O dia 10 de junho de 1995 foi de festa para o Sporting: treze anos depois, a equipa leonina voltou a ganhar um troféu. Na circunstância a Taça de Portugal. Foi o último jogo de Figo e Balakov pelo Sporting, e Iordanov vestiu a pele de herói ao fazer os dois golos do triunfo sobre o Marítimo (2-0) num Jamor pintado de verde. Houve porém mais histórias que sobraram desse jogo.
Vujacic, por exemplo, traz uma marca ainda hoje no braço. «Veja», atirou, enquanto mostrava uma cicatriz no punho do braço esquerdo. «Sim, ainda a tenho, ainda está aqui.» Tudo aconteceu quando correu para agarrar uma bola, com pressa de fazer o lançamento lateral: pelo caminho cruzou-se com um cão da polícia, que o agente deixou com demasiada trela solta. O montenegrino foi então mordido, gritou de dor, mas não parou de correr e fez o tal lançamento lateral que tinha pressa em executar. «Mas essa foi a única coisa má do jogo, porque de resto ganhámos a Taça», recordou. «É o meu único título conquistado pelo Sporting, mas joguei três vezes a final da Taça, penso que merecíamos ganhar mais vezes, mas enfim.»
«Mesmo no campeonato, acho que devíamos ter ganho o título, tínhamos uma grande equipa com Figo, Balakov, Paulo Sousa, entre outros, mas não o conseguimos… outras equipas foram mais fortes fora de campo.» Vujacic não precisa de medir as palavras e culpa os escaldantes anos noventa, cheios de polémicas e teorias da conspiração, para explicar o jejum de títulos. «Sinto muita honra por as pessoas do Sporting se lembrarem de mim. Sou um verdadeiro sportinguista, foi o único clube em que joguei em Portugal», frisou. «Surgiu até a hipótese de jogar noutros clubes aqui em Portugal mas tomei a decisão de vestir só a camisola do Sporting. Muito honestamente, o problema foi que nunca quis jogar contra o Sporting com outra camisola.»
Chegou a Portugal, recorde-se, em 1993, numa altura em que a guerra dos Balcãs tornava insuportável a permanência dos jogadores na Jugoslávia. Surgiu com grande projeção: era o capitão do Partizan de Belgrado e era titular da seleção jugoslava. Por isso chegou, viu e venceu. Fez-se de imediato titular do Sporting e foi sempre um habitual do onze. Com Bobby Robson no centro da defesa, após a chegada de Carlos Queiroz, e para integrar Marco Aurélio e Naybet no onze, foi adaptado a lateral esquerdo. Apesar de já ter 29 anos ficou quatro épocas em Alvalade. «O que vim cá fazer? Vim matar saudades. Passar o fim de ano com a minha mulher, na minha velha Cascais, onde vivi quatro anos. Já há muito tempo que não vinha a Portugal e tinha saudades», contou ao Maisfutebol e a O Jogo. «Estou feliz por estar aqui, fui ver o jogo com o Estoril, o Sporting jogou bem e vi uma equipa muito talentosa, com muito bons jogadores, com grande futuro.»
«Estive com o presidente Bruno de Carvalho, ele convidou-me a assistir a este jogo e deu-me dois presentes: uma camisola com o meu nome e uma maquete do novo estádio. Estou muito contente por fazer parte deste Sproting, apesar de trabalhar como olheiro do Manchester United já há nove anos. Mas aqui encontro sempre amigos.» É verdade, Vujacic é hoje um dos responsáveis máximos do recrutamento do Manchester United. É olheiro chefe do clube em catorze países, a maior parte dos quais no sul e no leste da Europa. Portugal, garante, não é um deles. «Não, não, nada disso. Estou aqui apenas de férias.»
Falar com Vujacic é falar também de um jejum de títulos de campeão: uma realidade que o Sporting experimenta com uma indesejada frequência. O clube já leva, por exemplo, uma sequência de doze anos sem ser campeão. «Sim, é verdade, mas se esta equipa permanecer junta vai conseguir ganhar alguma coisa para o Sporting. Tem muita qualidade e é um grupo jovem. Se gostei de alguém em particular? Gostei de vários jogadores, mas como trabalho para o Manchester United não posso dizer nomes.» Vujacic sorri e despede-se. Cheio de pressa para chegar à loja do cidadão antes das 19.30 horas: a tempo de renovar o cartão de cidadão português…
in MaisFutebol
6 Janeiro, 2015 at 17:39
Único título?
