Ando para escrever este texto há muito tempo, mas simplesmente ainda não tinha surgido a semana ideal para o fazer. No entanto, depois do Cherba ter colocado ontem mais um exemplo de glorificação do Benfica, bem patente na vergonhosa (mais uma) capa do Record, não pude deixar de me debruçar sobre os problemas evidentes e sobre as virtudes provadas da nossa formação.
Antes demais, tenho de esclarecer que não tenho qualquer conhecimento privilegiado. Acompanho os nossos jovens porque me começaram a aparecer na imensa base de dados do FM. Depois de os fazer estrelas no mundo virtual, tenho mais é de os acompanhar no mundo real. Vamos a isso então.
Corria época de 2011/2012 (a mais triste da nossa história) quando, ao comando de Vercauteren e Jesualdo Ferreira, sobem à equipa principal Tiago Ilori, Zezinho, Eric, Bruma e Betinho (apenas com uns minutos somados). Estes jovens faziam parte de uma das melhores fornalhas da Academia e ocuparam, durante largos meses, o primeiro lugar da Segunda Liga. Foram uma espécie de luz ao fundo do túnel para todos os sportinguistas, que viram futuro naquelas pérolas.
Na altura tive a oportunidade de escrever, não neste mas noutro tasco: os sportinguistas podem esquecer campeonatos de juniores e juvenis nos próximos anos. E porquê? A partir de o momento em que se interrompeu a formação de tantos jogadores promissores, criámos uma bola de neve que se viria a prolongar muitos anos. Para colmatar a ausência dos melhores da equipa B, teve de se chamar parte do plantel de juniores, que tiveram a ajuda de um ou outro juvenis e por aí adiante. Isso nota-se em jogadores com Chaby e Iuri, por exemplo, que estão naquela geração intermédia e ainda não conseguiram dar o salto competitivo que todos nós desejamos. Notou-se em Betinho, de quem ainda muito esperamos mas que não consegue impor o seu futebol.
O facto de dependermos, de uma momento para o outro, de tantos jogadores da formação, fez com que toda a estrutura abanasse. Não tínhamos preparado um abanão tão grande, até porque foi a crise mais profunda do clube. Este é o real motivo pelo qual tivemos de suprimir algumas lacunas nos juniores com jogadores de fora. Puxar mais um juvenil ou dois, seria continuar uma roda viva que tinha de ser estancada urgentemente.
Não nos pudemos iludir, vamos levar cerca de cinco anos até que tudo volte à ordem normal. As gerações precisam de renovar, os jovens têm de ser tornar jogadores feitos e só aí a triagem voltará a ser feita com clareza. Por muito que nos custe, esta é a triste realidade com que teremos de viver. Os nossos mais novos muito dificilmente se tornarão campeões do seu escalão, porque a qualidade foi dispersa, foi embora ou saltou muitos degraus de uma vez. Mas isso, por si só, não desculpabiliza a estrutura pelos acontecimentos dos últimos tempos.
Parece claro que, na Era Bruno de Carvalho, a gestão da equipa B deixou de ser uma continuação da formação mas sim uma assunção de que se trata de futebol profissional e ponto final. E, por isso mesmo, a equipa B tem sido gerida como se de uma equipa de reservas se tratasse. Para a nova gestão, ali é um espaço para competir mas, mais que isso, rodar o extenso plantel, fazer com que certos jogadores ganhem ritmo e fazer crescer um ou outro craque. Na altura em que Samba (esse mesmo) foi comprado, não existiam opções válidas para além de Rúben Semedo e Nuno Reis. E a verdade é que nenhum destes dois teve a devida oportunidade na equipa principal. Mas comprar Samba foi comprar um jogador barato e pensar “se for bom, excelente, se for mau, adeus”. E esse modelo de pensamento tem deixado aquela equipa numa roda livre de entra e sai, com pouco futebol e muito pouco aproveitamento na equipa principal.
Casos como Ryan Guald e Sacko, julgo eu, são completamente diferentes. A estrutura tem fé que se tornem a curto prazo opções válidas para Marco Silva e que sejam capazes de assumir as rédeas quando as primeiras linhas da equipa tiveram ido embora. Neste lote encontramos também Tobias, Guilherme Oliveira, Chaby, Iuri, Podence e uns nunca vão invalidar outros, porque o ideal será que cresçam todos em conjunto. Mas o que nos faz confusão a todos é ver que os nossos meninos crescem numa equipa completamente fragmentada, sem um caminho traçado que rime com sucesso. Os jogadores que chegam podem fazer parte do sucesso do clube, claro que sim, mas que nunca se atrase uma pérola nossa por isso. Sacko e Gauld sim, Enoh, Samba e Gazela não. Isso é um simples jogo de raspadinha em que esperamos ter a sorte toda e raramente funciona. Comprar para a equipa B, apenas grandes promessas que ainda têm algumas arestas por limar.
