…De ainda estar a ajeitar a braçadeira de treinador e já estar a levar uma batata na baliza do Girão!!! Nem ele nem ninguém… Mas parecia que se estava a adivinhar algo do género. Em bom rigor, eu até compreendo a cena. Uma equipa nova, que não está (ainda) habituada a ganhar tantos jogos seguidos corre o risco de entrar na pista com uma autoconfiança a modos que superficial. Se as coisas começam a correr bem no jogo, óptimo. Ao contrário, é que podemos ter problemas.
Lá está, como a coisa ainda não está consistente, um abanão pode ser potenciado e ter (na cabeça dos jogadores) mais importância do que a que realmente tem. Eu sabia que o Candelária me causava algum “desconforto” – foi falado na semana passada. E aos jogadores também. Isso sentiu-se no próprio aquecimento, no bater da bola contra a tabela, nas travagens, na cara dos jogadores. Apesar de confiantes, os jogadores estavam algo desconfiados, pareciam meio presos de movimentos. É natural, pois conhecem perfeitamente os jogadores que estavam do outro lado (a propósito, o Tiago Resende – capitão do Candelária, era uma óptima aquisição). Era esta a sensação que tinha quando a bola estava no meio campo…Priii Priii e rola a bola no Livramento.
E no meio disto tudo, está o mister Lopes a pensar: “…Mais um jogo, bora lá ganhar isto…Deixa-me cá ajeitar a braçadeira, que não está muito bem posta…F&%#$”…Golo deles!!!!” 42 Seg. e 0-1. Contra-ataque e golo do Candelária. Até nem desgostei da tentativa de ter de assumir o jogo. Nem estávamos mal a atacar, com boa envolvência entre todos, boa posse de bola etc. Agora a defender é que…enfim…Bem sei que a malta confia no Girão mas o rapaz também tem dias menos bons (Acho que foi o jogo menos conseguido dele. Esteve mais apático que o normal na baliza. Pra semana, já volta ao normal!). É que estar menos agressivos a defender, também dá moral ao adversário. Bom, mas segue jogo, a malta continua a atacar, bola perto da baliza do Candelária, remate e e…alguém do Candelária desvia a baliza…”É penalte, porra!!!!”… e Foi…O Tiago mete lá a bola no círculo, olha para a baliza e Goloooo…1-1 (desta vez não perguntou onde é que o redes a queria).
Epá…mas estamos cá com uma moleza hoje…Jesus…Olha, Candelária 1-2…Quer dizer, o Girão é bom mas não é propriamente o Super-Homem de capacete. O gajo do Candelária não pode vir de trás da baliza e rematar à vontadinha (Moreira, marca o gajo em cima pah)… Em bom rigor, andamos a primeira parte quase toda meio moles…Melhoramos um pouco com a entrada do Poka e sobretudo do Carlos Martins. Vamos para o Intervalo a perder 1-2 – Resultado justo (e nem quero falar daquela bola que me parece ter entrado na nossa baliza, mas que ao árbitro não. Sinceramente, pareceu. Mas corrijam se estiver enganado). E pensa de novo o Mister Lopes “…vou apertar com estes gajos ao intervalo, que isto está tudo muito mole…Malta, todos sentadinhos, para ouvir o que tenho a dizer…&#=$/ (#(/$( &#/$/…e quero virar o jogo na 2.ª parte…E NEM ADMITO OUTRA HIPOTESE”…Ui que as orelhinhas devem ter fervido…Mas epá, os jogadores precisavam de um abanão…
Guess what? Parece que resultou…Marcação a todo o campo, para não dar hipóteses. Começa a segunda parte, anda o João Pinto ao pé da baliza…Golooooooo. 2-2 (Quem marcou? JP ou Carlitos? Não interessa)…A Bancada acorda, começa a puxar…Onde tu fores Jogaaar…bora bora bora…”Lá vai o Sporting, Tiago Losna com bola tira um adversário do caminho…olha para a baliza, vai baaateeerrrr….Já estáaaa…Goooooooooooooloooo” 3-2. Ganda batata ó meu!!! Certo certo é que a atitude da equipa mudou muito, estamos muito melhor, o Carlitos está a fazer um grande jogo… Entretanto o Girão defende e o Carlitos, logo a seguir, mete uma bola na barra. Cheira a golo cheira a golo. Novo contra ataque, Tiago Losna mete outra bola no poste (essas não contam caraças, só lá dentro). Novo ataque e Livre directo para nós – Falta sobre o Tiago, que by the way foi o nosso melhor jogador. Mais uma vez, a sua experiência foi determinante (este livre directo que sacou é prova disso). Falhámos mas ficamos em Power play.
