A Maria trouxe-nos este texto de José Sabino, no Fórum SCP.
«O BdC falhou um cálculo muito importante: ele acreditou que a forma de viver o Sporting que ele tem era comum a grande parte dos Sportinguistas. Enganou-se. O Sportinguismo moderno está minado por “sportinguismos virtuais”, “mentalidades da lei do menor esforço” e “profissionais da critica”. Perante um cenário destes, sendo o Sportinguismo real, vivido, participado, cada vez mais uma raridade, eu abandonava o barco e ia para casa.
Em jeito figurativo, BdC é cada vez mais aquele porta estandarte das batalhas medievais, que se julga rodeado por um exército de 3 milhôes de soldados mas que, ao correr desenfreado pelo campo de batalha, levando com orgulho e paixão, as cores que representa, repara que apenas uns poucos milhares o seguem e que a vitória será muito dificil de alcançar.
É tempo de acabar com o mito da frase feita que diz que “não há Sportinguistas mais Sportinguistas do que os outros”. Treta! Repito, TRETA! Uma significativa parte do “sportinguismo” actual vive-se ao teclado de um computador e em streams piratas para ver os jogos. Outros, com menos aptidôes virtuais, povoam os cafés, com ares de paineleiros de programa televisivo, criticando tudo e todos, por entre um cafezinho e um palito entre os dentes.
A realidade é que no passado quem vivia o Sporting tinha de ir ver os jogos, tinha de acompanhar a equipa, fazia-se sócio, comprava os jornais desportivos como unica forma de saber o que se passava. Hoje em dia o Sporting está em nossa casa todos os dias, através dos meios digitais ou da TV! A maioria satisfáz-se com esse convivio e não vê necessidade de uma participação mais activa. Depois a crise, o mau tempo, os astros, etc oferecem desculpas a muitos para não contribuir com o que quer que fosse. (o Português adora desculpas para não fazer algo).
Honestamente, eu no lugar do BdC mandava a legião de pseudo “sportinguistas” passear e deixava-os queimar o clube até ao ponto de não-retorno. Depois, refundava o clube, com menos, mas bons! Sim, porque apesar de respeitar os transsexuais, não gostaria de conviver de perto com tantos.»
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
19 Dezembro, 2014 at 15:51
Estava a gostar do post, até que chegando ao final apareceu escrito um ‘conselho’ a Bruno de Carvalho para que deixe os “pseudo sportinguistas” “ …queimar o clube até ao ponto de não-retorno. Depois, refundava o clube, com menos, mas bons!”
Deixar que alguém queime o Clube até que não haja retorno possível??? isso é suposto ser uma medida benéfica??
19 Dezembro, 2014 at 15:56
Pois! Aliás, queimado já estava!
19 Dezembro, 2014 at 16:14
Não será ironia?
19 Dezembro, 2014 at 16:11
O que é um sportinguista? O que chora imensamente nas derrotas. Sorri incontrolavelmente na vitórias. Que pensa, vive e respira Sporting, até mesmo na Taça de Honra de Lisboa.
É o que defende o indefensável, apenas porque é verde e branco.
20 Dezembro, 2014 at 0:40
+1
19 Dezembro, 2014 at 16:12
De tudo o que li da conferência de hoje, surge-me uma duvida, será que o BdC não estará a preparar os sócios e adeptos para limpeza no plantel? É que no inicio da epoca ele fez o esforço de manter os melhores jogadores e isso teve um custo significativo no que diz respeito ao orçamento, ao ter também dito que os reforços vem da B… não teremos provavelmente saida de titulares?
19 Dezembro, 2014 at 16:17
Ya olha estava mesmo, mesmo agora a meter os códigos de barras nos jogadores porque a época dos saldos está quase aí a chegar, talvez até se faça um boxing-day, vai ser o maior sucesso, aparece!
E depois, depois logo se vê, juntamos aí 11 gajos que queiram jogar!
Liga o cérebro meu!
19 Dezembro, 2014 at 16:23
É mais black friday 🙂 hehehehe
19 Dezembro, 2014 at 16:22
Não acreito que seja intensão da Direcção deixar sair jogadores dos “que fazem a diferença”…
Aliás, estou mesmo convencido de que se fosse possível adquirir um defesa central ou/e um avançado…dos que “fazem a diferença”, por preço aceitável…a Direcção não deixaria de o fazer…
Mas o que entendi foi “um aviso à navegação”…: “atenção malta…não esqueçam o estado actual das nossas finanças, que não permite que entremos em aventuras…
SL”
19 Dezembro, 2014 at 16:27
Não estava a pensar na questão de vendas a saldo…mas jogadores com valor elevado/ordenado alto se não mostrarem comprometimento com a causa do Sporting mesmo que sejam titulares podem não ter garantida continuidade e dinheiro em caixa é sempre importante, era nessa ideia que estava a pensar.
