Estou a imaginar-me como comentador de Rádio. Auscultadores na cabeça e microfone em punho. A voz a sai com aquele som típico de quem está a falar com um plástico entre a boca e o microfone (experimentem e vejam…o som sai parecido hehe). Faltam 10 minutos para começar o jogo e, por entre o barulho típico de pavilhão, com as bolas a baterem na tabela e o som das travagens dos jogadores, pedem para fazer uma antevisão ao Turquel x Sporting.

“(…) a equipa de Alvalade está em grande forma, vem de uma fase muito boa e de 4 vitórias seguidas, uma das quais para as competições europeias, está motivada e conta com jogadores bastante experientes e com o actual GR da Selecção Nacional Ângelo Girão. Tem, até à data um dos melhores ataques e a defesa menos batida do campeonato, a par do Benfica. No entanto, não se avizinha fácil esta deslocação à denominada “aldeia do Hoquei” para defrontar o HC Turquel, uma equipa bastante organizada e coesa e que conta com alguns jogadores jovens de bastante qualidade. Para além disso, é sabido que o público da casa é bastante fervoroso e este factor dará concerteza uma motivação extra aos seus jogadores…Esperamos pois um jogo bastante disputado e até agressivo…(…)” […] “(…) Tudo pronto na pista, o arbitro dá o apito inicial e começa a partida(…)”

Fonix, e começou tão mal para os nossos lados… (Calma, não foi horrível, foi só menos bom…). Entramos atabalhoados, pouco organizados e a defender mal. As stikadas iam surgindo e lá estava o Schmeichel a dar um arzinho de sua graça. (e que ar). A atacar, não estávamos a jogar a toda a largura. 3 Homens cá atrás e o André Moreira lá meio perdido dentro de área, a ver se alguma bola pingava ali. Estávamos a aplicar o estilo “3 à linha e 1 à pesca”- not good. Não foi um bom inicio é certo. O Turquel está mais próximo do golo e olha…Livre Directo e 1-0 (Sem hipótese para o nosso GR). Desconto de tempo para acalmar as hostes e reorganizar a cabecinha da malta, que estava meio apática. E a porra do desconto de tempo resultou e bem. A partir daí foi um Sporting diferente aquele que apareceu.

Começamos a jogar a toda a largura da pista, a trocar mais a bola entre todos, com mais envolvência. Crescemos, cheira a golo e…Pimba, vai buscar. Ricardo Figueira, cá “do meio da rua”, puxa a culatra atrás e lá vai míssil. 1-1. Justíssimo. Estamos melhor no jogo, a jogar ao nosso nível e a dar ares de verdadeira equipa grande. O Turquel baixou a bolinha e foi-se defendendo como podia. Falhamos um livre directo pelo Nico Fernandez (o rapaz não teve uma entrada nada feliz…deixa lá, pra semana há mais) e livre directo contra nós. Ficamos com menos um, isto porque o Schmeichel defendeu o livre directo (é sempre a mesma coisa ó meu!!!), e temos de aguentar os caramelos do Turquel a atacar em power-play. Mas aqui estivemos mesmo bem. Confiantes e inteligentes, conseguimos aguentar os gajos, vamos lá à frente e…Pimba 1-2. João Pinto em grande estilo, no seguimento de um livre directo que o próprio não conseguiu marcar, agarra na bola, olha para a baliza e mete a bola por baixo do redes. Classe – e epá, a malta da TV que se vá lixar porque não foi frango nenhum. Naquele lance, da forma em que sai a stikada, a bola saíria normalmente alta. Se foi por baixo, foi propositado. Não tenham dúvida que foi um belo golo, à beirinha do intervalo.

Na 2.ª parte, a malta do Turquel carrega um pouco mais, mas aí sentiu-se que o jogo estava já plenamente controlado por nós. Sabia-se que, mais tarde ou mais cedo, iriamos arrumar com o adversário e foi isso que aconteceu. Carlos Martins (que mais uma vez teve uma excelente entrada e foi muito importante), mete um balázio de livre directo – 1-3 e venha o próximo. Foi um período muito bom da nossa equipa. Um jogo de equipa grande, que sabe o que quer, não se descontrola. O Turquel bem que ia tentando mas lá está, o Girão defende tudo e mais alguma coisa. Até ao final, João Pinto faz o 1-4 num lance de contra-ataque, o Girão defende mais umas bolas e lá mesmo para o fim, a rapaziada do Turquel faz o 2-4, só para não dar ares de muito desequilíbrio hehe.

Notas Finais e ao bom estilo radiofónico: “(…) um jogo muito bem conseguido por banda da equipa de alvalade que, apesar de não ter entrado da melhor forma, rapidamente conseguiu assumir o controlo da partida e explanar, dentro de campo, toda a sua superioridade. O Sporting fez uma excelente partida, um excelente jogo de equipa e deu uma boa demonstração de força já para a próxima partida com o Hóquei de Barcelos, uma equipa que tem tido um excelente início de campeonato e que será, naturalmente, um osso duro de roer para esta equipa (…)”
Concordo com o gajo da Rádio…mas pelo que vi, estamos confiantes e vamos ganhar. Vai ser duro e o apoio fundamental. Zimbora rapaziada!!!! É uma mine fachavor!!!!

 

*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés