Bem-vindos à Gala da Tasca – Patrocinada por Vinho Rasca – 2014. Nos próximos 6 minutos e meio vamos distinguir os vultos do nosso futebol que deixaram marca no ano que termina dentro de algumas horas. Acompanhem-me nesta cornucópia de demérito desportivo, prometo-vos que não vai valer a pena.

Prémio Especial FDP
E o vencedor é….Doyen! Pelo talento de sacar dinheiro aos clubes (mais a uns do que a outros, que os “padrinhos” merecem o devido respeito) e injectá-lo directamente em paraísos fiscais de alguns “managers” e familiares de presidentes, esta empresa merece a distinção de ter concebido uma estrutura que em nada beneficia todos os seus parceiros de negócio. Este ano estiveram particularmente em destaque ao dar muitas mãozinhas a Benfica e Porto, ao mesmo tempo que (curiosamente) abriam contencioso com o Sporting. “Agradar” a directores de clubes sul-americanos, comprar internacionais ao preço da uva mijona, vender os mesmos por pequenas percentagens em que nos 100% valorizam imediatamente 6 ou 7 vezes a clubes compradores onde também “agradam” aos dirigentes…só existe uma palavra para classificar todo o brilhantismo da Doyen…bosta.

Prémio Rookie do Ano
E o vencedor é….Lopetegui! Desenhar um plantel como se joga Football Manager, assente na rotatividade ao melhor género de uma Roda da Sorte, magicar tácticas “surpresa” que nem os jogadores entendem…são algumas das críticas apontadas ao mister. Exagero? Talvez, mas a verdade o Porto com o plantel mais “equipado” da cena, está muito longe de ser um adversário temível e quase que se adivinha (o Basileia pode ser um acelerador de partículas interessante) que no ano seguinte vai haver sequela da série “Jesus no Porto”.

Prémio “Zzzzzzzzzzzzz”
E os vencedores são….os Paineleiros! Já não há cu que aguente a quantidade de “tv shows” em que 3 ou 4 marmanjos se entretêm a falar de coisas que “ouviram dizer” e para as quais têm as mesmas teorias que estão escritas nos jornais do dia em que gravam os programas. Aprende-se zero e fora alguns “dinossauros” que aproveitam as férias entre empregos para ganhar um cobres e notoriedade, o que sobra é “encomendas” de discurso que põem qualquer amante de futebol com vontade instantânea de por uma almofada por debaixo da cabeça e fechar a pestana.

Prémio Disney
E o vencedor é….o Departamento Financeiro da SAD do Benfica! Não há palavras para descrever a quantidade de imaginação e fervilhante criatividade que foram precisas para continuamente apresentar aqueles Orçamentos & Contas. Tudo é sucesso, nada falha, a SAD encarnada parece que viajou para o futuro e regressou com o plano mágico de acertar em todos os cavalos que ganham. Paradoxalmente  vendem as mãos e os anéis, sendo difícil de entender onde é que param os milhões que supostamente deviam brotar das operações “bem sucedidas” e de todas as “apostas ganhas” que a imprensa não se cansa de aplaudir.

Prémio Fim de Ciclo
E o vencedor é…espera…são dois! Curiosamente este ano há um empate. Temos portanto como vencedores…Pinto da Costa e Jorge Jesus! Mais gastos que as estradas romanas, estes dois senhores são como aqueles balões que as crianças deixam esquecidos num canto do quarto – são balões, dão para brincar, mas de alguma forma perderam a “promessa” de diversão e esperam apenas um deslize para rebentar.

Prémio Sem Espinha
E o vencedor é…Fernando Seara! É difícil, muito difícil de imaginar alguma golpada no futebol português que este “senador” da podridão não esteja directa ou indirectamente ligado. Na TV espalha os seus dons de profeta (pudera…quem melhor que o porco para falar de chiqueiros), na política espalha os seus dons de “boy veterano” e ainda reserva tempo para ajudar amigos em “apuros” como foi o caso do mano Oliveira, de quem serviu de lebre para introduzir outro “velho amigo” Luis Duque na presidência da Liga.

Prémio Na Próxima Encarnação Serei Um Monte de Merda
E o vencedor é…Pedro Guerra! Ex-director da Benfas TV, espalha os seus dotes de mestre mete-nojo na CMTV. Anti-Sportinguista de gema, este cagalhão de gente “encanta” os espectadores deste digníssimo canal, espalhando ofensas por tudo o que mexe e não se veste de vermelho. Confesso que sigo apenas a carreira deste pulha, através de excertos de YouTube, mas cada vez que isso sucede interrogo-me porque é que há tanta gente que consegue não cair de algumas escadas.

Prémio O Preço Certo
E o vencedor é….o FC Arouca! O problema não é ser um clube pequeno com dificuldades financeiras. O problema é que é gerido por pessoas pequenas que nunca vão entender que o dinheiro não pode comprar tudo. São o símbolo (porque há muitos Aroucas em Portugal) da pequenez da maioria dos clubes e do ajoelhar permanente que fazem aos interesses dos “papas”, dos “duques” e dos “barões” do nosso futebol.

Prémio Lago dos Tubaralhos
E o vencedor é..Luis Duque! De regresso às lides do futebol, depois de uma passagem por diversas oportunidades imperdíveis de ser condenado, este peso-pesado de qualquer lobby que pagar bem reentrou em força pela porta grande. Presidente da Liga, que comeback! Que filha da putice também. Ser Sportinguista e aceitar um convite duplo para se prostituir moralmente com pessoas idóneas como Pinto da Costa e Vieira…é obra…e vai constar de qualquer manual de como perder completamente o respeito de milhares de pessoas com um simples “Sim, eu faço”. O detalhe de anunciar pomposo, que não iria ter vencimento como Presidente da Liga, quando na sua última passagem pelo Sporting teve das mais altas remunerações da história do dirigismo do clube…não é aceitável…é apenas falso e estúpido que alguém imagine que existe 2% de verdade em qualquer coisa que diga a seguir a isso.

 

Bom…os parabéns a todos os vencedores, a Gala da Tasca – Patrocinada por Vinho Rasca – 2014 vai ficar por aqui. Como qualquer carrascão que acaba…deixou muitas nódoas à sua passagem e uma vontade urgente em alugar o WC mais próximo…portanto, um rápido voto de Boas Entradas em 2015 e voltamos a ver-nos por aqui.

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca