Anos 90. Depois de uma década em que poucos ou nenhuns títulos saboreámos, entrávamos para uma ainda maior travessia do deserto, coincidente com a tomada de poder do futebol português por parte de Pinto da Costa. Assente num discurso de guerrilha, promovendo um separatismo Norte-Sul, o presidente azul e branco tomou conta dos bastidores do futebol português e, às cavalitas de Calheiros e companhia, começou a coleccionar títulos. O Benfica ficava com as migalhas, enfraquecendo à medida que engordava os seus plantéis com contratações patéticas; o Sporting vivia na esperança que o bom futebol pudesse conduzir a títulos, ilusão que ia morrendo em jogo como aquele, para a Taça, frente aos corruptos, em que Alvalade passou os últimos dez minutos a gritar “invasão”, com as redes do topo sul já deitadas abaixo.
Quando o Sporting dá mostrar de conseguir erguer-se, à entrada para a década 2.0, conquistado dois campeonatos em três anos, dá-se um enorme tiro no pé, promovendo uma aliança com o gang de Pinto da Costa. A estratégia azul era clara: bacalhau com sorriso, antes da punhalada pelas costas. Quiseram crer alguns Sportinguistas, que até não era mau de todo ficar em segundo e ir à Liga dos Campeões. Pensamento pequeno, alimentado pela única e verdadeira rivalidade histórica do nosso futebol. Afinal, se o Benfica agonizava em épocas que nem davam acesso a lugares europeus, até dava para gozar com os vizinhos, com os amigos e com os colegas de trabalho que, obviamente, poucos argumentos tinham a não ser apontar o dedo à tal aproximação entre o Sporting e o fcPorto. A verdade é que, pese a indignação que se fazia sentir quando conversávamos com outros Leões, as direcções sportinguistas pareciam aceitar, de forma mais ou menos pacífica, os consecutivos casos de arbitragem que iam ajudando o clube da invicta a coleccionar títulos.
Enquanto isso, depois de bater no fundo desportivamente, o Benfica foi-se adaptando e trabalhando na sombra. Filipe Vieira, amigo chegado de Jorge Nuno e homem capaz de mexer-se com a destreza de um choco nos negros bastidores do futebol português, teve anos para afinar a estratégia. Com uma grande vantagem: sabendo que tinha a seu favor uma massa adepta muito maior do que a do fcPorto e, não menos importante, tinha a seu favor uma comunicação social que, diga-se em abono da verdade, nunca se coibiu de apontar o dedo às ajudas arbitrais que iam sendo dadas ao clube do Porto. Pelo meio, a tal facada nas costas que, há muito, Jorge Nuno ia preparando. Do caso Moutinho ao regresso das arbitragens capazes de deixar Alvalade à beira de um ataque de nervos, o tapete era puxado debaixo dos pés das direcções leoninas que, ainda assim, faziam do seu cavalo de batalha a necessidade de ficar à frente do rival Benfica.
Acontece que o Benfica voltou aos títulos e ficou-se perante um enorme problema: três clubes grandes para dois lugares. E não são, apenas, lugares no pódio. São lugares nos milhões da Champs, são milhões em publicidades, são milhões nas marcas das camisolas, são milhões nas vendas dos direitos desportivos e televisivos, são milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo, a quem se omite uma marca em favorecimento de outras duas. “E que, dessas duas, a maior seja o Benfica“, pediu Filipe Vieira. E aqui reside a grande mudança: enquanto Da Costa tinha uma região onde ecoavam as suas palavras, Vieira tem à sua disposição uma verdadeira máquina de propaganda. É a formação, são as capas pintadas a vermelho, valorizando todos e quais activos e escondendo as vendas feitas há meses que levarão jogadores em janeiro, são as mensagens ridículas que alimentam acéfalos (dizia o gajo, outro dia, que para o ano o plantel teria cinco jogadores da formação, como se quatro não fosse o mínimo exigido pela UEFA). E, mais grave, é uma máquina de propaganda que ajuda a encapotar tudo o que não interessa: das ajudas do apito, 9 em 12 jogos neste campeonato, ao transformar de uma vergonha como o facto de Benfica e fcPorto poderem meter dinheiro na Liga num acto de fantástica generosidade e numa grande mudança no nosso futebol, vale tudo para massificar a mensagem vermelha e branca. Veja-se, por exemplo, a simplicidade como se acha normal que os dois melhores jogadores do Belenenses fiquem de fora, quando pelo menos um deles já não tem nenhuma ligação ao Benfica (Miguel Rosa).
Por esta altura, Pinto da Costa já percebeu que o seu lugar nos bastidores está ocupado. Decide, então, manter-se em silêncio, até porque maior desastre do que não ser campeão depois dos milhões enterrados, é não conseguir o acesso à Liga dos Campeões, algo que seria uma machadada monumental nas já de si raquíticas finanças azuis e brancas. Voltam a apertar-se as mãos, volta a haver aproximação azul e encarnada, tão próxima que este campeonato passa a ser pintado a roxo. Um roxo que esconde de onde surgiu o dinheiro para pagar os 400 mil euros que estavam em dívidas aos árbitros (sim, sim, empréstimo bancário e quem paga esse empréstimo se a Liga está falida? Fundos? ok, assim já conversamos). Um roxo que empurra para pequenas chamadas de capa o facto da Olivedesportos poder garantir a continuidade da Taça da Liga.
Se és do Sporting peço-te, sinceramente, que penses nisto. Peço-te que percebas que, neste momento, estamos mais isolados do que nunca e que essa é a única postura possível. Peço-te que, sem perderes a tão propalada exigência e espírito crítico, não sejas o primeiro a promover a desvalorização de tudo o que se relacionada com o Sporting. Para isso, já basta a máquina de propaganda. Peço-te que percebas que, mais do que nunca, temos que estar unidos. Assim que mostrámos sinais de retoma, azuis vermelhos deram as mãos e selaram o acordo sentando em cima do cofre da estratégia um boneco da michelin que se diz sportinguista. Peço-te que percebas que somos o alvo a abater, até porque somos o único que pode colocar em causa a santa aliança! Custa? Custa muito. E vai continuar a custar, porque, é um conselho que te dou, esquece tudo o que viste até hoje. A maior batalha começa agora. E, sem ti, vai ser muito mais complicado vencê-la!
