“Parabéns Presidente”…Tu, sim tu…é contigo. Acabaste de vencer as eleições do Sporting. Concorreste contra o Alberto da Ponte e venceste com 60% dos votos. Não, não estás a sonhar, estás a entrar na “Twilight Zone da Tasca”. Digamos que bebeste uma “pomada” para lá de marada e agarrado(a) à sanita do wc acabaste por entrar noutra dimensão, algures entre o 6º e o 7º jacto de vómito (demasiado gráfico? Boa!) acedeste a um mundo paralelo onde nunca houve BdC ou Couceiro.
Agora estás sentado(a) no “cadeirão” da SAD. Finalmente. Vais pôr tudo nos eixos à tua maneira. Ainda não acreditas? Pois despacha-te. Estas coisas das Twilights costumam meter vampiros, zombies e lobisomens e depois das eleições já tens a tua conta de malta freak. Não, tens mesmo de “despachar serviço” e há tanta merda para decidir. O clube depois de Godinho ficou pior que o Tolan, não herdaste um “grande” clube, mas sim um groundzero e todas as tuas decisões vão ter um impacto enorme no futuro do clube. Olhas para as pastas em cima da secretária, chegam à conduta do ar condicionado, o que explica parcialmente o bafo que sentes em cima da tromba…mas não há tempo para maricagem…abres pasta a pasta e todas precisam de uma decisão urgente.
1/ Dinheiro – Tás sem um chavo. Tens dívidas até às sargetas da Praça da Maratona. Ligas para os Bancos e dizem-te que só te dão mais um tusto se fizeres “all in” do teu património (o que resta dele). O teu antecessor deixou-te um A4 com guidelines, a saber: “Caro(a) Presidente, ou o Ricciardi aprova a reestruturação em anexo ou tás fodido(a)”. Lês o conteúdo da pasta e aquilo cheira a PER por tudo quanto é sítio, basicamente todas as operações dependem da boa-vontade de terceiros, terceiros esses que sabes que apoiaram o teu opositor nas eleições e estão mortinhos para te enxovalhar na imprensa.
2/ Equipa – O “duo dinâmico” Duque-Freitas deixou-te um plantel cheio de veteranos alcatifados e wonderkids milionários, há material da Academia para tapar os buracos, mas todos eles com cláusulas fáceis de bater, tás entre a espada e a parede, ou metes os putos que se valorizam a cada dia que passa ou vais parar à pior classificação de sempre…não estás a safo de um honroso 13º ou 12º lugar, ou seja, a humilhação suprema.
3/ Treinador – Tens um Jesualdo pré-reformado, casmurro até à náusea…que gosta tanto do clube como tu de levar porrada. Ele até está a segurar as pontas, mas às vezes temes só de pensar no ordenado que lhe devias estar a pagar (sim o teu antecessor fez-te o favor de deixar um treinador que ganhava uma exorbitância) e com o qual as conversas duram de 8 a 12 segundos. O contrato acaba no Verão e tens de escolher o próximo ou…
4/ Empresários – Ainda nem eras Presidente e já o teu telemóvel não parava de tocar. Os “agentes” ligam de 5 em 5 minutos com ofertas de ¼ do valor dos teus jogadores…eles sabem que precisas de dinheiro e imaginas o quanto devem já ter feito a cabeça dos seus jogadores para sair. Muitos deles até falam contigo ameaçando-te, chantageando-te, sem qualquer tipo de reserva.
5/ Fundos – O teu plantel está espartilhado por dezenas de parcelas de passes em dezenas de fundos diferentes. Os gestores dos Fundos querem gerir as saídas e entradas no teu clube e tu sentes-te o “gajo do carimbo”. Até falaste, durante as eleições com um ou outro que te diziam “fala com ele que ele é porreiro” mas aos 6 segundos já não sabias quem era o candidato e quem era o gestor de fundos…basicamente tu entravas com o guito e ele geria o jogador. Ficaste com a nítida sensação que era melhor espetares um ferro no recto e saltar para cima de uma fogueira do que “trabalhar” com esta malta.
6/ Sistema – Já estás careca de levar com a pergunta de outros presidentes que só querem saber se vais “apoiar o porto ou benfica”. Lá ias dizendo que ainda eras só candidato, mas que pensavas não vir a fazer coligações com nenhum. Eles riam-se à gargalhada. Tens no entanto uma pasta preta que diz “PPC Undergroud Investigation – Top Secret – Nível 5 de informação – Top Priority – Classified Info”. Levas 3 minutos a ler a etiqueta na capa, mas quando abres…salta um verdadeiro “jack in a box” de folhas de Excel com extractos de contas bancárias de árbitros, listas de património de observadores e umas pens com umas capturas de áudio repletas de “e quando é que eu apito?” ou “aquela pontuação não foi o que combinámos pá!”
Ainda quando eras candidato, já tinhas ficado com um novo penteado quando te apresentaram um gajo que em 23 minutos te explicou a árvore genealógica do futebol tuga e onde ficaste a saber qual é a ligação entre uma derrota do Trofense e um penalti marcado nos últimos minutos na Amoreira. A ideia com que saíste do “papo jóia” foi tão avassaladora, que por uns poucos de segundos sentiste verdadeira empatia com a operação “pés queimados” do autor desta pasta.
7/ Alianças – O teu antecessor optou pela opção A – sucursal andrade. Os benefícios ficaram à vista noutra pastinha pequenina que se intitula “Negócios com o FCPorto”. Ias tendo um AVC quando vistes os números e pior ficaste com a nota presa por um clip que dizia “Ok, estes negócios são uma merda, mas temos o apoio institucional dos portistas”. Ainda perguntaste a algumas pessoas o que tinha sido aquele “apoio”, mas ninguém soube dar-te a resposta. Ligaste a um amigo que apenas te disse “o Pinto costuma fazer isso…promete: ganho eu este ano e tu vais à Champions…mas depois…”
Mas tu queres fazer diferente. Pensas que “se eu sou um grande clube, o que ganho com associar-me a outro?” Durante a tua campanha avisaram-te “veja lá…olhe que se não se aliar a um ou outro vai ter resultados muito estranhos” mas tu pensaste…”porra, mas os meus antecessores fizeram isso e as arbitragens foram sempre péssimas”.
8/ Modalidades – As opiniões do teu staff dividem-se. Uns são pela extinção da maioria das modalidades amadoras. Dizem que se ficares só com o futsal e com o atletismo (enquanto o velho durar e depois xau) geras mais 2 ou 3 milhões limpos para o futebol todos os anos e o clube poderá ficar muito mais fácil de controlar. Outros defendem a história do clube e a riqueza de ter centenas e centenas de atletas a vestir as nossas cores, que isso é uma ligação social aos adeptos, que o ecletismo é uma bandeira do clube e que falta um pavilhão. A tua cabeça literalmente explode quando entende a dimensão do problema. O futebol gera 99.9% das tuas receitas e gasta 85% das mesmas. As modalidades são mesmo bandeiras, mas caras. Da forma como vês a realidade, todos querem muitas modalidades, mas ninguém as vai ver, ninguém as apoia e muitas vezes (quando não têm estatuto para ganhar títulos) desprezam-nas.
9/ Academia – Como adepto achavas que era um Santuário, um escola que brilhava no escuro de tanto talento que continha. Como candidato descobriste que sim havia talento, mas a casa estava longe de ser um exemplo de competência. Assim que abres a pasta intitulada Academia (reparaste nas dedadas de sangue…) descobres que provavelmente há cadeias no estado de S.Paulo mais pacíficas e com muito menos “gangs organizados” lá dentro. Vendem-se jogadores de 12 anos a empresários, os treinadores são mal pagos há anos, ninguém sabe o nome de 96% dos miúdos, não existe prospecção alguma de talentos jovens nacionais (o que entra é o que cai nos treinos de captação de Alcochete) já que os olheiros trabalham de borla e…ninguém trabalha, bem, de borla. Chama-te particularmente a atenção a origem dos atletas “epá…40% guineenses?” Perguntas sobre isto pelo telefone ao Aurélio e ele responde-te “É melhor vires cá falar comigo sobre isso…há pessoas que observam talento com mais facilidade que outras”
10/ Sócios – Basicamente tens uma fortuna de malta inscrita e apenas 30% pagantes. A base de dados ficou convenientemente desactualizada e percebes que os números estão a cair a pique. “Como é possível?!” pensas e repetes “Como é possível?!”…aqueles números dizem basicamente que daqui a 4 ou 5 anos terás os mesmos números que um qualquer Guimarães ou Braga, com a desvantagem de estares a perder influência quer no teu espaço base (Grande Lisboa) quer por todo o pais e PALOPs. “Temos de ganhar títulos Presidente” diz alguém enquanto já vais no 23º “como é possível”. Respondes “Ora foda-se! Mas estamos aqui para tomar decisões para ganhar ou ganhar para tomar decisões?!”
