«Eu nunca tive dúvidas. Rabia é central e dos bons. Mas isso sou eu que não defino um jogador por um jogo infeliz que tenha tido. Não o fiz com o Sarr (que até teve mais do que 1) e não o vou fazer com Rabia. A minha avaliação final será feita depois de alguns jogos na equipa principal. Eles não têm culpa que o Marco só conte com 14/15 jogadores. Porra, se o Rosell e Tanaka (que mereciam mais oportunidades pela má forma dos seus concorrentes) pouco ou nada calçaram, não posso achar que Rabia, Gauld, Slavchev, Tobias ou mesmo Wallyson vão ter oportunidades. Não vão. A não ser que haja um surto de lesões nos titulares. E mesmo assim, serão os Heldons, Capeis e Andrés Martins a calçarem.
E depois há outra coisa que me confunde. Estes jogadores treinam regularmente com a equipa principal. E acabam, invariavelmente, a competir pela equipa B. Se isto é fazer evoluir jovens, vou ali e já venho. Mais do que reforços, para mim, temos de resolver 2 problemas:
a) O Marco tem de abrir o seu leque de opções.
b) Os jovens contratados têm de deixar de jogar pela B
Se calhar, se fizéssemos isto, ganharíamos reforços quer na equipa principal quer na B. E, quem sabe, esta questão dos reforços nem sequer se colocaria.»
Comentário feito por Sá
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
18 Novembro, 2014 at 18:45
outro off…
parece que o Adrien continua out…viva o A.Gomes!
é da forma que não se cansa!
18 Novembro, 2014 at 18:48
Ainda bem! ;)! Nem ele nem o William, nem o Cedric…não há cá lesões e descansam…
18 Novembro, 2014 at 18:59
Esse filho da puta anda a gozar com o Adrien?
O jogador português mais injustiçado, sem dúvida. A mesma coisa com o José Fonte, como é que não merece estrear-se pela selecção em detrimento do BRUNO ALVES?
Foda-se, um é titular da equipa sensação da Premier League (pelo 2º ano consecutivo), o outro nem calça no Fenerbahçe.
Bravo Fernando Santos, por norma dou o benefício da dúvida quando as pessoas me parecem ter critérios correctos como tiveste na primeira convocatória mas agora quero que mames uma pirocada nesse cu seu cabrão.
Força ARGENTINA!
18 Novembro, 2014 at 19:09
como disse o “se eu fosse o roc”….a selecção para o Adrien é tipo agência de viagens…
enfim, o fernando santos é mais do mesmo.
18 Novembro, 2014 at 19:14
Odeio o Fsantos … futebol para dormir … futebol para o resultado, que mais cedo ou mais tarde não vai aparecer.
Com isto, espero que os não utilizados joguem em Espinho. Respeito pelo adversário e como já li aqui, não concordo com mudança de 11 jogadores.
18 Novembro, 2014 at 18:49
Já viram o 11 da seleção???????
18 Novembro, 2014 at 18:51
Temos um miúdo na equipe B, de que ninguém fala, mas para mim, é superior ao Gauld, chamado Podence (acho que é assim que se chama), aquele pé esquerdo, faz-me lembrar o nosso Fernando Peres.
18 Novembro, 2014 at 19:02
ele é destro, parece-me xD
18 Novembro, 2014 at 19:06
Então estou enganado no nome do miúdo. Mas à um miúdo a meio campo que é um regalo.
18 Novembro, 2014 at 19:12
Cheira-me a Wallyson…
18 Novembro, 2014 at 18:55
No dia em que dermos importância aos números, muitos jogadores que lá estão deixam de estar e outros que rendem pouco vão começar a render mais. Sempre defendi isto.
Os números são a ferramenta mais justa para avaliar desempenhos. É assim em todo o lado e tem de ser no futebol. William continua a ser um jogador do caralho com a bola nos pés. Onde está a falhar? Nas recuperações de bola, antes fazia umas 7/8/jogo, agora se fizer metade já é com muita sorte. Onde está a melhoria do Carrillo? Nas fintas que faz? Não. Nos números que apresenta (golos e assistências). Porque é que o Slimani está em baixo de forma? Continua a segurar bem e a distribuir bem, continua a estar na área para finalizar. O que falha? Golos. Números. O que criticávamos no André Martins? Falta de golos e assistências. João Mário ganhou o lugar como? Com duas assistências em Barcelos.
É a soma dos números de todos que explicam o rendimento global da equipa. Pontualmente, há jogadores que têm a sua importância, como o Capel (a ganhar faltas, abrir jogo e a sacar amarelos) e João Mário (a segurar em posse e a largar com inteligência). Mas no final do dia, são os números que definem se a capacidade dos jogadores está a ser transformada em rendimento ou não. Quando dermos prioridade a critérios subjectivos em detrimento de critérios objectivos e quantificáveis (os tais números) é sinal que alguma coisa está mal e tem de ser mudada.
18 Novembro, 2014 at 18:59
Parece o script do Moneyball.
De qualquer das maneiras não sei se isso não seria redutor. Por exemplo no caso do Adrien, que números é que levavas em conta?
18 Novembro, 2014 at 19:02
Que números é que levava em conta no Adrien?
Recuperações de bola.
