[…] Agora, se me perdoam, e se tiverem paciência, seguem as minhas reflexões natalícias. Não quis publicar este texto no Dia de Natal, mas o mesmo só faz em grande medida sentido antes da decisão final sobre o treinador, que poderá muito bem ser tomada hoje, pelo que aqui vai. Aviso que o texto é longo, por isso dividi em partes, e claro, quem quiser passa à frente.
Tendo em conta, os recentes acontecimentos que rodeiam o Sporting Clube de Portugal, decidi fazer uma reflexão profunda, onde exponho factos e opiniões.
Parte 1) Os feitos obtidos e os erros cometidos pela Direcção:
Feitos: Reestruturação Financeira/Auditoria Financeira tal como tinha sido prometido e instauração de respectivos processos tal como obrigado pela Lei, perante os factos apurados/Todas as claques juntas no topo sul/Iniciativa 12º jogador/Aumento do nº de sócios para 120.000/De cerca de 700.000 likes no facebook para 1,6m (e nenhum deles foi comprado) /Sporting TV/Missão Pavilhão/Já ninguém nos chama “Porto B” ou fala em “belenização”/Iniciativa “Sócio num minuto”/ Ida à Champions League após anos de ausência (e todos sabemos como fomos eliminados nas Taças e o factor “nomeações”)/Fortalecimento de laços com o emergente mercado futebolístico dos EUA (acordo Sporting Kansas)/Entrada no mercado Angolano com academia em Viana, e protocolo com o 1º de Agosto/Aumento das assistências em casa e fora/Hóquei em patins como modalidade oficial/Recuperação dos passes dos jogadores (Cedric de 50 a 100%, William de 60 a 100%, Adrien de 30 a 50%, João Mário de 45 a 75%, Carrillo de 30 a 50%, Mané de 60 a 100%, Esgaio de 75 a 100%, Tobias de 30 a 50%, Chaby de 27,5 a 50%, Iuri de 70 a 90%, só para dar alguns exemplos)/De vendedores fracos para a maior venda da História do Clube, a 7ª e a 11ª/Negociação inteligente do contrato com L.Jardim que rendeu no mínimo 3 milhões/Melhorias no jornal Sporting e aumento de assinantes de vendas/As compras e vendas passaram a estar completamente descriminadas no jornal do clube/Após comportamentos menos próprios os jogadores foram devidamente castigados, acabando-se com a impunidade das vedetas (desculpas públicas de Ruben Semedo e Rojo)/Nova Loja Verde/Aumento das receitas com o novo patrocinador desportivo / Renovações com jovens com potencial com clausulas altas que blindam os jogadores de forma a evitar-se vendas como as de Ronaldo (William Carvalho, João Mário,Mané, Esgaio, Luis Ribeiro,Ponde, Chaby, Iuri, Tobias, etc.)/ Resolução positiva dos difíceis casos Bruma, Illori, Rojo, Dier, Miguel Lopes, Elias./Manutenção de todos os elementos do plantel para 2014/15, com excepção de Rojo e Dier (nas circunstâncias conhecidas) resistindo-se à tentação de vender as joias da coroa./Maior nº de pontos de sempre atingidos pela equipa B (70)/Regresso de Nani/ I Gala Honoris Sporting/Novas sinergias com os núcleos (com um Programa de TV dedicado, e refeições das equipas, com poupanças de custos)/ Futebol de praia como nova modalidade/ E continua, isto só de memória…
Sendo mais difícil aquilatar os erros, devido ao facto de estando longe me ser mais difícil observar as engrenagens profundas, diria a história da pole position (diferente de assumir candidatura sem obrigatoriedade de ser campeão), a ser verdade não percebo como abdicamos do dinheiro da Taça da Liga do Duque, as tiradas do Presidente por vezes por demasiado irónicas são tomadas como literais tornando-se alvo mais fácil de deturpações, má gestão do caso Lixeira a cair, pois tendo duvidas sobre se n devíamos ter sido mais intransigentes, a duvida sobre se íamos jogar ou não pareceu-me que desconcentrou algo a equipa, algumas contratações falhadas mas atenuado por baixos custos e com o beneficio de até serem vendidos não se poder aquilatar a correlação com valia desportiva e preço de venda, a Sporting Tv não está em modo fight resist como deverá estar no futuro, e com certeza mais que agora de memória me estão a escapar.
PERANTE TUDO ISTO, SÓ POSSO SENTIR TRISTEZA POR VER TANTOS SPORTINGUISTAS A COLOCAREM TUDO EM CAUSA, A “INVADIREM” O FACEBOOK DO SPORTING E A PÁGINA DO PRESIDENTE COM AMEAÇAS E INSULTOS POR CAUSA DA HIPOTÉTICA DEMISSÃO DE UM TREINADOR.
Parte 2) Analisemos agora, com a sempre dose de subjectividade que tal comporta, o trabalho de MS, após o que passaremos para uma análise FACTUAL:
2.1) Em primeiro lugar o plantel à sua disposição, em contraste com o ano passado.
GR: Igual
Lateral Direito: de Cedric e Piris a Cedric, M.Lopes, Esgaio e Geraldes ( incógnita): melhor.
Centrais: De Rojo e Mauricio titulares a P.Oliveira e Mauricio titulares: discutível se melhor ou pior). Suplentes: de Dier a Sarr, Tobias e Rabia (?): Dier melhor que Sarr, Tobias sem jogos, Rabia incógnita.
Lateral Esquerdo: Jefferson e Piris para Jefferson e Jonathan: melhores.
