Olá, Bruno.
Antes de mais, peço-te desculpa pelo arrojo de tratar-te por tu, mas esta é uma conversa que me parece importante e que, caso tivesse oportunidade, teria todo o prazer em tê-la pessoalmente.
Como facilmente entenderás, a derrota de sábado teima em não sair da cabeça, mesmo quando o pensamento começa a focar-se no jogo de quarta-feira. E a verdade é que as tuas palavras, que chegaram a toda a nação leonina em forma de comunicado facebookiano, acabam por mandar vinagre para uma ferida recente e dolorosa.
É sobre essas palavras que pretendo debruçar-me, até pelo misto sentimental que as mesmas me despertam. Comecemos por algo que me parece consensual: as críticas feitas são inteiramente justas. No fundo, se gostamos que os nossos jogadores sejam elogiados como foram depois do dragão ou da ida à delegação alemã da Gazprom, não será descabido criticá-los quando entram em campo e se limitam a passear as camisolas. É verdade, faltou-lhes dignidade e faltou-lhes respeitar a verde e branca, coisa que, diga-se, têm sabido fazer ao longo dos dois meses e meio que leva esta temporada. Tu expressaste o que te ia na alma, apontaste o dedo a quem achaste eu devias apontar e pediste desculpa aos adeptos, dando-os como exemplo de entrega e dedicação.
A questão, uma vez mais, é a forma como é gerida esta crítica e esta tomada de posição. E, acredita, isto preocupa-me. Muito. Porque fico com a ideia que há uma total ausência de planeamento na forma como tu, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal, fazes as tuas aparições e tornas públicas as tuas posições. Este caso é sintomático: o Presidente, como qualquer adepto, chega ao Facebook e liberta o que lhe vai na alma. Tens a teu favor o facto de teres falado no plural, não assumindo um claro apontar de dedo aos jogadores e, por arrasto, às respectivas equipas técnicas, mas não deixa de ser uma forma de chegar ao universo leonino que volta a colocar os holofotes na fronteira que separa o Bruno adepto do Bruno presidente.
Se me perguntares se gosto de ter um presidente que sente o clube como um adepto, obviamente que respondo que sim. Mas o que espero é que esse presidente aprenda onde fica essa fronteira, uma tarefa que pode não ser fácil para quem vive o clube com tanto fervor e dedicação. E é aí que entra a equipa de comunicação. Ou melhor, será que entra? O que eu sinto, e peço desculpa se estou a ser injusto com alguns dos profissionais que têm a tarefa de gerir a tua agenda comunicacional, é que o Presidente diz o que lhe apetece e quando lhe apetece. Basta recuar ao rescaldo de Maribor, onde depois de teres transmitido à equipa o sentimento de irritação perante o empate concedido, ainda na Eslovénia, chegaste a Portugal, foste à SportingTV e descarregaste a bílis. A comparação do empate com a derrota da selecção, frente à Albânia, foi de todo infeliz, até por aquilo que o Sporting havia feito e a selecção tinha deixado de fazer. Inclusivamente, foi por essa altura que estalou o verniz com Dias Ferreira e, principalmente, com Manuel Fernandes, pelo facto de terem aproveitado o tempo de antena para “bater” no Sporting.
Ora, o que acabaste de fazer, Bruno, pode ser igualmente visto como bater no Sporting. É verdade que o fizeste, colocando-te como um dos que não foi digno da camisola Rampante, mas não é menos verdade que isto soa a puxão de orelhas em praça pública. Há quem goste. Eu não gosto. E não gosto, primeiro, porque foi uma excepção em tudo o que de bom esta equipa tem feito. É o mesmo que a tua filha entrar para o conservatório, mostrar-se cada vez mais afinada a cada novo espectáculo e, numa tarde atípica, dar uma barraca de todo o tamanho. Fazes o quê? Falas em ela em particular ou aproveitas uma reunião de encarregados de educação para lhe puxar as orelhas, em frente a toda a gente? Talvez seja uma questão de perspectiva pedagógica, mas, como disse, não gosto. E tenho que perguntar-te: imagina que era um “velho Manel” desta vida a acusar de indignos os jogadores do Sprorting. O que é que dirias?
Eu sei que não é fácil, Bruno, principalmente por quereres estar presente em todas as decisões e assumir todas as responsabilidades. Aliás, existem coisas que, lá mais para a frente, já depois do campeonato ter terminado, eu gostaria de ver serem respondidas. Do que parece ser uma gestão “tentativa-erro-tentativa” da Academia, passando pela forma como foi mal compensada a saída de Rojo e Dier, há vários pormenores que, enquanto responsável maior pelo futebol, terás que responder (mesmo se formos campeões).
Eu sei que não é fácil, Bruno, até porque, na posição onde estás, as atitudes que tomas e as palavras que proferes podem tornar-te refém de ti mesmo. E se já te sentes isolado na luta por um futebol menos conspurcado e viciado (não te sintas, somos muitos a apoiar-te), não arranjes forma de te isolares ainda mais ou de promover vincadas clivagens de opinião entre os próprios Sportinguistas. É por acreditar no teu trabalho, que isso me preocupa. É por acreditar neste Sporting, que lanço um apelo a quem te está mais próximo, em termos de comunicação: sejam capazes de dizer-te “Não, sr. Presidente!”, quando acharem que o que queres não e o mais indicados. E tu, Bruno, escuta-os. E escuta-nos. Afinal, a regra de ouro que separa um chefe de um líder é, precisamente, a capacidade de ouvir.
Um abraço
Cherba
3 Novembro, 2014 at 14:55
Ainda sobre a atitude. E o boi de preto.
Recordo-me de um jogo ao qual assisti esta época que teve muito a ver com a atitude.
O Boavista-Carnide.
O Boavista tem um plantel limitadíssimo. De 2ª divisão.
Está na 1ª liga à conta do cambalacho. Talvez também tenha descido por isso mesmo. Não vem ao caso.
O adversário é o actual campeão. O carnide.
Quem viu o jogo, nunca o diria, tal a péssima exibição dos soviéticos. Falta de atitude gritante e uma incapacidade confrangedora. Meteu um golo num bambúrrio.
O Boavista mereceu ganhar e foi completamente espoliado em 2 golos e 2 lances de perigo eminente por alegados fora de jogo e falta atacante.
Ficou para a história o resultado e 3 pontos.