Peço desculpa se ofendi alguém com o pensamento…
O que li foi:
“- Criar atletas comprometidos com o Clube. Como consequência, iremos perder os que não estão comprometidos com o Clube, seja qual for a sua valia técnica ou a sua idade, e isto irá acontecer até se ter promovido uma profunda mudança de atitude e mentalidade. Vai demorar anos a conseguir;”
19 Dezembro, 2014 at 16:36
Grande fantochada que o sr. José Sabino inventou. Dou-lhe os parabéns por isso.
19 Dezembro, 2014 at 18:21
Independentemente de tudo….
Isto vai ser um festim na C.S.!! Interpretações, meia interpretações, recados, guerra interna, divergências, trancas no balneário, guerras externas, pressão, ultra pressão, pressão alta, estoiro, bomba atómica,….
19 Dezembro, 2014 at 18:50
“A realidade é que no passado quem vivia o Sporting tinha de ir ver os jogos, tinha de acompanhar a equipa, fazia-se sócio, comprava os jornais desportivos como unica forma de saber o que se passava”
‘Sporting Clube de Lisboa’, é isso?
Não se pode ser do Sporting (Clube DE PORTUGAL) sem ter gamebox?
E quem não gosta de futebol? Não pode ser do Sporting (Clube DE PORTUGAL)?
E quem não tem condições para ir ao estádio, ou ao pavilhão, ou à pista (em Lisboa ou arredores) não vive o Sporting (Clube DE PORTUGAL)?
E?… E?… E?…
Farto destas tretas de medir o Sportinguismo
20 Dezembro, 2014 at 13:22
A mim, parece que A mensagem é clara, antes o jornalismo era sério, não havia tecnologia, viver o SCP era :
– através do rádio
– através dos jornais
– participando nas actividades do clube, sendo sócio ou assistindo aos jogos
Hoje em dia, há muita tecnologia, os jornais não são isentos, a TV Chega a todos, há dezenas de horas semanais de desporto na mesma, e tudo isto ataca o SCP.
Resumindo, leiam o jornal do SCP apenas, assistam apenas à Sporting tv.
Tem sport tv? Cancela, poupa o dinheiro e faz te sócio do SCP.
E, obviamente, pode amar se o SCP sem ser sócio.
Mas há muitos que podem ser e não são.
19 Dezembro, 2014 at 19:06
Excelente ponto de vista
Aliás muitas das vezes quando vejo críticos que só dizem mal, e nem sócios são. Eu pergunto e o que tu fazes genuinamente para melhorar a situação?
ZERO!
Se querem um clube mais pujante ajudem façam-se sócios senão, apoiem e não emitam opiniões em que só apontam erros e nada de soluções viáveis, não esperem é vencer uma prova de Formula 1 com um FIAT 600.
SL
Sporting Sempre
19 Dezembro, 2014 at 19:14
o Presidente assumiu a sua quota-parte nas más exibicoes… ???