Trincos: de William sem alternativas a William mais Rossel: melhores.
Médios alas: Conservam-se Carrillo, Mané, Capel e Heldon. Sai W.Eduardo e Shikabala, entra Nani: melhores.
Médios Centro: Conservam-se Adrien e A.Martins. Saiem Margrão e Vitor. Entra João Mário e Slavchev (incógnita): melhores.
Avançados: Conservam-se Montero e Slimani. Entra Tanaka: melhores.
E da B, ainda se podem ir buscar valores como Wallyson, Iuri, Gauld, Sacko, Dramé, entre outros.
Do 11 titular tipo sai Rojo e entra P.Oliveira, sai A.Martins entra J.Mário, sai Capel entra Nani.
Conclusões:
Plantel e 11 base melhor apetrechado em 14/15 do que em 13/14.
Reforços de top: Nani, João Mário e P.Oliveira.
2ªs linhas de qualidade: Jonathan, Rossel.
Mais jogadores que por ainda não terem jogado, é tão justo fazer a sua avaliação, como a de P.Oliveira por uma tremideira de habituação na Holanda.
2.2) Vamos agora à avaliação do trabalho de MS:
a) Pré temporada:
Começou com uma vitória por 2-1 nos Açores, com golos de W.Eduardo e Shikabala;
Vitória na taça de Honra após uma vitória sofrida face ao Belenenses, e uma convincente frente ao Benfica.
Fomos para a Holanda onde vencemos os amadores do Aquiles, o Utrech e perdemos com o Twente.
Empatamos com a Lazio, onde na segunda parte as exibições de Slavchev e Rossel são muito elogiadas, com comentários do tipo “nem se notou a diferença”.
Na deslocação ao Egipto, novo empate e novo golo sofrido no último minuto.
No torneio Teresa Herrera, derrota por 2-0 com o Gijon da 2ª Divisão. Vitória face ao Nacional.
Após a derrota frente ao Gijon, lembro-me perfeitamente que o Presidente ficou no banco a meditar. Aí terão começado os problemas. Mas já voltaremos a esta questão.
b) Começa a “doer”.
Empate em Coimbra: com menos um MS não tira um avançado, deixando a equipa com menos um no meio campo (crítica unanime dos “paineleiros”).
Vitória no último minuto contra o Arouca: Nem no intervalo MS corrige a atitude de Nani em querer marcar todas as bolas paradas, o que terminou com um falhanço de penalty.
Empate aceitável na Luz.
Empate com o Belenenses em casa. O 2º avançado entra aos 81 minutos.
Empate com Maribor fora.
Sobe a contestação a MS, por utilizar o mesmo 11 de Jardim, pela insistência em A.Martins, etc.
Temos 4 empates e 1 vitória.
Bruno de Carvalho sai em defesa de MS e dos jogadores.
A equipa reage com vitória ao Gil Vicente, empate Porto casa, derrota honrosa Chelsea, vitória Penafiel fora, excelente eliminação do Porto na Taça, remontada roubada na Alemanha, vitória frente ao Marítimo, após início de segunda parte onde ia perdendo a vantagem.
Depois acontece a vergonha de Guimarães.
Nesta altura, para o Campeonato, já tínhamos perdido 10 pontos em 27 possíveis, tínhamos 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A equipa volta a reagir com vitória face a Schalke, empata com P.Ferreira, vitória Espinho, vitória Maribor, vitória Espinho, vitória Boavista (e a 5 de Dezembro, pela primeira vez sabemos o que é vencer, vencer, vencer), derrota Chelsea, avisos M.Silva sem efeito (empate Moreirense), avisos sem efeito MS (Taça sofrível). 2º comunicado do Presidente: Vitória. Respostas de Mané e MS.
Acrescem outros erros, ainda no domínio da minha subjectividade: golos no ultimo minuto, autogolos, bolas paradas, não substituição de Adrien no Nacional, demasiada rotatividade, escolhas incompreensíveis (MLopes por Cedric, Capel não é substituído ao intervalo em Londres), etc, etc., etc.
Vamos agora a FACTOS e conclusões:
Estamos em 5º lugar, a 10 do 1º. Estamos nos QF da Taça Portugal. Estamos na L.Europa.
Para o campeonato, ainda não vencemos nenhum clube acima do 9º lugar. As vitórias foram contra o 11º,12º, 13º, 14º, 15º e 18º.
Mas Antes da conclusão “final”, vejamos se o Comunicado do Presidente após Guimarães teve efeitos negativos nos resultados desportivos:
ANTES do 1º Comunicado (Vergonha Guimarães, 1 Novembro):
Total:
3 D
5 E
5 V
Ou seja, 38,4% de vitórias.
Só para o campeonato:
1 V
4 E
4 V
Ou seja, 44,4% de vitórias.
APÓS O COMUNICADO:
Total:
7 V
2 E
1 D
Ou seja, 70% de vitórias!
Só para o campeonato:
3 V
2 E
0 D
Ou seja, 60% de vitórias.
Totais de MS:
23 J. 12 V, 4 D. Ou seja, 52,1% de vitórias.
Uma breve comparação elucidativa:
% vitórias:
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
P.Sérgio: 52,6
Domingos: 54,2
Leonardo Jardim: 65.7
MS antes do Comunicado: 38,4
Sá Pinto: 50
Carlos Manuel: 45,4
“Inventem” o que quiserem, eu só quero é que com base em FACTOS, ALGUEM ME EXPLIQUE:
O que se diria dos treinadores rivais se estivessem a 10 pontos?
