frase da Marco Silva na conferência desta tarde:
“Nos últimos jogos não tivemos a atitude que os nossos adeptos merecem”.
agora, cada um faça os filmes que quiser.
para mim, resume-se tudo a isto.
Estive agora a ver parte da entrevista do Marco Silva na antevisão do jogo de amanhã na Madeira, e… mais uma vez NÃO GOSTEI!
Enrolou-se todo na resposta a mais um comunicado do Presidente, para depois, ao fim de 3 min, dizer que não tem nada que responder a isso… Mas porque é que logo a seguir à pergunta não disse que isso não são assuntos da sua esfera?
Veio falar que ‘os sócios do SCP não gostam de quase todos os dias ter comunicados’… Mas quem é ele para falar sobre os sócios do SCP?
Eu pessoalmente concordo em absoluto com mais este comunicado do Presidente do Sporting Clube de Portugal, e sou sócio… É que não nos esqueçamos do que se disse sobre o SCP, mas sobretudo o que a Liga do Duque fez a dois processos apresentados pelo SCP contra os atropelos à verdade desportiva…
Em suma, Marco Silva está-se a por a jeito, e não gosto mesmo nada desta postura, como não tenho gostado das equipas que tem apresentado, do futebol demonstrado, da quantidade de passes falhados em cada jogo, da indeficácia em cantos e livres ofensivos, nem tão pouco dos golos sofridos de forma infantil, mas sobretudo da maneira defender da nossa equipa quando não tem a bola…
Por isso Marco, não fales dos sócios do SCP, quando não só não conheces o seu pensamento, mas sobretudo não foste eleito para falares por eles. Foste contratado para apresentar soluções para um grupo de jogadores muito superior ao que tinhas no estoril e… nesse campo tens estado muito aquém do que eu, e muitas centenas de milhar de sportinguistas esperavam.
Mas por ver em ti potencial estamos a dar-te mais uma oportunidade, não a desperdices…
Palhaçada . Ja se previa que quando as coisas corressem mal o presidente se viesse vitimizar . Se foi eleito não precisa de se legitimar novamente tão simples quanto isso. Se quer bater a porta que vá de imediato . Agora o discurso de sou eu contra todos só seve para deixar para segundo plano a merda que se fez este ano no plano desportivo. Que continue mas e a trabalhar e esteja mais vezes calado e o que se pretende. Quer despedir marco silva ? Que o assume de uma vez por todas e actue. Agira fazer esta puta de pressão psicológica sobre tudo e todos só vai dar merda . Perdemos o jogo com o nacional e marco vai se embora . Onde e que eu há vi isto ????
Quanto mais escreves, mais merda dizes.
Quem é que se está a vitimizar?
Quem é que quer despedir o treinador?
BdC não está sozinho contra todos, quer sim que todos estejam com eles contra a merda que domina o futebol português, mas que também que papagaios como tu mostrem a cara e digam que não o querem à frente do clube.
Tudo o que escreves é a dizer mal de tudo e de todos.
Tens agora uma boa oportunidade de ir à AG, pedir a destituição da Direcção e dizer o que queres para o futuro.
Epa, eu sinceramente, respeito todas as opiniões. Mas…fdx
À 13ª Jornada, a 4 pts do 2º
Nos quartos final da taça
Na Liga Europa
A taça da cerveja para começar
Estarmos com a conversa, se quer ir vá, se quer despedir despeça…faz-me muita confusão
Será possível que existam Sportinguistas que estejam bem a ser cobaias das nádegas e amigos?
Será possível existirem Sportinguistas com perda de identidade?
Os árbitros roubam – A culpa é do Bruno de Carvalho
Os jogadores só renovam se jogarem mais – A culpa é do Bruno de Carvalho
Os pasquins massacram – A culpa é do Bruno de Carvalho
Bom é ter dividas
Bom é não conseguir pagar as dividas
Bom é jogadores como o montinho ou padrasto da mariana
Bom é ficarmos em 7º
Bom é sermos gozados por salvadores e fruteiros
Bom é não ter pavilhão
Bom é ter um estádio com fosso para os crocodilos
Bom é pagar 2.5M por ano a um jogador, mesmo que ele não se esforce
Bom era quando tinhamos vergonha de dizer: SOMOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Janeiro, temos todos uma boa oportunidade para falar!.
4 pontos do segundo, não… 7 e menos um jogo. E ainda a 10 do primeiro que segundo o Presidente deveria ser a bitola. A questão é que parte do sucesso do ano passado começou em retirar a pressão à equipa que foi exactamente o contrário do que se passou este ano. Aumentámos as expectactivas e agora não sabemos lidar com isso. Gerir um plantel e prepará-lo para ganhar um título é mais do que pôr 11 gajos a jogar ao fim de semana.
Preparar uma equipa para ganhar Campeonatos em Portugal é: pagar os ordenados aos arbritos,
etre outras benesses.
Só que o Sporting nao acredita
nessa maneira de estar no desporto.
Mas tu sim, certo?!
Estando em todas as frentes e com o plantel que temos.
Sinto que estamos a fazer uma boa época.
Acredito que a segunda volta nos vai ser muito mais favorável!
Temos o melhor Presidente dos últimos 30 anos.
Temos um treinador muito Bom apesar de jovem e de estar pela primeira vez num Grande e a disputar tanta taça e tantos super Egos.
Temo mais por alguns ditos Sportinguistas do que por muitos Lampeões e Tripeiros.
Sinto que há muita “boa” gente que gosta do Sporting apenas para proveito próprio e das suas carteiras/profissões e que com a chegada do Bruno perderam os seus tachos… E só se lembram de denegrir e atacar o presidente, na espectativas de voltar a ser como dantes.
Meus meninos:
A agua só passa uma vez por de baixo da ponte.
Nunca mais o Spirting vai ser o que era.
Se voltar a ser parecido, eu deixarei de ser Spottinguista!
Temos de lutar com as armas que temos para ajudar o Presidente e nao é com certeza a atacar ou a por em causa o que ele esta a fazer que lá chegaremos.
Há tanto lojo aqui neste Blog vestido de cordeiro .., que às vezes me mete nojo.
Amanha lá estarei a defender o Nosso Sporting Clube de Portugal!
Sinceramente, há poucos gajos que me irritam como tu. Sócio há meia dúzia de dias que nunca fez um cú pelo Sporting e agora se julga com moral para dar lições de Sportinguismo e mandar bitaites a torto e a direito. Ao menos aprende a ler antes de largar a verborreia… eu apoio o Presidente do Sporting e dou graças por ele estar no panorama Sportinguista. Mas não sou cego e, como já disse, acho (na minha opinião enquanto Sportinguista, ex-atleta e sócio há quase 30 anos) que errou/está a errar em 3 fundamentos: escolha da estrutura que o suporta sobretudo na formação, política de comunicação incluindo a criação de expectativas demasiado elevadas, e política de contratações. Ele, como Presidente responsável que é, já reconheceu que tem responsabilidades, mas agora tem que analisar estas questões a fundo e melhorar, não insistir no mesmo erro. Tentar dividir o Clube não é nem nunca será solução.
Agora, se não queres perceber isso; problema teu. De mim não lerás nem mais um escrito a responder à tua prosa.
Para começar acho que este post é sobre a auditoria ao mandato de JEB é isso? Isto vai por aqui um caos….
Quanto a JEB esperava mais detalhes. Esta parte é quase uma não notícia. Só uma constatação do buraco em que nos ajudou a enterrar.
O que ainda não vi por aqui foram os críticos das contratações feitas neste defeso. Exige a honestidade intelectual que façam um balanço entre contractar este cepo por 10M e contractar um André Geraldes por 500mil. Será que agora percebem a estupidez que é passar a vida a questionar as contratações que foram feitas esta época em comparação com Jeffren, Pongole, Rodriguez etc?
As contratações esta época todas juntas não chegam a um terço do que foi gasto nesses mancos. É a prova provada que se não fosse o esforço feito pelos 2 jovens a quem muito devemos, agora se calhar estaríamos a torcer por um sporting futebol clube qualquer numas distritais em vez de estarmos desiludidos com os 10 pontos de atraso para o carnide.
Pede-se que ponham as coisas em perspectiva. Abram os olhinhos sff e percebam de uma vez por todas porque temos que ir com esta direção até ao fim.
O que não impede de dizer que as contrações deste ano também não foram bem feitas… o que é certo é que temos uns quantos milhões empatatos em Cissés, Geraldes e Sarrs que poderiam ter sido investidos de outro modo.
Nunca vamos acertar em todas as contratações mas parece-me óbvio a diferença entre o que é gestão danosa e um investimento que não resulta. Não te parece?
Claro que há… ninguém sequer sugeriu que este ano se fez uma gestão danosa ou que as contratações deste ano se comparam às contratações de pongolle ou elias. Mas o passado não pode deixar o presente imune a críticas. E parece-me claro que as contratações foram tudo menos cirúrgicas como tinha sido sugerido pelo Presidente… mais, se fores ver os jogadores contratados independentemente do que custaram, não obedecem a critério algum. Comprar Gazelas, Andrés Geraldes, Sambinhas e Cissés para ficarmos com 60 jogadores entre a a A e a B simplesmente não faz sentido e quem engendrou essas contrações não pode deixar de ser avaliado. O Presidente, como responsável máximo, já o fez, mas simplesmente não pode deixar de fora o resto da estrutura por detrás do planeamento da época desportiva. O mesmo se passa com a formação.
Mas o Presidente alguma vez se escusou a assumir responsabilidades e a apresentar informação sobre os mais variados assuntos da vida interna do SCP?
Em 30 anos acho que é, só, o Presidente que mais dialoga com os sócios e adeptos, mas que além disso ainda apresenta de forma transparente a informação sobre transferências, formação etc, etc, etc…
Dizes que “…se fores ver os jogadores contratados independentemente do que custaram, não obedecem a critério algum.”… Sinceramente, achas que isto é SÉRIO?
Vai mas é dar beijinhos ao JEBardo, ao godinho flopes e ao sóares de franco… Esses é que devias ter criticado, mas não, utilizavas 30 por uma linha de argumentos para os defender e… É o que se tem visto, nesses mandatos ‘cada cavadela uma minhoca’…
Ler os comentários deste post torna-se penoso porque somos todos do Sporting…Independentemente de ser salutar discutir o nosso Clube, trocar argumentos, mostrar pontos de vista, não é preciso sermos agressivos entre nós. Para isso já basta a CS e a tal “oposição interna”. Falar de despedir Marco Silva nesta altura não tem sentido nenhum e sinceramente não vejo nada disso no comunicado do Presidente. Mais, levantar essa possibilidade só serve para alimentar divisões internas e dar lenha para a CS. Estamos bem no campeonato? Claro que não. Mas estamos na Taça de Portugal e na LE. Há muito que melhorar sem dúvida e acredito que temos treinador para isso.
