Uma das ideias que se fica ao ler o seu livro é que o Sporting foi durante muitos anos dirigido por uma espécie de casta aristocrática envolvida em infindáveis conflitos palacianos. Era assim?
Sim, desde a chegada de José Roquette à direcção. Este dirigente saiu em 2000, mas deixou uma linha sucessória no clube que foi continuou até ao final da presidência de Godinho Lopes [2013]. Era a chamada “continuidade”. E as guerras internas foram muitas durante este período. Durante os oito anos em que estive no Sporting como director de comunicação, os conflitos foram permanentes. O clube e a SAD [Sociedade Anónima Desportiva que gere o futebol] pareciam entidades diferentes. Vou contar uma história que ilustra isto mesmo e que nem vem referida no livro: quando o Sporting ganhou a Taça de Portugal, frente ao Leixões [1-0], na temporada 2001-02, os responsáveis pelo futebol festejaram o título no palanque de honra do Estádio Nacional e não chamaram o presidente Dias da Cunha que estava a assistir nas bancadas. Era este o ambiente que se vivia e que começou com a chegada de Luís Duque para dirigir o futebol [1999].
Luís Duque [actual presidente da Liga de clubes] é alvo de muitas críticas, durante o tempo em que liderou o futebol de Alvalade. Considera que houve gestão danosa deste dirigente?
Sem dúvida que sim. O Sporting venceu o campeonato na temporada 1999-00 com a ajuda do empresário José Veiga e Luís Duque, na altura presidente da SAD, sentiu-se na obrigação de pagar esse favor. Começaram aí os actos de gestão danosa. Ele destruiu praticamente a equipa campeã, contratando uma série de jogadores representados por Veiga. Muitos deles chegaram a “custo zero”, como Duque afirmava na altura, mas, na realidade, custaram fortunas face aos chorudos prémios por assinatura e aos ordenados elevadíssimos que usufruíam. Um dos maiores exemplos foi João Vieira Pinto, que custou ao Sporting cerca de 10 milhões de euros. O Sporting tornou-se refém deste empresário e dos seus negócios. Para se ter uma ideia desta política despesista, na época de 2000-01 registou-se um prejuízo de 23 milhões de euros, mesmo com a SAD a gerar mais-valias com transferências na ordem dos 21 milhões de euros. Foram muitos negócios ruinosos, nomeadamente a tentativa falhada da contratação de José Mourinho para treinador, que obrigou o Sporting a pagar os seus ordenados até o técnico encontrar um novo clube.
Revela que Dias da Cunha (presidente entre 2000 e 2005) acusou Luís Duque de quase ter levado o Sporting à falência…
É verdade. A política despesista da SAD sob a liderança de Luís Duque teve efeitos dramáticos para o Sporting que ainda se fazem sentir. Por isso, fiquei altamente surpreendido quando o Luís Duque regressou à direcção do futebol do clube pela mão do presidente Godinho Lopes.
Não o surpreenderam, portanto, os processos judiciais que o Sporting instaurou a Luís Duque [acusado de não defender os interesses do Sporting enquanto administrador da SAD, nas renovações dos contratos dos jogadores Marat Izmailov e Jeffrén e na contratação de Alberto Rodríguez]?
Concordo com a auditoria de gestão que o Sporting está a fazer para apurar o que se passou na SAD nos últimos anos. A gestão danosa nos clubes tem de ser condenada de alguma forma, os administradores das SADs têm de responder pelos seus actos. É evidente que esta decisão da actual direcção de Bruno de Carvalho vai gerar conflitos entre sportinguistas, mas era necessário fazer isto e é um bom precedente. Até agora tem havido uma sensação de impunidade.
O livro revela que os “negócios ruinosos” não foram um exclusivo de Luís Duque, mas transversais a quase todos os dirigentes que geriram o futebol do clube…
As contratações milionárias e as vendas em saldo foram uma constante. Que me recorde, os únicos negócios que terão gerado algum lucro relevante à SAD foram as transferências de Cristiano Ronaldo, Nani, Hugo Viana e Aldo Duscher. De resto, a esmagadora maioria dos jogadores que foram contratados pelos vários gestores do futebol não geraram praticamente retorno.
Revela que nem a transferência de Ronaldo para o Manchester United foi particularmente proveitosa. Quer explicar?
O Sporting recebeu apenas 8,25 milhões de euros pela venda ao Manchester United daquele que é actualmente o melhor jogador do mundo. Foi um fraco negócio. O Manchester United avançou com 17,5 milhões de euros para contratar Ronaldo, mas 2,5 milhões serviram para pagar comissões e 5,25 milhões foram para um fundo, o First Portuguese Football Players, ligado ao BES, que detinha 35% do passe do jogador. Por esta percentagem, o Sporting recebeu 627 mil euros, depois do passe de Ronaldo ter sido avaliado em 1,8 milhões de euros, quando tinha 16 anos. O fundo multiplicou o investimento inicial por oito. Espantoso! Na altura, os responsáveis da SAD eram António Ribeiro Telles (presidente) e José Eduardo Bettencourt [administrador-executivo]. Foi uma precipitação completa transferir um jogador com aquele valor por uma verba destas. O grande beneficiado com este negócio foi o fundo do BES.
São referidos no livro vários episódios de bastidores que envolveram jogadores, nomeadamente um ocorrido na final da Taça UEFA, no Estádio de Alvalade [entre o Sporting e os russos do CSKA, que os “leões” perderam por 3-1]. Pode resumir?
Passou-se durante o intervalo da partida, quando o Sporting ganhava por 1-0, e foi-me relatado por um dos elementos da equipa técnica que assistiu a tudo. Pedro Barbosa, capitão da equipa, na altura, tentou convencer os companheiros a rejeitarem o prémio de 15 mil euros, que cada um iria receber caso a equipa ganhasse, por o considerar muito baixo. A sugestão caiu mal a alguns colegas que estavam a par do contrato de Barbosa com o clube para a temporada de 2004-05. No seu último ano no clube, acordou receber um ordenado mensal de 40 mil euros, a que se somavam mais 10 mil euros sempre que jogasse. Acabou por fazer 30 jogos e recebeu cerca de 900 mil euros nesse ano. Não sei se essa conversa ao intervalo acabou por ter influência na derrota, mas não terá contribuído muito para motivar a equipa.
Bruno de Carvalho não é praticamente referenciado no livro. Que opinião tem do actual presidente?
Rompeu com a linha de “continuidade” que controlou o Sporting durante tantos anos. Estou convencido que a minha candidatura às eleições do ano passado também contribuiu para o seu triunfo. Ajudei a desmontar o candidato José Couceiro, demonstrado que ele era outro rosto de uma linhagem de continuidade iniciada por José Roquette. De outra forma, não tenho a certeza que Bruno de Carvalho conseguisse vencer.
O que mudou com a sua chegada à direcção?
Bruno de Carvalho procurou dar um cunho mais pessoal à presidência, muito ao estilo do que Pinto da Costa fez quando chegou ao FC Porto. Mas ainda não tem a capacidade de influência do presidente portista no futebol português. Está numa fase de ascensão, mas só poderá manter a sua actual forma de estar se a equipa continuar a ganhar. O seu estado de graça junto dos adeptos pode acabar repentinamente se as coisas correrem mal no futebol. Para já, ele personifica o adepto, que até já pertenceu à claque Juventude Leonina e que chegou ao topo da estrutura do Sporting.
Antigo responsável pela comunicação do Sporting, entre 1998 e 2006, e ex-candidato à presidência do emblema de Alvalade, nas eleições de 2013, Carlos Severino, de 61 anos, lançou na última semana o livro Acesso Ilimitado, onde relata alguns dos episódios de bastidores que conduziram o clube a uma profunda crise financeira e desportiva. (in jornal Público)
4 Novembro, 2014 at 11:32
Ui, esta do Pedro Barbosa, vai lá vai…!
4 Novembro, 2014 at 12:09
NÃOOOOOOOOO!!!!!
4 Novembro, 2014 at 12:14
Quem diria…
4 Novembro, 2014 at 12:21
Li isto pouco passava das sete da manhã e ainda está a doer-me… Era fixe o Barbosa dizer algo em sua defesa
4 Novembro, 2014 at 16:06
Não me custa nada acreditar nisto do Pedro Barbosa. É só lembrar-me que o Pedro Barbosa jogava muito e bem sempre no último ano do contracto. Durante os outros anos andava muitos jogos a encanar a perna à rã. Esta foi sempre a minha opinião sobre o PB. Agora é ouvi-lo na TV e pensar quantos anos esteve este rapaz no Sporting, será assim que se defende um clube onde se trabalhou tanto tempo?
4 Novembro, 2014 at 17:54
+1
4 Novembro, 2014 at 23:18
Já o disse imensas vezes…
E ninguém me tira da cabeça que foi um dos obreiros da queda de Peseiro. Ele, Rui Jorge…
4 Novembro, 2014 at 16:22
Ao intervalo, eu estava a treinar o movimento de ir da esquerda para o meio e rematar em arco. Deve ter sido o Ricardo a ter essa conversa. As nossas vozes são muito parecidas, é normal confundi-las.
5 Novembro, 2014 at 4:30
Essa história já se sabe há muito tempo, não é de agora
4 Novembro, 2014 at 12:25
Naquele intervalo passou-se muito mais que isso. O Ribeiro Telles que o diga.
4 Novembro, 2014 at 12:57
Porque nao ès tu a dizer se sabes alguma coisa!?;-)
Acho que o nosso amigo Capitao Barbosa de Dublin vai mudar de nick!!