MAS QUE ESPÉCIE DE LOUCURA COLECTIVA É ESTA EM QUE SE COLOCA EM CAUSA UMA DIRECÇÃO COM UM TRABALHO COM RESULTADOS TÃO BONS POR CAUSA DE UM TREINADOR COM RESULTADOS TÃO MAUS?
Nota: Esclareço que se fosse só pelos resultados desportivos não despediria o treinador, não porque esteja contente, mas devido à estabilidade, 4 frentes, margem para aprender por parte de um treinador jovem e sem grande CV, etc.
Parte 3) O que explica que uma Direcção com resultados tão bons seja questionada por causa de um treinador com resultados tão maus?
Sem ser necessariamente por ordem, avanço com algumas hipóteses explicativas:
a) “Uma mentira mil vezes repetida passa a ser verdade”
O peso da CS vai causando os seus efeitos, sobretudo entre a grande massa de sportinguistas que só tem contacto com o seu clube através dos meios de informação ao serviço dos nossos rivais.
Atente-se só na grelha dos principais programas de TV :
SIC N O Dia Seguinte (apoiante Couceiro, amigo de G.Lopes, segundo disse no programa)
SIC N Play-Off (apoiante Couceiro, amigo de Duque, segundo disse no programa)
TVI 24 Contra Golpe (demitido por BC)
TVI 24 Mais futebol (da lista de Couceiro para director desportivo)
RTP Trio de Ataque (apoiante de Couceiro)
TVI 24 Prolongamento (apoiante de BC)
Se a isso juntarmos o Jogo (Porto), a Bola (o jornal do regime nas palavras do caracolinhos), e o Record e o CM sempre com capas anti-Sporting (desde o pai do Mané, aos balneários blindados) temos um total cerco mediático, que não sejamos ingénuos, deixa as suas marcas, e fica pronto a rebentar qd as coisas correm mal.
A isto ainda juntamos todos os comentadores anti-Sporting com o inefável autor de “O Código Quique” à cabeça, o super parcial lampião Rui Pedro Braz sempre pronto a desculpar o seu amigo MS com tiradas como “o Braga tem melhores jogadores que o Sporting”, “os empates são culpa da instabilidade dos comunicados”, “é difícil a alguém com princípios como MS não entrar em choque com BC”
O que é que a CS nos diz? Passe o simplismo esquemático: BC Anti-Cristo. MS Anjo na Terra.
b) Os poderosos interesses afrontados (desde a Liga, à FPF, à auditoria, à aliança dos nossos rivais) tudo fazem, como lhes compete, para nos mandar abaixo.
c) O natural desgaste da presença mediática de BC e das várias frentes de batalha abertas.
d) Os comunicados do Presidente apareceram na percepção do cidadão comum como sendo ele quem “começou” e MS limitou-se a “responder”.
e) O senso comum não consegue compreender que é inadmissível um treinador responder a um Presidente, mesmo que este só tenha dito asneiras, por confundir a realidade de um clube de futebol com a prepotência dos seus chefes nos locais de trabalho.
f) O medo que ele vá parar ao clube do coração com resultados positivos.
g) O Síndrome Paulo Bento: Ficamos contentes com um 2º lugar e uma Taça.
h) Demasiados anos a festejar campeonatos alheios como se fossem nossos, a não incomodar, a não ter que assumir que somos um grande clube, deixam um rasto de apatia e conservadorismo, onde como, passe o exagero, se mata quem diz que existe luz fora da caverna…
Parte 4) O que não sabemos e o que sabemos.
-Não sabemos o que se terá passado, para além dos resultados desportivos, para a situação se ter degradado a este ponto.
-Sabemos que o empresário de MS é o mesmo de Rojo.
-Sabemos que Rojo foi substituído aos 45m contra Gijon e não alinhou contra Nacional no T.Herrera.
-Sabemos que as declarações de MS sobre Rojo e Slimani foram que eram atletas “fundamentais” ao que BC respondeu que “fundamentais” eram os sócios e adeptos do Sporting, criticando ainda agentes:
O treinador do Sporting admitiu nesta quinta-feira que a suspensão interna de Marcos Rojo e Islam Slimani, além de afastar da equipa “atletas fundamentais”, afectou o resto do plantel na semana em que se inicia a I Liga.
“Não foi uma semana fácil – não há que esconder isso. São casos que nunca é fácil de gerir, mas temos de estar preparados para isso. Afecta sempre um pouco: os jogadores não gostam, ninguém gosta e para mim, como líder desta equipa, também não é agradável”, disse Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do jogo da jornada inaugural, no sábado, frente à Académica, em Coimbra.
“São decisões do Sporting. Dois dias depois de isso acontecer estive a elogiar os jogadores e não vou dizer agora que são decisões minhas. Não teve nada a ver comigo.”
-Sabemos que após as declarações do Presidente “Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso Clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do Clube que representamos” temos 70% de vitórias.
-Sabemos que BC lançou um comunicado em que se colocou nas mãos dos sócios: “Como sempre afirmámos, o Sporting é dos Sócios e são estes que decidem. Por isso têm que ser os Sócios, de forma clara e inequívoca, que têm de referendar se é este o caminho que querem percorrer ou não.”
-Que nesse mesmo comunicado disse ter orgulho no plantel: “Repito o que disse no início do Campeonato: temos o plantel que queríamos, temos muito orgulho de ter conseguido manter o plantel que ficou em 2.º lugar e de ter conseguido juntar a qualidade inquestionável de jogadores como o Nani”
-Que os maus resultados tinham de deixar de ser desculpados por “chavões e filosofias românticas”.
