Chegados ao mercado de Inverno (ou quase), está na hora de começar a tomar decisões. Há gente que não se adaptou, outros porventura não terão a qualidade que lhes apontámos e outros por manifesta falta de oportunidades, não conseguiram demonstrar o porquê de os termos contratado. Entre outras situações que resultaram na falta de rendimento de alguns jogadores.
Na baliza, e mesmo após os erros do Marcelo, continuo a achar que uma transferência do Rui Patrício seria boa para o Sporting a longo prazo. Vendia o Rui por 15M e era capaz de apostar no Marcelo, promover o Luís Ribeiro (que na minha opinião é o melhor jovem guarda redes que temos) e/ou comprar outro. Tudo dependeria dos valores de uma eventual proposta.
Na defesa, dou a mão à palmatória. Já defendi muito o Sarr. Ontem, após um jogo contra uma equipa do CNS, foi ultrapassado de todas as maneiras e feitios e os seus golpes de cabeça continuam a ir para trás em vez de para a frente. Neste momento, ainda não serve. Que se empreste o rapaz durante 1 ou 2 anos e se verifique se hà evolução ou não. Maurício, se der para vender, óptimo. E que se invista noutro central e se promova o Tobias, Rabia ou Domingos. E não falo de nenhum “central experiente”, para esse peditório já não dou mais. Falo de outro central mais ou menos com a mesma idade do Sarr mas diferente nas características e, sobretudo, no nr de jogos já feitos (a tal experiência). Ainda ontem se falou num aqui na tasca. Nas laterais, para mim é simples. Se Cédric não renovar, que o Esgaio e o Miguel Lopes lutem pelo lugar. Na esquerda estamos bem. Para contratar “o tal” central seria necessário saber quanto (ou se) hà dinheiro para gastar.
No miolo, se surgir uma proposta de 25M pelo William, era vender. Futebol é o momento e se algum clube quiser vir buscar um William em baixa (porque realmente está em baixo) e oferecer esse valor, eu vendia. Seria interessante conseguir uma quantia porreira em dinheiro + 1 jogador (sonhei com Joel Campbell do Arsenal ou Januzaj do Manchester). Isto se eles ainda estiverem interessados, o que eu duvido. Adrien, para mim, é o único inegociável visto que é o jogador mais importante do plantel. André Martins tanto pode sair como não. Se surgir algo a rondar os 3/4M era vender (talvez o Bielsa queira o rapaz no Marselha) mas se ficar não fico nada chateado. Na eventual saîda deste(s) jogadores, promover imediatamente o Wallyson.
No ataque, vender urgentemente Capel e Heldon e, promover imediatamente Gauld, Iuri e/ou Podence. Se Slimani for para o CAN, é vendê-lo neste periodo. 10/12M e meto um lacinho e tudo. Ir buscar um ponta de lança com parte desse dinheiro e apostar definitivamente em Montero como segundo avançado. A qualidade do eventual ponta de lança dependeria sempre do dinheiro arrecadado das vendas.
Em relação ao restante plantel (B incluído), gostava que Slavchev fizesse um jogo antes de se emprestar o rapaz. Gostava que se definissem alguns empréstimos, com garantias mínimas de tempo de jogo, e que, pelo menos, Wallyson e Gauld subissem definitivamente abrindo espaço de afirmação a outros miúdos.
Independentemente do que se realizar em dinheiro, há uma prioridade máxima: comprar a percentagem restante do Carrillo, renovar com ele e fazer dele um dos melhores pagos do plantel. Dar o sinal de confiança que acreditamos nele. Quem duvida de que o peruano é, neste momento (e o futebol é o momento) o nosso melhor jogador, que reveja todos os golos que marcámos nesta época e verifique a sua influência. Já todos percebemos o que jogamos sem o Nani. Sem Carrillo, é capaz de ser mais ou menos o mesmo. Sem os 2, simplesmente não existimos em termos ofensivos.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
19 Dezembro, 2014 at 8:45
Eu continuo a achar que nos fazem falta jogadores de referência e que o Rui é um desses jogadores. Que seja o nosso Ryan Giggs!
