Manuel Pedro Gomes escreveu este artigo, publicado na Cortina Verde:
«Tenho lido várias opiniões a respeito do nosso futebol da formação e ultimamente da equipa B. As questões são várias e com muitos cruzamentos de opinião, as quais respeito. Por isso deixo aqui o que vi ontem e algumas palavras de reflexão. Obrigado pela atenção. Falava-se que a fornada desta equipa B. não é das melhores em qualidade de jogadores. Ao invés, ontem no jogo com o União vi jogadores de grande qualidade Debate-se a inconstância de resultados e de exibições.
Observei que neste jogo não se criou uma oportunidade de golo. Analisei a falta de estrutura colectiva, quer do União quer da nossa equipa. Só quem não estuda, analisa, reflecte e cria é que não vê que este futebol contemporâneo que se pratica em quase todo o mundo está obsoleto, repetitivo e imitativo. Ser treinador de formação exige uma vasta competência em todas as vertentes sociais e futebolísticas. Porque, a integração do jogador da formação no futebol profissional passa por vários professores.
A preparação psicológica para o jogador compreender a enorme dimensão do Sporting. A metodologia do treino individual e colectiva perspectivando o futebol do futuro O critério da exigência e da qualidade contínua. É urgente que os treinadores criem, inventem os seus próprios guiões, para apresentarem um futebol diferente, magnifico, cativante e de qualidade continuada. Não é difícil! O futebol de todo o mundo precisa de mudança, de criatividade e de inovação.»
4 Dezembro, 2014 at 19:28
Manuel Pedro Gomes, grande sportinguista por quem tenho o maior respeito e admiração e que tive o privilégio de o ver jogar nos célebres 5 – 0 ao Manchester United para a Taça das Taças, e que foi, para mim o melhor jogo de futebol do Sporting a que assisti, depois de terminar a sua carreira de futebolista enveredou pela de treinador nunca tendo atingido sucesso que o levasse a treinar uma equipa de topo. No entanto, das vezes que o tenho ouvido explanar as suas ideias, talvez um pouco utópicas, digo eu que apenas sou espetador do fenómeno futebolístico, acho-o um homem com conhecimentos e capacidade para estar integrado na nossa Academia e ser mais que um mero treinador. Seria uma hipótese de aproveitarmos e levar à prática as teorias de um grande sportinguista e do Sporting sair beneficiado com os seus conhecimentos.
Á atenção de quem tem poderes para tal.
4 Dezembro, 2014 at 22:21
Velho leão, o Manuel Pedro Gomes é um típico comentador de futebol profissional.
Fala fala fala mas infelizmente… não diz nada.
Pago uma rodada de saké a quem conseguir traduzir uma ideia prática do texto acima.
4 Dezembro, 2014 at 23:13
Meu caro, ideias gerais, linhas de orientação, estão aí.
O que pretendes, serão ideias mais objectivas… mas isso compete a quem comanda, não a um crítico.
Por outras palavras, já Manuel Fernandes alertara para as especificidades da Formação, especialmente neste último patamar. Ora, depois de MF, que temos vindo a observar?
5 Dezembro, 2014 at 0:27
Isto.
Tanto texto, mas sem uma linha lógica que se perceba ou se possa dizer que é uma boa ideia.
“este futebol contemporâneo que se pratica em quase todo o mundo está obsoleto, repetitivo e imitativo”
Qual futebol? Quais são as suas características e quem é que o pratica exactamente?
“A metodologia do treino individual e colectiva perspectivando o futebol do futuro”
O que é o “futebol do futuro”? Esta frase é digna de um treinador de bancada amador. Não dá para ser um pouco mais directo ou concretizar?
“É urgente que os treinadores criem, inventem os seus próprios guiões, para apresentarem um futebol diferente, magnifico, cativante e de qualidade continuada. Não é difícil!”
Contradição a toda a linha. Se não é difícil usar estes “guiões” e invenções para apresentar um futebol magnífico(!), porque é que em todo o lado se repete um futebol obsoleto, repetitivo, etc?
Enfim, uma mão cheia de nada…
4 Dezembro, 2014 at 19:39
Perdão pelo off mas é muito importante: Auditoria fase 2
O Sporting Clube de Portugal vem informar que as conclusões da segunda fase da Auditoria de Gestão ao Grupo Sporting, correspondente ao mandato de José Eduardo Bettencourt, serão apresentadas no próximo dia 19 de Dezembro, com início às 19 horas, no Auditório Artur Agostinho, sito no Estádio José Alvalade.
A sessão de esclarecimentos destina-se exclusivamente a Sócios do Sporting Clube de Portugal, pelo que poderão assistir à mesma os Sócios do Clube com a quota correspondente ao mês de Novembro de 2014 paga, para que se inscrevam, até ao dia 16 de Dezembro de 2014, devendo para o efeito remeter e-mail para o endereço [email protected] ou fazendo a sua inscrição junto do Centro de Atendimento.
O Conselho Directivo
4 Dezembro, 2014 at 19:41
pelos vistos já tinham colocado no post anterior as minhas desculpas
4 Dezembro, 2014 at 20:16
Falando da equipa b, sinceramente não é o resultado que me preocupa.
Claro, ganhar é bom. Cria-se o hábito. Mas importante é que saia sempre um/dois jogadores ano para a equipa A.
