Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
Por certo já tiveste oportunidade de ler a declaração que o presidente do Sporting Clube de Portugal tornou pública, há três dias. Não sei se a leste toda, até porque é extensa, mas eu pegaria, imediatamente, na primeira frase: «Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram». E pego nesta frase porque, muito sinceramente, não creio que exista a necessidade da marcação de uma AG para que seja dado um voto de confiança a quem gere os destinos do clube. Com menos de dois anos de trabalho à frente do Sporting e com outros tantos pela frente, sou da opinião que a avaliação deveria ser feita no final do primeiro mandato. Até porque, espero, todos temos bem fresca na memória a recordação do estado em que o Sporting estava há dois anos. Não, não vou entrar em comparações com anteriores direcções. Mas tenho que ter um ponto de partida para analisar o trabalho desta direcção, certo? Afinal, foi isso que o presidente acaba de pedir-nos: que façamos um balanço e que digamos se concordamos que se continue a trilhar o caminho escolhido. Se quiseres vai ali atrás do balcão e traz qualquer coisa para beberes. Isto é capaz de demorar um bocado.
Finanças: há dois anos estávamos num verdadeiro buraco. Manietados por empréstimos bancários e com o clube na mão da banca. Sem dinheiro para pagar as contas (a promessa João Carlos vai para Liverpool por cerca de 1 milhão de euros, dinheiro utilizado para acertar contas de luz, água, gás, entre vários outros fornecedores: Wolfswinkel é despachado para Inglaterra para pagar ordenados e dívidas bancárias, isto só para citar dois exemplos), mas reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na grande Lisboa com ordenados que, só na área da comunicação e marketing, rondavam os 18 mil euros mensais. Éramos, num fundo, um daqueles gajos que come pão com manteiga para poder conduzir um carro topo de gama. Com uma agravante: o banco que nos facilitou o leasing não queria que se mudasse de condutor e já tinha preparada um folhinha com todas as condições. A nova direcção recusa assiná-las e chega-se a uma situação limite onde é atirada a palavra “refundação”. Agenda-se uma conferência de imprensa, onde essa palavra seria apresentada aos sócios e adeptos e onde seria tornado público todo o esquema que impedia a reestruturação financeira. Milhares de Sportinguistas cancelam contas num banco que veio a confirmar-se ser mau. As posições de força tornam-se menos distantes. Há acordo. E volta a ser possível gerir o Sporting.
As medidas de choque: Ora, para tentar recuperar o clube era necessário alterar hábitos e tomar medidas impopulares. Despedimentos, acertos de ordenado. Obviamente que bons profissionais ficam pelo caminho, num processo que é sempre questionável e que desgasta a imagem de quem tem de tomar decisões em função do equilíbrio das contas. Exalta-se quem sai, aponta-se o dedo aos que chegam de novo. O lado mais grave acaba por ser a constatação de algo que me deprimiu ao longo dos dois últimos processos eleitorais: os ataques pessoais. De um momento para o outro, o presidente já tinha colocado a mulher, a cunhada e mais de metade da família a trabalhar no Sporting. E, imagine-se, tudo a ganhar à grande. Triste, desnecessário, preocupante. E já te explicarei o porquê de assim pensar lá mais para o final desta conversa.
Entretanto, também era necessário mudar a frota. Os topos de gama, todos comprados em segunda mão, custavam uma pipa de massa todos os meses e só davam problemas. Mas o maior deles todos ainda estava para vir: como vermo-nos livres desses topos de gama? De forma mais rude ou mais cordial, a folha salarial lá foi emagrecendo. Ao mesmo tempo, a guerra aberta contra empresários, comissões e fundos tornava-se num dos cavalos de batalha desta direcção, sendo de sublinhar a recente decisão da FIFA de colocar um ponto final nos fundos. O caso Bruma terá sido o mais mediático ao longo desta batalha, até porque se tratava de um jogador que fazia parte do plano traçado face aos imperativos financeiros: as contratações cirúrgicas e a aposta na formação.
A vertente desportiva, ano I: Contrata-se um dos melhores treinadores portugueses, Leonardo Jardim. E um dos melhores laterais esquerdos do nosso campeonato, Jefferson. Recupera-se William Carvalho, formado em Alvalade. Descobre-se Montero e Slimani. Equilibram-se as laterais com o emprestado Piris. Maurício e Wilson Eduardo dão conta do recado. Magrão cumpre o pouco que lhe era pedido. Welder, mesmo por empréstimo, é uma aposta que não se percebe, tal como Hugo Sousa, que veio para a equipa B. Tal como nunca se chega a perceber porque raio se gastou dinheiro em Cissé. Shikabala é uma aposta de risco que sai completamente furada (e que já devia ter sido devidamente explicada ao sócios e adeptos, face às férias que o jogador vai gozando na sua terra Natal). A equipa supera todas as expectativas e consegue conquistar o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões. Na Taça, é eliminada na luz, em mais um jogo inclinado pelo apito. Na Taça da Liga há mais um triste episódio, desta feita com a rábula do atraso dos três minutos, no estádio do dragão. Chega-se ao final da época com a sensação de dever cumprido, mas, também de que a equipa estava espremida ao máximo e que seria incontornável reforçá-la. Leonardo Jardim, concretiza a decisão tomada a meio da época e parte para nova aventura, no Mónaco, com o Sporting a encaixar uns inéditos três milhões pela venda de um treinador.
A vertente desportiva, ano II: A sucessão de Jardim não demora, sendo apresentado Marco Silva. Sou da opinião que nada ficámos a perder com a troca, bem pelo contrário. Quando o novo treinador chega, já as contratações estão em marcha, naquele que é um dos pontos nos quais discordo do modelo escolhido: em meu entender, o chef deve ser uma das vozes mais activas na escolha dos ovos com que quer cozinhar (respeitando a verba à sua disposição, claro). Da ida ao mercado, mais ou menos partilhada entre treinador e quem dirige o futebol, creio que podemos catalogar as contratações em três níveis:
– boas contratações: Paulo Oliveira, Rosell, Jonathan Silva, Ryan Gauld, Nani
– estes gajos são bons, mas podem passar por cá sem chegarem a adaptar-se: Slavchev, Rabia
– apostas de risco ou a precisarem de tempo para se fazerem jogadores: André Geraldes, Sarr, Sacko, Tanaka
Entretanto, em cima do arranque da época, perdemos os dois centrais que, muito provavelmente, seriam titulares: Rojo e Dier. E essas perdas nunca foram devidamente colmatadas. Por mais que sejamos simpáticos e tentemos defender todos os que vestem a nossa camisola, a equipa está coxa numa das posições mais fundamentais. Alguns dos pontos perdidos resultam, precisamente, dessa dificuldade em estabilizar o centro da defesa, também limitada noutra vertente importante para o futebol que Marco Silva tenta implementar: o saber sair a jogar. Pese esta e outra limitações, sou da opinião que o Sporting tem sido a equipa que melhor futebol tem praticado em Portugal. E que, exceptuando o jogo de Guimarães, a primeira parte frente ao Paços e a segunda frente ao Moreirense, em todos os jogos onde perdemos pontos jogou-se e criaram-se oportunidades mais do que suficientes para ganhar.
Entretanto, com a exigente sequência de jogos, começa a questionar-se o porquê da aposta num núcleo de 15 jogadores, quando o plantel tem uns 25 mais uma equipa B à disposição. “Temos feito a rotatividade possível”, afirma Marco Silva, o que nos conduz a outras vertentes que devem ser analisadas: a aposta na formação e a comunicação.
Aposta na formação: As renovações de contrato com William Carvalho, João Mário, Carlos Mané, Rúben Semedo, Wilson Eduardo, Luís Ribeiro, Riquicho, Tobias Figueiredo, Mica, Edelino Ié, Kikas, Chaby, Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros, Daniel Podence, Wallyson, Cristian Ponde, Betinho, Luka Stojanovic, Gelson Martins ou Francisco Geraldes, são um claro indício de que existe vontade em continuar a apostar na nossa imagem de marca. Claro que não se percebe porque raio se renovou contrato com Salomão ou com Fokobo, independentemente dos atributos da agente deste último.
Um gajo até esquece isso quando nos vê brilhar na Champions com oito portugueses na equipa principal, sete deles formados em Alvalade, mas quando pensamos na Academia, é justo dizer-se que todos nós nos temos questionado com o decréscimo de qualidade na maioria das nossas equipas dos escalões de formação. Também é verdade que, de um momento para o outro, pessoas que se estavam marimbando, passaram a querer saber o nome dos iniciados, daí que o histerismo tenta a subir de tom. Qualquer pessoa minimamente atenta à formação, sabe que existem ciclos. O caso da equipa de juvenis é um bom exemplo: no ano passado, quem não os conhecesse, diria que não prestavam para nada, ignorando estarmos perante uma equipa que deverá estar em ponto de rebuçado na próxima época. Neste momento, as críticas maiores vão para os juniores e, recentemente, o próprio Bruno de Carvalho afirmou que existia uma lacuna ao nível dessa faixa etária, daí a aposta em jovens promessas estrangeiras para amadurecerem na B. E é aqui que se levantam as maiores dúvidas: será que faz sentido levarmos com o Enoh a ocupar o lugar de um dos jogadores formados no Sporting? Fez sentido ir buscar o Gazela? Porque raio vem um tal de Ary Papel, uma espécie de Shikabala angolano, para a equipa B? Depois, vemos o Chaby, o Iuri, o Domingos Duarte, Francisco Geraldes ou Gelson Martins no banco e perguntamos “porquê?” (já agora, alguém que me tire esta dúvida: estes três não podiam, ainda, jogar pelos júniores? É que se a resposta for sim, seria francamente melhor do que estarem a aquecer o banco).
Ainda a respeito da equipa B, deixa-me dizer-te que me irritou aquela dança de treinadores com um Barão à mistura. E até te digo mais: acho que a equipa B não pode funcionar de forma tão distante da equipa principal. Se confias num treinador para a equipa principal, faz sentido que a pessoa que fica à frente da B seja alguém que lhe seja próximo. Ainda para mais quando o objectivo passa por colocar as várias etapas da formação a jogar e a trabalhar à imagem da principal. Entretanto, nesse mesmo comunicado, ficamos a saber que não vai haver reforço da equipa em Janeiro. Ou melhor, que os reforços estão em casa. Estranho, se pensarmos que alguns nem na equipa B têm jogado. E isto conduz-nos à outra vertente: a comunicação.
A comunicação: vou ser o mais sincero possível. Tem sido desastrada. Boa a ideia de falar a uma só voz, péssimo quando essa só voz parece ser decidida por uma única cabeça. Muito do drama em que se transformou a actual classificação do Sporting, resulta, precisamente, das expectativas criadas. Que o Sporting é candidato já nós sabemos. Colocá-lo como principal candidato é um exagero face às condicionantes. Obviamente que eu acredito que temos equipa para sermos campeões. Obviamente que perdemos pontos mal perdidos e somos, semanalmente, brindados com exercícios do apito que retiram esperanças aos mais optimistas. Mas, sou-te sincero, consigo aceitar que a manta pode ser curta para fazer brilharetes na europa (e fomos dignos, mais do que dignos), para ser campeão e limpar a Taça (a da Liga limpam os putos). Passar a mensagem de que temos plantel mais do que suficiente para isso tudo, é um erro. E motiva, obviamente, cobranças.