-Que MS respondeu que “não tinha tido conhecimento do comunicado nem tinha que ter”, que “não respondia”, que “não alimentava novelas” e ainda “vou guardar para mim se gostei ou n do comunicado” “os jogadores jogaram sobre brasas devido à semana dificil”, “prefiro elogiar e criticar cara a cara com os jogadores”.
-Não sabemos se BC falou ou não cara a cara com MS e jogadores.
PERANTE ESTE QUADRO INCOMPLETO DE INFORMAÇÃO, ONDE JÁ É CLARO QUE MUITO MAIS EXISTE PARA SABER, NÃO SE DEVERIA DAR NO MINIMO O BENEFICIO DA DUVIDA À DIRECÇÃO?
SOBRETUDO PERANTE UMA DIRECÇÃO COM PROVAS DADAS?
SOBRETUDO PERANTE UM TREINADOR QUE INDEPENDENTEMENTE DE SE PODER CONSIDERAR QUE BC SÓ DISSE DISPARATES (O QUE NÃO É A MINHA OPINIÃO) JAMAIS PODERIA DESAUTORIZAR UM PRESIDENTE DAQUELE MODO? UM TREINADOR QUE AO MESMO TEMPO QUE DIZ QUE NÃO COMENTA, COMENTA E DESAUTORIZA COMPLETAMENTE A DIRECÇÃO, MAS NÃO ANTES DA DESLOCAÇÃO À MADEIRA, MAS SÓ APÓS A VITÓRIA OBTIDA APESAR DA SUA INÉRCIA EM NÃO TER SUBSTITUIDO ADRIEN?
Parte 5) O que fazer?
O Sporting não pode ser gerido de fora para dentro, nem ser uma caixa-de-ressonância dos adeptos cuja única relação com o clube é acreditarem em tudo o que vem no Correio da Manha ou Record.
Contudo, esta campanha suja, alimentada pela CS, está, pelo menos a fazer fé nos comentários na internet, a produzir os seus efeitos, potencialmente graves.
Sem que novos factos venham a lume, graves e inequívocos, não tenhamos ilusões, que embora injusto, MS sairá como o mártir exilado da Coreia do Norte…
E isso poderá comprometer, no revanchismo dos abutres, o essencial: o controlo do clube sobre a SAD, a reestruturação financeira, a auditoria, enfim, um Pesadelo de proporções bíblicas…
Para finalizar, e sem querer dar grandes palpites perante uma relação que desconheço como estará e da análise de uma correlação de forças que me é difícil aquilatar, limito-me a conjeturar portanto alguns cenários possíveis, que são:
1) MS é despedido sem explicações convincentes. Resultado: grande abalo na estrutura.
2) MS é despedido sem explicações convincentes e os resultados não aparecem: Abalo de consequências nefastas imprevisíveis.
3) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, existe algum damage control.
4) MS é despedido com provas cabais e inequívocas, e os resultados aparecem. Direcção vencedora em toda a linha.
5) MS é despedido com provas cabais e inequívocas e resultados não aparecem, abalo forte.
6) MS é mantido no cargo, os resultados não aparecem. MS fica cada vez mais desgastado. A opinião começa a virar-se contra ele. BC tb se desgasta.
7) MS é mantido no cargo, os resultados aparecem. Vitória de MS mas BC tb pode colher os louros.
Parte 6) Um apelo aos Sportinguistas
Que as análises sejam baseadas em factos e resultados e não no que diz a CS
Que os erros sejam apontados sem venerações que só prejudicam o clube
Que os acertos sejam elogiados
Que na análise dos acertos e erros se saiba ter o sentido de justiça das proporções, do que é acessório e do que é fundamental
Que sejam tão vigilantes na questão treinador como na questão reestruturação financeira, e outros temas mais importantes
Que participem, se possível, na AG
Parte 7) Um apelo à Direcção
Se for para MS continuar, engulam os sapos que tiverem que engolir.
Se for para MS sair, expliquem tudo aos sportinguistas, de uma forma clara.
Que tenham a lucidez para escolher a melhor decisão, guiados unicamente pelos interesses superiores do Sporting Clube de Portugal.
As minhas desculpas pelo longo texto e
Saudações Leoninas
Comentário feito por 7-1
26 Dezembro, 2014 at 22:29
Tenho dúvidas que o MS fique até final da época. Na minha opinião, será ele a pedir para sair quando vir que BdC é mais inteligente que ele e que o empresário.
Ainda assim, confesso que gostaria de ver MS prescindir dos serviços do empresário. Se de facto quiser “vestir” a camisola do SCP, seria esse o passo lógico. Veremos.
Uma coisa é certa, temos um Presi à séria.
26 Dezembro, 2014 at 22:30
No meio desta confusão toda que para aqui vai, ha algo que me deixa parvo. A quantidade de gente que se apressou a chamar BdC de isto e daquilo, e a escolher MS em desfavor de BdC. Incrivel como se tira todo o mérito a alguém que nos recuperou o Clube.
Gosto de MS, mas entre e ele BdC nem pensava duas vezes.
26 Dezembro, 2014 at 22:32
+1
27 Dezembro, 2014 at 0:25
Cogumelos + cogumelos + cogumelos
26 Dezembro, 2014 at 22:31
Eles não nos largam.
Zona mista especial na RPTi agora às 22:30h para falar da “crise” do Sporting.
26 Dezembro, 2014 at 22:33
Crise?! Sporting????!!!!
Quando foi isso?… Não sei de nada…
26 Dezembro, 2014 at 22:36
Eles é que dizem…
deixa lá ouvir o ROC 🙂
26 Dezembro, 2014 at 22:38
Nem era para ver… mas logo que tem o ROC, dá sempre gosto ver alguém remar contra a maré!
LOL… processo em curso?! O que esta malta adora distorcer as coisas… LOLOLOLOLOLOL!!!!
ROC: ” A comunicação social fez mal o seu trabalho”. Conclusão: ROC hoje jantou em casa… não houve VAT69! 😀
26 Dezembro, 2014 at 22:34
Fartei-me de rir sozinho. Na Rtp informaçao estavam a meio de dizer que era uma crise gravíssima e interromperam para dizer que afinal BdC tinha anunciado que MS ficava.
Agora vão ter que encher chouriços durante o programa… O que não é menos perigoso.
26 Dezembro, 2014 at 22:36
Lá virá a puta dos calções verdes à baila… 😐
26 Dezembro, 2014 at 22:36
Tiveram de engolir em seco 🙂
26 Dezembro, 2014 at 22:37
Eles que peguem nos chouriços e os metam naquele sitio que eles bem sabem.
26 Dezembro, 2014 at 22:40
E lá está o ROC…
Será que soprou o balão antes de entrar no estúdio?
26 Dezembro, 2014 at 22:41
Pimba, e depois pumba.
26 Dezembro, 2014 at 22:35
Pessoal, O MS fez algo de muito grave. Está mais do que visto!!!
E é claro que não vai ter condições para continuar!!!
Foi uma aposta, infelizmente, errada!
Quer-me parecer que o BDC já teve foi demasiada paciência com este aldrabão.
26 Dezembro, 2014 at 22:38
Na TVI 24…começa mais uma ataque…!!
“o Sporting está a 10 pontos do 1º lugar…”
Mas “honestos como são…” nem uma palavra como conseguiram “os capões”…esses 10 pontos…
Vergonha…!!
Não sei quanto tempo vou resistir …escutar esta trampa de programa…!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 22:39
Caro Max…
Veja o ROC… eu acho que ele está “alcoolicamente” offline… 😉
26 Dezembro, 2014 at 22:44
As moscas podem ser outras…mas o cheiro continua pestilento…!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 22:39
Não percas tempo com esses tipos intelectualmente desonestos.
26 Dezembro, 2014 at 23:03
Essa porcaria não é um programa. É um ajuntamento de ressabiados contra o SCP. Para nós desse canal nunca vem nada de bom e o próprio MS que abra a pestana nesta matéria e acorde para os seus ‘amigos’ que por lá também os tem e… de grande calibre. 😀 😛 🙂
SL
26 Dezembro, 2014 at 22:40
José Eduardo, antigo jogador do Sporting, considerou que não há condições “nenhumas” para que Marco Silva continue à frente da equipa.
“Evitável seria quando contratámos Marco Silva. Acreditámos que era um projeto ideal para um treinador jovem, mas logo à partida deixou de ter essa condição. Pensei ingenuamente que era o homem ideal para o projeto mas não é”, comentou à RTP Informação.
“Marco Silva tem uma agenda própria, tem interesses próprios que não são os do Sporting. São os interesses de outras entidades, eventualmente do seu empresário. Tenho imensa pena de dizer isto porque quis defendê-lo até ao último momento, mas a verdade é que a vida continua. O Sporting vai ultrapassar esta crise e o Marco Silva é que põe o futuro dele em causa, porque se liga a interesses de gente que pretende destruir o Sporting. Estamos na presença de uma situação que não é tao simples quanto parecia”, acrescentou.
José Eduardo diz que a decisão já devia ter sido tomada:
“Devia ter sido antes, o Bruno de Carvalho até foi demasiado tolerante face aos dados que tenho. Estou a dizer isto de plena consciência. O Marco Silva não está interessado em ficar no Sporting porque o projeto não é um projeto dele. Lamento que tenhamos sido enganados. Chegámos ao fim da linha, não há condição nenhuma para continuar. Não tem a equipa com ele. Essa é uma falácia, a equipa está dividida, há problemas muito graves. O projeto da academia nunca foi agarrado pelo treinador”.
26 Dezembro, 2014 at 22:46
O cabrão do MS não está interessado nos interesses do SCP nem nunca esteve e agora quer ficar com o dinheiro e por isso ainda não foi embora mas brevemente a pressão dos Sportinguistas vai colocá-lo a milhas do SCP.
26 Dezembro, 2014 at 22:49
RTP informação!
“Um jornalista não inventa nada”…
MORRI! hahahahahaha…
Fodasse, este Nuno Dias é um prato…
26 Dezembro, 2014 at 22:52
Ah ah ah parece que estou a perder um grande programa de comédia.
26 Dezembro, 2014 at 23:00
essa é a piada do século!
26 Dezembro, 2014 at 23:03
Ah, espera lá…
Eles não inventam nada… tem razão… eles “citam fontes próximas”… essas é que são inventadas!
26 Dezembro, 2014 at 22:53
Gosto da forma como estes jornaleiros dizem “possibilidades quase certas” dando coisas como adquiridas sem uma base de sustentação!
26 Dezembro, 2014 at 22:54
A sério?!? Vocês estão mesmo a dar audiências a esses programas?
Não percebo, criticam sempre mas todas as semanas vêm os programas…
26 Dezembro, 2014 at 22:59
Eu cá estou a ouvir o José Eduardo que me parece um gajo que valha a pena ouvir… e parece-me um gajo deveras informado.