E pensa o Mister Lopes para a sua braçadeira “…vou meter o JP nestes 2 minutos de Power Play. Bora João…” O Rapaz entra em campo, chega à área, remata…Goloooooooooooooooooo. 4-2. Saiu a seguir. Deve ter estado 15 seg. em campo. Eficácia é o que se quer. E finalmente temos o jogo controlado…Ufa!…O Tanas é que tá controlado…Pah, então mas deixam o gajo sozinho dentro de área??? Candelária, 4-3…Raisparta isto. O Mister Lopes passou-se com este golo – e com razão…Bom, mas segue jogo. Metemos mais uma bola na barra (parecia premonição para o Futebol) e novo livre directo. Vai lá o Figueira bater e pimba 5-3…Agora sim, está feito…faltam 2,30’ para o fim. É só controlar. Claro que sim. E deixar o gajo rematar à vontade de meio campo também. 5-4!!! Grrrrr…Lá vamos sofrer até ao final…ai ai, ai ai…Finalmente acabou. Estava a ver que não.
Ganhámos e venha o próximo. Em todo o caso, acredito que está na altura de fazer uma ou outra alteração na equipa, pois parece-me que a dinâmica já não está igual – situações normais. Ficou sobretudo o aviso, de que não podemos relaxar à conta de resultados e classificações. O hábito de vitória constrói-se jogo a jogo e com os erros também se aprende. Acima de tudo, a nossa primeira parte não foi boa, não pela parte técnica, mas sim pela parte mental.
Next Stop, Oliveira de Azeméis. Vamos apanhar uma Oliveirense absolutamente irreconhecível, que ocupa um lugar na tabela que não condiz, de longe, com a valia do seu plantel e que acabou de mudar de treinador. Se queremos ganhar (e eu acredito piamente que vamos conseguir fazê-lo, pois temos qualidade para tal e, depois deste jogo contra o Candelária, os jogadores vão estar mais alerta) temos de ir com tudo pra cima deles. Aposto num grande jogo da nossa parte. E aposto também que o apoio na bancada não vai faltar. Onde tu fores jogaaaar, eu vou lá estar!!!!.
Rapaziada, deixem o mister Lopes ajeitar a braçadeira à vontade e não lhe provoquem mais ataques de coração. Senão, vão ter de levar com ele e não me parece que seja o mais agradável…Nem a ele, nem a nós…dasse!!!
*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés
4 Dezembro, 2014 at 13:38
Eh pá…desta vez a coisa esteve mais complicada…!!
Bem…por 1 também se ganha…!!
SL
4 Dezembro, 2014 at 13:50
Cherba, as minhas desculpas pelo Off prematuro… mas apetece-me largar fogo a alguém…
alguém me explica onde, quando e como e que alguém prova/provou que os “casuals” eram do Sporting? e a que claque é que pertencem mesmo?
é curioso esta noticia sair no mesmo dia em que o deficiente que esfaqueou 2 Sportinguistas em Guimarães, passa de prisão preventiva a domiciliária (em casa da avozinha dele) e quando se lêem por ai comentários que dizem que ele é um conhecido adepto de outro clube que não o Vitória?
E o que é que isto tudo poderá ter a ver com o jogo de amanhã, no Porto?…
“Acusados 87 adeptos por incidentes junto ao Estádio do Dragão”
04.12.2014 – 12:38
O Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto deduziu acusação contra 87 adeptos pelos incidentes, em 27 de outubro do ano passado, junto ao Estádio do Dragão, antes do jogo FC Porto-Sporting.
