[…] Agora, se me perdoam, e se tiverem paciência, seguem as minhas reflexões natalícias. Não quis publicar este texto no Dia de Natal, mas o mesmo só faz em grande medida sentido antes da decisão final sobre o treinador, que poderá muito bem ser tomada hoje, pelo que aqui vai. Aviso que o texto é longo, por isso dividi em partes, e claro, quem quiser passa à frente.
Tendo em conta, os recentes acontecimentos que rodeiam o Sporting Clube de Portugal, decidi fazer uma reflexão profunda, onde exponho factos e opiniões.
Parte 1) Os feitos obtidos e os erros cometidos pela Direcção:
Feitos: Reestruturação Financeira/Auditoria Financeira tal como tinha sido prometido e instauração de respectivos processos tal como obrigado pela Lei, perante os factos apurados/Todas as claques juntas no topo sul/Iniciativa 12º jogador/Aumento do nº de sócios para 120.000/De cerca de 700.000 likes no facebook para 1,6m (e nenhum deles foi comprado) /Sporting TV/Missão Pavilhão/Já ninguém nos chama “Porto B” ou fala em “belenização”/Iniciativa “Sócio num minuto”/ Ida à Champions League após anos de ausência (e todos sabemos como fomos eliminados nas Taças e o factor “nomeações”)/Fortalecimento de laços com o emergente mercado futebolístico dos EUA (acordo Sporting Kansas)/Entrada no mercado Angolano com academia em Viana, e protocolo com o 1º de Agosto/Aumento das assistências em casa e fora/Hóquei em patins como modalidade oficial/Recuperação dos passes dos jogadores (Cedric de 50 a 100%, William de 60 a 100%, Adrien de 30 a 50%, João Mário de 45 a 75%, Carrillo de 30 a 50%, Mané de 60 a 100%, Esgaio de 75 a 100%, Tobias de 30 a 50%, Chaby de 27,5 a 50%, Iuri de 70 a 90%, só para dar alguns exemplos)/De vendedores fracos para a maior venda da História do Clube, a 7ª e a 11ª/Negociação inteligente do contrato com L.Jardim que rendeu no mínimo 3 milhões/Melhorias no jornal Sporting e aumento de assinantes de vendas/As compras e vendas passaram a estar completamente descriminadas no jornal do clube/Após comportamentos menos próprios os jogadores foram devidamente castigados, acabando-se com a impunidade das vedetas (desculpas públicas de Ruben Semedo e Rojo)/Nova Loja Verde/Aumento das receitas com o novo patrocinador desportivo / Renovações com jovens com potencial com clausulas altas que blindam os jogadores de forma a evitar-se vendas como as de Ronaldo (William Carvalho, João Mário,Mané, Esgaio, Luis Ribeiro,Ponde, Chaby, Iuri, Tobias, etc.)/ Resolução positiva dos difíceis casos Bruma, Illori, Rojo, Dier, Miguel Lopes, Elias./Manutenção de todos os elementos do plantel para 2014/15, com excepção de Rojo e Dier (nas circunstâncias conhecidas) resistindo-se à tentação de vender as joias da coroa./Maior nº de pontos de sempre atingidos pela equipa B (70)/Regresso de Nani/ I Gala Honoris Sporting/Novas sinergias com os núcleos (com um Programa de TV dedicado, e refeições das equipas, com poupanças de custos)/ Futebol de praia como nova modalidade/ E continua, isto só de memória…
Sendo mais difícil aquilatar os erros, devido ao facto de estando longe me ser mais difícil observar as engrenagens profundas, diria a história da pole position (diferente de assumir candidatura sem obrigatoriedade de ser campeão), a ser verdade não percebo como abdicamos do dinheiro da Taça da Liga do Duque, as tiradas do Presidente por vezes por demasiado irónicas são tomadas como literais tornando-se alvo mais fácil de deturpações, má gestão do caso Lixeira a cair, pois tendo duvidas sobre se n devíamos ter sido mais intransigentes, a duvida sobre se íamos jogar ou não pareceu-me que desconcentrou algo a equipa, algumas contratações falhadas mas atenuado por baixos custos e com o beneficio de até serem vendidos não se poder aquilatar a correlação com valia desportiva e preço de venda, a Sporting Tv não está em modo fight resist como deverá estar no futuro, e com certeza mais que agora de memória me estão a escapar.
PERANTE TUDO ISTO, SÓ POSSO SENTIR TRISTEZA POR VER TANTOS SPORTINGUISTAS A COLOCAREM TUDO EM CAUSA, A “INVADIREM” O FACEBOOK DO SPORTING E A PÁGINA DO PRESIDENTE COM AMEAÇAS E INSULTOS POR CAUSA DA HIPOTÉTICA DEMISSÃO DE UM TREINADOR.
Parte 2) Analisemos agora, com a sempre dose de subjectividade que tal comporta, o trabalho de MS, após o que passaremos para uma análise FACTUAL:
2.1) Em primeiro lugar o plantel à sua disposição, em contraste com o ano passado.
GR: Igual
Lateral Direito: de Cedric e Piris a Cedric, M.Lopes, Esgaio e Geraldes ( incógnita): melhor.
Centrais: De Rojo e Mauricio titulares a P.Oliveira e Mauricio titulares: discutível se melhor ou pior). Suplentes: de Dier a Sarr, Tobias e Rabia (?): Dier melhor que Sarr, Tobias sem jogos, Rabia incógnita.
Lateral Esquerdo: Jefferson e Piris para Jefferson e Jonathan: melhores.
Trincos: de William sem alternativas a William mais Rossel: melhores.
Médios alas: Conservam-se Carrillo, Mané, Capel e Heldon. Sai W.Eduardo e Shikabala, entra Nani: melhores.
Médios Centro: Conservam-se Adrien e A.Martins. Saiem Margrão e Vitor. Entra João Mário e Slavchev (incógnita): melhores.
Avançados: Conservam-se Montero e Slimani. Entra Tanaka: melhores.
E da B, ainda se podem ir buscar valores como Wallyson, Iuri, Gauld, Sacko, Dramé, entre outros.
