Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
Por certo já tiveste oportunidade de ler a declaração que o presidente do Sporting Clube de Portugal tornou pública, há três dias. Não sei se a leste toda, até porque é extensa, mas eu pegaria, imediatamente, na primeira frase: «Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram». E pego nesta frase porque, muito sinceramente, não creio que exista a necessidade da marcação de uma AG para que seja dado um voto de confiança a quem gere os destinos do clube. Com menos de dois anos de trabalho à frente do Sporting e com outros tantos pela frente, sou da opinião que a avaliação deveria ser feita no final do primeiro mandato. Até porque, espero, todos temos bem fresca na memória a recordação do estado em que o Sporting estava há dois anos. Não, não vou entrar em comparações com anteriores direcções. Mas tenho que ter um ponto de partida para analisar o trabalho desta direcção, certo? Afinal, foi isso que o presidente acaba de pedir-nos: que façamos um balanço e que digamos se concordamos que se continue a trilhar o caminho escolhido. Se quiseres vai ali atrás do balcão e traz qualquer coisa para beberes. Isto é capaz de demorar um bocado.
Finanças: há dois anos estávamos num verdadeiro buraco. Manietados por empréstimos bancários e com o clube na mão da banca. Sem dinheiro para pagar as contas (a promessa João Carlos vai para Liverpool por cerca de 1 milhão de euros, dinheiro utilizado para acertar contas de luz, água, gás, entre vários outros fornecedores: Wolfswinkel é despachado para Inglaterra para pagar ordenados e dívidas bancárias, isto só para citar dois exemplos), mas reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na grande Lisboa com ordenados que, só na área da comunicação e marketing, rondavam os 18 mil euros mensais. Éramos, num fundo, um daqueles gajos que come pão com manteiga para poder conduzir um carro topo de gama. Com uma agravante: o banco que nos facilitou o leasing não queria que se mudasse de condutor e já tinha preparada um folhinha com todas as condições. A nova direcção recusa assiná-las e chega-se a uma situação limite onde é atirada a palavra “refundação”. Agenda-se uma conferência de imprensa, onde essa palavra seria apresentada aos sócios e adeptos e onde seria tornado público todo o esquema que impedia a reestruturação financeira. Milhares de Sportinguistas cancelam contas num banco que veio a confirmar-se ser mau. As posições de força tornam-se menos distantes. Há acordo. E volta a ser possível gerir o Sporting.
As medidas de choque: Ora, para tentar recuperar o clube era necessário alterar hábitos e tomar medidas impopulares. Despedimentos, acertos de ordenado. Obviamente que bons profissionais ficam pelo caminho, num processo que é sempre questionável e que desgasta a imagem de quem tem de tomar decisões em função do equilíbrio das contas. Exalta-se quem sai, aponta-se o dedo aos que chegam de novo. O lado mais grave acaba por ser a constatação de algo que me deprimiu ao longo dos dois últimos processos eleitorais: os ataques pessoais. De um momento para o outro, o presidente já tinha colocado a mulher, a cunhada e mais de metade da família a trabalhar no Sporting. E, imagine-se, tudo a ganhar à grande. Triste, desnecessário, preocupante. E já te explicarei o porquê de assim pensar lá mais para o final desta conversa.
Entretanto, também era necessário mudar a frota. Os topos de gama, todos comprados em segunda mão, custavam uma pipa de massa todos os meses e só davam problemas. Mas o maior deles todos ainda estava para vir: como vermo-nos livres desses topos de gama? De forma mais rude ou mais cordial, a folha salarial lá foi emagrecendo. Ao mesmo tempo, a guerra aberta contra empresários, comissões e fundos tornava-se num dos cavalos de batalha desta direcção, sendo de sublinhar a recente decisão da FIFA de colocar um ponto final nos fundos. O caso Bruma terá sido o mais mediático ao longo desta batalha, até porque se tratava de um jogador que fazia parte do plano traçado face aos imperativos financeiros: as contratações cirúrgicas e a aposta na formação.
A vertente desportiva, ano I: Contrata-se um dos melhores treinadores portugueses, Leonardo Jardim. E um dos melhores laterais esquerdos do nosso campeonato, Jefferson. Recupera-se William Carvalho, formado em Alvalade. Descobre-se Montero e Slimani. Equilibram-se as laterais com o emprestado Piris. Maurício e Wilson Eduardo dão conta do recado. Magrão cumpre o pouco que lhe era pedido. Welder, mesmo por empréstimo, é uma aposta que não se percebe, tal como Hugo Sousa, que veio para a equipa B. Tal como nunca se chega a perceber porque raio se gastou dinheiro em Cissé. Shikabala é uma aposta de risco que sai completamente furada (e que já devia ter sido devidamente explicada ao sócios e adeptos, face às férias que o jogador vai gozando na sua terra Natal). A equipa supera todas as expectativas e consegue conquistar o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões. Na Taça, é eliminada na luz, em mais um jogo inclinado pelo apito. Na Taça da Liga há mais um triste episódio, desta feita com a rábula do atraso dos três minutos, no estádio do dragão. Chega-se ao final da época com a sensação de dever cumprido, mas, também de que a equipa estava espremida ao máximo e que seria incontornável reforçá-la. Leonardo Jardim, concretiza a decisão tomada a meio da época e parte para nova aventura, no Mónaco, com o Sporting a encaixar uns inéditos três milhões pela venda de um treinador.
A vertente desportiva, ano II: A sucessão de Jardim não demora, sendo apresentado Marco Silva. Sou da opinião que nada ficámos a perder com a troca, bem pelo contrário. Quando o novo treinador chega, já as contratações estão em marcha, naquele que é um dos pontos nos quais discordo do modelo escolhido: em meu entender, o chef deve ser uma das vozes mais activas na escolha dos ovos com que quer cozinhar (respeitando a verba à sua disposição, claro). Da ida ao mercado, mais ou menos partilhada entre treinador e quem dirige o futebol, creio que podemos catalogar as contratações em três níveis:
– boas contratações: Paulo Oliveira, Rosell, Jonathan Silva, Ryan Gauld, Nani
– estes gajos são bons, mas podem passar por cá sem chegarem a adaptar-se: Slavchev, Rabia
– apostas de risco ou a precisarem de tempo para se fazerem jogadores: André Geraldes, Sarr, Sacko, Tanaka
Entretanto, em cima do arranque da época, perdemos os dois centrais que, muito provavelmente, seriam titulares: Rojo e Dier. E essas perdas nunca foram devidamente colmatadas. Por mais que sejamos simpáticos e tentemos defender todos os que vestem a nossa camisola, a equipa está coxa numa das posições mais fundamentais. Alguns dos pontos perdidos resultam, precisamente, dessa dificuldade em estabilizar o centro da defesa, também limitada noutra vertente importante para o futebol que Marco Silva tenta implementar: o saber sair a jogar. Pese esta e outra limitações, sou da opinião que o Sporting tem sido a equipa que melhor futebol tem praticado em Portugal. E que, exceptuando o jogo de Guimarães, a primeira parte frente ao Paços e a segunda frente ao Moreirense, em todos os jogos onde perdemos pontos jogou-se e criaram-se oportunidades mais do que suficientes para ganhar.
Entretanto, com a exigente sequência de jogos, começa a questionar-se o porquê da aposta num núcleo de 15 jogadores, quando o plantel tem uns 25 mais uma equipa B à disposição. “Temos feito a rotatividade possível”, afirma Marco Silva, o que nos conduz a outras vertentes que devem ser analisadas: a aposta na formação e a comunicação.