Relativamente aos jogadores e à pressão que o Presidente lhes coloca (só alguém muito ingénuo é que pode acreditar que BdC não disse tudo na cara dos jogadores) isso tem que ser encarado como positivo. É a pressão que faz os homens superarem os seus limites. Se os jogadores não se querem superar, alguém tem de os recordar em que Clube estão.
fooooda-se se o Homem passa por aqui a ler “isto” deve ficar com a mesma sensacao que o Ricardo Sampaio teria , se o seu “dossier” estivesse a ser apreciado por putos da primária…
a maioria do que leio por aqui, mais parece saido de “cerebros lampionicos do que de sportinguistas…
Mas alguém pediu uma assembleia ? Alguém disse que não queria o homem como presidente ? O que muitos dizem e eu concordo e que com o pouco dinheiro que temos não devíamos ter falhado tanto nas contratações, que não se deviam ter criado falsas expectativas , que ainda era cedo para assumir uma candidatura ao título até porque tínhamos champions este ano . Que se devia ter sido prudente no discurso para fora. Que não se percebe a política da equipa b e dos escalões de formação. Que a nossa comunicação externa e desastrosa e que tem que ser repensada . Que Bruno de Carvalho não se pode expor tanto na Cs. Que não faz sentido criticar jogadores publicamente há sítios próprios para isso. Resumindo o presidente não consegue levar com críticas do que achamos que foi mal feito ? Só quer elogios do que foi bem feito e claro que muita cousa foi bem feita! E preciso destabilizar ainda mais e fazer uma AG? Ele já não sabe que estamos com ele ??? Tem apenas que aprender que estamos num pais livre e que podemos não concordar com algumas coisas que fez ! Ou ele e o super homem? Tem que ter calma ninguém nenhum sportinguista o quer mandar embora.
Mas qual é o teu problema, sinceramente?
Porque é que só vês as coisas pelo lado negativo?
Porque é que só comentas quando há celeuma no Sporting?
Porque é que em vez de criticares constantemente (e não retiro razão a alguns dos teus argumentos), elaboras um manifesto de soluções a corrigir alguns defeitos e, se possivel, apresentar na AG?
Porque é que nunca te li a elogiares a direcção, sem ser os chavões comuns, em âmbitos que realmente importam?
Porque é que falas com tanto conhecimento de causa, se nem trabalhas no Sporting e não sabes como as coisas são, e o que dás valor é a CS que produz contra-informação da qual muito adepto vai na cantiga?
Porque é que não tentas analisar as declarações do Presidente e procurar respostas a problemas que identificaste (como no caso da formação)?
Porque é que sofres do “o nosso é mau, só o dos outros é que é bom”?
Porque é que não compreendes que a situação atual é resultado de vários factores internos e externos, muitos dos quais em que a nossa vontade e trabalho não modifica nada em 2 anos, por mais que queiramos?
Porque é que nao compreendes que o Sporting, é um clube do qual devemos ter orgulho da sua história eclética, dos seus valores e do seu contributo para o desporto nacional e internacional?
Porque é que nao compreendes que o Sporting, como entidade, é muito maior do que qualquer realidade pessoal que queiramos atribuir?
E por último, porque é que nunca te li a dizeres isto “VIVA O SPORTING”!?
O que sempre vi por aqui na tasca e verem em Bruno de Carvalho um deus. Quando alguém faz uma crítica o argumento e sempre o mesmo : ironicamente com o Godinho e que era bom. Mas alguém aqui alguma vez defendeu o anormal do Godinho que só fez merda??? Mas o facto desse do ter feito merda legítima que tudo o que o deus Bruno de Carvalho faça e bem feito??? Putas de comparações . Claro que Bruno de Carvalho e melhor , nas não e um deus !!! Erra e vai continuar a errar
Assim como assado, estes posts têm estado um alvoroço, como tal, cá vai:
Notas soltas.
1) Não me esqueço deste ditador deste presidente, depois de ser chamado de Nazi para baixo, inclusive por um dos jogadores, ter esquecido esse pequeno pormenor, que só por si daria um processo, para fazer a vontade à equipa técnica. Passados 7 dias, era ver o atleta até então em litígio, a tirar lugar a outros que treinaram a pré-época toda. Ah, este nazi deste presidente, que não dá o braço a torcer e não ouve o treinador ou cede aos seus caprichos. E na mesma linha, não se vendeu o William. Como é que foi mesmo? Ofereciam pouco menos do que a cláusula? Ok, mas como é um atleta indispensável à estrutura técnica, só sai mesmo pela cláusula. É preciso dotar a equipa de mais-valia e garantir ao treinador que tenha os melhores. Resultado: olha, fodeu, hoje ninguém lhe pega por mais de 15 milhões.
Rojo? Dier? A sério, não vão por aí. Um era indispensável, mas deu-nos a possibilidade de ter Nani. O outro, bom, o outro é um caso que nem faço questão de recordar.
2) “Ah, e tal, mas é preciso assumir que as contratações falharam”. Ora bolas, quais delas? Alguém jogou um minuto que seja? Gauld? Slavchev? Nem vou analisar o quão desproporcionada é a análise comparativa face a Elias e Pongoles, mas daqueles que já jogaram, qual deles evidencia uma contratação falhada? Só se for o Sarr, que está mais verde do que uma anona. O Jonathan? Ok, anda a centrar mal como o raio, mas parece-me uma alternativa bastante bem conseguida para um Jefferson que só parece ter acordado após a sua vinda. Geraldes? Vale. Não percebi, também. É prejuízo, pois é, mas queremos o quê, acertar em todos? Agora, não me falem de Gaulds e Slavs e afins, porque o mais certo é serem só desonestos na análise. Aliás, estes dois, provavelmente, estão hoje pior do que quando chegaram. Devem estar na merda, nas lonas. Talvez isso seja também um sintoma de que nem tudo vai bem entre treinador e presidente. Provavelmente há quem (presidente?) não aceite o facto de nem sequer ser dada uma oportunidade, por mais insignificante que seja, a esta gente que veio. E aqui o Marco teve culpa, principalmente no início da época, onde era por demais evidente que estava colado que nem uma lapa às ideias do Leonardo e aos jogadores base do mesmo.
3) Desculpa, Gregor, mas tenho de pegar nisto que disseste hoje, que passa por uma espécie de perdão tímido a abordagens péssimas, muito mal conseguidas, que deixaram o Sporting na merda, mas que não tiveram como objectivo último fragilizar o Sporting. A sério, eu leio isto e depois coro de vergonha por haver quem siga esta lógica. Então vamos lá perceber uma coisa. Quer dizer, estes tipos lançaram o Sporting na merda, e merda é eufemismo, mas há que ter cuidado na análise, porque o fizeram para fortalecer o Sporting em determinadas esferas. Tudo certo, opinião legítima. Mas e depois? Depois pega-se no mandato do Bruno de Carvalho e diz-se que está tudo mal, tratando-o de truculento para cima, também, e não dando uma de barato. Ai disseste esta merda? Sai, patife, caloteiro. Sai, quero lá saber que tenhas colocado as finanças em ordem, contas herdadas de quem se apresentava como um senhor e que teve como azar último uma abordagem que era suposto fortalecer o Sporting, mas que, por azar, deu merda! Sai, patife, que só fazes merda! Já chega, não há quem suporte. Contratações falhadas, lutas desnecessárias num futebol que se quer em paz, etc. A sério, não há quem vos perceba. Volto a frisar: por vezes também sou assaltado por aquele momento perverso de querer ver o que fariam os senhores do antigamente. Volta Jebardolas, que estás perdoado.
4) Hoje pensei na saída do Marco. Nunca quis que o Marco viesse, apenas e só porque sempre achei que o caminho devia ter sido seguido com o Leonardo. O Leonardo era o homem para o cargo. No entanto, o Leonardo saiu porque não deu para manter e, quanto a mim, fomos buscar o único treinador que podia fazer o cargo. Gosto muito das ideias do Marco, na forma como a equipa joga, e não acredito que possamos ir buscar igual, desde logo porque não há ninguém de jeito disponível. Posto isto, e mesmo que o Marco saia, não vou ser capaz de o criticar. Não gostava dele, nos tempos do Estoril, mas ganhei-lhe apreço, como aliás acontece com todos os que vêm. No entanto, sei bem que até aqui nos vamos foder e nos vão foder. Ou julgam que o Marco, assim ponha os pés fora de Alvalade, não vai arrasar no carnide? O Marco sabe de bola, mas tem os seus erros, e aposto, mas é que aposto mesmo, que chega ao Carnide, leva essas guidelines na mala (dos erros que aconteceram em Alvalade) e faz por lá um brilharete. E quem se lixa é o mesmo de sempre. Afinal de contas, já que somos bons formadores de talentos, passamos a ser bons formadores de treinadores, oh caraças. E mais: julgam que lhe vai passar pela cabeça, se sair para a luz, vetar a entrada de jogadores escolhidos pela direcção, ou não os utilizar, de todo? É o vais. Vais, vais. Está-se mesmo a ver o Marco a telefonar a altas horas da noite ao orelhas, dizendo-lhe para não trazer x, que x não vai jogar, e estragar os planos de mais um desviozito para a conta do orelhas, que enriquece naquela lógica do criacionismo. Ai metes a jogar, metes. Então aí, se acontecer, e já me estou a alargar muito em futurologia, porque o Marco ainda é do clube, vou dizer-lhe das boas. É isto que me fode! Vamos continuar a cansar-nos, a ouvir quem tem problemas claros de análise imparcial, quer um regresso ao passado e acusa quem está com a direcção, de carneiragem, apenas e só porque estes últimos concordam com o rumo seguido. E assim acabaremos por afundar novamente. Não é suposição, é uma evidência que está historicamente e factualmente provada na última década de Sporting. Aposto que há milhões de bichos a esfregar as mãos de entusiasmo, perante o rumo que as coisas seguem aqui, e já nem estou a falar de sportinguistas que são críticos, querem a demissão e o boda. E há que reconhecer que esses milhões estarão quase quase a levar a água ao seu moinho. Ou então acordamos deste triste pesadelo e damos o murro definitivo na mesa. Coramos de vergonha os Carlos Daniel da vida, ou os gordoberns, os gosmas, os pedros brazes, os ritas, os simões, os vederwannabe, os hugos gilbertos, os ribeiros, e todos esses que cascam e cascam e moem e moem. Já viram quantos são? Pois é, são mais do que as mães, agora imagem o lado do poder e decisão. Status quo do best, impenetrável. Queres juntar-te a eles? “Quero juntar-me a eles é o caralho, que não és mais sportinguista do que eu”. Ok, bem dito. Então agora começa a teclar, porque estamos todos à espera, no mínimo, de um voto sentido de repúdio à herança dos godinhos, JEBs e Francos, com o devido tratamento irascível e catártico. Depois então volta e critica a presente direcção, mas não te esqueças de apresentar propostas e de, no mínimo, saber reconhecer o que de bom foi feito, que foi só e apenas ter trazido o Sporting de uma zona onde já não havia pé. Agora, se quiseres continuar a matar à boa moda de um qualquer programa televisivo, focando a análise no cansativo “o que seria se tivesse sido a anterior direcção a fazer”, esquecendo qualquer análise comparativa e digna desse nome, então podes ficar longe de mim. Escreve para aí.
