Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
Por certo já tiveste oportunidade de ler a declaração que o presidente do Sporting Clube de Portugal tornou pública, há três dias. Não sei se a leste toda, até porque é extensa, mas eu pegaria, imediatamente, na primeira frase: «Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram». E pego nesta frase porque, muito sinceramente, não creio que exista a necessidade da marcação de uma AG para que seja dado um voto de confiança a quem gere os destinos do clube. Com menos de dois anos de trabalho à frente do Sporting e com outros tantos pela frente, sou da opinião que a avaliação deveria ser feita no final do primeiro mandato. Até porque, espero, todos temos bem fresca na memória a recordação do estado em que o Sporting estava há dois anos. Não, não vou entrar em comparações com anteriores direcções. Mas tenho que ter um ponto de partida para analisar o trabalho desta direcção, certo? Afinal, foi isso que o presidente acaba de pedir-nos: que façamos um balanço e que digamos se concordamos que se continue a trilhar o caminho escolhido. Se quiseres vai ali atrás do balcão e traz qualquer coisa para beberes. Isto é capaz de demorar um bocado.
Finanças: há dois anos estávamos num verdadeiro buraco. Manietados por empréstimos bancários e com o clube na mão da banca. Sem dinheiro para pagar as contas (a promessa João Carlos vai para Liverpool por cerca de 1 milhão de euros, dinheiro utilizado para acertar contas de luz, água, gás, entre vários outros fornecedores: Wolfswinkel é despachado para Inglaterra para pagar ordenados e dívidas bancárias, isto só para citar dois exemplos), mas reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na grande Lisboa com ordenados que, só na área da comunicação e marketing, rondavam os 18 mil euros mensais. Éramos, num fundo, um daqueles gajos que come pão com manteiga para poder conduzir um carro topo de gama. Com uma agravante: o banco que nos facilitou o leasing não queria que se mudasse de condutor e já tinha preparada um folhinha com todas as condições. A nova direcção recusa assiná-las e chega-se a uma situação limite onde é atirada a palavra “refundação”. Agenda-se uma conferência de imprensa, onde essa palavra seria apresentada aos sócios e adeptos e onde seria tornado público todo o esquema que impedia a reestruturação financeira. Milhares de Sportinguistas cancelam contas num banco que veio a confirmar-se ser mau. As posições de força tornam-se menos distantes. Há acordo. E volta a ser possível gerir o Sporting.
As medidas de choque: Ora, para tentar recuperar o clube era necessário alterar hábitos e tomar medidas impopulares. Despedimentos, acertos de ordenado. Obviamente que bons profissionais ficam pelo caminho, num processo que é sempre questionável e que desgasta a imagem de quem tem de tomar decisões em função do equilíbrio das contas. Exalta-se quem sai, aponta-se o dedo aos que chegam de novo. O lado mais grave acaba por ser a constatação de algo que me deprimiu ao longo dos dois últimos processos eleitorais: os ataques pessoais. De um momento para o outro, o presidente já tinha colocado a mulher, a cunhada e mais de metade da família a trabalhar no Sporting. E, imagine-se, tudo a ganhar à grande. Triste, desnecessário, preocupante. E já te explicarei o porquê de assim pensar lá mais para o final desta conversa.
Entretanto, também era necessário mudar a frota. Os topos de gama, todos comprados em segunda mão, custavam uma pipa de massa todos os meses e só davam problemas. Mas o maior deles todos ainda estava para vir: como vermo-nos livres desses topos de gama? De forma mais rude ou mais cordial, a folha salarial lá foi emagrecendo. Ao mesmo tempo, a guerra aberta contra empresários, comissões e fundos tornava-se num dos cavalos de batalha desta direcção, sendo de sublinhar a recente decisão da FIFA de colocar um ponto final nos fundos. O caso Bruma terá sido o mais mediático ao longo desta batalha, até porque se tratava de um jogador que fazia parte do plano traçado face aos imperativos financeiros: as contratações cirúrgicas e a aposta na formação.
A vertente desportiva, ano I: Contrata-se um dos melhores treinadores portugueses, Leonardo Jardim. E um dos melhores laterais esquerdos do nosso campeonato, Jefferson. Recupera-se William Carvalho, formado em Alvalade. Descobre-se Montero e Slimani. Equilibram-se as laterais com o emprestado Piris. Maurício e Wilson Eduardo dão conta do recado. Magrão cumpre o pouco que lhe era pedido. Welder, mesmo por empréstimo, é uma aposta que não se percebe, tal como Hugo Sousa, que veio para a equipa B. Tal como nunca se chega a perceber porque raio se gastou dinheiro em Cissé. Shikabala é uma aposta de risco que sai completamente furada (e que já devia ter sido devidamente explicada ao sócios e adeptos, face às férias que o jogador vai gozando na sua terra Natal). A equipa supera todas as expectativas e consegue conquistar o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões. Na Taça, é eliminada na luz, em mais um jogo inclinado pelo apito. Na Taça da Liga há mais um triste episódio, desta feita com a rábula do atraso dos três minutos, no estádio do dragão. Chega-se ao final da época com a sensação de dever cumprido, mas, também de que a equipa estava espremida ao máximo e que seria incontornável reforçá-la. Leonardo Jardim, concretiza a decisão tomada a meio da época e parte para nova aventura, no Mónaco, com o Sporting a encaixar uns inéditos três milhões pela venda de um treinador.