Pensava que tb tinha ganho uma Supertaça.
6 Janeiro, 2015 at 19:05
E ganhou mesmo a Supertaça, penso que em 86/87, com duas vitórias sobre o Benfica, com vários golos de um heroi chamado Silvinho.
6 Janeiro, 2015 at 19:11
Aí não pode ter sido que ele veio para o Sporting já nos anos 90…. Vou procurar no google… 😀
6 Janeiro, 2015 at 19:22
Ganhou a Supertaça de Paris, mas acho que já tinha perdido o lugar para M.Aurelio/Naybet/ a central e na esquerda jogou o Luis Miguel (há nem me lembrava deste…!)
http://www.campeoesdofutebol.com.br/super_portugal_sumula1995.html
6 Janeiro, 2015 at 19:18
94-95.
O Vujacic está senil. 😀
6 Janeiro, 2015 at 17:41
Lembro-me bem dele e das equipas que fez parte!
Essa Taça de Portugal foi o primeiro título que festejei pelo Enorme!
6 Janeiro, 2015 at 17:42
O gajo “limpou” o chapéu a um bófia. Lembro-me tão bem.
6 Janeiro, 2015 at 17:51
O chapéu ao bófia foi numa vitória contra o sob em Alvalade…acho eu…
Z
6 Janeiro, 2015 at 17:52
*slb*
6 Janeiro, 2015 at 18:58
Foi?
Estou mesmo taralhoca. 🙁
6 Janeiro, 2015 at 19:01
Acho que têm os dois razão. Ou muito me engano ou a primeira vez foi no jogo que o Z diz (ganhámos 1-0 golo de amunike penso eu) e depois por piada fê-lo novamente qd ganhámos a taça. Acho que a capa de jornal no dia seguinte era ele de boina a segurar a taca? Penso eu de que….
7 Janeiro, 2015 at 11:20
Fui colega de universidade do filho desse polícia a quem o Vujacic tirou o chapéu. Quer o polícia quer o filho eram benfiquistas lol
7 Janeiro, 2015 at 11:39
Não Maria. Foi nessa final. Ainda tenho o jornal do Sporting desse jogo
6 Janeiro, 2015 at 19:08
http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_joomgallery&func=detail&id=3671&Itemid=37
Vujacic com chapéu de bófia após vitória ao Carnide com golo de Amunike.
Depois de anos de massacre, no dia seguinte os lampiões vieram aos magotes cumprimentar-me na escola. Vitória inesquecível.
SL
6 Janeiro, 2015 at 19:12
E repetiu a brincadeira na Taça:
“Figo e Balakov fizeram o último jogo com a camisola leonina, Oceano levantou a Taça, Vujacic foi mordido por um cão da polícia e vingou-se roubando o chapéu ao agente da autoridade: no dia seguinte as fotografias do lateral sérvio tinham todas um chapéu da farda policial e um sorriso nos lábios.”
SL
6 Janeiro, 2015 at 19:15
Que felicidade! Não estou chéché! 😛
6 Janeiro, 2015 at 19:23
Pimba e Pumba
6 Janeiro, 2015 at 17:43
Tb eu… sabe Deus o que tive de fazer para arranjar bilhetes. Foi a loucura….
6 Janeiro, 2015 at 17:56
Não tive de fazer nada…era puto e foi uma prenda dos meus anos antecipada…alguém teve de lutar muito para os conseguir…mas ainda não fui eu! ;))!
6 Janeiro, 2015 at 18:31
Fomos 5 SPortinguistas de Viseu sem bilhetes… tivemos que ir para o meio da mata ter com os primos do Quaresma…foi a vez que tive mais receio, mas a vontade de ter bilhete foi mais alta.
6 Janeiro, 2015 at 18:35
Hehehe! E valeu bem a pena!
