Eu sabia que iria ser assim. Tu sabias que iria ser assim. No fundo, nós sabíamos que esta segunda época desde as últimas eleições ia ser o inverso da anterior no que toca a críticas, exigências e movimentos estomacais de quem ainda não digeriu a perda do poder ou do mero tacho.
O Sporting da época passada apresentou-se com uma banda em álbum de estreia, capaz de fazer um disco que passa a figurar na lista de melhores do ano e de onde saem temas que passam a fazer parte de qualquer playlist. Ora, como qualquer banda que provoca um hype, o Sporting teria que enfrentar o teste mais complicado: o de um segundo disco que fosse capaz de provar que o êxito do primeiro não havia sido obra do acaso. E a verdade é que, neste momento e apesar do som estar claramente mais adulto, de ter um baixista e um vocalista que a elevam a um patamar bem superior, este Sporting 14-15 vê-se numa inesperada oitava posição da tabela. Mas se essa classificação é passível de ser invertida nos tempos mais próximos (quem não acreditar, faça o favor de só voltar em Junho), há pequenas questões que vão minando o desempenho da banda. É que esta cena de estar a roubar espaço aos gajos que controlam os agentes e as editoras, tem o seu preço. E a forma de deixar isso bem claro, passa por utilizar os mais variados canais de comunicação. Entre jornais e canais televisivos, vão sendo veiculadas coisas que se assemelham a notícias e que minam o ambiente não só entre os membros da banda, como dos seus fãs.
É neste ponto em que estamos e é por isso que eu decidi ter esta conversa contigo. Sim, contigo, porra! Não és do Sporting? Então, toma lá atenção, sff. Tu achas que eu gosto de perder ou de empatar? Odeio! Tu achas que não me irrita ver os nossos jogadores não sei quantos furos abaixo do que podem render? Pensas que não me incomoda a ideia de um possível distanciamento entre o presidente e o balneário? Pensas que não me incomoda esperarmos dois dias para desmentir uma notícias dessas, só para podermos fazê-lo em directo na SportingTV? Pensas que não me massacra o espírito, aquela espécie de rebaldaria que parece viver-se na Academia e, pior, não haver alguém responsável (Virgílio, estás aí?) que venha tranquilizar-me e dar-me uma explicação, mesmo que básica? Achas que não me questiono sobre que raio de papel tem, afinal, o Inácio, que mais parece uma figura de corpo presente? Acreditas que eu encolho os ombros quando dou por mim a pensar que o Marco Silva é gajo para sentir-se meio desapoiado e para sentir o seu trabalho, que lhe disseram ser bom o suficiente para valer quatro anos de contrato, ser constantemente questionado (ainda por cima dando provas de saber o que está a fazer)?
Esta merda angustia-me, preocupa-me, incomoda-me. Muito. Mas sabes o que me angustia mais? É ver a facilidade com que deixamos de cerrar fileiras! É ver a facilidade com que apelidamos de “merda”, aqueles que, dois ou três dias antes, aplaudíamos! É ver a facilidade com que promovemos o suposto afastamento entre a direcção e o balneário, espalhando pelas redes sociais as notícias plantadas com esse objectivo! É ver alguns ressabiados, a quem foi dito “não” à pretensão de integrarem o actual elenco leonino, lançarem conversas privadas na internet de forma a envenenarem os espíritos mais susceptíveis! É ver Sportinguistas com tu, sim, tu, foda-se, insultarem camaradas com quem partilham lágrimas de felicidade e de tristeza!
Toma nota: eu não quero que tu penses pela minha cabeça. Quero que tenhas opinião, sempre! Quero que exprimas o que te incomoda e o que te alegra. Mas, caraças, não te esqueças, nunca, da tua banda preferida. Não te esqueças que escolheste uma banda que não grava em CD. Isto é vinil, “chaval(a)”! Um LP verde, daqueles que se manuseia com carinho e que não se deixa arrumado à toa, para não empenar. Obviamente que não é fácil ser adepto do vinil, quando a indústria te quer vender mp’s qualquer coisa. Se temos direito a questionar se a nossa aposta nas rotações é a mais adequada? Claro que temos! Não podemos é ser nós, desde o presidente aos adeptos, os primeiros a riscar o disco que escolhemos para ser a banda sonora da nossa vida!
12 Novembro, 2014 at 20:36
Já agora porque será que o André Figueired(ACF) que votou no BdC agora anda todo exaltado ultimamente?
Ler os comentários dele aqui:
https://atascadocherba.com/2014/06/25/hoje-escreves-tu-lembrando-daniel-carrico/
12 Novembro, 2014 at 21:00
Está com a “aziática”.
Eu até era menina para lhe ir lembrar disso, mas o burgesso bloqueou-me.