E agora Presidente? São 10 temas que precisam de resoluções…e é tua a palavra final. O staff está de caderno em cima das pernas e caneta em punho…o relógio não pára e os telefones também não…tic tac…tic tac…tic tac…
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
17 Dezembro, 2014 at 11:36
post muito importante para as dezenas que resolveram sair do buraco, de faca afiada, berrando que se falha o lado desportivo nada mais importa. Resta saber se os que já sentiram o cérebro fazer tilt com tanta berraria, vão perceber o que aqui está escrito…
17 Dezembro, 2014 at 11:42
Mas isso até é bom, para sabermos quem são, por onde andam, e o que fazem.
17 Dezembro, 2014 at 12:12
Pelo contrário, caro Cherba: o que importa é o plano financeiro; o lado desportivo é secundário (importante, mas secundário).
Quem não perceber isto está a auto-excluir-se da realidade do SCP.
SL
17 Dezembro, 2014 at 12:17
Livramento…….isso só é real na cabeça da grande maioria dos adeptos e sócios por 1/2 anos no máximo dos máximos! Que ninguém ignore que se não ganhar nada nos próximos 2/3 anos aí não há salvação financeira que lhe valha! Por mais que eu (até por deformação profissional) dê MUITA importância à gestão financeira do clube todos sabemos que a ENORME maioria dos adeptos e sócios do Sporting não são assim…
17 Dezembro, 2014 at 12:33
Caro Tiago Coração de Leão,
O que diz é muito verdadeiro, mas é “regra geral”. O SCP vive um período de EXCEPÇÃO, no que toca ao aspecto financeiro.
O SCP, infelizmente, já esteve muitos anos sem ganhar títulos. Mas NUNCA, até agora, esteve em riscos de insolvência.
Verdade é, no entanto, que quando o nosso clube se estabilizar financeiramente, a “cobrança” do sócio/adepto vai voltar ao costume…
SL
17 Dezembro, 2014 at 13:06
Pois…para mim a questão é mesmo essa…a maioria dos adeptos daqui a 2/3 anos vai estar-se pouco borrifando para o que foi feito antes a nível financeiro…Já passou, já passou! O que vai contar nessa altura vai ser…é capaz de ter resultados desportivos ou não?!
O adeptos de futebol em geral tem esta (ir)racionalidade….
17 Dezembro, 2014 at 13:19
Isso é um comentario muito sobrio Livramento 😉
17 Dezembro, 2014 at 15:34
Vou começar a descer na caixa de comentários para ver se um tal de Octávio, que andava por aqui ontem, já percebeu finalmente alguma coisa…
SL
17 Dezembro, 2014 at 11:42
Um gajo sonha em pequeno ser presidente do Sporting Clube de Portugal.
O que ele não sonhava é que isto fosse uma luta constante, aparentemente uma guerra perdida.
E só não é perdida porque:
– Ele não desiste;
– Nós não desistimos.
Um Leão só desiste depois de morrer…
17 Dezembro, 2014 at 12:14
E mesmo depois de morrer, a luta continua, pois um bom Leão deixou linhagem para defender e lutar!
17 Dezembro, 2014 at 18:31
Top comentario!
17 Dezembro, 2014 at 13:00
E quando um leão cai, outro de levantará! SL
17 Dezembro, 2014 at 11:45
Muito bom, grande texto.
Deixem o homem trabalhar que ele chega lá.
Ele vai conseguir separar o trigo do joio e quando isso acontecer o caminho fica menos agreste.
Eu tenho FÉ.
S.L.
17 Dezembro, 2014 at 11:48
A mensagem subliminar que aqui está é esta, ” Seriedade, trabalho e amor ao Clube “. Spoooooooooorting. Bom texto.
17 Dezembro, 2014 at 11:54
São muitos problemas para um homem só. O maior erro, e que devia ser corrigido já em janeiro, é o excesso de atletas com contrato profissional (nem vou discutir a qualidade). Simplesmente são demais e estão a atropelar-se uns aos outros na equipa sénior e B. Não precisamos de tantos jogadores. Vejo com bons olhos a extinção da equipa B. De resto, acho que a direção está a fazer um bom trabalho e mais ou mais cedo os títulos no futebol vão surgir. E mesmo nos sócios, estamos a crescer (115 mil, creio) nunca ficaremos um belem (foda-se isso teorias da puta sampaio!).
17 Dezembro, 2014 at 11:55
O Leão de Plástico anda muito bem informado. 😉
17 Dezembro, 2014 at 13:37
Twilight Zone meu caro…não confundir com factos, qualquer semelhança é pura coincidência
17 Dezembro, 2014 at 12:09
Cheira-me que vai haver muitos a voltar para o buraco….pelo menos por mais uns tempos..2/3 jogos! E com o aproximar das eleições já não vai ser sair dos buracos…vai ser aparecer os esqueletos todos que estão guardados nos armários!!!! Vamos assistir a uma tentativa de reescrever a história, vamos assistir à conversa dos guide-lines e dos projectos, vamos ver contar uma fábula sobre os últimos 20 anos que não tem quase nenhuma ligação à realidade!
O presidente fez tudo bem?! Não! Mas fds…quem é o estúpido que estava à espera de perfeição?! Até porque isso não existe, uma vez que o perfeito para mim é diferente do perfeito para o outro! Agora que até agora fez um trabalho que classifico de excelente?! Sim! É verdade que o presidente se gosta de promover?! É! É verdade que o presidente é “rock-star”?! É! Mas não deixa de ser verdade que é de longe o melhor dos últimos 10 anos!
Infelizmente é como digo…isto agora vai em crescendo até às eleições…e só vão voltar para os buracos e para os armários (e ficar os que ainda não saíram) ou depois das eleições ou se o Sporting ganhar títulos…
17 Dezembro, 2014 at 16:21
Dos últimos 20 anos , se faz favor .
E isto com ano e meio de trabalho
17 Dezembro, 2014 at 12:12
Gostava de dizer algumas coisas ainda a propósito do jogo com o Moreirense, mas acho que ia acrescentar pouco.
É de facto nestes momentos que é importante lembrar qual a situação do passado recente, e qual a situação do presente (e que se vai prolongar algo mais ainda no futuro) do Sporting.
Atirar à Direcção e ao treinador é continuar sem perceber nada do que se passou e do que se passa. Rigor e exigência são possíveis com menos recursos, milagres não. Sobretudo nesta conjuntura interna e externa. Mas quando a conjuntura mudar (o que até pode estar mais perto do que imaginamos), aí corremos o risco de ter Sporting a sério para décadas.
17 Dezembro, 2014 at 12:41
exacto, há muito futuro pela frente mas é preciso continuar a trabalhar e ter paciência.
É preciso tb perceber q o presente q temos hoje é fruto de 1,5 anos de BdC mas tb de 15 anos de Roquetismo, de 30 anos de sistema, de 10 anos de fundos “a fundo”, etc, etc.
17 Dezembro, 2014 at 12:42
acho q nao se pode dizer que empatámos com o moreirense por causa de termos menos recursos. continuamos a ter o 3º maior orçamento em portugal e o moreirense dava tudo para ter qlq um dos nossos jogadores, menos o miguel lopes, esse não o queriam nem sem tatuagens haha
17 Dezembro, 2014 at 12:51
lolol, já para não falar naquele cagalhão que tem pendurado na cabeça…
17 Dezembro, 2014 at 12:34
Muito bom!
Ajuda a perceber melhor a real dimensão do problema: é que nós não precisamos apenas de um Presidente… Precisamos de um Super-homem, de um autêntico Messias, capaz de andar sobre as águas putrefactas do futebolzinho tuga!
E que seja capaz de manter alguma ordem numa casa de loucos, onde não existe nem ordem, nem lógica mas apenas a política do “umbigo”, a todos os níveis.
E tudo isto temperado por uma determinação inquebrantável, capaz de mover realmente montanhas.
Parece fácil! Será que o Bruno preenche realmente estes requisitos para merecer o cargo e conseguir gerir este molho de brócolos?
Será que algum mero mortal é digno de tal empreitada?!
SL
Lanterna Verde
17 Dezembro, 2014 at 12:38
É um texto que ignora as muitas e más contratações feitas pela SAD (apesar de apontar o dedo a Administrações anteriores,lol).
E o mesmo quanto à responsabilidade atual sobre o desnorte da formação e da equipa B…
A realidade, essa, já era conhecida como o próprio afirmou. Anunciaram-se investidores mas o certo é que as soluções existentes são as que antes se havia contestado (VMOCs).
Menos demagogia, please…
17 Dezembro, 2014 at 12:40
O trabalho está à vista e só não vê quem não quer, a conclusão do processo de reestruturação é só a última grande noticia do universo leonino. Não, não é nenhum plano (c)roquette, é sim a confirmação de que estamos vivos e a trabalhar no presente e no futuro de forma séria e sustentável, é a prova de que temos um Presidente sério e capaz, que serve o clube em vez de se servir dele!!
Perguntas e muito bem “Mas estamos aqui para tomar decisões para ganhar ou ganhar para tomar decisões?!”, estamos a tomar decisões para ganhar, bases de vitórias, bases de futuro.
Todos os dias somos um clube maior e mais forte, mais unido e mais transparente, mais personalizado, mais maduro, mais ambicioso…e por tudo isto mais roubado, mais invejado e alvo de todos ataques de quem queria ser assim e não consegue!
E como é capaz algum dito Sportinguista não ver tudo isto?!
VIVA O SPORTING, CARALHO!!
HOJE? HOJE É PARA GANHAR!!
17 Dezembro, 2014 at 13:00
Off – Pelos vistos vamos ter negócios com o Gala em Janeiro, isso foi assumido ontem no Seminário pela representante dos Turcos.
17 Dezembro, 2014 at 13:02
q negócios? é que o esbruma-mos não deve voltar depois do que nos fez
17 Dezembro, 2014 at 13:05
Ela disse tivemos negocios no passado como o Jardel e o Bruma e poderão haver negócios em janeiro na reabertura de mercado-
17 Dezembro, 2014 at 13:07
Não me digas isso……………………………………………….
Até fico maluco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não me digam………….ele vem aí!!! Agora é que é!!!!
:PPPPP!
17 Dezembro, 2014 at 13:11
Pode ser o contrário, podem ser eles a querer alguem nosso.
17 Dezembro, 2014 at 13:15
EU ACEITO!!!!
Trocamos o Heldon e o Sarr pelo Sneijder!!!!
É agora…estou com Fesada!! O Presi é fdd! :PP!
17 Dezembro, 2014 at 13:18
Já vais a caminho do aeroporto? E agora… vamos ter que emprestar o JM?
17 Dezembro, 2014 at 13:25
Não! Vamos emprestar o A. Martins aos gajos! Para compensar terem de levar com o Heldon…assim ao menos podem aproveitar 1 jogador!
Epah….Só quando souber de fonte segura que o negócio está feito..hehhe!
17 Dezembro, 2014 at 13:40
se o presi enfia o miguel lopes e o labyadas na troca é o melhor negócio do futebol moderno
17 Dezembro, 2014 at 17:47
Será que é desta? 🙂
17 Dezembro, 2014 at 13:19
Chapel?
17 Dezembro, 2014 at 13:06
Isto era bom para passar em alguns sítios para muitos sportinguistas iludidos lerem. Isto diz tudo, e talvez metam na cabeça que ou salva-se o clube da miséria ou ganhamos esta merda toda e o clube vai à miséria.
Muito bom texto!!
VIVA O SPOORTING
17 Dezembro, 2014 at 13:14
É o melhor presidente que vi à frente do Sporting (sou da colheita de 85!). É o que apanhou o clube em pior estado. Tem feito um grande trabalho de recuperação do clube a variadíssimos níveis. Votei nele e votarei nas próximas eleições.
Posto isto, da minha parte elogio quando me parece que é para elogiar e critico quando me parece que algo podia ter sido feito doutra forma.
17 Dezembro, 2014 at 13:16
Comecei a escrever um comentario mais elaborado mas ia ser mais uma data de méééééééé, mééééééé e mais méééééé.
A nocao que tenho é que ninguém faria melhor. Já me acusaram de pensar que BdC é todo poderoso e de que praticamente o venero. A minha resposta é “nim”.
Que me perdoe o presidente mas nao tenho nenhuma empatia especial pela pessoa de BdC. Agora Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting Clube de Portugal é de facto alguém que admiro. Acredito que nao estou sozinho.
Já se percorreu muito caminho e a grande maioria das pastas supracitadas estao resolvidas ou para la caminham.
Hà ainda muito caminho a percorrer mas enquanto BdC me continuar a demonstrar que em todas as tomadas de decisao, a prioridade é o Sporting e os seus socios e adeptos, entao tem o meu apoio incondicional.
É NOSSO OUTRA VEZ!
Obrigado Bruno
17 Dezembro, 2014 at 14:18
Duvido que os tripeiros durante anos tivessem alguma empatia pelo PC …
Agora, pelo presidente obviamente tinham empatia, mesmo com as práticas corruptas que todos lhe reconhecemos …
17 Dezembro, 2014 at 14:30
O Bufas é o homem certo no clube certo. Acredito sinceramente que ainda o vamos ver na prisa e olha que dessa vez não vai ser só de visita
17 Dezembro, 2014 at 17:05
E mesmo assim vai ter estátua …
17 Dezembro, 2014 at 13:24
fodasse!!q puta de dimensao!medo!e so de ler e de m imaginar com tantos e complexos dilemas e tomadas d decisao fiquei exausto.
é importante por xs recordar todos estes pontos e ver o q ja s fez de ano e meio para ca.
è obra.
SL
17 Dezembro, 2014 at 13:54
é com imenso orgulho que acompanho tudo o que se estava a passar no congresso “Future of Football”. Acreditem, é mesmo emocionante ver um clube tão na vanguarda.
17 Dezembro, 2014 at 13:56
Eh amigos…
“Isto à primeira vista…parece uma realidade ficcionada…”
Mas deve haver mais de verdade em tudo o que o Javardeiro “escarrapachou” neste texto…do que em todas as arbitragens que já apanhámos nos jogos feitos esta época…
E depois de ler, veio ao pensamento o seguinte…:
Ora bolas o BC é muitas vezes acusado de dizer coisas sem as pensar…e depois…”sai asneira…”…
Mas caramba…ser confrontado com esta realidade tão bem descrita (mesmo que em ficção…)…
Deixa lá cabeça para dizer coisa com coisa…??
Ainda muita sorte tem tido ele…em não ter comprado uma pistola e…
dado “um tirito na mona”…!!
Pois é…como também lembra o Cherba (o rapaz é esperto…não leve a mal meu amigo…)…
“… post muito importante para as dezenas que resolveram sair do buraco, de faca afiada, berrando que se falha o lado desportivo nada mais importa. …”
Força grande Sporting…!!
Nós…estamos contigo…porque nós também somos Sporting…!!
SL
17 Dezembro, 2014 at 14:06
“*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca”
Nunca este rodapé fez tanto sentido… 😉
Eu também me passo da marmita com o que se passa habitualmente depois de um jogo como o último.
Não com algumas críticas que ouço, e que partilho.
Não me passo da marmita sequer com algumas que não subscrevo.
Passo-me da marmita é com os gestores de bancada que a cada soluço da equipa de futebol entram em pânico com as bocas que começam a antecipar vindas dos adeptos do colo-colo de carnide, e com os títulos da pasquinagem, e acham que isto só vai lá com napalm.
Exigência – chamam-lhe eles.
Inteligência (emocional, mas não só) exige-se – digo eu.
17 Dezembro, 2014 at 14:15
Excelente. Sempre a acertar no “tempero”.
E viva o SPORTING!
17 Dezembro, 2014 at 14:17
OFF
Diz o treinador do Zenit (esse, o AVB):
“Vejo um Sporting mais à procura de equilíbrio emocional do que de outra coisa qualquer. Há dois pólos opostos, com um presidente emotivo e envolvido e um treinador que sabe o que quer, estável. São mais as disputas internas, parece-me a mim vendo de fora, que desestabilizam. De qualquer forma, a campanha na Champions, num grupo difícil, foi muito boa. O Marco deve estar orgulhoso do que tem feito e do futebol que propõe.”
17 Dezembro, 2014 at 14:26
Esse palerma que se preocupe mas é lá com a equipa dele cheia de estrelas que nem em 2o conseguiu ficar no grupo da champions…
17 Dezembro, 2014 at 15:12
Esse estúpido devia ter a noção que se o Marco tivesse o colinho dele ainda fazia melhor.
Lembro-me bem dessa epoca eram golos anulados ao SCP e os tripeiros sem jogar ponta com penaltis manhosos. Por isso nunca mais ganhou nada desde que saiu do FC Putas, até o Leonardo Jardim lhe deu baile mas isso não diz.
Ah já agora o Zenit não tem uma grande equipa, tem uma equipa cara, inflacionada pelo amigo Mendes.
SL
17 Dezembro, 2014 at 15:17
Até que o putedo engrenasse, rumo ao título, foi um tal beneficiar a equipa liderada pelo ABV. Recordo-me de um lance em que o Raul Meireles de modo a evitar que bola lhe fosse ao focinho, após um remate estrondoso de um jogador da Académica, meteu as mãos à bola, sem que o respectivo penalty tivesse sido assinalado.
17 Dezembro, 2014 at 15:34
Das estrelas estava a ser irónico, compram caro mas não sabem comprar!
Os únicos que considero de classe são o Garay e o Danny, os outros são banais ou ligeiramente acima disso.
Mas num grupo com esselbê e monaco tinha tudo para passar.
17 Dezembro, 2014 at 16:47
Cara?! Têm lá um centralão titular da selecção Argentina que custou meia pevide…
17 Dezembro, 2014 at 15:52
calma “pá” … o Homem está a dizer o que vê de fora e não me parece que esteja a fazer um comentário despropositado.
Ou sou eu que não estou a interpretar bem? Ou a ser anjinho?
Acho que não?!
17 Dezembro, 2014 at 16:10
Vês disputas internas?!
17 Dezembro, 2014 at 16:59
disputas internas…. com porco e benfas??
foi a minha leitura… mas claro que posso ter feito mal 😛
17 Dezembro, 2014 at 14:21
Só espero que a capa do record de hoje não passe de uma invenção.
17 Dezembro, 2014 at 14:27
Há várias semanas que venho aqui defendendo a extinção da equipa B. Não passa de uma fonte de despesas e, no fundo, o proveito desportivo e financeiro tem sido residual. Um jogador evolui muito mais noutro clube – veja-se os casos de João Mário e William – do que jogando na B.
17 Dezembro, 2014 at 14:27
Antes de dizer merda, esses gajos escondidos nos armários deveriam lembrar-se primeiro que se não tivesse aparecido o BdC, ainda para mais com 2 anos de atraso, o nosso clube teria um novo nome, qual Rangers desta vida.
17 Dezembro, 2014 at 17:14
Isto …
17 Dezembro, 2014 at 14:31
Excelente! Eu nem saberia por onde começar com tantos tópicos urgentes por resolver. Só de ler fiquei stressado. Mas por alguma razão eu não sou o presidente do SCP. Eu estava à espera de encontrar por cá as soluções apresentadas por leões exigentes como o #Octavio. Mas não. É porque ele deve estar ainda ocupado com o ponto 2.
17 Dezembro, 2014 at 15:50
Eu também estou à procura dele e das suas soluções, mas até agora não encontrei nada. Vou continuar a descer na caixa de comentários…
SL, Italiano
17 Dezembro, 2014 at 15:58
Perdeu-se na Twilight Zone da Tasca. Ou então entrou de cabeça pela retrete errada.
SL!
17 Dezembro, 2014 at 14:40
Tomem lá esta adaptação…:
Rugirei até que a voz me doa
Para apoiar, sempre, sempre e em todo o fado
Como Leão que ruge e alto soa
E é livre de rugir em qualquer lado
Rugirei até que a voz me doa
No meu país, em toda a terra, à minha gente
Rugirei contra a “ladroeira“ que magoa
Com o amor ao Sporting, sempre presente
Rugirei até que a voz me doa
Ao amor e à certeza cheia d’esperança
Ao sorriso e à alegria da criança
Rugirei …até que a voz me doa
E mesmo se assim rugindo
A minha voz continuar a não ser ouvida
Rugirei mais…sempre mais alto
Porque rugir …enfim…é o nosso fado…
Spoooorting…!!
SL
17 Dezembro, 2014 at 19:47
Lindo Sr Max, muito bonito mesmo! Nao idntifiquei o original, mas o seu daria um cantico daqueles que a gente até chora no estadio!
17 Dezembro, 2014 at 14:57
bom texto …. muito bom mesmo !!!!!! alguns iluminados que destilam veneno pela blogesferas deste País leiam e pensem e mais não digo … fiz me socia outra vez no dia a seguir do Bruno ganhar e lá estarei para votar sempre nele enquanto me demonstrar esta força de trabalho e esta devoção que tem ao Clube ….
17 Dezembro, 2014 at 17:01
+1
17 Dezembro, 2014 at 15:14
Nós estamos calmos, só espero que a equipa se motive e ganhe ao Vizela e ao Nacional, porque temos todos contra nós.
Ninguém duvide disso o SCP é um alvo a abater e na Madeira eles vão fazer de tudo para enterrar o SCP.
SL
17 Dezembro, 2014 at 15:22
A recuperação financeira tem de estar sempre acima da recuperação desportiva. O normal adepto pode não percebê-lo, alguns se calhar compreendem melhor com a vinda da troika para o País, mas dificilmente o clube será sustentável se não o for financeiramente. E num país pobre, tem de se aplicar o chavão da vida dentro das possibilidades. O futuro da elite do futebol europeu passará por uma de duas vertentes: a alemã, de custos controlados, ou a inglesa, de clubes comprados por grupos económicos. As trocas e baldrocas, com fundos e dinheiros paralelos, tendem a acabar.
Agora, o Presidente falhou no mercado, e se calhar porque quis cortar etapas. Em Janeiro foi buscar 4 jogadores, 2 dos quais seriam “jokers” para ainda atacar o título. E neste defeso, foi feito um investimento que, embora não sendo ao nível dos directos rivais, indicava uma trajectória ascendente, que não se está a concretizar de todo. Sempre defendi que a estratégia devia passar por criar um núcleo, e ir tapando os buracos a pouco e pouco, de preferência com gente da formação. Esta estratégia implica que o Sporting não será favorito (candidato é sempre) ao título de campeão num espaço de 2/3 anos, que demora a criar uma equipa coesa. Pelo discurso de BdC e Inacio, não concordam com ela…
O Presidente tem muito que reconstruir, em termos de futebol e de clube, mas para tal, tem de reunir uma equipa competente e de confiança. Hoje, não me parece que tal condição estejaa 100% garantida.
17 Dezembro, 2014 at 15:23
O problema desta época foi a preparação para a mesma. Foi feita em cima do joelho e ao sabor do vento.
E não o digo agora, fiz questão de falar da política de contratações ainda na pré-época e também de falar muito antes, ainda na época anterior, na balburdia que a equipa B já era… Se fosse por aí a baixo, para os juniores, começava a chorar.
Penso que numa coisa todos temos de concordar: O Sporting tem um plantel principal extenso e uma equipa B igualmente extensa, por outras palavras, tem jogadores a mais!
Agora, começa a parte em que podemos não estar em sintonia que é a de dizer quem está a mais e quem faz realmente falta.
Janeiro é um mês importante na gestão de uma equipa de futebol e espero que o Bruno de Carvalho tenha vindo a trabalhar desde Setembro até Dezembro tendo em vista a resolução de muitos casos.
A meu ver em Janeiro devia-se fazer o seguinte:
EQUIPA PRINCIPAL
GR: Patrício, Luís Ribeiro
[Marcelo – 0.5 milhões ~ 1 milhão]
O Marcelo é suplente e sempre o será. Não sei se ele anima o balneário ou dá boas palmadinhas nas costas dos colegas mas sei que recebe bem mais que o Luís Ribeiro. Para mim o Luís Ribeiro é um excelente guarda-redes e acho que se devia ir integrando aos poucos na equipa principal. Está ai uma situação muito vantajosa, vendemos o Marcelo, ganhamos uns trocos na transferência, poupamos salários e ainda integramos na equipa principal aquele que é o sucessor do Patrício.
DD: Cédric, Miguel Lopes
[Esgaio – Empréstimo]
[André Geraldes – 0.5 milhões ~ 1 milhão]
A situação do Miguel Lopes fode tudo… Os 5 milhões que temos de dar sempre ao Porto complicam a gestão do lado direito da nossa defesa. Até ao final do ano vamos ter de ficar com ele, ninguém lhe pega agora. É aproveitar e emprestar o Esgaio a um clube onde se tenha a certeza de que joga e vender o André Geraldes que nem devia ter vindo.