Aposta na formação: As renovações de contrato com William Carvalho, João Mário, Carlos Mané, Rúben Semedo, Wilson Eduardo, Luís Ribeiro, Riquicho, Tobias Figueiredo, Mica, Edelino Ié, Kikas, Chaby, Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros, Daniel Podence, Wallyson, Cristian Ponde, Betinho, Luka Stojanovic, Gelson Martins ou Francisco Geraldes, são um claro indício de que existe vontade em continuar a apostar na nossa imagem de marca. Claro que não se percebe porque raio se renovou contrato com Salomão ou com Fokobo, independentemente dos atributos da agente deste último.
Um gajo até esquece isso quando nos vê brilhar na Champions com oito portugueses na equipa principal, sete deles formados em Alvalade, mas quando pensamos na Academia, é justo dizer-se que todos nós nos temos questionado com o decréscimo de qualidade na maioria das nossas equipas dos escalões de formação. Também é verdade que, de um momento para o outro, pessoas que se estavam marimbando, passaram a querer saber o nome dos iniciados, daí que o histerismo tenta a subir de tom. Qualquer pessoa minimamente atenta à formação, sabe que existem ciclos. O caso da equipa de juvenis é um bom exemplo: no ano passado, quem não os conhecesse, diria que não prestavam para nada, ignorando estarmos perante uma equipa que deverá estar em ponto de rebuçado na próxima época. Neste momento, as críticas maiores vão para os juniores e, recentemente, o próprio Bruno de Carvalho afirmou que existia uma lacuna ao nível dessa faixa etária, daí a aposta em jovens promessas estrangeiras para amadurecerem na B. E é aqui que se levantam as maiores dúvidas: será que faz sentido levarmos com o Enoh a ocupar o lugar de um dos jogadores formados no Sporting? Fez sentido ir buscar o Gazela? Porque raio vem um tal de Ary Papel, uma espécie de Shikabala angolano, para a equipa B? Depois, vemos o Chaby, o Iuri, o Domingos Duarte, Francisco Geraldes ou Gelson Martins no banco e perguntamos “porquê?” (já agora, alguém que me tire esta dúvida: estes três não podiam, ainda, jogar pelos júniores? É que se a resposta for sim, seria francamente melhor do que estarem a aquecer o banco).
Ainda a respeito da equipa B, deixa-me dizer-te que me irritou aquela dança de treinadores com um Barão à mistura. E até te digo mais: acho que a equipa B não pode funcionar de forma tão distante da equipa principal. Se confias num treinador para a equipa principal, faz sentido que a pessoa que fica à frente da B seja alguém que lhe seja próximo. Ainda para mais quando o objectivo passa por colocar as várias etapas da formação a jogar e a trabalhar à imagem da principal. Entretanto, nesse mesmo comunicado, ficamos a saber que não vai haver reforço da equipa em Janeiro. Ou melhor, que os reforços estão em casa. Estranho, se pensarmos que alguns nem na equipa B têm jogado. E isto conduz-nos à outra vertente: a comunicação.
A comunicação: vou ser o mais sincero possível. Tem sido desastrada. Boa a ideia de falar a uma só voz, péssimo quando essa só voz parece ser decidida por uma única cabeça. Muito do drama em que se transformou a actual classificação do Sporting, resulta, precisamente, das expectativas criadas. Que o Sporting é candidato já nós sabemos. Colocá-lo como principal candidato é um exagero face às condicionantes. Obviamente que eu acredito que temos equipa para sermos campeões. Obviamente que perdemos pontos mal perdidos e somos, semanalmente, brindados com exercícios do apito que retiram esperanças aos mais optimistas. Mas, sou-te sincero, consigo aceitar que a manta pode ser curta para fazer brilharetes na europa (e fomos dignos, mais do que dignos), para ser campeão e limpar a Taça (a da Liga limpam os putos). Passar a mensagem de que temos plantel mais do que suficiente para isso tudo, é um erro. E motiva, obviamente, cobranças.
Mas o pior, sinceramente, é a forma como isso nos tem chegado. Desabafos no face. Declarações. No fundo, ralhetes para todo o mundo ouvir. Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? Nunca vou concordar com isso, peço desculpa. E lamento que não haja quem consiga passar essa mensagem internamente. Aliás, esta última declaração, por mais rico que seja o conteúdo é um desastre na forma. Numa semana em que os rivais metem água à vez, o que é que fazemos? Oferecemos manchetes a quem, diariamente, tenta minar o trabalho que é feito. E aumentamos a pressão sobre a equipa e sobre o treinador. É de um amadorismo que me deixa doente. Ao pé disto, vários outros disparates comunicacionais, como a sequência de barbaridades que envolveu o lançamento da SportingTV, como que desaparecem do mapa.
A propósito de SportingTV, olha outra das coisas boas que se conseguiram. Tem muito que evoluir, pois tem, mas foi e é importante. Também as redes sociais do Sporting conseguiram dar o salto e são, hoje, aspecto incontornável na forma de chegar aos Sportinguistas espalhados pelo mundo. O próprio Jornal tem vindo a procurar aprimorar-se e modernizar-se. É através destes meios que, novamente em jeito de balanço, temos visto o nosso hóquei ressurgir (e que maravilha isso é!). Que temos visto o futsal e o andebol conquistarem títulos. Que percebemos o esforço que é feito pelo pessoal do rugby. Que acompanhamos o eterno atletismo. Que contamos, diariamente, os euritos que vão sendo recolhidos na Missão Pavilhão. E que tentamos perceber tudo o que se passa neste tão grande mundo chamado Sporting. Nas bancas, na televisão, na rádio, num processo quase diário, vamos sendo trucidados. E gostamos. Gostamos porque continuamos a comprar esses jornais, porque continuamos a assinar determinados canais, porque servimos de veículos a tanta merda que se escreve, despejando-os nas redes sociais a troco de mais não sei quantos likes.
Chegamos, assim, a uma véspera de Natal em que me sinto numa aldeia beirã ou transmontana, daquelas onde, no largo da igreja, a população ainda queima o tronco. Infelizmente – e, porra, como isso me magoa; tanto que estou desde as cinco da manhã a tentar ter esta conversa contigo – é o Sporting que está a servir de tronco. Com uma agravante: há centenas de Sportinguistas a aquecerem-se, com um rasgado sorriso e borrifando-se no essencial: o Sporting! Eu não consigo aceitar que alguém se diga de um clube e o coloque em segundo plano, face a interesses pessoais, por isso… permite-me recomeçar.
Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
“Outra vez?!?”, perguntas tu. É rápido. Sabes, estou a ouvir uma música do Jorge Palma, intitulada Duas Amigas. A dada altura, canta ele: «Veio o silêncio ensurdecedor; Ainda há contacto mas não há calor; Quando as mãos ficam rijas e a alma se esconde; E fica entrincheirada entre o ódio e o amor… Entre o ódio e o amor». É assim que está a nação leonina. Entre os ódios pessoais, os egos incontroláveis e o amor a um clube. Espero que, sejas lá tu quem fores, consigas ser um dos que se mostrará capaz de perceber o que é mais importante.
23 Dezembro, 2014 at 15:46
So tenho uma coisa a dizer.
Não vou escolher lados, porque ninguém me pediu.
Obviamente, sem fumo não há fogo, mas pode ser tudo uma invenção.
Quando for preciso escolher lado, só tenho uma coisa a dizer:
Eu votei num presidente e num projecto, não num treinador.
Mais ,votei numa direcção que nem treinador apresentou.
Mais ainda, mal estaríamos se um projecto dependesse dum treinador.
Gostaria de dizer, mal estaríamos se o projecto dependesse dum presidente mas nesta, infelizmente, parece me verdade.
Gosto do Marco, gosto que seja o nosso treinador.
Mas pasma me a leviandade com o presidente tem sido posto em causa.
Por o que se tem passado por aqui nestes dias é que discordo, é absolutamente necessária a AG.
