O dérbi em futsal deste fim-de-semana foi dos jogos mais incríveis que vi em muitos anos ligado ao futsal, por várias razões. A primeira, a mais visível mas para mim a menos importante, é o facto de marcarmos 5 golos e perdermos por 3-2. Incrível, não é? Sim, mas é o futsal. Às vezes é assim, jogas muito, assumes o jogo, fazes tudo para vencer mas quem vence é quem pouco ou nada joga.
Dentro de campo, fomos superiores, muito superiores. Fazendo minhas as palavras do Nuno Dias, não me lembro de um dérbi em que o Sporting fosse tão superior, em todos os aspectos. Empurrámos o adversário para trás, ainda mais do que este já trazia definido como estratégia, criámos imensas oportunidades para marcar e jogámos muito bem. Fizemos tudo para vencer um jogo, frente a um adversário que defendeu com tudo e muitas vezes nos seus 10 metros defensivos e jogava a bola na frente à procura de um milagre. E este aconteceu. Por 3 vezes.
Mas o que acho mesmo incrível, e que nunca antes tinha visto, é a constatação por parte do nosso adversário que… o Sporting é superior. Atenção, é o adversário a assumir que, dentro da quadra, a nossa equipa é muito superior à deles! A maneira como jogaram e como foram obrigados a jogar mostra isso mesmo: onde conta, lá dentro, como toda a gente viu, o Sporting é melhor, muito melhor. Depois do jogo, o Alex resume tudo em poucas palavras no flash-entreview da Sporting TV.
Mas entretanto apercebi-me que existe uma realidade alternativa, só ao alcance de alguns. Para o adversário, não interessa se a sua equipa foi melhor ou não. Venceu, foi premiada pela sua eficácia “pois marcou mais um golo que o adversário” (lindo!!!), e pela sua organização defensiva e tudo o que se passou no jogo é fruto apenas de trabalho e de estratégia. Nada mais. O cúmulo da desonestidade intelectual, portanto. Meus amigos, esta derrota só mostra a nossa grandeza no Futsal. Porquê? Porque os grandes são os que enfrentam todos de frente e olhos nos olhos, sem medos e com confiança nas suas capacidades, independentemente do resultado final. Um nome apenas, não chega para ser grande. Os que o são grandes mostram, dentro e fora da quadra, a razão de o serem.
28 Outubro, 2014 at 16:47
Boas,
O Miguel Albuquerque está a fazer um trabalho fantástico, na secção do futsal.
A época passada, levaram tudo a direito :). Este ano seria fantástico poder juntar a Uefa Futsal Cup:)
SL
28 Outubro, 2014 at 16:49
Eu estava lá e ainda hoje penso como foi possível…
A realidade é que nos últimos 4 confrontos o SCP foi sempre muito superior e não venceu um! É absolutamente incrível.
28 Outubro, 2014 at 18:04
a parte psicológica tem de se mais trabalhada.
Os Sportinguistas tem de voltar a acreditar que são De Facto melhores!
Isto leva o seu tempo….
Mas estamos no bom caminho…e isso é o mais importante!
28 Outubro, 2014 at 16:53
Basicamente, neste jogo, tudo o que podia correr mal, correu. Foi dos jogos mais enervantes que já vi do nosso futsal. Mas fomos superiores, temos melhor equipa mas a sorte não esteve do nosso lado. No entanto acredito nesta equipa e sei que voltaremos rapidamente às vitórias.
Rumo ao TRI 😀
28 Outubro, 2014 at 16:56
neste jogo aconteceu o que acontecem muitas vezes, a caganeira lampiónica.
Passaram o jogo enfiados no buraco, pareciam daquelas equipas pequenas que sabem que se saem de lá de trás levam para contar e depois aconteceu o que não era expectável, venceram com 2golos e meio apontados por jogadores do Sporting.
benfas…fraquinhos, muito fraquinhos…só a sorte ditou a vitória deles, e depois têm um treinador que é estilo atrasado mental (já o era no Fundão)
28 Outubro, 2014 at 18:17
Mário, é isso mesmo. Jogo de equipa pequena, para ver se têm sorte e empatam ou ganham. E o que é facto é que conseguiram.
