Gosto do Japão. Sempre gostei. Apesar de nunca ter lá ido, era gajo para viver nesse fantástico país. Desde os samurais, passando pelos desenhos animados Anime e acabando nos fiáveis automóveis que tanto jeito me têm dado em Angola. Tudo nesse país me fascina. Ora, foi precisamente no Japão que nasceu o nosso mais recente avançado, Junya Tanaka.
Quando vi o seu primeiro vídeo no youtube, lembrei-me do Hulk que, curiosamente, também jogou em terras nipónicas. Aquele arco na bola, aquela forma de bater com efeito, aquela precisão…surpreendeu-me, confesso. Não porque me surpreenda facilmente com um jogador mas porque jogadores com essa capacidade de remate são cada vez mais raros. E este é um assunto pertinente. Tanto nos esfolamos para produzir craques, dribladores, extremos quando, se calhar, faria mais sentido olharmos para as características que o nosso futebol precisa. E não tenham dúvidas, precisamos de um jogador como Tanaka como de pão para a boca. Ainda por cima agora, com o Slimani no CAN.
Tanaka é um finalizador sem ser ponta de lança. É um perfeccinista do jogo. Tudo o que faz, faz bem e não faz aquilo que não sabe. Isto é meio caminho andado para o sucesso. dificilmente veremos Tanaka a fazer slaloms em drible. Mas se o japa tiver espaço para rematar, ele remata. E remata bem, para a baliza. Se não tiver espaço, joga com os companheiros, em tabelinhas e combinações. Haverá melhor forma de entender o jogo do que esta?
Mas não é só isto que eu admiro no japonês. É a sua postura. Ainda háuns tempos disse que “ia trabalhar no duro porque a concorrência é feroz”. Mesmo sabendo que quer Slimani, quer Montero não estavam, na altura, a marcar golos. Mesmo sabendo que, se calhar, teria enfiado uma batata nas inúmeras oportunidades que temos tido nos jogos em que perdemos pontos. Mesmo sabendo que, provavelmente, merecia ter mais minutos.
Um dos jogos que mais me surpreendeu foi aquele, na pré época, onde fez um hattrick. Um dos golos foi uma finalização perfeita, isolado, frente ao guarda redes, percebeu para onde ele se lançaria e colocou a bola no lado contrário. Outro foi um encosto à boca da baliza. E o último, o que mais me surpreendeu, foi o penalty que marcou. Á Panenka, ou, neste caso, à Tanenka. Este golo revelou uma faceta que eu nunca pensei que ele teria, a arrogância em tentar algo “fora da caixa”. Um lance que, no Japão, daria direito a uma sessão de chibatadas no lombo, se tivesse falhado. Nem o mais optimista dos adeptos esperaria que ele tentasse aquilo. Não porque não consegue, mas sobretudo porque é japonês. E isso leva-me a crer que, provavelmente, Tanaka é bem melhor do que aquilo que nós pensamos.
Já tinha este texto preparado para o dia em que o nosso samurai brilhasse. Pois bem, esse dia foi quarta. 3 assistências perfeitas, muita inteligência em campo e sempre, sempre a tomar a decisão que melhor serviu a equipa. Isto é disciplina nipónica. E tendo em conta o corropio que foram os últimos tempos, alguma dessa disciplina é mais do que bem vinda. O pormenor que mais me impressionou foi no golo de Montero. Pode ser do saké, mas eu posso jurar que essa bola era para o Mané. O mesmo Mané que não lhe deu a bola uns momentos antes. Ainda nesta jornada da serie A, no Juventus – Inter, houve um lance semelhante no ataque do Inter e por pouco que os 2 avançados não andavam à mocada em campo.
Não faço ideia do verdadeiro valor de Junya Tanaka. O que sei é que sabe jogar futebol. Sabe o que fazer para a equipa marcar golos, seja isso enfiar a bola lá dentro ou assistir um companheiro. E é, a meu ver, o melhor rematador da equipa. Atributos interessantes para um tipo que custou menos de 1M.
E já agora, para quem gosta destas merdas, o nome do japa é um anagrama do melhor jogador japonês de sempre.
IKU ZO, JUNYA!
日本の最後の武士好みます。 常に好きだった。 一度行ったことがあるのにもかかわらず安全なにこの素晴らしい国
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
9 Janeiro, 2015 at 7:03
«Tanaka é um finalizador sem ser ponta de lança. É um perfeccinista do jogo. Tudo o que faz, faz bem e não faz aquilo que não sabe […] Não faço ideia do verdadeiro valor de Junya Tanaka. O que sei é que sabe jogar futebol»
Estamos em sintonia. Só não tenho é a certeza de estarmos perante um finalizador, ou seja, de um gajo que marque mais de dez golos por época. Mas percebo o que dizes, o Samurai está sempre pronto a usar a sua espada e o mais certo é o golpe atingir o alvo.
9 Janeiro, 2015 at 10:22
Gostava de ver o Montero e o Tanaka a fazerem dupla com o Braga… Que ar fresco esta dupla… o nosso futebol no ultimo terço passa a ter contornos de veludo. Certo que não dão para todos os jogos e em caso de se querer recuar a equipa e ficar apenas um na frente, fica complicado, mas por mim, não vale a pena ir buscar outro avançado (a não ser que seja um jovem com potencial de finalizador que não se importe de ir rodando na B).