Mas o pior, sinceramente, é a forma como isso nos tem chegado. Desabafos no face. Declarações. No fundo, ralhetes para todo o mundo ouvir. Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? Nunca vou concordar com isso, peço desculpa. E lamento que não haja quem consiga passar essa mensagem internamente. Aliás, esta última declaração, por mais rico que seja o conteúdo é um desastre na forma. Numa semana em que os rivais metem água à vez, o que é que fazemos? Oferecemos manchetes a quem, diariamente, tenta minar o trabalho que é feito. E aumentamos a pressão sobre a equipa e sobre o treinador. É de um amadorismo que me deixa doente. Ao pé disto, vários outros disparates comunicacionais, como a sequência de barbaridades que envolveu o lançamento da SportingTV, como que desaparecem do mapa.
A propósito de SportingTV, olha outra das coisas boas que se conseguiram. Tem muito que evoluir, pois tem, mas foi e é importante. Também as redes sociais do Sporting conseguiram dar o salto e são, hoje, aspecto incontornável na forma de chegar aos Sportinguistas espalhados pelo mundo. O próprio Jornal tem vindo a procurar aprimorar-se e modernizar-se. É através destes meios que, novamente em jeito de balanço, temos visto o nosso hóquei ressurgir (e que maravilha isso é!). Que temos visto o futsal e o andebol conquistarem títulos. Que percebemos o esforço que é feito pelo pessoal do rugby. Que acompanhamos o eterno atletismo. Que contamos, diariamente, os euritos que vão sendo recolhidos na Missão Pavilhão. E que tentamos perceber tudo o que se passa neste tão grande mundo chamado Sporting. Nas bancas, na televisão, na rádio, num processo quase diário, vamos sendo trucidados. E gostamos. Gostamos porque continuamos a comprar esses jornais, porque continuamos a assinar determinados canais, porque servimos de veículos a tanta merda que se escreve, despejando-os nas redes sociais a troco de mais não sei quantos likes.
Chegamos, assim, a uma véspera de Natal em que me sinto numa aldeia beirã ou transmontana, daquelas onde, no largo da igreja, a população ainda queima o tronco. Infelizmente – e, porra, como isso me magoa; tanto que estou desde as cinco da manhã a tentar ter esta conversa contigo – é o Sporting que está a servir de tronco. Com uma agravante: há centenas de Sportinguistas a aquecerem-se, com um rasgado sorriso e borrifando-se no essencial: o Sporting! Eu não consigo aceitar que alguém se diga de um clube e o coloque em segundo plano, face a interesses pessoais, por isso… permite-me recomeçar.
Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
“Outra vez?!?”, perguntas tu. É rápido. Sabes, estou a ouvir uma música do Jorge Palma, intitulada Duas Amigas. A dada altura, canta ele: «Veio o silêncio ensurdecedor; Ainda há contacto mas não há calor; Quando as mãos ficam rijas e a alma se esconde; E fica entrincheirada entre o ódio e o amor… Entre o ódio e o amor». É assim que está a nação leonina. Entre os ódios pessoais, os egos incontroláveis e o amor a um clube. Espero que, sejas lá tu quem fores, consigas ser um dos que se mostrará capaz de perceber o que é mais importante.
23 Dezembro, 2014 at 21:02
“O caminho traçado, aquele que acreditamos e que para nós é o único que permitirá colocar de forma sustentável o nosso Clube no patamar cimeiro que por direito próprio é o nosso, como é sabido, é penoso e tem trazido, e trará, consequências dolorosas.
As forças internas e externas que se opõem a este rumo, motivadas na sua grande maioria pelos seus interesses pessoais ou de grupos de interesses, fazem campanhas cada vez mais ferozes contra os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal.
Percorrer o caminho traçado com todos os seus obstáculos exige um comprometimento daqueles que dirigem o Clube mas também daqueles em função do qual o fazem, os Sócios.”
“É nosso dever sermos claros quanto a cada um destes objetivos e de percebermos as consequências dessas mesmas escolhas.
Necessidade de criar uma cultura de exigência:
– Colocar o Clube acima de tudo e de todos. Como consequência, criámos o ideal da verdadeira importância que cada um de nós tem enquanto servidores do Clube e não podemos permitir que se passe o inverso;
– Exigir respeito máximo pelo Clube e pelos símbolos que representamos. Com isto, destruímos paradigmas falsos e errados que levaram à inevitável revolta de quem não respeita o Clube nem os nossos símbolos;
– Penalizar de forma clara quem não dignifica o Clube. Implica um conflito de personalidades e um conflito de egos permanente, que continuam a ser realidades no nosso Clube;
– Elevar padrões de exigência e de ambição. Como consequência, temos a tão propagada pressão que todos aqueles que não têm a estatura suficiente para representar este Clube se queixam;
– Criar atletas comprometidos com o Clube. Como consequência, iremos perder os que não estão comprometidos com o Clube, seja qual for a sua valia técnica ou a sua idade, e isto irá acontecer até se ter promovido uma profunda mudança de atitude e mentalidade. Vai demorar anos a conseguir;
– Lutar contra a inércia e incompetência. Como consequência, temos o aumento exponencial dos inimigos internos, que se acabam por transformar nas tais fontes seguras que são citadas diariamente em campanhas de difamação contra esta Direcção e, consequentemente, contra o nosso Clube, e que assim vão continuar até à eliminação de todos os focos de instabilidade que ainda persistem dentro do nosso Clube e a confiança dos Sportinguistas nesta Direção ser total. Temos, de uma vez por todas, de deixar de acreditar em boatos ou notícias maldosas, notícias encomendadas por fontes externas e infelizmente, também internas, fontes da nossa própria família Sportinguista, que todos os dias são veiculadas através das redes sociais e da comunicação social.”