Por fim, é com lamento que vejo jogadores como Betinho, Nuno Reis e Esgaio (especialmente estes três) completamente afastados do clube que os formou, quando já provaram mais que uma vez que sentem como poucos aquela camisola e têm qualidade. Ainda vamos muito a tempo, mas não podemos cometer erros do passado e deixar fugir bons jogadores, com amor a este clube, por um negocio momentâneo. Limpar a equipa B, já em Janeiro, para trazer a necessária estabilidade e apostar a sério na integração no futebol profissional das nossas pérolas. Eles já lá estão todos, mas merecem melhor trabalho.
25 Novembro, 2014 at 6:17
#NãoháPipisComoosDestaTasca
25 Novembro, 2014 at 7:40
Embora eu concorde completamente com a Maria em relação ás causas do “desgoverno” (se anteciparmos sistematicamente o crescimento dos melhores em cada categoria isso tem reflexo na qualidade das equipas durante algum tempo) da nossa formação, já não estou tão completamente de acordo com as conclusões porque no mercado actual nós temos de agir de forma diferente em antecipação por assim dizer e isso põe-nos naquela situação do gajo que vai á praça e compra 3 ou 4 melões “eles parecem ser bons mas têm de amadurecer e só depois de abertos é que se vê a qualidade” e isso porquê? Porque nós sem recorrermos aos fundos podemos gastar 4 milhões mas não podemos gastar 10 ou 15, portanto temos de apostar em jogadores que tenham escapado ao radar dos fundos (tem sambas, mas tambem tem monteros e slimanis), porque não pode ser a formação a sustentar em exclusivo a equipa A, e isso tem riscos. Há algum tempo eu postei o que se lê abaixo, continuo a pensar que esta correto…
“Alguém tem de explicar aos Bs e ao sportinguistas no geral que não se podem promover todos os anos 7 jogadores da B para a A, porque das duas 1 ou ficavamos com um plantel da A de 60 jogadores ao fim de 3 anos ou tinhamos de vender á pressa (sem valorização desportiva ou financeira) os que tinham sido promovidos no ano anterior ou no outro antes.
O aparente desiquilibrio da formação do SCP tem a ver com isso, nós por imperativos financeiros exploramos ao máximo uma das caracteristicas do nosso clube, a formação, no entanto agora temos de ter calma para rentabilizar este grupo e promover jogadores apenas de forma cirurgica e o marco silva está a faze-lo muito bem.
O famoso ajax caiu nessa tentação há uma decadas e passou pelos piores momentos da sua historia, aquilo era uma fornada que saia dos sub-20 ia direitinha para os As e no ano a seguir eram vendidos o que vos posso dizer é que não deu resultado!!!
Eu acho que há 5 ou 6 jogadores nos Bs entre comprados e formados que vão ser muito uteis no fim desta época ou para a proxima, espero tambem que nessa altura quem esteve aqui a criticar a planificação estratégica dos responsaveis pelo futebol do SCP venha aqui tambem assumir que errou ao não dar tempo á estratégia para se desenvolver.
A realidade é que daqui a 2, 3, 4 ou 5 anos nós não teriamos dinheiro para comprar um sarr (foi campeão do mundo) um slachev (a alemanha ali tão perto) ou um escoês qualquer que estivesse a jogar num “mija na escada” na premier league, portanto temos de jogar em antecipação e aguardar…”
25 Novembro, 2014 at 7:51
É sempre bom ler uma Maria que pensa e que quando escreve diz algo de jeito. Parabéns por isso.
Na altura que se contratou o Sambinha, tínhamos o Tobias Figueiredo, Nuno Reis e o Rúben Semedo. Tínhamos 3 centrais para 2 posições. Dispensámos o Ricardo Tavares que acabou por ir para o porto e também dispensámos o Juary Soares. E depois fomos buscar o Sambinha e o Hugo Sousa, não te esqueças do Hugo Sousa!
O meu problema com o Sambinha não é tanto a sua contratação, baixo custo, alguém viu nele alguma coisa de especial (para além do caparro não sei o que terão visto mas pronto) e trouxeram-no. Mas… Já não se viu que o homem não é jogador de futebol profissional? É preciso darem-lhe mais minutos? Já não devia estar no Sporting. Insistir nos erros é que não convém.
A contratação de elementos como Enoh, Everton ou Gazela é preocupante. Primeiro porque não acrescentam nada de valor à equipa (pelo contrário) e segundo porque têm contratos longos. Por exemplo o Enoh tem contrato até 2019 e o Gazela até 2020… Isto não cabe na cabeça de ninguém.
Quanto ao Betinho é uma vergonha a gestão que estão a fazer da carreira de uma grande promessa da nossa academia. Se não estou em erro apenas conta com uns minutos nos primeiros jogos pelo Brentford esta época. Um empréstimo que não tem nada de benéfico para um jogador que precisa de mostrar serviço e crescer. Não mais valia jogar na nossa equipa B e vendermos sem grandes exigências o Enoh e o Cissé? É que sempre é melhor jogar na 2ª liga portuguesa do que não jogar na 2ª liga inglesa.
