É uma figura amplamente usada por BdC para justificar alguns erros de planeamento ou casualidades infelizes geradas de forma interna. Na sua forma está correcta, qualquer pessoa em qualquer função comete equívocos, principalmente numa fase inicial. No conteúdo, é desapropriada.
Ponto 1, o Sporting não está em fase de crescimento. Já é um enorme clube, entende-se que BdC o queira maior ainda e essa é uma “vontade” que o torna singular e estupidamente útil para a pacatez e tonhice que se vinha a instalar em sucessivas direcções e, porque não dizê-lo, em muitos sócios e adeptos. Mas a principal meta do Sporting não pode ser engordar para gerar mais receitas. Olhando para a estratégia + sócios = + dinheiro, temos de ter uma enorme fé em que existam por aí espalhados 30 ou 40.000 sócios potenciais para que bata certo o plano. De facto, se BdC o conseguir, especialmente se mantiver todos os actuais sócios pagantes, esse sucesso vai trazer provavelmente o dobro do cash flow actual de bilheteira, o problema é que isso resolverá apenas o dia-a-dia e não a capacidade de investimento a longo prazo.
Não estou a desmerecer na utilidade das campanhas de angariações, elas são vitais para a estabilidade de tesouraria, mas o principal crescimento do Sporting, penso eu, não é o de no de sócios pagantes. É minha convicção desde há vários anos que o objectivo principal do clube deveria ser o aperfeiçoamento do seu modelo desportivo. Cada clube tem a sua “alma” o seu espaço dentro de um território competitivo, o Sporting actual tem pouca margem para ter “dores de crescimento”…ou vai, ou racha, como aliás a esmagadora maioria dos clubes nacionais, incluindo e de forma espectacular as “bombas andantes” dos seus eternos rivais, que bastará uma mudança de direcção (nos 2 sentidos da palavra) para explodir e revelar uma verdadeira “pinhata” de propaganda vazia e, claro, dividas insanáveis e insanas. Mas neste aperfeiçoamento, ou se quiserem, especialização num tipo de clube tem de existir a noção clara que não precisamos de lições de ninguém. Não precisamos dos feudos de despotismo de Pinto da Costa, não nos faz falta a propaganda “coreana” dos boys de Vieira, não nos fará bem algum o dogma do império liberal das “contas do clube” nem a tosca venda nos olhos que “uma grande equipa resolve todos os problemas”.
Do momento em que me ponho a pensar até ao ponto em que escrevo, o Sporting será sempre um clube único e muito mais do que “dores de crescimento”, o clube tem é de sair “do armário” e assumir-se de uma vez por todas numa ideia clara do que é, numa afirmação transparente do que quer dos seus sócios, ou seja, de si próprio. A reinvenção permanente do caminho do clube, a não redescoberta da sua “melhor” identidade faz-nos perder tempo e recursos, adiando aquilo que pode ser um compromisso entre clube-sócios-equipas muito mais eficiente do que temos agora. Já foi fabulosamente pior, mas faltam alguns passos…e era tão importante dá-los em breve.
A via presidencial absolutista, por muito boa vontade de BdC não é uma identidade que seja fácil ao Sporting adoptar. Não o foi com João Rocha (como nos esquecemos de tudo o que foi o seu mandato e de todos os que não o gramavam) e só o será com BdC, se e é mesmo se, o Sporting vencer campeonatos de forma regular. Ora, embora todos gostemos de o imaginar, isso está longe de ser um dado certo, portanto valerá a pena a esta direcção entender se esse modelo não terá, em qualquer parte do mundo os dias contados. Aliás a perda de maioria nas SADs é só uma questão de tempo e a figura do presidente todo-o-poderoso esvaziar-se-á no cumprimento de regras (algumas úteis) e na obediência a projectos que visem o lucro das sociedades. Ganhar deixará de ser um extra, irá ser uma necessidade.
Ninguém entenda que tudo isto é uma critica a esta direcção ou à figura de BdC, ou melhor, é uma critica, mas parto do ponto de vista que também estes podem melhorar e não de que estão irremediavelmente errados. Este conselho directivo tem sido o melhor desde há muitos, muitos, mas mesmo muitos anos, a tentar entender toda esta problemática e a tentar respeitar os seus sócios, desportivamente tem acertado muito mais do que era suposto, mas faltará mais densidade no que imagina querer para o clube daqui a 10 anos. E por mais que dê a volta à cabeça, não imagino esse “plano” ser desenhado por 1, 5, 10 ou 20 pessoas fechadas numa sala. Não. Esse seria mais um dos tantos projectos que já nos colocaram nas costas. Para sair com confiança “do armário”, para que ninguém se sinta “fora do clube”, para que o clube continue a ser sempre nosso…este plano, esta identidade tem de ser criada como qualquer ideia democrática é passada à prática. Os gregos desenharam o modelo há mais de 2.000 anos e, veja-se a curiosidade, ainda funciona. Debate – ideia – debate sobre a ideia – aprovação. E não se pense que isso diminui o brilho ou a assertividade ao mandato de qualquer direcção…muito pelo contrário.
Não sou adepto da democracia por referendo…mas há pactos essenciais…e o futuro do Sporting, desculpem lá, mas é tanto meu como de BdC, como de todos os que estão a ler este post.
Ponto 2, se o crescimento da equipa envolve “dores”, também tem envolvido génio. O jogo de ontem foi um festival (sim, o Maribor ameaçou…sim mais uma vez demos “borlas”…mas, engraçado, ninguém vê destas coisas nos Mónacos e Moreirenses ou Bilbaos ) e há cada vez mais razões para ver os jogos do Sporting. Continuo a acreditar que o Sporting tem jogadores, treinador e direcção para fazer muitas coisas geniais neste e noutros anos. Saiam todos os “guedes” da frente (sim, os árbitros) e veremos como estará o mapa das tabelas daqui por um bom par de meses.
Ponto 3, o FcPorto vai atestar a seriedade da Doyen. Portanto se esta empresa perder a acção em tribunal e for condenada por más práticas…pode-se dizer que por mero reflexo, ou este clube não sabe o que é ser sério ou não dá muita importância a isso. Eu acho que o clube de Pinto da Costa sobre de ambos os problemas…e acho que a Doyen também. Tantas semelhanças…tu queres ver que…(Pai…?!! És tu..??)
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
26 Novembro, 2014 at 15:20
Sá…dores de crescimento ou são diagnosticadas à posteriori ou então são optimismos, é tentar olhar para os erros como um caminho para….
Só posso dizer…espero que tenhas razão! ;))!
26 Novembro, 2014 at 15:24
Sá?
O texto é do Leão de Plástico.
26 Novembro, 2014 at 15:37
Fds…Leão de Plástico!!! Sorry! O Sá andava tudo à procura dele nas rolottes ontem…hehehe! ;)! Sorry!
26 Novembro, 2014 at 15:38
Letra C por este engano.
26 Novembro, 2014 at 15:46
E bem…e bem….LoL!
26 Novembro, 2014 at 15:43
O sá ainda está nas roullotes à procura da malta 🙂
E nós só não estamos à procura dele pq entretanto entrámos no estádio.
Ainda na ressaca do jogo, foi agradável aquela horinha nas roullotes com a malta.
Mas mais agradável ainda … foram os 3 pontos, a exibição (salvo o início da segunda parte) e não comentar individualmente pq basicamente foi tudo dito nos últimos posts.
A conversa do dia é se “o melhor é a liga europa, pois podemos ir longe” ou “LC, que desportivamente pode ser caótico”.
Sim, temos ali um problema no companheiro do Paulo Oliveira (seja ele qual for) … mas sinceramente, mesmo não passando os 8ºs não vamos fazer má figura. A equipa vai-se bater com … dignidade. 🙂
No entanto, é preciso ver se a Gazprom prefere o Shalke na LC para ser enrabado ou se os priva de outra humilhação.
Podemos empatar ou ganhar em Londres? Claro que sim!
Para já … só penso nas bolas quentes de amanhã … e no choco frito que conto jantar no sábado.
26 Novembro, 2014 at 17:31
Miguel. Foi mesmo muito bom. Foi tão bom que o meu amigo, que não frequenta a tasca, ficou maravilhado com o pessoal.
Foi bom discutir o Sporting com vocês cara-a-cara. Foi perceber que é muito mais o que nos une do que às vezes aparenta. Foi mesmo muito agradável. Só foi pena não termos visto o Sá!!!