Aliás, podence e gauld são um regalo para os olhos. Sim, há mais.
Mas tendo em conta a classificação e os últimos jogos, é bom que se jogue um pouco para o resultado sob pena de travar o projecto jogando na segunda B.
4 Dezembro, 2014 at 20:28
Simplesmente acho que o plantel é demasiado extenso.
Tem gente que é suplente da equipa B, que até chegar à equipa A tinha de cair o mundo. Estão a mais.
Tem gente que é titular da B, mas que tem de contar com indisponibilidade dos suplentes da A para poder ser convocado. Estão desmotivados.
Tem gente que é da equipa A, mas nem sequer é convocado. Não sei para que servem.
O plantel devia ter 35-40 jogadores (A+B) e nos jogos da B deviam alinhar os suplentes não utilizados da A e os não convocados da A.
Todos os outros são para dispensar/emprestar (com custos partilhados).
Só assim se garantiriam níveis de motivação, de entrosamento, ritmo competitivo, perspectivas de evolução.
Além de que ficaria bem mais barato.
4 Dezembro, 2014 at 20:32
Aaah, agora percebe-se melhor o “enredo” desta “short-story”.
Se querem um destino para o Bruma, porque não o clube português que tentou desviá-lo do Sporting? Assim ficava tudo em casa.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/12/04/sporting-sem-dinheiro-para-empr-stimo-de-bruma
4 Dezembro, 2014 at 20:44
Vinha aqui ver se já tinham falado sobre isto. Abri agora os jornais online e vejo várias notícias sobre o regresso do Armindo Tué na Bangna ao Sporting, inclusive declarações dele e do empresário.
Anda aí gente a fumar merdas muito estranhas..
4 Dezembro, 2014 at 20:56
O objectivo é que se fale no Bruma, para despertar interesse nesse jogador. E depois quando ele for para outro clube, vão dizer que o Sporting “perdeu” o jogador. É sempre a mesma coisa.
5 Dezembro, 2014 at 15:05
O teres ido aos “jornais” on line é que era desnecessário 🙂
Já o Bruma é para nao se falar no Gaitan… Jackson e outros
4 Dezembro, 2014 at 20:43
Gosto bastante de ler as crónicas e as opiniões do Manuel Pedro Gomes, é inteligente, conhecedor, instruido e sobretudo, um Sportinguista com letra grande…acho que, em vez de estarmos constantemente a falar em dar guarida a ex-glórias do Sporting que não têm nada para acrescentar, porque não colocar junto da Academia as ex-glórias que poderão ser, de facto, mais-valias para a formação dos futuros jogadores ?
Relativamente à equipa B, já estou cansado de ver as teorias que surgem por todo o lado…não me interessa se a equipa não ganha, não é para isso que eles lá estão, embora, alguém que joga de Leão Rampante ao peito, tem de ganhar “quase” sempre. O que me preocupa é que não há evolução técnica dos miúdos, não há fio de jogo, não existe trabalho tactico visível…isso é que me preocupa, não é se o Yuri não se sente motivado para jogar ou o Esgaio já deveria estar a rodar numa equipa da primeira liga (situação com a qual eu concordo )…
Se existem treinadores no universo Leonino que conseguem identificar o problema, e até têm conhecimentos para poder tentar dar a volta à situação, como o MPGomes, porque não aproveitá-los ?
4 Dezembro, 2014 at 20:51
Eu ontem afirmei que a equipa B começou a ser mais perigosa quando ficou reduzida a 10 elementos. Alguns podem ter achado que eu estava a passar-me da cabeça. Mas é engraçado que um diário desportivo fez precisamente a mesma leitura do jogo. O Fokobo é zero. Um erro de casting tremendo.
A meu ver, embora a situação da equipa B comece a preocupar, a solução é simples. A equipa precisA de alguém que comece a finalizar as oportunidades que são criadas. Admira-me que o Tanaka nunca tenha feito minutos de jogo na equipa B. Depois é reduzir o grupo. Treinar com afinco e motivação. Os resultados vão aparecer com naturalidade.
4 Dezembro, 2014 at 21:07
Lá vai a noélia c’u caralhinho…
4 Dezembro, 2014 at 21:13
Não tenhas a mínima dúvida que a tipa deve ter andado a fazer trabalho extraordinário para conseguir a renovação daquele do Fokobo.
4 Dezembro, 2014 at 21:20
Safoda… em “compensação”, o gajo que até prometia alguma coisa caiu a pique!
Paraguaias é uma porra… não podem ver um “camarão” à frente!
Fokobo se fodeu…
5 Dezembro, 2014 at 15:26
Bons olhos te leiam! Por onde tem andado cavalheiro? Tenho sentido a sua falta. SL
4 Dezembro, 2014 at 20:55
off-topic
Para eventuais interessados numa camisola autografada pelo Rui Patrício, Nani, Adrien, Carlos Mané e João Mário.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.772652829448702.1073742125.141409802573011&type=1
4 Dezembro, 2014 at 20:59
A proposito da equipa B.
Seria viável criar uma equipa C ?
Alguém sabe se seria legalmente possível ?
4 Dezembro, 2014 at 21:40
É possivel no Distrital, como tem o Maritimo por exemplo.