Acho engraçado que isto seja encarado como normal, quando grande parte das equipas da Liga Sportzone joga de igual para igual com o Sporting (a recém-promovida burinhosa, por exemplo) e um dos candidatos ao título apresenta-se assim e ninguém diz nada, tudo normal.
Se fosse o Sporting a jogar assim, havia artigos de jornal e online às pargas a cascar em nós…
28 Outubro, 2014 at 18:35
podes crer Vegeta, era um arraial de mal-dizer se nós jogássemos dessa forma deprimente.
28 Outubro, 2014 at 17:04
Em dez jogos perdiam 9,5… enfim é deixá-los pousar na fase final!!!
28 Outubro, 2014 at 17:05
OFF:
Organismo que tutela o futebol europeu decidiu não dar provimento à queixa apresentada pelo Sporting relativa ao erro de arbitragem no jogo com o Schalke.
A UEFA decidiu, esta terça-feira, negar provimento à queixa apresentada pelo Sporting relativa ao jogo com o Schalke, da Liga dos Campeões, por alegado erro da equipa de arbitragem de que resultou um penálti, já nos descontos, que ditou a derrota da equipa de Alvalade.
O Sporting, na exposição enviada à UEFA, sugeria a repetição do jogo ou o recebimento da verba correspondente ao empate.
28 Outubro, 2014 at 17:07
Os leões já foram notificados pela UEFA, que pediu um comentário ao Schalke 04. O clube alemão assumiu a existência do erro mas não se alongou mais sobre o assunto. Quanto ao organismo que gere o futebol europeu, lembra que as decisões dos árbitros não podem ser alteradas, à luz do ponto 2 do artigo 50 do Regulamento Disciplinar, que diz que nenhum protesto pode ser apresentado contra decisões factuais do árbitro.
Fonte oficial da UEFA lamentou ainda os erros cometidos, embora oficialmente não esteja previsto qualquer castigo ao árbitro do encontro. Ainda assim, o russo Sergei Karasev não deverá ser escolhido para a próxima jornada europeia, de forma a ser resguardado.
28 Outubro, 2014 at 17:10
Resumidamente: Não se esperava outra coisa, mas espero que isto pelo menos faça que não nos roubem nos próximos 3 jogos. A ver vamos…
Pode no entanto ter outros senãos:
Análise do processo “fair-play” Godo
Rédea curta em tudo que sejam infrações.
De qualquer modo, acho muito bem agitar as águas!
28 Outubro, 2014 at 17:53
Boa…
No meio disto tudo…
Resguarda-se o árbitro!
Fazem bem… eu tenho aqui um frasquinho de formol…
28 Outubro, 2014 at 21:03
Acredito que a própria Direcção do Sporting, não esperava outro desenlance…
Mas pelo menos, marcamos posição…
É que quem não se sente, não é filho de boa gente…!!
SL
28 Outubro, 2014 at 17:08
Na uefa nada faz mossa. Isto ia sempre cair em saco roto.
28 Outubro, 2014 at 17:07
O benfica é um cagado. Esse treinador está bem para eles. Mal pode sair do Fundão para ganhar uns cobres a mais, não exitou em dar à sola. O presidente do fundão não gostou da atitude dele e deixou bem claro. Deu a entender que o benfica levou o gajo e ele nem satisfações deu.
28 Outubro, 2014 at 17:11
Fito…isso é o benfica, não se podia esperar algo de normal daquela gente!
28 Outubro, 2014 at 18:29
hesitou**
Está bem para o clube para onde foi, são todos uns vendidos, ganhar a todo o custo, não importam os meios para alcançar os fins. A verdade desportiva para eles só conta quando são prejudicados.