A vertente desportiva, ano II: A sucessão de Jardim não demora, sendo apresentado Marco Silva. Sou da opinião que nada ficámos a perder com a troca, bem pelo contrário. Quando o novo treinador chega, já as contratações estão em marcha, naquele que é um dos pontos nos quais discordo do modelo escolhido: em meu entender, o chef deve ser uma das vozes mais activas na escolha dos ovos com que quer cozinhar (respeitando a verba à sua disposição, claro). Da ida ao mercado, mais ou menos partilhada entre treinador e quem dirige o futebol, creio que podemos catalogar as contratações em três níveis:
– boas contratações: Paulo Oliveira, Rosell, Jonathan Silva, Ryan Gauld, Nani
– estes gajos são bons, mas podem passar por cá sem chegarem a adaptar-se: Slavchev, Rabia
– apostas de risco ou a precisarem de tempo para se fazerem jogadores: André Geraldes, Sarr, Sacko, Tanaka
Entretanto, em cima do arranque da época, perdemos os dois centrais que, muito provavelmente, seriam titulares: Rojo e Dier. E essas perdas nunca foram devidamente colmatadas. Por mais que sejamos simpáticos e tentemos defender todos os que vestem a nossa camisola, a equipa está coxa numa das posições mais fundamentais. Alguns dos pontos perdidos resultam, precisamente, dessa dificuldade em estabilizar o centro da defesa, também limitada noutra vertente importante para o futebol que Marco Silva tenta implementar: o saber sair a jogar. Pese esta e outra limitações, sou da opinião que o Sporting tem sido a equipa que melhor futebol tem praticado em Portugal. E que, exceptuando o jogo de Guimarães, a primeira parte frente ao Paços e a segunda frente ao Moreirense, em todos os jogos onde perdemos pontos jogou-se e criaram-se oportunidades mais do que suficientes para ganhar.
Entretanto, com a exigente sequência de jogos, começa a questionar-se o porquê da aposta num núcleo de 15 jogadores, quando o plantel tem uns 25 mais uma equipa B à disposição. “Temos feito a rotatividade possível”, afirma Marco Silva, o que nos conduz a outras vertentes que devem ser analisadas: a aposta na formação e a comunicação.
Aposta na formação: As renovações de contrato com William Carvalho, João Mário, Carlos Mané, Rúben Semedo, Wilson Eduardo, Luís Ribeiro, Riquicho, Tobias Figueiredo, Mica, Edelino Ié, Kikas, Chaby, Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros, Daniel Podence, Wallyson, Cristian Ponde, Betinho, Luka Stojanovic, Gelson Martins ou Francisco Geraldes, são um claro indício de que existe vontade em continuar a apostar na nossa imagem de marca. Claro que não se percebe porque raio se renovou contrato com Salomão ou com Fokobo, independentemente dos atributos da agente deste último.
Um gajo até esquece isso quando nos vê brilhar na Champions com oito portugueses na equipa principal, sete deles formados em Alvalade, mas quando pensamos na Academia, é justo dizer-se que todos nós nos temos questionado com o decréscimo de qualidade na maioria das nossas equipas dos escalões de formação. Também é verdade que, de um momento para o outro, pessoas que se estavam marimbando, passaram a querer saber o nome dos iniciados, daí que o histerismo tenta a subir de tom. Qualquer pessoa minimamente atenta à formação, sabe que existem ciclos. O caso da equipa de juvenis é um bom exemplo: no ano passado, quem não os conhecesse, diria que não prestavam para nada, ignorando estarmos perante uma equipa que deverá estar em ponto de rebuçado na próxima época. Neste momento, as críticas maiores vão para os juniores e, recentemente, o próprio Bruno de Carvalho afirmou que existia uma lacuna ao nível dessa faixa etária, daí a aposta em jovens promessas estrangeiras para amadurecerem na B. E é aqui que se levantam as maiores dúvidas: será que faz sentido levarmos com o Enoh a ocupar o lugar de um dos jogadores formados no Sporting? Fez sentido ir buscar o Gazela? Porque raio vem um tal de Ary Papel, uma espécie de Shikabala angolano, para a equipa B? Depois, vemos o Chaby, o Iuri, o Domingos Duarte, Francisco Geraldes ou Gelson Martins no banco e perguntamos “porquê?” (já agora, alguém que me tire esta dúvida: estes três não podiam, ainda, jogar pelos júniores? É que se a resposta for sim, seria francamente melhor do que estarem a aquecer o banco).
Ainda a respeito da equipa B, deixa-me dizer-te que me irritou aquela dança de treinadores com um Barão à mistura. E até te digo mais: acho que a equipa B não pode funcionar de forma tão distante da equipa principal. Se confias num treinador para a equipa principal, faz sentido que a pessoa que fica à frente da B seja alguém que lhe seja próximo. Ainda para mais quando o objectivo passa por colocar as várias etapas da formação a jogar e a trabalhar à imagem da principal. Entretanto, nesse mesmo comunicado, ficamos a saber que não vai haver reforço da equipa em Janeiro. Ou melhor, que os reforços estão em casa. Estranho, se pensarmos que alguns nem na equipa B têm jogado. E isto conduz-nos à outra vertente: a comunicação.
A comunicação: vou ser o mais sincero possível. Tem sido desastrada. Boa a ideia de falar a uma só voz, péssimo quando essa só voz parece ser decidida por uma única cabeça. Muito do drama em que se transformou a actual classificação do Sporting, resulta, precisamente, das expectativas criadas. Que o Sporting é candidato já nós sabemos. Colocá-lo como principal candidato é um exagero face às condicionantes. Obviamente que eu acredito que temos equipa para sermos campeões. Obviamente que perdemos pontos mal perdidos e somos, semanalmente, brindados com exercícios do apito que retiram esperanças aos mais optimistas. Mas, sou-te sincero, consigo aceitar que a manta pode ser curta para fazer brilharetes na europa (e fomos dignos, mais do que dignos), para ser campeão e limpar a Taça (a da Liga limpam os putos). Passar a mensagem de que temos plantel mais do que suficiente para isso tudo, é um erro. E motiva, obviamente, cobranças.