Ninguém falou de profissionalismo e dignidade.
Em guimarães o jogo correu mal ao Sporting.
Certíssimo. Não jogámos e ficámos a ver jogar.
Mas que mal pergunte. Será que com a côr do sistema na camisola o Maurício não teria sofrido falta no 1º golo?
Será que o 2º golo obtido em claro fora de jogo teria sido validado?
E será que um pontapé de bicicleta não teria sido sancionado com livre indirecto por jogo perigoso? (nem falo do penalti que lhe sucedeu…)
É que há lances que ajuizados de diferentes maneiras podem mudar a história de um jogo.
Aconteceu no Bessa. Poderia ter acontecido no campo do guimarães.
Ou seja. Não jogar um charuto e ganhar…
O score 3-0 retira capacidade de argumentar com erros de arbitragem.
Mas no mínimo, já que se abriu o livro para verberar a equipa, também se podia ter lido a página dos erros que a condicionaram e, concomitantemente, ao resultado.
É que se tivesse ficado apenas pelo único golo legal (?) o discurso talvez esquecesse a parte da dignidade e do profissionalismo. Teria sido apenas um dia mau, e o seguinte menos cinzento.
Pois isto é como as bruxas e os broches.
Que as há, há. E nenhuma gaja os faz, mas eles aparecem feitos…
3 Novembro, 2014 at 15:01
Lusotenas, o Maurício é literalmente atropelado no lance do 1º golo. Concordo ctg, tanto que fiz referência a isso mesmo na ressaca do jogo.
3 Novembro, 2014 at 15:20
E para muitos ainda teve culpa…
E não é Lusotenas, ItalianMan…é mesmo Lusatenas. Nome da cidade à beira Mondego plantada…
Isso do Luso é mais para os feitores de Saké… 🙂
3 Novembro, 2014 at 15:40
Sorry Lusatenas.
3 Novembro, 2014 at 14:59
A comunicação do Sporting não anda à deriva, a meu ver tem um rumo bem definido e esse rumo é um rumo em que o Presidente do SCP dá a cara para o bem e para o mau !! Aliás hoje todos falam do comunicado do Presidente e ninguem fala do Mauricio , dos frangos do Patricio, dos passes errados do William , da atitude pouco competitiva do Carrilho etc etc etc … e por isso Clap Clap Clap Clap !!! Pode a equipa dentro de portas preocupar-se em apenas trabalhar para melhorar ja no proximo jogo, sem ter a cabeça a pensar nos ataques da comunicação social e dos paineleiros do costume !!!
Não duvido que o Presidente tenha puxado as orelhas a todos dentro do balneário !!!
Como gosto de ir ao estádio e no final apaludir de pé as vitórias do Sporting, ouvir elogios do nosso Líder para a equipa, sendo sócio gosto também que o Líder tome pulso nas más exibições e derrotas do SCP !!!!
É a politica de comunicação que o SCP adoptou … Não estamos já fartos de Presidentes e direções que derrotas após derrotas assobiavam para o lado, como nada fosse ??
SL
3 Novembro, 2014 at 15:23
“…e ninguém fala do Maurício…”
Tens alguma coisa a dizer do homem no jogo de guimarães?
Epah, deixem o homem em paz.
Fds!
3 Novembro, 2014 at 15:27
Não tenho nada a dizer do Mauricio !!!
Foi um exemplo que dei, visto que se tornou saco de pancada do plantel do Sporting !
3 Novembro, 2014 at 15:01
No essencial concordo plenamente com o Cherba. Admiro a coragem do nosso Presidente mas parece-me que é precisamente na estratégia de comunicação (ou na falta dela) que reside o maior problema. Também gosto de um presidente adepto mas no exercício destas funções a postura de Estado, digamos assim (de que alguém já falou por aqui) é fundamental. E qualquer passo em falso é de imediato explorado, até á exaustão, pelos adversários. Falta um pouco mais de ponderação.
3 Novembro, 2014 at 15:04
Acho que já temos abutres suficientes e este post deveria ser privado e dirigido a quem de direito!
Ficou a tua perspectiva que normalmente mexe sempre com as pessoas. Mas não deverias jogar para a praça aquilo que condenas do Presidente. Tu próprio tens grandes responsabilidades dentro do núcleo sportinguista!
Concordo com quase tudo, é preciso que se perceba!
3 Novembro, 2014 at 15:07
Reinado,
é por assumir as responsabilidades que possa ter, que me recuso a ficar calado. Sempre o fiz e continuarei a fazer, por considerar ser essa a forma de ajudar o Sporting a melhorar.
3 Novembro, 2014 at 15:17
Tens o direito e o pedestal (merecido) de fazeres exactamente o que quiseres. E é óbvio que é a tua frontalidade que cativa as pessoas a cá virem (incluindo eu). Mas não é isso que está em causa e muito menos o que condeno. Acho que todos temos sido bombardeados pelos adversários, e pelos abutres de sempre, nesta semana dificílima de digerir. Só acho que este post, no qual, repito, concordo com quase tudo, não vem na altura certa. É só isso!
3 Novembro, 2014 at 15:33
Sinceramente, antes deste post o assunto estava a ser imensamente debatido no post anterior …
E sim, há quem se reveja no Cherba, há que não concorde … mas tb há quem pense o que ele pensa depois dele expressar a sua opinião.
3 Novembro, 2014 at 15:07
Epá, a mim tb me doeu! Foi o meu aniversario no sábado e tive um bela prenda….
Só agora consigo falar sobre o que se passou. Mas ainda não entendi o que se passou. E isso é o que me preocupa, não o que o tio Bruno falou.
Perder eu aceito, jogar pior que o adversario tb, mas porra… o que foi aquilo???
O que vale é que o meu amor não está dependente de resultados, senão já tinha mudado de clube há muito, não é?
Depois de amanhã estou lá outra vez, e acredito como sempre que a equipa vai dar o melhor, e não espero menos que isso.
Se perdemos ou ganhamos, não me tira o sono! Mas que lutem!
Acredito que que o BC também se sentiu magoado, e acredito que os artistas de amarelo estão cheios de vergonha desde as 8 da noite de sabado. Nem os mais mercenários e peseteiros (se os há) vão querer jogar assim outra vez, assim ninguém lhes pega. Está na hora de mostrarem o que é o Sporting, nós merecemos.
