A Maria trouxe-nos este texto de José Sabino, no Fórum SCP.
«O BdC falhou um cálculo muito importante: ele acreditou que a forma de viver o Sporting que ele tem era comum a grande parte dos Sportinguistas. Enganou-se. O Sportinguismo moderno está minado por “sportinguismos virtuais”, “mentalidades da lei do menor esforço” e “profissionais da critica”. Perante um cenário destes, sendo o Sportinguismo real, vivido, participado, cada vez mais uma raridade, eu abandonava o barco e ia para casa.
Em jeito figurativo, BdC é cada vez mais aquele porta estandarte das batalhas medievais, que se julga rodeado por um exército de 3 milhôes de soldados mas que, ao correr desenfreado pelo campo de batalha, levando com orgulho e paixão, as cores que representa, repara que apenas uns poucos milhares o seguem e que a vitória será muito dificil de alcançar.
É tempo de acabar com o mito da frase feita que diz que “não há Sportinguistas mais Sportinguistas do que os outros”. Treta! Repito, TRETA! Uma significativa parte do “sportinguismo” actual vive-se ao teclado de um computador e em streams piratas para ver os jogos. Outros, com menos aptidôes virtuais, povoam os cafés, com ares de paineleiros de programa televisivo, criticando tudo e todos, por entre um cafezinho e um palito entre os dentes.
A realidade é que no passado quem vivia o Sporting tinha de ir ver os jogos, tinha de acompanhar a equipa, fazia-se sócio, comprava os jornais desportivos como unica forma de saber o que se passava. Hoje em dia o Sporting está em nossa casa todos os dias, através dos meios digitais ou da TV! A maioria satisfáz-se com esse convivio e não vê necessidade de uma participação mais activa. Depois a crise, o mau tempo, os astros, etc oferecem desculpas a muitos para não contribuir com o que quer que fosse. (o Português adora desculpas para não fazer algo).
Honestamente, eu no lugar do BdC mandava a legião de pseudo “sportinguistas” passear e deixava-os queimar o clube até ao ponto de não-retorno. Depois, refundava o clube, com menos, mas bons! Sim, porque apesar de respeitar os transsexuais, não gostaria de conviver de perto com tantos.»
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
19 Dezembro, 2014 at 13:39
Quem são os pseudo-sportinguistas? Quero saber e sim, a carapuça serve!
Não sou sócio, e a minha contribuição financeira para o clube resume-se a compras de produtos do merchandising leonino (e não vou explicar as razões, que isso já entra na esfera privada, e aqui lamentações só mesmo com as roscas do Mauricio). Como é, o Ricciardi, que para um camarote, é mais sportinguista que eu?
O que é a participação activa? Ser atleta? Ser espectador? Votar? Ir às assembleias? Apedrejar o talho do Mota? Aplaudir tudo o que se faz?
Já fui sócio, já acompanhei a equipa semanalmente. Conheci pessoas que abdicavam (literalmente) de por mais um pão na mesa para poderem comprar o bilhete para Domingo. São esses os verdadeiros seguidores do exército?
Posso dizer-te que o Sporting já me desiludiu, e muito. E não é por perderem com a Naval em casa para a Taça. E nunca deixei de ser do Sporting, nem de acreditar na sua grandeza. Mas essa coisa dos poucos mas bons é muito perigosa. Espero que o Presidente nãao siga esse caminho, pois pode não só perder os “maus”, como uns quantos “bons” pelo caminho.
19 Dezembro, 2014 at 13:40
Ricciardi, que paga um camarote
19 Dezembro, 2014 at 14:08
Então o verdadeiro SCP é aquele gajo cheio de pasta que utiliza o SCP para fazer ainda mais dinheiro… Só ai no cerebro de um palerma como tu é que isso pode fazer sentido. Pela mesma lógica um corrupto do governo é mais Português porque desconta o ordenado (que lhe pagamos) do que um desempregado que já descontou para pagar-lhe o ordenado e que graças ao fdp do corrupto perdeu o emprego. Realmente isto há cada anormal…
19 Dezembro, 2014 at 14:10
Aprende a ler e depois volta a tentar
20 Dezembro, 2014 at 0:27
só agora estou a ler nuno, é um dos maiores lol que eu li, sem desprimor por ninguém, um gajo tem de aplaudir uma resposta tão acutilante, sintética e sarcástica como a tua
19 Dezembro, 2014 at 13:53
é, sem dúvida, um texto que merece discussão, Nuno. Daí ter achado importante colocá-lo aqui
19 Dezembro, 2014 at 14:12
Cherba então um emigrante ou um gajo que não tem tusto e vive a 8h de transportes do estádio e não pode ir ao estádio é menos Sportinguista que um caralho que vai ao estádio para dizer que o SCP não joga nada e são todos uma merda… realmente parece que se está a formar uma ala de extrema direita no SCP.
19 Dezembro, 2014 at 14:42
mas tu ouviste-me tomar algum partido?
19 Dezembro, 2014 at 14:23
O Sporting nunca me desiludiu, eu não confundo pessoas com o meu Clube. Muitos que passaram pelo Sporting foram, esses sim, uma desilusão e tb não falo apenas das derrotas com equipas inferiores.
A resposta às tuas perguntas sobre o que é participação ativa é simples. É estar presente. É lutar para que o Sporting se reerga, e isso é uma luta de muitos.
Não se confundam pessoas com o Sporting, não se deixem ódios pessoais, egos ou divergências de opinião desviar o apoio que o nosso clube merece. Todos temos alturas em que estamos mais cansados, mas não me ouvirás dizer que o Sporting me desiludiu… o Sporting somos nós, os que o amam e TODOS temos responsabilidade no que o futuro nos reservará.
Apoiar é estar presente no bom e no mau. Sempre.
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:29
O que é “estar presente”?
Sabes, tenho uma criança pequena, e por coisas da vida, nem sempre estou “presente”. Não estou lá. Oh pa, estou em espírito, mas isso não ajuda a baixar as febres, a pôr gelo nas nódoas negras, a dar o abraço naquele momento preciso. Sou pior pai que o tipo que está presente.
Pois, é fácil criar conceitos…
Aqueles velhotes que vivem em cu de judas mais velho, e que acompanham o Sporting pelo transistor, isto é, quando há pilhas, são do Sporting?
O Manuel fernandes? É sportinguista ou não? É que já ouvi que sim, deixou de ser, voltou a sê-lo…
Estou pr’aqui a divagar, mas tenho mais perguntas que respostas.
19 Dezembro, 2014 at 14:46
Tu tens filhos, eu tenho filhos, todos temos vida, etc e tal…
Eu não sou pior pai por ir ver o Sporting, qd posso levo o meu filho que tb é sócio, faço o que posso pelo Sporting e não me queixo como já disse em post anterior. Não critico quem não pode ir ao estádio, pagar quotas, ou contribuir porque não tem ou está longe, critico quem não paga ou não vai porque não quer, porque não gosta do reforço A, do tática da equipa, da voz do presidente, da cor das cadeiras no estádio, da gola das camisolas, etc…
Estar presente é fazer o que se pode!
Mesmo que a única coisa possível seja ouvir O Sporting no transistor em Mirandela ou Vila Real de Sto António.
Atenção que não sei qual é o teu caso nem tenho intenção de fazer juízos de avaliação sobre isso. Respeito todos os que sofrem pelo Sporting e que respeitam o Sporting. Só isso.
O Sporting nunca me desilude. Volto sempre.
SL
19 Dezembro, 2014 at 16:00
O que é “estar presente”? Estar presente é defender o Sporting Clube de Portugal nos bons e principalmente nos maus momentos não confundindo nunca o clube com que quem temporariamente o dirige.
19 Dezembro, 2014 at 15:06
“O Sporting nunca me desiludiu, eu não confundo pessoas com o meu Clube”
Vinha frisar o mesmo 😉
19 Dezembro, 2014 at 14:36
Nuno, não se trata de ser sportinguista ou pseudo-sportinguista ou de se ser mais ou se ser menos, isso é uma parvoice.
O sporting é um clube, e os clubes nasceram e vivem de e para os seus associados, por isso é que se chamam clubes, e ou se pertence ao clube ou não, ponto.
