Aviso prévio I: Os insucessos dos rivais do Sporting não me preocupam, muitos deles até saúdo, mas…o Sporting sem Benfica e Porto, nunca será o mesmo e precisa deles, como eles precisam de nós para manter o futebol em Portugal num equilibrio que beneficia todos.
Aviso prévio II: O facto comprovado dos nossos queridos rivais terem como modelo a política do “ganho de qualquer maneira” e fazerem de tudo para secar o terreno que pisam “custe aos outros o que custar”, não nos obriga a escolher o mesmo caminho. A pequenez e saloíce pode até parecer apetecível, mas um clube grande eleva-se à custa da sua qualidade e não à custa do desfavorecimento dos rivais.
Vezes demais nesta Tasca, por quase todos os blogues leoninos e até em alguns espaços virtuais de adeptos rivais mais esclarecidos se falou na bomba relógio que se esconde por detrás das pazadas de propaganda do actual presidente Vieira. Uns desejam que exploda o mais rápido possível, outros trabalham secretamente na sombra para que o impacto do TNT seja cada vez mais avassalador, mas a maior parte faz os possíveis e os impossíveis para ignorar todos os sinais (e são tão óbvios) de que a “bomba” traz consigo um contador que acelera quer o clube ganhe ou não.
Estamos nós Sportinguistas possuídos por uma missão evangélica de anunciar uma imaginária hecatombe do seu rival lisboeta? Os lampiões acham que sim e respondem a todos os argumentos como se fossem realidades paralelas, como se eles próprios fossem incapazes de distinguir uma fada madrinha de um inspector geral de finanças. Talvez tenham já esquecido o tempo em que também varriam verdades para debaixo do tapete e atiravam táxistas para cima dos críticos de Vale e Azevedo.
Mas que verdades são estas? Que sintomas graves exibem? O que está a fazer tic-tac por baixo da peida da arrogância encarnada? Vou ser breve, quem quiser mais que use o google e retire as suas conclusões:
1- Endividamento – Tal como o BES e outras organizações super saudáveis que ramificam os “negativos” até já ninguém os conseguir encontrar, o benfica tem as contas tão consolidadas que sucessivas empresas de consultoria financeira desistem de assinar os relatórios.
2- BEStiais relacionamentos – Os esquemas de financiamento com Fundos, Bancos, Empresários e OffShores têm feito da Luz uma espécie de Pirate Bay das negociatas futebolísticas. Os valores de compra e venda de atletas desafiam a lógica e não há Barba Ruiva que se preze que não tenha já tirado fotos a apertar a mão a Vieira.
3- O Milagre da multiplicação – tudo no benfica dá imenso lucro, tudo. E no entanto o clube deixou de trilhar o seu caminho “orgulhosamente só” para se aliar fantasticamente aos que chamava corruptos, aldrabões e inimigos. Se não o faz por dinheiro, fá-lo por um inacreditável sentido de auto-flagelação.
4- De repente o benfica descobriu que tem um centro de estágios e equipas de formação. Descobriu também que pode fazer uso delas para colocar jogadores na primeira equipa de forma muito mais barata do que andar a pagar comissões de luxo aos “amigos do costume”. E desde que descobriu tudo isto que anda a anunciar aos berros a sua “conversão” e a formatar os seus adeptos para o desinvestimento. Ninguém descobriu nada mais do que bolsos vazios e telefones de crédito desligados.
Os nossos “amiguinhos” lampiões apelidam isto de racionalidade, mas sabem tão bem como nós que uma coisa é cumprir um plano de ataque e outra coisa é disfarçar um plano de fuga. A diferença entre os discursos presidenciais antes e pós a queda do império de influências BES são a chave para descobrir para onde caminha o clube dos “6 milhões”. Mas fuga ao quê? Bom, essa é muito fácil, mais do que à derrocada financeira, Vieira foge à história. Uma década depois de ser eleito pode-se orgulhar de 2 títulos e…nada mais. O contra-peso destas vitórias é claro – um passivo conhecido preocupante e um passivo desconhecido arrasador. Uma teia de interesses a gritar por “alimento” constante e uma rede de suporte entretanto desaparecida. A missão há muito que passa por “brincar aos clubes saudáveis” enquanto se pede esmola a toda e qualquer porta obscura.
Na figura de Pinto da Costa, os encarnados descobriram um aliado, que se finge preocupado e colaborante enquanto assiste sereno ao esgravatar do clube rival. A norte deseja-se, muito mais que em Alvalade, a ridicularização do Benfica e as afrontas do Apito Dourado e das Carolinas pagar-se-ão com juros elevados. Mais do que safar a pele do clube, o Pintinho está a safar a pele do amigo de longa data Vieira…que cada vez mais dependerá dos amigos deste. Lentamente, o Porto transforma-se na almofada do Benfica, até aquele dia que alguém vai achar que nada mais tem a ganhar com a aliança.