😀
12 Novembro, 2014 at 21:29
Vou fazer um verso:
“Oh Maria… tás cá uma rufia!” 😀
12 Novembro, 2014 at 20:41
boa noite
alguem tem o link para ouvir o nosso presidente?
obrg
12 Novembro, 2014 at 21:10
SportingTV! (clica aqui)
Eu estou ligado aqui
SL
12 Novembro, 2014 at 21:11
Peço desculpa…falhou…
12 Novembro, 2014 at 21:12
SportingTV! (clica aqui)
12 Novembro, 2014 at 21:12
Decididamente…não dá…
12 Novembro, 2014 at 21:14
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
SL, Mr Martins 🙂
12 Novembro, 2014 at 21:18
Obrigado amigo…Abr e SL
12 Novembro, 2014 at 21:16
Será desta…?
http://bit.ly/1nM1E7H
12 Novembro, 2014 at 21:13
Cortesia do Isma 🙂
http://camisola12.be/sporting-tv.html
12 Novembro, 2014 at 20:50
Só os fracos desistem e dos fracos não reza a História
Nós acreditamos em vocês
Sporting Sempre
12 Novembro, 2014 at 20:58
Custa me um pouco irmos receber estes fdps na nossa casa…
SL
12 Novembro, 2014 at 21:18
O vinil verde de um dos maiores entre os maiores.
http://www.discogs.com/viewimages?release=2226001
Nós somos dos maiores entre os maiores. O resto é conversa para boi dormir.
12 Novembro, 2014 at 21:22
Alguém tem o “link” para os 3600 segundos do Presidente?
12 Novembro, 2014 at 21:27
“Má béd”, não tinha visto em cima.
12 Novembro, 2014 at 21:25
Obrigado pelos links
12 Novembro, 2014 at 21:28
Dizer que é um GRANDE POST…é repetir-me, mas não encontro outras palavras para me expressar…
No entano…é um post “onde não me revejo”…
E porquê…?
Porque nada disto se me aplica…:
“… a facilidade com que deixamos de cerrar fileiras! … a facilidade com que apelidamos de “merda”, aqueles que, dois ou três dias antes, aplaudíamos! … a facilidade com que promovemos o suposto afastamento entre a direcção e o balneário, espalhando pelas redes sociais as notícias plantadas com esse objectivo!… … É ver Sportinguistas com tu, sim, tu, foda-se (piii), insultarem camaradas com quem partilham lágrimas de felicidade e de tristeza…!”
É que como nada dessas coisas acima descritas “me servem” de carapuça…
Concordo com o post…mas felizmente não é coisa que tenha sido feito à minha medida…!!
É que “eu nunca volto as costas” a um amigo…
Posso criticá-lo (positivamente) a sós…mas nada disso “saltará” para fora…
Mas sim…não dá muito trabalho “encontrar” vários destinatários para o post…!!
E que bom seria que isso não pudesse acontecer…
E não se trata de “comer e calar”…é tão somente…uma questão de apoio incondicional…ao “seu grande amor”…!!
SL
12 Novembro, 2014 at 21:34
Ora vamos lá ver esta “Hora do Presidente”…
12 Novembro, 2014 at 22:03
Cherba, muito bom texto!
Obrigado pelo teu discernimento.
Vamos dar a volta a isto, todos juntos! Nem que tenha de esperar outros 18 anos.
Abraço.
12 Novembro, 2014 at 22:04
Ainda a treta do face!
Taaaaaaaaaaaaaanto tempo mal gasto…
12 Novembro, 2014 at 22:20
Cherba, como te disse no facebook, já não tenho a capacidade de participar e intervir aqui na blogosfera neste espaço maravilhoso que construiste e que orgulho de frequentar desde antes das eleições de 2011. Continuo a ler religiosamente os posts mas depois deste não podia deixar de fazer a minha vénia.
É precisamente este o estado de espírito! Cerrar fileiras, arreganhar os dentes e recuperar forças.
Grande abraço aos “tasqueiros” do meu tempo e aos mais recentes.
Sporting Sempre!
13 Novembro, 2014 at 0:28
Abraço de Leão
13 Novembro, 2014 at 11:56
Concordo 100%! Melhor Post de Sempre!
13 Novembro, 2014 at 13:08
Os seres humanos podem classificar-se de acordo com vários critérios que vão desde as características morfológicas às intectuais, passando pela idade de cada um e o nível de experiência acumulada, etc.