Depois, depois foi ver tudo o que se passou em campo, que foi delicioso. Até mesmo o apagão foi transformado numa coisa espetacular com o pessoal das bancadas a acender os leds dos telemóveis.
Relativamente ao post do Javardeiro… Os modelos financeiros dos clubes estão mais ligados aos sócios e adeptos do que à primeira vista pode transparecer. Somos nós que empurramos o clube muitas vezes para politicas financeiras insanas, com a nossa ânsia de ter os melhores jogadores, as melhores equipas, os melhores resultados.
Dou-te um exemplo simples… o Nani. Se perguntassemos aos Sportinguistas quantos é que aceitavam que o Sporting se desviasse da politica financeira que está a ser seguida para o contratar, quantos achas que diriam que sim?
Claro que podemos sempre dizer que quanto melhores forem os resultados, mais dinheiro entra de patrocínios, quotas, bilheteira etc. mas se mesmo assim não houver um equilíbrio entre o que gastamos e o que o nosso mercado pode pagar, facilmente estaremos com a corda na garganta e ao primeiro erro, tipo não ser campeão ou não chegar às meias finais de uma LC, podemos mesmo entrar no vermelhão.
Dito isto, considero que o caminho do Sporting deve ser o do equilíbrio, nunca entrando em desvarios. Como estamos a fazer agora. Criar boas equipas dentro do orçamento aprovado e aproveitar a formação para preencher as lacunas. Optimizar ao máximo aquilo que investimos e maximizar o retorno desse investimento.
Claro que isso pode significar que não seremos campeões todos os anos. Cabe a nós associados não por demasiada pressão e não empurrar o clube para caminhos como os fundos, ou parcerias obscuras ou até mesmo fugas para a frente como foi apanágio da Gestão do GL.
Saibamos nós estar unidos em torno de um caminho sólido que fortaleça o clube e garanta o seu futuro e teremos Sporting para muitos e muitos anos, para muitas e muitas alegrias.
Já agora Javardeiro… Já ias ter com a malta às roulotes!!!
Um abraço para todos e SL
26 Novembro, 2014 at 18:17
Estás em grande 🙂
26 Novembro, 2014 at 15:44
Javardeiro,
Creio que acertaste no teu diagnostico sobre o caminho que temos que percorrer e a definição daquilo que queremos ser a partir de agora. Gostava que a direção nao tivesse tantos problemas prementes para resolver no curto prazo é que lançasse esta iniciativa aos sócios e adeptos.
Creio que terá que ficar para daqui a uns meses, nos próximos tempos com tantas frentes de batalha abertas ( e que ameaçam o nosso espaço e até existência) não estou a ver como se poderá fazer.
SL
26 Novembro, 2014 at 15:49
São muitos anos de tiros nos pés.
Por isso (e mesmo não deixando de apontar aquilo que esta direcção pode fazer melhor), catalógo como incrível o que tem sido feito em tão pouco tempo.
Devolveu-me a esperança, o Sporting. Não fosse (como dizes) tantas frentes e batalhas, certamente o que não tem sido perfeito teria sido feito com mais calma e revisto.
É assim. Alguma batalhas perdidas, mas a guerra será ganha.
Os meus putos vão certamente ver o clube ganhar muitas vezes, como via o meu pai.
Ontem levei um amigo, já está a tratar do processo para ser sócio. Foram mais 3 pontos.
26 Novembro, 2014 at 16:32
Miguel,
100% de acordo. Com o BDC voltei a ter algo que não tinha desde Joao Rocha. Descanso mental e de espírito ao ver que o clube está bem entregue – a alguém que o quer servir e sente como um privilégio poder fazê-lo.
Com alguns erros, como é logico, mas nas contas do deve é haver, o resultado é simplesmente espantoso é encorajador. Era bom que se conseguissem arranjar mais alguns homens e mulheres do calibre de BDC e que se lhe juntasem para corrigir tantos anos de roubo e subalternizacao às nádegas.
SL
26 Novembro, 2014 at 15:58
Não me vou alongar. Até porque o escriba não o merece.
De acordo com o ponto 2 e 3. Obviamente. Estes parecem apenas notas de rodapé para acalmar os ânimos e apaziguar as mentes depois do dislate do primeiro.
Vamos ao que interessa: O ponto 1 é uma mera opinião pessoal do autor e, para mim, altamente especulativa. E perigosa. Muito perigosa.
Esta direcção precisa de mais tempo em exercício para merecer que lhe ‘façam a cama’ com um texto destes.
Quem ainda não percebeu o estado em que o Sporting estava, o longo caminho ainda a percorrer e o que tem beneficiado desde que esta direcção tomou posse, então não sabe nada sobre o Sporting.
Pior, não sabe nada do que se passa no futebol português.
E limitar todos esses factos a um simples comentário de preocupação acerca do suposto absolutismo de BdC é digno de pertencer ao rol de paineleiros da comunicação social. É curioso que as críticas ao presidente passem quase sempre e apenas por este aspecto. O salientar da sua intransigência em se aliar aos poderes podres (e quem sabe a replicar comportamentos de outros dirigentes no passado).
Se Bruno de Carvalho está isolado é apenas porque poucos, muito poucos mesmo, têm a sua capacidade, a sua visão estratégica e devoção ao Sporting.
Mas disto já o brinquedo de plástico não fala.
26 Novembro, 2014 at 15:58
Desculpem mas não percebi este post…
“o Sporting não está em fase de crescimento. Já é um enorme clube, entende-se que BdC o queira maior ainda e essa é uma “vontade” que o torna singular e estupidamente útil” Então, está ou não está em fase de crescimento? Tendo sido os gregos a descobrir a dialéctica, o que não avança recua.
” Mas a principal meta do Sporting não pode ser engordar para gerar mais receitas. Olhando para a estratégia + sócios = + dinheiro, temos de ter uma enorme fé em que existam por aí espalhados 30 ou 40.000 sócios potenciais para que bata certo o plano.” É esta a principal meta do Sporting?
” É minha convicção desde há vários anos que o objectivo principal do clube deveria ser o aperfeiçoamento do seu modelo desportivo. Cada clube tem a sua “alma” o seu espaço dentro de um território competitivo, o Sporting actual tem pouca margem para ter “dores de crescimento”…ou vai, ou racha, como aliás a esmagadora maioria dos clubes”. Não sei se concordo com este ultimatismo, do vai ou racha; mas adiante, se o objectivo principal é o “aperfeiçoamento do modelo desportivo” logo existe um modelo que precisa de ser aperfeiçoado…Já agora qual é, e quais as melhorias?
” A reinvenção permanente do caminho do clube, a não redescoberta da sua “melhor” identidade faz-nos perder tempo e recursos, adiando aquilo que pode ser um compromisso entre clube-sócios-equipas muito mais eficiente do que temos agora. Já foi fabulosamente pior, mas faltam alguns passos…e era tão importante dá-los em breve.” No meio da maior crise mundial desde 29, da maior crise da História centenária do Sporting, as claques juntaram-se, o estádio tem mais adeptos, fora temos mais apoio, aumentou nº de sócios, iniciativa camisola 12, maior interactividade com adeptos nas redes sociais, espaço na Tv para sócios fazerem perguntas, comunicações permanentes a esclarecer o universo sportinguista, meio milhão de euros para a missão pavilhão, Assembleias Gerais sem porrada, etc. Quanto a mais passos…de acordo! Sugestões espero que sejam bem acolhidas!
“A via presidencialista absolutista, por muito boa vontade de BdC não é uma identidade que seja fácil ao Sporting adoptar.” Via “presidencialista absolutista” não conheço. Conheço modelos presidencialistas, semi presidencialistas, monarquias absolutistas e monarquias constitucionais. Se o Presidente eleito ignora o sufrágio torna-se “cesarista” ou “bonapartista” ou ditador. Acho que daqui a uns poucos anos posso ir votar no próximo Presidente, certo? Mas penso que o autor quereria dizer algo como temos um modelo “presidencialista”. Sim, agora já podemos concordar e discordar (eu sei que não se pretendia caluniar, mas vamos ter um bocadinho mais de cuidado quando é esse um dos ataques injustos dos inimigos) e eu concordo. Precisavamos desta ruptura radical. E não tem corrido bem? Poderia melhorar a promoção de quadros intermédios para nos defenderem na comunicação social, mas como são eles que escolhem torna-se dificil. É preciso continuar a partir pedra neste aspecto, mas não voltar ao passado do cada um fala uma coisa, lembrem-se que Inácio quando falou toda a gente lhe caiu em cima com a história da pole position.