O Cédric não quer renovar mas a verdade é que não convém mexer muito na equipa, pelo menos até ao final da época faz-nos falta.
DC: Paulo Oliveira, CONTRATAÇÃO, Maurício, Tobias Figueiredo
[Naby Sarr – 2 milhões ~ 3 milhões]
Há que assumir os erros e o Naby Sarr é um erro de casting, não há duvidas disso. O que mostrou até agora foi muito mau. Poderá transformar-se num belíssimo central no futuro? Talvez. Mas reconheço mais potencial ao Tobias Figueiredo e ao Rúben Semedo que anda emprestado.
Quanto à CONTRATAÇÃO é preciso que seja bem pensada. Eu sugiro um nome: OSCAR DUARTE (Club Brugge/Costa Rica). Pode ser um central um pouco caro (5/6 milhões) mas é um investimento de valor.
DE: Jefferson, Jonathan
MdC: Rosell, Rabia
[William – 25 milhões ~ 30 milhões]
O William actual não faz falta a nenhuma plantel do mundo. O fraco rendimento da equipa tem muito a ver com a sua falta de produtividade no nosso meio-campo defensivo. Seria perfeito realizar já um encaixe significativo antes que possa desvalorizar a olhos vistos até ao final da época… A jogar assim nem na selecção será titular, como já não tem sido de resto.
MC: Adrien, João Mário, Slavchev
[A. Martins – 5 milhões ~ 7 milhões]
O André Martins não voltará a ter o lugar que tinha na equipa, não voltará a ser titular indiscutível e por isso tem que se vender o mais depressa possível, está a desvalorizar e tem o contrato a acabar em breve (2016).
MOC: Montero, Iuri Medeiros
EXT: Nani, Carrillo, Mané, Tanaka
[Capel – 2.5 milhões ~ 3.5 milhões]
[Heldon – 1.5 milhões ~ 2 milhões]
[Shikabala – 0.5 milhões ~ 1 milhão]
Acho que aqui não há muito que justificar. São claramente excedentários.
Há quem defenda que o Capel faz falta mas eu prefiro o pé esquerdo do Tanaka que é mais certeiro.
PL: Slimani, Wilson Eduardo, Betinho
Promove-se o regresso de 2 homens da casa que não andam a jogar nos clubes aos quais estão emprestados.
EQUIPA B:
GR: Guilherme Oliveira, (Stojkovic)
DD: Riquicho, Manafa
[Edi Ié – Venda]
DC: Domingos Duarte, Liu Yiming, Nuno Reis, (Bruno Wilson)
[Sambinha – Venda]
DE: Mica Pinto, Yan Zihao
[King – Venda]
[Rúben Ribeiro – Venda]
MdC: Fokobo, Palhinha
MC: Wallyson, Geraldes, (Diogo Barbosa)
MOC: Ryan Gauld, Chaby
EXT: Podence, Gelson, Drame, (Matheus Pereira)
[Gazela – Venda]
[Everton – Venda]
PL: Ponde, Sacko, (Postiga)
[Enoh – Venda]
[Cissé – Venda]
[Mama Baldé – Venda]
( )’s – Recorrer aos júniores
E pronto, estava dada a primeira limpeza.
JOGADORES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA (CONTRATO TERMINA EM 2015):
– Konoplyanka [EXT] (Dnipro/Ucrânia)
– Kramaric [PL] (Rijeka/Sérvia)
17 Dezembro, 2014 at 15:44
“[A. Martins – 5 milhões ~ 7 milhões]”
Isto era o negócio da China!!
Se a realidade fosse tão linear como jogar Football Manager estávamos nós bem!
17 Dezembro, 2014 at 15:45
Quanto achas que vale?
17 Dezembro, 2014 at 15:47
1 milhão era excelente
17 Dezembro, 2014 at 15:51
Estamos a falar de um internacional português que era titular indiscutível na equipa que lutou pelo campeonato nacional na época passada.
O André Gomes vale 15 milhões e o André Martins vale 1 milhão?
17 Dezembro, 2014 at 15:56
Ah, 15 milhões “desses”!!!
17 Dezembro, 2014 at 15:56
Dizes bem, “era titular indiscutível”, agora é um suplente de vez em quando e nem assim joga.
Sinceramente nem sei quanto vale, nem sei qual a equipa que poderia estar interessada nele, não é nada contra o André que tanto se esforçou, mas actualmente…tem que fazer melhor se quiser ter um futuro.
O André Gomes tem cunha no nome!
17 Dezembro, 2014 at 15:57
E por isso consegues arranjar alguém que dê 7M pelo André Martins…ok…
Já agora…pelas tuas contas quanto custava no total do orçamento essa tua equipa?! Faz um orçamento da equipa A e da equipa B…Mas que não seja vender Martins por 7M! Isso é contas “à godinho”! Quem é que dá o valor que pedes pelos jogadores, quanto são os ordenados dos jogadores…etc…
17 Dezembro, 2014 at 16:02
Portanto, entre equipa principal e equipa B eu apresento 18 saídas e 1 contratação + 2 regressos e tu achas que o orçamento da equipa ia subir.
Está boa…
17 Dezembro, 2014 at 16:36
É fácil….dizes qual é o orçamento e o que recebem os jogadores que queres comprar, quanto custa e recebem os que queres vender….fazes a diferença entre o teu exercício financeiramente e o orçamento que existe hoje em dia quer para a equipa A quer para a equipa B…
O Teu orçamento só não é maior do que o do Sporting porque de repente vendes o Capel por 3,5M, o Martins por 7, o Sarr por 3, emprestas quem nem sequer sabes se tem interessados…o problema não é teórico…o problema é que depois chegas à realidade e as coisas não funcionam como todos querem!
O problema é anterior…foi na contratação de jogadores! E por isso agora a resolução em Dezembro vai ser um pincel…fazes contas que não existem! O Inácio ainda faz melhor! No papel?! Então olha…
Vendia o Heldon por 5M, o Capel por 10M, o Sarr por 5M, o Rabia por 7M, o Slavchev por 5 Milhões, o William por 45M, o A. Martins por 10M, Shikabala por 20M e ia buscar o Ronaldo por 90 Milhões e ainda guardava guita, Ronaldo que reduz o ordenado para 1M ano porque adora o Sporting….
17 Dezembro, 2014 at 16:49
Calma Tiago, estás frustrado não percebo com o quê.
Eu atribui valores que considero justos.
Atribui valores sem consultar nenhum site mas depois disso já o fiz, fui ao transfermarket (site que não considero muito fiável mas dá sempre para ter uma ideia) e constatei que o preço de mercado dos jogadores são:
-Marcelo Boeck [1,5 milhões] – Superior
-Geraldes [0,8 milhões] – Entre os valores que referi
-Sarr [2 milhões] – Entre os valores que referi
-William [20 milhões] – Inferior
-A. Martins [7 milhões] – Entre os valores que referi
-Capel [6 milhões] – Superior
-Heldon [3,3 milhões] – Superior
-Shikabala [1,5 milhões] – Superior
Portanto, vai-se a ver e só no caso do William é que eu considero que o Sporting conseguiria encaixar mais dinheiro do que aquilo que ele vale (segundo este site) no mercado.
Isto não é uma coisa linear. O valor de uma transferência depende de muitas coisas.
Mas gostava que me explicasses era a questão do orçamento porque eu defendo a saída de 18 jogadores, a contratação de 1 e o regresso de 2.
Segundo a minha matemática – e eu sei que não és adepto dos números… -: -18+1+2=-15
Menos 15 jogadores entre os 2 plantéis.
Olha, logo no Capel vai 1 milhão/época.
17 Dezembro, 2014 at 17:16
Eu mantenho que esses valores são irreais e que não acredito que vendesses por esses valores! A partir daí tudo se transforma! Se só te derem 0,5M pelo Capel Vendes?! Eu acharia ridículo essa venda! Se só te derem 2 pelo Martins?! Vendes?! Idem! E se ninguém der nada pelo Marcelo?! Nem por mais de metade dos jogadores que queres vender ou emprestar (mais provável…)?! Depois daqui como vais comprar um novo jogador?!