4 Novembro, 2014 at 13:06
Sempre disse que o Pedro Barbosa não era do Sporting Clube de Portugal…
Enquanto lhe pagaram, e bem, estava tudo bem, depois da saida do amiguinho p bento ele deixou-se lá estar sem nada fazer a mamar…
É só mais um dos que por lá andou ao longo de muitos anos…
4 Novembro, 2014 at 13:49
Mas alguém tem duvidas que ele é fraquinho.
Alguem ja se esqueceu do que ele jogava nos anos de fim de contrato?
Nunca gostei deste tipo!
4 Novembro, 2014 at 16:11
Afinal não era só eu que tinha esta ideia sobre o PB. Já acima respondi ao Cherba, sobre o que pensava de PB, e agora no teu comentário verifico que estás na mesma linha que eu. SL
4 Novembro, 2014 at 17:55
+1
4 Novembro, 2014 at 14:28
Lá passou a teoria do só joga em anos de fim de contrato para uma realidade.
4 Novembro, 2014 at 16:30
mesmo…esta do Barbosa…
4 Novembro, 2014 at 11:35
Estou convencido que a auditoria irá por a nu todos estes negócios ruinosos.
Agora este senhor sabendo de tudo isto, porquê só agora, passados mais de 10 anos do
inicio da chamada “era Roquette”, é que vem expor tudo isto?
Parece-me mais um aproveitamento da imagem do actual Presidente para se auto-promover… e quem sabe algum ressabiamento por o terem posto a andar…
4 Novembro, 2014 at 11:39
Sem dúvida que os abutres vão sempre aparecer !!!
4 Novembro, 2014 at 12:22
o homem está a promover o livro dele e a tentar ter algum protagonismo, mas, no fundo, não deixa de dizer o que foi dizendo enquanto candidato
4 Novembro, 2014 at 14:19
Pode até estar, se bem que na campanha não fosse tão afirmativo nas declarações.
Mas mesmo assim deixar passar tanto tempo para denunciar estes casos e sendo só depois de deixar o seu cargo no Sporting (aí sim, era quando deveria ter feito as denuncias), soa-me muito a ressabiamento e não propriamente a procura de defender os interesses do Sporting.
Faz-me lembrar a lavagem de roupa suja recente do António Oliveira em relação ao Irmão…
E um Sportinguista tem de defender sempre o clube, não é só quando tem umas contas a ajustar com outros.
De qualquer maneira enquanto vai lavando a roupa nós vamos vendo melhor como as coisas se passavam.
4 Novembro, 2014 at 14:27
Lobão tu bem viste a campanha que fizeram contra o Brundo de Carvalho quando sentiram o lugar em perigo. O que achas que ia acontecer se ele tivesse falado do primeiro ou um dos primeiros casos que ocorreu, quanto tínhamos sido campeões, quando lutavamos pela UEFA? A maquina de propaganda teria triturado o homem completamente! Olha o que fizeram com o Dias da Cunha. Tudo começa a ficar mais claro à medida que mais e maisse sabe. Estes tipos iam para lá encher os bolsos, se para o fazerem tinham de tolerar o sistema, que assim fosse, provavelmente ainda ganhavam com isso. O Bettencourt ter vendido o montinho ao porco é uma observacao obvia de tudo isto que nos vai sendo dado a conhecer.
4 Novembro, 2014 at 15:05
Tu tinhas aguentado calado este tempo todo ao ver estas merdas acontecer, e tinhas permanecido 8 anos a trabalhar com essa corja toda (é que não foram 6 meses, foram 8 anos) sem dizer nada?
Eu sei que não aguentava e quase de certeza que tu também não.
Por isso é que duvido das motivações deste senhor, se ele fosse tão grande defensor dos interesses do Sporting tinha mais era de fazer barulho, ou quando muito bater a porta e deixar para trás aquela podridão toda.
4 Novembro, 2014 at 15:20
Bem, se quer apenas lavar os seus trapos, vou ter de aceitar neste momento, tendo em conta que acho bem que tudo isto venha cá para fora.
4 Novembro, 2014 at 15:49
Eu também, aliás quanto mais se lavar melhor. 😀
Mas não vou ser eu a comprar o livro do “homem”.
E eu que até aprecio literatura relacionada com o tema.
4 Novembro, 2014 at 11:35
Tirando alguns episódios , como o do Barbosa, o relatado está à vista de todos e que todos sabem ou desconfiam… Os croquetes arruinaram o Sporting de uma tal maneira que se não se rompesse com a continuidade porvavelmente iriamos parar à 2ª ou 3ª divisão !!!
Acho que este é livro para ter sempre na mesa de cabeceira… a memória por vezes é muito curta :p
P.S – Aquela segunda parte da final da UEFA… foi horrível !! Obrigado pelo grande Sportinguista que és Pedro Barbosa… PESETERO
4 Novembro, 2014 at 16:17
E eu que até chorei por termos perdido daquela maneira e até culpei outros jogadores por isso. Agora sinto-me arrependida por os ter culpado.
4 Novembro, 2014 at 16:49
Para não falar do egoismo … com a fortuna que ganhava nem quis saber dos restantes… Ganhar uma final mais 10mil menos 10mil para ele era indiferente !!!
4 Novembro, 2014 at 11:36
sem papas na língua
4 Novembro, 2014 at 11:38
Ou seja, podemos ter perdido a taça uefa por culpa duma birra do nosso capitão
4 Novembro, 2014 at 11:46
Fds…acredito tanto no Severino como no Dan Brown….
4 Novembro, 2014 at 11:50
Memo assim dá que pensar
4 Novembro, 2014 at 12:13
Epah desculpa mas recuso-me a acreditar que o meu clube teve um jogador durante tantos anos (e capitão) que nunca teve problemas com nenhuma direcção a ter um comportamento desses! Ainda por cima sem consequências nem nada! Isto é ressabiamento porque o Barbosa estava na lista do Couceiro fds….Acho impossível! É o diz que disse…
Porra…o Barbosa foi nosso capitão, sempre fiel, sempre esteve com o clube! Deu 50 vezes mais ao Sporting que este que mamou mais do que deu…
4 Novembro, 2014 at 12:27
O Barbosa deu mais ao clube que o Severino? Deves estar a sonhar. Nunca teve problemas com a direcção? Santa ingenuidade…
4 Novembro, 2014 at 12:34
Então?! Explica-me lá o que crl deu o Severino?!
E aproveita e mostra lá a cruzada dele na altura contra tudo isto…
Aliás….aproveita e diz lá porque é que o BdC não ganhava as eleições se não fosse ele…
E a luta dele pela sobrevivência do Sporting e pelo fim da croquetada (em que ele estava metido…)
E os links na altura da “eleição” do Godinho quando soube que o Duque podia voltar…a grande luta que deu a isso….
Já sei…eu não sei o que digo…
4 Novembro, 2014 at 12:43
Deu todos os insights que te ajudaram a ganhar o campeonato de 2000. Enquanto o Barbosa jogava às vezes, o Severino ia sabendo e divulgando as nomeações, os encontros, as artimanhas, as reuniões entre os Duques e os Vieiras desta vida ainda antes de acontecerem.
Não sei se o BdC não ganhava as eleições sem o Severino. Na altura muita gente disse que sim. Certo é que aquele último debate, em que o Severino desancou completamente o Couceiro, permitindo ao BdC ficar calado no seu canto, deu a vitória ao actual Presidente.
4 Novembro, 2014 at 12:45
OPinião dele sobre Godinho, Março 2011:
” LUIS GODINHO LOPES, apesar de só recentemente ter apresentado o seu projecto, pareceu ter o processo de candidatura mais adiantado quer com o preenchimento dos principais lugares com alguns nomes conhecidos, quer com propostas bem estruturadas que surgiram nos 3 jornais desportivos parecendo que é, de momento, o que tem mais hipóteses de sucesso. Mostra como trunfo, o regresso Alvalade de Duque e Freitas, figuras ligadas aos últimos 2 títulos do Sporting, e afirma que com ele ” o Sporting não anda a reboque de ninguém”.”
4 Novembro, 2014 at 14:26
+1
5 Novembro, 2014 at 4:12
quais insights? quais nomeações se nesse ano os arbitros eram sorteados? se ele sabia dessas merdas só tinha de falar se fosse despedido metia-os em tribunal como qualquer trabalhador que é despedido sem justa causa, mas ele ficou lá enquanto a mama durou e depois vem abrasar um ex-capitão do scp com uma suposta conversa que ninguem confirma? fds estamos a brincar ô quê?
4 Novembro, 2014 at 17:57
não acredites… os porcos não voam.
4 Novembro, 2014 at 13:10
Estás completamente errado!
Nunca teve problemas com as direcções???
É daqueles disfarçudos, faz-se de anjinho mas tinha uma agenda.
Puta que o pariu, nunca foi sportinguista, nem sei porque alguns o ‘semi endeusaram’. Era um jogador talentoso, mas lento como tudo, de vez em quando fazia um bom jogo e depois… arrastava-se em campo por 7 ou 8 jogos… Manhosos como este barbosa houve muitos, infelizmente.
4 Novembro, 2014 at 14:22
Espera lá… Ou estás desatento ou estás desatento. O Barbosa foi capitão nos anos em que os outros andavam lá a mamar e a foder o clube. Qual foi a parte que nao entendeste que um capitão é a imagem dos seus generais no campo de batalha?!
4 Novembro, 2014 at 12:17
embora seja romance existe muita verdade escritos nos livros do ( dan ) brown
4 Novembro, 2014 at 14:56
Tiago, ele pôs a hipotese. A mim também me deixa a pensar..