O Porto quer a cabeça de BdC. O Benfica quer sobreviver ao terramoto BES. Qual estará mais perto de conseguir o que pretende? Temo que para ambos os nossos rivais as noticias não sejam boas. Nem BdC parece fragilizado nos embates contra o sistema, nem as dívidas têm dado descanso à contabilidade encarnada e quando se depende do despejo de milhões em cima de empresários para aceder a bons jogadores, para formar equipas competentes, o resultado pode ser mais visivel daqui por 2 meses. Depois da sangria de Janeiro e de dois jogos decisivos onde o sistema não vai poder escolher lados, como sempre, serão os resultados no campo que acordarão a oposição (e mais alguns amigos). Se a tampa se destapa, descobre-se a bomba e olha-se para o relógio…dará tempo apenas para um ou dois personagens se colocarem offshore. O resto pode ser uma história tantas vezes contada, com um ligeiro twist, desta vez o Estado não pode “encobrir” nada.
Se é um cenário bom para o Sporting? Não, é péssimo. A secundarização de um rival nada oferece a quem procura glória. E ao contrário do que a “aliança” apregoa, ter 3 grandes é melhor que ter 2. Há quem pense que este cenário de falência esteja longe de ser real, mas lembro-me sempre do ditado “quanto mais alto, maior a queda” e essa é desde há muito a atracção fatal dos encarnados, talvez demasiado habituados a “salvações” de última hora ou a imaginarem-se eternamente maiores do que o que são. O mundo muda muito rápido e há por aí tantos e belos cemitérios recheados dos que se auto-afirmaram “too big to fail”.
Compreender o adversário é o primeiro passo para o vencer e sinceramente o clube de Carnide parece sedado com sonhos de títulos, Taliscas e tangas de “formação”. Tão sedado que não entende a balbúrdia infernal entre as “contas” do clube e do seu presidente, entre as suas contas e as contas dos seus rivais. Quem acorda? Quem faz perguntas? Quem exige respostas? Certamente não a mesma imprensa que tinha dossiers e dossiers de informação sobre todos os escandalos do BES à espera de “luz verde” para publicação. Certamente não os sócios que continuam a validar contas “mágicas” nas assembleias do clube. Certamente que não os adeptos preocupados com o jogo seguinte. Então quem? E daqui a quanto tempo? Too Big to Fail…yeah right.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
se ainda não o fizeste, comenta lá este belo post e, a seguir, clica na imagem (diz que há magia)
10 Dezembro, 2014 at 11:43
Tou com bom feeling de que apenas precisamos de saber o que se passa em Stamford Bridge… 😉
Saudaçoes Leoninas
10 Dezembro, 2014 at 11:44
Eu ontem parei um bocado na tvi para ver o jogo do Bayer contra o Boifica e a dada altura julguei que a minha tv estava carregadinha de cagadas de moscas. Só depois de ter enfiado os óculos é que me apercebi que eram adeptos espalhados pela bancada.
10 Dezembro, 2014 at 11:46
Ah, ah, ah, e acham-se eles o clube dos 6 milhões lol 🙂
10 Dezembro, 2014 at 12:28
Fran…
eram as cadeiras coloridas para dar ideia de estar mais gente que nos jogos em Maribor.
10 Dezembro, 2014 at 11:46
Haver um clube ou dois que tenham a hegemonia não permite o desenvolvimento capaz das modalidades. Permite sem dúvida o acumular de títulos nacionais, mas leva, indubitavelmente a uma menor competitividade internacional, em clubes e em selecções. Veja-se o basquetebol actual? Não seria melhor haver porto e Sporting a disputar o campeonato? Alguém duvida que o hóquei esta bastante melhor com o regresso do Grande Sporting? Provavelmente regressaremos aos títulos internacionais de selecção, fruto de uma maior competitividade interna!
SL
10 Dezembro, 2014 at 11:54
like
10 Dezembro, 2014 at 11:58
Nos anos em que houve a cisão Liga/FPA, o Sporting passou-se para a Federação e ganhava os campeonatos todos (nem sei se os contam ou não) em ritmo de passeio. Ganhou-se alguma coisa com isso? Alguém ia ver jogos? Interessava à população em geral? Aos amantes da modalidade?
Claro que fica bem nos programas de tv dizer que somos hegemónicos e tal… eu se for correr os 100 metros contra o Fernando Mendes do preço certo e o Malato também fico a parecer o Bolt!
10 Dezembro, 2014 at 12:06
Só para avisar que acabei de aterrar em Londres!! VAMOS SPORTING!!!
10 Dezembro, 2014 at 12:13
Grita por nós SPORTING!!!
10 Dezembro, 2014 at 12:16
SPOOOOOOOOOOORTING!