7 Dezembro, 2014 at 13:08
havia aqui à dias um tasqueiro que disse que acreditava que o merdalenses ia ao estadio do merdafica para sacar pontos, e que iam ser comandados pelo dyverson e pelo rosas. eu apostei que eles nem iam jogar, quero o meu dinheiro sff caro tasqueiro! e havia outro tasqueiro tbm a pedir respeito pelo merdalenses. aqui está a resposta a esse pedido. que os merdalenses acabem de vez, assim como todos os outros vendidos todos. ainda se vai descobrir que as putasque o porco da costa oferecia aos arbitros afinal eram estes “clubes” e não brasileiras. por exemple: café com leite era 10% do braguilha e etc e etc
7 Dezembro, 2014 at 13:36
É preciso não confundir os adeptos do Belenenses com a merda da SAD dirigida por um trampião ou mesmo com a merda do seu treinador que colocou em causa a honestidade dos jogadores que defendem as suas cores (incríveis declarações – http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=517394)
A indignação dos pasteis tem sido evidente um pouco por todo o lado:
– https://www.facebook.com/hashtag/slbvscfb
– http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Belenenses/interior.aspx?content_id=4282500
– http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=517433
O problema está mesmo nos dirigentes vendidos ao sistema trampião.
7 Dezembro, 2014 at 13:45
Não sei. Eu conheco adeptos do merdalenses e eles próprios são fps do pior. Esqueci me! TBM houve um tasqueiro q qd eu disse pa ter atenção ao facto do merdafica ter decidido jogar no sábado em vez de sexta disse q eu Tava errado e tal mas vejam, 2a melhor casa da época, ilusão de união merdafiquiata etc etc! Ridiculo está merda toda fim‑de‑semana caralho conA
7 Dezembro, 2014 at 13:16
Boa tarde, até aqui em Madrid onde estou agora se fala na vergonha que é o futebol português, diz-se que há mafia introduzida no futebol e sabem que vieira é muito pior que o acabado pinto da Costa.
O fenomeno português passou fronteiras o que me espanta e alegra pois assim todo o mundo sabe como se compram títulos em Portugal.
Somos agora vistos como um país pouco sério quer a nível político como a nível desportivo e eu numa irei desmentir ou branquear tal situação mas sim divulgá-la ainda mais.
Juntos seremos invencíveis e a nossa glória terá muito mais sabor.
SL
7 Dezembro, 2014 at 15:01
Boa estadia amigo…
Abr e SL
7 Dezembro, 2014 at 15:38
Obrigado amigo Max, um abraço e SL
7 Dezembro, 2014 at 13:17
Grande texto, Cherba, ta tudo aqui…
Estou pronto para a batalha e sinto que todos nós ainda podemos fazer mais, somos uma massa enorme de adeptos Sportinguistas e temos de ser capazes de mostrar a nossa força e fazê-los sentir que por maior que seja a roubalheira e a vergonha, nós nao deixamos de estar ao lado do clube e de direções que defendam os interesses do clube.
Vai dar trabalho, vai ser difícil e vai levar tempo, mas vamos sair reforçados disto tudo, até porque a merda que nos atiram pra cima é tão básica e tão descarada, que vai chegar uma altura em que os trafulhas se vão zangar todos uns com os outros…
7 Dezembro, 2014 at 13:20
Poucas coisas doem mais do que perder. Uma delas é perder sabendo à partida que não podemos ganhar. É tiraram-nos a hipótese de lutar. É entrar no ringue de boxe com as mãos atadas atrás das costas. Não sei, sinceramente, se não será este o nosso estado durante mais anos do que aqueles que gostaríamos.
O que aconteceu ontem foi a maior vergonha que já vi no futebol. Foi descarado, foi inacreditável. Mais inacreditável só a leviandade no dia seguinte. “Se eles jogassem tinhamos ganho na mesma” (ganho, ganhado, piners) disse o palerma do JJ. E pronto, não se passa nada. Ninguém se insurge, ninguém faz nada, ninguém di nada! É filha da putice à descarada. É a fartar vilanagem! É a puta da loucura e da falta de vergonha na cara. Hoje é um dos dias em que agradeço não estar em Portugal. Falta-me estômago e paciência para aturar filhos da puta. Conversa de café hoje era para acabar à cabeçada.
Mais que nunca, mesmo de mãos atadas, temos que lutar. Não vai a murro, vai à cabeçada. Perder sem lutar é que não.
7 Dezembro, 2014 at 13:21
Grande post Cherba.
Lutaremos até ao fim pelo Grande Sporting Clube de Portugal.
SL
7 Dezembro, 2014 at 13:22
Há uns posts atrás escrevi que o maior erro estratégico do BdC foi ter entrado em guerra com os do norte quando na minha opinião o maior perigo vem na zona de carnide. Na minha opinião não há clube mais nojento que este.
Nos tempos que correm já nem há vergonha de esconder as coisas já é tudo às claras por isso mais que nunca temos que cerrar fileiras e ir à luta.
7 Dezembro, 2014 at 18:03
Nunca digas isso a ninguém, nem penses nisso…
O maior inimigo do SCP é aquele bandido mafioso que corrompeu tudo e todos no futebol em Portugal… Os outros são os aprendizes…
Sei que, como eu, existem muitos milhares de Sportinguistas que mantém uma garrafa de champanhe no frio, para o dia que esse ‘corrupto mor’ desaparecer!!!
7 Dezembro, 2014 at 18:31
Tens razão mas também concordas que o tempo dele está a acabar e para mim o orelhas não é assim tão aprendiz quanto isso.
Para mim, actualmente, o perigo vem de carnide
8 Dezembro, 2014 at 3:23
O perigo vem da “maquina” o condutor é indiferente, os corrompidos neste sistema não são umas pobres criaturas ingénuas e que foram apanhadas na teia de um esquema escabroso, eles proprios forçam a corrupção, não se põem a jeito, eles forçam a corrupção, eles querem que o sistema continue, precisam de um “maquinista” que reparta o bolo.
Nós fixamo-nos muito nas cabeças de cartaz e esqueçemos os outros, mas para mim eles ainda são mais despreziveis que os chefões….