Do 11 titular tipo sai Rojo e entra P.Oliveira, sai A.Martins entra J.Mário, sai Capel entra Nani.
Conclusões:
Plantel e 11 base melhor apetrechado em 14/15 do que em 13/14.
Reforços de top: Nani, João Mário e P.Oliveira.
2ªs linhas de qualidade: Jonathan, Rossel.
Mais jogadores que por ainda não terem jogado, é tão justo fazer a sua avaliação, como a de P.Oliveira por uma tremideira de habituação na Holanda.
2.2) Vamos agora à avaliação do trabalho de MS:
a) Pré temporada:
Começou com uma vitória por 2-1 nos Açores, com golos de W.Eduardo e Shikabala;
Vitória na taça de Honra após uma vitória sofrida face ao Belenenses, e uma convincente frente ao Benfica.
Fomos para a Holanda onde vencemos os amadores do Aquiles, o Utrech e perdemos com o Twente.
Empatamos com a Lazio, onde na segunda parte as exibições de Slavchev e Rossel são muito elogiadas, com comentários do tipo “nem se notou a diferença”.
Na deslocação ao Egipto, novo empate e novo golo sofrido no último minuto.
No torneio Teresa Herrera, derrota por 2-0 com o Gijon da 2ª Divisão. Vitória face ao Nacional.
Após a derrota frente ao Gijon, lembro-me perfeitamente que o Presidente ficou no banco a meditar. Aí terão começado os problemas. Mas já voltaremos a esta questão.
b) Começa a “doer”.
Empate em Coimbra: com menos um MS não tira um avançado, deixando a equipa com menos um no meio campo (crítica unanime dos “paineleiros”).
Vitória no último minuto contra o Arouca: Nem no intervalo MS corrige a atitude de Nani em querer marcar todas as bolas paradas, o que terminou com um falhanço de penalty.
Empate aceitável na Luz.
Empate com o Belenenses em casa. O 2º avançado entra aos 81 minutos.
Empate com Maribor fora.
Sobe a contestação a MS, por utilizar o mesmo 11 de Jardim, pela insistência em A.Martins, etc.
Temos 4 empates e 1 vitória.
Bruno de Carvalho sai em defesa de MS e dos jogadores.
A equipa reage com vitória ao Gil Vicente, empate Porto casa, derrota honrosa Chelsea, vitória Penafiel fora, excelente eliminação do Porto na Taça, remontada roubada na Alemanha, vitória frente ao Marítimo, após início de segunda parte onde ia perdendo a vantagem.
Depois acontece a vergonha de Guimarães.
Nesta altura, para o Campeonato, já tínhamos perdido 10 pontos em 27 possíveis, tínhamos 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A equipa volta a reagir com vitória face a Schalke, empata com P.Ferreira, vitória Espinho, vitória Maribor, vitória Espinho, vitória Boavista (e a 5 de Dezembro, pela primeira vez sabemos o que é vencer, vencer, vencer), derrota Chelsea, avisos M.Silva sem efeito (empate Moreirense), avisos sem efeito MS (Taça sofrível). 2º comunicado do Presidente: Vitória. Respostas de Mané e MS.
Acrescem outros erros, ainda no domínio da minha subjectividade: golos no ultimo minuto, autogolos, bolas paradas, não substituição de Adrien no Nacional, demasiada rotatividade, escolhas incompreensíveis (MLopes por Cedric, Capel não é substituído ao intervalo em Londres), etc, etc., etc.
Vamos agora a FACTOS e conclusões:
Estamos em 5º lugar, a 10 do 1º. Estamos nos QF da Taça Portugal. Estamos na L.Europa.
Para o campeonato, ainda não vencemos nenhum clube acima do 9º lugar. As vitórias foram contra o 11º,12º, 13º, 14º, 15º e 18º.
Mas Antes da conclusão “final”, vejamos se o Comunicado do Presidente após Guimarães teve efeitos negativos nos resultados desportivos:
ANTES do 1º Comunicado (Vergonha Guimarães, 1 Novembro):
Total:
3 D
5 E
5 V
Ou seja, 38,4% de vitórias.
Só para o campeonato:
1 V
4 E
4 V
Ou seja, 44,4% de vitórias.
APÓS O COMUNICADO:
Total:
7 V
2 E
1 D
Ou seja, 70% de vitórias!
Só para o campeonato:
3 V
2 E
0 D
Ou seja, 60% de vitórias.
Totais de MS:
23 J. 12 V, 4 D. Ou seja, 52,1% de vitórias.
Uma breve comparação elucidativa:
% vitórias:
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
P.Sérgio: 52,6
Domingos: 54,2
Leonardo Jardim: 65.7
MS antes do Comunicado: 38,4
Sá Pinto: 50
Carlos Manuel: 45,4
“Inventem” o que quiserem, eu só quero é que com base em FACTOS, ALGUEM ME EXPLIQUE:
O que se diria dos treinadores rivais se estivessem a 10 pontos?
MAS QUE ESPÉCIE DE LOUCURA COLECTIVA É ESTA EM QUE SE COLOCA EM CAUSA UMA DIRECÇÃO COM UM TRABALHO COM RESULTADOS TÃO BONS POR CAUSA DE UM TREINADOR COM RESULTADOS TÃO MAUS?
Nota: Esclareço que se fosse só pelos resultados desportivos não despediria o treinador, não porque esteja contente, mas devido à estabilidade, 4 frentes, margem para aprender por parte de um treinador jovem e sem grande CV, etc.
Parte 3) O que explica que uma Direcção com resultados tão bons seja questionada por causa de um treinador com resultados tão maus?
Sem ser necessariamente por ordem, avanço com algumas hipóteses explicativas:
a) “Uma mentira mil vezes repetida passa a ser verdade”
O peso da CS vai causando os seus efeitos, sobretudo entre a grande massa de sportinguistas que só tem contacto com o seu clube através dos meios de informação ao serviço dos nossos rivais.