Tu já pertenceste e pelo que percebo já não pertences, lá terás as tuas razões que nem eu nem ninguém tem o direito de questionar, mas acho que se pudesses e não te fizesse mossa serias certamente mais um sócio.
O que me faz uma impressão do caralho é verificar que num universo que se aponta a mais de 3 milhões de pessoas só cerca de 100.000 sejam sócios, e que desses só menos de metade tenham as quotas em dia, se queremos que o clube se mantenha grande somos nós, todos os sportinguistas, que temos que fazer por isso, não é mais ninguém.
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:48
Essa dos 3M é treta… na linha dos 6M de encarnados.
A minha mãe é da Academica, eh pa, porque lhe perguntaram “de que clube és”, e ela respondeu qualquer coisa… entrou lá alguma vez num campo da bola, sabe lá quem são os jogadores. O meu avô “é” do Sporting, mas as únicas quotas que paga são do clube da terra. Tal como muito tuga é do Benfica porque pronto, o marido é, o pai gostava do Eusebio, mas nem sabem chegar ao estádio da Luz sequer usando um gps.
Esses números significavam que 100% dos portugueses eram adeptos de clubes, o que, não sendo um ROC, vou considerar como falso.
19 Dezembro, 2014 at 14:39
Porque é que quando se fala em ser Sportinguista a conversa vai directamente para o dinheiro?
Para mim um gajo deixa de ser do Sporting assim que se junta a um lampião por exemplo para falar mal do clube, o que já assisti várias vezes na minha vida.
Deixa de ser do Sporting também quando só é do clube quando está a ganhar e quando o mesmo precisa de apoio e equilíbrio resolve disparar em todos os sentidos e acreditar nos constantes ataques que são feitos pela comunicação social!
Há valores muito mais importantes do que o dinheiro!
19 Dezembro, 2014 at 18:47
+1
19 Dezembro, 2014 at 13:41
Muito bom este texto. Devia passar nos écrans do estádio em dia de jogo e publicitado na Sporting TV. O nosso clube está cheio de adeptos da treta, eu estou rodeado de alguns, que me metem mais nojo que os nossos adversários.
Lembro-me há uns anos, na direção do JEB(Não tenho a certeza), marcou-se uma reunião de adeptos para contestar a politica do clube e tentar arranjar alternativas ao status quo, eu na altura estava mesmo fodido com o caminho que se estava a seguir, pois saí do emprego, meti-me no metro e quando chego á entrada do Edificio Visconde de Alvalade, estavam lá 5 pessoas !!!!. Fiquei destroçado.
Devo dizer que depois de muitos anos afastado do clube, no inicio deste ano tornei-me sócio a mim e aos meus 2 filhos, comprei 2 gamebox e já contribuí para a missão pavilhão, e comigo PRESIDENTE, pode contar para o que der e vier.
Sócio 105433.
19 Dezembro, 2014 at 13:45
E os Sportinguistas das ilhas e no estrangeiro que só podem ver os jogos nos cafés ou através de streams ? São menos sportinguistas ?
19 Dezembro, 2014 at 13:48
Achar que há adeptos de 1ª e outros de 2ª, que uns são bons e outros são da treta ou que mais valia sermos menos mas muito bons é o caminho certo para a pequenez e para a auto-destruição!
Espero bem que esta não seja a linha de pensamento do Presidente. Não acredito mesmo que seja!
19 Dezembro, 2014 at 13:49
Já disse muitas e muitas vezes….os 3 Milhões são tão mito como os 6 dos lampiões! Na realidade, Sportinguistas de verdade tenho duvidas que cheguemos aos 500 mil…e destes muitos infelizmente não podem contribuir como queriam, seja financeiramente seja presencialmente! O resto são do Sporting para ter tema de conversa e discutem o Sporting por o que lhes contam e lêem nos jornais e não pensam 1 ou 2 segundos sequer sobre o que realmente é o Sporting…
19 Dezembro, 2014 at 13:57
Ora vamos lá a ver uma coisa…:
Aqui ninguém diz quem é mais ou menos (ou nada…) sportinguista…
O texto refere situações ( reais em certos casos…)…mas deixa para cada um…a própria catalogação…
Eu sou sportinguista desde que me conheço…”já nasci assim”…da parte do pai e da mãe…
Num largo período da minha vida, não me foi possível “estar lá”…mas “vivia” o Sporting da mesma maneira…
Mis tarde a vida “proporcionou-me” poder estar lá algumas vezes…e continuei a “viver” o Sporting da mesma maneira…
Ainda mais tarde no tempo…”foi mais fácil” estar “presente”…mas a vivência…essa continuou a ser a mesma…
Vai chegar um dia…em que a saúde não me vai permitir “estar presente”…mas o amor ao Sporting…esse vai continuar a ser o mesmo…
Um dia partirei…e entre as coisas que “cá deixarei”, numa natural “ordem de valores”…a minha paixão pelo Sporting…”baixará comigo à tumba”…
Mas espero então…:
Que porque cada Leão que caia…outro (ou mais…) se levante…e “continue a saga de amar o Sporting…”
Só enfia a carapuça…quem achar que ela é à sua medida…!
Mas sim…é verdade que alguns sportinguistas…”desertam” do campo de batalha, não se importanto que os companheiros “sejam apunhalados pelas costas…”…
Mas isso…só cada um saberá se é o seu caso…!!
Eu não me senti absolutamente nada atingido…!!
Sporting Sempre…!!
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:05
sim, há bastantes Sportinguistas de sofá, os que arranjam a desculpa mais triste para não ser sócio, para não ir aos jogos, para não mover um pêlo em prol do Sporting, não há Sportinguistas de 1ª ou de 2ª…há apenas Sportinguistas, porque os que enumerei em cima simplesmente não o são, ou então julgam que são.
O adepto do Sporting participa na vida do clube, seja de que forma for, há quotas a 6 euros e salvaguardando quem realmente não pode (o dinheiro não estica), há também aqueles que podem e não o são, ou porque não dão “dinheiro a chulos” ou porque moram longe, ou porque não gostam da cor dos calções, ou da barriga do presidente.
José Sabino colocou o dedo na ferida e a carapuça assentou que nem uma luva a alguns!
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:15
Não, Não! Somos os melhores adeptos do Mundo, que apoiamos INCONDICIONALMENTE a nossa equipa, como os do Liverpool, Dortmund, etc…
Pó Caralho! Metade dos que se dizem sportinguistas fazem mais mal ao Sporting que os nossos inimigos!
Dou muito valor ao nosso Presidente e a esta Direcção, porque muitos no lugar dele já tinham perdido a paciência e batido com a porta.
19 Dezembro, 2014 at 15:22
Podes crer Nogueira!
Esta Direcção Leonina procura recolocar o SCP no lugar que é seu por direito próprio… Ser a Maior Potência Desportiva Nacional! E o que é que se tem visto?
Ataques sistemáticos desde o dia 1 do seu mandato… Nem os vou elencar de tão conhecidos que são…
Eu continuo ao lado desta Direcção e do Sporting Clube de Portugal!
19 Dezembro, 2014 at 14:16
Seguimos todos a mesma paixão, somos todos Sporting.
Eu sou dos adeptos mais criticos do nosso clube, , inclusive já tive amigos meus a dizerem-me que não vêem jogos comigo…sou exigente porque sou um apaixonado por desporto, consequentemente do Sporting.
Deixei de pagar quotas em 2005 por vários motivos, no passado sábado voltei a pertencer á Familia (confesso que andei com um sorriso na cara durante todo o dia).
O que se recebe depois? Onze jogadores mimados a fingirem-se profissionais, gajos que treinam 2 horas por dia e depois vão sentar o cu no sofá a jogar playsation. Isso não aceito!!!
19 Dezembro, 2014 at 14:28
Boa tarde a todos,
Na minha modesta opiniao o Sporting está mais uma vez se é que deixou de estar á nora e o principal reflexo é a equipa de futebol principal , equipa desmotivada , triste endim nao sei o que se passa aqui desde o norte de Portugal e visto á distancia acho que enquanto o universo leonino nao resolver o que é que quer que o Sporting seja , vamos andar nisto , enquanto andarmos com as conversas de que os outros ganham porque sao corruptos mas nós não nós somos diferentes ( o que nao quer dizer que nao seja verdade ) , enquanto nao percebermos que esta sociedade está cheia de podridão mas o problema é que é nesta sociedade que estamos e é nesta sociedade que temos de saber viver e passo a passo irmos contribuindo para que ela melhore , quero eu dizer que enquanto o Sporting na sua equipa principal não conseguir incutir uma mentalidade vencedora de conquista , nao vale a pena outros cenários um clube como o Sporting que é grande muito grande que ninguem duvide tem que entrar nos jogos e nas competiçoes para vencer e apenas para vencer sem isto caros tasqueiros nao há “milagres” . S.L.