Desculpa lá mas não podes meter o gauld e o slavchev no mesmo saco! Gauld tem 18\19?anos e já se notou que é craque… Slavchev neste momento tem tudo para ser um flop:mais velho, nem na B joga e tem forte concorrência!
Epá, desculpem lá as linhas, mas um gajo começa a escrever e não acaba mais.
Já agora, a referência a deus. Bruno de Carvalho não é deus. Vai errar, como provavelmente já errou, estando a lembrar-me da primeira comunicação aos jogadores. Não gostei. Não é coisa que tenha forma de passar bem na cabeça de gajos que não primam eventualmente pelas melhores reflexões. No entanto, é apenas o melhor homem para o cargo. Apenas e só isso. Nos meus cerca de 30 anos de vida, não vi ninguém assim. Tudo coninhas moles, que iam lá para se servir do clube e passar por agradáveis aos senhores do costume.
No fundo todos queremos o mesmo que são vitórias para o nosso clube. Eu nunca vou deixar de apoiar a equipa e sempre que puder estarei nos estádios desse pais. Eu amo o Sporting o meu puto ama o Sporting e o meu pai ama o Sporting. E acho que não havia necessidade de andarmos a dar tiros nos pés com comunicados AG e críticas públicas aos jogadores. Eu no início da época não pedi o título. Tenho consciência da situação do clube e da merda que o Bruno apanhou. Fico satisfeito se conseguirmos o segundo lugar e se ganharmos a taça. Porque sei que para o ano as diferenças para os nossos rivais serão menores e que aí sim poderemos ambicionar o campeonato. Mas este ano precisamos de estabilidade a tal estabilidade que tivemos o ano passado. E sinceramente estis a passar uma imagem de dssespero que do causa intranquilidade e era desnecessária. Viva o Sporting e espero que amanhã façamos uma excelente exibição e ganhemos
Esta conversa do MS já me começa a chatear e não é pouco.
Não consigo perceber uma Conferência de Imprensa ONDE DIZ QUE NÃO VAI COMENTAR AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE MAS PASSA TODAS AS PERGUNTAS A RESPONDER ÀS MESMAS!!!!!
Ou o departamento de comunicação não lhe ensinou a dizer, já respondi, próxima pergunta e portanto é incompetente ou então o incompetente é ele nas conferências de imprensa.
E quando diz que é “muito honesto com a Comunicação Social” tal é um erro de amador, pois ao inimigo as mentiras são ditas com todos os dentes se necessário.
Decidi fazer contas.
As minhas contas foram feitas a partir de dados retirados da Wiki Sporting e da Wikipedia. Foram arredondadas, e espero naturalmente não ter cometido nenhum erro.
Fiz as contas a partir de Santana Lopes, o inicio do Projecto Roquette, portanto, o terceiro ano de C.Queiroz.
Exclui os treinadores com muito poucos jogos, porque se não Cantatore com os seus 3 jogos e 66.6% de vitórias seria o melhor; tal como Veracuteren, Francisco Vital, Oceano e Materazzi.
Não encontrei os dados para Otávio Machado final época 96/97 qd substitui Waseige.
MARCO SILVA: Campeonato 6v6e1d; TP3v,LC2v1e3d. Total 22j11v7e4d.50%31.8%18.1%
mais uma vez espero não ter cometido nenhum erro, se sim as minhas desculpas:
Ranking por nº de vitórias:
Temos 267 pontos de atraso face ao 1º, descontando os 9 de avanço dos anos campeões temos 258 pontos.
O que dá uma média de atraso de 14,33 pontos por temporada!
Com BC temos uma média de 7 de atraso em anos completos e uma de 8.5 se quisermos incluir a temporada actual. Ou seja, estamos a recuperar a um ritmo de 7,33 ou 5.85 pontos por temporada.
Mais uma vez o digo, gosto do Marco Silva e desejo que ele obtenha os maiores sucessos no Sporting Clube de Portugal… Mas desde a pré época até agora os resultados são o que são… Não há volta a dar! (Já quando o campeonato ia com 4 jornadas tinha referido como a coisa ia).
Chamem-lhe ‘falta de tarimba’, ‘falta de killer instinct’, mas que não é um Mourinho disso não tenhamos a minima dúvida.
Além do mais não curto a forma ‘politicamente correcta’ como aborda as confªs de imprensa… Ele não é parvo nenhum, sabe bem o que nos têm feito e o que nos estão a fazer todos os dias na imprensa escrita, falada e televisionada, logo, poderia manter o tom cordial mas escusar-se a dar certas premissas para depois virem os títulos incendiários no dia a seguir…
Observem-se os últimos resultados para o campeonato…
Em 15 pontos possiveis fizemos 8… Pouco mais de 50%… Para mim inaceitáveis estes resultados… Mas o pior, e isto é para os defensores do estilo de jogo do Marco Silva, é o nível das exibições. Essas sim, inenarráveis, de tão confrangedoras que têm sido. E não me venham com merdas que os jogadores estão cansados… Se apresentam índices de fatiga acima da média isso prende-se com FALTA DE PREPARAÇÃO FISICA. Ponto!!!
E, como percebo das palavras de Bruno de Carvalho, ele está a ficar farto da falta de empenho dos ‘meninos mimados’. Também eu e muitos mais!
Para aferirmos o nivel de comprometimento dos jogadores com o rendimento colectivo basta ver como, no jogo com o Moreirense falhámos de forma desplicente dezenas de passes… Quase nunca ganhamos a 2ª bola, até parecia que estavam com medo de meter o pé. A forma de defender quando não temos a bola é para mim o maior equívoco de Marco Silva, uma tristeza. Já para não falar na INEFICÁCIA nos lances de bola parada. Ofensivamente é raro marcarmos golos de livres ou cantos, já Defensivamente tem sido uma vergonha o comportamento dos jogadores nestes lances… Com golos sofridos de forma infantil…
Por isso, e com muita pena o volto a afirmar esta época, Marco Silva ainda não me convenceu… Mas o pior é que me parece que não convenceu quem mais importava convencer, ou seja, os jogadores…
Grande trabalho, 7-1. É com números que nos entendemos.
Ainda me lembro bem do que aqui se disse aquando da troca do leonardo pelo marco, em especial a quem achava que era mudar de cavalo para burro.
Até porque não acho justo julgar ninguém sem sequer o deixar acabar uma época, tenho evitado comentar o trabalho do marco. Mas no fim da época tem que haver balanço.
Há que ver as coisas como elas são e não como queríamos que fossem.
Aí está a “lebre de uma das nádegas”, o guimarães a ser ajudado…
Já houve 2 faltas para amarelo e o ‘boi de apito na boca’ marcou as faltas mas nada de cartões… Agora há pouco golo anulado ao Estoril, numa posição em tudo igual á de joackson ontem no campo dos ladrões…
53’… falta do lateral esquerdo do estoril e primeiro amarelo do jogo… Foi uma falta em tudo idêntica a uma das que os jogadores do guimaraes tinham executado na 1ª parte…
Relativamente ao MS eu considero-o um bom treinador, com uma ideia de jogo, ou modelo de jogo, moderna e muito mais apelativa, do ponto de vista ofensivo, do que a que caracterizou a era LJ.
Concordo como que aqui se disse sobre o processo defensivo da equipa neste momento, isto é, uma dificuldade enorme em realizar o controlo de profundidade e também de cruzamento na fase I do processo defensivo (defesa propriamente dita) e um rendimento medíocre nos esquemas táticos defensivos e ofensivos. Para além do que disse, também considero existirem algumas debilidades nos posicionamentos defensivos coletivos no momento de jogo que referi e também no de recuperação defensiva. Por outro lado, já aqui elogiei o comportamento defensivo da equipa no primeiro momento de pressão à construção adversária (em 442, com um dos médios, que costuma ser o JM, a juntar-se ao PLC).
Ora estas virtudes e defeitos dependem sempre, não apenas do treinador, mas também dos jogadores e das suas características/competências. Por exemplo, no ano passado, no âmbito do meu percurso acadêmico, realizei uma análise a cinco jogos do Estoril de MS e não me era possível perspetivar estas dificuldades defensivas que agora vejo na equipa do Sporting, isto porque a equipa do Estoril atuava num método de jogo defensivo idêntico a que utilizamos atualmente (defesa à zona pressionante e mais especificamente em linha no que respeita ao setor defensivo) e era, no geral, bastante competente nos posicionamentos e no controlo de profundidade. Ora o mesmo treinador, com as mesmas ideias, mas com resultados bastante diferentes (resultados=rendimento da equipa e dos seus jogadores) certo? Então em que é que ficamos? Culpa do treinador? Do processo de treino que lidera? Ou das debilidades dos jogadores que treina?
Sem querer estigmatizar nenhum dos nossos ativos digo-vos apenas o seguinte, eu na equipa que treino atualmente (iniciados) e tendo em conta que atuo com a mesma ideia defensiva que descrevi, ficava possesso se algum dos meus centrais evidenciasse comportamentos defensivos como os que alguns jogadores do Sporting mostram jogo após jogo! Não duvidem que tenho no meu plantel CRIANÇAS que percebem mais de comportamentos defensivos do que alguns HOMENS do Sporting, com o Maurício e o Jeffersson à cabeça. É inacreditável a incapacidade de ambos em manterem a concentração durante o jogo e sobretudo de atuarem em linha (repare-se p.e. No golo do moreirense, quem estava a colocar o opositor em jogo?) e essas “distrações” ou “incompetencias” pagam-se caro a este nível.
Sobre a postura do treinador nos momentos de comunicação com os jornalistas, concordo com o que aqui se disse, demasiado cordial, demasiado aberto, demasiado blá blá blá. Por exemplo, na conferência de hoje, não tinha nada de dizer o que disse sobre o “recado de BdC” ou sobre os reforços, bastava um não comento ou um “sobre reforços trato com quem de direito e o importante é o jogo contra o nacional” e chegava perfeitamente. Curiosamente, o LJ sofria dos mesmos males.
Ps: para não dizerem que bato sempre nos mesmo ceguinhos, por exemplo o Adrien, na minha opinião, apesar de ser bastante agressivo e um excelente recuperador de bolas, tem graves deficiências na ocupação dos espaços no momento defensivo do jogo. Tal como pude ver no blog SPVN, confirmando a minha percepção ao vivo, o atleta em causa tem grandes dificuldades em perceber onde se colocar quando a bola está no corredor lateral mais distante de si, colocando a defesa demasiado exposta quando o adversário consegue progredir por dentro do nosso bloco.
Afinal, pensava eu que andava a pregar no deserto… Ou que a minha vista me andava a pregar partidas durante os jogos do SCP, mas afinal… não!!!
