«Eu nunca tive dúvidas. Rabia é central e dos bons. Mas isso sou eu que não defino um jogador por um jogo infeliz que tenha tido. Não o fiz com o Sarr (que até teve mais do que 1) e não o vou fazer com Rabia. A minha avaliação final será feita depois de alguns jogos na equipa principal. Eles não têm culpa que o Marco só conte com 14/15 jogadores. Porra, se o Rosell e Tanaka (que mereciam mais oportunidades pela má forma dos seus concorrentes) pouco ou nada calçaram, não posso achar que Rabia, Gauld, Slavchev, Tobias ou mesmo Wallyson vão ter oportunidades. Não vão. A não ser que haja um surto de lesões nos titulares. E mesmo assim, serão os Heldons, Capeis e Andrés Martins a calçarem.
E depois há outra coisa que me confunde. Estes jogadores treinam regularmente com a equipa principal. E acabam, invariavelmente, a competir pela equipa B. Se isto é fazer evoluir jovens, vou ali e já venho. Mais do que reforços, para mim, temos de resolver 2 problemas:
a) O Marco tem de abrir o seu leque de opções.
b) Os jovens contratados têm de deixar de jogar pela B
Se calhar, se fizéssemos isto, ganharíamos reforços quer na equipa principal quer na B. E, quem sabe, esta questão dos reforços nem sequer se colocaria.»
Comentário feito por Sá
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
18 Novembro, 2014 at 12:53
Mai nada Sá. Estou plenamente de acordo.
18 Novembro, 2014 at 12:56
Dá-lhe com alma, Sá!
É isto, sem tirar nem pôr.
18 Novembro, 2014 at 12:58
a) O Marco tem de abrir o seu leque de opções.
b) Os jovens contratados têm de deixar de jogar pela B
bastava isto…
18 Novembro, 2014 at 17:06
Também acho que é por aí.
18 Novembro, 2014 at 19:05
Isso. Aos 60′ sai o Slimani e entra o… Sacko??? Sai o Adrien e entra o Gauld??? Sai o Carrillo e entra o Dramé??? Era só correr mal a primeira vez…
18 Novembro, 2014 at 13:00
Saí uma mini fresquinha que esta estava picante e salgadinha à maneira!
É isto mesmo. Exactamente. Na mouche.
18 Novembro, 2014 at 13:02
Apoiado!!! Meu onze para Sábado, esta é a melhor oportunidade para ver o que valem:
Boeck
M.Lopes
Rabia
Maurício
Jefferson
Rosell
Wallisson
Slavchev
Mané
Heldon
Tanaka
Banco:
Patricio
Esgaio
Sarr
Martins
Dramé
Montero
Sacko
:/… Se calhar corremos riscos desnecessários com uma equipa sem rotinas…
18 Novembro, 2014 at 13:11
e para 6ª em espinho!?:P
18 Novembro, 2014 at 19:07
Isso na taça da cerveja. Na taça de portugal não é para inventar.
18 Novembro, 2014 at 13:02
talvez sim, talvez não…como não os treino e não sei as condições físicas ou tácticas que poderão dar ao treinador deixo isso com o próprio.
Também considero o Rabia um central a ter em conta, mas isso sou eu…sabendo que como é Marco Silva que decide…estou com ele.
SL
18 Novembro, 2014 at 13:03
Já ando a dizer isso há muito tempo: se se considera a necessidade de contratar alguém (central, segundo o último post), é por que o plantel é “curto”.
Ora, como é que o plantel do SCP é “curto” se tem perto de 50 jogadores? E onde abundam jogadores para toda e qualquer posição (excepto, quiçá, para PL)?
O que parece é que o SCP tem UM plantel (o da equipe A) e, se não tem soluções no mesmo, é de contratar “fora”. Ora, se é assim é, há algo de muito errado quanto ao que serve a Equipe B, quer quanto às contratações (e foram dezenas, em dois defesos) efectuadas.
Quanto à questão do central, acho muuuuito estranho que o Marco Silva, que conhecia o plantel do SCP, ao saber que ia ficar sem Rojo e Dier não tenha posto “na forja” (leia-se, a treinar com o plantel principal) outro(s) central(ais), como o Rabia (se bem que esteve lesionado) ou o Tobias.
Para mim, (mais) contratações não. A solução tem que ser encontrada na equipe B. E, como diz o Caro Sá, o Marco Silva que “abra a pestana” e alargue o leque de opções.
SL
18 Novembro, 2014 at 13:05
é complexo e, inclusive, nem tenho opinião porque não sei o que se passa de concreto com a equipa B. Mas uma coisa acho: não me parece que Marco Silva seja menino para não pensar pela sua cabeça e se não pôe os jogadores a jogar é por considerar que eles durante a semana não lhes dá garantias.
com excepção do caso Gauld, não me parece que Slvachev tenha alguma guia de equipa B. Simplesmente, não provou.
Sejamos realistas e sinceros, Sá: o que é que viste em Slavchev ou Rabia de tão bom que possas perguntar: ” porra , mas eles estão a jogar tão bem porque é que não calçam nos A?”.
Porque se reparares, aquele que tem tido, de longe, o rendimento mais consistente na equipa B (e não é de agora), chama-se Wallyson e esse já é chamado e muito provavelmente vai calçar nos A.
PS: quanto ao Rosell, perguntio-te: tiras o William de caras e pôes o Rosell a titular? E quanto ao Tanaka, sou capaz de me encotnrar mais contigo, é verdade que, pelo pouco que mostrou, mostoru muito: foi decisivo no golo contra o Aroua e de resto, não teve mais oportunidades. Mas, Montero está a recuperar o seu espaço e Slimani não tem nhenhum jogaodr com a ssuas carateristícas únicas de homem de área.
Em suma, Sá e demais tasqueiros: na minha opinião, não há nenhum desperdício de talento na equipa B. Não há nenhum jogador que eu olhe e penses: “foda-se, mas o que é que este gajo está a fazer aqui, que não possa fazer nos A’s? ” Não. Talvez mesmo só Wallyson. E esse, está a caminho.
Metam uma coisa na cabeça: para os (ambiciosos) objetivos desta época (no mínimo oitavos de final na Champions ou Final na LE; Luta pelo título na Liga – se nos deixarem – e Título na Taça de Portugal)….Tobias e Rabia é muito pouco neste momento. Mesmo que venham a ser imprescindiveis daqui a duas épocas.