28 Outubro, 2014 at 17:10
Quanto ficou o Andebol com o Águas Santas?
28 Outubro, 2014 at 17:11
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/10/andebol-sporting-30-aguas-santas-23.html
aqui tens amigo
28 Outubro, 2014 at 17:42
Obrigado grande mário 🙂
28 Outubro, 2014 at 17:42
Este andebol é uma máquina!
28 Outubro, 2014 at 18:36
😉
28 Outubro, 2014 at 17:14
Estive lá e o ambiente, bem, indescritível, do primeiro ao último minuto! Realmente poderosíssimo o apoio das nossas claques! A claque do adversário nunca (nem segundos após os golos) se ouviu! Sobre o jogo, fomos superiores, sim, mas não tanto quanto isso! As movimentações ofensivas foram demasiadamente lentas, o processo defensivo falhou quando 3/4 do ataque do benfica se limita a passar a bola do GR para o pivot, mas atenção, fazem-no com perfeição. Mérito para isso também! E a verdade é quando não se marca mais que 2 golos, corre-se o risco de se sofrer 3 e de perder o jogo! Futsal é assim!
P. S. Não tem a haver com este jogo, mas não consigo ver um GR tão mediano como o Cristiano a titular! Custa-me tanto.
Perdemos 3 pontos, o primeiro lugar mas saímos de lá com mais vontade de melhorar. Rumo ao título.
Bem-haja,
MCM
28 Outubro, 2014 at 18:04
MCM, não posso concordar… Em termos de futsal jogado, fomos muito superiores. O ataque estar a funcionar de uma maneira lenta penso ser normal, pois contra uma equipa que defende em 10/15 metros, são necessárias algumas cautelas e certeza no passe. Defensivamente, penso que estivemos bem, tirando uma ou outra situação como referes. Mas isso é normal, tendo em conta a maneira como o Sporting defende.
E desculpa, uma equipa do nível do benfica nunca pode ter mérito quando passa grande parte do jogo a despachar bolas directas na frente. Como diz um amigo meu, o chamado futsal inglês 🙂
28 Outubro, 2014 at 17:14
Verdade, o Alex resume tudo em poucas palavras!
28 Outubro, 2014 at 17:14
O Nuno Dias espelha em si o Esforço, a Dedicação, a Devoção e a Glória… é um orgulho ter um treinador assim, e só espero que ele seja o “ferguson” do nosso futsal.
28 Outubro, 2014 at 17:21
Esse jogo realmente teve um sabor bem amargo, mereciamos ganhar e por mais de 1 e o facto é que perdemos. Custa perder esses jogos, mas prefiro perder agora e ganhá-los nos playoffs, aí é que conta, esses são apenas para definir o 5 jogo do playoff, quem joga em casa, de resto…
Um off:
10 euros para enchermos a cidade berço
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_bilhetes_guimaraesxsporting_281014_134457.asp
28 Outubro, 2014 at 17:43
Que o Sporting é superior, creio que não há muitas dúvidas. Mas esse discurso do “eles tiveram caga e não jogam nada” é perigoso. No futsal, a sorte é relativa. E fartos de vitórias morais, estamos nós. Houve ali qualquer coisa que não funcionou e importa descobrir qual.
De resto, o redes deles já tinha feito a diferença na taça de honra (que de resto foi muito parecido com este jogo), quem nos garante que não fará o mesmo no playoff?
Por outras palavras, fiat na virgem e não corras não…
28 Outubro, 2014 at 18:06
Acho que mais uma vez, tivemos alguma falta de eficácia. Mas sejamos sinceros, com um jogo destes é difícil fazer melhor… O Sporting jogou bem, foi sempre fiel às suas ideias de jogo, sempre com intensidade.
Infelizmente a vaca leiteira não se treina….
28 Outubro, 2014 at 17:45
Nada preocupado.