Gostava que analisasses também a forma como a equipa está a abordar os lances de bola parada, quer ofensivos quer defensivos… Por exemplo, nos livres ou cantos contra nós não percebo porque coloca os 11 jogadores dentro da nossa área?!? Em meu entender bastariam 6 jogadores mais o GR, 2 jogadores (ou 1) na meia lua (jogadores com excelente passe), passando a 1 se os adversários tentarem marcar o canto curto, e aí um jogador ajuda na cobertura ao marcador do canto, e, 2 jogadores colocados sobre a linha de meio campo, digamos um ao centro e outro sobre um dos flancos, ou os dois bem abertos nos flancos… Estes seriam os jogadores mais rápidos, tecnicistas, e menos determinantes no jogo aéreo, tipo Mané e Carrillo.
Esta situação das bolas paradas é, para mim, outro equívoco da táctica de Marco Silva…
Na época passada falava-se que Leonardo Jardim previligiava o jogo pelos flancos e menosprezava o jogo interior… Infelizmente foi um facto… No inicio desta época verificou-se que Marco Silva se preocupou em melhorar esse aspecto do jogo do SCP, com resultados práticos… E de repente, deixou de o fazer… Basta ver os últimos jogos, Moreirense, Vizela, etc… A que se deve isso?!?
E por último as coisas simples que falhamos no decorrer de um jogo chega a ser, no minimo, exasperante… Tais como, passes, desmarcações, combinações, tabelinhas, triangulações, movimentações colectivas nas transições defesa-ataque, ou meio campo-ataque… Agora digam-me, honestamente se têm observado estes processos a melhorar no SCP 2014/15??? A minha resposta já a sabem…
Ó Mike, boa análise técnica, mas falta aí perceber um aspecto. Se o marco tem processos superiores aos do leonardo, mas obtém resultados inferiores (por ter jogadores inferiores no Sporting aos que tinha no estoril??? de onde veio, e era titularíssimo, Jefferson, pelo vistos um dos nossos maiores problemas???) porque é que não simplifica, de modo a melhorar resultados? Meia época de resultados desatrosos e uns quantos jogos de qualidade de jogo digna do CNS não chegam?
Sabes, eu não tenho a vossa percepção técnica do jogo e por isso prefero usar analogias que domino, como a comidinha.
Leonardo era como uma cozinheira idosa e gordinha: com ingredientes medianos fazia receitas sempre iguais, que não deslumbravam mas ficavam sempre bastante saborosas. Marco é um aprendiz de chef: com os mesmo ingredientes medianos e mais uma trufa emprestada de inglaterra faz pratos requintados, que nos fazem passar fome e que mesmo assim não conseguimos acabar, porque sabem mal.
Hadji, eu referi que, na minha opinião, o MS tinha processos superiores no que respeita ao processo ofensivo da equipa, nomeadamente na criação de situações de finalização onde (e concordo com o Xupa-me quando afirma que nos últimos dois jogos este aspeto teve uma quebra de rendimento que levou a equipa a focar-se demasiado nos corredores laterais e originou um número absurdo de cruzamentos) este ano mostramos uma variedade e sobretudo uma capacidade muito superior de criar pelo corredor central (Nani contribui e de que maneira!).
No que respeita ao Estoril, fiz questão de referir que analisei alguns jogos da época anterior, onde já não estava o jefferson e o que procurei reforçar foi que o Estoril de MS tinha bons princípios de jogo defensivo e sim, na minha opinião, os elementos do setor defensivo dessa equipa, mesmo sem serem primores de técnica e de força, mostravam maior entendimento do jogo e dos comportamentos defensivos a executar nos seus diversos momentos, o que se traduzia num controlo de profundidade muito mais eficaz do que o que a nossa equipa executa atualmente.
Acho o MS um bom treinador e a equipa já montra sinais da sua identidade de jogo, também é preciso perceber que de forma a ter um processo ofensivo mais dinâmico e imprevisível é indispensável libertar mais jogadores para se integrarem na manobra ofensiva da equipa, o que consequentemente dificulta o momento de transição defensiva (ataque-defesa) e aumenta o risco de contra ataques adversários em situações de igualdade ou superioridade numérica.
Sobre o LJ, não me percebam mal, aprecio o trabalho que realizou e o seu pragmatismo, que se estende às suas ideias de jogo, contribuíram e muito parava classificação da época transacta. Defensivamente, a seguir ao JJ, é o melhor treinador português (mourinho fica de fora por ser extraterrestre e AVB também está a outro nível, sobretudo ofensivamente) da atualidade. Por exemplo, ao nível dos esquemas táticos defensivos foi o melhor treinador que o Sporting teve nos últimos dez anos. O XAP falou do número de jogadores que ficam em equilíbrio ofensivo (preparando o contra ataque), na minha opinião, uma equipa com a estatura média que os jogadores do Sporting têm não se pode dar ao luxo de colocar duas unidades sobre a linha de meio campo, mas lá está eu também gosto de segurança e pragmatismo! Eu não fiquei minimamente satisfeito pela saída do mister LJ, aliás partilhei aqui na tasca essa minha opinião, mas, parece-me que o MS, dos treinadores que se encontravam no mercado, foi a melhor solução possível.
Eu só quero dizer uma coisa porque é que muitos de nós estamos a ir na conversa da AS (abominação social) portuguesa? Todos nós sabemos que a pasquinagem tem uma visão inclinada e parcial e que vai ler nas “entrelinhas e segundos sentidos e recados a este e áquele” e nós vamos na conversa? Vamos deixar que eles levem a “campanha” a bom termo? Eu sei que é dificil, porque mais que não seja a nossa AS tenta vencer-nos pelo cansaço, a nossa AS ESTÁ A USAR COM O SCP A MESMA TACTICA QUE O MINISTRO DA PROPAGANDA DO HITLER, que é exposição continua e prolongada á mentira (sem acesso a outras fontes), até esta ser tomada pela verdade….
Eu comprava jornais desportivos todos os dias, uma vez um, ás vezes o outro e raramente dois, até que me fartei de ser manipulado por gente que não me respeitava nem como cliente, quanto mais como pessoa e decidi acabar de vez com isso, peguei naquele euro diário (é menos eu sei) e fiz-me sócio outra vez, sim porque se era para dar aos porcos, prefiro ajudar o meu clube.
Para finalizar 2 pontos a nossa AS se o BdC disser “o meu sangue é verde” ao outro dia publica “BdC enviou um recado indirecto ao treinador e jogadores porque o sangue deles fuschia ou uma merda assim” mas quem é que são eles para interpretarem as frases ditas por outra pessoa? E quem é que são os sportinguistas para permitirem e validarem uma coisa dessas? Querem 1 exemplo? “então está contente pelo carnide ter sido eliminado da taça? eu quero que eles se lixem a mim só me interessam as vitorias do meu clube, não as derrotas dos outros” No dia a seguir publicado no pasquim “BdC quer que o carnide se lixe” Brincamos ou quê? E vocês dão relevancia e cobertura a esta AS?
Eu proponho um desafio, vocês escolhem um comunicado qualquer (tem de ter mais de 3 linhas) do fcporco ou do carnide e eu usando as mesmas técnicas da nossa AS transformo aquilo num “complot” com indirectas, birras e clivagem nas hostes…experimentem só para verem o resultado!
20 Dezembro, 2014 at 14:28
Agora momento riduculo do dia…. Sterlling o melhor jovem do Mundo. Não consigo parar de rir !!!!
20 Dezembro, 2014 at 15:29
Por acaso o gajo é bastante bom. Só lhe falta alguma compostura e remate.
20 Dezembro, 2014 at 16:35
Mas dai a melhor jovem do mundo…
20 Dezembro, 2014 at 18:05
??? Estamos a falar de jogadores sub-20!!! Diz-lá um melhor…
20 Dezembro, 2014 at 18:55
o manel, por exemplo….
20 Dezembro, 2014 at 14:31
frase da Marco Silva na conferência desta tarde:
“Nos últimos jogos não tivemos a atitude que os nossos adeptos merecem”.
agora, cada um faça os filmes que quiser.
para mim, resume-se tudo a isto.
20 Dezembro, 2014 at 14:39
Estive agora a ver parte da entrevista do Marco Silva na antevisão do jogo de amanhã na Madeira, e… mais uma vez NÃO GOSTEI!
Enrolou-se todo na resposta a mais um comunicado do Presidente, para depois, ao fim de 3 min, dizer que não tem nada que responder a isso… Mas porque é que logo a seguir à pergunta não disse que isso não são assuntos da sua esfera?
Veio falar que ‘os sócios do SCP não gostam de quase todos os dias ter comunicados’… Mas quem é ele para falar sobre os sócios do SCP?
Eu pessoalmente concordo em absoluto com mais este comunicado do Presidente do Sporting Clube de Portugal, e sou sócio… É que não nos esqueçamos do que se disse sobre o SCP, mas sobretudo o que a Liga do Duque fez a dois processos apresentados pelo SCP contra os atropelos à verdade desportiva…
Em suma, Marco Silva está-se a por a jeito, e não gosto mesmo nada desta postura, como não tenho gostado das equipas que tem apresentado, do futebol demonstrado, da quantidade de passes falhados em cada jogo, da indeficácia em cantos e livres ofensivos, nem tão pouco dos golos sofridos de forma infantil, mas sobretudo da maneira defender da nossa equipa quando não tem a bola…
Por isso Marco, não fales dos sócios do SCP, quando não só não conheces o seu pensamento, mas sobretudo não foste eleito para falares por eles. Foste contratado para apresentar soluções para um grupo de jogadores muito superior ao que tinhas no estoril e… nesse campo tens estado muito aquém do que eu, e muitas centenas de milhar de sportinguistas esperavam.
Mas por ver em ti potencial estamos a dar-te mais uma oportunidade, não a desperdices…
20 Dezembro, 2014 at 14:50
Palhaçada . Ja se previa que quando as coisas corressem mal o presidente se viesse vitimizar . Se foi eleito não precisa de se legitimar novamente tão simples quanto isso. Se quer bater a porta que vá de imediato . Agora o discurso de sou eu contra todos só seve para deixar para segundo plano a merda que se fez este ano no plano desportivo. Que continue mas e a trabalhar e esteja mais vezes calado e o que se pretende. Quer despedir marco silva ? Que o assume de uma vez por todas e actue. Agira fazer esta puta de pressão psicológica sobre tudo e todos só vai dar merda . Perdemos o jogo com o nacional e marco vai se embora . Onde e que eu há vi isto ????
20 Dezembro, 2014 at 14:54
Palhaçada?
Palhaçada é haver pessoas a fazer comentários como esse, sem terem a minima noção do propósito que o Presidente Bruno de Carvalho pretende atingir…
O pior cego não é o que não vê, é o que não quer ver…
20 Dezembro, 2014 at 14:59
Quanto mais escreves, mais merda dizes.
Quem é que se está a vitimizar?
Quem é que quer despedir o treinador?
BdC não está sozinho contra todos, quer sim que todos estejam com eles contra a merda que domina o futebol português, mas que também que papagaios como tu mostrem a cara e digam que não o querem à frente do clube.