“- É preciso ter todos os Sportinguistas com acesso à comunicação social a defenderem de forma constante e decidida o Sporting Clube de Portugal em todas as suas vertentes;
– É preciso que todos os Sportinguistas coloquem o Sporting Clube de Portugal acima de tudo e deles próprios, deixando de ser movidos por interesses meramente pessoais;
– É preciso deixar de ter medo de assumir a nossa grandeza;
– É preciso deixarmos de ter complexos, de ter medo de assumir posições, por muito duras que sejam, posições essas que defendem as regras e valores pelos quais sempre nos guiamos;
– É preciso deixar de ter medo de verificar de forma constante o grau de comprometimento ao projeto e caminho do Sporting Clube de Portugal por parte de todos os envolvidos desde os órgãos sociais aos colaboradores, atletas e adeptos, tomando sem receios as decisões necessárias quando o mesmo não se verifique.
É preciso lutar por valores”
será o post do Marioni, tao fantasista??
será que depois de tudo o que até agora, foi feito por esta direcao, em prol do SCP, ainda haja quem pense que o Presidente, faz comunicados por caprichos pessoais e birrinhas??
a sério??
já agora:
ainda bem que estamos em blackout… imaginem se nao estivessemos…
um bom Natal para todos…
23 Dezembro, 2014 at 21:13
Oi Fernando Silva Peyroteo 🙂 estás em primeiro na nossa liga da Fantasy inglesa 😀 arghhhhhhhhh! Boas Festas pra ti!
23 Dezembro, 2014 at 22:24
ahahah
bom Natal de deFran, eheheh
(inside information, ahahah)
23 Dezembro, 2014 at 21:20
Feliz Natal para todos.
Vou continuar a blackoutear a ver se teço alguma.
Isto ou é pelo Sporting ou pelo Sporting, não existe outra forma !
Feliz Natal a todos e famílias.
23 Dezembro, 2014 at 21:28
Incendios destes não deveriam haver no Sporting. Afinal temos como Presidente da AG o Presidente dos Bombeiros.
23 Dezembro, 2014 at 22:01
23 Dezembro, 2014 at 23:26
É bom ver-te por aqui Marokas!
23 Dezembro, 2014 at 23:52
Obrigado Fito.
O prazer é todo meu
Feliz Natal para ti e para os teus.
24 Dezembro, 2014 at 2:38
Muito bom!
23 Dezembro, 2014 at 21:29
bom Natal para a familia da Tasca, tudo de bom para vocês e para o nosso Sporting votos para que entre nos eixos em toda a linha.
SL
23 Dezembro, 2014 at 21:38
Meus pensamentos, depois de toda esta premature ejaculation por parte da grande maioria dos Caros Tasqueiros:
1- O BdC não vai ser Presidente de mais nenhum clube; o Marco Silva está no início (ou perto disso) de uma carreira de treinador. É ÓBVIO que o Marco Silva NÃO PODE deixar transparecer a imagem de ser alguém que leva “puxões de orelhas” em público e não responde. Isso poderia trazer consequências irremediáveis para o seu futuro.
Comprendo, assim, e aceito, as declarações do Marco Silva;
2– Para alguém que pugna pela “diferença” no futebol português do SCP, o BdC está a aproximar-se, perigosamente, do modelo de dois presidentes anedotários do futebol português: o Pinto da Costa (pela linguagem utilizada, pelo despotismo demonstrado) e o Vale e Azevedo (pelas resoluções contratuais). Se relativamente a contratos (Doyen) parece-me que há fundamento para agir, não consigo encontrar qualquer justificativa para conversas de “nádegas”, “que se lixe o nosso rival”, etc. etc., e muito menos para blackouts ridículos.
3- O último comunicado do Presidente é ridículo. Assembleia Geral para quê? Para ver sufragado o seu discurso agressivo e rasteiro? A sua postura divisionista?
4- Por mais bem intencionado que seja (e acredito que o seja) o Presidente NÃO PODE andar a mandar recados públicos para o grupo interno. Não só lhe fica mal como demonstra não ter pulso para resolver as coisas no foro adequado.
5- NÃO ME FALEM MAIS DE “POLÍTICA DE CONTRATAÇÕES E DE FORMAÇÃO”! Ambas são uma valente merda.
6- O bom senso deve (e certamente vai) imperar. O Marco Silva foi contratado por quatro anos. Ainda nem se vai a meio do primeiro. Deixemo-nos de alimentar filmes. O BdC NÃO QUER despedir o treinador. O treinador NÃO QUER sair a meio.
7- Entendo (e aplaudo) a intenção do Caro Cherba na publicação do seu post. Mas não sejamos desonestos intelectualmente: o SCP, no que ao futebol toca, está a fazer uma época abaixo das suas possibilidades. Isso é culpa da política de contratações (Direcção) e também do treinador.
SL
23 Dezembro, 2014 at 23:21
A opiniao do público em geral, de quem le capas de jornais
24 Dezembro, 2014 at 8:08
Saudacoes Leoninas.
Há muitas personagens que saem das sombras onde vegetam só quando as coisas correm mal (como diria o outro “vocês sabem de quem estou a falar”). É isso mesmo que os inimigos do SPORTING querem fazer passar, mas nunca esperei ver escrito por alguém que se diz sportinguista.
SPORTING SEMPRE ATÉ MORRER
FIGHT &RESIST
24 Dezembro, 2014 at 8:59
Vale e Azevedo é a tua tia.
E o Pinto da Costa deve ser teu pai.