E esqueceste-te de resolver o caso Shikabala 🙂
19 Dezembro, 2014 at 14:04
Eu sei que o Rugby é outra realidade, em todos os sentidos, mas lembrei-me do que disse o jogador Dylan Hartley, dos Saints:
http://s3.postimg.org/iff94xrib/Dylan_Hartley.jpg
Especialmente o último parágrafo:
“I have a great admiration for the one-club men, across a variety of sports, and if I can finish my career with Saints as my only professional club I’ll be a very proud man.”
19 Dezembro, 2014 at 9:00
bom dia a todos(as)
para se fazer essa sangria teríam de entrar outros, certo?
neste momento as entradas terão de ser sem margem de erro, jogadores que entrem de caras no 11, desses jogadores que referiste Sá, por mim só sairiam Capel, Heldon e William (se nos valesse muitos milhões e um Campbell em troca).
De resto o central que entrar tem de ter experiência para jogar ao lado de Paulo Oliveira e estabilizar a defesa e fazer crescer não só o Paulo como os outros jovens centrais que lá temos, o Tobias tem muito, muito caminho a percorrer até entrar na equipa A.
E claro, a renovação de Carrillo terá de ser prioritária…e deixa cá estar o Slimani que PL com as suas caracteristicas, se tiveres de ir buscar…tens de abrir os cordões á bolsa em larga escala, pois ele foi um “achado”.
SL
19 Dezembro, 2014 at 9:02
Poucas mexidas, sff.Vender capel e Maurício, tudo bem. Sim, precisamos de um central experiente. Mas alguém ganha títulos sem uma defesa batida?!
19 Dezembro, 2014 at 9:16
Todos temos um director desportivo dentro de nós e jogamos ou jogámos FM na vida, por isso aqui vai a minha posta:
Na baliza não mexia, a não ser que acontece-se um negocio de ocasião com Rui entre os 15 e os 20 M podendo depois canalizar esse valor para um novo Gr, por exemplo o brasileiro do braga, o marcelo a meu ver perdeu qualidades com estes anos no banco, principalmente a nivel da concentração, uma vez que é um jogador muito emotivo no banco e não joga com frequencia, vive demais o jogo e não é frio o suficiente, o que acaba por levar a falhas como contra o vizela. Luis ribeiro podia ser integrado aos poucos na equipa, deixando o marcelo fazer o lugar dele no balneario mas sem jogos.
Defesa:
Um central urgente, com 25 ou 26 anos porque com esta idade já tem capacidade para ter muitos jogos a titular, e ainda é novo para central pois ainda não atengiu o pico de carreira e pode trazer um bom retorno, com uma ou duas epocas a bom nivel. Para mim apostaria em aderlan santos do braga, ou marcelo do rio ave, no campeonato portugês.
Meio campo:
Penso que uma boa venda do william seria benefica, especialmente se isso trouxesse dinheiro e um jogador de qualidade, um media centro possante, ou um ponta de lança ou ainda um central de qualiade inegavel (a qualidade seria para qualquer posição). Vendia ainda capel e heldon e promovia os extremos que temos na equipa B, porque temos muita qualidade.
Avançados:
Vendia slim por 10/12 M e promovia cissé, ou comprava um pl com capacidade fisica e bom jogo aereo como o slim, para encaixar no tipo de jogo do montero.
19 Dezembro, 2014 at 9:18
é mudar muita coisa a meio de um campeonato, não concordo.
19 Dezembro, 2014 at 9:19
Também nao sou defensor de grandes mudanças no mercado de Janeiro. Um central é obrigatório, mas isso tem de estar já identificado e tem de se actuar rápido, nao é ficarmos à espera que apareça um negocio da China e depois acabamos por ficar com o refugo…
19 Dezembro, 2014 at 9:24
+1
19 Dezembro, 2014 at 9:24
Basicamente vendes tudo 🙂
Z
19 Dezembro, 2014 at 9:30
Não tenho muito tempo para me alongar mas de uma forma resumida:
– demasiadas mexidas;
– não vendia o William. Deslumbrou o ano passado e este abo porque não está ao mesmo nível já o querem despachar;
– vender o Slimani para ir buscar alguém com o mesmo perfil significa gastar o que se receber. Como já disseram, ele foi um achado.
19 Dezembro, 2014 at 9:40
Para mim, e sendo polémico, fazia o Ruben Semedo voltar e punha-o na A.
19 Dezembro, 2014 at 9:48
Sempre é melhor que o Sarr…e (talvez) que o Maurício…
19 Dezembro, 2014 at 9:41
Vendas: Capel, Maurício, Cédric, André Martins (estes dois últimos dizem hoje na imprensa que não pretendem renovar com o Sporting), Shikabala.
Empréstimos: Heldon, Rabia, Tobias (Liga Portuguesa), André Geraldes, Fokobo (Liga Portuguesa).
Subidas da Equipa B: Hadi Sacko (pelo menos no período de ausência de Slimani na CAN), Ryan Gauld (pelo menos começar a ser convocado no lugar de André Martins), Slavchev (há que ver este em acção para emitir juízos de valor), Mallman (caso idêntico ao de Gauld), Esgaio.
Plantel a partir de Janeiro/Fevereiro 2015:
Guarda-redes (x2) | Rui Patrício, Marcelo Boeck
Defesas (x8) | Esgaio, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Sarr, Rabia, Jonathan, Jefferson + contratação de central (Pezzella, Bruno Alves, Óscar Duarte, Virgil Van Dijk, José Fonte, Rolando, Milosevic, Matheus Dória, João Afonso, Gebre Selassie)
Médios (x8) | William Carvalho, Oriol Rosell, Adrien Silva, João Mário, Mallman, Slavchev, Gauld + contratação de médio ofensivo (Danny, Labyad, Danilo Silva, Rafa, Mensah, André André, Oriol Romeu, Miguel Veloso, Bernard)
Atacantes (x4) | Carrillo, Mané, Tanaka, Nani,
Pontas-de-Lança (x4) | Montero, Slimani, Sacko + contratação de ponta-de-lança (Mitrovic, André Ayew, Nicolás Castillo, Derlis Gonzaléz, Choupo Mouting, Salomon Kanu)
TOTAL: 26 jogadores
19 Dezembro, 2014 at 12:50
e vais comprar essa malta como? vais meter os miudos da formação à beira da estrada a cobrar 5 euros por cada “momento de diversao”?
19 Dezembro, 2014 at 14:24
Pera aí que o pai já vai…
19 Dezembro, 2014 at 9:44
Olhem eu…
Bem para falar verdade…nem sei o que acrescentar e por isso…
O meu contributo vai ficar-se apenas por um retumbante…
SPOOOOOOORTING…!!!
Onde tu fores…eu vou lá estar…(nem que seja apenas em pensamento…!)
19 Dezembro, 2014 at 9:45
Off-topic (ainda não li o texto): hoje é feita a divulgação dos resultados da auditoria correspondentes ao mandato do cabeça de giz (salvo erro).
19 Dezembro, 2014 at 14:25
Sim…
Devem haver novidades, ou talvez não… Para mim o mais importante será a análise do mandato do bandido soares franco… Daí é que espero muitas novidades…
SL
19 Dezembro, 2014 at 9:51
Alinho nessa tua visão que é um pouco a minha.
Deixava o Patricio pois o homem sente o clube e neste momemento , com tantas entradas novas é preciso alguem que sinta o clube que passe a mistica aos outros.
Nani, Patricio e Adrien são os nossos expoentes maximos nessa garra leonina, mesmo quando os jogos não lhes saem bem.
Na direita, bem….não sei se aposto nos que ficam se o Cedric sair, fiquei de pé atras com o Lopes e por isso na ausencia do titular indiscutivel acho melhor conseguir uma nova contratação pois o Esgaio pode não ser suficiente.
Os outros que mencionas realmente trocados por outros não podemos ficar muito pior 🙂
Apesar de preferir ficar com o Martins a troca-lo por outra qualquer incognita, temos de defender o que vem da formação ! Por isso espero que o cedric renove !
19 Dezembro, 2014 at 9:51
4 permissas duma boa abordagem ao mercado:
1- P/ constituir uma equipa ganhadora fazem-se poucas mexidas de cd vez e sempre cirúrgicas
2- Num clube formador, as boas vendas são de jogadores q têm como potencial substituto um puto cheio de talento na calha
3- Vendem-se jogadores qd estão na moda (inflaccionados) e compram-se jogadores ainda por descobrir
4- Todas as equipas têm jogadores q são referências ou insubstituíveis: esses são p/ manter e acarinhar, definindo eles o tecto salarial.
Portanto:
– jogadores q não devemos vender: RP e Adrien antes de qq outros, mas tb todos os titulares principalmente os q têm qualidade acima da média como Carrillo ou Montero.
– O único titular q venderia seria o WC mas apenas se oferecessem o mesmo q ofereceram antes do Mundial. Se vendêssemos não iria buscar ninguém, colmatava c/ Rosell ou recuo de Adrien e promoção de Wallyson
– Se a renovação for impossível, aceito a venda de Cédric e a promoção do Esgaio mas só no Verão.
– A única aquisição seria de um DC de qualidade p/ fazer dupla c/ PO (talvez o tal “Alemão Pézinhos de lã” com passaporte albiceleste). Outra hipótese era enfraquecer equipas do nosso campeonato tipo ir buscar o Aderlan Santos ao Braga ou o João Afonso ao Guimarães; e emprestava o Sarr; Maurício é bom p/ o banco.
– Dos não titulares vendia Capel (grande atitude mas ganha muito e está a tapar putos c/ + talento), Heldon (pq não encaixa no estilo de jogo) e Shikabala (pq é óbvio) e promovia Iuri, Podence e Gauld.
Conclusão:
APENAS 1 aquisição (DC);
3 (máx 4) vendas;
1 empréstimo;
3 ou 4 promoções.
Parece-me simples, óbvio, motivador p/ os q ficam e económico!
19 Dezembro, 2014 at 18:25
Concordo em absoluto com tudo!
SL
19 Dezembro, 2014 at 9:52
Eu acho que a única coisa que realmente precisamos é de um central que se imponha de caras – o que nesta altura não é dificil.
Não existe por aí outro André Cruz que venha em Janeiro serenar a nossa defesa? Alguém com jogos nas pernas (e na cabeça) que dê tranquilidade e que ajude a defesa a se posicionar melhor colectivamente.
O resto era tentar fazer alguns encaixes com jogadores que são caros e/ou sem grande mais valia para a equipa: Capel (recebe demasiado), Heldon, Mauricio e manter ou o Cédric (preferível) ou o Miguel Lopes.
O resto seria renovar com Cédric e Carillo, arranjar colocação para alguns jovens da B e só comprar para substituir alguma venda milionária, nomeadamente William e Slimani.
19 Dezembro, 2014 at 10:05
Uff! Pensei que era o Cherba a escrever e já não estava a perceber nada. Já ia na porta da tasca quando vi que era o Sá que estava numa mesa do fundo a falar com a boca cheia de tremoços. Cherba, acabou-se o medronho para essa mesa, e um leitão assado a sair já para lá, pago eu. A ver se com a barriga cheia o homem pára de dizer disparates.
19 Dezembro, 2014 at 10:05
Para já, um bom central e, quem sabe, um ponta de lança. Não podemos querer refazer meia equipa agora. Uma ou duas contratações que sejam esmo necessárias e no Verão arrumamos melhor a casa. Também não via com maus olhos a subida de um ou dois B’s
19 Dezembro, 2014 at 10:06
Boa posta para começar a manhã, mas vamos por partes.
O lema desta direcção tem sido, e bem, “fazer mais com menos”.
Penso que o que o Sá diz é importante, mas temos que ser realistas: o dinheiro encaixado em contratações será, penso eu, canalizado para amortização do enorme volume de dívida do Sporting.
Assim sendo, e seguindo o lema da direcção, penso que o fundamental a fazer é:
1) despachar elementos caros e que tapam o lugar a jogadores que interessam.
2) Manter a coluna dorsal do plantel, de uma ponta a outra: Patrício, Paulo Oliveira, William e Adrien, Carrillo e Montero
3) Povoar os restantes lugares com elementos da B.
Na minha opinião, um plantel deve ser sempre constituído por elementos de valia indiscutível a integrar jogadores de muito potencial.
Penso que o Sporting, infelizmente, dificilmente será campeão este ano, o atraso é grande e não beneficiamos de ajudas do apito.
Assim sendo, eu penso que o plantel deverá ser reduzido mas POTENCIADO.
A maiúsculas porquê? Simples, há QUALIDADE!
Temos que promover o produto Sporting, as nossas camadas jovens, lançá-los às feras, espicaçar o orgulho de vestir o leão rampante e fomentar a concorrência.