Mas o pior, sinceramente, é a forma como isso nos tem chegado. Desabafos no face. Declarações. No fundo, ralhetes para todo o mundo ouvir. Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? Nunca vou concordar com isso, peço desculpa. E lamento que não haja quem consiga passar essa mensagem internamente. Aliás, esta última declaração, por mais rico que seja o conteúdo é um desastre na forma. Numa semana em que os rivais metem água à vez, o que é que fazemos? Oferecemos manchetes a quem, diariamente, tenta minar o trabalho que é feito. E aumentamos a pressão sobre a equipa e sobre o treinador. É de um amadorismo que me deixa doente. Ao pé disto, vários outros disparates comunicacionais, como a sequência de barbaridades que envolveu o lançamento da SportingTV, como que desaparecem do mapa.
A propósito de SportingTV, olha outra das coisas boas que se conseguiram. Tem muito que evoluir, pois tem, mas foi e é importante. Também as redes sociais do Sporting conseguiram dar o salto e são, hoje, aspecto incontornável na forma de chegar aos Sportinguistas espalhados pelo mundo. O próprio Jornal tem vindo a procurar aprimorar-se e modernizar-se. É através destes meios que, novamente em jeito de balanço, temos visto o nosso hóquei ressurgir (e que maravilha isso é!). Que temos visto o futsal e o andebol conquistarem títulos. Que percebemos o esforço que é feito pelo pessoal do rugby. Que acompanhamos o eterno atletismo. Que contamos, diariamente, os euritos que vão sendo recolhidos na Missão Pavilhão. E que tentamos perceber tudo o que se passa neste tão grande mundo chamado Sporting. Nas bancas, na televisão, na rádio, num processo quase diário, vamos sendo trucidados. E gostamos. Gostamos porque continuamos a comprar esses jornais, porque continuamos a assinar determinados canais, porque servimos de veículos a tanta merda que se escreve, despejando-os nas redes sociais a troco de mais não sei quantos likes.
Chegamos, assim, a uma véspera de Natal em que me sinto numa aldeia beirã ou transmontana, daquelas onde, no largo da igreja, a população ainda queima o tronco. Infelizmente – e, porra, como isso me magoa; tanto que estou desde as cinco da manhã a tentar ter esta conversa contigo – é o Sporting que está a servir de tronco. Com uma agravante: há centenas de Sportinguistas a aquecerem-se, com um rasgado sorriso e borrifando-se no essencial: o Sporting! Eu não consigo aceitar que alguém se diga de um clube e o coloque em segundo plano, face a interesses pessoais, por isso… permite-me recomeçar.
Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
“Outra vez?!?”, perguntas tu. É rápido. Sabes, estou a ouvir uma música do Jorge Palma, intitulada Duas Amigas. A dada altura, canta ele: «Veio o silêncio ensurdecedor; Ainda há contacto mas não há calor; Quando as mãos ficam rijas e a alma se esconde; E fica entrincheirada entre o ódio e o amor… Entre o ódio e o amor». É assim que está a nação leonina. Entre os ódios pessoais, os egos incontroláveis e o amor a um clube. Espero que, sejas lá tu quem fores, consigas ser um dos que se mostrará capaz de perceber o que é mais importante.
23 Dezembro, 2014 at 16:49
Os sportinguistas fazem-me lembrar aqueles casais que gostam de arranjar discussões por tudo e por nada (principalmente por nada:) para depois fazerem as pazes na cama assim à bruta!!!
Isto ainda vai acabar bem, e com champanhe:)
Feliz Natal a todos os tasqueiros e também para os croquetes!
Sporting Sempre!
23 Dezembro, 2014 at 16:52
As coisas podem não estar fáceis, mas não me passa pela cabeça que o Marco saia.
23 Dezembro, 2014 at 19:45
Vai lá para fora conversar com o Maricone sffv
23 Dezembro, 2014 at 16:58
Porra, caramba, calemo-nos todos de uma vez. Não há nada, nada que justifique algumas intervenções aqui. Por maior que seja a razão, ou ausência dela, nada justifica que façamos aqui, neste blog, a nossa defesa. Isto não é o rumo que tem estado a ser seguido. Isto é um erro. Ninguém está contra quem quer que seja. Ninguém aqui sabe o que se passa. Aguardamos todos o desfecho, com o coração nas mãos, mas na nossa ignorância. Se nos tiram isso, sem o que quer que seja estar concluído, então é que descamba tudo. Por mim, chega mesmo.
23 Dezembro, 2014 at 17:01
Obrigada, Diogo.
23 Dezembro, 2014 at 17:05
Se não te importas, eu por mim dispenso bem a minha ignorância. Se alguém faltou ao respeito ao Sporting, se alguém foi/está a ser desleal com o Sporting, eu quero saber!
23 Dezembro, 2014 at 17:01
Perdoe-me Rodrigo Roquette mas tenho que partilhar ( retirado do facebook do Sporting Clube de Portugal).
O principal inimigo é dar atenção ao inimigo.
O Sporting está em guerra, não a guerra que nos querem vender, mas com o seus verdadeiros inimigos: clubes rivais corruptos, comunicação social, Liga de Clubes, FPF, APAF, Fundos.
Como em todas as guerras, sobretudo naquelas em que queremos defender um ideal, uma bandeira, uma nação, todos nós devemos dizer presentes à chamada, alistar-nos, tirar os machados de guerra do baú e lutar com todas as forças.
O Sporting precisa dos seus leões guerreiros, unidos, fortes, como nunca precisou em toda a sua história.
Infelizmente sinto que muitas vezes os adeptos e sócios do Sporting têm tanto de fiéis, como de ingénuos.
Será assim tão difícil entender que o que está em causa não são as relações entre um presidente e um treinador?
Será que não entendem que o objectivo é apenas o de bipolarizar o futebol Português, tirando o Sporting da equação?