“embora todos gostemos de o imaginar, isso está longe de ser um dado certo, portanto valerá a pena a esta direcção entender se esse modelo não terá, em qualquer parte do mundo os dias contados. Aliás a perda de maioria nas SADs é só uma questão de tempo e a figura do presidente todo-o-poderoso esvaziar-se-á no cumprimento de regras (algumas úteis) e na obediência a projectos que visem o lucro das sociedades.” Totalmente em desacordo. Primeiro face à inevitabilidade da perda da maioria na SAD. Depois não percebo como primeiro se fala numa “identidade” e numa “alma”, na maior ligação sócios-clube e depois se pretende que os sócios deixem de ter controlo sob o clube e que o objectivo seja o “lucro”. Mas que grande contradição!
Todo o projecto, pelo que entendo passa precisamente por o Sporting manter o controlo, foi isto que mais uma vez foi reafirmado no último “A Hora do Presidente”
Como pequeno accionista e sócio, o dia em que a SAD tomar o controlo do clube, será o mais negro da História do Clube, é este aliás o Projecto Roquette, o caminho que foi seguido nos últimos 20 anos.
“faltará mais densidade no que imagina querer para o clube daqui a 10 anos” Pelo que entendi, e vou resumir, o projecto passa por manter o Clube como maioritário na SAD, maior ligação aos sócios, reestruturação financeira, aposta na formação, não é isto que tem sido feito?
Tenho outras críticas, reservas ou dúvidas face à Direcção, que aqui já expressei; mas estas, na minha opinião, carecem de mais densidade.
De qualquer modo, é sempre bom discutir o Sporting.
Saudações Leoninas.
26 Novembro, 2014 at 16:33
Caro 7-1, parece-me que passaste ao lado da ideia do post. Mea culpa, pois isso sem dúvida deve ser problema da clareza insuficiente do texto.
1- Se vais resolver problemas (por mais urgentes que sejam) sem uma ideia clara do que queres ser…vais apenas ser reactivo. Vejo isso como um problema, sempre.
2- Não preciso de me defender de estar a ser crítico desta direcção…tenho crédito para dar e vender no sentido contrário…e não é nada disso que o post trata
2- Vais perder a maioria na SAD quer queiras ou não, não sou eu que o diz, são todos os especialistas na matéria…e isso não é nenhum bicho papão, a alma não se vende, nem compra…acho.
3- Se eu fosse expressar as minha opiniões sobre o modelo do clube e os caminhos para lá chegar, a razão do post seria perdida, já que é esse debate que, penso, deve ser feito….e escrevi-o: não estou a dizer que BdC não tem um caminho, o que digo é – esse caminho e essa ideia de Sporting pode ser partilhada e debatida sem que isso retire autoridade ou legitimidade ao seu mandato
4- Lamento desiludir-te mas não sou mais inteligente que nenhum outro sócio e acredito mesmo que outras opiniões podem ser melhores que as minhas. Agora uma coisa eu sei, se queremos mesmo apoiar uma direcção, devemos ajudá-la com as nossas melhores ideias e, se a dado momento, imaginamos que um debate participado sobre uma questão tão fundamental como o modelo desportivo do clube faz sentido…então não é altura de dizer isso mesmo? Calado ajudo zero.
26 Novembro, 2014 at 17:14
Caro Javardeiro
Saudo que tenhas reconhecido que o texto estava confuso, demonstras honestidade intelectual.
Vou tentar responder às tuas observações ao meu comentário.
1-“Se vais resolver problemas (por mais urgentes que sejam) sem uma ideia clara do que queres ser…vais apenas ser reactivo” frase sem duvida correcta em tese, mas que necessita de aplicabilidade prática ao Sporting sob pena de se tornar numa fórmula vazia. Como tentei demonstrar essa ideia existe, e não passa por perder o controlo da SAD.
2a)-“Não preciso de me defender de estar a ser crítico desta direcção…tenho crédito para dar e vender no sentido contrário…e não é nada disso que o post trata”. Da minha parte não precisas nada, nem isto se trata de créditos. Respeito todas as opiniões desde que honestas e fundamentadas.
3-“não estou a dizer que BdC não tem um caminho, o que digo é – esse caminho e essa ideia de Sporting pode ser partilhada e debatida sem que isso retire autoridade ou legitimidade ao seu mandato”. Eu acho que tem sido partilhada e debatida, e que os sócios sabem qual é: rigorosa reestruturação financeira, Sporting a controlar a SAD e não Sporting capacho da banca, luta contra máfia de fundos, envolvimento dos sócios, formação, etc. Enfim, resumindo, um Clube dos Sócios, eclético, formador, com as contas saneadas em oposição ao anterior projecto liquidacionista Sporting SAD clube de futebol.
4- “se queremos mesmo apoiar uma direcção, devemos ajudá-la com as nossas melhores ideias e, se a dado momento, imaginamos que um debate participado sobre uma questão tão fundamental como o modelo desportivo do clube faz sentido”. Se achas que esse debate faz sentido, acho que deves expressar! Acho que deves expressar todas as tuas críticas livremente, e no dia em que tal não acontecer serei o primeiro a defender-te! Só me causa irritação é críticas com segundas intenções ou desonestas ou caluniosas; o que não é o teu caso.
2b) (Tens dois ponto 2): Defendes portanto a inevitabilidade do conceito SAD acima do Clube. Aceito perfeitamente que penses assim.
Mas aqui seguimos um caminho diferente. Acho que foi esse caminho que nos levou à descaracterização, ao Porto B, à belenização, ao desprezo pelo ecletismo e pelos sócios, etc. É certo que não queres nada disto, só a SAD a mandar no clube. Mas isso é na minha opinião abrir a porta a tudo isso…
Foram as SADs que endividaram os clubes e promoveram os fundos, foram as SADs a causa do mal, e é precisamente esse o modelo que vai rebentar com os clubes, não existe aqui nenhuma “inevitabilidade” só se for a inevitabilidade de irem para o abismo!
O projecto que a Direcção propagandeou foi precisamente o oposto, no dia em que me sentir traido passo para a mais feroz oposição.
Pois como tu mesmo dizes ” o futuro do Sporting, desculpem lá, mas é tanto meu como de BdC, como de todos os que estão a ler este post.”
O Sporting é nosso, e no dia em que passar a contar mais uma Assembleia Geral de accionistas que querem natutalmente lucrar do que uma Assembleia Geral de sócios que querem o melhor para o clube independentemente do lucro de curto prazo, é o dia em que deixarei de sentir o clube também como meu.
Saudações Leoninas
26 Novembro, 2014 at 17:54
Ainda bem que não estamos de acordo. O mesmismo é chato como a put…
Então vamos lá:
1-Então, na tua imagem das SAD, elas verdadeiramente farão sentido no que se quer para o Sporting?
2a) despachado
3- Na vida de qualquer clube ou empresa do mundo, os espaços para o debater são escassos. As assembleias gerais têm uma agenda e uma vista muito cirúrgica quanto à sua função. O clube é debatido diariamente e sem dúvida que esta direcção o faz internamente, mas há tantas pontas por fechar, penso que pensar “primeiro arrumamos isto depois debatemos o futuro” é um erro. O “arrumo” pode ir no sentido inverso ao que se pretende no futuro do clube. A utilidade da SAD, o pipeline entre a Academia a Equipa A, o que são e para que servem os núcleos, a extensão do número de modalidades e financiamento destas, as Academias no estrangeiro, o estatuto das várias categorias de sócio…etc…há tanta coisa…(sim está no programa de BdC, mas uma coisa é um programa eleitoral e outra é uma visão abrangente da identidade e propósito do clube). Na tua opinião penso que seja “conversa” a mais para poucos resultados divergentes do que defende esta Direcção…mas será mesmo? Por mais que queira jogar-me à Luta, convém sempre olhar para trás para ver se tenho exército…
4- Se o post quisesse apontar problemas relacionados com a Direcção, falava no investimento que terá de ser feito na Academia, em alguns reforços para o plantel, na “juventude irrequieta” do nosso presidente, na ausência do Sporting dos centros de decisão mesmo que seja para estar sempre a dizer “não concordo”…mas eu não sou perfeito e não exijo isso, nem neste, nem em nenhum mandato, sei que muito será melhorado por aprendizagem. Mas o post é mesmo sobre a necessidade de o clube olhar para si mesmo e finda a audotoria…pegar naquela merda toda e nas ideias que existem por discutir…no final vai poder dizer “a partir de agora vai ser assim e ponto final”. Este caminho não só não está resolvido dentro do programa eleitoral como nunca foi debatido sequer nas eleições…e sabes que não é a mesma coisa eu e tu a trocar ideias sobre o assunto e existir uma posição oficial que está aberta essa via para mudar o que for preciso mudar.