Tudo o que escreves é a dizer mal de tudo e de todos.
Tens agora uma boa oportunidade de ir à AG, pedir a destituição da Direcção e dizer o que queres para o futuro.
Terás sequer colhões para lá ir?
20 Dezembro, 2014 at 15:05
Mas alguma dessas aves agoirentas irá a essa Assembleia Geral???
Esqueçam lá isso, isto andam por aqui, por ali, mas o melhor é fazermos como o outro:
“Deixa-os pousar…”
20 Dezembro, 2014 at 15:17
Quem nos dera que o anterior tivesse tido a coragem de se legitimar novamente….
20 Dezembro, 2014 at 15:33
Perdes tempo aqui…a quinta pata daquele boi não se vai mamar sozinha!
20 Dezembro, 2014 at 15:09
Epa, eu sinceramente, respeito todas as opiniões. Mas…fdx
À 13ª Jornada, a 4 pts do 2º
Nos quartos final da taça
Na Liga Europa
A taça da cerveja para começar
Estarmos com a conversa, se quer ir vá, se quer despedir despeça…faz-me muita confusão
Será possível que existam Sportinguistas que estejam bem a ser cobaias das nádegas e amigos?
Será possível existirem Sportinguistas com perda de identidade?
Os árbitros roubam – A culpa é do Bruno de Carvalho
Os jogadores só renovam se jogarem mais – A culpa é do Bruno de Carvalho
Os pasquins massacram – A culpa é do Bruno de Carvalho
Bom é ter dividas
Bom é não conseguir pagar as dividas
Bom é jogadores como o montinho ou padrasto da mariana
Bom é ficarmos em 7º
Bom é sermos gozados por salvadores e fruteiros
Bom é não ter pavilhão
Bom é ter um estádio com fosso para os crocodilos
Bom é pagar 2.5M por ano a um jogador, mesmo que ele não se esforce
Bom era quando tinhamos vergonha de dizer: SOMOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Janeiro, temos todos uma boa oportunidade para falar!.
SL
20 Dezembro, 2014 at 15:12
+1
20 Dezembro, 2014 at 15:18
É caso para dizer… Apareçam e manifestem-se!!! Se tiverem os colhões para isso!
20 Dezembro, 2014 at 15:25
Escrever nas redes sociais, ou, comentarem sobre o protetorado dos pasquins e nádegas é mais seguro.
Exporem-se junto dos seus em casa própria, é capaz de lhes manchar o nome e os tomates encolhem por causa do frio.
SL
20 Dezembro, 2014 at 15:36
E merecíamos estar na Champions com todo o direito.
E a distância para o colo-colo no campeonato é, como se sabe, artificial e construída à base de roubos praticamente em todas as primeiras 12 jornadas.
20 Dezembro, 2014 at 15:42
4 pontos do segundo, não… 7 e menos um jogo. E ainda a 10 do primeiro que segundo o Presidente deveria ser a bitola. A questão é que parte do sucesso do ano passado começou em retirar a pressão à equipa que foi exactamente o contrário do que se passou este ano. Aumentámos as expectactivas e agora não sabemos lidar com isso. Gerir um plantel e prepará-lo para ganhar um título é mais do que pôr 11 gajos a jogar ao fim de semana.
20 Dezembro, 2014 at 19:27
Preparar uma equipa para ganhar Campeonatos em Portugal é: pagar os ordenados aos arbritos,
etre outras benesses.
Só que o Sporting nao acredita
nessa maneira de estar no desporto.
Mas tu sim, certo?!
Estando em todas as frentes e com o plantel que temos.
Sinto que estamos a fazer uma boa época.
Acredito que a segunda volta nos vai ser muito mais favorável!
Temos o melhor Presidente dos últimos 30 anos.
Temos um treinador muito Bom apesar de jovem e de estar pela primeira vez num Grande e a disputar tanta taça e tantos super Egos.
Temo mais por alguns ditos Sportinguistas do que por muitos Lampeões e Tripeiros.
Sinto que há muita “boa” gente que gosta do Sporting apenas para proveito próprio e das suas carteiras/profissões e que com a chegada do Bruno perderam os seus tachos… E só se lembram de denegrir e atacar o presidente, na espectativas de voltar a ser como dantes.
Meus meninos:
A agua só passa uma vez por de baixo da ponte.
Nunca mais o Spirting vai ser o que era.
Se voltar a ser parecido, eu deixarei de ser Spottinguista!
Temos de lutar com as armas que temos para ajudar o Presidente e nao é com certeza a atacar ou a por em causa o que ele esta a fazer que lá chegaremos.
Há tanto lojo aqui neste Blog vestido de cordeiro .., que às vezes me mete nojo.
Amanha lá estarei a defender o Nosso Sporting Clube de Portugal!
21 Dezembro, 2014 at 14:16
Tadeuzinho, olha, senta-te aqui neste banquinho…
Sinceramente, há poucos gajos que me irritam como tu. Sócio há meia dúzia de dias que nunca fez um cú pelo Sporting e agora se julga com moral para dar lições de Sportinguismo e mandar bitaites a torto e a direito. Ao menos aprende a ler antes de largar a verborreia… eu apoio o Presidente do Sporting e dou graças por ele estar no panorama Sportinguista. Mas não sou cego e, como já disse, acho (na minha opinião enquanto Sportinguista, ex-atleta e sócio há quase 30 anos) que errou/está a errar em 3 fundamentos: escolha da estrutura que o suporta sobretudo na formação, política de comunicação incluindo a criação de expectativas demasiado elevadas, e política de contratações. Ele, como Presidente responsável que é, já reconheceu que tem responsabilidades, mas agora tem que analisar estas questões a fundo e melhorar, não insistir no mesmo erro. Tentar dividir o Clube não é nem nunca será solução.
Agora, se não queres perceber isso; problema teu. De mim não lerás nem mais um escrito a responder à tua prosa.
20 Dezembro, 2014 at 15:44
Para começar acho que este post é sobre a auditoria ao mandato de JEB é isso? Isto vai por aqui um caos….
Quanto a JEB esperava mais detalhes. Esta parte é quase uma não notícia. Só uma constatação do buraco em que nos ajudou a enterrar.
O que ainda não vi por aqui foram os críticos das contratações feitas neste defeso. Exige a honestidade intelectual que façam um balanço entre contractar este cepo por 10M e contractar um André Geraldes por 500mil. Será que agora percebem a estupidez que é passar a vida a questionar as contratações que foram feitas esta época em comparação com Jeffren, Pongole, Rodriguez etc?
As contratações esta época todas juntas não chegam a um terço do que foi gasto nesses mancos. É a prova provada que se não fosse o esforço feito pelos 2 jovens a quem muito devemos, agora se calhar estaríamos a torcer por um sporting futebol clube qualquer numas distritais em vez de estarmos desiludidos com os 10 pontos de atraso para o carnide.
Pede-se que ponham as coisas em perspectiva. Abram os olhinhos sff e percebam de uma vez por todas porque temos que ir com esta direção até ao fim.
SL
20 Dezembro, 2014 at 16:14
O que não impede de dizer que as contrações deste ano também não foram bem feitas… o que é certo é que temos uns quantos milhões empatatos em Cissés, Geraldes e Sarrs que poderiam ter sido investidos de outro modo.
20 Dezembro, 2014 at 16:25
Dizes tu.
Nunca vamos acertar em todas as contratações mas parece-me óbvio a diferença entre o que é gestão danosa e um investimento que não resulta. Não te parece?
Até te digo mais. O Sarr vai dar lucro.
21 Dezembro, 2014 at 11:55
Claro que há… ninguém sequer sugeriu que este ano se fez uma gestão danosa ou que as contratações deste ano se comparam às contratações de pongolle ou elias. Mas o passado não pode deixar o presente imune a críticas. E parece-me claro que as contratações foram tudo menos cirúrgicas como tinha sido sugerido pelo Presidente… mais, se fores ver os jogadores contratados independentemente do que custaram, não obedecem a critério algum. Comprar Gazelas, Andrés Geraldes, Sambinhas e Cissés para ficarmos com 60 jogadores entre a a A e a B simplesmente não faz sentido e quem engendrou essas contrações não pode deixar de ser avaliado. O Presidente, como responsável máximo, já o fez, mas simplesmente não pode deixar de fora o resto da estrutura por detrás do planeamento da época desportiva. O mesmo se passa com a formação.
22 Dezembro, 2014 at 3:48
Mas o Presidente alguma vez se escusou a assumir responsabilidades e a apresentar informação sobre os mais variados assuntos da vida interna do SCP?
Em 30 anos acho que é, só, o Presidente que mais dialoga com os sócios e adeptos, mas que além disso ainda apresenta de forma transparente a informação sobre transferências, formação etc, etc, etc…
Dizes que “…se fores ver os jogadores contratados independentemente do que custaram, não obedecem a critério algum.”… Sinceramente, achas que isto é SÉRIO?
Vai mas é dar beijinhos ao JEBardo, ao godinho flopes e ao sóares de franco… Esses é que devias ter criticado, mas não, utilizavas 30 por uma linha de argumentos para os defender e… É o que se tem visto, nesses mandatos ‘cada cavadela uma minhoca’…
20 Dezembro, 2014 at 15:46
Ler os comentários deste post torna-se penoso porque somos todos do Sporting…Independentemente de ser salutar discutir o nosso Clube, trocar argumentos, mostrar pontos de vista, não é preciso sermos agressivos entre nós. Para isso já basta a CS e a tal “oposição interna”. Falar de despedir Marco Silva nesta altura não tem sentido nenhum e sinceramente não vejo nada disso no comunicado do Presidente. Mais, levantar essa possibilidade só serve para alimentar divisões internas e dar lenha para a CS. Estamos bem no campeonato? Claro que não. Mas estamos na Taça de Portugal e na LE. Há muito que melhorar sem dúvida e acredito que temos treinador para isso.
Relativamente aos jogadores e à pressão que o Presidente lhes coloca (só alguém muito ingénuo é que pode acreditar que BdC não disse tudo na cara dos jogadores) isso tem que ser encarado como positivo. É a pressão que faz os homens superarem os seus limites. Se os jogadores não se querem superar, alguém tem de os recordar em que Clube estão.