Cruzando-se esses critérios obtêm-se “perfís”, inúmeros tipos de pessoas que compõem a humanidade, numa diversidade extraordinária que quase põe em causa a consanguinidade de onde provém a loucura e o crime. Há porém estatutos de ordem moral que se adquirem apenas, fora de toda esta confusão, pelo exercício da vontade e a tomada de decisões que caracterizam, de entre nós, apenas os melhores. Outros háque fazendo opções alternativas são, efectivamente os piores. Bruno de Carvalho faz parte dos primeiros e ontém, numa entrevista crucial, confirmou o seu estatuto entre os melhores, ao revelar mais uma vez que, para ele, acima de tudo, está a Pátria e o Sporting. Terá nascido em Moçambique mas, é um Português que em muito se assemelha aos nossos maiores, não por ocupar cargos e deempenhar funções primordiais na política do País mas por revelar características de personalidade que com eles o conformam. Enfrentou a ralé com a consciência limpa de quem põe a sua vida à disposição da instituição que, como nenhum outro nos últimos 60 anos, altruisticamente serve. Ao servir a instituição do modo abnegado como o faz, serve-nos a nós, sportinguistas, e serve o País que, no deserto em que se encontra carece em absoluto daqueles que lhe trazem penosamente água, água que lava, que refresca e que renova a vida, permitindo-nos a todos acreditar. Olho para Bruno de Carvalho como uma das forças do Bemque torna transparente uma realidade que outros querem opaca; iluminada uma zona que muitos desejam escura, limpa uma corrente que alguns poluem incansávelmente. O Mal que atravessa transversalmente a história da Humanidade e a história de cada homem prolifera na imundice eesta cresce no ambiente das paixões desenfreadas, não olhando a meios para se espalhar, tudo absorver, tudo contaminar. a quem aproveita essa imundice? Àqueles e apenas àqueles que se transformaram , pelas opções e decisões que tomaram, subordinando tudo aos seus interesses mesquinhos e egoistas, nos “Reis do Lixo” e todos sabemos as fortunas que fazem os “Reis do Lixo” com a imundice que apenas a eles aproveita.
Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira são, no futbol Português, os “Reis do Lixo”, conspurcados pela imundice em que rebolam, tudo salpicam e tudo contaminam cevando-se na opacidade e na escuridão a quem a luz do dia assusta porque lhes descobre os movimentos; a transparência do ambiente enrva porque lhes revela a face e água desespera porque com ela arrasta a tenebrosa porcaria em que se movimentam, deixando ver quem são, como são e porque o são.
Bruno de Carvalho está condenado a ter incontáveis inimigos por querer extirpar as raízes da árvore podre a que todos eles se acolhem. É um dever nosso de Sportinguistas cerrarmos fileiras à roda do nosso Presidente e participarmos no combate que não vai ser breve, que fará baixas e que não tem uma única frente. Em todas as guerras, a primeira baixa que se faz sentir é a verdade.
Porém, não se perturbem os vossos corações sportinguistas, temos um líder que não vacila perante a mentira torpe, combate-a na primeira fila. Não se esconde de ninguém. Terá medo? Se o não tiver é louco pois, aquilo que faz é muito perigoso, para ele, para a Família dele, para todos os que lhe são próximos.
Bruno de Carvalho é o alvo a abater, quer em sentido figurado, quer em sentido próprio. Sportinguistas, unamo-nos à volta dele sem vacilar.
O primeiro objectivo dos nossos inimigos é provocar a dúvida nas nossas hostes e a erosão da confiança que depositamos no nosso líder. Manifesta-se nos jornais, nas televisões e nas entrevistas de merda como a que o Magalhães e os Zé Maneis quiseram fazer ontém. A tudo obtiveram respostas sem titubeações e tiveram de meter a violinha ( ou seria a moca?) no saco e sair da Sporting TV com o rabinho entre as pernas amaricadas.
O Segundo Objectivo é roubar sucesso desportivo ao Sporting. controlando as arbitragens e roubando so pontos que puderem.
O terceiro objectivo é o de substituir Bruno de Carvalho por outro presidente, que lhes vá comer à mão. Já começaram também essa sementeira, nomeando Luís Duque para a presidência da Liga de maneira a conseguirem prejudicar o Sporting em tudo que lhes seja possível e atirando depois as culpas para Bruno de Carvalho que “se auto- excluiu”, não defendendo desse modo o interesse do Sporting.
Finalmente, se nada disso resultar (Luís Duque espera ansiosamente que tal aconteça antes de correrem seus termos as acções judiciais que o Sporting lhe moveu, na esperança que um novo presidente delas desista) atentarão contra a vida de Bruno de Carvalho. Não, não lhe metem uma bala na cabeça. Seria demasiado óbvio. Numa das muitas deslocações de Bruno de Carvalho esperartão com um camion num cruzamento para lho atirarem para cima, à passagem. São os Reis do Lixo. São a barbárie mas, não são Vercingetorix, são Carátaco!
Sportinguistas, o Sporting precisa de manter Bruno de Carvalho mais 25 anos, pelo menos, até ficarem resolvidas as VMOCS! Viram ontém a pergunta ansiosa de António Magalhães quando se dirigiu ao Presidente para saber se tencionava estar no Sporting até essa data ? Viram-lhe o despeito pulha na expressão facial quando recebeu a resposta afirmativa do Presidente? Tudo na escumalha revela a estratégia adoptada e a orquestração dos ataques. Nada é feito ao acaso, para os Reis do Lixo o Sporting é para demolir e vender ao Kg.