Será que não entendem que todo este ruído serve apenas para tentar disfarçar graves problemas financeiros, insucessos desportivos, manobras ilegais, corrupção, favorecimentos e a vergonha das arbitragens que vemos semana após semana em favor dos mesmos de sempre?
Será que não entendem que este ruído é pago, feito por quem está ao serviço de outros, feito com toda a intencionalidade, sem olhar para qualquer tipo de verdade ou ética?
Será que não entendem que ao fazer frente a empresários, fundos, ao denunciar a corrupção, ao apontar o dedo à promiscuidade, ao teimar em pugnar pela verdade desportiva ou a apelar à utilização de novas tecnologias, o Sporting é incómodo e tem de ser calado?
Será que não entendem que isto é uma acção consertada para provocar a cisão entre Sportinguistas, desacreditar os seus dirigentes, destabilizar a equipa de futebol que é o pêndulo da tranquilidade de um clube?
Não devemos ser acríticos a nenhum presidente ou treinador do Sporting, o clube e a vontade dos seus sócios deve prevalecer a tudo e todos. Mas será que os sócios sabem mesmo o que querem?
Enquanto andámos com presidentes incompetentes, com mandatos desastrosos, que vivam longe dos Sportinguistas, que se mostravam apáticos e sem qualquer tipo de exigência, o que é que o Sportinguistas queriam?
Goste-se ou não do estilo, aponte-se defeitos que seguramente tem, mas Bruno de Carvalho trouxe algo que ninguém deveria esquecer tão facilmente: EXIGÊNCIA!!!
Esta guerra feita ao Sporting é o maior sinal de competência que se poderia alguma vez dar a um presidente. Esta guerra só existe porque Sporting levantou-se, ergueu-se novamente quando muitos já não acreditavam. Esta guerra acontece porque o Sporting voltou a ser uma ameaça.
O Sporting volta a incomodar e os Sportinguistas estão mais preocupados com eventuais amuos ou mau estares????
Marco Silva os jogadores tem aceitar a exigência, seja ela de que forma for. Se não souberem viver com isso então não servem ao clube. No Sporting não pode haver desculpas, desmotivação, falta de entrega!! Quem serve este clube tem de dar tudo, até à ultima gota de sangue. Não devemos exigir menos que isso, sob pena de voltar ao marasmo de muitos anos de total ausência de profissionalismo ou cultura de exigência.
Será que não entendem que ao dar valor a estas noticias, ao ser influenciados pela propaganda, ao comprarem jornais, ao ouvirem o que certos comentadores dizem, estão vocês próprios a dar armas aos inimigos.
Será que não entendem que ao dar atenção ao inimigo, nós próprios nos tornamos o inimigo?
O inimigo como em todas as guerras tem de ser derrotado, e isso apenas depende dos Sportinguistas.
Contra tudo e contra todos.
Às armas!!!!
Viva o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 17:11
Clarividência! Marioni, anda cá ler isto.
23 Dezembro, 2014 at 23:00
Ha? Que falta de inteligencia!
23 Dezembro, 2014 at 18:32
Há algum tempo que não opinava aqui, porque como disse o Inácio, anda muita poeira no ar e a bem do Sporting achei que deveria continuar calado aqui no meu canto, mas ao ler este comentário deixado pelo ANDRE F, venho a terreiro para afirmar que estou completamente de acordo com ele. Seja qual for o desfecho deste imbróglio, o problema real é tudo o que foi descrito, mas com tudo o que tenho assistido por aqui duvido que haja armas e combatentes disponiveis para as disparar. A divisão está instalada nas tropas leoninas. Estamos a ir no jogo do inimigo. De um clube destroçado há anos e salvo in extremis, por esta direção, será que não serviu de exemplo para relançar o futuro? Chiça, é mesmo sina, só sabemos disparar contra nós.
SPORTING SEMPRE…
24 Dezembro, 2014 at 23:15
André F subscrevo TOTALMENTE o teu comentário!
Uma questão a todos os SPORTINGUISTAS…porque acham que ao fim de todos estes anos o presidente do fruta com putas e do boifica enterraram o machado de guerra?! É demasiado óbvio que foi pelo “DESPERTAR” do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Temos um rumo e um presidente que ama o clube acima de qualquer suspeita! Temos um presidente que quer, ao fim de 3 décadas voltar a impor uma cultura de exigência á muito desaparecida do nosso amado clube! Temos um presidente que vive para o clube! Estamos a meio caminho desse processo e não podemos uma vez mais nos desunir pois esse é o jogo que os nossos INIMIGOS querem…
Não tenho problemas em admitir…sou um BRUNISTA convicto e a única coisa que supera isso é o meu amor ao SCP!!
É para mim sem qualquer dúvida o presidente que á tanto tempo esperávamos…
25 Dezembro, 2014 at 9:06
Andre,
Sportinguismo é assunto sério, sem dúvida, dentro da nossa paixaão clubística.
Mas será que tu e mais, não percebem que a fonte dos problemas está no próprio Sporting? Será que não conseguem ver que existem atritos entre Presidente que quer ser tudo ao mesmo tempo, atropelando os outros cargos, muito em especial o do treinador? Se eu estivesse na posição do Marco Silva, passava-me se tivesse o Presidente sempre a meter o bedelho.
Como se isso não bastasse, ainda teve a prepotência narcisista de vir ralhar com os jogadores e equipa técnica no Facebook?
Claro que os jornais adoram este tipo de polémicas, mas não vamos pôr vendas nos olhos, quem as causa é gente do SCP:
Não vamos ALOIRAR de repente, neh? Sem ofensa às loiras, é modo de dizer!
Eu gostei muito do BdC, hoje perdi a confiança no homem, e um dia vão todos dar razão ao Cherba, com o que ele tenta alertar. Mesmo assim, noto que ele é bem mais tolerante que eu.