4 Dezembro, 2014 at 22:02
distrital não. Campeonato nacional de séniores…
4 Dezembro, 2014 at 22:17
Equipas C tem sempre de ser na Pro Nacional, o caso do Maritimo no CNS é porque subiu se não estou em erro
4 Dezembro, 2014 at 22:21
Obrigado pelos esclarecimentos.
Vocês são a minha bíblia
4 Dezembro, 2014 at 21:00
Quero uma garrafa de Saké, oh fachavoooooooorrr!!!
Um gajo deixa de vir por uns tempos e o serviço cai a pique!
Virou um Bistro…
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
SAKÉ!!!
4 Dezembro, 2014 at 21:01
Hahahahaha
4 Dezembro, 2014 at 21:04
O que se anda a fazer com o néctar é duma sacanice atroz!!!
Nesta casa já não se bebe como se bebia… o amor ao néctar caiu na rotina. Já ninguém olha para o Saké com aquele brilho no olho…
Estou triste… nem me apetece comer sandes de leitão em tronco nú pelas matas do Buçaco…
Que tristeza!
4 Dezembro, 2014 at 21:05
Também deixaram de vender mortalhas… 🙁
4 Dezembro, 2014 at 21:05
De qualquer forma, estav semana ele foi um dos convidados do Forum Leonino na nossa TV. Dá gosto ouvi-lo falar! Gostei imenso!
4 Dezembro, 2014 at 21:06
Não querem saké, foda-se… vou ao armazém e limpo aquela merda toda!
Nunca mais lhe sentem o cheiro!!!
RESPECT THE SAKÉ!!!
4 Dezembro, 2014 at 21:14
Hahahaha
4 Dezembro, 2014 at 23:25
Sampaio, o shika abalou, ponto final !
Não é um copo a mais ou a menos de saké que vai alterar esta realidade.
Fazes lembrar o saudoso Vasco Santana, em “A canção de Lisboa”, que disse que “para esquecer apanhou uma bebedeira tal que durava até hoje” (sendo que o hoje, era muitos meses depois)
Vai pelo Chico Buarque, canta com ele “Pai, afasta de mim esse cálice…
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta”
Desculpa, Sampaio, mas não resisti – o chic’abalou !
4 Dezembro, 2014 at 21:12
Ontem tivemos à volta de 15 cantos! Zero golos. É que nem perigo conseguíamos criar! Registo a evolução do nosso guarda-redes Luis Ribeiro, parecia o Neuer a sair dos postes. Está menos apático. O Gauld esteve bem na segunda parte.
4 Dezembro, 2014 at 22:02
Eu só sei que amanhã vou de carro cheio po Bessa, 5 pessoas, 5 leões e lá vamos nós!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
4 Dezembro, 2014 at 22:16
Na minha modesta opinião, há muito jogador estagnado na equipa B. Uns por um bom motivo, outros por um mau motivo. Ninguém brilha na B. Miguel Lopes, a quem temos de reconhecer alguma qualidade, não parecia o mesmo quando lá jogou. Os jogadores que não mostram acrescentar nada, é rescindir ou vender. Os que estagnaram mas apresentam qualidade ( a mais para um equipa B) é emprestar ou integrar no plantel principal.
E já agora uma palavra de apreço ao treinador da equipa em questão, que tem um trabalhinho tramado: Coragem. Se é para andar a perder, ao menos mostrem que sabem jogar à bola! Queremos qualidade e posteriormente logo falaremos em resultados.
4 Dezembro, 2014 at 22:19
Segundo o Forum SCP, o Zé Turbo deixou de aparecer nos treinos
4 Dezembro, 2014 at 22:28
Oh pra eles na burlatv a elogiarem o trabalho das anteriores direções do Sporting. Agora o mérito de jogarmos com 7 jogadores da formação, na equipa principal, é de quem lá esteve no passado…epa…Só me custa o Carlos Pereira ir na conversa dos porcos lampiões…
SL
4 Dezembro, 2014 at 22:38
Este Delgado é mesmo aziado #$%&&/ Quando o Carlos Pereira diz algo de positivo sobre a formação do Sporting, o Delgado interrompe para dizer algo do género….a minha pilhinha é maior que a tua…fdx…fdx…fdx
Fico doente a ver estas merdas!
4 Dezembro, 2014 at 22:42
Um off, porque há muitos tasqueiros que vão a Londres :
“Os adeptos do Sporting Clube de Portugal que na próxima quarta-feira, dia 10 de Dezembro estarão em Londres para assistir ao jogo da sexta jornada da Liga dos Campeões, entre o Chelsea e o Sporting, às 19h45, devem ter em conta o seguinte conjunto de informações:
– Por indicação da polícia londrina não existirá “meeting point” (local de concentração dos adeptos visitantes) em qualquer zona da cidade Londres;
– A sugestão da organização do jogo passa por pedir aos adeptos para se deslocarem cedo para o estádio de forma a garantir que todos consigam estar a tempo e horas nas bancadas para assistir ao jogo (recomendado 2 horas antes);
– O local de entrada e aglomeração dos adeptos do Sporting será na Fulham Road e as portas dessa zona do estádio estarão abertas a partir das 18h15;
– O controlo efectuado em Inglaterra no que diz respeito aos adeptos é grande e é importante todos terem um comportamento ordeiro;
– É proibido fumar dentro do estádio segundo a lei inglesa.