Se chegarmos a um ponto de rotura em que a saída dum treinador, repito um treinador, colocar em causa a pessoa do presidente e do projecto.
Confundir isto com despotismo, prepotência é INFANTIL.
Foda-se, eu no lugar do presidente manda vos foder todos e manda isto às urtigas.
Batia com a porta e afastava me tal e qual fez o saudoso Rocha.
Razão ele deveria ter… e em 30 anos nada mudou nos sportinguistas
23 Dezembro, 2014 at 15:52
Lourenço…
1º O lugar do presidente está sempre em causa! Como é óbvio! E por isso é que ele quer mais força com a AG (com a qual concordo em absoluto!)!
2º Parecem-me muito poucos aqueles que pedem a cabeça do presidente ou que põem em causa o seu trabalho (tirando os que antes já o faziam…), mesmo os que acham que ele podia ter lidado com tudo isto de forma diferente (que nem sequer é o meu caso porque não estou à procura de nenhum culpado e o que tinha a dizer já disse sobre isso…);
3º Se por teres pessoas que não concordam contigo bates logo com a porta e mandas todos para o crl….não tens claramente perfil para presidente! LoL!
23 Dezembro, 2014 at 23:12
Tiago, não é ter pessoas que não concordam contigo.
Sabia que sempre houve contestação ao presidente.
Não dei importância nenhuma porque sabia dos camarotes e “Andres ressabias ” donde vinha.
Mas estes dias demonstraram que ela é bem maior do que a ideia que tinha.
Nao é só croquetes a por o presidente em causa. Fiquei muito surpreendido com alguns tasqueiros.
A questão aqui não se se gosta do estilo ou não, se o homem faz tudo bem ou nao.
O problema é que ao mínimo cheiro de problemas (reais ou inventados) já há, pasme se, gente a por o presidente em causa (e com isso, o projecto) , a escolher lados, a menosprezar, a diminuir o projecto por uma suposta guerrilha com um treinador.
E o ridículo disto tudo sem sequer se saber nada, absolutamente nada.
Tenho quase a certeza se existe um problema, muitos, todos os que se insurgiram com os comunicados, quando souberem toda a história vão engolir um sapinho… se é verdade que continua a haver coação de agentes, quem poe em causa os comunicados ?!
Acho uma estupidez, ah, o presidente gosta é de palco, é vaidoso, orgulhoso…. Foda se baseado em quê ? alguém conhece o homem?!?
Quanto a gostar de aparecer, ridículo.. um comunicado, uma conferência de empresa, uma hora do presidente uma vez por mês… de resto, nem o vejo, anda pela Europa a promover mudanças importantes e depois no banco (é porque é obcecado) .
As presenças em jogos das modalidades também é para aparecer… poupem me.
Os mesmos que dizem que não sabe nada de (estar no) futebol são os mesmos que condenam ele estar no banco… ora foda-se, querem que ele aprenda onde!?!! em livros ?!? Ora foda-se .
Por isso é que é ele que la está e não eu!!
24 Dezembro, 2014 at 0:11
+1
24 Dezembro, 2014 at 0:56
+1
23 Dezembro, 2014 at 15:48
Excelente, mais uma vez. Gabo a tua paciência!
Percebo o intuito do post, mas começa a tornar-se difícil chamar as pessoas à racionalidade, é um mal da nossa sociedade, gosta é de novelas, intrigas, pseudo-conversas, há uma falta de objectividade quase geral, a ignorância está a tornar-se padrão e isso assusta-me.
Vou também entrar em blackout por tempo indeterminado, o Sporting merece.
Um Feliz Natal a todos e Viva o Sporting!
23 Dezembro, 2014 at 15:49
No Sporting se não houvesse guerras é que era de admirar.
Quem faz um contrato de 4 anos não deixa chegar a esta situação de animo leve. Algo de grave se passa, ou passou, para que se coloque um projecto de 4 anos em causa.
E, se o José Eduardo tiver razão, os empresários são um cancro incontrolavel no futebol mundial, e vejo muita gente a fechar os olhos a isso.
23 Dezembro, 2014 at 15:51
Ate agora so conheci 2 Presidentes dignos desse nome no Sporting Clube de Portugal. Joao Rocha e Bruno de Carvalho. Inteiramente do lado deste ultimo. Com Bruno de Carvalho sinto-me com voz, representado, defendido. Nunca fui tao esclarecido como agora. A gestao e transparente, apuram-se responsabilidades anteriores. A gestao do Clube esta a ser feita bem acima das minhas melhores espectativas. E e isto que me interessa. Salvar o Clube. Danca de treinadores? Caguei. Faz-me lembrar os tempos em que se elegiam Presidentes com chamarizes de Unhas. E vi muitos destes Sportinguistas na porta 10-A mais preocupados com um avancado centro do que com as contas/destino do Clube. Sempre contigo Bruno de Carvalho. Sempre contigo e ate a morte Sporting Clube de Portugal. Socio 3.533.
23 Dezembro, 2014 at 19:04
+1
Boas festas para todos.
24 Dezembro, 2014 at 0:12
Muito bem!
Feliz e Santo Natal!!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 15:52
Isto só se resolve é com o Sporting Campeão…
Que o próximo jogo em Alvalade seja o centro de todo o Sportinguismo , que as nossas vozes façam emergir o Vulcão de Alvalade.
Saudações Leoninas
23 Dezembro, 2014 at 15:53
Têm sido uns dias de inferno.
Concordo que o black-out se deveria estender aos Sportinguistas. Falarmos só daquilo que for veiculado pelo clube.
Porque sinceramente – e vendo de fora – se o Bruno quisesse ou achasse que deveria despedir o Marco, por muito mal que estejamos em termos de finanças, não iriam ser 2M que o iam impedir e já o teria feito. Portanto, todo este folclore da CS parece-me mais para vender jornais. De facto deve existir algum conflito, mas creio que neste momento se está na fase da negociação. E existirão dois caminhos: ou o Marco sai, ou fica. La Palisse não diria melhor…
Se sair será uma pena. Custa-me a crer naquela história do empresário, embora haja algumas situações por explicar, como a aposta insistente no Maurício – Sarr não é pior e é bem mais novo – ou a entrada prematura do Jonathan na equipa quando o Jefferson estava a justificar a titularidade.
Se ficar, ganha o seu espaço dentro do clube e poderá implementar mais algumas das suas ideias. E mesmo o seu estatuto perante os jogadores sairá muito reforçado.
Sinceramente, e caso o Marco esteja totalmente comprometido com o clube – o que não duvido – creio que a sua saída será uma derrota para todos (Sporting, Marco e Bruno). A sua permanência será uma vitória de todos porque permitirá uma evolução na estrutura do clube. Claro que depois a CS vai fazer eco de uma suposta vitória do Marco sobre o Bruno. Mas nós sabemos que nas negociações todos ganham e todos perdem um pouco.
Os grandes líderes sabem que para terem sucesso às vezes é preciso fazer cedências, chegar a consensos. E creio que o Bruno sabe disso.
23 Dezembro, 2014 at 15:55
Também me sinto um pouco derrotado com toda esta situação. Não percebo comentários, um em particular, que não faz sentido aparecer nesta ocasião. Não me vou alongar absolutamente nada. Já disse o que pensava. Estou tão a anhar, tão à nora, que nem sei juntar 2 mais 2. Já nem peço taças, já nem peço nada. Peço só que se fechem todos numa sala e que distribuam os respectivos mimos. Se se confirmar o pior, lá tirarei as minhas conclusões.
Bom natal a todos os tasqueiros.
23 Dezembro, 2014 at 16:00
Nesse aspecto o porco sabe fazer as coisas bem feitas.
