[…] Agora, se me perdoam, e se tiverem paciência, seguem as minhas reflexões natalícias. Não quis publicar este texto no Dia de Natal, mas o mesmo só faz em grande medida sentido antes da decisão final sobre o treinador, que poderá muito bem ser tomada hoje, pelo que aqui vai. Aviso que o texto é longo, por isso dividi em partes, e claro, quem quiser passa à frente.
Tendo em conta, os recentes acontecimentos que rodeiam o Sporting Clube de Portugal, decidi fazer uma reflexão profunda, onde exponho factos e opiniões.
Parte 1) Os feitos obtidos e os erros cometidos pela Direcção:
Feitos: Reestruturação Financeira/Auditoria Financeira tal como tinha sido prometido e instauração de respectivos processos tal como obrigado pela Lei, perante os factos apurados/Todas as claques juntas no topo sul/Iniciativa 12º jogador/Aumento do nº de sócios para 120.000/De cerca de 700.000 likes no facebook para 1,6m (e nenhum deles foi comprado) /Sporting TV/Missão Pavilhão/Já ninguém nos chama “Porto B” ou fala em “belenização”/Iniciativa “Sócio num minuto”/ Ida à Champions League após anos de ausência (e todos sabemos como fomos eliminados nas Taças e o factor “nomeações”)/Fortalecimento de laços com o emergente mercado futebolístico dos EUA (acordo Sporting Kansas)/Entrada no mercado Angolano com academia em Viana, e protocolo com o 1º de Agosto/Aumento das assistências em casa e fora/Hóquei em patins como modalidade oficial/Recuperação dos passes dos jogadores (Cedric de 50 a 100%, William de 60 a 100%, Adrien de 30 a 50%, João Mário de 45 a 75%, Carrillo de 30 a 50%, Mané de 60 a 100%, Esgaio de 75 a 100%, Tobias de 30 a 50%, Chaby de 27,5 a 50%, Iuri de 70 a 90%, só para dar alguns exemplos)/De vendedores fracos para a maior venda da História do Clube, a 7ª e a 11ª/Negociação inteligente do contrato com L.Jardim que rendeu no mínimo 3 milhões/Melhorias no jornal Sporting e aumento de assinantes de vendas/As compras e vendas passaram a estar completamente descriminadas no jornal do clube/Após comportamentos menos próprios os jogadores foram devidamente castigados, acabando-se com a impunidade das vedetas (desculpas públicas de Ruben Semedo e Rojo)/Nova Loja Verde/Aumento das receitas com o novo patrocinador desportivo / Renovações com jovens com potencial com clausulas altas que blindam os jogadores de forma a evitar-se vendas como as de Ronaldo (William Carvalho, João Mário,Mané, Esgaio, Luis Ribeiro,Ponde, Chaby, Iuri, Tobias, etc.)/ Resolução positiva dos difíceis casos Bruma, Illori, Rojo, Dier, Miguel Lopes, Elias./Manutenção de todos os elementos do plantel para 2014/15, com excepção de Rojo e Dier (nas circunstâncias conhecidas) resistindo-se à tentação de vender as joias da coroa./Maior nº de pontos de sempre atingidos pela equipa B (70)/Regresso de Nani/ I Gala Honoris Sporting/Novas sinergias com os núcleos (com um Programa de TV dedicado, e refeições das equipas, com poupanças de custos)/ Futebol de praia como nova modalidade/ E continua, isto só de memória…
Sendo mais difícil aquilatar os erros, devido ao facto de estando longe me ser mais difícil observar as engrenagens profundas, diria a história da pole position (diferente de assumir candidatura sem obrigatoriedade de ser campeão), a ser verdade não percebo como abdicamos do dinheiro da Taça da Liga do Duque, as tiradas do Presidente por vezes por demasiado irónicas são tomadas como literais tornando-se alvo mais fácil de deturpações, má gestão do caso Lixeira a cair, pois tendo duvidas sobre se n devíamos ter sido mais intransigentes, a duvida sobre se íamos jogar ou não pareceu-me que desconcentrou algo a equipa, algumas contratações falhadas mas atenuado por baixos custos e com o beneficio de até serem vendidos não se poder aquilatar a correlação com valia desportiva e preço de venda, a Sporting Tv não está em modo fight resist como deverá estar no futuro, e com certeza mais que agora de memória me estão a escapar.
PERANTE TUDO ISTO, SÓ POSSO SENTIR TRISTEZA POR VER TANTOS SPORTINGUISTAS A COLOCAREM TUDO EM CAUSA, A “INVADIREM” O FACEBOOK DO SPORTING E A PÁGINA DO PRESIDENTE COM AMEAÇAS E INSULTOS POR CAUSA DA HIPOTÉTICA DEMISSÃO DE UM TREINADOR.
Parte 2) Analisemos agora, com a sempre dose de subjectividade que tal comporta, o trabalho de MS, após o que passaremos para uma análise FACTUAL:
2.1) Em primeiro lugar o plantel à sua disposição, em contraste com o ano passado.
GR: Igual
Lateral Direito: de Cedric e Piris a Cedric, M.Lopes, Esgaio e Geraldes ( incógnita): melhor.
Centrais: De Rojo e Mauricio titulares a P.Oliveira e Mauricio titulares: discutível se melhor ou pior). Suplentes: de Dier a Sarr, Tobias e Rabia (?): Dier melhor que Sarr, Tobias sem jogos, Rabia incógnita.
Lateral Esquerdo: Jefferson e Piris para Jefferson e Jonathan: melhores.
Trincos: de William sem alternativas a William mais Rossel: melhores.
Médios alas: Conservam-se Carrillo, Mané, Capel e Heldon. Sai W.Eduardo e Shikabala, entra Nani: melhores.
Médios Centro: Conservam-se Adrien e A.Martins. Saiem Margrão e Vitor. Entra João Mário e Slavchev (incógnita): melhores.
Avançados: Conservam-se Montero e Slimani. Entra Tanaka: melhores.
E da B, ainda se podem ir buscar valores como Wallyson, Iuri, Gauld, Sacko, Dramé, entre outros.
Do 11 titular tipo sai Rojo e entra P.Oliveira, sai A.Martins entra J.Mário, sai Capel entra Nani.
Conclusões:
Plantel e 11 base melhor apetrechado em 14/15 do que em 13/14.
Reforços de top: Nani, João Mário e P.Oliveira.
2ªs linhas de qualidade: Jonathan, Rossel.
Mais jogadores que por ainda não terem jogado, é tão justo fazer a sua avaliação, como a de P.Oliveira por uma tremideira de habituação na Holanda.
2.2) Vamos agora à avaliação do trabalho de MS:
a) Pré temporada:
Começou com uma vitória por 2-1 nos Açores, com golos de W.Eduardo e Shikabala;
Vitória na taça de Honra após uma vitória sofrida face ao Belenenses, e uma convincente frente ao Benfica.
Fomos para a Holanda onde vencemos os amadores do Aquiles, o Utrech e perdemos com o Twente.
Empatamos com a Lazio, onde na segunda parte as exibições de Slavchev e Rossel são muito elogiadas, com comentários do tipo “nem se notou a diferença”.
Na deslocação ao Egipto, novo empate e novo golo sofrido no último minuto.
No torneio Teresa Herrera, derrota por 2-0 com o Gijon da 2ª Divisão. Vitória face ao Nacional.
Após a derrota frente ao Gijon, lembro-me perfeitamente que o Presidente ficou no banco a meditar. Aí terão começado os problemas. Mas já voltaremos a esta questão.
b) Começa a “doer”.
Empate em Coimbra: com menos um MS não tira um avançado, deixando a equipa com menos um no meio campo (crítica unanime dos “paineleiros”).
Vitória no último minuto contra o Arouca: Nem no intervalo MS corrige a atitude de Nani em querer marcar todas as bolas paradas, o que terminou com um falhanço de penalty.
Empate aceitável na Luz.
Empate com o Belenenses em casa. O 2º avançado entra aos 81 minutos.
Empate com Maribor fora.
Sobe a contestação a MS, por utilizar o mesmo 11 de Jardim, pela insistência em A.Martins, etc.
Temos 4 empates e 1 vitória.
Bruno de Carvalho sai em defesa de MS e dos jogadores.
A equipa reage com vitória ao Gil Vicente, empate Porto casa, derrota honrosa Chelsea, vitória Penafiel fora, excelente eliminação do Porto na Taça, remontada roubada na Alemanha, vitória frente ao Marítimo, após início de segunda parte onde ia perdendo a vantagem.
Depois acontece a vergonha de Guimarães.
Nesta altura, para o Campeonato, já tínhamos perdido 10 pontos em 27 possíveis, tínhamos 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A equipa volta a reagir com vitória face a Schalke, empata com P.Ferreira, vitória Espinho, vitória Maribor, vitória Espinho, vitória Boavista (e a 5 de Dezembro, pela primeira vez sabemos o que é vencer, vencer, vencer), derrota Chelsea, avisos M.Silva sem efeito (empate Moreirense), avisos sem efeito MS (Taça sofrível). 2º comunicado do Presidente: Vitória. Respostas de Mané e MS.
Acrescem outros erros, ainda no domínio da minha subjectividade: golos no ultimo minuto, autogolos, bolas paradas, não substituição de Adrien no Nacional, demasiada rotatividade, escolhas incompreensíveis (MLopes por Cedric, Capel não é substituído ao intervalo em Londres), etc, etc., etc.
Vamos agora a FACTOS e conclusões:
Estamos em 5º lugar, a 10 do 1º. Estamos nos QF da Taça Portugal. Estamos na L.Europa.
Para o campeonato, ainda não vencemos nenhum clube acima do 9º lugar. As vitórias foram contra o 11º,12º, 13º, 14º, 15º e 18º.
Mas Antes da conclusão “final”, vejamos se o Comunicado do Presidente após Guimarães teve efeitos negativos nos resultados desportivos:
ANTES do 1º Comunicado (Vergonha Guimarães, 1 Novembro):
Total:
3 D
5 E
5 V
Ou seja, 38,4% de vitórias.
Só para o campeonato:
1 V
4 E
4 V
Ou seja, 44,4% de vitórias.
APÓS O COMUNICADO:
Total:
7 V
2 E
1 D
Ou seja, 70% de vitórias!
Só para o campeonato:
3 V
2 E
0 D
Ou seja, 60% de vitórias.
Totais de MS:
23 J. 12 V, 4 D. Ou seja, 52,1% de vitórias.
Uma breve comparação elucidativa:
% vitórias:
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
P.Sérgio: 52,6
Domingos: 54,2
Leonardo Jardim: 65.7
MS antes do Comunicado: 38,4
Sá Pinto: 50
Carlos Manuel: 45,4
“Inventem” o que quiserem, eu só quero é que com base em FACTOS, ALGUEM ME EXPLIQUE:
O que se diria dos treinadores rivais se estivessem a 10 pontos?
MAS QUE ESPÉCIE DE LOUCURA COLECTIVA É ESTA EM QUE SE COLOCA EM CAUSA UMA DIRECÇÃO COM UM TRABALHO COM RESULTADOS TÃO BONS POR CAUSA DE UM TREINADOR COM RESULTADOS TÃO MAUS?
Nota: Esclareço que se fosse só pelos resultados desportivos não despediria o treinador, não porque esteja contente, mas devido à estabilidade, 4 frentes, margem para aprender por parte de um treinador jovem e sem grande CV, etc.
Parte 3) O que explica que uma Direcção com resultados tão bons seja questionada por causa de um treinador com resultados tão maus?
Sem ser necessariamente por ordem, avanço com algumas hipóteses explicativas:
a) “Uma mentira mil vezes repetida passa a ser verdade”
O peso da CS vai causando os seus efeitos, sobretudo entre a grande massa de sportinguistas que só tem contacto com o seu clube através dos meios de informação ao serviço dos nossos rivais.
Atente-se só na grelha dos principais programas de TV :
SIC N O Dia Seguinte (apoiante Couceiro, amigo de G.Lopes, segundo disse no programa)
SIC N Play-Off (apoiante Couceiro, amigo de Duque, segundo disse no programa)
TVI 24 Contra Golpe (demitido por BC)
TVI 24 Mais futebol (da lista de Couceiro para director desportivo)
RTP Trio de Ataque (apoiante de Couceiro)
TVI 24 Prolongamento (apoiante de BC)
Se a isso juntarmos o Jogo (Porto), a Bola (o jornal do regime nas palavras do caracolinhos), e o Record e o CM sempre com capas anti-Sporting (desde o pai do Mané, aos balneários blindados) temos um total cerco mediático, que não sejamos ingénuos, deixa as suas marcas, e fica pronto a rebentar qd as coisas correm mal.
A isto ainda juntamos todos os comentadores anti-Sporting com o inefável autor de “O Código Quique” à cabeça, o super parcial lampião Rui Pedro Braz sempre pronto a desculpar o seu amigo MS com tiradas como “o Braga tem melhores jogadores que o Sporting”, “os empates são culpa da instabilidade dos comunicados”, “é difícil a alguém com princípios como MS não entrar em choque com BC”
O que é que a CS nos diz? Passe o simplismo esquemático: BC Anti-Cristo. MS Anjo na Terra.
b) Os poderosos interesses afrontados (desde a Liga, à FPF, à auditoria, à aliança dos nossos rivais) tudo fazem, como lhes compete, para nos mandar abaixo.
c) O natural desgaste da presença mediática de BC e das várias frentes de batalha abertas.
d) Os comunicados do Presidente apareceram na percepção do cidadão comum como sendo ele quem “começou” e MS limitou-se a “responder”.
e) O senso comum não consegue compreender que é inadmissível um treinador responder a um Presidente, mesmo que este só tenha dito asneiras, por confundir a realidade de um clube de futebol com a prepotência dos seus chefes nos locais de trabalho.
f) O medo que ele vá parar ao clube do coração com resultados positivos.
g) O Síndrome Paulo Bento: Ficamos contentes com um 2º lugar e uma Taça.
h) Demasiados anos a festejar campeonatos alheios como se fossem nossos, a não incomodar, a não ter que assumir que somos um grande clube, deixam um rasto de apatia e conservadorismo, onde como, passe o exagero, se mata quem diz que existe luz fora da caverna…
Parte 4) O que não sabemos e o que sabemos.
-Não sabemos o que se terá passado, para além dos resultados desportivos, para a situação se ter degradado a este ponto.
-Sabemos que o empresário de MS é o mesmo de Rojo.
-Sabemos que Rojo foi substituído aos 45m contra Gijon e não alinhou contra Nacional no T.Herrera.
-Sabemos que as declarações de MS sobre Rojo e Slimani foram que eram atletas “fundamentais” ao que BC respondeu que “fundamentais” eram os sócios e adeptos do Sporting, criticando ainda agentes:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
-Sabemos que após as declarações do Presidente “Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso Clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos” temos 70% de vitórias.
-Sabemos que BC lançou um comunicado em que se colocou nas mãos dos sócios: “Como sempre afirmámos, o Sporting é dos Sócios e são estes que decidem. Por isso têm que ser os Sócios, de forma clara e inequívoca, que têm de referendar se é este o caminho que querem percorrer ou não.”
-Que nesse mesmo comunicado disse ter orgulho no plantel: “Repito o que disse no início do Campeonato: temos o plantel que queríamos, temos muito orgulho de ter conseguido manter o plantel que ficou em 2.º lugar e de ter conseguido juntar a qualidade inquestionável de jogadores como o Nani”
-Que os maus resultados tinham de deixar de ser desculpados por “chavões e filosofias românticas”.
-Que MS respondeu que “não tinha tido conhecimento do comunicado nem tinha que ter”, que “não respondia”, que “não alimentava novelas” e ainda “vou guardar para mim se gostei ou n do comunicado” “os jogadores jogaram sobre brasas devido à semana dificil”, “prefiro elogiar e criticar cara a cara com os jogadores”.
-Não sabemos se BC falou ou não cara a cara com MS e jogadores.
PERANTE ESTE QUADRO INCOMPLETO DE INFORMAÇÃO, ONDE JÁ É CLARO QUE MUITO MAIS EXISTE PARA SABER, NÃO SE DEVERIA DAR NO MINIMO O BENEFICIO DA DUVIDA À DIRECÇÃO?
SOBRETUDO PERANTE UMA DIRECÇÃO COM PROVAS DADAS?
SOBRETUDO PERANTE UM TREINADOR QUE INDEPENDENTEMENTE DE SE PODER CONSIDERAR QUE BC SÓ DISSE DISPARATES (O QUE NÃO É A MINHA OPINIÃO) JAMAIS PODERIA DESAUTORIZAR UM PRESIDENTE DAQUELE MODO? UM TREINADOR QUE AO MESMO TEMPO QUE DIZ QUE NÃO COMENTA, COMENTA E DESAUTORIZA COMPLETAMENTE A DIRECÇÃO, MAS NÃO ANTES DA DESLOCAÇÃO À MADEIRA, MAS SÓ APÓS A VITÓRIA OBTIDA APESAR DA SUA INÉRCIA EM NÃO TER SUBSTITUIDO ADRIEN?
Parte 5) O que fazer?
O Sporting não pode ser gerido de fora para dentro, nem ser uma caixa-de-ressonância dos adeptos cuja única relação com o clube é acreditarem em tudo o que vem no Correio da Manha ou Record.
Contudo, esta campanha suja, alimentada pela CS, está, pelo menos a fazer fé nos comentários na internet, a produzir os seus efeitos, potencialmente graves.
Sem que novos factos venham a lume, graves e inequívocos, não tenhamos ilusões, que embora injusto, MS sairá como o mártir exilado da Coreia do Norte…
E isso poderá comprometer, no revanchismo dos abutres, o essencial: o controlo do clube sobre a SAD, a reestruturação financeira, a auditoria, enfim, um Pesadelo de proporções bíblicas…
Para finalizar, e sem querer dar grandes palpites perante uma relação que desconheço como estará e da análise de uma correlação de forças que me é difícil aquilatar, limito-me a conjeturar portanto alguns cenários possíveis, que são:
1) MS é despedido sem explicações convincentes. Resultado: grande abalo na estrutura.
2) MS é despedido sem explicações convincentes e os resultados não aparecem: Abalo de consequências nefastas imprevisíveis.
3) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, existe algum damage control.
4) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, e os resultados aparecem. Direcção vencedora em toda a linha.
5) MS é despedido com provas cabais e inequívocas e resultados não aparecem, abalo forte.
6) MS é mantido no cargo, os resultados não aparecem. MS fica cada vez mais desgastado. A opinião começa a virar-se contra ele. BC tb se desgasta.
7) MS é mantido no cargo, os resultados aparecem. Vitória de MS mas BC tb pode colher os louros.
Parte 6) Um apelo aos Sportinguistas
Que as análises sejam baseadas em factos e resultados e não no que diz a CS
Que os erros sejam apontados sem venerações que só prejudicam o clube
Que os acertos sejam elogiados
Que na análise dos acertos e erros se saiba ter o sentido de justiça das proporções, do que é acessório e do que é fundamental
Que sejam tão vigilantes na questão treinador como na questão reestruturação financeira, e outros temas mais importantes
Que participem, se possível, na AG
Parte 7) Um apelo à Direcção
Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.
As minhas desculpas pelo longo texto e
Saudações Leoninas
Comentário feito por 7-1
26 Dezembro, 2014 at 17:55
Pessoal anda aqui um cheiro a croquete podre como há muito já não se via… É um festival de nicks novos e curiosamente todos muito desgostosos, chorosos e desiludidos. Vão-se foder suas putas rançosas!!
Aos GENUÍNOS… Todos PREFERÍAMOS a estabilidade, e a continuidade de um treinador que em alguns jogos conseguiu colocar o Sporting a jogar à bola como não víamos à muito tempo. Se calhar também PREFERÍAMOS não estar a 10 pontos dos lampiursos, que ainda estivéssemos na Champions, que o nosso presidente já estivesse mais maduro, que não falasse tanto e/ou que nunca errasse…
Bem a realidade não é essa e apesar das nossas PREFERÊNCIAS o que TEMOS QUE SABER é que se o presidente vai tirar pelos reais interesses do SPORTING, e vai lutar sempre pelo melhor para o clube.
Não sei se MS vai ficar ou se vai sair o que sei é que aconteça o que acontecer vou estar com o Homem que nos devolveu o Sporting Clube de Portugal!!
Um abraço a todos.
26 Dezembro, 2014 at 18:08
Resumes e bem o que se tem passado!
No entanto, há muita coisa sobre este caso do treinador que não sabemos… Vamos aguardar serenamente…
E sempre , mas sempre a limpar o sebo a esses cogumelos que ‘pululam pela blogosfera leonina’ a tentarem dividir-nos…
SL
26 Dezembro, 2014 at 17:56
É extraordinário a facilidade com que se forma opinião sobre um assunto sem conhecer minimamente os seus fundamentos…
A acontecer a dispensa do MS alguém aqui sabe os seus verdadeiros motivos? Como é que eu posso avaliar se uma decisão destas é ou não a correcta, se desconheço o que a justifica?
“Ah, é um tiro no pé, e tal…” – de certeza? De certeza que o “tiro no pé” não foi assinar um contrato de 4 anos?
“Ah, os resultados não são nada de especial, bem se pode ir embora…” – os resultados? Mas alguém acredita que se o MS for dispensado é por causa dos resultados?
Foda-se, que anda tudo a comer rabanadas maradas…
26 Dezembro, 2014 at 17:57
já tinha deixado algo parecido mais acima… 🙂
26 Dezembro, 2014 at 17:58
Voltamos à questão da comunicação, uma vez mais, é o que é…
26 Dezembro, 2014 at 17:57
dias muito húmidos….
degradacao da massa florestal…
ambiente propicio ao aparecimento de …????… eles andem aí… eheh
Cherba, ajeita aí a frigideira, poe o lume brando, e vamos ter um fartote de acepipes…
26 Dezembro, 2014 at 17:58
No fundo nem sei bem o que dizer.
1.º ainda não acredito…
2.º penso muitas vezes no César Millan com as teorias dos cães e dos reflexos dos donos e vice versa… Quero esperar pela confirmação oficial e pela explicação, porque de tanto ler já não sei nada. É estado de guerra permanente dos contra e a favor. Os cães e os donos vem a propósito de dizer que se o BdC se passou, friso se ele se passou, não é mais que o reflexo de certos comentários de malta que se diz do Sporting. Há uns que andam aí na blogosfera cheios de moral a dizer que é o funeral dele… no fundo não são muito melhores que um possível passanço do presidente. Somos todos do Sporting, até os deslocados da realidade e os que batiam palmas às contratações de “jogadores internacionais experientes” com tendões e músculos presos por agrafos… Quando o Bettencourt vendeu o porco moutinho não foi esta chinfrineira!
Está tudo num histerismo do caralho, parece que vai acabar o mundo… sosseguem as passarinhas! Pena não andar a o Bud Spencer a dar murros na cabeça para pôr alguns a dormir.
Sporting até morrer!
p.s. – O 7-1 já vai em 9-1 com mais este comentário
26 Dezembro, 2014 at 18:10
desculpa lá mas este vale por 3… já deve de ir para aí em 10-1, ahahah
26 Dezembro, 2014 at 18:18
lol
Ao menos algum humor…
Há ai malta que não pode ouvir as palavras Bruno de Carvalho e Marco Silva no mesmo texto, senão começam em histeria como estes…
https://www.youtube.com/watch?v=ItnpmB8bHEo
SL
26 Dezembro, 2014 at 18:04
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, Declaração de Intenções: não sou pró-Bruno de Carvalho nem pró-Marco Silva; sou pró-Sporting Clube de Portugal. Desde que sou sportinguista (desde que nasci, portanto) já passaram “por mim” vários Presidentes e muitos mais treinadores. A minha lealdade é apenas para com o Clube.
“Onde Há fumo há fogo”. Inicialmente não queria acreditar que o litígio que anunciaram existir no interior do Clube efectivamente existe. Pensei que, mais uma vez, era a CS a extrapolar, para vender jornais. E a extrapolar de declarações de ambos intervenientes que nunca julguei (já lá irei) capazes de levar a um extremar de posições. No entanto, tudo indica que algo de muito errado se passa. Esperarei, obviamente, o desenrolar dos acontecimentos, mas estou algo preocupado com tudo isto (afinal, se não existisse nada, já alguma mensagem “oficial” tinha sido anunciada nesse sentido…)
É verdade que a época desportiva do SCP não tem corrido muito bem. Se é um facto positivo ainda nos encontrarmos em todas as competições, é no entanto indesmentível que o nosso lugar no campeonato sabe a pouco. A muito pouco.
Mas daí a se justificar tamanha “novela” vai uma grande distância. Enorme, mesmo.
Não me é inconcebível despedir-se um treinador antes de acabar a primeira volta do campeonato. Já houve quem despedisse treinadores no defeso, após a primeira jornada do campeonato, etc., etc.. É-me, sim, inconcebível a forma como toda esta novela surge (se, efectivamente, existir). E isto porque:
1- Quem defende o Grupo de Trabalho é o treinador. E não o Presidente. E mal é se um treinador não o faz.