Mesclar qualidade comprovada com juventude irrequieta é fórmula de sucesso, temos um treinador que não tem medo de arriscar, que tem conhecimentos e paixão pelo jogo.
Vamos aproveitar isso!
Assim sendo, a minha ideia seria a seguinte:
1) Manter os Guarda redes
2) Vender Maurício, emprestar Sarr e manter o Miguel Lopes até à renovação do Cedric. Promover imediatamente Nuno Reis e Tobias Figueiredo, eles que se esfarrapem nos treinos para darem valor à possibilidade de serem titulares do Sporting
3) Manter o meio-campo, mas promover a subida imediata de Wallyson, usar uma rotação mais programada por forma a não esgotar os jogadores titulares, evitando igualmente a perda de foco que tem sido habitual nos jogadores após as jornadas europeias;
4) Despachar mais que rápido Heldon e Capel, renovar (Como disse o Sá) com o Carrillo e promover 2 jogadores entre Podence, Gauld e Iuri, o que não ficar deverá ser emprestado a um clube da 1ª divisão (belenenses?)
5) Vender Slimani após a CAN. Gostaria de ver Pardo no Sporting, apesar de jogar a extremo, tem claramente mais perfil de Avançado ao melhor estilo de Derlei.
Equipa B: Francamente, nesta fase de transição, estou muito pouco interessado em resultados da B, acho muito mais importante fomentar a competitividade dos jogadores, e existem vários que estão a regredir por falta de estímulos.
19 Dezembro, 2014 at 10:08
bons dias a todos,
Para mim era vir um centralao,miudos ja ca temos muitos.
Compras alem desta so s saisse um titular.
Vender mauricio,capel e heldon.
Resto usar o extenso plantel q temos tanto na A como na B.
Quem nao tem € n tem vicios.
Po no nosso campeonato devia chegar e sobrar isto se se os jogadores estiverem concentrados e motivados.
SL
19 Dezembro, 2014 at 10:11
O momento de saída do Rui Patrício já passou. Não me parece que alguém pague por ele tanto dinheiro, a não ser que faça uma liga Europa excepcional. Já perdeu o comboio do Mundial…
19 Dezembro, 2014 at 10:12
Muito sintético, o que gostava que fosse o nosso mercado de Inverno:
Vender: Capel, Heldon, Geraldes, Shikabala, Sarr/Maurício
Comprar: apenas 1 central (descobrir um outro Paulo Oliveira era excelente)
Subir à equipa A: Ryan Gauld, Iuri e Tobias
William só vender pelos 30M. Subir Wallyson se o Walliam sair.
Emprestar Esgaio a uma equipa da 1ª Liga.
Patricio é um símbolo e dá-nos muitos pontos. Gostava que ficasse!
19 Dezembro, 2014 at 10:24
Mas, vender Heldon porquê? Sinceramente não entendo esta animosidade com o Heldon. Gostavas de ser despedido sem poder provar o que quer que fosse?
Alvalade continua a ser local para queimar jogadores..
19 Dezembro, 2014 at 10:40
Nada contra o rapaz, mas Heldon precisa de espaço p/ o seu futebol. É um típico jogador de contra-ataque. Muito bom p/ equipas do meio da tabela sobretudo qd jogam c/ equipas maiores. No Marítimo o Heldon fazia sempre grandes jogos contra os grandes. Mas p/ uma equipa como o Sporting o seu futebol não encaixa pq em cd jogo tem 1 ou 2 oportunidades de brilhar e no resto do tempo está como peixe fora de água.
Vendê-lo era bom p/ todas as partes.
19 Dezembro, 2014 at 12:08
E o Carrillo não funciona da mesma forma? Mesmo agora frente ao Boavista, como marcou? Não foi num contra-ataque?
Temos atitude de equipa de contra-ataque, é aí que fazemos a diferença, em futebol continuo continuamos com o mesmo futebol pastelento sem velocidade de execução.
Faltam jogadores com confiança para ter a bola nos pés, como o Nani. Faltam jogadores que não tenham medo de ter a bola nos pés, que saibam executar rápido, mas também tenham noção da velocidade do jogo.
Sabes o que temos? Uma carrada de gajos que se borra com a bola nos pés, e por isso é que não criamos jogadas inteligentes? Quando é que estes gajos aprendem a fazer uma triângulação?