18 Novembro, 2014 at 13:20
Não vi nada.
Sei apenas que teve números no campeonato búlgaro. 13 golos e 11 assistências e considerado o melhor jovem búlgaro do ano passado. O que vi nos vídeos, entusiasmou-me. Mas todos sabemos como são feitos esses vídeos.
O Rabia já é internacional A egípcio à algum tempo
Gauld, melhor jovem escocês e actual internacional A. 6 golos e 11 assistências na última época na PL escocesa.
Ou seja, todos eles vieram com uma coisa que eu dou muita importância: HISTÓRICO. Não são propriamente jovens desconhecidos que caíram aqui de para quedas. Ou seja, já fizeram coisas boas que lhes permitiram, em circunstâncias normais, lutar por um lugar na equipa principal. Inexplicavelmente, cagaram para esse histórico e puseram-nos ao nível dos jovens que estão na nossa equipa B. Jovens esses que, numa segunda Liga, nem sequer sonhariam em fazer números destes. Só isto devia colocá-los à frente.
Quanto a Rosell, digo-te já sem rodeios: tirava o lugar ao William. E nem era agora, era no início da época quando se viram sinais óbvios da sua má forma.
Quanto a Tanaka, foi o melhor marcador da pré-temporada. Slimani e Montero têm 7 golos em praí 14 ou 15 jogos (contando com Champions e Taça). Juntos. Se isto não serve para dar uma oportunidade ao Tanaka, nada servirá.
18 Novembro, 2014 at 13:42
Certo, Sá! mas essas mesmas referencias servem apenas para nós não criticarmos as suas contratações. E eu não critico! Provavelmente alguns que agora concordam contigo neste post, eram os primeiros a criticar a contratação dos Slavchevs e dos Tanakas, Rabias e Cª. Eu nunca critiquei, simplesmente porque vejo neles POTENCIAL suficiente para que se justifique a sua contratação.
Agora, é bem diferente, esperarmos que eles já agarrem o lugar numa equipa que foi tão exemplar na época passada.
Critica-se aqui muito o Marco Silva em não aproveitar mais jogadores, mas caramba, não seria normal que ele aproveitasse o núcleo duro, da estabilidade do ano passado?
Agora, o que me irrita é que transitámos da época passada para esta, com a maior estabilidade e passadas 10 jornadas estamos a 8 pontos duma equipa refeita que não joga um caralho. e , árbitros à parte, a verdade é que temos falhado várias vezes, demasiadas vezes.
A verdade é cristalina: houve erros no mercado de contratações. E esses erros não têm a ver com os jogadores que contratámos. Têm a ver com os que não contratámos. Desse erro, espero, Bruno de Carvalho tem que fazer mea culpa. E corrigir, o quanto antes, indo ao mercado em busca não duma estrela jovem em ascensão , mas dum jogador PRONTO!
18 Novembro, 2014 at 16:47
8 golos (5 de slimani mais 3 de montero) em 15 jogos.
18 Novembro, 2014 at 13:27
É sempre complicado, pois podemos contratar jogadores mais “credíveis”, mas também não apostando nos jogadores é complicado saber se realmente vai sair dali novo craque. Consegue-se ver o potencial, mas sem aposta, creio que a motivação de jogar na equipa B, não é e não pode ser a mesma de jogar no principal escalão, e em especial na equipa principal, e nesse sentido temos dois bons exemplos e bem recentes:
Na mesma altura, dois jogadores, que pelo menos eu tinha grande esperança, foram para Setúbal: Betinho e João Mário. Os dois tinham grandes futuros em perspectiva no Sporting, mas só o João conseguiu chegar lá. Chega a uma altura em que o jogador não pode ficar eternamente à espera.
Temos que ter esperança e confiança de lançar estes jogadores, aos poucos… Alguns vão dar, outros nem por isso, mas temos que ter coragem de o fazer, e na minha opinião, estes jogos mais fáceis, são os ideais para o fazer.
18 Novembro, 2014 at 13:44
Converge dizes que Tobias ou Rabia são pouco neste momento, mas é algum Miguel Rodrigues ou João Afonso que mostraram assim tanto para serem mais valias?não me parece!se falarmos num R.Carvalho já era outra coisa, mas para apostar num qualquer gajo do nacional ou vitória que ainda iam ter tempo de adaptação que até o P.Oliveira teve de o passar, preferia manter apostas no que já é nosso ou seja Rabia e Tobias!
18 Novembro, 2014 at 14:58
Jogam na Primeira Liga a titularíssimos. E isso, apesar de ser pouco, é mesmo muito.
18 Novembro, 2014 at 15:01
mas não fui eu que falei do Miguel Rodrigues ou João Afonso. nao estiveste atento ao que disse: eu quero um Central EXPERIENTE, que seja uma referência. Alguém que possa contribuir para que Paulo Oliveira cresça ainda mais. Alguém que possa colmatar as lacunas da defesa.QUe seja uma presença, que tranquilize os restantes colegas e que dê principalmente tranquilidade e espaço ao WILLIAM , para que este não se esgote fisicamente.
Esse alguém nunca poderia ser o Miguel Rodrigues ou João Afonso.Enganaste-te no destinatário:)
18 Novembro, 2014 at 15:04
O destinatário era eu Converge 🙂
18 Novembro, 2014 at 15:06
ok;)
18 Novembro, 2014 at 15:18
Era sim porque era a continuação do post anterior, sorry Converge e Maria 😉
Maria serem titulares num qualquer Vitória ou Nacional não é a mesma coisa nem de perto nem de longe jogar no Sporting e sinceramente a apostar nesses centrais acho que era uma aposta futura e para isso já temos os nossos, é a minha opinião 🙂
SL
18 Novembro, 2014 at 17:29
Para fazer crescer o paulo tem de ser um central de marcação não pode ser um central igual a ele como o ricardo carvalho (salvo seja) que ia fazer crescer sim mas o sarr ou o mauricio.
O central que o SCP precisa é de um “phill bab”, forte no jogo aereo, com alguma velocidade e que caia em cima do pl adversario com o fisico mas sem entrar em exagero como o bruno alves (concordo com quem disse que ele no SCP não acabava UM JOGO) e se possivel fosse lá á frente marcar uns golinhos, concordo que falta um patrão a mandar naquilo lá atrás mas não pode ser um central de “dobras” esse já la temos e bom, precisamos de um “marco aurélio” de um “naybet” o Rabia tem as mesmas caracteristicas do paulo não dá…
18 Novembro, 2014 at 13:09
Sá, estou de acordo contigo: 1) ainda falta ver Rabia e Gauld, antes de avançarmos para contratações 2) o MS tem de abrir o leque nas opções que entram em campo.
Mas essa até é a minha teoria. Muitos dos “reforços” já os tínhamos em casa…
É que o Tobias não fique a dever nada ao Saar, o Wallyson ao Slachev, o Iuri ao Sacko ou Heldon, o Esgaio ao Geraldes ou Dramé, o Chaby ao Shikabala, o Betinho ao Enoh…
18 Novembro, 2014 at 13:09
Desculpem repetir-me (e já agora desculpem os erros da rápida digitação do anterios comentário), mas volto a perguntar:
DIGAM-ME UM (SÓ QUERO UM) JOGADOR DA EQUIPA B QUE JÁ MOSTROU ESTE ANO O SUFICIENTE PARA SER CHAMADO REGULARMENTE À EQUIPA A E QUE PASSE A CALÇAR? DIGAM-ME UM APENAS!
(o Wallyson não conta porque já está a ser chamado e bem merece)
18 Novembro, 2014 at 13:22
Concordo.
18 Novembro, 2014 at 13:51
Oh Converge se a equipa b está de rastos e uma confusão do caralho, é normal este ano não haver quem se destaque, mas acho que por exemplo o Esgaio já merece por completo estar no plantel principal porque se fosses só e apenas pelo rendimento da b então o J.Mario nunca calçava na a! A segunda liga é competitiva, mas não tem qualidade, são coisas diferentes e alguns miúdos tem de ser emprestados a clubes da primeira liga para evoluírem, é a minha opinião!
18 Novembro, 2014 at 16:59
O wallison já está a ser chamado??? Se estás a falar deste período…não conta… Senão estás a dar-me uma boa novidade!
Falando da equipa Ba seguir ao wallison, falando só no rendimento apresentado, pelo que eu tenho visto vem o podence mas para chegar à equipa A ainda-lhe falta um bocadinho… E faltam-lhe golos!
Nuno Reis, Tobias e Luis Ribeiro (grande surpresa que estou a ter com este GR) também têm estado razoavelmente bem!
18 Novembro, 2014 at 17:51
Alguém tem de explicar aos Bs e ao sportinguistas no geral que não se podem promover todos os anos 7 jogadores da B para a A, porque das duas 1 ou ficavamos com um plantel da A de 60 jogadores ao fim de 3 anos ou tinhamos de vender á pressa (sem valorização desportiva ou financeira) os que tinham sido promovidos no ano anterior ou no outro antes.
O aparente desiquilibrio da formação do SCP tem a ver com isso, nós por imperativos financeiros exploramos ao máximo uma das caracteristicas do nosso clube, a formação, no entanto agora temos de ter calma para rentabilizar este grupo e promover jogadores apenas de forma cirurgica e o marco silva está a faze-lo muito bem.
O famoso ajax caiu nessa tentação há uma decadas e passou pelos piores momentos da sua historia, aquilo era uma fornada que saia dos sub-20 ia direitinha para os As e no ano a seguir eram vendidos o que vos posso dizer é que não deu resultado!!!
Eu acho que há 5 ou 6 jogadores nos Bs entre comprados e formados que vão ser muito uteis no fim desta época ou para a proxima, espero tambem que nessa altura quem esteve aqui a criticar a planificação estratégica dos responsaveis pelo futebol do SCP venha aqui tambem assumir que errou ao não dar tempo á estratégia para se desenvolver.
A realidade é que daqui a 2, 3, 4 ou 5 anos nós não teriamos dinheiro para comprar um sarr (foi campeão do mundo) um slachev (a alemanha ali tão perto) ou um escoês qualquer que estivesse a jogar num “mija na escada” na premier league, portanto temos de jogar em antecipação e aguardar…
Para já, aqueles que já deram fruto (montero, slimani, jonantham e paulo oliveira) são suficientes para eu ter confiança na estrategia que está a ser seguida ou vocês queriam contratar 11 titulares para substituir os que lá estão?
18 Novembro, 2014 at 21:04
Não tenho vergonha nenhuma.
Estou completamente de acordo com o comentário do Tenham Vergonha.
18 Novembro, 2014 at 23:00
lol lol o “tenham vergonha” não é para nós era para os redactores, censores e jornaleiros do “rascord”, bem como para os adeptos sem vergonha na cara dos de carnide e dos do fcporco quando eu comentava por la, depois a minha sanidade (e a censura) obrigou a que eu me deixasse disso mas mantive o nick
18 Novembro, 2014 at 18:45
O Podence
18 Novembro, 2014 at 13:11
Concordo com o global do texto no entanto para aspirarmos a mais esta época parece-me que vamos ter que ir ao mercado buscar um central (se de todo possivel).
Aquilo que me faz mais confusao no MS é a ligacao entre A e B. É que parece ter pouco ou nenhum input no que se passa na B.
Na minha opiniao a B precisa de um treinador de campo e pouco mais. A gestao tactica e de utilizacao de jogadores devia ser feita por ele.
SL
18 Novembro, 2014 at 13:19
Isto.
18 Novembro, 2014 at 13:29
ora…
18 Novembro, 2014 at 13:34
Nao sei se te estas a referir á conversa do ultimo post (aguardo serenamente) mas se foi…
Uma coisa é diferente da outra. Uma coisa é o input que tem para contratar jogadores (aì, do modo como a estrutura foi montada, e bem, o papel do MS deve ser de perfilar o genero de jogador que quer), outra bem diferente é a gestao de recursos humanos daquilo que tem à sua disposicao.
18 Novembro, 2014 at 15:31
Pois …
18 Novembro, 2014 at 15:53
Mau! Agora combinaram estas respostas de uma silaba… Ai o catrino…
18 Novembro, 2014 at 15:56
right. 😛
18 Novembro, 2014 at 16:26
Ya
18 Novembro, 2014 at 13:19
Por tudo o que está aqui, e tendo em conta o jogo de sexta, estou curioso para ver o que vai fazer MS:
1) Ou muda muito pouco porque tem consciência que poderá ser a única competição em que teremos algo a dizer, e assim passa mais uma oportunidade de ver alguns jogadores menos utilizados;
2) O pouco que muda será colocar aqueles “troncos” que já conhecemos e que nadam acrescentam (capel, amartins, heldon…)
3) Muda significativamente a equipa, dá oportunidade a quem nunca jogou…e aí acredito que as coisas podem correr mal? E porquê? Porque todos juntos não devem ter 90 minutos de equipa A, e falo de Rossel, Tanaka, Slavchev, MLopes…e até mesmo Gauld.