Como já aqui escrevi anteriormente, o Marco Silva não vai acabar a carreira de treinador no SCP. E mal era para o mesmo (e para a mesma) se não procurasse demonstrar a sua personalidade, vontede e liderança.
E se o Presidente decidiu (não sei bem porquê) PUBLICAMENTE zurzir (directa ou indirectamente, o efeito é o mesmo) no plantel e no treinador deu azo a que o Treinador e Líder do Grupo de Trabalho fizesse o mesmo. De uma forma muitíssimo mais atenuada, acrescenta-se. Não respeitaria o Marco Silva se não o tivesse feito. Nenhum de vós o faria, se conseguissem transpor a situação para as vossas empresas, os vossos grupos de trabalho e as vossas chefias. Se o meu Administrador dissesse em público (digamos, no almoço de Natal da empresa) que o meu Departamento estava em sub-rendimento, que tinha todos os meios necessários e estava em subprodução, mal era se o meu Director não se levantasse nesse preciso momento e dissesse qualquer coisa como estarmos a fazer o máximo atendendo aos meios que dispúnhamos, etc., etc..
2- O Presidente NÃO SE PODE INGERIR no trabalho do Grupo. Não são as suas funções nem recoheço a qualquer Presidente de Clube competências técnicas e/ou comportamentais para aquilatar qual o melhor esquema táctico, quem deve jogar ou não, quem está em melhor forma ou não, etc., etc… Da mesma forma não pode um Presidente de um Clube falar em praça pública de políticas ainda não conversadas com o Treinados (leia-se, mercad de Inverno).
3- No entanto, não considero que, mesmo tendo sido despropositadas, as afirmações do BdC tenham sido assim tão graves como que para o MS se sentir gravemente melindrado.
DA MESMA FORMA, não vejo gravidade nenhuma no que o MS disse/respondeu.
4- SE a Direcção pretende a desvinculação do MS por entender que o seu perfil não é o mais adequado, só estará a assumir o erro da sua contratação (deveriam ter pensado nisso antes).
SE a Direcção pretende a desvinculação do MS por entender que a época está a correr mal, novamente erra. Não se contrata alguém por quatro anos para despedir passados 6 meses QUANDO o SCP não está assim tão mal quanto isso.
SE a Direcção pretende a desvinculação do MS por entender que ele feriu intoleravelmente o respeito pela hierarquia e a lealdade ao Presidente, bem, aqui já estaremos a entrar no foro psiquiátrico. E aqui o BdC “fica mal na fotografia”.
5- Fala-se de muita coisa que o MS terá feito. Boatos sobre Fundos, Rojo, convocatórias, etc.. Parece-me muito estranho que alguém que chegue da forma que chegou ao SCP tenha de imediato “aberto as hostilidades”. Mas aguardo confirmações/negações.
6- O Marco Silva é contratado. É-lhe dito que o plantel é este (fora algum negócio “de última hora”); que não há possibilidade de reforços sonantes; que os objectivos são estes e acoloutros; que se deve apostar na formação; que o dinheiro não abunda.. O Marco Silva aceita (inclusivamente o facto de ter de “deixar cair” uma competição), eventualmente tendo apresentado um projecto para 4 anos (que é normalmente o que se faz, nem que seja para conjugar com a duração do vínculo contratual). E após seis meses acontece esta merda?
7- O Presidente deve gerir o Clube. O Treinador deve gerir o Grupo de Trabalho. Sem misturas. O report entre ambos deve ser feito de forma funcional, organizada, ponderada, cordata, E INTERNAMENTE.
Aguardemos….
SL
26 Dezembro, 2014 at 18:08
Faço minhas as palavras do Trolha.
26 Dezembro, 2014 at 18:11
Não podia estar mais de acordo, é isso mesmo que penso também!
26 Dezembro, 2014 at 18:23
Concordando com muito do que escreveste, discordo totalmente dos pontos 2 e 3…
Relativamente ao ponto 2 … Então mas não sabes que o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Dr Bruno de Carvalho, é também o Presidente da SAD do SCP???
Sendo a SAD leonina quem gere o futebol do SCP é mais do que normal que o Presidente possa opinar sobre o futebol profissional do clube de Alvalade.
Relativamente ao ponto 3 … Mas achas normal um treinador estar a mandar recadinhos e indirectas ao Presidente do SCP pela comunicação social???
26 Dezembro, 2014 at 18:56
Caro Xupa-me as Peles,
Quanto ao Ponto Dois: Se o Caríssimo acha “normal” o comunicado do BdC que, aparentemente, despoletou toda esta cena, então aí temos que divergir.
Ponto Três: Acho. Já o disse acima: quando o Grupo de Trabalho e o Treinador são “atacados” através de plataformas públicas, devem ser defendidos através do mesmo meio. Não esperava outra coisa do MS. Ou de qualquer outro Líder.
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:37
Atacar o Presidente do próprio clube e SAD???
Vai-me desculpar mas, discussões estéreis é noutra secção…
26 Dezembro, 2014 at 19:51
Caro XAP,
Por favor cite o “ataque” do treinador ao Presidente.
SL
27 Dezembro, 2014 at 1:01
Mas o Marco é líder? Líder é o presidente.
Mas algum treinador no porto tem tomates para se meter com o bufas ?
Ah é verdade houve um mas esse acabou com tochas debaixo do carro.
Eu no meu trabalho se um superior se meter comigo indirectamente não mando as bocas pela mesma via mas na cara.
Talvez tenha estofo para isso outros não, é a vida haja quem tenha tomates outros fazem bicos para manterem os empregos ou respondem a marco.
Nunca na vida um treinador possa estar acima do presidente era o caos total.
Será que o Marco é tão inocente assim ?
27 Dezembro, 2014 at 1:01
Mas o Marco é líder? Líder é o presidente.
Mas algum treinador no porto tem tomates para se meter com o bufas ?
Ah é verdade houve um mas esse acabou com tochas debaixo do carro.
Eu no meu trabalho se um superior se meter comigo indirectamente não mando as bocas pela mesma via mas na cara.
Talvez tenha estofo para isso outros não, é a vida haja quem tenha tomates outros fazem bicos para manterem os empregos ou respondem a marco.
Nunca na vida um treinador possa estar acima do presidente era o caos total.
Será que o Marco é tão inocente assim ?
27 Dezembro, 2014 at 1:02
Mas o Marco é líder? Líder é o presidente.
Mas algum treinador no porto tem tomates para se meter com o bufas ?
Ah é verdade houve um mas esse acabou com tochas debaixo do carro.
Eu no meu trabalho se um superior se meter comigo indirectamente não mando as bocas pela mesma via mas na cara.
Talvez tenha estofo para isso outros não, é a vida haja quem tenha tomates outros fazem bicos para manterem os empregos ou respondem a marco.
Nunca na vida um treinador possa estar acima do presidente era o caos total.
Será que o Marco é tão inocente assim ?
26 Dezembro, 2014 at 18:46
desculpa lá Livramento, mas nao vi o Presidente a ingerir-se no trabalho do grupo…(estás a dar eco á CS)…
o presidente disse que os jogadores e toda a estrutura, (pontualmente, no jogo de guimaraes e os B, no jogo com o atlético), nao foram dignos de representar o clube…
isso nao é ingerencia, isso é lembrá-los da sigla do clube= Esforco, Dedicacao, Devocao..quantos de nós dissemos exactamente o mesmo? basta ver os comentarios a esse jogo…
e quando aquele que deve ser responsavel, como tu dizes, vem com ah e tal levantar a cabeca, ah e tal nao correu bem, ah e tal rebébéu pardais ai ninho, é o que o Presidente chama de desculpas romanticas e clichés…
nao vi até agora nada que leve a pensar que isto tudo tem a ver com competencias técnicas, tem a ver com atitude que é exigida agora a quem representa o SCP…quem acha que nao tem arcaboico para essa exigencia, a porta é a serventia da casa…
26 Dezembro, 2014 at 19:08
Caro Fernando “Peyroteo” Silva,
Ingerir no grupo de trabalho? Sim, quando se diz, por outras palavras (e sem conversar com o Treinador sobre isso) que “se se pretende reforços, que se use os jogadores da equipe B”, parece-me evidente.
Quanto à questão da “dignidade” na representação do Clube, acho expressão demasiado violenta para ser usada constantemente (pelo menos em dois comunicados já).