7 Dezembro, 2014 at 20:46
+1
7 Dezembro, 2014 at 13:26
E é por sermos os únicos que podem colocar em causa a Santa Aliança que reafirmo novamente a necessidade e o dever de estarmos nos locais próprios a combater estes corruptos e esse local é a Liga de Clubes.
As propostas do Sporting são simples e claras e vão ao encontro do desejado pelos clubes mais pequenos que, recorde-se, elegeram Mário Figueiredo com o objectivo de vir a recolher maior parte do bolo que aquele que habitualmente lhes está destinado.
Porto e Benfica têm os seus satélites de apoio, mas estes não correspondem à totalidade, nem perto disso, de clubes existentes na I e II Ligas.
Temos de continuar a mostrar trabalho e apelar a esses clubes que se juntem ao nosso lado.
Exemplo?
Ontem, aquilo que a SAD do Belenenses permitiu que fosse feito foi repudiado praticamente por todos os adeptos do Belenenses e incluiu os órgão dirigentes do clube.
Do outro lado ficaram os adeptos lampiões a bater palmas ao que se passou, com expoente máximo no seu treinador merdoso.
Não tenho qualquer dúvida que a nossa luta é também a luta da maioria dos clubes da I Liga que não se reveem na merda de atitudes e acordos que os seus dirigentes tomam e que colocam em causa o bom nome e futuro destes clubes.
Eu, se fosse adepto/sócio do Belenenses, ontem teria tido vergonha.
Eu, se fosse sócio/adepto do Benfica, ontem teria sentido ainda mais vergonha por querer vencer a todo o custo.
http://osangueleonino.blogspot.pt/2014/12/mais-um-campeonato-da-vergonha.html#comments
SL
7 Dezembro, 2014 at 13:32
A batalha começou desde que Bruno de Carvalho entrou em cena, então puderia lá ser deixarem um novato chegar, ver e vencer. O pantano que estava mais ou menos calmo, foi agitado e todas as podridões lá acumuladas ao logo de décadas, começaram a vir ao cimo com os cheiros nauseabundos emitidos pelas nádegas que pariram um duque. O que aconteceu no jogo galinhas – belém seria motivo suficiente para revoltar os poderes instituidos, liga, federação, conselhos de disciplina e de justiça, mas para isso acontecer essas pessoas tinham que ter vergonha e uma espinha dorsal direita como os seres humanos, mas não, são apenas seres rastejantes ao serviço da bagunça instalada. A guerra do Sporting terá de ser travada juridicamente cá dentro e lá fora, apesar das instituições respetivas não nos merecerem confiança. Nós estaremos por cá para dar a força moral e não só, a quem nos defende.
Sempre com o Sporting.
7 Dezembro, 2014 at 13:37
Fantástico Cherba…
100% DE ACORDO!!
Até estou pra ver os Pinto e o vieira juntos na tribuna no domingo…
Estámos sozinhos … Mas que gozo dáva este ano sermos campeões…
Eu Acredito, vamos Sporting , vamos equipa Vamos BDC
7 Dezembro, 2014 at 20:55
Também queria ser campeão (que bofetada seria para as bochechas) mas eles (lampiões, bufas, liga e bois de preto) não vão deixar!!
SL
7 Dezembro, 2014 at 13:43
Finalmente um texto que gosto. É isto mesmo temos de cerrar fileiras e parar de falar mal do a ou do b do nosso SCP, para isso já existem os demais.
7 Dezembro, 2014 at 14:47
Com pequenos intervalos, de 2000 a 2008, há mais de 30 anos que sinto as palavras deste texto como se fossem minhas, ou nossas.
O que me angustia mais é nunca ter feito muito, além das picardias normais de café e entre amigos, para alterar este estado de coisas.
Podendo agora neste tasco dar a minha opiniao e ser intervencionista, ter um Bruno como presidente que tanto orgulho me dá, por partilhar da mesma paixão e põe fazed aquilo que todos queríamos à montes de anos… Mesmo assim gostava de poder fazer ainda mais.
Nao sei o que?!?!
Mas tenho a certeza que os 4 milhões de Soortinguistas ainda podem fazer algo mais.
Uma marcha em Lx/ comício / ate ao campus da Justiça/ umas esperas aos bois???
Temos que deixar as palavras e agir !!
Está na hora do Rei Leão afastar as Hienas!!!
Viva Nós
Viva o Sporting Clube de Portugal
7 Dezembro, 2014 at 14:48
Sou do Sporting Clube de Portugal desde 1956.
Revejo-me neste texto. Penso da mesma maneira.
Sem dúvidas, a “guerra” está aberta. Nós, sócios e adeptos, somos o Sporting Clube de Portugal.
Mais do que nunca deveremos unir-nos em volta do símbolo do nosso Clube e apoiarmos o projecto do Dr. Bruno de Carvalho combatendo os dirigentes corruptos do bairro das Antas e os corruptos do baiiro da luz.
SpooooooooooooooooooooooooooooooortinG!!!
7 Dezembro, 2014 at 17:24
Caro Leao de Nordeste .1956 tinha eu 6 anos foi o meu primeiro Guimaraes SPORTING visto no campo amorosa que saudades desse tempo SL VIVA O NOSSO GRANDE AMOR
7 Dezembro, 2014 at 14:51
Por exemplo;
Ir à redacção do jornal a Bola e perguntar pelo Paulo Cunha.
Sim esse filha da Puta que se diz jornalista. E a única coisa que tem para escrever em resumo sobre a vitoria do Sporting contra o Boavista é um amontoado de nadas e de nao analises sibre tudo menos ao jogo.
Este tipo como merece a nossa atenção como qualquer boi de preto!
7 Dezembro, 2014 at 14:52
F&R!!!!
7 Dezembro, 2014 at 14:54
É sempre bom lembrar os sportinguistas mais distraídos do lodaçal que é o nosso país e neste caso concreto o futebol português, e acho que seria importante acompanhar a discussão deste post com propostas de medidas (fight & resist) concretas que podíamos implementar para travar esta luta…
– Para mim a principal ou as principais medidas são todos aquelas que visarem o fortalecimento do clube, por isso quem ainda não é sócio que se faça, porque juntos seremos mais fortes.
Outras medidas:
– Apoiar sempre os atletas e as nossas equipas em todas as modalidades.
– Nunca digas mal do Sporting na frente de adeptos das nádegas, se tiveres críticas a fazer ,fá-las entre sportinguistas ou encontra maneira de as fazer chegar à Direcção.