2b) recambiado para a 1
26 Novembro, 2014 at 19:06
Caro javardeiro
Seguindo portanto os pontos reformulados.
1)- A SAD do Sporting existe neste momento, e pessoalmente acho que foram um mecanismo maligno que acabou por levar os clubes à falência. No futuro que idealizo não existiria SAD nem muitas outras coisas. Mas tendo em atenção a correlação de forças actual penso que não se deve colocar em cima da mesa a sua extinção.
A verdadeira questão aqui, é que tu, em contracorrente com o projecto da Direcção (com toda a legitimidade) vens defender 2 teses:
a) a Inevitibilidade de todos os clubes passarem a ser dominados pelas SADs pelo menos a 51%.
b) que deve ser esse o caminho seguido pelo Sporting.
Teses essas que já rebati acima.
2 a e b) abolido
3) Mobilizas pelo menos 3 pontos de vista diferenciados neste ponto.
O 3.1 será que “os espaços para o debater são escassos”. Concedo que poderiam ser mais e melhores, embora reconheça melhorias e repudie calunias de “ditadura”. Foi no ano passado o IX Congresso Leonino, algo que talvez podesse existir com mais regularidade (o anterior foi em 2009) e sem ter ideias brilhantes, fico também à espera de alternativas concretas que possam melhorar.
O 3.2 será “pensar “primeiro arrumamos isto depois debatemos o futuro” é um erro” mas não encontro consubstanciação prática e exemplificativa nessa formulação. A questão da SAD está assumida na reestruturação como sendo prioritário o controlo do clube, o pipeline entre a equipa A e B embora com contradições tem vindo a alimentar a A, os núcleos tiveram novos estatutos e tem um programa de tv dedicado, as modalidades foram aumentadas (exp. Hoquei Patins, futebol praia) e criou-se o principio da auto-sustentação financeira, passandos as quotas dos sócios directamente para as mesmas, as Academias no estrangeiro foram aumentadas bem como estabelecidos protocolos com clubes como o estado-unidense New England, as categorias de sócio foram alteradas permitindo sócio por 6 euros em tempos de crise, sócio num minuto, aumento de sócios. Mas independentemente do nosso juízo crítico sobre estes temas elencados por ti, em que é que tal entra em rota de colisão com o “projecto” ?
O 3.3 será que “Na tua opinião penso que seja “conversa” a mais para poucos resultados divergentes do que defende esta Direcção…mas será mesmo? Por mais que queira jogar-me à Luta, convém sempre olhar para trás para ver se tenho exército…” algo que não percebi bem, nem no que se refere a qual será a tua caracterização do que seria a minha opinião nem o teu enigmático posicionamento de que não temos “exército” para a “luta”. Que “luta”?
4) ” Mas o post é mesmo sobre a necessidade de o clube olhar para si mesmo e finda a audotoria…pegar naquela merda toda e nas ideias que existem por discutir…no final vai poder dizer “a partir de agora vai ser assim e ponto final”.” Quanto à necessidade de o Clube olhar para si mesmo de acordo, será uma necessidade permanente controlar uma máquina gigantesca, mas então devemos discutir o projecto desde já (que tu afirmas não estar esclarecido) ou devemos esperar pelo fim da auditoria para debater esse “projecto”? E se “a partir de agora vai ser assim e ponto final” não será isto o tal “mesmismo” que criticas?
Tal como defendes o controlo da SAD sobre o clube, se alguma direcção me disser “ponto final” agora os accionistas mandam mais que os sócios, lutarei, com ou sem exército, na medida das minhas possibilidades contra tal, mesmo que seja “chato como a put…”
Saudações Leoninas
26 Novembro, 2014 at 19:52
Concordo que foi a partir da legislação criada para permitir a existencia das SAD que os clubes na sua ansia de ganhar sem olhar a meios começaram a subir desalmadamente os seus passivos que começaram a ficar fora de controle de tal modo que os enxames de fundos ficaram com o terreno livre para invadir e tirar benefícios de quem se sentia sem condições para alimentar a pressão de adeptos que na esmagadora maioria só se interessam por títulos. É a tal droga de que fala o presidente.
Se não estou errado, essa legislação diz que os clubes não podem ter a maioria do capital das SAD. Sendo assim, só com jogadas financeiras os clubes podem presidir às ditas, o que acho é o caso do Sporting. São estes e outros assuntos prementes que deveriam preocupar os Duques e Corleones.
26 Novembro, 2014 at 16:02
mbc, ontem apareceste na TV…. é engraçado reconhecer pessoal da Tasca na tv!!!
26 Novembro, 2014 at 16:05
Bem me pareceu tê-la reconhecido!
26 Novembro, 2014 at 16:03
CÁ PUTA DE POST!!!
Um ganda like nisto!
SL
26 Novembro, 2014 at 16:22
O futuro é querer passar aos 8º da LC qual liga europa , qual ca%43. somos o Sporting e enfretamos qq adversario em qq lado.
Eu sempre me lembro do Sporting jogar contra 13. Havia algumas ‘pequenas’ diferenças: tinhamos jogadores acima da média, uma gestão competente e dedicada e o sentir a camisola faziam toda a diferença. Entravamos sempre para ganhar.
O pessoal mais novo pode pensar que esta coisa dos golos invalidados , da ajuda aos lampiões, sao modernices. Desiludam-se, que me lembre sempre foi assim. Sou do tempo em que era o lampiao H. coelho que indicava aos fiscais de linha os fora de jogo e vangloriava-se disso.
Independemente de alguns erros estamos a voltar ao passado, ao nosso passado.
26 Novembro, 2014 at 16:38
Champions League, pois claro…Até porque é impressão minha ou jogamos muito, mas muito melhor com equipas grandes do que com os ‘brinca na areia’ do campeonato português????
26 Novembro, 2014 at 19:42
jogamos muito mas muito mais sem arbitros portugueses ou naqueles jogos cá em que dá muito nas vistas roubar….
26 Novembro, 2014 at 16:53
há dois anos atrás se nos perguntassem pelo futuro…
Era só receio de perder o comboio dos grandes…
De poder, por inacreditável que pareça, cair na segunda liga…
futuro sombrio como as trevas…
Também quero pensar o SCP daqui a 10,15,20 anos…
Mas porra…
Em apenas ano e meio o BDC já conseguiu tanto em tantas frentes….Já conseguiu o que eu não imaginaria ser possível em tão pouco tempo.
Demos tempo ao tempo pois acredito que esse planeamento não irá ser esquecido nem passado ao lado dos sócios.
Neste momento não vejo clube mais democrático e transparente m Portugal.
Certamente irá chegar o momento de pensarmos e SCP a 10, 20 anos.
Para já BDC, principalmente, e nós também temos que nos preocupar muito seriamente! com o SCP daqui a 3 anos com a ratoeira que o orelhas e o corrupto nos estão a preparar com o modelo para dividir o dinheiro. (Duvido que o BDC se deixe “comer”…) mas essa é uma batalha que teremos que ter uma estratégia para a ultrapassar. Eu também tenho uma ideia de forma a não lhes dar hipóteses nenhumas mas também gostava, de “ouvir outras ideias”, se mais não fosse, ver isso discutido, pelo menos aqui!
26 Novembro, 2014 at 16:58
Costumo ser fã dos teus comentários mas desta vez não vejo as coisas da mesma forma.
Basicamente penso que o caminho está mais que definido mas por estratégia não é publicamente discutido de forma aprofundada.
Aconselho-te a consultares o programa eleitoral do BdC, lá tens os objectivos desta direcção para o clube, onde encontras cenas do genero “ter 60% de custos em função das receitas” ou “impulsionar a ligação dos adeptos através do aumento de associados” ou “um modelo de formação integrado e que será a base das equipas séniores” ou “aumento do património”.
E quanto a identidade eu estou bem esclarecido, “ser tão grande como os maiores da europa”.
SL
26 Novembro, 2014 at 17:38
Isto hoje era vitória do Zenit e vitória do Mónaco.