É muito importante que todos os Sportinguistas cumpram as regras praticadas em Inglaterra para que tudo decorra de forma normal, permitindo que desde o começo até ao fim do jogo o apoio à equipa do Sporting Clube de Portugal, seja imenso e fundamental.
Os adeptos do Sporting Clube de Portugal que na próxima quarta-feira, dia 10 de Dezembro estarão em Londres para assistir ao jogo da sexta jornada da Liga dos Campeões, entre o Chelsea e o Sporting, às 19h45, devem ter em conta o seguinte conjunto de informações: – Por indicação da polícia londrina não existirá “meeting point” (local de concentração dos adeptos visitantes) em qualquer zona da cidade Londres; – A sugestão da organização do jogo passa por pedir aos adeptos para se deslocarem cedo para o estádio de forma a garantir que todos consigam estar a tempo e horas nas bancadas para assistir ao jogo (recomendado 2 horas antes); – O local de entrada e aglomeração dos adeptos do Sporting será na Fulham Road e as portas dessa zona do estádio estarão abertas a partir das 18h15; – O controlo efectuado em Inglaterra no que diz respeito aos adeptos é grande e é importante todos terem um comportamento ordeiro; – É proibido fumar dentro do estádio segundo a lei inglesa. É muito importante que todos os Sportinguistas cumpram as regras praticadas em Inglaterra para que tudo decorra de forma normal, permitindo que desde o começo até ao fim do jogo o apoio à equipa do Sporting Clube de Portugal, seja imenso e fundamental.”
4 Dezembro, 2014 at 22:45
Credo. Copy/Paste tão mal feito. 🙁
4 Dezembro, 2014 at 23:55
Acrescento que a Fulham Road é uma rua relativamente estreita por isso deve resultar em filas…
…e cuidado com adeptos do Chelsea mais ‘chungas’, que os há. Já nao há ‘firms’ e ‘massives’, mas eles ainda gostam de batatada se puder haver…
5 Dezembro, 2014 at 0:03
Obrigada.
Vamos lá ver se não tenho que “aviar” um bife. 😉
5 Dezembro, 2014 at 0:08
Fulham Road é a estrada principal de acesso ao estádio, por isso vamo-nos cruzar com eles. Nós vamos ficar no Shed Lower, o topo Sul de Stamford Bridge. Metade desse sector será ocupado pelos Sportinguistas, precisamente a zona que se destina aos visitantes.
Não deverá haver problemas, mas só o seguinte. Qualquer tipo de insulto que eles percepcionem como insulto racista, e prendem a pessoa na hora. Os tipos são mesmo “fundamentalistas” com estas coisas. Por isso, cuidado com o que fazem cada vez que o Ramirez ou Drogba estiverem com a bola. Quem for para a central deve evitar insultar o árbitro, porque os ingleses não entendem a nossa língua, podem pensar que estamos a gritar com eles, e depois dá molho.
5 Dezembro, 2014 at 0:19
Eu já lá vi um jogo . Estava 1 adepto do Chelsea a meter-se connosco. Não se dirigia directamente a nós, mas estava sempre com bocas. Ao intervalo chega uma steward tipo armário e pergunta-nos : Ele está a incomodar-vos não está? Resultado : Já não acabou de ver o jogo. 😀
5 Dezembro, 2014 at 0:25
E se forem do tipo com cabelo máquina 1 e calcas de treino, nao olhem para eles durante muito tempo, e nao comentem nada com ninguém enquanto olham para eles. Pode parecer estereótipo, mas nao. É logo ‘you wonner go, mate? I’ll shank yer nan!’
4 Dezembro, 2014 at 22:59
Ok, já chega, tive desligar, porque estava a ficar mal disposto.
Desde que existe perda de qualidade na formação do Sporting e o Carlos Pereira calado…fdx…fdx…fdx….Sabes o que é defender o Sporting crlh?…A nossa é sempre a melhor foda-se! , o fdp do Delgado a dizer que a do carnide é que é porque a maioria é tuga. O fantástico brilhante campo do seixalense e aquela caixa maravilhosa…fico doente com este putedo
Epa, só eu sei o que me custa comprar a burla, mas fdx…é um vicio de anos 🙁 Tenho de fazer o desmame
SL
4 Dezembro, 2014 at 23:20
Até fico todo trocado.
Então fazes 3 comentários seguidos a mandar vir com Abosta e contínuas a pagar-lhes o ordenado?
Se fosses a um restaurante e te pusessem uma poia no prato ias lá almoçar todos os dias?
SL
4 Dezembro, 2014 at 23:26
Tens razão, por essa razão tenho de fazer o desmame…O vicio do papel ainda é grande…e o Sporting é só 1x por semana 🙁
SL
4 Dezembro, 2014 at 23:40
Mais clicks na tasca e a carteira fica a ganhar e o teu cérebro agradece.
Faz detox…. 😉
5 Dezembro, 2014 at 0:41
hehehe, muito boa 🙂
5 Dezembro, 2014 at 0:02
Por ‘fantástico campo’, queres dizer aquele batatal que há logo á saída do centro de estágio deles? Ou havia? Sempre achei piada a estar ali aquilo (com uma senhora num casinhoto a tomar conta) ao lado daquela estrutura toda.
