«Se o Sporting luta por um desporto leal e verdadeiro, tem de denunciar o que se passa e deixar de ter medo. O que se passou com os atletas do Belenenses é uma vergonha. A decisão que foi tomada pela Liga – em principio presidida por um sportinguista – é uma dupla vergonha. Os sportinguistas têm de se revoltar. Afinal temos princípios ou não temos? Ou temos medo de ser ridículos ou a coragem de ser verdadeiros […] Tivemos o Wilson Eduardo e João Mário emprestados e marcaram-nos golos. O Adrien e o Cédric conquistaram-nos uma Taça. Temos toda a legitimidade para o denunciar, sem medo. O Sporting pediu para se juntar provas ao processo, contratos feitos entre Belenenses e Benfica, e haver uma decisão que diz que não há prova nenhuma é uma vergonha»
[…]
«Há pouco, nesta sala, estavam a falar do resultado do nosso rival [derrota ante o Sp. Braga]. Eu quero que se lixe o nosso rival! Quero é que os sportinguistas saiam daqui e vão para a rua defender o Sporting! Num dia em que trouxemos a FIFA e a UEFA a um congresso, foi mais importante noticiar o presidente de um rival nosso a visitar alguém na prisão… […] Estamos, enquanto dirigentes e homens, a atingir o limite. Queremos que os nossos rivais nos odeiem, que tremam à nossa passagem, mas isso não é tarefa para um homem só. O caminho é sinuoso, tem muitas pedras e temos de as tirar do caminho. Já bastam aquelas que os nossos rivais nos atiram! Os tempos não vão ser melhores, não vão ser mais fáceis. Estamos a tentar reunir um exército mas não posso ser só eu!»
Bruno de Carvalho, ontem, durante a gala de entrega dos Prémios Stromp.
p.s. – supostamente, deveria ter lugar uma conferência de imprensa, hoje, às 12h30. Não consegui confirmar a sua realização, mas vale a pena estar atento.
19 Dezembro, 2014 at 12:33
Palavras para dentro. São as que mais gosto do nosso presidente.
É importante que os sportinguistas entendam que só todos juntos, a remar para o mesmo lado conseguimos ser ainda maiores.
A equipa também tem de se esforçar, assumir um compromisso para com o clube e adeptos. Mas quando eles não correm, gritemos mais alto para nos ouvirem. Quando não marcam puxar ainda mais. Só com vozes da bancada se atenua a atitude displicente apresentada.
19 Dezembro, 2014 at 12:40
Excelente comentário!
19 Dezembro, 2014 at 12:38
A ser verdade, é com tristeza que vejo Cédric e André Martins recusarem a renovação. São dois dos meus favoritos.
19 Dezembro, 2014 at 12:45
Apoiado presidente!
19 Dezembro, 2014 at 12:50
“O BdC falhou um cálculo muito importante: ele acreditou que a forma de viver o Sporting que ele tem era comum a grande parte dos Sportinguistas. Enganou-se. O Sportinguismo moderno está minado por “sportinguismos virtuais”, “mentalidades da lei do menor esforço” e “profissionais da critica”. Perante um cenário destes, sendo o Sportinguismo real, vivido, participado, cada vez mais uma raridade, eu abandonava o barco e ia para casa.
Em jeito figurativo, BdC é cada vez mais aquele porta estandarte das batalhas medievais, que se julga rodeado por um exército de 3 milhôes de soldados mas que, ao correr desenfreado pelo campo de batalha, levando com orgulho e paixão, as cores que representa, repara que apenas uns poucos milhares o seguem e que a vitória será muito dificil de alcançar.
É tempo de acabar com o mito da frase feita que diz que “não há Sportinguistas mais Sportinguistas do que os outros”. Treta! Repito, TRETA! Uma significativa parte do “sportinguismo” actual vive-se ao teclado de um computador e em streams piratas para ver os jogos. Outros, com menos aptidôes virtuais, povoam os cafés, com ares de paineleiros de programa televisivo, criticando tudo e todos, por entre um cafezinho e um palito entre os dentes.