9 Janeiro, 2015 at 10:28
Eu confesso que não acredito nisso…
1º porque perdíamos o meio campo contra uma equipa com um meio campo muito combativo;
2º porque perdias a possibilidade de mexer com o jogo em caso de necessidade…deixavas de ter hipótese de mudar a equipa tacticamente para um plano mais ofensivo;
3º Porque perdias o Montero, que deixa de conseguir jogar cada vez que é acompanhado na frente e apanha um meio campo de combate…deixando de ter a importância que tem quando é o único avançado de abrir e criar espaços vindo da frente…
9 Janeiro, 2015 at 11:07
e a malta esquece-se que tirando o Setúbal (salvo erro) e por uma qustão estratégica que o MS explicou (o n 6 adversário estava fora do jogo, não sei se por castigo ou por lesão), os piores jogos que fizemos, com menos dominio e controlo e com menos oportunidades, foi quando jogamos sempre com 2 avançados. mais gente na frente está longe de querer dizer mais jogo ofensivo!
9 Janeiro, 2015 at 14:04
Mas aí os 2 avançados era Slimani e Montero em que ambos faziam a posição de PL. Com Montero e Tanaka no ultimo jogo eu diria que nenhum joga como PL, mas sim com avançados de apoio. Vamos lá ver como é que serão os próximos episódios.
9 Janeiro, 2015 at 7:09
Gostei Sa penso que vai ter mais oportunidades para ver-mos se tens razao.sl de eastbourne uk
9 Janeiro, 2015 at 7:41
E cultural quando falas que tudo o faz faz bem e mesmo a cultura niponica os senhores gaijos sao perfeccionistas por natureza …. Nao tendo eu essa paixao pelo Japao gosto muito da forma de ser dos japoneses acho que o tanaka ainda nos vai dar muitas alegria quem sabe a comecar em braga! Bom dia tasqueiros!
9 Janeiro, 2015 at 7:44
Eu também gosto muito deste nosso (no meu anagrama preferido) Katana.
Muito voluntarioso e executa sempre bem; se é ele que marca livres e cantos entao nao há que enganar. Tem 27 anos e as suas estatísticas mostram que marcou entre 5 a 15 golos por época, e semelhante números de assistencias, mais ou menos. Pode ser que meta 5 golos mais 5 assistencias nas próximas semanas 🙂
A minha curiosidade é saber se Marco Silva consegue melhorá-lo porque estamos perante um jogador muito útil. É interessante que temos 3 pontas de lanca com características completamente diferentes (“plantel mal construído” e o catano….).
Engracado: ontem comecei a jogar o PES15 e meti-o contra o Gavorence (LOL) e nao é que ele se fartava de vir buscar bolas ao meio campo e a linha? Espetáculo. Depois meteu um balázio de fora da área rentinho ao poste, assim sem preparacao! Tenho banco 🙂
9 Janeiro, 2015 at 7:51
Ah, e no seu Twitter agradeceu ao Joao, Paulo e Fredy por terem marcado golos com as suas assistencias!
Isto é uma demonstracao de humildade.
9 Janeiro, 2015 at 8:42
acima de tudo Tanaka é um jogador inteligente.
acredito que quando jogar com uma equipa com os nossos melhores interpretes, dará uma resposta à altura. mesmo com estes jogos, a equipa cria-lhe poucas oportunidades.
se por acaso ele jogasse em braga, tenho a certeza que marcaria. tem as suas carências, mas, compensa com um remate forte e colocado, sabe usar o corpo na protecção da bola, toma sempre a melhor decisão, e não é cegamente egoísta.
também eu fiquei com a ideia que o passe era para o mané. mesmo do género, “vá, toma lá que o outro lance já lá vai, e é assim que vais aprender melhor!”
SL
9 Janeiro, 2015 at 8:50
Não sendo um craque, é um jogador que pode ser muito útil. E acho que se adapta melhor a jogar em 4-4-2 do que sozinho na frente.
Ainda tenho na memória o livre de Guimarães em que ia metendo um balázio no ângulo. E que depois até deu direito a filmagem da reacção no banco, com o Bruno e o Inácio em primeiro plano.
9 Janeiro, 2015 at 9:20
Ai esse livre se entra…
A cara do Bruno de Carvalho foi priceless
9 Janeiro, 2015 at 9:03
Boas pessoal,
Tenho 2 bilhetes a mais para o jogo de domingo em Braga, Bancada Lateral Nascente Inferior, sector A8.
Vendo por 12€ cada (o que me custaram)
Alguém interessado?
9 Janeiro, 2015 at 9:17
eu confio no Tanaka:)!nao espero que marque golos atras de golos(apesar de n m importar nada s o fizer) mas nota-se q sabe o que faz,que o mindset é certo.
Tera com certeza mais oportunidades para todos ficarmos seguros de que foi de facto uma boa contrataçao.
Acredito que ira aproveitar a ida do heldon e superslim para a CAN e q sera uma mais valia para o resto da epoca.
SL
9 Janeiro, 2015 at 9:19
Bons dias
Que grande posta Sá!!! Hoje já só como ao jantar….