Mais…eu não acho possível o Sporting pagar 6/7 Milhões por um Central! Principalmente porque sim…um central destes recebe bem mais do que o tecto salarial do Sporting e por isso está fora de equação, ainda por cima um jogador com mercado! Jogadores em final de contrato podes igualmente esquecer! Os jogadores sem contrato querem um ordenado altíssimo, logo acima do tecto salarial do Sporting…isto foi dito por quem está no mercado (presidente) e por não vou contrariar só porque sim, só porque tenho uma fezada….
Tens aqui porque acho irrealista o teu cenário…com base nos mesmos pressupostos que tu…”acho”…e por isso igualmente válido…
O que não quer dizer que não seja verdade (porque é) que foram contratados muitos de forma estúpida….seja por há melhor (embora estes tenham algum potencial), seja porque são flops, seja porque pura e simplesmente são contratações incompreensíveis! Por isso o que eu faço é uma lista de jogadores que é para despachar por qualquer preço! E contratações só mesmo se valer a pena! Chega de charutos jovens para ocupar espaço! Quero despachar muito lixo que foi comprado, quero colocar jogadores de valor que podem vir a ser aproveitada e quero 2 planteis pequenos e sem parvoíces como estes planteis têm!
Não faço contas porque sei tão bem os números como tu…o que eu por exemplo não aceito mais é que no próximo ano se volte à estupidez que foi o mercado este ano…o ano passado aceitei, este já me irritou no próximo ano é inaceitável…
17 Dezembro, 2014 at 17:39
Tiago, o que dizes ser um jogador caro pode-te sair mais barato do que pensas.
Em contrapartida o jogador mais barato pode-te sair bem caro e contribuir para que o Sporting se mantenha sem títulos.
Não gosto do discurso que diz que à partida os jogadores não têm interesse em representar o Sporting, esse discurso é um discurso de merda e devias ter vergonha de dizer isso.
O Sporting é um clube excelente, com todas as condições de treino e com uma massa adepta invejável.
Tem história e certamente terá um futuro ainda mais brilhante. É um clube apetecível para qualquer jogador que não jogue num colosso tipo Real Madrid ou Chelsea.
Agora vens-me dizer que gajos que jogam no Club Brugee, Dnipro ou Rijeka iam torcer o nariz se o Sporting demonstrasse interesse?
Não me faças rir. Segue o conselho do Bruno de Carvalho na altura da sua 1ª candidatura e livra-te de complexos. Neste caso do complexo de inferioridade.
Vê o que é o Sporting com e sem Nani e depois pensa onde estaríamos se não o tivéssemos connosco.
E o Nani não aceitou vir para o Sporting? O Nani tem mais reconhecimento internacional do que estes 3 juntos que falei.
A primeira vez que falei aqui que devíamos ir tentar o Nani por empréstimo foi precisamente há 1 ano, defendi que devíamos tentar ir buscá-lo por 6 meses para atacar o título que estava próximo na altura.
Como sempre vieram os Tiagos Corações de Leão dizer que era impossível.
Olha, afinal até foi possível, e em vez de 6 meses fica cá a época inteira.
Mas gostava de saber qual seria o teu esboço do plantel já em Janeiro ou na próxima época.
17 Dezembro, 2014 at 17:58
Pronto…é como te digo…fezada….base da qual eu não parto! Mais nada…temos pontos de partida diferentes! Tu achas que um gajo do Brugee vem para o Sporting ganhar 600 mil euros/ano! Eu acho que um gajo do Brugee não vem para o Sporting ganhar 600 mil euros! Mas disto meu amigo…não saímos porque nenhum de nós está com as mãos na massa por isso não pode provar! Daí que eu gostava genuinamente de te ver com as mãos na massa para ver o que dava! Era interessante e gostava mesmo que acontecesse! Sem ironia e sem ter a certeza do resultado!
Os 2 planteis:
A:
Rui Patricio, Marcelo;
Cedric, M. Lopes, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan, Jeffersen;
William, Rossel, Adrien, A. Martins, João Mário;
Nani, Carrillo, Mané, Esgaio;
Slimani, Tanaka, Montero
B:
Stojkovic, Luis Ribeiro;
Riquicho, Manafa, Tobias, D. Duarte, Nuno Reis, Sambinha, Mica;
Wallyson, Palhinha, Gauld, Chaby, Iuri, Fokobo;
Dramé, Podence, Gelson, Sacko;
Postiga, Ponde, Enoh
Algo à volta disto….o que não é muito diferente do que dizes! A nossa diferença é que eu não sei quanto conseguimos com todos os dispensados/Vendidos, por isso não sei quem é possível contratar…E depois ajustas…e mesmo assim se estivéssemos no inicio do ano nem estes todos que estão nestas equipas contratava….mas se já está…estes era o que eu aproveitava…
17 Dezembro, 2014 at 16:02
não querendo defender o LaS, mas o orçamento seria menor, pois ficarias livre de vários salários, como o do Capel, Shika (nem sei se recebe ou não), Heldon, Cisse, e mais uns quantos.
Não quero entrar em discussões de FM, porque nem jogo, mas a ideia geral é diminuir drasticamente o número de jogadores com contrato.
17 Dezembro, 2014 at 16:09
Agora cada vez que se fala na gestão de uma equipa vem a conversa do FM à baila.
Eu já joguei, não jogo porque já não me diz nada o jogo, mas para quem não sabe a empresa que produz o jogo comercializa um software que contém uma base de dados enorme de jogadores.
Esse software é comprado por muitas equipas.
Se o FM é um sucesso ano após ano é muito por culpa da sua incrível base de dados, eles têm muitos olheiros espalhados pelo mundo para elaborar a ficha de um jogador.
Claro que não é 100% fiável mas já li casos de jogadores/treinadores que foram avaliar a equipa adversária pelo jogo.
Isto foi um à parte, nada tem a ver com o preço que acho que o André Martins vale.
17 Dezembro, 2014 at 16:11
Nuno, chegaste à conclusão que o orçamento era menor sozinho ou recorreste ao FM?
Portanto, defendo a saída de 18 jogadores, a contratação de 1 e o regresso de 2 e o orçamento iria subir?
Eu sei que há malta que não gosta de “números” aqui mas não exagerem na estupidez.
17 Dezembro, 2014 at 16:24
Eu não estou a criticar, até porque sou jogador de FM para aí há uns 20 anos (na altura CM) e sei bem que é preciso saber separa a realidade da virtualidade, e aquilo que referes é mais virtual que real.
Sim, parece que só esta época foi permitido os clubes comprarem as bases de dados para fazer pesquisa de jogadores.
17 Dezembro, 2014 at 16:53
rEcorri ao excel, pois claro…
17 Dezembro, 2014 at 15:58
Estou contigo FITO.
LaS a diferença entre Football Manager e a vida real ainda é alguma (bastante).
Isso que idealizas seria um cenário perfeito claro. Vender tudo o que é excedentário e jogar aproveitar o que de bom temos na equipa B e Juniores.
Mas o problema é que provavelmente irias fazer um campeonato ainda pior que o atual porque não irias ter soluções de qualidade.
Acreditar que … por exemplo… quando as coisas com o onze titular não correm bem e olhar para o Banco e ter Iuri, Wilson Eduardo e etc… não ajudaria acredita. Por muita qualidade que tenham todos ainda não chega.
Se o Mané que é talvez o que último a par de William não resolve jogos. E está num patamar acima…
As coisas não são bem assim.
Eu também sou a favor de acabar com as Equipas B. Mas para isso é necessário ter um plantel muito mais curto e ter jogadores a rodar (vários).
17 Dezembro, 2014 at 18:47
Lol, um pastel de bacalhau e uma coca-cola? Vendido!
17 Dezembro, 2014 at 15:45
foda-se Leão, quem é que dá 7 milhões pelo Martins? andaste a fumar?!?
eu também acho que o plantel é demasiado extenso, temos jogadores a mais claramente. mais importante do contratar um central, é arrumar a casa e permitir a evolução dos mais jovens talentos (stojkovic, tobias, wallison, iuri, pelo menos).
E acabar com a B para o próximo ano.
17 Dezembro, 2014 at 15:48
Acabar com a B?
O Sporting é o único grande (desculpa Inês Sampaio) que faz sentido ter equipa B porque somos os únicos que aposta na formação.
Mas para o ano preparem-se que a equipa B provavelmente será muito fraquinha. Espero que não se caia na tentação de “reforçar” a equipa B só porque vão subir poucos júniores (96′) de qualidade.
17 Dezembro, 2014 at 15:54
O dinheiro que estás a gastar na B deve ser investido na formação.
Na base: olheiros, técnicos, prémios de assinatura, etc.