Numa sala, cheia de putas, grande galhofa … e o macaco para o caso de alguém dizer não ao PC.
Simples 🙂
23 Dezembro, 2014 at 15:55
Malta, vcs não vão acreditar.
Acabei de vir da Margem Sul e na zona onde mora o Marco estava ele e o BC numa grande galhofa, a confraternizar. Parei e cumprimentei-os, estavam a tratar do futuro do clube.
Não sei é se devia escrever isto aqui, não vá a Bola querer fazer uma capa diferente amanhã.
23 Dezembro, 2014 at 16:00
lol
Isso é uma tentativa de acalmar as hostes, custe o que custar, certo? :p
23 Dezembro, 2014 at 17:42
Bom Natal, pá!
23 Dezembro, 2014 at 18:22
tu não devias estar lá fora a conversar com os teus amigos?
23 Dezembro, 2014 at 15:57
Já agora, um feliz natal com a notícia desse grande Jornal, o Correio da Manhã:
“Vieira com dívida de 600 milhões ao BES.
Banco de Portugal não encontrou o empréstimo de 600 milhões.”
23 Dezembro, 2014 at 16:00
Evaporou…como o pó depois de aplicar “Ponto”….
23 Dezembro, 2014 at 16:03
Cá para mim a culpa é do Marco 🙂
23 Dezembro, 2014 at 16:05
Claramente! E aliás…o Marco foi o Bufo que deitou isto para o CM! É o bufo do Sporting, dos lampiões e das empresas do Orelhas, onde faz trabalho part-time de mulher-a-dias….
23 Dezembro, 2014 at 16:06
ah ah ah
23 Dezembro, 2014 at 16:04
Essa é uma das razões do meu desânimo hoje. Ninguém liga. Benfiquistas não ligam. Colegas meus, alguns paleomarxistas, mandam a piadola, porque afinal é alguém ligado ao Benfica. A puta da elite e a puta das prioridades. Ninguém quer saber. A dívida do homem vai co´caralho. Paga o zé. Pagam já os trabalhadores independentes, com os novos escalões de segurança social. O tipo já teve dívidas perdoadas, agora isto. Enriquece a modos que a fazer corar qualquer Salgado, e ninguém faz absolutamente nada. Assobia tudo para o ar. Pá, é a inépcia e a apatia totais. É uma miséria, mesmo. Estou tilt, estou zero.
23 Dezembro, 2014 at 16:07
Diogo, podes chamar-me crédula, mas para mim o orelhas vai de cana, mais cedo ou mais tarde
23 Dezembro, 2014 at 16:08
Epah….depois de ver o bufas a andar de avião já acredito em tudo! hehehe!
26 Dezembro, 2014 at 21:40
PARA VIGO?
23 Dezembro, 2014 at 16:30
Não vai, Ioshi. É preciso primeiro cair o poder. No momento em que os 6 milhões deixarem de legitimar a figura (o que não irá acontecer tão cedo. Eles adoram o modus operandi), no dia a seguir tem a polícia à porta. Foi preciso o Salgado cair na merda e não haver retorno, para ter um papel passado na ordem dos 3 milhões de euros. Isso ou quarto de prisão. Mas não vai. Mesmo que houvesse investigação, pura e dura, acontecia uma de três coisas: recursos como o raio, sem transitar em julgado; bilhete de ida para o Brasil; “falta de provas”. Não vai mesmo. As pessoas acham que isto está a dar uma volta, mas nunca o sistema esteve tão seguro e tão pujante. As pessoas querem lá a revolução. Até a temem.
23 Dezembro, 2014 at 18:06
Ioshi, se for, irá após sair do boifica. Nunca enquanto lá estiver. Não há coragem, mas há cobradia a rodos nas autoridades “competentes”.
23 Dezembro, 2014 at 16:27
no passa nada…viva a cs do burgo!
23 Dezembro, 2014 at 16:00
Inside information:
O Marco Silva era o contabilista do Salgado! O verdadeiro responsável pela queda do BES!
😉
23 Dezembro, 2014 at 16:20
Heheheh! Acho que já mandou carta para a AR a dizer o que todos dizem:
“Eu não sabia de Nada!
Ass: Marco Silva”
23 Dezembro, 2014 at 16:01
Notícia de ultima hora:
BC pede a Marco vitória na UEFA para o prémio dar para pagar a indemnização.
Isto é um inside. Soube agora.
23 Dezembro, 2014 at 16:08
tas muito bem informado 🙂
23 Dezembro, 2014 at 16:09
Isso foi antes ou depois de perceber que agora se chama Ligóropa?!?!
23 Dezembro, 2014 at 16:29
Estamos para aqui a reinar, mas estou bem fodido com esta merda toda.
23 Dezembro, 2014 at 16:34
Também eu! Mas quero brincar e rir antes de saber se faz sentido continuar com a azia com que estou ou não…
23 Dezembro, 2014 at 16:02
Escreve Cherba:
(…) Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? Nunca vou concordar com isso, peço desculpa. E lamento que não haja quem consiga passar essa mensagem internamente. (…)
.
Com estas 4 dezenas de palavras Cherba acaba de perder alguns seguidistas na Tasca, que não se cansam nos últimos dias de apelar ao Presidente para que despeça o treinador. Provavelmente seriam os mesmos que impediriam a contratação de um novo (Mourinho estás aí ?).
Também não me importo que sejam porteiros ou dirigentes, desde que coloquem o Sporting acima de tudo, mas o Sporting não é “o” Presidente.
Já há dias perguntei por aqui: qual o papel de Inácio? Não é a ele que cabe muitas das tarefas comunicacionais, incumbidas a um director desportivo – papel que BC acumula e desempenha (mal)? O resto do executivo pensa e faz o quê para resguardar o Presidente e deixá-lo fazer o que melhor sabe na área da gestão e reorganização do Clube?
.
repetindo Chega:
(…) Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? (…)
Não, não tem!
23 Dezembro, 2014 at 16:16
Onde andavas tu e o resto dos indignados dessa grande novidade que são as reprimendas em público após maus resultados quando isto aconteceu:
https://atascadocherba.com/2014/12/22/palavras-que-o-vento-nao-leva-ou-como-ser-grande-nas-derrotas/
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/11/indignemo-nos.html
A sério malta, emprenharam mesmo pelos ouvidos que reprimendas em público é uma coisa nunca vista no desporto antes do anti-Cristo BdC ter aparecido?
O que antes provocou ZERO reacções e se tomava como normal agora é um crime que desfaz balneários e faz amuar os melhores?
Tenham dó.
Enfim, já não tenho cabeça para isto,
bom Natal a todos,
VIVA O SPORTING!
23 Dezembro, 2014 at 16:49
Bom Natal!
23 Dezembro, 2014 at 16:02
O Dr Se eu fosse o ROC é que sabe!
”
PALAVRA DE ROC:
Se o Marco Silva for despedido bebo uma garrafa de VAT 69 de penalty. Se não for, também.
“
23 Dezembro, 2014 at 16:04
essa marca tem garrafas de 5 litros???
23 Dezembro, 2014 at 16:28
esse é que a leva direita!
23 Dezembro, 2014 at 16:03
Só me lembro do Rogerio mandar aquela bujarda q bate nos 2 postes e sai… Triste sina.
O bdc parece ter uma necessidade de dar satisfações aos adeptos jogo sim, jogo sim. Ha um projecto, no fim fazem-se as contas. Cada um assumirá os seus erros e vitorias.
Num ponto concordo, o blackout vai servir para calar o presidente, que tem falado demais.
23 Dezembro, 2014 at 16:09
Pois é aqui que eu duvido da eficácia da medida porque o BdC tem mandado recados por outras vias e essas não foram fechadas.