4 Dezembro, 2014 at 23:08
Durante o dia de ontem postei aqui na tasca a minha opinião sobre os acontecimentos dos primeiros 30′ do jogo.
Organização tática colectiva da equipa está pouco consolidada e mais importante ainda, o plano estratégico que lhe está subjacente não corresponde aos pergaminhos de um clube como o nosso.
A rever urgentemente!
Sobre os jogadores, também referi o nome daqueles que me parecem mais perto do salto para a equipa principal, no que respeita aos outros, penso que seria de todo importante rever cada dossier um a um, de forma a impedir que a evolução de alguns atletas estagne de forma progressiva.
Cada vez mais me parece que o reforço dos recursos humanos na academia é fundamental. Mesmo em época de contenção financeira, não nos podemos dar ao luxo de desvirtuar a nossa melhor fonte de receitas de ontem, hoje e amanha.
SL
4 Dezembro, 2014 at 23:31
Relativamente à qualidade da formação x ou y é muito simples, basta atender a algumas variáveis para ser possível realizar uma avaliação qualitativa de uma escola de formação de jovens futebolistas de elite.
Primariamente o foco deve estar na seleção e recrutamento dos melhores jovens disponíveis no contexto de observação definido à partida e nesse sentido, permitam-me referir, tal como já foi amplamente divulgado, que perdemos o comboio há um bom par de anos a esta parte. De seguida importa caracterizar a metodologia de treino e de acompanhamento a que estes atletas estão sujeitos durante o seu percurso formativo e a este nível posso afirmar que acredito firmemente que ainda temos um fio condutor no que respeita a metodologias de treino de excelência e uma posição de liderança neste aspeto, no entanto, já aqui alertei para o perigo que é colocar equipas recheadas de talento nas “mãos” de treinadores “de cunha” como já aconteceu com esta direção, para além do referido, permitam-me dizer que conheço alguns treinadores de formação que atualmente trabalham no seixal e não posso deixar de atestar a sua qualidade e os relatos que me chegaram sobre a evolução estrondosa da qualidade de treino para os lados do seixal nos últimos cinco anos. Por último, o passo mais decisivo passa por conseguir integrar na equipa principal os jovens selecionados como os mais aptos ao sucesso no alto rendimento desportivo e é aqui que acredito residir a nossa maior vantagem em relação ao puerto e ao portica, isto porque a aposta nesses clubes visa primariamente a componente negocial, entendam-se comissões, no momento de definir planteis e nós temos tido a capacidade de integrar jovens formados no nosso plantel.
Tendo em conta tudo o que escrevi tenho plena convicção que fomos e somos a melhor escola de formação futebolística do pais e uma das mais conceituadas da europa. No entanto, se queremos manter o nível no futuro temos um trabalho sério a realizar JÁ, isto porque se ficarmos à sombra da bananeira como temos estado, num futuro próximo podemos ser ultrapassados.
SL
4 Dezembro, 2014 at 23:46
Não quero resumir a tua análise de uma forma redutora, mas não acredito que tenhamos perdido o comboio. Eu acho é que a concorrência aumentou, extra muros inclusive. Julgo também, que a Sporting TV veio nos dar mais informações sobre a nossa formação, aumentando dessa forma também a sua visibilidade.
Estou a fazer um trabalho sobre a formação dos 3 grandes, baseado no aproveitamento dos jogadores saídos do escalão de juniores. Ainda irá demorar tendo em conta o número e o tempo reduzido. Mas posso adiantar que nem os outros estão assim tão bem, nem nós assim tão mal.
Atualmente o que se passa, é que a espinha dorsal da Seleção é do Sporting ao contrário das promessas de carnide, e esse facto, não cai bem no status quo do nosso futebol. Daí ultimamente tentarem rebaixar a nossa formação – nós Sporting, também acabamos por contribuir em alguma medida -, e tentam valorizar os outros.
O Mozer, que eu aprecio, tem o desplante de dizer ontem, que o fruteiro neves não joga, para ser protegido e não ser vendido…fdx #$%&&, se fosse um jogador do Sporting, o que não seria dito.
Estamos sobre escrutínio, porque eles sabem, que não é somente saber recrutar, mas é também saber aproveitar, e o Sporting tem essa identidade, e isso, não se aprende… Ou se tem, ou não se tem!
Mas, como disseste e bem, não podemos ficar à sombra, a concorrência também é positiva para inovarmos e melhorarmos, e, eu quero acreditar que ontem Marco e Bruno, ao verem o jogo juntos, tenham delineado qualquer tipo de estratégia.
A taça Lucílio poderá ser uma boa oportunidade para calar a pasquinada.
SL
5 Dezembro, 2014 at 0:07
Mike, uma cena: como tenho andado afastado do panorama da formacao desde 2009, nao sei…mas o SeLeBe ainda continua a usar catanados óbvios á la Estrela, Bakary, Julinho, etc. nos escaloes de formacao?
Ligeiramente off-topic, na Wikipedia diz que o Chiriches do Tottenham fez parte da formacao no Benfica, alguém sabe se é verdade?
5 Dezembro, 2014 at 0:14
Formação?