Concordo inteiramente, há atributos que sempre admirei e que dou primazia num jogador: vontade, o comer a relva, o saber as próprias limitações (que se vê também no Slimani, não faz o que não sabe), humildade e o esforço. O dar tudo em campo é algo que os adeptos gostam, eu não me importo de dizer – “Epá tentou mas não conseguia melhor”, do que ter pseudo estrelas como o Elias que não faziam porque não queriam.
Em termos tácticos, se efectivamente os extremos e os médios tiverem pé quente o PL nem tem de marcar assim tantos golos, dar a marcar pode ser mais preponderante para o rendimento global da equipa.
É necessário sim ter a capacidade de segurar as bolas e especialmente trabalhar de costas para a baliza para abrir linhas de passe, daí preferir Tanaka ou Slimani em vez de Montero.
Já disse que gosto de humildade? hehe
SL
9 Janeiro, 2015 at 9:30
Partilho tudo. A admiraçao pelo Japão e a visão que tens do Tanaka.
Mesmo no lance em que o Mané nao lhe mete a bola, nao fez grandes protestos, levou as maos à cabeça mais pelo falhanço do que pelo egoísmo do puto.
Iku zo Tanaka, sugoi!!!
9 Janeiro, 2015 at 9:40
Gosto muito do Tanaka.
Qualquer equipa que tenha um Tanaka, torna-se uma melhor equipa. Sabe o que tem de dar em cada momento do jogo, não complica nem protesta. Para mim, merecia a titularidade no proximo jogo.
9 Janeiro, 2015 at 9:43
Gostei da posta, Sá! E também gosto de tudo o que vem desse grande país, que espero visitar nos próximos tempos (anos).
Este Tanaka vai-nos dar uma jeitaço nos próximos jogos, ainda bem que se mostrou neste jogo. Quando entrar em Braga, os defesas vão ter que se preocupar com ele. O Samurai vai abrir espaços para o Freddy e o Cobra facturarem. É assim que vai ser.
SL.
9 Janeiro, 2015 at 10:02
Granda posta Sá! Tou de acordo! Acredito que Tanaka nos vai ser bastante útil…especialmente a partir de agora que não há Slimani e terá mais oportunidades.
9 Janeiro, 2015 at 10:10
Espero que este post seja um bom presságio para Domingo.
Obrigada Sá….ganda posta!
9 Janeiro, 2015 at 10:12
Tem piada este texto Sá. Como referi na crónica do jogo gostei muito do que vi jogar TANAKA por tudo aquilo que referes.
É um jogador de equipa e altamente eficiente nas decisões que toma.
Falta ver se de vez em quando tem aquela pontinha de irreverência para fazer o inesperado.
9 Janeiro, 2015 at 10:19
Não tarda muito aparece aqui o Jordão a falar só fetiche da tasca.
Eu devo dizer que até agora o Tanaka não me fascinou. É certinho, parece-me ter bom remate e tem garra, mas não se esqueçam que o jogo foi contra o Famalicão. Obviamente fico à espera de novas amostras de qualidade, até porque não tenho o habito de chamar flops a jogadores que mal vi jogar, como muitos fizeram com o Slimani.
9 Janeiro, 2015 at 10:22
Ainda não vi o suficiente para avaliar o Tanaka! Mas é uma daquelas contratações que independentemente de correr bem ou não…percebo! É o 3º Ponta de Lança, sabes-se que o mesmo está sempre longe da titularidade e tem de esperar por lesão ou neste caso pela CAN para ter espaço! Sinceramente tenho dificuldade em perceber porque é que ele não foi utilizado na B mais vezes no lugar do Cissé…mas pode ter a ver com a idade e com regulamentos da equipa B que eu não conheça!
Vamos ver…vamos ver se ele é o que precisamos para substituir o Slimani…estou na expectativa! Do que vi não desgostei…não me parece um prodígio técnico mas pareceu-me um jogador com um bom pé esquerdo, com facilidade para executar bem se tiver espaço! Sem espaço ou pressionado pareceu-me que não dá grande sequência às jogadas! Resta saber como será com mais jogos nas pernas e contra adversários de maior valor…não consigo avaliar um jogador por 1 jogo contra uma equipa do CNS! Aguardo com expectativa pelas cenas dos próximos capítulos…
9 Janeiro, 2015 at 10:40
Ia escrever um comentário do género… Concordo com tudo! E gostava de saber o porquê de não jogar na equipa B?
9 Janeiro, 2015 at 10:52
Estará (acredito) relacionado com os regulamentos da equipa B possivelmente….estrangeiro, 27 anos…não sei…
9 Janeiro, 2015 at 12:04
Ok…só podemos “inscrever” na equipa B 3 jogadores com 23 ou mais anos: André Geraldes, Miguel Lopes e Nuno Reis
9 Janeiro, 2015 at 12:07
Se calhar é um dos motivos pelos quais o Sporting pede para agora que está a ser feita a reavaliação das equipas B que seja possível inscrever 5 sub.21 em vez de 3 sub.23….
Acho que é uma das propostas do Sporting…
9 Janeiro, 2015 at 10:35
Desculpem o OFF mas só os tasqueiros para me iluminarem! :P!
Se eu assinar o jornal do Sporting versão Online consigo ler no telemóvel?! Tipo uma versão para i-phone?!
Tanku very nice!
9 Janeiro, 2015 at 10:39
O jornal online consiste em teres acesso ao jornal pelo site, com leitura em PDF. Se tiveres um browser, um leitor de pdf e acesso à internet não deverás ter problemas.