23 Dezembro, 2014 at 16:05
Caro Cherba,
Grande post. Haja alguém a trazer um rasgo de lucidez pra esta novela mexicana. Ja alguém te gabou a paciência, mas nunca é demais…
Temo, no entanto, que estejas a chover no molhado. As posiçoes estao ja demasiado extremadas, como se vê alias nos comentarios acima.
Um Abraço
23 Dezembro, 2014 at 16:11
Parabéns Cherba…
Um óptimo texto e uma grande tentativa (que espero resulte mesmo…) de união entre o sportinguistas…
Aqui e agora, não interessa minimamente quem é pró Bruno, pró Marco…
Ou pró…”raio que os parta…”
Aqui e agora o que interessa mesmo…: é ser pró Sporting…é o resto são cantigas…!!
Espero que as broas de Natal, o Bolo-Rei, as azevias…e tudo o resto…
Sejam mesmo bons conselheiros…!!
Lembrem-se todos…: o que está em causa ´mesmo o Sporting…
Quem não entender …ou anda distraído…
Ou será tudo mnos um bom sportinguista…
E perguntarão alguns…: e o que é isso de ser bom sportinguista…?
Recuso-me a responder…cada um que responda si…!!
Boas Festas de Natal e um Ano Novo…cheio de “coisas verdinhas…”
Um abraço do Max para toda a Familia da Tasca e…
Um obrigado ao Cherba…por “tudo fazer”…para nos manter unido à volta do Leão…!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 18:17
Grande Max! sabias palavras. Apoiado.
23 Dezembro, 2014 at 19:33
Tenho a convicção quase absoluta de que se tivéssemos em primeiro lugar da lIga … esta xinfrineira era ainda pior.
23 Dezembro, 2014 at 16:14
Caro Cherba, sou um seguidor dos teus textos. És um grande sportinguista, argumentas muito bem e escreves muito bem. O exito da Tasca é a consequencia da combinaçao entre estes tres factores.
Tens muitas vezes razão, mas nem sempre tens. Nem tu, nem eu, nem o presidente nem o Marco.
Neste caso especifico, desconheces muito do que se passa. Se conhecesses sabias que o presidente e outros administradores chamaram o Marco ontem à SAD, para ouvir apenas uma coisa: dizer que se tinha excedido, que não voltava a acontecer e que iria seguir com o seu trabalho.
Mas não, nem ai nem ui. A postura é esta há muito tempo. Desde os jogadores fundamentais à SAD sabe muito bem o que eu quero desde Agosto, ao dizer as coisas cara a cara.
O que escrevi no comentário anterior não são umas atoardas para o ar. Reflectem o que se passou.
E os exemplos podem continuar: a direção contrata o Ryan Gauld e o Marco nem para o estágio na Holanda o convocou.
23 Dezembro, 2014 at 16:17
O Ryan Gauld esteve no estágio da Holanda!
Hello!?
23 Dezembro, 2014 at 16:18
shiiiuuuu…não escangalhes….
23 Dezembro, 2014 at 16:21
Tiago, eu disse alguma mentira?
23 Dezembro, 2014 at 16:23
Estou a brincar contigo meu! ;)! Acho que percebes pelo resto dos meus comentários!
23 Dezembro, 2014 at 16:26
Tão engraçados que vocês são. Esteve no estágio? Esteve. Foi convocado por Marco Silva? Não. Levou-o a ele e aos outros miúdos, por pedido da Administração e meteu-os a treinar à parte.
23 Dezembro, 2014 at 16:29
E o que é feito das palavras do Inácio e do próprio Ryan Gauld, segundo os quais o Sporting tinha um plano bem traçado para ele desde inicio e que estava a ser cumprido na integra?!!?
23 Dezembro, 2014 at 16:29
O Ryan Gauld jogou no primeiro jogo de estágio na Holanda, tal como o Tobias, Wallison, Chaby e o Iuri Medeiros (embora estes dois últimos tenham feito poucos minutos de jogo).
23 Dezembro, 2014 at 16:33
Ao que parece só porque o Inácio tinha uma caçadeira apontada ao Marco Silva….
23 Dezembro, 2014 at 16:17
Soubeste isso pelo Bufo certo?!?!
O Marco é um gajo esquisito….não percebo a estratégia dele de bufanso….
23 Dezembro, 2014 at 16:28
pronto, pronto, temos sempre um ou dois patetinhas na aula.
23 Dezembro, 2014 at 16:29
Então quem foi o dessa sala que te disse o que se passou?!?!? E o que disse ao José Eduardo já agora….
23 Dezembro, 2014 at 16:31
E já agora, se isso foi assim admites portanto que querem fazer as convocatórias e meter os jogadores a jogar que a direcção quer….e como o Marco Silva não pensa da mesma maneira…é um problema?!?!?!
23 Dezembro, 2014 at 16:38
Tu ainda não percebeste nada.
Estou incrédulo com este(s) diálogo(s). Incrédulo. O que me preocupa é como o SPORTING descalça esta “bota”…
23 Dezembro, 2014 at 16:42
Claramente que não percebi! Muito claramente! Ao contrário de muitos que parecem perceber exactamente o que se está a passar…embora duvide que as fontes deles seja o Marco…
23 Dezembro, 2014 at 16:54
+1
E o Tiago sem perceber com quem está a falar.
23 Dezembro, 2014 at 16:57
muitos não sabem com quem falam….
23 Dezembro, 2014 at 17:12
Não sei nem quero saber! Nem que seja o Próprio Bruno de Carvalho! Porque se é verdade tudo o que diz significa que o Bufo não é só o Marco Silva…e não é só uma laracha entre amigos que calha mal porque um cabrão qualquer do CM ouviu ou porque confiamos no amigo errado! É no maior Blog do Sporting (e no melhor Português)! O que significa que alguém (que não o Marco Silva) não soube guardar o que devia ter guardado! Por isso prefiro nem seque saber com quem estou a falar! Prefiro acreditar que é apenas alguém a mandar para o ar…porque a partir daí porque crl tem de ser o Marco Silva a Bufar para o CM ou para quem quer que seja?! Todo o Raciocínio de “Se o BdC não o faria só pode ter sido o Marco” desaparece…porque aparentemente não é um segredo muito bem guardado de lado nenhum….
23 Dezembro, 2014 at 17:18
E se é apenas alguém bem informado dentro do Sporting…claramente as pessoas do Sporting não estão a confiar nas pessoas certas para manter as coisas “dentro de casa”….
23 Dezembro, 2014 at 17:50
Pensava que estava instituído um “blackout”, mas há sempre maneiras de escapar a isso. 😉
Sobre o conteúdo, lamento, mas não acredito em nada disto.
23 Dezembro, 2014 at 18:00
E isso é ainda mais grave 🙂
23 Dezembro, 2014 at 16:43
Tiago pateta não sejas coração e leão, entrar em argumentos com patetas é só uma vez ao dia. E já dei para essa caixinha hoje. Volta amanhã, com nova pergunta pateta. pode ser?
23 Dezembro, 2014 at 16:47
LoLoLoL! Fogo! Tenho um azar do CRL! Só fiz uma pergunta! UMA! E tenho de aguentar até amanhã para saber a resposta! Porra….
Não me digas que ainda por cima vou ter de escolher outra?!?!? Fogo…que merda….
Já agora…qual foi o argumento pateta a que respondes-te hoje?! À não convocação do Ryan Gauld? Portanto…se um facto é um argumento pateta ainda há esperança para o meu certo?!
23 Dezembro, 2014 at 16:57
Eu tenho mais perguntas.