– Denunciar e desmoralizar perante os adeptos das nádegas a mentira do futebol português, usando argumentação baseada em factos.
– Criar nicks e comentar nos pasquins desportivos da internet apenas as notícias das nádegas, denunciando a mentira do futebol português, recorrendo sempre a factos e se for caso disso acompanhar com a fonte. (Se for necessário criar multi-nicks).
– Depois da nomeação das equipas de arbitragem dos jogos do Sporting, fazer o trabalhinho de casa e investigar o histórico da bestas em jogos do Sporting e quem tiver meios ao seu dispor divulgar em video nas redes sociais. (Isto aplica-se a todos os jogos, seja contra as nádegas A, B ou C ou contra o cascalheira)
– Em Alvalade assobiar e apupar sempre as equipas forasteiras (A equipa de arbitragem está incluída)
.
.
.
7 Dezembro, 2014 at 19:52
Cancelar a Sport TV.
Não comprar nenhum pasquim, nem visitar os sites.
Nada, zero.
Toda a gente, mas todos mesmo.
É primordial.
7 Dezembro, 2014 at 20:01
Não podemos esquecer que a politica (a porca é claro…) tem andado há muito de mãos dadas com o futebol…
Lembro Valentim Loureiro…
Lembro Santana Lopes…(que mesmo sendo sportinguista, não teve pejo em beneficiar vergonhosamente o benfas…)
Vejam quem é o actual presidente da assembleia do bufas (não sei se da SAD se do clube)…esse Fernando Gomes asqueroso…
Só Rui Rio foi capaz de bater o pé a esse biltre do dom curlione pinto da costa…
Vejam este último episódio do “barbas” e doutro “bronco” qualquer de irem ao beija-mão a Evora…para saudar Sócrates…
E mais aquele de que agora me não lembro o nome que é adepto do Boavista…e é outro politico corrupto…
É claro que com todas “essas ajudas” ao longo dos tempos…
O befas e o bufas…teriam de lavar em relação a nós…uma grande vantagem…
SL
7 Dezembro, 2014 at 20:51
Pequenas GRANDES medidas Nogueira, pequenas grandes medidas.
Pouco a pouco, com muitos de nós, a faze-lo , o que propoes, consegue -se ir expondo e abrindo os olhos.
De tal modo exposto e repetido que a vergonha há de aparecer!!
Esta é uma forma de luta, activa e sem precisar de partir a cara a ninguém !
Alias aos árbitros num jogo, bastava, cantar em coro, 20 mil SCPguistas a assistir, a morada do ladrão ou, à data e local duma roubalheira contra o SCP.
Esses merdas, a ouvir a bancada a repetir a uma só voz: SCP vs clube x, em tal dia, a tal hora fizeste isto….
Ou, simplesmente, o nome, bi e contribuinte.. ouvir 20 ou 30 mil a dize- lo, garantidamente acagaça.
Será que conseguimos criar um blog, un canto da tasca só para isto :
onde se possa apenas postar exemplos de roubalheira, pouca vergonha, para ir espetando nas trombas de lampiões que ainda tentam arranjar justificações !? E para nós não nos esquecermos. Contra mim falo, que numa troca de argumentos (cada vez menos frequentes , porque não há paciência para a falsidade dos drampioes) Muitas vezes me esqueci de situações absurdas para confrontar esta gente.
Reunir uma colectânea dos roubos, incoerências como algumas mostradas aqui ou no artistadodia ou no Captomente, entre outros
8 Dezembro, 2014 at 3:47
Concordo contigo em tudo menos nos comentários dos pasquins porque pelo menos no “rascord” eu fui, a partir de um determinado ponto, sistemáticamente CENSURADO e garanto que não era por insultar ninguem ou usar palavrões….
O esquema funciona assim existem 3/4 gajos carnide+fcporco (são sempre os mesmos) que comentam sistematicamente as noticias do nosso clube mas sempre de forma maliciosa, ou seja mentem, inventam, distorcem etc…e eu durante algum tempo respondia sistematicamente á “propaganda enganosa” que era ali veiculada, utilizando muitas vezes a ironia e os factos para os desmentir e então de repente comecei a ser CENSURADO o habitual era: um lampião escrevia uma alarvidade qualquer e era publicado na hora, eu respondia e a minha resposta ficava “presa” na “moderação” 12h, 24h ou até desaparecia inteiramente, o efeito é que em tempo real e útil da noticia só lá estavam as “alarvices” e nunca aparecia a reposição da verdade dos factos.
Por essas e por outras é que o meu nick é o que é….
A propósito grande texto do Cherba…
7 Dezembro, 2014 at 15:03
O mais triste é que, para além de repetido, este caso foi tratado às claras. Noutros tempos, os dois rapazes tinham-se lesionado na sexta, e pronto, lá se fingia que era tudo normal. Mas já nem se dão ao trabalho de esconder.
7 Dezembro, 2014 at 15:15
Eu ja perguntei ao Cherba e pergunto a voces: estao preparados para continuar nas trincheiras e na frente da batalha mesmo sem ganhar titulos nos proximos anos?? Eu estou! O Cherba está! Dificilmente ganharemos alga coisa, mas ganhamos o respeito proprio. A mim o que me alimenta nao sao os titulos, sao os valores e a honra. Antes nunca mais ganhar nada, do que nadar no lodo e viver de broches a mafiosos.
7 Dezembro, 2014 at 15:31
Ganhar a todo o custo? Não.
Mas assumir com naturalidade este tipo de situações já por só serem recorrentes? Nem pensar.
O Sporting devia revoltar-se à grande com estas merdas, vi um comunicado em que misturou lá o caso do Abdoulaye que estava emprestado, e por isso mesmo é totalmente diferente do caso Miguel Rosa e Deyverson, e o que se segue?
Mais meia dúzia de palermas a falar disto na televisão, jornais a esmiuçar o tema e a gozar com o nosso presidente nas entre-linhas por ter feito mais um comunicado e por aí fora.
Temos de pensar fora da caixa, Portugal está uma merda, ninguém vai ser solidário com o Sporting aqui dentro, ninguém quer saber de nós para nada, o ideal para muita gente seria o Sporting até desaparecer do mapa.