19 Dezembro, 2014 at 14:44
e desculpem a insistencia mas a sensaçao com que fico é que há muito Sportinguista que mais parece olhar para o Sporting como um clube recreativo aonde se pode passar o tempo e é porreiro pretencer a um clube “diferente” e tal … claro que somos diferentes mas um clube como o Sporting tem de ter a ambiçao de ser tão grande como os maiores da europa e para tal só com uma cultura de conquista e vencer , respeitar aquela camisola e como está na “porta” da tasca ” só baixar a cabeça para beijar o simbolo que traz na camisola”
19 Dezembro, 2014 at 14:28
Foda-se… Outra vez a mesma discussão do sexo dos anjos… Foda-se…
Falemos de futebol, falemos da equipa, falemos daquilo que gostamos foda-se…
Cherba, isto é incendiário…
Daqui a pouco, já vai haver insultos…
19 Dezembro, 2014 at 14:33
Incendiários, são as quantidades de posts e comentários com listas extensas de jogadores que devem sair e outros tantos que devem entrar, e que A, B e C são um merda, X, Y e Z são um cagalhão. Que G e H eram melhores que I e J e agora G e H são uma merda e I e J é que deviam estar a jogar… Só conversa de merda.
Há malta aqui que se morder a língua correm o risco de morrer envenenados…
19 Dezembro, 2014 at 14:41
Tens razão Nogueira, deixa-me dizer-te que não enfio a carapuça.
O que dizes não é para mim, eu vejo o copo (sempre) meio cheio.
Mas estou de acordo com o que dizes, só não gosto deste tipo de discussão, é como digo, daqui a pouco está tudo aos insultos.
Enfim…
19 Dezembro, 2014 at 15:11
E eu concordo com os dois. Perdemos montes de tempo a debater o detalhe e esquecemo-nos frequentemente de ver a longo prazo e acalmar a passarinha.
Não é surpresa que os jornais desportivos tenham edições diárias, com a vontade mórbida da população de procurar escândalo onde não existe; e isto é transversal a todos os setores.
19 Dezembro, 2014 at 15:24
Está tudo aos insultos…??
Mas então somos ou não somos pessoas racionais, educadas e responsáveis..?
Desde quando é que discutir ideias…é argumento para passar à ofensa…??
Vamos lá ter calma…mas todos têm direito à sua opinião…
Só não podemos é esquecer qu a “dose” de direitos…deve “acompanhar”… a dose de deveres…!!
Sporting Sempre…!!
SL
19 Dezembro, 2014 at 15:26
Não é para ti em particular, é para quem servir a carapuça.
Eu também tento ver sempre o copo meio cheio, e não faz confusão ler críticas se forem construtivas e coerentes e se levarem em conta que estamos num espaço onde a grande maioria que comenta são sportinguistas, mas a audiência é heterogénea (you know what i mean)…
19 Dezembro, 2014 at 14:28
Epa onde é que se compra os sportingometros, assim poderei distinguir os bons dos maus.
Há pessoas que vivem o clube com mais paixão e outras com menos.
Se formos só pela euforia então os gajos das claques são os maiores.
O problema são certos sportinguistas que a troco de alguma antena se dedicam a denegrir o clube mas esses serão sempre a arvore e nunca a floresta.
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:30
O que é que aconteceu???
19 Dezembro, 2014 at 14:34
Excelente comentário, que vai ser entendido por poucos. A grande parte vai focar-se em quem é sócio e em quem não é, em quem paga quotas e em quem não paga, em quem apoia e em quem critica. Não tem nada a ver com isso.
Ponto prévio: ninguém está mais fodido que o Bruno de Carvalho pelos 10 pontos de atraso do Sporting no campeonato.
A partir daqui, podemos entender melhor aquilo de que o comentário fala. Bruno de Carvalho não esperava, realmente, que o Sporting tivesse tantos conas moles como apoiantes. Sim, conas moles. Isto está cheio de CONAS MOLES.
Ou é porque falamos demais; ou porque não temos nada a ver com o caso do Miguel Rosa e com o caso do Arouca em Aveiro; ou porque o Sporting não podia protestar o jogo da Taça da Liga e devia era ter vencido o Penafiel por 5 golos. Há Sportinguistas que são enrabados todos os dias e gostam! Porque é feio reclamar que são enrabados! Porque são ridículos se se queixarem, então é melhor irem sendo enrabados todos os dias, de fininho, até se habituarem.
Veja-se este caso da Taça de Portugal. O Sporting está nos oitavos, o Benfica está a chuchar no dedo, mas pela reação dos adeptos tudo indica que foi ao contrário.
19 Dezembro, 2014 at 14:39
Essa é que me faz uma confusão danada.
O boifica foi “escorraçado” de duas frentes, humilhado em ambas na Europa foi o que foi na taça foi encavado em casa após estar a ganhar cedo.
No entanto nós é que estamos mal. Sim estamos a dez no campeonato onde facto temos de melhorar.
De resto estamos em todas as frentes.
Vocês vão ver quando formos de vela na taça Lucilio por jogarmos com os juniores o festival de criticas que vão aparecer.
SL
19 Dezembro, 2014 at 14:55
E com o teu comentário voltas a enraba-los, porque eles gostam, e merecem!
19 Dezembro, 2014 at 15:30
Ainda o outro dia ao fim da tarde ia perdendo a paciência com um velhote de 78 anos, foi grande amigo do meu pai, também é do SCP, mas, envenenado por trampiões si-se com esta: “… está ali no jornal que o Bruno de Carvalho não paga aos jogadores do SCP… “… E eu interpelei-o com “Sr Manel, leia lá o que diz no jornal (era o CM) que não é bem isso…” . Bem o homem vira-se para mim com uma agressividade e um destempero, como se eu o tivesse a acusar de ser analfabeto ou outra cena qualquer, e as “hienas” (os velhos trampiões a meterem veneno)… Tive que o acalmar, fui buscar o jornal e li a notícia… Calou-se, pediu-me desculpa e mandou os outros para real caralho que os foda…
Mas o que quero transmitir com isto é que, sem dúvida anda muita desinformação nas tv’s, nos jornais, no boca a boca…
FIGHT & RESIST
SL
19 Dezembro, 2014 at 15:54
Em todas as tascas existem uma “hienas”!
Irrita-me profundamente aquelas pessoas que preferem pensar pela cabeça dos outros, só fazem figuras tristes!
19 Dezembro, 2014 at 14:38
Não vão pelo dinheiro.
Não era isso o intuito do comentário, tornado post.
Vão pelo que fazem pela defesa do SCP.
Comecemos pelo básico,
Tem facebook ? Google +, etc. Sim, e então, estão fartinhos de partilhar textos bem esgalhados da tasca, do leão, do artista do capto, …
Enchem o correio dos vossos SCPGUISTAS conhecidos, daqueles que só deitam abaixo, com tudo o que cruza o caminho de que é textos, histórias mal contadas
“Comprarem” o record e a bola?!
E clicks..continuam
Façam essa merda desse esforço, porra..
Liguem se comentem blogs a sério, em vez de perderem tempo nas bolas e nos rascord. Mas não leiam apenas. Comentem, passem a palavra. Ter um comentário no post dum blog sobre a dyversao rosa não é nada.
Disparam logo quando o SCP joga mal,?
Aguenta, respira e pensa no bom que se tem conseguido.
nas conversas com lampiões , ainda acabas a dar lhes razão ?
Conversa com lampiões é apenas para lhes chamar corruptos, coniventes ou ceguetas. Não existe outro tipo.
Portanto, a única conversa com esses e com os morcoes
Já estás a reunir a informação que anda por aí dispersa sobre a vergonha dos últimos 30 anos? Para estar pronta a espetar nas fronhas desta gente.