19 Dezembro, 2014 at 12:33
Não Trolha, o Carrillo não fonciona da mesma forma. É tão rápido como o Heldon, é verdade, mas tem muito mais. O Carrillo está muito mais perto do Nani do q do Heldon.
Tomaramos nós q o Heldon fosse capaz de fazer um trololó aos defesas como fazem Nani, Carrillo, Montero e às vezes João Mário. Mas não é o caso infelizmente.
Atenção, eu gosto do Heldon e se sair desejo-lhe tudo de bom, mas de facto para jogar a extremo num clube como o Sporting é preciso algo mais do q a velocidade do Heldon ou a atitude do Capel.
Nani e Carrillo são titularíssimos. Mané como 3a opção desenrasca. E para começarem a fazer uns minutinhos venham daí Iuri e Podence.
Capel e Heldon deviam sair com um sincero obrigado (pelo menos da minha parte).
19 Dezembro, 2014 at 14:30
Concordo contigo, sobretudo quando dizes “…Temos atitude de equipa de contra-ataque, é aí que fazemos a diferença, em futebol continuo continuamos com o mesmo futebol pastelento sem velocidade de execução.”
É que, infelizmente é mesmo isso. Daí que quando jogamos com equipas que se fecham e baixam muito as linhas seja sempre o mesmo calvário…
Parece que têm medo de fintar um jogador, se têm técnica porque não o fazem?!? Têm medo de levar nas canelas???
19 Dezembro, 2014 at 10:42
Quando perceberes a diferença entre o potencial de um Iuri ou de um Podence e o Heldon voltamos a falar sobre o tema!
19 Dezembro, 2014 at 12:04
Queria era perceber a tua opinião, mas uma vez mais, como é hábito aqui no blogue, toda a gente responde com insinuações, metáforas e distracções de outros tipos.
Factos, fundamentos, estatísticas, etc, não existem neste lugar.
Quando o Heldon veio para o Sporting, quantos golos e assistências tinha? Era um dos melhores do campeonato.
19 Dezembro, 2014 at 12:20
Calma jovem. Então dou-te a minha opinião. Heldon era bom jogador no Maritimo mas não acho que tenha qualidade para jogar no Sporting. É um jogador talhado para o contra ataque e foi assim que notabilizou no Marítimo. Nem todos os jogadores que tem boas estatísticas em clubes mais pequenos singram em clubes grandes.
Do que lhe vi não me parece que seja especialmente forte na tomada de decisão, nem tecnicamente (a léguas de Nani, Carrillo e mesmo Mané). Acrescenta muito pouco.
Como para tantas outras compras que fizemos…temos melhor em casa! E dei-te 2 exemplos. Iuri e Podence têm muitissimo mais potencial que Heldon. Mas podia dar-te um 3º: Esgaio. É ver o número de golos e assistencias nas 2 últimas épocas.
Posto isto, na minha opinião pode ser vendido na boa porque temos jogadores melhores para potenciar.
19 Dezembro, 2014 at 10:12
Só avisar a malta que estamos em dezembro. Maio, é mais lá para a frente quando já puderem ir mostrar a barriga à praia, OK? Até lá sosseguem a passarinha com os impulsos sanguinários. O mercado de janeiro é para RETOQUES, não é para desatar a foder tudo. Quem faz revoluções a meio da época é porque formou um plantel para 5 meses. E quem tem a missão de preparar um plantel para 10 meses e só pensa em 5, é porque é um incompetente ou preguiçoso, e não quero pensar que o Sporting seja gerido por nabos.
19 Dezembro, 2014 at 10:13
Bom dia,
A reação à vitória contra o vizela por parte dos sportinguistas foi muito interessante.
Apesar de um resultado positivo toda a gente ficou insatisfeita e preocupada.
Poderíamos dizer que isso aconteceu porque o jogo se seguiu a outro, contra o moreirense, onde a equipa falhou de forma imperdoável. Porém, não creio que esse seja o único motivo.
A verdade é que o paradigma do sporting mudou. Os adeptos já não pensam do mesmo modo.
Nos tempos de Jesualdo Ferreira, Paulo Sérgio ou Paulo Bento teríamos um discurso a salientar o apuramento para a próxima fase e as eliminações de porto e Benfica. Agora não queremos saber disso. Queremos vitórias e bom jogo. Queremos qualidade.