O Nuno Reis dificilmente terá uma oportunidade. A “hora” dele já passou, merecia e devia ter tido a chance de integrar o plantel principal depois do Mundial sub-20 na Colômbia. Mas agora estão na calha centrais muito mais promissores como Rúben Semedo (se este ganha cabeça é um caso sério) e Tobias. Quem sabe não estamos aqui a falar da futura dupla de centrais do Sporting.
O Esgaio não estar na equipa principal é um crime. Só isto.
25 Novembro, 2014 at 8:27
Pois é… Mas tiras quem para lá pores o Esgaio ? Tiras o Nani? Tiras o Carrillo? Tiras o Cedric ? Tiras o Mané ? E se a tua resposta for Capel ou Helton realmente faz muita diferença ser suplente não utilizado… Acho que estes meninos estão a ser preparados para entrar no próximo ano. No final desta época devem sair Capel, Helton e garantidamente o Nani por isso desconfio que haverá lugar para o Podence e para o Iuri
25 Novembro, 2014 at 10:45
Não se tira ninguém, acho eu. O Esgaio pode ser uma grande alternativa a várias posições, até no meio campo de ataque. Não tinha de ser titular, mas merecia estar no grupo da equipa principal. Isso sem dúvida nenhuma.
25 Novembro, 2014 at 13:12
1- Não tinha ido buscar o André Geraldes
2- Tinha emprestado o Miguel Lopes, caso tivesse difícil, já que temos de ficar com ele até ao final do contrato, vendia o Cédric.
25 Novembro, 2014 at 15:32
A questão do Miguel Lopes, talvez tenha sido o facto de estar lesionado.
25 Novembro, 2014 at 17:57
O Cédric sai em Janeiro…
25 Novembro, 2014 at 10:19
A questao do Capel é isso mesmo – mete-lo a jogar para ter mercado no estrangeiro e vende-lo no fim do ano.
O Heldon terá sempre mercado em Portugal (e joga na seleccao), por isso faz menos diferenca te-lo parado.
Atencao, sao ambos boms jogadores que, se estivessem a demonstrar o que já demonstraram na liga, seriam alternativas validíssimas para o plantel.
25 Novembro, 2014 at 13:12
Já se diz isso do Capel desde o ano passado.
25 Novembro, 2014 at 13:27
Leão, agora que o clube recuperou mais uma parte do passe é possivel que agora seja mais vantajoso vendê-lo. Não concordas?
25 Novembro, 2014 at 10:44
Leão, alguém já viu esse Everton?!
Há tempos dizias que o André André é um player do caralhão (torci o nariz obviamente) vou dizer-te o nome de um jogador que mete esse sarrafeiro num bolso: Tiba. Ahhhh pois é! Esse sim, não engana.
25 Novembro, 2014 at 16:23
Amigo italiano, nem um nem outro 😉
25 Novembro, 2014 at 16:30
Oi grandeartistagoleador, olha que o Tiba é bastante jeitoso: capacidade de passe, inteligência, lutador.
Vais ver o jogo a Alvalade?
25 Novembro, 2014 at 16:59
Hoje não, só no sábado. E ainda por cima tenho o puto doente e vou ter de ver o jogo em casa 🙁
Mas vamos ganhar e dar espectáculo com golos! Garantido!
25 Novembro, 2014 at 17:14
As melhoras para o teu leãozinho!
É isso aí! SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!
25 Novembro, 2014 at 8:51
Agora só tenho tempo para vos deixar uma abrço e desejar-vos um óptimo dia…
E hoje é dia de alegrias…!!
Força Sporting…””
SL
25 Novembro, 2014 at 11:20
Bom dia Max! Abraço!
25 Novembro, 2014 at 12:24
Abarço amigo e SL
E uma alegria enorme mais logo…!!
25 Novembro, 2014 at 12:25
Sem dúvida Max!
Saudações Leoninas!
25 Novembro, 2014 at 9:13
Maria gosto de te ler, sobretudo quando falas de formação!
As compras para a equipa B (também!) têm de ser cirúrgicas. Aproveitar para comprar um ou outro Wallyson que sejam detectados pela prospeção.
Nunca comprar às dezenas! Por exemplo só em centrais foram comprados Sambinhas, Hugo Sousa ou Matias Perez, nenhum deles melhor que o que cá tínhamos…Nuno Reis, Semedo, Tobias.
Todos os anos há que aproveitar alguns juniores para a equipa B. E a fornada dos últimos juniores era boa, casos de Podence, Domingos Duarte, Gelson Martins, Palhinha…
O Betinho e o Semedo deviam tar na B, o Chaby devia jogar mais, o Esgaio devia tar na A, o Iuri já devia estar a rodar na 1a liga…temos de gerir melhor a carreira destes miúdos e sobretudo não comprar entulho que lhes retire espaço!