Sexta teremos a resposta.
18 Novembro, 2014 at 13:26
Não concordo que se compare o Capel a um “tronco”…vale mais do isso…!!!
SL
18 Novembro, 2014 at 13:30
🙂
É a minha opinião.
18 Novembro, 2014 at 18:03
Que eu respeito, embora discordando…!!
SL
18 Novembro, 2014 at 14:54
O Capel, a que chamas de “tronco” é só o melhor a centrar bolas para golo e o único que consegue sacar amarelos aos adversários.
18 Novembro, 2014 at 17:04
Nós vamos jogar com o espinho! Menos de 3 é derrota…
18 Novembro, 2014 at 13:25
Concordo que devem ser dadas mais oportunidades na equipa principal, a alguns jogadores da B…
Só não me posso esquecer que quem trabalha com eles é o treinador…e por isso tudo o que eu possa pensar, de pouco adiantará…
Por mim, também acho que jogadores como o Rabia (também acho que não se pode aferir da sua capacidade por um jogo mau…), o Gauld o Slavchev e mais um ou outro…talvez também o Tobias…mereçam ser chamados à equipa principal…só não concordo com esta alínea …: b) – “Os jovens contratados têm de deixar de jogar pela B…”
É que eles podem até trabalhar com a equipa A, mas ficarem no banco, ou até mesmo na bancada…
Mas para ganharem ritmo de jogo e “avançarem” na sua evolução…vão ter de jogar na equipa B…!!
Acredito que alguns deles terão agora no jogo da Taça, a oportunidade de mostrar quanto valem…ou se valem alguma coisa…!
No entanto, tenho que admitir que o Marco Silva, melhor do que eu saberá o que fazer, por isso a minha opinião nada mais será do que uma opinião dos chamados “treinadores” de bancada…!!
Aguardemos então…!!
SL
18 Novembro, 2014 at 13:28
…E continuo a achar estranho como o “melhor” jogador jovem da Bulgária de 2012/2013 não tem qq minuto na nossa equipaA, e duvido que evolua na B.
18 Novembro, 2014 at 17:07
Pelo que (não) joga na B…tudo normal… Wallison neste momento é muito superior!
18 Novembro, 2014 at 13:31
Aí está o cerne da questao Max. Que treinador? O JdD? O MS?
Se é a primeira hipotese, nao concord porque o papel dele nao será mais do que um observador que passa informacao ao MS.
Se é a segunda… Nao tenho visto nada que me diga que o MS tenha contacto suficiente com a B como explico mais acima.
Abraco Max! 😉
18 Novembro, 2014 at 18:04
Abraço retribuído amigo Barbosa…el ocho…!! 🙂
SL
18 Novembro, 2014 at 13:30
Jogar em espinho sem os 11 titulares parece-me deveras arriscado para um jogo de Taça de Portugal a eliminar.
Para as experiencias já vimos que teremos a taça da liga.
Deixo a palavra ao Marco (e apoio o que decidir) mas espeo que não o critiquem se decidir mexer pouco ou se por mexer muito acabarmos por perder.
18 Novembro, 2014 at 17:14
Se não conseguimo golear o espinho com os nossos suplentes estamos mal…muito mal!
18 Novembro, 2014 at 13:32
Concordo q o MS devia alargar o leque… Mas, atenção na 6 feira jogarmos com 1 onze totalmente novo é, na minha opinião, um erro crasso!
Assim
M Boeck
M Lopes, Mauricio, SARR, Jonathan
Rossel, Adrien, A Martins
Tanaka, Montero, Mané
Banco
L Ribeiro
Tobias, J Mario, Wallyson
Gauld, Nani, Slimani,
Ter no banco 3 jogadores q possam entrar e resolver caso algo corra mal e integrar 4 jovens q são os q se tem destacado mais… E q entrariam caso jogo estivesse a correr bem…
SL
18 Novembro, 2014 at 13:39
M Boeck
Cedric, Mauricio, SARR, Jefferson
Rossel, Joao Mario, A Martins
Capel (oh god!), Montero, Mané
Tanaka, Gauld e Slavchev no banco para entrarem
Adrien e/ou Nani para usar em caso de emergência
18 Novembro, 2014 at 13:43
Como respondi na altura…
A questão é….se eles não jogam é porque o treinador os considera piores do que os que jogam (partindo do principio que ele não maluco claro)! Além disso…não vai pôr a jogar um jogador que não rende na equipa B só para todos vermos como ele não é jogador para o Sporting! Até porque para nós avaliarmos seriam preciso 2/3 jogos no mínimo dos mínimos…Logo essa duvida existirá sempre que os jogadores não jogarem! Assim na minha opinião só há 2 avaliações possíveis por onde podemos objectivamente ir! Os treinos e a avaliação do próprio treinador (e equipa técnica) e o rendimento dos mesmo na B! Se jogam mal na B e não jogam na A….parece-me claro que não apresentam qualidades para jogar pelo Sporting…nem nos jogos da B nem nos treinos da A….
O que acho hoje claro para todos é que metade das contratações foram no mínimo desnecessárias (já nem vou ao contratar outros…vou ao poupar o guito destas contratações…)! Não têm espaço na A e estão no mínimo a tapar jogadores na B sem terem motivação para o fazer com qualidade (estando a evitar o que acho que acontece…que é serem piores do que os jogadores da B…)
18 Novembro, 2014 at 13:45
Já é para por a equipa para 6ª? 😉
Boeck;
Miguel Lopes, Mauricio, Rabia e Jefferson
Rosell
André Martins, Gauld
Esgaio, Tanaka e Mané
No banco:
Patricio, Adrien, Iuri, Montero, Slachev, Sarr e Heldon
18 Novembro, 2014 at 13:47
Para mim, a questão é simples:
Muitos dão “carta branca” ao treinador. “Se ele não os convoca nem os mete a jogar, por algum motivo será”.