Quantos aqui enviaram comentários para a Uefa? Já foram bloqueados pela APAF, liga, visão de mercado? Nao, então ainda não fizeram suficiente!! Fácil e barato !!.
Estas longe, não podes ver jogos em Alvalade, e então ? Não és sócio por isso?
Não compensa?
Fode te, pá. Então tens 6 euros, para dar por mês, não te faz falta mas como não vens a Alvalade não compensa ?? Caralho e as modalidades, e o ecletismo, vivem de quê ?
Não se É sócio porque compensa, mas porque, podendo, queres pagar uma mensalidade.
E há 30 anos, sócios eram só de Lisboa ?!? Foda se.
Ainda poupas na Galp e se abrires conta no Activo bank tens logo 75 euros para merchandising ..
19 Dezembro, 2014 at 15:30
Hear, hear!…
19 Dezembro, 2014 at 14:45
“Reforços serão os jogadores da equipa B.”
Finalmente algo de positivo esta semana
19 Dezembro, 2014 at 15:27
+1
19 Dezembro, 2014 at 14:52
Vamos acalmar os ánimos! Quem não saltar é lampião! 3… 2… 1…. (saltem caralho!)
19 Dezembro, 2014 at 15:27
Pois…”fui na cantiga”…
e “bati” com um joelho na secretária…
O que me vale é que como “bom sportinguista”…ainda restou o outro…!! 🙂
Abr e SL
19 Dezembro, 2014 at 17:03
Abraço e SL Max!
19 Dezembro, 2014 at 14:55
O texto é repelente. E as palavras do Presidente têm um único objectivo: branquear o péssimo trabalho que esta Direcção tem feito em várias frentes, desde a preparação desta época (milhões de euros gastos em jogadores medíocres) até à política institucional. Disparar em todas as direcções contra tudo o que mexe só não reputo de demagogia porque, pela insistência, já não consigo evitar a evidência de que é prova de supina estupidez. Comprovam-no as seguintes (recentíssimas) palavras.
“O nosso sentimento não é de alegria pelas últimas exibições, e, como responsável máximo, assumo a minha responsabilidade. É necessário que os outros envolvidos assumam a sua quota-parte de responsabilidade, não justificando os maus resultados com filosofias românticas e tomando as atitudes necessárias.”
Não gosto de ter um javardo bronco, ignorante, que nem competência tem para sacudir a água do capote de modo verosímil na Presidência do meu clube. É isto que o Bruno de Carvalho fundamentalmente é.
19 Dezembro, 2014 at 15:04
Tu és burro e faccioso, e mais não digo!
19 Dezembro, 2014 at 15:11
Gostavas mais do género do “tio da quinta da marinha”, impolutos, educados e idóneos era?
19 Dezembro, 2014 at 15:13
Candidata-te a presidente Gregor!
19 Dezembro, 2014 at 15:15
E tu é um retardado! Pára de limpar os teus pés na verde-e-branca! Metes nojo só de te ler quanto mais de te ouvir ou por-te os olhos em cima! Põe-te na alheta morcão!
19 Dezembro, 2014 at 15:15
Isto soa precisamente a discurso de cona mole, que não suporta a perturbação das virgens ofendidas quando se aponta que o rei vai nu.
O homem diz as verdades e defende o Sporting como ninguém. Podem não gostar do estilo mas é preciso ter muito lata para criticar a substância.
19 Dezembro, 2014 at 15:16
ora olha bem ao espelho, estás a ver ? ignorante, ainda bem que tens boa visão.
ou não entendes portugues ou és ignorante, eu vou pela segunda.
19 Dezembro, 2014 at 15:17
E não me venhas com o teu latim pra cima de mim que mando-te para o caralho em bom português!
19 Dezembro, 2014 at 15:51
Para V.Exa basta um módico de Camilo Castelo Branco. Merecer-me-á sempre
alguma consideração.
19 Dezembro, 2014 at 15:59
És um estarola. Enfia esse latim, e essa literatura pelo cú acima dir-te-ia o escritor Luiz PACHECO!
19 Dezembro, 2014 at 15:27
Isso vinha nas Guide-Lines que o Godinho te deixou ou copias-te de alguém?!?!?
Estupidez do crl…
19 Dezembro, 2014 at 15:28
Lá vem a guarda pretoriana. Exagero, claro está. Alguns não passam de arraçados de pitbulls.
Quem teve como Presidente o João Rocha, que liderou o clube em tempos incomparavelmente mais adversos do que os actuais, sabe que o Bruno de Carvalho não passa de um simulacro de Presidente. Só gente sem dois dedos de testa vai na conversa fiada do homem.
É uma tristeza. Depois da “fileira croquete”, acabarmos a ser chantageados todos os dias por um homem que, a primeira vez que quis ser Presidente, tinha como bandeira “cem milhões de euros de uns fundos russos.”
19 Dezembro, 2014 at 15:33
“Não gosto de ter um javardo bronco, ignorante, que nem competência tem para sacudir a água do capote de modo verosímil na Presidência do meu clube. É isto que o Bruno de Carvalho fundamentalmente é”.
Tu não és um Pitbull, deves ser mais um javali.
19 Dezembro, 2014 at 15:34
Ai agora já são “cem milhões de euros russos”??? Mostra aí isso ao pessoal, sff…
É que tenho a ideia que o Bruno de Carvalho falou em 20 ou 30 M, mas elucida aí o pessoal… E claro, se não o fizeres, passarás para a equipa dos que afundaram o clube e ficaram todos ressabiados por perder os ‘tachos’…
19 Dezembro, 2014 at 15:45
Hum, não se dá conta da contradiçãozita: primeiro eram um trunfo (fosse qual fosse o valor), depois passaram a ser a “incarnação do diabo.”
Mas palavra de Bruno é para ser tratada como dizia o António Oliveira qualquer coisa: não discutimos a Pátria, não discutimos…
19 Dezembro, 2014 at 16:46
Isso é só contra informação e mentiras propositadas ou é mesmo estupidez natural?
Ai está o fundo Russo de BdC:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1806034
Pormenores que o teu ódio, a manipulação e a vontade de dizer mal omitiram:
– Apresentadas as caras e os nomes que trazem os €
– Vendas com 60% para o SCP e 40% para o fundo
– Decisão de vender cabe sempre ao SCP
– Foram um “trunfo” nas eleições de 2011…
Agora a posição actual do presidente BdC:
https://www.youtube.com/watch?v=8ac7dzobLRc
Vê a partir do 1:25.
Realço:
“Não digo que quero que os fundos acabem.”
“Quero ter um regulamento forte e perceber de onde vem o dinheiro, quem são as pessoas e o que fazem no futebol.”
“Serão todos os fundos maus? Claro que não.”
Não sejas aldrabão Gregor. Nem tomes as dores dos Nélios Lucas e Doyens desta vida. É(s) ridículo. Manca-te.
19 Dezembro, 2014 at 16:49
As pessoas inteligentes evoluem.
Há 4 anos atrás a moda era fundos.
Entretanto o presidente pode ter percebido que não era por aí.
E, inteligentemente, largou os fundos e evoluiu.
Dou graças a Fito, todos os dias, por isso
19 Dezembro, 2014 at 16:51
+1
Daí já ter defendido aqui que se calhar até foi bom o BdC não ter ganho (de forma oficial) as 1ªs eleições. Apesar de na altura já ser seu apoiante.
19 Dezembro, 2014 at 16:52
Mas visto à distância é essa a ideia com que fico, na altura achei a melhor solução possível, claro.
19 Dezembro, 2014 at 17:32
É verdade, as pessoas podem mudar de posição. Mais, as pessoas inteligentes fazem-no. Mas geralmente não ficam petrificadas em posturas supostamente indignadas e belicosas e soluções irónicas de trazer por casa quando lhes assinalam a mudança de posição. Tratam de explicá-la/fundamentá-la. Nunca vi o BdC fazê-lo.
19 Dezembro, 2014 at 18:16
A chamada mudança de opinião foi explicada no último A Hora do Presidente.
19 Dezembro, 2014 at 15:39
Fodasse….agora é que enrolas-te todo…100 Milhões eram os teus Guide-Lines meu…e esses é que nunca apareceram! O BdC nunca prometeu milhões na campanha em que foi eleito…
Vai lá ler melhor os Guide-Lines do Godinho sff…..ao menos isso façam como deve ser…
19 Dezembro, 2014 at 15:47
Um cretino é um cretino é umcretino. Não, a campanha em causa foi a outra. Aquela que ele ganhou mas não foi eleito.