Quem coloca a vaidade pessoal acima de tudo, dá nisto. Não há alternativas por hora, por isso o BdC pode bem brincar aos cowboys, pedir votos de confiança, etc. Pode tentar fazer de muitos uns perfeitos otários, a mim, não me engana mais.
Gosto muito desta Tasca, leio artigos e comentários muito interessantes. Gosto também de ser livre, que não me forçem a aplaudir pessoas que deixei de apreciar. É por isso que sou menos sportinguista? Por não querer ser capacho de ninguém? A união é necessária, mas com convicção, não por mero carneirismo.
Bom dia de Natal.
SL
23 Dezembro, 2014 at 17:06
“No Sporting não pode haver desculpas, desmotivação, falta de entrega!! ”
De acordo. E também não pode haver recados públicos quando as coisas se devem tratar em privado. Acho que é isso que se critíca.
23 Dezembro, 2014 at 17:37
O problema é que um recado em público quase “obriga” a uma resposta em público.
23 Dezembro, 2014 at 17:19
Meios de comunicação oficial do clube são site, tv e jornal proprios portanto parece-me incorrecto comentarem noticias que não estejam confirmas ou que não tenham saido no nos meios de comunicação oficiais. Gosto bastante do blog mas não comentem noticias saidas nos pasquins, é perca de tempo e alimentamos psedo assuntos fazendo com que eles ganhem.
23 Dezembro, 2014 at 23:01
E é isto, simplesmente….
24 Dezembro, 2014 at 1:08
é isto e só isto…por mais que se diga isto, ninguém liga….
23 Dezembro, 2014 at 17:20
Há uma coisa que não entendo esta direção em ano e meio
trabalhou com três treinadores e parece que nunca se entendeu
com nenhum deles.
23 Dezembro, 2014 at 19:46
Vai lá para fora conversar com o Maricone sffv
23 Dezembro, 2014 at 17:23
Estava para começar este comentário com um palavrão, mas vou-me conter!
É Natal!!
Não sei o que se passa nas cabeças do Presidente e do Marco Silva, só espero que se entendam, porque, caso contrário, já sabemos o que acontecerá, treinador para a rua; e se for assim o desfecho está à vista, nem no 5º. lugar ficamos no campeonato (troca de treinador a meio da época só dá merda)!
Lembrem-se caros consócios que temos uma equipa de tostões (já não se lembravam, não é ?) que estamos a 1 ponto do Braga e VG e a 4 do Porco; e ainda só vamos na 14ª. jornada; e mais, estamos dentro de mais 3 provas (LE-TP-TL)!!
Pergunto:- o que queriam mais???????????
A procissão ainda vai a meio do adro, apelo, como sócio, que se tenha muita calma na resolução do possível diferendo entre Pres. e MS (tenho dúvidas que haja algum diferendo insanável), julgo que há mais fumo do que fogo, e que a comunicação social está a aproveitar (lembram-se da “Hora do Presidente” com os Directores da pasquinagem?? Doei-lhes muito! E não vão perdoar!)!!!!! Tenham calma!!
Saudações Leoninas
BOAS FESTAS
23 Dezembro, 2014 at 17:59
Um gajo deita-se satisfeito depois de um fim-de-semana positivo do Sporting Clube de Portugal.
Acorda com algumas coisas em mente para discutir com todos vocês mas, erro meu, vou ver as capas dos pasquins do dia de hoje e soa o alarme!
Mas que merda é esta?!
Então o Sporting ganha um jogo difícil, que nos permite festejar o Natal em paz e fala-se em despedir o treinador?!
Fui dar uma volta pela blogosfera leonina.
(Pensava eu que me ia tranquilizar)
Ora o Marco é para ir para a rua. Ora o presidente é que se está a armar em esperto e a meter o nariz onde não deve. Ora o Inácio que ninguém sabe o que está lá a fazer. Falam-se em fugas de informação…pelo próprio Marco.
Para mim, chega!
O Sporting está em blackout! Ninguém fala à comunicação social!
Acho bem!
Já ontem, no rescaldo do jogo da Madeira disse, em relação à relação do presidente com o treinador: já deu para perceber que nem tudo são rosas (mas não é assim em todas as relações). Sentem-se, conversem e entendam-se!
Parece que é isso que estão a fazer…Ainda bem!
Por mim, por enquanto, não digo mais nada!
Um Feliz Natal a todos e viva o Sporting Clube de Portugal!
23 Dezembro, 2014 at 18:07
Grande artista 🙂
23 Dezembro, 2014 at 18:13
Foda-se, Miguel! Um gajo pensa que as coisas podem desanuviar, acontece uma coisa positiva e depois isto!
Não há paciência!
Citando o Jusko: “Infelizmente ser do Sporting esgota um gajo. Puta de doença.”
23 Dezembro, 2014 at 18:16
mas é….TÃÃÃÃÃOOOOO BOOOMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 18:22
Pois é, Tiago!
Bom, mas desgastante! Sobretudo quando queremos ajudar e não sabemos como. Quando queremos saber o que se passa e ninguém nos diz…Quando…Quando…Quando…
Podia escrever umas 10 frases!
Somos diferentes…até nas coisas más!
SPORTING SEMPRE!
23 Dezembro, 2014 at 18:36
;)! Mesmo!
SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 17:59
Bem das duas uma, ou acabou o mito que um tasqueiro é que alguns pensam ser ou então ao contrário Valha-nos Deus!