Eu adoro a taça! Das finais do Sporting falhei a do Very Light e a do Tiui! Em ambos os casos por mutivos profissionais…na do Tiui por meus, na do Very Light por do meu pai! Mas aquilo é um espectáculo! A festa na mata do Jamor, fazer um churrasco com o pessoal, estar na festa tranquilo! Entrar naquele estádio é que é uma foda…de resto adoro a final da taça….;)!
Este ano temos churrasco da Tasca na Mata do Jamor!!
6 Janeiro, 2015 at 17:45
https://www.youtube.com/watch?v=U-3AgF2VAN4
6 Janeiro, 2015 at 17:53
Satisfazendo a sua curiosidade num post mais atrás, posso informá-la que o Pallhinha ainda no domingo passado treinou com a equipa B na Academia e, pelo que vi, pois todo o plantel veio para a bancada assistir ao jogo dos Juvenis, está muito bem fisicamente. Devia vê-lo ao lado do Gauld, parecem a sorte grande e a aproximação (o Gauld parece um iniciado de 1º. ano).
SL
6 Janeiro, 2015 at 18:16
As minhas desculpas por responder aqui, mas no outro post não estou a conseguir.
Fui ao site do Sporting, e muitos deles estavam lá como juniores. Assumi então que nascidos em 95 podessem jogar pelos sub-19.
Se estou equivocado, está aqui a explicação, e as minhas desculpas.
SL
6 Janeiro, 2015 at 18:19
O site do Sporting é uma treta para sacar informações sobre os plantéis.
No site do Sporting o Abel ainda treina a equipa B!!!
😉
6 Janeiro, 2015 at 18:34
Só é junior quem fizer os 19 anos (ou menos) em 2015.
SL
6 Janeiro, 2015 at 18:42
Obrigado pelo esclarecimento. SL
6 Janeiro, 2015 at 18:47
E atenção que o Vitória SC gamou-nos dois dos que não aproveitámos: o Fernandinho e o Alexandre Silva (pelo menos este, muito promissor)
6 Janeiro, 2015 at 18:57
Eheheheheheheheheheh.
E como se portou o meu “menino” no treino? 😉
Obrigada.
6 Janeiro, 2015 at 19:09
Não deu para ver porque o campo onde treinaram fica um bocado distante o principal mas a avaliar pela boa disposição de todos, deve ter corrido bem.
SL
6 Janeiro, 2015 at 19:20
Já vi a tua resposta à Maria Ribeiro.
Vi-o nos jogos da next generation e fiquei mto bem impressionada.
Obrigada pelos esclarecimentos. Perguntava-me sempre o que era feito dele.
6 Janeiro, 2015 at 17:45
Que equipa que tinhamos.
6 Janeiro, 2015 at 17:47
“Os escaldantes anos 90”, eufismo encontrado por pasquineiros descolhoados para se referirem a um dos períodos mais vergonhosos do futebol português. Daqui a 20 anos também vamos ouvir falar nos “escaldantes anos 10”, para definir este período de sistema avermelhado? Ou então não, serão apenas os “vermelhos anos”.
6 Janeiro, 2015 at 17:47
«Surgiu até a hipótese de jogar noutros clubes aqui em Portugal mas tomei a decisão de vestir só a camisola do Sporting. Muito honestamente, o problema foi que nunca quis jogar contra o Sporting com outra camisola.»
Aquilo que todos nós achamos normal e hoje em dia é tão raro…
6 Janeiro, 2015 at 18:04
Foi o primeiro título que festejei verdadeiramente. Dez anos, naquele jamor. Lembro-me como se fosse hoje da jogada do primeiro golo do iorda. Ameaça de calcanhar, ida ao fundo da linha, cruzamento e pomba. E lembro-me do aplauso ao balakov, em especial, no final da partida.
6 Janeiro, 2015 at 18:47
Ameaça de calcanhar pelo Carlos Xaxier.
6 Janeiro, 2015 at 18:05
Grande tarde do Iorda e uma excelente exibição do Everton do boné, keeper do Marítimo. A 1ª e única vez que fui à bola com o meu pai que é do SCP mas detesta multidões. Ainda lá tenho o velhinho cachecol que comprei nesse dia e me costuma acompanhar a Alvalade. Um dia em cheio.
6 Janeiro, 2015 at 18:12
Este ano a taça é obrigatória!!! Nada de facilitismos amanhã!!!
6 Janeiro, 2015 at 18:23
isso mesmo!
6 Janeiro, 2015 at 18:21
Fui ver este jogo. Golo de Vujacic aos 6.07
https://www.youtube.com/watch?v=4HMFAEns6L4
SL
6 Janeiro, 2015 at 18:24
Ao ouvir este homem falar da Taça, percebo cada vez mais a importância que tem ganhá-la este ano.
Temos de assumir que somos a melhor equipa em prova e sufocar qualquer equipa que se ponha entre nós e o troféu.
6 Janeiro, 2015 at 18:24
Tenho um feeling que está será uma boa jornada. Os rivais recebem o Guimarães e o Belém… Nós temos de fazer o nosso papel e ir lá a cima por o Braga no lugar.
6 Janeiro, 2015 at 18:28
Agora uma pergunta aleatória, mesmo. Se alguém conhecer bem o jogador.
O Palhinha não é melhor que o Fokobo?
6 Janeiro, 2015 at 18:49
Para mim sim, é. A única forma que tiveste de os comparar, foi na youth league de há dois anos. Ambos estavam no meio-campo e o Palhinha tinha milhões de classe.
6 Janeiro, 2015 at 19:02
O Palhinha atrasou muito a sua evolução, primeiro por lesão e depois por doença, nesta transição de junior para sénior e tudo depende com irá reagir a este tempo perdido (temos o caso do Chaby que depois da lesão nunca mais foi o jogador que era), mas tem tudo para ser um enorme “6”.
O Fokobo talvez defenda melhor, é mais posicional, mas o Palhinha é mais completo e mais abrangente na ocupação dos espaços e fisicamente também é muito poderoso.
SL
6 Janeiro, 2015 at 21:14
Que doença teve o Palhinha?
6 Janeiro, 2015 at 21:19
«O médio da equipa B do Sporting encontra-se internado numa unidade hospitalar depois de lhe ter sido diagnosticado mononucleose, doença viral que pode causar diversos sintomas, desde febre a fortes dores de garganta.»
6 Janeiro, 2015 at 21:36
Ah bom. Doença do beijo, ou lá o que é. Tipo salada. Isso passa-lhe, mas acho que é uma coisa muito forte.
6 Janeiro, 2015 at 22:00
O teu amigo Federer sofreu disso há uns tempos.
Dá cabo do coiro…
6 Janeiro, 2015 at 22:20
Tanto assim é que o Soderling nunca mais foi o mesmo, depois de ter uma.
6 Janeiro, 2015 at 18:30
Vujacic, final no Jamor em 1995, churrascada na mata, alegria a rodos antes e depois… 15 aninhos e o primeiro título que festejei verdadeiramente. Ah, que memórias isto me traz! 🙂 Bem hajas só por isso, Cherba.
4 Setembro, 2015 at 12:14
Tinhamos a mesma idade …. lembro como se fosse hoje tremia e suava a ver o jogo com os nervos.
6 Janeiro, 2015 at 18:58
Fui a Fátima nesse dia. Tinha prometido à minha avó que se fossemos à final tinha que là ir acender uma velinha.
Foi o primeiro título que festejei como Sportinguista e um dia que me marcou para sempre.
Chorei copiosamente num café junto com o que me pareciam milhares de Sportinguistas (não seríamos mais de 20) e là fui cumprir a promessa que tinha feito.
Venham mais dias destes.
SL
6 Janeiro, 2015 at 19:09
inesquecível (na curva norte) essa vitória do Sporting com Iordanov 2vezes2 🙂
6 Janeiro, 2015 at 19:28
Eu tinha 19 anos na altura e tb foi o primeiro título que me lembro de festejar…no futebol, claro…da vitória no campeonato de 81/82 recordo-me vagamente, ainda era muito pequeno…
Infelizmente, não consegui lá ir, mas tive dois grandes amigo leões que foram…quando regressaram foi uma festa enorme…bebedeira, visita a Alvalade…o normal, portanto.