Pelo contrário … esta caga acontece uma vez na vida e antes na 1ª fase que no playoff.
Campeonato será nosso.
A uefa, será bem difícil. Temos equipa com qualidade, mas um “Divanei” pode resolver um jogo de repente (não o temos) e neste momento valemos mesmo como um todo.
28 Outubro, 2014 at 17:51
Quando se perde assim não há nada a dizer.
É continuar a trabalhar da mesma forma, a dominar os adversários, tentar marcar muitos golos e não sofrer nenhum. Receita do Nuno Dias e Miguel Albuquerque.
28 Outubro, 2014 at 17:54
Boa tarde a todos, este jogo acontece um em um milhão, uma equipa que marca cinco golos e perde por três a dois, enfim… nunca tinha visto nada assim.
Apesar do resultado não nos ter sido favorável, o carnide levou um banho de bola que até deu pena, não tivéssemos pecado na finalização e tinha sido um resultado bem volumoso para as nossas cores.
Este ano muito dificilmente não ganhamos o campeonato.
28 Outubro, 2014 at 18:04
Perder e ter pena deles. Como é possível? lol
28 Outubro, 2014 at 18:13
Geralmente quando olho para coisas tristes, tenho sempre pena…e o carnide é mais que triste.
28 Outubro, 2014 at 18:07
Bastava termos 2 golos de vantagem. Depois eles tinham que “sair da toca” e íamos ver como ficava.
28 Outubro, 2014 at 18:01
… costumo dizer que os benfas não tem sorte, nem leite, nem vaca e eles têm é uma autêntica vacaria …. nunca vi clube com tanta sorte!
28 Outubro, 2014 at 18:04
O poder do nosso futsal revela-se em pequenos pormenores como os objectivos individuais e colectivos. Já há muito que o objectivo não é apenas ganhar. Neste momento temos objectivos bem definidos de golos marcados e sofridos por jogo. Quando se chega a este ponto, onde a valorização é feita por deixarmos a nossa baliza a zeros e por marcarmos mais do que X golos em cada jogo, só me resta concluir que o trabalho realizado pela secção é de facto, top mundial. Um case-study para o desporto português.
28 Outubro, 2014 at 18:09
Sá, atenção que a definição de objectivos, como falas, não é só nos jogos. Os treinos do Sporting é que deveriam ser um case study, ali trabalha-se com uma qualidade de nível mundial, não duvides.
28 Outubro, 2014 at 18:06
Espero e faço votos que Nuno Dias fique muitos e muitos anos no Sporting. Por acaso sabem se ele é Sportinguista?
28 Outubro, 2014 at 18:09
Acho que isso não é importante mas sim o facto de ele dar tudo pelo nosso clube
28 Outubro, 2014 at 22:12
Lembro-me de ver uma reportagem onde falaram que é.
28 Outubro, 2014 at 18:29
Desculpem o off mas ao que parece o menino Ødegaard, o puto dinamarquês que muitos dos tasqueiros já se ofereceram para ir buscar ao estádio aceitou o convite do Ajax para visitar as instalações do clube. Não quer dizer grande coisa mas acho que o Inácio devia desviá-lo no aeroporto para vir sim conhecer a nossa academia.
28 Outubro, 2014 at 18:30
http://www.tribalfootball.com/articles/man-utd-liverpool-target-odegaard-accepts-ajax-invitation-4046244?utm_source=taxonomy_landing_page#.VE_gVIusVwR
Faltava o link
28 Outubro, 2014 at 18:39
Epá tou mesmo frito hoje, desculpem lá. Os tasqueiros ofereceram-se para ir buscar o rapaz ao aeroporto, não ao estádio. Sorry pelo off uma vez mais.