Atente-se só na grelha dos principais programas de TV :
SIC N O Dia Seguinte (apoiante Couceiro, amigo de G.Lopes, segundo disse no programa)
SIC N Play-Off (apoiante Couceiro, amigo de Duque, segundo disse no programa)
TVI 24 Contra Golpe (demitido por BC)
TVI 24 Mais futebol (da lista de Couceiro para director desportivo)
RTP Trio de Ataque (apoiante de Couceiro)
TVI 24 Prolongamento (apoiante de BC)
Se a isso juntarmos o Jogo (Porto), a Bola (o jornal do regime nas palavras do caracolinhos), e o Record e o CM sempre com capas anti-Sporting (desde o pai do Mané, aos balneários blindados) temos um total cerco mediático, que não sejamos ingénuos, deixa as suas marcas, e fica pronto a rebentar qd as coisas correm mal.
A isto ainda juntamos todos os comentadores anti-Sporting com o inefável autor de “O Código Quique” à cabeça, o super parcial lampião Rui Pedro Braz sempre pronto a desculpar o seu amigo MS com tiradas como “o Braga tem melhores jogadores que o Sporting”, “os empates são culpa da instabilidade dos comunicados”, “é difícil a alguém com princípios como MS não entrar em choque com BC”
O que é que a CS nos diz? Passe o simplismo esquemático: BC Anti-Cristo. MS Anjo na Terra.
b) Os poderosos interesses afrontados (desde a Liga, à FPF, à auditoria, à aliança dos nossos rivais) tudo fazem, como lhes compete, para nos mandar abaixo.
c) O natural desgaste da presença mediática de BC e das várias frentes de batalha abertas.
d) Os comunicados do Presidente apareceram na percepção do cidadão comum como sendo ele quem “começou” e MS limitou-se a “responder”.
e) O senso comum não consegue compreender que é inadmissível um treinador responder a um Presidente, mesmo que este só tenha dito asneiras, por confundir a realidade de um clube de futebol com a prepotência dos seus chefes nos locais de trabalho.
f) O medo que ele vá parar ao clube do coração com resultados positivos.
g) O Síndrome Paulo Bento: Ficamos contentes com um 2º lugar e uma Taça.
h) Demasiados anos a festejar campeonatos alheios como se fossem nossos, a não incomodar, a não ter que assumir que somos um grande clube, deixam um rasto de apatia e conservadorismo, onde como, passe o exagero, se mata quem diz que existe luz fora da caverna…
Parte 4) O que não sabemos e o que sabemos.
-Não sabemos o que se terá passado, para além dos resultados desportivos, para a situação se ter degradado a este ponto.
-Sabemos que o empresário de MS é o mesmo de Rojo.
-Sabemos que Rojo foi substituído aos 45m contra Gijon e não alinhou contra Nacional no T.Herrera.
-Sabemos que as declarações de MS sobre Rojo e Slimani foram que eram atletas “fundamentais” ao que BC respondeu que “fundamentais” eram os sócios e adeptos do Sporting, criticando ainda agentes:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
-Sabemos que após as declarações do Presidente “Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso Clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos” temos 70% de vitórias.
-Sabemos que BC lançou um comunicado em que se colocou nas mãos dos sócios: “Como sempre afirmámos, o Sporting é dos Sócios e são estes que decidem. Por isso têm que ser os Sócios, de forma clara e inequívoca, que têm de referendar se é este o caminho que querem percorrer ou não.”
-Que nesse mesmo comunicado disse ter orgulho no plantel: “Repito o que disse no início do Campeonato: temos o plantel que queríamos, temos muito orgulho de ter conseguido manter o plantel que ficou em 2.º lugar e de ter conseguido juntar a qualidade inquestionável de jogadores como o Nani”
-Que os maus resultados tinham de deixar de ser desculpados por “chavões e filosofias românticas”.
-Que MS respondeu que “não tinha tido conhecimento do comunicado nem tinha que ter”, que “não respondia”, que “não alimentava novelas” e ainda “vou guardar para mim se gostei ou n do comunicado” “os jogadores jogaram sobre brasas devido à semana dificil”, “prefiro elogiar e criticar cara a cara com os jogadores”.
-Não sabemos se BC falou ou não cara a cara com MS e jogadores.
PERANTE ESTE QUADRO INCOMPLETO DE INFORMAÇÃO, ONDE JÁ É CLARO QUE MUITO MAIS EXISTE PARA SABER, NÃO SE DEVERIA DAR NO MINIMO O BENEFICIO DA DUVIDA À DIRECÇÃO?
SOBRETUDO PERANTE UMA DIRECÇÃO COM PROVAS DADAS?
SOBRETUDO PERANTE UM TREINADOR QUE INDEPENDENTEMENTE DE SE PODER CONSIDERAR QUE BC SÓ DISSE DISPARATES (O QUE NÃO É A MINHA OPINIÃO) JAMAIS PODERIA DESAUTORIZAR UM PRESIDENTE DAQUELE MODO? UM TREINADOR QUE AO MESMO TEMPO QUE DIZ QUE NÃO COMENTA, COMENTA E DESAUTORIZA COMPLETAMENTE A DIRECÇÃO, MAS NÃO ANTES DA DESLOCAÇÃO À MADEIRA, MAS SÓ APÓS A VITÓRIA OBTIDA APESAR DA SUA INÉRCIA EM NÃO TER SUBSTITUIDO ADRIEN?
Parte 5) O que fazer?
O Sporting não pode ser gerido de fora para dentro, nem ser uma caixa-de-ressonância dos adeptos cuja única relação com o clube é acreditarem em tudo o que vem no Correio da Manha ou Record.
Contudo, esta campanha suja, alimentada pela CS, está, pelo menos a fazer fé nos comentários na internet, a produzir os seus efeitos, potencialmente graves.
Sem que novos factos venham a lume, graves e inequívocos, não tenhamos ilusões, que embora injusto, MS sairá como o mártir exilado da Coreia do Norte…
E isso poderá comprometer, no revanchismo dos abutres, o essencial: o controlo do clube sobre a SAD, a reestruturação financeira, a auditoria, enfim, um Pesadelo de proporções bíblicas…
Para finalizar, e sem querer dar grandes palpites perante uma relação que desconheço como estará e da análise de uma correlação de forças que me é difícil aquilatar, limito-me a conjeturar portanto alguns cenários possíveis, que são:
1) MS é despedido sem explicações convincentes. Resultado: grande abalo na estrutura.