É aí que estamos a perder terreno para os trips/lamps.
Jogadores como o Bruma, Dier ou Ilory não precisam de B para nada. Precisam é de ser recrutados!
Vê-lá se o João Mário precisou da B…
17 Dezembro, 2014 at 15:59
O Joao mario PRECISOU da B. Ficou foi demasiado tempo.
Os juniores não têm arcaboiço (excepções há) para entrar numa equipa senior assim do nada.
Ou são emprestados, ou jogam na B.
Se forem emprestados… não há garantia que joguem, podem cair nas mãos de um José Mota, ou estamos a ajudar os Leirias deste país, que no fim ainda nos encavam, como no caso do Andre Santos.
Podes sempre colocá-los no estrangeiro, mas depois é preciso gente para os seguir a todos.
E acho que o Cercle não tem lugar para tanta gente.
17 Dezembro, 2014 at 16:52
É isto. Acabar com a B seria uma decisão sem nexo nenhum como é obvio.
O João Mário fez uma boa 1ª época na B, na 2ª já não fazia sentido lá estar…
17 Dezembro, 2014 at 17:24
O record diz…logo …é …mentira!!!!
Mas até quando?? a comentar esses gajos.
Hoje enquanto esperava pela minha vez… deixei cair os olhos nessa realidade paralela e cada tiro… cada melro.
A maneira como nos tentam sempre denegrir em cada parágrafo, cada legenda, cada caixa, até nos cartoons que supostamente era para terem graça…. e encher de Laudas os galinhas, para o Gaiten então, é um parágrafo em que cada adjectivo é mais superlativo que o anterior até ao estratosférico …. uma palhaçada pegada!
17 Dezembro, 2014 at 15:58
Eu consegui vende-lo no FM por 8 milhões ao Ajax, que bom seria…lol
17 Dezembro, 2014 at 17:23
Uma questão, como estão as obras na Academia?
Não eram para começar em Dezembro? Será que não está aqui uma das razões para se começar a falar na morte da equipa B?
É que o regulamento obriga (penso) que a partir de Dezembro as equipas B tenham que jogar em estádios homologados.
17 Dezembro, 2014 at 15:47
Concordo! Nada pessoal contra nenhum (à excepção do chico das balas)! Mas não parece que passem daquilo. Por acaso, não sendo expert no assunto, nunca percebi porque nunca se tentou o Wilson Eduardo a PL!
17 Dezembro, 2014 at 15:52
É uma questão à qual só o Jardim saberá responder.
17 Dezembro, 2014 at 16:47
Quantos golos é que o Wilson Eduardo marcou até ao presente momento pelo Dinamo Zagreb? Um?!
17 Dezembro, 2014 at 16:51
É difícil marcar golos a partir do banco ou da bancada.
O Betinho tem zero.
17 Dezembro, 2014 at 16:55
Pois eu sei. Neste momento o Wilson Eduardo perdeu a titularidade.
Não sei se o Betinho será melhor que o Cissé. A vantagem – aparente – é que a folha salarial do Betinho é inferior à do Cissé.
17 Dezembro, 2014 at 15:51
É lamentável que não te seja possível pegar num clube e mostrares a tua enorme sapiencial e como é fácil! Espero que um dia tenhas a oportunidade de mostrar ao mundo o que vales….
17 Dezembro, 2014 at 15:55
E um comentário construtivo? Não?
17 Dezembro, 2014 at 16:02
Primeiro o meu desejo! E é esse! Acho que tu próprio deves ter esse desejo! Tem é cuidado com o nariz se isso acontecer….o choque com a realidade pode machucá-lo…
Comentário ao teu Wishfull thinking?!?
O teu exercício é giro…falta adesão à realidade….só isso…vendes os jogadores ao preço que te apetece, compras ao preço que te apetece e nem sequer fazes uma estimativa (que mais uma vez teria as mesmas bases….”porque te apetece”) dos custos da tua equipa e da diferença de orçamento para o existente! A partir daí o teu exercício é um exercício de fantasia tão válido como eu dizer que o Ronaldo Ama o Sporting e estava disposto a vir por 1M para Sporting…
17 Dezembro, 2014 at 16:03
Podes-me explicar a parte do orçamento?
Não estou a conseguir compreender, estou a falar a sério.
Explica lá isso melhor.
17 Dezembro, 2014 at 16:36
É fácil….dizes qual é o orçamento e o que recebem os jogadores que queres comprar, quanto custa e recebem os que queres vender….fazes a diferença entre o teu exercício financeiramente e o orçamento que existe hoje em dia quer para a equipa A quer para a equipa B…
O Teu orçamento só não é maior do que o do Sporting porque de repente vendes o Capel por 3,5M, o Martins por 7, o Sarr por 3, emprestas quem nem sequer sabes se tem interessados…o problema não é teórico…o problema é que depois chegas à realidade e as coisas não funcionam como todos querem!
O problema é anterior…foi na contratação de jogadores! E por isso agora a resolução em Dezembro vai ser um pincel…fazes contas que não existem! O Inácio ainda faz melhor! No papel?! Então olha…
Vendia o Heldon por 5M, o Capel por 10M, o Sarr por 5M, o Rabia por 7M, o Slavchev por 5 Milhões, o William por 45M, o A. Martins por 10M, Shikabala por 20M e ia buscar o Ronaldo por 90 Milhões e ainda guardava guita, Ronaldo que reduz o ordenado para 1M ano porque adora o Sporting….
17 Dezembro, 2014 at 17:14
começas mal e não acabas melhor.
Todas as equipas necessitam de um Boeck
Sarr é um erro? Não concordo… tem muito que crescer, como jogador, porque altura tem ele e quando ganhar corpo vai ser um caso serio.
Dizer que o William não está a dar nas vistas como fez o ano passado? Certo
Mas ninguém fazia a mínima ideia de quem ele era… atenção!
Ele é um excelente jogador e faz falta… sempre!
SE for vendido por esses Números… parece me um bom negócio!
O andré não tem lugar até me provarem que temos 4 bons meio campistas… e com ele 5.
Até lá é como ter um Boeck… fundamental!!!
Concordo com a leitura dos defesas Esq e Dirt, concordo com os extremos
Quanto a avançados… eu não acho que o WE seja um e não morro de amores por jogadores como o Slim…. quanto ao Beto… nem a mas pálida ideia do que joga??
17 Dezembro, 2014 at 18:25
André Martins entre 5 a 7 Milhões…
https://www.youtube.com/watch?v=Od6hY_50Dh0
17 Dezembro, 2014 at 15:40
Eu também sonho em ser Presidente do Sporting… e sempre que acordo olha para o lado da cama e o meu sorriso desaparece por não ter a Claudia ao meu lado 😛
Pronto… já fui parvo agora vou ser sério e fazer um comentário decente.
“Roma e Pavia não se fizeram num dia”… Sempre ouvi dizer… Assim como a destruição do Sporting não se fez num dia… foram anos e anos de gestão danosa.
O BdC não é mágico não vai fazer desaparecer custos nem aparecerem receitas e grandes jogadores de um dia para o outro. E muito já tem feito ele nestes meses de trabalho. Todas as mudanças organizacionais levam o seu tempo, e que está a acontecer no Sporting não é exceção. Hoje estamos a ser traídos pela ideia de sermos campeões, várias vezes na pré-época mandei esse bitaite pela Tasca, uma coisa é aquilo que o Presidente diz e o nível de expectativas que mete para a equipa e CS, outra é aquela que devemos ter.
Para mim a época está a ser acima das expectativas até ao momento (sim podem começar a chamar nomes)… as minhas expectativas era acabar o campeonato com o apuramento para CL, e até agora não estamos afastados desse objectivo. A campanha na CL foi bem acima do que poderíamos esperar.
Agora cada uma dessas pastas implicam a tomada de decisão, e muitas vezes o seu resultado não é imediato… demora tempo… mas o importante é tomar as decisões certas.
Eu prefiro o frio realismo do BdC quando diz que não gasta mais do que aquilo que têm… eu prefiro o realismo de lutarmos com um orçamento de 25M e no final da época apresentarmos resultados positivos… nem todos somos assim é verdade… gostamos de ilusões e promessas e assim navegamos pensando que a vida é feita de “clicks” e tudo muda… mas não é assim… na vida não podemos parar a imagem, voltar para traz, acelerar aquilo que não queremos ver (isto não é uma box da MEO)!!!
BdC está a tomar as decisões correctas e a dar os passos certos… se concordo com todas as decisões? Claro que não e ainda bem! Mas aquilo que não concordo ou acho errado é apenas uma pequena percentagem das centenas de decisões que o BdC já tomou!