A realidade é que no passado quem vivia o Sporting tinha de ir ver os jogos, tinha de acompanhar a equipa, fazia-se sócio, comprava os jornais desportivos como unica forma de saber o que se passava. Hoje em dia o Sporting está em nossa casa todos os dias, através dos meios digitais ou da TV! A maioria satisfáz-se com esse convivio e não vê necessidade de uma participação mais activa. Depois a crise, o mau tempo, os astros, etc oferecem desculpas a muitos para não contribuir com o que quer que fosse. (o Português adora desculpas para não fazer algo).
Honestamente, eu no lugar do BdC mandava a legião de pseudo “sportinguistas” passear e deixava-os queimar o clube até ao ponto de não-retorno. Depois, refundava o clube, com menos, mas bons! Sim, porque apesar de respeitar os transsexuais, não gostaria de conviver de perto com tantos.”
Por José Sabino
Fonte: Fórum SCP – a comunidade do Sporting Clube de Portugal
19 Dezembro, 2014 at 13:03
Sem dúvida Maria, há pessoas que não sabem o que é o Sporting e o Sportinguismo, vivem complexadas, oprimidas, com medo de o assumir, perseguidas por frustrações de personalidade (ou falta dela) e tentam usar o clube para descarga das mesmas.
Ser do Sporting não é defender a pessoa que o gere, é muito mais que isso, é defender um conjunto de valores, é viver o clube com orgulho, comparecer nos jogos e contribuir das mais variadas formas, sem pedir nada mais que ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA àqueles que vestem a nossa pele!
Prefiro o Sporting com poucos mas verdadeiros e fieis!
19 Dezembro, 2014 at 15:14
Eu só peço esforço dedicação e devoção. A glória às vezes não depende só de nós.
19 Dezembro, 2014 at 13:07
Grande texto, Maria…está ai tudo.
Infelizmente, somos poucos os que tentam fazer alguma coisa pelo clube.
Volto sempre à mesma tecla: anda por ai tanta gente que tem condições mais do que suficientes para ser sócio do clube e pagar as quotas, mas que simplesmente opta por não querer ser.
Mas depois são rápidos a exigir e a barafustar!
Tenho pouca paciência para essa gente.
PS: atenção… Eu disse, a pessoas que têm condições financeiras para o fazer. Quem não pode, naturalmente que não consegue fazer milagres.
19 Dezembro, 2014 at 13:19
Isto mesmo.
19 Dezembro, 2014 at 14:44
Texto nojento.
19 Dezembro, 2014 at 14:51
Maria, é isto mesmo!
Ia dar-te os parabéns pelo texto, pois é exactamente o que penso, mas depois vi que não é teu…
Parabéns na mesma, porque o partilhaste connosco!
19 Dezembro, 2014 at 19:13
Embora entenda a mensagem, não podemos generalizar. Porque penso que não serei menos Sportinguista porque nasci em Leça da Palmeira, não serei menos Sportinguista porque durante anos morei perto do estádio do Bessa. Nao serei menos Sportinguista porque não posso ir ao estádio – Terei de mudar de clube? Penso que não pois ha várias formas de apoio. Existem os jogos fora, o ser sócio, a missão pavilhão, etc Existem várias formas de apoiar, cada um à sua maneira o que é necessário é apoiar!
19 Dezembro, 2014 at 12:52
O Presidente disse “o mais importante”…
Só quem não quer…ou está muito desatento…
É que não entende…!!
Spoooorting…!!
SL
19 Dezembro, 2014 at 13:07
As pessoas que deviam entender esta mensagem dificilmente o irão fazer.
19 Dezembro, 2014 at 13:09
Ser sportinguista é isto.. e veio de um amigo meu que mora nos Açores.