2) MS é despedido sem explicações convincentes e os resultados não aparecem: Abalo de consequências nefastas imprevisíveis.
3) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, existe algum damage control.
4) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, e os resultados aparecem. Direcção vencedora em toda a linha.
5) MS é despedido com provas cabais e inequívocas e resultados não aparecem, abalo forte.
6) MS é mantido no cargo, os resultados não aparecem. MS fica cada vez mais desgastado. A opinião começa a virar-se contra ele. BC tb se desgasta.
7) MS é mantido no cargo, os resultados aparecem. Vitória de MS mas BC tb pode colher os louros.
Parte 6) Um apelo aos Sportinguistas
Que as análises sejam baseadas em factos e resultados e não no que diz a CS
Que os erros sejam apontados sem venerações que só prejudicam o clube
Que os acertos sejam elogiados
Que na análise dos acertos e erros se saiba ter o sentido de justiça das proporções, do que é acessório e do que é fundamental
Que sejam tão vigilantes na questão treinador como na questão reestruturação financeira, e outros temas mais importantes
Que participem, se possível, na AG
Parte 7) Um apelo à Direcção
Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.
As minhas desculpas pelo longo texto e
Saudações Leoninas
Comentário feito por 7-1
26 Dezembro, 2014 at 19:30
O que disse o presidente?
26 Dezembro, 2014 at 19:31
fODASSSSSSSSSSSS
Epa lê os comentários anteriores ao teu, caralho…
26 Dezembro, 2014 at 20:37
Calma Xupa-me, bebe um ou dois medronhos para relaxares 😀
26 Dezembro, 2014 at 19:30
Engraçado, a pasquinada, que habitualmente nos brinda com informações internas exclusivas, está a demorar algum tempo a repor a verdade dos factos a que todos tiveram acesso.
Se calhar estavam distraídos a ver o canal do Carnide…
26 Dezembro, 2014 at 19:30
Foda-se. Futsal, aquilo é que é uma família. Viram?
Malta, tenham calma. As ideias estão a tornar-se mais claras, mas não percam o discernimento.
26 Dezembro, 2014 at 19:31
A todos os HISTÉRICOS e profetas da desgraça Leonina que têm conspurcado A Tasca com os seus (pro)escritos nos últimos dias, eu lhes desejo que engulam a vossa verborreia até ao gargalos seus filhos de umas rameiras!!!
Que se afoguem nas mentiras que têm destilado por aqui!
PUTA QUE OS PARIU!!!
26 Dezembro, 2014 at 19:32
Disse que o MS ia continuar a treinar o Sporting e que os Sportinguistas deviam confiar na Direcção e não entrar em histeria ou deixar-se influenciar pela comunicação social.
26 Dezembro, 2014 at 19:34
Era o que desconfiava desde o início… As declarações do J. Eduardo é que não fazem qualquer sentido neste momento. Ou então está a preparar o pessoal para o futuro.
26 Dezembro, 2014 at 19:48
olha mais um mushi que nem se dá ao trabalho de disfarçar que é a mesma personagem (e com o mesmo tipo de discurso) que um tal “diogo”…
comparem!
26 Dezembro, 2014 at 20:13
E AI ESTÁ O “DIOGO” NA SUA NOVA PELE DE PUTA AMESTRADA!
26 Dezembro, 2014 at 19:35
Bem… eu que até defendia a continuidade de MS, depois de ler as declarações de José Eduardo que é homem próximo de BdC e que o que ele diz é para ser tomado em consideração, não sei se deva ficar satisfeito com as palavras do Presidente em que diz que MS é para continuar e que não há crise nenhuma.
Está mais que visto que existe crise e a ser verdade essa questão do MS estar a fazer panelinha com o seu empresário ele que lhe seja dada a guia de marcha. Isto não é grave, é muito grave. Existem 2 milhões de euros envolvidos e as coisas poderão não ser assim tão fáceis.
Eu acredito no nosso presidente, e embora possa por vezes errar (o homem é humano), cada vez mais confio no seu trabalho e no seu grande sportinguismo.
26 Dezembro, 2014 at 19:35
Queria apenas deixar aqui uma mensagem de natal aos sportiguenses, pelos quais tenho ainda menos consideração do que os adeptos dos porcos e das galinhas. Vão mamar na piça do godinho.
26 Dezembro, 2014 at 19:36
Histeria coletiva… a mania que temos de nos destacar é assustadora. Os jogadores jogam, nós comentamos os jogos, os comentários dos comentadores aos jogos, os comentários dos jogadores, treinadores e presidentes… até o silêncio é escrutinado.
O antes, o durante e o depois, conclusões, previsões, especulações, comunicações sociais… esquizofrenia coletiva sempre com o o intuito de ter o “next big” comentário e lembrar coisas que ninguém ainda se tinha lembrado…
Somos loucos e doentes e precisamos de um presidente que seja nosso paizinho… “sempre que estamos com insegurança ou dúvidas, ele vem sossegar-nos”. O Problema é que é isto todos os dias… o homem não fazia mais nada.
Fodamo-nos todos os que têm opinião!
Basco “O Leão”
27 Dezembro, 2014 at 2:55
+++1
26 Dezembro, 2014 at 19:36
Fartei-me de avisar que isto tudo era ridiculo! Os jornais continuam a fazer aquilo que querem e vocês continuam a cair que nem uns patinhos.. enfim..
Bruno de Carvalho garante que Marco Silva não está de saída do comando técnico do Sporting e revela que as notícias que davam conta da saída do treinador são «qualquer coisa de descabido».
«Ler que o Marco Silva saiu é qualquer coisa de descabido e fez-me sair do conforto da minha casa para vir aqui porque realmente não faz lógica nenhuma», afirmou o presidente do clube de Alvalade, em declarações ao canal de televisão do clube.