3 Novembro, 2014 at 15:08
Nem mais. Quer dar piçada, concordo. Que o faça internamente. Neste momento os sócios já não têm dúvidas nenhumas acerca do trabalho que o presidente está a fazer.
Nesta fase, julgo que nenhum de nós, Sportinguistas, ficaria a achar que nada tinha sido dito internamente.
Concordo totalmente com a politica de transparência e de dar a conhecer aos sócios tudo o que se passa dentro do clube, mas há coisas que têm de ficar dentro.
Não precisava de pedir desculpa por um fim de semana miserável em termos de futebol sénior. Neste momento todos nós vemos trabalho feito por todos na estrutura.
Foi um soluço num caminho que será certamente de sucesso.
3 Novembro, 2014 at 15:30
Está a ser coerente com aquilo que assumiu, elogiar quando houvesse lugar a elogio e critica quando assim houver lugar a tal.
Agora, que gostam muito de empolar o que se diz gostam, especialmente a comunicação que de social nada tem.
3 Novembro, 2014 at 15:37
Jusko, até te digo mais.
Ele podia ter expressado uma opinião, em que subtilmente deixava a mensagem.
Ou seja, internamente seria duro (e nisso estamos todos de acordo, não falta nada a nenhum destes profissionais) pq entrega é algo que tem de haver sempre, mas na sua página pessoal pretendia unir as tropas sem desculpar ninguém e deixar os sócios descansados que jogos assim não existirão mais.
3 Novembro, 2014 at 15:11
Touché
3 Novembro, 2014 at 15:21
Acho incrível haver quem se atreva criticar o meu Presidente duma forma brejeira e até mesmo leviana, que mais não visa se não cravar um enorme prego no caixão da descrebilidade e irresponsabilidade com o que os nossos inimigos pretendem empacotar Bruno de Carvalho
Ao contrário do que se pretende dizer, o meu Presidente disse o que tinha a dizer nos termos e no tempo que achou mais adequado, tendo o meu total acordo quer na forma quer no conteúdo.
Quer se queira quer se não, “aquilo” não é para meninos mimados que se amofinam à primeira contraredade ou a uma crítica mais acentuada. “Aquilo” é para homens responsáveis e se o forem, reconhecerão a justeza das palavras do Presidente ao mesmo tempo que as colocarão no patamar único em devem que ser colocadas: a dignificação do clube em todos os seus actos.
Aqui dos meus 68 anos de idade e mais de 40 de sócio, o meu bem haja ao meu Presidente por SER COMO É, pelo que representa e faz em prol do Sporting e dizer-lhe que de mim nunca ouvirá uma crítica pública sem que isso signifique que esteja 100% de acordo com o que diz ou faz. Mas aquilo com que não estou de acordo, representa uma insignificância comparado com o ter recuperado o orgulho de ser sportinguista e ter-me criado, primeiro a ilusão agora convicção que, afinal, havemos de ser campeões. Há três anos atrás pensar em ser campeões era pura ficção.
Uma nota final. Os meus 3 netos reparam que este anos as respectivas turmas têm mais sportinguistas que no ano anterior e sabe Cherba, qual a figjura do Sporting que putos mais idolatram? Bruno de Carvalho, esse mesmo, aquele que com o seu post trata-o como um irresponsável que precisa de conselhos de gente madura e de grande sentido de responsabilidade. Julgo não ser o seu caso, mas há muita gente tem por hábito julgar os outros por si e por essa razão sentem-se no direito (dever?) de dar conselhos os mesmos, provavelmente que já receberam.
3 Novembro, 2014 at 15:39
Está no seu direito, caro consócio.
O que não impede de estar errado. Nomeadamente quando reputa de “brejeira” a atitude crítica que alguns manifestaram à opção “altamente responsável” do Presidente.
São maneiras diferentes de ver e analisar condutas.
O que é certo é que só estamos a dividir-nos (se é que se possa utilizar o termo) devido a um post. E olhe que não foi este. Foi mesmo ontem no Facebook para quem quis ler. Nós e os abutres.
E teria sido tão mais eficaz a discrição.
Ah! E de repente tornámos-nos um dos melhores clientes do Sacavenense. É que também ontem perdemos em casa 0-1 em Iniciados.
O post do Bruno também deve ter sido um recado para os miúdos…
3 Novembro, 2014 at 15:45
O “seu” presidente também é o “nosso”, pois todos votámos nele, eu das duas vezes que se candidatou. Agora, tenho que concordar com tudo???
A figura mais idolatrada pelos seus netos é o Bruno? É pena. Nós aqui… ok, pelo menos, eu aqui e acho que posso falar pelo Cherba, temos como idolo apenas o Leão Rampante e o Sporting Clube de Portugal. Ninguém está acima da instituição.
Posto isto, não pense que alguém está contra o presidente. Muito pelo contrário. Espero não ter de mudar de presidente nos próximos 40 anos.
Mas também lhe digo, seguidismo acéfalo e amén ao grande líder, isso é para os lados do colombo.
3 Novembro, 2014 at 15:50
+ 1!
3 Novembro, 2014 at 16:13
3 pontos pró Pais de Gales!
3 Novembro, 2014 at 17:39
Meu caro, eu não concordo com tudo o que Bruno de Carvalho diz ou faz e muito menos menos aceiteo que seja imune à crítica quaisquer que sejam os méritos que lhe possam reconhecer. Agora o que não estou de acordo é na forma e nos termos em que alguma pretensa crítica é feita.
Não me parece aproptiado, para não dizer ofensivo, tratar-se o Presidente do Sporting Clube de Portugal, na forma ligeira como é feita, dando-lhe conselhos(?) de como se deve comportar ou intervir em público como se de um miúdo ou irresponsável se tratasse, falando-se dsso como se fosse uma fragilidade de Bruno de Carvalho curiosamente a “porta de entrada” que os nosso inimigos têm explorado até à exasutão.
Há uma questão de fundo que na ânsia de se criticar ninguém reparou ou fingiu reparar que é a seguinte: Por que razão Bruno de Carvalho teve necessidade de intervir no momento e nos termos em que os fez após o miserável fim de semana que as equipas principais nos proporcionaram? Reparem que não foi uma reacção a quente e, reparem também, na coicicidência (há quem não acredite em coincidências, se calhar o nosso Presdiente também não) dos comportamentos dos jogadores de ambas equipas.
