Passadas quase 14 horas sobre o final do jogo, continuo com o mesmo sorriso. Foi quase tudo como eu imaginei. E digo-te ‘quase’ porque só marcámos um golo. Aposto que se aquela cabeçada do Montero tivesse entrado, ainda alguns se ajeitavam no lugar, a história teria sido bem diferente e acabaríamos a festejar uma goleada. Não consigo compreender como é que uma equipa de futebol parte para um jogo com a postura que a Académica teve, desinteressando-se da tentativa de chegar à baliza adversária, mas consegui perceber, ao vivo, as dificuldades que o Sporting tem quando defronta estes ferrolhos. Os extremos são realmente de topo, mas depois temos dificuldade no jogo interior. E não é pela ausência de qualidade dos médios, pois Adrien, João Mário e William são belíssimos jogadores – aliás, que privilégio é poder ver a classe com que o William resolve as situações de aperto e era bem merecido ter marcado naquele remate de ressaca, na sequência de um canto que o menino Tobias ganhou nas alturas. Dizia-te eu que não é pela ausência de qualidade dos médios, provavelmente porque nestes jogos se pede maior rapidez de pensamento e maior capacidade de inventar os espaços que não existem. Também não entendo a cerimónia que por vezes mostramos em rematar, como naquela jogada em que o Carrillo quer oferecer o golo ao Montero. E é bem capaz de ter feito falta um Slimani para ir ao choque e abanar a defesa. Tudo somado, vamos para intervalo empatados e irritados com aquela decisões finais do árbitro que parecem pensadas para nos tirar do sério.
Para a segunda parte exigia-se maior rapidez de processos e a verdade é que conseguimos enfiar a Académica ainda mais dentro do seu meio-campo. Aquele pontapé acrobático do Adrien ainda me fez gritar golo e a bomba do Cédric entraria para os melhores momentos do ano, mas o relógio continuava a correr e o resultado continuava em branco. Creio que, tal como no meu caso, as nossas maiores esperanças residiam no génio do Carrillo, que foi subindo de produção e que ia deixando adversários pregados ao relvado. Foi por isso uma enorme surpresa quando vejo que o peruano era um dos escolhidos para sair. Sai Carrillo e Adrien, entra Mané e Tanaka. E este é daqueles momentos em que eu penso que treinadores de bancada podem haver muitos, mas poucos têm aquela qualquer coisa extra que os torna treinadores a sério. Duvido que qualquer um de nós tivesse tirado o Carrillo. E o próprio Adrien. A verdade é que a partir do momento em que recuou, João Mário subiu muito de produção. A verdade é que Mané trouxe agitação ao jogo. E a verdade é que na ausência de Carrillo, Nani assumiu definitivamente a responsabilidade de decidir (podia era ter deixado o brilharete e acabado com o jogo quando surgiu isolado). E a verdade é que chegámos ao golo que tanto ansiávamos, numa grande cabeçada do João Mário depois de outra do Tanaka.
Três pontos, sofridos é verdade, mas muito merecidos e que nos aproximam dos lugares cimeiros da classificação. Não sei o que acontecerá até ao final do campeonato, mas queria pedir-vos para não deixarem de acreditar. E para não deixarem de apoiar a nossa equipa. Aliás, a propósito de apoio, queria agradecer-vos a onda verde e branca que se formou no sentido de me proporcionar um dia inesquecível em Alvalade. Mas, acreditem, eu tive esse dia. Não fui ao centro do relvado, não fui para um camarote, não conheci pessoalmente os jogadores, mas estive lá. Misturei-me com milhares que comungam a mesma paixão, senti o cheiro das bifanas, vi cachecóis e bandeiras verdes e brancas a esvoaçar, entrei no nosso estádio e senti um arrepio a percorrer-me o corpo.
E foi esse o meu objectivo com as palavras que te dirigi e que, enquanto eram escritas, me emocionaram tanto quanto viriam a emocionar-te. Já perguntaste a ti mesmo, o porquê das palavras escritas por um desconhecido te terem mexido com os sentimentos? Eu arrisco: porque aquela forma apaixonada de viver o Sporting está dentro de cada um de nós. Está dentro de ti! O que acontece é que, semanalmente, são-nos colocados desafios a essa paixão e, invariavelmente, é mais fácil deixá-la ir-se esbatendo. É mais fácil ficar no conforto do sofá, é mais fácil assobiar, é mais fácil criticar, é mais fácil questionar. O que se te escapa, é que esse estado de alma vai-se apoderando de ti. Essa inércia, essa crítica constante, esse afastamento.
Escuta o eco. Esse afastamento. Foi esse afastamento que foi quebrado pelo texto que te escrevi. E não imaginas o quanto eu sorri ao perceber que o que te dizia te tinha feito decidir estar presente em Alvalade. Era tudo o que eu queria. Ou melhor, era parte do que eu queria. Porque, agora, quero que jamais esqueças que qualquer um de nós é um Sportinguista perdido na Nova Zelândia. Fazê-lo sentir-se apaixonado pelo Sporting depende de ti, principalmente nos momentos mais complicados. Não é a distância que te quebra a paixão. És tu. És tu que decides onde levas o teu coração Rampante. És tu que decides se esse coração dá vida ao Sporting ou se, mesmo vivendo ao lado de Alvalade, o deixas aprisionado do outro lado do mundo.
26 Janeiro, 2015 at 11:13
Grande texto Cherba! muitos parabéns.
SL
26 Janeiro, 2015 at 11:20
Queria salientar o escandalo do que se passou ontem no derby belga. Nao gosto do Defour e prefiro o Standard ao Anderlecht mesmo se me fez confusao ver tantas t-shirts vermelhas a minha volta quando fui ver jogos ao estadio.