Se fazer parte da formação é estar 1 anos nos juniores, então fez. 😉
5 Dezembro, 2014 at 0:16
Ultimo ano de júnior, não sei se um ano basta para considerar formação. Acho que pelo menos deviam ser 2 anos. A CIES football observatory e o Bleacher Report, consideram 3 anos até aos 21 anos.
ÉPOCA EQUIPA
2014/15 Tottenham
2013/14 Tottenham
2013/14 Steaua Bucuresti
2012/13 Steaua Bucuresti
2011/12 Steaua Bucuresti
2011/12 Pandurii
2010/11 Pandurii
2009/10 Internaţional
2008/09 Internaţional
2007/08 Benfica [Jun.A S19]
2006/07 Ardealul Cluj [Jun.B S17]
2005/06 Ardealul Cluj [Jun.B S17]
2004/05 Ardealul Cluj [Jun.C S15]
SL
5 Dezembro, 2014 at 0:20
Nao dizia especificamente formacao, estava na parte de ‘youth career’.
Nao fazia ideia…quando eu seguia a formacao, estrangeiros nos juniores do Benfas tinham o sucesso de um Kaz Patafta ou assim…
5 Dezembro, 2014 at 0:25
Aqui na Tuga ninguém sabia quem ele era.
Acho que só foi notícia por causa do Vilas Boas. 😀
5 Dezembro, 2014 at 0:28
Mesmo assim acabar num Tottenham em vez de num Freamunde desta vida…nada mau.
4 Dezembro, 2014 at 23:51
Isto foi o que eu vi do jogo de ontem:
Há que ser honesto e não analisar o jogo apenas pelo resultado. Perdemos com um dos candidatos à subida, uma equipa muito experiente que para conseguir o objectivo contratou o treinador que mais garantias de sucesso dá, não fosse ele o rei das subidas ao escalão máximo português e, consequentemente um homem que conhece esta competição como ninguém.
A verdade é que o Sporting foi superior ao União da Madeira mas perdeu, fruto de uma segunda bola num lance de bola parada.
Depois de uma boa entrada em jogo em que duas ou três boas situações criadas não ofereceram a melhor hipótese de finalização, a União da Madeira pegou no jogo depois do primeiro quarto de hora e teve até ao golo, ascendente na partida. Até ao intervalo o jogo foi um pouco incaracterístico, fruto de mais uma infantilidade de Fabrice Fokobo (digo mais uma, pois a falta de inteligência que demonstra faz com que sejam frequentes) que se expulsou por imprudência e displicência.
A segunda parte foi de domínio total do Sporting, que desperdiçou a possibilidade de empatar a partida por Ricardo Esgaio que, na marcação de uma grande penalidade permitiu a defesa do guarda-redes madeirense (uma bela defesa, diga-se). O volume ofensivo do Sporting foi elevado, não permitindo oportunidades flagrantes apenas por alguma incapacidade de decidir bem no último passe.
O jogo foi durinho e com alguma impetuosidade (principalmente da nossa parte), não podendo nenhum jogador ser acusado de falta de atitude ou intensidade. Confesso que vi alguns bons pormenores no processo ofensivo, com jogadas bem delineadas em que apenas faltou definir melhor no último terço.
Apesar da boa exibição de Salim Cissé, considero importante resgatar Betinho do empréstimo ao Burnley, pois o português não tem tido oportunidades para jogar em Inglaterra e seria, certamente, um acréscimo de qualidade a esta equipa, sobretudo pelo que pode dar na capacidade de finalizar dentro e fora da área.
Wallyson e Gauld foram, na minha opinião os melhores em campo e seguraram sozinhos o nosso meio-campo na segunda parte, atacando e defendendo sempre bem articulados.
Foi pena a derrota, mas julgo que se podem tirar algumas notas positivas deste jogo.
5 Dezembro, 2014 at 0:27
Duas coisas, grandeartista:
1. O Betinho está no Brentford, e nao Burnley.
2. Sabes porque estava o Uniao vestido á Braga? Até fiquei a pensar quem seria o outro ‘CFU’ que vestia de vermelho e branco. Que aconteceu ao azul e amarelo?
5 Dezembro, 2014 at 0:45
Pedro, tens razão quanto ao Betinho (é o que dá escrever de cabeça sem confirmar). Logo eu que ainda há pouco tempo escrevi um post sobre os emprestados (e aí não me enganei). Na verdade é igual o clube onde se encontra. Não joga e, assim sendo, até podíamos estar a falar do Arrentela.
Quanto ao equipamento da União, não faço ideia. Era bem feinho, mas posso tentar saber os motivos, pois tenho um amigo que trabalha para o clube.
SL e obrigado pela correcção
5 Dezembro, 2014 at 0:54
É na boa, eu também metade das vezes confundo o Freamunde com o Felgueiras, entao imagina no estrangeiro!
E se calhar era um ‘mind-game’ para pensarmos que estávamos a jogar com Braga ou Benfica e nos assustarmos… xD
5 Dezembro, 2014 at 9:30
Concordo com a tua análise ao jogo.
5 Dezembro, 2014 at 2:24
PARA ACABAR DE VEZ COM O DESPUDORADO ATAQUE CONTRA A MELHOR ACADEMIA MUNDIAL DE FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS POR PARTE DA CENTRAL DE DESINFORMAÇÃO DA SANTA-ALIANÇA (VULGO NÁDEGAS) E SEUS ACÓLITOS E APINIGUADOS E RESSABIADOS.