Isto é caso para o Bruno de Carvalho ir à UEFA ou à FIFA (não sei bem qual trata deste tipo de assuntos) e apresentar queixa, faz um relatório onde explica os contornos todos da situação e até explica que não se trata de uma situação virgem.
Aproveita e para o relatório não ir com tão poucas páginas, explica a aliança do Porto e do Benfica e o que se vai passando na Liga de Clubes e como são feitas as nomeações dos árbitros.
Estás a ver o que se fez com a Doyen? É fazer o mesmo mas contra o Benfica.
Para já, pede-se um luto pela verdade desportiva porque isto é mesmo o bater no fundo, isto é uma Capelada elevado a infinito.
Mas temo que para a semana já não se volte a falar disto. Da mesma maneira como já ninguém quer saber do sucessivos roubos do ano passado também ninguém vai querer saber disto passado algum tempo.
7 Dezembro, 2014 at 15:42
+1
7 Dezembro, 2014 at 17:02
Mas olha, eu não disse que me vou deixar ficar calado. Alias é coisa que não fazemos por aqui. Não podemos fazer de forma oficial em nome do clube, mas podemos fazer de outras formas. Ja nem sei qts emails mandei para a uefa. Agua mole em pedra dura…
7 Dezembro, 2014 at 21:03
Era mesmo isso que devia ser feito! Ir directamente à uefa e fifa, que isto por cá não se resolve nada!
7 Dezembro, 2014 at 15:34
+1
Fight & Resist. SL
7 Dezembro, 2014 at 15:39
1o cabo da Bataria de Comando da Artilharia Anti-aerea…
presente… 🙂
7 Dezembro, 2014 at 20:28
2º Sargento Martins (embora já velho), com experiência de luta de guerrilha em Moçambique…presente…!!
SL
7 Dezembro, 2014 at 20:39
SL caro Max
fornada de 84 em Cascais e depois Queluz antes da Artilharia Anti-aérea se mudar para a serra do Pilar, eheheh
7 Dezembro, 2014 at 15:39
Concordo plenamente com o Jusko e também estou disposta a não ver ganhar campeonatos ou taças mas acima de tudo quero um Sporting que seja repeitado e que não se “deite” com as prostitutas deste mundo do futebol.
Aguentei 18 anos sem ganhar um campeonato e nunca desisti de ir ao Estádio, não era agora que ia abandonar o meu grande Amor.
Estou de corpo e alma com BdC nesta luta que se mostra desigual mas que terá mais cedo ou mais tarde que dar frutos.
Baixar as calças e mostrar o rabo é que não … sempre de cabeça erguida e lutando pelo lema Esforço – Dedicação – Devoção e Glória.
7 Dezembro, 2014 at 15:48
Eu também estou preparado, Jusko, mas não nos podemos conformar…o problema dos Sportinguistas, como da generalidade da população portuguesa, é que falam muito em blogs e no Fb, mas quando é preciso irem fazer alguma coisa, tá quieto…
Até para uma coisa tão simples como ter sempre o estádio cheio, e fazermo-nos sócios é o cabo dos trabalhos, quanto mais para lutar contra a corrupção que grassa, neste país, em várias áreas…
Não quero parecer descrente, mas o que nos propomos a fazer é uma tarefa hercúlea, num país que está habituado a ver os xicos-espertos levarem a sua avante, sem terem qualquer tipo de confrontação…
7 Dezembro, 2014 at 18:40
É isso, Hugo.
Não nos vamos calar. Mas precisamos de TODOS!
Precisamos que os que estão no “conforto” do lar venham também mostrar de que raça somos feitos. Temos à frente do nosso Clube um homem que não teme ninguém. Acompanhemo-lo em todas as batalhas que temos pela frente.
7 Dezembro, 2014 at 16:11
Justo, eu até estou preparado para ser um braço armado de forma concludente, tudo, mas mesmo tudo pelo Sporting!
7 Dezembro, 2014 at 16:12
Jusko *
7 Dezembro, 2014 at 16:27
Tu estás, o Cherba está, eu estou…
Mas temos de ser Nós estamos!
E quanto Nós Não estivermos… Dificilmente chegamos lá!
Nós estamos!
Nós lutamos por Portugal!
..,
7 Dezembro, 2014 at 16:28
+1
Nas trincheiras e na luta contra as injustiças desde o tempo em que comecei a tomar consciência do mundo que nos rodeia…
“Para que o mal prevaleça, basta que os homens de bem nada façam”, Edmund Burke
“Um grama de acção vale mais que uma tonelada de teoria.”, Friedrich Engels
“Prefiro morrer de pé, que viver sempre ajoelhado”, Che Guevara
7 Dezembro, 2014 at 21:23
“Antes morrer livres que em paz sujeitos” é o lema inscrito no brasão dos Açores!!!
Esta frase foi escrita (ou dita) pelo Capitão Ciprião de Figueiredo aquando da tomada da Ilha Terceira pelos espanhóis em 1583.
A Ilha Terceira foi a última parcela do território português a ser conquistada pelos “nuestros hermanos”!
Vive-se aqui muita “Portugalidade” e faz muita confusão o que se passa (quero dizer corrupção, compadrios, tráfego de influências, etc.) em Portugal; e então no nosso futebol nem se fala!!
SL
7 Dezembro, 2014 at 16:45
+ 1
FIGHT & RESIST!
Sporting até morrer.
7 Dezembro, 2014 at 19:05
Estou mais do que preparado! Já estive 18 anos sem ganhar o campeonato, a pensar que nunca veria o Sporting campeão. Muitas de vós certamente saberão desta dor.
Mas andava orgulhoso.
Por isso prefiro esperar outros 18, a ter que assistir ao regresso da casta liquidacionista.
Mas QUERO UMA GUERRA ATÓMICA TOTAL SEM CONTEMPLAÇÕES!!!!
E se aquela merda cair, DEIXA QUE CAIA!
Que salinizem como Cartago, que ardam como Roma, que sejam bombardeados como Hiroshima e Nagasaky!
Quem roubou o Sporting deve ser PRESO.
Os títulos roubados devem ser restituidos!