9 Janeiro, 2015 at 10:43
OK!! Tks!
9 Janeiro, 2015 at 10:45
Pensando bem, não me recordo se está em pdf ou flash. A minha subscrição terminou este mês, tenho de a renovar, talvez te possa responder mais tarde, mas provavelmente alguém aqui te responderá primeiro.
9 Janeiro, 2015 at 10:50
Ok…vou ver…estou a pensar se assino online ou em papel…é que prefiro pagar mais do que assinar online e depois não conseguir ler sem ter que ter o pc ligado (uma raridade tirando quando estou a trabalhar)..
9 Janeiro, 2015 at 10:40
pela posta Sá, realmente o Tanaka San é uma máquina
olha aqui a nossa foto – http://gyazo.com/1ee10aba456460df16fbe85ce154ace6
9 Janeiro, 2015 at 10:42
enganei-me, deixa ver se é desta – http://gyazo.com/9064f54ca2561d9e0504388c49ef2d84
9 Janeiro, 2015 at 10:43
ou aqui – https://www.facebook.com/pages/M%C3%ADstica-Leonina/629404637143945
9 Janeiro, 2015 at 11:37
Ahhh…aqui tenho acerteza de quem sou…
É que na 1ª…olhei e pensei…:
Mas …será que eu sou aquele zero à direita…??
Bem..só de olhar para a foto…fiquei “outra vez” gelado…!
Abr e SL
9 Janeiro, 2015 at 10:41
Só lhe faltará impelir meleca glutinosa em formato origami através das narinas, em horário nobre e com direito a super-slow-motion para então sim, dizer que estamos perante um “crack” da bola.
9 Janeiro, 2015 at 10:43
O jogo com o Famalicão vai repetir ou já repetiu na Sporting Tv?
O melhor jogador japonês de sempre é o Oliver ou o Benji?
9 Janeiro, 2015 at 11:00
É o que treinou com o Miyagi!!
9 Janeiro, 2015 at 10:44
Tudo dito.
É curioso que, em teoria, eu diria que o Tanaka seria o complemento ideal do Slimani, e menos (muito menos) do Fredy. Por isso também gostei tanto de o ver, e de ver a forma como se entendeu com o Montero no jogo contra o Famalicão. Vale pelo que dá à equipa, pela capacidade de interpretar o jogo e de perceber o que tem que fazer para a equipa. E por fazer bem.
9 Janeiro, 2015 at 10:44
Tanaka tem muitas coisas que gosto num futebolista.
Olhando para a nossa realidade e tendo em conta o jogo que aí vem, Tanaka será lançado.
Estará no banco, não podemos perder a batalha no meio campo (e bem dura vai ser).
Nani e Carrillo a apoiar Montero … e das duas uma.
Estamos a ganhar e é troca por troca pq Montero estará desgastado … ou acabamos com os dois a tentar faturar.
É claramente um avançado para jogar perto do 9. Sozinho … não fará mossa pq não tem características para isso.
9 Janeiro, 2015 at 10:50
Penso que Tanaka e Montero poderão jogar ambos em simultâneo na frente porque conhecem bem os movimentos daquele rectângulo.
Nani, Carrillo, Adrien, João Mário, Tanaka e Montero.
Não vejo problema nenhum em atacarmos parte do 2º terço da liga Sagres/Carnide com este hexágono competitivo.
9 Janeiro, 2015 at 10:51
Sá, uma Ida so Japão era genial. Tive viagem marcada, para dois dias depois do tsunami. Fiquei devastado, duplamente, ainda por cima porque , dadas as circunstâncias, era ridículo queixar-me. Anularam-me tudo, companhia aérea, etc. Depois disso nunca mais se proporcionou, mas é o país que mais quero ver. As raparigas mais giras que vi ate hoje, foram quae todas japonesas. Quando uma japonesa é gira, é mesmo gira. E tudo o resto. Estudei japonês um ano e tudo. Já não me lembro de nada, mas dominava o katakana e o hiragana. Kanji não. Se gostas mesmo do Japão, atenta nos filmes do koreeda. Há um muito fixe, de outro realizador, que é o eureka (aoyama) e um outro que é o lugar à beira mar. Todos bons. E a viagem de chihiro e para aí o meu filme de animação preferido, sendo que não conheço quase nenhum. O totoro é fixe. Ia já embora. Nihon jin desu. Parece que às vezes é assim que me sinto. Ahahahah. Quanto ao tanaka, é para mim um dos gajos mais inteligentes do plantel. E atenção à mulher do tanaka, rapaZes.
9 Janeiro, 2015 at 10:54
Tudo o que é do Myazaki é muito bom.
E muito de acordo em relaçao às miudas. Que beleza.
9 Janeiro, 2015 at 11:35
estúdios Gibli.. enormes! Anime e vá..confesso..hentai.
toda a cultura nipónica me fascina. desde os samurais, à forma como protestam com os patrões. acho que a tasca se podia prestar a fretar um avião e íamos todos visitar o país do sol nascente! 😀 e trazíamos de lá companhia para preencher as bancadas! já estou a imaginar…
9 Janeiro, 2015 at 17:00
Este é daqueles exemplos em que “gostar” não está relacionado com “perceber”. Não percebo nada do que escreveste aí, mas já tenho um bom ponto de partida para começar a aprender algumas coisas sobre o Japão. Fico-me pelas cachopas que, de facto, são das mais lindas que este planeta tem para nos oferecer.