Ninguém questiona, por exemplo, se o Marco Silva está a ser justo nas suas opções. Ninguém questiona se o Marco deve ou não alargar o leque. Ninguém questiona se realmente será apenas culpa dos próprios, que jogadores que custaram 2M ainda não tenham sido sequer…convocados!!! (nem falo de jogar)
É mais fácil rotular jogadores e e dar carta branca ao treinador. Desculpem lá, mas eu não faço isso. E eu gosto muito deste treinador. Mas é este treinador que está à frente da equipa que está em 8º lugar. São as suas escolhas que nos puseram neste lugar, neste momento. É fodido, mas é a vida. Ninguém me garante que com outros não estaríamos melhor ou pior. É mais fácil rotular os centrais, desconfiar dos que não jogam e criticar a política de contratações. Mas, em última instância, quem escolhe os convocados e o 11 titular é o Marco Silva.
18 Novembro, 2014 at 13:52
Se eles mostram que não rendem na B que base temos nós para avaliar a não ser “fezada”?!? Como se pode pedir algo a um treinador que está com eles todos os dias e que sabe o que eles valem?!
Alguém acredita que o Sporting com Slavchev em vez de Adrien é melhor?! Ou que com Gauld em vez do João Mário?! Podence em vez de nani ou Carrillo ou Mané?!
Desculpa mas nisto Sá estamos em absoluto desacordo…acho que isso é conversa de experimentalismos de quem não tem o “pescoço” no cepo….
18 Novembro, 2014 at 15:02
O Joao Mario na B, o ano passado, rendia zero. Depois…
just saying
18 Novembro, 2014 at 15:23
O João Mario rendeu 2 anos na B e não rendeu o 3º porque se chateou com o Abel! Toda a gente que viu o João Mário à 2 anos sabia que estava mais que pronto e não percebeu o Magrão em vez de subir o João Mário! Essa de que ele cresceu foi emprestado não podia ser mais mentira! Ele no primeiro mês de empréstimo foi o melhor jovem da Liga, o que prova que ele não cresceu imenso em 2 ou 3 semanas…ele já era esse jogador! Assim como o Wallyson está pronto para entrar na equipa A, MUITO mas MUITO à frente do Slavchev ou do Rabia (para trinco)….
Eu estou a falar sempre de jogadores contratados e não de miúdos da Academia! Se há alguém que tem mostrado valor na B são alguns miúdos da Academia…mas aqui a discussão era a utilização das contratações na A…
18 Novembro, 2014 at 15:53
Claro que ele não cresceu, crescido estava ele.
Mas que raio de motivação pode ter, lá está, tendo sido preterido pelo Magrao, e enterrado pelo 3º ano na II Liga?
É aí que quero chegar.
Ninguém me diz que o Slavchev não rende se chamado à equipa principal, apenas porque não o faz na B
18 Novembro, 2014 at 16:05
O João Mário já tinha rendido 2 anos na B! O Slavchev nunca rendeu nem na B nem na pré-época!
Então o homem não rende na B nunca, nos treinos não mostra ser melhor do que os outros…porque raio vai passar à frente do A. Martins, Rossel ou Mané (suplentes para aquelas posições…sendo que o Martins hoje em dia MUITO raramente sequer cheira o Banco)! Até o Wallyson está MUITO à frente do Slavchev porque já rendeu na B! Só porque sim?! E depois ele não rende e mostra o que tem mostrado sempre! Perdes jogos com estes tiros ao lado…Não vais pedir a cabeça ao treinador, certo?! Porque ele deve andar a fazer experiências…certo?!?!
18 Novembro, 2014 at 15:16
É verdade que Marco Silva tem apostado quase sempre nos mesmos, mas felizmente a generalidade dos jogadores tem respondido bem, o que não ajuda a que se dêem oportunidades aos jogadores da B.
Mas também mentiria se dissesse que gosto de ver Gauld, Slavchev, Wallyson, Esgaio e mesmo Iuri perdidos na II Liga. Só evoluem até um certo ponto porque não há estímulos que puxem por eles, para além de certamente ser muito desmotivante. Eles sabem que não pertencem ali. Está na hora de darem o salto – se não for Marco Silva a apostar neles, então em janeiro deveríamos colocá-los noutras equipas de 1ª divisão.
18 Novembro, 2014 at 15:44
acho que quase todos concrodamos que iuri, esgaio e se calhar dramé/chaby têm de ir ter minutos noutro lado. ao fim de um tempo é normal estagrarem um bocado se estiverem só na B.
18 Novembro, 2014 at 16:26
quem nos colocou no oitavo lugar a oito pontos do 1º lugar foram os 3 jogadores portugueses do benfica, esses que jogam todos os jogos, só que jogam de preto…e ainda dizem que eles não jogam com portugueses, jogam e resolvem jogos.
A questão é essa Sá, e aí não concordo contigo, não é pelo MS mas sim pelas arbitragens vergonhosas e não são só nos nossos jogos.
18 Novembro, 2014 at 18:07
É que contra “esses”, mesmo que sejamos os melhores…podemos não ganhar…!!
Abraço amigos “mãos de ferro”…w SL
18 Novembro, 2014 at 13:48
Agora o André Martins já não presta?!? Ganda lol.
18 Novembro, 2014 at 13:50
Para essa tb não contem comigo! Curto o André Martins! Sabe decidir, joga simples, tem visão de jogo…é um jogador muito útil! E para mim é 8 e não 10…
18 Novembro, 2014 at 17:22
isso , é um 8! nem quando o Adrien não pode jogar o colocaram na sua posição! foi o João Mário….
18 Novembro, 2014 at 13:50
Com a nossa posição e com a nossa inconstância não percebo onde pode haver “mais oportunidades” para a malta da B jogar na A…não consigo perceber….
Vamos tirar o João Mário e Mané (sem falar do A. Martins) pelo Gauld para ver o que dá?! Tirar o Slimani e o Montero para meter o Tanaka para experimentar?! Tirar o Carrillo, Mané ou Capel para meter o Iuri?! Tirar o Adrien para jogar o Slavchev só para provar a falta de andamento dele?! Mas algum Sportinguista aceitava isto?!?! Temos uma média normal de jogadores a jogar…2 DD (Esgaio e Cedric), 2DE (Jonathan e Jefferson), 3 Centrais (Mauricio, Sarr e Olieveira), 5 médios (Adrien, João mário, William, Rossel e A. Martins/Mané), 3 Extemos (Carrillo, Nani e Capel), 2 avançados (Montero e Slimani)! Querem meter ainda mais gente aqui ao barulho?! Ainda por cima ou miúdos ou acabados de chegar?!?! Lopategos por aqui?!?!