Quanto ao leão rampante confesso que isso não me diz muita coisa. Há 3 anos também o havia e recordo-me que muito que olhasse para ele só um desejo me invadia sob a forma de voto: que no resto dos anos da minha não tivesse a infelicidade de ver o Sporting descer de divisão ou mesmo acabar. E isso meus caros esteve muito próximo de acontecer não fora a intervenção providencial dum conjunto de homens liderado por Bruno de Carvalho, hoje Presidente do Sporting Clube de Portugal e por isso merecedor de todo o meu respeito e (chamem-me seguidista ou o que quiserem) agradecimento.
3 Novembro, 2014 at 19:33
Nao me interprete mal. Eu tambem agradeço ao presidente, o facto de o Sporting estar como está. E por mais doloroso que o fosse, estaria com o Sporting onde ele estivesse. Na 1 Divisao ou na 3 Divisao. Veja bem, que caso o Bruno de Carvalho nao tivesse ganho, eu era dos que defendia a refundaçao do clube, sob o nome Sporting 1906, com o emblema que eu aprendi a amar (leia-se o anterior a este), e segundo os principios que nao os do Sporting roquettista.
3 Novembro, 2014 at 15:50
Caro Seminário.
Estamos todos de acordo em relação a tudo o que nosso presidente de tão bom tem feito.
Votei nele as duas vezes e isso dá-me todo o direito de não concordar com tudo.
Sabe, só quem aceita uma crítica vive em estado constante de melhoria. E se ele é muito bom, não é perfeito. E todos nós, em prol do nosso Sporting queremos que seja o melhor possível.
No dia em que não pudermos “não concordar” com algo, estaremos no mau caminho.
3 Novembro, 2014 at 15:25
Caralho mais a palavra deste merdas..fdx…comunicados a torto e a direito, agora é o fb..mais parece uma pita social, enfim, sobre o post acho tudo bem, se quer criticar pode-lo dentro de portas, tem obrigação disso e é assim que é feito.
Aproveite esta senda de comunicados e explique uma série de coisas :
1-que raio de merda se anda a passar na academia ?
2-a equipa B é para quê já agora..ganhar , rodar , nenhuma das primeiras ?
3-qual é a posição do SCP em relação ao PPC
4-como é que estamos em termos de auditoria ?
5-não devia ser a sptv a dar voz a estes comunicados ?
6-de uma vez por todas alguém me explique qual é a estrutura para o futebol, é que vejo o Inácio aos pulos a dar ordens para o relvado e fico sem perceber.
3 Novembro, 2014 at 15:38
+ 1!!!
3 Novembro, 2014 at 18:03
quem ? quê?
qual merdas? o romário? ou o armando?
lava a boca, merdoso
3 Novembro, 2014 at 18:07
De onde saiste tu?
Debaixo de uma pedra?
3 Novembro, 2014 at 15:40
Isto só prova que o nosso Presidente, aquele que nos devolveu o Sporting Clube de Portugal tem uma infinidade de amigos no facebook, incluindo adeptos de outros clubes e jornaleiros.
Não gostam dele mas…
3 Novembro, 2014 at 15:57
Tens toda a razão.
3 Novembro, 2014 at 16:19
Obrigado brother!
3 Novembro, 2014 at 15:41
eu acho muito mais preocupante o que se passou no final do jogo em que a inexistente segurança da polícia ía dando na morte de dois adeptos do Sporting, do que propriamente as declarações de Bruno de Carvalho.
Os verdadeiros Sportinguistas, apesar desta declaração continuam com o presidente sem pestanejar e já era hora de virarmos a atenção para outros assuntos do que estarmos a agravar ainda mais o que foi dito.
De uma coisa todos concordam, a atitude neste jogo foi UMA MERDA e isso não pode voltar a acontecer NUNCA MAIS!
O presidente revoltou-se pois tudo tem feito para engrandecer o clube e para ele esta atitude foi uma TRAIÇÃO!
Estou decididamente com ele, e os jogadores acima de tudo sabem que ele tem razão, aliás, se acharem que não tem razão não têm lugar no Sporting!
3 Novembro, 2014 at 15:54
Mário, quem agrava estas declarações são os famosos paineleiros que aproveitam tudo e mais alguma coisa para nos foder.
Até se dão ao luxo de serem eles “defenderem” a equipa só para pisar mais o BC.
Nós, estamos num espaço familiar a discutir o assunto. E todas as opiniões são válidas 🙂
E repara, não vamos misturar assuntos. A cena da violência é de longe mais grave que qq opinião expressa no FB.
3 Novembro, 2014 at 15:57
por isso mesmo Miguel, todas as opiniões são válidas sem dúvida, isso faz parte também do ADN da Tasca, mas repisar neste assunto está a transformá-lo num caso épico.
Lá está, é apenas a minha opinião (válida também) 😉
SL
3 Novembro, 2014 at 16:08
Isto só é repisado aqui. Amanhã já só falamos dos alemães. 🙂
3 Novembro, 2014 at 15:58
“… Até se dão ao luxo de serem eles “defenderem” a equipa só para pisar mais o BC. …”
Penso que essa é a intenção de Bruno de Carvalho !!! Deixar a equipa tranquila sem ataques vindos de fora, visto que têm de preparar uma equipa para champions em pouco tempo !
3 Novembro, 2014 at 16:07
Essa tem sido a bandeira dele. Nas célebres frases, ataques, etc. Dá o peito às balas e a equipa trabalha com tranquilidade.
Mas desta vez, o alvo foi interno. Uma delicia para os pasquins.
3 Novembro, 2014 at 16:20
Penso que ele deve ter chamado a atenção da equipa (pelo menos da equipa técnica) para o ia fazer !! Para a bomba que ia lançar !! Claro que internamente se deve ter dirigido à equipa de forma a dar conta do seu e do nosso descontentamento com o jogo em Guimarães.
Senão está a tornar-se num alvo dentro da equipa e um anti-corpo e pelo que se tem visto ele não é burro para chegar a esse ponto !! Certamentente ouvi explicações dadas intermanete para o que se ia suceder !!!!
3 Novembro, 2014 at 16:02
Concordo com tudo o que o Mário disse, mas também concordo com o Cherba quanto ao rumo da Academia e a declaração que deu ontem. O BdC não é perfeito, longe disso, logo é alvo de critica construtiva quando assim a merece. Não tenho dúvidas que ele é o presidente indicado para o nosso Sporting, mas também não devemos fazer amen a tudo o que ele decide ou faz. Tem sido muito linear nas suas convicções, mas ontem esteve mal. Não entendo porque não falou para dentro do balneario. Quanto à academia, tem que rever a estrutura da mesma. Os resultados começam a preocupar.