28 Outubro, 2014 at 18:40
O Inacio que vá que o Cherba já se comprometeu a ir buscá-lo ao aeroporto. 🙂 haaa, e era bem vindo
28 Outubro, 2014 at 18:42
Bem o normal, depois de uma derrota nada melhor que um “amigo talhante” para ajudar à festa…
Continua a ser mais importante um lugar na liga do que um grande jogador…
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/10/28/manuel-mota-apita-o-benfica-rio-ave
O nosso tb não é for que se cheire!!!!
28 Outubro, 2014 at 18:49
o balofo Duque já tem trabalho para fazer…
Se a LPF não acode ao Beira Mar rapidamente, está à vista a primeira desistência dos campeonatos profissionais.
28 Outubro, 2014 at 19:19
Primeiro jogo que assisti no multiusos….
Primeiro não compreendo a titularidade do Cristiano em detrimento do Benedito ! No auto-golo inicial do alex fica muito mal na fotografia…também não gostei nada do jogo do joao matos!
Depois temos um grande golo do fábio lima!!! Grande golo!!! Bom jogo também do alex e do cary que ainda fez o gosto ao pé.
PS: Tenho muita pena que as claques passem mais de metade do tempo a ofender e provocar os rivais em vez de apoiarem o Sporting!
28 Outubro, 2014 at 20:13
Sportinguistas…Este Luís Duque é da pior espécie! Diz que vai trabalhar de borla e quando “trabalhou” no Sporting chupou o clube até ao tutano! Este gajo é grande c……
28 Outubro, 2014 at 20:24
http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=297673
Era coisa pouca. “Só” mamava €246 000 ao ano. Já chupou tanto no Sporting que agora nem precisa de salário o filho de uma cabra mal parida
28 Outubro, 2014 at 20:30
O Miguel Albuquerque apareceu recentemente na SportingTV a falar dos seus gostos pessoais. Descobri que temos uma coisa em comum. Ambos elegemos o Rocky IV como o filme das nossas vidas… fiquei tão comovido…
28 Outubro, 2014 at 20:37
Foi um daqueles jogos em que tudo correu mal.
O 1º foi azar, mas o 2º… isto vindo de um tipo que finge que joga à bola há mais de trinta anos, e que ainda se atrapalha com a redonda nos pés… o Fabio entrou em pânico! Tinha o lance controlado, e mandou um estoiro sem olhar.
De qualquer modo, é complicado manter a motivação / concentração numa prova nestes moldes.
28 Outubro, 2014 at 20:37
Foi um daqueles jogos em que tudo correu mal.
O 1º foi azar, mas o 2º… isto vindo de um tipo que finge que joga à bola há mais de trinta anos, e que ainda se atrapalha com a redonda nos pés… o Fabio entrou em pânico! Tinha o lance controlado, e mandou um estoiro sem olhar.
De qualquer modo, é complicado manter a motivação / concentração numa prova nestes moldes.
28 Outubro, 2014 at 20:39
Adoro o teu cognome 🙂 e orgulhoso por ter estado na base dessa escolha 😉 hehehehehe
28 Outubro, 2014 at 20:53
não confundir com o gajo que veio do Frio.
28 Outubro, 2014 at 20:55
Hehehehehe
28 Outubro, 2014 at 20:47
Esta equipa com o Di e com o Deo… Podia ser das melhores da Europa! Falhamos demasiado na eficácia (na baliza que deveríamos ter sido eficazes) e isso custou nos a vitória… Mas é giro vê-los todos contentes por terem ganho, vê se mesmo que não acompanham UM JOGO , repito, UM JOGO da sua equipa de futsal ao longo da época e portanto não sabem que podem ir em primeiro agora, mas depois ainda lhes acontece como no ano passado no play–off, onde arredam a peida com o Fundão 😉
28 Outubro, 2014 at 22:14
É só a mim que o treinador do slb, ex-Fundão, enerva pela arrogância que transmite?
28 Outubro, 2014 at 23:45
Não é só a ti não companheiro
28 Outubro, 2014 at 23:45
Com os meus 28 anos fui chatear me com o meu pai a ver esse jogo -.-