18 Novembro, 2014 at 13:53
Ó Tiago….não se trata de tirar ninguém e colocar outro!
Trata-se de integrar jogadores, convocá-los e dar alguns minutos.
18 Novembro, 2014 at 13:59
Quando?! O problema claro que está nas escolhas…repara…
No banco tens Boeck, Mauricio/Sarr, Jonathan, Rossel, Capel, Mané e Montero! E de fora ainda fica muita gente…Miguel Lopes, A. Martins, Heldon, Tanaka, entre outros! Então um jogador que não rende na B tira o lugar a algum destes no banco?! E se o Jogo se complica?! Depois olhas para o banco e pensas…não tenho hipótese de dar tempo a ninguém e ainda por cima ninguém aqui vai mudar o jogo?!?! E que bases tenho eu para julgar isso?! “Fezada”?!
18 Novembro, 2014 at 15:04
Quando?
Quando se vê que o Adrien não pode com as pernas, ou quando o William está ausente.
Ou o treinador só consegue ver que um jogador está cansado ao fim de meia hora de jogo?
18 Novembro, 2014 at 15:18
Quando o Adrien mostra cansaço (o que quer que isso seja….como se um adepto avaliasse isso melhor que o treinador…), levasse o Slavchev para o banco no lugar de quem?! Boeck, Mauricio/Sarr, Jonathan, Rossel, Capel, Mané e Montero! Ou não joga mesmo de todo?! O A. Martins dá menos garantias que um Slavchev que não acerta 3 passes seguidos em nenhum jogo (e que nos treinos se calhar faz o mesmo?!)! Lembro o jogo em que o Adrien não jogou…Penafiel e só jogas-te depois dele entrar…
William cansado joga o Rossel…
E em nenhum dos casos vem ninguém da B….tens os suplentes normais da A…Tens mais?!
E se perdermos….o que não seria de chamar de inventor ao treinador! (Lopetegui)….
Ás vezes gostava mesmo de vos ver com o “pescoço no cepo” e a escolher jogadores que sabem que são piores, depois de ao longo da semana perceberem que o titular habitual e melhor jogador está bom para jogar…
18 Novembro, 2014 at 15:52
Concordo !
O pessoal esquece-se que o banco não é como nos Mundias em que temos uma carrada de gente lá sentada. Não dá para levar muita gente para testar pois tens de ter pelo menos 3 alternativas crediveis para uma lesão em qualquer uma das posições.
Fazer testes é quando estamos com um resultado tranquilo e isso tem acontecido poucas vezes.
18 Novembro, 2014 at 15:42
basicamente penso o mesmo que tu.
18 Novembro, 2014 at 14:07
Um jogador que faça parte do plantel A (26-28 jogadores ?) não pode ser sistematicamente utilizado na B, sob pena de desmotivação. Há casos de jogadores que não calçam na A mas jogando na B todas as semanas, sem uma oportunidade na A, tendem a baixar os níveis de empenhamento e deve haver alguns casos desse género na B.
O facto de MSilva só utilizar 14-15 jogadores na A contribui para a confusão, e falta de resultados, que se vai vendo na B.
18 Novembro, 2014 at 14:18
Isso.
18 Novembro, 2014 at 14:22
Quantos treinadores conheces de topo com resultados relevantes que utilizem mais de 16/17 jogadores (fora lesões)?! Por exemplo…
18 Novembro, 2014 at 14:31
Tenho muitas dúvidas que exista um treinador que ganhe 2-3 títulos (1 ou 2 nacionais + uma prova da UEFA) numa época e que só utilize 15-17 jogadores.
18 Novembro, 2014 at 15:02
Fora Lesões e antes de terem um avanço considerável?! O que quiseres…Villas Boas, Mourinho, Guardiola, Ancelotti, Simeoni, Heinkens…O Ferguson mesmo assim foi o que rodou mais a equipa no ano da Champions e mesmo assim estamos a falar de rodar 2/3 jogadores e especialmente em Inglaterra porque se joga muito mais e com outra intensidade….
Estamos a falar de 2 DD, 3 Centrais, 2DE, 5 Médios, 3 Extremos e 2 avançados…Nunca foge muito disto….Claro que no final do ano há jogos das taças e fora destes há sempre jogadores com 1/2 jogos! Isto volto a dizer…fora lesões graves….
Mas é fácil…diz 20 do Barcenola de Guardiola, do Real de Ancelotti ou do Chelsea de Mourinho que sejam normalmente utilizados num ano sem lesões sérias?!
Barcelona: Época 2011-12 (Guardiola): Dani Alves, Piqué, Puyol, Marcherano, Adriano, Abidal, Fabregas, Xavi, Iniesta, Thiago, Keita, Busquets, Villa, Sanchez, Messi, Pedro – 16 jgadores (1 época inteira)….de resto mais nenhum jogador tem praticamente jogo nenhum…
Real: Época 2013-14 (Ancelotti): Varane, Pepe, Ramos, Coentrão, Khedira, Ronaldo, Benzema, Bale, Marcelo, Xabi Alonso, Carvajal, Arbeloa, Modric, Di Maria, Isco, Illaramendi, Jese Rodrigues – 17 jgadores (1 época inteira)…e o Khedira e o Jese esteveram 6 meses lesionados;
Bayern: Época 2012-13(Jupp Heynckes): Dante, Van Buyten, Boateng, Lahm, Alaba, Badstuber, Ribéry, Martinez, Robben, Shaqiri, Muller, Luis Gustavo, Schweinsteiger, Kroos, Mandžukić, Gómez, Pizarro – 17 Jogadores (1 época inteira)!
E repara…todos eles com muitos mais jogos do que o Sporting…campeonatos com mais equipas, mais jogos das taças e Liga dos Campeões até à final…
18 Novembro, 2014 at 14:15
Saudações Leoninas,
já ouvi muitas das minhas opiniões nos comentários de alguns tasqueiros, mas há alguns pontos que gostava de aqui deixar.