E quanto ao discurso do responsável, que é que ele poderia dizer senão os clichés habituais? Que não continuamos na Liga dos Campeões porque os centrais foram desbaratados e tem-se que jogar com Sarrs e Maurícios em vez de Rojos e Diers? Que das 13 (salvo erro) contratações não há uma de jeito para titular? Que se está sempre a sofrer golos de bola parada porque a defesa é uma merda?
Eu também gostaria de ouvir do Marco Silva um discurso mais enérgico e incisivo. Mas compreendo que, NA DEFESA DO GRUPO, não o use.
O ano passado o LeoJardim não andava sempre a dizer as bacoradas de “o que interessa é o projecto (ou o conceito, ou lá o que era)”?
Volto a dizer: o SCP está a atravessar um período EXCEPCIONAL. O Marco Silva bão pode ter um discurso “a la BraveHeart” com a equipe que tem para por a jogar.
Com isto, note-se, não estou a desculpar o lugar no campeonato. O SCP NÃO TEM o QUINTO melhor plantel. Tem o TERCEIRO. “Pole position” e “ambicionamos o título” que se lixem, que nunca foi verdade.
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:29
“O Marco Silva bão pode ter um discurso “a la BraveHeart” com a equipe que tem para por a jogar.”
Livramento, ve-se que voce é um excelente “motivador” de pessoas…
deve ser a dizer que desde agosto que anda a pedir jogadores ao Presidente, que ele motiva aqueles que lá tem…
13 contratacoes??
agora tambem já contam aqueles que eram para “trabalhar” até estarem prontos a entrar na equipa??
em relacao ao ano passado perdeu-se um central, (dier jogava esporadicamente), veio o P.Oliveira, saiu o Wilson entrou o NanI, e a culpa é das contratacoes??
estou á nora agora….
e como é que se sabe se as contratacoes sao falhadas? só porque o Marco nao as poe a jogar? bem se o Mauricio, nao calha a ser expulso , a esta hora o P.Oliveira tambem ainda era uma contratacao falhada…certo? seguindo a sua lógica é o que parece…Rossel, Tanaka, … sem oportunidades, como é que podem ser chamados de falhados??
Tanaka, por exemplo, joga 2 vezes, e 2 vezes desbloqueia o jogo… prémio? bancada no proximo jogo…qual a lógica??
26 Dezembro, 2014 at 20:51
Caríssimo,
Sou da opinião que o plantel do SCP do ano passado não era suficiente para ser um sério pretendente ao campeonato este ano.
Deveria, assim, e a meu ver, ser reforçado.
Entrou o Nani. Fora ele (que veio no “negócio Rojo”), chegaram mais 13 ou 14 novos jogadores. Nenhum, a meu ver, uma mais-valia comparado com o que tínhamos o ano passado.
Por isso é que falo de “contratações falhadas”.
Se a perspectiva fosse: “pessoal, vamos contratar jogadores para o médio/longo prazo, não exijam muito dos mesmos”, então eu não teria qualquer problema.
Quanto ao Tanaka, tem o Caro Fernando “Peyroteo” Silva TODA a razão. Não percebo como é que se passa do mais concretizador avançado do defeso para espectador de bancada…
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:30
e quando um sportinguista” ” diz que temos o 3o melhor plantel,,, vou ali, já venho…
26 Dezembro, 2014 at 20:52
Caríssimo,
Por favor explique-me como o plantel do SCP é superior ao dos andrades e dos milhafres….
Ah, e enquanto o faz, por favor tenha em mente que estive em Moreira de Cónegos…
SL
26 Dezembro, 2014 at 23:57
foda-se, ainda admito que ponhas o plantel do porco a frente (em termos de custo) mas o do carnide…
e pronto, tendo essa opinião, para mim, é impossivel discutir qqr outro ponto com alguem….
no entanto, gostaria de rebater algumas afirmações
“Se a perspectiva fosse: “pessoal, vamos contratar jogadores para o médio/longo prazo, não exijam muito dos mesmos”, então eu não teria qualquer problema.”
essa é a perspectiva.
no plantel do ano passado foram identificadas 3 lacunas graves por todos os adeptos:
alternativa p a lateral dir » falhada» geraldes (apesar de muitos exigirem que fosse o Esgaio, mas depois de Londres, já nao pode ser o Esgaio…)
alternativa p a esq » feito, o J. Silva, a mim nao me enche as medidas, mas parece ser consensual
alternativa para a posição 6 » feito , se é bom ou não, é uma incognita…. nao joga….
depois ainda:
opção para posiçao 10 » conseguida » sei que o JM não é o Zidane, mas nós tb nao temos o $ do Real Madrid
opção para ala\extremo » Nani» need to say more?
(aproveito para agradecer ao MS a insistencia em manter o Carrillo, só espero que nao tenham o mesmo agente, se não vai haver aqui muita especulação….)
nao sera demais repetir que manteve se o 11 titular do ano passado, excepçao do Rojo e sabemos porque. e garantidamente, nao foi facil!
há neste momento um lacuna grave identificada por todos, o centro da defesa (ressalvo que aidna bem que esta direcçao foi buscar o P. Oliveira!!!), mas era suposto termos, pelo menos o Rojo.
“Ingerir no grupo de trabalho? Sim, quando se diz, por outras palavras (e sem conversar com o Treinador sobre isso) que “se se pretende reforços, que se use os jogadores da equipe B”, parece-me evidente.”
ah ah ah ah ah, primeiro,, ?sem falar com o treinador?? foda-se mas acha que o MS soube disso na mesma altura que nós?? paciencia, arre.
E dizer a um funcionario com o que ele pode contar para trabalhar é ingerir?!?! foda-se, ahn? !
só eu é que acho o ponto 4 uma patetice pegada?!?!
“4- SE a Direcção pretende a desvi…..só estará a assumir o erro da sua contratação (deveriam ter pensado nisso antes).”
errar, todos erram.,
“SE a Direcção pretende a desvinculação do MS por entender que a época está a correr mal”
onde é que isto foi inferido?!
“SE a Direcção pretende a desvinculação do MS por entender que ele feriu intoleravelmente o respeito pela hierarquia e a lealdade ao Presidente, bem, aqui já estaremos a entrar no foro psiquiátrico. E aqui o BdC “fica mal na fotografia”.”
foro psiquaitrico, porque?!? se realmente “feriu intoleravelmente o respeito pela hierarquia e a lealdade “, do foro psiquatrico seria não correr com ele!!!!! só ficaria mal, pois reportava ao erro de casting
“… época desportiva do SCP não tem corrido muito bem. .. o nosso lugar no campeonato sabe a pouco…se justificar tamanha “novela” ..como toda esta novela surge”
a unica coisa que ouvi o presidente contribuir para esta novela foi exactamente que o lugar do SCP nao era o da altura, de resto, falou depois de exibiçoes com atitudes sofriveis….ATITUDES, não resultados. Aliás, é preciso uma certa desonestidade nao lembrar que o MS estava em contestação ao fim de 4 jornadas e veio o BdC acalmar as hostes… aí nao fez mal em ingerir no futebol LOLada do pénis!!
Mais, no fim do jogo com o Moreirense, não era com o BdC que os adeptos estavam fodidos… incrivel como tudo muda com uns “ventos\peidos” da CS.
E pronto, cansei…. mas há tanta mais incoerencia e patetice no que escreveu ….
PS: a declaraçao de intençoes é descabida… afinal não somos todos?? antes do Bruno já eramos todos do SCP
26 Dezembro, 2014 at 19:00
Sem querer discordar, acho a última parte demasiado idealista. As coisas deviam ser:
“7- O Presidente deve gerir o Clube. O Treinador deve gerir o Grupo de Trabalho. Sem misturas. O report entre ambos deve ser feito de forma funcional, organizada, ponderada, cordata, E INTERNAMENTE”.
A questão na vida é sempre a mesma… do ideal ao real vai uma distância incomensurável.
Eu gostei do comentário mas acho que devia ser mais “deixem trabalhar no convento quem lá está dentro!”.
Porque (por mim falo) não sei nada do que se passa no interior do Sporting… quem diz que o presidente se mete no trabalho do treinador e vice versa?
Relembro apenas um caso que me parece complexo suficiente para se perceber o que é o ideal e o real… Izmailov antes do atl. madrid…
Tinha dores no joelho não queria jogar, vem o médico e diz que ele está apto, o treinador quer metê-lo a jogar… o que fazer? Obrigá-lo porque tem um contrato? O treinador falar com ele a bem? O presidente pode-se meter? Neste caso tinhamos direções de bancada presidencial que nem nisso se metiam… o Costinha encostou-o e muito bem na minha opinião, por mais que ele fosse fundamental naquele jogo.