SL
7 Dezembro, 2014 at 20:18
Meu amigo…eu só “desisto” quando morrer…
Há muito que vejo que o Sporting tem vindo a lutar contra tudo e contra todos…
E tanto vale termos bons jogadores como não…que o resultado será sempre o mesmo…enquanto as coisas continuarem como até aqui…
Os “reforços” vindos da Comissão de Arbitragem, que jogo a jogo vão beneficiando o benfas (este ano então tem sido “um ver se te avias”…) e o bufas…!!
Não tenho dúvidas…
Nós até podemos fazer bons resultados com o benfas e o bufas…que depois “alguém se encarregará” de nos fazer perder pontos com os “afilhados”…e nós lá continuaremos (alguns) a chamar nomes aos jogadores…aos treinadores…a ofendermo-nos uns aos outros…e a dizer mal da Direcção…
Enfim…a dividir-mo-nos e a tornarmo-nos mais fracos que é isso precisamente que os nossos inimigos (recuso-me a chamá-los de adeversários apenas…) esperam que nós façamos…
Vamos ter de cerrar fileiras…
Vamos ter algumas vezes de “provar” o amargo sabor das lágrimas, que não deixarão de nos cair pela cara abaixo… pela nossa incapacidade em tornear esses obstáculos contra natura…porque contra a força da Natureza…nós Leões…sabemos lutar…!
Quase me apetecia recordar aqui Fernando Lopes Graça
Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz…!
Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações
Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai…!
Um abraço de um Leão que jamais desistirá e
SL
7 Dezembro, 2014 at 21:29
Lopes-Graça. Podiam tocar em Alvalade antes dos jogos, talvez os bois-de-preto mudassem de atitude.
8 Dezembro, 2014 at 3:48
+1
7 Dezembro, 2014 at 15:17
A guerra está instalada, e visa sem qualquer dúvida, destruir o Sporting Clube de Portugal!
Os carnidenses, q tanto criticaram os foicomputas, representam tudo aquilo q estes representaram nós últimos 30 anos!
Mas o maior perigo é q estes além da maior massa associativa q os anteriores donos disto tudo, têm o apoio e complacência da comunicação social.
Espero e desejo q BdC e a sua equipa tenham a estratégia bem montada pq a guerra vai ser suja!
Fight & Resist
SL
7 Dezembro, 2014 at 15:25
Cherba, gabo a tua insistência em unir as tropas.
Mais do que manter o sentido crítico é importante não desistir.
Quem não for sócio que trate rapidamente do assunto.
É preciso defender SEMPRE o Sporting perante os ataques exteriores e internamente e nos locais certos debater os problemas que temos com o objectivo de melhorarmos constantemente.
7 Dezembro, 2014 at 15:38
Só uma coisinha, o Porto não é exemplo de nada mas por norma conseguem ter plantéis muito unidos, gostava que os jogadores do Sporting como intervenientes do jogo e também eles lesados (afinal de contas são eles que andam a correr na esperança de poderem ser campeões) tivessem uma atitude deste género:
https://www.youtube.com/watch?v=_awjDNMJYWI
Podiam passar o micro ao Adrien e ao Nani!
7 Dezembro, 2014 at 16:14
Las, como é óbvio estas mensagens mostram união e o grupo sai fortalecido.
E isso resulta em campo.
Mas foda-se, que moral tem o porto para se indignar em público? Mesmo com razão no caso hulk, então e as dezenas de casos onde a corrupção foi a sua arma?
7 Dezembro, 2014 at 15:45
Em relação ao tema dos jogadores emprestados, devo dizer que, em minha opinião, os jogadores emprestados não deveriam poder jogar contra os seus clubes de origem, até e sobretudo, para salvaguarda dos próprios profissionais (por exemplo, Jorge Costa, o “bicho”, quando esteve emprestado ao Marítimo, marcou – admito que por infelicidade – um autogolo contra o Porto que suscitou na altura muita polémica).
A regra em Portugal já foi essa mesma – ou seja, os jogadores emprestados não podiam jogar contra os seus clubes de origem. Todavia, se bem se lembram, quer o Porto, quer o Benfica, criaram clubes satélites como o Leça, o Gil Vicente, ou o Alverca, a quem emprestavam carradas de jogadores. Assim, face a esta regra, essas equipas praticamente tinham que recorrer aos juniores quando defrontavam o Porto ou o Benfica, desvirtuando a verdade desportiva. Nesse contexto, houve uma alteração à regra, punindo inclusivamente os clubes que decidissem não autorizar os jogadores emprestados a defrontar o seu clube de origem. Na minha opinião, mais valia terem mantido a regra inicial, limitando o número de jogadores que determinado clube pode emprestar a outro.
Independentemente da opinião que tenhamos sobre a referida regra, a verdade é que, tanto quanto se sabe, nos casos de Rosa e de Deyverson estamos perante uma situação distinta – estes jogadores não estão emprestados pelo Benfica, estes jogadores são do Belenenses, embora, tanto quanto se sabe, com direitos partilhados com o Benfica. Sturgeon e de Tiago também são jogadores do Belenenses, existindo, aparentemente, um direito de opção do Benfica. Neste tipo de situações, em que o próprio treinador do Belenenses afirma publicamente que os jogadores não atuaram devido aos condicionalismos externos criados, em que o clube Belenenses repudia publicamente a atuação da Sad do Belenenses pela opção tomada, a Liga pode continuar a assobiar para o lado? Mais, as entidades públicas responsáveis pela regulação do setor, podem também elas continuar a assobiar para o lado?
Depois temos também a parte divertida – este caso confirma que a história se repete primeiro como tragédia e depois como farsa. Ora leiam lá isto:
-> 9 Dezembro de 2005. Jorge Jesus (então treinador da União de Leiria), ao jornal O Jogo, na sexta feira anterior ao Leiria – FC Porto – “Gostava que Maciel jogasse…”
P| Tem alguma dor de cabeça em relação aos jogadores disponíveis para este encontro?
R| Não temos dor de cabeça nenhuma. O facto de o Maciel não jogar ainda não está confirmado, embora gostasse que ele o pudesse fazer. Não há nenhum regulamento que impeça um atleta de jogar e, nestes jogos, os atletas estão muito mais concentrados e disponíveis. Por outro lado, e como veio de uma equipa grande, o Maciel também gostava de poder mostrar que ainda podia estar no FC Porto. Mas a palavra de honra das pessoas é tão importante como se tivesse assinado um contrato e, se ela existe entre os presidentes, só tenho de acatar.