-Infelizmente nesta época temos tido muitos jogos disputados até aos derradeiros minutos de jogo, até no jogo contra o Maritimo, que seria uma óptima oportunidade para rodar alguns jogadores menos utilizados, fomos obrigados a disputar o jogo até ao fim pela reacção dos gajos, impossibilitando a entrada de um Rosell e até mesmo do Tanaka. Esta situação não está a permitir a rotação do plantel que Marco Silva desejaria, sendo por isso normal a repetição de várias substituições no sentido de tentar garantir um bom resultado, ao contrário de substituições que permitam ver outros jogadores, nesse aspecto creio que o Rosell é o jogador mais penalizado, não creio que tenha a ver com o valor do jogador, mas com a necessidade de continuar com acutilancia no ataque e na impossibilidade de começar mais cedo a controlar o jogo.
– Quanto a centrais, depois de tanto termos falado durante esta época não me parece que precisemos ir ao mercado buscar. Acho pessoalmente que o Sarr se vai fazer um belissimo central, acho que o Paulo Oliveira dificilmente sai da equipa titular devido à sua qualidade, penso que o Mauricio é um bom banco, vejo a possibilidade do Tobias crescer, contratar mais alguém será adiar mais a integração dele e ainda por cima porque quando Rabia estiver com uns quilos a menos e com ritmo de jogo, chega à equipa principal para disputar a titularidade. Ao contrário do que muita gente pensa acho que estamos servidos e não só para esta época.
– Temos de emprestar gente que está na B. Não sou apologista de uma sangria total, mas os jogadores da casa como Esgaio, Medeiros, até mesmo Chaby e Dramé deveriam ter uma oportunidade de se afirmar numa equipa com objectivos.
– Não vale a pena apressar o Wally, a partir de agora vai ser colocado aos poucos no plantel principal e creio que irá vingar.
-Contratações devem continuar a crescer na B, o Gauld, Slav e Sacko são jogadores que precisam integrar-se na estrutura do clube por isso manterem-se na B é importantissimo. Veremos na próxima pré-época o que podem valer e se chegaram ao nivel para poderem estar no plantel principal, ou aí sim, o empréstimo para continuar a crescer.
-Quanto ao jogo com o Espinho estou com os tasqueiros que dizem que não precisamos mudar tudo, até porque este ano vamos rodar muito com a decisão de apresentar os mais jovens na Taça Lucilio.
18 Novembro, 2014 at 15:39
concordo mt com o que dizes e acrescentar que espero que a haver emprestimos de gajos tipo rabia ou slav que foram contractados este ano só podem ser aceites se forem para equipas em portugal.
sairem de portugal é como desistir deles e perderem o essencial ao inicio que é ambientar-se a portugal e ao que significa ser sporting.
18 Novembro, 2014 at 14:24
Ou é de mim ou já estão a misturar alhos com bugalhos….
Primeiro: Há jogadores que podem dar o lugar a outro,sim ( neste momento, de caras! )
Segundo : Este post surgiu na sequência de ser necessário ou não ir ao mercado em Janeiro. ( aliás, como o próprio título indica)
18 Novembro, 2014 at 14:50
E atenção, que eu não digo que não devemos ir ao mercado. Digo apenas que ir ao mercado sem testar o que contratámos é um tremendo erro de gestão. A não ser que os reforços de Janeiro sejam verdadeiras mais-valias. E para esses não há dinheiro. A não ser que nos tenha saído o Euromilhões e ninguém nos disse nada…
18 Novembro, 2014 at 14:58
Mas testar o quê? Se os rapazes nem na B conseguem mostrar o seu valor, num campeonato que é menos importante que o da primeira divisão. E não me venham com a conversa do “desmotivado” por jogar na segunda divisão, porque já dei para esse peditório.
18 Novembro, 2014 at 15:37
Acredito que um jogador deve ser avaliado na A, qd mostra potencial ou merece oportunidade.
18 Novembro, 2014 at 14:44
Isto é a chamada conversa do “preso por ter cão e por não ter”!
Se o treinador faz demasiada rotação e não estabiliza num 11 base torna-se num “lorpetegui” e nunca mais se encontra a estabilidade. E sendo o primeiro ano dele no clube, facilmente lhe iríamos cair em cima.
Se não aposta num núcleo duro, acaba por não dar muitas hipóteses ás segundas linhas e torna-s num Paulo Bento.
Ora o segredo do sucesso do MS vai ser ele conseguir encontrar o equilibrio entre estea dois aspectos.
Até agora, pelo que tenho visto, ele tem dado clara prefêrencia á estabilidade em detrimento de alguma rotação, mas confesso que, apesar de entender o ponto de vista do Sá, acho ainda um pouco prematuro estar a tirar conclusões.
Prefiro esperar pelo inverno onde, aí sim, se vai ver com quem o MS conta.
18 Novembro, 2014 at 14:55
Fica descansado que irão ter oportunidade de mostrar o que valem na taça da liga, o tal jogo a feijões.
18 Novembro, 2014 at 14:57
Continuo a achar que precisamos de um central em Janeiro, porque para mim o Maurício é igual a zero e temos de ter 3 prontos a competir.
Mas só precisamos de isso, todas as outras posições têm soluções de qualidade e quantidade, mesmo na B. Esgaio, Gauld, Iuri, Tobias, todos esses são alternativas bastante credíveis.
18 Novembro, 2014 at 15:04
eu tenho sempre a mesma pregunta, os treinadores que treinam com eles as semanas todas nunca sabem mas nós da bancada é que temos sempre a certeza das soluções.
também acho estranho o tanaka nunca ter oportunidades ou outros mas ele sabe certamente mais que eu com quem conta e porquê.
18 Novembro, 2014 at 15:47
Exactamente!
18 Novembro, 2014 at 15:45
Pronto, desisto.
O William só fez 1 jogo ao seu nível, mas o Marco é que sabe.
O Cédric só joga na Champions, mas o Marco é que sabe.
O Capel é sempre 1ª/2ª opção para entrar e leva 1 assistência, mas o Marco é que sabe.
O Héldon está muitas vezes nos convocados, não joga pevas, mas o Marco é que sabe.
André Martins (de quem eu gosto, mas futebol é rendimento) produz nada, é quase sempre convocado, mas o Marco é que sabe.
Slimani e Montero levam, juntos, 7 golos. Em 14 ou 15 jogos. Tanaka foi o melhor marcador da pré-época. Mas o Marco é que sabe.
Quem vos lê pensa que estamos no primeiro lugar e a dar abadas a todos e que todos os jogadores estão “no ponto” e a render maravilhas. Não estão. Tirando o Patrício, Paulo Oliveira, Adrien, João Mário (a espaços), Nani e Carrillo ninguém está a render. Ninguém. E dos suplentes que entram, só Mané e Montero (a espaços) estão a acrescentar algo. Estamos a falar de 8 jogadores num plantel de 23. 8 jogadores que estão a ter rendimento que eu considero ser aceitável.