Vamos a algo que estes senhores jornalistas não dominam: a realidade material, sólida, granítica, dos FACTOS!
Sub-23 da formação no plantel que já tenham jogado esta época nos 3 grandes:
Sporting: 6
Nascidos em 91: Cedric
92: William
93:João Mário / Esgaio
94: Mané
95: Podence
Vamos à Fruta: 1
97: Ruben Neves
Vamos lá para o Carnide: ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isto são FACTOS! FACTOS! FACTOS!
Mas a realidade é dura…e assim nasceu a Burla, o Rascord e o Nojo!
Continuemos com a Verdade, nada mais do que a Verdade:
Do site da FPF, internacionais jovens, só a contar sub-21 !
Podem consultar aqui: http://www.fpf.pt/Sele%C3%A7%C3%B5es/Futebol/Masculino/Sele%C3%A7%C3%A3o-Sub-16
Sub21:
SCP 9
Carnide: 3
Fruta:4
sub-20
SCP:3
Carnide: 4
FCP:2
sub-19
SCP: 3
Carnide:8
Fruta: 3
Sub18
SCP : 5
Carnide:7
Fruta: 4
Sub 17
SCP: 6
Carnide: 7
Fruta: 3
Sub 16
SCP:5
Carnide: 8
Fruta: 6
Contudo existem muitos repetidos, vamos “desrepetir”
SCP: Luis Ribeiro, esgaio, P.Oliveira, Tobias, William, J.Mário, Betinho, Mané, Iuri, Ruben Semedo, Jorge Silva, João Serrano, Ivanildo Fernandes, Stojkovic, Bruno Wilson, Postiga, Bruno Paz, Gonçalo Vieira, João Simões, Conte, Pedro Ferreira, João Mendes (22)
Carnide: daniel Azevedo, Mangas, P.Pereira, J.Pereira, B.Lourenço, Tavares, Diogo Mendes, Tiago Dias, Gedson Fernandes, J.Gomes, J.Lima, R.Carvalho, G.Costa, F.Ferreira, G.Guedes, Romário, Hildberto, B.Varela, F.Cardoso, J.Teixeira, Helder Costa, R.Pinto (22)
Fruta: Michael Morais, Generoso, Madi Queta, Rui Pedro, Cassamá, Bruno Pereira, A.Silva, G.Paciência, R.Pereira, Leandro Silva, Verdasca, S. Ribeiro, j.costa, Clever, Macedo, Sambu (16)
Conclusão nº1: O maior nº de jogadores formados sub-23 é do SCP com 6 contra 1 da Fruta e Zero do Carnide.
Conclusão nº2: Empate entre SCP e Carnide nos convocados para a selecção entre os sub-16 e os sub-21.
Vamos agora entrar no terreno das interrogações?
O Podence não aparece como convocado porquê?
O critério de convocação é igual ao da A? Ou seja, anti-Sporting?
E, se me é permitida a especulação, vamos a ela:
Especulação A) Só deste lote a contar a partir de 1994: Ruben Semedo-Chaby-Wallyson-Tobias Figueiredo-Jonathan-Mané-Sacko/1995: Pondence-Gelson Martins-Gauld fazemos vendas que totalizam 100 milhões de euros.
Continuamos a formar pérolas, mas a B não ultrapassa o 6º lugar.
Especulação B)Benfica B ganha a 2ª Liga em 2020.
A Burla e o Rascord exultam com o sucesso da formação.
Os adeptos pedem: deixem jogar os miudos!
O Vieira enche mais os bolsos com o betão ali da “Caixa”.
Saiem mais uns Cangalheiros.
Os 3 melhorzinhos que pariram vão para o Valencia depois de terem sido alienados a um fundo. Grande negócio de Vieira é a manchete de “A Burla”
Vieira entrevistado pelo Rascord avisa “agora é a sério! vamos apostar na prata da casa”.
Especulação C) A hipótese B não se concretiza porque os fundos acabaram, o J.Mendes, o Vieira e o Bufas foram presos pela Interpol por lavagem de dinheiro.Agora existe o “SLB 1904” e o “Porto 1898” nos Distritais. A Caixa foi convertida num bairro social no Seixal.
O Sporting sagrou-se hexa campeão nacional.
5 Dezembro, 2014 at 8:43
Obrigado pela análise !!
Bem como os cenários especulativos!!
Amei 😉
5 Dezembro, 2014 at 9:18
Acho que se está a fazer demasiado “barulho” acerca da equipa B, o que provoca ainda mais intranquilidade nos míudos.
Penso que o Sporting deveria gastar dinheiro nesta área, mas num coordenador.
Agarrem em 2 milhões de Euros\ano e contratem…. Boloni.
5 Dezembro, 2014 at 10:05
Até Janeiro/Fevereiro, independentemente dos resultados gostava de ver:
– Pressão mais alta (à imagem da equipa A) ;
– Mais calma (a equipa parece muito intranquila na busca de resultados);
– Uma equipa que rode 18/19 jogadores apenas;
– Um futebol apoiado, com posse de bola!