P| Já falou com João Bartolomeu sobre a utilização ou não de Maciel?
R| Ainda não falei.
P| Mas tem vindo a preparar a equipa já a pensar que não vai contar com o jogador?
R| Até hoje, ainda não, porque tenho pensado que ele vai jogar. Apenas o farei amanhã [hoje], se houver confirmação de que não joga.
P| A autorização foi pedida ao FC Porto?
R| Sim. O presidente do Leiria ia fazer essa abordagem para saber qual a decisão”.
-> 10 de Dezembro de 2005 -> Jorge Jesus (U. Leiria), depois do jogo (vitória do Porto por 3-1), sobre Maciel na bancada: «São situações de palavra de honra entre presidentes»
Jorge Jesus, treinador do U. Leiria, explicou a não utilização de Maciel, jogador emprestado pelo F.C. Porto, que estava entre os convocados, chegou a ser dado como titular, mas acabou por ficar na bancada:
«Desde terça-feira que já tinha conhecimento que o Maciel não podia jogar por acordo de cavalheiros entre os presidentes dos dois clubes, e montámos a equipa nesse sentido. Ele foi para estágio porque faz parte deste grupo. Para mim a palavra de honra é para cumprir e vale mais do que qualquer papel assinado, mas é claro que não estou de acordo, porque acho que os melhores jogadores são sempre para jogar».
-> 15 Dezembro de 2005 – Jorge Jesus, em entrevista a António Tavares Telles, no jornal O Jogo, depois do Benfica informar que iria fazer uma exposição pela não utilização do jogador Maciel, devido à existência de um acordo entre o Porto e o União de Leiria, acordo esse anteriormente referido pelo então treinador leiriense Jorge Jesus:
“Depois da conversa aqui ontem publicada com João Bartolomeu, era obviamente interessante conversar hoje com o treinador do mesmo Leiria – Jorge Jesus – até para ficarmos a saber se ele confirmaria ou não a versão do presidente, segundo a qual Maciel não jogou contra o FC Porto por opção técnica e não por força de qualquer acordo com a SAD portista nesse sentido. Pelo que a grande pergunta a pôr-lhe só poderia ser essa.
– Que é que se passa? Então o Maciel não jogou mesmo por opção técnica, foi isso?
– Exactamente, foi uma opção técnica. Eu vou dizer-lhe: os factores de rendimento de um jogador dividem-se em três componentes, que são a componente física, a componente técnico-táctica e a componente psicológica. Ora, a verdade é que, e também já aí por opção da minha parte, durante a semana que antecedeu o jogo eu não trabalhei com o Maciel como titular, pelo que ele nem sequer reunia, na hora do jogo, as condições ideais do ponto de vista técnico-táctico e psicológico para jogar. E não jogou.
– Mas houve da sua parte referência a um acordo entre o Leiria e o FC Porto…
– Não houve referência nenhuma a um acordo para o Maciel não jogar. Repito: ele não jogou por opção técnico-táctica da minha parte. É tudo”.
Palavras para quê – é um artista português…
7 Dezembro, 2014 at 15:59
Na minha opinião os jogadores emprestados não deviam actuar em equipas do mesmo campeonato que os clubes “mães”, seguindo a lógica das equipas “B” que não podem actuar nas competições onde actuam as principais. O que assistimos há muito é uma completa viciação do campeonato com equipas a jogar contra adversários na máxima força e outros a jogarem com equipas enfraquecidas por terem jogadores condicionados por estarem emprestados, ou porque pertencem a fundos com influência nas sads dos nádegas, ou porque no jogo anterior quem estava tapado levou o 5º amarelo, e ainda temos as equipas de arbitragem que inclinam o campo a favor dos corruptos vermelhos e azuis.
7 Dezembro, 2014 at 15:48
Muita da “sorte” destes alinhados com a mentira em que se tornou o futebol português é que os Sportinguistas nunca deixam o Sporting sozinho.
É só lembrar as palavras de mais um fraco pau mandado a queixar-se da receita no jogo contra o benfiorto e já pensar na fraca receita contra o portifica para ver a sorte que lhes assiste.
Se como forma de protesto não se fosse ver o Sporting à casa destes submissos eles iam ver como elas doiam.
O mesmo a fazer com a televisão que agora pretende ajudar as gémeas deixando de parte todos os outros.
Bastava que Todos os Leões cancelassem a subscrição e depois queria ver.
É lembrar o começo do mandato de Bruno de Carvalho e a negociação com a banca.
A conferência de impressa marcada para partir tudo.
As contas canceladas nessas entidades num dia apenas.
O rápido recuar de quem queria deixar o Presidente de mãos a abanar.
Se vamos para bater ainda que nos custe muito é dar-lhes nos rins à má fila.
O Sporting nunca irá acabar para azar e “sorte” destes biltres, o que tem de acabar é a batota.
Os meios, esses estão nas nossas mãos.
Mas pedir a um Sportinguista que deixe o seu Sporting sozinho mesmo que só por 90m admito que seja pedir demais.
7 Dezembro, 2014 at 15:55
Enquanto não for experimentado, não sabemos se funciona… a tua sugestão é boa, todos os Sportinguistas cancelarem a sporcotv, e eu ainda acrescento, sempre que se fosse jogar a um qualquer clube amigo das nádegas (admito que sejam quase todos), não pagar bilhete, e ficarem milhares de Sportinguistas cá fora do estádio a cantar e a apoiar a equipa de forma a que fosse audível dentro do estádio…não adquirir qualquer jogador a nenhum destes clubes…e deve haver mais uma serie de coisas que se possam fazer…bottom line, bater-lhes onde lhes doi mais, no bolso…
7 Dezembro, 2014 at 16:45
Ja tinha escrito isso aqui.
Como manifesto e com equipa devidamente informada.
Todos cá fora a apoiar / tudo filmado e enviado para a comunicação social de Espanha, França e Inglaterra.
Tenho a certeza que ia criar moça!
( se os jogadores dissessem que era pior para eles. Voltamos entrar lá para dentro.)
Quanto à Spor Tv… Já era para ontem desligarem se dessa merda!
Eu já vou no 3 ano e nunca me senti tão bem.
So tenho pena da F1… Mas que sa foda, é por uma boa causa!