SL
20 Dezembro, 2014 at 17:33
fooooda-se se o Homem passa por aqui a ler “isto” deve ficar com a mesma sensacao que o Ricardo Sampaio teria , se o seu “dossier” estivesse a ser apreciado por putos da primária…
a maioria do que leio por aqui, mais parece saido de “cerebros lampionicos do que de sportinguistas…
desolado…
20 Dezembro, 2014 at 17:35
Mas alguém pediu uma assembleia ? Alguém disse que não queria o homem como presidente ? O que muitos dizem e eu concordo e que com o pouco dinheiro que temos não devíamos ter falhado tanto nas contratações, que não se deviam ter criado falsas expectativas , que ainda era cedo para assumir uma candidatura ao título até porque tínhamos champions este ano . Que se devia ter sido prudente no discurso para fora. Que não se percebe a política da equipa b e dos escalões de formação. Que a nossa comunicação externa e desastrosa e que tem que ser repensada . Que Bruno de Carvalho não se pode expor tanto na Cs. Que não faz sentido criticar jogadores publicamente há sítios próprios para isso. Resumindo o presidente não consegue levar com críticas do que achamos que foi mal feito ? Só quer elogios do que foi bem feito e claro que muita cousa foi bem feita! E preciso destabilizar ainda mais e fazer uma AG? Ele já não sabe que estamos com ele ??? Tem apenas que aprender que estamos num pais livre e que podemos não concordar com algumas coisas que fez ! Ou ele e o super homem? Tem que ter calma ninguém nenhum sportinguista o quer mandar embora.
20 Dezembro, 2014 at 18:15
Mas qual é o teu problema, sinceramente?
Porque é que só vês as coisas pelo lado negativo?
Porque é que só comentas quando há celeuma no Sporting?
Porque é que em vez de criticares constantemente (e não retiro razão a alguns dos teus argumentos), elaboras um manifesto de soluções a corrigir alguns defeitos e, se possivel, apresentar na AG?
Porque é que nunca te li a elogiares a direcção, sem ser os chavões comuns, em âmbitos que realmente importam?
Porque é que falas com tanto conhecimento de causa, se nem trabalhas no Sporting e não sabes como as coisas são, e o que dás valor é a CS que produz contra-informação da qual muito adepto vai na cantiga?
Porque é que não tentas analisar as declarações do Presidente e procurar respostas a problemas que identificaste (como no caso da formação)?
Porque é que sofres do “o nosso é mau, só o dos outros é que é bom”?
Porque é que não compreendes que a situação atual é resultado de vários factores internos e externos, muitos dos quais em que a nossa vontade e trabalho não modifica nada em 2 anos, por mais que queiramos?
Porque é que nao compreendes que o Sporting, é um clube do qual devemos ter orgulho da sua história eclética, dos seus valores e do seu contributo para o desporto nacional e internacional?
Porque é que nao compreendes que o Sporting, como entidade, é muito maior do que qualquer realidade pessoal que queiramos atribuir?
E por último, porque é que nunca te li a dizeres isto “VIVA O SPORTING”!?
20 Dezembro, 2014 at 23:09
Estaremos perante um Riga v.2 ?
20 Dezembro, 2014 at 17:45
O que sempre vi por aqui na tasca e verem em Bruno de Carvalho um deus. Quando alguém faz uma crítica o argumento e sempre o mesmo : ironicamente com o Godinho e que era bom. Mas alguém aqui alguma vez defendeu o anormal do Godinho que só fez merda??? Mas o facto desse do ter feito merda legítima que tudo o que o deus Bruno de Carvalho faça e bem feito??? Putas de comparações . Claro que Bruno de Carvalho e melhor , nas não e um deus !!! Erra e vai continuar a errar
20 Dezembro, 2014 at 18:27
BdC não é um Deus.
BdC é “o” Deus.
Ele é o criador de todos os Deuses.
Ele criou Rinaudo, por exemplo.
20 Dezembro, 2014 at 20:05
Olha bem para o teu comentário. Não quero ser mauzinho mas acho que te revelaste; claramente a única coisa que te interessa é o BdC e dizer mal dele.
20 Dezembro, 2014 at 18:38
Assim como assado, estes posts têm estado um alvoroço, como tal, cá vai:
Notas soltas.
1) Não me esqueço deste ditador deste presidente, depois de ser chamado de Nazi para baixo, inclusive por um dos jogadores, ter esquecido esse pequeno pormenor, que só por si daria um processo, para fazer a vontade à equipa técnica. Passados 7 dias, era ver o atleta até então em litígio, a tirar lugar a outros que treinaram a pré-época toda. Ah, este nazi deste presidente, que não dá o braço a torcer e não ouve o treinador ou cede aos seus caprichos. E na mesma linha, não se vendeu o William. Como é que foi mesmo? Ofereciam pouco menos do que a cláusula? Ok, mas como é um atleta indispensável à estrutura técnica, só sai mesmo pela cláusula. É preciso dotar a equipa de mais-valia e garantir ao treinador que tenha os melhores. Resultado: olha, fodeu, hoje ninguém lhe pega por mais de 15 milhões.
Rojo? Dier? A sério, não vão por aí. Um era indispensável, mas deu-nos a possibilidade de ter Nani. O outro, bom, o outro é um caso que nem faço questão de recordar.
2) “Ah, e tal, mas é preciso assumir que as contratações falharam”. Ora bolas, quais delas? Alguém jogou um minuto que seja? Gauld? Slavchev? Nem vou analisar o quão desproporcionada é a análise comparativa face a Elias e Pongoles, mas daqueles que já jogaram, qual deles evidencia uma contratação falhada? Só se for o Sarr, que está mais verde do que uma anona. O Jonathan? Ok, anda a centrar mal como o raio, mas parece-me uma alternativa bastante bem conseguida para um Jefferson que só parece ter acordado após a sua vinda. Geraldes? Vale. Não percebi, também. É prejuízo, pois é, mas queremos o quê, acertar em todos? Agora, não me falem de Gaulds e Slavs e afins, porque o mais certo é serem só desonestos na análise. Aliás, estes dois, provavelmente, estão hoje pior do que quando chegaram. Devem estar na merda, nas lonas. Talvez isso seja também um sintoma de que nem tudo vai bem entre treinador e presidente. Provavelmente há quem (presidente?) não aceite o facto de nem sequer ser dada uma oportunidade, por mais insignificante que seja, a esta gente que veio. E aqui o Marco teve culpa, principalmente no início da época, onde era por demais evidente que estava colado que nem uma lapa às ideias do Leonardo e aos jogadores base do mesmo.
3) Desculpa, Gregor, mas tenho de pegar nisto que disseste hoje, que passa por uma espécie de perdão tímido a abordagens péssimas, muito mal conseguidas, que deixaram o Sporting na merda, mas que não tiveram como objectivo último fragilizar o Sporting. A sério, eu leio isto e depois coro de vergonha por haver quem siga esta lógica. Então vamos lá perceber uma coisa. Quer dizer, estes tipos lançaram o Sporting na merda, e merda é eufemismo, mas há que ter cuidado na análise, porque o fizeram para fortalecer o Sporting em determinadas esferas. Tudo certo, opinião legítima. Mas e depois? Depois pega-se no mandato do Bruno de Carvalho e diz-se que está tudo mal, tratando-o de truculento para cima, também, e não dando uma de barato. Ai disseste esta merda? Sai, patife, caloteiro. Sai, quero lá saber que tenhas colocado as finanças em ordem, contas herdadas de quem se apresentava como um senhor e que teve como azar último uma abordagem que era suposto fortalecer o Sporting, mas que, por azar, deu merda! Sai, patife, que só fazes merda! Já chega, não há quem suporte. Contratações falhadas, lutas desnecessárias num futebol que se quer em paz, etc. A sério, não há quem vos perceba. Volto a frisar: por vezes também sou assaltado por aquele momento perverso de querer ver o que fariam os senhores do antigamente. Volta Jebardolas, que estás perdoado.
4) Hoje pensei na saída do Marco. Nunca quis que o Marco viesse, apenas e só porque sempre achei que o caminho devia ter sido seguido com o Leonardo. O Leonardo era o homem para o cargo. No entanto, o Leonardo saiu porque não deu para manter e, quanto a mim, fomos buscar o único treinador que podia fazer o cargo. Gosto muito das ideias do Marco, na forma como a equipa joga, e não acredito que possamos ir buscar igual, desde logo porque não há ninguém de jeito disponível. Posto isto, e mesmo que o Marco saia, não vou ser capaz de o criticar. Não gostava dele, nos tempos do Estoril, mas ganhei-lhe apreço, como aliás acontece com todos os que vêm. No entanto, sei bem que até aqui nos vamos foder e nos vão foder. Ou julgam que o Marco, assim ponha os pés fora de Alvalade, não vai arrasar no carnide? O Marco sabe de bola, mas tem os seus erros, e aposto, mas é que aposto mesmo, que chega ao Carnide, leva essas guidelines na mala (dos erros que aconteceram em Alvalade) e faz por lá um brilharete. E quem se lixa é o mesmo de sempre. Afinal de contas, já que somos bons formadores de talentos, passamos a ser bons formadores de treinadores, oh caraças. E mais: julgam que lhe vai passar pela cabeça, se sair para a luz, vetar a entrada de jogadores escolhidos pela direcção, ou não os utilizar, de todo? É o vais. Vais, vais. Está-se mesmo a ver o Marco a telefonar a altas horas da noite ao orelhas, dizendo-lhe para não trazer x, que x não vai jogar, e estragar os planos de mais um desviozito para a conta do orelhas, que enriquece naquela lógica do criacionismo. Ai metes a jogar, metes. Então aí, se acontecer, e já me estou a alargar muito em futurologia, porque o Marco ainda é do clube, vou dizer-lhe das boas. É isto que me fode! Vamos continuar a cansar-nos, a ouvir quem tem problemas claros de análise imparcial, quer um regresso ao passado e acusa quem está com a direcção, de carneiragem, apenas e só porque estes últimos concordam com o rumo seguido. E assim acabaremos por afundar novamente. Não é suposição, é uma evidência que está historicamente e factualmente provada na última década de Sporting. Aposto que há milhões de bichos a esfregar as mãos de entusiasmo, perante o rumo que as coisas seguem aqui, e já nem estou a falar de sportinguistas que são críticos, querem a demissão e o boda. E há que reconhecer que esses milhões estarão quase quase a levar a água ao seu moinho. Ou então acordamos deste triste pesadelo e damos o murro definitivo na mesa. Coramos de vergonha os Carlos Daniel da vida, ou os gordoberns, os gosmas, os pedros brazes, os ritas, os simões, os vederwannabe, os hugos gilbertos, os ribeiros, e todos esses que cascam e cascam e moem e moem. Já viram quantos são? Pois é, são mais do que as mães, agora imagem o lado do poder e decisão. Status quo do best, impenetrável. Queres juntar-te a eles? “Quero juntar-me a eles é o caralho, que não és mais sportinguista do que eu”. Ok, bem dito. Então agora começa a teclar, porque estamos todos à espera, no mínimo, de um voto sentido de repúdio à herança dos godinhos, JEBs e Francos, com o devido tratamento irascível e catártico. Depois então volta e critica a presente direcção, mas não te esqueças de apresentar propostas e de, no mínimo, saber reconhecer o que de bom foi feito, que foi só e apenas ter trazido o Sporting de uma zona onde já não havia pé. Agora, se quiseres continuar a matar à boa moda de um qualquer programa televisivo, focando a análise no cansativo “o que seria se tivesse sido a anterior direcção a fazer”, esquecendo qualquer análise comparativa e digna desse nome, então podes ficar longe de mim. Escreve para aí.