Era o adeus Europa!
26 Novembro, 2014 at 17:45
Nem sei que te diga…não sei se não preferia que eles fossem parar à Liga Europa e andassem a cansar-se e a soar com aquelas equipas de merda…para chegarem ao campeonato todos rotos!
Os gajos têm uma equipa curtíssima! Só se safam no campeonato se não se cansarem a meio da semana…
26 Novembro, 2014 at 17:46
Será que isso seria muito bom para nós? Dava para rir e gozar com eles(se calhar obrigava-os a vender) mas…com o plantel curto que eles têm eu prefiro vê-los sobrecarregados com jogos (ainda por cima à 5feira)!
26 Novembro, 2014 at 17:49
Qual sobrecarga? Jogar contra equipas de merda à 5º? Com o plantel extenso que eles têm põem sempre quase a segunda linha a jogar na Liga Europa.
A Liga Europa até às meias-finais é por norma um autêntico passeio.
26 Novembro, 2014 at 17:53
Plantel extenso?!?! Quem?! O Steven Vitoria?! Benito?! Cristante?! Bébé?! Pizzi?! Viram-se à rasca para ganhar ao Covilhã com essas “segundas linhas” quanto mais…
Se fazem isso não passam da próxima fase e perdem contra uma das tais equipas de merda, que ainda é mais humilhante…
26 Novembro, 2014 at 18:25
Foda-se, para ganhar à merda do PAOK e do AZ não chegam bem?
26 Novembro, 2014 at 18:26
Tenho muitas duvidas…os gajos não jogam pifo….iam sendo encavados pelo Covilhã….
26 Novembro, 2014 at 18:38
Artur, Maxi, Lisandro, Jardel, André Almeida, Rúben Amorim, Pizzi, Ola John, Sulejmani, Derley, Bebé
Um exemplo de um 11 para passear na Liga Europa.
26 Novembro, 2014 at 18:42
Para passear de lá para fora.
26 Novembro, 2014 at 18:45
Claro que sim, é só um 11 que custou uns 40 milhões.
26 Novembro, 2014 at 18:45
Aposto contigo que com essa equipa eram eliminados…mas duvido que o JJ aposte numa equipa assim,aliás, se eles forem para a liga Europa ele vai ser muito pressionado para ganhar! E jogando 5a feira no máximo descansam 3 dias…
26 Novembro, 2014 at 18:48
Ele não roda sempre os 11 jogadores, era só um exemplo de uma equipa que a meu ver é capaz de eliminar aquelas equipas que calham sempre nos 16-avos ou nos oitavos e às vezes até nos quartos-de-final…
É a duas mãos, têm sempre a hipótese de emendar um deslize no 2º jogo. Não se esqueçam disso.
26 Novembro, 2014 at 18:53
A qualidade um plantel mede-se pelo que custou?
Ta boa.
26 Novembro, 2014 at 19:08
Nem sempre, mas normalmente é um indicador…
E duvidas que um jogador como o Bebé no Sporting estava a render em vez de estar no banco ou na bancada? O mesmo com o Pizzi em quem estivemos interessados…
Existe qualidade, só que o Jesus não trabalha os jogadores todos, escolhe um núcleo duro e vai com esses até ao final. O resto está só lá a picar o ponto.
Já viste o historial da linha de ataque que coloquei?
Pizzi fez uma grande temporada no Paços de Ferreira e nos anos que esteve em Espanha destacou-se sempre.
Ola John na altura que veio vinha rotulado de craque e até começou a aparecer bem na equipa onde fez uns bons jogos e alguns golos, depois desapareceu e agora só a espaços. Olha, preferia o Ola John ao Capel…
Suljemani na Holanda era um craque, marcava golos em barda… Outro jogador que provavelmente o Jesus não gosta.
Derley, não sou fã dele, mas vi muita gente aqui a pedir a sua contratação, e falando em números foi dos melhores marcadores do nosso campeonato.
Bebé para mim é um jogador muito interessante, está marcado pela infeliz passagem pelo Man Utd mas no Paços de Ferreira que lutou para não descer conseguiu marcar muitos golos, foi também dos melhores marcadores em Portugal.
Se achas que não é equipa suficiente para vencer muitas equipas da Liga Europa então está bem.
26 Novembro, 2014 at 19:50
Acho. Ainda para mais porque o slb nao vai ser a unica equipa a cair da LC para a LE.
Ola John é mais dormente que o Carrillo.
Pizzi e Sulejmani sao medianos.
Derley nao gosto.
Bebe acho fraquissimo.
Resumindo, na minha opiniao vinham de vela na 2a eliminatoria.
26 Novembro, 2014 at 20:21
O Riga não diria melhor…
Se essa merda fosse o nosso 11 secundário cá estarias tu a dizer que não tinham categoria nenhuma…
Z
26 Novembro, 2014 at 20:35
O benfica o ano passado foi à Grécia jogar com o todo poderoso PAOK com o seguinte 11:
Artur
Maxi
Luisão
Jardel
Sílvio
Rúben Amorim
André Gomes
Enzo
Sulejmani
Djuricic
Lima
Ganhou 1-0 só com 3/4 jogadores que costumavam estar no 11 titular.
Se queres ser urso e não perceber que na Liga Europa há muitas equipas de merda, é contigo. Se calhar não te lembras das goleadas que com a nossa super equipa que tinha Postiga, Polga, Carriço e afins aviava nos Genks e nos Levkis e por aí fora. Devia ser o Paulo Sérgio que era um mestre da táctica.
Alguém disse que era um 11 para ganhar a Liga Europa? Disse quer era um 11 mais do que suficiente para chegar aos quartos-de-final no mínimo. Ainda por cima com jogos a 2 mãos, se corresse mal lá punham o melhor 11 ou perto disso na 2ª mão para emendar. Isto tudo para justificar o “desgaste” que supostamente eles iriam sofrer por participar na Liga Europa é um mito.
E se estes fossem as nossas 2ªs linhas garanto-te que hoje em vez de os considerares “fracos” eras capaz de até gostar de alguns, ou só porque um jogador veste a camisola do benfica ou do porto passa a ser automaticamente uma valente merda?
26 Novembro, 2014 at 21:10
Urso? Ta boa
Falavas do Riga mas o teu comportamento é semelhante.
Arrogante, tiques de superioridade e mania que tem sempre razao.
Para mim o Bebe é uma merda, por alguma razao nao o queria no SCP. E nao é pelas tuas analises que mudo de opiniao.
26 Novembro, 2014 at 21:12
Quem é que falou no Riga?
Quem é que me comparou ao Riga?
26 Novembro, 2014 at 21:14
Eu nao disse que falaste no Riga, disse que falavas do Riga.
26 Novembro, 2014 at 21:16
Não gostas do Bebé e queres que faça o quê?
Tenho de ter uma opinião semelhante à tua? Eu ainda justifiquei a minha já tu apenas referiste que tenho “tiques de superioridade” só porque olha… respondi-te e justifiquei o que tinha dito.
Está boa…
26 Novembro, 2014 at 21:19
Eu falava do Riga na mesma medida que todos falavam. Mas não fui eu de certeza que contribuiu para a sua expulsão da Tasca.
Nem sabia que tinha sido expulso!
Ultimamente já nem lia grande parte do que ele escrevia e nunca lhe respondia mesmo que ele comentasse algum comentário meu.
Comparar-me ao Riga é que é de urso.
26 Novembro, 2014 at 21:24
Claro LaS.
Eu acho o Bebe uma merda, logo acho que nem vale a pena analisar ou explicar.
Quanto aos tiques de superioridade, nao sao por explicares a tua opiniao, sao pela maneira como o fazes. É raro aceitares a opiniao de outra pessoa.
“Se queres ser urso e não perceber que na Liga Europa há muitas equipas de merda, é contigo”
Ta aqui um bom exemplo.
26 Novembro, 2014 at 21:38
Vou reformular essa frase, não quero passar má imagem.
Caro Zandonaide, em primeiro lugar agradecer-lhe por me comparar ao enorme Riga, melhor elogio seria difícil de receber. Permita-me agora que educadamente, e espero que não leve a mal esta ousadia, que lhe diga que está a ser tótó porque na Liga Europa as equipas que por lá andam são fraquinhas sem grandes argumentos para discutir o jogo até contra a 2ª linha de um qualquer clube com mais recursos como é o caso do benfica.