23 Dezembro, 2014 at 18:03
Foda-se… á gajos aqui que nem internet deveriam ter, quanto mais dizer a estupidez que dizem… Foda-se…
23 Dezembro, 2014 at 18:07
Volto em janeiro a não ser que problemas tecnicos aqui na tasca assim o obriguem. Infelizmente ser do Sporting esgota um gajo. Puta de doença. Bom natal a todos e um fantastico 2015. A todos os que trabalham no Sporting, puta que vos pariu! Entendam-se!!! Querem socios e ajudas de todos e nem a puta da casa sabem manter e remar para o mesmo lado??? Fodei-vos!
23 Dezembro, 2014 at 18:13
A verdade é essa … Independentemente de quem faz o quê, tudo se reflecte no clube.
Duvido que os sócios aumentem esta semana e duvido que se invista no pavilhão.
Estabilidade, caralho! Que sejam os arbitros, a liga, a cs a nos quererem entalar.
É que para lutar contra esses, estou prontíssimo.
Agora, para guerras internas … estou a anhar.
Digam-me que isto é alarido da CS para eu ter um Natal descansado …
23 Dezembro, 2014 at 18:14
Só por causa disso…vou comprar mais uma missão pavilhão…para dar de prenda! (Não é por causa disso mas vou mesmo…hehehe!)
23 Dezembro, 2014 at 18:25
Agora é que disseste tudo!
Nada como falar em bom português.
23 Dezembro, 2014 at 19:47
+1
24 Dezembro, 2014 at 1:43
Jusko, o ipad continua a crashar nos posts com vídeo.
Jetsam event blá bla bla….bla bla
O iPad fica com medo e desliga-se sozinho
24 Dezembro, 2014 at 11:20
Não queres é que o Jusko se “ausente”. 😉
By the way, acontece-me o mesmo…
23 Dezembro, 2014 at 18:13
O Carlos Mané diz no flash interview que lutaram na madeira pelo presidente (que quer um grande Sporting).
O Marco Silva diz na conferência de imprensa que se sente muito feliz por fazer aquilo que gosta e por representar o Sporting.
Bruno de Carvalho pergunta na sua conferência de imprensa onde estava a comunicação social aquando da visita à UEFA, FIFA e no congresso.
Alguen viu estes factos na comunicação social?
Os fundos terminarão no verão de 2015 para novos contractos. Alguém viu algum destaque a esta notícia?
Parem de criticar/apoiar o presidente/treinador. Conforme o Inácio disse: ‘há muita poeira no ar’…
23 Dezembro, 2014 at 18:15
Ontem dizia o Rogério Alves:
“Há poeira? Sim. Toca a iniciar a limpeza, pq o pó não é saudável.”
23 Dezembro, 2014 at 18:17
epah…limpar o pó….isso é trabalho para o orelhas….e para o Maradona claro…
23 Dezembro, 2014 at 19:36
E para o Mozer….ou era o Hernâni….???
24 Dezembro, 2014 at 2:19
Os bons ares de Londres arejam as cabeças!
Saudações e boas festas.
Não se pode dizer muito mais… senão somos convidados a ir falar com o Marione (já alteraram o nick para maricone. Há aí gajos a convidar a sair por insultos e depois fazem o mesmo… ahahahahaha)
23 Dezembro, 2014 at 18:16
Pois eu, estou tão podido com isto tudo que vou fazer como o Jusko…
Até para o ano!
Z
23 Dezembro, 2014 at 18:16
podido com “f” claro está 🙂
Z
23 Dezembro, 2014 at 18:29
Ou com “ph”…
23 Dezembro, 2014 at 18:19
Bem nada melhor que o Espirito de Natal para se fazer as pazes!! O clube precisa disso, paz e sossego! Acredito que no fim disto tudo Marco silva e Bruno de Carvalho erguem a Taça de Portugal, e Liga europa juntos!
Bom NATAL a todos!
23 Dezembro, 2014 at 18:25
Excelente post com muitos comentários interessantes, sem querer dividir por aquilo que sei é muito mais o que os une ( presidente-treinador) do que aquilo que os separa. Devemos sempre tomar o partido pelo Sporting e nunca pela personalidade seja qual for o cargo. Mas se o presidente entendeu fazer o que fez, tem de assumir a responsabilidade, o treinador tambem é responsável pelas suas afirmações. Agora pergunto com conhecimento de 15 anos de balneário como jogador e treinador: Poderia o treinador responder de outra maneira sem perder o balneário?
23 Dezembro, 2014 at 18:25
Só uma pergunta mesmo, qual é a conclusão deste post?
23 Dezembro, 2014 at 18:30
Sporting,
Para para pensares.
Obrigado,
Adepto
23 Dezembro, 2014 at 18:34
Desculpa? Não entendi.
23 Dezembro, 2014 at 18:41
loool nem eu
23 Dezembro, 2014 at 23:04
Eu entendi!
23 Dezembro, 2014 at 18:28
A conclusão é que uns preferem já pensar como será o Sporting com o Vitor pereira e outros preferiam que isto se acalmasse e passadas umas jornadas com vitórias as coisas chegassem a um compromisso… tipo “tá-se fofo”, tu sabes da poda e eu tenho direito a discordar mas vou lanchar umas chamuças com vocês em homenagem ao Acosta, Schmeichel e Iorda e dar-vos nas orelhas.
23 Dezembro, 2014 at 23:06
Nao, na realidade a realidade é muito mais complexa que isso.
24 Dezembro, 2014 at 0:51
O Treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal tem nome, chama-se Marco Silva!
Não vamos dar para o peditório de Natal dos nossos inimigos…sff
23 Dezembro, 2014 at 18:32
Bem….vou hibernar até ao dia 26! Tenho a certeza que isto até lá fica resolvido e que tudo se alinha pelo melhor!! É Natal caralho! E o meu Pai Natal é VERDE!!!!
Façam o favor de ser felizes!!
PS: Marco…Bruno….é isso…vocês sabem! Hoje, na passadeira matem lá a merdas! Entendam-se! Equipados a rigor num corrida até se entenderem! Com o PT Inácio…e o Virgílio…bem…a mudar as musicas…vá!