3 Novembro, 2014 at 16:21
Onde é que se soube que não foi dada uma piçada para dentro do balneário?
3 Novembro, 2014 at 15:44
Palavra que não consigo perceber esta bola de neve que não para de ganhar velocidade e tamanho.
3 Novembro, 2014 at 15:50
Eu prefiro acreditar, como o MiguelCotovio já referiu diversas vezes, que se tratou unicamente de um Dia Não, em que tudo correu mal.
Vejamos, a primeira parte foi um jogo atípico, num relvado em muito mau estado. Uma primeira parte com zero oportunidades de golo. O Derrota F. C. marca dois golos caídos do céu, ou entregues numa bandeja. Depois foi o descalabro. Faltou o clique que poderia ter invertido a tendência do jogo. Situação essa que poderia ter ocorrido na oportunidade falhada pelo Slimani. O resto? O resto foi chuto lá para à frente e que corram os pretos. A equipa estava subida e com índices de lucidez em baixa.
Penso que era escusado o comunicado do Bruno. Penso que a derrota da equipa B terá toldado o desabado do Presidente. Este comunicado justificar-se-ia na sequência de várias exibições/resultados péssimos. Se o objectivo era tirar o foco da CS na exibição da equipa, mais valia fazê-lo com um comunicado duro sobre os incidentes após o jogo.
3 Novembro, 2014 at 15:56
Olha … e onde vamos ver o Shalke?
Isto de ter gamebox e apanhar uma semana de trabalho no Porto deixa-me piurso …
3 Novembro, 2014 at 15:59
Ainda não sei Miguel. Vou ver se o Mike alinha, caso contrário será complicado para mim.
3 Novembro, 2014 at 16:09
Ok, posso ir a qq lado e levo o grandeartistagoleador.
Senão, acho que vou ficar muito tranquilo no quarto do hotel que tem o canal disponível e acompanhar tb na tasca 🙂
3 Novembro, 2014 at 16:29
Vamos ao restaurante russo 😀
3 Novembro, 2014 at 15:52
“Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos.”
“….só NOS restando…” “….por não TERMOS sido…”
Parece-me que o Bruno se está a incluir nos “culpados”, não?
Quem foi a Guimarães levar na tromba não merece um pedido de desculpas pela atitude que a equipa teve em campo?
Foi o primeiro jogo em que isso aconteceu? E? Não devia haver NENHUM!!!
Se houve, que não se volte a repetir. E que se corte já o mal pela raíz.
3 Novembro, 2014 at 15:53
Exacto Maria. Bem dito.
3 Novembro, 2014 at 15:56
+1
3 Novembro, 2014 at 15:57
Maria … não sejas radical.
“Não devia haver nenhum” … pois não. Mas são pessoas e não matraquilhos ou jogadores de computador.
A verdade é que acontece. E a questão não é como cais. É como te levantas …
3 Novembro, 2014 at 16:08
Miguel : Uma coisa é tentar e as coisas não sairem como queremos. Outra diferente é nem tentar…. e eu não vi vontade de mudar o rumo dos acontecimentos.
Mas não vou assobiar ( nem que eu quisesse, que não sei assobiar 😉 ) . E Quarta estou lá a apoiar. E em todos os jogos. E se eles correrem atrás da bola, sou a primeira a defendê-los.
3 Novembro, 2014 at 16:11
Maria, até prova que o que correu mal foi intencional … vou sempre defender um mau jogo.
Até eu, que era provavelmente o melhor jogador do mundo e arredores, de vez em qd ficava à mama às espera que os outros defendesseme sobrasse a bola para mim 🙂
3 Novembro, 2014 at 15:58
Palmas para a Maria
3 Novembro, 2014 at 16:00
+ 1.000.000 Maria, muito bem dito!
“Foi o primeiro jogo em que isso aconteceu? E? Não devia haver NENHUM!!!”
esta frase diz tudo!
uma jola para ti Maria, pago eu!
3 Novembro, 2014 at 16:12
Sim, sim … esquecem-se rapidamente dos “jeffrens” a dormir no banco e do que estes mesmo jogadores fizeram no Dragão e na Alemanha.
3 Novembro, 2014 at 16:15
Porra, Miguel!
Andas a misturar alhos com bugalhos!
Esses tempos já lá vão! GRAÇAS A DEUS! E A NÓS!
3 Novembro, 2014 at 16:31
nada de misturas Miguel, acho que tu é que começas a confundir as coisas…por ter abominado esses tempos é que não quero ver mais o que se passou este sábado.
é que foram 11 “jeffrens” a dormir em campo, e por estarem a ser capazes nos outros jogos, não têm créditos para serem maus noutros, aliás, eles são pagos e bem é para darem tudo.
Jogos maus acontecem, mas no minimo exige-se garra, coração, atitude, brio etc etc e nada disso esteve em campo.
eu não me esqueço do que têm feito, apenas não quero que esta vergonha volte a acontecer.
3 Novembro, 2014 at 16:09
Ele está correcto no que disse e isso demonstra humildade por parte do presidente. O que ele fez mal foi ter vindo a público, quando devia ter falado apenas com o balneario. Ter uma conversa séria de motivação e não de auto-crucificação. Os sportinguistas não duvidam do fervor e sportinguismo do presidente. Não é um jogo onde tudo correu mal que vai mudar isso. Acho que neste caso, ficaria melhor se não tivesse dito nada. É a minha opinião.
3 Novembro, 2014 at 16:16
Maria… dá um pouco de descanso ao Céderico. Deixa-o respirar um bocadinho… 😉
3 Novembro, 2014 at 16:30
O cederico está a precisar é de um tau-tau. 😛
3 Novembro, 2014 at 16:34
Hehehehehe… pois, eu desconfio que sim. Ele tem cara de quem gosta de ser pisado por mulheres de salto-alto.
3 Novembro, 2014 at 16:43
Maria, confessa lá… aquela imagem dele no fim..ahahahahah, lembrei-me logo de ti.
3 Novembro, 2014 at 17:11
Tb não gostei nada da exibição desse menino, demais enervante…
3 Novembro, 2014 at 16:23
Acho que os nazis se vão arrepender de ter nascido!