6 Janeiro, 2015 at 19:33
Nesta tasca é só pitos! 😛
6 Janeiro, 2015 at 19:40
Não te lembras do somos leões a pensar na vitória,bandeiras e vozes é dia de glória? 😛
6 Janeiro, 2015 at 19:44
Conheço a música, mas é de a ter ouvido mais tarde…nessa altura era ainda um pitinho 🙂
6 Janeiro, 2015 at 19:49
Sporting memória 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=HECIDuI22TU
6 Janeiro, 2015 at 19:54
Nunca mais consegui encontrar foi o “Fado do Sousa Cintra” “que é pessoa bem distinta”, já não sei da k7…
SL
6 Janeiro, 2015 at 19:55
“com crédito deu nova força à equipa verde e branca, à equipa verde e branca”
Mágicos momentos
6 Janeiro, 2015 at 20:02
Ahahahahahahaha.
Epá! Disso não me lembro.
A sério que houve um fado dedicado ao Sousa Cintra?
6 Janeiro, 2015 at 20:28
Certeza absoluta
Passava as tardes a ouvir a k7…lado A e B, com canções como “Camisola verde a branca” (que ainda deve ser a minha preferida por motivos sentimentais) e a da Juve Leo: http://www.sporting.pt/Fanzone/jukebox.asp
Era mais ou menos assim:
“É o fado do badalado Sousa Cintra, que é pessoa bem distinta, que é pessoa bem distinta, com crédito deu nova força à equipa verde e branca, à equipa verde e branca”…acho que ainda dizia algo como “deu um bigode ao bigodes”
SL
6 Janeiro, 2015 at 20:38
Eheheheheheh.
Devia ser mesmo um must!
Obrigada pela jukebox. Desconhecia esta preciosidade. Já está nos favoritos.
6 Janeiro, 2015 at 20:44
Também não conhecia a Jukebox 🙂
Obrigada
6 Janeiro, 2015 at 20:54
🙂
6 Janeiro, 2015 at 21:00
Ahahahahahahahahahah “deu um bigode ao bigodes…” ahahahahahahahaha…Epá, tenho de descobrir esse fado…O Bigodes, o homem das unhas do leão, temos tido grandes cromos como presidentes, não há dúvida…ainda por cima, este Jorge Gonçalves é grande amigo de um amigo meu…pessoalmente confirma-se que era um granda cromo…
7 Janeiro, 2015 at 0:04
Eu também tinha essa k7…era em looping tardes inteiras!
7 Janeiro, 2015 at 0:26
grandeartistaegoleador
Tb já n sabes dela?
De vez em qd faço umas pesquisa na net mas nada.
SL
6 Janeiro, 2015 at 20:02
Nunca ouvi esse fado do Sousa Cintra…devia ser uma peça musical de excelência…
6 Janeiro, 2015 at 20:28
era brutal 😉
6 Janeiro, 2015 at 19:30
Alguém aqui consegue arranjar bilhetes para a curva sul?
6 Janeiro, 2015 at 20:18
«O FUTURO DOS DIREITOS TELEVISIVOS
(O assunto vai dar que falar nos próximos tempos e que é de extrema importância para o Sporting CP)
Um dos motivos da aliança do slb e fcp, foi estes acharem que não existe mercado em Portugal para 3 clubes ditos “grandes”.
Quem tem estado mais atento a este assunto, sabe que o benfica e o porto querem que os direitos televisivos não sejam centralizados em 2018, altura que terminam os contratos dos clubes portugueses com a Controlinveste.
E não querem porquê?
A resposta é muito simples: A regionalização, ou a não centralização dos direitos televisivos, atribui uma parte considerável do “bolo”, aos clubes com maior concentração de adeptos na zona norte (porto) e zona sul (benfica).
Nos campeonatos europeus, só em Espanha existe este modelo da “não centralização”. Para se ter uma ideia esses 2 clubes recebem mais de metade do “bolo” atribuído aos clubes espanhóis.