Sem muitos de nos perceberem isto, a verdade é que a nossa exigência do clube mudou. Isso é bom.
Quem exige mais, quem pede mais e quem quer mais ajuda a implementar a mudança para coisas melhores.
No meio de tempos conturbados, podemos ao menos ficar satisfeitos com isto.
O nosso clube está a mudar.
Sl
19 Dezembro, 2014 at 10:51
Eis uma perspetiva positiva 🙂
Creio que muitas vezes se diz o mesmo mas como se fosse uma coisa ma!
19 Dezembro, 2014 at 11:08
+1000
19 Dezembro, 2014 at 10:14
Esta é para ti Cherba:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=920944
: )
19 Dezembro, 2014 at 10:37
Hahaha
Alguém do rascord andou pela Tasca!
“e, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, os leões já encetaram os primeiros contactos (ainda que informais) com o emblema argentino, no sentido de perceberem as condições de um eventual negócio. “
19 Dezembro, 2014 at 10:37
E copiar o texto nao? Eu nao clico nesses links
19 Dezembro, 2014 at 10:41
Eles é que copiaram daqui!
19 Dezembro, 2014 at 10:53
Pois! 😀
Isto bem feito era plantar uma noticia falsa na vespera de nos apresentarmos um jogador novo ou uma venda, tipo “X faz birra nos treinos e saida acordada”, e no dia a seguir nos apresentamos a renovacao de X.
19 Dezembro, 2014 at 10:20
As únicas posições no plantel onde eu penso que faltam mais jogadores decisivos é no centro da defesa e nos extremos ofensivos.
Já se viu que basta o Nani não jogar para não jogarmos um caralho. O mesmo se passa com o benfica sem o Enzo ou o porto sem o Jackson. Mas eles acabam por ter outras soluções, quer nessas posições, quer no centro da defesa.
Temos 6 defesas centrais: Mauricio, Paulo Oliveira, Sarr, Tobias Figueiredo, Ruben Semedo e Rabia. Esta é uma posição específica (já que se trata da base da equipa, a defesa) e que tem de ser idealizada muito antes da época desportiva começar. Sinceramente, não vejo grandes soluções para isto. Contratar um jogador de craveira requer um forte investimento, e para além disso, necessita de um periódo minimo de adaptação. Neste sentido, o que penso ter estragado a nossa defesa este ano foi o não acautelamento da saída do Eric Dier. A saída do Rojo era um facto, mas a do inglês consegue-se ver agora que foi uma história com um guião pobremente executado.
Lá na frente, o que se passa com o Héldon e porque não joga? O Capel faz anos que é um jogador básico, porque não se aposta no cabo-verdiano. O futebol do Sporting necessita de velocidade de execução, andamos sempre na mesma lenga-lenga, e o Héldon, com a sua expontaneidade, poderia ajudar nesse sentido. Para além disto, não gosto de ver o Mané jogar a extremo, acho que é mais decisivo ao meio, com esporádicas aparições nas alas.
Existem outros jogadores que na minha perspectiva deviam jogar mais, e outros que nem deviam fazer parte do plantel, em relação aos primeiros falo de Tanaka, Slavchev e Ryan Gauld, em relação aos últimos refiro-me a Miguel Lopes, Capel, Geraldes, enfim, Shikabala… até o próprio André Martins é mais forte a trinco que o Rosell.
O Esgaio joga melhor a médio interior do que a lateral direito, enfim, estas merdas de tapar buracos não ajudam nada ao desenvolvimento dos jogadores.
Na minha óptica, faltou experiência à direção para criar um plantel mais competitivo, embora reconheça que existam variadíssimas histórias de mercado que desconhecemos que deram precisamente origem à elaboração deste plantel.
19 Dezembro, 2014 at 10:23
Ir buscar um central.
Prefiro jogar com o Cedric mesmo sem renovar, do que jogar com M. Lopes que é fraco ou Esgaio que nao é LD
19 Dezembro, 2014 at 10:25
Boa dose de »Wishful thinking«.
Mas é »Wishful thinking« do autor e a ele tem todo o direito.
Cabe-nos, se assim o entendermos, contrariar ou concordar.
Pela parte que me toca, e dado que as discordâncias são mijaretes, gostei de ler.