Deixo aqui um link: Isto è escandaloso e nunca deveria acontecer.
Sorry for the off!
http://www.lesoir.be/768042/article/sports/football/2015-01-26/papa-steven-defour-ce-tifo-ne-me-laisse-pas-indifferent
26 Janeiro, 2015 at 11:25
Pelo contrário!
O moutinho e o simão deveriam ter sido recebidos assim!
26 Janeiro, 2015 at 11:33
Vergonhoso sem dúvida e estes anormais devem ser mesmo punidos. Não se brinca com isto. Não se brinca com os inocentes que foram submetidos a esta morte bárbara. Uma coisa é dizer: “Bem vindo ao Inferno e traidor” outra coisa é esta selvajaria.
26 Janeiro, 2015 at 11:35
Isto vai dar merda … imponente, mas passa claramente os limites do que significa o desporto, rivalidades, etc …
26 Janeiro, 2015 at 17:18
estes foram longe demais….
26 Janeiro, 2015 at 11:22
Percebi logo que eras tu. A mim não me enganas 🙂
Naby Sarr será, em princípio, emprestado ao Charlton Athletic muito em breve.
26 Janeiro, 2015 at 11:24
Isso é que é uma novidade Maria.
Nao sei ao certo se està relacionado com o facto do Nuno Reis ter voltado a jogar pela B.
Serà que vai renovar?
26 Janeiro, 2015 at 11:28
Espero mesmo que sim. Sei que o Nuno Reis nunca será um centralão, mas tem imensas qualidades e é um jogador muito útil.
Para além de ser um leão dos sete costados.
26 Janeiro, 2015 at 11:33
Eu tenho-o como um belissimo central do pouco que vi. Aguardemos entao as cenas dos proximos capitulos….
26 Janeiro, 2015 at 11:32
Absolutamente espectacular! 😉 😉 As usual…
Tenho de dizer uma coisa que mais do que concordar quero Reforçar!
Eu não acredito que seja possível chegar ao primeiro lugar…disse-o quando ficamos com 8 pontos de desvantagem, acresce tenso 10…mesmo que os lampiões percam pontos agora! Mas fds…o que é que isso muda!?!? Nada! EU sou Sportinguista sempre, sou adepto sempre! Vivi dias de inacreditável angústia em Alvalade e sempre com paixão em que sentia o chão a fugir e os lugar de lanterna vermelha a chegar-se! Porra…porque é que só enchemos estádios estando em cima do primeiro e a lutar pelo titulo??!? Que raio de Sportinguistas são estes que só sentem paixão quando lutamos pelo titulo?! Que se precisam de motivar e de acreditar num milagre para manterem acesa a chama?!?!
Temos um futebol muito bonito, vai-se a Alvalade e mesmo com uma equipa que joga um futebol nojento que devia envergonhar os adeptos e os jogadores desse clube (Metes nojo forcado….10 vezes comer com um Pedro Martins aziado e desprovido de sentido na Conf. de impressa mas que proporciona um espectáculo digno que esta vergonha…) dá o espectáculo com boas jogadas e bonitas…porra…com tudo isto porque é que temos de sonhar com um milagre para ir a Alvalade?!?! Os adeptos do Borussia têm de sonhar com um milagre para comparecerem?!!? E os do Liverpool?!?!
E fds….não percebo como é que é possível ter um clube que vive o seu melhor momento em MUITOS anos, com vitórias seguidas, com união, com claro crescimento a todos os níveis…e alguns adeptos respondem ou não comparecendo, ou atacando o treinador por causa de um conflito que não compreendem ou atacando o presidente pelo mesmo conflito que não compreendem ou por um ódio que não se percebe! Sinceramente só dizem que somos os melhores adeptos porque 1º a comparação é franquinha (lampiões e porcos são ridículos), 2º porque nunca olhamos para adeptos “a sério” e compara-mo-nos com os maus adeptos e finalmente porque realmente temos alguns que são indefectíveis mas que são para aí 5/10% dos tais 3 milhões…
26 Janeiro, 2015 at 11:50
Se fosse assim tão positivo (5 ou 10%) seria suficiente para ter o estádio cheio por isso tá visto que neste momento ir à bola não é apelativo para a grande maioria.
Tenho a certeza que se o nosso estádio estivesse sempre esgotado o Bruno já teria trocado o fosso por mais cadeiras mas a verdade é que os números (mesmo sendo abaixo da verdade) não justificam qualquer medida extra.
26 Janeiro, 2015 at 11:53
Não quero incluir no lote de adeptos “iguais aos outros” pessoas que ou não têm posses ou estão muito longe para poderem ir a Alvalade…Só por isso é tão grande esta %…
26 Janeiro, 2015 at 11:35
Suspeitava que eras tu, porque normalmente vem la sempre o “*texto escrito por X”, mas o importante foi o sentimento que o texto transmitiu, e aí acertaste em cheio. Grande texto. Eu que tou em PT mas que falta-me o tempo/dinheiro para ir mais vezes a Alvalade senti o texto, imagino aqueles que vivem fora. Muito forte.
Quanto ao jogo, ganhamos que era o importante. 3 pontos que fazem muita falta.
26 Janeiro, 2015 at 11:45
Mais uma vez o Cherba faz uma grande analise pós-match.
Gostaria de lançar uma discussão já antiga do inicio de época !
Ficou claro que o João Mario a jogar mais atrás tem mais rendimento daí que não perceba como é que a jogarmos em casa não se arrisque mais numa dupla Adrien-João Mario a serem o trinco e o 8 e isso permitia ter outro jogador mais solto na frente (neste momento Tanaka!) a fazer dupla com Montero.