PS2: Espero que ninguém tenha ficado muito chateado comigo…afinal de contas é Natal! Ninguém lidou bem com isto, uns com azia, outros preocupados, outros fdd! Só lidou bem com isto quem quer o mal do Sporting! Marioni….espero que não saibas mesmo merdas….se souberes fico ainda mais preocupado com a forma de comunicar do Sporting do que se for apenas o “diz que disse”!
23 Dezembro, 2014 at 18:34
isto está cheio de paineleiros.
Bom Natal, muitas chamuças e mines! Vamos lá…. SPORTING!!!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 18:35
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 23:06
+1
23 Dezembro, 2014 at 18:50
De acordo com a excelente análise. A minha memória já é muito longa. É com imensa pena que vejo o melhor Presidente de que me lembro a cometer erros infantis que podem vir acomprometer a sua continuidade futura. O SCP com 1/3 do Orçamento dos rivais, a arbitragem e com cúpulas do poder adversas está ” impedido” de chegar ao titulo.O centro da defesa e as arbitragens explicam os 10 pontos de atraso.Mas um lider não pode expor a estrutura que comanda às criticas públicas. Feche a porta do balneário e faça-o. Entrar na vertigem das mudanças de treinadores é assumir o autofagismo do passado que atirou o clube para a posição onde Bruno o foi buscar. E como essa estratégia tem tudo para correr mal o mais provável é Bruno perante a flência da mesma bater com a porta a prazo o que seria dramático para o clube.Apela-se ao bom senso para que a estabilidade seja um valor a preservar
23 Dezembro, 2014 at 23:14
Eu só penso: “mas o gajo nao é burro nenhum!”
E, seriamente, quase ninguém aqui sabe do que realmente se passa, e quase todos andam com o pito aos saltos.
(e nestes momentos é que um tal senhor que anda de trono nú a matar porcos no Bucaco, previamente bebedos com uma mistela oriental adaptada ao clima mediterranico, mostraria a sua capacidade de racionalizar os níveis de seriedade, histeria e devolver um pouco de sanidade mental com a sua própria visao clínica, cirurgicamente precisa, da realidade atual do Sporting…..que é tipo sopinha de letras para o comun adepto!)
24 Dezembro, 2014 at 11:08
Se achas que o problema do Sporting é o centro da defesa, então estás a responsabilizar o Paulo Oliveira, porque a restante estrutura defensiva (Patricio, Cedric, Mauricio, Jefferson, William e Adrien) transitou do ano passado e não me lembro de haver estas críticas…
23 Dezembro, 2014 at 19:12
Os Sportinguistas deverão estar Unidos em torno do seu clube e do seu presidente Bruno de Carvalho. Já bastam os inimigos externos e ainda ouvir tipos como Dias da Cunha a dizer baboseiras. Vamos ter calma e esperar o que Bruno de Carvalho tem para nos revelar.
Desejo um bom Natal para todos os tasqueiros.
Spooooooortiiiiiinnnng!
23 Dezembro, 2014 at 19:21
Só aqui vim para vos mandar para para o caralho. Não tenho paciência para esta bi-polaridade que muitos dos da nossa familia sportinguista padecem.
A tasca é do caralho, como o cacifo era, mas as vezes, devia era ir para o caralho!
23 Dezembro, 2014 at 23:15
+1
24 Dezembro, 2014 at 2:06
+1
24 Dezembro, 2014 at 11:10
Eu acho que o Cacifo era uma Tasca do Caralho, mas a Tasca nos últimos tempos mais parece um salão de Cabeleireiras…
23 Dezembro, 2014 at 19:22
É Natal… uma época especial, em que renasce a criança que vive dentro de nós, altura em que voltamos a ser inocentes, voltamos a acreditar no Pai Natal e que ele com a sua magia vai espalhar felicidade pelo mundo… acreditamos em elfos e duendes, fies ajudantes do Pai Natal e que esta época natalícia é a recompensa do trabalho árduo de um ano… acreditamos também no rodolfo o líder das renas que com o seu nariz vermelho guia as outras renas pelo caminho…
Nós sportinguistas somos os mais felizes adeptos do mundo… porque para nós o ano todo é Natal… acreditamos em tudo o que nos contam… tudo o que ouvimos… é à 1a coisa ficamos logo com medo de ficarmos sem presentes nesse ano….
Bem… a todos os Tasqueiros um Santo Natal!!!
Quando ao Sporting… vamos esperar pelo que vai acontecer e acho que devemos começar a não acreditar em tudo logo à 1a 😉
SL
23 Dezembro, 2014 at 19:28
Apelando à união, a possível neste momento, arrisco que nos poderemos todos juntar e em comunhão e uníssono desejar ao dr.dias da cunha um feliz natal no caralho que o foda.
23 Dezembro, 2014 at 23:15
+1
24 Dezembro, 2014 at 2:06
+1
23 Dezembro, 2014 at 19:38
A ver se consigo colocar algumas ideias em ordem:
1) Estou de acordo com as linhas gerais do projecto de BC para o clube, com as medidas estruturais e centrais.
2) Discordo dele em alguns pontos e noutros tenho duvidas; mas no balanço geral estou muito satisfeito.
3) Para mim, mais importante que as bolas que entram ou não, é o clube controlar a SAD, a aposta no ecletismo, a reestruturação financeira, a auditoria doa a quem doer, a luta pela verdade desportiva – e quem me garante tal é BC, e é por isso que estou com ele.
4) Quanto à gestão desportiva do Futebol, acho em geral muito boa. E uma ou má contratação, que é sempre inevitável, foi sempre por baixo custo. Se BC gere mal, o que é Adrian por 11 milhões por 50%, o que são as camionetas de jogadores do Carnide? Com menos temos feito mais.