Cães-de-fila são assim mesmo.
19 Dezembro, 2014 at 15:54
Devias ter vergonha de finalizar comentários com Saudações Leoninas. Tens mais perfil de lampião, infiltrado, a criar ruído de fundo. A liberdade para tipos como tu é nociva à sociedade.
Shame on You dick face!
19 Dezembro, 2014 at 15:55
Fogo…já fui de croquete a lampião e agora a cão-de-fila! Isto está fdd hoje…LoL!
Então se foi outra, se ele foi eleito com um programa diferente e tudo porque crl é que isso vem à conversa! Ele cumpre o que prometeu na campanha onde foi eleito!! O cretino que te manda os guide-lines é que não cumpriu nem quando foi eleito….embora perdendo as eleições…
Esses guide-lines….ai ai ai…..andas a ler só na diagonal!!!!
19 Dezembro, 2014 at 16:01
G Samsa suponho ainda esteja a meio da metamorfose.
Pessoal por favor deixemo-lo acabar o processo sem grandes respostas para que voe sem demoras rumo ao campo de papoilas, que no fundo aparenta ser o seu habitat natural.
Sem contraditório sff.
SL
19 Dezembro, 2014 at 16:34
Notável. Repetem ad nausea o argumento do antigo Presidente do Conselho. Quem não está connosco – i.e., Bruno de Carvalho – está contra nós. É um traidor à Pátria.
Não, não é só uma matilha de pitbulls, é mesmo um bando de (pequenos) fascistas. A Mocidade Portuguesa receber-vos-ia de braços abertos e a Hitler-Jugend ainda mais.
19 Dezembro, 2014 at 16:48
Isso, depois de largares as mentiras e insinuações vitimiza-te…
Metes dó.
Ai está o fundo Russo de BdC:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1806034
Pormenores que o teu ódio, a manipulação e a vontade de dizer mal omitiram:
– Apresentadas as caras e os nomes que trazem os €
– Vendas com 60% para o SCP e 40% para o fundo
– Decisão de vender cabe sempre ao SCP
– Foram um “trunfo” nas eleições de 2011…
Agora a posição actual do presidente BdC:
https://www.youtube.com/watch?v=8ac7dzobLRc
Vê a partir do 1:25.
Realço:
“Não digo que quero que os fundos acabem.”
“Quero ter um regulamento forte e perceber de onde vem o dinheiro, quem são as pessoas e o que fazem no futebol.”
“Serão todos os fundos maus? Claro que não.”
Não sejas aldrabão Gregor. Nem tomes as dores dos Nélios Lucas e Doyens desta vida. É ridículo. Manca-te.
19 Dezembro, 2014 at 17:03
Ó minha insignificância aldrabona,
1) já dissera que o dito “trunfo” fora apresentado na campanha para as eleições que ele vencera mas nas quais não foi eleito;
2) que a decisão devenda caberia sempre ao clube é uma redundância. Sejam quais forem os termos do contrato, a decisão de cedência dos direitos desportivos a terceiros cabe sempre ao clube, mesmo que possua uma percentagem ínfima dos direitos económicos;
3) em lado nenhum sugeria que o BdC não tinha em 2011 o apoio de fundos russos;
4) quanto às percentagens de repartição, não é de todo relevante quando se trata de sinalizar – era isso que fazia – uma mudança de 180º no posicionamento perante os fundos.
Sugerir, a partir das minhas palavras, que nutro simpatia pelos fundos ou, pelo menos, que seria caixa de ressonância dos seus interesses, é das uma: “golpe” baixo ou pura estupidez.
19 Dezembro, 2014 at 17:30
Fdx, és mesmo manhoso.
Afirmaste que a opinião de BdC sobre os fundos passou de uma aceitação total para uma recusa total.
Já demonstrei que qualquer uma dessas afirmações simplórias e enganadoras são mentira.
Nem antes era a favor de QUALQUER fundo nem agora é contra TODOS os fundos e estão aí declarações do próprio nos dois momentos que interessam.
Foste aldrabão, manipulador e agora armas-te em sonso.
Passa bem.
19 Dezembro, 2014 at 23:10
Não vale a pena ‘Sardinha Verde’…
É que até agora ainda não foi capaz de demonstrar aquela dos 100 M € que atirou… Nem nada…
Aliás, estarmos a tentar debater argumentos desta forma, com quem atira para o ar a ver se pega, é, no minimo, doentio…
Irra que é demais!
19 Dezembro, 2014 at 16:51
Gregor, não posso concordar com a sua opinião acerca do BdC!
Admito que o estilo bélico que ele adopta possa parecer exagerado, mas provavelmente era mesmo isso que nos fazia falta.
Alguém que não tivesse medo de dizer as coisas, mesmo que ás vezes soe mal e pareça exagerado.
Sabe o que eu penso, quando ele adopta esse estilo? Penso nas anteriores direccões, que eram tão polite e educadas e até pediam desculpa, enquanto estavam a ser enrabadas a sangue frio.
19 Dezembro, 2014 at 17:13
Jorge, no meu tempo de sportinguista só conheci um grande Presidente. Dava pelo nome de João Rocha – paz à sua alma. Temo que o actual seja tão nefasto ao clube como foram os anteriores. Não pelas mesmas razões, claro está.
O seu estilo “de levar tudo à frente” é o que menos me incomoda. Incomoda-me muito a sua reiterada chantagem sobre os sportinguistas – nunca fazem o suficiente, e a sua incapacidade para perceber que nunca em tempo algum uma guerra foi ganha sem fazer alianças e concessões. E isso, no que toca ao futebol, é menos uma questão de arregimentar exércitos (os sportinguistas, todos caninamente unidos à volta desta espécie de Kim Il-Sung que nos lidera) do que de relações institucionais.
Há uma falta de inteligência e astúcia no BdC que me faz muita impressão.
19 Dezembro, 2014 at 17:24
Candidata-te a presidente Gregor!
19 Dezembro, 2014 at 17:29
Vá lá, Avioncito, o facto de não querer ser Presidente do clube não me impede de ter ideias próprias e de criticar nos termos que muito bem entender o Senhor Bruno de Carvalho.
20 Dezembro, 2014 at 13:42
És tão incoerente, não serao mais as semelhanças entre BdC e JR do que as diferenças ?!
Ou o JR é só maravilhas porque vão lá 30 anos?!?
Ou os SCPguistas é que são uma merda?
Afinal porque se fartou o JR do SCP ?!?!
19 Dezembro, 2014 at 15:29
Está a ver…é a sua opinião Gregor…com a qual estou absolutamente em desacordo…
Mas não tive necessidade de o ofender…
Mas digo e repito…não concordo minimamente com o seu ponto de vista…!!
SL
19 Dezembro, 2014 at 15:32
Eu aceito a discordância, MaxMartins. Não tenho nem nunca tive qualquer pretensão de monopolizar “a verdade”. Bem haja pela civilidade.
SL
19 Dezembro, 2014 at 15:51
Que hipocrisia! Vir com insultos e depois enaltecer o civismo.
Experimente fazer uma crítica baseada em fatos. Vá, algo construtivo.
Essa menção aos investidores russos é de alguém que preferia continuar com as políticas do outro lado da 2a circular, que tão bem fizeram ao clube
19 Dezembro, 2014 at 15:59
LoL! É a mesma hipocrisia dos Guide-lines….há aqui um padrão…
19 Dezembro, 2014 at 16:59
É a civilidade que teve quando chamou de “…um javardo bronco, ignorante, que nem competência tem para sacudir a água do capote…” ao actual presidente do Sporting Clube de Portugal, que é só mais alto representante do clube do qual faço parte e com o qual concordo na grande maioria das tomas de posição e decisões. Logo sinto que esse insulto ao presidente se estende a mim. Daí ter respondido com o mesmo civismo com que o excelentíssimo senhor se dirigiu a ele.
19 Dezembro, 2014 at 15:40
Ao menos a Direcção presidida pelo tal “javardo, bronco e ignorante” está a tentar recuperar o clube depois de os senhores da finança, polidos, e correctos o terem afundado. Ao menos que continue o trabalho.