Há uns anos lembro-me do Paulo Sousa jogar no Inter, tiveram uns quartos de final contra o Manchester para a champions. Lá o united ganhou 2-0 http://www.footballdatabase.eu/football.coupe.manchester-united.inter-milan.10653.en.html. O paulo sousa em itália, na segunda mão, disse à CS que não acreditava que o inter (a sua equipa) desse a volta… resultado, o treinador não o convocou… a justificação foi que ele não acreditava. E num caso destes? Paulo sousa a ganhar balúrdios diz uma coisa, que provavelmente foi da boca para fora e não é convocado. Pode o presidente intervir? Dizer que são milhões em jogo e que o jogador depois de estar no campo e se o inter até marcasse na primeira parte a equipa acreditava?
Desculpa a dissertação, concordo com o comentário mas acho difícil definir o papel de um e de outro quando fazem parte da mesma estrutura. As coisas não são estanques e eu (por mim falo) não conheço os contornos das dinâmicas da relação… estou a fazer o papel de advogado do diabo de BdC porque acho que não se sabe bem ao certo em que é que ele se meteu… parece conversa remastigada.
SL
26 Dezembro, 2014 at 18:05
Quanto tempo um gajo teve de esperar por um comentário destes! Subscrevo-o e não comento rigorosamente mais nada acerca do tema treinador.
Presidente, faça o que entender, confio em si!
26 Dezembro, 2014 at 18:14
Muitos de nós é isto que temos dito … E o resto são ‘peaners’ (como dizia o outro)…
26 Dezembro, 2014 at 18:59
+1
26 Dezembro, 2014 at 18:11
Infelizmente a CS está a ganhar esta batalha. Este post do 7-1 e o do Assenza no forum do Sporting deveriam de alguma maneira se tornar virais para espetarmos nos cornos de alguns que se dizem do Sporting. Dos adeptos dos corruptos e dos neo corruptos nem vale a pena argumentar contra eles, eles fazem o papel deles.
26 Dezembro, 2014 at 18:11
PARECE QUE TÁ MESMO CONFIRMADO!!!
O ano acaba a 31… (bye bye 2014)
26 Dezembro, 2014 at 18:52
confirma-se.
há impostores neste blog a dar com pau (e com um pau na boca é que eles ficavam lindos e calados)
26 Dezembro, 2014 at 18:14
Aproximamo-nos de um triste final para esta historia…
Como é que, em pouco mais de 6 meses, passamos de um estado de alegria pela contratação de um treinador muito promissor, para um um estado de auto destruição?
Nem vou começar a atirar as culpas ao MS ou BdC… não sei quem é o culpado disto!
Mas será que não havia mesmo forma de ultrapassar as divergências? Serão assim tao grandes e fracturantes?
26 Dezembro, 2014 at 18:16
https://www.youtube.com/watch?v=2442N0-UY08
triste sina a nossa
espero que n venha a significar o mesmo
26 Dezembro, 2014 at 18:19
já?
26 Dezembro, 2014 at 18:23
ainda aqui andas?
26 Dezembro, 2014 at 18:52
andas aqui à procura de pau para fazer um chupa-chupa?
26 Dezembro, 2014 at 18:18
E se foi o treinador a assumir que não tem condições para gerir o SCP? Ou que não tem a confiança dos jogadores?
Não sabemos de nada e estamos para aqui a comentar hipóteses e adeizar-nos ‘envenenar’ por conversa de cogumelos e pasquins???
Keep calm and … drink SAKÉ!
26 Dezembro, 2014 at 18:24
sim
espero bem que n aconteça e que n venha a significar o mesmo
mas é sempre bom em situações destas recordar a historia para que se reflicta bem e pondere-se todos os factores para n cometer erros do passado
continuo a acreditar que se acontecer existirá uma explicação lógica para tal.. mas sinceramente escapa-me
aguardemos
viva o scp
26 Dezembro, 2014 at 18:50
Já agora, o que é que o ‘zé de setúbal’ tem a ver com o ‘marco do estoril’???
É que este último leva quase meia época a treinar o SCP, e o outro nem os pés meteu na Academia…
Logo, a partir daqui, tudo o que referiste é … ZERO
26 Dezembro, 2014 at 18:58
por acaso n meteu pq n existia..
pq ele foi adjunto no scp na equipa tecnica de Sir Bobby.
mas isto é simplesmente um alerta para a necessidade de se reflectir bem num momento como este para que n se cometam erros. nessa altura perdemos a oportunidade de contar com um treinador que se viria a revelar um dos melhores o mundo
isto n é sequer uma comparação do marco com o mou
26 Dezembro, 2014 at 19:35
Isso é como o resto que por aqui escrevinhaste, conspurcaste… NADA
26 Dezembro, 2014 at 18:28
Se for beber sake por toda a estupidez que já li aqui e afins, coitado do Sampaio, hoje fica sem stock…acima de tudo e de todos SPOOOOOOOOOOOOORTING.
26 Dezembro, 2014 at 18:26
http://expresso.sapo.pt/marco-silva-nao-foi-notificado-pelo-sporting=f904053
26 Dezembro, 2014 at 18:27
Eu hoje tenho estado muito comentadeiro. Mas esta questão está a deixar me nervoso. As minhas desculpas
Vou agora para uma reunião e quando chegar a casa vou colar me na Sporting TV.
Posso estar a ver a coisa mal , mas estou confiante. Penso que está é uma crise de crescimento.
BdC vai aprender com os seus erros (que para mim são os 4 anos de contrato). O barco pode abanar mas vai sair mais forte.
A todos um fantastico e maravilhoso ano de 2015.
Viva o Sporting Clube de Portugal
26 Dezembro, 2014 at 18:33
BREAKING NEWS – MARCO AFINAL VAI FICAR, PARECE QUE O BDC O VAI ANUNCIAR NA SPORTING TV
26 Dezembro, 2014 at 18:37
Tristeza do caralho ó histérico…
26 Dezembro, 2014 at 18:50
seu garoto atrasado mental, isto SÓ QUER DIZER QUE BDC NAO TEM DINHEIRO PARA O DESPEDIR
histérico muitas vezes é o presidente com quem tu tens sonhos molhados
26 Dezembro, 2014 at 19:04
AhaAhahah, excelente! Se o Marco não sair está aqui outra linha de “raciocínio” para os manhas desta vida debitarem: “só não o despediu porque não tem dinheiro”.
Eu ajudo :”ao contrário dos tempos de abundância e sucesso em que se pagavam ordenados a 4 ex-treinadores ao mesmo tempo, hoje, o Sporting depauperado pelo garoto aventureiro, não tem dinheiro nem para despedir um treinador.”
Ahahah
26 Dezembro, 2014 at 19:04
Qual é o problema de eu ser atrasado mental?
26 Dezembro, 2014 at 19:34
Isto só quer dizer é que NÃO ÉS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Por isso resume-te à tua insignificância, finge que vais cagar e … desaparece!
26 Dezembro, 2014 at 19:41
ouattara…
read my letters:
VAI-TA FODER PORCO SUINO!
26 Dezembro, 2014 at 20:24
volta pa caverna de onde saíste garoto lampião, papas tangas ás colheres, não só és brugesso, és acéfalo, como és burro como caralho.
põe-te nas putas, vê lá se a tua mãe trabalha hoje
26 Dezembro, 2014 at 23:00
Não é brugesso… é burgesso
Basco “O Leão atrasado mental profundo”
26 Dezembro, 2014 at 18:39
Na bosta diz que vai sair.
26 Dezembro, 2014 at 18:37
O melhor texto que li sobre este tema.
26 Dezembro, 2014 at 18:52
Se estas merdas de notícias forem mentira, garanto que vou rebentar com as fuças dos jornalistas!!!!!
26 Dezembro, 2014 at 18:53
+1 e isso era bom sinal
26 Dezembro, 2014 at 18:54
Eu confio na direcção do SPORTING.
Se o MS sair a direcção vai escolher um treinador que garanta resultados.
Nunca vi tanta histeria com a saída de um treinador.
Há muitos que são do MS de Portugal e não do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
26 Dezembro, 2014 at 19:06
Levantei-me da cadeira e estou a bater palmas.
26 Dezembro, 2014 at 18:57
Algum link para a SportingTV?
26 Dezembro, 2014 at 18:59
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
26 Dezembro, 2014 at 18:59
Alguém viu a entrevista do José Eduardo agora à RTPN? A coisa está negra lá dentro e segundo ele o cancro é mesmo o MS… Aguardemos…
26 Dezembro, 2014 at 19:05
Vi agora.
Dano colateral da guerra com os fundos.
Zé Eduardo: BdC foi demasiado tolerante, MS já devia ter saído.
Venha o próximo.
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:02
Zé Eduardo na Rtp:
Marco Silva segue uma agenda dele e não quer o Sporting
Não está interessado em ficar no Sporting, esta é uma verdade que os sócios têm de saber.
A equipa está dividida, há problemas muito graves (sobre o apoio do plantel ao Marco)
Se calhar MS devia ter saído antes, o presidente foi muito tolerante
26 Dezembro, 2014 at 19:03
Obrigado, NFA.
26 Dezembro, 2014 at 19:04
presidente na SCP TV
26 Dezembro, 2014 at 19:04
BdC na SportingTV
26 Dezembro, 2014 at 19:06
BC em directo na Sporting TV agora.
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:09
Falem agora abutres…. até o presidente fica incomodado com a reacção de alguns “ditos” sportinguistas.
Acordem….. e deixem de engolir tudo aquilo que lêem.
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:10
o grande problema entre o presidente do SCP e o Marco Silva chama-se Doyen e Carlos Gonçalves. por tudo o que se já fez no Sporting não é admissivel que venha agora um Marco qualquer do Estoril estar mais interessado nos negócios com o seu empresário do que no próprio Clube.
Todos os reforços pedidos para Janeiro tinham em comum o nome do seu empresário. Também os reforços pedidos no Verão seguiram o mesmo critério.
Chegou-se ao ridículo do Marco Silva indicar um jogador por 6 milhões de euros (completamente fora de qualquer orçamento), que depois viria a ser vendido pelo Carlos Gonçalves por 1,5 milhões.
Neste momento, Marco Silva aposta tudo no recebimento da indemnização.
Na passada terça-feira, enquanto o presidente tentou um entendimento em reunião, Marco apresentou-se de forma desrespeitosa, que até os seus adjuntos estavam surpreendidos.
Esteve marcada uma reunião posterior a essa com o diretor desportivo e outras pessoas ligadas ao Sporting, confirmada pelo Marco, e desmarcada em cima da hora. Julgo que resume o seu estado de alma.
O fantoche, comandado pelo seu empresário. Vejam as declarações do seu empresário. “marco doa a quem doer”; “marco contra tudo e contra todos”.
26 Dezembro, 2014 at 19:13
Bruno desculpa lá perguntar-te mas como é que tens essas insides?
26 Dezembro, 2014 at 19:14
a entrevista é gravada Ioshi 🙂
26 Dezembro, 2014 at 19:16
É que eu estou a ouvir o BdC e ele nao transmite nada disso.
26 Dezembro, 2014 at 19:37
O Marco Silva está lá para treinar e não para fazer negociatas com o empresário. E mais nada.
Se não está lá só para treinar, então o Presidente que limpe de uma vez por todas a merda da Doyen de Alvalade. Acho que todos os Sportinguistas que querem o bem do Sporting (e sublinho esta última frase) apoiam incondicionalmente a decisão, seja ela qual for.
26 Dezembro, 2014 at 21:08
Mas quem és tu e com MP tens acesso a tanta informação?
Também posso inventar o que bem quiser sobre quem quiser?
26 Dezembro, 2014 at 19:10
O Presidente está a falar na Sporting TV
http://www.camisola12.be/CANAIS-TV/sportingtv.html#
26 Dezembro, 2014 at 19:12
Antes de mais…dizer que não desgosto do MS e que ele é e será o meu treinador…enquanto tiver a confiança da Direcção…
Continuo a apoiar esta Direcção, mesmo reconhecendo que o Presidente aqui ou ali poderia ter actuado de outra maneira…
Entendo que a Direcção “deve dar” se possível, os jogadores que o treinador pretender…mas não me esqueço que enquanto trabalhei…nunca escolhi as máquinas de escrever ou de calcular que o patrão colocou à minha disposição…e nunca deixei de fazer as minhas obrigações a contento…
MS é um funcionário do Clube e se sair (embora eu o não deseje)…outro irá para o seu lugar e passará a ser o “meu” treinador…
Continuo a achar que MS não deveria “ter respondido” em directo ao Presidente…afinal ele tem obrigações para com o Clube, que deve cumprir porque é para isso que lhe pagam…
Volto a afirmar que gostaria que MS continuasse…mas também não esqueço que “não teve engenho” para ultrapassar equipas em Alvalade que nos roubaram pontos…porque o nosso treinador não foi capaz de arranjar uma estratégia que contrariasse as actuações dessas equipas…e é para ganhar que MS está no Sporting…
Apesar de achar que algumas vezes falhou…eu nunca deixei de lhe dar o meu apoio…
Como já afirmei…continuo desejando que MS não saia…mas não deixarei de afirmar que mesmo que aconteça sair…
O Sporting vai continuar…
E eu…vou continuar a apoiar a Direcção do Clube…que como eu é do Sporting…!!
Agora vou aguardar…para ver em que ficam as águas…!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 19:13
EU QUERO VER AGORA OS P A N E L E I R O S TODOS QUE VIERAM AQUI HOJE, O QUE É QUE VÃO DIZER AGORA, PERANTE O FACTO DO PRESIDENTE DIZER QUE NÃO HÁ CRISE NENHUMA!!! logo, nunca esteve ninguém para ser despedido!!!
APAREÇAM AGORA, PANELEIROS!
onde andam o Paulo, o Diogo e esse lixo todo?
PRA PASQUINAGEM, CHUPEM NA BANANA!
BdC acaba de dizer que Marco vai orientar os treinos amanhã…
CHUPEM MAIS!
26 Dezembro, 2014 at 19:16
Esses agora nem na banana chupam, porque a mesma já está toda …cagada!!!
Deve ter tado enfiada nalgum dos seus orificios…
26 Dezembro, 2014 at 19:23
eu so n percebo uma coisa..
se o jose eduardo segundo o presidente foi um dos poucos que tentou unir qual o sentido daquilo que ele disse na rtp inf
n faz qlqr sentido
afinal de contas o ms nc esteve para sair
mas o ze eduardo que segundo o presidente tentou unir diz q a coisa esta preta por causa dele
n fiquei esclarecido
pelo contrário
mas ainda bem q ms fica
26 Dezembro, 2014 at 19:27
Não ficaste esclarecido?!?
Fodassssss, compreensão lenta? Surdo? Ou simplesmente fungiii?
26 Dezembro, 2014 at 19:33
n..
qual é a logica do presidente vir credibilizar o ze eduardo, e este ter afirmado q o MS é o cancro do SCP mas mesmo assim nc se passou nada?
n faz sentido
o bruno diz que o MS nc esteve em causa
mas também disse que o ze eduardo e o barroso foram dos poucos a tentar unir os sportinguistas
o ze eduardo vem dizer q o MS é o cancro
bate certo? tem lógica?
eu acho q n
26 Dezembro, 2014 at 19:46
e eu acho (acho não, tenho a certeza) que tu és uma puta, mandada por alguém que perdeu e quer recuperar o tacho, seja porque meios for, ou estas aqui a mando de um clube adversário que anda preocupado em desviar atenções pela desgraça que aí vem (para esse clube).
seja como for, acho que és uma puta!
e desculpa lá se estou a exercer o meu direito de opinião, assim como tu exerces o teu.
26 Dezembro, 2014 at 19:48
Mas tás a enviar algum sms? Não sabes escrever português? O google ajuda…
Em vez de poupares nas palavras que estás a escrevinhar, poupa-nos nos comentários e vai pregar para outra freguesia…
26 Dezembro, 2014 at 20:00
podes estar descansado que assim farei
infelizmente não é possível discutir nada seriamente
só se insulta
é pena
continuarei a vir diariamente ler o excelente trabalho desenvolvido pelo Cherba, mas comentar é realmente algo queestá esquecido
divirtam-se
e saudações aos que tentam viver o SCP e a tasca condignamente
fui
26 Dezembro, 2014 at 20:11
Fonixxxxxxx
Vai e não voltes…
26 Dezembro, 2014 at 20:14
Xupa-me as Peles: isso lá são maneiras de se falar com o Diogo Encornado?
Maneirinhas, maneirinhas…
26 Dezembro, 2014 at 20:14
Vai pela sombra abutre!
27 Dezembro, 2014 at 1:21
Abutres são vocês, parecem uma milícia popular. Que tristeza. Tenho a certeza que o próprio BdC teria vómitos de se aperceber do comportamento de gajos como vocês. Não há pachorra. Força, chamem-me lampião entre outros nomes. Se o comportamento de lançar caos da CS e de alguns arautos da desgraça é de meter nojo, o vosso não fica atrás. São gajos como vocês que sem se aperceber lançam a imagem de ditador ao presidente, parecem as milícias das claques pagas a droga para defender direcções corruptas. E uma direcção que tanto faz pelo Sporting, pela verdade, pela exigência, merece mais que comportamentos como o vosso. Tal como não merece o Cherba, ter o seu espaço de pluralismo conspurcado por um bando de arruaceiros a bater em tudo o que mexe, quais gorilas porteiros de discoteca, que ele não contratou…
Tenham dó
..
26 Dezembro, 2014 at 19:16
sabem qual a injustiça disto tudo? é estarmos a perder parte do 90% doas adeptos que apoiavam BC.
3 perguntas:
– porque não fez BC um comunicado a chamar nomes aos jogadores e a Jardim, depois da vergonhosa exibição na luz – depois do episódio da lã voadora?
– qual a razoabilidade de prescindir, AO FIM DE 6 MESES, de um treinador que foi contratado por QUATRO anos – um contrato a LONGO PRAZO?
– se a rescisão, ao que tudo indica, implicar custos (2 milhões que dariam para comprar um defesa central ou um ponta de lança) vai BC assumir responsabilidades pessoais nos impactos derivados da decisão?
.
votei BC e o meu apoio futuro depende das razões objectivas para a rescisão com MS (as afirmações conhecidas do treinador – “quando tenho de falar, falo cara a cara” não são suficientes para uma rescisão). O Sportinguismo está acima de qualquer presidente.
26 Dezembro, 2014 at 19:18
O MS fica.. Garantido agora pelo Presi
26 Dezembro, 2014 at 19:19
O Presi não disse isso.
Disse que MS amanhã orienta o treino.
26 Dezembro, 2014 at 19:22
Disse que era treinador do Sporting e Recomeça os treinos amanhã. Isto diz tudo
26 Dezembro, 2014 at 19:23
E que vai estar no banco em Guimarães.
26 Dezembro, 2014 at 19:24
E disse mais, disse também que irá dirigir a equipa em guimarães…
26 Dezembro, 2014 at 19:24
Não acho.
Se fosse para ficar tinha dito algo do género: MS é treinador do Sporting e vai continuar a ser…. 😉
26 Dezembro, 2014 at 19:26
E disse. “E treinador do Sporting e vai continuar, obviamente”
26 Dezembro, 2014 at 19:31
Então Maria…?
“Isso” é dos “sonhos” …de Natal…??
Bem, bem…!!
SL
27 Dezembro, 2014 at 0:09
“– se a rescisão, ao que tudo indica, implicar custos (2 milhões que dariam para comprar um defesa central ou um ponta de lança) vai BC assumir responsabilidades pessoais nos impactos derivados da decisão?”
ah ah ah ah 1 milhao por um central e outro por um ponta de lança,—- ah ah ah
já cá estão! chamam-se Sarr e Slimani (mas este agora já não vais lá por esse preço)
26 Dezembro, 2014 at 19:18
José Eduardo, antigo jogador do Sporting, confirmou que não há condições “nenhumas” para que Marco Silva continue à frente da equipa.
“Evitável seria quando contratámos Marco Silva. Acreditámos que era um projeto ideal para um treinador jovem, mas logo à partida deixou de ter essa condição. Pensei ingenuamente que era o homem ideal para o projeto mas não é”, comentou à RTP Informação.
“Marco Silva tem uma agenda própria, tem interesses próprios que não são os do Sporting. São os interesses de outras entidades, eventualmente do seu empresário. Tenho imensa pena de dizer isto porque quis defendê-lo até ao último momento, mas a verdade é que a vida continua. O Sporting vai ultrapassar esta crise e o Marco Silva é que põe o futuro dele em causa, porque se liga a interesses de gente que pretende destruir o Sporting. Estamos na presença de uma situação que não é tao simples quanto parecia”, acrescentou.
José Eduardo diz mesmo que a decisão já devia ter sido tomada: “Devia ter sido antes, o Bruno de Carvalho até foi demasiado tolerante face aos dados que tenho. Estou a dizer isto de plena consciência. O Marco Silva não está interessado em ficar no Sporting porque o projeto não é um projeto dele. Lamento que tenhamos sido enganados. Chegámos ao fim da linha, não há condição nenhuma para continuar. Não tem a equipa com ele. Essa é uma falácia, a equipa está dividida, há problemas muito graves. O projeto da academia nunca foi agarrado pelo treinador”.
26 Dezembro, 2014 at 19:27
Maria, essas declaração são de muito baixo nível
26 Dezembro, 2014 at 19:41
Contratamos? Mas ele rica alguma coisa?
26 Dezembro, 2014 at 19:41
Risca
26 Dezembro, 2014 at 19:19
Este episódio é muito triste. Por vários motivos. Não há treinadores insubstituíveis, muito menos o MS. Não é isso que está em causa.
O que está em causa é a estabilidade do Clube e do próprio grupo de trabalho. Despedir um treinador competente, apenas por uma frase menos feliz, parece-me algo excessivo. Despedir um treinador que defendeu o grupo de trabalho das criticas públicas do presidente, isso sim, é grave. Qual o treinador que não o faria? Foi longe de mais? Talvez. Faltou ao respeito ao Clube? Nem por isso. É claro que podem existir outros motivos. Mas não sabemos. O que sabemos é que despedir um (bom) treinador a meio da época é sempre mau para a equipa. Da última vez que o fizemos ficámos em 7º. E perdemos uma Taça de Portugal a brincar aos treinadores.
Às vezes há que colocar os interesses do grupo/clube à frente das divergências pessoais. Parece-me que é claramente o caso.
26 Dezembro, 2014 at 19:19
Obrigada Bruno, eu tinha esperança que não me deixasses mal
26 Dezembro, 2014 at 19:20
Ora tomem na peida
26 Dezembro, 2014 at 19:20
Imperou o bom-senso!
A devida vénia ao nosso presidente!
26 Dezembro, 2014 at 19:22
Para todos os que continuam a comentar esta merda toda, deviam era estar a ouvir o Presidente.
Continuem a ler as merdas que vêm na cs, continuem a ver programas de merda na tv….bando de otários!!!
E chega de merdas de links ranhosos aqui!
26 Dezembro, 2014 at 19:24
APOIADO!
26 Dezembro, 2014 at 21:51
+1
26 Dezembro, 2014 at 19:22
Descomunicação sucial* encabada a sangue frio. Aguenta e não chora.
* de súcia.
26 Dezembro, 2014 at 19:23
As minhas conlusões :
BdC a dar a cara.
MS vai sair.
26 Dezembro, 2014 at 19:24
Parece-me que sim… mas também não será da forma que o MS quer…muito menos a comunicação social…
26 Dezembro, 2014 at 19:27
Claro. É para quem afirma que é impulsivo, não tem sangue frio, é tudo de cabeça quente.
Está a engolir um sapo do tamanho do mundo, pela estabilidade do Sporting.
Mas o que o José Eduardo afirmou é tudo verdade.
26 Dezembro, 2014 at 19:29
Como dizia o outro ” os cães ladram e a caravana passa”
Sporting Sempre!
26 Dezembro, 2014 at 19:28
Eu nao consegui “ler” isso, mas se sair será concerteza no fim da epoca.
No entanto, temos presidente, e temos treinador, e agora ta de aproveitar o que resta do Natal
26 Dezembro, 2014 at 19:29
Sairá mas não está época
26 Dezembro, 2014 at 19:33
tá e de ganhar a Taça de Portugal, no minimo ficar em segundo, fazer um brilharete na liga europa e que se fo** o resto!
26 Dezembro, 2014 at 21:59
+1
26 Dezembro, 2014 at 19:23
Hahahahahaha
26 Dezembro, 2014 at 19:26
Vamos ver quanto tempo abola e toda a comunicação social agora demora a falar sobre a entrevista e a cozinhar a nova história.
26 Dezembro, 2014 at 19:28
Isso agora é só depois de jantar… Pois isto deixou-os com as noticias que foram plantadas a navegarem na maionese…