«O Sporting é uma organização que tem as suas questões, tal como qualquer organização tem. Falar numa crise no Sporting é qualquer coisa de absurdo que acredito que só aconteça para esconder algo de grave que se esteja a passar noutros clubes. Não é no Sporting com certeza», acrescentou.
26 Dezembro, 2014 at 20:41
“Falar numa crise no Sporting é qualquer coisa de absurdo que acredito que só aconteça para esconder algo de grave que se esteja a passar noutros clubes.”
Mas será que só sou eu que também entendo o que se está a passar, como uma tentativa para esconder os problemas dos outros clubes?
O orelhas deve 600M€ ao BES… alguém ouviu alguma coisa parecida com o teatro que se fez com a novela MS/BC?
26 Dezembro, 2014 at 20:44
Isso também me faz impressão. A forma como se está a abafar a dívida do orelhas.
26 Dezembro, 2014 at 19:36
agora, depois da entrevista do Presidente, posso dizer uma coisa:
tenho pena de ti , Marco…
o sapo que o Homem engoliu, vai-te sair caro, muito caro…espero que o teu empresário tenha dinheiro para “pagar” a tua saída…
acho que entraste num jogo, (ou o teu empresário, por ti), que nao dominas… e o “impulsivo” acabou de te dar o cheque-mate… ainda vais acabar a pedir a todos os anjinhos para te levarem daí… mais uma transferencia de treinador…baterá o record do Leo?? eheheh
26 Dezembro, 2014 at 19:44
Muito bem analisado Peyroteo! Faço minhas as tuas palavras!
Mais! Temos um presidente do CARALHÃO!
26 Dezembro, 2014 at 19:51
Se for verdade é inqualificável a postura do “mister”.
Eu até estou parvo com a possibilidade de isso ser verdade.
26 Dezembro, 2014 at 20:44
Desde que vi a Maria a recusar um medronho porque…lhe faz mal ao estômago?!?!?! Já acredito em tudo.
26 Dezembro, 2014 at 20:49
😀
Vai ás msgs do fb , tens lá algumas fotos do almoço.
26 Dezembro, 2014 at 21:09
Quais mgs? Onde?
26 Dezembro, 2014 at 21:10
deve estar em “outras”
26 Dezembro, 2014 at 21:16
Sou mm nerd
26 Dezembro, 2014 at 21:34
Ehehehehehehehe.
E água faz-me sapos na barriga. 😛
26 Dezembro, 2014 at 20:47
+1. Não consigo entender a postura do MS
26 Dezembro, 2014 at 19:53
Isto…
26 Dezembro, 2014 at 20:04
Bdc acaba de enrabar ms e o seu emprserio a frio…queriam 2 M€ e ainda ficar cm santos??? Nao o Bdc e o ze eduardo tao a cozinha-lo em lume brando…entretanto vamos ficae a saber mais coisas desta gente e nso dou 1 semana para ms querer sair de borla!!
26 Dezembro, 2014 at 19:38
Agora tudo faz sentido, o MS vai com o caralho, mas, não da maneira que ele quer €€€€€€€
Grande Presidente!
Spooooooooooorrting!!!
26 Dezembro, 2014 at 19:39
Uma coisa é certa, imagino que o Presidente fique mesmo desanimado, triste mesmo, com as reacções de muitos sportinguistas ( isso mesmo, com letra pequena! ).
É uma vergonha o que aparece escrito na página do fb do Sporting e em páginas que supostamente são de apoio ao Clube!
Há paginas onde se colocam repetidamente links da pasquinagem, uma vergonha!
Queixam-se do Presidente fazer muitos comunicados, mas parece é que não lêem nenhum!
26 Dezembro, 2014 at 19:53
sportinguistas… ou ditos ou até auto intitulados sportinguistas???
26 Dezembro, 2014 at 19:57
Muitos serão, isso é que é bastante preocupante!
O poder da cs ficou bem à vista! Algo incompreensível para mim…O facto de haver pessoas que se dizem sportinguistas, não perceberem a agenda que estes têm em curso, é inacreditável! Depois acabam por debitar só merda cada vez que escrevem, ou abrem a boca!
26 Dezembro, 2014 at 22:07
Se me doeu a mim imagino a ele.
Já no outro dia tinha dito que o presidente me parecia abatido, cansado.
Acho que venho demais à tasca e habituo-me a conviver com pessoal que não tem memória curta.
Este presidente merece muito mais por tudo o que já nos deu.
26 Dezembro, 2014 at 19:41
Bom o Presidente ter falado para acalmar as passarinhas.
Fiquei com algumas dúvidas:
– A que Sportinguistas se refere?? Ou serão “sportinguistas”???
– Não devia ter falado em José Eduardo e Eduardo Barroso, esses são os “infiltrados positivos” que temos e que passam as mensagens verdadeiras com estatuto de “paineleiros” igual ao dos outros;
– Que falta de autonomia tem para decisões do dia a dia?? E que decisões?? Afastar 1 treinador?? Pode fazê-lo quando quiser, como todos os que estiverem no seu cargo antes.
Vamos aguardar, mas uma AG para ganhar autonomia de despedir 1 técnico é brincadeira!
26 Dezembro, 2014 at 20:09
NÃO QUERES UM CARALHO PARA BRINCAR ENTRE OS DENTES?
26 Dezembro, 2014 at 22:11
LOL
26 Dezembro, 2014 at 19:41
A tasca está a transbordar de cogumelos!
26 Dezembro, 2014 at 19:55
Eu bem tentei segurar-me De Fran…
Mas acho que vou ter uma diarreia qualquer por ter ‘ingerido’ tantos e tão variados espécimens do reino fungii…
ATENÇÃO: Agora a nova teoria é que o que Presidente Bruno de Carvalho disse é para ficarmos com dúvidas…
26 Dezembro, 2014 at 19:57
Hehehehehe
26 Dezembro, 2014 at 19:41
boa tarde, e desculpem a minha desorientação, mas cheguei agora a casa e passei pelos comentários deste post e vi que o BdC tinha falado, não fiquei a entender o que disse, alguém me pode esclarecer??? é que ir ver os comentários atrasados só me confunde ainda mais…
obrigado
26 Dezembro, 2014 at 19:47
Vê o comentario do Peyroteo! Está lá tudo…
26 Dezembro, 2014 at 19:41
https://www.youtube.com/watch?v=gKrnNTUZPQY#t=87
26 Dezembro, 2014 at 19:47
obrigado Santinni
em relação aos cogumelos que proliferam por aí…ía mandá-los para a puta da mãe deles, mas acho que não vale a pena 😉
26 Dezembro, 2014 at 19:47
Obrigado
26 Dezembro, 2014 at 19:44
Já há link para ouvir o homem? agradecia muito.