É a disciplina. A ética de trabalho e o perfeccionismo dessa malta. Olha, no outro dia vi uma luta de UFC entre um japonês (Kyoji Haraguchi) e um americano e digo-te, o japa varreu por completo o adversário e no fim quase que lhe pediu desculpas por ter ganho. Ah! E sempre a fazer a vénia, claro está. E para além disso, lutava mesmo bem. Não há cá submissões nem jiujitsus. Isso é para meninos. Good old karate, com rotativos e isso. Não sei porquê, mas quando estão dois tipos à bulha, vou torcer sempre pelo japonês. Muitos filmes de ninjas quando era puto, deve ser isso.
9 Janeiro, 2015 at 10:52
Um dos poucos países que espero visitar antes de ir lá pra cima chutar umas bolas à baliza do Damas.
Aquela cultura, aquela honra, aquela disciplina, o modo como integram o hi-tech com uma cultura ancestral, fascina-me.
Quanto ao Tanaka, é um tipo básico, no bom sentido. Joga simples, não inventa, faz pouco, mas faz bem. Pode ser útil, não será um indiscutível, a não ser que ainda se esteja a esconder, o que duvido, mas como 3º avançado é excelente, até pelos motivos extra bola (o marketing, o bom balneário).
Um off… como leigo nisto, não me deixa de surpreender a falta de qualidade de remate dos nossos (portugueses) jogadors. Um gesto básico do futebol, treinado (??) diariamente durante anos, e poucos o dominam devidamente. Faz-me lembrar uma história que presenciei há uns anos valentes… estava a ver um treino de uma equipa da I Divisão, cujo exercício consistia no treinador, na quina da área, colocar uma bola rasteira, a morrer, na zona da meia-lua, e o jogador vinha de trás e rematava. Em cerca de 20 gajos, 2 remates por jogador, se 2 ou 3 bolas foram à baliza é muito. Profissionais.
9 Janeiro, 2015 at 10:55
Verdade! Do nosso meio campo todo por exemplo (William, Rossel, A. Martins, João Mário, Adrien) só mesmo o Adrien atira a preceito…
9 Janeiro, 2015 at 11:37
J. Mário. remata forte e colocado. e ainda tem frieza para colocar o remate muito ao estilo de iniesta. não é só em força, se tiver de mandar uma bola rasteira e fá-lo sem problemas!
9 Janeiro, 2015 at 11:50
O Joao Mario tem um bom remate, mas não é eficaz. Ainda este golo com o Famalicao, foi uma péssima execução.
Já agora, isto vale para cruzamentos. Gajos que, em corrida, fazem um cruzamento de primeira… que não vá em balão ou para trás da baliza…
9 Janeiro, 2015 at 11:54
Epahhh….o João Mário é o que se chama falso bujas! Pelo movimento parece que vai sair granda remate e depois parece que nunca acerta como deve ser na bola…sai uma merda….Quem tem o mesmo problema (pelo menos nos jogos que vi) é o Gelson Martins!
E outra coisa…e ir buscar de volta o Wilson Eduardo depois de vender o Capel e sem termos o Heldon?! Fogo…jogamos tanto com um gajo perto do PL…o Wilson era que nem ginjas…
9 Janeiro, 2015 at 12:09
este golo ele ia colocar a bola junto ao posto direito. ter batido num adversário foi um bónus! ele remata é pouco. vide jogos com porto, com o maribor e com o chelsea!
9 Janeiro, 2015 at 15:57
Curioso, eu ja acho que é a unica coisa que falta ao Adrian, o remate, ele chuta forte mas geralmente sem direção! Não gosto muito de individualisar, mas Adrien é o meu preferido, e as vezes penso que se começar a fazer golos vai se dificil segura-lo.
9 Janeiro, 2015 at 11:28
True.
Não consigo perceber como se remate tão mal por cá. Falta de treino?! De jeito?!
Do actual plantel só se safa Nani e Adrien…e mesmo assim tem dias (acho que Jonathan bem treinado…). Tanaka já demostrou que tem remate fácil mas não joga, por isso estamos reduzidos a 2-3 golos de meia distância por época.
9 Janeiro, 2015 at 13:28
Montero, Jefferson e Carrillo tb possuem uma meia distância de qualidade; mas concordo que deveria ser um aspecto a ser melhor trabalhado, ter um bom marcador de livres na equipa ou um pontapé canhão fora da área ajuda a amealhar muitos pontos ao longo de uma temporada…
SL
9 Janeiro, 2015 at 12:09
Vao treinar à Premier. De preferencia com o Scholes
9 Janeiro, 2015 at 12:15
Verdade.
Mais uma vez, acho que o problema é falta de treino. O Ronaldo (diz-se!!) é sempre dos últimos a sair dos treinos…
9 Janeiro, 2015 at 16:02
Deve ser genético: em geral os bifes com quem jogo chutam bem, mesmo os gajos mais toscos.
9 Janeiro, 2015 at 10:53
Estou a gostar da posta e das… respostas.