Vejo que o William finalmente está a subir de forma mas fico sempre com a ideia que estamos a jogar de forma muito defensiva quanto temos de ir para cima de equipas que usam autocarros.
Outra coisa que me faz impressão é como em 90 minutos não há um passe para as costas dos centrais para poder desmarcar o avançado. Montero teve muitas vezes o braço no ar a pedir esse passe.
Já se viu que se o Nani ou o Carrillo não inventarem qq coisa (Carrillo com sinal mais nessa finta) o nosso futebol fica extremamente previsível.
26 Janeiro, 2015 at 11:50
Mas fazer passes paras a costas do centrais não é assim tão facil…
Com equipas que jogam assim tão fechadas…!!
SL
26 Janeiro, 2015 at 11:51
Adrien – Jm?
Ainda se for William – JM …
O King voltou!
26 Janeiro, 2015 at 12:32
É o que eu digo mais abaixo, Prof. , a diferença é que neste momento o William é indispensável. Enquanto médio defensivo e enquanto playmaker até!
26 Janeiro, 2015 at 11:46
Cherba,
Grande momento meu caro.
E quero desde já agradecer-te o texto pois contribui decididamente para levar o meu miúdo, 3 aninhos apenas, pela primeira vez a ver o NOSSO Sporting.
Sim, não sabia se seria este o jogo indicado para ele se estrear nestas andanças e estava meio vai não vai para o levar, talvez o levasse quando tempo estivesse mais convidativo para ver futebol.
Felizmente li o teu texto e em boa hora o escreveste, pois de imediato tomei a decisão de o levar comigo.
E como ele, pequenino, vi centenas ontem em Alvalade, numa atmosfera a fazer lembrar os anos 80 no velhinho José Alvalade, onde famílias inteiras se dirigiam à Meca sportinguista para as grandes tardes de futebol.
37.000 ontem? Nem pensar pois estes pequenos adeptos eram imensos!
E que bela surpresa teve o meu pequeno, entrando no estádio ao som da Maria José Valério e da sua marcha, com todos os sportinguistas a cantar.
Existirá melhor estreia?
E durante o jogo?
Ouvir cantar a curva Sul e ver a resposta da Norte é já algo comum para nós, mas para quem se estreia num estádio só pode ser algo que nunca se esquecerá e a verdade é que o meu filho adorou.
À noite, quando se foi deitar, ainda ia a cantar “Sporting allez, Sporting allez”.
E nas mãos, como novo companheiro de sono, levava um leão que apelidou de Jubas, a figura que faz as delícias dos mais pequenos e que ontem, pela primeira vez vi na bancada B da Superior Norte (grande iniciativa).
Infelizmente, este Jubas teve de ser comprado numa Loja do Alvalaxia porque a Loja Verde estava fechada. E tantos foram os que se dirigiram à nossa loja com o objectivo de comprar algo e não o puderam fazer (dá para acreditar?).
Já agora, deixar o pessoal que entra na porta 2 novamente em filas intermináveis, não lembra a ninguém.
Não se resolve este problema?
O que é que se ganha com este afunilamento e encerramento de portas?
SL
26 Janeiro, 2015 at 12:07
Também pensei que com todos os miudos em Alvalade (o meu Tomás não esteve sózinho…)…
O número de adeptos deve ter estado bem perto dos
40 000…
Mas cabia lá ainda muita gente…!!
SL
26 Janeiro, 2015 at 12:13
Acrescento que quando eu entrei as filas para entrar eram de tal ordem (mais uma vez o Sporting achou que uma casa com perto de 40.000 não justificava abrir uma das porta de acesso à bancada Norte….enfim…) que deixou de se passar cartões pelos torniquetes e de se revistar…
26 Janeiro, 2015 at 12:18
Esta história dos torniquetes já cheira mal… quando é que se leva esse problema mais a sério e se começa a dar os verdadeiros números dos adeptos nas bancadas????
26 Janeiro, 2015 at 12:28
Sinceramente acho que é como fechar aquela porta…o Sporting considera no fundo que as despesas em fazer as coisas como deve ser não rendem o ganho que daí vem…
E pronto…é confiar na gestão e confiar que têm razão!
26 Janeiro, 2015 at 12:30
Pois, Max, é verdade. por acaso quando anunciaram os 37 mil, o meu pai logo perguntou-me se eu tinha reparado se o torniquete tinha contabilizado a entrada do meu filho, Miguel, que tem 4 anos e não pagou. Eu sinceramente não reparei, mas havia muitas pessoas a dizerem que eles não contabilizam. por isso, acreditando que estavam alguns milhares de petizes, não me admira nada que ontem estivessem para cima de 40.000!
26 Janeiro, 2015 at 13:10
Não nessas situações creio que não contabiliza…
Eu por exemplo passei com o Tomás ao mesmo tempo (aliás creio que se o fizesse por duas vezes…já não abriria…)…
Admito 40 000…mas ainda havia muito lugar vago…!!
Abr e SL
26 Janeiro, 2015 at 14:04
O torniquete só dá para uma vez por bilhete/cartão, as crianças ou passam ao mesmo tempo, ou por baixo ou ao colo. Outra forma será o segurança usar o cartão dele para abrir novamente o torniquete. De todas essas formas as crianças não entram nas contas totais, por isso é que disse ontem que seguramente estavam mais 3000 putos ontem e nos outros dias pelo menos mais 1000 estão.
26 Janeiro, 2015 at 12:34
amigo, a loja não está fechada, mudou foi de local, agora é ao pé das piscinas e do multiusos.
SL
26 Janeiro, 2015 at 13:01
Viva Mário, foi mesmo a essa que fui depois do jogo acabar e estava fechada.
Quem fez bom negócio foi o dono da lojinha dentro do Alvalaxia.