26 Dezembro, 2014 at 23:50
Onde?
27 Dezembro, 2014 at 0:01
Na RTP info… puxa atrás…
26 Dezembro, 2014 at 22:54
As palavras são do José Eduardo!
O Marco vai orientar a equipa em guimarães mas duvido que passe disso pois nessa altura já teremos outro treinador no banco.
26 Dezembro, 2014 at 22:57
Agora é que vamos observar a força de Marco Silva.
Os dados foram lançados esta semana.
De um lado da barricada estão os anti-BdC: OCS, Rivais, Empresas com interesses na área do desporto e Sportinguistas que não beberam da teta da leoa.
Do outro os verdadeiros, aqueles que vivem por e para o Sporting e, no meio das barricadas, numas trincheiras, perdidas lá andam os seguidistas brunistas.
Mais do que a reação de BdC no nosso canal estarei curioso para perceber o tipo de discurso do nosso treinador. Pois pelo discurso se perceberá se as capacidades se mantêm ou se estão toldadas por algo que sabe-se-á o quê anda a perturbar a vivência em Alvalade.
26 Dezembro, 2014 at 22:57
Esta coisa dita pelo José Eduardo tem muito que se lhe diga.
E não o tenho como alguém que diga uma coisa destas sem ter um fundo de verdade… não o entendo como um pirómano louco.´
“Estou a dizer isto com plena consciência”…
A única coisa que eu sei é que acredito na força de BdC.
FORÇA, PRESI!!!!
26 Dezembro, 2014 at 22:58
Acham mesmo que se o MS estivesse com o SCP a CS saberia que tinha havido reunião na academia entre muitas outras coisas que soube (tirando as muitas que inventa). Ele não está com o projeto escolhido para o clube.
26 Dezembro, 2014 at 23:02
Foda-se o ROC ainda não conhecia as declarações do José Eduardo.
Sem palavras…
26 Dezembro, 2014 at 23:04
VAT a mais…
26 Dezembro, 2014 at 23:05
O ROC a falar de mau serviço para o Sporting!
LOL… O humor non-sense do Seinfeld voltou!
26 Dezembro, 2014 at 23:04
primeira página de rascord, borlae nojo amanha:
declaracoes de José Eduardo foram prestadas no aeroporto, em rota para outro país , para tratar da transferencia de Marco para X clube e ao mesmo tempo assegurar a contratacao do novo treinador do SCP…
foi um “passarinho” que me disse… e passarinhos nao mentem, sao assim como que “jornalistas”ahahah
26 Dezembro, 2014 at 23:06
noup… errado! Os jornalistas não INVENTAM! O que é muito diferente…
26 Dezembro, 2014 at 23:09
Este Bruno Prata é mesmo uma pessoa MEDIOCRE … Ressabiada…. Primária…. Inculto ( a pronúncia de inglês dele é surreal…)
O Pseudo director da COMERCIAL, alegado “batedor” de mulheres … Como qualquer lampião q se preze, é mesmo um cabraozito vermelho… SÓ NÃO O OUVIMOS FALAR DOS 600M€… Deste assunto o BURRO não fala!
FIGHT & RESIST !!!!
SL
26 Dezembro, 2014 at 23:12
O Costinha também não gosta de ver toda a gente a falar no Sporting… Ele que recebe para falar de quem fala do SCP!!!!
Alanis Morrisete não diria melhor: “isn’t ironic…”
26 Dezembro, 2014 at 23:31
Esse cromo até espuma apresenta nos cantos da boca quando se regere ao BdC e ao SCP.
PQP !!
26 Dezembro, 2014 at 23:14
Marco Silva vai por em Tribunal o José Eduardo pelas últimas declarações!!
26 Dezembro, 2014 at 23:18
Olha, sabem o que vos digo:
Vou mas é desligar o portátil e ler o presente que a minha mulher me ofereceu no natal:
“Bruno de Carvalho: Um presidente sem MEDO”
INCHA, FUNGHI!!!!
26 Dezembro, 2014 at 23:19
É tempo de engolirem as granadas de mão, prepararam um golpe de estado no SCP sem resutados, um conto de natal que nada tem de semelhante ao espirito desta quadra. Até foram desenterrar o camafeu do Jeffren que está fora do SCP faz 3 quase 4 anos.
Só entendo que o presidente é alvo a abater, aproveitando esse facto para ocultar o que se vai passando de ruim nos outros.
Quanto ao resto, um caralhinho com um grande laçarote para as sardinhas que entraram em frenesim.
26 Dezembro, 2014 at 23:24
Bom texto, no entanto embora seja apoiante de bdc ė importante salientar o estado das nossas camadas jovens….
26 Dezembro, 2014 at 23:45
Qual foi a parte do as-Direções-anteriores-despediram-N-funcionários-da-academia-e-colocaram-por-exemplo-olheiros-de-trazer-por-casa-que-mais-tarde-foram-para-clubes-rivais-passar-a-informação-recolhida-e-que-isto-vai-levar-alguns-anos-a-recuperar que muita gente ainda não percebeu…?
Muita calma nessa hora, lá chegaremos de novo.
27 Dezembro, 2014 at 0:00
E o trabalho que já foi feito e que continua a ser feito para repor os niveis em que estavamos?!? Não sabe? Não ouviu nada sobre isso?
Não leu nada sobre isso?