A maioria dos acusados (81) fazia parte de subgrupos de adeptos do Sporting, denonimados “Casuals Portugal”, e integrava os cerca de 100 indivíduos que desceram a Alameda das Antas, tentando derrubar a barreira policial e entrar à força no estádio.
Segundo uma nota da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, a acusação engloba também seis adeptos do F.C. Porto, que entraram em confronto verbal e físico com aquele grupo.
A todos os arguidos é imputado um “crime agravado de participação em rixa na deslocação para espetáculo desportivo” e o Ministério Público requer também a aplicação de uma pena acessória de interdição de acesso a recintos desportivos.”
4 Dezembro, 2014 at 13:53
a propósito disto, não sei se alguém mais a norte poderá conhecer o cobardolas panasca… e saber onde ele mora.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=4220614&page=2
4 Dezembro, 2014 at 14:38
Segundo parece (ao que me lembro) os homens não têm símbolos em lado nenhum na roupa…mas parece que tinham tatuagens…pequenos detalhes!!! Para além de terem apanhado os foruns (Sportinguistas) onde eles combinaram e fizeram as convocatórias e o crl…
Fdx…não vamos ser como a avestruz e meter a cabeça na areia! Eles é que levaram nos cornos…sim! Este processo bastante mal contado face ao que de facto se passou?! Sim! (Porcos a encher nos gajos porque iam em grupo a cantar merdas do Sporting e a provocar…porque crl os provocadores são uns enormes criminosos e os que batem são santinhos?!?!)! Agora eles foram provocadores, foram lá para aquilo mesmo, não deviam ter ido e se são do Sporting têm de ser castigados como os outros (aliás na minha ideia deviam ser mais porque para mim o Sporting tem de ser exemplar…arruaceiros é no carnide e no porco!)!
Assobiar para o lado e fingir 1º que não se vê, 2º que não se conhece NÃO PODE ser a atitude de um Sportinguista! Principalmente aqueles que por experiência própria viram bilhetes para finais roubados por claques ao lado das bilheteiras, passarem à frente e arrearem em quem diz alguma coisa, mesmo mochilas e tudo mais gamadas nas imediações ao pé do estádio por gajos com casacos da Juve….
4 Dezembro, 2014 at 13:52
O que é power-play?
4 Dezembro, 2014 at 13:58
é o equivalente à expulsão de 2 minutos no andebol, mas na perspectva da equipa que fica em superioridade numérica.
isto é, uma equipa que jogue com mais 1, durante 2 minutos, joga em “power-play”.
4 Dezembro, 2014 at 13:59
O “power-play” é um termo que vem do hóquei no gelo, em que uma equipa fica com mais um jogador de campo (por sofrer uma falta dura) do que o adversário durante dois minutos ou até marcar um golo, pois logo que a equipa que estiver em “power-play” marcar, o jogador excluído pode regressar ao jogo.
4 Dezembro, 2014 at 14:48
Obrigado (a ambos os 2)
Bem me cheirava a terminologia yankee.
Ao ler esse termo, pensei que o treinador tivesse à disposição uma combinação de teclas que transformasse um jogador à escolha em super saiyan.
4 Dezembro, 2014 at 14:56
O termo é de origem norte-americana, mas foi mesmo aplicado ao hóquei em patins, como se pode ver nas regras da modalidade.
http://www.fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/regras/RegrasJogo12_13.pdf
4 Dezembro, 2014 at 14:50
Já agora
O gajo “expulso” regressa? Antigamente havia o cartão azul e o cartão vermelho, um era exclusão temporária, outra definitiva…
4 Dezembro, 2014 at 14:59
O azul regressa. (salvo erro ao 3.º azul é que leva vermelho – ou será ao 2.º? Sinceramente não sei…)
O Vermelho é expulso e pronto…vai tomar banho mais cedo…
4 Dezembro, 2014 at 15:04
Já não seguia o hóquei à uns anos mas no “meu tempo” era amarelo, 2º amarelo dá azul, 2 minutos fora (não havia estes powerplays…entrava outro) , 3º amarelo e era vermelho (banhinho)! Podia levar directos azul ou vermelho mas a escala era esta! Mas quando deixei de ver os livres directos eram a meio caminho entre o penalti e o meio campo (uma beca laterais, tinha de se fazer a diagonal para ficar enquadrado), não havia limites de faltas, os jogadores partiam do meio campo, havias as linhas que passando não se podia voltar para trás…hehehe! Já foi há uns aninhos valentes…15 pai…a ultima vez que o meu Sintra da altura esteve na primeira…
4 Dezembro, 2014 at 15:31
Tás como eu, então 🙂
A última vez que fui ver um jogo de hoquei, o Chana meteu praí 3 golos, e o Ramalhete defendia tudo.