25 Novembro, 2014 at 16:26
Matias, o Semedo devia estar na B se não tivesse feito mer** enquanto por lá andou. Precisava de tratamento de choque…para a próxima época saberemos se funcionou 😉
No resto, estou de acordo.
25 Novembro, 2014 at 9:17
A estrutura do futebol do Sporting continua a provar que está a trabalhar bem. E a prova disso é a chamada de DANIEL PODENCE. Marco Silva não está a dormir na forma e se alguns preferem destacar pela negativa a não chamada de SACKO, GAULD, SLAVCHEV, IURI, ESGAIO e outros, eu destaco pela positiva a chamada de PODENCE e também de WALLYSON.
E a mim parece-me mais que óbvio que a Equipa B, como dizes Maria, é tanto uma equipa de reservas que serve para rodar um extenso plantel, mas não deixa de ser um aproveitamento dos jovens da formação. olhe-se para a média de idades dos jogadores que, por exemplo, jogaram contra o Leixões a passada semana. E, já agora , compare-se essa média de idades com as equipas B de benfica e porto.
A questão, meus amigos, é que contiuamos a ansiar muito e a exigir ainda mais no que toca à formação e ao aproveitamento, mas certo, certo, é que continuamos com uma média de aproveitamento de pelo menos um jogador todas as épocas para a primeira equipa.
E, depois não se esqueçam da coisa mais importante: nestas idades e nestas fases da carreira dos jogadores, a assertividade nas contratações tem sempre um nível de risco elevado. Por isso, não gastamos milhões por jogadores jovens. o caso de SLAVCHEV é nitidamente uma situação de inadaptação de cultura futebolística mas é preciso não esquecer que estamos a falar dum jogador titular pela sua selecção e que tem…21 aninhos. COm muito ainda para dar. Na situação do búlgaro , penso que o Sporting já se está a mover para o seu empréstimo. É, sem dúvida, o melhor para ele, e creio que uma equipa com ambições na nossa Liga seria o ideal (belenenses, maritimo, paços de ferreira, até guimarães, por exemplo).
No que toca ao tão falado ESGAIO, eu sempre o disse: considero-o mais extremo do que lateral (e ainda agora contra o Espinho o provou). Dizer-se que não está a ser minimamente aproveitado na equipa A, é pura burrice. Agora, é completamente diferente do que ser chamado todos os jogos. Para olugar de quem? CÉDRIC? CARRILLO?…NANI?:)
Amigos, descansem: na época em que não houver o aproveitamente de UM jogador para a equipa A, então aí , soltem a verve e preocupem-se. Até lá, continuamos a ser DE BEM LOOONGE a única equipa portuguesa que capitaliza e desenvolve o seu futebol de formação! os 7 titulares no jogo contra o Shalke 04 disso foram prova. mais do que cabal (para quem quer e sabe ver, claro.)
25 Novembro, 2014 at 12:29
Grande Converge, concordo com o teu comentário, tirando a parte dos empréstimos a equipas como o Facadas F.C. e Castores…
25 Novembro, 2014 at 16:27
+1
25 Novembro, 2014 at 9:17
discordo totalmente da conclusão apesar de concordar algo com o artigo.
pelo motivo de não haver gente suficiente, nem nunca vai haver para desde os juniores gente suficiente a subir para fazer uma equipa B vamos sempre precisar dos gazelas e dos sambas.
não vão ser titulares quase nunca mas vão estar ali para dar treino aos outros, para dar minutos se for preciso para ficar na bancada sem amuar. vão estar lá para o que for preciso e sabem que é a derradeira oportunidade da carreira deles.
depois os nossos, as nossas perolas essas sim jogam e fazem jogar e ficam entrusadas para ao fim de 2 anos ou subirem ou irem um passo mais à frente e rodar na primeira liga.
agora contratar gajos como gaud e o francês apesar de poder fazer sentido financeiramente não podem acontecer ao mesmo tempo. 2 ou 3 por ano é quase exagero. esses sim fazem passar a ideia a quem lá está desde menino que não se conta com eles.
25 Novembro, 2014 at 9:54
Mais uma vez, grande pipi! É show!
É verdade que vai levar tempo a dar a volta à academia…mas não podemos agora esperar 5 anos para começar a ver resultados…no final do mandato tem de ser perceptível se o trabalho está a ser bem feito ou não! É mais do que tempo!
Quanto à equipa B…misturando um pouco com a equipa A…acho que o Sporting tem estado bem no mercado em alguns casos, acho que a maioria das contratações feitas andam entre o desnecessário e o erro de casting! Sim…Para as posições chave temos contratado bem e isso é muito importante! Mas de 30 vejo certas, Paulo Oliveira, Maurício, Jeffersen, Jonathan, Montero, Slimani e claro…Nani! E dou o beneficio da duvida, considerando interessante e pertinente o Gauld! De resto ou são erros de casting ou são desnecessários! Temos de rever rapidamente esta politica de “contentores” porque tem sido um desperdício de recursos…claramente! Mais valia terem poupado esse dinheiro…E não me venham com merdas! Sim…o saldo final até pode ser positivo (basta vender um dos que dá certo por um valor interessante porque são todos bastante baratos) mas isso é um desvio de análise! A maioria continua a ser um desperdício de recurso e não foi por gastar estupidamente algum que rendeu o outro!