Rodrigo: Sportinguista é assim:
Rodrigo: Ligam-se do Sporting para pedir uns dados para finalizar o processo de sócio..e dizem que o ano de 2014 está fechado (pago) e prgtam-me como quero pagar o ano de 2015. Tenho 2 hipoteses: ou pago por MB e pago por inteiro, ou por débito direto e oferecem-me Jan e Fev de 2015
Rodrigo: e eu digo que quero pagar por MB…pq se quero ser sócio épara ajudar, não é para que o Sporting me ajude…
Rodrigo: o gajo.. “está a sério?? Pq nao quer os dois meses gratuitos?” e eu..”pq estou a fazer-me socio para ajudar o sporting…se vcs me oferecerem coisas…perdesse um pco o intuito de me fazer socio”
Rodrigo: O gajo “Ok Sr. rodrigo…isto é inédito..em nome do Sporting…muito obrigado!”
Rodrigo: fantástico
Rodrigo: para ja..é lindo quando atendes e dizem “Bomm dia, daqui fala do sporting”!!!!
Rodrigo: o teu dia fica logo melhor!
Apoio ao Sporting é isto, não estar lá para fazer dinheiro à pala do Sporting e sim participar de forma a reerguer esta enorme instituição!
19 Dezembro, 2014 at 13:15
Mete-me um sorriso na cara e um sentimento enorme de orgulho.
19 Dezembro, 2014 at 14:52
+1
19 Dezembro, 2014 at 15:06
Em 2013 fizeram uma campanha em que pagando o ano inteiro, ofereciam a camisola oficial da época anterior.
Foi a melhor oferta que o Sporting alguma vez me deu 🙂
19 Dezembro, 2014 at 16:32
Também aderi a isso, na altura.
19 Dezembro, 2014 at 13:19
Excelente.
19 Dezembro, 2014 at 13:20
Eu só gostava de ter mais voz para poder ajudar.
Se o presidente me pedisse para ir para o campo de batalha eu ia!
Só tenho de saber como ajudar mais!
Escrever aqui pode ajudar?? não sei.
Faz me/nos sentir mais perto… mas não sei se ajuda??
19 Dezembro, 2014 at 13:24
O Presidente está a fazer uma declaração em directo na Sporting TV
19 Dezembro, 2014 at 13:32
Esse exercito tem de começar por ser visto em Alvalade! Os adeptos têm de se mobilizar e mentalizar disto a sério! Temos de ter uma onda em Alvalade sempre acima de 35 mil espectadores e a puxar pelo Sporting e não a assobiar aos 10 minutos! A fortaleza do Sporting, Alvalade, tem sido muitas vezes mais inimiga do que amiga dos jogadores nestes últimos anos!
Depois passa por sermos muitos sócios! Mostrar a nossa dimensão em numero de sócios em em receitas de quotas!
Passa por deixar de vez de ajudar quem nos quer matar! Deixar de comprar jornais, deixar de ver programas desportivos que nos achincalham constantemente, deixar de pagar Sporcos TV que nos deixam para baixo a todo o momento!
Passa por deixar de mandar mensagens, por mail ou facebook, para a UEFA só quando há um escândalo como o da Gazprom, mas encher aquilo com os escândalos como do Miguel Rosas, com os escândalos dos fundos, empréstimos, negociatas, com os escândalos constantes a que somos votados em Portugal por Liga, FPF, APAF e outras! Não é só o presidente que tem de ter essa luta!| E não é só dizer “estou consigo presidente”! É estar efectivamente!
19 Dezembro, 2014 at 14:28
“Passa por deixar de mandar mensagens, por mail ou facebook, para a UEFA só quando há um escândalo como o da Gazprom”…SÓ?!?!
Isto sim é uma javardice pá!
19 Dezembro, 2014 at 14:46
O que eu digo é que temos de fazer uma javardice no e-mail, facebook e tudo mais da UEFA com as merdas que se passam cá no burgo, como se fez (e muito bem) no caso da Gazprom! ;)!
19 Dezembro, 2014 at 13:39
Assembleia Geral referendária do mandato do Presidente para janeiro.