Mesmo que se vislumbre apenas a espaços e que não seja muito consistente queria ver isto! Já começa a parecer uma equipa a querer jogar apoiado mas o caminho ainda é MUITO longo…
Os problemas fundamentais que detecto desde há um tempo são:
– Excesso de jogadores (o que provoca ou que muita gente não joga ou que exista uma rotatividade gigante, não fazendo ninguém crescer…) para algumas posições, principalmente extremos;
– Esqueçam de uma vez o Fokobo…um cepo! Não trata bem a bola, dá porrada até não dar mais…é expulso jogo sim, jogo não e nos que não é fica normalmente perto disso! Mesmo quando joga emperra aquele meio campo todo…Metam mas é um puto como deve ser no lugar do calhau com olhos…se não esta equipa nunca vai jgar um futebol que se veja!
– Falta 1 avançado digno desse nome! Cisse e Enoh não têm lugar numa equipa minimamente decente, quanto mais no Sporting, mesmo que B! No máximo são razoáveis suplentes para tentar em desespero…
– Falta confiança! A equipa vive de resultados e a confiança está na merda…por isso os jogadores parecem nervosos, a bola ás vezes parece que queima;
– Falta tempo ao treinador! Não vou avaliar por enquanto (como disse na altura…quando soube o nome foi suster a respiração, tossir, acalmar, respirar fundo e confiar…) porque de facto tem muito pouco tempo para trabalhar uma equipa que foi deixada completamente à deriva durante 1 ano e uns meses! Tem muitos jogos seguidos (a 2ª liga é assim…jogasse bué) e MUITO mas MUITO para mudar…vamos esperar que com o tempo se veja melhorias!
– Falta um jogador que jogue ao lado do Wallyson (nem vou bater mais no Fokobo…)! O Slavchev está com muitas dificuldades (tacticamente tem sido muito fraco, falha passes que nunca mais acaba, nunca está onde devia…só tem mostrado vontade…mais nada…mas ainda assim preferia ver uma aposta regular nele do que o Fokobo com o desastre habitual…) e assim está um meio campo onde dos 2 (vou excluir o duo de 10, Gauld e Iuri que ainda procuram perceber o que crl é suposto fazer no meio de tanta confusão) só 1 joga…o outro normalmente só atrapalha!
Finalmente o melhor que esta equipa tem:
– Para mim Nuno Reis e Tobias não têm nada a menos (e têm várias coisas a mais) que o Sarr! Se conseguirem emprestar o Sarr….não perdemos nada, nada, nada, já que não querem metê-lo na B por troca com um destes…
– Wallyson…fds….se querem alguém que possa render o Adrien esse alguém está aqui! Esqueçam o Martins, Slavchevs e afins! Faz de Adrien ou de William, tem um pé esquerdo do crl, remata bem, passa MUITO bem, tem raça, é rápido…
– O Dramé e o Podence podem ir começando a ser chamados com regularidade à A! Podem despachar o Heldon e com uma boa proposta (se alguém der perto de 10M…) o Capel para ir dando tempo a estes jogadores na A! Eles precisam de crescer e é ali que eles podem crescer (no modelo do Sporting, com a rotina de Sporting) com calma, muito mais do que num qualquer empréstimo! A não ser que finalmente se decidam por pôr o Esgaio a extemo e aí o Podence fica efectivo na B e para o próximo ano vai sendo chamado!
O plantel do Sporting (em geral….entre a A e a B) foi mal estruturado! Tem jogadores a mais e jogadores maus demais! Alguns até podem ter qualidade mas não foram comprados para nada porque temos melhor, outros são só mesmo maus….espero que isto seja remendado rapidamente em Janeiro embora sinta o cheiro que infelizmente muitas das nossas maiores esperança vão ser emprestadas a um qualquer clube em vez de crescerem na casa! O João Mário deu a falsa sensação que este era o caminho…emprestar! Mas anda MUITA gente enganada! É muito raro crescer assim tanto num empréstimo! Ou já está lá tudo e se lhes derem espaço eles mostram (caso de Adrien, Cedric e João Mário) ou então vão só perder-se de vez…e nem vou enumerar aqui porque se não nunca mais acabava a lista! Qualquer um destes (Adrien, Cedric ou João Mário) se tivessem sido apostas mais a sério (em vez de tanto lixo que para lá andou…o Adrien podia perfeitamente ter sido sempre o suplente do Montinho, podia ter jogado em vez de Zapateres, Elias e o Crl, o Cedric devia ter sido sempre o suplente do João Pereira e o João Mário…fds…Magrões e o crl…enfim…quem seguiu qualquer um destes sabe que eles não cresceram assim tanto emprestados! Foram apenas apostas e tiveram oportunidade de mostrar o que valiam)! Mas pronto…mais vale estarem emprestados do que ter este plantel desiquilibrado, embora isso seja só empurrar o problema com a barriga! E vão emprestar os de maior valor quando o claramente excedentários aparentam ser…os contratados…vamos ver!
5 Dezembro, 2014 at 11:32
Tiago, é isso mesmo.
O plantel é enorme e portanto uns tapam os outros e muitos andam desmotivados.
Temos de ceder/emprestar/dispensar uns 15 jogadores, para que a equipa B seja feita dos suplentes da A e haja oportunidades de ascensão.
5 Dezembro, 2014 at 15:15
Nada de falar mal do Zapater pá 🙂