E havia uma linha para lá da qual não se podia atrasar (perdia-se a posse de bola)
Confesso que desliguei por completo do hoquei.
4 Dezembro, 2014 at 15:03
Ponto 4.7, página 12.
http://www.fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/regras/RegrasJogo12_13.pdf
4 Dezembro, 2014 at 15:03
Ponto 4.7, página 12. 😉
http://www.fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/regras/RegrasJogo12_13.pdf
4 Dezembro, 2014 at 13:55
Bom post!
Admito que não vejo os jogos de hóquei, apenas acompanho o resultado (a única coisa possível para um leigo no assunto). Mas de post em post lá vou sabendo mais qualquer coisa 🙂
Thks Tó!
4 Dezembro, 2014 at 13:56
Boas Tó!
No sábado lembrei-me várias vezes de ti. A coisa esteve mesmo muito complicada e, com o azar que o Sporting costuma ter nas partes finais dos jogos (veja-se o que sucedeu com o andebol no dia seguinte em Espanha…) achei mesmo que o Candelária ainda ia empatar a partida. Ainda bem que isso não aconteceu e juntamos mais uma vitória para a coleção.
Falaste em rodar a equipa. O André Pimenta voltou a jogar depois do jogo do Porto. De facto seria bom que nos jogos seguintes à Oliveirense, contra o Carvalhos e a Sanjoanense, a equipa rodasse mais para os outros jogadores ganharem hábitos dentro da pista.
Gostei muito do Tiago Resende. Aliás, o comentador da Sporting Tv elogiou-o bastante e disse que o hoquista passou ao lado de uma carreira ainda mais sensacional. Quem sabe se ainda não estará a tempo disso, vindo jogar para o Sporting?
Quanto à partida contra a Oliveirense, alguém sabe se vai dar na televisão?
4 Dezembro, 2014 at 14:01
Olá, gostei do artigo todo mas deixa-me dizer uma coisa a 1a parte em que fazes o relato do jogo é brilhante, meu, brilhante e enervante, eu como todos nós ja sabia o resultado, mas a forma emocional e vivida como fizeste o relato transportou-me para de novo para o “espaço adrenalina” que é aquele sítio para aonde vamos todos quando o nosso Sporting disputa qualquer prova ou jogo, a meio do teu relato “à posteriori” já estava com vontade de roer as unhas e ir lá mandar um berro a ver se a rapaziada acordava…
Fogo meu, nunca faças este tipo de relato ao vivo porque senão vai haver muito pessoal agarrado à “máquina” êh êh êh
Abraço e SL
4 Dezembro, 2014 at 14:03
Confirmo que a bola entrou, foi mesmo à minha frente. Foi tão rápida a entrar e ainda mais rápida a sair da baliza. Ficava o marcador em 1-3.
4 Dezembro, 2014 at 14:25
OFF (sorry Tó):
Acho que o DeFran vai ficar todo contente:
http://cinema.sapo.pt/atualidade/noticias/monica-bellucci-e-a-nova-bond-girl-em-james-bond-spectre
4 Dezembro, 2014 at 14:55
Não vai ser o unico
4 Dezembro, 2014 at 15:48
Pois não vai, não. 😀
4 Dezembro, 2014 at 15:52
+1
4 Dezembro, 2014 at 15:25
o Ivone que se coloque na fila, que os torniquetes estão lentos…
4 Dezembro, 2014 at 15:56
Por norma não sou fã dos filmes do James Bond, mas se é com a Monica já é outra conversa…
4 Dezembro, 2014 at 14:26
O Girão É um Super-Homem de capacete!!! Mas até o Super Homem tem a sua Kriptonite…
Mais uma vitória, desta vez com mais coração do que talento. Começo a acreditar que podemos mesmo ser campeões.