3 Novembro, 2014 at 15:55
É um texto contracorrente, como o resultado de sábado. Subscrevo-o integralmente, não por ser contracorrente, mas por tocar num ponto essencial: há muito espaço para melhorar ao nível da comunicação, e da forma, timings e meios usados para a fazer.
Um dos problemas do período dinástico foi precisamente a areia constantemente se ia mandando para os olhos dos adeptos e sócios. O presidente tem alguns defeitos, mas burro não é.
Esta mão de vaca pública não pode ter servido para desviar as atenções de más performances individuais no jogo de sábado. Se assim foi, garanto-vos que terá o mesmo resultado que teve a de Maribor. E porquê? Porque o descalabro não foi individual, mas sim colectivo, incluindo do staff que estava no banco, onde se incluía o presidente. Tenho alguma dificuldade em perceber o conteúdo e timing deste desabafo facebookiano, depois da 1ª parte que fizemos, e sim mesmo gamados.
E para aqueles que me digam, bem e quem te garante que ele não lhes desfez a cabeça ao intervalo? Bem a esses eu digo, que pela “altíssima” postura da 2ª parte, é preferível que não lhes tenha dito nada ao intervalo. Seria um péssimo sintoma.
E se fosse por erros individuais, acham que surtiria efeito? Acham que esta desresponsabilização pública vai ajudar quem errou a melhorar?
O Bruno é o líder e para ele todos olham como exemplo. Mesmo os jogadores. Ora se nós, sportinguistas, e sobretudo quem bebe neste balcão, se insurge tanto, e com TODA a razão, contra os que assobiam quando levamos um golo, os que apupam quando o passe sai errado, os que insultam quando o golo fácil é falhado, porque razão não podemos questionar o presidente, quando ele vem para as redes sociais malhar nos nossos? Então agora já não bastam os pêlos das 2 nádegas?
Eu espero mais do Bruno. Tal como o Cherba. Por isso fez este post.
Eu não me sinto desiludido com o Bruno, sinto que ele não esteve à altura da responsabilidade que tem, nem da ilusão que nos devolveu.
SL
3 Novembro, 2014 at 15:55
Cherba, desta vez também não estou de acordo.
A exibição foi uma merda e a piçada é merecida, além disso, aposto que foi bem pior internamente e que esta exposição através do facebook é mera estratégia para desviar a atenção dos dois jogos importantes que aí vêm. Assim a equipa trabalha sossegada enquanto anda tudo entretido com o que o presidente disse no facebook.
Na única vez que me lembro de ver o nosso presidente mentir em comunicado, não vi ninguém a fazer este banzé! Então não foi dito em comunicado que o Shikabala era um excelente profissional e que não havia nenhum problema com ele?! O que é certo é que o Shika abalou e pelos vistos de bom profissional tem pouco.
O homem disse a verdade e os jogadores só devem responder em campo e deixar-nos a todos felizes!
3 Novembro, 2014 at 15:59
Acho que isso aconteceu antes do Shikabala desaparecer, na altura do fecho de mercado e quando se tentava encontrar uma solução para ele.
3 Novembro, 2014 at 16:05
Pois foi, Sá. Mas disso ninguém disse mal…mesmo depois de ele desaparecer e de se saber que de bom profissional tinha 0.
Entendo o destaque que estas palavras do presidente têm, mas não entendo que nós próprios estejamos a fazer disto um problema sério.
Isto é para animar a CS que, diga-se, agarrou o assunto com unhas e dentes (como já se esperava).
Estarmos nós, sportinguistas a criticar desta forma o BdC por ter dito a verdade, custa-me.
3 Novembro, 2014 at 16:08
E eu nem acho que tenha feito mal em defender o Shika nessa situação…era a única coisa que podia fazer.
3 Novembro, 2014 at 15:56
Se fosse ao presidente, em vez de comunicado público, chamava MSilva à parte e dizia-lhe:
“Marco, o Sporting Clube de Portugal não entra em nenhum campo para se “adaptar” à primeira meia-hora de possível pressão do adversário e depois “repartir” o jogo. O Sporting joga para vencer qualquer jogo a partir do momento da bola de saída, e isto é que deve ser transmitido aos jogadores”
3 Novembro, 2014 at 16:03
O Marco provavelmente responderia:
“Totalmente de acordo, presidente. Tipo como fizemos no Dragão? Mas os jogadores são os mesmos. E agora? Não prestam? Olhe, se quer criticar lá para fora, critique-me a mim. Não os soube motivar. E deixe que deles trato eu”.
Provavelmente.
3 Novembro, 2014 at 16:22
não foi uma questão de motivação, foi um erro estratégico.
3 Novembro, 2014 at 15:56
Agora há uma coisa que me deixou fodido: Adrien levou uma sarrafada e não há ninguém para o proteger, sendo inclusivamente abordado por alguns cêpos do Derrota F.C. que o provocaram enquanto o Adrien se contorcia no chão?!
3 Novembro, 2014 at 16:00
Isso para mim é inadmissível. Caralho… é preciso fazer-se peito nesses momentos!
3 Novembro, 2014 at 16:04
Acho que a cabeça deles estava em todo o lado menos no campo.
3 Novembro, 2014 at 16:12
É preciso de ter tomates. Quando um chico-esperto vem cheio de gás pra cima de um gajo. Vamos imaginar o Bernard: Maurício “Ó meu cabrão, voltas a fazer-me correr que nem um desalmadado e garanto-te que ficas a época toda sem jogar”.
Vamos imaginar o morca do Tomané: Maurício “voltas a fazer teatro e garanto-te que da próxima vez vais ter razões de sobra para te queixares a sério. Agora levanta-te boi e joga à bola”.
3 Novembro, 2014 at 16:13
*desalmado
3 Novembro, 2014 at 17:05
FINALMENTE CARALHO!!!!!! Tou contigo. Essa merda deixou me doente. E nem uma bem dada naquele merdas. O arbitro pressionado expulsava o gajo. Nada. Nem pressao nem protecção a um colega. Enfim o jogo foi todo mau demais. Não vi ninguém correr como o André André e o Hernani. E ainda se incomodam com o texto no facebook. Enfim
3 Novembro, 2014 at 16:04
Por princípio, penso que os puxões de orelhas devem ser feitos no privado
Não para evitar melindrar egos, era o que faltava, medo de envergonhar meninos pagos a peso de ouro, mas para proteger o grupo, a imagem de coesão do mesmo.