Vejam bem quem é que vai supervisionar o grupo de trabalho da liga de clubes, grupo esse que vai estudar o modelo de centralização dos direitos televisivos.
by José Rui Pires
Olha… é o Administrador executivo da SAD lampiónica, Domingos Soares Oliveira»
Com isto é que os Sportinguistas se deviam preocupar em vez de darem audiências a novelas mexicanas …
6 Janeiro, 2015 at 21:41
Por acaso esta é uma idéia que tem sido circulada como a teoria da conspircao, mas eu gostava era de tentar entender isto com um bocado mais de evidencia de modo a tornar um cenário plausível.
Apenas levanto a questao porque eu, cliente habitual da tasca, nao estou bem dentro do assunto e nao o conseguiria explicar assertivamente numa discussao.
Ora bem:
1. Quem decide o modelo da divisao dos dinheiros é a liga
2. O interesse do porco e do carnide é repartirem a grande fatia do bolo a despeito, principalmente, do Sporting e dos clubes pequenos
3. Em princípio é mau haver uma distribuicao “oligopolista” dos dinheiros, porque prejudica a competitividade da liga e perdem todos no longo prazo.
4. Para o Sporting é especialmente mau porque a sua percentagem natural (tendo em conta o número de adeptos) seria até superior á do porco (existem estatísticas fiáveis neste aspeto???)
Agora nao me lembro de mais, mas gostaria que alguém ajudasse a reforcar ou a rebater as afirmacoes acima. Obrigado
p.s. como se pode ver pela liga inglesa, quase que ganham todos os mesmo:
http://www.telegraph.co.uk/sport/football/competitions/premier-league/10830916/Premier-League-clubs-earn-record-breaking-sums-thanks-to-TV-bonanza.html
6 Janeiro, 2015 at 22:02
Conheces a expressão “prato de lentilhas”?
Basicamente é isto: os ditos pequenos ganham mais recebendo migalhas de um bolo grande do que negociando individualmente.
É isto.
6 Janeiro, 2015 at 22:02
Conheces a expressão “prato de lentilhas”?
Basicamente é isto: os ditos pequenos ganham mais recebendo migalhas de um bolo grande do que negociando individualmente.
É isto.
6 Janeiro, 2015 at 22:23
Pois, mas se avançarem com isso vão cometer um enorme erro, esse sim, capaz de acabar com o futebol em Portugal. É que essas luminárias acham que os adeptos do Sporting são estúpidos e vão continuar a estoirar dinheiro no futebol mesmo que o Sporting saia prejudicado nessa negociação. Ou seja, estão ERRADOS! O que vão originar é uma contracção do mercado e vai haver menos dinheiro para dividir pelo mesmo número do clubes.
Já os Sportinguistas, relativamente ao dinheiro que deixarem de gastar com estes estarolas, podem fazê-lo chegar ao Clube de outras formas, como o Cherba bem tem vinda a mostrar nos últimos posts.
6 Janeiro, 2015 at 20:25
boas noites
lembro-me perfeitamente dessa vitória na taça de portugal frente ao maritimo onde o guardião brasileiro Everton fez uma exibição memorável mas o nosso Iordanov fez dois golos que deram uma alegria a um jamor vestido de verde e branco…saudades…
6 Janeiro, 2015 at 20:33
Ah… Vujacic e a Final da Taça…. Lembro-me perfeitamente do lateral esquerdo posar com o chapéu de polícia :).
E lembro-me que foi uma das melhores exibições que vi um avançado do SCP fazer (avançado que não o MF ou o MJ, entenda-se): o Yordanov teria feito 4 ou 5 golos se não fosse uma tarde estupidamente inspirada do GR do Marítimo…. Havia no Tube um vídeo com isso, e é de pasmar o que o Yorda fez nesse jogo…
SL
6 Janeiro, 2015 at 20:48
Se me lembro desse jogo? Como me poderia esquecer do primeiro jogo que vi do meu Sporting ao vivo?
Foi um dia em grande para um miúdo de 18 anos que não tinha memória da última taça ou campeonato conquistado.
Fui mais o meu pai e um tio (benfiquista por sinal, mas que nos arranjou os bilhetes…).