4 Dezembro, 2014 at 14:32
Post tão bom que não consegui ler tudo de seguido pois tive saltar para a parte final para saber o resultado! 🙂
4 Dezembro, 2014 at 14:43
É o que eu estava a dizer, ainda bem que eu já sabia o resultado senão….
4 Dezembro, 2014 at 14:44
Fogo…jogo não muito bem jogado mas muito intenso para o coração mais desprevenido! E o jogo disse logo ao que vinha no primeiro minuto!
Acho que temos uma boa equipa mas acho um pouco curta…5/6 excelentes jogadores (+ Girão) e depois não há grandes soluções! Se alguns deles estão em dia não….é uma guerra! Acabou por estar em grande o Tiago (mesmo depois do Azul) mas é que detecto nesta equipa! É muito recente e carece de anos para ter um plantel efectivamente completo e com várias soluções que possam desequilibrar, daí achar que muito dificilmente temos equipa para o titulo…mas ninguém melhor do que o Livramento para dizer de sua justiça! hehe!
Mas mais uma vitória, e bem suada…agora siga a marinha e nada de relaxar!
4 Dezembro, 2014 at 14:57
Epá, acabo por concordar. Sejamos honestos, tanto o plantel do slb como do fcp (os dois principais candidatos) estão mais bem apetrechados que o nosso (por tudo aquilo que dizes e que já se referiu aqui muitas vezes – equipa nova, modalidade “recente” etc…)
À partida, também acho que temos menos hipoteses de ser campeões do que estes dois adversários (até ver, mantenho a minha aposta num 4.º 5.º lugar).
Agora também sei que mais do que as individualidades, são as equipas que ganham campeonatos (O Valongo foi campeão com 3 miudos com +- 20 anos e nenhum jogador com os creditos firmados – talvez o girão, vá…).
Falta muito muito campeonato. Deixemos a bola rolar livremente. Lá mais pra frente começaremos a fazer contas 🙂
4 Dezembro, 2014 at 15:11
;)! Tks! O que eu penso também…é possível, é sempre possível! Mas eles têm vantagem…ainda…hehe! mas sou um regresso ao hóquei muito recente…só voltei a ver este ano (obrigado Sporting e Sporting TV) ainda estou a navegar uma beca na maionese…heheh!
Tenho é de ir ao Livramento ver um jogo…antigamente dificilmente perdia um jogo da minha equipa de hóquei desde que fosse perto de Lisboa…mas perdeu-se o habito, perdeu-se praticamente a equipa e agora a vida também é outra…quando um gajo é puto há muito tempo disponível! ;)!
4 Dezembro, 2014 at 14:46
Gosto imenso desta rúbrica, gosto bastante de hoquei, vejo sempre que posso e é uma alegria ver a nossa equipa a lutar por outros lugares do que os que lutou o ano passado!
Convocados para amanhã no futebol:
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futprof_convocadosboavista_041214_136654.asp
Sai o Jefferson e entra o Jonathan!
4 Dezembro, 2014 at 15:16
Txiii…vem aí peixarada…só faltava não estar o Mané e estar o Capel….
Será gestão física provavelmente…
4 Dezembro, 2014 at 15:28
Eu tb tenho esse receio! Atenção, não morro de amores pelo Jefferson, mas neste momento é mais jogador que o Jonathan, tenho muitas esperanças no Jonathan, mas neste momento ainda prefiro o Jefferson. Vamos ver, o jogo de amanhã é muito importante, faltam dois jogos para o corruptos-corruptos II e era essencial não perder pontos nos próximos dois jogos.
Temos equipa mais que suficiente para ganharmos ao mávista, com Jefferson ou Jonathan, temos de ganhar amanhã!