Quem não gosta, que ponha de lado.
O português é isto mesmo! Sempre pronto a atacar os outros. Foda-se, ao menos o tal “javardo, bronco e ignorante” faz alguma coisa pelo clube. E tu? Algo mais do que apenas falar mal?
19 Dezembro, 2014 at 15:42
Olha, eu também não gosto do Cavaco e tenho de aguentar com ele!
É fodido! Chama-de DEMOCRACIA!
19 Dezembro, 2014 at 16:01
Sou sócio há mais de 35 anos sem nunca ter uma quota em atraso. No começo bem diferença me fazia pagar a quota – era uma “opção” que implicava de facto abdicar de coisas. Hoje pago as quotas de três sócios. Tinha lugar cativo no anterior estádio desde 1982 (conservei-o 18 anos sem ganhar o campeonato). Pago duas gameboxes desde a abertura do “novo” Alvalade. Veja lá que até comprei três “packs” “missão pavilhão.”
Não, não recebo lições nem aceito receber “remoques” de quem quer que seja, muito menos pressupondo uma “autoridade sportinguista” superior à minha.
Infelizmente, o Bruno de Carvalho é mais burro que uma mera fraude (que também é).
19 Dezembro, 2014 at 17:00
Com tanto Sportinguismo devias ter mais tento na língua e não andar a espalhar aldrabices.
Tu sim é uma fraude e um aldrabão.
Fica aqui outra vez para o caso de não teres lido mais em cima:
Ai está o fundo Russo de BdC:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1806034
Pormenores que o teu ódio, a manipulação e a vontade de dizer mal omitiram:
– Apresentadas as caras e os nomes que trazem os €
– Vendas com 60% para o SCP e 40% para o fundo
– Decisão de vender cabe sempre ao SCP
– Foram um “trunfo” nas eleições de 2011…
Agora a posição actual do presidente BdC:
https://www.youtube.com/watch?v=8ac7dzobLRc
Vê a partir do 1:25.
Realço:
“Não digo que quero que os fundos acabem.”
“Quero ter um regulamento forte e perceber de onde vem o dinheiro, quem são as pessoas e o que fazem no futebol.”
“Serão todos os fundos maus? Claro que não.”
Não sejas aldrabão Gregor. Nem tomes as dores dos Nélios Lucas, Doyens, e gestores de topo desta vida. É(s) ridículo. Manca-te.
19 Dezembro, 2014 at 17:24
Candidata-te a presidente Gregor!
19 Dezembro, 2014 at 15:57
O teu nick cai-te que nem uma luva…gregor…
Isto é um exemplo de um não Sportinguista.
19 Dezembro, 2014 at 19:56
Saudações Leoninas.
Javardo és tu, porco de merda, estas a falar do presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Não estas a falar do teu pai. Metes nojo aos porcos. Estas sempre no contra.
SPORTING SEMPRE
19 Dezembro, 2014 at 14:58
Eu não acredito em bons ou maus sportinguistas, croquettes ou brunetes. Ou se é do Sporting ou não é. O critério fica à consideração de cada um. E quem é do Sporting, nunca poderá ficar desiludido com o clube. Com as pessoas que o dirigem ou representam, sim.
E não concordo em “mandar passear” sportinguistas. Todos somos poucos para fazer do nosso clube ENORME. Todos temos algo para dar: uns pagam quotas, outros camarotes ou ações da SAD, bilhetes ou cachecois, blogs ou apenas opiniões. Cada um sabe aquilo que pode fazer pelo Sporting.
19 Dezembro, 2014 at 14:59
Maria, é isto mesmo!
Ia dar-te os parabéns pelo texto, pois é exactamente o que penso, mas depois vi que não é teu…
Parabéns na mesma, porque o partilhaste connosco e parabéns ao Cherba que lhe deu o destaque que merece.
Concordo com o Tiago Coração de Leão (o milhões de adeptos, são milhões da treta).
Já me incluí nesse lote e só eu sei o que sinto por ter mudado e ter assumido que o Sporting precisava de mim!
Que todos contribuam com o que podem, como podem. Mas sobretudo que contribuam para a elevação do clube e não para o seu declínio!
19 Dezembro, 2014 at 14:59
Que é feito do Fraguito?! Curtia bués beber o meu Vat 69 e ouvi-lo falar.
19 Dezembro, 2014 at 15:04
Ser Sportinguista a sério é aquele que no seu dia a dia tem sempre
o clube no pensamento e com os seus atos grandes ou pequenos
o ajuda. Vou dar um exemplo meu, dois dias antes do jogo para a
taça com o Nacional da Madeira fui dar um passeio com a minha
mulher na Quinta das Conchas em Lisboa e andava a treinar no local
o árbitro Pedro Proença. Nessa época o Sporting tinha sido gravemente
lesado nas três primeiras jornadas em que nos subtaíram 7 pontos e
um desses jogos foi dirigido pelo referido árbitro. Esse jogo na Madeira
valia ao nosso clube a final da taça que víriamos a perder com a
Académica. Indignado como andava comecei a falar alto para a minha
mulher referindo que aquele senhor tinha sido um dos que tinha feito
más arbitragens contra o Sporting afastando-o do título. Pedro Proença
ouvindo um dos meus comentários depreciativos veio ter comigo
ameaçador, perguntando-lhe eu se ele me queria bater pois era livre
de contar á minha mulher o quanto tínhamos sido prejudicados nas
três primeiras jornadas, tendo sido ele também um dos responsáveis.
Não o vi mais, só soube mais tarde que era ele o árbitro do jogo com
o Nacional, jogo que até não foi mal apitado para a nossa parte,
Contei este episódio só para dar um exemplo que no nosso dia a dia
podemos fazer algo pelo nosso clube. Os Gestores podem arranjar
patrocínios e darem na cabeça a árbitros que trabalham nas respetivas
empresas e nos prejudicam sistemáticamente, como este que nos vai
apitar no Domingo na Madeira. Se pensarmos um bocadinho em que
podemos ajudar o Sporting, somos capazes de arranjar um meio de o
fazer.
19 Dezembro, 2014 at 15:37
Acho que é isso tudo que referes, eu também já tive alguns episódios desses com a ganilha do apito na boca.
Este que nos vai apitar no Domingo na Madeira é só, mais uma fronta do Sistema ao SCP!!!
É simplesmente intolerável a desfaçatez desta gentalha…
19 Dezembro, 2014 at 15:05
Off topic
Há problemas na internete? Há pouco, a tasca dava “erro no acesso à base de dados”.
Por outro lado, estou farto de enviar mails a um colega de trabalho lampião sobre o jogo de ontem, e ele não responde (os mais devem perder-se entre servidores).
19 Dezembro, 2014 at 15:06
Comecemos por ignorar os sites desportivos “de referência” pois o jornalismo verdadeiro está morto e enterrado neste país.
Cometi o erro de ir ao site de “a borla” e parece que o carnide ontem não jogou e que estão cheios de força.
Infelizmente o factor comunicação social é um grande apoio para o carnide, de tal modo que, como alguém comentou mais acima e bem, parece que são eles que ainda estão em todas as frentes e não NÓS!!
MENTALIDADE POSITIVA é precisa! – isto não quer dizer que não devamos ser críticos – devemos sê-lo mas sempre numa óptica construtiva. Ignorem os jornais e não lhes dêem dinheiro.
SPORTING SEMPRE e COM ORGULHO! ORGULHO DE SER SPORTINGUISTA!!! VISTAM A CAMISOLA!!!!
19 Dezembro, 2014 at 15:07
O BdC falhou um cálculo muito importante: ele acreditou que a forma de viver o Sporting que ele tem era comum a grande parte dos Sportinguistas. Enganou-se.
Não, não se enganou.
19 Dezembro, 2014 at 15:12
Ainda no Domingo, meteu-me confusão o ambiente nas bancadas de Alvalade. A bancada das claques estava ligeiramente apática. As restantes bancadas silenciosas. No final do jogo um coro de assobios. Como é que é possivel ir ver um jogo de futebol com a atitude de quem vai ver uma ópera qualquer?! Puta que pariu! Vejam o que acontece no Ladrão. Por qualquer falta não assinalada contra a sua equipa há logo uma chuvada de assobios contra a equipa de arbitragem. Gritem! Batam palmas! Cantem!