10 Dezembro, 2014 at 12:24
Vamos SPORTING!!! Tenho fome de bifes!!!
10 Dezembro, 2014 at 12:27
VAMOS LÁ!
SPOOOOORTIIIING!!! VAMOS INVADIR LONDRES!!
EU ACREDITO!! E VOCÊS?!
10 Dezembro, 2014 at 12:30
3 mil leões é dificil de esconder num estádio tão pequeno.
Vamos ter excelente som ambiente. 😀
10 Dezembro, 2014 at 12:32
A história tem-nos dito que eles safam-se sempre e não podemos
olvidar que têm uma grande massa adepta, têm indivíduos em
todos os orgãos que estão no futebol, imprensa, etc, eles têm o
poder. Temos que trabalhar bem ser inteligentes e construirmos
o nosso poder. O futebol sempre foi uma mafia quem não pensar
assim que se desengane. Quando houver leis rigorosas, que se pare
um jogo para ver os lances duvidosos como se faz em outros
desportos é possível que as coisas melhorem mas os grandes,
os que têm poder serão sempre protegidos em lances divididos.
Como é possível perder uma liga Europa em nossa própria casa ?
Nesse dia perdemos muitos anos do nosso futuro. Bem hajam
homens como o Coronel Ribeiro Ferreira.
10 Dezembro, 2014 at 12:32
Eu acredito e tou com uma fezada que, se passarmos, calha-nos o mónaco.
10 Dezembro, 2014 at 12:39
E depois acabamos com o anão, que me desculpe o Leo.
10 Dezembro, 2014 at 12:44
Looooooool, belo golo. Os ovos moles ajudam a produzir pensamentos felizes. 🙂
10 Dezembro, 2014 at 12:49
Se o anão vier a Alvalade, vamos pedir ao Mauricio para lhe partir uma rótula. Ele acaba expulso de qualquer maneira…
10 Dezembro, 2014 at 13:35
Isso é que não… partir uma rótula? NÃO, tem que ser as duas.
10 Dezembro, 2014 at 12:48
off-topic,
Já agora, falamos muito do que vai ou pode acontecer em Londres, mas esquecemo-nos do Maribor. Vários factores importantes:
– o Maribor, se ganhar, vai à Liga Europa;
– o Maribor este ano jogou para a LC (playoff incluídos) 5 vezes em casa e não perdeu uma única vez, chegando mesmo a empatar connosco e com o Chelsea;
– o Maribor eliminou o Celtic no playoff, indo ganhar 1-0 à Escócia, depois de empatar em casa a uma bola;
– No total de 11 jogos na LC (palyoff+fase de grupos) o Maribor tem apenas 2 derrotas e as duas fora: connosco e com o Chelsea;
– o Maribor vai com 4 vitórias seguidas na Liga Eslovena, após 20 jornadas;
– Desde que perdeu com o Domzale (que está em primeiro) à 16ª jornada, o Maribor recuperou 6 pontos nas ultimas 4 jornadas para os rivais e estão em 2º lugar a apenas 3 pontos;
…
No entanto, é verdade também que:
– o Schalke 04 está em crescendo, está com 3 vitorias seguidas na Bundesliga e está em 4º lugar.
vai ser um jogo muito renhido em Maribor. os boches são favoritos mas não vão ser peanuts. o melHor mesmo é jogar em Londres para ganhar e saír de lá com um belo dum empate!
10 Dezembro, 2014 at 13:29
Estou-me a cagar para as nádegas!
Não são eles que se apregoam como os maiores, com mais adeptos, mais sócios, mais ganhadores, mais isto e mais aquilo… Então eles que resolvam os seus problemas!
Nós já vamos a caminho de resolver os nossos, mas levou muito tempo e foi preciso partir muita pedra e mesmo assim actualmente ainda há muito sportinguista que não abriu os olhos.
Temos muito trabalho pela frente:
1 – Construir o pavilhão
2 – Duplicar o número de sócios
3 – Lotar o estádio nos jogos em casa.
4 – Fechar o fosso aumentando a capacidade do estádio
5 – Reactivar outras modalidades (Basquetebol, Voleibol, Ciclismo, etc…)
Não acham que temos mais que nos preocupar do que pensar em reabilitar os nossos inimigos?
10 Dezembro, 2014 at 15:29
+1
10 Dezembro, 2014 at 14:33
“Temos muito trabalho pela frente:
1 – Construir o pavilhão
2 – Duplicar o número de sócios
3 – Lotar o estádio nos jogos em casa.
4 – Fechar o fosso aumentando a capacidade do estádio
5 – Reactivar outras modalidades (Basquetebol, Voleibol, Ciclismo, etc…)
Não acham que temos mais que nos preocupar do que pensar em reabilitar os nossos inimigos?”