23 Dezembro, 2014 at 21:47
Feliz Natal a todos os Tasqueiros VIVA O GRANDE SPORTING. SL
23 Dezembro, 2014 at 21:58
Feliz Natal para todos os tasqueiros e respectivas famílias. Os votos de muita saúde e sucesso, acompanhados de vitórias do SPORTING. Desejo também que tenhamos boas noticias de alvalade e não mais dores de cabeça.
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:06
Desculpem o desabafo que já se falou e escreveu muito sobre esta merda. Mas foda-se, os canais de desporto podiam estar a falar do colo colo, das piadas do fruteiro e dos 600 MILHÕES de dívida do orelhas…mas náaaaaaaaaaaaaao caralhooooo…fdx ##$%&&%$#$
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:00
Feliz Natal amigos tasqueiros.
Que tenham muita paz em vossas casas.
Que o amor que nos une se torne cada dia mais forte.
Que sejamos invadidos pela união em torno do melhor clube do mundo.
Que este tempo de festa sirva par nos renovar as forças para lutar e resistir.
E sobretudo que nunca nos esqueçamos quem é(s) a nossa fé.
Juntos venceremos, divididos perderemos.
SL
PS: Cherba e Jusko, por favor, deixem-se de blackouts e continuem a iluminar os Natais de todos nós, como só vocês conseguem.
23 Dezembro, 2014 at 22:04
OFF-TOPIC
Baixas confirmadas para a recepção ao Estoril: Adrien (castigado), A. Martins (1 mês lesionado), Slimani (CAN).
Montero irá jogar a PL, então vamos ter forçosamente um trio no meio-campo em estreia absoluta.
Eu apostaria em William-João Mário-Mané.
23 Dezembro, 2014 at 22:06
A merda do duplo amarelo do Adrien é que ele depois do castigo continuará com 4 amarelos e à mesma em risco de suspensão.
Penso que estou certo.
23 Dezembro, 2014 at 22:18
Está certo está…!
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:21
Confirma-se então isto.
Li de baixo para cima.
23 Dezembro, 2014 at 22:19
Olha, um comentário de futebol!
Epa, isso é uma estupidez … não será só para vermelhos directos?
Pensava que limpava …
23 Dezembro, 2014 at 22:21
Eu julgo que é como disse mas não tenho a certeza, alguém que confirme.
23 Dezembro, 2014 at 22:31
Na net não encontro nada … mas tb devo estar a procurar mal.
23 Dezembro, 2014 at 23:09
O Adrien cumpre castigo na Taça da Liga, fica na mesma a beira da suspensão.
23 Dezembro, 2014 at 22:08
Acho que sim… torna-se importante termos entradas de mais jogadores…quem? wallisson? gauld?
23 Dezembro, 2014 at 22:11
Nogento bruno prata e nogento carlos daniel…fala do 11º da equipa B, mas não fala de termos apanhado o a nádega b e termos recuperado 12 pts para a nádega vermelha…filhos de uma grande meretriz….só estou a ver o programa para ouvir Vitor Pereira…fdx
23 Dezembro, 2014 at 22:17
A julgar pelo discurso do ex tripeiro, não me acredito que haja alguma veracidade no que vem nos pasquins.
23 Dezembro, 2014 at 22:20
Mas quem é que com com 2 dedos de testa ia pensar no Vítor Pereira?
Daqui a nada era o Vítor Pereira a treinar e o Carlos Daniel a adjunto.
Não brinquem com isto por favor…
O Vítor Pereira é um bimbo do caralho, precisamos de tipos inteligentes e com classe e não de azeiteiros.
23 Dezembro, 2014 at 22:32
Estás a ser anjinho …
Vp foi uma hipótese, caso Marco não aceitasse.
E nem me perguntes pormenores … acredita que é verdade.
23 Dezembro, 2014 at 22:17
Estes comentadores são mesmo nojentos…:
Perguntaram ao Vitor Pereira se ele iria substituir o MS…ao que ele mais ou menos respondeu que não podia dizer nada…porque ninguém tinha falado com ele…
A verdade…é que em todo o dia a CS foi afirmando que seria VP o substituto de de MS…
Afinal…ninguém falou sequer com ele…
Metem mesmo nojo…!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:21
Não quero atear o fogo, mas ele disse pessoalmente…a semântica é fodida :(…Mas, estando ele no programa das nádegas com discurso alinhado, não acredito de todo, que seja possível ele vir treinar o manto sagrado. Mais uma vez, nojento carlos daniel…nojento nojento nojento!!!
23 Dezembro, 2014 at 22:23
Max, mesmo sendo verdade … ele nunca o diria ali.
De resto, seria insólito vp a comentar marco, sabendo que iria para o lugar dele.
23 Dezembro, 2014 at 22:30
No meio deste caos não sei se apanhaste o meu comentario Miguel mas quando fores la na pascoa faço questao de ser eu a pagar a 1a Guiness.
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:37
Epa … já não vi.
Mas olha, era para ter ido este ano mas o trabalho não permitiu.
E no próximo, vou reservar bem cedo. Tenho estadia, vou lá passear o manto sagrado.
Está combinadíssimo, tendo a conta a tua disponibilidade. 🙂
23 Dezembro, 2014 at 22:42
Claro q sim. Assim não hà maneira de nao nos encontrarmos se vamos os dois com o manto.
Abraço e bom Natal. 😉
23 Dezembro, 2014 at 22:44
Ahaha … ainda vão pensar que somos escoceses.
23 Dezembro, 2014 at 23:37
Os de verde são os católicos? Já nem sei. Ya, se forem de mão dada até belfast é capaz de dar merda! 🙂 Irlanda é fixe. Galway e connemara.
23 Dezembro, 2014 at 23:49
Tas na boa aqui até ha um clube que joga de “hoops”. O shamrock rovers. Já fui passear o manto ao estádio deles.