Mais uma vez, obrigado pelo elogio caro amigo!
Agora para si brunovl, não gosta do Bebé e não acha que precisa de justificar o porquê só porque a resposta é “NÃO gosto”. Estará nalgum teste em que aparece a clássica pergunta: “Sim ou Não? Se Sim justifique.” em que também é um clássico a resposta mais escolhida ser “Não” para evitar a chatice de justificar?
Eu quando não gosto de um jogador tento justificar, é que por norma se gosto enumero pontos positivos (em maioria em relação aos negativos) e quando não gosto enumero pontos negativos (em maioria em relação aos positivos).
Normalmente é assim que as coisas funcionam. Pelo menos é assim que penso.
Mas concordo contigo em tudo o que disseste, não quero contrariar ninguém aqui!
O Bebé no Paços de Ferreira marcou mais de 10 golos na liga portuguesa mas é fraquinho. O Caetano ao pé dele é o Messi.
26 Novembro, 2014 at 22:36
Caro LàS, permita-me reformular.
Não gosto do Bebe porque o acho uma merda. E porquê, pergunta o meu caro muito bem.
Basicamente porque acho que é um tronco com olhos. Decide mal, cruza mal, não é inteligente, não é propriamente tecnicista, não tem qualidade de passe. É rápido e remata com força. Basicamente é isto que penso do Bebe.
Marcou muitos golos no Paços? Marcou, mas também, verdade seja dita, não passava a bola a ninguém e rematava 40 vezes por jogo. No fundo é tipo Isaias, remata até acertar na baliza.
Espero que isto sirva para perceber melhor o que acho do Bebe.( Enumerei mais pontos negativos do que positivos, espero que dê para perceber)
Para terminar deixar também o meu ponto de vista de uma maneira eloquente, como o meu caro também gosta e como alias hoje deixou por exemplo ao Converge.
Quem vê potencial no Bebé e no Fokobo não percebe nada de bola.
26 Novembro, 2014 at 22:45
Sabes quantas vezes remata o Ronaldo por jogo? É que para marcar golos é preciso tentar… No entanto desconheço a estatística de números de remates que o Bebé fazia por partida no Paços de Ferreira. Mas deve ter valido a pena ter rematado tantas vezes, é que graças aos golos impediu aquela equipa tão fraca de descer. E olha que ter o Costinha ou o Jorge Costa como treinador não deve dar para aprender grande coisa.
O que é que não gostas do Fokobo?
Eu gosto do facto de ser agressivo, às vezes exagera é verdade, mas se uns idoltravam o Rinaudo precisamente por isso, porque não há o mesmo tratamento com outro qualquer que tenha o mesmo “estilo” de jogo? Gosto também da qualidade com a bola nos pés, impulsão e cabeceamento, os aspectos negativos prendem-se com o facto de não jogar simples quando por vezes tem de o fazer, tentar colocar bolas em colegas pressionados, nem sempre decide da melhor maneira, falta-lhe um pouco de inteligência a jogar, mas isso poderá ser um aspecto que trabalhado possa ser corrigido.
Espero que singre no Sporting, quando um jogador da formação tem sucesso no clube é sempre bom.
Quem só vê aspectos negativos num jogador como o Fokobo, continuo a dizer que não percebe um caralho disto.
26 Novembro, 2014 at 23:10
O que não gosto no Fokobo? Acho que só lhe reconheço capacidade fisica. Não acho que tenha capacidade técnica, nem de passe, nem velocidade. Inteligencia quase nenhuma. Complica em demasia.
Acho-o uma versão inferior do Vidigal.
No entanto espero que singre, porque é sempre bom quando isso acontece.
26 Novembro, 2014 at 17:53
Leão, eles este ano não têm plantel para terem duas equipas. Não desgostava que eles fossem parar à Liga Europa para jogarem duas vezes por semana. Mesmo rodando a equipa, não estariam a semana toda concentrados no campeonato.
26 Novembro, 2014 at 17:45
Sou grande apreciador dos petiscos que o Leão nos oferece na sua tupperware de Plástico. Como tal, é com amizade e respeito que discordo desta posta.
1 – angariação de sócios: é fundamental. O número de sócios pagantes serve de indicador para o número de consumidores pagantes do clube. Tem impacto na bilhética, merchandising e marketing, pelo que pode ser usado como indicador para patrocinadores, parcerias e, até, como peso real em termos de amostragem social de adeptos/consumidores activamente empenhados no símbolo/marca Sporting.
2 – depois de vários anos amorfos, o Sporting (real) já não era tão grande como foi, por exemplo, com João Rocha. Definhámos. A alma está cá. O potencial e os valores existem. Há gente com memória que perpétua o que fomos, para que o continuemos a ser. Contudo, os músculos não eram exercitados. Há que relançar, refundar, requalquer coisa o Sporting – e nós cá estamos para o fazer, até porque ninguém o fará por nós.
3 – João Rocha teve o enorme mérito de projectar o Sporting como potência desportiva, numa altura em que a hegemonia do carnide de Coluna, Torres, Eusébio, Toni (com uns quantos calabotes pelo meio) parecia ter secado tudo à volta. O ecletismo não nasceu com João Rocha mas desenvolveu-se enormemente com o mesmo, e com isso o nosso orgulho e identidade, que nos ajudaram a aguentar a seca dos 20 anos seguintes, sem que a identidade e a grandeza se perdessem.
4 – o líder. Não morro de amores pelo estilo, mas, sou grande admirador do processo e resultados intercalares. Foi eleito, tem feito um trabalho muito positivo e, sem dúvida, estamos francamente melhores do que estávamos.
5 – dores de crescimento – existem, existirão durante alguns anos e eram inevitáveis. A alma era grande mas o corpo estava profundamente doente, pelo que a recuperação exige bastante esforço. Nem tudo resultará, mas o caminho faz-se andando, que é coisa que cansa, faz doer as pernas e causa imensas bolhas nos pés. Até ao momento em que deixa de o fazer.
(Após este momento de quase idoneidade, vejo-me obrigado a retomar o tom normal, sob pena de alguém pensar que me piratearam o nick: Oh Sousa Tavares, pá… na peida, pá!)
Pronto. Já me sinto melhor.
S.L.
26 Novembro, 2014 at 17:48
*”perpétua”!? fds…
26 Novembro, 2014 at 17:56
off-topic:
sempre ouvi dizer que o karma é fod….do. tanto chorou, tanto chorou, que agora tem razão pra chorar.
_______________________________________________________________________________
O sonho de Ricardinho em jogar a UEFA Futsal Cup diante do Sporting acabou por se transformar em pesadelo. Além de nem ter conseguido sequer recuperar a tempo para jogar em Lisboa, o jogador do Inter Movistar acabou por piorar a sua condição física, conforme o próprio adiantou no seu Instagram.
“Infelizmente o pior confirmou se… Ao forçar para tentar regressar antes do tempo e tentar jogar em Lisboa, fiz duas roturas na perna esquerda… agora resta recuperar com calma e sem pressa… Quanto mais se faz sacrifícios se faz por uma equipa, pior é…;( seguimos na luta.. Voltarei quando estiver 100%…. Força equipa..”, escreveu o português, sem no entanto adiantar prazo para o regresso.
Uma notícia péssima para o jogador e para o seu clube, no mesmo dia em que, pela manhã, dava conta do iminente regresso do português. “A boa notícia é o iminente regresso de de Ricardinho”, escrevia o site dos espanhóis.
_______________________________________________________________________________
26 Novembro, 2014 at 18:42
‘E uma pena nao ter partido as 2 pernas em vez duma rotura
26 Novembro, 2014 at 18:09
OFF-TOPIC:
“Beckenbauer confirma que Shaqiri pode sair em janeiro”
E tentar um empréstimo à Nani? 🙂
Z
26 Novembro, 2014 at 19:26
O Manchester vai pescar o gajo.
26 Novembro, 2014 at 18:10
Espero que os lampiões comprem mais este Danny! Flop velho e caro…Falam muito, falam muito, falam muito….nunca me lembro de o ver de fazer um grande jogo…nem na champions, nem na selecção…
26 Novembro, 2014 at 18:11
Está feito uma “Merda dum Jgador”! 😛
Z
26 Novembro, 2014 at 18:12
Hehehe! :)! Mesmo…
26 Novembro, 2014 at 18:40
Estavam a dizer mal do homem, e olha lá…
26 Novembro, 2014 at 18:46
E marca o golo! genial!