5) Desportivamente falando não sou um fan de MS. Compreendo perfeitamente quem é apreciador do estilo, que gostem da maneira da equipa jogar futebol contra a Fruta, Schalke, etc. Aceito que lhe preconizem um excelente futuro (quem sabe?).
Pessoalmente, não sou um fan basicamente porque além de uma série de erros que lhe aponto (desde n ter tirado avançado contra Académica com menos um, a substituições tardias, a n substituição de Adrien, etc.) temos muitos pontos perdidos, e como sou um resultadista puro e duro, MS tem pior % de vitórias do que Domingos, Jesualdo Ferreira e muitos outros…
Mas, se fosse estritamente pelos resultados desportivos não seria a favor do despedimento do treinador pq sou em princípio a favor da estabilidade, estamos nas 4 frentes, tem margem para aprender e melhorar, etc.
[já agora um pequeno aparte; fui contra a saída de Robson, mas não foi por isso que perdemos o campeonato mas sim pelo roubo nas Antas que nos deixou sem o Peixe para marcar o JVP mais o Juskowiak, mais outros roubos – e despedir um treinador campeão como Inácio ou Boloni por uma segunda temporada menos boa para mim foi errado]
5) O estilo de Comunicação do Presidente. No conteúdo tenho concordado com tudo, é um estilo motivador e os resultados falam por si. Coloco apenas dúvidas na oportunidade da msg Guimarães e esta. Mas o que sei eu? Será que BC não disse as coisas cara a cara? É que duvido muito.Será BC um “louco” que não mede as coisas? Tb duvido muito…Cheira-me que terão que existir coisas mais profundas; e a fazer fé no que disse o marioni….
É que já desde o caso Doyen que andava desconfiado de MS…e agora sabendo desta história do empresário ser o mesmo, mais estas afirmações que a serem verdadeiras encaixam como uma luva em tudo o que já me intrigava…
6) Vamos supor que o Presidente esteve muito mal nas declarações. Ainda assim, as declarações de MS são muito mais graves. Isto não é o “Bruno” e o “Marco”, é o Presidente e um treinador. Onde é que já se viu um treinador desautorizar um Presidente desta maneira por mais merda que este tenha dito???
7) Estamos a ser atacados por todos os lados… até os comentadores do Sporting na TV estão ! Se não incomodássemos, se não estivéssemos a bater no hemorroide das nádegas, eles não guinchavam como porcos! Em frente com o boicote a luta!
8) Se MS ficar, é o meu treinador. E desejo boa sorte ao mesmo pois é a boa sorte para o Clube. Tal como para o Slimani, mesmo depois do que fez, enquanto vestir estas cores.
9) O Presidente, pelos motivos que já expressei em diversos posts, neste caso, tem a minha carta branca.
10)Ao Presidente só peço uma coisa (e não é manter o treinador ou não) a única coisa que lhe peço é que caso o treinador seja afastado, EXPLIQUE TUDO, É QUE SE EXISTE COISA QUE A EXPERIÊNCIA ME ENSINOU É QUE A VERDADE CONVENCE acaba por abrir caminho.
11) Os meus desejos que tudo corra pelo melhor, independentemente do resultado.
12) E continuo a achar que mais cedo ou mais tarde “Quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting!”
SL
23 Dezembro, 2014 at 20:48
and he scores again…
8-1?
23 Dezembro, 2014 at 21:08
We have a winner.
23 Dezembro, 2014 at 23:17
Estiveste bem, mais uma vez, mas o teu post destoa com o resto da locura,,,,
23 Dezembro, 2014 at 23:56
Finalmente….alguém chegou lá!
24 Dezembro, 2014 at 2:37
13) Muito bom o que escrevi anteriormente
SL
23 Dezembro, 2014 at 19:42
Como o grande Jusko disse… Fodei-vos!!! e Feliz Natal, entendam-se !!! que eu nunca liguei e nem sequer vejo novelas !!! E não quero ver no meu clube mesmo que o maior enredo seja efectivado pela brilhante CS da nossa praça. Fodei-vos comei com o BLACKOUT pela peida acima, e já agora juntem-lhe o destino dos fundos, as 4 competições em disputa e o reconhecimento internacional. O vosso (CS) orgulho pelas nadegas que lhes dê uma valente caganeira neste Natal, é todo que eu desejo a quem nos quer mal. Embrulhem e Fodei-vos.
24 Dezembro, 2014 at 0:56
+3000000
23 Dezembro, 2014 at 19:51
Meninos…. vá lá … todos para a Rua!
(Deixem os homens descançar)
Feliz Natal aos tasqueiros e Sportinguistas!
fui
23 Dezembro, 2014 at 19:55
E há quem diga que já vais tarde… Feliz Natal, tAdeuzinho.
23 Dezembro, 2014 at 19:56
Desculpem, não resisti. Retiro e retiro-me.
23 Dezembro, 2014 at 19:58
desculpem a pergunta , mas o que é que postou o marioni ??
23 Dezembro, 2014 at 20:33
Basicamente relatou alguns factos que têm… digamos alguma lógica, mas que carecem de provas.
Desde uma relação entre o que se passou no inicio da época com Rojo e o empresário( que é o mesmo do Marco).
Que o Marco perdeu o plantel logo no inicio com o caso do Slimani.
Etc etc…
Enfim…
Manter a calma. Como o Marco Silva diz: Nem tudo está horrível, nem está muito bom! Vamos aguardar e confiar em quem está lá. Esperar que se resolvam as coisas da melhor forma!!
23 Dezembro, 2014 at 20:57
obrigado .
23 Dezembro, 2014 at 23:24
Factos são acontecimentos reais ou provas documentais dos mesmos, viste algum facto?!
Há gente que até no Pai Natal acredita, foda-seeeee!!!