Querem ver uma coisa, directamente da minha caixa de memórias, querem?
https://www.dropbox.com/s/21unwi0kseupl5r/IMG_20150106_204410.jpg?dl=0
Á direita, o bilhete…á esquerda um daqueles muitos papelinhos que atiravam ao ar e que se espalhavam pelo chão das bancadas do Jamor.
6 Janeiro, 2015 at 21:03
Respect!
6 Janeiro, 2015 at 22:12
Uma relíquia!
6 Janeiro, 2015 at 23:27
Também tenho um bilhete destes mas de Superior!
6 Janeiro, 2015 at 21:10
Com orgulho posso dizer:
ESTIVE LÁ.
6 Janeiro, 2015 at 21:35
Bons tempos. Tenho saudades daquela equipa, era do outro mundo, conseguia massacrar o Real Madrid num dia bom. Balacov e Figo na mesma equipa é quase obsceno
Fiquei com a imagem dele a “dedicar” um golo ao robson numa finalissima da supertaça contra os trips. Ainda me recordo do cromo dele no Euro 92, com um penteado à Elvis. Mal sabia eu que viria para o Sporting.
6 Janeiro, 2015 at 21:49
Isso foi no roubo da Finalissima da Taça 93/94
https://www.youtube.com/watch?v=fFEIw0QT2qo
Que acabou com aquelas pedradas
https://www.youtube.com/watch?v=j5N2u3P9L7A
SL
6 Janeiro, 2015 at 22:11
Roubo?
Comparada com a final, foi uma arbitragem isenta
6 Janeiro, 2015 at 22:18
Comparado com um gigante tb sou baixo 😉
6 Janeiro, 2015 at 22:32
Nem vi essa m####. Fiquei tão %/$&%$ com a Final (que vi ao vivo, debaixo de um sol tipo mundial do qatar, e onde ia andando à bulha com outros sportinguistas), que preferi ir à praia…
O meu pai até pensou que estava doente da moleirinha.
6 Janeiro, 2015 at 22:35
Sim, eu percebo…embora longe de Lisboa e sem possibilidades de ir, também passei horrores com essa final e todos ou roubos da altura.
SL
6 Janeiro, 2015 at 21:38
Também foi o 1º titulo que festejei. Lembro-me perfeitamente do jogo e da grande exibição do Iorda (e do Ewerton…).
Para além disso a equipa destes anos foram para mim das melhores que tivemos com grandes jogadores em quase todas as posições, faltando um grande guarda-redes (e talvez um ponta lança de maior qualidade).
6 Janeiro, 2015 at 21:51
o lemaijic era o enterra daquela equipa. e o costinha tb não era melhor.
com um schmeichel tinhamos eliminado o real madrid e sido campeões nesse ano
6 Janeiro, 2015 at 21:42
“Dream Team” como sempre me referi a essa espantosa equipa,como ainda o faço e farei.Ainda me lembro de colecionar os respectivos calendários.
Tinhamos o Capucho,tinhamos o Paulo Torres,o Iorda,o Nelson,realmente tinhamos uma equipa de fazer os adversários roerem-se de inveja,pena a escassez de titulos,pena mesmo,podiamos ter ganho mesmo muito nesta década,fica a memória…..
6 Janeiro, 2015 at 21:51
Também estive ĺá nessa final, tal como no anterior com o porcos e no ano seguinte do very-light…
Algumas imagens de Budimir Vujacic:
http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&task=videodirectlink&id=347
6 Janeiro, 2015 at 22:04
Jogo feliz porque foi o regresso aos títulos (descontando aquela Super a 2 mãos, em que vencemos um dos jogos por 3-0(??)), e triste porque foi a retirada de Figo e Bala. E a sensação de que aquilo era equipa para limpar campeonatos em barda, e se calhar até algo mais…
(só faltava mesmo um keeper a condizer)
PS: Everton tinha uma barba de respeito.