Sabe bem ler um texto temperado de verde a animar os atletas, neste caso o Tanaka, para as missões que vão ter pela frente. Ele, e o resto do plantel, para mim são os melhores jogadores do mundo enquanto vestirem de verde, não faço distinções, principalmente quando é para denegrir a imagem ou performance de A ou B em relação a C. Apenas peço dedicação e esforço. O resto é a equipa técnica que terá de resolver. Assim, força Tanaka, força leões, nós não os assobiamos, nós estamos aqui para os apoiar.
Força para Braga.
9 Janeiro, 2015 at 10:59
Para o jogo de Braga, eu não estou a ver o MS a apostar na dupla Tanaka/Montero! O Tanaka é para ir entrando, pelo menos para já, uma vez que não tem feito muitos jogos, nem tem muitos minutos, e o jogo de Braga não é para brincadeiras!
Temos mais equipa, mas temos de querer, o mesmo querer que tivemos no dragan…se entrarmos com o querer que entramos com o moreirense, por exemplo, arriscamos a ser bem comidos. Se entramos com a mesma atitude do dragan, vamos engolir o braguinha!
Para Braga seria:
Patrício
Jefferson/P.Oliveira/Maurício/Cédric
William C./Adrien Silva
C.Mané/Nani (a Dez)/Carrillo
Montero
SL
9 Janeiro, 2015 at 11:07
João Mário em vez do Mané e está feito.
9 Janeiro, 2015 at 11:17
A minha primeira opção tb era essa, mas eu quero ver o Nani a 10 e por isso o Mané cai para uma das alas!
9 Janeiro, 2015 at 11:39
é um jogo mais complicado. vais precisar mais de inteligência do que de repentismo. JM no lugar de Mané parece-me ser o mais indicado!
9 Janeiro, 2015 at 11:55
Acho que vai ser preciso é muita “luta” e vontade.
Não podemos entrar no jogo adormecidos, é para levar a sério desde o primeiro minuto. Talvez seja o jogo decisivo, ou dizemos presente e assumimos que estamos na luta pelo 2º lugar (acho o 1º impossivel) ou então “caímos” na luta do 3º lugar.
Num fds onde o 3º classificado vai ao terreno do 1º, não podemos vacilar.
9 Janeiro, 2015 at 12:06
sim.. é inegavelmente importante este jogo!
9 Janeiro, 2015 at 11:06
Cultura Japonesa:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=924151
SL
9 Janeiro, 2015 at 13:30
copy past sff.
SL
9 Janeiro, 2015 at 22:10
+1
Já basta um SCPguista ter clicado nessa bosta
9 Janeiro, 2015 at 11:22
Japão …. Um sonho de criança que me foi roubado por um pagamento por conta ao estado, as minhas economias para essa viagem de sonho ( 5.ooo biscas e Puff lá se foi ), foi como tirar um chupa chupa a uma criança. Tenho uma carrinha Honda Accord que me vai mantendo esse espirito e um ou outro livro do Murakami de que tanto gosto.
Agora temos o pervilegio de ter um Sushi Man na nossa equipa e uma coisa é certa, com o rapaz em campo a vitoria é nossa ( se nao é verdade é a sensação que eu tenho… O que vai dar ao mesmo),
Tipo um talismã.
Como eu sou um tipo que ligo e acredito nessas coisas,
Tanaka para mim é sinónimo de 3 pontos!
Nao podiamos ter melhor teste já este fim de semana.
Venha de lá o Braga!
Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal
9 Janeiro, 2015 at 11:29
Podem-me bater, mas para mim, jogando com um ponta de lança, Tanaka era titular em vez de Montero. Montero tecnicamente é muito mais jogador, mas sempre que vem atrás ou às alas tabelar, chega sempre atrasado à zona de finalização. Parece que perdeu as rotinas de 9, anda agora entre um 10 e um 9. Para jogar com dois avançados, Montero é um jogador fundamental e comigo jogaria sempre ou com Slimani ou Tanaka, mas para jogar com apenas um ponta de Lança apostaria em Tanaka em vez de Montero, na ausência de Slimani.
9 Janeiro, 2015 at 11:30
Tanaka vai realizar alguns golos providenciais com a verde-e-branca no corpo ao estilo Takeshi Kitano.
9 Janeiro, 2015 at 11:39
Grande Posta Sá!Tanaka é mesmo especial:
O nosso melhor marcador da pré-temporada,
A assistência para João Mário, no Egipto (no jogo da ARIEL-pequena sereia :))
Aquela Tanenka!!
A “assistência” para Mané na vitória contra o arouca
Aquele remate em Guimarães para a TL
As 3 assitências contra o Famalicão
Futebol simples e para a equipa
Capacidade de Remate
Que mais terá para nos revelar?
Anseio pelo seu primeiro golo “oficial”..
PS Gosto tanto do nosso samurai que o meu “novo” cão (chegou no Verão) tem o mesmo “sobrenome” 🙂
SL
9 Janeiro, 2015 at 11:44
Como de costume o Sá “não brinca em serviço”…
Mas hoje…eu não teria “percebido mesmo nada…”…
Se não fosse parte final do texto…muito bem…
Estou perfeitamente de acordo com o que escreveu…
ありがとう
9 Janeiro, 2015 at 12:45
origami
sushi
dragonball
Tanaka!
9 Janeiro, 2015 at 12:45
Grande Sá! Grande posta!
Como alguém disse acima, hoje já não janto!
