[…] Agora, se me perdoam, e se tiverem paciência, seguem as minhas reflexões natalícias. Não quis publicar este texto no Dia de Natal, mas o mesmo só faz em grande medida sentido antes da decisão final sobre o treinador, que poderá muito bem ser tomada hoje, pelo que aqui vai. Aviso que o texto é longo, por isso dividi em partes, e claro, quem quiser passa à frente.
Tendo em conta, os recentes acontecimentos que rodeiam o Sporting Clube de Portugal, decidi fazer uma reflexão profunda, onde exponho factos e opiniões.
Parte 1) Os feitos obtidos e os erros cometidos pela Direcção:
Feitos: Reestruturação Financeira/Auditoria Financeira tal como tinha sido prometido e instauração de respectivos processos tal como obrigado pela Lei, perante os factos apurados/Todas as claques juntas no topo sul/Iniciativa 12º jogador/Aumento do nº de sócios para 120.000/De cerca de 700.000 likes no facebook para 1,6m (e nenhum deles foi comprado) /Sporting TV/Missão Pavilhão/Já ninguém nos chama “Porto B” ou fala em “belenização”/Iniciativa “Sócio num minuto”/ Ida à Champions League após anos de ausência (e todos sabemos como fomos eliminados nas Taças e o factor “nomeações”)/Fortalecimento de laços com o emergente mercado futebolístico dos EUA (acordo Sporting Kansas)/Entrada no mercado Angolano com academia em Viana, e protocolo com o 1º de Agosto/Aumento das assistências em casa e fora/Hóquei em patins como modalidade oficial/Recuperação dos passes dos jogadores (Cedric de 50 a 100%, William de 60 a 100%, Adrien de 30 a 50%, João Mário de 45 a 75%, Carrillo de 30 a 50%, Mané de 60 a 100%, Esgaio de 75 a 100%, Tobias de 30 a 50%, Chaby de 27,5 a 50%, Iuri de 70 a 90%, só para dar alguns exemplos)/De vendedores fracos para a maior venda da História do Clube, a 7ª e a 11ª/Negociação inteligente do contrato com L.Jardim que rendeu no mínimo 3 milhões/Melhorias no jornal Sporting e aumento de assinantes de vendas/As compras e vendas passaram a estar completamente descriminadas no jornal do clube/Após comportamentos menos próprios os jogadores foram devidamente castigados, acabando-se com a impunidade das vedetas (desculpas públicas de Ruben Semedo e Rojo)/Nova Loja Verde/Aumento das receitas com o novo patrocinador desportivo / Renovações com jovens com potencial com clausulas altas que blindam os jogadores de forma a evitar-se vendas como as de Ronaldo (William Carvalho, João Mário,Mané, Esgaio, Luis Ribeiro,Ponde, Chaby, Iuri, Tobias, etc.)/ Resolução positiva dos difíceis casos Bruma, Illori, Rojo, Dier, Miguel Lopes, Elias./Manutenção de todos os elementos do plantel para 2014/15, com excepção de Rojo e Dier (nas circunstâncias conhecidas) resistindo-se à tentação de vender as joias da coroa./Maior nº de pontos de sempre atingidos pela equipa B (70)/Regresso de Nani/ I Gala Honoris Sporting/Novas sinergias com os núcleos (com um Programa de TV dedicado, e refeições das equipas, com poupanças de custos)/ Futebol de praia como nova modalidade/ E continua, isto só de memória…
Sendo mais difícil aquilatar os erros, devido ao facto de estando longe me ser mais difícil observar as engrenagens profundas, diria a história da pole position (diferente de assumir candidatura sem obrigatoriedade de ser campeão), a ser verdade não percebo como abdicamos do dinheiro da Taça da Liga do Duque, as tiradas do Presidente por vezes por demasiado irónicas são tomadas como literais tornando-se alvo mais fácil de deturpações, má gestão do caso Lixeira a cair, pois tendo duvidas sobre se n devíamos ter sido mais intransigentes, a duvida sobre se íamos jogar ou não pareceu-me que desconcentrou algo a equipa, algumas contratações falhadas mas atenuado por baixos custos e com o beneficio de até serem vendidos não se poder aquilatar a correlação com valia desportiva e preço de venda, a Sporting Tv não está em modo fight resist como deverá estar no futuro, e com certeza mais que agora de memória me estão a escapar.
PERANTE TUDO ISTO, SÓ POSSO SENTIR TRISTEZA POR VER TANTOS SPORTINGUISTAS A COLOCAREM TUDO EM CAUSA, A “INVADIREM” O FACEBOOK DO SPORTING E A PÁGINA DO PRESIDENTE COM AMEAÇAS E INSULTOS POR CAUSA DA HIPOTÉTICA DEMISSÃO DE UM TREINADOR.
Parte 2) Analisemos agora, com a sempre dose de subjectividade que tal comporta, o trabalho de MS, após o que passaremos para uma análise FACTUAL:
2.1) Em primeiro lugar o plantel à sua disposição, em contraste com o ano passado.
GR: Igual
Lateral Direito: de Cedric e Piris a Cedric, M.Lopes, Esgaio e Geraldes ( incógnita): melhor.
Centrais: De Rojo e Mauricio titulares a P.Oliveira e Mauricio titulares: discutível se melhor ou pior). Suplentes: de Dier a Sarr, Tobias e Rabia (?): Dier melhor que Sarr, Tobias sem jogos, Rabia incógnita.
Lateral Esquerdo: Jefferson e Piris para Jefferson e Jonathan: melhores.
Trincos: de William sem alternativas a William mais Rossel: melhores.
Médios alas: Conservam-se Carrillo, Mané, Capel e Heldon. Sai W.Eduardo e Shikabala, entra Nani: melhores.
Médios Centro: Conservam-se Adrien e A.Martins. Saiem Margrão e Vitor. Entra João Mário e Slavchev (incógnita): melhores.
Avançados: Conservam-se Montero e Slimani. Entra Tanaka: melhores.
E da B, ainda se podem ir buscar valores como Wallyson, Iuri, Gauld, Sacko, Dramé, entre outros.
Do 11 titular tipo sai Rojo e entra P.Oliveira, sai A.Martins entra J.Mário, sai Capel entra Nani.
Conclusões:
Plantel e 11 base melhor apetrechado em 14/15 do que em 13/14.
Reforços de top: Nani, João Mário e P.Oliveira.
2ªs linhas de qualidade: Jonathan, Rossel.
Mais jogadores que por ainda não terem jogado, é tão justo fazer a sua avaliação, como a de P.Oliveira por uma tremideira de habituação na Holanda.
2.2) Vamos agora à avaliação do trabalho de MS:
a) Pré temporada:
Começou com uma vitória por 2-1 nos Açores, com golos de W.Eduardo e Shikabala;
Vitória na taça de Honra após uma vitória sofrida face ao Belenenses, e uma convincente frente ao Benfica.
Fomos para a Holanda onde vencemos os amadores do Aquiles, o Utrech e perdemos com o Twente.
Empatamos com a Lazio, onde na segunda parte as exibições de Slavchev e Rossel são muito elogiadas, com comentários do tipo “nem se notou a diferença”.
Na deslocação ao Egipto, novo empate e novo golo sofrido no último minuto.
No torneio Teresa Herrera, derrota por 2-0 com o Gijon da 2ª Divisão. Vitória face ao Nacional.
Após a derrota frente ao Gijon, lembro-me perfeitamente que o Presidente ficou no banco a meditar. Aí terão começado os problemas. Mas já voltaremos a esta questão.
b) Começa a “doer”.
Empate em Coimbra: com menos um MS não tira um avançado, deixando a equipa com menos um no meio campo (crítica unanime dos “paineleiros”).
Vitória no último minuto contra o Arouca: Nem no intervalo MS corrige a atitude de Nani em querer marcar todas as bolas paradas, o que terminou com um falhanço de penalty.
Empate aceitável na Luz.
Empate com o Belenenses em casa. O 2º avançado entra aos 81 minutos.
Empate com Maribor fora.
Sobe a contestação a MS, por utilizar o mesmo 11 de Jardim, pela insistência em A.Martins, etc.
Temos 4 empates e 1 vitória.
Bruno de Carvalho sai em defesa de MS e dos jogadores.
A equipa reage com vitória ao Gil Vicente, empate Porto casa, derrota honrosa Chelsea, vitória Penafiel fora, excelente eliminação do Porto na Taça, remontada roubada na Alemanha, vitória frente ao Marítimo, após início de segunda parte onde ia perdendo a vantagem.
Depois acontece a vergonha de Guimarães.
Nesta altura, para o Campeonato, já tínhamos perdido 10 pontos em 27 possíveis, tínhamos 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A equipa volta a reagir com vitória face a Schalke, empata com P.Ferreira, vitória Espinho, vitória Maribor, vitória Espinho, vitória Boavista (e a 5 de Dezembro, pela primeira vez sabemos o que é vencer, vencer, vencer), derrota Chelsea, avisos M.Silva sem efeito (empate Moreirense), avisos sem efeito MS (Taça sofrível). 2º comunicado do Presidente: Vitória. Respostas de Mané e MS.
Acrescem outros erros, ainda no domínio da minha subjectividade: golos no ultimo minuto, autogolos, bolas paradas, não substituição de Adrien no Nacional, demasiada rotatividade, escolhas incompreensíveis (MLopes por Cedric, Capel não é substituído ao intervalo em Londres), etc, etc., etc.
Vamos agora a FACTOS e conclusões:
Estamos em 5º lugar, a 10 do 1º. Estamos nos QF da Taça Portugal. Estamos na L.Europa.
Para o campeonato, ainda não vencemos nenhum clube acima do 9º lugar. As vitórias foram contra o 11º,12º, 13º, 14º, 15º e 18º.
Mas Antes da conclusão “final”, vejamos se o Comunicado do Presidente após Guimarães teve efeitos negativos nos resultados desportivos:
ANTES do 1º Comunicado (Vergonha Guimarães, 1 Novembro):
Total:
3 D
5 E
5 V
Ou seja, 38,4% de vitórias.
Só para o campeonato:
1 V
4 E
4 V
Ou seja, 44,4% de vitórias.
APÓS O COMUNICADO:
Total:
7 V
2 E
1 D
Ou seja, 70% de vitórias!
Só para o campeonato:
3 V
2 E
0 D
Ou seja, 60% de vitórias.
Totais de MS:
23 J. 12 V, 4 D. Ou seja, 52,1% de vitórias.
Uma breve comparação elucidativa:
% vitórias:
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
P.Sérgio: 52,6
Domingos: 54,2
Leonardo Jardim: 65.7
MS antes do Comunicado: 38,4
Sá Pinto: 50
Carlos Manuel: 45,4
“Inventem” o que quiserem, eu só quero é que com base em FACTOS, ALGUEM ME EXPLIQUE:
O que se diria dos treinadores rivais se estivessem a 10 pontos?
MAS QUE ESPÉCIE DE LOUCURA COLECTIVA É ESTA EM QUE SE COLOCA EM CAUSA UMA DIRECÇÃO COM UM TRABALHO COM RESULTADOS TÃO BONS POR CAUSA DE UM TREINADOR COM RESULTADOS TÃO MAUS?
Nota: Esclareço que se fosse só pelos resultados desportivos não despediria o treinador, não porque esteja contente, mas devido à estabilidade, 4 frentes, margem para aprender por parte de um treinador jovem e sem grande CV, etc.
Parte 3) O que explica que uma Direcção com resultados tão bons seja questionada por causa de um treinador com resultados tão maus?
Sem ser necessariamente por ordem, avanço com algumas hipóteses explicativas:
a) “Uma mentira mil vezes repetida passa a ser verdade”
O peso da CS vai causando os seus efeitos, sobretudo entre a grande massa de sportinguistas que só tem contacto com o seu clube através dos meios de informação ao serviço dos nossos rivais.
Atente-se só na grelha dos principais programas de TV :
SIC N O Dia Seguinte (apoiante Couceiro, amigo de G.Lopes, segundo disse no programa)
SIC N Play-Off (apoiante Couceiro, amigo de Duque, segundo disse no programa)
TVI 24 Contra Golpe (demitido por BC)
TVI 24 Mais futebol (da lista de Couceiro para director desportivo)
RTP Trio de Ataque (apoiante de Couceiro)
TVI 24 Prolongamento (apoiante de BC)
Se a isso juntarmos o Jogo (Porto), a Bola (o jornal do regime nas palavras do caracolinhos), e o Record e o CM sempre com capas anti-Sporting (desde o pai do Mané, aos balneários blindados) temos um total cerco mediático, que não sejamos ingénuos, deixa as suas marcas, e fica pronto a rebentar qd as coisas correm mal.
A isto ainda juntamos todos os comentadores anti-Sporting com o inefável autor de “O Código Quique” à cabeça, o super parcial lampião Rui Pedro Braz sempre pronto a desculpar o seu amigo MS com tiradas como “o Braga tem melhores jogadores que o Sporting”, “os empates são culpa da instabilidade dos comunicados”, “é difícil a alguém com princípios como MS não entrar em choque com BC”
O que é que a CS nos diz? Passe o simplismo esquemático: BC Anti-Cristo. MS Anjo na Terra.
b) Os poderosos interesses afrontados (desde a Liga, à FPF, à auditoria, à aliança dos nossos rivais) tudo fazem, como lhes compete, para nos mandar abaixo.
c) O natural desgaste da presença mediática de BC e das várias frentes de batalha abertas.
d) Os comunicados do Presidente apareceram na percepção do cidadão comum como sendo ele quem “começou” e MS limitou-se a “responder”.
e) O senso comum não consegue compreender que é inadmissível um treinador responder a um Presidente, mesmo que este só tenha dito asneiras, por confundir a realidade de um clube de futebol com a prepotência dos seus chefes nos locais de trabalho.
f) O medo que ele vá parar ao clube do coração com resultados positivos.
g) O Síndrome Paulo Bento: Ficamos contentes com um 2º lugar e uma Taça.
h) Demasiados anos a festejar campeonatos alheios como se fossem nossos, a não incomodar, a não ter que assumir que somos um grande clube, deixam um rasto de apatia e conservadorismo, onde como, passe o exagero, se mata quem diz que existe luz fora da caverna…
Parte 4) O que não sabemos e o que sabemos.
-Não sabemos o que se terá passado, para além dos resultados desportivos, para a situação se ter degradado a este ponto.
-Sabemos que o empresário de MS é o mesmo de Rojo.
-Sabemos que Rojo foi substituído aos 45m contra Gijon e não alinhou contra Nacional no T.Herrera.
-Sabemos que as declarações de MS sobre Rojo e Slimani foram que eram atletas “fundamentais” ao que BC respondeu que “fundamentais” eram os sócios e adeptos do Sporting, criticando ainda agentes:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
-Sabemos que após as declarações do Presidente “Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso Clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos” temos 70% de vitórias.
-Sabemos que BC lançou um comunicado em que se colocou nas mãos dos sócios: “Como sempre afirmámos, o Sporting é dos Sócios e são estes que decidem. Por isso têm que ser os Sócios, de forma clara e inequívoca, que têm de referendar se é este o caminho que querem percorrer ou não.”
-Que nesse mesmo comunicado disse ter orgulho no plantel: “Repito o que disse no início do Campeonato: temos o plantel que queríamos, temos muito orgulho de ter conseguido manter o plantel que ficou em 2.º lugar e de ter conseguido juntar a qualidade inquestionável de jogadores como o Nani”
-Que os maus resultados tinham de deixar de ser desculpados por “chavões e filosofias românticas”.
-Que MS respondeu que “não tinha tido conhecimento do comunicado nem tinha que ter”, que “não respondia”, que “não alimentava novelas” e ainda “vou guardar para mim se gostei ou n do comunicado” “os jogadores jogaram sobre brasas devido à semana dificil”, “prefiro elogiar e criticar cara a cara com os jogadores”.
-Não sabemos se BC falou ou não cara a cara com MS e jogadores.
PERANTE ESTE QUADRO INCOMPLETO DE INFORMAÇÃO, ONDE JÁ É CLARO QUE MUITO MAIS EXISTE PARA SABER, NÃO SE DEVERIA DAR NO MINIMO O BENEFICIO DA DUVIDA À DIRECÇÃO?
SOBRETUDO PERANTE UMA DIRECÇÃO COM PROVAS DADAS?
SOBRETUDO PERANTE UM TREINADOR QUE INDEPENDENTEMENTE DE SE PODER CONSIDERAR QUE BC SÓ DISSE DISPARATES (O QUE NÃO É A MINHA OPINIÃO) JAMAIS PODERIA DESAUTORIZAR UM PRESIDENTE DAQUELE MODO? UM TREINADOR QUE AO MESMO TEMPO QUE DIZ QUE NÃO COMENTA, COMENTA E DESAUTORIZA COMPLETAMENTE A DIRECÇÃO, MAS NÃO ANTES DA DESLOCAÇÃO À MADEIRA, MAS SÓ APÓS A VITÓRIA OBTIDA APESAR DA SUA INÉRCIA EM NÃO TER SUBSTITUIDO ADRIEN?
Parte 5) O que fazer?
O Sporting não pode ser gerido de fora para dentro, nem ser uma caixa-de-ressonância dos adeptos cuja única relação com o clube é acreditarem em tudo o que vem no Correio da Manha ou Record.
Contudo, esta campanha suja, alimentada pela CS, está, pelo menos a fazer fé nos comentários na internet, a produzir os seus efeitos, potencialmente graves.
Sem que novos factos venham a lume, graves e inequívocos, não tenhamos ilusões, que embora injusto, MS sairá como o mártir exilado da Coreia do Norte…
E isso poderá comprometer, no revanchismo dos abutres, o essencial: o controlo do clube sobre a SAD, a reestruturação financeira, a auditoria, enfim, um Pesadelo de proporções bíblicas…
Para finalizar, e sem querer dar grandes palpites perante uma relação que desconheço como estará e da análise de uma correlação de forças que me é difícil aquilatar, limito-me a conjeturar portanto alguns cenários possíveis, que são:
1) MS é despedido sem explicações convincentes. Resultado: grande abalo na estrutura.
2) MS é despedido sem explicações convincentes e os resultados não aparecem: Abalo de consequências nefastas imprevisíveis.
3) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, existe algum damage control.
4) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, e os resultados aparecem. Direcção vencedora em toda a linha.
5) MS é despedido com provas cabais e inequívocas e resultados não aparecem, abalo forte.
6) MS é mantido no cargo, os resultados não aparecem. MS fica cada vez mais desgastado. A opinião começa a virar-se contra ele. BC tb se desgasta.
7) MS é mantido no cargo, os resultados aparecem. Vitória de MS mas BC tb pode colher os louros.
Parte 6) Um apelo aos Sportinguistas
Que as análises sejam baseadas em factos e resultados e não no que diz a CS
Que os erros sejam apontados sem venerações que só prejudicam o clube
Que os acertos sejam elogiados
Que na análise dos acertos e erros se saiba ter o sentido de justiça das proporções, do que é acessório e do que é fundamental
Que sejam tão vigilantes na questão treinador como na questão reestruturação financeira, e outros temas mais importantes
Que participem, se possível, na AG
Parte 7) Um apelo à Direcção
Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.
As minhas desculpas pelo longo texto e
Saudações Leoninas
Comentário feito por 7-1
26 Dezembro, 2014 at 16:04
Diga-se e escreva-se o que se quiser,acho que 90% dos sportinguistas não concordam com esta demissão.É um tiro,um balázio no pe,que o Bruno dá…mas mudam as pessoas,mudam as mentalidades…e continuamos pródigos nisto…
O que posso dizer e que me sinto desiludido,e revoltado com toda esta situação,reconheço todo o o trabalho do presidente até agora,mas porra da-lhe o direito de dizer e fazer o que lhe da na telha?!
Enfim…
SL e bom ano de 2015 a todos
26 Dezembro, 2014 at 17:00
90%?????????
Mas tiraste essa conclusão com base em que consulta à nação leonina???
É engraçado que nestes dias aparecem p’la Tasca umas personagens que devem ter saido de alguma “banda desenhada”, mas vêm com a lição estudada e com a mensagem bem clara…
Epa, vai ver se está a chover…
26 Dezembro, 2014 at 16:05
Boas Tardes Tasqueiros.
7-1, boa posta. Bem cozinhada e temperada. Gostei sobretudo do relembrar de alguns factos que só me reconfortam no meu total apoio ao Bruno, inclusive à sua forma de comunicar tão denegrida pelos “espertos” da nossa propaganda social.
Os resultados iniciais foram uma merda, não há como travestir isso. Empatar com a Académica, com o Paços, com o Belenenses, e já agora: o Maribor. É importante relembrar o Maribor por várias razões: o crucificado foi o Maurício, que fez merda sim senhor, mas parece que o facto de estarmos a ganhar 1-0 e não sermos capazes de segurar e até ampliar esse resultado no tempo de jogo que tivemos contra uma equipa que é o que se chama na minha terra “uma banda de música” apenas se deve ao central. O treinador não tem culpa nenhuma. Zero. Já agora relembrar que o Paulo Oliveira nesse tempo andava a romper bancos sem se perceber muito bem porquê. Certamente não se tornou num grande central dum dia para o outro nem graças à extasiante presença de São Marco (a partir de agora é o epíteto dele até começar a ser um pouco mais solidário, menos menino bonito e menos fingido). Adiante. Aquilo que queria relembrar foi a reacção do Bruno quando choveram críticas à equipa. Os jornais convenientemente esqueceram-se, mas eu não: deu o peito às balas, defendeu a equipa, o São Marco, e enfrentou uma lenda do clube sujeito a ser trucidado pelos comentadeiros bem-pensantes, como foi de facto. E fê-lo para defender esse ingrato.
Nunca gosto de malhar na equipa e no treinador quando as coisas não correm bem, e penso que nunca aqui me viram aderir ao bota-abaixo. Tento sempre encontrar um ponto de partida para algo melhor no próximo jogo. E já disse e repito que o São Marco é um bom treinador, e vê-se que gosta de bom futebol. Mas nunca gostei de santinhos e fingidos. Ele aproveitou-se da boa emprensa que tem aliada à péssima que tem o Bruno para mandar recadinhos e passar pelo coitadinho da história quando tem mais do que muitos receberam antes dele e sempre foi defendido.
Gostaria agora de dar a minha resposta ao ponto 5 da posta do 7-1.
O que fazer?
Eu mantinha o treinador e obrigava-o a acabar o que iniciou e a assumir as suas responsabilidades. Quando se diz “sim” a um cargo, conhecendo as suas condições, aceitando o plantel tal como é, e os objectivos delineados, começando até por dizer que tudo isso é normal, que um clube como o Sporting deve ser sempre candidato, que as contratações não podem ficar à espera do treinador e que fazer mais com menos é a nossa realidade etc (lembram-se das comparações ao Atlético de Madrid? eu sim), não pode depois vir choramingar que “o presidente já sabe desde agosto o que precisamos” e “os jogadores jogam sobre brasas” e “isto está difícil” e mais não sei que desculpas. Olhem, como dizia o Béla Gutman: “difícil é meter um guarda-chuva no cú e abri-lo”.
Tivesse eu capacidades e talento para treinar o Sporting e com as tuas “dificuldades” podia eu bem!
Por isso, ficava até acabar a época ou ficarmos sem hipóteses de ganhar seja o que fôr. Por enquanto há 2 competições para ganhar (Taça e Liga Europa. A Taça das Nádegas é excelente para rodar as reservas. Já agora outra decisão com a qual concordo plenamente).
No fim, consoante os resultados e se sua Santidade mostrasse capacidade para respeitar o clube, continuaría ou não. Já agora um parentesís acerca da aparente necessidade das relações entre presidente e treinador serem de “amor e beijinhos”: o Pellegrini enquanto foi treinador do real, afirmou claramente que ele e o presidente nunca se falavam e isso não o impediu de ficar até ao fim e até de fazer uma época excepcional (salvo erro acabou com 99 pontos, menos 1 ou 2 do que o campeão, e uma diferença de golos brutal) que só não teve o reconhecimento merecido porque do outro lado estava um Barcelona que não tem adjectivos adequados de tal forma era de outro mundo. Por isso não me venham com merdas. Quando se é profissional e se está num clube de topo, trabalha-se e mais nada. A não ser que… se ache que não se está num clube de topo e se tem outros planos para a carreira… lá está, a tal coragem que só se tem quando se trata de enfrentar o Sporting e o pio que baixa de tom quando a cadeira é outra (de sonho?).
Para finalizar, o pós-São Marco: Se e quando sair sua Santidade, só vejo uma solução até que os portugueses voltem a respeitar o Sporting: um treinador estrangeiro. Tem de ser, não há volta a dar. Os portugueses acham sempre que no Sporting podem abrir a válvula quando lhes apetece e estão muito mal habituados. Temos de ter um treinador que não venha pré-formatado com os complexos que grassam no futebol português. Não quer dizer que qualquer Vercauteren pode vir aqui passar férias, mas estou farto de primadonas ou conas moles cá do burgo. O Porto que contrate os Paulos Sérgios. Para esse peditório já demos. Assim de repente hoje li acerca dum tipo que parece ter bons resultados e que sempre vi com bons olhos porque sempre o achei de mente muito aberta, não sei é possível ou não, mas aí vai só como ideia solta: Sam Allardyce.
Pronto, já posso ir engordar mais um quilo.
Até à próxima e Viva o Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 16:13
+1!
26 Dezembro, 2014 at 20:16
E sai outro post!!!!
Sublinho, no início o BdC deu o peito e pós água na fervura.
Qual a paga?
26 Dezembro, 2014 at 20:50
Pôs
27 Dezembro, 2014 at 5:35
Clap, clap, clap, clap! Disseste tudo!
26 Dezembro, 2014 at 16:13
BdC por muito que tenhas feito não te dá o direito de fazer o que queres e seres um autêntico atrasado mental… Não vejo nem mais um jogo do Sporting se isto for verdade, demite-te BdC
26 Dezembro, 2014 at 16:14
pese o exagero, é um bocado por aí!
26 Dezembro, 2014 at 18:12
Estas tudo louco ou que?
Pedir a demissão do presidente por este ter despedido um treinador?
Foda-se somos do SPORTING ou do MS?
FIGHT & RESIST
26 Dezembro, 2014 at 16:18
Isso! Isso!
Onde anda o Godinho Lopes?
26 Dezembro, 2014 at 16:21
Andas por aqui nos últimos dias com a mesma mensagem mas ainda não deste um único argumento que se veja.
Alguma vez se põe em causa um presidente por causa de um treinador? Que burro.
26 Dezembro, 2014 at 16:22
E o que sabe a comadre sobre o que se passa no convento para emitir uma opinião dessas? Partilhe conosco por favor!
Eu fico parvo com esta gente… Tipico portugues que tem opinião para tudo mesmo sem saber de nada.
26 Dezembro, 2014 at 16:24
Oh paulo…isto e 1 blog sobre de sportinguistas sabia??
26 Dezembro, 2014 at 16:31
lol, depois de um repasto de Natal, bem regado, nada melhor que uma boa risada.
26 Dezembro, 2014 at 16:32
Outro que por aqui deu à costa.
26 Dezembro, 2014 at 16:43
Ora! Isso é uma excelente ideia! Não vejas mais jogos, não ligues mais ao Sporting e vai juntar-te às nádegas que esse sim são um exemplo. Vai opinar sobre a rotatividade do Lopetegui ou sobre a fantástica formação do Seixal que esses sim têm grandes presidentes e do mais recomendável que há.
26 Dezembro, 2014 at 16:44
sim. acho q ninguem quer saber da tua opiniao. alias, força, pára de ver o SPORTING já hoje sff
26 Dezembro, 2014 at 16:48
Ó Paulo… parece-me que o que dá direito a BdC para fazer o que quiser são os votos dos sócios. Foi para isso mesmo que foi eleito.
E se não concordas com a sua gestão, sempre podes ser homenzinho e fazer o que o movimento Dar Rumo ao Sporting fez. Sim, porque pessoas de valor é isso que fazem, não ficam atrás de um teclado a insultar um homem que salvou o nosso clube de uma planeada ruína.
26 Dezembro, 2014 at 16:59
Aqui há muitos defensores do Bronco de Carvalho… A minha opinião é que isto a ser verdade é um tiro no pé dispensar um dos treinadores mais promissores portugueses e que os tem no sitio!! Vocês são a minoria, acredito que existe muito mais gente contra o BdC que a favor!
O otávio vem mandar recadinhos pela comunicação social e pelo vemcebook e o MS ainda é o culpado e tem de ir pedir desculpas pra CS, não faltava mais nada.
Não nos podemos esquecer que se passa de besta a bestial num âpice, tenho dito!!
26 Dezembro, 2014 at 17:10
Epa, oh atrasado mental…
Vai mas é pro buraco de onde saiste mentecapto com penas…
Só o cheiro afugenta os cães…
26 Dezembro, 2014 at 17:11
A minoria? Hahahahaha.
Este é um dos maiores blogs de Portugal e o maior do Sporting.
Queres fazer um apanhado de quem está com o Presidente?
A minoria são os burros que continuam a ler pasquins como tu.
26 Dezembro, 2014 at 17:19
Agora é que eu me passo. Ó meu grande filho duma PUTA, se não fosse esse bronco estavas a comentar a última jornada no CNS e as incidências do jogo contra o Alcanenense, caralho! Foda-se palhaços do caralho, podes seguir o São Marco para o caralho que vos foda.
26 Dezembro, 2014 at 17:24
+1
26 Dezembro, 2014 at 17:30
+1
26 Dezembro, 2014 at 17:21
Já agora, no que toca de passar de bestial a besta, no teu caso não há sobresaltos. É só de besta a mais ou menos besta.
26 Dezembro, 2014 at 17:40
Bronco de Carvalho é o fdp que te fez as orelhas (agora disseste tudo, melancia de merda)
P.S. peço desculpas, penso que tenha sido a primeira vez a utilizar um palavreado tao forte, mas não aguento com tante hipocrisia junta
26 Dezembro, 2014 at 18:17
Ninguém quer saber da tua merda de opinião.
Aproveita e tentar voltar para o buraco de onde nasceste.
26 Dezembro, 2014 at 17:38
Eh pá nao vejas, tu tambem deves ser daqueles que estão sempre a assobiar
26 Dezembro, 2014 at 16:13
Este último dia de Natal serviu-me para conviver com a família e essencialmente para recarregar baterias e reflectir. Chego à seguinte conclusão:
Quem é o MS?
Foi ele o responsável pela reestruturação financeira ?
Foi ele que negociou o regresso do Nani sem custos?
Foi ele que resolveu o caso Bruma/Ilori por 20m?
Foi ele que me devolveu o orgulho de dizer que estamos novamente do lado da justiça desportiva e que sou diferente para melhor?
Podia continuar mas era chover sobre o molhado.
Acabou-se a minha paciência!
Gostava que MS ficasse mas se para isso o presidente do Sporting Clube de Portugal tiver que mudar o rumo que preconizou para o clube então… Boa viagem Marco. Vou ter poucas saudades.
Se ficar e se colocar no seu devido lugar a treinar um excelente plantel muito bem caso contrario é com pena que o digo mas pode ir à sua vidinha.
Como escreveram hoje no Sporting Fans: In Bruno we trust.
26 Dezembro, 2014 at 16:19
ULTRA + 1!!!
26 Dezembro, 2014 at 16:21
isso, cegueira perante este ato de gestão danosa.
26 Dezembro, 2014 at 16:22
Vá caralho fala. Onde é que está a gestão danosa?
26 Dezembro, 2014 at 17:13
Barbosa, não vale a pena…
Quando pedimos argumentos a estes cogumelos que de há uns dias ‘pululam’ pela Tasca… A resposta é invariavelmente a mesma… zero…. nickles…
Por isso vamos simplesmente assinalá-los como os cogumelos que são que depois o Cherba tratará de os limpar…
26 Dezembro, 2014 at 17:19
XAP,
O Cherba nem é para aqui chamado. Este blog prima por permitir todas as opiniões e espero que assim continue. O que não admito são atordoadas sem um mínimo de argumento.
Nunca na vida hei-de deixar merdas destas passarem em claro.
Quem me costuma ler aqui sabe que não alimento guerras e falo normalmente com ponderação mas acabou-se a paciência. Gosto do Marco como gosto de francesinhas, mas amar? EU AMO O SPORTING e sei bem quem o fez renascer das cinzas e não há nenhum treinador que o fará esquecer.
SL
26 Dezembro, 2014 at 16:23
Em que te baseias para garantir que 1) está garantida a decisão e 2) é gestão danosa?
Neste momento, e de forma factual, não há nada que diga que poderemos estar prestes a perder o messias…
26 Dezembro, 2014 at 16:23
Explica lá isso…
26 Dezembro, 2014 at 16:24
A Gestão danosa não dá lucro Leal.
26 Dezembro, 2014 at 16:26
Grande resposta Skuh!
26 Dezembro, 2014 at 16:29
Tomas, não o ajudes porra.
Não ves que não tem um único argumento?
A gestão danosa devia estar nas guidelines.
26 Dezembro, 2014 at 16:28
Então? onde esta a resposta para a gestão danosa do BdC? Mais vale estares calado, quem não tem nada para dizer cala o bico
26 Dezembro, 2014 at 16:47
Gestão danosa é não impôr respeito ao clube.
26 Dezembro, 2014 at 17:31
põe-te a milhas!
26 Dezembro, 2014 at 18:21
Vai para a cona da tua mãe. Filho da puta.
Caíste aqui de pára-quedas. És tu é outras aves de agoiro que só vem aqui quando as coisas estão menos bem.
26 Dezembro, 2014 at 16:21
+1!
26 Dezembro, 2014 at 16:21
Um dos poucos comentários lúcidos no meio de tanta diarreia cerebral…
26 Dezembro, 2014 at 17:25
+1
26 Dezembro, 2014 at 16:23
Cool:
Fernando Valente deixa comando técnico do Aves.
26 Dezembro, 2014 at 16:26
de facto, até ao momento não há assunto. dou-vos razão. Aguardarei…
26 Dezembro, 2014 at 16:29
Leal, apareceste do nada aqui na Tasca e entras a matar como se este espaço fosse teu?! Antes de entrares no espaço vê lá se deixas os tamancos à porta! Ou fazes isso em tua casa?
26 Dezembro, 2014 at 16:30
Vê lá se te comportas como deve ser.
26 Dezembro, 2014 at 16:48
Não obrigues a chamar os tipos do canil municipal.
26 Dezembro, 2014 at 17:14
De Fran,
Basta irmos assinalando os cogumelos… Depois o Cherba tratará de os limpar/eliminar…
É que é muito mais higiénico…
26 Dezembro, 2014 at 16:26
Com respeito por todas as opiniões … mas nao consigo perceber este apoio todo a MS. Olhem para a tabela classificativa. Mesmo que MS seja um fantastico treinador (o que ainda está por provar) a sua saída
BdC um ditador? Mas desde quando o Sporting é uma democracia? BdC está lá para tomar decisões e assumir as mesmas.
26 Dezembro, 2014 at 16:28
Deixo a partir de março de ser sócio do Sporting. Não aguento mais. Eu estou lavado em lágrimas, o presidente ficou maluco de todo…
26 Dezembro, 2014 at 16:30
Hahahahaha
26 Dezembro, 2014 at 16:31
O Sporting precisa mais de ti agora do que nunca.
Não é o presidente nem o treinador.
É o Sporting que precisa de ti.
26 Dezembro, 2014 at 16:32
Hahahaha genial!!! Alguem traga aki uns kleenex sfff!
26 Dezembro, 2014 at 16:33
Vê lá não entres em depressão, em Portugal a depressão é um dos maiores causadores de suicidio.
26 Dezembro, 2014 at 16:33
Não chores, porque senão eu por solidariedade tambem começo a chorar 🙂
26 Dezembro, 2014 at 16:36
Choraste mais ou menos que quando tiveste 4 treinadores numa época e ficaste em 7º?
26 Dezembro, 2014 at 16:55
Nessa época fiz me sócio.
26 Dezembro, 2014 at 16:58
Mas depois ou antes de chorares?
26 Dezembro, 2014 at 17:03
Não chorei nesse ano… Era bem feita para todos os burros que votaram naquele lambuças que meteram a presidente.
26 Dezembro, 2014 at 17:11
Portanto… deixa ver se consigo perceber…
Não choraste no pior resultado de SEMPRE da longa história deste grande clube. Mas choras desalmadamente porque um presidente que já deu mais que provas do seu sportinguismo parece que vai demitir um treinador que (pessoalmente acho competente e também tenho pena que saia mas) não deu mostras de muito a não ser que gosta de mandar bocas para o ar nas Conferências de Imprensa.
Acho que devias ponderar as tuas prioridades lacrimais.
26 Dezembro, 2014 at 17:19
Feadin
quer-me parecer que o Leao dos Mares tem estado no gozo com os croquettes…
26 Dezembro, 2014 at 17:21
afinal estava enganado, ele estava era “gozar” com um croquette…
26 Dezembro, 2014 at 17:23
Não me misturo… Sempre apoiei o Bruno de Carvalho, apenas não concordo com algumas atitudes… Se tivesse a oportunidade de ir à AG dizia lhe isso, sem problemas, não sou daqueles que critica e quando chega para falar cara a cara é palmadinhas nas costas e engasgam se e não dizem nada
26 Dezembro, 2014 at 17:21
Ganhou tanto como o ruca! A epoca já acabou? Não pois não?
O presidente foi a melhor coisa que nos aconteceu, concordo. As vezes faz merda. FAZ! Ele não pode atacar a equipa EM PÚBLICO mesmo se tem razão para o fazer! Isso cabe nos a nós, ele como presidente devia estar calado e críticar em privado. O Marco Silva apenas respondeu às bocas dele, ele é que mete uma pressão de tal tamanho no treinador e jogadores que quando perde aquilo estala e “aí vem o furacão!” E quando ganha é tudo muito lindo e vai tudo para o meio campo festejar … Acham que ele tem uma boa postura?
26 Dezembro, 2014 at 17:41
E tu achas que tens uma boa postura? O presidente decide ( será que decide?) demitir um treinador e tu deixas de ser sócio? Achas isto lógico? Juizinho…
26 Dezembro, 2014 at 17:45
Se te disser que acho que BdC está a anos luz dos últimos presidentes que tivemos ficavas chocado? Por isso, sim, acho que tem a postura que o Sporting precisa.
E, surpresa… caso ainda não saibas o que descreves é o dia a dia normal de quem manda e quem é mandado. Quem manda incentiva quando é necessário e critica quando é essencial. Quem é mandado naturalmente cala e executa.
Criticar publicamente? Ainda não li nada que BdC tivesse dito que não fosse o normal que se exige aos atletas de um grande clube como o nosso. Esforço, Devoção e Dedicação, ring a bell?
Acho mais escandaloso Marco Silva mandar recadinhos pela imprensa do que BdC dizer algo que é EVIDENTE aos olhos de todos.
Se acho BdC perfeito? Longe disso, mas acho que há por aqui choradeira a mais.
26 Dezembro, 2014 at 16:48
sim! que se demita o bruno e que seja o marco eleito nosso presidente! o que é que o bruno já fez pelo SPORTING que o marco não faz numa tarde?!?!?!?!? dê lugar ao marco sr bruno. ou está agarrado ao poder?!?!?!?!
26 Dezembro, 2014 at 16:53
Lavado em lágrimas…. Valha-nos nossa cenoura e os pastorinhos. Não há paciência para estas merdas. Malta, e que tal deixar o São Marco arranjar dinheiro para os salários da próxima época? ou resolver o processo com a Doyen, ou mudar a côr do símbolo, ou lutar contra a mafia do futebol português? ou fazer o que lhe der na gana? foda-se não há tripes pessoal, desde que o São Marco fique para nos encantar, até podemos ir parar ao CNS!!!
Opá, toma uma aspirina e tira uma soneca.
26 Dezembro, 2014 at 16:30
Não retirando o mérito à direcção, tantas foram as coisas boas que já fizeram, acho que ha muita coisa a melhorar. Tenho a sensação que só o Bruno sabe e manda. Ninguém lhe faz frente. Que exista uma boa justificação para a saída do Marco, se se vier a confirmar. Gostava muito que continuasse. Aguardo novidades.
26 Dezembro, 2014 at 17:01
Mas ninguém entende isso… Parece que deixaram de ser do Sporting e passaram a ser do Bruno de Carvalho. O Presidente já acertou numa data de coisas, mas nas poucas que erra, estraga tudo o que constrói.
26 Dezembro, 2014 at 17:17
“…nas poucas que erra, estraga tudo o que constrói.”
Quem diz isto tá mesmo a pedir chouriço…
Cheiro a bolor que para aqui vai…
26 Dezembro, 2014 at 16:32
Excelente post!
No dia em que vir (porque ainda não vi) este Presidente e a restante Direcção tomar UMA decisão (melhor ou pior comunicada/explicada) que não defenda os supremos interesses do Sporting Clube de Portugal (objectivo para o qual foram eleitos por larga maioria), então sim, pondero juntar-me a alguns dos críticos que por aqui e aí andam. Até lá, vão todos andar a “pregar” sozinhos nesta e noutras freguesias.
Não duvido que, a confirmar-se o cenário de despedimento, ele tem justa causa, seja ela de cariz jurídico-legal, ou não. Apenas espero que os associados e accionistas sejam devidamente informados sobre os seus fundamentos. Aposto que, se isso acontecer, se vai desmistificar muita coisa.
Sem mais dados concretos, não faço mais comentários.
SL
26 Dezembro, 2014 at 16:35
Ora nem mais! Socios e acoonistas tem de saber pq raio o Ms anda a desvalorizar onvestimts q o scp fez…e a q interesses isso serve!
26 Dezembro, 2014 at 21:15
Pronto, este comentário devia ser repetido, repetido repetido… nao é preciso muitos argumentos para estarmos calados e aguardar… está aqui tudo o que basta!
26 Dezembro, 2014 at 16:34
Agora é o Rascord que diz que o Marco está “no fio da navalha”.
Acho que ainda me vou rir com isto tudo…
26 Dezembro, 2014 at 16:38
Pode ser ingenuidade mas já me passou pela cabeça que o “está por horas” vai acabar com o MS no fim do jogo de Guimarães a dizer “nunca houve problema nenhum”
26 Dezembro, 2014 at 16:43
Começo a achar que quem vai ser corrido de Alvalade vai ser o filho da puta que anda a filtrar notícias para a Burla e o Rascord…
Mas é só um feeling!
26 Dezembro, 2014 at 16:37
Vamos aguardar pela veracidade ou não da notícia…
Tanto me custa a crer que seja mentira, como me custa a entender. Vamos ver o desenrolar..
Até à data BdC tem sempre sacado coelhos da cartola, mesmo nos momentos mais difíceis e improváveis, desde a banca, ao Bruma, passando pelo caso Rojo e terminando em Nani, entre outros, por isso não teço grandes comentários até perceber como isto acaba, mas este será certamente o maior coelho para sacar da cartola… vamos ver se lá cabe…
26 Dezembro, 2014 at 17:18
Será uma lebre???
26 Dezembro, 2014 at 16:37
A quantidade de pseudo-sportinguistas que aqui desaguou hoje.
com tanta merda que se come nesta altura “natalicia”, há nitidamente muita sarjeta a precisar de ser limpa e muito autoclismo que não funciona…
os “pseudos” que dizem que vão deixar de pagar quotas e deixar de fazer isto ou aquilo, não são mais do que “meninas de odivelas” pagas por uma agência de comunicação ou por uma certa “elite”, verde por fora e vermelha de raiva por dentro, cheia de ansiedade por voltar a ter no Sporting um conjunto de FILHOS DA PUTA que querem acabar com o clube.
Não há um destes “pseudos” que diga porque razão deve BdC demitir-se, ser corrido, não se pagar mais quotas, não ir mais ao estádio, etc.
Nem um foi capaz de dar uma razão (fundamentada) para fazer isso.
Portanto, para mim, não passam de impostores vermelhos ou de outra cor qualquer (tudo menos Verdes por dentro e por fora) disfarçados de “pseudo sportinguistas”.
Em bom português, PUTA QUE VOS PARIU!
Ide lamber nádegas!
26 Dezembro, 2014 at 16:40
Eu quero esses gajos identificados e alinhados contra uma parede.
26 Dezembro, 2014 at 16:41
Por mim els lambiam mais qq coisita
26 Dezembro, 2014 at 16:41
+1
é só melancias hoje por aqui. Vão todos bater uma pivia ao barbas e ao orelhas.
26 Dezembro, 2014 at 16:37
Acho engraçado que o 7-1 parta do principio que quem defende o MS está contaminado pela comunicação social..
Eu já noutro post referi que sou apoiante de BdC mas não neste caso. Para já, se ele tem assim tantos motivos para despedir MS porque anda a adiar?! Quando os motivos são irrefutáveis e logo com a personalidade do nosso presidente a decisão era para ser tomada na hora.. Como vejo muita hesitação creio que tudo isto se explica com as várias reações a quente que o presidente tem tido, uma das quais tornar o ambiente do balneário do nosso clube um autêntico Big Brother.. Então queixamo-nos da comunicação social (lembro que até entrámos em blackout) e o presidente dá-se ao luxo de fazer conferências de imprensa para arrasar o plantel?! Para que foi criado o canal Sporting e melhorado o Jornal do clube?!
Falas muito da questão pontual.. quantos jogos houve em que perdemos pontos por nossa ineficácia e erros de arbitragem?! Ah, desculpa, a arbitragem para ti só contava no ano passado, este ano a culpa é só do treinador..
Temos menos 10 pontos que os lampiões?! Pois temos! São-nos validados golos com jogadores 2m em fora de jogo?! é que ainda nem foi feito o passe a bandeirola já está levantada!
Temos menos 4 pontos que os porcos?! temos.. Mas lembra-te que eles sim tiveram um enorme upgrade de qualidade do plantel (para mim têm de longe o melhor plantel de Portugal nesta época).
Temos menos pontos que na época passada?! Olha, também te esqueceste de referir que já não jogas de Domingo a Domingo (felizmente), e que tens jogos a meio da semana, e ao contrário do que queres fazer acreditar, não temos um plantel assim tão profundo para fazer rotação de 3/4 jogadores por jogo.
Por ultimo, a qualidade de jogo deste ano e do ano transacto nem se compara.. O MS não tem culpa que o Mauricio e o William estejam muitos furos abaixo da época passada, que se falhem meia duzia de oportunidades claras de golo num só jogo, que se marquem auto-golos como nunca antes se viu..
Nós Sportinguistas, ávidos de conquistas temos o grande problema de condenar muito facilmente, eu acredito que um patrão também erra, aliás basta olhar para o nosso país e facilmente se constacta que são quem mais erra, BdC voltar atrás, ter uma conversa séria com MS, por os pontos nos i’s com MS, o balneário e os Sportinguistas não seria por mim visto como um sinal de fraqueza mas sim como um sinal de inteligência e capacidade de ver além do imediato.
Quem ler o teu texto, parece que MS há muitos por aí para contratar, e quanto a isso estás muito enganado.. Mas se quiseres um Lopetegui desta vida no nosso amado clube, e se a corrente que vai contigo for mais forte que a corrente para onde eu rumo, cá estarei para bater palvas à vossa clarividência, se os resultados assim o merecerem.
Esta direção é muito importante, mas também temos de nos lembrar, o nosso passado mais brilhante é lembrado através dos atletas que o conquistaram, o presidente só será eternizado se tiver a capacidade de manter o clube na rota ascendente que começou a construir, e desacreditar em Dezembro num projeto que começou à 5 meses é precoce, imaturo e até se pode revelar, irreparável face à atual contestação da hipotética decisão.
Notas negativas para a atual direção para além das que mencionaste: época desapontante dos nosso juniores até ver, perda de 2 dos jogadores mais promissores das camadas jovens para os porcos.. BdC é muito bom, mas é humano, lembrem-se disso..
26 Dezembro, 2014 at 16:42
o Jesualdo tambem ia ser um descalabro para o Sporting, por se deixa-lo ir embora. e com o Jardim, então, era o caos…
o Sporting está sempre para fechar portas de cada vez que um treinaddor sai… para alguns “clones o albarran”. é o horror, o drama, a tragédia…
E no entanto só lamento a saida de um em mais 20 anos…
Robson.
Em compensação, adoro ver nicks novos por aqui… mas é que adoro MEEEESMO.
26 Dezembro, 2014 at 17:03
É isso aí. E eu nem o Robson lamento. Criou-se o mito do “e se tivesse ficado” mas esquece-se sempre que não foi despedido a meio da primeira época mas que teve uma primeira época inteira em que mostrou àguas de bacalhau, em que empatar com o Tirsense fora era “um bom resultado”. Eu não quero treinadores que sejam bons nos outros clubes, quero um treinador que seja bom no Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 17:24
Quem, depois de tanta prosápia com agenda debita “… e desacreditar em Dezembro num projeto que começou à 5 meses é precoce, imaturo e até se pode revelar, irreparável face à atual contestação da hipotética decisão.”…
Tem que ser encostado contra a parede d’A Tasca… Andam aqui fungiii com novas cores e formas … São tão giros para … apagar…
26 Dezembro, 2014 at 16:42
1- tenho pena que o Marco saia mas acredito que se se verificar isso, há algum motivo que mais muito mais além dos resultados ou exibições.
2- Caso se confirme a saída, o presidente tem de esclarecer, e bem!!, os sócios dos motivos que levaram à sua demissão. E não aceito que esses motivos sejam “estávamos a jogar mal” porque isso é mentira.
3- Apesar de continuar a apoiar a 100% o presidente, sou da opinião que ele tem de aprender com o tempo e que posts no facebook ou declarações na Sporting TV sempre que a equipa perde um jogo ou joga mal não são aceitáveis. Quando as coisas correram bem na época passada era tudo rosas e tudo corria bem, agora que estão a correr pior critica e manda abaixo em vez de passar a imagem de união? Quem partir a cabeça aos jogadores? optimo! mas que o faça em privado. NUNCA em público.
4- Contratem masé um gajo que marque golo que se concretizássemos um terço das oportunidade flagrantes que criamos durante os jogos, ganhamos os jogos todos e somos campeões!
26 Dezembro, 2014 at 17:06
Acho incrível como o treinador nunca é responsável pelos golos falhados, pelos auto-golos, pelos resultados, por nada. São Marco, o bom, só é responsável pelo jogo bonito. O resto é o Bruno.
26 Dezembro, 2014 at 17:11
what? a culpa do avançado falhar um golo que é só encostar é do treinador? O que pode ele fazer? entrar em campo, e pôr o pé do jogador onde devia estar?
e repito para o caso de não teres querido ler: “continuar a apoiar o presidente a 100%”.
E gostava que me dissesses onde é q eu disse que o marco só é responsável pelo jogo bonito. Mesmo. Até abro porta à possibilidade de ele ter feito alguma merda que ninguém sabe e que pode ter levado a isso tudo. Mas o que tu interpretaste do que eu disse foi que ele é um anjo e os outros todos são maus. Tá certo.
26 Dezembro, 2014 at 17:31
Treinar a puta da finalização? sei lá, ideias maradas que eu tenho… por exemploooo…. delinear jogadas de ataque diferentes? trocar de avançado? não sei pá, eu não recebo meio milhão de euros para tratar dessas coisas. E não digo que seja responsável pelo tamanho das chuteiras ou pelas discussões conjugais que os jogadores possam ter, mas fazer do treinador um gajo à mercê das capacidades dos jogadores sem poder influenciar ou potenciar essas mesmas capacidades também cheira mal. Quanto à ideia do São Marco que não tem culpa de nada, de facto não retiro isso do teu comentário, mas é uma ideia generalizada que eu vejo por todo o lado e que já me anda a irritar os neurónios.
26 Dezembro, 2014 at 18:02
ah ok. e quem te diz q ele não treina? Não pões a hipótese de ser o jogador que não consegue dar mais?? que já está potenciado ao máximo? Faz um exercício mental e imagina a quantidade de jogadas e ocasiões claras de golo que o sporting produz por jogo e imagina que em vez do Slimani tens lá um Jakson a finalizar. Garanto que ganhavas mt mais jogos. Nada contra o Slimani que dá tudo em campo mas não é um finalizador nato. Nem ele nem o Montero. Por isso concordo ctg quando dizes “trocar de avançado”. O problema é que o avançado que tem de entrar não está no plantel.
26 Dezembro, 2014 at 19:09
Ah, então é o Jackson que queres? tens bom remédio, faz-te sócio do Porco.
26 Dezembro, 2014 at 19:16
quando não se quer perceber, não se quer perceber.
Só uma nota: “UM Jackson” é diferente de “O Jackson”. Entendeu? Um desenho? Um esquema?
A minha ideia é bem simples de se perceber. Com um avançado matador (um Jackson, um Jardel, um Acosta, podes escolher) e tudo seria diferente porque a quantidade de golos faceis que falhamos por jogo devia ser um caso de estudo! Tá mais fácil de perceber assim? E não, não concordo ctg quando dizes que a culpa dos golos falhados é do Marco porque devia treinar mais a finalização por um simples motivo: assistes aos treinos para saber que ele não treina finalização?
26 Dezembro, 2014 at 19:40
Dizer que Slimani não é um ponta-de-lança puro, enfim, vou ali e já venho. Depois, se não tem matador inventa um. O Jesus quando não tem cria, adapta, isso é um treinador. Para acabar, nunca disse que o São Marco era “o” culpado pelos golos falhados, disse e repito que não se lhe pode tirar responsabilidades pelo desempenho dos seus jogadores porque é para isso que lhe pagam e ninguém o obrigou a ser teinador do Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 17:27
Quando no ponto 2 referes “Caso se confirme a saída, o presidente tem de esclarecer, e bem!!, os sócios dos motivos que levaram à sua demissão. E não aceito que esses motivos sejam “estávamos a jogar mal” porque isso é mentira.” …
MAs não aceitas o quê? Ainda não sabemos da missa a metade, mas, tu e muitos (que na realidade são poucos) que debitam mensagens como tu têm sempre uma mensagem subliminar, onde, de faca apontada, deixam sempre nas entrelinhas uma ameaça velada contra a Direcção do SCP…
Vai ver se chove…
26 Dezembro, 2014 at 19:25
ahahahah adoro gajos que generalizam! simplesmente adoro! O que eu quero dizer é que as exibições e resultados até ao momento não justificam que se mande embora um treinador ao fim de 5 ou 6 meses de trabalho quando este tem contrato de 4 anos. Simples.
Sou da opinião que se deve dar tempo ao treinador para mostrar serviço e que o maior erro é trocar de treinador assim que as coisas começam a correr mal. Digo e repito: o Fergunson esteve 6 anos (seis!!) ate ganhar o primeiro troféu pelo Manchester. 6. E não… não é assim tão diferente. Se acreditas num treinador para lhe dares um contrato de 4 anos, tens de lhe dar tempo para o demostrar e não mandá-lo embora ao fim de 6 meses. Simples.
E volto a repetir pq parece que tá difícil de perceberem: “CONTINUAR A APOIAR A DIRECÇÃO A 100%”. Não posso ser mais directo que isto.
Apenas sou contra a saída do Marco se a saída se basear em exibições e resultados. O que não quer dizer que fique contra a direcção.
É por isso que disse que acredito que existe outro motivo muito maior para a demissão porque toda esta situação não é normal.
Agora, deixas-me ter esta opinião ou temos todos de pensar como tu?
26 Dezembro, 2014 at 19:44
Podes ter as opiniões que quiseres… Mas, generalizar???
Eu não generalizei nada, dirigi-me mesmo ao teu nick… É que nesta resposta encontra-se a contradição a tudo o que referiste … “Apenas sou contra a saída do Marco se a saída se basear em exibições e resultados. O que não quer dizer que fique contra a direcção.” …ISTO É O QUÊ CARALHO?!?
Apenas… parece coisa pouca… sou contra a saida do Marco se… SE SE SE … SE a minha avó tivesse colhões era o meu avô…
27 Dezembro, 2014 at 9:25
Não concordar com uma decisão da direcção faz com que fique contra ela? Se essa é a tua opinião então nunca iremos chegar a acordo. Para mim pode-se apoiar a 100% mesmo não concordando com algumas decisões. Para ti, pelo que percebo, tem se se concordar com tudo. Visões diferentes.
Pelo resto dos teus comentários já percebi que estás numa de “quem não concorda está contra nós”. Não contes cmg para essas guerrinhas…
27 Dezembro, 2014 at 10:05
ZFS
o que é que te leva a pensar que tinha a ver com resultados?
leste nalgum comunicado, mensagem de facebook, ou outro lado qualquer?
até agora o que eu li, foi que poder-se-á fazer remodelacoes em algumas áreas, devido a pessoas estarem mais preocupados com interesses próprios do que nos interesses do clube…mais ou menos isto que vinha no ultimo comunicado…
imagina que tens a tua familia(SCP), tens montes de ingredientes(jogadores)e tens de fazer um jantar(campeonato), trazes um cozinheiro(MS), entretanto comeca-se a preparar o jantar e ves que o cozinheiro enquanto prepara o jantar, prepara-se tambem para “comer”(prejudicar) a tua filha(SCP)…por muito bom que o cozinheiro seja, deixas “comer” a tua filha, só porque o repasto vai ser um sucesso??
ou antes que ele tenha tempo de fazer mais estragos, poes o cozinheiro na alheta?? é só uma questao de prioridades…do que é que gostas mais da tua filha(SCP) ou do cozinheiro(MS)??
até agora ainda nao ouvi uma unica vez falarem-se em resultados…(mas tambem nao vou a outros blog`s ditos sportinguistas, que só destilam ódios pessoais contra uma pessoa, mesmo que isso enfraqueca o clube)
26 Dezembro, 2014 at 16:44
São sempre benvindas as análises sustentadas em base estatistica. Deixo um repto para que analisem o nosso registo histórico no que refere `a vertigem da mudança de técnicos em que vivemos ao longo das últimas décadas. A minha percepção é a de que foram altamente negativas mas não passa de uma mera percepção.Indo mais longe poder-se-ia analisar o histórico dos nossos rivais. Todos temos a nossa opinião num tema tão importante para o objectivo que todos alimentamos: sermos cada vez mais fortes e consistentes.Eu acredito que isso requer estabilidade da Direcção e da equipa técnica. O que vejo faz-me pensar que quer uma quer outra correm sérios riscos nesta crise intestina. Que esteja enganado para bem do Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 16:59
Tens razão . Eu tb preferia que nada disto tivesse acontecido. Era bem melhor o presidente a presidir o treinador a treinarem o Sporting nos primeiros lugares e os jogadores a comerem relva todos mas TODOS os jogos e o treinador com um discurso a Sporting.
Nos outros clubes os treinadores calam a matreca. e treinam com o que tem e bico calado.
Tens razão . Esta historia não e boa para BdC. Mas chega um ponto em que temos que tomar decisões .
Quem nao concorda que obedeça ou se ponha a andar.
Eu até me lembro de treinadores no SCP que foram contratados à segunda e sairam na sexta da mesma semana. Temos um historial negro nesta matéria.
Talvez agora se perceba melhor porquê.
Agurdemos
26 Dezembro, 2014 at 17:07
Ora bem.
26 Dezembro, 2014 at 16:47
Vamos ter calma amigos!
Ainda não há confirmação de nada, absolutamente nada! Para além disso, já passaram dezenas de treinadores e o Sporting CP não acabou, não vai ser desta vez!! Temos um rumo, vamos segui-lo; custe o que custar e doa a quem doer. Mais tarde ou mais cedo, os resultados aparecerão!
Só temos que apoiar!!
Claro que não concordo que se despeça um treinador a meio, claro que gosto do Marco e do seu trabalho, claro que me custa estar a 10 pontos, mas não é o Fim do Mundo. Há apenas uma coisa que me deixa com alguma pena: Após tantos anos de instabilidade e falta de qualidade nos treinadores, chegamos a dois anos em que houve estabilidade e a qualidade estava lá, tenho pena de voltarmos à instabilidade e perdermos uma das grandes promessas de treinador.
SL
26 Dezembro, 2014 at 16:48
Neste momento, a pergunta mais importante é:
QUEM É O FILHO DA PUTA QUE ANDA A PASSAR INFORMAÇÕES PARA OS PASQUINS? ESSE SIM, DEVERIA SER CORRIDO!
Aliás, não me espantava que tudo isto fosse um esquema fodido para apanhar esse gajo…
26 Dezembro, 2014 at 16:50
A velha táctica do passar uma informação diferente a várias pessoas para ver qual delas dá com a língua nos dentes. Será?
26 Dezembro, 2014 at 16:52
Bem escrito,objectivo e esclarecedor.Gostei muito de ler.
26 Dezembro, 2014 at 16:53
Foda-se por muito que me custe dar cliques a estes pasquins, fui espreitar a “ebola” e o “rascord”.
Na “ebola” MS já está despedido e falavam numa reunião entre BdC e MS.
No “rascord” dizem que BdC e MS não voltaram a falar, que BdC ainda não tomou nenhuma decisão e que MS está pronto para começar amanhã a preparar o jogo com o Guimarães.
Foda-se, até sair um comunicado hoje do SCP ou até ver amanhã MS a dirigir o treino não acredito em nada.
Merda de CS que existe neste país.
26 Dezembro, 2014 at 16:55
Análise pro BdC e relativizando casos contra o mesmo e empolando as coisas boas que o nosso Presidente fez. Admiro o trabalho feito por BdC a nivel financeiro (o melhor dos últimos 20 anos) e de clube. A forma como enfrentou os lobbys instalados é epica (vide bancos e antigas estrelas? a ganharem 20 mil por ano). O trabalho feito a nível das modalidades,etc também é muito bom.
Mas ele não se cala, quer sempre o protagonismo, raras vezes o Inacio que é o director desportivo fala pois ele tem de sempre de dar o bitaite. So para dar um exemplo da analise falseada deste comentario: a epoca passada o William Carvalho tinha o FITO RINAUDO como suplente , hoje temos o Rosell, o Dier é melhor que os dois centrais suplentes e estava a discutir com o Mauricio o lugar e o Rojo é titular da selecçao argentina.
Quem decidiu as contratações não foi o MS pelo que veio a publico e quem decide quem joga é o TREINADOR. Pelo menos é assim com Lopetegui, Van Gaal, JJ,etc. Só aqui é que é o BdC decide quem joga.
Se o MS sair o resultado da época fica em perigo e a responsabilidade TOTAL é do Presidente. O mais importante devia ser o SPORTING e não o presidente ou o MS.
Engulam sapos e aguentem até ao fim da época. Depois façam as medidas que entenderem. Tenham juizo sff. Pelo clube.
26 Dezembro, 2014 at 16:58
A ser verdade a notícia de A bola que Marco Silva foi demitido, acho que o próximo treinador do Sporting só pode ser Bruno Carvalho. Se é ele quem contrata, é ele quem quer fazer a convocatória e o onze. Se tem o curso de 1º nível, para quê contratar outro? Assim, ele provará o que vale e se não resultar, damos-lhe uma chicotada.
26 Dezembro, 2014 at 17:06
Mas quem és tu? Saíste de onde? Baixa a bola pá! Aqui ninguém te conhece de lado nenhum! Foda-se, desaparece!
26 Dezembro, 2014 at 17:07
Vens para aqui fazer número? Põe-te no caralho!
26 Dezembro, 2014 at 17:09
Eu discordo.
Devíamos era despedir o BdC e eleger o MS.
Ele é que podia tratar da reestruturação, vender o Capel por 20 milhões e contratar o Hummels.
26 Dezembro, 2014 at 18:14
e entretanto cura o cancro, salva o natal e traz a paz à palestina, tudo no 1º fim de semana de marco silva enquanto nosso presidente
26 Dezembro, 2014 at 17:10
Vai caçar gambuzinos pá. E é para ficar bem-educado e em fase com a época festiva senão eu dizia-te como podias aproveitar a chicotada.
26 Dezembro, 2014 at 17:30
Tu é que vais levar, não uma chicotada, mas uma borrachada… E vais ser apagado, pois vieste conspurcar A Tasca…
26 Dezembro, 2014 at 17:08
Como socio do Sporting apenas posso apelar á calma dos tasqueiros. Para provocar guerra, sangue e pânico já chega a comunicação social e os nossos rivais.
Uma coisa é certa, ou MS fica e continua tudo na mesma ou MS sai e a direção do Sporting explicará o que aconteceu para deitar abaixo um projeto inicial de 4 anos. Para mim o importante é que a defesa dos interesses do Sporting esteja sempre salvaguardada.
Até lá, aguardemos pela comunicação oficial do clube.
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:10
+1
26 Dezembro, 2014 at 17:09
Pelo que ouvi sai mesmo, não há volta a dar.
Se confio inteiramente no transmissor dessa informação? Não, e sinceramente nem quero acreditar que MS saia e também não quero acreditar que voltaram os tempos em que as claques (ou os seus manda-chuvas) sabiam mais do que todos os outros e sempre em primeira mão.
Que tiro no pé! Mas confio no presi e na sua estrutura, a trincheira está escolhida…
Pff Inácio não!
Nenhum treinador digno desse nome aceita constantes interferências no seu trabalho e nas suas decisões. Espero que o BdC compreenda este facto.
A sucessão (caso se confirme este cenário), na minha opinião, só pode ser a escolha de um treinador estrangeiro, porque portugueses não acredito que exista melhor que MS, no mercado, neste momento (à exceção de vitor pereira que era o melhor treinador que podíamos ter neste momento, no entanto, não acredito que queira vir para o Sporting neste momento e com estas condicionantes.
Por ultimo, ainda espero respostas por parte do Bruno gimenez (ou Marioni) sendo que o questionei sobre temáticas importante e nem um piu. Aqui repito o repto, até porque se tem os conhecimentos que anunciou sobre esta situação, então também me saberá responder sobre os processos de saída do mister Abel Ferreira, do jogador Bojinov e do que ambas as situações representam para a figura de um treinador perante um clube como o nosso.
Ainda espero que seja tudo aldrabice, seria o melhor para o Sporting!
SL
Ps: desculpem por não ter respeitado o blackout a que me propus…
26 Dezembro, 2014 at 17:20
Mas nós queremos mesmo o VP??
Ele ganhou qualquer coisa no fcp porque era lá. Em mais lado nenhum vai ganhar. Acho-o muito “mole” com os jogadores, passivo.
Conceição também não apoio. Está dentro do que estamos a combater no momento e não me parece ideal.
Acho que terá que ser um sportinguista em modo fight and resist (não me perguntem nomes porque acho que estão todos aqui na Tasca, mas o Presidente saberá de algum, certamente). Esta época está perdida (campeonato), então vamos reforçar as nossas brigas para nos posicionarmos e tentar ganhar uma Taça para limpar a imagem. Mas a minha leitura é que tem que ser alguém perfeitamente alinhado.
PS: A confirmar-se a rotura, ela deve vir acompanhada de muitas e bombásticas explicações e disparos para todos os cantos. Afinal não estamos a despedir um treinador só pelos resultados. Temos que aproveitar para bombardear, colocar a nu mais coisas. Provocar guerras, enfim. Foi esse o caminho escolhido, agora não podemos voltar atrás!
26 Dezembro, 2014 at 17:50
“mas nos queremos mesmo o VP”…
Não, EU quero é paz e estabilidade no nosso clube, dai apelidar a demissão de MS como um tiro no pé. E no caso desse cenário se confirmar, sim, eu acredito (é amanhã opinião) que o VP seria, de looooonge, a melhor opção, mas também disse que não acredito que venha. Dizer que o VP só ganhou porque estava no Porto é ridículo, revê as épocas em que esteve lá em cima e o futebol jogado, que lhe permitiu os registos que teve. De seguida compara esse futebol, essa organização e modelo de jogo com o que o Sérgio Conceição utiliza no Braguilha (equipa de transição ofensiva, claramente um domingos 2.0) e tens a minha opinião.
Um sportinguista confesso?! Fdx mas isso agora é o critério para escolher um treinador? Dizes alguém alinhado, não te estarás a confundir com alguém mandando?
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:35
Mas quem é que pode sequer pensar em vitor pereira por contraponto com o Inácio?!?
Já se perdeu a noção dos disparates?
Depois falas em interferências no trabalho do treinador? Mas o teu chefe não interfere com oteu trabalho?
Por fim falas em que nenhum treinador quererá vir para o SCP, por causa de condicionantes? O quÊ?
Mete mais tabaco nisso…
26 Dezembro, 2014 at 18:08
Reforço XAP, EU gosto do trabalho desenvolvido até a data pelo MS e desejo a sua continuidade.
Caso saia, SIM, eu preferia mil vezes o VP a treinar o Sporting do que o Inácio, Fdx mas mil vezes mesmo.
Disparates?! Disparate é avaliar um treinador pela sua imagem (hum… Tem cara de loser, não deve ter mao no balneário, etc… Fdx que critérios são esses!!)
Eu avalio ideias, modelos, dinâmicas e tudo o que possa caracterizar o futebol idealizado e operacionalidade por um treinador num contexto específico e nesse sentido reafirmo que o VP seria a melhor opção para o Sporting no caso de o MS sair (aliás considero-o superior ao MS em vários aspetos, nomeadamente ao nível do processo defensivo) tendo em conta o seu modelo de jogo (quer no porto, quer no santa clara). Se quiseres caracterizo-o, step by step…
Interferências? Ora então aqui vamos nós e de uma maneira muito simples eu explico-te (Marioni presta atenção!). Eu atualmente treino uma equipa de iniciados e felizmente o clube que represento tem na sua “estrutura” um coordenador técnico, responsável por supervisionar todo o trabalho realizado ao nível da formação, ou seja, é meu superior hierárquico. Ora pensas realmente que em algum momento eu aceitaria interferências severas no meu trabalho? Isto é, pensas seriamente que aceitaria que essa pessoa me dissesse quem teria de convocar ou não! A quem teria de dar mais ou menos oportunidades! Então mas contrataram-me para treinar jogadores e dai retirar as informações necessárias para escolher em consciência quais os mais aptos para o contexto alvo ou contrataram-me para fazer figura ou como testa de ferro?
Queres mais explícito? Se fosses treinador aceitavas que te obrigassem a utilizar um jogador sem o mínimo de capacidade e em clara desvantagem para os restantes? Eu não! Nem que se chamasse Enoh… E fico-me por aqui! E sim, isto são condicionalismos impensáveis de gerir por um treinador digno desse nome. Repara que não falei em reforços porque esse tema deriva de uma opção da estrutura (ou acreditam que era o VP que escolhia os reforços do porto?) e, mesmo não estando de acordo com a mesma, o temos de aceitar essa opção.
SL
Ps: mais tabaco não… Apenas tabaco que eu não fumo dessas merdas, obrigado! Fica tudo para ti ehehe
26 Dezembro, 2014 at 18:41
Mike,
Percebo a tua argumentação… Mas, volto a frisar, MAS não sabemos se Marco Silva vai ser despedido ou não, e em caso desse cenário se confirmar quais os motivos para tal decisão… Logo, tudo o que estejamos para aqui a alvitrar sobre o assunto poderá ser apenas…NADA.
Quando dizes “Disparate é avaliar um treinador pela sua imagem (hum… Tem cara de loser, não deve ter mao no balneário, etc… Fdx que critérios são esses!!) “, mas onde é que eu falei nisso, ou se quer mencionei a cara do treinador Marco Silva??? O que este ‘post’ alude (entre outras coisas), e bem, é tão só aos resultados da equipa liderada por Marco Silva desde a pré época… E se para ti está tudo bem… Olha para mim e para muitos de nós isto já vinha mal desde Agosto…
Depois, falas de vitor pereira, parece que falas de algum deus (ganhou 2 campeonatos com uma caga, vai lá vai)… Fonix, para mim Inácio será sempre CAMPEÃO, pois foi-o como jogador e como Treinador pelo SCP… E se fosse ele a treinar a equipa a partir daqui por mim não teria qualquer problema.
Por fim, as interferências no trabalho do Treinador, mas eu não defendi que o Bruno de Carvalho (Presidente do SCP eda SAD Leonina) desse as convocatórias ao treinador Marco Silva… Mais uma vez não conheço o contrato do treinador, nem tão pouco as competências que lhe foram designadas… Agora, e já que estamos no campo das suposições, e se o Marco Silva não convocou, de facto, jogadores que estão na equipa B por causa de interferências do seu agente ???
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:17
Mas alguma vez o Bruno se intrometeu na escolha do 11???? Isto é a demonstração da diferença entre realidade e percepção da realidade. De tanto fazerem o São Marco de mártir agora até dizem que o impediam de fazer o trabalho dele.
26 Dezembro, 2014 at 17:42
Mike Léo, a questão que colocas é a questão fundamental neste processo: saber se o que está por detrás da eminente saída de MS tem a ver com a falta de autonomia do treinador da equipa principal na estrutura do clube.
No modelo de clube em que me revejo, o papel de uma direcção é o de escolher com muito critério o treinador principal, investindo fortemente se necessário no seu contrato, e depois dar-lhe autonomia, tempo e protegê-lo publicamente em todas as as circunstâncias, abstendo-se de interferir na sua área de trabalho específica. Só assim é possível de facto avaliar o desempenho do treinador no final de uma época ou de um contrato.
Não concordo nada com o modelo treinador de campo + manager(s) não assumido (como alguns cogumelos parecem defender que é o que se passa no clube no binómio MS + BdC/Inácio), porque o trabalho do treinador não pode ser avaliado a partir de coisas que ele não controla e que alguém decide em nome dele. Como os treinadores vivem de uma percepção muito mediatizada sobre o seu trabalho, este aspecto reveste-se de uma grande importância, legitimando de alguma forma o discurso público de auto-defesa que MS adoptou nalgumas circunstâncias (ver nisso uma traição é manifestamente exagerado).
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:16
Se o Marco for de viola… Só vamos ver a divisão que reina no nosso reino, no próximo jogo em casa… Para mim este tornou-se num duelo de galos… O melhor jovem dirigente do ano 2014 e o melhor jovem treinador do ano 2014… Dá faísca!!!
Mas a culpa só pode ser do Bruno, a escolha final foi dele e a proposta de 4 anos também…
Já se sabia que MS tinha ligações ao poder instalado…se treinava a filial sul da Pocilga, é natural que fosse do sistema. O que me parece muito triste é que a AG é só para sulfragar a decisão já tomada desde de algum tempo. BdC há muito que decidiu correr com MS…
Mas por muito que nos custe, se daqui uns anos MS for 50% do Mourinho, só pode agradecer a BdC, formou-lhe a espinha. O que vale é se ele sair pelos 2.000.000 euros, pelo menos fica 1 e 1/2 a passear pela costa do estoril…. Só daqui uns anitos temos que engolir uns sapitos, mas até lá espero que não NÃO SE APOSTE NO TREINADOR NACIONAL, pois esse é o unico caminho que temos para singrar e eu ACREDITO QUE VAMOS LÁ…. Força SPORTINGGGGGGGGGGGGG !!!!! Eu sou pelo Sporting portanto bem ou mal só tenho que apoiar a direcção, daqui uns anos falámos… nas urnas.
26 Dezembro, 2014 at 17:38
Também começo a pensar que São Marco já está despedido desde antes do jogo com o Nacional.
26 Dezembro, 2014 at 17:17
O jesus foi desautorizado pelo Cardozo com milhoes a verem …o que aconteceu ? comeu e calou.
O que é isso comparado com o facto de BdC ter dito aquilo que todos pensavamos?
É altura de se perceber que no Sporting manda o presidente .
26 Dezembro, 2014 at 17:19
Pó caralho o bruno carvalho!!! fodasse, e há quem apoie esta decisão apenas porque é o bruno carvalho.
fomos buscar um dos mais promissores treinadores portugueses, que tem tudo para fazer um bom trabalho, além de que, ao que parece, ter todo o plantel do seu lado, o que é um requisito fundamental. demos-lhe 4 anos de contrato, numa ótica de aceitarmos os erros que o seu crescimento como treinador necessariamente implicariam, e passado 4 ou 5 meses, vai para rua.
pó caralho esta merda toda
26 Dezembro, 2014 at 17:38
Epa, mais um gajo muito bem informado… Senão nunca diria isto “…além de que, ao que parece, ter todo o plantel do seu lado, o que é um requisito fundamental.”
Não tens mais nada que fazer??? Finge que vais cagar e … desaparece.
26 Dezembro, 2014 at 18:30
e porque não, “pó caralho” tu próprio, que é a PRIMEIRA VEZ que vejo aqui o teu nick, como o de vários outros que só apareceram aqui nos últimos 2 dias?
da-me uma boa razão para não te mandar a ti “po caralho”…
26 Dezembro, 2014 at 18:34
este não é a primeira vez….mas escolhe as alturas em que aparece…
26 Dezembro, 2014 at 17:20
Estou completamente desgostoso com esta situação onde não me parece haver inocentes. Mas vamos por partes. Até partilho das posições recentes de BdC. Também eu não esperava estar em 5º lugar a 10 pontos da liderança antes do Natal…imagino a frustração de uma equipa que trabalhou incansavelmente para reerguer o clube e, há que dizer sem hesitação, salvar o clube de um destino tenebroso. Ter poucas ou nenhumas hipóteses de lutar pelo campeonato antes do Natal remete-me para um Sporting de há 2 ou 3 anos…que não quero nunca que se repita. Achar que é normal estarmos nesta posição nesta altura do campeonato é não saber interpretar as lições de um passado recente. Quem acha que o trabalho está todo feito, está completamente enganado. Ainda para mais, e como BdC avisou, um dos principais patrocinadores do clube vai deixar de o ser na próxima época e uma má classificação este ano não é propriamente convidativo para atrair potenciais novos sponsors. No entanto, o Presidente devia ter controlado as emoções, pois deu o flanco a todos os que querem ver o Sporting a sangrar (e não são poucos).
Mas andar a despedir treinadores, sem os deixar concluir pelo menos uma época, também me remete para esse tal passado recente. Por isso considero um erro de BdC em despedir Marco Silva. Ainda não há confirmação oficial, mas cada vez me custa a acreditar o contrário, muito embora seja uma daquelas situações em que deseje estar errado.
Seja como for, BdC podia ter tido outro cuidado para não expor a equipa técnica e MS não devia ter tecido as considerações que fez na última conferência de imprensa. Como disse, aqui não há inocentes.
O Presidente tem pautado a sua conduta por uma total transparência para com os sócios, algo a que outros não estão habituados, e talvez por aí estranhem a quantidade de comunicados e vezes que o Presidente fala. A confirmar-se esta rutura com MS, não espero menos que isso…uma explicação cabal e elucidativa do que aconteceu. Dispensava completamente tudo isto. O trabalho de MS devia ser julgado no final da época. Tal como o de BdC será no final do mandato.
26 Dezembro, 2014 at 17:20
Antes de voltar ao blackout. O ano passado por esta altura, ficámos a saber que Leonardo Jardim não queria continuar. Agora acontece esta situação com Marco Silva. O problema não é Marco Silva, o Jardim, ou outro qualquer. É o presidente perceber que ele como presidente não pode ser o treinador da equipa. Ele tem de definir as regras, mas a partir daí tem que respeitar que elegeu para treinar a equipa. Se esse alguém não respeitar as regras assumidas ou não atingir os resultados definidos deve ser despedido. Claro que o post anterior era uma provocação.
26 Dezembro, 2014 at 17:25
Já pensou que nos outros clubes funciona??!!!
No fcp sabemos que quem manda (sim, escolhe os jogadores) é o Presidente. No slb alguém mais ouviu falar de um tal Rui Costa (o ciclista? não!) depois de ter tido um pequeno conflito com o Presidente??
Temos que olhar em volta e aprender.
OK OK eles têm outros meios, os quais decidimos não usar. Mas não são só coisas negativas. Se estamos atrás (últimos anos) é porque não sabemos copiar o que está bem. Estamos a tentar eliminar o que achamos ser mau!
26 Dezembro, 2014 at 18:36
eh pa e ires pregar para o caralhinho que ta foda???
entao o Jardim foi-se embora por causa do BdC, ó caganita d’avestruz?
só me apetece enfardar chapada nestes cogumelos todos!
PUTA QUE VOS PARIU!
Cada vez desejo mais a AG para esta “mitraria” voltar outra vez pó caralho de onde veio!
“Se esse alguém não respeitar as regras assumidas ou não atingir os resultados definidos deve ser despedido”.
Então e se o caso for este, voltas cá para fazer um “mea culpa” que me enganei?
ou fazes como os ratos e não apareces mais, até à próxima oportunidade para destilares veneno, paulo mandado?
26 Dezembro, 2014 at 17:20
Eu quero todos os funcionários do Sporting (MS é um funcionário) com um discurso à Sporting.
Aprendam com Nuno Dias. Não há cá desculpas. É para ganhar. Quem nem é capaz que se ponha na quinta casa do c#%%&.
26 Dezembro, 2014 at 17:29
Nem mais!
26 Dezembro, 2014 at 17:42
Amén
26 Dezembro, 2014 at 17:43
Ora aí está um bom exemplo a seguir!
26 Dezembro, 2014 at 17:48
Fossem todos como o Nuno Dias!
26 Dezembro, 2014 at 18:19
nuno dias a treinador da equipa A! com ele nºao ha merdas. é os merdaficas a meterem milhoes para o futsal e ele a ganhar tudo
26 Dezembro, 2014 at 17:21
Por muito que vos custe quem criou esta crise não foram os pasquins (tudo o que têm dito tem-se confirmado, como alias já tinha sido com a saída de Jardim em que durante 15 dias andámos ás escuras de informação oficial do clube), os paineleiros, os lampiões, a APAF, a Doyen, o Corrupto da Costa, o Jorge Mendes, ou o cozinheiro do café da esquina…
Este é o inicio do fim desta direção, o que me deixa bastante chateado e triste, mas num aspecto é impossivel ter pena do BdC, é que este tiro no pé é da sua UNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE..
FOI ELE QUE SE AUTO DESTRUIU, CHEGA A SER DE UMA IRONIA INCRIVEL QUE COM TANTAS GUERRAS EM QUE SE METEU NAO SER NENHUM DOS INIMIGOS MAS ELE PROPRIO A COMETER HARAKIRIA. TRISTEZA DO CARALHO
26 Dezembro, 2014 at 17:37
Antes de encomendares o funeral do Bdc, convém perceberes primeiro que não é a demissão de um treinador que coloca em xeque tudo o que de bom foi feito até aqui.
Segundo, se o próximo treinador fizer melhor que o MS, o que é que vais dizer?
26 Dezembro, 2014 at 17:42
Não vale a pena José Silva…
Andam aqui ‘multi nicks’ que pura e simplesmente não sabem responder a nada… Pois eles são NADA…
Apenas vêm aqui com mensagens subliminares de tentativas de desestabilização…
26 Dezembro, 2014 at 17:53
Xupa, embora discorde do Uh Ah Ouattara, atesto que ele já anda por aqui desde o tempo do Cacifo. Não é cogumelo.
26 Dezembro, 2014 at 18:44
Atenção, que existem muitos ‘nicks’ que comentavam no tempo do Cacifo, e que depois deixaram de comentar… Depois houve aquele problema com a “canalização” na anterior ‘morada’ d’A Tasca… E apareceram ‘nicks’ duplicados… E pessoas a queixarem-se que não eram os originais a comentar…
Por isso para mim, quem fala assim tem que estar na lista dos fungos…
26 Dezembro, 2014 at 17:43
provavelmente vai escrever em letras maiúsculas VIVA O BRUNO DE CARVALHO!
Tristeza do caralho…
26 Dezembro, 2014 at 18:03
Se o próximo treinador fizer melhor sei que se vai incompatibilizar em 2 tempos com este presidente por uma razão qualquer ridícula. Deixei de acreditar que BdC consegue transmitir estabilidade á nossa equipa de futebol. Ele terá sempre problemas, discussões e crises com quem não lhe disser sim a tudo.
Isto vai muito para além do Marco Silva,o que nos revolta (aos Sportinguistas, não BdCs F.C) é que este presidente prova a cada dia que passa que não consegue deixar trabalhar quem realmente percebe de futebol, como se tem visto nas inúmeras contratações inúteis e falhadas tanto para a equipa A como a B
26 Dezembro, 2014 at 18:25
Sabes que se vai incompatibilizar ? Para além de parvo és vidente?
26 Dezembro, 2014 at 18:40
eh pa ó Cherba, faz o que quiiseres.
Apaga os meus comments, suspende-me, impede-me de entrar na Tasca, mas à minha frente esta gente não diz mais nada sem levar com o troco que merece…
e que neste caso, é:
PÕE-TE
NO
CARALHO
E
DESAMPARA
A
LOJA!
26 Dezembro, 2014 at 17:49
Mas porque é que se auto destruiu? Por eventualmente ter despedido um treinador por razões que ainda não são conhecidas?
Mas agora são treinadores e suposições que destroem uma direcção, que não sendo perfeita, tem trabalho feito e resultados visíveis?
Mas isto está contaminado de uma maneira que eu já não me admiro de nada. Primeiro temos uma reacção e um rasgar de vestes geral nunca visto por uma reprimenda pública que desde SEMPRE se usou no desporto. Mas como foi o anti-cristo BdC foi sumariamente condenado à fogueira.
Agora temos o facto inovador de, talvez pela primeira vez na história, a turba exigir a cabeça do presidente por uma troca de treinador que ainda não aconteceu e da qual ninguém sabe as razões…
Impressionante ver os efeitos da campanha insidiosa de desinformação e propaganda massiva anti SCP a ter efeitos em TODO o lado.
27 Dezembro, 2014 at 0:50
Que sono que tu me dás
26 Dezembro, 2014 at 17:32
Até já o Nojo dá conta que MS foi despedido!
Não há fumo sem fogo…
26 Dezembro, 2014 at 17:34
Sim . O DN tambem , mas a fonte de todos é o Pravda. (bola)
26 Dezembro, 2014 at 17:39
Todos nós confiamos no BdC, mas esta novela não é nada benéfica para ele (e para o SCP, claro está. Ou os argumentos são muitíssimo fortes, ou ……
26 Dezembro, 2014 at 17:37
Ena, tanta gente nova que agora aparece agora na Tasca.
Ou na porta está escrito “oferta de panaché com croquette” e eu ainda não vi ou então não sei de onde vêm agora todos estes clientes forasteiros de há uns dias para cá. Deve ser do Natal e param aqui pelo caminho.
26 Dezembro, 2014 at 21:30
Ah ah ah
26 Dezembro, 2014 at 17:39
Após ter lido os comentários aqui escritos, o comentário principal que deu post , já tinha lido no post em que foi escrito, parece-me que há pessoas que não devem saber ler.
Depois e como sempre, aparecem aqueles com uma agenda, que não passa pela defesa do Clube.
Mais uma vez, os meus parabéns ao 7-1 pelo Enorme comentário!
26 Dezembro, 2014 at 17:44
É possível que MS seja despedido, claro… mas não se esqueçam que em todo o lado “o [orgão de descomunicação sucial à vossa escolha] sabe que o Sporting perde o caso Bruma na Comissão da Liga” e no final levaram uma enrabadela de 6-0.
Só por aqui vemos a credibilidade desta gente. Vamos lá a ter juízo e esperar que de dentro do Clube / SAD seja dito alguma coisa.
26 Dezembro, 2014 at 17:45
acho que hámuita gente por aqui a querer instalar a confusao…
pela minha leitura, Bruno de Carvalho nao está a despedir o “treinador”, mas está a afastar alguem que demonstrou nas ultimas conferencias de imprensa certos anti-corpos á linha de acao desenhada por esta direcao, (e quando digo ultimas, posso incluir tambem algumas das primeiras, com os “imprescindiveis” á cabeca)
como alguem já disse mais acima, comparem Nuno Dias com Marco Silva e digam-me que o comprometimento com o clube é igual…
nao me lixem…
se o Presidente tem andado pela Net, nao me admira que esteja com duvidas se deve continuar a defender o clube, para certas “bestas” continuarem a usufruir dele…daí, (e parece que o homem ve o futuro), achar que devia de pedir uma AG, para lhe irem dizer na cara, se querem que ele continue a lutar por nós, ou se entrega o ouro novamente aos IA`s, Godo`s, Roquette`s, etc, etc…
ele sabia o que aí vinha, agora quem critica sem saber da missa a metade, mostrem que tem colhoes, para lhe ir lá dizer o que teem a dizer….
26 Dezembro, 2014 at 17:47
7-1, já tinha notado uma grande capacidade de análise e escrita mas hoje, a Tasca, gracas a este repasto de Natal que aqui serves, acaba de gamhar a sua estrela Michelin!
A cereja no topo do bolo foi teres introduzido os dados estatísticos e ter oferecido os diferentes cenários possíves. Deves ter arte de consultadoria.
Deixo uma pergunta aos sportinguistas e outros que aqui vem: qual é a % de ignorancia que possuem?
A sério, digam lá com confianca, com a mesma confianca que vem debitar aqui o dogmatismo, o extremismo e o fundamentalismo, quanto realmente acreditam que sabem do que se passa no Sporting? Quantos estiveram presentes nos treinos, nos jogos nas reunioes?
Ou é difícil admitir que emprenham pelos ouvidos?
Mais uma vez, lembro: DEIXEM DE COMPRAR JORNAIS DESPORTIVOS, DEIXEM DE DAR CLIQUES AS ESSA CORJA QUE SÓ TEM INTERESSE EM FAZER-NOS DE PARVOS.
Aguardem pelo desfecho dos acontecimentos, please comunicaoes oficiais e opinem (pela vossa própria cabeca) com base em fatos.
26 Dezembro, 2014 at 17:58
Bom resumo do que se tem passado… Mas sobretudo excelente chamada de atenção aos Sportinguistas mais influenciáveis…
Dos outros, bem dos outros não reza a história…
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:48
Um par de perguntas em relação ao texto:
1. Achas mesmo que o caso Dier foi bem resolvido? bem para quem??
2. Porque é que ignoras o contexto (qualidade dos adversários, presença na europa, etc.) na comparação das performances desta época com a anterior?
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:58
O caso Dier não tinha resolução. Havia uma cláusula que foi acionada. Ponto.
Qualidade dos adversários? Com quantos adversários de menor valia empatámos ou perdemos?
26 Dezembro, 2014 at 18:02
Diogre
o que é que havia para resolver no caso Dier??mudar o SCP para inglaterra?? já que ele queria ir para casa com o paizinho??, (e falta saber para onde é que o Tottenham o vai agora “despachar”…)
26 Dezembro, 2014 at 18:04
A pergunta não é para mim, mas ainda há quem acredite que o Dier ia/queria ficar, quaisquer que fossem as condições realistas que o SCP lhe tinha para oferecer ? E no Pai Natal, ainda acreditas?
O rapazinho que desde cedo e com a complacência dos gestores de topo exigiu ter no seu contrato uma cláusula para sair para Inglaterra por 5M€ a qual foi aceite pelos duros a negociar, que necessitava de ser inscrito esta época na liga Inglesa para ter o estatuto de homegrown player e que DISSE quando saiu que mesmo que o SCP igualasse a oferta do Tottenham não queria ficar (conheces a condição financeira do SCP, ou não? E a proposta do Tottenham relativa a prémios de assinatura e comissões para o pai do moço?)
Isso , chorem por esse portento que passou do banco do SCP para a bancada do Tottenham! Presidente para a rua já!
Quanto ao ponto 2 relê o post e repara naquele pormenor de não termos ganho um jogo a equipas da metade superior da tabela.
26 Dezembro, 2014 at 17:50
Finalmente, alertar para a proliferação do cogumelos, à semelhança do que aconteceu na altura das duas eleições de Bruno de Carvalho. Só nesta caixa de comentários já identifiquei os seguintes:
CRF88
Paulo
Leal
Paulo
diogo
Deve haver mais, mas não me apetece fazer uma lista exaustiva. Notem que não considero cogumelos os nicks que me são familiares desde o Cacifo e que, por esta ou aquela razão, não estou de acordo com as opiniões deles. Mas o que os sujeitos que enumerei escrevem mostra bem ao que vêm. Há um Filho da Puta (paulo) que até insulta o Presidente.
Não respondam a estes assalariados da agência de comunicação de maldizentes. Deixem-nos a falar sozinhos.
26 Dezembro, 2014 at 17:55
*Paulo
26 Dezembro, 2014 at 18:05
Um cogumelo trá-lá-lá… 🙂
É frita-los!
Z
26 Dezembro, 2014 at 18:22
caso n tenhas reparado n é a 1ª vez que comento neste excelente blog do cherba que acompanho diariamente
n tenho esse habito por assistir diariamente a comentarios como este
n vale a pena sequer tentar expressar uma opinião
ainda n percebi o q assim de tão chocante escrevi
nem critiquei o presidente nem o MS
simplesmente acho ridiculo o extremar de posições que mais uma vez está a acontecer e o tiro no pé q foi dado
haja bom senso e que ambos reflictam
mas pronto..
divirtam-se
26 Dezembro, 2014 at 18:41
e aqui vai mais 1:
PÓ CARALHO QUE TA FODA!
26 Dezembro, 2014 at 17:51
Não é nenhum drama, não estamos refens de nenhum treinador. Mas se era para despedir, podia-se ter resolvido o assunto logo a seguir ao jogo no nacional. Era sinal que já tínhamos um plano B em andamento.
Seguimos para outra. Há mais jogos pra ganhar.
26 Dezembro, 2014 at 17:53
Acho que o Presidente – a quem apoio – continua demasiado só, e isso pode ser o principal problema na origem da convocação da AG (Daniel Oliveira nunca percebe o essencial).
Tenho no entanto, as maiores dúvidas sobre a eficácia da estratégia. O problema de Bruno de Carvalho não é não ter os sócios consigo, mas ter tão poucos aliados. E os resultados da pornográfica hostilidade da CS norte-coreana, a luta dos Fundos, a aliança traseira e o sequestro da Liga, começam a fazer-se sentir. De que outra forma seria possível expressar-se com tal grau de insolência um treinador que – goste-se ou não do estilo – se apresenta como um modelo de sensatez? Que deferência não utilizaria se acima de si estivessem vis criminosos vermelhos ou azuis? Esses respeitaria, quiçá, respeitará muito um dia.
Em suma, a política de isolamento de Bruno de Carvalho que, estou convencido, foi seguida tendo em vista a prossecução intransigente dos superiores interesses do Sporting, começa, paradoxalmente, a voltar-se contra esses mesmos interesses por que todos nos batemos.
Pois é, não é coisa fácil a política, por vezes não basta lutar-se pela verdade e ter-se a razão do seu lado. Só os românticos pensam que sim. Se aquilo a que assistimos fosse um filme, este seria o momento em que o herói vacila e repensa tudo o que lhe aconteceu até então. O que fazer? Não é tarde.
Gostaria de deixar aqui os meus votos de Boas Festas e Óptimo Ano a todos os tasqueiros e suas famílias.
SL,