4 Novembro, 2014 at 11:45
Mamou enquanto pode, foi zero na eleição de Godinho (à espera de ver o que podia sobrar para ele), foi nulo na eleição de Bruno de Carvalho e agora que tudo está no caminho certo e que a auditoria está a ser feita quer fazer dinheiro com um livro e aparece de peito feito…
Tinhas dito quando era importante é que eras um homenzinho! Agora estás apenas a aproveitar os holofotes….
4 Novembro, 2014 at 12:28
Não sabes o que dizes.
4 Novembro, 2014 at 12:30
Eu?!?!
É fácil…dá-me links daquela altura…com a revolta dele enquanto tudo o que relata acontecia….alias onde relatava o que se ia passando enquanto lá esta na mama e iam destruindo o Sporting!
4 Novembro, 2014 at 12:36
Faça favor. Que nada lhe falte.
http://reporterx24.blogspot.pt/
4 Novembro, 2014 at 12:44
2012?!?!?!?! LoLolOL!!! I rest my case….
Mas olha….percorre lá a altura das eleições…vê lá o que ele lutou contra a eleição do Duque….
4 Novembro, 2014 at 12:40
“(…) Num momento conturbado, mais um, da vida interna do Sporting, um grupo encabeçado pelo então Vice-Presidente, Miguel Ribeiro Teles, contestava o então Presidente, Dias da Cunha. Por via disso mesmo, o balneário da equipa, treinada por José Peseiro, não vivia os melhores momentos mas, mesmo assim, os resultados e exibições eram deveras animadores (…)”
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
4 Novembro, 2014 at 12:46
Março 2011…antes da eleição de Godinho! Opinião dele:
” LUIS GODINHO LOPES, apesar de só recentemente ter apresentado o seu projecto, pareceu ter o processo de candidatura mais adiantado quer com o preenchimento dos principais lugares com alguns nomes conhecidos, quer com propostas bem estruturadas que surgiram nos 3 jornais desportivos parecendo que é, de momento, o que tem mais hipóteses de sucesso. Mostra como trunfo, o regresso Alvalade de Duque e Freitas, figuras ligadas aos últimos 2 títulos do Sporting, e afirma que com ele ” o Sporting não anda a reboque de ninguém”.”
4 Novembro, 2014 at 12:47
OPinião após eleição:
“Godinho Lopes tem agora de implementar o seu programa que visa devolver o Sporting a um patamar cimeiro.
É tempo dos sportinguistas se unirem em torno de Godinho Lopes e da sua equipa, dando espaço para que se ponha em prática a estratégia prometida, agurdando-se pelos resultados.
A esperança é muita para ser dada a volta a uma situação muito complicada, num Clube que foi vítima de gestões que deixaram muito a desejar.
A tarefa não é fácil e por isso os sportinguistas têm de estar juntos em prol de um bom futuro para o Grande Sporting.
Carlos Severino”
4 Novembro, 2014 at 12:49
Queres mais?!?!?!
LoLoL!
4 Novembro, 2014 at 13:04
tiago : Eu não votei Godinho. Mas qdo ele foi eleito desejei que tudo corresse bem! E que os sportinguistas se unissem para isso.
4 Novembro, 2014 at 14:42
Hááá…mas a questão é…se soubesses que o Duque tinha enterrado o Sporting, se soubesses os podres anteriores todos, se soubesses tudo e tivesses vivido isso…não dizias nada?! Vias eleições num clube e não vinhas a publico, e não dizias que sabias?! Sabendo que alguém que arruinou o Sporting ia voltar?!?! Aliás 2?! Os 2 trunfos do Godinho?! Ainda por cima eleições “ganhas” por meia dúzia de votos e que se sabia iam ser muito fragmentadas?!
Só te ias lembrar das histórias em 2012, quando o Duque e o Freitas já estavam mias para lá do que para cá?!? E quando preparavas uma candidatura?!
4 Novembro, 2014 at 19:11
Tiago, se ves alguma contradicao ou algum apoio ao engodo, acho que estás a ler mal o texto. Para mim o Severino é apenas fatual e, claro, a partir do momento em que alguém é eleito a massa deve dar-lhe crédito até prova em contrário.
4 Novembro, 2014 at 13:00
Querias que ele dissesse o quê? Que fizesse adivinhação? Que era da continuidade já ele tinha dito e todos sabíamos, mas ninguém sabia o desastre que se aproximava.
4 Novembro, 2014 at 13:06
Quando é que ele disse que era da continuidade?!
Fds…o Gajo sabia que o Duque tinha quase destruído o clube anos antes e na altura da eleição não fazia adivinhação?!?! Nem mesmo naquela altura se chegou à frente?!?!? Nem UMA palavra?!?!?!
Porra….não era preciso ser bruxo….
4 Novembro, 2014 at 13:18
Tens mais abaixo o que ele disse sobre Duque em 2012.
4 Novembro, 2014 at 14:43
Em 2012…na altura em que o Duque já estava mais fora do que dentro da direcção do Godinho e depois do caso do João Pinto ser publico e de se conhecer a acusação em tribunal…Granda Valente!!
4 Novembro, 2014 at 14:58
Tiago, repito o meu comentário a cima:
(…) tu bem viste a campanha que fizeram contra o Brundo de Carvalho quando sentiram o lugar em perigo. O que achas que ia acontecer se ele tivesse falado do primeiro ou um dos primeiros casos que ocorreu, quanto tínhamos sido campeões, quando lutavamos pela UEFA? A maquina de propaganda teria triturado o homem completamente! Olha o que fizeram com o Dias da Cunha. (…)
4 Novembro, 2014 at 18:02
Então o Carlos Severino é um cobarde que só vem bater quando as pessoas já estão amassadas! E por isso o meu respeito por ele é Zero! Até porque ele não se limitou a calar-se…andou alegremente a mamar 10 amos!!
E por isso o moral dele é Zero! E a credibilidade que eu tenho na palavra dele zero é…
4 Novembro, 2014 at 19:56
Se calhar é mesmo isso, um cobarde, agora que viu que eles já não têm a força e influências que têm é que decidiu meter tudo cá para fora. Para ti vale 0, para mim vale pelo menos ler e considerar sobre isso.
5 Novembro, 2014 at 4:18
apoiado tiago
4 Novembro, 2014 at 11:57
O homem mostra factos do passado e tem razão quanto ao futuro…
Com maus resultados, começará a contestação à nova direcção…
Fala-se muito, mas na realidade ninguém quer verdade desportiva, quer ganhar, apenas e só…
Sabe-se muito bem que o caminho é difícil e penoso, diz-se à boca cheia que queremos um campeonato justo, sabemos que não temos as mesmas condições dos outros, em nenhum dos sectores : financeiro, comunicação social, arbitragens, liga e federação; no entanto, houve um mau jogo, mau resultado e de súbito já o presidente fala de mais, o plantel é uma merda, a equipa B não tem lógica, a formação é uma desgraça, etc, etc…
Nem é necessário grandes tramoias, basta os outros esperarem para que alguns resultados minem o SCP por dentro e rebentem com o trabalho feito…
Dizemos que somos diferentes, mas somos todos iguais.
Se porventura os croquetes assumirem o poder novamente, por mais que me custe deixo este lodo que é o panorama desportivo.
Todos nós já perdemos ou vamos perder grandes amores na nossa vida…
E atentem, eles voltarem ao poder não é assim tão disparatado, estão atentamente à espreita para o reconquistarem.
SL
4 Novembro, 2014 at 12:19
enquanto eu for vivo terão de me abater
4 Novembro, 2014 at 15:00
estarei na luta!
4 Novembro, 2014 at 19:13
Infelizmente, acho que disseste tudo.
E espero muito sinceramente que isto nao aconteca, porque enquanto formos resultadistas nunca se fará uma restruturacao a longo prazo.
4 Novembro, 2014 at 12:03
A ser verdade, a atitude do Pedro Barbosa é do mais mesquinha que existe e poderá ser uma das razões para a desmotivação da equipa.
4 Novembro, 2014 at 12:12
Eu estava lá nesse dia, e o mundo mudou ao intervalo…
Saí da cadeira para ir comer qq coisa ao bar e quando voltei o meu Sporting não era o mesmo. E o Pedro Barbosa não era o mesmo! Ele fez o corredor direito mesmo à minha frente, eu vi mesmo!!!!
Ele já não era novo, nunca foi rápido mas foda-se nunca tinha visto tanta gente a gritar para o peseiro o tirar de campo.
E o Barbosa é capaz de ser o gajo com mais talento e que mais admirei a jogar pelo Sporting.
E mesmo depois de me lembrar desse dia terrível e juntar as peças todas, recuso-me a acreditar que isso aconteceu:(
4 Novembro, 2014 at 12:40
A culpa foi tua. Nunca devias ter saído da cadeira.
( eu tb estava lá. 🙁 )
4 Novembro, 2014 at 12:47
Foi tão mau que no final nem me consegui levantar da cadeira, e fiquei a ver a festa dos russos…
O dia mais triste da minha vida de sportinguista!
4 Novembro, 2014 at 12:53
Porra! E eu acreditei tanto até ao intervalo. Parecia um sonho. Tornou-se um pesadelo.
Acho que não comi durante 1 semana….
( se achávamos que os outros estavam todos dopados, se calhar os nossos é que estavam “drunfados”…. 🙁 )
4 Novembro, 2014 at 16:37
que os outros estavam dopados é um facto!
4 Novembro, 2014 at 16:37
+1.