Claro que a ti nem preciso de dizer Diogo. És sempre bem vindo.
24 Dezembro, 2014 at 0:01
Quando voltar aí vamos tirar fotos com a verde e branca em dark edges. Adorava explorar a Irlanda do Norte, que não vi.
24 Dezembro, 2014 at 0:17
Belfast é porreiro e se gostas de connemara ias curtir giants causeway. Mas olha que na república há tanto para ver. Um país bem verde mm à nossa medida 😉
É quando quiseres. Quando é para passear o manto não há pai para mim. Eheh.
23 Dezembro, 2014 at 22:21
Agora BC caminha para o totalitarismo…!!!
Agora até o Dias da Cunha é chamado…!
Mas quem “mandatou” estes papagaios…para falarem do Sporting…?
O pior de tudo isto…é que “levam atrás” muitos sportinguistas…que em vez disso…
deviam juntar forças para ajudar o Clube…!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:22
Eu se pudesse era invadir aquela merda de programa e por aquela nojice no saco do lixo!!!
23 Dezembro, 2014 at 23:15
Quem mandatou esses papagaios falar do SCP??
Acha que a conferência de imprensa do BdC teve alguma coisa a ver ??
24 Dezembro, 2014 at 1:02
Epa vai mas é vender pipocas para a porta de um qualquer cinema…
Ganhas mais do que vires para aqui com perguntinhas de algibeira…
24 Dezembro, 2014 at 1:03
Epa vai mas é vender pipocas para a porta de um qualquer cinema…
Ganhas mais do que vires para aqui com perguntinhas de algibeira…
23 Dezembro, 2014 at 22:26
Estar a dar audiencias não sei se é o melhor caminho..
23 Dezembro, 2014 at 22:27
O pasquin da burla está-me a assustar mais, ao sugestionar João de Deus até ao final da época…que medooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
23 Dezembro, 2014 at 22:32
Cá está o post do dito agente de MS:
http://instagram.com/p/w4tVligCkM/?utm_source=partner&utm_medium=embed&utm_campaign=photo&modal=true
23 Dezembro, 2014 at 23:36
E o comentario do mauricio a esse post…
24 Dezembro, 2014 at 1:14
Pronto está explicado, porque é que ele calça tanto… pro11boy as the coach….
23 Dezembro, 2014 at 22:32
“Como já tinha dito no início da época, só um milagre faria com que o Sporting fosse campeão” – Carlos Daniel
Um milagre era tu deixares de ser um lampião nojento do caralho e saberes ver que o teu Benfica não joga um corno e tem colo a dar com pau.
Estaríamos com 8 pontos de vantagem do Benfica, neste momento, e graças ao colo estamos com 10 de desvantagem.
23 Dezembro, 2014 at 22:34
Fico mal disposto a ouvir esse boi corno filho duma meretriz
23 Dezembro, 2014 at 22:40
Las, mas ainda te deixas supreender por estes gajos?
Só mudei de canal para ouvir o “tipo” de discurso do V. Pereira …
23 Dezembro, 2014 at 22:48
“O Sporting nunca esteve verdadeiramente a lutar pelo título (na época passada)” – Carlos Daniel
23 Dezembro, 2014 at 22:51
Só no jogo da luz os deixámos fugir … acho que o gajo anda a conviver com o ROC.
23 Dezembro, 2014 at 22:58
O jogo da Luz foram 3 pontos.
3 pontos e nada mais do que isso que foram perdidos por culpa própria.
Antes do jogo da Luz já o histórico de roubos era extenso.
24 Dezembro, 2014 at 1:29
e continuou depois….
23 Dezembro, 2014 at 22:49
Alguém cale o filho da puta do daniel…senão ainda entro pelo ecran do pc adentro e enfio-lho a fronha nas nádegas…fdx fdx fdx
23 Dezembro, 2014 at 22:50
Bem, lá decidi ir fazer umas pesquisas para o google sobre o Carlos Gonçalves, foi isto que encontrei, ao que acrescento as declarações de MS e BC face ao caso Rojo:
As declarações de MS sobre o caso Rojo:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
As declarações de Bruno de carvalho:
Em entrevista ao canal do clube, Bruno de Carvalho confirmou a suspensão dos dois jogadores, mas, além de defender que o Sporting “não negociará sob pressão de jogadores, fundos e empresários”, que “no plantel do Sporting não há vedetas” e que “fundamentais são os adeptos e sócios”, evitou entrar em detalhes sobre a razão destas suspensões.
Não cedemos a chantagem, nem pressões, nem de interesses de agentes e fundos», disse Bruno de Carvalho em entrevista à Sporting TV.
«A minha vontade é que cumpram o que está tratado e que cumpram o castigo imposto. Se quiserem podem ver o jogo pela televisão»
Será que este Carlos Gonçalves é o mesmo que testemunhou contra Nani?
http://www.24horasnewspaper.com/fotonews/2468/pdf/Pagina%2024%20-%20Desporto.pdf
E o mesmo que esteve contra o Sporting no caso de insultos racistas a Carrillo?
http://relvado.sapo.pt/1-liga/sporting-acusa-miguelito-racismo-362726
http://relvado.sapo.pt/vsetubal/miguelito-revoltado-com-acusacoes-sporting-364521
Maurício diz que Manchester United procurou o seu empresário Carlos Gonçalves
http://www.ibtimes.co.uk/sporting-defender-mauricio-reveals-manchester-united-contact-1469825
Depois o empresário veio desmentir, mas parece que neste link que não consigo abrir, terá mesmo proferido estas afirmações:
http://rr.sapo.pt/player_ouvirdenovo.aspx?fil=783114
Parece que foi o ex-empresário de Rui Patrício:
http://futebolcontraste.blogspot.pt/2011_06_01_archive.html
SL
23 Dezembro, 2014 at 22:50
teste
23 Dezembro, 2014 at 22:52
Este teste é derivado do facto de o meu comentário anterior estar a “Aguardar moderação”, talvez seja pelos muitos links, vou tentar partir o post.
