Massimiliano Allegri, treinador da Juventus, parece estar farto da “geometria do Calcio” e fez algumas observações interessantes. «Estou preocupado porque tratamos os jovens como galinhas. Em Itália, as seleções jovens chamam os jogadores que melhor se adequam ao sistema da equipa. Na Alemanha, chamam os melhores jogadores e depois trabalham a forma como vão jogar. A diferença está ai, o futebol mudou […] Hoje em dia, não é possível surpreender ninguém, por isso, dependemos do talento dos jogadores. […] O futebol não é apenas táticas e estratégias. Algumas pessoas querem transformar o futebol numa ciência mas não há ciência alguma no futebol. É um espetáculo e os espetáculos são interpretados por artistas […] Podemos falar de organização e esquemas táticos durante horas mas são os jogadores que ganham jogos. Se tens Messi na equipa, entras praticamente a ganhar por 2-0. O mesmo com Cristiano Ronaldo. Se as vitórias dependessem das táticas, então porque foi o Real Madrid dar 100 milhões de euros por Gareth Bale? […] Em Itália, se formos ver um jogo, podemos assinalar a formação num papel, adormecer e acordar uma hora depois e todos estariam exatamente nas mesmas posições. Depois, se tiveres jogadores como Ibrahimovic, Seedorf, Pirlo, Tevez, Nesta, Thiago Silva ou Bonucci, é preciso ter fé de que eles vão resolver».
18 Dezembro, 2014 at 16:07
Finalmente alguém com estatuto que vem limpar a imagem do taticismo do futebol. A tactica não é imprecindivel, mas também não é o principal. Longe vão os anos das equipas supertacticas.
18 Dezembro, 2014 at 16:16
As duas coisas são necessárias.
O talento é obviamente insubstituível, sobretudo no ataque, e pouco se ensina, daí ser tão valioso e o Real Madrid dar 100M€ por Bale.
Mas sem cultura táctica, sobretudo na defesa, o talento só não chega!
18 Dezembro, 2014 at 16:24
Finalmente! Concordo a 100%. Vejo futebol porque adoro ver talento em campo. A tática, embora necessária, não me dá qualquer prazer. São os craques que fazem a diferença!
Se tivéssemos tido o Nani nos últimos 3 jogos, os resultados finais teriam sido diferentes e as exibições claramente melhores. Por isso é que existem academias, para detetar o talento precoce e dar-lhe condições para anos mais tarde reverter em vitórias, títulos e prestígio. Estas três coisas sãos as que nos trazem dinheiro.
SL
18 Dezembro, 2014 at 16:28
A ciência será muito importante na desenvolvimento do jogo e do jogador … No caso dos jogadores com aptidões similares, será mais apto o mais inteligente … No futuro próximo, serão cada x mais usados sistemas de desenvolvimento cognitivo especifico para o jogo
18 Dezembro, 2014 at 16:38
A questão é que se não tiveres muita qualidade … é na táctica que podes sair vencedor.
Já não falo da entrega … isso tem de haver em ambos os casos.
18 Dezembro, 2014 at 16:49
Entendo este comentário vindo de Itália…. esse povo está se a tornar numa coisa sem graça nenhuma. mas muito eficiente 😛
18 Dezembro, 2014 at 16:54
Eu quero que o Sporting ganhe. Isso é sempre o mais importante.
Contudo, eu pago a gamebox e vejo futebol para ver artistas, mágicos com pés de veludo. Maradona, Messi, Ronaldos, Ronaldinho,Totti…que jogam com um sorriso…que transportam neles uma alegria quase infantil quando partem as grilhetas táticas e partem para cima do adversário e deixam o estádio inteiro em suspenso.
Isso, meus caros, é futebol. E se não compreendes isso, sinto por ti.
SL
18 Dezembro, 2014 at 17:02
well well well 🙂
18 Dezembro, 2014 at 17:04
Sem tecnica nao há tactica
Ou acham fácil de implementar um tiki-taka, por exemplo? Se o jogador não for competente no passe/recepção/movimentação, aquilo encrava tudo.
18 Dezembro, 2014 at 17:24
Por vezes mistura-se o conceito técnica com habilidade …
Um gajo que cruza na perfeição … tem técnica. Mas pode não saber fazer uma finta … será falta de habilidade?
🙂
18 Dezembro, 2014 at 17:32
Isso é pergunta p os tansos q dizem q o jogador alemao n tem tecnica
18 Dezembro, 2014 at 17:38
E é cada bomboca …
18 Dezembro, 2014 at 17:39
Havia um gajo na Costa que dava 100 toques seguidos enquanto subia e descia as rochas.
Mas na praia, perdia as peladinhas todas.
18 Dezembro, 2014 at 20:50
Miguel eu lembro me do gajo tinha a pele tão queimada que parecia cabedal e passava um tarde toda a dar toques, também e verdade não jogava um c#’@;#]o
Eu passava as ferias grandes num parque de campismo da costa
obrigado Miguel fez me recordar bons momentos
Em relação a técnica o david beckham punha a bola onde queria mas não conseguia fintar tem sempre de haver tactica (e nisso o Beckham e um mestre )mas o génio resolve jogos e como foi dito sem técnica para mim não há tactica
Gosto muito do nosso treinador acho que e parte fundamental no crescimento do Sporting tem um football moderno e bonito há coisas que tem de mudar mas a que lhe dar tempo e eu acredito que a sua tactica e o génio das nossas escolas vão nos dar muitas alegrias
bem hajam
e Viva o SPORTING
18 Dezembro, 2014 at 17:29
A melhor táctica de todas é o Sporting ganhar.
18 Dezembro, 2014 at 17:31
Queixa do Sporting relativa ao condicionamento dos jogadores Rosa e Deyverson arquivada.
Enquanto não jogarmos bom futebol, não nos podemos queixar do lodo deste futebol. Devemos ser o único clube sujeito a esta premissa.
E já agora uma nota relativa ao jogo com o Vizela, e sem querer desculpar a péssima exibição. Vi muita gente a escrever que aquela equipa era constituída por jogadores que não fazem do futebol vida e tinham vindo do trabalho para jogar. Mentira! Vários jogadores recebem 2000 euros mensais no plantel e se pensam que é pouco, acreditem que anda muito perto do que alguns jogadores recebem na primeira liga.
18 Dezembro, 2014 at 17:48
OFF – O cabrão do ceboso continua a fazer o seu trabalho: Processo Miguel Rosa/Deyverson arquivado
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior.aspx?content_id=920895
Fds, ainda sou do tempo em que havia uns adeptos psicopatas que partiam os dentes ocasionalmente a estes merda. talvez fosse assim que esta gente de merda ganhava alguma vergonha.
18 Dezembro, 2014 at 18:01
Era mais ou menos o esperado uma vez que não havia provas factuais do alegado pelo Sporting, embora toda a gente o saiba…
18 Dezembro, 2014 at 18:10
daí a não abrir um inquérito quando o próprio treinador admitiu em conferencia de imprensa que a utilização dos mesmos estava condicionada à decisão da direção… enfim, pelo menos podiam fingir. Mas ok, é mais lenha para a fogueira que ainda dará porco queimado.
18 Dezembro, 2014 at 19:25
Mas o problema é esse! Era uma questão da direção e a direção disse que eles tinham decidido que eles não jogavam porque eles tinham decidido e que não tinha havido intervenção dos lampiões! O escândalo é os lampiões mandarem tanto na direção do Belém! Já alguém pensou se os investidores que meteram guita no Belém e de quem o presidente é a cara não serão o orelhas, o Soares de Oliveira e o gosma da selva?!?!
18 Dezembro, 2014 at 19:42
Esta merda em Inglaterra era no minimo investigada.
Nao sou especialista mas isto nao e uma questao de direito criminal em que o onus da prova esta no queixoso. Se o tribunal achar que e razoavel que a infracao tenha sido cometida entao processava-se o “arguido”.
Por
18 Dezembro, 2014 at 19:46
…porque isto e tao simples como:
1. constatar o obvio, face a todas as declaracoes e especialmente do treinador do Belenenses
2. aferir o indice de esfarrapadice da desculpa da direccao do Belenenses.
3. Ouvir os jogadores
E aqui se punha perante a justica: o argumento de nao jogarem o nao os deixar jogar por condicionantes psicologicas seria escalpelizado. Gostava de ver alguem a defender esse argumento de merda com sucesso….
18 Dezembro, 2014 at 18:21
Vindo de quem vem não surpreende.
Parte é verdade, parte é prova da incompetência de grande parte dos treinadores que dependem (tal como ele neste momento) das indivualidades para ganhar.