6 Janeiro, 2015 at 22:20
Vejam só o que um adepto é capaz de fazer pelo Sporting.
https://www.youtube.com/watch?v=Q1l83BxNBlc
(Isto passou-se depois da vitória na Final da Taça de Portugal em 1994/1995)
6 Janeiro, 2015 at 22:22
épá muito bom, já nem me lembrava desta 🙂
SL
6 Janeiro, 2015 at 22:37
Este é muito radical. Mas a minha preferida continua a ser o gajo todo nu, com a peuguinha branca, a correr em pleno estádio de Alvalade ( 1999/2000) .
6 Janeiro, 2015 at 22:25
Off-topic:
O Ózébio já não bebe há mais de um ano. Está curado do flagelo do álcool. Podia era passar a receita ao ROC…
6 Janeiro, 2015 at 22:28
Epá não gozes… ele tinha uma relação muito próxima com os adeptos benfiquistas… http://1.bp.blogspot.com/-EPYA69ygklk/UY_bi6NlvnI/AAAAAAAAOMk/cAq1NUEBBZU/s1600/Flama+12+Maio+67+eus%C3%A9bio.JPG
6 Janeiro, 2015 at 22:35
😀
6 Janeiro, 2015 at 22:47
Muito boa tb, já tá nos marcadores, thanks.
O Luisão agora é que carrega a “mistica”
A propósito, faz uns tempos que aparece o Simões, o pau mandado do Vieira, a criticar o Quaresma pela agressão na Madeira, e que nunca em x anos de competição tinha feito tal coisa; e não é que depois venho a ler isto: “O relógio marcava 77 minutos quando Chico bisou e deu a estocada final no Benfica, que daí para a frente não pode mais do que assistir à festa dos Sportinguistas, embora por vezes revelando algum mau perder, como aconteceu com Simões que agrediu Manaca, sem que o árbitro Francisco Lobo tivesse visto” (wiki sporting Taça 1971) Enfim…
SL
6 Janeiro, 2015 at 22:56
A forma como venceram o primeiro título diz muito sobre a natureza dos lã-piões…
http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111
6 Janeiro, 2015 at 23:06
Outra para os marcadores 🙂 SL
6 Janeiro, 2015 at 23:15
Guarda, guarda, que isto não vem na Bíblia do carnide 🙂
7 Janeiro, 2015 at 0:04
E além disso o mais provável é que mais dia menos dia ninguém consegue encontrar ‘pérolas’ dessas na internet.
Guardem bem guardado…
SL
6 Janeiro, 2015 at 23:24
Agora é que os pasquins deviam vir aqui sacar informação…
Se o nosso discurso for sempre direccionado no apoio dos nossos e no ataque aos inimigos externos, eles nem passam da porta, vão-se logo embora… eheheh!
7 Janeiro, 2015 at 0:18
Epá, não conhecia esta…muito se aprende aqui na Tasca…
Mas tb não surpreende, este clube de xicos espertos e trafulhas não começou agora a fazê-las…pelos vistos, como se já não bastasse aldrabarem na idade e no numero de títulos etc. ainda têm estas pérolas que a maioria de nós nunca ouviu falar…
6 Janeiro, 2015 at 23:19
Sim, o Luisão também está muito ligado aos associados e sabe as palavras certas para os motivar… eheheh! 🙂
7 Janeiro, 2015 at 0:26
Meu deus! Que pérola.
Mesmo boa para, desta vez sim, dá la a porcos eheheh
6 Janeiro, 2015 at 22:44
Quando terminou o jogo, eu e o meu primo Carlos ( de Faro e a sua pandilha… uns 10 ) ficámos os dois sentados nas bancadas a chorar copiosamente e no final demos uma grande abraço de alegria. Nunca me esquecerei dessa tarde.
Foram muitos anos a penar e naquelas idades sente-se mais o tempo a passar.
E eu sentia um pouco a responsabilidade, por saber que ele era Sporting por eu o ser.
7 Janeiro, 2015 at 1:20
um off topic on topic…
quando namorava com a minha mulher, dizia-lhe que só casava , quando o Sporting fosse campeão.
a verdade é que casei a 11 de Junho, depois desta vitória….. já lá vão quase 20 anos.
Não jogámos por ai além, mas o Queiroz tinha uma boa média de golos por jogo e marcávamos sempre cedo…..
Um abraço para o Yordanov…..tenho saudades dele