Mas como o Marco é que sabe, eu vou cagar para esta conversa e esperar que o mesmo Marco nos tire do 8º lugar no campeonato. Seja lá com quem for, se com os habituais que nos levaram até aqui ou se com outros.
18 Novembro, 2014 at 15:48
Não!! O Sá é que sabe. 😀
18 Novembro, 2014 at 16:00
Sá….no mínimo não será jogadores que não rendem na B nem nos treinos que vão resolver! Se me falares em rodar mais a equipa, pôr mais o Rossel, pôr mais o Mané, ou mais o A. Martins ou assim é discutível mas aí são opiniões! É a minha contra a tua! Se me disseres que deve rodar mais entre os 17/18 melhores do plantel…ainda vá! Se achas que o Tanaka é jogador para ser utilizado em vez de Slimani ou Montero…discordo de ti mas é uma opinião…nem meto aqui o Marco Silva ao barulho porque a opinião dele é parecida com a minha….
Agora dar tempo a jogadores que não rendem na B e que no treino mostram ser piores do que os suplentes habituais, só porque custaram X ou Y, ou porque eram jogadores bons em campeonatos medíocres como o Búlgaro ou o Egípcio…não consigo perceber como é esse o caminho para perder menos jogos!
18 Novembro, 2014 at 16:17
Oh Tiago, até aceito que digas que não rendem na B ( vou acreditar que vês todos os jogos). Agora como podes afirmar com tanta convicção que não rendem nos treinos?
18 Novembro, 2014 at 16:19
Se rendem nos treinos e não jogam tinha de considerar que o treinador é idiota….o que não tenho….a única conclusão que posso tirar para andarem na B é que nos treinos não rendem e mostram muitas lacunas e por isso têm de ir rodar para a B….
18 Novembro, 2014 at 16:43
E como a B pelo que por aqui se vai lendo está uma bosta, vamos comprar uns gajos para a A……qdo até podemos ter esses gajos na B.
E pronto…não vamos sair daqui…..
18 Novembro, 2014 at 16:56
Não Maria…nada disso! A única posição para a qual acho isso é central e é para ir buscar o que não temos na B…um central de qualidade e experiente! De resto a minha discordância com a politica de contratações no inicio da época é exactamente irmos buscar fora o que já tínhamos em casa….e quanto mais tempo passa mais se prova que se acrescentou pouco valor (Fora o Nani e o Jonathan)…
18 Novembro, 2014 at 17:26
E o Paulo Oliveira!
18 Novembro, 2014 at 17:30
E o Paulo Oliveira! Certo! Justíssimo…E depois acho que o Rossel é um bom suplente, o Tanaka um bom 3º Avançado! Acresço que acho que o Gauld é realmente um bom reforço para a B! De resto…mais valia ter guardado o dinheiro…não que eles não sejam bons, apenas acho que tínhamos igual em casa…
18 Novembro, 2014 at 16:24
Então não há problema nenhum na B. Ou melhor, o único problema é de falta de rendimento dos jogadores que chegaram. Porreiro.
Há um problema de estratégia na equipa B. Esse problema tem, como consequência, a falta de rendimento de todos. Dos que chegaram, que provavelmente esperavam estar entre os A e dos que lá estavam, que estão a ver os seus lugares ocupados por quem chegou.
Resultado? Ninguém está satisfeito e ninguém está a render. Quem sofre? A equipa A que precisa de reforços e não os tem.
18 Novembro, 2014 at 16:37
Há um problema na B! Excesso de jogadores ou jogadores contratados sem fazer sentido! Para mim esse é o principal problema da B! Nem é por causa do futebol em si porque mudamos agora de treinador e por isso vamos ver o que ele faz da B! Mas para mim o plantel da principal (tal como o da B) deveria ter entre 20 e 22 jogadores de campo! Se num deles tens 26/27 jogadores…o excesso de jogadores tornasse gritante! E não acho que a resolução do problema do excesso de jogadores da B se resolva pondo esses jogadores a jogar na A, principalmente quando nem na B rendem…
18 Novembro, 2014 at 17:29
Concordo é o excesso de jogadores e o Barão a treinador!
18 Novembro, 2014 at 16:31
mas é claro que o Marco é que sabe, ou ainda tens duvidas disso?
Marco é o nosso treinador e ele é que sabe quem tem de colocar em jogo, isto de falar cá de fora sem se saber o que eles rendem nos treinos é muito bonito mas nada vale.
São apenas opiniões de todos nós mas para mim…o Marco é que sabe!
18 Novembro, 2014 at 16:34
Que o Marco é que sabe, não tenho dúvidas nenhumas. Quando eu digo, “o Marco é que sabe” é para demonstrar que, se calhar, o próprio Marco (de quem eu gosto muito, sublinho) também comete erros. E já tem cometido alguns.
18 Novembro, 2014 at 17:31
são convicções Sá, ele tem as dele assim como nós temos a nossas e se fossemos treinadores também não teríamos aprovação unânime.
Eu não quero acreditar que o Marco seja um matacão estilo Paulo Bento e explico porquê:
O Gauld é bom jogador mas ainda não mostrou nada de excepcional na B, assim como o Tobias.
O Rabia esteve quase dois meses a recuperar da intervenção cirurgica e perdeu a parte mais importante da época no que diz respeito ao pulmão inicial.
O Slavchev é um touro mas nada tem feito para merecer a chamada, tenho visto alguns jogos da B e treinos e ainda não me convenceu.
O Iuri tem magia quando tem a bola nos pés mas assobia para o lado quando não a tem…ou outros que corram.
Quem eu vejo com capacidade neste momento para ser chamado é o Wallisson Mallman, o Esgaio e o Dramé (ou até o Sacko).
18 Novembro, 2014 at 15:49
Isto dava pano para mangas… Podemos tentar fazer as coisas da melhor forma possivel, mas perfeito será sempre impossivel!
Quanto às contratações lembro por exemplo que raros foram os jogadores que chegavam ao clube dos abacaxis e jogavam na equipa titular no primeiro ano…
Por outro lado o nosso bulgaro por exemplo reconheceu que o problema era ele próprio e teria de mudar! Talvez ainda não tenha arranjado ninguém que lhe prepare o tarator e o gaspacho seja demasiado para ele…