5 Novembro, 2014 at 4:27
Eu estava a trabalhar numa reunião mas parou-se para ver o jogo e so tenho 2 coisas a dizer, como é que uma equipa a ganhar 1-0 numa final europeia sofre 3 (três) golos em contra-ataque? e que culpa é que o pedro barbosa tem que o nosso lateral direito (era um brasileiro, grande jogador) depois de uma grande jogada que devia dar o 2-2 acerta na barra e sofremos o 3 golo pelo lado que ele devia estar a defender? por favor mais teorias (aleivosias) destas não!!!
4 Novembro, 2014 at 12:06
Li ontem esta entrevista e confesso que fiquei no mínimo estupefacto. Senti tristeza na parte do Pedro Barbosa, também me questiono o porque de só agora, pois ao fim e ao cabo com o silêncio pactuou com estas histórias todas, NO ENTANTO independentemente da publicação do livro nesta altura e independentemente das razões etc etc a ser verdade isto tudo (e parto do principio que sim) fomos completamente varridos, roubados, expropriados e vandalizados dentro da nossa própria casa.
4 Novembro, 2014 at 12:11
Concordo !
4 Novembro, 2014 at 12:16
Porque partes do principio que sim?! Á Pala do quê?! Do Cruyff ou do querer contratar o JJ?!?! Um gajo que andou metido em merda até ao pescoço e que foi preciso alguém chegar, fazer auditoria, chamar os bois pelos cornos e tudo mais para ele se lembrar “Há é verdade! Há 15 anos…”
O que o Mamute quer sei eu…é o mesmo que o Futre quer….€€€
4 Novembro, 2014 at 13:17
E já que estás com esse falatório todo a defender o barbosa apresenta lá aqui provas de como isso não ocorreu????
Nunca pude com o barbosa, pelos vistos tinha razão, é que além de ser um jogador irregular (fazia um bom jogo e a seguir fazia 7 ou 8 jogos medíocres) ainda parece que como pessoa é um “artista” e não é no bom sentido da palavra.
O que me entristece é que isto foi acontecendo ao longo de muitos e muitos anos e com muitas e diversas personagens… este barbosa foi só mais um…
4 Novembro, 2014 at 14:10
Por acaso estivesse sempre de pé atrás sobre o Barbosa como pessoa, especialmente desde a altura em que andava a comer a Karen (na altura mulher do Jardel), quem é que faz isto a um colega de equipa… (para alem do Secretário)
4 Novembro, 2014 at 15:09
*estive
4 Novembro, 2014 at 15:17
O Joao Pinto nao saiu do fifica porque o Nuno Gomes andava enrolado com a mulher?
E o Jardim? hehehehe
Dinheiro atrai putas…. Ve o post anterior!!
Nunca pude com o croissant. Ouvi por terceiros que o Paulinho nao gostava dele. desde dai…!
4 Novembro, 2014 at 12:11
Caso para dizer… Obrigado Severino!
4 Novembro, 2014 at 12:15
A auditoria ainda vai no seu início, vamos aguardar pelos resultados, esperando, como diz ironicamente o nosso Presidente, que o Sporting não tenha sido o clube mais azarado do Mundo… eheheh
E porque hoje é dia de jogo…
Spoooooooooooooooooooorting!
4 Novembro, 2014 at 12:16
O jogo é amanhã!!!
4 Novembro, 2014 at 12:29
Apanhei-te! 🙂
E como o Sporting Clube de Portugal não é só futebol…
Hoje às 21h, no Livramento e em directo na Sporting TV:
Sporting – CD Póvoa em Hoquei Patins para a 5ª jornada.
Depois da eliminação dos espanhóis do calafell na Taça cers, é importante dar continuidade às boas exibições, agora no campeonato…
Este ano estou muito entusiasmado com o regresso do háquei em patins como modalidade oficial.
Spoooooooooooooooooooooorting!
4 Novembro, 2014 at 12:30
* hóquei e não háquei
4 Novembro, 2014 at 12:37
Epá ó Nogueira! já me lixaste:)
Amanhã se fores ao jogo tens direito a uma cerveja na roulotte!
E que o Sporting ganhe hoje!!! …. e amanhã também:)
4 Novembro, 2014 at 13:09
Infelizmente não poderei ir, mas já emprestei o meu cartão de sócio e da minha companheira, a dois amigos para irem ver o jogo.
4 Novembro, 2014 at 14:10
OK Nogueira, fica para a proxima:)
4 Novembro, 2014 at 12:17
O Pedro Barbosa tem antecedentes e esta não é a primeira que ouço (vide saída do Peseiro) mas esta conversa seria diferente se fosse contada em primeira mão e não assim no diz que disse.
Já o resto da entrevista não tem novidades. Mais do(s) mesmo(s)
4 Novembro, 2014 at 12:23
A diferença é….eu tenho quase a certeza que o Barbosa deu um empurrão ao Peseiro! Era capitão, o grupo era mais que óbvio não estava com o Peseiro e tenho a certeza tentou dar um empurrão (e deu)!
Não correr e não se esforçar de propósito numa final da liga Europa em Alvalade por o que para ele são meia dúzia de patacas?!?!?!
4 Novembro, 2014 at 12:26
Não acredito.
Se me disseres que esta conversa aconteceu entre o capitão e um dirigente durante a semana… Duvido menos. Mas daí a extrapolar que perdemos o jogo ou que se correu menos por causa disso, não acredito!
4 Novembro, 2014 at 12:28
Exactamente….
4 Novembro, 2014 at 18:03
acho a conversa mais normal do mundo… quando se tinha um contrato pornográfico.
4 Novembro, 2014 at 19:16
Contracto pornografico?
Rui Patrício e Adrien acharam-se a rir.
4 Novembro, 2014 at 19:30
Ele era contava tanto os tostões que até ia de boleia para os treinos no Clio do Quim Berto!
4 Novembro, 2014 at 12:19
Então continuem a dizer que o presidente só deve falar para dentro, quando as coisas correm mal.
Assim, apenas ouvem o que querem ouvir. As verdades, quando polémicas, todos nós como sócios, não precisamos de saber.
(Talvez daqui por uns anos, publicadas num qualquer livro de memórias).
4 Novembro, 2014 at 16:48
Parabéns pelo comentário *****.
4 Novembro, 2014 at 12:20
Não sei se o que diz é totlmente verdade…
Mas relembro que do P Barbosa, que foi um dos mais klatentosos jogadores que passaram pelo Sporting, se dizia…
Que só quando estava para renovar contrato é que se empenhava e isso pode levar-me a pensar que nesse tal contrato de mais 10 000 por cada jogo jogado e em que le jogou ao que se diz na entrevista…30…
Se não existisse essa cláusula…será que não jogaria apenas 10 ou 15…??
“Kum Karaças” por cada pedra que se levanta…sai mais um minhoca…!!
Xiçha…!!
SL
4 Novembro, 2014 at 12:20
Sabem onde vai acabar a história do Barbosa?!?!
Tribunal e daqui a 10 anos ele tem de pagar ao Barbosa….mas o nome ficou manchado…e este chupista sabe disso! E por isso é que atira…para vender o escândalo, receber hoje e se for preciso pagar daqui a 10 anos! Velha técnica jornaleira que os Sportinguistas conhecem MUITO bem, ou não sofressem com ela à anos a fio….
Ainda à um tempo o vi num programa de comentário (confesso não me lembro qual) e ainda não tinha saído o livro e ele em vez de defender e comentar passou o tempo todo com ligações manhosas apenas para publicitar o livro…
4 Novembro, 2014 at 12:33
A do Barbosa tocou-te fundo. Pareces um puto que não quer aceitar que o Pai Natal não existe.
Acredites ou não, isto do Barbosa aconteceu mesmo e não é a primeira vez que ouço o Severino falar disto. Ainda não li o livro, mas só o que se passou na época 2004/05 dava para um livro inteiro. Perdemos a UEFA não pelo Barbosa, mas porque havia muita gente dentro do Sporting que não a queria ganhar. Ou melhor: que a queria perder.
4 Novembro, 2014 at 12:36
LoL!! O Mamute tem a credibilidade de um escaravelho….
4 Novembro, 2014 at 14:38
E tu pareces a alma gemia do Barbosa!
4 Novembro, 2014 at 12:39
Tu acreditas que um jogador por ronha e por meia dúzia de patacas perdeu um jogo de propósito que podia ter marcado a carreira dele e que quem estava lá na altura (incluindo o mamute) soube e decidiu…decidiu ficar calado! E eu é que pareço um puto que acredita no Pai Natal….LoLol!
Vai lá ler o Correio da Manhã, que está cheio destas “verdades”….
4 Novembro, 2014 at 12:45
O Severino não é credível mas o Barbosa, ex-director desportivo do Sporting, onde desempenhou um trabalho fantástico em conjunto com o seu compincha Paulo Bento, já é?
Eu não tenho de acreditar ou deixar de acreditar porque há muito que sei de muitas coisas que se passaram naquele ano, naquele balneário.
4 Novembro, 2014 at 12:52
Ao menos não deixa supostas “estorias” a marinar 15 anos para quando lhe for mais conveniente….
4 Novembro, 2014 at 13:01
Quem é que não deixa ” “estorias” a marinar 15 anos para quando lhe for mais conveniente….” ?
4 Novembro, 2014 at 13:04
Quem vê o seu amado clube ser roubado e destruído….quem vê o seu amor perder uma final europeia por causa de uma suposta birra….quem não está a mamar um salário durante essa altura….quem não está na expectativa de vir a mamar depois da eleição do godinho…
4 Novembro, 2014 at 13:05
Ah! Pensei que estavas a falar do Barbosa. Já vi que não.