Exactamente o que penso e dentro da linha do que disse na ressaca do jogo com o Famalicão.
“O japonês não é exuberante, não adorna os lances e, talvez fruto da sua cultura, é trabalhador e discreto. Fez quase tudo bem! Movimentou-se bem na frente de ataque e fez, de certeza, aquilo que Marco Silva lhe pediu. Criou linhas de passe e, jogando na frente com Montero, embora mais recuado, fez três assistências para os três últimos golos e por pouco não marcou um golo que seria merecido. Se Montero não é um ‘matador’, Tanaka parece sê-lo ainda menos, mas oferece outras soluções à equipa e poderá ser um bom elemento surpresa na ausência de Slimani.”
9 Janeiro, 2015 at 12:56
Sou da mesma opinião.Técnica depurada do supérfluo,excelente pé esquerdo, bom remate, atitude e inteligência. Um registo muito interessante nas poucas oportunidades que teve:. De memória:
5 golas na pré época
Uma assistência fantástica p/ o Golo de João Mário no jogo no Egito
Remate ao poste que precede o golo da vitória com o Arouca
Assistência p/ o golo do empate c/ o Moreirense
3 assistências nojogo com o Estoril
Para quem chegou de uma cultura tão diferente e com apenas 6 meses de adaptação é obra.
9 Janeiro, 2015 at 13:45
Vejamos:
1-Jogador ultra barato.
2-Cria pontes com o mercado nipónico.
3-É um factor de estabilidade no balneário.
4-Aceita a sua condição de 3º avançado.
5-Nas oportunidades que possui, não se revela egoista, mas jogador de equipa.
6-Nos jogos que jogou, nenhum foi mau. Ou golos, ou assistências, ou muito trabalho de desgaste.
7-Tendo em conta o nosso orçamento, o que mais podemos querer de um 3º avançado?
8-Tanaka, por todos os motivos acima, está a revelar-se uma boa contratação, para as funções que foi contratado.
9-Sou contra comprar mais um ponta de lança, por causa do CAN. Temos Montero e Tanaka. Podemos meter o Mané na frente. Talvez (desconheço) até seja possível chamar o W.Eduardo ou o Betinho. Temos o Cisse e o Enoh na B, que não estão a jogar muito bem, mas em desepero de causa, e nunca se sabe. A Argélia até pode ser eleminada prematuramente. Enfim, como disse a Maria José Valério na I Gala Honoris Sporting “Estou com muita fé no Tanaka”.
SL
9 Janeiro, 2015 at 13:46
Bom, começo por dizer que tenho uma pancada enorme pelo futebol japonês (nem tanto pela cultura no geral).
Há vários anos que acompanho de perto a J1 League e, como tal, não é grande surpresa aquilo que vejo o Tanaka fazer no Sporting. Grande surpresa, isso sim, é a posição onde joga. O rapaz nunca foi 9 na vida. Nem no Kashiwa, nem em lado algum. Ora jogando pela esquerda (normalmente, num sistema de 3-4-3) ou, como na última época e meia e com grandes resultados a nível pessoal, como nº 10, atrás de 2 avançados, num esquema algo próximo a um 3-4-1-2.
Há muito que defendo a entrada do Sporting neste país, de forma muito mais declarada e vincada do que apenas a contratação de um jogador. Uma Academia, uma parceria com um clube, direitos televisos, novos patrocinadores… É um vastíssimo e muito rico mercado que, como se não bastasse, ali a isso o facto de contar com os melhores jogadores asiáticos, praticamente só com algum paralelo na Coreia do Sul.
O futebol jogado é muito diferente, mais livre, mais rápido, muito menos físico e de marcação. Ainda assim, a vertente técnica é elevadíssima, a inteligência global é considerável e, depois, entra a cultura japonesa em acção, que se transparece em jogadores leais, trabalhadores ao máximo e totalmente empenhados com o grupo e com as vontades do(s) seu(s) líder(es), dentro e fora de campo. A adaptação será sempre demorada e, como tal, sempre referi que acharia complicado arriscar em jogadores que ficassem por lá até aos 25 ou 26 anos. A aposta deveria passar por jovens que despontassem cedo (na casa dos 19/20, embora seja muito raro por lá, dado que o “culto pelo mais velho” impera fortemente e é normalíssimo ter muitos jogadores trintões em campo).
O nosso Tanaka não entra no tal perfil ideal por mim considerado. Ainda assim, dadas as suas características, seria sempre um jogador a ter em conta. O negócio fez-se, baratíssimo como todos neste mercado, e a adaptação tem sido algo lenta… ou, pelo menos, assim o aparenta achar a equipa técnica. Reforçando a primeira afirmação, o Tanaka nunca foi 9 na vida. E se nunca o foi numa liga em que tem espaço para agir e pensar, com defesas inferiores fisicamente e muito menos dados a cerradas marcações, muito mais dificuldades terá em sê-lo cá. No entanto, é um jogador inteligentíssimo, que sabe contornar estes problemas e estou convicto que nos dará muitas alegrias… Para tal, espero que a equipa técnica note que o japonês não tem as características necessárias para jogar tão avançado no terreno e que faça dele um 10, como deve ser. Ou, no mínimo, que possa ser “o avançado mais solto e recuado”, quando jogarem dois.
Força Junya !