De resto, quanto à gestão da B…até a entrada do João de Deus foi um desastre…depois da entrada do João de Deus…estou em período de reflexão…vamos dar tempo para ver o que saí dali! O treinador tem de ter tempo e com muitos jogos (como tem a equipa B) é difícil….
25 Novembro, 2014 at 10:59
….Rosell?
25 Novembro, 2014 at 11:06
É verdade…dou o beneficio da duvida, considerando interessante e pertinente! Tinha-me esquecido dele….;)!
25 Novembro, 2014 at 13:01
Tanaka?
25 Novembro, 2014 at 14:11
Não conheço o suficiente mas acho que a haver necessidade é apenas por causa da CAN….E nesse caso achava muito mais interessante um empréstimo de um avançado com opção de compra! Sem CAN, 2 avançados + Mané na equipa principal acho mais do que suficiente! Talvez fizesse sentido (isso sim) ter o Betinho como 3º (e a jogar na B regularmente) e ter comprado um PL a sério para a B…em vez de +1 extremo como o Sacko, Gaselas e afins…
Por isso, bottom line…acho desnecessário! Se é porcausa da CAN preferia um empréstimo com opção de compra de alguém, sem CAN (como estaremos no próximo ano) acho ainda mais desnecessário, embora possa ter algumas qualidades que não vi porque ele não jogou ainda! Ou então ponham o Tanaka a jogar na B com regularidade para ganhar andamento! Mas já não vai para novo, não é a opção (na minha opinião) mais inteligente!
25 Novembro, 2014 at 14:41
Para 3a opção durante a CAN tens o Cissé ou ainda o Mané como referes.
O Tanaka na minha opinião foi comprado para colmatar uma eventual saída e para se ir adaptando para daqui a um tempo poder jogar. Adaptou-se mais rápido do que esperavam, e já não me parece ser dúvida, é antes uma certeza de qualidade.
Quanto ao Gazela, Enoh, não vejo mal, são oportunidades que surjem, jovens com qualidades que têm de ser trabalhadas. É uma prova que o nosso departamento de Scouting trabalha.
25 Novembro, 2014 at 15:41
Consegues dizer que o Tanaka é uma certeza?!?!? Ele jogou o quê?! 30 minutos?! Eu não consigo…não consigo perceber onde vêem essa adaptação toda e tudo mais…
O Cissé é Muito, Muito mau!! Não é alternativa nem sequer ao Postiga dos Juniores…dasse! Enoh, Gasela e afins são oportunidades de gajos que têm de ser trabalhados?!?! É uma opinião…a minha é que são desperdícios de recursos que no limite estavam bem no Sporting, afinal de contas estamos em crise e todos os € que pouparmos são ganhos…nem que fose para porem secretaria, torniquetes e tudo mais a funcionar como deve ser que tem sido cagada atrás de cagada…
Mas no final do ano podemos ver quem tem razão! ;))!
25 Novembro, 2014 at 16:02
Viste os jogos de pré-época ou não? O Tanaka foi só o melhor jogador.
Posso até concordar que o Enoh é fraco, mas dizer que o Cissé muito mau não me parece razoável, quando foi um dos melhores marcadores do campeonato nacional há 2 anos. Talvez não seja é a melhor coisa do mundo passar desse estatuto para uma equipa B…!
O Gazela para mim é um gajo com futuro, estilo Salomão, também era mau, toda a gente criticava e depois já o queriam no plantel principal!
Tu tens o costume de comparar cenas que quanto a mim não são comparáveis, experimenta por o Postiga a jogar na B no lugar do Cissé e quero ver o que ele faz. Assim como podes experimentar o Tobias na A num jogo a sério, treme como tremeu outro dia em Inglaterra.
Veremos então o que vai dar.
25 Novembro, 2014 at 16:21
LoL! O tanaka foi o melhor marcador…o que não é grande espada tendo em conta que o Montero estava muito mal psicológicamente e não marcava à um tempo infinito e para além disso o Slimani não estava sequer! E mais…jogadores de pré-época quantos queres?! Basta terem-se dedicado mais durante as férias (ou não as terem por estarem em competições) para parecerem jogadores espectaculares! Eu não digo à partida que não é bom…mas não consigo perceber como podem dizer que ele é uma certeza! Como disse no texto, embora não conheça o suficiente sobre a sua qualidade para avaliar, acho que foi desnecessário…mesmo que venha a provar ter alguma qualidade…
O Cissé?! Foi o quê?!? Marcou 6 golos!! Como foi um dos melhores do campeonato?! Foi um dos melhores da Académica…e e e …! LoL! Basta ver os jogos dele na B ou se preferires ter acompanhado a nulidade que ele foi no Arouca! Ele é muito mau! Tosco, trapalhão, lento….O Postiga não um goleador….e acho que muito dificilmente será (infelizmente) nos séniores! Mas é absolutamente incomparável a técnica, velocidade e capacidade de jogar futebol…
Se dizes que o Gasela é tipo Salomão (que eu até posso acreditar…com algum esforço…) estás a dar-me razão! Dramé, Podense, Gelson Martins…todos BEM melhores e mais novos….