Reforços de inverno são Tobias, Gauld, Podence, Wallyson, etc.
19 Dezembro, 2014 at 14:08
Acho que o homem um dia deste bate com a porta!! Basta olhar para cara com que ele anda!
19 Dezembro, 2014 at 14:09
*destes
19 Dezembro, 2014 at 15:18
Naaaaaaa. Ainda na 4a feira falei com ele e continua com entusiasmo a 100%
19 Dezembro, 2014 at 14:44
Hmmm, esta da AG não cheira nada bem… o Presidente foi eleito para o mandato para que são precisas ‘AGs de apreciação do Presidente’? Ainda se fosse à Direcção… talvez se abrisse a oportunidade para dizer que as coisas estão no caminho certo com pontos negativos (reforços, formação, e expectativas para o futebol) como em todos os projectos mas que certos elementos (Virgílio vem imediatamente à cabeça) estão seguramente a mais. Vamos ver no que isto dá.
19 Dezembro, 2014 at 15:15
Quando se efectuar a AG são quase 2 anos de mandato que vão estar em avaliação
Acho uma excelente ideia, chamar os sócios a pronunciar-se se querem que o projecto se mantenha e se o apoiam ainda com mais força do que o têm feito até aqui.
É o momento para os filhos da puta que tudo criticam se chegarem à frente e destituirem esta Direcção.
Tivesse Godinho Lopes tomado essa iniciativa e com certeza que hoje não teríamos no nosso palmares um vergonhoso sétimo lugar…
19 Dezembro, 2014 at 17:15
E se lhe derem voto de bom trabalho, vai reforçar o estatuto dele.
Quando é essa assembleia..?
19 Dezembro, 2014 at 15:15
A isto dá-se o nome de Democracia.
19 Dezembro, 2014 at 15:14
Aqui há gato!!!
Vamos aguardar para saber o que se passa… Mas está-me a parecer que está a existir alguma contestação interna, visto que externa sempre existiu desde que foi eleito!
19 Dezembro, 2014 at 15:21
Sobre a mini-conferência de imprensa realizada hoje: o BC veio parcialmente de encontro ao meu comentário em resposta ao post do Sá: reforços temos alguns na equipa B para serem introduzidos gradualmente.
Talvez tenha sido um recado para o MS que por diversas vezes referiu que a direcção estava a par das necessidades que a equipa precisava.
19 Dezembro, 2014 at 15:24
“Há pouco, nesta sala, estavam a falar do resultado do nosso rival. Eu quero que se lixe o nosso rival! Quero é que os sportinguistas saiam daqui e vão para a rua!”
Muitos de nós, rejubilam mais com uma derrota do porco ou do batotas, do que com uma vitoria do Sporting… Muitos preferem atacar os rivais , do que defender o Sporting… E há tantos “terroristas do teclado”.. mas é um mal geral, nao sendo exclusivo do negócio do futebol..
19 Dezembro, 2014 at 15:24
Vem mesmo a calhar:
“O presidente do Sporting fez, esta sexta-feira, balanço do seu mandato, salientando que já cumpriu mais de 100 das 120 propostas do seu programa de candidatura. Agora, pretende um voto de confiança, com a realização de uma Assembleia Geral no próximo mês de janeiro.”
«Apelo aos sportinguistas para quebrar o silêncio e se manifestem (…) Consideramos imperativo que os associados reforcem a confiança no rumo traçado», explicou Bruno de Carvalho
«Aceitaremos qual for o resultado da vontade dos sócios e retiraremos as devidas ilações. Só assim teremos o destino clarificado, por parte daqueles a quem compete decidir o destino do clube»
Cumpriu 100 das 120 propostas em 2 anos? Haja mais garotos destes!
19 Dezembro, 2014 at 17:24
+1
O maior! Chamem-me carneirista, chamem-me o que quiserem. Este gajo ganhou o meu respeito há muito. Homem com H grande, como poucos há a liderar.