Bem… vou voltar ao sonho em que era presidente do nosso grande Sporting 🙂
17 Dezembro, 2014 at 15:41
http://apodrecetuga.blogspot.pt/2011/10/65-milhoes-para-o-benfica-golo-mal.html?m=1#ixzz3M5reO1tc
Desculpem lá o off mas indiretamente têm a ver com o que se fala no post
17 Dezembro, 2014 at 16:04
Mais. Porque é que o Pinto da Costa foi visitar José Sócrates à prisão? Que favores é que o fc fruta deve ao pinóquio?
Porque é que o Rui Pedro Soares – um dos testas-de-ferro do pinóquio – está em todas, inclusive no patrocínio da PT ao beifica?
17 Dezembro, 2014 at 16:22
Por isso uns forama Évora na pessoa “do barbas”…
e o outro foi representado…na pessoa do bufas…!!
Os “favorzinhos” pagam-se…e os “amiguinhos”…não são esquecidos…
Enquanto isso…nós Sporting temos de pagar o nosso Estádio, a nossa Academia…e tudo aquilo que queiram…
Porca miséria…
E o pior é ainda haver sportinguistas…que “não querem” ver que a situação em que nos encontramos…também passa pelos “favores” feitos a uns…e as “lixadelas”…àgente..!
SL
17 Dezembro, 2014 at 15:42
O caminho faz-se andando. Já o escrevi a propósito do Wolfsburgo. Entre o 8 e 80 há bastante para andar. Ganha-se o que se pode, sonha-se sempre, apoia-se sempre e, quando não se ganha, encaixa-se a cara de tacho e continua-se a apoiar.
Enquanto o Presidente der uns berros porque um jogo com o Moreirense ou o Guimarães foi uma cagada, eu apoio.
Enquanto o a Direcção se bater pela restruturação e estabilidade financeira, eu apoio.
Enquanto o rigor, a exigência, a seriedade, o trabalho, o mérito, o desportivismo forem valores praticados pela Direcção, e exigidos a quem representa o Sporting, eu apoio.
Em todas as etapas do caminho, que será longo e penoso, eu apoio.
Não tenho nada contra quem pensa que todos os nossos miúdos são do caraças, titulares garantidos em qualquer equipa europeia, futuros Ronaldos ou afins, que deveriam jogar todos os jogos como titulares. Alguns podem vir a ser muito bons, outros são bons, outros não são.
Não fico deprimido porque não temos um central que valha 20 milhões ou um ponta de lança que valha 40.
Sei que a minha equipa é mais fraca que a do Chelsea e não fico deprimido porque perdi. Perdi e não gosto. Tinha ilusão e tive de a engolir. Mas, apoio.
Vou aos jogos, pratico o Sportinguismo e apoio o meu Clube e qualquer Direcção que não o traia e não me traia no meu Sportinguismo. O resto é perseverança e gestão de expectativas, tentando ao máximo ganhar tudo o que se possa por pequeno que seja (com exceção para a taça luxúlio, porque nessa ganhámos dignidade e vergonha na cara com a decisão que foi tomada de não aceitar fazer de bobos de corte de quem domina o futebol profissional, a liga e a respetiva taça*). Porque o caminho faz-se andando.
Para mim é simples. O que os outros fazem e como gerem o seu Sportinguismo, não sei. Mas, as Tascas desta vida ajudam, e muito.
S.L.
* a propósito de taça da liga, nunca a verdade desportiva foi tão atropelada como numa competição a eliminar, organizada e da exclusiva competência da liga. O palmarés mostra com toda a clareza quem a domina e a influência crescente que adquiriu naquela organização. Desengane-se quem pense que os fruteiros ainda riscam muito. Foram dominados no próprio jogo de bastidores e agora vivem das migalhas que o inimigo Carnide deixar cair, na esperança de não acabarem financeiramente com um último e estridente peido. Se não fosse triste (pelo desporto), seria cómico.
17 Dezembro, 2014 at 15:45
A coisa que mais me irrita e sempre irritou neste tipo de comentários são estas pequenas coisinhas …
“…e espero que o Bruno de Carvalho tenha …”
Será que não podias apenas ter dito o que achas sem dar um ar de incompetência a quem tem a responsabilidade de gestão. E olha que até aceito algumas das tuas opiniões. Mas porra isto de ser treinador de bancada já é um exercíco engraçado, agora temos também os gestores de bancada.
Terás lido bem o post do javardeiro?
Depois daqueles 10 pontos tão bem elencados … ainda achas que não se trabalha?
17 Dezembro, 2014 at 15:47
Oi?
17 Dezembro, 2014 at 15:57
Pronto. Cheguei ao fim da caixa de comentários e não encontrei o Octávio.
17 Dezembro, 2014 at 16:15
Se calhar a palhaçada da ameaça de acabar com a equipa B é que merecia um post pessoal.
Será que esta direção perdeu a cabeça de vez? mas que merda vem a ser esta?
17 Dezembro, 2014 at 16:37
Se lessem menos jornais, ou pior lessem menos as gordas sem olhar para a “notícia”…
17 Dezembro, 2014 at 16:42
Desde quando o rascord é veículo de informações oficiais do Sporting…
Ou és muito anjinho ou queres atirar areia para os olhos de alguém, aqui ninguém come gelados com a testa…
17 Dezembro, 2014 at 17:11
Esta gente não aprende…Irra!!!
17 Dezembro, 2014 at 17:52
isso!
17 Dezembro, 2014 at 17:42
Acabar com a equipa B? Só pode ser brincadeira. Nem quero pensar que isso possa ser verdade. Fizeram merda, corrijam.
17 Dezembro, 2014 at 16:28
No Rascord de hoje (estava no café) na capa anunciam um documento mas esse mesmo documento não existe no interior.
No facebook do Sporting, o Sporting facebook em resposta a uma pergunta sobre essa “notícia” responde que tal não está no jornal Sporting nem no site.
É claramente mais uma mentira da Cofina.
SL
17 Dezembro, 2014 at 17:06
Eu resolveria assim:
Entregaria de bandeja a presidência ao BDC sem a complexidade de votos a mais ou a menos!
17 Dezembro, 2014 at 17:14
O texto é muito bom, tudo aquilo (e provavelmente muito mais) é verdade, o Presidente tem feito um trabalho digno de Hércules, mas…
– O discurso de início de época (a pole-position, etc) fez-nos muito mal (e aumentou, eventualmente, a perseguição de que somos alvo a partir das nádegas);
– Há contratações inexplicáveis, que podem ter muito a ver com a miséria que é o futebol da equipa B e com a irregularidade da equipa A;
– Não se percebe nada do que se passa com as equipas da formação (por exemplo, a carreira dos juniores na Europa…);
– Há sinais, intermitentes, de falta de sintonia entre dirigentes e corpo técnico;
Dificilmente tudo correria como programado (essas coisas só acontecem nos sonhos), mas terem-nos feito sonhar com mais turva-nos o raciocício quando somos confrontados com menos. É normal.
Eu gostava de ter este Presidente mais resguardado, gostava que houvesse um nº2 que desse o peito às balas no dia-a-dia e assim protegesse Bruno de Carvalho para as lutas efectivamente decisivas (o sistema, os fundos, o futuro). Mas isto sou eu, que nem em sonhos me imagino lá…
Penso que precisamos de descer à terra e entender a prioridade máxima: equilibrar contas!
(E se fosse possível não estarmos sempre a classificar e desclassificar jogadores, treinadores e dirigentes…)
SPOOOOOOORTING!
17 Dezembro, 2014 at 17:48
Sempre me deu a ideia de que o pessoal de apoio ao presidente no futebol era insuficiente. É preocupante que aqui (ainda) não tenha havido “reforços”.
17 Dezembro, 2014 at 17:26
Uma questão, como estão as obras na Academia?
Não eram para começar em Dezembro? Será que não está aqui uma das razões para se começar a falar na morte da equipa B?
É que o regulamento obriga (penso) que a partir de Dezembro as equipas B tenham que jogar em estádios homologados.
17 Dezembro, 2014 at 17:41
Mas já há licenciamento pela Câmara de Alcochete? Além disso, aquela não é uma área especial por causa do ambiente, precisando de outro parecer? É que nem toda as entidades têm um “pinóquio” a quem recorrer, como o Freeport.
17 Dezembro, 2014 at 17:43
Sim, pode ser isso!