Mas pronto…no final do ano logo vemos se o Cissé vale alguma coisa ou se a Gasela explode….
25 Novembro, 2014 at 10:01
Acho que se estamos a optar pela equipa B ser uma espécie de equipa de reservas estamos a ir pelo caminho errado, como se viu aliás pela primeira experiência da equipa B.
Nunca percebi como é que pode ser benéfico para alguém como o Slavchev passar a semana a treinar com a equipa A e depois ir jogar com a equipa B, sem conhecer bem a equipa. Deve ser desmotivante para ele e para os jogadores da B se isto acontecer recorrentemente.
Andamos a comprar imensos jogadores para equipa B e dos que comprámos, o único que me ocorre podermos vir a aproveitar é o Dramé. Se andamos a comprar para suprimir lacunas então muito bem, mas que seja uma medida de contingência e que não tape o lugar aos nossos.
Uma medida que eu acho que nos pode deixar optimistas foi a contratação do João de Deus para a equipa B: em vez de desenrascar com o que havia, investiu-se num técnico com experiência. Espero que sirva para estabilizar e dar liderança que é o que os jovens precisam.
A imagem que já foi descrita aqui na Tasca da equipa B servir como “estágio profissional” parece-me perfeita. Mas para esse estágio dar frutos, tem de ter objectivos definidos, uma compensação no final consoante o desempenho e condições durante a sua realização.
Uma pergunta: como é que posso acompanhar os jogos da B com regularidade? Passam na Sporting TV? Tenho de estar sujeito aos caprichos dos Oliveira e da sua Sport Tv?
Obrigado
25 Novembro, 2014 at 10:16
Os jogos do Sporting B em casa dão na Sporting TV
25 Novembro, 2014 at 10:32
Obrigado Migas. Não tinha a certeza de já estarmos a transmitir todos os jogos em casa.
25 Novembro, 2014 at 13:50
E alguns fora já apanhei no first row (site de stream para ver futebol).
SL
25 Novembro, 2014 at 10:05
Alguem sabe que contracto tem o gazela (€€)? E já agora, alguem viu alguma coisa dele até agora? Lembro-me vagamente de participar numa jogada de golo à alguns meses mas nao o tenho visto na B….
25 Novembro, 2014 at 10:33
é verdade que temos tido alguns erros de casting preocupantes (baratos mas com contratos longos). falta aqui dedo de alguém que avalie as contratações, talvez o aurélio pereira. enoh e cissé são muito maus, não havia forma de dar certo.
mas mais importante é continuar a fabricar talentos na academia, aí é que não podemos mesmo falhar.
25 Novembro, 2014 at 10:37
Boa Maria!! Eu também não percebo muitas das contratações da B. A ver vamos se melhores tempos virão, pois os resultados estão à vista… Foi espectacular ver a estreia de Podence e Esgaio a ter minutos no último jogo… Iuri se tivesse outra atitude também já tinha se estreado na A… Curioso foi constatar que o mesmo Iuri foi considerado um dos melhores no passado jogo dos B’s (Leixões) – jogou os 90′. Pode ser que esteja a amadurecer… E que arranque de uma vez por todas para uma grande carreira. É uma tristeza ver tanto talento ao desperdício…
PS Diz que o Samba esteve intransponível ao lado de Tobias em Leixões :/
SL
25 Novembro, 2014 at 10:40
Pelo pequeno resumo da SporcoTV foi possivel verificar que não teve uma exibição imaculada, pois borrou essa «pintura» ao escorregar à boca da grande-área, perdendo assim uma bola, que só não deu golo porque os tipos do leixões estavam mesmo com a pontaria desafinada.
25 Novembro, 2014 at 11:10
Fds…pelo que percebi dos comentários e pelo resumo da Sporting TV não jogamos ponta de piça…mas ainda assim o Sacko dá 1 golo cantado ao Cissé no final….que escorrega ou lá o que foi aquilo quando era só meter o pé…
Deve ser uma cena dos mancos…escorregam pa crl…LoL!
25 Novembro, 2014 at 11:15
Hehehehe realmente… Enoh a titular… 🙂 o Everton estaria no banco? Hehehehehe
25 Novembro, 2014 at 11:22
Até me arrepio todo…LoL! Todos juntos não fazem meio…
25 Novembro, 2014 at 11:05
Sobre este assunto complexo só tenho a dizer que confio em quem sabe e vive com estes jovens diariamente.