Exacto, isto é o que importa, além de que quem pensa que eles vao estoirar, esta a delirar completamente, isto é Portugal!
O Socrates, os visa gold & Co, deu esperança as pessoas honestas, mas eu aposto uma garrafa de Glenfiddich 18 anos, em como vai ficar tudo em aguas de bacalhau!
10 Dezembro, 2014 at 14:45
O Sporting já tem demasiados problemas para se estar a preocupar com quem lhe declarou guerra.
Se o Carnide ou a Fruta rebentarem isso é apenas a paga por terem sido comilões, eles que rebentem, se vendam a um milionário, joguem com os juniores, façam uma reestruturação como o SCP, o que bem entenderem; agora money dos contribuintes JAMAIS!
Nada é eterno. O Belenenses era maior que o Porto, o famoso BBS (Belem, Carnide, Sporting). A Fruta só tinha 4 campeonatos até 1978. Em 1962 era o SCP que tinha mais campeonatos. O que é feito do Stade Reims de Koppa e Fontaine? Do bi-campeão europeu N. Forest? Do Aston Villa, Hamburgo, Steua, E.Vermelha, tudo campeões europeus?
Nada portanto nos garante que o futebol português “precise” de 3 grandes (pq?) ou que só tenha lugar para 2 (pq?), isso é tudo o resultado de muitas variáveis (políticas, sociais, desportivas, etc.).
Em duas gerações muita coisa muda…
O plano da Santa Aliança no contexto actual da CLeague e da crise é acabar com o Sporting mas e se falha, e se a Liga Europa acaba? E se o Carnide colapsa?
A nós o que nos compete é trabalhar para sermos cada melhores, e limitarmos ao máximo os condicionalismos externos, ainda falta um trabalho gigantesco para sanear as contas, sim, é que apesar da recuperação o cenário ainda é negro-a unica vantagem é termos atalhado caminho, mas nada está garantido.
SL
10 Dezembro, 2014 at 15:41
De acordo, mas sabe muito bem depenar uma galinha, sobretudo no inverno.
10 Dezembro, 2014 at 15:03
Por Pontos:
1 – Não me preocupo o suficiente com o carnide para fazer futurologia sobre o caminho que estão a levar! Os carnideiros que se preocupem com isso;
2 – Que o Orelhas é um dos maiores aldrabões na praça ninguém duvida…a questão é como a do Sócrates…se algum dia o vão apanhar ou não;
3 – Que o Carnide tem as contas mais alanvacadas e insufladas que as ex-boias da Pamela Andersen ninguém tem duvidas….a questão é se aquilo estoira ou não…
Agora não quero saber de futurologia relacionada com nenhum dos nossos rivais quanto ás suas contas! Percebo perfeitamente e é um exercício bem feito pelo Leão de Plástico mas sinceramente é um misto entre wishfull thinking com análise de possibilidades! O que me preocupa é como é que vamos conseguir combater esta onda de gente que nos quer deitar abaixo! Desde os clubes até à Liga, passando pelo FPF, CS e mesmo alguns que se intitulam de Sportinguistas todos eles hoje em dia deitam pingos nas cuecas de imaginarem o BdC a falhar! E é nesse combate que temos de nos concentrar! Não nos podemos distrair ou relaxar por 1 segundo com a possibilidade de o carnide dar o estoiro! Por confesso…acho isso MUITO difícil! Porque mesmo que dê de alguma forma o estado ou alguém vai dar (sempre deu) a mão ao Carnide e linxar o orelhas! E desenganem-se quem acha que isso é certo! Tudo esta novela pelo dominio do futebol português está relacionado com o facto do Carnide estar a chegar ao topo das suas possibilidades e neste momento lutar pela sua sobrevivência! E se calhar a sua sobrevivência passa muito por limpar o Sporting e garantir sempre a champions! Essa é a nossa luta! Agora se a ganhamos e conseguimos fazer com que eles não vão à Champions…depois se eles estoiram ou não…é lá com eles!
O Bufas sabe que há muito Sportinguista de merda que puxa pelo porco contra o Carnide e vê na agregação da juventude, filhos de Sportinguistas que muitos se têm tornado tripeiros a possibilidade de igualar o numero de adeptos do Carnide e tornar-se num clube nacional!
É por isso que a aliança funciona…o Porco convém-lhe e além disso tem a convicção que no momento da verdade o seu poder vai mostrar-se mais alto (como sempre….aliás foi o estúpido do orelhas que se juntou a este movimento que o porco vinha a trabalhar contra o figueiredo e não o contrário…) e que no final vai ganhar! O Orelhas não tem imaginação, cabeça e espaço de manobra financeira suficiente para encontrar outra saída! Este casamente é sério e vai durar muito tempo…porque ambos sabem que a sua sobrevivência depende dele…