O Presidente do SCP já explicou, com o detalhe possivel, o que se passou e o que está a ser feito nessa área do clube…
É consultar o Jornal do Sporting e ou outras fontes de informação Oficiais do clube…
26 Dezembro, 2014 at 23:27
Marco Silva tem mais a perder do que o Bruno de Carvalho, pois Bruno de Carvalho só tem um clube e viverá para ele até morrer: o Sporting. Já Marco ainda é um treinador jovem como tal ou ganha tino ou vai começar a treinar os aroucas e os setúbals desta vida, na melhor das hipóteses. Caso contrário vira comentardor e segue os passos do vitor pereira, do costinha…
Portanto, o braço tem de torcer dos dois lados, mas não é do lado do presidente que tem que torcer mais.
26 Dezembro, 2014 at 23:30
Olha que esse raciocínio de treinar satelites do Porto até me passou a pouco pela cabeça.
A fazer crer que o JE tem mesmo razão, quer-me parecer que o MS correr o risco de “pedroemanuelizar” a sua carreira…
26 Dezembro, 2014 at 23:28
ROC – “para sentar William, Adrien, João Mário ou até André Martins, tinha de ser um jogador de 10M€”
ROC… sabes quanto é que esses meninos custaram ao Sporting???
26 Dezembro, 2014 at 23:29
10M?
O Samaris não calçava …
26 Dezembro, 2014 at 23:33
O ROC falou bem, miguel… ele disse “JOGADOR”… o Samaris não entra nessa equação. 😈
26 Dezembro, 2014 at 23:30
é correr com Bruno Carvalho e M.Silva para Presidente/treinador/… , fonix o Bruno Carvalho esse malandro , quem ouve estes programas de paineleiros como é possivel Bruno Carvalho ainda ser Presidente , volta godinho ou mesmo bettencor que vós é que eras …. fodasse por cada vez que estes animais falam no Sporting deviam pagar um imposto ….
26 Dezembro, 2014 at 23:32
“por cada vez que estes animais falam no Sporting deviam pagar um imposto ….”
Ui… soltei uma pinguinha: Sporting com superavit nas suas contas! 😀
26 Dezembro, 2014 at 23:35
devia era ser para um fundo para Sportinguistas , só apetece partir lcd´s portateis …
26 Dezembro, 2014 at 23:36
Este gajo que apresenta o programa da RTPinfo veio do Casal Ventoso???
Que arzinho mitra… dasss…
26 Dezembro, 2014 at 23:41
Sportinguista … 🙂
26 Dezembro, 2014 at 23:46
É para tu veres como ser sportinguista não é ser infalível…
26 Dezembro, 2014 at 23:46
Gosto dele. Boa onda. Muito inteligente na condução do programa.
Sim… tem todas as características de Sportinguista 😉 😛 😀
SL
26 Dezembro, 2014 at 23:52
Bem entalou o Godinho da outra vez…
26 Dezembro, 2014 at 23:44
Qual a parte da palavra UNIÃO que nós sportinguistas não entendemos?
Obviamente não quero nem aceito unanimidades ou ‘pintismos’ para o nosso clube.
As discordâncias são sempre bem vindas, fazem parte do processo de evolução, mas isto que está a acontecer é um ataque sem precedentes contra uma pessoa chamada Bruno de Carvalho. O BdC é odiado pelos nossos rivais por múltiplas razões que ultrapassam em muito o normal. E nessa matéria estão juntos e aos beijinhos.
A consequência é isto a que estamos a assistir neste Natal e… nem uma simples noticia sobre os outros que estão confortavelmente na poltrona a assistir ao ataque dos seus soldados e ao nosso kamikazismo.
E tantos de nós a ir, tantos de nós a dar corda ao relógio do Corrupto do Norte e ao seu Aprendiz do Sul, o tal dos pneus, tantos de nós, sportinguistas não maiores ou menores que eu, a esfaquear a alma do Leão.
Fónix acordem e vejam quem já deu provas.
Grande BdC. Estou contigo.
SL
26 Dezembro, 2014 at 23:54
sem dúvida e é preciso demonstrar esse apoio ao Presidente , erros todos cometem , 4 anos contrato teram sido um erro , agora prá frente é que é o caminho , força Presidente , desmascare-se quem tem que ser desmascarado , reuna as tropas , há e já agora começa a ser necessário dificultar a vida eo acesso a Alvalade a certos/muitos experts do fenomeno desportivo nacional. FORÇA PRESIDENTE !
26 Dezembro, 2014 at 23:59
“Um jornalista não inventa nada”… Nuno Dias, RTP Informação, 26/12/2014…
Fui de curioso ver o que se dizia sobre o Jeffren, e dei com esta pérola dita no Rascô. Atentem:
« De volta a Espanha, Jeffren é agora uma das figuras do Valladolid, clube que está entre os principais candidatos à subida ao primeiro escalão espanhol.»
Eu não sei qual é o conceito de “figura” que este jornalista inventou… perdão, os jornalistas não inventam…
Vendo as estatisticas no soccerway do nosso querido hispano-venezolano, percebo o porque de ser uma das “figuras”. Vejamos:
18J – 15 jogados, sendo apenas 6 jogos completos (40%), 2 golos! Isto é de uma FIGURA!
Alguns colegas do rapaz:
Mojica (Defesa) – 15J, 6JC, 5G;
Bergdich (Defesa) – 16J, 1JC, 5G;
Oscar (avançado) – 18J, 10JC, 6 G…
Portanto… o Jeffren, para falar mal do SCP, até passa por ser “uma das figuras”….