SL
26 Janeiro, 2015 at 12:55
http://youtu.be/H0dEhfNghYA
Os gajos da Sporcotv tiveram que aumentar o volume dos micros dos comentadores.
Spooooooooooorting!
26 Janeiro, 2015 at 13:13
E este vídeo “mostra” uma coisa “horripilante”…
Como “se pode ver”…com os gritos…
“Até a estrutura abana…”…!!
Abr e SL
26 Janeiro, 2015 at 12:09
Off-topic: Supermorcões novamente com carta branca para tentarem intimidar os árbitros….
In o Nojo: “O muro da residência do árbitro Cosme Machado, em Braga, “foi vandalizado com a inscrição de frases insultuosas”, segundo referiu à agência Lusa uma fonte do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Recorde-se que o árbitro da Associação de Futebol de Braga dirigiu, na última quarta-feira, o jogo entre o Braga e o FC Porto, da Taça da Liga, que terminou empatado a um golo.
De acordo com a mesma fonte, o CA da FPF “repudia estes atos e manifesta total confiança nos árbitros”.
Já a Burla e em relação ao árbitro (dizem que é…) João Capela – “A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF ) veio a público repudiar todo e qualquer ato de violência ou intimidação contra qualquer agente desportivo.
Em causa estará episódio vivido pelo árbitro João Capela, assim como a restante equipa (Ricardo Santos, Tiago Rocha e Ricardo Baixinho), que terá recebido ameaças da parte de adeptos do FC Porto na noite de sábado na Madeira.
«Este tipo de situações, infelizmente recorrentes, em nada se coaduna com os valores do futebol, devendo ser denunciadas e banidas definitivamente do panorama futebolístico nacional.
A bem do futebol e do desporto, é imperativo que todos, jogadores, técnicos, dirigentes e árbitros, reforcem a postura que imperou nos últimos meses, de correção, fair play e desportivismo a fim de, todos juntos, contribuirmos para um futebol melhor», pode ler-se no comunicado da APAF.”
26 Janeiro, 2015 at 15:52
então e uma grevezinha, não?
26 Janeiro, 2015 at 12:27
(ok, agora com o mail correcto, hápouco enganei-me;)
Finalmente, ontem estreei-me esta época em Alvalade (tenho tido vida dificil). E, confesso, o jogo foi um pouco chocho, mas como estive com pai, mulher e filho, para mim é sempre uma festa!:)
Em relação ao jogo propriamente dito, e após termos visto tantas vezes estes filmes “PENETRATOR vs DOUBLE-BUS”, constato que, duma vez por todas, o MARCO SILVA devia-se deixar de coisas e apostar numa dupla de avançados, ainda para mais com a ausência de SLIMANI.
Contra estas equipas miseráveis que metem dó de tão pouco futebol que jogam…(aquilo não é futebol, aquilo são trincheiras dignas duma 2ª Guerra Mundial)…o MONTERO lá à frente é pouco mais que ineficiente.
E a prova disso é quando ele (ainda antes das substituições) começou a vir mais atrás buscar jogo e fazer o que melhor faz, que é de um puro 10, as jogadas verdadeiramente perigosas começaram a aparecer. E então, quando entraram o MANÉ e o TANAKA, meus amigos, passados 9 minutos já lá estava o golito que durante 1 hora e 15 não aparecera e não havia alma naquele estádio que não temesse a repetição dos pesadelos Moreirense, Beleneneses ou Paços de Ferreira.
Para mim, é muito simples: para casa fechada, chave dupla (enquanto não vier SLIMANI, e mesmo assim…): MONTERO e TANAKA, abdicando-se de um médio defensivo. Eventualmente, estará na altura de MS, para estes jogos em casa (que têm sido regulares e nos quais já perdemos 6 pontos) abdicar, quiçá, do ADRIEN (por muito chocante que possa ser), recuar ligeiramente JOÃO MÁRIO e posicionar MONTERO atrás de TANAKA. Com a extrema mobilidade destes dois e com a qualidade de passe de JM, as defesas aos 20 minutos já estão de cabeça a andar à roda.
Porque, pergunto eu: de que serve chegar ao final do jogo com 79% de posse de bola, e ter centenas de passes e ter dois médios defensivos (sim porque médio ofensivo só existe verdadeiramente JOÃO MÁRIO) contra uma equipazinha de vão de escada que, durante 95 minutos não teve uma (não me lembro de uma!) jogada de perigo.
Pergunto eu: com WILLIAM CARVALHO num upgrade nítido em relação à época passada que é a sua capacidade de distribuir, não só recuperar (esta época já perdi a conta aos ínumeros passes de meia e longa distancia com controlo remoto) e com a preponderancia ofensiva e goleadora de JOÃO MÁRIO (já é o quarto melhor marcador desta época) não é mais do que suficiente enfrentar as Académicazinhas deste nosso futebol tão pobre, equipazecas que jogam desde o primeiro ao ultimo minuto com 10 jogadores atrás da linha da bola…não será suficiente, pergunto eu, jogar com um médio defensivo de raíz, por acaso o melhor médio defensivo em Portugal e um dos melhores do Mundo?
Porque, pergunto novamente, e se ontem no onze inicial tivéssemos TANAKA e MONTERO, alguém duvida que na primeira parte já estaríamos a dar 2 ou 3, porque MONTERO recuaria mais, distribuía muito mais e TANAKA que em cada 5 bolas, marca 2 e assiste 3…mas alguém acredita que um carrossel JOÃO MÁRIO-MONTERO-NANI-TANAKA-CARRILLO, alguma Académica deste mundo conseguria suportar? Nunca!
Até porque, meus caros amigos, reparem no essencial: ontem não marcámos até aos 76 minutos, não por manifesta falta de sorte, mas por manifesta falta de oportunidades de golo. As unicas bolas de perigo que me lembro foram: a perdida infantil de MONTERO aos 8′, o remate parado do WILLIAM aos 34´ e o balão fantástico do P. OLIVEIRA aos 35´, numa altura em que já tentávamos marcar de qualquer maneira e feitio, porque o ferrolho persistia. O nosso desenho de jogo era por demais prevísivel: recuperação, recuperação, lateralização, lateralização, bola para JEFFERSON ou NANI ou CARRILLO (desinspirado ontem) e eu sempre a olhar para ADRIEN e WILLIAM e pensava para os meus botões: ” dois médios de recuperação a recuperar o quê? o perigossísimo Magique? O rapidíssimo Ofori? o altamente matador Rafael Lopes? o mortífero contra-ataque da académica?” por amor de deus, estamos a falar duma equipa de um dos piorezinhos treinadores que vi na vida. Mil vezes o Moreirense ou o Rio Ave! Porque estes trazem o autocarro mas na bagageira têm um ou dois turbos que, mal têm espaço, disparam. Agora, Academicas e Paços de Ferreira, foda-se, Marco Silva é assumir o jogo. Não basta assumir a posse de bola, tem que se pegar de estaca no atque e das duas uma: ou abre-se ao pontapé ou então com dupla matraca não há ferrolho que o valha!
————-
Nota final para o ambiente sempre espetacular que se vive em Alvalade. É destes ambientes familiares que precisamos. Que voltem os jogos à tarde:)
26 Janeiro, 2015 at 12:58
Converge, concordo com a tua análise se bem que, sou dos que acha que ficamos sempre mais fracos com um meio campo só com duas unidades.
e não se prende com a capacidade defensiva mas sim com a criação de oportunidades. mais, nós jogamos com duplo pivot mas não é defensivo. jogas com o William, que é um 6, e com o Adrien, que é um 8. mas não são dois médios defensivos.
fizemos um bom jogo a jogar com dupla de avançados, foi contra o setubal. todos os outros foram mais sofridos.
mas parece-me claro que Montero não é um PL puro. mas, também não me parece um 10. não gosto de o ver tão afastado da área. mas isso é porque também acho que um verdadeiro 10 é um maradona, zidane, balakov, rui costa, kaka, deco. esses para mim são os grandes 10 que jogam com um estilo que eu me identifico. o Montero precisa claramente duma muleta, para ter liberdade. aí, o seu jogo transforma-se.
enfim, o Hassan encaixava como uma luva no estilo do Sporting. pena o porto ter-se metido no negócio. de qualquer maneira, eu não conhecia o Slimani, assim como não conhecia o Montero. acredito que a direcção irá encontrar uma solução caso o Hassan não se concretize..
26 Janeiro, 2015 at 14:24
Converge,
como mencionei em cima defendo a tua opção táctica de jogar com mais um atacante em casa e assim abdicar do nosso meio campo de William, Adrien e JM. Agora quereres abdicar do Adrien, isso sim choca-me ! 🙂
O Adrien é dos poucos que dá o litro todo que tem enquanto está em campo quer a defender quer a tentar lançar o ataque. Aceito que por vezes as coisas não lhe corram bem na ultima finta ou no ultimo remate mas não consigo imaginar o motor da equipa não estar lá.
O William pode estar a subir de forma mas para mim está longe do que pode fazer o Adrien. O Adrien tem mais finta, tem mais corrida, tem mais remate…só vejo o William ganhar ao Adrien no fisico mas mesmo assim o Adrien é muito mais raçudo a disputar as bolas.
Imagino que o Adrien poderia ser um 6 melhor que o William pois tornaria a equipa muito mais atacante e assim o JM já poderia jogar a 8 pois tmb me parece que rende mais nessa posição (fica com mais espaço para lançar ataques). Sim eu sou dos que defende a venda do William por um preço de 35M para deixar o clube numa situação mais estável em menos tempo.
Vamos ter de continuar à espera que Gauld se afirme aos olhos do Marco 😉 poderemos ter ali o tal “10” puro que nos falta.
Em todo o caso aceito a táctica do Marco pois o adversário poderá vir com outra disposição atacante e este nosso Trio dá muitas garantias defensivas. Se realmente o Montero tem marcado aos 8 a coisa tinha fluido para uma goleada. Mas realmente se a coisa não passa das laterizações em 45 minutos, acho que o Marco poderia ter mudado mais cedo.
26 Janeiro, 2015 at 12:31
o Pedro…raios Pedro..uma história tão perfeita que eu queria mesmo que fosse verdade!!
sobre o jogo, gostei que a equipa nunca tivesse entrado em desespero. procuramos muitas soluções, pelas alas, pelo centro, bolas para a área, seja a partir das linhas como a partir do centro, remates de longe, and so on.
a sorte sorriu numa jogada pelo interior em que Montero abre espaço no centro, deixando Tanaka e JM só para dois defesas. Sir William fez o resto.
mais uma vez, a CS quer comprar veneno dentro do Sporting. MS disse que o Ewerton tem qualidade mas sabem que não pode pegar de estaca e, como o Sporting não tem a capacidade financeira de outros, tem de estar atento ao mercado. posto isto, logo no programa contra golpe, o otario do hugo sousa diz: “MS diz claramente que Ewerton não vem para ser titular e que não é o central que procura”… puta que os pariu..espero que os sócios e adeptos saibam filtrar esta merda e não voltem outra vez às guerras entre BdC e MS!
SL e SS
26 Janeiro, 2015 at 12:38
Tiago, eu hoje estava a ler essa entrevista por alto, e a primeira coisa que pensei foi: “porra, o Marco Silva disse isso?” mas depois, reli a frase e é claro: “não temos poder financeiro para comprar quem entre de caras na equipa, pelo que temos que fer outras possiblidades, o mercado” Ora, nós não comprámos Ewerton. E o empréstimo é precisamente uma maneira de recurso de olhar para o mercado. Tal não significa que Ewerton não seja um central com nível para jogar no Sporting. Mas não temos para comprá-lo. Pelo menos agora.
Felizmente, acredito que a maioria dos adeptos sportinguistas têm a inteligencia que os jornalistas interesseiros não têm.
26 Janeiro, 2015 at 12:49
sim.. precisamente. mas olha que acredito que fiquemos com o Ewerton. Central alto, forte, rápido qb, bom técnicamente, boa capacidade de passe e bom na saída de bola. além disso, é esquerdino! 1.5M vai ser uma pexinxa! 😀
26 Janeiro, 2015 at 14:28
Também acredito, tanto mais que este é o central que o Sporting quis no passado mas não teve 5 Milhões para o tirar do Braga.
Veio agora por um preço barato mas em falta de forma, é um risco que assumimos mas esperançados que o jogador volte a ser o Ewerton que jogou em Braga.
26 Janeiro, 2015 at 12:42
Tiago…eu ouvi o Marco e pensei logo em alguns Sportinguistas a pensar:
“Isto é uma boca do Marco ao Presidente, esse falso desse treinador que só quer jogadores do empresário dele…”. Por isso tenho muitas duvidas desses “Filtros”…
É o ambiente em que vivemos…
26 Janeiro, 2015 at 12:50
mas olha que nada é mais importante que acabar com essas divisões! só seremos verdadeiramente vencedores consecutivos se formos unidos!
26 Janeiro, 2015 at 12:55
Mesmo!!!
Mas é como disse antes…acho que borbulha hoje em dia uma coisa para mim incrível…que é os Sportinguistas dividirem-se nos que Odeiam o presidente, os que odeiam o treinador e os “normais”…e confesso que acho muito difícil tornar Ódios em união…para isso era preciso gostar mais do Sporting do que se ter razão…e isso é MUITO complicado…
26 Janeiro, 2015 at 12:59
amen
26 Janeiro, 2015 at 13:04
Há muitos jornalistas (muitos mesmo) que não largam a tasca.
Algumas conversas tidas nas roullotes (por exemplo) não podem passar aqui.
Mas mesmo assim, quando aparece uma opinião contra o presidente ou contra o marco, sem fundamento nenhum (ha malta diz o que se pensa só pq apetece), os gajos agarram nisso, cozinham o comentário à maneira deles e sai uma notícia mentirosa na edição seguinte.
É válido para alguns paineleiros tb.
Por isso … quem odiar o BC ou o Marco, que fundamente bem o pq desse ódio pq de outra forma é apenas um incendiário.
26 Janeiro, 2015 at 13:15
“quem odiar o BC ou o Marco, que fundamente bem o pq desse ódio pq de outra forma é apenas um incendiário.”
É como os unicórnios…é capaz de haver mas eu nunca os vi…
26 Janeiro, 2015 at 13:48
A minha filha diz que há … mas só tem 5 anos.
26 Janeiro, 2015 at 13:18
é minha opinião que há muita gente a discutir pessoas e muito pouca a discutir o clube. e, por isso, o clube vive estagnado…
26 Janeiro, 2015 at 13:49
Estagnado não digo.
Andámos para trás durante muitos anos … e desde o BC que andamos para a frente.
Mas claro, armadilhas há e sempre vai haver.
O que peço é que não sejamos nós a colocá-las.
26 Janeiro, 2015 at 14:06
sim.. a mensagem do presidente também é clara nesse sentido.. nós somos a maior fonte de letargia…
26 Janeiro, 2015 at 13:16
Todos esses problemas se resolveriam se…
Apenas houvessem os que “gostam do Sporting…”…!!
SL
26 Janeiro, 2015 at 13:17
sai mais um amen…
26 Janeiro, 2015 at 13:06
naby sarr vai de vela……….
26 Janeiro, 2015 at 13:51
Sai ali em Algés, sobre em direcção a UK … entra pelo Tâmisa e fica logo ali.
26 Janeiro, 2015 at 13:54
onde é que isso saiu?
26 Janeiro, 2015 at 13:07
em principio pro charltron da 2ª liga inglesa………..
26 Janeiro, 2015 at 13:17
Espero que refine as qualidades…e deixe para trás alguns defeitos (que não me parecem de fabrico…)…
SL
26 Janeiro, 2015 at 13:31
Por mim, até pode seguir o exemplo de shika….que vá e não volte
26 Janeiro, 2015 at 14:18
vai para um clube que aprecia jogadores com estas características..
pode ser que corra bem e que acabe por ficar..era mais um excelente negócio…
26 Janeiro, 2015 at 13:24
Desculpem…
Morreu ontem um dos meus cantores preferidos..
Démis Roussos…
Permitam-me uma pequena homenagem…
http://youtu.be/XXfPO-thpZo
Até sempre Démis…!!
SL
26 Janeiro, 2015 at 13:48
MUITAS HORAS… esse senhor cantou em minha casa…a minha mãe era uma Fãzoca.
Eu acabei por gostar de o ouvir.
Que fique bem …onde esteja.
26 Janeiro, 2015 at 13:28
Continuo a dizer que o Marco desde que houve a crise interna (antes disso não, mas já falámos disso) tem tido nas conferencias de imprensa e ontem não foi exceção: é normalíssimo que o Ewerton não entrasse já na equipa. Tem de se integrar com os colegas, adquirir ritmo competitivo, etc. O Marco Silva disse que ele tinha qualidade e que não temos poder económico para adquirir um jogador que jogasse logo. Perfeitamente razoável.
Os filmes que querem fazer… já os conhecemos.
Ainda sobre o que o Miguel Cotovio disse que haverá jornalistas que vêm à Tasca (tivemos a prova num trabalho que veio sobre os blogs há pouco tempo num dos jornais das nádegas) é preciso ver que ninguém pode garantir que alguns que aqui vêm (sobretudo paraquedistas) sejam mesmo sportinguistas (e nem estou a considerar os sportingueiros que também os há infelizmente).
Eu não me dá para ir a blogs do Benfica participar, assim como também não comentava as notícias das nádegas quando o fazia no Rascord ou A Bosta, em que só opinava sobre as nossas. Mas há malta que gosta de o fazer (pode ser que assim aprendam algo) e vêm para aqui desestabilizar.
Por último era bom que os jornalistas que aqui possam vir tirassem inspiração para investigar muitos dos podres que assolam o futebol português. Temas não faltam. Assim houvesse vontade e algum brio profissional…
26 Janeiro, 2015 at 13:29
leia-se ” tem tido nas conferencias de imprensa um comportamento exemplar e ontem não foi excepção”
26 Janeiro, 2015 at 13:34
Agora é que me fodeste bem fodido, ó tasqueiro do caralho!…
Atão eu leio esta belíssima exposição de um neozelandês que até podia ser eu (e que bem que ele escrevia português!), emociono-me ao ponto de não conseguir emitir nenhum comentário de jeito para lá de uma interjeiçãozinha, “mudo” o meu fim‑de‑semana a pontos de ter que me pegar com a mulher por ir passar menos tempo do Domingo que estava previsto passar com os sogros (por mim tudo bem, mas isso vai-se pagar bem caro agora ao longo dos próximos dias…), dou a ler aos meus filhos essa história épica que, com certeza, só podia acontecer com o Sporting, e eles devoram a história no meu iPhone no carro a caminho do estádio, gasto uma pipa de massa em bilhetes e viagens, claramente movido pela emoção deste impulso afinal imaginário, até tentei topar se havia ali alguém com trombas neozelandesas na A01 para onde consegui bilhetes (mas depois lá pensei, a não ser que o gajo traga crocks, não tenho hipóteses porque descende de um gajo com bigode à Meszaros; mas pode ser que veja a loira de olhos verdes…).
Tudo, verdadeiramente, movido pelo impulso daquele texto, daquela… mentira.
E agora descubro que eras tu!!?
Olha, vai para o caralho! E obrigado… 😉
26 Janeiro, 2015 at 13:52
ahahahahaha
26 Janeiro, 2015 at 14:10
Ahahahahahahahaha.
E deixa aparecer aqui o PsicoPete que isto vai ser o bom e o bonito.
26 Janeiro, 2015 at 14:24
Já cá estou!
E NÃO ESTOU NADA CONTENTE (por termos sido ‘só’ 37769 a ir lá ontem).
Mesmo depois de perceber que de facto chorei a lei um texto do Paulo Coelho, a.k.a. Cherba, pensei que a história do Pedro e a forma como se espalhou por tudo o que foram páginas do SCP no facebook e afins, tivesse o condão de encher Alvalade como nunca. Mas não, afinal a Violenta e os afazeres do fim de semana fizeram a que tivéssemos mais uma assistência normal para o que se quer do Sporting.
Eu fiz a minha parte e levei a minhas duas pequenas leoas que vibraram com o golo do JM como se delas tivesse sido!
Em relação ao(s) texto(s) tenho a dizer que se apanho o Cherba na ruolote dou-lhe um carolo. Isto de fazer chorar um homem crescido é inadmissível. 🙂
26 Janeiro, 2015 at 14:39
Talvez “tenha resultado”…quem sabe se “sem o Pedro”…
Não seriam apenas 27769…??
Abr e SL
26 Janeiro, 2015 at 14:54
Olá amigo Max.
Sem querer (ou intencionalmente) reforçou o que eu quero dizer, ou seja, um clube da nossa dimensão não pode contentar-se com menos de 30.000 espectadores (pagantes) por jogo. As desculpas do ‘é de noite’, ‘está frio’, ‘está a chover’, ’tá calor’………….. não servem!
Adaptando a máxima do JFK em relação aos USA para a nossa realidade é algo como: O Sportinguista tem de merecer ser do Sporting e não o é só porque diz que é!
Para mim o Sporting vem à frente de quase tudo, o que aliás me está a fazer passar por um dilema lixado em relação ao jogo com os carnideiros por calhar exactamente no dia de aniversário da minha mãe. (Acho que este ano a prenda dela é ir ver o Sporting a Alvalade!) 😀
E por pôr o Sporting à frente de quase tudo é que faço sempre questão de lá estar jogo após jogo, ganhemos, percamos ou sejamos roubados à descarada como tantas vezes acontece. E por pôr o Sporting à frente de quase tudo é que os meus fins-de-semana nunca chegam para nada do que tenho de fazer.
Mas é por pôr o Sporting à frente de quase tudo que cada vez que entro em Alvalade e chego ao varandim do B06 me sinto em casa e me sinto tranquilo e em paz. Bem, pelo menos até ouvir o apito inicial, porque aí transformo-me!
Obrigado Sporting por me dares o privilégio de ser teu sócio!
26 Janeiro, 2015 at 15:59
Transformas-te em Leão que ruge? 😀
26 Janeiro, 2015 at 16:09
Pois é…
Adaptado será mais ou menos…:
Nãoperguntes o que o Sporting pode fazer por ti…pergunta antes o que é que tu podes fazer pelo Sporting…
É isso não é…?
Abr e SL
26 Janeiro, 2015 at 16:43
@AlexiaFerreira, e olha se ruge!
Quem me conhece saberá que sou um tipo normalmente tranquilo e do tipo ‘não se passa nada’, mas quando soa o apito pareço um arruaceiro do pior! Vocifero, chamo nomes (numa frase de 5 palavras consigo dizer 7 palavrões), assobio canto, grito, bato palmas como se não houvesse amanhã! Sou o verdadeiro Hulk quando fica(o) em modo Verde.
@Max, não quis ser literal mas sim, é isso. 😉
26 Janeiro, 2015 at 16:50
Assobias?
e estás na Central não é?
Pronto já percebi de onde vêm os assobios e eu a pensar que eram os velhadas croquetes que assobiavam 😀
26 Janeiro, 2015 at 16:54
Eh lá! Calma!
Assobio normalmente o Senhor do Apito e Anti-jogadores como foram os da académica. Nunca, mas nunca assobiarei um dos nossos.
E não é central, é lateral. 😉
26 Janeiro, 2015 at 16:56
Ahhhh bom
Fico mais descansada então 😀
26 Janeiro, 2015 at 15:06
Bem seriam no máximo 37765.
Valeu! 🙂
26 Janeiro, 2015 at 15:08
Já a confiança cega (percebo agora) que eu depositava no nosso tasqueiro-mor, essa, ficou ferida de morte….
26 Janeiro, 2015 at 14:26
eu confesso…o Pedro é naquela…mas a louraça…enfim..essa é que eu queria mesmo ver!!
26 Janeiro, 2015 at 15:04
Louraças há muitas.
Eram os “olhos verdes”….
Não há direito de me virem dizer hoje que aquilo não era verdade, pqp!
26 Janeiro, 2015 at 16:14
essa é das partes totalmente reais 😉
26 Janeiro, 2015 at 14:18
Apesar de ter sido uma brilhante fantasia, tenho a certeza que há muitos “Pedros” por todo o mundo, que sofrem por não poder estar junto do Nosso Grande Amor!
Eu digo presente, e acredito até ao fim!!
Quanto ao jogo, 3 pontos difíceis contra 2 equipas (mais uma vez) e objectivo cumprido. Estamos a 1 pontos dos frutas e a meter-lhe pressão, vão-se borrar todos! Excelente golo do Sir William!
SL
26 Janeiro, 2015 at 17:01
Cherba versão M. Night Shyamalan.
Muito bom, grande génio.
26 Janeiro, 2015 at 17:55
Muito bom muito bom, mas para quem realmente mora a milhares de quilómetros do país e familia não tem muita piada ser enganado desta maneira.
Sim emocionei-me, e sim estou fodido por ter sido enganado.
Só quem está longe sem grandes esperanças de poder voltar a breve prazo para perto da familia é que compreende o que custa. E ser gozado desta maneira, para quem tinha este espaço em muita consideração, custa ainda mais.
Sei que pouco valho porque sou apenas 1, mas é menos 1 a entrar aqui diariamente.
Que sejam felizes.
Viva o Sporting.
26 Janeiro, 2015 at 18:03
Era tão bom que os outros cogumelos que por aqui saltitam seguissem o teu exemplo….
26 Janeiro, 2015 at 18:06
Ramos,
podes interpretar da forma que quiseres e estás no teu pleno direito ao decidires não voltar aqui (eu tenho pena, tu fazes mal), mas repudio completamente a utilização do termo “gozar”. Basta pensares que nunca publiquei ou publicarei um texto que não seja meu, sem estar devidamente assinado. E já nem vou aos diversos indícios que deixei ao longo do texto (nome, idade, filha…).
Que consigas compreender o que me motivou a escrever este texto e que voltes, é o que desejo.
abraço
26 Janeiro, 2015 at 18:18
lramos…
desculpa lá, mas isso é conversa de trampa….
eu tambem estou a 2190 e poucos Km, e nao me senti gozado…pelo contrario, deu-me a “energia” de que quado resolver a minha situacao financeira, serei eu tambem um “Pedro”…
isso de ter sentires gozado é mesmo conversa para boi dormir…
26 Janeiro, 2015 at 19:30
Deixei um comentário no início deste post que explica bem o que penso do post do Cherba.
O Pedro existe LRamos e pelos vistos tu és um deles. Espero que rapidamente o entendas.
SL
26 Janeiro, 2015 at 19:22
Como já tinha mencionado, esta bela homenagem ao “Sportinguista deconhecido” faz lembrar o ditado italiano “se non è vero è ben trovato”. Recordou-me também a bela cena final do filme Spartacus de Kubrick: https://www.youtube.com/watch?v=FKCmyiljKo0
SL
26 Janeiro, 2015 at 20:02
Eu não tenho razões para criticar a exibição do SCP. A equipa entrou com vontade de ganhar o jogo. Faltou o clique que galvanizaria a nossa exibição. Foi pena que a bola tenha entrado demasiado tarde. Deixou-nos ansiosos. A equipa nesse aspecto pareceu-me serena e capaz. Nota-se que o Nani ainda procura o flare. Carrillo anda desinspirado (embora tenha tido alguns lances com categoria). Felizmente que alguém apareceu para compensar a ofuscação momentânea dos extremos. Ontem o Montero teve pouco jogo e na primeira parte nem sempre decidiu bem. Além disso ontem tivemos um reforço de Inverno importante. Sir William está de volta. Grande notícia!
26 Janeiro, 2015 at 20:05
BTW bela prosa Pedro! 😉
28 Janeiro, 2015 at 1:09
Estes dois posts são os melhores que já li até hoje… Talvez porque no próximo ano também eu seja “mais um Pedro”, estudando em terras Britânicas, longe de Alvalade…. Mas o Rampante estará sempre comigo!