Tenho a convicção que é complicado, encher a peneira todos o anos e no final só ter lá uma pepita.
Mas se fosse mais fácil já estaríamos milionários.
A única coisa que podemos fazer é aumentar a Peneira e julgo que é isso que estamos a fazer em introduzir, aqui e ali uns jovens de nacionalidade diferentes, aproveitamos com isso para diversificar os nosso olheiros e aumentarem as nossas oportunidades em mercados menos emergentes e por isso mais baratos.
Se aos nossos olhos, pode parecer um disparate, ao que nos vêem de fora ate pode ser positivo termos Gaulds na academia, sobe os padroezinhos.
O Esgaio, está no sítio certo à hora certa e o Cédric sabe do que estou a falar e se o Cedric nao sabe o Carrilho é bem vendido e temos homem para o lugar!
25 Novembro, 2014 at 11:09
Com todo o respeito Maria, pois gosto sempre de ler o que escreves,ainda mais sobre um assunto tão importante mas ….hoje quero é ler o Bloco de Notas, já estou em modo de Champions, nunca mais são 19.45…SPOOOOOOOOOOOOORTING.
25 Novembro, 2014 at 11:16
entretanto os juniors já perdem contra o maribor. não percebo como o luís boa morte é o treinador desta equipa. não vejo nele as competÊncias necessárias.
25 Novembro, 2014 at 11:20
Ainda agora chegou…não é que esteja melhor mas fds….em 2 ou 3 semanas e sempre a jogar não havia revolução possível! Agora tem de ter tempo…e lá mais para a frente avalia-se….
25 Novembro, 2014 at 11:25
sim, eu sei. mas logo à partida deixou me de pé atrás. mas espero estar muito enganado 😀
25 Novembro, 2014 at 11:29
Idem para o João de Deus…mas vamos dar tempo…eu defini até Fevereiro para poder dizer se se vê a claridade (luz não fds….) ao fundo do túnel ou apenas mais escuridão…
25 Novembro, 2014 at 11:35
acho melhor deixá-los trabalhar até ao final da época e só aí fazer a avaliação
25 Novembro, 2014 at 11:41
Isso é para ver qualificações….e eu gostava de ver era a equipa a jogar o futebol da equipa A (o mesmo estilo) e os miúdos a mostrarem qualidade e crescimento…e para isso não preciso de esperar que acabe a época! Preciso só de ver os jogos…LoL! E depois logo se vê! O resultado final na tabela sinceramente pouco me interessa (desde que nós não desçamos de divisão claro…)!
25 Novembro, 2014 at 11:17
Chiça, mas os putos não acertam uma? O Maribor já vence nos sub 19…
25 Novembro, 2014 at 11:20
empate! josé correia! não o acho grande epingarda mas marca que sa farta!
25 Novembro, 2014 at 11:33
golo 🙂
2-1
alguem sabe onde ver o jogo?
25 Novembro, 2014 at 11:34
http://www.camisola12.be/sporting-tv.html acho q nao se importam que eu partilhe este link 🙂 golo de jose correia
25 Novembro, 2014 at 11:39
obrigado.. no 1strow n tinha 🙁
q se passa com o “relvado” de alcochete?!
25 Novembro, 2014 at 11:43
no idea. mas ja está 2 a 2
25 Novembro, 2014 at 11:45
N’O Jogo
“O Sporting busca este terça-feira mais do que os três pontos para garantir a Liga Europa e alimentar a possibilidade de seguir para os oitavos de final da Champions.
O Sporting procura, hoje, um registo que lhe é pouco comum nas fases de grupos da Liga dos Campeões: duas vitórias consecutivas. Para encontrar sucesso semelhante, é preciso recuar até à época de 2008/09, a única em que bateu dois adversários seguidos no atual formato da prova: sob o comando de Paulo Bento, alcançou, então, três triunfos, um diante do Basileia e dois frente ao Shakhtar.”
On related news
Crise no Porto
A equipa de Lopetegui não vence um jogo há 3 semanas.
25 Novembro, 2014 at 11:59
A convocatória para o jogo da Taça de Portugal ainda não tinha sido anunciada e já eu arriscava no meu “Onze” a inclusão do Podence. Quem segue minimamente a equipa B sabia que havia uma forte possibilidade de o puto ter uma oportunidade.
25 Novembro, 2014 at 12:14
Nas tascas que por aí há, existe quem ponha ovos no frigorífico, para mais tarde os poder usar e há quem os ponha numa prateleira para os ir usando.
O problema é o de os ovos estarem todos no mesmo cesto, os que se compram no mercado para comer já e aqueles que deveriam ser apenas usados para fazer doce de ovos. Os primeiros por não sabermos de que aviário vêm; os segundos porque, sendo das nossas galinhas sabemos muito bem que são excelentes.