4 Novembro, 2014 at 13:10
LoL! O Barbosa não deixa…pelo menos que se saiba! O Mamute é que deixa….mais importante que o clube é um dia escrever um livro…quando der mais jeito! LoL! Ou o gajo é o gajo mais insensível, o menos Sportinguista, mais chupista que existe ou então não sei como viu o clube ser destruído e só se lembrou de dizer qualquer coisa na altura em que apareceu (pela 2ª vez) o Bruno de Carvalho….
4 Novembro, 2014 at 13:12
“O Barbosa não deixa…pelo menos que se saiba”.
Lá está. Não sabes. Não sabemos.
Eu cá não meto as mãos no lume por ninguém.
Não conheço o Pedro Barbosa para saber do que é capaz como homem.
4 Novembro, 2014 at 13:15
E podes tirar da ideia que o Barbosa é Sportinguista.
4 Novembro, 2014 at 13:40
Maria…eu não ponho as mãos no lume por ninguém…nem sequer digo que ele seja Sportinguista!
Não vou é fazer um julgamento de carácter ao Barbosa com base numa história que não consigo ver o mínimo de credibilidade! Eu não ponho as minhas mãos no fogo pelo Barbosa….ainda estou é a tentar perceber como há quem meta pelo Severino, que dá N sinais contrários…..
4 Novembro, 2014 at 12:53
Meus amigos estas revelações não alteram em nada a opinião que sempre tive de Barbosa…:
Um grande jogador…que jogavava bem “quando lhe apetecia”…
E que muitas vezes me encantou com a sua magia…não sei se tantas, quantas “me desencatou” quando eu sabia que ele poderia ter feito mais…e não fez…!!
E creio que não fui eu o primeiro a ter essa opinião de que sempre que se tratava de renovar o contrato, as suas qualidades “refinavam”…!!
SL
4 Novembro, 2014 at 13:37
as do barbosa e do tello….(nao comparando qualidades futebolitiscas e ou de “sportinguismo”)
~
uma questao sem um pingo de ironia ou sarcamos…,msm uma duvida.
o carrillo nao termina contrato no final desta epoca?
4 Novembro, 2014 at 12:54
“Luís Godinho Lopes aparece no Sporting em 99 pela mão de Roquete, integrando a lista única, como vice-presidente, que se submeteu a sufrágio no princípio daquele ano. Empresário experiente e de sucesso na área do imobiliário, Godinho Lopes assumiu-se como o homem da construção da Academia e do Estádio, não se metendo no futebol. Perante um delicado caso de justiça do qual acabou ilibado, não hesitou em se demitir de imediato das funções de dirigente leonino. Agora, com toda a legitimidade, vai assumir a candidatura à presidência do Sporting.”
Claramente numa demanda e numa luta para acabar com os croquetes….
4 Novembro, 2014 at 13:02
Não me viste dizer que sempre teve uma clara demanda para acabar com os croquetes. Mas podes ter a certeza que Pedro Barbosa era um croquete em ascensão.
4 Novembro, 2014 at 13:14
Portanto…
Sabia de tudo o que se passava, de tudo! Esteve a chupar na teta durante 10 anos, os 10 anos em que destruíam alegremente o Sporting e não disse nada e não fez nada…para ti isto é um gajo credível…
Tudo bem…para mim a credibilidade dele é zero! Acredito no que li e ouvi por outros, nomeadamente auditoria e Presidente…Jornalistas sensacionalistas….para mim têm a mesma credibilidade do Correio da Manhã…
4 Novembro, 2014 at 13:19
Mas não disse nada o quê? Já te deste ao trabalho de procurar por declarações dele? És filho do Barbosa, tu?
4 Novembro, 2014 at 13:28
LoL! Eu não estou a defender o Barbosa…eu estou a dizer que o Severino não tem ponta de credibilidade! Tu é que estás arranhar-te todo a tentar dar credibilidade ao homem…LoL!!
Já…e não encontro nada que não seja a preparar a sua candidatura já em 2012….Entre 1998 e 2012…nada…umas pouca palavras muito suaves e já em momentos difíceis das respectivas direcções (nada….NADA…oportunistas…)
4 Novembro, 2014 at 14:45
Se ele nao tivesse andado por lá como é que agora ias saber o que por lá se passou??
Se calhar é esse o papel dos jornalistas …. Já pensas te nisso??
4 Novembro, 2014 at 14:58
Deixa ver se percebo…
Andou por lá, aguentou (coitado…trabalheira…) a mamar 10 anos, viu o Sporting quase ser destruído nesse período, viu regressar os que quase o destruíram…e o trabalho do jornalista é divulgar a informações recolhida….completamente fora de prazo e sem hipótese de remediar o mal feito ao Sporting, anos depois?!
Eu já tinha percebido pela nossa CS que percebo muito pouco do que é o trabalho de um jornalista em Portugal….agora fiquei com a certeza! Ainda por cima ele não apresenta provas para nada de novo! Ou o que conta são coisas que já se sabe, provados por auditorias ou tribunal (caso João Pinto) ou então provas (caso Barbosa)…nestum…
Mas isso sou eu…que como digo…não consigo perceber o que é o trabalho de um jornalista em Portugal…
4 Novembro, 2014 at 15:49
10 anos?! O Severino esteve no Sporting 10 ANOS?!
4 Novembro, 2014 at 18:05
8…entre 1998 a 2006….se ficas mais feliz assim! não mamou 10 anos, mamou 8…
4 Novembro, 2014 at 20:32
Esteve lá entre 1998 e 2006 mas não foi em anos consecutivos.
4 Novembro, 2014 at 13:09
Repito: Porque nao ès tu a dizer se sabes alguma coisa!?;-)
4 Novembro, 2014 at 14:38
Tiago : Onde é que está escrito que “… um jogador por ronha e por meia dúzia de patacas perdeu um jogo de propósito… ” ?
Eu não sei se é verdade ou mentira, mas o que o Severino diz não é isso.
Portanto e respondendo ao que realmente é referido:
Achas “praticamente” impossível o Barbosa ter tentado convencer os colegas a rejeitar o prémio ?
4 Novembro, 2014 at 15:05
Tenho muitas, muitas duvidas que a meio do maior jogo da carreira dele tenha andado a tentar criar guerra na equipa…sim…principalmente sem nenhuma prova e sem nunca ninguém ter referido nada (incluído o próprio Severino…que lembrou-se disto 10 Anos…10 anos…depois)!
Hááá…esquece…sou eu que estou distraído! Os principais dirigentes e jogadores do Sporting estavam numa demanda por o Sporting perder tudo (como já li aqui) e assim evitar ficarem na história com uma época brutal….não fosse dar-se o caso…
4 Novembro, 2014 at 16:58
Estás esquecido de Saltillo ou não és desse tempo? Olha que Saltillo foi num Mundial e não num final da Taça Uefa.
4 Novembro, 2014 at 17:10
Não foi no intervalo de um jogo e não foi porque era pouco mas sim porque não era nenhum e supostamente lhes era devido todo! Mais…Saltilho era jogadores contra direcção…aqui era…direcção e jogadores contra…adeptos?!?! Saltillo foi um braço de ferro que claro…se soube na altura e que foi publico e muito debatido! Este ficou guardado 10 anos a marinar?!?! E não houve ninguém…ninguém…que dissesse nada, que se revoltasse?! Nem um jogador?! Nem o treinador que viu a sua carreira arruinada?! Háááá…fds…esqueço-me sempre..têm todos medo do Ribeiro Telles e do Dias da Cunha…ainda acordavam numa vala…o gágá enterrava-os todos….
4 Novembro, 2014 at 15:07
Provavelmente ele não esperava perder, estava tão confiante na vitoria que decidiu chular ainda mais o Sporting, o problema é que isso pode ter tido consequencias mentais. Se ficou um mal estar depois dessa proposta, provavelmente o Barbosa nem sabia onde se meter. Não o vou já meter na forca, mas a verdade é que cheira muito mal, ainda para mais um jogador que só jogava quando queria e isso, com boatos ou não, acontecia e não tinha justificação.
4 Novembro, 2014 at 12:50
Podes desenvolver?
Queriam perder porquê?
A vitória não daria mais € ao Sporting e por isso mais acesso interno a €?
Queriam correr com o Peseiro e assim não conseguiam? E iam sacrificar um título inédito?
5 Novembro, 2014 at 4:47
tão-se a passar ou quê? eles quiseram correr com o peseiro foi na epoca seguinte e correram mesmo porque era um desastre á espera de acontecer e o que mais fez por isso até foi um tal de liedson ou já se esqueceram? o peseiro com aquelas taticas suicidas se não ganhasse, como não ganhou, arriscava-se a perder o respeito do balneario, como perdeu, o que é perfeitamente normal, alguma vez o mourinho se estivesse a ganhar uma taça europeia 1-0 ao intervalo perdia essa final? pior sofria 3 golos de contra ataque? o mourinho ou qualquer treinador consciente matava o jogo, faltas faltinhas tudo atrás da linha da bola e jogar em contra ataque e os russos que jogassem em ataque continuado (que eles nem sabiam jogar assim)
5 Novembro, 2014 at 6:01
Esta conversa toda do Barbosa ja me cansou e ja parei de ler a meio. No entanto, se ha coisa que me chateia profundamente ‘e malta dizer que sabe que se passou A e B mas depois nao especifica essas coisas em concreto. Se dizes isso ou contas o que sabes (para elucidar o resto da malta ignorante como eu) ou entao nao uses como argumento que sabes que se passou A,B e C.