Como qualificas o facto do Presidente criticar os comentadores sportinguistas por não defenderem o clube e, no mesmo comunicado, fazer um ataque público sem precedentes ao treinador do clube? O treinador não é livre de convocar quem entende convocar para estágios e jogos? Porque razão deve ser obrigado a convocar determinados jogadores? Não tendo papel activo nas contratações e sendo condicionado nas convocatórias, qual é o papel do treinador na estratégia do clube? Achas compatível a exigência dos títulos e dos jogos da champions com o lançamento de jovens da equipa B? Qual a tua opinião sobre o tempo que o treinador precisa para construir uma equipa à luz do que está passar com Van Gaal no United (o objectivo traçado é ficar nos três primeiros lugares) apesar dos milhões investidos? E, a pergunta de um milhão de euros, quem te disse o que se passou na reunião?
23 Dezembro, 2014 at 18:03
São demasiadas perguntas e para a mais importante não vais ter resposta.
De qq forma, o Marco qd assina já tem imensos jogadores contratados e sabe qual o processo no clube para contratações.
Alerta para necessidades e depois há quem trate do assunto … bem ou mal.
24 Dezembro, 2014 at 1:38
A minha pergunta é simples…
1 – Qualifique a ação da atual direção no processo que levou à saída do técnico da equipa B (Abel Ferreira) e por curiosidade também a saída do jogador búlgaro Bojinov. De seguida, em ambos os casos, procure refletir sobre o que esses processos representam para o papel de TREINADOR de futebol de uma equipa profissional de futebol como o nosso Sporting e para a necessária autonomia inerente à função. Por ultimo, compare esses casos ao atual “cenário” que está montado à roda da nossa atual equipa técnica.
Se calhar a pergunta não era assim tão simples…
SL
Ps: atenção que sou um apoiante confesso do atual presidente e dos seus colaboradores. O trabalho que desenvolveu em dois anos foi mais que merecedor de mais um mandato e isso não está em causa, no entanto, não me posso abster de repudiar certas condutas e de considerar que mudar de técnico, nesta altura, é um tiro enorme nos pés!
23 Dezembro, 2014 at 16:31
Olha acabou-se o estado de graça, e tornou-se engraçado todo este embuste.
23 Dezembro, 2014 at 16:35
Riga, és tu?
23 Dezembro, 2014 at 18:04
Era bom que fosse … mas não é.
23 Dezembro, 2014 at 19:34
Marioni ou melhor BdC o Gauld não tem qualidade para entrar a equipa A.
E entre um Slachev e um Gauld tínhamos comprado um bom central que tanta falta nos faz.
24 Dezembro, 2014 at 0:34
‘tinhamos’?????????????
Mas quem debita as aleivosidades que tens debitado pode falar como sendo Sportinguista?
Irra que é demais
23 Dezembro, 2014 at 16:19
O que quer que se tenha passado deveria ser divulgado APENAS qdo e se existir uma posição oficial.
23 Dezembro, 2014 at 16:23
Mais nada Maria, o que me parte a tola é este disse que disse.
23 Dezembro, 2014 at 16:24
roc és tu?
23 Dezembro, 2014 at 16:29
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_convocadosholanda_210714_129896.asp
E assim acaba um mito na Tasca, mais um.
23 Dezembro, 2014 at 16:38
Bruno, tb sei muita merda e não ponho aqui.
Claro que influenciam a minha forma de pensar, mas nunca o meu sentimento pelo clube. Quero estabilidade.
Tens ideia certamente da qtd de pessoas que passam aqui.
Deixa as tuas “atoardas para o ar” para conversas pessoais com amigos.
23 Dezembro, 2014 at 16:53
+1
23 Dezembro, 2014 at 16:58
Eu então, cada dia sei menos….
E às vezes o melhor é não saber nada.
23 Dezembro, 2014 at 18:04
Como te compreendo …
23 Dezembro, 2014 at 16:59
Marioni,
se eu te respondesse iria estar a contrariar o meu post. Hoje não, que estou desde as cinco da manhã entre o escrever o post ou mandar tudo com o caralho…
23 Dezembro, 2014 at 17:10
2
23 Dezembro, 2014 at 19:36
+1 cherba
O mais engraçado é que é o marioni ou será quem eu penso ser a querer lançar achas para a fogueira.
23 Dezembro, 2014 at 19:47
E de achas para a fogueira tu és um entendido.
Entretanto já não consideras que isto é a “tasca dos lambuças”?
24 Dezembro, 2014 at 0:36
já se esqueceu……… Tem amnésias selectivas….
24 Dezembro, 2014 at 1:11
“sabe muito bem o que eu quero”?
“Eu” quem?
Bruno Gimenez? Marioni? Ou de Carvalho?
A esquizofrenia é uma coisa lixada, mas trata-se…
23 Dezembro, 2014 at 16:18
Boa tarde a todos(as)
abro o meu comentário com uma pergunta pertinente:
Já alguém do responsável do Sporting disse que o Marco Silva ía saír?
parece que não!
e se saír? qual é o problema?
os jornais cercaram o Sporting de uma forma vergonhosa, arranjam intrigas todos os dias, intrigas essas que por diversas vezes viemos a constatar que não eram reais, e continuamos a dar legitimidade a esses antros de maus profissionais?
Bruno de Carvalho foi eleito presidente do Sporting há dois anos, fez um trabalho até agora que só encontro paralelo em João Rocha, mas a situação actual é milhares de vezes mais complicada do que na altura de João Rocha.
Bruno de Carvalho salvou o Sporting e isso para mim é tudo, pois se não fosse BdC ninguém falava agora de Marcos Silva simplesmente porque o clube já não existia.
Bruno de Carvalho vê o Sporting como nós vemos, quer o que nós queremos e decido provavelmente como nós decidiríamos se soubessemos o que se passa lá dentro na realidade.
Esta merda de andarmos para aqui a cagar postas de pescada sem sabermos o que se passa na realidade é a todos os níveis surreal.
Vamos ter calma, que a decisão que saír desta novela será para nosso bem, disso tenho eu a certeza!
FORÇA SPORTING!!!
23 Dezembro, 2014 at 16:35
além disso gostava de ter um pouco de paz no clube, mas podem ter a certeza que é a pasquinada que faz que a convulsão seja constante, já se entrava num jornaleco e punha-se aquilo tudo se pantanas…
23 Dezembro, 2014 at 16:20
Isto e o que está escrito antes, não percebi, e nem havia necessidade, apelo união e depois isto ….
“…E, imagine-se, tudo a ganhar à grande. Triste, desnecessário, preocupante. E já te explicarei o porquê de assim pensar lá mais para o final desta conversa.”
23 Dezembro, 2014 at 16:21
Depois de um dia só a ler merda, nada como vir “lavar as vistas” à tasca. Aqui sei que estou entre verdadeiros sportinguistas.
23 Dezembro, 2014 at 22:41
(!)
23 Dezembro, 2014 at 16:27
ta tudo doido…e parvo!aproveitem é o natal em familia ou para quem n o possa fazer,o natal com amigos.
Com o sporting ja la ta gente eleita para s preocupar e tratar do que tiver q ser tratado.
Malta,menos sff,menos.
Por vezes menos é mais;).
Aproveito e deixo aqui os meus desejos de boas festividades para vcs todos(para os desligados,resignados,ponderados,histericos,pessimistas,etc ,etc etc…)
Cumps
23 Dezembro, 2014 at 16:30
Uma coisa ´tenho a certeza se houver maus resultados
ninguém aguenta os primeiros a ir são os treinadores
que sempre foram a almofado dos dirigentes que a seguir
também vão de carrinho.
23 Dezembro, 2014 at 16:37
Uma coisa é verdade e indesmentível. Apesar deste momento conturbado, onde reconheço excessos de ambos os lados (Presidente e Marco Silva), o Sporting está a melhorar e é preciso perceber que Sporting não é futebol. Quando digo Sporting digo todo o Clube.