7 Dezembro, 2014 at 19:34
Temos de criar movimentos paralelos ao do “Record fora de Alvalade”, que teve a sua dose de sucesso.
É poderoso quando as pessoas se unem em massa, o problema é que o ser humano fica sempre á espera que alguém tome a iniciativa, e se não vê algo em grande escala em andamento para ir a reboque, acaba por ficar na dele, sem agir, sem se chatear.
De qualquer forma, tem de se tentar fazer algo nesse sentido e fazer ver aos “preguiçosos” que, com esta espécie de sacrifício (e até se poupam uns “heróis”) advirá bem para o nosso clube, numa relação direta de causa-efeito.
Da minha parte, embora more a 7.400km de distância, nem um click nos sites dos pasquins ou qualquer ação que indiretamente lhes dê de comer, há já não sei quanto tempo.
Mens sana in corpore sano.
“Simbora” boicotar toda a porcaria do futebol português até puxarmos o autoclismo.
8 Dezembro, 2014 at 3:57
E se entrassem só 4 ou 5 com as faixas e os outros ficassem cá fora, como vocês dizem?
7 Dezembro, 2014 at 15:54
Palavras sábias Cherba… palavras sábias!! É isto!
7 Dezembro, 2014 at 16:04
Como diz o Frio, antes ainda se davam ao trabalho de se “lesionarem”, agora é tudo às claras. E que faz a CS? Nada. Nem sequer quando o FDP diz que “com ou sem esses jogadores, o slmerda ganhava na mesma.”. E ninguém pergunta, se isso é assim então porque é que existe esse tal acordo verbal?!?!
E onde anda a indignação da bimbolândia? Querem melhor prova que existe uma aliança que o silêncio dos corruptos? Eu adorava que o fcputas fosse gamado no Ladrão para ver o que acontecia a esta união de facto.
Farto e enojado deste futebol português. Os adeptos dos trampiões são iguais: não querem verdade desportiva, querem é ganhar a qualquer custo e só se indignam quando são os visados pelas más decisões.
7 Dezembro, 2014 at 18:21
Eles seguramente acordaram uma vitória para cada um em cada volta nos jogos entre eles, para perdem apenas 3 pontos cada, em vez de 4 ou 5 com 2 empates ou 1 empate / 1 derrota/vitória.
“Profissionais” nas manhas fazem isso como respiram, sem terem de fazer como os Camarões e Costa do Marfim.
7 Dezembro, 2014 at 16:22
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10406825_748520258573968_6517545907174703099_n.png?oh=947edb406978ce09d9f1a16db3efd00e&oe=550C215E&__gda__=1425631191_1c1e2e283c08d835584fcbb2ce0f9896
Vejam isto e riam-se … Vale a pena lerem. O JJ hoje fala outra lingua mas, em 2005 falava outra bem diferente !! Filhos da puta !
7 Dezembro, 2014 at 16:25
Filhos duma granda puta.
Não tenho palavras menos dóceis para estes ranhosos.
É como eu digo, são muito piores que os porcos.
7 Dezembro, 2014 at 16:23
Grande post Cherba.
O filho da puta do Richard Gere da reboleira ainda veio gozar a dizer que o carnide ganhava o jogo mesmo que os 2 jogadores do belenenses tivessem jogado. Abomino estas virgens ofendidas, que são muito piores que os porcos. O ex. corrupto mor agora já se contenta com o 2º lugar e nem abre a goela para a roubalheira em favor dos encornados.
Vai ser muito dificil conquistar titulos, sempre a jogar contra 14 quando os outros têm jogadores galáticos como benquerença, duarte gomes, etc. Temos de arranjar maneira de juntar mais clubes honestos para combater esta corja. O problema é que eles têm isto tudo minado. Uma solução era acabar com a equipa B e meter os nossos jogadores a rodar emprestados às outras equipas. Quem não queria contar com jogadores vindos da melhor formação do mundo? A Académica por ex. ganhou um taça de portugal com o Adrien e o Cédric.
7 Dezembro, 2014 at 18:03
O beifica a tinha 80 a 90% de hipóteses de ganhar o jogo mesmo que esses dois jogadores tivessem alinhado pelo “Belenenses”. É evidente que os lampiões não precisavam da sua exclusão para ganhar, o que torna toda a situação mais achincalhante para o Belém, pois ficou sem hipótese alguma de poder pontuar, quanto mais ganhar. Mas qualquer sistema corrupto não deixa nada ao acaso. Está-lhes no sangue, é intrinsecamente mesquinho, sujo.
Basta recordar as incidências do caso Apito Dourado, num período em que os fruteiros treinados pelo Mourinho tinham muito melhor equipa do que Sporting e carnide e no entanto não deixaram de viciar a competição para que nada falhasse e para aproveitar o vazio competitivo nacional para investir nas competições europeias. E assim ganharam duas taças europeias.
7 Dezembro, 2014 at 16:30
Mais alguém está sem conseguir aceder à Sporting TV, via livestream?
7 Dezembro, 2014 at 16:36
O futebol português é uma palhaçada! Se a não utilização de certos jogadores contra certas equipas é permitida (nunca vi nada ser feito para acabar com isto) então os clubes em vez de investirem balúrdios nas suas equipas podem passar a investir nos empréstimos! No inicio de cada temporada colocam 2 ou 3 jogadores nas equipas pequenas, gastam menos dinheiro e ainda garantem que é mais fácil ganhar campeonatos. Uma estratégia “limpinha, limpinha”… Uma palhaçada, como disse antes!
F&R
SPORTING 4EVER
7 Dezembro, 2014 at 16:52
Ao que parece José Correia ja fugiu!
7 Dezembro, 2014 at 16:55
O gajo corre mesmo muito. Meteu o turbo.
7 Dezembro, 2014 at 21:16
O gajo foi para a oficina! Diz que tem a junta da cabeça partida!
7 Dezembro, 2014 at 17:06
Na rtp2, resumo da competição ibercup no jamor.
Não tinha conhecimento e o Sporting representou Portugal.
Foi este verão.
Ganhámos 4-1 ao Corunha nos sub9.
Diz o gajo da rtp: “colosso português da formação “
7 Dezembro, 2014 at 17:09
Afinal houve mais tugas.
Sub10 ganhou o belenenses. Mas puderam jogar todos 🙂