Basta ver o caso do Mundial. Tantos jogadores com qualidade, mas tão poucas equipas organizadas. Como esperado, os “virtuosos perdidos” foram ultrapassados pelos “limitados mas organizados”.
E nem falo desta Juventus. A incrível quantidade de talento ao seu dispôr só chega para competições domésticas. Na Europa é a vergonha habitual…
18 Dezembro, 2014 at 18:28
E em menos de uma semana estes blog nojento volta a rebaixar o nosso SCP:
http://visaodemercado.blogspot.pt/2014/12/condicionalismo-presidencial.html
E ainda se dizem isentos…
SL
18 Dezembro, 2014 at 18:58
Então parem de frequentar essa bosta de blog e de lhes dar visibilidade e dinheiro.
18 Dezembro, 2014 at 19:13
E vão a esse blogue de merda para quê? ? Quem procura, acha….
Deixem de frenquentar a merda desse blogue!
18 Dezembro, 2014 at 19:34
Eu aviso outra vez: Deixem de frequentar esse blog. Eu já fiz o mesmo e sinto-me muito melhor.
18 Dezembro, 2014 at 19:53
Exato, foda-se: parem de dar cliques a esses filhos da puta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
No maximo, deem-se ao trabalho de copiar o texto ou resumi-lo. Porque quem o faz acaba por os ajudar (sera que veem aqui spamar a merda dos links de proposito, nao e Ines???)
18 Dezembro, 2014 at 22:08
laarga a droga man! 🙂
18 Dezembro, 2014 at 20:44
Quando uma pessoa de bem sabe do sucedido e depois lê isto:
“A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga decidiu arquivar a participação feita pelo Sporting, devido à não utilização dos jogadores Miguel Rosa e Deyverson no encontro entre o Belenenses e Benfica, disputado a 6 de dezembro, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.
Leia o comunicado:
“Arquivamento da Participação n.” 6-l4lI5-CII, com a seguinte fundamentação sintética:
A participação referia-se ao facto de dois jogadores não terem sido utilizados no jogo disputado a 06/12/2014, entre a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD e a “Os Belenenses” – Sociedade Desportiva Futebol, SAD, alegando-se que aqueles jogadores teriam sido vendidos pela primeira SAD à segunda, existindo «umo cláusula de recompra fixada». Invocava-se ainda, porém sem disso se juntar prova, que o não utilização dos jogadores teria sido condicionada por «algum tipo de influência direta ou indireta». Requeria-se «nomeadamente a instauração de processo disciplinar contra a Benfica SAD com a respetiva aplicação da sanção disciplinar prevista, designadamente nos artigos 65.º e 66.º, ou outro, do Regulamento Disciplinar aplicável». Tendo em conta a insuficiência da factualidade descrita para se poderem considerar preenchidos os ilícitos disciplinares muito graves que a SAD participante pretende imputar à SAD participada e por não se vislumbrar, à luz destes factos, preenchido qualquer outro ilícito disciplinar previsto na legislação desportiva vigente, determina-se o arquivamento da participação feita.””
Só pode concluir que, ISTO TÁ TUDO MINADO!
O FUTEBOL PORTUGUÊS É UMA MENTIRA!
O SISTEMA CONTINUA ACTIVO E AGORA FOI REFORÇADO COM UM DUQUE!
Já pouco acompanho o campeonato e demais jogos de futebol em portugal… E a continuar assim só irei observar os jogos do SCP!
Chega de tanta aldrabice!
18 Dezembro, 2014 at 21:04
Quando li a noticia deu me um ataque de riso que não consegui parar
(peco desculpa pela maneira em que vejo isto mas aqui vai) não vivo em Portugal por isso quando vejo noticias de corrupção (como esta) parto me a rir ,aqui ainda se escondem um bocadinho mas ai estão se todos a cagar
tudo que eu posso dizer e to fight and resist cada vez mais ,apoiar o nosso grande amor e seguir o nosso caminho
19 Dezembro, 2014 at 8:41
Não concordo. E prova disso é a selecção alemã que tem jogadores de qualidade mas não tem nenhum “heroi”. Sem sombra de dúvidas que o forte desta equipa é a táctica e mostrou-se imbatível e imparável.
Para mim, em campo, a inteligência sobrepõe-se ao talento.