20 Dezembro, 2014 at 22:16
Desculpa lá mas não podes meter o gauld e o slavchev no mesmo saco! Gauld tem 18\19?anos e já se notou que é craque… Slavchev neste momento tem tudo para ser um flop:mais velho, nem na B joga e tem forte concorrência!
20 Dezembro, 2014 at 18:41
Epá, desculpem lá as linhas, mas um gajo começa a escrever e não acaba mais.
Já agora, a referência a deus. Bruno de Carvalho não é deus. Vai errar, como provavelmente já errou, estando a lembrar-me da primeira comunicação aos jogadores. Não gostei. Não é coisa que tenha forma de passar bem na cabeça de gajos que não primam eventualmente pelas melhores reflexões. No entanto, é apenas o melhor homem para o cargo. Apenas e só isso. Nos meus cerca de 30 anos de vida, não vi ninguém assim. Tudo coninhas moles, que iam lá para se servir do clube e passar por agradáveis aos senhores do costume.
20 Dezembro, 2014 at 19:09
No fundo todos queremos o mesmo que são vitórias para o nosso clube. Eu nunca vou deixar de apoiar a equipa e sempre que puder estarei nos estádios desse pais. Eu amo o Sporting o meu puto ama o Sporting e o meu pai ama o Sporting. E acho que não havia necessidade de andarmos a dar tiros nos pés com comunicados AG e críticas públicas aos jogadores. Eu no início da época não pedi o título. Tenho consciência da situação do clube e da merda que o Bruno apanhou. Fico satisfeito se conseguirmos o segundo lugar e se ganharmos a taça. Porque sei que para o ano as diferenças para os nossos rivais serão menores e que aí sim poderemos ambicionar o campeonato. Mas este ano precisamos de estabilidade a tal estabilidade que tivemos o ano passado. E sinceramente estis a passar uma imagem de dssespero que do causa intranquilidade e era desnecessária. Viva o Sporting e espero que amanhã façamos uma excelente exibição e ganhemos
20 Dezembro, 2014 at 19:13
Esta conversa do MS já me começa a chatear e não é pouco.
Não consigo perceber uma Conferência de Imprensa ONDE DIZ QUE NÃO VAI COMENTAR AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE MAS PASSA TODAS AS PERGUNTAS A RESPONDER ÀS MESMAS!!!!!
Ou o departamento de comunicação não lhe ensinou a dizer, já respondi, próxima pergunta e portanto é incompetente ou então o incompetente é ele nas conferências de imprensa.
E quando diz que é “muito honesto com a Comunicação Social” tal é um erro de amador, pois ao inimigo as mentiras são ditas com todos os dentes se necessário.
Decidi fazer contas.
As minhas contas foram feitas a partir de dados retirados da Wiki Sporting e da Wikipedia. Foram arredondadas, e espero naturalmente não ter cometido nenhum erro.
Fiz as contas a partir de Santana Lopes, o inicio do Projecto Roquette, portanto, o terceiro ano de C.Queiroz.
Exclui os treinadores com muito poucos jogos, porque se não Cantatore com os seus 3 jogos e 66.6% de vitórias seria o melhor; tal como Veracuteren, Francisco Vital, Oceano e Materazzi.
Não encontrei os dados para Otávio Machado final época 96/97 qd substitui Waseige.
MARCO SILVA: Campeonato 6v6e1d; TP3v,LC2v1e3d. Total 22j11v7e4d.50%31.8%18.1%
mais uma vez espero não ter cometido nenhum erro, se sim as minhas desculpas:
Ranking por nº de vitórias:
1º Leonardo Jardim 65.7% 35j23v8e4d
2º Fernando Santos 65% 40j26v5e9d
3º Otávio Machado 62.7 % 51j32v12e7d (1 Supertaça)
4ºInácio 62 % 58j36v11e11d (Campeão, 1 Supertaça a meias)
5ºPaulo Bento 60.8 % 194j118v41e35d (2T.P., 2Supertaças)
6ºQueiroz 59,3 % 32j19v8e5d (1 Supertaça)
7ºBoloni 58% 90j21e16d (Campeão, T.P., Supertaça)
8ºWaseige 56,2 % 16j9v3e4d
9ºJesualdo Ferreira 55.5 % 18j10v3e5d
10ºDomingos 54.2 % 35j19v9e7d
11ºPeseiro 53.9 % 63j34v9e20d
12ºPaulo Sérgio 52.6 % 20v8e7d
13ºMFernandes 52.3 % 21j11v3e7d (1 Supertaça a meias com Inácio)
14ºSá Pinto 50 % 30j15v7e8d
MARCO SILVA 50% 22j11v734d
16ºCarlos Carvalhal 48.4 % 16v7e10d
17ºJozic 45.9% 17v13e7d
18ºC.Manuel 45.4% 22j10v6e6d
Fiz também as contas a todo o período Roquette:
Onde em 18 anos temos:
Um 7º
Quatro 4º
Seis 3º
Cinco 2º
Dois1º
Ao passo que em anos completos com BC temos Um 2º
Temos 267 pontos de atraso face ao 1º, descontando os 9 de avanço dos anos campeões temos 258 pontos.
O que dá uma média de atraso de 14,33 pontos por temporada!
Com BC temos uma média de 7 de atraso em anos completos e uma de 8.5 se quisermos incluir a temporada actual. Ou seja, estamos a recuperar a um ritmo de 7,33 ou 5.85 pontos por temporada.
SL
20 Dezembro, 2014 at 20:31
Excelente recolha 7-1!!!
Mais uma vez o digo, gosto do Marco Silva e desejo que ele obtenha os maiores sucessos no Sporting Clube de Portugal… Mas desde a pré época até agora os resultados são o que são… Não há volta a dar! (Já quando o campeonato ia com 4 jornadas tinha referido como a coisa ia).
Chamem-lhe ‘falta de tarimba’, ‘falta de killer instinct’, mas que não é um Mourinho disso não tenhamos a minima dúvida.
Além do mais não curto a forma ‘politicamente correcta’ como aborda as confªs de imprensa… Ele não é parvo nenhum, sabe bem o que nos têm feito e o que nos estão a fazer todos os dias na imprensa escrita, falada e televisionada, logo, poderia manter o tom cordial mas escusar-se a dar certas premissas para depois virem os títulos incendiários no dia a seguir…
Observem-se os últimos resultados para o campeonato…
V.Guimaraes 3 SCP 0 (Derrota = 0 pts)
SCP 1 P.Ferreira 1 (Empate = 1 pt)
SCP 3 V-Setúbal 0 (Vitória = 3 pts)
Boavista 1 SCP 3 (Vitória = 3 pts)
SCP 1 Moreirense 1 ( Empate = 1 pt)
Em 15 pontos possiveis fizemos 8… Pouco mais de 50%… Para mim inaceitáveis estes resultados… Mas o pior, e isto é para os defensores do estilo de jogo do Marco Silva, é o nível das exibições. Essas sim, inenarráveis, de tão confrangedoras que têm sido. E não me venham com merdas que os jogadores estão cansados… Se apresentam índices de fatiga acima da média isso prende-se com FALTA DE PREPARAÇÃO FISICA. Ponto!!!
E, como percebo das palavras de Bruno de Carvalho, ele está a ficar farto da falta de empenho dos ‘meninos mimados’. Também eu e muitos mais!
Para aferirmos o nivel de comprometimento dos jogadores com o rendimento colectivo basta ver como, no jogo com o Moreirense falhámos de forma desplicente dezenas de passes… Quase nunca ganhamos a 2ª bola, até parecia que estavam com medo de meter o pé. A forma de defender quando não temos a bola é para mim o maior equívoco de Marco Silva, uma tristeza. Já para não falar na INEFICÁCIA nos lances de bola parada. Ofensivamente é raro marcarmos golos de livres ou cantos, já Defensivamente tem sido uma vergonha o comportamento dos jogadores nestes lances… Com golos sofridos de forma infantil…
Por isso, e com muita pena o volto a afirmar esta época, Marco Silva ainda não me convenceu… Mas o pior é que me parece que não convenceu quem mais importava convencer, ou seja, os jogadores…
20 Dezembro, 2014 at 22:01
Bom trabalho 7-1.
Partilho da tua opinião quanto às declarações do Marco Silva. Já me enerva um pouco.
Acho que todos nós ganhávamos se ele percebesse que o Sporting não ganha nada em haver divisões.
Será que eles não falam um com o outro? Precisam de mandar recados pela comunicação social? Que merda é esta?
21 Dezembro, 2014 at 10:52
Grande trabalho, 7-1. É com números que nos entendemos.
Ainda me lembro bem do que aqui se disse aquando da troca do leonardo pelo marco, em especial a quem achava que era mudar de cavalo para burro.
Até porque não acho justo julgar ninguém sem sequer o deixar acabar uma época, tenho evitado comentar o trabalho do marco. Mas no fim da época tem que haver balanço.
Há que ver as coisas como elas são e não como queríamos que fossem.
20 Dezembro, 2014 at 20:59
Aí está a “lebre de uma das nádegas”, o guimarães a ser ajudado…
Já houve 2 faltas para amarelo e o ‘boi de apito na boca’ marcou as faltas mas nada de cartões… Agora há pouco golo anulado ao Estoril, numa posição em tudo igual á de joackson ontem no campo dos ladrões…
20 Dezembro, 2014 at 21:26
53’… falta do lateral esquerdo do estoril e primeiro amarelo do jogo… Foi uma falta em tudo idêntica a uma das que os jogadores do guimaraes tinham executado na 1ª parte…
20 Dezembro, 2014 at 21:32
Aos 58′ cartão amarelo para o lateral esqº do guimaraes… Não me pareceu lance para tal…
Retiro o que disse sobre o ‘boi de apito na boca’… Deixa ver o que isto dá…
20 Dezembro, 2014 at 21:47
Aos 74′ o estoril faz o 1-0… De bola parada, foi de um canto…
Mais que merecido até agora…
20 Dezembro, 2014 at 22:08
Bem,
O guimaraes perdeu no estoril, logo… se vencermos o nacional ficamos a 1 ponto do 3 lugar…
Vejam lá se amanhã jogam como homenzinhos, sff…
20 Dezembro, 2014 at 22:22
Isso é que são boas notícias! Só espero ganhar amanhã e que o gil possa fazer uma surpresa…
20 Dezembro, 2014 at 22:24
É isso tudo!!! As galinholas se escorregam amanhã já ninguém as apanha…
SL
21 Dezembro, 2014 at 0:01
Relativamente ao MS eu considero-o um bom treinador, com uma ideia de jogo, ou modelo de jogo, moderna e muito mais apelativa, do ponto de vista ofensivo, do que a que caracterizou a era LJ.