É de longe o jogador que recupera mais bolas na nossa equipa e sem grandes dúvidas no nosso campeonato, e no Mundo tem de estar no top 10 nesse aspecto, é uma besta.
Volto a dizer, o William beneficia muito (muito mas mesmo muito) em ter o Adrien à sua frente, um jogador menos aguerrido e não era o William que conseguia varrer bolas naquela zona…
18 Novembro, 2014 at 19:40
O problema é que este ano o William não tem o Adrien à frente mas sim ao lado. Não sei se o amas não tem alguma responsabilidade na queda de rendimento do WC.
18 Novembro, 2014 at 19:40
Hahahaha amas = a MS
18 Novembro, 2014 at 19:03
Recuperações de bola (é o melhor) e passes acertados. É o que interessa na posição dele. Para além disto, vai acrescentando alguns golos e assistências. Não é fantástico numa única vertente, é muito competente em todas elas.
18 Novembro, 2014 at 19:05
O LaS adiantou-se…
18 Novembro, 2014 at 19:37
A resposta aos dois será a mesma.
Defendem com isso que se de repente o André Martins (calma que isto é hipotético) fizesse 3 jogos e tivesse uma média melhor de recuperações de bola merecia o lugar? Não.
No fundo o meu argumento divide-se em 2 pontos que me parece provam que uma análise puramente estatistica seria redutora:
1 – há vários aspectos de jogo fulcrais nesta posição que não são quantificáveis. O Adrien tem características que não seriam traduzidas em estatísticas. Posicionamento, marcação de tempo, agressividade e acima de tudo atitude.
2- não podemos dar a mesma importância a passes para a defesa que damos a passes de rotura (senão iamos a correr buscar o Custódio). Terias que ter em conta também o nível do adversário pois fazer 10 recuperaçoes de bola na 2a liga não equivale a 10 recuperacoes de bola na 1a.
Uma chamada de atenção para o que disse no início do texto. Não concordo que a análise seja PURAMENTE estatística. Será certamente parte da avaliação mas nunca o fim da linha.
SL
18 Novembro, 2014 at 19:17
O Adrien é fantástico, o verdadeiro motor da equipa.
Qd gripa … nota-se.
O William do ano passado era mais defensivo e aí sobressai. Neste momento, fruto de nova táctica, estrategia (etc) … chego à conclusão que fora de casa é fundamental … e em casa dispensável.
Não quero ser tão radical nesta análise … mas pelo menos contra equipas cujo meio campo é efectivamente mais fraco, William faz menos falta que o Adrien.
18 Novembro, 2014 at 19:52
Pois… 😉
18 Novembro, 2014 at 19:27
boas, pessoal…
passei aqui de “raspao” e assim como de enviesado para dar uma vista de olhos…
partantos…
os “meninos” da B andam desmoralizados porque os que vieram sao piores que eles e tiram-lhes o lugar??(será que o SCP tem na B um empresário a gerir aquilo em vez de um treinador???)
entao em vez de provarem que merecem vestir “a nossa camisola”, amuam?? WTF (e acham que é assim que ganham a oportunidade na A??)
segundo o que o Presidente disse na entrevista ainda por cima ganham mais do que os que vieram e amuam??(vao para o car^&*o e facam por merecer o que recebem para vestir a camisola que muitos vestiriam por menos de metade do dinheiro que voces ganham…)
houve erros nas contratacoes ?? provavelmente, nunca vi nenhum clube acertar a 100% nas contratacoes de uma epoca, mas se olharmos ao que o Presidente disse, em relacao a oportunidades de negocio, possibilidade de desenvolvimento dos jogadores, baixo custo, etc, etc, se um, e basta um progredir na exacta medida que se preve, pagará por todas as outras contratacoes….(se entretanto os “da casa”, nao lhes fizerem o mesmo que o peres, tentou fazer ao Yazalde antes de Joao Rocha o despachar(perdao, vender) para o Brasil… (e nota-se na ultima intervencao, que o peres ainda anda a remoer essa “viagem” oferecida pelo grande Joao Rocha…)
precisamos de reforcos em Janeiro???
precisamos é de alguem que ponha esses putos “mimados, desmoralizados” na puta da ordem, …e quem achar que é maior do que a B do SCP(que é onde lhes é pedido que representem o clube), é dar-lhes uns patins, por muito bons que sejam, porque neste momento, nao demonstram carácter para representar o nosso clube…gente sem carácter teem 2 clubes feitos á medida deles…(verdade suinao e montinho???)
agora saio de ladecos como entrei…
saudacoes leoninas
MMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ
😉 😉
19 Novembro, 2014 at 10:00
Em total desacordo!
As “merdices” de “crescimento” são para se fazerem na B- é para isso que gastamos 3 milhões com ela. A principal é para ganhar titulos! já basta ter que colocar prematuramente Saar na principal por não haver dinheiro ou outros com outro andamento.
Já vi moutinhos de merda irem prematuramente para a equipa principal e fazerem merda e levarmos com resultados negativos por os querermos fazer “crescer” à custa da equipa principal. Crescer é na B e quando muito serem emprestados a outra equipa de modo que quando forem para a equipa A (tipo João Mário) já poucas asneiras irem cometendo. A haver excepções tem que ser com jogadores excepcionais… e desses há muito poucos .