Reforço:
“Um jornalista não inventa nada”… Nuno Dias, RTP Informação, 26/12/2014…
Claro que não… são a merda das fontes! Sempre as fontes…
27 Dezembro, 2014 at 0:14
My friend,
O nosso amiguito, o… coiso e tal da letónia, fez um comentário n’O Artista do Dia… Ia desligando o PC quando li o que essa besta escreveu… Enfim, mais do mesmo…
FIGHT & RESIST
27 Dezembro, 2014 at 1:39
Eu nem li mas nem quero ler,vindo de onde veio só pode vir merda….
Mas um gajo que defendia o Godo como ele defendia e que o godo só devia ser julgado no fim do mandato,não deve ter moral nenhuma para falar do BdC,mas o letão como é meio maluco dos cornos,já acredito em tudo…
27 Dezembro, 2014 at 0:40
Basta ler a reportagem completa no Sport.es
A imprensa de cá pegou numa linha do que o rapaz disse e descontextualizou por completo as declarações. Enfim.
27 Dezembro, 2014 at 0:06
Felizmente que imperou o bom senso. Acho que tudo se vai resolver com diálogo, tempo, trabalho e claro, vitórias. O Sporting está acima de todos e das divergências pessoais.
Dedico este desfecho ao visionário José Eduardo, verdadeiro arauto da desgraça alheia, sempre pronto para ver o que os outros não vêem.
E à nossa CS também.
27 Dezembro, 2014 at 0:07
Faço aqui um pedido/sugestão ao dono d’A Tasca…
Cherba, sei que o que te vou solicitar pode ser uma tarefa hercúlea, mas creio ser uma excelente forma de levar á práctica o lema FIGHT & RESIST… Passo a explicar, e desde já me voluntario para colaborar na execução:
Tens acesso aos IP’s de quem aqui comenta, logo, e que tal todos os que se prove por A + B que são ‘infiltrados, ‘funghii’, ‘cogumelos’, ou simplesmente ‘fdp’s’, que vêm para aqui conspurcar A Tasca, serem identificados e tirar-se a limpo a identificação fisica do tal IP? Acho que iriamos ter enormes surpresas, tais como certos comentários terem sido ‘paridos’ numa qualquer redacção de um pasquim bem perto de si… Vocês sabem do que é que eu estou a falar…
SL
27 Dezembro, 2014 at 0:21
Isso não é tão simples quanto isso… IPs há muitos…
27 Dezembro, 2014 at 0:24
Calma… Não é para fazer mal a ninguém…
É só para tirar a prova dos nove…
27 Dezembro, 2014 at 0:33
A questão é que os IPs dos pasquins não são os mesmos das redações. E o jornalismo online muitas vezes é feito de casa com IPs dinâmicos. Não sei se se tiraria grandes conclusões. A não ser que haja pessoas bem colocadas nos ISPs que possam associar um IP a um username…
27 Dezembro, 2014 at 0:38
Se não sabes, há 2 tipos de IP… O de localização e o da máquina (pc) de onde se tecla…
O IP a que chamas dinâmico é o de localização… O do PC nunca pode ser alterado…
27 Dezembro, 2014 at 0:47
Se estas a falar do mac address, o que dizes nao ‘e necessariamente verdade, tambem pode ser alterado. No entanto, nao invalida em nada o que sugeriste.
27 Dezembro, 2014 at 0:50
Seria uma forma fácil de se acabar com alguns “chicos espertos” que vêm para aqui conspurcar A Tasca… só isso…
Por uma Tasca mais limpa e higienizada…
FIGHT & RESIST
27 Dezembro, 2014 at 0:53
Eu percebo a ideia embora continue a achar que o melhor ‘e ignorar. Ignorar esses cogumelos que aparecem nesta altura, ignorar o pessoal que tem grandes “insides informations” e diz “ah e tal se voces soubessem o que o A disse, o que o B fez e o que o C vai fazer”, etc.
As noticias do Sporting saiem nos meios de comunicacao do Sporting, tudo o resto ‘e merda e deve ser ignorado.
27 Dezembro, 2014 at 1:06
Fodasse…. Essa merda era para ontem!
27 Dezembro, 2014 at 0:09
O DN dá como certo que MS vai levar José Eduardo a tribunal….
http://m.dn.pt/m/newsArticle?contentId=4314445&page=1
27 Dezembro, 2014 at 0:12
O JN hoje, pelas 16:17, também dizia que : “Marco Silva já não é treinador do SCP. A decisão foi tomada pelo Presidente do SCP, Bruno de Carvalho”
Por isso, FIGHT & RESIST
27 Dezembro, 2014 at 0:14
Não estou a dizer que é verdade XAP. Estou a dizer que o que JE diz também não é lei.
27 Dezembro, 2014 at 0:16
Barbosa 08, eu não estou nada preocupado com o que o José Eduardo disse. Para mim, desde que foi decretado o ‘blackout’ apenas me interessam as notícias veiculadas pelos orgãos de comunicação oficiais do SCP.
Nesse sentido, mantenho-me apenas pelo que o Presidente referiu…
FIGHT & RESIST
27 Dezembro, 2014 at 0:43
Curioso, não é? Como é que o DN sabe disso? Se calhar foi o mesmo chibo que vazou as conversas das reuniões. Para desmentir está palhaçada toda não ouvimos, nem vimos o MS, mas para isto foi rápido.
Tenho o JE como um Sportinguista que quer o melhor para o clube. É uma pessoa informada sobre a actualidade do clube e para fazer estas afirmações tao peremptoriamente algo deve saber.
SPORTING SEMPRE ATÉ MORRER
FIGHT & RESIST