26 Dezembro, 2014 at 19:50
bom resumo aqui
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=148096
26 Dezembro, 2014 at 19:51
Ponto prévio. Gosto muito de BdC como Presidente do Sporting CLUBE de Portugal. Como Presidente da Sporting SAD, guardo para mim a minha opinião. Mas defendo e sempre defendi gestão aos gestores e desporto aos desportistas. Agora aqueles que já faziam funerais tanto a um lado como o outro não pensaram por um instante que este nunca seria o timing para o treinador sair? Vamos entrar num ciclo em que, e agora analisando friamente e não com o coração, infelizmente poderemos perder pontos e é um ciclo com equipas que se por um lado podemos fazer 9 ou 7 pontos, tambem podemos fazer 2 ou 0 e uma coisa é certa se esse pior cenário surgisse e com treinador novo, até os mais acerrimos defensores do Presidente mudariam o bico ao prego e pediriam a sua cabeça.
26 Dezembro, 2014 at 19:52
Galdérias histéricas, infelizmente.
26 Dezembro, 2014 at 19:57
“Much ado about nothing”, aparentemente.
Toca mas é a preparar o próximo jogo!
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:01
Mas como é que depois do que aqui disse pode sair assim… Tipo bandarilheiro depois de meter duas farpas no touro???
Fodassssssssss
26 Dezembro, 2014 at 20:08
Caro XAP,
Se reparou bem, no meu post anterior eu disse que não acreditava no assunto, mas que passei a acreditar quanto mais o tempo passava e nenuma comunicação “oficial” surgia.
Surgiu hoje.
Para além disso, dei a minha humilde opinião sobre os acontecimentos DE QUE TENHO CONHECIMENTO, e nomeadamente os comentários públicos de BdC e MS.
Que disse eu de tão grave?
Ah, continuo à espera que cite o “ataque” do MS ao Presidente e Direcção…
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:23
Tá tudo bem… tudo ok…
Olhe a seguir … TÀRÀ TÈTÈRÈRÈ … vai sair à praça o toiro “Sobreiro”, com idade, peso e trapio… Vem da ganadaria Pinto Barreiros, tem 550 kg e 4 anos e meio de idade…
26 Dezembro, 2014 at 20:00
Aqui está para quem não viu!
https://www.youtube.com/watch?v=n26JMk8MnUQ
26 Dezembro, 2014 at 20:01
versão completa
26 Dezembro, 2014 at 20:21
Revi.
E continuo na minha. 😉
26 Dezembro, 2014 at 20:20
obrigado NFA, o homem falou e agora quem quiser inventar que continue a inventar, por mim estou esclarecido
27 Dezembro, 2014 at 0:11
Thanks, friend.
26 Dezembro, 2014 at 20:00
A única coisa que conta é isto:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gKrnNTUZPQY
Bruno de Carvalho desmente a saída de Marco Silva na Sporting TV.
O resto é ficção.
26 Dezembro, 2014 at 20:00
O que o presidente fez foi um grande serviço ao Sporting. Foi um tanto inesperado para mim. Ter que engolir tudo o que se passou no Sporting, e ter o sentido de Estado para garantir a estabilidade do Sporting. Grande Presidente.
Mas tomem mais atenção ao que o Zé Eduardo disse.
Vão por mim.
26 Dezembro, 2014 at 20:04
O que será será?
Agora, o que foi o facto da semana, foram as constantes e sistemáticas atoardas por parte de pasuins, pasquineiros, comentadeiros e paineleiros ao SCP e ao seu Presidente, fazendo do treinador um pobrezinho e do Presidente Bruno de Carvalho um diabo…
A todos os que andaram por esse caminho um valente caralhão das Caldas XXXL pelos entrefolhos acima!
E VIVA o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!!!
26 Dezembro, 2014 at 20:10
E logo numa altura que as vendas dos jornais desportivos baixam consideravelmente. Hoje a edição do Rascord foi bem espremida. Se não fosse a reportagem do Prémio Artur Agostinho, com a respectiva entrevista ao Jorge Pastilhas, o jornal teria pouco mais de 30 páginas de enchidos.
26 Dezembro, 2014 at 20:04
Entao dizes que o marco vai sair ainda?
26 Dezembro, 2014 at 20:05
😉
ve o meu comentario mais acima…
penso que resume o que se passou…
27 Dezembro, 2014 at 0:06
Ja disse isto mais do que uma vez mas se ha merda que me tira do serio, ‘e isto!! Se sabes as merdas, diz as merdas que sabes, diz como as soubeste e o que isso significa, caso contrario, para bitaites e opinioes ja basta a merda da CS que vomita merda em quantidades industriais todos os dias para foderem o nosso clube.
O que eu sei e acredito ‘e o que o nosso presidente diz ou o que ‘e dito nos meios de comunicacao do nosso clube, tudo o resto ‘e merda! Se ele engoliu um sapo ou 10 sapos nao sei, nem quero saber e se ele achar que nos devemos saber, ele que o diga.
Fdx que nao tenho mesmo pachorra para estas merdas.
26 Dezembro, 2014 at 20:03
É provável que ninguém se lembre daquilo que digo, pela insignificância que representa :), mas eu só gosto do Marco há uns 6 meses e, como tal, até estou à vontade para falar disto. Nunca gostei dele no Estoril e fiquei possuído quando o Leonardo saiu. Nunca acreditei que fosse a melhor opção e o primeiro mês de campeonato levou-me aos arames.