PS: Nao estou a dizer que estas certo ou errado nesta discussao
4 Novembro, 2014 at 12:28
Estou a ler…
O que é escrito não é novidade, mas ver que no inicio do milénio contratávamos jogadores banais por 4-5 milhões demonstra muito o que foi o regabofe nessas direcções.
Nem sei o que diga…
4 Novembro, 2014 at 12:31
Eu acredito que onde há fumo há fogo…. Não estou a ver o homem a inventar esta história toda do Barbosa sem ter um fundo de verdade…
A esta hora está o Barbosa08 a mudar o nick e o avatar…
4 Novembro, 2014 at 12:41
Nunca na vida!
Este é o Barbosa de que me vou sempre recordar.
http://youtu.be/QrL0FlbayPM
4 Novembro, 2014 at 12:34
Quase não tenho tido tempo para vir à Tasca, e têm sido vários os posts em que não tenho dado o meu ponto de vista, mas este assunto dói-me como o crl…
Admitindo que apenas 50% do que vem contado no livro é verdade, acho muito triste a figurinha do Severino, por quem até tenho alguma consideração.
Inadmissível que alguém que defende o Sporting não tenha denunciado os episódios relatados na altura própria – se os está a relatar publicamente agora, sem receio de eventuais processos que lhe possam levantar, o que é que o impediu na altura em que ocorreram? Porque não o fez na altura em que era importante que os Sportinguistas que não frequentavam a mesa das chamuças pudessem abrir os olhos? Porque não o fez na altura em que a denúncia e exposição pública de alguns episódios poderia ter um efeito dissuasor? Porquê? Episódios de gestão danosa? Se sabia na altura, e não os denunciou, isso não é conivência?
Lamentável, que não o tendo feito na altura, o venha fazer agora.
– “Olhem as coisas que eu sei. Aliás, que eu já sabia. Sempre soube. Esqueci-me foi de as contar na altura.”
Para “pôr as coisas cá fora” já existe uma auditoria de gestão em curso. Isto é o quê? Serve para quê?
Alguém falava no Dan Brown…
Alguém falava em livros de cabeceira…
É isso. Isto é um romance de cabeceira. Para quem gosta do género.
4 Novembro, 2014 at 14:04
Exactamente, se sabia disto tudo porque não veio contar na altura? A não ser que tenha o rabo preso com alguma coisa do passado e tenha receio que a auditoria venha expô-lo…vai daí manda este livro cá para fora para ver se cai nas boas graças do BC?!?!
4 Novembro, 2014 at 14:55
Se, se ele fizer o papel de chibo para se safar…. Nao gosto mas nao será o ultimo!
Se servir para se manter a salvo, porque está a lutar contra forças maiores…. Se está com o colhões entalados,….. Ainda bem que escreveu o livro!
E espero que o Sporting se socorra de actos de contrição e nao vacile agora!
Neste momento temos muito mais que meio mundo contra Nós!
Agora que todos já perceberam que o Bruno de Carvalho veio para ficar… Os ataques vão aumentar e muitos vindos das toupeiras que andaram a minar o nosso Clube durante anos!!
O Gordo filha da Puta do Duque é só a ponta do IceBarbosa!!!
4 Novembro, 2014 at 15:10
HIC, podia e deveria ter contado logo, mas se contasse logo apenas teria um caso, que credibilidade iriam dar a isso, quando a maquina de propraganda era tão forte!?
4 Novembro, 2014 at 12:57
Até me apeteceu vomitar quando ouvi o episódio da final da taça UEFA em Alvalade com o CSKA, envolvendo o Barbosa. Ainda hoje me lembro da falta completamente estúpida que esse cabrão fez e originou o 1-1, naquele estilo de vedeta que não está para disputar a bola e empurra deliberadamente o adversário. E outro dia ouço este merdas a falar no maisfutebol a dizer que o jogador A fez uma falta desnecessária. Esse gajo que vá para o caralho. Mais um mercenário que passou no nosso clube.
4 Novembro, 2014 at 13:22
Nem mais!
4 Novembro, 2014 at 13:02
Fogo…estou careca de procurar a sua luta pelo fim do croquetismos e principalmente contra o Duque e a eleição de godinho flopes…na altura! Depois de ter vivido as coisas que viveu quando lá esteve (director de comunicação entre 98 e 2006…altura em que soube das supostas coisas e qual cobarde…assobiou para o lado…)
Fogo…nada….não encontro nada….é fdd….
Acho que sim…não há fonte mais credível! Isto não é nada um aproveitar da onda nem nada….
4 Novembro, 2014 at 13:08
«25/01/12
Quando o Severino se refere ao Salavador, está a dizer que vejam quem trabalhou estes últimos anos para o Salvador e os negócios ruinosos que este senhor fez em prejuizo do clube da Alvalade e por isso foi despedido, mas no futebol é como na política. Conhecem-se os vigários, despedem-se e passados uns meses vamos buscá-los outra vez. Um dragão disfarçado de leão.
(n.r. João Alves, Wender que nos derrotou com dois golos, ao serviço do Braga quando era nosso jogador!! etc.)
02/02/12
Já não há nada no futebol para se inventar. O Salgueiros faliu quando se chegou ao FC Porto e com os presidentes da câmara Fernando Gomes e Nuno Cardoso se envolveram em negócios ruinosos. Segui-se o Boavista e já há algum tempo ando a avisar que o rumo do Sporting segue a mesma trajetória. Façam uma auditoria aos negócios feitos pelas últimas direcções que envolveram Bettencourt e o FC Porto, assim como os que foram feitos pelo diretor desportivo Freitas com o Braga e vejam quantos milhões o clube perdeu por ação destes dois.
Outros comentários de Marinho Neves:
23/08/11
O Sporting tem alguma razão e Godinho Lopes revelou coragem. Mas foi ele que escolheu para director desportivo um Dragão de quatro costados. Um director desportivo que já foi despedido do Sporting 3 vezes. Que no tempo de Dias da Cunha estava aliado com Valentim Loureiro e o presidente do seu clube»
«CdA: O Carlos trabalhava no Sporting com Roquete, quando este abandonou o clube por incompatibilidades com Luís Duque. Quais eram essas incompatibilidades, e em que medida estavam relacionadas com o ainda desconhecido “sistema”?
CS: Roquete não era um homem do futebol. Convidou Duque, por sugestão de… Valentim Loureiro! Com a conquista do campeonato, Luís Duque pode ter pensado que teria condições para assumir a presidência do Sporting. Afrontou Roquete e este, por sua vez, entendeu que não estava para se sujeitar e saiu. Duque montou o seu ‘sistema’ para levar o Sporting ao título. Rodeou-se por gente que trabalhou bem nos bastidores, como foram os casos de José Veiga e do ex-árbitro Pinto Correia. Mas depois teve de pagar a fatura. O famoso ‘custo’ zero de João Pinto, cifrado em 10 milhões de euros, foi o ‘emblema’ de um movimento anormal de custos que deixaram os cofres de Alvalade nas lonas.»
Isto de 2012. Esqueces-te que só depois de se candidatar à presidência é que Severino ganhou notoriedade para aparecer numa RTPN ou num Público.
4 Novembro, 2014 at 13:13
CdA: Referiu que Dias da Cunha foi afastado por membros do próprio clube. Fala até de uma série de personalidades que se juntaram num célebre almoço, no Estoril, para celebrarem a derrota do próprio clube. Quem eram?
CS: Desse almoço não resultou o afastamento programado de Dias da Cunha. O Sporting venceu no Estoril por 4-0 e os ‘conspiradores’, faziam passar que a presença de Dias da Cunha na Amoreira seria pouco recomendada, mas tiveram de meter a viola no saco. Quanto a nomes, só posso adiantar que era gente de dentro do Sporting, com ligações à direção e ao futebol. Havia também um conhecido empresário com muitos negócios em Alvalade. O jogo realizou-se em Outubro de 2004.
CdA: Fala-se insistentemente de elementos destabilizadores no clube, mas ninguém se chega à frente com nomes…
CS: O Sporting tem um grave problema estrutural. Desde João Rocha que não há um presidente que domine os meandros do futebol. Quando assim é, acaba sempre por haver desencontros criados por falta de uma voz de comando e isso reflete-se nos resultados desportivos e financeiros. A estrutura do Sporting é constituída por um conjunto de ‘quintinhas’ onde pululam interesses pessoais muito difíceis de controlar.
CdA: Como viu a reentrada de Carlos Freitas no Sporting?
CS: Carlos Freitas é um funcionário que conhece bem os bastidores, claros e escuros, do mundo do futebol. Declarou-se amigo de Moggi e de D´Onofrio contratando, com o aval dos dirigentes, é claro, mais de uma centena de jogadores para o Sporting. No seu registo de negócios não constam vendas dignas de aplauso pelo benefício que trouxeram aos leões. Foi com ele que se venderam Ronaldo, Nani e Quaresma, mas esses eram produto da formação. Freitas trabalhou com os dirigentes Duque, Ribeiro Teles e José Bettencourt que deveriam explicar a razão das opções pelos jogadores contratados cujos custos criaram o grande desequilíbrio nas contas do clube.
CdA: Foi o Carlos que sugeriu a contratação dos serviços de Marinho Neves pelo Sporting. Durante os anos em que lá trabalhou, forneceu informações blindadas do sistema. Como sabia ele com antecedência o nome dos árbitros? Existem “bufos” no sistema?
