mas eu sou do SPORTING!” Ele sorriu e virou costas…
Acompanhei a 1ª mão pela Tv, acho que foi uma belíssima vitória, mas pareceu-me estar pouca gente para um jogo internacional tão importante. Ah, se eu estivesse em Lisboa! Acredito que vamos passar e continuar a mostrar o nosso andebol por essa Europa fora! SPORTING… sempre!
17 Outubro, 2014 at 17:51
Esta rubrica é “quase” única no panorama das redes sociais do ou sobre o Sporting. Parabéns pela informação e análise.
17 Outubro, 2014 at 18:32
Além da dualidade de critérios em termos de arbitragem, como já referiu o Nogueira, foi pena ter havido alguns falhanços, quase escandalosos…A vantagem poderia ser bem mais confortável, mas acredito que seja suficiente.