agora, como tenho dito já há algumas semanas, (mais concretamente desde aquela vergonha de guimaraes…), os putos mimados, vao continuar a assobiar para o lado, a fazer festinhas de hallowen, circos e o caralho que os foda, e a mostrar a mesma displicencia que teem mostrado, enquanto outros fazem o que podem para salvar o clube??(independentemente de errarem em algumas coisas, mas em minha opiniao, bem menos do que se erra dantes??)…
se o Presidente está nobanco para ver o comprometimento de quem nos representa, acho bem que tire as suas conclusoes o mais rápido possivel, e ponha nas putas quem só se compromete para os jogos que aparecem na “montra” lá de fora e se cagam para os jogos cá dentro…
e depois no final, o unico que leva sempre com as criticas é o Presidente, como se fosse ele que só corre na CL e anda a passo contra os moreirenses e os vizelas desta vida…
e se ainda por cima, calha a ler comentários gregorianos… que acha que Joao Rocha nao era belicista, (mais uma falácio samsoniana… talvez preferisse continuar a fazer felácios ao PC, que foi o que fez Joao Rocha abandonar o clube, porque percebeu o tipo de “sportinguistas” que tinha á volta dele…)
e como disse no meu comentario das 7 da manha… espero que alguem segure o Presidente até ele conseguir dar alguma estabilidade mais ao clube, mas depois de ver estas caixas de comentarios, nao sei se haverá alguem com pachorra para lutar contra o sistema e contra a faixa saudosista de um certo sportinguismo…
se há sportinguistas de 1a e de 2a?? NAO…
há sportinguistas e EUguistas…(que se juntam á molhada a ver se passam despercebidos
eu que sou eu, sem responsabilidade nenhuma, estou “cansado” de ler tanta merda por aqui…imaginem quem tem de lutar por retomar o trilho de sucesso do clube e ainda levar com “isto”…
certos comentarios aqui parecem mais de galinhas que nao sabem perceber o que leem
estou cansado…
SPOOOOORRRRRTTIIIIIINNNGGG
(Presidente, se passa por aqui, lembre-se daqueles que estao consigo e esperam que consiga levar o nosso clube a bom cais(nao quero usar a outra palavra, eheheh), FORCA PRESIDENTE, um grande MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ ahahah
20 Dezembro, 2014 at 13:31
Subscrevo
E sublinho, essa falácia do João Rocha.
Grande presidente. Mas passados 30 anos e depois de morrer parece que só fez coisas boas, parece que antes dele o ecletismo não existia… fez tudo bem… uma merda é que fez!
Uma das primeiras e maiores apinhuladas (futre) foi com quem?!?
E agora, uns mimados de merda saem do SCP e já é BdC que tem culpa.
O SCP só lhe falta o voleibol e o ciclismo mas não chega…..
Convençam se de uma merda, o JR foi um dos melhores mas também abandonou o SCP.
Convençam se de outra coisa o Bdc se o deixarem ( os SCPguistas) será tão grande como JRocha
19 Dezembro, 2014 at 19:28
Saudações Leoninas.
A maioria dos Sportinguistas está à espera que o clube lhes dê qualquer coisa (vitórias, isto e aquilo).
Muito importante, e cada um perceber o que é que pode dar ao clube (através de cotas, não comprar jornais desportivos, não ver canais televisivos que constantemente nos enxovalham). Cada um contribuir como pode. Apoiar sempre, mas sobretudo quando as coisas estão menos bem. Foda-se há pessoas que vão ao estádio e com poucos minutos de jogo já estão a assobiar.
O SPORTING ESTÁ ACIMA DE TODOS NÓS.
SPORTING SEMPRE ATÉ MORRER
19 Dezembro, 2014 at 20:08
Continuo aqui a ler muitos comentários de pessoas que se consideram verdadeiros sportinguistas mas que vão contra um ponto essencial da estratégia do nosso presidente (presidente apoiado por essas mesmas pessoas):
Fala-se muito em apoio incondicional, no melhor e no pior, etc… Então mas não é BdC que defende uma exigência constante e máxima aos funcionários e empregados do nosso clube? Parece-me um pouco contraditório. Se lutamos por essa exigência temos de questionar e criticar quando o nivel pretendido nao é atingido.
Não gosto de ver aqui malta a distinguir entre verdadeiros sportinguistas e sportinguistas só nas vitórias. Criticar só para mandar a baixo é uma coisa, agora estar descontente com o nivel de concentraçao e aplicação é outra.
Cada um tem a sua vida, e sabe como quer/pode dar o seu apoio. E a meu ver o Sporting caracteriza-se por isto: adeptos sensatos, que respeitam, sabem ver e reconhecer. O contrário dos lampiões fanáticos que parecem ter mentalidade de um puto mimado.
Saudações
19 Dezembro, 2014 at 20:45
Não queremos o Benfica dentro do Sporting; não queremos o Porto dentro do Sporting. Quem não é por Bruno de Carvalho, é contra o Sporting. A porta 10 é larga. Saiam e vão para os redis da carneirada.
Dentro do Sporting só queremos quem esteja disposto a lutar e a sofrer para vencer e vencer é derrotar os nossos inimigos para que se não voltem a levantar contra nós. Quem não acredita nisto que mude de clube e se deixe de paneleirices.