19 Dezembro, 2014 at 15:19
Notei o mesmo e posso dizer-te que foi a primeira vez que tal aconteceu esta época.
19 Dezembro, 2014 at 15:24
Fez-se mais «barulho» no Ladrão e no Bessa do que no Domingo passado. Causa-me impressão esta apatia. Concordo que a equipa jogou mal, mas não compreendo esta apatia em torno da equipa.
19 Dezembro, 2014 at 15:28
Vou dar a mão à palmatória. Festejei o golo mas nem e levantei da cadeira.
Não corremos, não lutámos, não jogámos nada…!
Senti-me gozado e não consegui gritar durante o jogo (também na bancada norte, seria sempre o único ou perto disso).
Sou contra os assobios e nunca o faço, mas os dessa noite foram merecidos.
A equipa não só não entusiasmou, como não se empenhou e isso retraiu o pessoal!
19 Dezembro, 2014 at 15:43
Eu também não festejei o golo. Ia agora festejar um empate com o Moreirense, estamos a brincar??
19 Dezembro, 2014 at 15:13
Lá por ser sportinguista não deixo de ter ter um cérebro dentro da caixa craniana, por isso a minha interpretação é a seguinte. Há três hipóteses possíveis:
1) Prepara-se um contra-ataque contra Liga e contra a aliança;
2) Vêem aí más notícias e isto é um toque a reunir para amenizar a contestação;
3) Preparação do cenário para poder interromper o mandato e ir embora.
O futuro o dirá.
19 Dezembro, 2014 at 15:40
Pois, que se passa alguma coisa passa…
Teremos que ter mais informação para podermos opinar em consciência.
Mas eu parece-me que tem que haver alguma contestação interna, nos corpos sociais… A ver vamos!
19 Dezembro, 2014 at 15:18
percebo o desabafo deste post do José Sabino, mas tomado à letra é completamente destrutivo na minha opinião.
Cada adepto e sócio deve fazer o máximo que lhe seja possível, e se devemos elogiar quem dá muito não podemos estigmatizar quem dá menos.
Devemos lembrar que tem mais valor quem dá 6 euros e ganha o salário minimo do que quem dá 12 e ganha muito dinheiro.
Uma coisa é pedagodia para se dar um pouco mais de si (e este dar mais não pode ser só monetário) outra é ostracizar quem opta ou só pode ajudar o clube ao ver os jogos (e aumentar audiências não dá mais peso na negociação de sponsors) ou ao participar nas redes sociais (não nos orgulhamos de termos a maior interactividade da Europa?)
Vamos lá estabelecer uma linha clara entre quem é MALDOSO, QUEM POR INTERESSE QUER PREJUDICAR O SPORTING (ex-dirigentes, paineleiros, ressabiados, croquetes, etc.) de quem tem com boa fé e legitimidade criticas e opiniões diferentes, e de quem por vários motivos, participa menos. Caso contrário estamos a entregar muita gente de valor de mão beijada ao ancien regime…
Vou dar um exemplo pessoal, atrás de mim está um sócio que passa a vida a criticar as jogadas do Nani; para mim o homem não percebe nada de futebol. Mas não me atrevo a considerar que ele é menos sportinguista que eu. Chama nomes aos arbitros, damos abraços nos golos, paga as suas quotas, tem gamebox; na minha opinião não percebe um cu de futebol e tem uma postura por vezes destrutiva, mas não o faz por MALDADE, com os seus erros e defeitos, é um dos nossos, e quem não comete falhas que atire a primeira pedra.
A participação no Sporting tem vindo a aumentar MAS NÃO É EM 2 ANOS QUE SE RECUPERAM OS NÍVEIS DE MILITÂNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!! Destruir demora pouco tempo, construir demora anos! Este não é um problema só do Sporting, é da sociedade em geral, temos uma sociedade civil anémica com poucas organizações fortes, e os meios de participação online vão crecer de importância (embora nunca possam substituir o cara a cara).
Por fim, “eu no lugar do BdC mandava a legião de pseudo “sportinguistas” passear e deixava-os queimar o clube até ao ponto de não-retorno. Depois, refundava o clube, com menos, mas bons! Sim, porque apesar de respeitar os transsexuais, não gostaria de conviver de perto com tantos.»” mais uma vez percebo o desabafo, mas isto é daquelas coisas que não se diz…
SL
UNIDADE E VIVA O SPORTING!
19 Dezembro, 2014 at 15:18
Mais uma vez BdC envereda pelo discurso belicista. Confesso que, tanto tempo volvido após as eleições, esperava algo mais que os sucessivos apelos guturais que têm vindo a ser feitos pelo presidente do SCP.
Uma massa tão grande de pessoas não se move num direcção por um único motivo. Todos gostam do SCP à sua maneira, mas depois há os que encarnam o estilo batalhador desta direcção, outros que preferem soluções dialogadas, e os que só querem saber se a bola entra ou não na baliza.
Querer reduzir uma mole de 3 milhões de pessoas a uma só categoria – qualquer que ela seja – é redutor, pois excluem-se automaticamente os demais e se somos diferentes, também temos de entender que a diferença existe no seio do nosso clube.
Confesso que me começo a sentir um pouco agastado com este tipo de discurso.
Sou sócio há vários anos, sempre tive game-box e não costumo falhar AG´s. Se sou mais sportinguista do que quem – podendo – não o faz ? Não sei, mas tenderia a dizer que pelo menos tenho um nível maior de compromisso com o clube, isso sem dúvida. Com os que estão longe ou não têm condições económicas para serem sócios ou ajudarem o clube de outra forma ( merchandising, por exemplo ) não me posso comparar, pois o sonho de muitos deles era precisamente o de poderem estar mais perto do clube do seu coração.
Eu não sei o que isto vai dar, mas neste momento acho que BdC fez muito bem em marcar uma AG para Janeiro para procurar obter uma legitimidade acrescida, pois penso que ele próprio está a sentir já o peso de alguma insatisfação e quererá ter espaço de manobra para decidir de acordo com aquilo que julga melhor para o clube sem problemas.
SL
19 Dezembro, 2014 at 15:19
O que este texto tenta é dividir o Sporting… e com um Sporting dividido, garanto-vos, não vamos a lado algum. Agora um Sporting unido não precisa (nem pode!) deixar de ser plural nem faz sentido a conversa da ‘minoria de bloqueio’ que já outros utilizaram. Precisa isso sim de um líder que o Presidente poderá ser, mas Bruno de Carvalho tem que compreender que um líder aceita-se, não se fabrica com cultos da personalidade. Mais, nas qualidades principais de um líder vem sempre à cabeça saber reconhecer e analisar o erro. O Sporting precisa de um Presidente forte, o Sporting precisa do Bruno de Carvalho, mas o Sporting também precisa que o Presidente saiba reconhecer o que correu mal para poder analisar e actuar e não apenas continuar teimoisamente no mesmo caminho.
19 Dezembro, 2014 at 15:21
O texto que induziu este post para mim é uma falácia tremenda.
O presidente do Sporting tem que presidir para todos. Todos os atletas e staff, todos os que votam e pagam cotas, mas também todos os que vão ao estádio, às modalidades, que vêem jogos na TV, na internet, em Portugal ou no Canadá. Todos importam e todos contribuem à sua maneira.
Quem governa, governa para todos.
19 Dezembro, 2014 at 15:26
Off TOPIC:
Mais uma vez, as estatísticas mostram o Sporting como o maior clube formador em Portugal.
Interessante relatório do observador europeu, que permite comparar as práticas em diferentes países e mostra Portugal como um belo circo de transferências.
Pode ser consultado aqui: http://www.football-observatory.com/IMG/swf/da2015_v01_eng.swf), reúne e trabalha dados estatísticos comuns a 31 Ligas europeias, atualizando-os ao longo da temporada.
19 Dezembro, 2014 at 15:27
“Há pouco, nesta sala, estavam a falar do resultado do nosso rival. Eu quero que se lixe o nosso rival! Quero é que os sportinguistas saiam daqui e vão para a rua!”