Complemento arrogantemente, que a idade já mo permite (pelo menos Shakespeare assim o decreta), que muito do escrito, e do nosso futuro, depende do próximo jogo na Madeira. Quanto a este desafio, a única certeza que tenho é que odeio o Nacional.
Boas festas e muito Sporting.
19 Dezembro, 2014 at 10:25
Nao tenho pressa em vender alguns dos nossos melhores jogadores a pretexto de timing; so excluia o Rui porque ele merece ir para outro campeonato e ja provou o seu valor no Sporting.
O William, quero ve-lo a fazer mais 3 ou quatro epocas de grande nivel para nos ajudar a ganhar campeonatos.
O Slimani e muito bom e marcaria 20 e tal golos numa equipa que jogasse mais direto. Ele tem caracteristicas muito proprias (e mais ninguem consegue recepcionar chutoes do guarda redes e meter bolas jogaveis nos medios ou extremos) e para mim e outro jogador que nos ajudaria a ganhar campeonatos.
Tananka tem potencial, nao tenho duvidas e gostaria de ver mais rotatividade.
O Andre, estou dividido: para mim e um desperdicio mete-lo a medio ofensivo e um prazer ve-lo em zonas de menor pressao a 6 ou a 8. Ele e muito dinamico e, se nao conseguimos ter espaco para ele no plantel, entao sem duvida que caberia no onze de muitas equipas de nivel ate mesmo superior ao Sporting, na sua posicao natural. Simplesmente, nao e justo para ele estar sempre no entrelinhas a levar cargas de ombro de gajos com o dobro do seu tamanho – nao sai do chao!
Capel, por muita pena minha, eclipsou-se completamente e esta a tapar a ascensao de outros.
Heldon, teve oportunidades mas demonstrou pouco (se calhar se o Capel nao estivesse no plantel [a precisar de ser mostrado…] o Heldon tinha aparecido mais vezes e hoje teriamos outra opiniao. Para mais nao vemos os treinos.
O Sarr e um caso interessante: parece que (ele acredita que) tem potencial, mas nota-se – especialmente lentidao e imaturidade. Acho que precisa de muito trabalho especifico neste aspeto, mas gostava de o ver treinar para perceber melhor.
Portanto, em principio prefiro poucas mexidas: gostava que se testasse uma coisa que nunca e testada, e que e estabilidade e deixar os jogadores crescer conosco.
Nao estou tao certo que precisamos de um central novo: para mim precisamos e de melhorar os processos defensivos de toda a equipa.
Em relacao a subir os da B, tambem nao sei. Devem subir mantendo harmonia senao temos a mesma sangria que o Juju fez. E no que e que resultou? Ficamos sem alguns dos melhores jogadores prematuramente (se bem que os contratos eram diferentes), mas vamos ver o que acontece ao Bruma, Dier, Ilori daqui a 4 anos. A questao e que houve uma destabilizacao da B, que tambem afetou os juniores e criou um buraco que tem efeitos a varios niveis. Gostava de ouvir a opiniao de um dos tecnicos do Sporting sobre este assunto: o que e que acontece a nivel de desenvolvimento nestas idade.
19 Dezembro, 2014 at 10:27
Na minha óptica as equipas formam-se com os melhores e com a manutenção dos mesmo, como tal apenas emprestaria o Miguel Lopes, o Sarr e o Heldon e vendia o Capel, subia o Esgaio, comprava um central com experiência comprovada, subia o Dramé ou o Iuri, isto na equipa A.
Na B emprestava o Wallyson e o Iuri ou Dramé, despachava o Fokobo e o Enoh, e ia buscar 1 ou 2 médios centro e um defensivo, e recuperava o Betinho para jogar.
19 Dezembro, 2014 at 10:28
E meus amigos…
Está na hora de desejar a todos vós e às vossas familias…
Um Santo Natal e um Óptimo Ano Novo…
É claro que o Sporting…”também é da nossa familia…”
Abr e SL
19 Dezembro, 2014 at 10:30
Boas Festas Max e restantes Tasqueiros
Abraço e SL
19 Dezembro, 2014 at 10:55
Igualmente Max!
^-(°°)-^
19 Dezembro, 2014 at 14:36
Igualmente para si e para o(a)s demais tasqueiro(a)s!!!
Um Feliz e Santo Natal! Com muita saúde!
SL