Bem, lá decidi ir fazer umas pesquisas para o google sobre o Carlos Gonçalves, foi isto que encontrei, ao que acrescento as declarações de MS e BC face ao caso Rojo:
As declarações de MS sobre o caso Rojo:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
As declarações de Bruno de carvalho:
Em entrevista ao canal do clube, Bruno de Carvalho confirmou a suspensão dos dois jogadores, mas, além de defender que o Sporting “não negociará sob pressão de jogadores, fundos e empresários”, que “no plantel do Sporting não há vedetas” e que “fundamentais são os adeptos e sócios”, evitou entrar em detalhes sobre a razão destas suspensões.
Não cedemos a chantagem, nem pressões, nem de interesses de agentes e fundos», disse Bruno de Carvalho em entrevista à Sporting TV.
«A minha vontade é que cumpram o que está tratado e que cumpram o castigo imposto. Se quiserem podem ver o jogo pela televisão»
23 Dezembro, 2014 at 22:53
Será que este Carlos Gonçalves é o mesmo que testemunhou contra Nani?
http://www.24horasnewspaper.com/fotonews/2468/pdf/Pagina%2024%20-%20Desporto.pdf
E o mesmo que esteve contra o Sporting no caso de insultos racistas a Carrillo?
http://relvado.sapo.pt/1-liga/sporting-acusa-miguelito-racismo-362726
http://relvado.sapo.pt/vsetubal/miguelito-revoltado-com-acusacoes-sporting-364521
23 Dezembro, 2014 at 22:54
Maurício diz que Manchester United procurou o seu empresário Carlos Gonçalves
http://www.ibtimes.co.uk/sporting-defender-mauricio-reveals-manchester-united-contact-1469825
Depois o empresário veio desmentir, mas parece que neste link que não consigo abrir, terá mesmo proferido estas afirmações:
http://rr.sapo.pt/player_ouvirdenovo.aspx?fil=783114
Parece que foi o ex-empresário de Rui Patrício:
http://futebolcontraste.blogspot.pt/2011_06_01_archive.html
SL
23 Dezembro, 2014 at 23:02
Deve ser.
Não devem existir 2 agentes FIFA ( que nome pomposo ) chamados Carlos Gonçalves.
Ou existem, sei lá. Uma desgraça nunca vem só.
23 Dezembro, 2014 at 23:10
o empresario do mauricio é o carlos goncalves da Pro eleven… mudou o ano passado após ter sido agenciado pela Castro Brothers… a Pro Eleven era a empresa que o Sporting priveligiava nas contratações de jogadores… até nas viagens da equipa isso se notava.
23 Dezembro, 2014 at 22:51
Agora fico convencido que é mesmo especulação: Vitor Pereira, o plantel do Sporting está ao nível do braga…
Obrigado vitinho por descansares a malta sobre ti
23 Dezembro, 2014 at 22:53
Como é que um gajo que segundo a imprensa vai substituir o marco diz:
“seria um erro o sporting mudar agora de treinador” …
23 Dezembro, 2014 at 22:53
😀
23 Dezembro, 2014 at 22:55
“Os erros (de arbitragem) estão mais equitativamente repartidos” – Carlos Daniel
Nota-se.
23 Dezembro, 2014 at 22:59
Desliga a tv pah ou muda o canal. Com tanta coisa melhor que podes fazer, nao percas tempo a ouvir gajos desses…
23 Dezembro, 2014 at 23:00
“Agora há mais justiça desportiva que há 10 ou 15 anos …”
Mas que grande filho da puta.
Qual é o facebook do gajo?
23 Dezembro, 2014 at 23:03
Zon: Canal 35
23 Dezembro, 2014 at 23:10
sim, agora são todas po clube dele. esse sacana é um fdp do pior
24 Dezembro, 2014 at 1:37
uma mentira dita muitas vezes….
23 Dezembro, 2014 at 22:56
Cherba: apesar de eu ser considerado uma pessoa non grata neste blogue por ter opiniões diferentes da maioria admiro a forma como escreves e como tentas sempre puxar por aquilo que e verdadeiramente importante que e o amor ao clube. Este teu post merece os meus fortes elogios porque e a visão mais lúcida que se pode ter nesta altura , em que todos cometeram erros. Mais do que revoltado ao ver o meu clube nesta instabilidade desnecessária sinto tristeza, pois a continuar desta forma, fazemos uma grande marcha atrás em tudo o que de bom foi feito o ano passado e assim sendo ficamos mais longe das vitórias. Espero que este momento passe rapidamente e que fiquemos com este treinador e com este presidente, pois ficaremos mais fortes para lutar contra todas as adversidades. Continua assim cherba, a união dos sportinguistas e fundamental para que tenhamos mais força , e tu tens contribuído para isso em grande escala!!!
23 Dezembro, 2014 at 23:26
riga, é tu???
23 Dezembro, 2014 at 23:28
perdoai-me, estava apenas fascinado com “ser considerado uma pessoa non grata neste blogue por ter opiniões diferentes da maioria ” 😀
24 Dezembro, 2014 at 1:08
lllllllllllllllooooooooollllllllllllllll
23 Dezembro, 2014 at 22:58
Temos de perceber que apoiar esta direcção como é o caso da esmagadora maioria não a poe a salvo de toda e qualquer critica. Concordo que o Marco não fica atrás do Leonardo Jardim e na minha opinião seria um erro a separação definitiva. Quando ouvi aquele comentário no fim do jogo com o Nacional senti um aperto e lembrei-me logo do Domingos a falar quando as coisas começaram a dar pro torto, e viu-se o resultado brilhante que isso deu. O treinador e a equipa muito menos estão livres de se verem criticadas mas recados e recadinhos não é a melhor maneira de o fazer.