4 Dezembro, 2014 at 15:33
Para os que acreditam no titulo acho que todos concordam que até jogarmos com os lampiões certamente não podemos perder pontos e eles e o porco têm de perder…
4 Dezembro, 2014 at 15:27
Este até seria um bom jogo para o Jefferson levar um amarelo e limpar na taça.
Aliás, espero que se deixem de merdas e o Nani leve mesmo um amarelo, daqueles a pedido perto do fim.
4 Dezembro, 2014 at 15:28
A não ser que a taça não limpe … mas prefiro receber o moreirense sem o Nani que jogar depois fora sem ele.
4 Dezembro, 2014 at 15:28
Não se limpa na taça Miguel…isso deixou de ser possível! O castigo só transita para a taça se for vermelho…
4 Dezembro, 2014 at 15:35
Bem, que se faça a gestão que o mister entenda.
Em guimarães não fizemos gestão e foi uma merda. Vale o que vale.
Joguem quem ele ache que está (e é) melhor para este adversário.
4 Dezembro, 2014 at 15:22
Vi o jogo … e foda-se … foi como se estivesse a ver a equipa de futebol 11 (falando do sentimento e estado de espírito).
Não vamos ganhar sempre, jogar bem ajuda mas pode não chegar.
E senti que não jogámos tão bem como é hábito, talvez menos concentrados ou até com o pensamento que o adversário não seria muito complicado.
Isto pode ajudar nos próximos jogos (até pq os pontos ficaram connosco) e a Oliveirense tem excelentes jogadores.
Era porreiro termos outra vez de volta o Gonçalo Alves, que tanto fez por nós nos últimos anos e segui lá a sua vida profissional.
Temos condições para o trazer?
4 Dezembro, 2014 at 15:27
Gosto tanto que o Hoquei tenha voltado ao nosso clube…
Obrigado Tó pela crónica!
Spoooooooooooooooooooooooooorting
4 Dezembro, 2014 at 15:52
Grande descrição. Voltei a “ver” o jogo!
4 Dezembro, 2014 at 15:52
Também adoro hóquei em patins. É um jogo emocionante, que exige muita técnica e habilidade, tanto na patinagem como a usar o “stick”. O tempo passa num instante, porque ao contrário do futsal, tem poucas paragens de jogo.
A maior dificuldade é que muitas vezes não consigo perceber quando e como a bola entra na baliza. Tenho de estar com mais atenção. Já a ver a NHL também tenho o mesmo problema com o disco.
4 Dezembro, 2014 at 15:58
Mister Nuno Lopes,
caso esteja a ler este post e passe por este comentário,
Eu sei conhece o jogador: Vasco Luís do HCTurquel!! Grande Jogador, boa eficácia em livres directos! Não é possível? Seria um bom reforço e dentro das nossas possibilidades.
4 Dezembro, 2014 at 16:26
Mais uma bela crónica do Tó Livramento. Uma crónica hitchcockniana 🙂 Gostava de ver o próximo jogo dos nossos leões sobre rodas no reduto da Oliveirense, mas a festinha de Natal da minha afilhada pode privar-me dessa possibilidade.
4 Dezembro, 2014 at 16:30
boa crónica que relembra o jogo na perfeição, espero que os Leões do Norte do país estejam em Oliveira de Azemeis a apoiar o nosso Sporting!
Já que se fala de jogadores que sería bom vermos a reforçar esta equipa para lhe dar mais alternativas, que tal o nosso Gonçalo Alves??? sería possível agora que a modalidade tem outro suporte financeiro?
4 Dezembro, 2014 at 16:57
muito bom, Tó! estes posts das modalidades são um must!
4 Dezembro, 2014 at 22:22
Vi os primeiros 15 minutos e os últimos 10 e só pensava “Bem dizia o Tó que o Candelária era traiçoeiro…”
Quando foi o 4-2 e disseram que a vitória já não fugia, só pensei que da maneira como o jogo tinha corrido, isto não podia andar mais longe da realidade. Nervoso miudinho no fim mas o que conta é que no final, é mais uma vitória para a contabilidade!
SPOOOORTIIIIIIINNGGG!!!