Havendo pouco dinheiro para os outros ingredientes do doce d’ovos, acaba por se pegar nos ovos disponíveis e tratar-se de os guardar todos no frigorífico, ovos de boa qualidade e ovos carimbados. Dsete modo, nem servem para consumo imediato nem para consumo futuro. Não sendo uma mistura equilibrada, o consumo futuro está em causa e pela mesma razão nada fazem no frigorífico e dão uma má imagem da tasca, se forem servidos. Perde-se tempo a cozinhar, oa omeletes são um insucesso e o doce d’ovos está sempre esgotado.
Concordo com a Maria. Há que limpar o frigorífico e escolher bem os ovos antes de os usar. Há lá ovos que nem para a tropa servem.
O tempo está esgotado. É preferível investir em galinhas e ter objectivos mais acessíveis para os cozinhados da tasca. É evidente que não podemos querer uma estrela Michelin nos primeiros 3 ou 4 anos. Temos de ser realistas e comprar mais galinhas de boa qualidade para podermos apostar nos ovos.
Omeletes de salsa ou ovos cozidos com casca de cebola não são matéria para conquista de prémios, são sustento enquanto nada de melhor se puder assegurar.
25 Novembro, 2014 at 12:21
3 a 2! elói de cabeça a dar a liderança ao nosso SPORTING!
25 Novembro, 2014 at 12:21
Os nossos juniores estão neste momento a ganhar 3-2 ao Maribor na Youth League.
Link para acompanhar:
http://www.uefa.com/uefayouthleague/season=2015/matches/live/index.html?day=5&session=1&match=2015082
25 Novembro, 2014 at 12:21
O Rafael Barbosa é dos melhores elementos desta equipa de júniores.
3-2 golo do Elói. SPOOOOOOOOOOOOORTING!
25 Novembro, 2014 at 12:24
O número que enverga na camisola ajusta-se perfeitamente ao futebol que tem nos pés.
25 Novembro, 2014 at 12:27
Penso que está em aquecimento um puto que joga ainda nos juvenis, e que é daqueles que parece ter muito jeito (só vi um jogo dos juvenis).
25 Novembro, 2014 at 12:28
Concordo em 99% do que dizes, só não sou tão “pessimista” em relação ao tempo de maturação da nossa formação, do meu ponto de vista, temos excelentes equipas de iniciados e juvenis, ficando só aquém das expectativas a de juniores e a B.
A fornada que para o ano chegará aos B´s vai ser talvez a mais fraca dos últimos anos, o que deverá significar a dispensa de vários jogadores e a manutenção dos que lá estão ou contratação de novos para colmatar eventuais saídas.
Sou apologista da manutenção dos nossos melhores jogadores de formação, desde que tenham igual ou superior qualidade do que aquele que ocupar o lugar na A, como por exemplo o caso Capel-Esgaio, quanto a mim o Esgaio seria muito mais útil no plantel do que é o Capel e tem o ordenado mais baixo que o espanhol. Por isso era vender o Capel já em janeiro e subir o Esgaio.
Quanto ao Nuno Reis, Iuri, Mica e Dramé deviamos emprestá-los a clubes de primeira liga para ganharem mais maturidade, tal como aconteceu com o João Mário.
25 Novembro, 2014 at 14:02
A crise de militância no carnide. Leiam o comentário neste blogue lampiónico. O ano passado foi igual. Só no último mês do campeonato, quando tinham o título assegurado, é que os lampiões conseguiram meter mais de 40 mil no estádio. As modalidades deles têm sempre pouco público, mesmo com dois pavilhões ao lado do estádio.
Estou em crer que com o Sporting não será assim, até porque o futsal e o hóquei têm estado bem acompanhados de adeptos mesmo em pavilhões emprestados. Já o andebol acho que tem sido o parente pobre das nossas modalidades, porque tem de mudar de pavilhão várias vezes, além de que o Casal Vistoso e Almada não são locais adequados para ir muita gente ver os nossos jogos (mais valia basearem-se sempre em Mafra, já que Odivelas só é possível para a a Taça EHF). Acho que os resultados menos bons desta modalidade se devem muito a faltar-lhe um factor casa, ao contrário do futsal e do hóquei.
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/11/a-desumanizacao-ou-o-fim-do-benfiquismo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Novogeraobenfica+(NovoGera%C3%A7%C3%A3oBenfica)
25 Novembro, 2014 at 17:05
Maria, não vou comentar o post (e não é por falta de respeito). Não o faço, simplesmente porque a questão da formação é demasiado complexa para quem, como nós, avalia de fora.
Vamos indo e vamos vendo, mas confio na direcção e julgo que tudo entrará nos eixos e continuaremos a ser os melhores na formação, como de resto nunca deixámos de ser 😉
Agora permite-me uns elogios (que não sejam já para mandar para o saco dos engates na Tasca, já que sou casado e bem entregue):
Uma mulher que goste de futebol, seja do Sporting e jogue FM é o sonho de qualquer sportinguista! 🙂
25 Novembro, 2014 at 17:14
Hahahahahaha