19 Dezembro, 2014 at 23:42
Fazer balanços – públicos – a pouco mais de 1/3 da época é prematuro. Li as declarações de BC como estando desiludido com a equipa principal, treinador, restante equipa directiva e com sócios – não necessariamente por esta ordem. Não é preciso ser psicólogo para entender os sinais – é só ver a postura de BC no banco nos últimos jogos .
Tenho alguma dúvidas que uma AG, com umas centenas de sócios, possa ser o processo através do qual se vai alterar, para melhor, o empenhamento e o compromisso dos Sportinguistas.
Como já aqui já foi escrito, estamos em todas as frentes desportivas mas, digo eu , estamos em demasiadas frentes não-competitivas, ié, deveríamos focar-nos no principal, naquilo que é estratégico para o clube e não gastar trunfos com o secundário. Foco estratégico não é BC fazer tudo. E aqui cabem perguntas: qual é verdadeiramente o papel de Inácio? Qual é o ganho, actual, da presença do presidente no banco? As deficiências no centro da defesa serão colmatadas pela equipa B? Marco Silva está de acordo com essa opção, ou não há 3-4 milhões para reforçar a defesa? Por último, queremos um presidente que PENSE o clube e o dirija, ou queremos um “director desportivo” que trabalhe 18 horas/dia?
Uma última palavra para o conceito de Sportinguista, muito discutido nesta caixa de comentários. Não há um modelo estereotipado de associado. Pode-se amar o clube sem nunca ter entrado no estádio e há outros que passam a vida em Alvalade e isso não faz deles mais leões do que a minha velhota, que nunca viu um jogo do Sporting mas ri quando ganhamos e chora quando perdemos.
20 Dezembro, 2014 at 9:12
Ser Sportinguista não é ser de 1 tipo… Isto, desculpem os mais novos, mas é como foder… Há quem foda sempre na cama, há quem faça turismo sexual pela casa fora, há quem só foda a mão, mas fodem e gostam.
Sou Sportinguista, sócio recente (graças ao #socionumminuto) devoto ao clube e defensor da política actual do clube nem que esteja rodeado de lampiões e tripeiros.
Vou ao estádio poucas vezes, pois cada deslocação bate nos 75€.
Sou menos Sportinguista que tu que compras jornais de merda ou moras em Lisboa?
Até a minha esposa que só sabe 2 nomes de jogadores de futebol, é Sportinguista.
Ser Sporting é defender o clube, a sua ideologia, orgulhar-se de ter um leão no peito e preferir o verde a outra qualquer cor. É sofrer, viver apaixonado e chorar frente à televisão quando o Miguel Garcia marca golos ao AZ Alkmaar.
É verdade que vivemos uma era do fútil, da falta de palavra, honra e compromisso. Mas há quem seja feliz a foder assim…
20 Dezembro, 2014 at 12:27
Vivo nos Açores pelo que só posso ir ao estádio talvez uma vez por ano, com sorte . A única televisão que vejo são os jogos do Sporting , dos jornais só vejo as capas na net. Não discuto futebol com lampiões nem tripeiros porque não há paciência. Se calhar por já não ser sócio , não ir ao estádio e não “defender o Sporting” em conversas de café sou menos sportinguista que quem vive em Lisboa , tem gamebox , lê e vê tudo e passa a vida a ralhar e discutir com os adversários.É isso? tirem lá o sportingómetro , gostava de saber quem é que avalia o meu sportinguismo , e como.
20 Dezembro, 2014 at 14:53
Este assunto é polémico mas é real. Aceito que se deva criticar os jogadores e/ou direcção mas creio que a crítica faria mais sentido se feita em sede própria. O deixar de pagar as quotas, deixar de ir ao estádio só porque a situação do Sporting não presta é condenável, não suporto essas pessoas. Se for por uma questão financeira, obviamente que se aceita que ainda são uns euros. Devemos ter na cabeça que nos próximos anos é difícil ganhar campeonatos no futebol, não há dinheiro no Sporting e somos reféns dos bancos. Se quiséssemos ser corruptos era mais fácil, mas não é o caminho que queremos.
21 Dezembro, 2014 at 15:41
Ser sportinguista é cagar nos presidentes e ter o prazer e ostentar o simbolo do seu clube em toda a parte.
21 Dezembro, 2014 at 21:13
A equipa está a jogar em cima dum barril de pólvora, e nós somos os culpados. O presidente, é o maior culpado. Quer ser presidente, treinador e adepto, meta-se no seu lugar. Deixe o treinador. Fale menos, quer ser o actor principal.