9 Janeiro, 2015 at 13:52
(sorry for the long post)
Já agora, aquando da sua contratação, em Junho, perguntaram-me o seguinte num Forum:
“Como o avaliias nas seguintes vertentes:
1. Profissionalismo
2. Personalidade (é ambicioso? como reage perante a adversidade, por exemplo)
3. Propensão a lesões
4. Capacidade física (resistência, capacidade de choque, …)
5. Inteligência tática
6. Capacidade defensiva (incluindo capacidade de fazer pressão sobre os defesas adversários na frente na saida de bola)
7. Qualidade de condução de bola (relação com a bola – podes dar exemplo de jogadores equiparados?)
8. Qualidade de passe (curto, médio e longo)
9. Visão de jogo
10. Qualidade de receção (bolas curtas, médias e longas/incluindo receção orientada)
11. Eficácia em bolas rasteiras (precisa de muitas oportunidades para faturar)
12. Eficácia em bolas aérias (precisa de muitas oportunidades para faturar)
13. Capacidade na disputa de bolas divididas
14. Qualidade dos seus cruzamentos
15. Qualidade da sua meia-distância
16. Qualidade na marcação de bolas paradas”
—
Na altura, a minha resposta foi:
“1. A noção do que se passa fora do campo é complicada de ter por cá. Ainda assim, os japoneses, por cultura, são trabalhadores natos, respeitadores do líder ao máximo… Não tenho qualquer indicação que seja o inverso.
2. Parece-me um tipo reservado, não é muito exoberante, nem a festejar os golos. Faz lembrar o Montero… e isso pode ser complicado. O tuga não gosta de qualidade, gosta de showoff, e isso tem ficado bem patente aqui no Forum.
3. Não me recordo de lesões dele. Tem feito sempre os jogos quase todos, na temporada passada jogou em 46 e muitos os 90m.
4. Ele é um jogador muito forte e alto… para a realidade. Lá não há muitos Gregorys e Danilos e etc… Resistente é, pulmão tem, capacidade de choque é uma das minhas grandes dúvidas para todos eles. Ainda assim, não se têm adaptado nada mal na Alemanha, onde há muita malta grande.
5. Outra das minhas dúvidas. O Reysol jogou muito tempo em 3-4-3 (com 3 avançados em linha), depois andou uns tempos num 4-4-2 semelhante aos lamps desta época, com alas interiores e laterais mt ofensivos (jogava na esquerda) e agora novamente em 3-4-3 (onde o Kudo e o Leandro jogam lado a lado e o Tanaka é, cada vez mais, um 10). Inteligente, no meio de tantos papéis, tem de ser… Veremos como se adapta por cá (e para que papel o querem !).
6. Não o tenho como um tipo que ajude muito. Não é essa a sua função. Defendem muito atrás, com 3 centrais, 2 laterais e o trinco a fechar… Por norma, fica na frente só.
7. Qualidade técnica tem muita. Não sendo rapadíssimo, é inteligente, protege bem a bola e parece que tudo o que faz é com propósito claro de atingir o golo ou a assistência, nada de rodriguinhos… Jogador parecido… Bem, talvez o Podolski.
8. Rei do passe Tongue
9. Associado ao passe, também me parece ter boa interpretação do jogo. Acima de tudo, e apesar de ser muito interessante com a bola, acho-o muito acima da média é sem a bola. Lê muito bem o jogo, aparece muito muito bem no espaço, principalmente nos buracos deixados pelos avançados.
10. Como já referi, é das suas maiores qualidades técnicas. Recebe muito bem, sempre orientado e sempre a pensar no golo.
11. Não é um tipo de marcar 10 em 10 mas não falha muito, não.
12. De cabeça ? Tem uns quantos golos mas acho que é mais por ser mais alto que a maioria, não por ser muito bom de cabeça.
13. Não me parece que seja das suas maiores qualidades… Não é grande carraça.
14, 15, 16. Vou juntar estas porque é aqui que ele realmente pode fazer a diferença. É isso que o torna rei e senhor ali. Bolas paradas é tudo dele, livres é tudo dele, golos de longe está talvez no top3 da liga.
Como dizes, isto é o que vejo na realidade local. Por cá… não faço ideia mas as espectativas são muito elevadas, confesso. Espero estar correcto !”
9 Janeiro, 2015 at 16:04
Lembro-me deste post no forum 🙂
9 Janeiro, 2015 at 15:11
Belo filete de sashimi!
Tenho andado calado, não vá acontecer que o tipo dê uma de runaway bride e eu ter de acabar os meus dias na serra de Sintra, que fica aqui mais perto, em tronco nú e a viver de travesseiros e medronho, um pouco à semelhança do nosso amigo Ricardo. Travesseiros e medronho, tudo bem, mas o frio é coisa que não me assiste. Mariquices…
Não é o melhor avançado, não é o maior prodígio da técnica, nem é o mais rápido. Mas, o que é que há ali para não se gostar!
Grande atitude, parece que é companheiro e respeitador. Um senhor nipónico. Parece-me o tipo de jogador (estrangeiro) que faz falta a uma equipa. Um gajo que é bom e que dá o exemplo de disponibilidade, companheirismo e anti-vedetismo.
Gosto do gajo. O Tanaka é do C@€&o!! Pronto… está dito!
Allez Tanaka!