Muitos de nós, rejubilam mais com uma derrota do porco ou do batotas, do que com uma vitoria do Sporting… Muitos preferem atacar os rivais , do que defender o Sporting… E há tantos “terroristas do teclado”.. mas é um mal geral, nao sendo exclusivo do negócio do futebol..
19 Dezembro, 2014 at 15:27
Já que foram buscar um comentário ao Fórum SCP, eu coloco aqui este, que não é de oposição, apenas de reflexão.
“Eu acho estas discussões desnecessárias, já se parava com o histerismo. Temos que nos focar no essencial, e o essencial é o tom desgastado, de confronto interno e pouco racional desta intervenção do Presidente.
Eu estou bastante preocupado honestamente.
Assume responsabilidades, mas do quê? Temos a Liga Europa, a Taça de Portugal sem os rivais directos e o segundo lugar a 4 pontos.não estamos no topo mas é caso para se vir pedir desculpas e assumir responsabilidades em dezembro? A época acabou é isso?
Depois diz que espera que outros também assumam responsabilidades? Mas que outros? O treinador? Os jogadores? Os restantes homens do futebol? O Homem forte não pede que os outros assumam responsabilidades, retira-as ele.
Diz publicamente que temos bufos no Sporting, certo, mas estão identificados? Vão ser imediatamente corridos? É que se assim não for isto lança a suspeita dentro da estrutura.
Vem dizer que o Marco tem as contratações na B, mas porque dizer isto em publico? Para que expor isto? Qual o objectivo? O treinador vinha a dizer que não era altura para se falar nisso e passados dois dias vem o Presidente dizer isto?
E depois a AG? AG para que? Para aferir como estão os sócios em relação ao caminho escolhido? Mas esta direcção foi legitimada em eleições, não vai a meio do mandato tao pouco? AG extraordinária para que?
Honestamente o que vejo é um homem que abdicou da sua vida pessoal, que tem feito um trabalho hercúleo, que tem uma estrutura trabalhadora mas demasiado pequena e que não lhe permite delegar. Um homem que se preocupa demasiado com os jornais, e os comentadeiros, e as bocas da internet. Um homem cansado que procura conforto no apoio dos socios, e que não o encontra no volume pretendido.
Todo o excelente trabalho que tem sido feito não merecia este autentico tiro no pé. Promovido por um cansaço que também não é desejável.
Estou muito preocupado depois disto, muito.”
Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=52280.27040#ixzz3MMFwMXzW
19 Dezembro, 2014 at 15:41
Concordo, BdC devia para umas semanas para recuperar energias. É que andar à pancada e aparar golpes de todo o lado cansa e desgasta!
Aposto que voltaria mais positivo.
Quem foi eleito há pouco tempo não precisa de AGs nem nada que venha legitimar o que já é legitimo.
Apesar das vozes que se levantam, que não são muitas mas fazem barulho, BdC tem de continuar o seu caminho e talvez com a experiência se aperceba que convém focar-se no essencial e reduzir as intervenções públicas, tantas vezes distorcidas pela nojenta C.S. deste país.
19 Dezembro, 2014 at 15:46
A mim parece-me que este comentário mereceria mais destaque do que aquele que foi escolhido…
19 Dezembro, 2014 at 15:54
Pois
19 Dezembro, 2014 at 16:14
Então? Não foste tu que há uns dias disseste que o trabalho feito, principalmente no mercado, tinha deixado a desejar? (sem tom agressivo esta minha pergunta é mesmo uma pergunta)
O homem assumiu a responsabilidade disso mesmo.
19 Dezembro, 2014 at 15:28
“Apelo aos sportinguistas para quebrar o silêncio e se manifestem. Consideramos imperativo que os associados reforcem a confiança no rumo traçado. Aceitaremos qual for o resultado da vontade dos sócios e retiraremos as devidas ilações. Só assim teremos o destino clarificado, por parte daqueles a quem compete decidir o destino do clube”, destacou.
se não me engano foi tactica utilizada por pinto da costa creio é em inicios de 80 e a partir dai foi o que foi com os socios compremetidos com a direcção do porto, claro que os resultados ajudaram.
não quer isto dizer que quero que se utilize as mesmas armas do que o bufas utilizou.
mas existe um combate, temos de estar juntos, unidos, nesta guerra, os conas que vão apanhar sol para cascais.
19 Dezembro, 2014 at 15:32
Algo vai mal quando “julgam” que este texto pretende atingir quem não pode pagar quotas ou ir ao estádio….
19 Dezembro, 2014 at 15:40
Só queria dizer outra coisa. O carnide foi eliminado da Taça de Portugal. Com este comunicado estamos a tirar a pressão mediática de cima da Luz e a focá-la novamente em Alvalade. Isto nas vésperas de um jogo na Choupana tem uma “utilidade” do caralho! Ou será que estão a antecipar um mau resultado e assim fazem uma fuga para a frente? DASSE!!!
19 Dezembro, 2014 at 15:52
Muito bem visto!
19 Dezembro, 2014 at 16:08
Isso é medo?
19 Dezembro, 2014 at 15:41
Acho muito bem que se clarifique que não se vai contratar no Inverno.
Assim evita-se o habitual carrossel de especulação, tanto nos pasquins como nos blogues.
Em relação à AG extraordinária, só pode ser estratégia tend
19 Dezembro, 2014 at 15:44
Acho muito bem que se clarifique que não se vai contratar no Inverno.
Assim evita-se o habitual carrossel de especulação, tanto nos pasquins como nos blogues.
Em relação à AG extraordinária, só pode ser estratégia tendo em conta algo que estará na cabeça de BdC. O que viremos a saber, espero, porque se não houver uma razão razoável corre-se o risco de aparecerem meia dúzia de irredutíveis “brunistas”, o que resultaria em isolamento (o que é o oposto da intenção explícita)
19 Dezembro, 2014 at 15:45
Serei sincero, a questão evocada neste post nasce, tão somente, duma ausência de liderança que assolou o clube, especialmente desde a saída de João Rocha. O Sporting, na pluralidade da sua enorme dimensão, nunca poderá ser uníssono, especialmente quando os resultados são maus. Como diz o ditado: “casa em que não há pão…”. E, sejamos claros, falta o “pão” ao nosso clube, ou seja, as vitórias. Quando o “pão” surgir, acabam as discussões.
O problema é precisamente esse, a falta de “pão”. Por muito que cognitivamente aceitemos o momento difícil que o clube atravessa (mercê daquilo que nós muito bem sabemos…), a realidade é que, sem títulos, o Sporting nunca poderá conseguir estabilidade. A ironia é que, sem estabilidade, os títulos tornam-se mui mais difíceis.
Não tenho dúvidas que, após uma primeira época em que as coisas correram “bem”, Bruno de Carvalho se deslumbrou. Deslumbrou-se e caiu na esparrela de dar um passo maior que a perna. Depois, teve o azar de perder o treinador que, com os seus defeitos, garantiu muita da estabilidade que anteriormente referi.
Em cima disto tudo e digo-o frontalmente, abordou mal o mercado.
Tudo isto torna Bruno de Carvalho um alvo a abater? Para mim não. Mas merece a crítica por decisões que entenda menos acertadas. Nunca vi nele um Messias, muito menos um ser infalível. Espero, para o bem do Sporting, que aprenda com os erros e que saiba proporcionar ao clube o lugar que merece. Caso contrário, as eleições servem precisamente para escolher o que cada sócio considera melhor para o clube.
19 Dezembro, 2014 at 16:12
Errado.
A questão evocada neste post nasce, tão somente, duma ausência de Sportinguismo, defesa dos seus valores e apoio incondicional à sua estrutura por parte de muitos indivíduos que se dizem apoiantes do clube. Não se trata de seguidismo, trata-se de apoio, reunião de forças com um fim comum, vencer!
Parece dificil não parece? mas não, é bem mais fácil do que parece, é tudo uma questão de paixão e vontade.
19 Dezembro, 2014 at 16:51
Primeiro defino o que é ser “bom sportinguista”, depois uso esse “padrão” para “excomungar”/”condenar”/”infernizar” (consoante as versões) quem dele se afaste. Tem uma longa tradição. Um inquisidor, um bolshevique ou um nazi não diriam melhor.
Há muita gente com uma cabecinha fascistóide.
19 Dezembro, 2014 at 17:29
Candidata-te a presidente e acaba com isso tudo Gregor!