Mas o presidente representa os jogadores mas mais do que isso representa os sócios (que pagam ao clube em vez de receber) e dos adeptos.
Como sócio, gosto de saber que o meu presidente não está a dormir e que reage.
Era possível fazer passar me a mensagem em privado? A mim e aos outros 150 mil sócios ?!!
Não. Logo o primeiro princípio não se pode aplicar aqui.
Quanto à equipa B, esperem por janeiro para criticar, por favor.
Esperem por reajustamentos
Já agora sabem o que poderia ter evitado o “comunicado ” do presidente ?
Sabem ? Muito simples
Um pedido de desculpas dos jogadores ou dos capitães
Podia ser no Instagram. Quem quer perceber que perceba
3 Novembro, 2014 at 16:37
Não deixa de ser interessante, a todos os que estavam com medo da CS, então não é que a capa dos dois principais desportivos põem treinador e presidente lado a lado?
3 Novembro, 2014 at 16:40
Engraçado ainda outro fenómeno.
Contra ou a favor do “comunicado ” presidencial, a verdade é que já ninguém fala dos jogadores!
Sei que não foi propositado (pois seria demasiado genial) mas o puxão de orelhas protegeu os jogadores. Estranho não é?!
3 Novembro, 2014 at 16:57
No instagram, só Halloween.
3 Novembro, 2014 at 16:07
Depois de ler todos os comentários só vos digo isto:
Já paravam com a conversa dos acéfalos vs croquetes. Que nojo.
Somos todos do Sporting. Quem quer criticar, crítica. Quem concorda diz que concorda. Parecem uns miúdos no recreio do liceu.
3 Novembro, 2014 at 16:55
+1
3 Novembro, 2014 at 16:07
preso por ter cão, preso por não ter..
3 Novembro, 2014 at 16:08
Eu não podia estar mais de acordo com o presidente, ou seja o presidente pede aos adeptos e sócios que acompanhem a equipa, estão cerca de 4 mil leões em Guimarães e sendo um jogo importante como era, não podia haver falta de motivação possível, não ganhamos uma bola, não há uma oportunidade de golo nem uma jogada em condições?
Pior de tudo não há atitude, garra, esforço, dedicação e o presidente não pode falar dos meninos que são pagos a peso de ouro?? Não me fodam! Acho muito bem esta critica pública, porque como adepto e sócio assim como muitos fazemos o que podemos pelo Sporting e apenas o que exigimos é que haja esforço, dedicação, devoção caralho só isso!
3 Novembro, 2014 at 16:09
Este post levanta um tema que não é nada fácil de abordar e de analisar e, por isso mesmo, não é consensual.
Li os vossos comentários e, como seria de esperar, há quem concorde e quem discorde… mas dificilmente alguém ficará indiferente a esta tomada de posição do BdC.
Em minha opinião, entre ter um Presidente “convencional” daqueles que jamais seria capaz de dizer coisas destas publicamente ou ter alguém que não tem receio de dizer abertamente o que pensa…
Opto pela segunda via:
Não é por serem criticados em público que os meninos vão agora amuar e fazer birrinha. Há que saber encaixar e justificar já na quarta feira o motivo pelo qual ganham 100 vezes mais do que nós ao final do mês.
Se não sabem lidar com a pressão, então estar no clube errado.
Não peço vitórias! Peço atitude e empenho… isso eles são obrigados a ter.
Não podemos querer o melhor de dois mundos: um Presidente duro e contundente para uma coisas e um BdC mansinho para não ferir as susceptibilidades dos jogadores.
Mas como já tinha dito em posts anterrioes, compete-mos apoiar e na quem puder, que esteja lá na quarta nas bancadas.
Acredito sinceramente que muitos dos jogadores do plantel, aqueles que sentem o clube como nós, estão tao lixados ou mais do que nós.
3 Novembro, 2014 at 16:16
Jorge, mas toda a gente concorda no facto dos jogadores serem criticados, pois houve falta de atitude.
O que divide as opiniões é o facto de ser feito na praça publica (seguramente após ter sido feito internamente), pois a situação não é recorrente.
Claro que não são de porcelana e recebem milhões. Mas não são bonecos sempre com o mesmo rendimento.
3 Novembro, 2014 at 20:27
Sim, entendo o que dizes.
Isto é um bocado excessivo, concordo com isso.
Se pudesse “afinar” algumas coisas no modo como o BdC actua, seguramente que gostava que ele tivesse cuidado com os excessos.
Mas se sabemos que este é o estilo dele (e que tão bons resultados já nos deu em tão pouco tempo…), temos que saber entender que ele não vai mudar… será sempre frontal, polémico e (de ve em quando) um pouco exagerado.
Não estou a gostar nada é do que vejo em muitos sitios a quererem dar a imagem dos jogadores como sendo uns meninos que não podem levar um raspanete e o mauzão do Presidente que lhes deu um puxão de orelhas.
Concordando que ele foi um bocado bruto, prefiro que ele seja assim do que um gajo amorfo como tivemos nos últimos anos, em que as derrotas eram normais.
3 Novembro, 2014 at 16:13
Hoje, ao almoço com um amigo sportinguista, dizia ele que isto tudo é para desviar as atenções da CS por causa do jogo de 4ª feira, assim só falam dele… e agora já chega, todos a formar fileira para 4ªf, para uma grande vitória.
3 Novembro, 2014 at 16:20
Sim porque espero, ou melhor exijo , outra atitude, determinação, garra e tudo mais o que não foi em Guimarães.
3 Novembro, 2014 at 16:22
Bem visto 🙂
Retiro tudo o que disse. “Ganda” Presidente!
ahahaha
Olha, sabes uma coisa? Comunicados à parte, o homem deve andar a dar em maluco.
Além da guerra com ligas, federações (onde eu acho que ele se vai meter a sério), nádegas e empresários … além de unir sócios, tratar do pavilhão, recuperar passes … eu quero ver como ele vai dar a volta a este tema da formação e equipa B. Não vai ser nada fácil …
3 Novembro, 2014 at 17:00
E uma filha a caminho… mas não te preocupes, o homem é como os gatos tem 7 vidas, dá para tudo.
Mas fora de brincadeira, ele está em todas ( umas melhores que outras), nem deve dormir.