Z
26 Novembro, 2014 at 18:54
Moral da história : Qq merda de jogador marca ao benfica.
26 Novembro, 2014 at 20:15
🙂
Z
26 Novembro, 2014 at 18:41
Golo do Danny 😀
27 Novembro, 2014 at 9:51
Hehe! Só para me calar! Mas obrigado na mesma Danny! Ainda assim…não joga um pifo…:PPP!
26 Novembro, 2014 at 18:16
Vai entrar o primo do Cherbatov no Zenit.
Seu nome, “Chatov”!
26 Novembro, 2014 at 18:40
GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
DANNY!
26 Novembro, 2014 at 18:41
Assistência do Hulk. Este gajo está destinado a foder o benfica à grande.
26 Novembro, 2014 at 18:48
eh eh eh devo dizer que isto foi uma grande injustiça então porque é que o arbitro não anulou o golo, como fizeram cá em portugal nos 3 ultimos que eles sofreram? o benfica está a ser gamado pá, então não havia um gajo fora de jogo? se não havia inventasse um como cá porra e depois faziamos uma linha de fora de jogo “com ponto de fuga” para explicar porque é que a linha está torta, os jogadores dos lampiões não estão mesmo habituados a jogar sem colo por isso é que fazem os resultados que fazem na europa PQosP a todos
26 Novembro, 2014 at 18:42
Pumba! Que alegria.
26 Novembro, 2014 at 18:42
digam lá mal do Danny agora!!! 🙂
26 Novembro, 2014 at 18:43
O boifica, em 5 jogos da Champions (este ainda não acabou) só marcou 1 golo. É obra.
26 Novembro, 2014 at 18:44
A culpa é do Vieira não se sentar no banco.
26 Novembro, 2014 at 18:50
Se apagassem a luz ao intervalo talvez funcionasse.
26 Novembro, 2014 at 18:51
2 golos (perdeu 3 a 1 com o Leverkusen e ganhou 1 a 0 ao Mónaco).
26 Novembro, 2014 at 18:56
Esqueci-me desse golo na Alemanha. Mas a crítica mantém-se. 2 golos em 450 minutos. Deve ser record. Negattivo.
26 Novembro, 2014 at 19:02
Não! Está tudo normal o apoel só tem 1 golo, o bate tem 2 e o liverpoole o malmo (menos 1 jogo) também!
26 Novembro, 2014 at 19:29
ILLU, eles eram do 1º pote! Se não é record, por lá anda.
26 Novembro, 2014 at 19:31
Olha que isso era de averiguar.
Um record negativo para o benfica fica-lhes tão bem.
26 Novembro, 2014 at 21:55
O Liverpool já não conta… Apoel 1 golo; Bate, malmo e slb- 2 golos!
26 Novembro, 2014 at 18:54
Luisão na rua… Uma raridade por cá… vamos apreciar!
Z
26 Novembro, 2014 at 19:06
Em rigor, marcou 2 (derrota 3-1 c/ Leverkusen e vitória 1-0 ao Mónaco). Mas é um vergonha! 2 golinhos, 3 derrotas, último do grupo, sendo POTE 1 !!!
26 Novembro, 2014 at 18:49
Mais um formando do Sporting a dar uma alegria à nação Leonina, é bem Danny.
26 Novembro, 2014 at 18:50
O Danny não é formado no Sporting.
26 Novembro, 2014 at 18:51
Mas bem que o podíamos ter aproveitado…
26 Novembro, 2014 at 18:59
Verdade, obrigado pela correcção.
26 Novembro, 2014 at 18:52
o melhor benfiquinha (abnegado mas pouco mais) não consegue derrotar um zenith muito medíocre. estratégia fodida do villas boas: aguentaram, , desgastaram, desgastaram, deram o domínio e depois, pimba! tá feito.
ou como se diz em russo:
“чистый чистый”
(limpinho, limpinho)
ps: Luisão prá rua! 😉
26 Novembro, 2014 at 18:52
LUISÃO EXPULSO!
Contra o Leverkusen a dupla de centrais vai ser boa vai.
26 Novembro, 2014 at 20:03
Como foi duplo amarelo a Liga de Clubes deverá despenalizar… oh wait…
26 Novembro, 2014 at 18:53
luisão para a rua …. o colinho ficou em casa ?
26 Novembro, 2014 at 18:54
Luisão expulso com duplo amarelo.
26 Novembro, 2014 at 18:57
sem dúvida, é um benfiquinha de trazer por casa, com a Liga comprada e os árbitros por arrasto. nada mais.
(VIVA O PRODUTO NACIONAL QUE LUTA PELA AFIRMAÇÃO NA EUROPA!
VIVA O SPORTING!)
26 Novembro, 2014 at 18:58
A Champions já foi. Se o Mónaco vencer hoje os lampiões ficam já fora das competições europeias. Apagou-se a luz.
26 Novembro, 2014 at 18:58
É preciso agora o Mónaco ganhar e pôr os porcos fora da Europa, gostemos ou não, não há duas sem três, e se os gajos saltam para lá, são candidatos a ganhar.
Agora nós. Sentimento ambíguo, este que sinto. Continuar na Champions, significa estar nas 16 melhores da Europa, com a visibilidade que a mesma nos trás, mas, aquela eliminatória com o Bayern, continua a assaltar-me os pensamentos. Seguir na Europa League, não nos dá tanta visibilidade europeia, mas, tendo em conta o nosso caudal ofensivo e qualidade de jogo, permite-nos sonhar que é possível conquistá-la.
Chegando aos oitavos de final da Champions, dificilmente daí passaremos, não por não acreditar na nossa equipa, mas sim, por acreditar que as seis equipas possíveis de apanhar, se não houver surpresas, 50% Espanholas 50% Alemãs, não nos irão permitir veleidades desportivas.
Entre amigos, a discussão é esta mesmo, uns preferem passar para a Liga Europa, e outros, continuar na Liga dos Campeões porque existe sempre um risco de sermos eliminados por algum Asteras, e , sendo assim, a ter que ser eliminado, que seja por um Real Madrid, Barcelona, Atletico, Leverkusen, Dortmund ou Bayern.
Tendo em conta o que escrevi, preferia arriscar no prémio desportivo, Liga Europa, no que, no prémio financeiro, Liga dos Campeões. Além de que, a vitória na Liga Europa , dá acesso ao playoff da Liga dos Campeões da próxima época.
SL
26 Novembro, 2014 at 19:02
Por mais importantes que sejam as aspirações de nós, adeptos, duma coisa te garanto: não há uma alma em toda a estrutura do futebol do Sporting (jogadores e técnico incluídos) que pensem noutra coisa que não nos oitavos de final da Champions.
26 Novembro, 2014 at 19:06
O Mónaco vai ganhar na Alemanha, porque o Bayer já não precisa dos resultados dos dois últimos jogos. Não vai jogar para perder, evidentemente, mas não tem a mesma motivação.
Quanto ao Sporting, não ficarei triste se descer para a Liga Europa, mas prefiro o segundo lugar. Como vou a Londres seria espectacular ver a qualificação do Sporting em Stamford Bridge. O Chelsea deverá fazer mexidas, mas o jogo será sempre muito difìcil para nós porque os suplentes deles também são muito fortes. De qualquer modo acredito na qualificação porque o Schalke não ganha na Eslovénia. São uma equipa humilhada que vai jogar fora com o Maribor, o qual tem a motivação de poder qualificar-se para a Liga Europa se vencer os alemães. Os cenários que eu gostava aconteceram, ainda melhor do que o que esperava, pois o Chelsea goleou o Schalke. 🙂
26 Novembro, 2014 at 19:10
Estou a ver o Nani a partir a loiça toda em Londres.
26 Novembro, 2014 at 19:31
Acredito que a equipa fará lá um grande jogo, mas há que ter consciência que esta equipa do Chelsea é muito forte. Acho-a superior ao Chelsea que o Mourinho treinou na primeira vez.
Viu-se o que aconteceu ontem ao Schalke, e connosco, se não fosse a grande exibição do Rui Patrício, podíamos também ter sofrido muitos golos. Ontém os alemães aos 2 minutos já estavam a perder. Na mesma altura em Alvalade já o Diego Costa tinha falhado um golo isolado. Por isso, a equipa tem de defender muito melhor, senão não vai dar.
26 Novembro, 2014 at 19:30
Jordão, essa não percebi… Não precisa o Bayer?
Se perdem ficam a 2 pontos do 3o…
26 Novembro, 2014 at 19:39
Pois é, tem 9 pontos. Tinha ideia que já tinha assegurado o primeiro lugar, mas não. Assegura se ganhar hoje, ou na Luz, bastando uma vitória em dois jogos; ou nem isso, se os outros também não ganharem no último jogo.
26 Novembro, 2014 at 19:42
Isso. Espero que percam hoje para o carnide ficar já de fora e o Bayer vir com fome de lhes dar uma coça. Vai Léo Garden.
26 Novembro, 2014 at 19:10
Uma eliminatória com atlético de Madrid, bayer Leverkusen ou borussia de Dortmund não seria desiquilibrada! Eu quero é jogar com os melhores…
26 Novembro, 2014 at 19:01
Lá está o cabrão do arbitro então o gajo não sabe que é proibido expulsar os jogadores dos de carnide? e o luizão pá! o gajo não leu as recomendações da comissão arbitral da fpf? e da apaf? diz lá claramente no ponto 2 “é proibido expulsar os jogadores dos lamps” no ponto 3 vem ainda mais especificamente “o luisão nunca faz faltas e muito menos para amarelos, quando acerta num adversário é porque é muito grande e por isso ocupa muito espaço, os arbitros e fiscais de linha devem ignorar completamente as sarrafadas que ele dá aos adversários e pouparem essas faltas para marcarem aos jogadores do Sporting quando eles não acertam nos adversários e assim restabelecer o equilibrio cósmico”
Então estes arbitros estrangeiros vão para ali apitar sem saberem as regras básicas do futebol? Aonde isto chegou!!!
Tenho de parar de escrever porque já não consigo mais, estou com cãimbras de tanto me rir
26 Novembro, 2014 at 19:02
Viva o cubo mágico! Carnide a honrar Portugal com o último lugar do grupo, não fossem as ajudas internas e Carnide não estaria no lugar que está no campeonato.
26 Novembro, 2014 at 19:07
Carnide passa de Cabeça-de-série para Cabeça-de-melão.
26 Novembro, 2014 at 19:14
Ahahah! Nos jogos fora de casa para a Champions o slb tem 1 ponto! Até as reticências têm mais pontos…
26 Novembro, 2014 at 19:19
LOLADA !!!
26 Novembro, 2014 at 19:22
-Tou?
-Quem é?
-É da Champions…o benfica está?
– Não…já saiu!
26 Novembro, 2014 at 19:08
Os “tripiões” devem estar contentes, afinal uma das suas equipas passou a fase de grupos. Com tanto frio ajuda a comer os gelados com a testa!
26 Novembro, 2014 at 19:12
Ao contrário do aqui tem sido dito, ouvi o José Eduardo na Burla Tv afirmar que se ficarmos pelos oitavos da Champions, fazemos mais dinheiro na Liga Europa. Desconheço qual será a tese verdadeira.
Era só o que faltava torcer pela derrota ou empate do Sporting: rumo à Champions, pois claro!
SL
26 Novembro, 2014 at 20:50
Oitavos da Champions são 3.5 M€; o finalista derrotado da liga Europa recebe 4.5 M€; o vencedor recebe 7 M€. Isto sem contar com receitas de bilheteiras…
26 Novembro, 2014 at 19:12
Off topic:
Alguém consegue ver o tvgolo?
Era o site que usava para ver os resumos dos jogos mas há umas semanas que parece que foi à vida… Alternativas?
SL
26 Novembro, 2014 at 19:14
És vodafone?
26 Novembro, 2014 at 19:16
podes continuar
http://tvgolo.mobi/pt/index.php
26 Novembro, 2014 at 19:18
Ireland,
Mandaram abaixo o site não só para vodafone como para toda a gente. Foi mandado abaixo por ordem judicial.
No entanto… Parece que surgiu um site “estranhamente” similar:.. 😀
http://www.tvgolo.mobi/pt/
Bom proveito!
26 Novembro, 2014 at 19:20
Aqui em Portugal (vodafone) colocando o IP ainda passa, o filtro foi no DNS !
http://109.201.135.42/pt/index.php
26 Novembro, 2014 at 19:33
http://hoofoot.com/
26 Novembro, 2014 at 19:40
Obrigado a todos!
26 Novembro, 2014 at 19:16
Coitado do Toni. Ele bem tenta dourar a pílula, até porque como o clube dele lidera o campeonato, pode sempre dizer que a prioridade é o bi-campeonato, para fazer esquecer os desaires europeus. Mas esquece uma coisa. O beifica está a passar o melhor período de forma agora. Esta equipa não vai jogar mais do que isto, e vai fatalmente passar por um período menos bom em que vai perder pontos. E nessa altura, esta má campanha europeia, que eles agora desvalorizam, vai carregar sobre o mau momento interno que há-de vir. E então aquilo vai abanar tudo, porque os árbitros não vão poder continuar as ajudas em todos os jogos.
26 Novembro, 2014 at 19:19
Julgas tu. Veremos que o andor não vai até ao fim.
26 Novembro, 2014 at 19:27
se o andor
26 Novembro, 2014 at 19:58
E os adeptos vão-se lembrar da aliança com o PC. O orelhas é burro. O PC está a comê-lo de cebolada.
26 Novembro, 2014 at 20:56
Falando nisso:
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_fcpslbseguemscp_261114_136248.asp
De destacar a “leitura e aceitação do porto e consequentemente do benfica”.
26 Novembro, 2014 at 19:26
Em Janeiro vão perder o Enzo e o Pizzi vai ser adaptado para jogar no seu lugar.
Mas não sei se perdem só o Enzo… Cheira-me que a renovação do Gaitan é um convite aos interessados. Perderem Enzo e Gaitan era brutal.
26 Novembro, 2014 at 19:44
Ainda é mais essa. Por isso é que acredito que a forma deles no campeonato não se vai manter. Espero é que seja o Sporting a aproveitá-lo, e não o oporto.
26 Novembro, 2014 at 19:26
boas uma pergunta estupida podemos apanhar o porto se passarmos?
26 Novembro, 2014 at 19:27
Nos oitavos não.
26 Novembro, 2014 at 19:28
Nos oitavos-de-final não. Nem equipas do mesmo país nem a equipa com quem disputaste o grupo. Neste caso, nem Porto nem Chelsea nos podem calhar.
26 Novembro, 2014 at 19:26
Pessoal, se vocês quiserem aceder ao TvGolo, instalem esta aplicação : https://zenmate.com/.
É gratuita, legal e permite de mudar o IP e de localização.
FORCA SPORTING
26 Novembro, 2014 at 19:26
É pá não sejam maus para os encornados devemos respeito à equipa do regime.
26 Novembro, 2014 at 19:29
Estava agora no carro a ouvir o JJ a dizer que o jogo de hoje do Baier Liberkusen (ele disse mesmo assim!) não lhe interessa nada.
Em caso de vitoria do Mónaco, ficam fora das competições europeias.
O gajo está é com uma azia do car…
26 Novembro, 2014 at 19:30
Para o jj é levarnokursen.
26 Novembro, 2014 at 19:30
Por muitas “dessas coisas” que o Javardeiro denuncia é que eu estou neste momento…muito contente…!
Meus amigos, tenho consciência de “carregar alguns defeitos”, mas se há coisa de que não devo ser acusado…é a de ser hipócrita…!
Por isso é que não posso deixar de demonstrar “o meu contentamento” pelo facto de a “minha equipa” do Zenit ter ganho ao “supra-sumo” das equipas portuguesas, que quando não tem “colinho”…se torna numa “equipa banal”
Tão banal que os “experts do futebol cá do burgo”…acham que o melhor jogo que o benfas fez nesta época…foram aqueles 20 minutos contra “esse colosso que dá pelo nome de Moreirense…”
Tive pena que a equipa do “bufas” nao tivesse tido o mesmo desempenho…seria uma jornada a 100% cá para mim…:
Ontem…uma alegria enorme pela vitória da equipa que melhor futebol pratica em Portugal o futebol mais bonito… e que dá pelo nome Glorioso de Sporting Clube de Portugal…
É claro que a dimensão da alegria de ontem nem de longe nem de perto se compara à “alegriazita” de hoje…
Mas foi uma alegria também muito gustosa…!!
Carrega Sporting…mesmo contra todos os qu nos querem deitar abaixo…seguirás em frente dando-nos cada vez mais alegrias…!!
SL