Há muita coisa que já melhorou, sobretudo graças ao Presidente. Resta-me apenas agradecr tudo o que tem feito até agora e que continue. Só espero que a equipa à volta do presidente, em especial a comunicação (onde andam vcs?) ajude. Não tem nem deve ser o presidente a carregar o Clube às costas.
23 Dezembro, 2014 at 16:38
Convidado meu, em minha casa, não me mete o dedo no cu, não escolhe ementa, não me suja loiça com merda á espera que eu lave, não insulta a minha esposa, não cospe no chão, não maltrata os meus filhos, não verbera verborreia, não grita comigo, não me parte pratos porque acha que está nervoso e precisa “soltar-se “, não se peida à mesa … Em suma : NÃO DITA REGRAS. Segue-as !! O tempo dar-lhe-á lastro para poder vir a mandar.
Estamos com medo de perder o Marco !? Perder um gajo, que a ser verdade, é uma ameba !? Um gajo que não se dá bem com quem manda, que quer mandar, que quer fazer as coisas à sua maneira !?
Duvido que Bruno lhe diga como fazer. Dir-lhe-á que caminho deve seguir … O que faz a percorrer e para percorrer esse caminho é com ele. Marco acha que deve ser ele a liderar os destinos de um clube que nem é o seu.
Está insatisfeito, sai !! Simples … Feliz Natal !
23 Dezembro, 2014 at 16:55
Paulo, estas a tomar partido e a fazer juizos de valor e nem tu nem ninguem sabe da história na sua totalidade!
23 Dezembro, 2014 at 17:13
Então vai ficando atento !
23 Dezembro, 2014 at 17:29
As coisas que tu sabes …
23 Dezembro, 2014 at 17:32
Aqui é so pessoas bem informadas.
23 Dezembro, 2014 at 19:39
Vai lá para fora conversar com o Maricone sffv!
23 Dezembro, 2014 at 16:40
Grande, mas grande mesmo, posta… está exactamente os três pontos que eu mencionei há três dias como pontos fracos deste mandato e o excelente trabalho que o Presidente tem feito noutras vertentes. Como é que isso se resolve? Rodeando o Presidente de homens que sabem o que fazem nessas três vertentes e depois saber ouvir e saber delegar – em suma, liderar. Se fizer isso, não duvido que teremos um Presidente para os próximos 30 anos e um Sporting a lutar por tudo em todas as modalidades. SPORTING SEMPRE!
PS- E terá que começar com o chegar a um entendimento com o Treinador da equipa de futebol profissional do Sporting em como gerir eventuais conflitos e levar o Sporting para a frente que é o que todos querem…
23 Dezembro, 2014 at 16:40
Será que ainda ninguém percebeu que o objetivo da CS é aproveitar esta “separação” entre Bruno e Marco para encorajá-los ao “divórcio” e finalmente “casar” o Marco com o Benfica, já que os familiares do SLB estão fartos das birras do JJ e vêm no Marco o “noivo” ideal”?
Só lamento que Bruno de Carvalho seja tão orgulhoso e casmurro e não veja o grande treinador que irá perder se não mostrar um pouco de humildade e reconhecer que os seus desabafos foram longe demais…e feriram a dignidade de quem trabalha (e bem) para a recuperação do clube com um futebol que é de longe o melhor que se joga em portugal, e só não foi mais longe na Champions porque um russo (corrupto) trocou um braço por uma cabeça e também porque alguém (que não o Marco Silva) não colmatou devidamente as saídas de Rojo e Dier, pois se assim não fosse, não teriamos presenciado à dupla aselhice central em Maribor!
SL
23 Dezembro, 2014 at 17:05
Mel, relativamente a essa questão do interesse do benfica, é real. Posso inclusivamente dizer-te que o Gomes da Silva, caso ocupe a cadeira do Vieira, tem o Marco como o seu treinador preferido.
23 Dezembro, 2014 at 17:33
Se não for o carnide, há-de ser o porco.
O Paulo Silva dizia: “Quer ir à vida dele, vá”.
O Paulo Silva, se for contar os treinadores que tivemos nos ultimos 20 anos aparece mais logo depois de uma longa contagem.
E se tivessemos esses treinadores todos (chegando a 3/4 ano) e títulos, eu até admitia que uma boa política seria despedir qd as coisas não estão bem.
E que tal pô-las bem?
23 Dezembro, 2014 at 17:41
Os 2 últimos vencedores de provas europeias do porco não vieram para o Sporting, um na base de “Não queremos cá esse gajo em vez do Inácio!! Isto é o Sporting!!” e o outro na base de: “Um puto inexperiente e tripeiro! Fodasse Sá Pinto! Não é isso que queremos!!”
23 Dezembro, 2014 at 17:47
O que nós queremos é treinadores do Sporting, como o Oceano.
Foda-se, eu quero é um gajo competente …
E se o rumo for este, vão ter um tripeiro que nem sabe como foi campeão no porco.
23 Dezembro, 2014 at 17:56
Cherba, posso dizer-te por conversas com pessoas que conhecem o treinador que eles tem sob reserva que não é o Marco.
23 Dezembro, 2014 at 17:58
Gosto mais destes Boatos! ;)! Sobre quem querem para substituir o chiclas!
23 Dezembro, 2014 at 18:07
Pelo que me contaram é o treinador de um clube a norte
23 Dezembro, 2014 at 18:08
EU SABIA!!! OS GAJOS QUEREM O PATEGO!!!! Para aliviar o amigo daquele fardo!
hehehehe!
23 Dezembro, 2014 at 19:26
Posso dizer-te que moro perto de VFX e ouvi isso de pessoas daqui pois o treinador é da zona
23 Dezembro, 2014 at 18:18
Sim, é para fazer par com a águia.
24 Dezembro, 2014 at 0:20
Rui Vitória!
23 Dezembro, 2014 at 19:40
o Orelhas vai passar o ano aos quadradinhos
23 Dezembro, 2014 at 16:44
O Marco Silva não vai a lado nenhum pa!
Vai levantar canecos ainda esta temporada.
23 Dezembro, 2014 at 16:44
Honestamente não percebo esta confusão toda… talvez, apenas, pelo facto de achar que o Sporting e os Sportinguistas não sabem viver em paz e fazer o seu caminho, com todas as dores, que isso traz…
A única coisa que eu “li” do comunicado do presidente foi CULTURA DE EXIGÊNCIA e um APELAR À UNIÃO para TODOS os SPORTINGUISTAS, dentro e fora do clube!
Que a cs e alguns sportinguistas não interpretassem isso dessa forma, já esperava… que MS viesse responder “à letra”, não esperava e só tenho uma pergunta para ele: Sentiu-se picado? Será que tem consciência que sabe e pode fazer melhor…? Ou será que acha que não tem material humano e, aí, quem é que está a dar o recado a quem?
Pois bem, para BdC, para MS e para todos os jogadores… Eu não sou SPORTINGUISTA por vossa causa! Eu sou SPORTINGUISTA, ponto! E como SPORTINGUISTA, também vou tentar fazer melhor! Concordo com o blackout, acho que peca por tardio face ao que a cs faz connosco, todos os dias, e apelo ao entendimento para bem do SPORTING, que é maior que todos nós juntos!
SL e votos de Feliz Natal!
23 Dezembro, 2014 at 16:45
“[…]Tenho a maior admiração pelo trabalho de Marco Silva e pelo que ele é como pessoa», realçou Dias da Cunha.”
23 Dezembro, 2014 at 16:49
Golpe Baixo do Dias da Cunha no Marco Silva….
:PPP! ;)! hehehe!