Concordo como que aqui se disse sobre o processo defensivo da equipa neste momento, isto é, uma dificuldade enorme em realizar o controlo de profundidade e também de cruzamento na fase I do processo defensivo (defesa propriamente dita) e um rendimento medíocre nos esquemas táticos defensivos e ofensivos. Para além do que disse, também considero existirem algumas debilidades nos posicionamentos defensivos coletivos no momento de jogo que referi e também no de recuperação defensiva. Por outro lado, já aqui elogiei o comportamento defensivo da equipa no primeiro momento de pressão à construção adversária (em 442, com um dos médios, que costuma ser o JM, a juntar-se ao PLC).
Ora estas virtudes e defeitos dependem sempre, não apenas do treinador, mas também dos jogadores e das suas características/competências. Por exemplo, no ano passado, no âmbito do meu percurso acadêmico, realizei uma análise a cinco jogos do Estoril de MS e não me era possível perspetivar estas dificuldades defensivas que agora vejo na equipa do Sporting, isto porque a equipa do Estoril atuava num método de jogo defensivo idêntico a que utilizamos atualmente (defesa à zona pressionante e mais especificamente em linha no que respeita ao setor defensivo) e era, no geral, bastante competente nos posicionamentos e no controlo de profundidade. Ora o mesmo treinador, com as mesmas ideias, mas com resultados bastante diferentes (resultados=rendimento da equipa e dos seus jogadores) certo? Então em que é que ficamos? Culpa do treinador? Do processo de treino que lidera? Ou das debilidades dos jogadores que treina?
Sem querer estigmatizar nenhum dos nossos ativos digo-vos apenas o seguinte, eu na equipa que treino atualmente (iniciados) e tendo em conta que atuo com a mesma ideia defensiva que descrevi, ficava possesso se algum dos meus centrais evidenciasse comportamentos defensivos como os que alguns jogadores do Sporting mostram jogo após jogo! Não duvidem que tenho no meu plantel CRIANÇAS que percebem mais de comportamentos defensivos do que alguns HOMENS do Sporting, com o Maurício e o Jeffersson à cabeça. É inacreditável a incapacidade de ambos em manterem a concentração durante o jogo e sobretudo de atuarem em linha (repare-se p.e. No golo do moreirense, quem estava a colocar o opositor em jogo?) e essas “distrações” ou “incompetencias” pagam-se caro a este nível.
Sobre a postura do treinador nos momentos de comunicação com os jornalistas, concordo com o que aqui se disse, demasiado cordial, demasiado aberto, demasiado blá blá blá. Por exemplo, na conferência de hoje, não tinha nada de dizer o que disse sobre o “recado de BdC” ou sobre os reforços, bastava um não comento ou um “sobre reforços trato com quem de direito e o importante é o jogo contra o nacional” e chegava perfeitamente. Curiosamente, o LJ sofria dos mesmos males.
SL
21 Dezembro, 2014 at 0:06
Ps: para não dizerem que bato sempre nos mesmo ceguinhos, por exemplo o Adrien, na minha opinião, apesar de ser bastante agressivo e um excelente recuperador de bolas, tem graves deficiências na ocupação dos espaços no momento defensivo do jogo. Tal como pude ver no blog SPVN, confirmando a minha percepção ao vivo, o atleta em causa tem grandes dificuldades em perceber onde se colocar quando a bola está no corredor lateral mais distante de si, colocando a defesa demasiado exposta quando o adversário consegue progredir por dentro do nosso bloco.
SL
21 Dezembro, 2014 at 0:42
Ora aqui está uma análise que subscrevo a 1000%…
Afinal, pensava eu que andava a pregar no deserto… Ou que a minha vista me andava a pregar partidas durante os jogos do SCP, mas afinal… não!!!
Gostava que analisasses também a forma como a equipa está a abordar os lances de bola parada, quer ofensivos quer defensivos… Por exemplo, nos livres ou cantos contra nós não percebo porque coloca os 11 jogadores dentro da nossa área?!? Em meu entender bastariam 6 jogadores mais o GR, 2 jogadores (ou 1) na meia lua (jogadores com excelente passe), passando a 1 se os adversários tentarem marcar o canto curto, e aí um jogador ajuda na cobertura ao marcador do canto, e, 2 jogadores colocados sobre a linha de meio campo, digamos um ao centro e outro sobre um dos flancos, ou os dois bem abertos nos flancos… Estes seriam os jogadores mais rápidos, tecnicistas, e menos determinantes no jogo aéreo, tipo Mané e Carrillo.
Esta situação das bolas paradas é, para mim, outro equívoco da táctica de Marco Silva…
Na época passada falava-se que Leonardo Jardim previligiava o jogo pelos flancos e menosprezava o jogo interior… Infelizmente foi um facto… No inicio desta época verificou-se que Marco Silva se preocupou em melhorar esse aspecto do jogo do SCP, com resultados práticos… E de repente, deixou de o fazer… Basta ver os últimos jogos, Moreirense, Vizela, etc… A que se deve isso?!?
E por último as coisas simples que falhamos no decorrer de um jogo chega a ser, no minimo, exasperante… Tais como, passes, desmarcações, combinações, tabelinhas, triangulações, movimentações colectivas nas transições defesa-ataque, ou meio campo-ataque… Agora digam-me, honestamente se têm observado estes processos a melhorar no SCP 2014/15??? A minha resposta já a sabem…
21 Dezembro, 2014 at 11:08
Ó Mike, boa análise técnica, mas falta aí perceber um aspecto. Se o marco tem processos superiores aos do leonardo, mas obtém resultados inferiores (por ter jogadores inferiores no Sporting aos que tinha no estoril??? de onde veio, e era titularíssimo, Jefferson, pelo vistos um dos nossos maiores problemas???) porque é que não simplifica, de modo a melhorar resultados? Meia época de resultados desatrosos e uns quantos jogos de qualidade de jogo digna do CNS não chegam?
Sabes, eu não tenho a vossa percepção técnica do jogo e por isso prefero usar analogias que domino, como a comidinha.
Leonardo era como uma cozinheira idosa e gordinha: com ingredientes medianos fazia receitas sempre iguais, que não deslumbravam mas ficavam sempre bastante saborosas. Marco é um aprendiz de chef: com os mesmo ingredientes medianos e mais uma trufa emprestada de inglaterra faz pratos requintados, que nos fazem passar fome e que mesmo assim não conseguimos acabar, porque sabem mal.
21 Dezembro, 2014 at 14:03
Hadji, eu referi que, na minha opinião, o MS tinha processos superiores no que respeita ao processo ofensivo da equipa, nomeadamente na criação de situações de finalização onde (e concordo com o Xupa-me quando afirma que nos últimos dois jogos este aspeto teve uma quebra de rendimento que levou a equipa a focar-se demasiado nos corredores laterais e originou um número absurdo de cruzamentos) este ano mostramos uma variedade e sobretudo uma capacidade muito superior de criar pelo corredor central (Nani contribui e de que maneira!).
No que respeita ao Estoril, fiz questão de referir que analisei alguns jogos da época anterior, onde já não estava o jefferson e o que procurei reforçar foi que o Estoril de MS tinha bons princípios de jogo defensivo e sim, na minha opinião, os elementos do setor defensivo dessa equipa, mesmo sem serem primores de técnica e de força, mostravam maior entendimento do jogo e dos comportamentos defensivos a executar nos seus diversos momentos, o que se traduzia num controlo de profundidade muito mais eficaz do que o que a nossa equipa executa atualmente.
Acho o MS um bom treinador e a equipa já montra sinais da sua identidade de jogo, também é preciso perceber que de forma a ter um processo ofensivo mais dinâmico e imprevisível é indispensável libertar mais jogadores para se integrarem na manobra ofensiva da equipa, o que consequentemente dificulta o momento de transição defensiva (ataque-defesa) e aumenta o risco de contra ataques adversários em situações de igualdade ou superioridade numérica.
Sobre o LJ, não me percebam mal, aprecio o trabalho que realizou e o seu pragmatismo, que se estende às suas ideias de jogo, contribuíram e muito parava classificação da época transacta. Defensivamente, a seguir ao JJ, é o melhor treinador português (mourinho fica de fora por ser extraterrestre e AVB também está a outro nível, sobretudo ofensivamente) da atualidade. Por exemplo, ao nível dos esquemas táticos defensivos foi o melhor treinador que o Sporting teve nos últimos dez anos. O XAP falou do número de jogadores que ficam em equilíbrio ofensivo (preparando o contra ataque), na minha opinião, uma equipa com a estatura média que os jogadores do Sporting têm não se pode dar ao luxo de colocar duas unidades sobre a linha de meio campo, mas lá está eu também gosto de segurança e pragmatismo! Eu não fiquei minimamente satisfeito pela saída do mister LJ, aliás partilhei aqui na tasca essa minha opinião, mas, parece-me que o MS, dos treinadores que se encontravam no mercado, foi a melhor solução possível.
Espero ter-me feito entender.
SL
21 Dezembro, 2014 at 0:15
Eu não me consigo esqueçer da pior época futebolística do Sporting. Também por isso, força Bruno de Carvalho. SPORTING ATÉ MORRER!
21 Dezembro, 2014 at 11:47
Eu só quero dizer uma coisa porque é que muitos de nós estamos a ir na conversa da AS (abominação social) portuguesa? Todos nós sabemos que a pasquinagem tem uma visão inclinada e parcial e que vai ler nas “entrelinhas e segundos sentidos e recados a este e áquele” e nós vamos na conversa? Vamos deixar que eles levem a “campanha” a bom termo? Eu sei que é dificil, porque mais que não seja a nossa AS tenta vencer-nos pelo cansaço, a nossa AS ESTÁ A USAR COM O SCP A MESMA TACTICA QUE O MINISTRO DA PROPAGANDA DO HITLER, que é exposição continua e prolongada á mentira (sem acesso a outras fontes), até esta ser tomada pela verdade….
Eu comprava jornais desportivos todos os dias, uma vez um, ás vezes o outro e raramente dois, até que me fartei de ser manipulado por gente que não me respeitava nem como cliente, quanto mais como pessoa e decidi acabar de vez com isso, peguei naquele euro diário (é menos eu sei) e fiz-me sócio outra vez, sim porque se era para dar aos porcos, prefiro ajudar o meu clube.
Para finalizar 2 pontos a nossa AS se o BdC disser “o meu sangue é verde” ao outro dia publica “BdC enviou um recado indirecto ao treinador e jogadores porque o sangue deles fuschia ou uma merda assim” mas quem é que são eles para interpretarem as frases ditas por outra pessoa? E quem é que são os sportinguistas para permitirem e validarem uma coisa dessas? Querem 1 exemplo? “então está contente pelo carnide ter sido eliminado da taça? eu quero que eles se lixem a mim só me interessam as vitorias do meu clube, não as derrotas dos outros” No dia a seguir publicado no pasquim “BdC quer que o carnide se lixe” Brincamos ou quê? E vocês dão relevancia e cobertura a esta AS?
Eu proponho um desafio, vocês escolhem um comunicado qualquer (tem de ter mais de 3 linhas) do fcporco ou do carnide e eu usando as mesmas técnicas da nossa AS transformo aquilo num “complot” com indirectas, birras e clivagem nas hostes…experimentem só para verem o resultado!