CS: Marinho Neves, para além de ser um homem muito bem informado, é um bom amigo. Por isso não tive dúvidas em sugerir o seu nome para nos ajudar no Sporting. Não é para qualquer um, mas o chamado ´sistema’ é algo que tem tantos buracos que se torna fácil nele penetrar. No convívio com as diversas personagens, facilmente nos apercebemos como tudo funciona, porque eles não escondem. Como jornalista assisti à maneira brejeira, para não chamar outra coisa, como os conotados com o ‘sistema’ falavam dos dirigentes de Sporting e Benfica. “ Tudo bons rapazes”!
CdA: Será que nos pode contar algum caso caricato que tenha ocorrido durante essa altura?
CS: No Sporting, mediante informações que Marinho Neves fornecia, foram feitas algumas ações para prevenir situações que podiam prejudicar o clube. Recordo-me que nas vésperas de um Benfica – Sporting soubemos que o árbitro nomeado para o jogo era um fervoroso benfiquista, sócio de 20 votos e de camarote. Pedro Proença, nem mais. Estrategicamente passámos isso a um jornal desportivo e a outro generalista, que conseguiram comprovar a veracidade dos factos. Contas feitas, o Sporting venceu por 3-1, com Proença a assinalar um penálti a favor dos leões, logo aos 5 minutos, que gerou muita polémica.
CdA: Na sua opinião, o título de 2005 foi roubado ao Sporting. Terá sido o Benfica, com manobras de bastidores, ou o próprio “sistema” montado no norte do país, que queria a todo custo acabar com o incómodo Dias da Cunha?
CS: Sem dúvida que Dias da Cunha incomodava. Depois de dizer, em entrevista à RTP, os nomes líderes do ‘sistema’, e em privado, junto do próprio, que Joaquim Oliveira era o 3º rosto do dito, Dias da Cunha foi alvo, na minha opinião, de linchamento público, quer através dos OCS do dono da OliveDesportos, quer através de outros dirigentes do Sporting que intervieram em público contra Dias da Cunha por este se aliar a Vieira no combate ao ‘sistema’. Está nessa posição Miguel Ribeiro Teles, o dirigente que nas eras Roquete, Dias da Cunha e Soares Franco mais tempo esteve à frente do futebol leonino. Tudo isto ajudou a uma desestabilização interna que acabou por se refletir nos resultados daquela que podia ter sido a melhor época, de sempre, do Sporting, mas que acabou conhecida pela temporada do “Quase”.
4 Novembro, 2014 at 13:15
1 de Março de 2012:
«O mundo do futebol envolve muitos interesses que vão muito para além dos relvados. A realidade é que há quem defenda o seu emblema, com métodos que merecem menos ou mais simpatia, e obtenha resultados, como é o caso no F.C. Porto. Outros nem por isso. No Benfica a situação tende a mudar. No Sporting vai ser muito difícil a mudança do estado atual. Godinho Lopes quer, mas dificilmente vai conseguir mudar o rumo. O facto de ter outros a mandarem no futebol pode-lhe ser fatal. Perante este cenário, os adeptos que não se iludam. Quando vão para os estádios pesem sempre que tudo pode estar muito para além do espetáculo no relvado. Assim terão menos deceções.»
A resposta à pergunta “porquê só agora, Severino?” é, para mim, bastante clara: porque só agora lhe dão tempo de antena. Quem conhece o Severino sabe que ele adora falar e contar a toda a gente aquilo que sabe. É preciso que haja quem queira ouvir.
4 Novembro, 2014 at 13:24
Um gajo que teve no Sporting entre 1998 e 2006 só agora tem tempo de antena?!?! Só quando se candidata?!!?
Que engraçado…pobresinho…ele nem foi director de comunicação, nem é jornalista nem nada! Nem tem amigos no meio que dessas as bombas que ele tinha para largar….
4 Novembro, 2014 at 13:19
Sinceramente não dou muito crédito ao Severino. Tirando a transferencia do CR, tudo me parece..como hei-de-dizer…meio tosco e cruiffeano. É o nosso bitaites, o Severino.
4 Novembro, 2014 at 13:21
É isso…lembrou-se das merdas em 2011/12…Só tem notoriedade em 2012 porque nunca deu a cara por nada contra o sistema instalado!
Acontece…Amnésia selectiva….
E mesmo falando dessa altura em 2012 não se lembrou da fita do Barbosa…essa memória só veio em 2014….
Em 2020 lembra-se do tempo do Manuel Fernandes pai…
4 Novembro, 2014 at 13:29
Estás a adoptar uma atitude persecutória, sem apresentares factos que comprovem a tua lenga lenga…
Estás do contra, e… pronto. Em suma, estás a fazer de advogado do diabo, mas esqueceste-te da pasta com os documentos que provem o contraditório que afirmas…
4 Novembro, 2014 at 13:33
X isso é conversa da tanga. Quem acusa é que tem que provar. Não o contrário.
4 Novembro, 2014 at 13:37
Estás a falar de mim ou de Severino?! Fiquei baralhado…uma vez que os únicos factos que menciono são:
1º Esteve lá 10 anos sem abrir boca e sem se insurgir contra a destruição do SPorting;
2º Só em 2012 se lembrou de algumas coisa…algumas….(depois do caso estar em tribunal…quando todos sabiam quando tinha custado o João Pinto…é que ele se lembrou…)
3º Mesmo assim só em 2014 ^(?!?!?) se lembrou que perdemos uma final europeia por uma birra de um jogador…
Isto são factos…
Postas mandadas sem factos ou então com factos que todos sabem…isso é o trabalho do Severino…
4 Novembro, 2014 at 13:31
Sinto-me quase obrigado a me auto-excluir desta conversa por razões mais que óbvias mas…
Alguém me pode explicar porque raio é que o Severino, que fez parte das direcções que agora crítica, tem mais credibilidade do que o Pedro Barbosa que foi nosso capitão de equipa anos a fio?
Mas expliquem devagarinho que eu devo ser muito lerdo.
4 Novembro, 2014 at 13:42
Devagarinho…
Barbosa nunca foi aquilo que tu e pelos vistos outros e outras o quiseram fazer…
Zelou sempre mais pelo bolso dele do que pela equipa… Foi um bom jogador, talentoso, mas que preferiu ser manhoso e ‘artista de circo’ (contorcionista) e o pior é que contagiou outros…
4 Novembro, 2014 at 13:48
Dizes tu… E o Severino? Agora o que diz é lei porque sim?
4 Novembro, 2014 at 13:50
Não é “porque sim”, é porque, infelizmente foi VERDADE!
4 Novembro, 2014 at 14:01
Ah pronto. Então está bem
4 Novembro, 2014 at 13:44
Trabalhar na comunicação do Clube e fazer parte da Direcção são, a meu ver, coisas diferentes. Ou talvez não sejam, mas dizendo dessa forma faz crer que ele desempenhou um papel nas tomadas decisões que levaram às gestões ruinosas, o que não é verdade.
Em 2005 houve muito mais do que isto, do Barbosa. O Ribeiro Teles, que tantos anos esteve à frente do futebol do Sporting, nunca quis ganhar nada e nesse ano minou o balneário de alto a baixo. Estava tudo feito para o Sporting ser posto fora da corrida do título. Jogadores uns contra os outros, treinador contra os dirigentes, dirigentes contra o Presidente, Presidente a criar uma guerra contra o Sistema quando o Sistema estava bem dentro do seu próprio clube. Um caos.
4 Novembro, 2014 at 13:51
Esse argumento da posição que ocupava vale o que vale: pouco ou nada.
Só te digo isto: quem cala consente
4 Novembro, 2014 at 14:44
E o que ganhava o Ribeiro Telles com isso, segundo essa narrativa?
4 Novembro, 2014 at 15:52
O que é que ganham os dirigentes do Porto quando o clube é campeão?
4 Novembro, 2014 at 15:53
O que ganhou o Bettencourt com a venda do Moutinho? E o Freitas com as compras de jogadores terríveis?
4 Novembro, 2014 at 15:12
Para além de ter ganho (O Ribeiro Telles ganhou um campeonato como Director para o futebol em 2001), explica lá como é que eles ganhavam mais em perder tudo do que ganhando tudo?! Perdiam dinheiro, prémios, comissões, tempo (ganhando tudo ganhavam para aí 2/3 anos à frente do Sporting)…ainda por cima com um Presidente que se metia 0 em futebol (Dias da Cunha…) e que assumia que deixa-os andar à vontade porque ele não percebia nada daquilo….
4 Novembro, 2014 at 15:17
Tiago : Continuo na minha….
Onde é que leste que PERDERAM de propósito????
Tu é que insistes nessa teoria…..
4 Novembro, 2014 at 16:01
Eu não disse que perderam de propósito…eu disse que perderam por causa de uma birra de um jogador….
4 Novembro, 2014 at 15:54
Não foram os jogadores que perderam de propósito. Quem queria perder era o Sistema dentro do Sporting.
4 Novembro, 2014 at 15:30
por que o Pedro Barbosa … foi… capitaão no periodo em que a dinastia do roquette esteve a de la pi dar o património todo e usar o nosso emblema para negocios ruinosos para o Nosso clube mas que encheram muitos bolços e alguns deles de gente que nem Sportinguista era!
mais de vagar não consigo
4 Novembro, 2014 at 15:58
E o Severino foi o que?
Que lógica de caca é essa? Portanto os jogadores é que deveriam ter falado é isso? Não seriam os dirigentes não?
Isso caralho, destruam a imagem de um capitão do Sporting durante tantos anos. Sem julgamento nem nada. Assim na praça publica porque o Severino diz que sim.
Eh pa ó Tadeu vou-me ali sentar na mesa do canto porque tenho-te a ti e outros tasqueiros em melhor estima para dizer o que penso.
4 Novembro, 2014 at 13:39
Off Topic…
http://nscpcarapinheira.blogspot.pt/2014/11/marcas.html
Mais um merdas a atacar o Sporting e o seu Presidente
4 Novembro, 2014 at 13:45
Mais um que está na FPF da corrupção…
Mais um que um dia destes terá uma surpresa…
4 Novembro, 2014 at 13:39
Vale o que vale, mas sempre ouvi dizer que o Barbosa não prestava como pessoa e que no balneário tinha tiques de vedeta, além de muitos padrinhos.
4 Novembro, 2014 at 13:44
+1
4 Novembro, 2014 at 13:39
Quem é o carlos severino?
4 Novembro, 2014 at 13:55
O Pedro Barbosa escondeu sempre muita coisa … A começar pela careca escondida com aquele penteado que só ele sabia como e porquê kakakakaka !!
Mais a sério … A auditoria vai deixar muita gente com os tomates no chão, a língua a bater no palato e os olhos esbugalhados como os desenhos Tom & Jerry !!
4 Novembro, 2014 at 13:58
O único livro que me interessa tem por nome “Auditoria de Gestão”.
Estarei na fila para o comprar. O resto são novelas.
4 Novembro, 2014 at 14:06
Olha que uma auditoria nao è a coisa mais sexy de se ler mas neste caso estarei na mesma fila a espera de poder comprar esse livro!!;-)
4 Novembro, 2014 at 14:35
Isso! +1!
4 Novembro, 2014 at 14:07
Nao ando por aqui ha muito tempo mas acho estranho ver certas pessoas aparecerem em determinadas alturas!!!
4 Novembro, 2014 at 14:11
Tipo o severino?
4 Novembro, 2014 at 14:12
neste blog!!
4 Novembro, 2014 at 14:17
Então mas o severino também não apareceu agora aqui no blog?
4 Novembro, 2014 at 14:23
Com que nick??
4 Novembro, 2014 at 14:30
Ele não escreveu, veio só ver a crónica ao seu livro.
4 Novembro, 2014 at 14:35
Ok ja estava a ficar confuso!!
4 Novembro, 2014 at 14:11
Independentemente da veracidade destas merdas, naturalmente muita coisa é verdade. Não vou discutir se muito, se pouco.
Ser do Sporting é fodido e olhar para este passado (recente e não tão recente) só me faz acreditar ainda mais no BC. É realmente diferente desta corja toda.
Por isso, prefiro olhar para o futuro (mesmo com tropeções no presente, uns naturais, outros frutos de quem ainda está a conhecer o pântano em que se meteu) com muita esperança.
Entretanto, alguém sabe se o hoquei dá em algum canal, já que no nosso não vai dar?
4 Novembro, 2014 at 14:17
Miguel, O Nogueria82 diz que da direto no nosso canal.
O Nogueria disse: Hoje às 21h, no Livramento e em directo na Sporting TV:
Sporting – CD Póvoa em Hoquei Patins para a 5ª jornada
4 Novembro, 2014 at 15:03
Hummmm … onde almocei vi no record a programação e não estava lá nada …
Mas fico contente.
Aliás, fiquei contente por ler a página de modalidades … 3 dos nossos jogadores estão na equipa desde os infantis … há 11 anos! Isto é formação!
4 Novembro, 2014 at 14:20
E ainda se torna mais fodido quando se está sempre a mexer no passado quando se tem um presente para viver e um futuro para construir!
Enquanto esses palermas desses severinos lançam livros cheios de estórias de comadres, de podres…os bufas, os orelhas e os duques vão preparando a nova pocilga!
4 Novembro, 2014 at 14:53
“Enquanto esses palermas desses severinos lançam livros cheios de estórias de comadres, de podres…os bufas, os orelhas e os duques vão preparando a nova pocilga!”
Essa é que é essa.
4 Novembro, 2014 at 14:18
O Nogueira82 escreveu: Hoje às 21h, no Livramento e em directo na Sporting TV:
Sporting – CD Póvoa em Hoquei Patins para a 5ª jornada
4 Novembro, 2014 at 14:21
Mais uma caça as bruxas.
4 Novembro, 2014 at 14:22
Severino, por muita verdade que possa ter, já devia era ter posto a boca no trombone há mais tempo. Agora? Passados estes anos todos? Não me serve de nada.
Farto de pessoas que falam depois de tudo acontecer já estou eu.
4 Novembro, 2014 at 15:43
certas coisas mais vale tarde do que nunca!
4 Novembro, 2014 at 14:28
Podemos criticar o Severino por estar tanto tempo calado. Se sabia de coisas e calou-se, pelo menos da minha parte será sempre criticado.
Quanto ao Barbosa, não coloco as mãos no fogo. Gostava muito que não fosse verdade, até porque neste momento tenho boas recordações dele, apesar de me irritar um pouco ser tão isento nos seus comentários televisivos/desportivos. Gostava que mostrasse algum Sportinguismo de vez em quando, embora ache que seja justo quando fala.
Nos últimos dias são só coisas a incomodar. Derrota. Comunicado do Bruno. Crónicas desportivas. Duque e Vieira a jantar juntos.
Enfim, quero é ganhar amanhã, até porque nós todos merecemos ultrapassar esta fase. Vençam por nós, sócios e adeptos sff. Da minha parte terão a voz, que espero que ajude!
4 Novembro, 2014 at 14:31
Espero uma vitória amanha para continuar a incomodar muita gente 😉
4 Novembro, 2014 at 14:33
Não me espantam estas declarações e muito mais haveria para contar de certeza…Agora percebo o porquê do Stojkovic ter ir ás trombas do Barbosa…
4 Novembro, 2014 at 18:07
+1
4 Novembro, 2014 at 18:08
Anjinho do Stojkovic que só teve problemas com o chupista maluco do Barbosa……………
4 Novembro, 2014 at 18:15
Vê lá tu que hoje fiquei a saber que o Barbosa para além das acusações do Severino, comia a mulher dos outros, o paulinho não gostava dele e até o Stojkovic era mais Sportinguista que ele. Só revelações….
4 Novembro, 2014 at 19:46
Caro amigo, eu em momento algum disse que o Stojkovic era mais sportinguista que o Barbosa.
4 Novembro, 2014 at 14:41
nojo.
4 Novembro, 2014 at 14:50
Vamos lá acalmar! E
4 Novembro, 2014 at 14:50
E toca a remar para o mesmo lado!!!
4 Novembro, 2014 at 14:51
Este assunto já tinha sido colocado por um tasqueiro ontem de manhã!
4 Novembro, 2014 at 14:55
O quê? Remar para o mesmo lado? 😀
4 Novembro, 2014 at 15:01
Hehehehehe
4 Novembro, 2014 at 14:54
Porque é que dizes as coisas às mijinhas?! 😛
4 Novembro, 2014 at 14:55
É dos nervos
4 Novembro, 2014 at 14:59
Carreguei numa tecla acidentalmente.
4 Novembro, 2014 at 15:00
Porque sofro de gaguez…
4 Novembro, 2014 at 15:07
Cuidado se um gago saltar de paraquedas.
É que tem de contar até 10 antes de abrir … pode é já estar no chão.
4 Novembro, 2014 at 15:09
Hahahahaha olha, podíamos ver o jogo no Solar do Norte.
4 Novembro, 2014 at 14:56
Em relação a isto só me apraz dizer o seguinte:
– Carlos Severino devia ter falado antes? Sem dúvida, é obrigação de qualquer sócio do SCP denunciar actos lesa Clube assim que forem do seu conhecimento. Foi por falta de tempo de antena? Por ser funcionário do Clube na altura? Porque agora encontrou uma forma de fazer bom dinheiro? Não sei, apesar disso mais vale tarde que nunca.
– Faz-me impressão que se acuse o Severino de remexer no passado e caça às bruxas ao mesmo tempo que se apoia a auditoria em curso que eu espero que seja exaustiva, cace as bruxas todas e remexa o passado bem remexido. Eu , como sócio, quero saber TUDO o que se passou até o SCP chegar ao estado lastimável que chegou. Muitas das histórias que o Severino conta, como a birra do “Croissants”, não são de tópicos abrangidos na auditoria de gestão. E se houve capitães de equipa a fazer essas figurinhas ridículas no intervalo de uma final europeia, eu quero saber!
SL
4 Novembro, 2014 at 15:33
Sardinha não mistures as coisas, não é o severino que vai fazer a auditoria.
E mesmo que fosse, onde ele tem as provas do que diz? vale tanto como as noticias do correio da manha.
Nas eleições o severino era o palhaço de serviço, agora já é o gajo mais credível, vai-se lá perceber isto.
4 Novembro, 2014 at 15:46
palhaço de serviço????
foi essa a leitura que fizes te??
Eu não fiz essa leitura!
Mas sim daquele tipo que sabe que não vai ganhar mas que sabe umas verdades e que as serviu de bandeja ao BC no último debate.
4 Novembro, 2014 at 15:52
Eu vi as mesmas eleições que o Fito e diferentes das tuas….
Sem Severino…o BdC tinha ganho com o mesmo à vontade…ou mais ainda…os familiares do Severino que votaram nele assim votavam no BdC!
A não ser o Jorge Gabriel…que assim não tinha assento não precisava de fazer este caminho todo para ir votar…
4 Novembro, 2014 at 16:08
Sim foi exactamente o que eu vi, um palhaço de serviço.
Sem ideias, que se limitou a fazer graçolas sobre a continuidade, sobre o peyroteu couceiro, as verdades de que falas e que toda a gente sabe.
O gajo que fala 20 anos depois dos acontecimentos, grande Sportinguista sem dúvida.