23 Dezembro, 2014 at 16:55
Completamente. Seria uma recomendação que eu absolutamente dispensaria do meu currículo.
23 Dezembro, 2014 at 17:04
Hehehehe! Nem mais…
23 Dezembro, 2014 at 16:50
esse tbm tem o BDC entalado em algum lado e ainda nao conseguiu tira-lo …ja n é a 1ª xs.
So abre a boca para criticar o Presi…ainda vou gostar de saber o q s ira encontrar na auditoria referente ao “reinado” do sr do sistema.
23 Dezembro, 2014 at 16:54
Dias da Cunha é um atrasado mental, foi gozado quando foi nosso presidente por toda a gente e agora é mais um que se acha no direito de dizer o que lhe vem á tola, foda-se que anormais do caralho, não há paciencia
23 Dezembro, 2014 at 17:33
O Dias da Cunha nem o conhece pessoalmente …
É cada comentário …
23 Dezembro, 2014 at 18:13
(na realidade….o dias da cunha já não conhece ninguém…fala bem com as pessoas e das pessoas mas já não apanha quem é…ele acha que está a falar do peseiro…xiuu…é deixar o senhor andar e fazer um sorriso…)
24 Dezembro, 2014 at 1:04
😀
23 Dezembro, 2014 at 18:23
Não gosto do Tem-Dias à Bulha, mas aqui os piores culpados são os filhos da p*** da renascença, que foram meter um micro nas fuças dele. O tipo é desbocado e não perde uma ocasião para malhar no presidente e essa malta lacaia do Bufas sabe-o bem.
Os c__rões da renascença passam o dia de quatreo peramte o Bufas, e fazem-lhes todos os fretes. Escola Cristóvão e Pedro Sousa…
23 Dezembro, 2014 at 18:24
Acho que foi castigo suficiente terem de ficar meia hora à espera que ele completasse a frase….
23 Dezembro, 2014 at 19:42
Vai lá para fora conversar com o Maricone sffv
23 Dezembro, 2014 at 16:49
Caros Tasqueiros,
toda esta novela provoca em mim uma azia tão grande como o pós-jogo de Gelsenkirchen, para além de desnecessária e perigosa para o nosso Sporting. Para quem como eu que está totalmente com o Brunão, reconhecendo mérito, uma importancia decisiva do seu projecto, e estando ao mesmo tempo com o Marco, treinador que muito (mas mesmo muito) admiro e a quem reconheço competencia e qualidade para liderar um projecto desportivo marcante na história do nosso Clube; como dizia, para quem como eu acredita na vertente directiva e desportiva deste Sporting, só posso achar toda esta situação um grande cócó.
Elogios ao nosso Presidente são justos, têm sido aqui unanimes e mais uma vez esta posta toca nesses méritos que todo o Sportinguista que ame o seu clube valoriza. Há criticas que são também justas, com o minimo conhecimento que trespassa para fora, se tivéssemos toda a informação provavelmente continuaria a ser justo criticar algumas atitudes e abordagens da nossa estrutura directiva. Nesse ponto acredito que há espaço para criticar alguma da metodologia (se ela existir, ou se houver espaço para que haja uma) que tem sido aplicada na comunicação do único porta-voz do Sporting nestes últimos dois anos, o Presidente. Sei que numa estutura que trabalha de perto com o ultimo elemento decisor, como é a estrutura de comunicação, nem sempre é fácil dizer um não, nem sempre é fácil entrar no quadro de responsabilidades de um lider e conduzi-lo de maneira positiva por um caminho que ofereça mais condições para se trabalhar esse particular, de uma maneira racional e possibilitadora de uma boa recepção da mensagem. Muitas vezes nessa dinâmica o mais dificil mesmo é a determinação dos timings e creio que essa estratégia de comunicação é vitima da falta de assertividade por parte da equipa que a compõe. É pelo menos a ideia que transparece.
Outro factor que me parece saltar à vista é a falta de consistência dessa estratégia na transversalidade com os restantes planos da realidade da Instituição, mais concretamente o que concerne à estrutura que lidera o futebol. É nessa fronteira que me parece surgir a fonte da discórdia. Acho o Marco muito competente em termos de comunicação e como a utiliza para trabalhar o grupo dentro da sua metodologia de trabalho. Como qualquer treinador, vive num limbo em que deve usar essa competência em dois vectores que se influenciam entre si, grupo – treinador e presidente -treinador. Nesse aspecto se me parece haver total harmonia no primeiro, o segundo parece uma trapalhada total. É função do treinador saber liderar dentro de uma hierarquia onde o Presidente ocupa o lugar cimeiro, é muitas vezes aí que surge o seu trunfo motivacional, quando há uma boa gerência da tensão positiva nas trocas entre o interesse do Presidente e o trabalho da equipa. Chegar a uma dinâmica harmoniosa quando há este esforço por capitalizar tensões, que são naturais num grupo alargado de trabalho, só acontecerá se houver uma relação de extrema confiança e espirito de conciliação entre o Presidente e o Treinador. Para mim é vital ambos trabalharem nesse sentido, também porque não quero, como adepto, ficar privado de um dos melhores treinadores disponíveis no mercado mundial, naquilo que são as nossas possibilidades, e porque acho que o Presidente, neste momento é insubstituível e me daria ainda mais confiança se mostrasse a capacidade para resolver esta questão sem beliscar a integridade do seu projecto.
(Só um aparte, o Marco trabalhava no Estoril com o que lhe davam e com o que lhe tiravam, acho que essa é uma das suas maiores competências e por isso me parece ter sido ele o escolhido para subtituir LJ. Não me parece que a questão dos reforços e das dispensas seja o obstáculo. Já o discurso que se monta em torno desta realidade do treinador, aí já não tenho tanta certeza.)
Quanto à AG, não acho bem nem mal, parece-me um pouco massagem do ego da direcção e por isso extemporanea, até porque a direcção ainda recentemente foi legitimada e todos os sinais apontam para uma adesão maciça ao projecto. No entanto se essa AG servir para ouvir os sócios na tentativa de legitimar a vertente desportiva do projecto, nesse caso acho perfeitamente aceitável e até de salutar. Nesse caso defenderei a continuidade do treinador e o seu reforço de competências ou reforço da sua voz decisória, apelarei ao Presidente para procurar uma base de trabalho forte entre todos os elementos da estrutura do futebol e elogiarei a sua decisão de ouvir os sócios, possibilitando um reforço do espirito de união no clube.
Se tudo isto for só uma novela, venha de onde vier o argumento da mesma, só peço um desmentido rápido e melhor trabalho para a próxima. Porque o Sporting não precisa deste fait-diver quando está a trilhar um caminho que orgulha os seus adeptos e ameaça os seus adversários. No final só tenho a dizer: Viva o Enorme Sporting, SL e desculpem pelo longo comentário.
23 Dezembro, 2014 at 19:45
o Presidente quando disse que a lista de reforços estava dentro do clube … enviou a mensagem para a CS,…. parar de inventar jogadores todos os dias.
(ponto final parágrafo)
23 Dezembro, 2014 at 22:58
Caro filip, apresento desde já as minhas severas condolencias (e espero que estaj tudo bem com a família) mas confesso que procurei no fundo do meu ser as forcas para me concentrar e assimilar o conteúdo da sua mensagem. Infelizmente, como o meu primeiro parágrafo tornava, de maneira mais ou menos implícita, explícito – qual perdigoto que nos torce a expressao e rodopia o olhar na subitamente urgente procura duma porta de saída de tal iníqua conversa – que
o seu comentário necessitava apenas de duas frases.
Peco desculpa mas já esqueci o que queria dizer – demasiada palha…..
Foda-se! Um gajo gosta da Tasca mas tem pouco tempo. Sao 300 comentários quando aqui chego.