3 Novembro, 2014 at 16:36
E a cs até gostou porque assim abafou a vergonha de arbitragens do nosso jogo e das gayvotas!
3 Novembro, 2014 at 16:18
Felizmente vivemos tempos em que o Presidente do Sporting diz aquilo que acha que tem que dizer e não aquilo que acha que os adeptos querem ouvir (e não cala aquilo que os adeptos não vão gostar de ouvir). Felizmente (e finalmente) vivemos tempos em que os adeptos são exigentes face àquilo que pretendem de quem dirige o Sporting. E sobre isto mais não digo. Já me chateei o suficiente no fim-de-semana com a paupérrima exibição do Sporting.
Quarta-feira lá estaremos todos a apoiar. Independentemente do resultado, que seja uma exibição que nos encha a todos de orgulho (porque a Glória do nosso lema não se conta só em taças e “prize-money”).
Então até quarta.
3 Novembro, 2014 at 16:21
O nosso Presidente esteve mal e o Cherba esteve bem.
O nosso Presidente esteve mal por duas ordens de razões:
A primeira, porque o tom e os termos não são apropriados para um fórum global; mesmo que fosse num fórum sportinguista (site, página oficial no FB, SportingTV…) estaria mal, mas assim foi pior; a estratégia de desviar o foco para si próprio (com que concordo), poupando a equipa, não serve para dizer/escrever tudo: se é mesmo preciso ‘dizer tudo’, pode pedir a um comentador (ainda há dois que acredito fizessem isso: Eduardo Barroso e/ou José Eduardo).
A segunda porque, perante as agressões a dois Sportinguistas, não só não houve uma reacção tão enérgica (e mais que justificada) como se desviou o foco do que foi o acontecimento mais grave de sábado.
Do meu Presidente espero uma postura diferente: parece-me muito bem que conte a verdade ao universo Sporting, parece-me muito bem que não poupe palavras (vá… pode poupar algumas…) no combate ao sistema e aos seus imensos podres, parece-me obrigatório que se ‘mate’ a defender o Sporting e os seus valores; já não penso que haja justificação para este tipo de flagelação pública (por muito que os protagonistas o mereçam).
Criticar de forma tão contundente os jogadores e equipa técnica (mais que não seja por ‘arrastamento’) na praça pública pode ter efeitos internos imprevisíveis e alimenta, de forma absolutamente desnecessária, os inúmeros painéis de paineleiros (como se eles precisassem de alimento…); e o plural (algo majestático) do ‘nós’ não apaga o efeito.
O meu (nosso!) Presidente tem feito um trabalho fantástico, devolveu-nos o orgulho (e muito mais que isso) e é merecedor do nosso reconhecimento e apoio. Mas isso não significa que sejamos incondicionais e que nos calemos quando não entendemos (ou discordamos de) algo: não há infalíveis e melhoramos sempre que não estejamos rodeados de ‘indefectíveis’ (alguns dos quais sorrateiramente à espera do momento certo para espetar a faca…).
Eu não peço títulos ao nosso Presidente. Espero por eles, desejo-os, mas não ‘cobro’ por isso. O que quero é honra. O que quero é ver esforço, dedicação e devoção. A glória virá.
O Cherba esteve bem porque questionou. Esteve bem porque o fez num fórum Sportinguista (deveria escrever O fórum? Provavelmente devia…). Obrigado, mais uma vez.
(já agora: também estou preocupado com a formação [equipa B incluída]. Algo de muito estranho se passa. Muito estranho mesmo)
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
3 Novembro, 2014 at 16:26
O Presidente fez aquilo que devia ter feito. Nao pode dizer q quer uma cultura de exigencia, sentar-se no banco a assistir a uma cagada e ficar quieto so para nao melindrar ninguem. Corre riscos?? Corre mas tb corria e se calhar mais se embuchasse isto publicamente mm com piçadas internas.
A questão , e o Cherba aponta o texto , e se devemos ter com as equipas do sporting uma relaçao de pai para filho…e q nessa relaçao perdoamos tudo. Mas o meu filho ainda nao me pediu dinheiro para que renovasse a minha paternidade, nao e? …
3 Novembro, 2014 at 16:33
Foda-se a que horas acaba a lamechice?
Perdemos e perdemos bem, levaram nas orelhas e bem porque a falta de atitude nos envergonhou, sócios, adeptos, simpatizantes, aqueles que todos os meses gastam dinheiro com o clube de uma forma ou de outra para que os profissionais do clube representem de forma digna e empenhada o simbolo que representa o AMOR de todos nós!
Quem não tiver tomates para lidar com a exigência e com os desafios, pois que vá jogar para aqueles clubes que se dão por satisfeitos com a mediocridade.
Agora bola para a frente que é preciso concentração para o jogo de 4a!!
Eu acredito em vocês!!
3 Novembro, 2014 at 17:00
É isso tudo Rinaudo… já cansa, pá.
Jogaram mal, perderam, ponto final.
Nunca mais é 4.ª feira….
3 Novembro, 2014 at 19:27
😉
3 Novembro, 2014 at 16:34
acima de tudo não queiras resolver tudo sozinho porque de bola mesmo não percebes o suficiente para ser o grande responsável pelas contratações e pela estratégia global na formação. Contrata pessoas que percebam do assunto e delega Bruno!!!
Já agora, logo que possas, esvazia de responsabilidades (se não quiseres despedir) os 2 marmanjos que te acompanham e que têm somado erros atras de erros quase inexplicáveis. O Virgilio a destruir a formação sem dar cavaco a ninguém e o Inacio das duas uma:
ou não tem jeito nenhum para o cargo visto que grande parte das contratações são uma granda merda ou anda a mamar comissões que nem um perdido á pala do clube.
por fim fazer um reparo ao teu texto Cherba, dizes que foi a primeira vez este ano que esta equipa desiludiu mas o nosso campeonato tem sido medíocre desde o inicio. Relembro que estamos atras do Paços de Ferreira e Guimarães.
Sobre a comunicação do presidente há muitíssimo a melhorar, mas isso não é novidade e não era preciso ser humilhado em Guimarães para o saber
4 Novembro, 2014 at 7:41
E repito as vezes que forem necessárias: podemos não ter sido sempre brilhantes, mas foi o primeiro jogo em que merecemos perder pontos
3 Novembro, 2014 at 16:45
Excelente!