[…] Agora, se me perdoam, e se tiverem paciência, seguem as minhas reflexões natalícias. Não quis publicar este texto no Dia de Natal, mas o mesmo só faz em grande medida sentido antes da decisão final sobre o treinador, que poderá muito bem ser tomada hoje, pelo que aqui vai. Aviso que o texto é longo, por isso dividi em partes, e claro, quem quiser passa à frente.
Tendo em conta, os recentes acontecimentos que rodeiam o Sporting Clube de Portugal, decidi fazer uma reflexão profunda, onde exponho factos e opiniões.
Parte 1) Os feitos obtidos e os erros cometidos pela Direcção:
Feitos: Reestruturação Financeira/Auditoria Financeira tal como tinha sido prometido e instauração de respectivos processos tal como obrigado pela Lei, perante os factos apurados/Todas as claques juntas no topo sul/Iniciativa 12º jogador/Aumento do nº de sócios para 120.000/De cerca de 700.000 likes no facebook para 1,6m (e nenhum deles foi comprado) /Sporting TV/Missão Pavilhão/Já ninguém nos chama “Porto B” ou fala em “belenização”/Iniciativa “Sócio num minuto”/ Ida à Champions League após anos de ausência (e todos sabemos como fomos eliminados nas Taças e o factor “nomeações”)/Fortalecimento de laços com o emergente mercado futebolístico dos EUA (acordo Sporting Kansas)/Entrada no mercado Angolano com academia em Viana, e protocolo com o 1º de Agosto/Aumento das assistências em casa e fora/Hóquei em patins como modalidade oficial/Recuperação dos passes dos jogadores (Cedric de 50 a 100%, William de 60 a 100%, Adrien de 30 a 50%, João Mário de 45 a 75%, Carrillo de 30 a 50%, Mané de 60 a 100%, Esgaio de 75 a 100%, Tobias de 30 a 50%, Chaby de 27,5 a 50%, Iuri de 70 a 90%, só para dar alguns exemplos)/De vendedores fracos para a maior venda da História do Clube, a 7ª e a 11ª/Negociação inteligente do contrato com L.Jardim que rendeu no mínimo 3 milhões/Melhorias no jornal Sporting e aumento de assinantes de vendas/As compras e vendas passaram a estar completamente descriminadas no jornal do clube/Após comportamentos menos próprios os jogadores foram devidamente castigados, acabando-se com a impunidade das vedetas (desculpas públicas de Ruben Semedo e Rojo)/Nova Loja Verde/Aumento das receitas com o novo patrocinador desportivo / Renovações com jovens com potencial com clausulas altas que blindam os jogadores de forma a evitar-se vendas como as de Ronaldo (William Carvalho, João Mário,Mané, Esgaio, Luis Ribeiro,Ponde, Chaby, Iuri, Tobias, etc.)/ Resolução positiva dos difíceis casos Bruma, Illori, Rojo, Dier, Miguel Lopes, Elias./Manutenção de todos os elementos do plantel para 2014/15, com excepção de Rojo e Dier (nas circunstâncias conhecidas) resistindo-se à tentação de vender as joias da coroa./Maior nº de pontos de sempre atingidos pela equipa B (70)/Regresso de Nani/ I Gala Honoris Sporting/Novas sinergias com os núcleos (com um Programa de TV dedicado, e refeições das equipas, com poupanças de custos)/ Futebol de praia como nova modalidade/ E continua, isto só de memória…
Sendo mais difícil aquilatar os erros, devido ao facto de estando longe me ser mais difícil observar as engrenagens profundas, diria a história da pole position (diferente de assumir candidatura sem obrigatoriedade de ser campeão), a ser verdade não percebo como abdicamos do dinheiro da Taça da Liga do Duque, as tiradas do Presidente por vezes por demasiado irónicas são tomadas como literais tornando-se alvo mais fácil de deturpações, má gestão do caso Lixeira a cair, pois tendo duvidas sobre se n devíamos ter sido mais intransigentes, a duvida sobre se íamos jogar ou não pareceu-me que desconcentrou algo a equipa, algumas contratações falhadas mas atenuado por baixos custos e com o beneficio de até serem vendidos não se poder aquilatar a correlação com valia desportiva e preço de venda, a Sporting Tv não está em modo fight resist como deverá estar no futuro, e com certeza mais que agora de memória me estão a escapar.
PERANTE TUDO ISTO, SÓ POSSO SENTIR TRISTEZA POR VER TANTOS SPORTINGUISTAS A COLOCAREM TUDO EM CAUSA, A “INVADIREM” O FACEBOOK DO SPORTING E A PÁGINA DO PRESIDENTE COM AMEAÇAS E INSULTOS POR CAUSA DA HIPOTÉTICA DEMISSÃO DE UM TREINADOR.
Parte 2) Analisemos agora, com a sempre dose de subjectividade que tal comporta, o trabalho de MS, após o que passaremos para uma análise FACTUAL:
2.1) Em primeiro lugar o plantel à sua disposição, em contraste com o ano passado.
GR: Igual
Lateral Direito: de Cedric e Piris a Cedric, M.Lopes, Esgaio e Geraldes ( incógnita): melhor.
Centrais: De Rojo e Mauricio titulares a P.Oliveira e Mauricio titulares: discutível se melhor ou pior). Suplentes: de Dier a Sarr, Tobias e Rabia (?): Dier melhor que Sarr, Tobias sem jogos, Rabia incógnita.
Lateral Esquerdo: Jefferson e Piris para Jefferson e Jonathan: melhores.
Trincos: de William sem alternativas a William mais Rossel: melhores.
Médios alas: Conservam-se Carrillo, Mané, Capel e Heldon. Sai W.Eduardo e Shikabala, entra Nani: melhores.
Médios Centro: Conservam-se Adrien e A.Martins. Saiem Margrão e Vitor. Entra João Mário e Slavchev (incógnita): melhores.
Avançados: Conservam-se Montero e Slimani. Entra Tanaka: melhores.
E da B, ainda se podem ir buscar valores como Wallyson, Iuri, Gauld, Sacko, Dramé, entre outros.
Do 11 titular tipo sai Rojo e entra P.Oliveira, sai A.Martins entra J.Mário, sai Capel entra Nani.
Conclusões:
Plantel e 11 base melhor apetrechado em 14/15 do que em 13/14.
Reforços de top: Nani, João Mário e P.Oliveira.
2ªs linhas de qualidade: Jonathan, Rossel.
Mais jogadores que por ainda não terem jogado, é tão justo fazer a sua avaliação, como a de P.Oliveira por uma tremideira de habituação na Holanda.
2.2) Vamos agora à avaliação do trabalho de MS:
a) Pré temporada:
Começou com uma vitória por 2-1 nos Açores, com golos de W.Eduardo e Shikabala;
Vitória na taça de Honra após uma vitória sofrida face ao Belenenses, e uma convincente frente ao Benfica.
Fomos para a Holanda onde vencemos os amadores do Aquiles, o Utrech e perdemos com o Twente.
Empatamos com a Lazio, onde na segunda parte as exibições de Slavchev e Rossel são muito elogiadas, com comentários do tipo “nem se notou a diferença”.
Na deslocação ao Egipto, novo empate e novo golo sofrido no último minuto.
No torneio Teresa Herrera, derrota por 2-0 com o Gijon da 2ª Divisão. Vitória face ao Nacional.
Após a derrota frente ao Gijon, lembro-me perfeitamente que o Presidente ficou no banco a meditar. Aí terão começado os problemas. Mas já voltaremos a esta questão.
b) Começa a “doer”.
Empate em Coimbra: com menos um MS não tira um avançado, deixando a equipa com menos um no meio campo (crítica unanime dos “paineleiros”).
Vitória no último minuto contra o Arouca: Nem no intervalo MS corrige a atitude de Nani em querer marcar todas as bolas paradas, o que terminou com um falhanço de penalty.
Empate aceitável na Luz.
Empate com o Belenenses em casa. O 2º avançado entra aos 81 minutos.
Empate com Maribor fora.
Sobe a contestação a MS, por utilizar o mesmo 11 de Jardim, pela insistência em A.Martins, etc.
Temos 4 empates e 1 vitória.
Bruno de Carvalho sai em defesa de MS e dos jogadores.
A equipa reage com vitória ao Gil Vicente, empate Porto casa, derrota honrosa Chelsea, vitória Penafiel fora, excelente eliminação do Porto na Taça, remontada roubada na Alemanha, vitória frente ao Marítimo, após início de segunda parte onde ia perdendo a vantagem.
Depois acontece a vergonha de Guimarães.
Nesta altura, para o Campeonato, já tínhamos perdido 10 pontos em 27 possíveis, tínhamos 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A equipa volta a reagir com vitória face a Schalke, empata com P.Ferreira, vitória Espinho, vitória Maribor, vitória Espinho, vitória Boavista (e a 5 de Dezembro, pela primeira vez sabemos o que é vencer, vencer, vencer), derrota Chelsea, avisos M.Silva sem efeito (empate Moreirense), avisos sem efeito MS (Taça sofrível). 2º comunicado do Presidente: Vitória. Respostas de Mané e MS.
Acrescem outros erros, ainda no domínio da minha subjectividade: golos no ultimo minuto, autogolos, bolas paradas, não substituição de Adrien no Nacional, demasiada rotatividade, escolhas incompreensíveis (MLopes por Cedric, Capel não é substituído ao intervalo em Londres), etc, etc., etc.
Vamos agora a FACTOS e conclusões:
Estamos em 5º lugar, a 10 do 1º. Estamos nos QF da Taça Portugal. Estamos na L.Europa.
Para o campeonato, ainda não vencemos nenhum clube acima do 9º lugar. As vitórias foram contra o 11º,12º, 13º, 14º, 15º e 18º.
Mas Antes da conclusão “final”, vejamos se o Comunicado do Presidente após Guimarães teve efeitos negativos nos resultados desportivos:
ANTES do 1º Comunicado (Vergonha Guimarães, 1 Novembro):
Total:
3 D
5 E
5 V
Ou seja, 38,4% de vitórias.
Só para o campeonato:
1 V
4 E
4 V
Ou seja, 44,4% de vitórias.
APÓS O COMUNICADO:
Total:
7 V
2 E
1 D
Ou seja, 70% de vitórias!
Só para o campeonato:
3 V
2 E
0 D
Ou seja, 60% de vitórias.
Totais de MS:
23 J. 12 V, 4 D. Ou seja, 52,1% de vitórias.
Uma breve comparação elucidativa:
% vitórias:
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
P.Sérgio: 52,6
Domingos: 54,2
Leonardo Jardim: 65.7
MS antes do Comunicado: 38,4
Sá Pinto: 50
Carlos Manuel: 45,4
“Inventem” o que quiserem, eu só quero é que com base em FACTOS, ALGUEM ME EXPLIQUE:
O que se diria dos treinadores rivais se estivessem a 10 pontos?
MAS QUE ESPÉCIE DE LOUCURA COLECTIVA É ESTA EM QUE SE COLOCA EM CAUSA UMA DIRECÇÃO COM UM TRABALHO COM RESULTADOS TÃO BONS POR CAUSA DE UM TREINADOR COM RESULTADOS TÃO MAUS?
Nota: Esclareço que se fosse só pelos resultados desportivos não despediria o treinador, não porque esteja contente, mas devido à estabilidade, 4 frentes, margem para aprender por parte de um treinador jovem e sem grande CV, etc.
Parte 3) O que explica que uma Direcção com resultados tão bons seja questionada por causa de um treinador com resultados tão maus?
Sem ser necessariamente por ordem, avanço com algumas hipóteses explicativas:
a) “Uma mentira mil vezes repetida passa a ser verdade”
O peso da CS vai causando os seus efeitos, sobretudo entre a grande massa de sportinguistas que só tem contacto com o seu clube através dos meios de informação ao serviço dos nossos rivais.
Atente-se só na grelha dos principais programas de TV :
SIC N O Dia Seguinte (apoiante Couceiro, amigo de G.Lopes, segundo disse no programa)
SIC N Play-Off (apoiante Couceiro, amigo de Duque, segundo disse no programa)
TVI 24 Contra Golpe (demitido por BC)
TVI 24 Mais futebol (da lista de Couceiro para director desportivo)
RTP Trio de Ataque (apoiante de Couceiro)
TVI 24 Prolongamento (apoiante de BC)
Se a isso juntarmos o Jogo (Porto), a Bola (o jornal do regime nas palavras do caracolinhos), e o Record e o CM sempre com capas anti-Sporting (desde o pai do Mané, aos balneários blindados) temos um total cerco mediático, que não sejamos ingénuos, deixa as suas marcas, e fica pronto a rebentar qd as coisas correm mal.
A isto ainda juntamos todos os comentadores anti-Sporting com o inefável autor de “O Código Quique” à cabeça, o super parcial lampião Rui Pedro Braz sempre pronto a desculpar o seu amigo MS com tiradas como “o Braga tem melhores jogadores que o Sporting”, “os empates são culpa da instabilidade dos comunicados”, “é difícil a alguém com princípios como MS não entrar em choque com BC”
O que é que a CS nos diz? Passe o simplismo esquemático: BC Anti-Cristo. MS Anjo na Terra.
b) Os poderosos interesses afrontados (desde a Liga, à FPF, à auditoria, à aliança dos nossos rivais) tudo fazem, como lhes compete, para nos mandar abaixo.
c) O natural desgaste da presença mediática de BC e das várias frentes de batalha abertas.
d) Os comunicados do Presidente apareceram na percepção do cidadão comum como sendo ele quem “começou” e MS limitou-se a “responder”.
e) O senso comum não consegue compreender que é inadmissível um treinador responder a um Presidente, mesmo que este só tenha dito asneiras, por confundir a realidade de um clube de futebol com a prepotência dos seus chefes nos locais de trabalho.
f) O medo que ele vá parar ao clube do coração com resultados positivos.
g) O Síndrome Paulo Bento: Ficamos contentes com um 2º lugar e uma Taça.
h) Demasiados anos a festejar campeonatos alheios como se fossem nossos, a não incomodar, a não ter que assumir que somos um grande clube, deixam um rasto de apatia e conservadorismo, onde como, passe o exagero, se mata quem diz que existe luz fora da caverna…
Parte 4) O que não sabemos e o que sabemos.
-Não sabemos o que se terá passado, para além dos resultados desportivos, para a situação se ter degradado a este ponto.
-Sabemos que o empresário de MS é o mesmo de Rojo.
-Sabemos que Rojo foi substituído aos 45m contra Gijon e não alinhou contra Nacional no T.Herrera.
-Sabemos que as declarações de MS sobre Rojo e Slimani foram que eram atletas “fundamentais” ao que BC respondeu que “fundamentais” eram os sócios e adeptos do Sporting, criticando ainda agentes:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
-Sabemos que após as declarações do Presidente “Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso Clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos” temos 70% de vitórias.
-Sabemos que BC lançou um comunicado em que se colocou nas mãos dos sócios: “Como sempre afirmámos, o Sporting é dos Sócios e são estes que decidem. Por isso têm que ser os Sócios, de forma clara e inequívoca, que têm de referendar se é este o caminho que querem percorrer ou não.”
-Que nesse mesmo comunicado disse ter orgulho no plantel: “Repito o que disse no início do Campeonato: temos o plantel que queríamos, temos muito orgulho de ter conseguido manter o plantel que ficou em 2.º lugar e de ter conseguido juntar a qualidade inquestionável de jogadores como o Nani”
-Que os maus resultados tinham de deixar de ser desculpados por “chavões e filosofias românticas”.
-Que MS respondeu que “não tinha tido conhecimento do comunicado nem tinha que ter”, que “não respondia”, que “não alimentava novelas” e ainda “vou guardar para mim se gostei ou n do comunicado” “os jogadores jogaram sobre brasas devido à semana dificil”, “prefiro elogiar e criticar cara a cara com os jogadores”.
-Não sabemos se BC falou ou não cara a cara com MS e jogadores.
PERANTE ESTE QUADRO INCOMPLETO DE INFORMAÇÃO, ONDE JÁ É CLARO QUE MUITO MAIS EXISTE PARA SABER, NÃO SE DEVERIA DAR NO MINIMO O BENEFICIO DA DUVIDA À DIRECÇÃO?
SOBRETUDO PERANTE UMA DIRECÇÃO COM PROVAS DADAS?
SOBRETUDO PERANTE UM TREINADOR QUE INDEPENDENTEMENTE DE SE PODER CONSIDERAR QUE BC SÓ DISSE DISPARATES (O QUE NÃO É A MINHA OPINIÃO) JAMAIS PODERIA DESAUTORIZAR UM PRESIDENTE DAQUELE MODO? UM TREINADOR QUE AO MESMO TEMPO QUE DIZ QUE NÃO COMENTA, COMENTA E DESAUTORIZA COMPLETAMENTE A DIRECÇÃO, MAS NÃO ANTES DA DESLOCAÇÃO À MADEIRA, MAS SÓ APÓS A VITÓRIA OBTIDA APESAR DA SUA INÉRCIA EM NÃO TER SUBSTITUIDO ADRIEN?
Parte 5) O que fazer?
O Sporting não pode ser gerido de fora para dentro, nem ser uma caixa-de-ressonância dos adeptos cuja única relação com o clube é acreditarem em tudo o que vem no Correio da Manha ou Record.
Contudo, esta campanha suja, alimentada pela CS, está, pelo menos a fazer fé nos comentários na internet, a produzir os seus efeitos, potencialmente graves.
Sem que novos factos venham a lume, graves e inequívocos, não tenhamos ilusões, que embora injusto, MS sairá como o mártir exilado da Coreia do Norte…
E isso poderá comprometer, no revanchismo dos abutres, o essencial: o controlo do clube sobre a SAD, a reestruturação financeira, a auditoria, enfim, um Pesadelo de proporções bíblicas…
Para finalizar, e sem querer dar grandes palpites perante uma relação que desconheço como estará e da análise de uma correlação de forças que me é difícil aquilatar, limito-me a conjeturar portanto alguns cenários possíveis, que são:
1) MS é despedido sem explicações convincentes. Resultado: grande abalo na estrutura.
2) MS é despedido sem explicações convincentes e os resultados não aparecem: Abalo de consequências nefastas imprevisíveis.
3) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, existe algum damage control.
4) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, e os resultados aparecem. Direcção vencedora em toda a linha.
5) MS é despedido com provas cabais e inequívocas e resultados não aparecem, abalo forte.
6) MS é mantido no cargo, os resultados não aparecem. MS fica cada vez mais desgastado. A opinião começa a virar-se contra ele. BC tb se desgasta.
7) MS é mantido no cargo, os resultados aparecem. Vitória de MS mas BC tb pode colher os louros.
Parte 6) Um apelo aos Sportinguistas
Que as análises sejam baseadas em factos e resultados e não no que diz a CS
Que os erros sejam apontados sem venerações que só prejudicam o clube
Que os acertos sejam elogiados
Que na análise dos acertos e erros se saiba ter o sentido de justiça das proporções, do que é acessório e do que é fundamental
Que sejam tão vigilantes na questão treinador como na questão reestruturação financeira, e outros temas mais importantes
Que participem, se possível, na AG
Parte 7) Um apelo à Direcção
Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.
As minhas desculpas pelo longo texto e
Saudações Leoninas
Comentário feito por 7-1
26 Dezembro, 2014 at 14:12
Quanto maior a mentira, mais fácil é de acreditar.
Vide 11 de Setembro de 2001 e o poder dos Media.
Não podemos, nunca, deixar cair BdC.
26 Dezembro, 2014 at 14:20
Oh Captain, my captain Cherba…tov … Obrigado pelo destaque (merecido) a este excelente texto (mais um) do 7-1!!!
Espero que tenham a continuação de uma bela ‘quadra natalícia’… Mas, esta gentalha da cofina não pode estar mais de 24 hrs sem ‘malhar’ no SCP…
Sob o título “Marco Silva disposto a continuar nos Leões” (???)
“Esta sexta-feira deverá revelar-se importante, senão mesmo decisivo, no que respeita à continuidade de Marco Silva à frente da equipa técnica do Sporting. Ao que Record apurou, nenhuma das partes está disposta a ceder (o treinador vai apresentar-se amanhã para orientar a sessão de treino), mas existe a consciência que o cenário não beneficia a estabilidade da equipa. O processo de rutura é difícil de contornar, nos últimos dias as partes não falaram sequer, contudo em Alvalade existe a noção que Marco Silva reúne muitos consensos, dentro e fora do clube.
O técnico tem o plantel ao seu lado, os jogadores veem-no como um líder, que coloca os interesses do grupo acima de tudo, e tem procurado resistir a um conjunto de clivagens com a direção em função do compromisso com o plantel. Porém, sempre deixou vincado que deseja ser solução e nunca um problema no balneário.
Esta conjuntura, à qual Bruno de Carvalho não é alheio, exige uma clarificação rápida do processo, até porque amanhã a equipa volta ao trabalho e na próxima segunda-feira há jogo com o V. Guimarães, a contar para a Taça da Liga. Nas próximas horas esta situação deverá ser clarificada, sendo seguro que o treinador leonino está disposto a manter-se à frente da equipa técnica leonina. A bola está do lado do presidente.”
Vejam bem logo no primeiro parágrafo… “…O processo de rutura é difícil de contornar, nos últimos dias as partes não falaram sequer, contudo em Alvalade existe a noção que Marco Silva reúne muitos consensos, dentro e fora do clube.” … Mas, então não estiveram reunidos há menos de 48 hrs??? Será que nã reunião não falaram??? Isto e mais o resto chgam e sobram para percebermos que este “artigo” tem todos os ingredientes para ter sido ‘encomendado’ por algum empresário…
E vejam no último parágrafo… “Esta conjuntura, à qual Bruno de Carvalho não é alheio, exige uma clarificação rápida do processo…”, e depois a alfinetada final … “Nas próximas horas esta situação deverá ser clarificada, sendo seguro que o treinador leonino está disposto a manter-se à frente da equipa técnica leonina. A bola está do lado do presidente.”
Minha Nossa Senhora, é que nem no período natalício… Mais uma inventona com provocações pelo meio, enfim…
Outra cena que só dos “Apanhados” são as personagens que os pasquins têm ido buscar para comentar o momento actual do SCP e a ‘crise’ em Alvalade…
Para os da cofina, hoje foi o Fernando Mendes, mas que sportinguismo é o deste gajo??? Para vir dizer que, afinal, “…É muito dificil um treinador ter os jogadores do seu lado. Mas que os jogadores do SCP estão com marco silva…”. Pensava que era precisamente o contrário… Ai afinal os jogadores raramente estão com os treinadores?!?!
E depois aquela noticiazinha só para lembrar … Vem o Jeffrén, sim o ‘pernas de cristal’, a dizer que os dois anos que esteve em Portugal “não foram muito bons”… Não parecia, pois sempre que mostravam as fotos das redes sociais estava sempre animado… Mas o mais engraçado é o clube onde está esta “mega super star”…. Valladolid, está na 2ª Divisão Espanhola… Aliás seria engraçado verificar onde andam os jogadores que vieram na época do “cheque e da vassoura”?!?!
FIGHT & RESIST
26 Dezembro, 2014 at 18:24
Para não falar do jogo, onde hoje era o viola a dizer que o MS contava com ele.
26 Dezembro, 2014 at 14:21
Ponto prévio: Sou Sportinguista. Não sou: do MS, do LJ, do JF, etc.
A luta é longa e ninguém nos vai dar tréguas.
A Direcção, em especial o Presidente, às vezes não tem jeito para lidar (publicamente) com a “porcaria” do futebol.
A maior parte dos Sportinguistas não gosta que o Presidente diga o que eles diriam (nunca perceberei porquê, a menos que me expliquem muito devagarinho e como se eu fosse mesmo muito estúpido).
Para mim não há dúvidas. Gira-se o MS com a competência com que se geriram os outros problemas herdados, e siga.
Nem o Presidente nem a Direcção precisam de AG nenhuma. A Direcção foi eleita pelos Sportinguistas. Têm todo o direito, legitimidade e poder para dirigirem o Clube, dentro dos limites regulamentares. O trabalho da Direcção é globalmente muito bom. Portanto, qual é a dúvida!
S.L.
P.S. Bom texto
26 Dezembro, 2014 at 14:22
Nota prévia: sou apoiante do BdC e concordo com grande parte das decisões que tomou desde o início do mandato.
No entanto, está na altura do BdC:
> deixar o papel de treinador para quem de direito….
> ouvir o treinador antes de contratar jogadores à toa;
> começar a sentar-se onde deve: na tribuna;
> deixar de mandar recados para dentro, nos meios de comunicação. Se quer dizer alguma coisa que o faça dentro de portas e não venha dar espectáculos para o meio da rua….)
> evitar falar demais… fale pouco mas de forma assertiva
SL,
Garra
26 Dezembro, 2014 at 14:26
Dos 5 pontos só não concordo com o 3º.
De resto tudo ok, principalmente o 1º
Acho que o presidente sentado no banco dá um sinal de força para dentro do campo, e mesmo para a arbitragem tem outro peso!
26 Dezembro, 2014 at 14:33
Todos nós sabemos que os treinadores também “vivem” de construir plantéis e contratar jogadores.
BdC quis colocar um travão nisso e criou um plantel com a sua estrutura e não com o treinador. Eu apoio-o nessa opção.
Não apoio o BdC no pedido de voto de confiança.
Não apoio o BdC no pedido de realização da AG.
26 Dezembro, 2014 at 14:49
+1
26 Dezembro, 2014 at 14:38
+ 1
26 Dezembro, 2014 at 15:14
Engraçado, nunca vi o BdC a orientar un treino.
Engraçado, depois duns 50 jogos no banco, nunca vi BdC a dar bitaites ao MS.
Ser o treinador a escolher os jogadores ou a estrutura? Tenho a certeza que haverá apoiantes duma e doutra filosofia, dum e doutro lado da “barricada “.
3ro ponto, igual ao primeiro, uma coisa pressupõe a outra.
Mas quem é que disse, que o presidente não falou lá dentro já ?!
Se os recados são para fora, como pode ele falar para dentro?
Até agora nenhuma declaração, comunicado me feriu como sportinguista ou sequer me envergonhou..
Anos a queixamos nos da falta de transparência, de direcções brandas
, conas moles que não defendiam o clube…e agora queixamos nos ?!!! Wtf?!
Com que então não é assertivo?!
Deve ser demagogo.
Mas sabem o que é assertividade ?!
Queixam se que o Inácio não fala, quando o fez choveram as críticas… vão tomar banho.
Quem não assumir que a CS, a liga e carnide e porco nos estão a atacar, é sonso, ingénuo ou parvo.
Portanto, só há uma atitude a tomar, estar do lado do nosso general.
Não nos vao agradar todas as decisões mas un general não pode acertar sempre é na guerra nem sempre há tempo para ponderação.
Giro, criticam o homem por falar de mais, decidir mal, etc..
Convoca uma AG para nos dar voz, criticam no também.
Foda-se, mas há alguma coisa que o homem possa fazer sem ser criticado?!? Eu acho que nao
NOTA : sou seguidista acéfalo.
Mas em momento algum o homem (e sua direcção) me fizeram questionar o quer que seja. Sobre tudo o que possa estar mal no SCP (formação, por exemplo), opinamos todos sem saber da missa metade.
Gosto do MS. Ao contrário do 7-1 não sou resultadista, o que torna interessante o facto de concordar com os pontos quase todos.
acho interessante que toda gente parte do principio que o BdC isto é aquilo, fez isto ao pobre teinador…mas alguém sabe tudo o que se passou!?
O BdC é isto, é aquilo, mas alguém conhece o homem pessoalmente ?!?
O BdC é adepto, impetuoso?? o que é ímpeto? Um comunicado, dois dias depois de um jogo, numa conferência de imprensa ?!? Foda-se, se isto não é ponderação ?!?! Confundem moderação com ponderação ?
26 Dezembro, 2014 at 15:27
MMMMMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ 😉
26 Dezembro, 2014 at 16:00
+1
Spoooooooooooooooooooooooooorting!
26 Dezembro, 2014 at 16:39
“NOTA : sou seguidista acéfalo.
Mas em momento algum o homem (e sua direcção) me fizeram questionar o quer que seja”…. acho que isto resume tudo……….
Independentemente de ter ou não falado no balneário, acha mesmo que andar a fazer comunicados via facebook com 20 páginas (passo o exagero) onde critica a equipa e a estrutura, lançando fogo a uma pseudo estabilidade aparente, é o rumo certo? É possível que todo este “circo” não o incomode verdadeiramente??
Se acha que tudo está bem no nosso clube e que o BdC está acima de qualquer crítica, vivemos em mundo muito diferentes…….
Saudações leoninas,
Garra
26 Dezembro, 2014 at 18:47
Exacto, resume tudo.
Mas o/ a garra está a olhar pelo lado que quer.
Sou seguidor acéfalo porque esta direcção, até agora, não teve uma única acção que me chocasse, que chocasse com o meu sportinguismo.
Apenas lhe gabo a capacidade de trabalho.
Está tudo bem ?
Claro que não.
Está tudo feito?
Não. Porra, malandros, ainda lhes faltam 20 medidas das 120 propostas.
1-Foda-se a direcção tem resolvido merda atrás de merda.
O presidente tem se desdobrado para estar a combater onde é importante estar.
2 – Não é porque os que lá estiveram antes eram merda que tudo o que esta direcção fizer vai estar bem.
Está bem, porque realmente está bem feito.
Podia ter feito melhor ? Talvez sim.
Vai errar. Com certeza.
Pegando nestes dois pontos, vou por em questão esta direcção em questão ? Pior , vou colocar em cheque um projecto? Um projecto, o que não tínhamos há 20 anos, um projecto, um plano.
Por causa dum suposto confronto com o treinador ?
Se um treinador puser em causa um projecto para todo o Sporting, estamos mal.
Um tipo dizer que deixa de pagar cotas ou rasga o cartão se o treinador sair, foda se, va passear. Va para o carnide…
Mais, isto sem sequer saber do que se passou@?!?
Isto é de gente normal?!*
Possivelmente não concordo com tudo do plano. Mas é assim mesmo, entre todos de certeza há sempre uma medida que não agrada a um SCPguista. Ou seja, nenhum plano serviria, se todas as medidas tivessem de agradar a todos os SCPguistas.
Outra incoerência de merda.
Atacar a direcção porque temos de ser exigentes.
O presidente é-o. Com jogadores e treinador. É logo apelidado de amador, não percebe de futebol, é ditador…..
* possivelmente muito do fogo, declarações deste género é de gente interessada em enfraquecer o Sporting. Incendiários a mando dos adversários.
Não acredito que um sportinguista ponha em cheque um projecto, mais importante que um treinador, mais importante que um presidente.
26 Dezembro, 2014 at 23:37
Gabo te a paciência para responderes a “gentinha”
É deixa los a pregar no deserto
26 Dezembro, 2014 at 17:01
Só uma nota, eu nao acho que o 7-1 seja necessariamente resultadista; imagino que terá referido o resultadismo que – infelizmente – assola qualquer clube.
26 Dezembro, 2014 at 14:22
A minha opinião, que vale, provavelmente, 0 mas que também apresenta dados concretos:
Recentemente acabei de ler mais um livro do SPORTING e ali é perfeitamente explícito aquele que para mim é o grande erro do Sporting ao longo dos anos, que é a constante mudança de treinadores.
É incrível como jogadores que estão 1 ano no clube são treinados por 2 ou 3 treinadores, outros que estão 4 anos são treinados por 4-5 treinadores diferentes.
Este pode ser uma das várias razões da ausência de títulos no futebol. Já agora se alguém tiver dados dos treinadores nas outras modalidades talvez fosse interessante comparar.
26 Dezembro, 2014 at 14:23
isso é tudo muito bonito, mas quem é que vais contratar para substituir o MS?
26 Dezembro, 2014 at 14:28
Com um abraço amigo, aqui vai a minha resposta: Se for pelos resultados, até o Paulo Sérgio serve.
Mais a sério: os problemas do Sporting e o que tem de ser feito para nos salvarmos como grandes e voltarmos, de facto, a ser grandes, são mais importantes que qualquer treinador ou jogador.
26 Dezembro, 2014 at 18:56
Em ultimo caso, se não houver ninguém…avanço eu e de borla…
Mas continuo a creditar que 90% deste “barulho” é tudo obra da CS…!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 14:25
Para mim o Portugues tem a memoria muito curta, o que interessa é o presente e o que foi feito nao tem relevância nenhuma. Eu gosto do MS, mas tiro o meu chapeu ao trabalho efectuado pelo BdC, não podemos nunca menosprezar tal facto.
O ideal é que o BdC e o MS se entendessem, mas se não é possivel nunca podemos deixar cair o BdC.
Grande comentário 7-1
26 Dezembro, 2014 at 19:00
de TUDO … e de TODOS!!!!!!!!
26 Dezembro, 2014 at 14:26
Eu só peço que os superiores interesses do Sporting estejam acima de TUDO…
26 Dezembro, 2014 at 14:31
Estou preocupada, digo sinceramente. Desportivamente estamos a 10 pontos mentirosos, mas a verdade é que cedemos muitos empates com equipas que não têm 1/3 do nosso orçamento nem qualidade.
Despedir Marco Silva parece-me uma forma de alimentar esta histeria colectiva e esta perseguição da comunicação social, que só vai aumentar depois do anunciado “blackout”.
O Presi vai ter de ceder em alguns aspectos. Lamento, mas nem todos os jogadores e treinadores que por ali entrarem serão sportinguistas exemplares, dispostos a morrer pelo clube e a lutar pela verdade desportiva. Marco não é esse homem, mas tem um talento inegável. Sá Pinto existe um apenas, por muito que nos doa.
Queremos ganhar. E nisso o presidente tem razão. Chega de nos contentarmos com as migalhas dos outros. De ganhar uma taça e rezar por uma boa campanha europeia. QUEREMOS GANHAR GANHAR GANHAR. Marco Silva não está em condições de lutar pela liga por isso é bom que se agarre à Europa com tudo o que tem.
Sportinguistas, parem de fazer contas à tesouraria. A nossa função é querer ganhar também, seja qual for a competição.
26 Dezembro, 2014 at 15:01
Marco tem talento inegavel….em que?a nao conseguir ganhar ninguem acima da 9 posicao? A nao conseguir por uma equioa a defender cantos?
26 Dezembro, 2014 at 15:11
Claro que tem talento! Ele não chegou ao Sporting por acaso, mostrou saber mesmo muito de futebol. Se ainda não está a bulir tudo bem, claro que não, mas é um treinador que se ambientar ao clube vai dar frutos e resultados, para além de valorizar jogadores.
26 Dezembro, 2014 at 15:22
Mais de meia epoca passada e ainda nao se ambientou?? Bolas…mas pera ai…ele nao e 1 grande treinador c talento inegavel?! No entiendo…..
Cara maria note q o meu coment se dirje unica e exclusivamt ao argumento q aprsenta e tao repetido pela cs e paineleiros de servico.
26 Dezembro, 2014 at 15:22
tem talento para pegar numa equipa a meio da epoca..subir de divisão, alcançar um 5º lugar e depois um 4º.
talento para ganhar 27 anos depois em casa dos porcos para a taça que significou o fim a 7 anos de não conseguir ganhar lá.
isto são alguns exemplos.
n vale a pena tentar extremar posições. n faz sentido e nunca se chega a lad nenhum
é obvio que há erros de ambas as partes
tem é de se entender
e que venham esclarecer todos nos sportinguiistas
26 Dezembro, 2014 at 15:29
Endeusar 1 treinador pq ganhou aofcp do lopategui?? Ate o jesus foi la ganhar agora por 2-0 mm c o benfas a nao jogar pevide…..
26 Dezembro, 2014 at 15:23
Frost
nao está em causa se Marco Silva tem talento ou nao…
está em causa se Marco Silva entende o “timing” em que o SCP se encontra e se quer fazer parte deste rejuvenescimento ou se quer promover-se a si próprio, independentemente do que o clube nesta altura lhe pode dar ou nao…
nao acredito que nao lhe tenha sido explicado em que moldes iria trabalhar no SCP… se aceitou, nao seria agora , ou quando foi, que acharia que poderia/deveria mudar as condicoes…
nao me parece que esta situacao tenha sido despoletada por causa do valor dele, mas sim pela disponibilidade para se “integrar” no projecto que está delineado desde o principio…
e quem vai ter de responder por esse mesmo projecto é o Presidente e nao qualquer treinador que quer promover-se a si mesmo em detrimento do clube…
26 Dezembro, 2014 at 15:31
Concordo! So me lixa e tentarem endeusar Ms! Nao gosto q me atirem areia pos olhos…
26 Dezembro, 2014 at 18:56
Mais uma vez, não vou tomar partidos, nem do treinador nem do presidente, simplesmente porque não me foi pedido, nem sequer me foi dito* que há 2 partidos !!!
Mas, obviamente, que o treinador sabia e aceitou as condições. E aparentemente até estaria bem entusiasmado, visto ter recusado propostas para treinar porcos B, diga se que consta, proposta financeira melhor.
Portanto, à partida, estaremos perante um tipo escrupuloso.
Passou se algo entretanto ? Mudou alguma coisa ?
Ui quen onli speculate !!!
Mais, este treinador quando aceitou, de certeza que não sabia que ia ter o Nani!?
Obviamente, pensaria ter o Rojo e o Dier!
* dito, entenda-se pelos que interessam, os meios oficiais do.clube. Ou até mesmo pelo treinador numa qualquer conferência.
26 Dezembro, 2014 at 15:09
Maria, o teu primeiro parágrafo diz muito do que penso sobre o trabalho de MS. Os 10 pontos de atraso são mentirosos pois todos sabemos o colinho que vai sendo dado consecutivamente aos lampiões.
O futebol praticado pelo Sporting, com excepção para os jogos mais badalados (Moreirense e Guimarães), tem sido muito melhor que o da época passada e só num dos objectivos estamos mais atrasados pelas razões explicadas.
Posto isto, MS é o treinador com que conto, eu e a maioria dos sportinguistas, pelo menos até final da época.
Esta novela está claramente a ser empolada pela CS e não duvido que seja obra conjunta das nádegas e do seu poder sobre o trio de jornais de merda, devidamente suportada pelas redações destes que não perdoam o vexame da última entrevista ao presidente na Sporting TV.
Espero que haja bom senso de ambos os lados para se entenderem e dizerem de forma clara o que pretendem que seja o Sporting já em Janeiro.
Quando se faz um contrato por 4 épocas é porque ambas as partes acreditam uma na outra, certo?
BdC precisa de juntar à sua volta quem o aconselhe antes de voltar a disparar mais comunicados. Precisa de ser mais objectivo e menos irónico.
MS deve limitar-se a responder a temas sobre futebol e não alimentar as polémicas.
Ainda existe uma hierarquia no clube e se quer ter opinião sobre algo, remeta-a à estrutura ou directamente ao presidente.
Será assim tão difícil passarem a comportar-se como gente crescida e não se deixarem influenciar pelos nossos adversários?
SL a todos
26 Dezembro, 2014 at 14:44
Bom post é uma forma de ver as coisas, concordo na genarelidade , saltou me a vista a parte de contratacoes top por no mesmo nivel Nani , J.Mario e P.Oliveira. Acho que no ano passado tinhamos melhor equipa. O Rojo era um pilar naquela defesa. Nao ha duvida que o BdC fez coisas muito positivas outras nem tanto. Como construir um plantel sem o aval do treinador, do menos ao mal podia ter contratado jogadores com qualidade exepto Nanu e P. Oliveira mais nenhum se aproveita.
Criticam o MS quando dizem que podia substituir o Adrien eu pergunto por quem ??
26 Dezembro, 2014 at 14:55
O aval do treinador? ???? Entao e um funcionario com contrato a termo certo que determina quais os investimentos q uma empresa faz??? Ta td doido??? Durante anos td a gente chorava q se gastou milhoes para satisfazer caprichos de treinadores, bdc travou isso e agora o mau e ele???
26 Dezembro, 2014 at 16:12
E se o funcionário a termo certo tiver sido contratado para gerir esses investimentos?
A »coisa« não é tão simples como parece.
26 Dezembro, 2014 at 16:19
Oh pao tas-me a dar razao….disseste GERIR e mt bem! Tem de trabalhar com o q lhe dao. Investimentos e com a Sad. Investimts q foram feitos e o santo Ms faz questao de desvalorizar nao os pondo a jogar…e so o sporting a perder dinheiro…
26 Dezembro, 2014 at 16:35
Nao entendo este fundamentalismo.!! Entao o Marco Silva nao poe os reforços a jogar para os desvalorizar ? Näo sera porque a maior parte dos reforços nao tem qualidade ??
26 Dezembro, 2014 at 17:08
Mas ninguém percebe que os treinadores, como alguém referiu acima, também estao “feitos” com os seus agentes e querem meter os jogadores que interessam aos agentes e nao a eles?…
Se existe potencial para corromper o sistema, entao o sistema será corrompido. Se é assim em todo o lado nao havia de ser também com o futebol e com os treinadores?
26 Dezembro, 2014 at 17:25
Saudações Leoninas.
E se por alguma razão se tem que mudar de treinador mudamos todo o plantel para satisfazer o novo treinador? Se um treinador é bom trabalha com o que lhe dão. Os activos são do clube e não do treinador X ou Y.
SPORTING SEMPRE
26 Dezembro, 2014 at 16:32
Entao mas antigamente criticavamos que geriamos um clube como uma empresa agora fazemos comparaçoes de como gerir um clube de futebol e uma empresa ?? Sao duas coisas completamente distintas.
26 Dezembro, 2014 at 15:28
O que tu queres sei eu…
Se alguém quiser um exemplo de um sinónimo de DESONESTIDADE INTELECTUAL não necessita ir ao google… Na resposta deste infiltrado está bem patente o que é a desonestidade intelectual…
Vai mas é roê-lo…
26 Dezembro, 2014 at 14:51
Excelente reflexão. Sou a favor do consenso entre o Presidente e o treinador, faço votos que cheguem a um entendimento em nome do SCP. No entanto, caso isso não seja possivel, entre escolher o BC e o Marco, penso que não restam dúvidas. Estarei do lado do Presidente, que em quase dois anos de mandato tem feito muita coisa positiva pelo clube.
O BC deveria ter escutado a voz do treinador na construção do plantel. Ponto. Mas a verdade é que que os resultados desportivos – nomeadamente para o campeonato – estão aquém das expectativas. MS não se pode refugiar na qualidade do plantel. Nunca. Independentemente de ter ou não ter o defesa central desejado. Isso não desculpa o mau trabalho defensivo nas bolas paradas. É preciso relembrar que a equipa defende os cantos e os «cantos» curtos com os 11 jogadores! Seja o adversário o Espinho ou Chelsea, a receita é a mesma: 11 jogadores dentro da grande-área para bloquear os ataques. Já foram cometidos muitos erros, acima referidos. Por isso, recomendo-o a reconhecer os seus erros.
Outra coisa que me causa impressão no MS é não saber espicaçar os elementos do plantel com índices de produção baixos, aumentando simultaneamente a motivação dos elementos da equipa B. Há jogadores que já poderiam ter sido chamados para algumas convocatórias.
26 Dezembro, 2014 at 15:12
DeFran
e se for verdade, repito, se for verdade, o que corre, de que o Marco, contra a vontade do Presidente pos o Rojo de fora, para agradar ao fundo, depois de o clube castigar 2 jogadores que desrespeitaram , vir considerá-los imprescindiveis, e passando-se isto no inicio da época…davas-lhe a “possibilidade” de “escolher” jogadores??
metam na cabeca que isto nao vem de agora… isto azedou muito mais cedo, e quando alguns acusam o Presidente de precipitado, eu só imagino, há quanto tempo ele tem andado a engolir “sapos”…guimaraes, academicas, aroucas e outros que tais, tambem nao ajudaram os sapos a ir para baixo… 😉
26 Dezembro, 2014 at 15:17
Eu nem me quis referir a esses aspectos. Preferi cingir-me ao que se passa dentro das 4 linhas. Mas é um facto que já na altura meteu-me confusão a tomada de posição do MS relativamente ao dossier Rojo/Slimani.
26 Dezembro, 2014 at 15:30
já imaginaste, eu como Presidente do Lions de Lisbon, tu como treinador… se eu fosse a ouvir as tuas opinioes, estava agora em 4o lugar em vez de 1o na fantasy league, ahahahah
desculpa, foi mais forte do que eu…(nunca me apanhei em 1o lugar nestas ligas, ahahah)
26 Dezembro, 2014 at 14:56
Em primeiro lugar, e dado que ainda não tive oportunidade desejo a todos os sportinguistas em geral e aos tasqueiros em particular em fantástico e maravilhoso ano novo, pois o natal já la vai. Que continuemos a fazer em 2015 deste blog uma referência para os sportinguistas e porque não, para os nossos adversários também. Pode ser que aprendam alguma coisa.
Este é um excelente post mesmo que longo e dele cada uma retirará o que mais se adeque a sua perspetiva.
Dei uma vista de olhos pelos comentários de outros post’s sobre a questão BdC /MS e estou espantado. Espantado como alguns de nós podem ter tanta confiança num treinador que não consegue ganhar a Belenenses, Guimarães , Academica , Moreirense.
Reconheço que temos realizados boas algumas boas exibições, mas no geral o que tenho visto está longe de me deixar confiante.
Como é que podemos aceitar que um treinador critique publicamente o presidente do Sporting (seja ele quem for) e possa continuar a ser treinador? Mas quem é esse MS ?
Mais importante do que isso, ou BdC é um miúdo tonto ou tem razões muito fortes para fazer o que faz.
Por mim , obviamente que depois de tudo o que se tem passado MS não pode nem deve continuar a ser o nosso treinador.
Pode BdC continuar a ser o nosso presidente? Espero que os próximos dias nos digam que sim
E lembrem –se a “a nossa força é brutal”.
Abraço a todos eles e elas.
26 Dezembro, 2014 at 15:12
100% de acordo!
26 Dezembro, 2014 at 14:57
Eu tenho plena confiança no programa e na lista que elegi para estar à frente dos destinos do Sporting Clube de Portugal, e tal como tem acontecido até aqui, de certeza que os superiores interesses do Clube serão salvaguardados.
26 Dezembro, 2014 at 15:31
É essa também a minha linha de conduta!!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 15:03
Na minha opinião o Sporting precisa de estabilidade! O presidente tem um mandato e o treinador um contrato para cumprir.
Chega de Assembleias Gerais, comunicados, posts no facebook e respostas públicas em conferências de imprensa. Os problemas têm de se resolver internamente.
Entendam-se, sff. Para o bem do Sporting!
26 Dezembro, 2014 at 15:09
caça as bruxas?
a qualidade de um treinador avaliada pelo timing das substituições é engraçado.
IGNORAR completamente a diferente realidade competitiva que a equipa enfrenta este ano, estando em 4 frentes(que tem óbvio impacto no processo de treino),não me parece correcto.
mas pronto.. vamos ver no que dá.
que os jogadores estão com o treinador é evidente. e isso não deve ser descurado.
que a direcção esta a fazer um grande trabalho tb é evidente.
no entanto no futebol, nomeadamente ao nível de definição de poderes e competências, parece -me cada vez mais que a estratégia deveria ser redefinida.
se um treinador n pode de todo ser o único responsável pela definição do plantel, tb n me parece inteligente ele nem sequer ter uma palavra a dizer.
e penso que este é um dos grande problemas em que se baseia esta crise. uma guerra interna de poderes e definição dos limites de cada área de competência.
sporting acima de todos.. treinador, presidente e jogadores. por isso so espero que isto se resolva pelo melhor
26 Dezembro, 2014 at 15:36
Mas o treinador não sabia ao que vinha? Por acaso não lhe foi apresentado o projecto SCP? Se assinou com essas contigências de que é que se queixa agora?!
26 Dezembro, 2014 at 15:51
Tanto sabia que antes de ser apresentado o treinador já o Sporting tinha 2 jogadores contratados. Pasme-se a alma que na apresentação MS disse que entendia perfeitamente que o Sporting não poderia parar à espera que se escolhesse o treinador
26 Dezembro, 2014 at 16:04
E mais, até sabia que o SCP iria jogar a taça da carica com os juniores.
26 Dezembro, 2014 at 15:52
muitas das vezes o projecto no papel é diferente do que se aplica na realidade
e tb existe sempre a esperança de com resultados poder conseguir alterar algs filosofias
não deve ser coincidência o facto de com 3 treinadores distintos nenhum parecer completamente confortável a trabalhar com esta estrutura
e é isso que deve ser discutido e merece reflexão de ambos os lados
é vdd que foi este o projecto sufragado.. mas tb é vdd que algs das medidas foram desde sempre contestadas e nc vieram a ser implementadas como o preparador físico do clube independente da equipa técnica
26 Dezembro, 2014 at 17:34
Volta para a gruta
26 Dezembro, 2014 at 19:05
Ahn?! Desculpa, 3?!?
Que ponto de vista fraquinho (para não lhe chamar merdoso e falso).
Wtf, tens a lata de contar com o Juju, sem o qual o SCP não sobreviveria?!?
E o anterior não foi embora porque quis?!
Ou acreditas que foi contrariado para os milhões do Mónaco?
Se calhar , foi o mau do BdC que o enviou para lá.
E o MS, claramente o BdC está a empurra lo para fora porque o ego dele não aguenta os SCPguistas gostarem muito do treinador… é cá uma ciumeira, eh eh
26 Dezembro, 2014 at 15:10
fodasse… não tinha pensado nisso de não termos ganho a ninguém que esteja acima do 9º. Gosto do Marco e até acho que temos jogado bem (a ausência do Nani notou-se muito…) mas essa estatística dá que pensar…
Também é certo que com um ponta-de-lança que marque golos e não com um que dá tudo o que tem mas que não chega, tínhamos mais umas quantas vitórias. Antes de um central de topo (que também é urgente), na minha opinião temos de ir buscar um gajo que marque golos! É fácil? Não! mas têm de se desenrascar pq não podemos continuar a falhar tantos golos como temos falhado…
26 Dezembro, 2014 at 15:14
Permitam-me partilhar muito rapidamente a minha opinião convosco.
É verdade, era escusado ter-mos chegado a esta situação. Mas, visto que chegámos, estou certo que o nosso Presidente irá sempre tomar a decisão o que julga ser a melhor para o Sporting.
E isto há muitas décadas que não acontecia no nosso clube. Saber isto, deixa-me descansado.
26 Dezembro, 2014 at 15:28
Presidente, preside, treinador treina.
Pergunta-se .Contrata-se um treinador para fazer um trabalho de 4 anos com apoio de práticamente todos os sportinguistas pra isto?
26 Dezembro, 2014 at 15:30
Quem com ferros mata, com ferros morre.
26 Dezembro, 2014 at 15:33
Isto é una palhaçada autêntica, assinam 4 anos para nem se chegar ao 1 ano?? Pó caralho!
26 Dezembro, 2014 at 15:34
Lamento que se tenha chegado a esta situação entre BdC e MS, deverá existir muita coisa que nós não sabemos, confio em BdC e nesta direção para resolver mais um problema que parece ser bicudo. O trabalho nestes quase 2 anos de BdC e da sua direção tem sido muito bom, eu diria têm realizado um trabalho quase hercúleo. Obviamente que entre BdC e MS, no caso de existirem problemas inultrapassáveis, nunca deveremos deixar cair o presidente. Parece-me agora que começa a ficar mais claro o porquê de tantos jogadores contratados ainda não terem minutos na equipa A. Estamos perante um braço-de-ferro entre Bdc (quem os contratou) e MS (quem os mete a jogar).
Globalmente gosto do trabalho de MS, estamos a uns grandes mentirosos 10 pontos no campeonato, mas continuamos na taça de portugal e só não estamos na LC por falta de jeito dos nossos centrais e por termos sido roubados na Alemanha. As vitorias conquistam-se com estabilidade, gostaria que os problemas se resolvessem.
26 Dezembro, 2014 at 15:39
Marco saiu mesmo, segundo alguma CS … Vamos aguardar !!
26 Dezembro, 2014 at 15:40
Que argumentação. Basta pensar na quantidade de anos que passámos sem encarar porto e benfica de igual para igual. Uma equipa que, pese a irregularidade, é capaz de estar a grande nível europeu. Algum treinador que por lá passou foi capaz de o fazer? Pois.
E digam-me lá, despedir o homem porquê? Mas há algum motivo válido?
26 Dezembro, 2014 at 15:40
Marco Silva vai deixar o Sporting. A Bola
26 Dezembro, 2014 at 15:42
Palhaçada do caralho!
26 Dezembro, 2014 at 15:42
Se for verdade, o BDC pode ir a seguir.
26 Dezembro, 2014 at 15:45
Com base no quê?
Por ter despedido um treinador? Se é que isso já sucedeu…
26 Dezembro, 2014 at 15:49
O comportamento dele neste caso é surreal. Além do mais, bem pode ir começando nos treinos porque não há-de haver gajo sério que nos queira treinar.
26 Dezembro, 2014 at 15:55
existem paus mandados que certamente querem
26 Dezembro, 2014 at 17:42
Voltem para os camarotes.
26 Dezembro, 2014 at 17:45
Olha, faz como os outros multi nicks…
Finge que vais cagar e … desaparece.
26 Dezembro, 2014 at 18:18
é mesmo por este tipo d eocmentários q n tnh o hábito comentar apesar de acompanhar este excelente blog do cherba diariamente
nem vale a pena responder
divirtam-se tristes
26 Dezembro, 2014 at 18:27
E assim se apresenta o que é … um MISERÁVEL de espirito…
Malta que se diz do Sporting Clube de Portugal, e tudo o que fazem é lançar a dúvida e a suspeição, criticarem esta direcção leonina por tudo e por nada…
enfim, olha, vai apanhar bananas com a nalgas
26 Dezembro, 2014 at 18:41
se quiser elucidar as criticas que fiz dava jeito..
caso n tenha reparado ate elogiei o trabalho da direcção.
pois na generalidade é impossivel avaliar negativamente o trabalho desenvolvido por esta direcção
pelo contrário
simplesmente, no que diz respeito à definição da estrategia, limites de poderes de cada pessoa no que ao futebol diz respeito, politica contratações, etc.. basicamente o papel que cada um deve e tem poderes para ter deve ser alvo de reflexão e clarificação
existem sinais que mostram que nesta area especifica existem falhas..
mas pronto
se n quiserem perceber n percebam
tomei a liberdade de comentar pois hj foi um dia com disponibilidade e o assunto é importante
mas já vi que n vale a pena pois é td entendido como criticas a direcção etc quando a intenção era precisamente discutir essa ponto especifico seriamente
26 Dezembro, 2014 at 19:10
Vais rasgar o cartão ? Vais deixar de pagar cotas?!
Deixa lá, vamos arranjar um movimento para libertar o SCP das garras do bruninho.
Começa a juntar assinaturas! Eu assino a primeira.
E depois voltamos a contratar o Marco para resolver os problemas do SCP.
Porque o marco é o que SCP tem de mais valioso neste momento.
Sem o marco não tinhamos conseguido tanta coisa….
26 Dezembro, 2014 at 15:42
Muitos deveriam de estar satisfeitos com a presumível rescisão do treinador. Não é ele que só tem posto a jogar sempre os mesmos jogadores? Não ele que, segundo o que tenho lido por aqui, não tem apostado em Gault, Slavechev, Iuri, Chabi, Tobias, e muitos outros? Então posto isto até que ponto o projecto da aposta nos jogadores de casa está a ser posta em causa?!
Confio em quem dirige o clube e a sua decisão terá o meu apoio, seja ela qual for!
26 Dezembro, 2014 at 15:43
+1
26 Dezembro, 2014 at 15:42
Agora a cofina descobriu a… Associação de Adeptos … Para irem buscar mais uma opinião de apoio ao treinador…
Se não fosse para rir eu ainda ia julgar que esta Associação representava os adeptos do SCP, mas pelos vistos, esta associação representa, tão só, os adeptos que dela fazem parte… E que são?
Eu, por exemplo, não me revejo nada no que esta Associação disse… e como eu devem haver milhões…
26 Dezembro, 2014 at 15:44
A mim não representam certamente, não lhes passei qualquer procuração para tal.
26 Dezembro, 2014 at 15:46
Mas quem faz parte desta associação de adeptos? Não estas sozinho Xupa, eu tb nao me revejo minimamente nesta associação.
26 Dezembro, 2014 at 15:49
Associação de adeptos? ? Só no nosso clube também para haver uma merda dessas que não lembra a ninguém!
26 Dezembro, 2014 at 16:44
Ê a mm associaçao que criticou fortemente a direçao do godinho lopes , duque , freitas e p.cristovao e voces bateram palmas.
Serve so para algumas coisas esta associaçao…
26 Dezembro, 2014 at 16:49
És membro dessa associação???
Hum… Pelo que destilas nos comentários deves ser apenas um ‘infiltrado’… com cheiro a bolor…
26 Dezembro, 2014 at 16:50
O Jubas76 é um atrasado mental. Esse não conta.
26 Dezembro, 2014 at 17:37
E já que estas tao bem informado o que é que essa associação alguma vez fez pelo SCP? podes elucidar-me que eu nem sabia que tal associacao existia
26 Dezembro, 2014 at 15:45
Não há justificação para o despedimento de Marco Silva. Lamento. A acontecer é simplesmente ridículo.
26 Dezembro, 2014 at 15:47
Mas já foi confirmado em algum Orgão de Comunicação Oficial do SCP???
Até lá não acho que exista muito a dizer…
26 Dezembro, 2014 at 15:50
Eu disse “a acontecer é simplesmente ridículo”. Não o dei como dado adquirido.
26 Dezembro, 2014 at 15:53
Já começa a ser muito provável. Não vale a pena continuarmos a pensar que é tudo invenção da Cofina. Até ao final do dia deverá sair o comunicado a dizer que MS vai deixar o Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 15:57
Também acho…
26 Dezembro, 2014 at 15:48
+1
26 Dezembro, 2014 at 16:29
O SCP está em blackout e a Bosta sabe? Simplesmente ridiculo!!!
26 Dezembro, 2014 at 15:47
Não fico satisfeito com o despedimento de MS e acho que ainda vai brilhar num dos nossos rivais num futuro próximo. Mas como disse, deverá haver muita coisa que nós não sabemos e confio em quem nos dirige para decidir tendo por base a informação que a nós não nos chega mas que eles sabem.
Agora só peço uma coisa: Espero que o presidente não cometa agora o erro de meter o Inácio a treinar a equipa. Vão buscar o Sérgio Conceição a Braga.
26 Dezembro, 2014 at 15:48
Não sei se é verdade … mas tenho que para mim a unica hipotese de MS ficar é BdC sair.
Seria a primeiravez na historia que um treinador despedia um presidente.
Por mim entre um e outro nao tenho duvidas.
A ser verdade estamso perante o mairo erro de BdC até á data: os 4 anos de contrato a MS.
Aguardemos pelas explicações.
26 Dezembro, 2014 at 15:57
Pelo contrário. Se o Marco ficar vai ser a forma de o Bruno mostrar que sabe ser maleável.
Senão, vai-se parecer mais a um ditador, que toma as decisões sem se perceber muito bem porquê. Se calhar é só porque lhe apetece.
Desculpem lá, mas a acontecer, a demissão do Marco vai ter de ser muito bem explicada!
26 Dezembro, 2014 at 16:03
Certo.
Acredito que existam razões graves que nós não sabemos que terão sido inultrapassáveis e que (acreditando nas noticias que estão a sair) levaram ao despedimento de MS. Tendo esta direção sempre dito e cumprido com a total transparência perante os sócios e adeptos, acho por bem que sejamos esclarecidos.
O que a CS tenta passar cá para fora, é que BdC é um ditadorzeco, que manda umas postas de pescada no facebook e que quem se atravessa no seu caminho ele trata de aniquilar porque tem um ego enorme.
26 Dezembro, 2014 at 15:58
Ora nem mais ! Se kiseem apontar erro a bdc e de ter dado 4 anos de contrato. Alias ontem no almoco de ntal, tava td la em casa a falar mal de bdc e o ms q era bom…no fim do jantar ” pois e frost tens razao…pa mas o bdc errou a dar 4anos”
26 Dezembro, 2014 at 15:49
Ora tomem lá fresquinho d’”A Borla”.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=521126
26 Dezembro, 2014 at 15:55
Mete esse link no lixo!!!!!!
Não bastava dizer como acima que Abosta diz que MS vai sair????
NEM MAIS UM CLICK!!
26 Dezembro, 2014 at 15:58
Calma moço! 🙂
Não cliquem então. Assim como assim é só merda mesmo que lá escrevem e não só nesta notícia.
SL
26 Dezembro, 2014 at 16:15
Há sempre a tentação e ainda mais em alturas em que sofremos assim com o Sporting.
Estes pasquins ganharam em mim um inimigo mortal.
26 Dezembro, 2014 at 15:53
Bahhh.
A saída é inevitável. Parece-me óbvio.
Estas coisas fazem-se entre Maio e Agosto. Não em Dezembro.
Tiro no pé do Rampante.
26 Dezembro, 2014 at 15:55
Não concordo, não acho nada inevitável. Aliás acho bem evitável mas isso implicaria outras coisas que não só o entendimento entre duas pessoas.
26 Dezembro, 2014 at 16:00
Infelizmente, não me recordo de um desfecho desses no mundo do futebol…
Por ter salvo o meu Sporting, estou com o meu presidente. Força Sporting, Força Bruno de Carvalho.
26 Dezembro, 2014 at 16:17
Tomáš Skuhravý
falta saber se o tiro no pé foi agora ou quando se assinou com ele…
neste momento, parece-me mais um tratar das feridas para evitar a gangrena, do que um tiro no pé…
essa imagem é a que toda a CS e o outro lado clube, querem fazer parecer…
esperemos pela explicacao, se o Presidente, entender da-la…#9pode tambem ser acordado, numa eventual rescisao, que nao sejam fornecidos dados de parte a parte…
eu, pelos poucos dados de que disponho, já escolhi a minha trincheira…
26 Dezembro, 2014 at 15:54
Só me vou pronunciar sobre este caso após ver o comunicado oficial na CMVM… mas neste tipo de coisas não me lembro da CS ter falhado… vamos ver
26 Dezembro, 2014 at 15:58
Espero muito sinceramente que o Marco Silva continue como treinador do Sporting. Mas o que se passa para o homem ser demitido? Estamos em todas as frentes. Fizemos uma boa champions. No campeonato já jogámos bom futebol. A ser demitido, nunca vou entender esta decisão.
26 Dezembro, 2014 at 15:58
http://expresso.sapo.pt/marco-silva-sai-de-alvalade-escreve-a-bola=f904047#
26 Dezembro, 2014 at 16:27
A fonte do Expresso é o jornal ABosta.
26 Dezembro, 2014 at 16:55
É… Agora vão todos começar a veicular a noticia tendo como fonte… abolha…
Já aqui há uns meses, aquando da “revolta dos jogadores do SCP anunciada pelos pasquins” também foi assim… E depois provou-se que era… mais uma empolação e depois de espremido, deu … um copo de nada…
26 Dezembro, 2014 at 15:59
Não sei se foi despedido ou se não foi, e estou-me nas tintas. Mas o MS foi eleito para alguma coisa?
É Sportinguista?
Paga quotas?
Ganhou alguma coisa?
Fez alguma coisa pelo Sporting, para além do que se conhece e, não sendo mau, também não é nada do outro mundo?
Está tudo maluco?!
Trocar de treinador, se for o caso (confesso que já me estou a borrifar) coloca o quê em causa? Vamos deixar de ganhar títulos uns atrás de outros como temos ganho até aqui? Perdemos o primeiro lugar na liga? Vamos perder todos os jogadores do plantel, que vão direitinhos para o Real, Chelsea, Barcelona, Bayern…? O Pongole e o Maniche vão voltar? Vamos passar a ter um estádio forrado a azulejos pirosos? Vai nascer um fosso à volta do estádio?
Depois de tudo o que esta Direcção fez por um Clube que estava muribundo, a quem os anteriores dirigentes vaticinavam um mês de futuro antes da banca-rota, entrar nesta histeria colectiva por causa de um treinador com menos de um ano de Sporting e nada de enormemente assinalável, é de doidos!
Com todo o respeito: vão dormir pá. Nós merecemos a valente merda que foram os últimos 20 anos do Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 16:04
+1
26 Dezembro, 2014 at 16:56
Há aqui muita gente que tem a memória curta e o pavio ainda mais curto…
Bebam umas bebidas espirituosas… Pode ser que adocem a escrita…
26 Dezembro, 2014 at 17:46
Por agora o que me ocorre é isto mesmo…
26 Dezembro, 2014 at 16:00
Se a saida do Marco Silva for uma realidade…BC mete-se a jeito para que …. ou o nosso Sporting ganha a Taça de Portugal e consegue no minimo o 2º lugar …. ou o Bruno Carvalho vai de vela!!
Por muito que tenha feito e FEZ na recuperação económica e até de ORGULHO Sportinguista… tamanho erro (despedimento MS)…. pode sair muito caro a BC se não ganhar já!
P.S. Votei em BC nas eleições!
26 Dezembro, 2014 at 16:57
MAs porquÊ???
Explica lá, mas com argumentos consistentes, sff
26 Dezembro, 2014 at 16:57
Nao é preciso ir tao longe , se o novo treinador nao apresentar resultados imediatos BdC da um tiro no proprio pé.
26 Dezembro, 2014 at 17:47
É preciso mandar-te ou vais sozinho?
É que já sabes o caminho, não sei é porque te deste ao trabalho de voltares…
26 Dezembro, 2014 at 16:02
Eu continuo com o Presi. Apenas me desregrada a forma como tem comunicado isso não posso deixar de dizer.
Estou-me a cagar se o Março sai e vai para o benfica. Todos sabemos que não é pelo treinador que eles estão à frente…
Z
26 Dezembro, 2014 at 16:19
Boa tarde Z.
É isso. O presidente foi eleito e deve cumprir o mandato.
Não devemos é ignorar as asneiras que Bruno de Carvalho tem feito.
Nunca simpatizei com Marco Silva. Também me estou nas tintas se ele for treinar outro clube qualquer. Mas, nmmo, neste caso, teve razão para se sentir ofendido.
Bom Z.atal
26 Dezembro, 2014 at 16:03
É só recuar dois ou três meses nos posts e vejam a chuva de criticas ao MS. Provavelmente são aqueles que agora o acham imprescindível e (espero que não) em algumas semanas vão estar a exigir a demissão.
A minha reflexão nesta altura é que o Presidente tem procurado valorizar os activos (jogadores) e bem ou mal é o que tem procurado fazer. Poderá ser discutível a forma …
MS tem obrigação de fazer o mesmo, vejam declarações de outros treinadores, que dizem que os reforços é recuperar os lesionados, ou que os reforços estão na equipa B, ou que o importante são os jogadores que tem. Raramente assumem necessidade de reforçar. O Presidente sabe desde Agosto … o que é isto???
Isto moraliza, valoriza e é importante de transmitir para o exterior. (internamente até pode ser outra a conversa entre treinador e presidente).
Não deveria ser apenas o Presidente a ter este discurso e a transmitir confiança à equipa A e B.
A maior critica que se poderá fazer à Direcção é ter feito um contrato de 4 anos, provavelmente (se despedir sem justa causa) será um acto de má gestão, revela no entanto comprometimento com o treinador. Por outro lado revelará que o comprometimento do MS é com a indemnização a que terá direito.
De notar que avalio positivamente o trabalho do MS e que, regra geral, sou contra a substituição de treinadores a meio da época.
Termino, reforçando que noutros clubes, estes ataques acabam por reforçar a união da equipa (atletas,treinadores, dirigentes, adeptos) espero que acabe por acontecer.
26 Dezembro, 2014 at 16:04
Antes de mais boas festas para todos os Tasqueiros.
Acreditando no que sai na imprensa, ou em parte do que sai, que nem tudo será mentira…
“Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.”
SL