Posto isto, perguntar apenas o seguinte: se o Carlos Gonçalves é o empresário do Marco, e se o Marco tem seguido a linha de escolhas que lhe é imposta/combinada com o seu empresário, que sentido faz ver o Montero como segunda escolha, sempre atrás do Slimani? O Montero é agenciado pelo Carlos Gonçalves, certo? E que sentido faz o wilson ter sido despachado para a Croácia? O Wilson também é Carlos Gonçalves. Tomem lá este docinho, que vai de borla. Quero que me digam tudo, que eu estou à beira de chumbar no exame, para aí com nota 0. Se isto fosse escolha múltipla, assinalava todas. Não percebo um tomate. Contudo, confiante que tudo se resolva, para o bem do clube.
Agora a sério: esta merda já se resolvia toda. Agora sim, cortava-se tudo a eito e falavam os dois lados. O resto é o resto, tudo certo e impecável, mas esta situação está a ser cansativa.
Outra coisa: agora que recuperei, o Sporting só precisa de actuar sem medos, com as linhas mais recuadas próximas da linha mediana em transições continuadas para o ataque. Fazer girar o esférico no sentido em que a bola precisa de correr os 12 lados do losango, para terminar, redondinha, no fundo da redes. Só para amantes do futebol.
26 Dezembro, 2014 at 20:08
Gostei muito do teu último parágrafo… Temos que discutir a matemática da bola mais vezes… Eu acho que a solução passa muito pelas triangulações… Sejam isósceles, equiláteros ou escalenos, o que eu quero é ver a redondinha a entrar nas balizas dos nossos adversários!!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:11
Nos últimos dias estava difícil ter um sorriso quando venho à Tasca.
Obrigado.
🙂
26 Dezembro, 2014 at 20:42
Diogo, muitos aqui deviam fazer como eu … caladinhos até se saber a verdade toda.
Se é que se vai saber toda.
É que muitas das opiniões são ao sabor do vento.
Continuo a aguardar, bastante fodido com todo este episódio (desde o começo até agora).
Espero que no final, o nosso Sporting siga o seu caminho. Acredito que sim.
26 Dezembro, 2014 at 22:17
O problema é que nunca vamos saber Miguel.
Só podemos lidar com as situações com que nos deparamos e há que retirar uma lição importante do dia de hoje. Há muitos abutres que esperam na sombra (até porque a merda ao sol derrete) para atacarem BdC.
Eu não admito isso. Nenhum funcionário do Sporting clube de Portugal está acima do presidente que foi eleito com os nossos votos. Nenhum!
26 Dezembro, 2014 at 22:27
Tu próprio, no meio da tua paixão pelo clube, já estás a agir como se soubesses a verdade dos factos, influenciado pelos ultimos acontecimentos.
Eu vou aguardar …
26 Dezembro, 2014 at 23:03
Em que parte Miguel?
Não retiro uma vírgula ao que disse.
O Marco é um bom treinador mas não gostei das declaraçoes que teve no final da última partida. Quero que fique mas só se ficar comprometido com o projecto que BdC tem para o Sporting.
Aliás, esse era para mim o cenário perfeito. Que o Marco dissesse que estava perfeitamente de acordo com os planos que BdC tem para o Sporting. Que se mostrasse publicamente contra a CS e ao lado do presidente. É pedir muito?
26 Dezembro, 2014 at 23:10
Quem tem razão?
Marco Silva ou José Eduardo?
Já sabes? Eu não.
Não tomo partidos como muitos por aqui.
Eu sou do Sporting, um clube infelizmente demasiado exposto …
26 Dezembro, 2014 at 23:20
Caguei de alto para o que disse o JE. Pode ter toda a razão como pode não ter mas a boca do MS no final do jogo com o Nacional foi clara.
Gostava que em vez de responder ao BdC o MS mandasse a CS à merda.
É só isto. Não ponho em causa, nem nunca pus a mais valia do MS enquanto treinador mas tens que admitir que não tem lidado bem com esta situação…
Olha que eu e tu não divergimos assim tanto de opinião.
26 Dezembro, 2014 at 23:25
Não divergimos naquilo que pensamos do BC e naquilo que sentimos por este clube.
Sei bem tudo o que fez, tem sido enorme.
Mas sobre esta novela … não comento para já 🙂
Já muitos criticaram o BC … agora os mesmos ou outros criticam o Marco …
Vou continuar a aguardar…
26 Dezembro, 2014 at 23:26
Estas declarações do JE são muito, muito importantes … para o bem ou para mal.
26 Dezembro, 2014 at 23:29
Escrevi isso e apaguei porque não quis fazer juízos daquilo que pensas ou deixas de pensar mas espero que tenha te tenha esclarecido: o Marco enquanto treinador da equipa senior do Sporting tem todo o meu apoio. Todo! Mas espero que daqui para a frente aponte baterias aos nossos verdadeiros inimigos e deixe de responder em CI ao presidente.
SL
26 Dezembro, 2014 at 23:31
Qd isto passar … independentemente das decisões, terei todo o prazer de falar contigo e deixar-te a minha opinião.
Com base no que penso … pelo que sei, pelo que leio, pelo que acredito.
26 Dezembro, 2014 at 20:06
Pessoal, está tudo nas guidelines do Gordinho Flopes! Tenham calma!
26 Dezembro, 2014 at 20:08
Há aqui pessoas que não merecem o clube que têm.
E não fazem falta nenhuma ao Sporting pois só atrapalham o excelente trabalho desta direcção.
E agora? Estão muito tristes da cabala sair furada? Palhaços.
SL
26 Dezembro, 2014 at 20:09
E um link para o que disse J. Eduardo?
Pleeease.
26 Dezembro, 2014 at 20:13
Está na página anterior.
Preguiçoso!
26 Dezembro, 2014 at 20:20
Acabei de ler, toma!
Obrigado Maria mas olha estive o dia a trabalhar como um doido, parei um bocado durante a tarde para vir à tasca e depois da porcaria histérica que fui lendo perdi a vontade de voltar atrás.
Sinceramente, não ando com paciência para galdeirices.
26 Dezembro, 2014 at 20:11
Antes de mais , boas festas.
Quem quiser acredita quem nao quiser azar pois nao vou dar para esse tipo de peditorios.