Dito isto, vamos nos tentar unir e ver se aprendemos de uma vez a não dar trunfos a quem nos quer mal (agora assumidamente)
Um feliz natal e um grande ano novo para o Sporting e todos nós… Entretanto pelo menos por aqui nos veremos…
24 Dezembro, 2014 at 1:09
O Domingos??????
O domingos nunca deveria ter conspurcado o balneário de Alvalade…
23 Dezembro, 2014 at 23:01
Eu estou do lado do Sporting. Creio que se tiver de chegar a altura em que tenho de escolher entre o presidente e o treinador, sem nenhuma duvida escolho o presidente, mas não creio que chegou essa altura!
E não me tomem como simpatizante do MS… um treinador que em 23 jogos como treinador leva 12 vitorias (52%)… a mesma percentagem que por exemplo o Paulo Sergio teve no nosso clube… ou o Domingos… e apenas a 1% desse grande génio das vitorias morais, o Peseiro!!!
A razão porque no jogo contra a academica em Alvalade mostrei o lenço branco ao Peseiro é a mesma razão que me leva a não mostrar o lenço branco agora (nem assobiar)… Na altura tinhamos um xoninhas como presidente (basta ler os jornais hoje) que se não se sentisse pressionado pelos adeptos não ia fazer o melhor pelo Sporting. Hoje sei que tenho um presidente que defende o Sporting acima de tudo e todos, inclusive de si proprio (está fartinho de falar do Bruno presidente e do Bruno adepto… mas se os jornais fizessem esta distincao depois não tinham capas…) e por isso confio que ele saiba quando é que o MS é bom para o projecto e quando é que deixa de ser.
O que nao compreendo é porque é que um treinador com resultados até agora medianos e com o Nani na equipa, que cada vez que abre a boca gera uma capa de jornal tem tanto apoio… mas como diz o outro: Em Bruno confio!!!!
23 Dezembro, 2014 at 23:05
O tanto apoio que ele tem é simples de explicar.
É o sonho molhado das nádegas vermelhas e azuis, neste momento, mais das vermelhas, porque o mestre da tática está no ultimo ano de contrato e, com estas noticias devem estar a esfregar as mãos.
23 Dezembro, 2014 at 23:03
Hora de mudar para a Sporting TV, o ar é mais limpo 🙂
23 Dezembro, 2014 at 23:04
Boas Cherba,
Tenho estado ausente… assumo que muitas das vezes nem tenho lido o que por aqui se escreve… dói-me ver o que muitos escrevem… ando triste … especialmente com os sportinguistas que diariamente tentam autoflagelar-se… pq acredito que o verdadeiro sportinguista cada vez que diz mal do seu clube se autoflagela.
Apenas te quero dar os Parabéns pelo melhor post, em minha opinião, de sempre neste blog…
SL
23 Dezembro, 2014 at 23:06
Duas ideias:
– Marco Silva pode escolher entre ser o próximo Leonardo Jardim ou o próximo Domingos Paciência/Paulo Sérgio.
– Já viram algum treinador de futebol/comentador a voltar à ribalta depois do show televisivo? Vitor Pereira está senda de Carlos Carvalhal, Costinha, Toni…. todos com os mesmos resultados.
23 Dezembro, 2014 at 23:53
Amanhã bem cedo, antes do jantar de natal, vou acordar e escrever para erc, conselho geral da RTP, provedores, etc, a dar conta da barbaridade que é uma estação pública de televisão ter um director de conteúdos como o Carlos Daniel. Fiz isto uma vez com o Bruno prata, quando tinha a patética crónica no público. Raios me partam se um dia não mando um borrier para a sopa que esse cantão estiver a comer. Como é que não existem cachecóis do Benfica naquela redacção? C um tipo destes como director, até devem ser escolhidos a dedo. Palavra de honra se não está tudo carcomido neste futebol português. Levamos tanto pau que qualquer dia somos veteranos de guerra, caramba.
24 Dezembro, 2014 at 0:04
Precisamente, Diogo.
As agendas já são tão óbvias que só não vê quem não quer.
Mas isso dá-me esperança, sabes? Só podes combater um inimigo se sabes onde ele está. E o Sporting começa a saber, claramente, onde ele está.
Está na CS, está na Liga e está em certas agremiações infectas que neste momento me provocam um asco tão grande que nem consigo mencioná-las pelo nome.
Aliás, nem pelos nomes adulterados!
Dito isto, ontem assisti na Bola TV a um tipo chamado José Eduardo (que no passado já fez figuras que só à paulada) a desancar forte e feio naquele paineleiro rasca que dá pelo nome de Nepomuceno Mozer. E foi lindo de ver.
E isto dá-me alguma esperança. Há pessoas que no passado (como Eduardo Barroso) eram uns mansos e que começam a sentir o sangue-na-boca. E isso é bom sinal. É sinal que começam a vislumbrar um Sporting diferente. Um Sporting de e para os combates que se avizinham.
Às vezes tudo o que é preciso é que alguém mostre o caminho (que todos desejavam) e parece-me que é isso que se está a passar no Sporting.
Já ninguém faz farinha connosco. Nunca mais.
Os resultados? Vão chegar. E olha que quando chegarem são capazes de ser mais plenos dos que nunca!
SL
24 Dezembro, 2014 at 0:05
*souberes, desculpem.