A reuniao hoje a tarde no Sporting, que ditou a conrinuidade do nosso treinador, foi pautada por confrontos ao presidente e chegou a haver cartas de demissao em cima da mesa. O presidente chegou inclusive a assinar a carta de despedimento, mas face a toda a contestacao voltou com a palavra atras. Nao vou fazer consideracoes sobre a validade deste potencial despedimento, quero apenas deixar este testemunho para que se perceba que o BC nao esta neste momento com a conivencia absoluta da direcao. Acredito contudo que o SCP tem nao so um optimo presidente mas tb um corpo directivo que pode equilibrar de certa forma os impetos do nosso comandante. Com confianca no futuro deixo a todos Saudacoes Leoninas!
26 Dezembro, 2014 at 20:15
3 pontos rapidissimos:
1- A tasca ta cheia de cogumelos que nunca vi por aqui…e surpresa… 90% contra o presidente!
2- Como é possivel acharem que o MS vai ficar até ao final da época? O que o Bdc disse é que vai a guimarães… ou acham que o Sporting ia dar-lhe os 2M? O prosidente disse que a litigios a serem tratados e que era algo que so a Direção dizia respeito e que tomará decisões!
3- Leio as palavras do José Eduardo ao record http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=922016
Quando se souber da verdadeira história ha muito boa gente que vai mudar de nick aqui na tasca! O BdC tem que ser um grande HOMEM para aturar certo tipos de sportinguinhasinhos! Vao para o caralho quem mete no mesmo patamar de importância o BdC e o MS.
26 Dezembro, 2014 at 20:20
Esse link era escusado,
É copy/paste de textos, que somos poupados nos links a essas merdas de jornais!
26 Dezembro, 2014 at 20:21
nem devia era ir lá!
mas já que foi….CHEGA DESSA MERDA AQUI!!!
26 Dezembro, 2014 at 20:23
tens razao! toda a razao! mas ao ler certas coisas aqui na tasca uma pessoa perde o discernimento!
26 Dezembro, 2014 at 21:34
Pelo menos admites o que já é um passo em frente. Como disse antes, estes sim são os nossos verdadeiros inimigos.
Eu entendo perfeitamente a tentação nestes dias porque todos queremos um acesso imediato à informação mas a verdade é que não há informação. É sempre contra-informação
26 Dezembro, 2014 at 20:23
Maria
26 Dezembro, 2014 at 19:18
Responder
José Eduardo, antigo jogador do Sporting, confirmou que não há condições “nenhumas” para que Marco Silva continue à frente da equipa.
“Evitável seria quando contratámos Marco Silva. Acreditámos que era um projeto ideal para um treinador jovem, mas logo à partida deixou de ter essa condição. Pensei ingenuamente que era o homem ideal para o projeto mas não é”, comentou à RTP Informação.
“Marco Silva tem uma agenda própria, tem interesses próprios que não são os do Sporting. São os interesses de outras entidades, eventualmente do seu empresário. Tenho imensa pena de dizer isto porque quis defendê-lo até ao último momento, mas a verdade é que a vida continua. O Sporting vai ultrapassar esta crise e o Marco Silva é que põe o futuro dele em causa, porque se liga a interesses de gente que pretende destruir o Sporting. Estamos na presença de uma situação que não é tao simples quanto parecia”, acrescentou.
José Eduardo diz mesmo que a decisão já devia ter sido tomada: “Devia ter sido antes, o Bruno de Carvalho até foi demasiado tolerante face aos dados que tenho. Estou a dizer isto de plena consciência. O Marco Silva não está interessado em ficar no Sporting porque o projeto não é um projeto dele. Lamento que tenhamos sido enganados. Chegámos ao fim da linha, não há condição nenhuma para continuar. Não tem a equipa com ele. Essa é uma falácia, a equipa está dividida, há problemas muito graves. O projeto da academia nunca foi agarrado pelo treinador”.
26 Dezembro, 2014 at 20:26
Lês , agora copias….vê lá não te canses! 😛
26 Dezembro, 2014 at 20:32
Uma te garanto, naquele pasquim do link é que NUNCA MAIS !
26 Dezembro, 2014 at 20:43
pronto… em jeito de desculpa… acho que este link e menos mau!
E nao precisao ler… é so assistir!
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=792608&tm=3&layout=122&visual=61
26 Dezembro, 2014 at 20:45
precisam*
26 Dezembro, 2014 at 23:02
Bem, isto só reforça o presentimento que tive ao ouvir a conferência de imprensa do São Marco depois do jogo com o Nacional. Neste momento estou francamente desolado com esta merda toda mas sobretudo com os sportinguistas. Acabo de sair da página do FB do Sporting e saí de lá enojado. Há de facto uma franja de adeptos do nosso clube que mereciam ter um clube à medida deles. Ter que ler que um gajo que anda cá há 6 meses, e que já está com a cabeça noutro lado HÁ MUITO TEMPO é mais importante que o homem que nos tirou o garrote do pescoço e nos devolveu a esperança, mete-me nojo. É inacreditável como as pessoas não percebem que isto é sopa no mel para os que querem destruir o Sporting e que há uma máquina apostada em fazer cair o Bruno. E ver os sportingu…enses a ajudar põe-me doente.
Cherba, sou muito novo na tasca mas juntei-me a ela com gosto e entusiasmo e agora vou-me esticar. Desde a entrada do São Marco que o defendes com garras de Leão e gostaria de saber o que pensas desta cagada em 3 actos. Eu penso que o nosso treinador tem muito que explicar e se ainda hoje de manhã defendia que ficasse até ao fim da época, a esta hora já me apetecia que tivesse levado com a porta no traseiro. É só um presentimento mas acho que fomos enganados por esse menino e também sou da opinião como o JE de que este treinador há muito que não está comprometido com o nosso clube e que tem outros interesses. E honestamente, da tua resposta poderá depender a minha permanência ou não nesta Tasca de que aprendi a gostar, por muito que me custe, mas este é um momento em que que temos que nos assumir.
26 Dezembro, 2014 at 20:42
Rápido e certo!